Velejador foi parar na Delegacia
Delegado da Marinha chamou autor de artigo no Popa.com.br para depor e apresentar provas
Danilo Chagas Ribeiro

14 Mar 2012
A publicação de artigo informando sobre o Desleixo Público no Rio Guaíba acabou levando o autor à Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, na sexta-feira passada, dia 09/03/12.

Resumo
Uma obra da Prefeitura de Porto Alegre formou morros submersos no Rio Guaíba, que são sérios obstáculos à navegação e tem causado acidentes. O Delegado da Marinha criticou artigo sobre esse fato, que foi publicado no Popa.com.br, alegando que a Marinha havia sido atingida, por ser responsável pelo tráfego aquaviário. Chamou o autor à Delegacia para prestar depoimento e a levar provas do que disse, causando repúdio no meio náutico. O local afetado pela obra tem tráfego de embarcações de recreio e é raia de Centro de Treinamento Olímpico. Diversas embarcações tem encalhado nos bancos de areia, e não há garantias de que os bancos serão removidos ou sinalizados. A sinalização está péssima ou ausente. O Delegado disse que vai abrir inquérito contra quem for reclamar de encalhe, por força da lei, e recomenda navegar por um estreito canal de navegação, o que é impraticável para embarcações à vela e para realizar regatas. Em entrevista ao jornal de maior circulação de Porto Alegre, o Delegado, fazendo referência ao problema, indaga: "Se você tem uma estrada pavimentada e uma estrada de chão batido e prefere ir pela de chão batido, você vai reclamar quando estraga o amortecedor em um buraco?". O Delegado não é a Marinha. Estamos pedindo socorro à Marinha.

Invertendo os papéis
Uma semana após a publicação do artigo, o autor Danilo Chagas Ribeiro, titular do website popa.com.br, voltado ao meio náutico, enviou mensagem ao Senhor Delegado, Capitão-de-Fragata Jayme Tavares Alves Filho, solicitando-lhe oportunizar visita para tratar sobre os problemas na obra de dragagem realizada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre no Rio Guaíba.

Em sua resposta, o Delegado, evitando receber o autor, anexou ofício, em arquivo intitulado "OF intimação.jpg" (veja detalhe ao lado), convocando-o a comparecer na Delegacia, onde deveria ser o autor recebido por "oficial designado para o ato" (veja cópia da troca de mensagens e do anexo mais abaixo).

Humilhação
O que era para ser uma visita cordial do autor, na tentativa de pedir ajuda à Marinha para resolver um problema do meio náutico gaúcho (veja foto do banco logo abaixo), foi convertido pelo Delegado em ação para o autor depor e apresentar provas. A "cambada", termo náutico que significa algo como inversão súbita e proposital de amuras do vento, causou repúdio e fez com que o autor se sentisse intimidado e humilhado. Além da inversão na convocação da reunião, o foco também foi alterado.

Em vez de tratar sobre o assunto proposto na tentativa de resolver o problema, o Delegado mudou a proa da conversa ao alegar que a Marinha havia sido "diretamente responsabilizada" pelo autor, chamando portanto a responsabilidade do problema para si (Marinha). A Marinha não foi sequer citada no artigo, a não ser para indicar o local de reunião e como autora da norma que rege obras de dragagem.

Provas
O Delegado solicitou ao autor provas do que foi afirmado no artigo, no que foi atendido pela presença de, nada menos do que 6 velejadores que compareceram à delegacia com o autor, na condição de provas testemunhais do que foi publicado. No entanto, foi difícil convencer o "oficial designado" a permitir o acesso das testemunhas ao depoimento, já que ele alegava que só o autor fora convocado. Por fim, concedeu que apenas duas "provas" acompanhassem o depoimento, sendo uma delas, advogado. Nenhuma das testemunhas apresentadas foi ouvida.

Prova capital - bancos de areia "que aparecem"
A prova capital da falta de sinalização adequada nos bancos foi apresentada pelo próprio contratante da obra, diretamente ao Delegado, há 3 meses, em reunião que este convocou em 15/12/11, na Delegacia em Porto Alegre. Na ata da reunião, assinada pelo Delegado (veja no detalhe ao lado), ficou claro que  a sinalização foi feita (com frágeis tubinhos de PVC) somente nos "bancos de areia que aparecem".

Bancos traiçoeiros
Ou seja, nos traiçoeiros bancos de areia, com quilômetros de extensão, e que não afloram, verdadeiros morros submersos com os topos a pouca distância da superfície, nada está sinalizado.

Imagine-se uma lancha desenvolvendo velocidade de 30 nós (mais de 50km/h) abalroar um obstáculo submerso desses, e parar subitamente. O choque faz com que as pessoas no interior da lancha sejam projetadas para fora da embarcação instantaneamente. O risco de lesões graves e de morte é iminente. Uma velocidade muito menor do que 30 nós é suficiente para causar vítimas: uma menina quebrou um dedo do pé quando o veleiro em que estava embarcada abalroou um banco de areia, a uns 5 nós (9km/h).

Aparecem quando? Em relação ao que?
O que quer dizer "bancos de areia que aparecem"? Que aparecem quando?
A informação é extremamente imprecisa. Ora, qualquer um que tenha mínima experiência em navegação fluvial sabe que o nível de um rio varia constantemente. Qual era a cota do rio na ocasião em que os bancos apareciam? Que régua de nível foi adotada como referência? Se o rio baixar, outros bancos aparecerão imediatamente. Como essa sinalização poderá ser verificada e cobrada futuramente, utilizando o critério "das que aparecem"?
O Delegado aceitou a sinalização dos "bancos de areia que aparecem" como bastante, permitindo tacitamente que os bancos submersos ficassem sem sinalização.
Na foto ao lado, um banco "que aparece".

Por telefone
Antes de iniciar o interrogatório, o Tenente informou que o Delegado queria falar naquele momento com o autor, por telefone. A ligação durou uns 20 minutos. O Delegado cobrou do autor sobre a publicação, apontando também o que já havia indicado em sua mensagem, e afirmando que o autor é condecorado pela Marinha, e que por isso deveria saber que tem "canal aberto" com a Delegacia e que não quis utilizá-lo. Na verdade, este canal não ajudou em nada ao autor quando da solicitação da visita ao Delegado.

Intimidação
Durante a ligação, o Delegado e o Autor discutiram enfaticamente questões técnicas, de legislação e burocráticas. Não foi uma conversa amistosa. Quando o autor disse ao Delegado que se sentia intimidado com o que dizia, por este declarar que abriria inquérito contra os proprietários de cada embarcação que o autor informara ter encalhado, solicitou o representante da Marinha que o telefone celular fosse colocado em viva-voz para que os demais na sala ouvissem. O Delegado então confirmou que abrirá os tais inquéritos, por força da Legislação. No entanto, o delegado nada informou sobre o que poderia fazer para ajudar o meio náutico com relação ao pleito apresentado. Teve muito mais nesta ligação, incluindo recado claro, mas deixemos por isso mesmo, por enquanto.

A mesma Legislação invocada pelo Delegado (NORMAM, da MB) determina também que obras de dragagem tenham o projeto previamente aprovado pela Marinha e que sejam sinalizadas conforme normas específicas (veja na NORMAM 11), sinalização esta que não foi implantada devidamente, em absoluto. E como a Marinha é responsável pela segurança da navegação, como chamou a si a responsabilidade o próprio Delegado em sua mensagem, então algo está errado.

Zelo & zelo
Durante o interrogatório, foi solicitado ao autor informar o nome do clube náutico que detém os registros dos acidentes, conforme mencionado no artigo que escreveu, e ainda o nome do responsável por esses livros (veja mais abaixo no Termo de Declaração contendo as perguntas e respostas do interrogatório).

O episódio soou muito mal no meio náutico de Porto Alegre. Dezenas de mensagens e de ligações de apoio e de solidariedade foram recebidas pelo autor (como ao lado).

O fato do Delegado dizer que vai abrir inquérito contra cada um que denunciar encalhe nos bancos do DMAE, calou como uma tentativa de abafar o clamor do meio náutico, como se impróprio fosse. Entende-se que tamanho zelo à legislação quanto ao registro dos encalhes, poderia também ser verificado na fiscalização da sinalização dos bancos criados no Rio Guaíba.

"Amortecedores"
O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, publicou na data do interrogatório do autor, declaração atribuída ao Delegado a respeito dos bancos da obra PISA/DMAE, que diz "Se você tem uma estrada pavimentada e uma estrada de chão batido e prefere ir pela de chão batido, você vai reclamar quando estraga o amortecedor em um buraco? ...".

Na foto ao lado, um banco de areia criado pela obra da Prefeitura de Porto Alegre e publicada pelo jornal Zero Hora na semana passada.

A questão é como chegar até a rodovia pavimentada, sem estragar amortecedores, se o asfalto não passa em frente à sua casa.

A analogia inusitada, supostamente contendo um enigmático recado à navegação de recreio, poderia significar que, se alguém navegar fora do canal, não tem direito a reclamar de encalhes? Seria isso? Nas varandas dos clubes náuticos, a brincadeira dos navegantes é desafiar os amigos a interpretar o recado do Delegado.

As embarcações da navegação de recreio habitualmente navegam FORA do canal de navegação, para evitar o tráfego de navios. E assim como em uma estrada de chão batido deve-se ir cuidando para não passar em buracos para não estragar amortecedor, assim também quem navega fora do canal deve ir consultando a batimetria (profundidade) do rio na carta náutica náutica e no instrumento (ecobatímetro) para verificar se o calado da embarcação é compatível com a profundidade do local. É o padrão na navegação de recreio, posso assegurar.
As cores e os números na carta ao lado indicam a profundidade.

Só que navegar fora do canal nada tem a ver com rodar por estradas de chão batido. Se é para fazer analogia com rodovias, se você navega fora do canal, observe a batimetria, como quem observa a variação dos limites de velocidade em diferentes trechos de uma estrada. E se uma estrada estiver em obras, Você espera que esteja sinalizada adequadamente. É a lei. Já se Você encontrar pela frente uma obra rodoviária sem sinalização, estragar os amortecedores será o de menos...

 

O canal foi dragado para garantir o tráfego de navios, em função de suas restrições de calado, bem maiores do que as embarcações de recreio. Jamais um canal de navegação como o do Rio Guaíba, teria sido dragado para a navegação de recreio. De resto, por que realizar regatas em canais de navegação, em meio ao tráfego de navios? Veleiros navegam muitas vezes em zigue-zague (fazendo bordos, bordejando), de acordo com o vento, o que seria impraticável em um estreito canal de navegação.

Veja a matéria e comentários em Zero Hora.

Mayday Mayday** Marinha do Brasil!
Este artigo foi escrito de forma impessoal, mas não consegui terminá-lo assim.
Um primo-segundo meu chegou a Almirante. Foi ele quem incutiu em mim, desde criança, o respeito e a tremenda admiração que tenho pela "Marinha de Guerra", como referia-se.

O primo me ensinou a admirar, respeitar e a louvar a Marinha. Sou Amigão da Marinha desde então, e tenho demonstrado essa condição no Popa.com.br nos seus 10 anos de publicações ininterruptas. Ao receber a condecoração "Amigo da Marinha", a bordo do navio, em novembro passado, me emocionei ao lembrar do Paulo. Ele ficaria orgulhoso por me ver ali...

O episódio relatado e documentado aqui não mudou em nada minha forma de pensar e, já sessentão, sigo louvando a Marinha mais do que nunca. De nada adianta meus amigos comentarem comigo que houve falha da Marinha nisso ou naquilo, pois este meu sentimento de idolatria à Ela, é como se atávico fosse.

Até hoje me arrepio ao ouvir o Hino da Marinha "Cisne Branco" (levante bem o volume e clique no link para ouvir). Velejador desde adolescente, ter velejado no Navio Veleiro da Marinha "Cisne Branco" foi a velejada da minha vida (foto acima).

Indignação
Contudo, depois desses tantos anos de paz e admiração pela Marinha, cheguei a esse ponto, a esse confronto, sentindo como se a Marinha estivesse declarando guerra contra mim. Depois percebi que não era isso. Afinal, o Delegado da Marinha não é a Marinha. Mas não vou esconder a profunda indignação e a tremenda humilhação que me causou o tratamento recebido do Delegado Jayme. Foi como se, ao estender a mão para pedir ajuda, levasse um soco.

A causa não é minha, senhor!
A causa é do celeiro de campeões mundiais do esporte à vela. A classe olímpica que mais trouxe medalhas olímpicas para nossa Pátria!
É do Brasil!
Na foto ao lado, Robert Scheid, Medalha de Ouro.

Esporte de Elite X Elite do Esporte
Dezenas de Campeões Mundiais da Vela treinaram nas águas que hoje são bancos de areia, como Nelson Piccolo, Alexandre Paradeda, Ernesto Neugebauer, Boris Ostergren e o popular Dedá, só para citar alguns poucos. Pois os velejadores continuam treinando como podem, ali mesmo, em meio a bancos de areia, para buscar glórias para o Brasil. Na foto ao lado, veleirinhos Optimist, comandados por crianças entre 6 e 15 anos de idade, no Rio Guaíba, no domingo passado, na região dos bancos de areia.

O que estão fazendo contra os interesses da nossa Pátria é um absurdo!
Países desenvolvidos gastam fortunas para preparar seus atletas. Já os nossos mendigam para obter um mínimo de patrocínio a fim de poderem competir. E agora tiram-lhes a raia de competições do Centro Olímpico de Treinamento do RS, assim designado pela Confederação Brasileira de Vela, e ameaçam com ABERTURA DE INQUÉRITO contra eles. Sim, NA PESSOA FÍSICA (e não aos clubes náuticos) se forem comunicar à Delegacia que encalharam nos bancos irresponsavelmente lá no rio deixados e mal sinalizados.
Ao lado, Fernanda e Isabel, treinando no Rio Guaíba para os Jogos Olímpicos na China, de onde trouxeram Bronze para o Brasil!

São crianças e adolescentes, meninos e meninas, são jovens da melhor categoria, são a nata do esporte nacional.
São a elite do esporte no Brasil! São esportistas sadios que
trazem notoriedade à nossa nação
internacionalmente. São um tesouro do Brasil!

Encalhe de navios X encalhes de Veleiros monotipos
E como o Delegado está agindo em relação a eles?
Está tolerando a falta de sinalização dos obstáculos submersos e dizendo que os velejadores devem utilizar o canal de navegação, por onde passam os navios, conforme publicou o jornal Zero Hora. Está ameaçando com abertura de inquérito contra eles se forem se queixar, alegando o cumprimento da lei, de que encalhes devem ser registrados.

Navios encalham, como na foto ao lado, ao sair do canal de navegação por pane, intempérie ou imperícia, e o espírito da lei que obriga o registro de encalhe certamente refere-se a embarcações acima de determinado porte. Já quando uma criança a partir de 6 anos, como os da classe dos minúsculos veleiros "Optimist" (foto ao lado), encalha, vale a mesma regra? Inquérito pra cima delas?

Quantas vezes um adolescente pode encalhar por dia ao treinar com aqueles bancos em sua volta? Pode acontecer mais de um encalhe/dia, com certeza. Assim, será mais de um inquérito diário? Há algum limite (idade, LOA, ou o que) para exigir o registro de encalhes?

Como assim utilizar o Canal de Navegação?
Como é que um velejador, lancheiro ou caiaquista, saindo do Clube dos Jangadeiros, por exemplo, vai alcançar o canal de navegação sem passar pelos baixios criados pela Prefeitura, se está rodeado de bancos de areia?

Isso faltou informar.

O canal de navegação não é como uma rua que passa em frente às casas. Passa a uma certa distância dos clubes e, no caso do Jangadeiros, a 1 milha náutica (1,85km), aproximadamente. Como assim utilizar o Canal de Navegação?

"Ofício para o comparecimento de vossa Senhoria aqui... Solicito que compareça munido de provas"
Desculpem o desabafo, mas estou tremendamente indignado.
Fui convocado, intimado ou seja lá o que foi aquele ofício do Delegado, em tom que me irritou profundamente. Senti-me traído e intimidado. Foi revoltante!

E o tom em que ele falou comigo ao telefone, foi agressivo, raivoso, ameaçador. Eu não falo assim nem com meu cachorro. E eu sentado lá naquela salinha, submetido a interrogatório, com um tenente a fazer perguntas pré-impressas e um sargento a digitar no computador o que eu dizia...
Que momento!!!...

Perguntado se... Repondeu que... (veja isso no Termo de Declaração ao final deste artigo). Tudo porque eu escrevi um artigo em nome de um meio que deveria ter proteção do Delegado. E o artigo nem citava a minha amiga Marinha. Acho que o Delegado não percebeu minha intenção ao não citar...
Imperdoável!

Isso NÃO É a Marinha!!!!

Mas ora, "munido de provas"...
Pois minha munição de provas foi excelente! Nada menos que 7 pessoas compareceram à delegacia para testemunhar o que estava escrito naquele artigo!!!. Isso foi muito confortante. Falei da necessidade das provas testemunhais às 11 da noite e às 11 da manhã do outro dia estavam lá 7 velejadores (um não pode entrar por estar de bermudas) . Foi só uma amostra da munição.

E o que importa no contexto geral, se foi intimação, convocação ou outra coisa? Eu pedi uma visita cordialmente e fui intimado, convocado, mandado ou seja o que for, para ir lá prestar depoimento. Em vez de atender ao pedido de visita, responde que "Segue em anexo ofício para o comparecimento de vossa Senhoria aqui".
Qual seria a palavra que melhor caracterizaria essa atitude do Delegado que tanto causou ojeriza?

Benefício para milhões de pessoas
A alegação de que a obra vai beneficiar a milhões de habitantes de Porto Alegre para tentar justificar a situação de alto risco atual, não pode ser mais fraca. Tenta maldosamente passar a idéia de que os navegantes estão contra a obra. É desculpa esfarrapada. Ninguém é contra a obra. Somos contra a falta de sinalização da obra e a falta de garantia de que os bancos serão desmanchados.

Se Você vê uma obra da Prefeitura em frente à sua casa, um enorme buraco, e sabedor de que ela vai beneficiar-lhe, Você tem o direito de reclamar que ela não está sinalizada e de divulgar que acidentes de trânsito estão ocorrendo? E se Você souber que o buraco aberto não tem garantias de que será fechado, Você pode procurar obter garantias? Você pode reclamar da falta de sinalização e da falta de garantia de que ela será fechada?

Risco de vida e risco de prejuízos de mérito do Brasil
Um membro de uma instituição não deve ser confundido com ela própria, e assim, o Delegado não é a Marinha. Ao convocar para depor o autor de artigo postado na mídia, o Delegado acirrou os ânimos do meio náutico. Afinal, o artigo não defendia os interesses próprios do autor, mas de todo um meio. É um pleito sobre algo que apresenta perigos com alto risco de vida, e poderá trazer prejuízos às chances de reconhecimento de mérito esportivo do Brasil internacionalmente.

Na foto ao lado, as velejadoras Fernanda de Oliveira e Isabel Swan, Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos da China, que treinaram na raia do Rio Guaíba, em Porto Alegre, bem ali onde estão os bancos de areia. Fernanda treinou no Guaíba nessa semana.

Mero canetaço!
Em vez de tudo isso, bastaria, e ainda basta, senhor, um mero canetaço para mandar sinalizar os vários quilômetros de banco rio afora como determina a NORMAM, e obter garantias de que serão completamente desmanchados. Para isso não é necessário contingente, nem verba, recursos esses de que nossa Marinha, como de resto as demais Forças Armadas, são, reconhecidamente, tão carentes desde sempre.

Então por que o Delegado não manda sinalizar de acordo com a norma da Marinha e não cobra garantias do espalhamento do material dragado (obra de dragagem, veja ao lado), ainda mais sabedor que é de que a segurança do tráfego aquaviário é de sua obrigação? Isso pode ser resolvido ex-officio (por obrigação do cargo), independentemente da abertura de inquéritos.
É só querer.

Ano eleitoral e troca de posto
Este é um ano eleitoral. Em outubro próximo, ou seja, daqui a 6 meses, poderemos ter um outro governo na Prefeitura. E como eles verão essa questão? Até lá a obra de dragagem já terminou. Alguns meses antes das eleições, é proibido haver novas contratações, aditivos contratuais, etc. Temos apenas alguns dias para que uma iniciativa efetiva seja tomada. Em dezembro próximo, muda o posto de Delegado, que é de 2 anos.

Espaço
Desnecessário seria dizer que, assim como oferecemos a qualquer visitante do Popa.com.br o direito de manifestar-se, assim também os comentários da Marinha do Brasil serão extremamente benvindos, se Ela entender que é oportuno manifestar-se, no espaço que precisar. Acima de tudo, pedimos à nossa Marinha que nos ajude o quanto antes.

A relação do meio náutico gaúcho com os delegados da Marinha que por aqui já passaram foi de ótima qualidade.
Mayday** Mayday Marinha do Brasil! Mayday!

"O Brasil espera que cada um cumpra seu dever"
A condecoração de "Amigo da Marinha" que recebi da Marinha do Brasil, com certeza deveu-se ao meu trabalho em prol do meio náutico. Eu calar agora, diante desta grave situação que vivemos, seria negar o mérito que eventualmente tive ao ser condecorado.

"O Brasil espera que cada um cumpra seu dever", diz na Medalha recebida (veja na foto ao lado).

E diz o Hino que sempre me arrepia: Dada por finda nossa derrota*, temos cumprido nossa missão! (ouça)

_____
(*) Derrota: caminho a seguir por uma embarcação, que a leva de um ponto a outro; rota. Ex.: "Cartas para o Planejamento de Derrotas"
(**) "MAYDAY" (pronuncia-se "meidêi") é o pedido de socorro, utilizado internacionalmente por embarcações em perigo.

 

______________________________________________________________________________

 

----- Original Message -----
Sent: Wednesday, March 07, 2012 9:30 AM
Subject: Re: Visita


Sr Danilo,
Em muito me surpreendeu seu artigo, pois antes da publicação, não foi sido solicitado nenhum esclarecimento, acompanhado de um espaço à Marinha para nota.
Quando o senhor cita o "desleixo público" , a  Marinha do Brasil  (MB), como órgão público responsável pela segurança da navegação, foi diretamente responsabilizada por vossa senhoria, ainda mais quando  o senhor permite postar em seu site várias notas acusando a MB...
Ainda mais o senhor que participou da reunião que eu promovi em dezembro já tratando desse assunto...
Segue em anexo ofício para o comparecimento de vossa Senhoria aqui.
Solicito que, conforme detalhado, o senhor compareça munido de provas circunstanciadas das alegações publicadas a fim de instruir possível inquérito.
O senhor será recebido pelo Oficial designado para o ato.
atenciosamente,


Jayme Tavares Alves Filho
   Capitão-de-Fragata
           Delegado




------------------------------------------------------------------
Ao
Capitão-de-Fragata Jayme Tavares Alves Filho
M.D. Delegado da
Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre
Marinha do Brasil

Prezado Comandante Jayme,

O Projeto PISA/DMAE tem trazido preocupação aos navegantes do Rio Guaíba, especialmente com relação à falta de garantias do espalhamento dos bancos de areia formados durante a execução da obra, e à falta de sinalização adequada destes bancos, o que, no nosso entender, caracteriza desleixo por parte do contratante da obra, DMAE/PMPA. O grupo de navegantes criado pelo Popa.com.br tem se manifestado intensamente sobre tal assunto e, em consequência disso, o Popa.com.br repassou a preocupação do Grupo através de artigo publicado recentemente (link abaixo).
http://www.popa.com.br/_2012/CRONICAS/DMAE-PISA/index.htm

Gostaria que considerasse, se achar conveniente, a possibilidade de oportunizar-nos visita, preferencialmente na manhã desta sexta-feira, dia 9 de janeiro de 2012, pela manhã, já que até lá estou comprometido com viagem.

Atenciosamente,

Danilo Chagas Ribeiro

 

 

 

Delegado da Marinha proíbe navegação em área do Rio Guaíba

Comentários recebidos pelo Popa.com.br e pelo Grupo POPACOMBR

21 Mar 2012 77
Jose Roberto Guimarães

A Marinha do Brasil é a responsável pelas Cartas Náuticas?????
Então já deveria ter tomado providencia e não ser unilateral e querer se esconder que nem avestruz. Quem vai ser o responsável por seguir as cartas e tiver prejuízos, ou danos físicos????

20 Mar 2012
Elson
Danilo. Só tenho que te agradecer por defender uma causa que é de todos nós que navegamos no Guaíba. Conta sempre com meu apoio.
Abraço e muita água sob a quilha!!!
Elson
Capitão Amador

19 Mar 2012
José Roberto Guimarães

Danilo, boa tarde
Sabendo agora da tua "chamada para depor", sentimos a mesma humilhação que sentiste. Esta é a maneira mais fácil de fazer todos os velejadores,e todos que usufruem das delicias "antigas" do Guaíba, se calarem - a força.
Diante desta barbaridade, desta irresponsabilidade de todos os órgãos públicos envolvidos nos perguntamos, onde vamos parar???
Ah. a draga estava hoje pela manhã em frente a Ponta Grossa. Será,interrompida a navegação entre a Ponta Grossa e "Baleias"??
É lamentável esta postura da Marinha, a quem temos tanto respeito.
Abraços e parabéns pela luta.
José Roberto Guimarães (Jangadeiros)

17 Mar 2012
Jose Accetta Neto
Danilo, desde o início desta obra, os velejadores alertaram para os potenciais problemas. Os Clubes participaram de reuniões com a Prefeitura e agora não podemos mais velejar, navegar, motorar, ou seja lá o que se pode fazer na água com uma embarcação. Pior do que atrapalhar e oferecer perigo é prejudicar esta moçada que está ralando para ir à Olímpíada. A Prefeitura de Porto Alegre deveria se manifestar e tomar providências para que o status anterior fosse restabelecido. Mas isso e pedir muito a quem só vive para os votos!!
Danilo, conte com a tripulação do Vésper para o que for necessário. Quando fostes intimado à ir prestar depoimento eu estava impossibilitado. Mas me disponho a testemunhar este assassinato que estão prmovrendo no Rio Guaíba. José, Gabriela, Marina e Luiza. Veleiro Vésper-CDJ

17 Mar 2012
Pedro Paulo Gonçalves
Danilo, pergunta a um dos nossos colegas que é advogado, se esses caras podem sair intimando e prendendo pelo Brasil afora. Entendo que podem fazer isto somente em área sob sua jurisdição: na água. Intimar um cidadão para comparecer à Delegacia, tal dia e tal hora sob pena disso ou daquilo é diferente. Não dando bola para a intimação, que é que acontece? eles vão lá prender o cidadão? Era só o que faltava. Aí deve haver limites. Mas com essa gente aí tudo é possível. Lembra aquele caso lá no Sítio onde o delegado declarou que onde bóia um pedaço de pau quem manda é a Marinha. E onde não bóia o pedaço de pau eles podem se meter?
Abraço
Pedro Paulo Gonçalves

17 Mar 2012
Ravanello Alfredo Félix
Senhores:
A meu ver, a carreira deste brilhante Oficial da Marinha do Brasil já está manchada com este episódio em que demonstrou a sua total inabilidade de tratar com a comunidade náutica mais organizada do Brasil.
Ele que emagreça e que fique de cabelos brancos e não tu Danilo.
Água, água Delegado!!!
Deixe o POPA.COM.BR seguir livre a sua derrota...

17 Mar 2012
Jaguara
Grande Jaguara Danilo

Ando meio afastado das lidas naúticas, mas não de um todo. Parabéns pela iniciativa voluntária em prol do coletivo, e ainda da preservação do meio ambiente do local, que neste caso parece que os órgãos ambientais não estão muito afim de fiscalizar este crime.
-"Não te mixa Jaguara"

Certamente este Delegado é um funcionário público mais preocupado com seu nariz e umbigo do que em prestar um serviço de EXCELÊNCIA à sociedade que lá o colocou representando o Estado. Grande equívoco a interpretação  de entender que ele é o poder, pois na verdade é um prestador de serviço que certamente tem seu deveres a cumprir, inclusive cuidar do dano que está ocorrendo.

Mas é isso Danilo, um guerreiro não pode ficar adormecido, quieto, de tempos em tempos tem que encontrar uma peleia para mexer os músculos!
Não froxa!

17 Mar 2012
Revista Náutica
Velejador denuncia assoreamento e é intimado a depor!

17 Mar 2012
Veleiros do Sul
Velejador presta esclarecimentos na Capitania dos Portos
Conforme o blog Hidrovias Interiores, após publicar artigo sobre a segurança da navegação no ...

17 Mar 2012
silvio alexandre santos
Danilo, causou-me espanto as falas do Delegado, referindo-se às águas do Guaíba a pistas com e sem asfalto. Todos nós navegadores, primeiramente, de posse das cartas nauticas confeccionadas pela Marinha, nos baseamos nos dados batimétricos das mesmas. O sr. Delegado parece desconhecer as características das embarcações de esporte e recreio. Usufruindo da orla do nosso Guaíba e por questões de segurança à navegação, evitando o canal ou a pista asfaltada conforme palavras do sr. Delegado. Cabe salientar o despropósito das declarações deste senhor, pretendendo culpabilizar, algum infortunado navegador, por acidentar-se em bancos de areia, que por inépcia e descaso das "autoridades" não se encontra sinalizado! Como velejador deste Guaibão, continuarei a singrá-lo, pela buraqueira, nesta estrada de chão, curtindo as belas paisagens de nossa orla.São estes fatos que me fazem afirmar que temos uma navegação de esporte e recreio muito aquém das nossas possibilidades, por falta de cultura marítima, pelo descaso e desconhecimento daqueles que deveriam orientar, salvaguardar, promover e desenvolver as atividaddes náuticas. Caro Danilo, receba o apoio de mais um destes navegadores do nosso Guaíba, e o acontecido, parece um extremo retrocesso e uma verdadeira inversão de atitudes e valores. Silvio( Chumbinho)

17 Mar 2012
Papo de Velejador

17 Mar 2012
Veleiro Bella Mar

17 Mar 2012
Tangatamaru

17 Mar 2012
Diário do Avoante
Velejador foi parar na delegacia

17 Mar 2012
Blog
Maracatu

17 Mar 2012
Rio Grande Yacht Club
Vítima de inquisição militar, velejador vai parar na Delegacia

17 Mar 2012
Blogspot
Veleiro Planeta Água

17 Mar 2012
Alexandre Alvarez Gadret

Danilo, meu nome é Alexandre Alvarez Gadret (cruzeirista do jangadeiros, veleiro Van de Stadt 29 Pampeiro, antigo proprietário do Marbe 24 Nirak e velejador de windsurf) e também sou prova testemunhal do desleixo público no Pisa.
Sofri um acidente de windsurf em dezembro de 2011. Fui catapultado ao cravar a quilha em um banco submerso na ponta do cachimbo. Tive basicamente danos materiais, mais um corte no pé (não significativo). Mas poderia ter sido diferente, considerando que windsurfs e kites passam dos 20 nós tranquilamente e que pranchas de windsurf tem quilhas de até 70 cm, como a minha.
Estou à disposição como testemunha se houver necessidade em outra ocasião.

17 Mar 2012
Lúcio Joas

Danilo. Precisando de mais testemunhas, avisa que levo pelo menos 10 velejadores de windsurf que tiveram acidentes em encalhes nestes bancos mal sinalizados (eu atravessei uma vela, vários quebraram quilhas, retrancas a ate mesmo mastros). Se este senhor soubesse o que é a NORMAN 11 jamais afirmaria que existe sinalização.
Conta comigo
Abraço

16 Mar 2012
Markus Gunther Schultz

Tenho 64 anos, fui educado em escolas públicas, e nelas aprendi que as Forças de Segurança (Polícia, Exército, etc., entre elas a Marinha) estão a serviço da comunidade - Brasil. Por outro lado, como empresário, entendo que todos os funcionários que recebem seu salário de nossos impostos, estão ao serviço desta comunidade, ou seja, tem que cumprir com o seu papel, e não usar de autoridade para inibir ou causar constrangimentos quando chamados a explicar ineficiências, ou cobrir incopetências. O que não consigo entender é como um funcionário nosso (façam uma plebescito para ver se o Danilo não está nos representando), ganhando do que nos é tirado, como é o caso desse Capitão de Fragatas pode fazer o que está fazendo. Em questão: estamos num Estado de Direito, ou tudo não passa de uma farsa?

16 Mar 2012
Paulo Bohrer
Tu resumiste muito bem : fui estender a mão, e levei um soco !!
Sem comentários !

16 Mar 2012
Ivan
E ahi Danilo!
Veja só o que recebi de um conhecido em resposta ao "bochinco" dos Bancos.
Abraços e Bom ContraVento.
Ivan

Assunto: Re: navegando pelo Guahyba
Ivan!
Li o assunto no link que me mandou e te pergunto: tu espera que aqui seja tomada outra atitude que não a desse despota ensimesmado de poder e de autoridade?
Sinto dizer que enquanto Brasileiros que somos teremos que aprender a lidar com "pessoas" como essas, ou darmos outros rumos aos nossos barcos.
Somos apenas um sopro de vento na vela, eles, os poderosos, são a tempestade!

Forte abraço!!!

16 Mar 2012
Emilio Petry Oppitz
A delegacia de Porto Alegre, com certeza nem deve ser da M Brasileira, pois ao invés de tentar resolver ou amenizar o problema, junto aos responsáveis, tenta incriminar as vítimas.
A Marinha certamente cumpriria a missão de proteger os navegadores como já o fez e continua fazendo, sempre que solicitada.
Parabéns Danilo, tu é o cara que conheço e admiro a tempo.
Já viste que tens ao teu lado a marinheirada toda. Grita que nos arrigementamos ao teu lado.
Abraço.

Emilio/Tapes

16 Mar 2012
Rudi Schultz
Rui, para o material voltar ao leito do rio eles falaram em 90 dias (leia-se 90 anos)!!!!!!!
Rudi

16 Mar 2012
Facebook
Paulo Angonese

16 Mar 2012 5
Facebook
Murillo Novaes

16 Mar 2012
Guilherme Sucena
Danilo, bom dia
Acabo de chegar de viagem e abri o site do Popa.com, como sempre faço pela manhã e fiquei alarmado com a motícia. Em que pais estamos??? o que é isto??? A Marinha do Brasil fazer uma papelão destes, interrogatório para uma coisa que está a vista de todos? Fico pensando onde estão IBAMA e FEPAM que nos pedem milhões de estudos para tudo ao fazermos uma dragagem em qquer clube náutico do estado. Vejamos a luta que o RGYC tem a cada necessidade destas...
É inacreditável uma coisa destas nos tempos de hoje. O que e quais provas mais a MB quer da incompetências dos órgãoes públicos no Brasil. Danilo conte tbm comigo para qquer necessidade, a época da ditadura já acabou e alguém precisa ser responsabilizado por este absurdo ai no Guaíba.
Bravo Zulu
ps- este termo é usado pela Marinha do Brasil e quer dizer bom trabalho/trabalho bem feito..... será??

16 Mar 2012
Linked In
Professional Skipper Brasil

16 Mar 2012
Marcelo Lanzara
Compartilho de vosso sentimento para com a nossa Marinha, tendo inclusive cursado o Colégio Naval (por outros motivos desisti da carreira militar). Ocorre que resta cristalino que houve um mal entendido, pois em seu artigo nitidamente não poupou a ineficácia dos responsáveis pela sinalização náutica, bem como pela fiscalização das mesmas. Talvez aí o Sr. Comandante sentiu-se gravemente ferido, junto à força a qual faz parte a um ponto que o cegou em perceber a real intensão do artigo, de tão somente precaver acidentes potencialmente graves. Espero, contudo, que tal discussão se encerre sem maiores "acidentes".

16 Mar 2012
Caco Moré
A Marinha do Brasil é muito maior do que as pessoas que a ela representam, mas inevitavelmente sua imagem é afetada pelos atos de seus representantes.
Talvez esta imagem (anexada à msg e não publicada) represente o “personagem da semana”. Apenas talvez!!! 
Para quem vai navegar neste final de semana lembrem:
- Sempre pelo canal, que é asfaltado!
Abraço, bons ventos e bom final de semana a todos. 
Caco Moré

16 Mar 2012
Marcelo

Prezado Danilo.
  Já manifestei ao vivo e por escrito os meus agradecimentos pelo teu empenho nesta causa que é de todos nós. O que mais me causa espécie nesta história, é que a marinha deveria ter o máximo interesse na solução do problema, pois as obras alteraram, substancialmente, a batimetria das suas cartas que continuam a ser vendidas sem qualquer alteração. Ela tinha a obrigação de, no mínimo, divulgar um aviso informando as alterações, pois se algum desavisado sofrer algum acidente se guiando pelas cartas da Marinha, é bem provável que a UNIÃO FEDERAL seja condenada a indenizar os danos.
Abraço.

16 Mar 2012
Claudio
No link abaixo informações gerais sobre denúncias encaminhadas ao Ministério Público Federal - Procuradoria da República no RGS.
http://www.prrs.mpf.gov.br/home/denuncia

Um abraço,
Claudio

16 Mar 2012
Pedro Racca

Inacreditável, nós precisarmos explicar para a Marinha a importancia da navegação amadora para Porto Alegre, Guaiba, Tapes, Rio Grande, etc, etc...talvez nem estes  Prefeitos saibam disto, ou talvez não se importem, até mesmo porque nada fizeram a favor, só contra, eles não imaginam a quantidade de empregos que são criados diretamente e indiretamente. Eles estão em outra realidade. É facil encaminhar para o ministério publico, demora 3 min. http://www.mp.rs.gov.br/ouvidoria/formulario

16 Mar 2012
Carlos Borzone

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

Sr Danilo, voce é imprescindível.
Cordialmente, Carlos Borzone

16 Mar 2012
Fábio de Lima Beck

Caro Danilo.
Parabéns pela coragem e pela postura. Somos todos devedores à ti e ao grupo que te acompanhou à Capitania. Como continuidade, creio que o Cylon indica ótimos caminhos: manifestação coletiva e serena de desagravo ao atual Delegado e aproximação crítica/trabalho conjunto com o DMAE/PMPA exigindo e, sempre que adequado, colaborando para que os bancos sejam desfeitos os mais cedo possível. Afinal, todos queremos uma Porto Alegre melhor.
Conte comigo,
Fábio/Val-halla/CDJ.

16 Mar 2012
Marco Menezes

Danilo.
Tens tomado os passos e assumido as responsabilidades que caberiam a todos.
Chegou a hora de buscar reforços...
Marque a reunião.
Marco Menezes

16 Mar 2012
Flavio Meirelles Medeiros

A noção do papelão ridículo que esse delegado está fazendo é a mesma da noção que está demonstrando possuir sobre navegação: nenhuma.
Vejo sérios indícios de abuso de autoridade, de autoridade que não está cumprindo seus deveres e obrigações legais, entre as quais a de zelar pela segurança da navegação de embarcações, sejam elas amadoras ou não. Vidas estão em risco e a Marinha, através de seu representante local, pior que omissa está se demonstrando conivente.
O caso deve ser levado ao Ministério Público. Mas não o estadual, agora o endereço é outro. Tratando-se de Marinha, o assunto deve ser levada à Procuradoria de República em Porto Alegre.
Até minha paciência e tolerância terminaram.
Flavio Meirelles Medeiros

15 Mar 2012
Pedro Quezada

I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL a inversão de valores nessa Delegacia!
Deixando de lado a revolta que causa esse tipo de postura vamos aos fatos jurídicos:

Segundo a Lei 2.180 (Dispõe sobre o Tribunal Marítimo)
CAPÍTULO II - DA JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA
Art. 10 - O Tribunal Marítimo exercerá jurisdição sobre:
a) embarcações mercantes de qualquer nacionalidade, em águas brasileiras;
j) os empreiteiros e proprietários de construções executadas sob, sobre e às margens das águas interiores e do mar territorial brasileiros, sob e sobre a Zona econômica exclusiva e a plataforma continental brasileira e que, por erro ou inadequação de projeto ou execução ou pela observância de especificações
técnicas de materiais, métodos e processos adequados, ou ainda, por introduzir modificações estruturais não autorizadas nas obras originais, atentem contra a
segurança da navegação(Art. 1° da Lei nº 9.578, de 19/12/97);
l) toda pessoa jurídica ou física envolvida, por qualquer forma ou motivo, em acidente ou fato da navegação, respeitados os demais instrumentos do Direito Interno e as normas do Direito Internacional (Art. 1° da Lei nº 9.578, de 19/12/97);

Art. 11 - Considera-se embarcação mercante toda construção utilizada como meio de transporte por água e destinada à indústria da navegação, quaisquer que sejam as suas características e lugar de tráfego.
Parágrafo único - Ficam-lhe equiparados:
b) as embarcações utilizadas na praticagem, no transporte não remunerado e nas atividades religiosas, científicas, beneficentes, recreativas e desportivas;

Art. 12 - O pessoal da Marinha Mercante considera-se constituído:
i) pelos amadores (Art. 1° da Lei nº 9.578, de 19/12/97)

Art. 13 - Compete ao Tribunal Marítimo:
I - julgar os acidentes e fatos da navegação:
a) definindo-lhes a natureza e determinando-lhes as causas, circunstâncias e extensão;
b) indicando os responsáveis e aplicando-lhes as penas estabelecidas nesta lei;
c) propondo medidas preventivas e de segurança da navegação;

Art. 14 - Consideram-se acidentes da navegação:
a) naufrágio, encalhe, colisão, abalroação, água aberta, explosão, incêndio, varação, arribada e alijamento;

Art. 16 - Compete ainda ao Tribunal Marítimo:
a) determinar a realização de diligências necessárias ou úteis à elucidação de fatos e acidentes da navegação;
f) funcionar, quando nomeado pelos interessados, como juízo arbitral nos litígios patrimoniais conseqüentes a acidentes ou fatos da navegação;

Art. 17 - Na apuração da responsabilidade por fatos e acidentes da navegação, cabe ao Tribunal Marítimo investigar:

SEÇÃO III - DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES

Art. 31 - O patrocínio das causas no Tribunal Marítimo é privativo dos advogados e solicitadores provisionados, inscritos em qualquer seção da Ordem dos Advogados do Brasil.
Parágrafo único - As proibições e impedimentos de advocacia no Tribunal Marítimo regem-se pelo disposto no Regulamento da Ordem dos Advogados do Brasil.

TÍTULO II - CAPÍTULO I - DO INQUÉRITO SOBRE ACIDENTES OU FATOS DA NAVEGAÇÃO

Art. 33 - Sempre que chegar ao conhecimento de uma capitania de portos qualquer acidente ou fato da navegação será instaurado inquérito.
§ 1º - Será competente para o inquérito:
a) a capitania em cuja jurisdição tiver ocorrido o acidente ou fato da navegação;

Art. 35 - São elementos essenciais nos inquéritos sobre acidentes e fatos da
navegação:
a) comunicação ou relatório do capitão ou mestre da embarcação, ou parte de qualquer dos interessados, ou determinação "ex-officio";
b) depoimento do capitão ou mestre, do prático e das pessoas da tripulação que tenham conhecimento do acidente ou fato da navegação a ser apurado;
c) depoimento de qualquer testemunha idônea;
e) cópias autênticas dos lançamentos diários de navegação e máquinas, referentes ao acidente ou fato a ser apurado, e a um período de pelo menos
vinte e quatro horas anteriores a tal acidente ou fato, salvo no caso de embarcação dispensada dos lançamentos aludidos, quando serão investigados e reconstituídos os pormenores da navegação, rumos, manobras, sinais etc, mediante depoimentos do
capitão ou mestre, e tripulantes;

Art. 37 - Cabe à autoridade encarregada do inquérito, quando concluídas as diligências, fazer no prazo de dez dias um minucioso relatório do que tiver sido apurado.

SEÇÃO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 41 - O processo perante o Tribunal Marítimo se inicia.( Art. 2° da Lei nº 5056, de 29/06/66)
I - por iniciativa da Procuradoria;
II - por iniciativa da parte interessada;
III - por decisão do próprio Tribunal.

Abraços Oceânicos!
Pedro Quezada - Oceanógrafo, Capitão de Flotilha 311 (Snipe), Mestre Amador e estudante da legislação Náutica

15 Mar 2012
Daniela andrei

Estou acompanhando este assunto com indignação. Temos todo direito de LIBERDADE DE EXPRESSÃO e não há nenhum motivo para as discussões do site gerarem a reação que o sr delegado teve. Sugiro que isso seja amplamente divulgado, para as emissoras de tv, jornais de todo o pais... Assim vcs conseguirão o tratamento respeitoso e adequado, que certamente merecem. Abs e bvs, Daniela Andrei

15 Mar 2012
Jan Willem Aten

Danilo parabens pela sua luta mais do que justa. Torço para que TODA a comunidade náutica do Guaíba se manifeste e se organize para  realmente colocar as coisas no lugar. Um grande abraço de um admirador de seu trabalho.

15 Mar 2012
Fredy - Portal Náutico

Estimado Danilo,
é com muita surpresa que tomei conhecimento deste lamentável fato. Queira contar com nosso apoio no que julgar adequado para apoiarmos a mais breve solução desse que considero ser um equivoco espero que temporário, da nossa admirada Marinha do Brasil.

Abraço e bons ventos,
Fredy
www.portalnautico.com.br

15 Mar 2012
Luis

bota advogado contra o oficial da marinha por danos morais.
luis

15 Mar 2012
Paulo Silveira

Grande Jaguara.
Meus parabéns, agiste corretamente em favor do grupo e aguentaste o repuxo.
Marinha sempre em primeiro lugar, não confundir com quadro de funcionários.
Achei a sugestão do Cylon muito coerente.Os anos de chumbo já passaram.
Abraço.

Paulo Silveira.

15 Mar 2012
Luiz Gonzaga

Este senhor da Marinha esqueceu que a ditadura ja passou há muito tempo, acho que estamos numa democracia.

15 Mar 2012
Claudio Littig

É o fim da várzea....... Me caiu os butiá dos bolso......... Esse rapaz "servidor público" tá se achando.......
Conte comigo para qualquer peleia. A sugestão do cmte. Cylon tem meu apoio.
Um abraço,
Claudio

15 Mar 2012
Gustavo B. Geyer

Danilo, tens meu apoio para o que precisares, manifestação, abaixo-assinado ao prefeito, o que for.
Gustavo B. Geyer

15 Mar 2012
Nelson Mattos Filho
Danilo, você é um vencedor e isso nenhum Delegado da Marinha vai poder negar ou calar sua palavra. Suas informações precisas sobre a navegação no Rio Grande do Sul trazem segurança a todo navegante amador, muito além de qualquer informação emitida pela Marinha do Brasil. Parabéns pela coragem e conte com a gente para formar fileiras com suas testemunhas.

15 Mar 2012
Maurício Mancini

Boa tarde Grupo.
Primeiramente gostaria de agradecer e também parabenizar o Danilo que sempre é o cara que realmente age e tem atitude quando a classe náutica está com um problema de verdade. Peço desculpa aso demais que se mobilizaram de outras formas, não menos importantes e validas, mas o navegador da região que abraça as broncas e dá a cara a bater é o Danilo. Exemplos não faltam, Guaíba Livre I, II e por último o assunto em pauta.
Claramente o atual Delegado não está em sintonia com os navegadores, parece que em vez de fazer parte da solução quer virar parte do problema.
Do meu ponto de vista merece uma mobilização nos moldes sugeridos pelo Cylon, para mostrarmos que somos um grupo que existe, que tem boca e deve ser ouvido.

Bons ventos.

Maurício Mancini

15 Mar 2012
Jonas Kellermann

Que pena, foi para o lado pessoal...
Quem perde, todos.

15 Mar 2012
Paulo F.Garreta Harkot

Prezados (desleixo público com o Guaíba),

Tentei localizar outra forma de me comunicar com vocês mas não tive sucesso.

Parece-me, ao ler o documento postado, que os bancos de areia causados pela dragagem realizada nas imediações caracterizam-se como um crime um inquestionável ambiental.
Caso esse evento não tenha sido previsto pelo EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Meio Ambiente, o problema já é muito sério e demonstra incompetência técnica.
CAso tenha sido indicado e não as medidas mitigatórica não foram tomadas - para evitar o surgimento do problema - já começa a caracterizar, além de incompetência, má-fé.
A sugestão é que entrem com uma representação junto ao Ministério Público Federal - o Gauíba é abarcado pela zona costeira riograndense? Antes era, agora não sei. - e toquem para a frente.
A discussão, a partir daí, deixará do diz-que-me-diz ou não diz e caminhará para identificar os responsáveis por esse absurdo evento.
Tanto aqueles que agiram para tal como, também, aqueles que, por inação, deixaram que tal ocorresse.
De mais a mais, meus sinceros e respeitosos parabéns pela iniciativa, infelizmente ainda muito raras em nosso País, que evocam sentimento de cidadania e responsabilidade para com a coisa ṕública.
Precisando de algo que esteja na alçada de um oceanógrafo, ou oceanólogo lá de Rio Grande, contem comigo.

E parabéns pelo site que, cada vez mais, se torna uma grande referência.

Forte Abraço

Paulo F.Garreta Harkot
Clube Internacional de Regatas - CIR / Santos

15 Mar 2012
Jorgetto

Esse milico vem do STM, por isso a conduta inadequada com o cidadão em questão.

15 Mar 2012
Rodrigo Fadanelli

Danilo, foram justas e pertinentes as afirmações e constatações feitas pelo Popa. Infelizmente, ao invés de gerar uma ação positiva de quem detém a RESPONSABILIDADE de fazê-lo, gerou animosidade contra quem transmitiu a mensagem e cobrou a ação necessária. Triste e lamentável.

15 Mar 2012
Luiz Fernando L. Beltrão

Absurdo! Que despreparo para ocupar o cargo que ocupa.
Além de tudo, é direito de todo cidadão reclamar de servidor público que não cumpra com seu dever, pagamos impostos (em última analise o salario deste senhor) para isso.
Minha completa solidariedade.

15 Mar 2012
Francisco Antonio Stockinger

Danilo

Ainda bem que existem pessoas como tu , cujas preocupações são maiores que os interesses pessoais, assumindo a defesa de princípios morais e buscando a aplicação de normas e leis, acaba por vezes se sujeitando a constrangimentos descabidos.
Por ter sido um dos que te acompanhou à Delegacia da Capitania dos Portos, presenciei os acontecimentos, inclusive os omitidos por ti de forma deliberada no teu relato, acredito que para não colocar mais lenha na fogueira, e buscar-se uma solução.
Os fatos ocorridos, desde o início, não são um problema teu, mas de todos nós, e conta comigo para continuarmos buscando uma solução que deixe o nosso Guaiba como era há meses atrás, sem riscos aos navegantes.
Abraço
Francisco Antonio Stockinger

15 Mar 2012
E.Kurylenko

"Isto é uma vergonha!"

15 Mar 2012
Marco Menezes

Caro Danilo.

Vives nesse momento o ônus da tua própria liderança. Diante da omissão de nossos clubes tivestes a dignidade de ser o porta voz de toda comunidade náutica.
Concordo em gênero, grau e número com a matéria veiculada pelo Popa.
Li a infeliz declaração do Delegado da Capitania dos Portos na Zero Hora, a que se soma a risível ameaça de abrir inquéritos à torto e à direito para investigar encalhes. Tais inquéritos, ao final, com toda a certeza apontariam que "alguém" está obrando no sentido de colocar obstáculos à navegação em nosso rio.
Com a NORMAM debaixo do braço acho que o marinheiro deu um tiro no pé.
Conte comigo.

15 Mar 2012
Pedro

Apoiado!

Embora ache que a reportagem da ZH. e a manifestação do Cmte. Nelson, tenha tido alguma repercussão em Rio Grande.

abraços a todos!

Pedro

15 Mar 2012
Francesco Colombo

Concordo com Cylon quanto ao Delegado e um abaixo assinado!

BV a todos

15 Mar 2012
Julio R. Numair

Danilo,

Vejo que colocou sua admiração pela Marinha em primeiro lugar.
E por isso não teria como agir de maneira diferente.

Meus parabéns.

Peço autorização a retransmitir seu manifesto a um grupo que temos de velejadores que é o AAVC@yahoogrupos.com.br, visto que as mensagens enviadas pelo popa.com são restritas aos seus membros.

Fico no aguardo.

Um grande abraço,

Julio R. Numair
Vel. Cheherazade

15 Mar 2012
Rui

Posição forte.
Estás certo: A Marinha é maior do que qualquer marinheiro.
Desculpem-me os bons, já citados em e-mail anterior pelo Danilo. Mesmos os bons são menores do que o conjunto.
Até o fim do ano este delegado estará em outras águas. Só espero que não tenhamos muitos percalços até lá. De qualquer maneira sou mais um a dar apoio à tua atitude.
Estava fora de POA na sexta, mas estou disposto a ser testemunha, se necessário for, em outra ocasião.

Rui - Tatina

15 Mar 2012
Francesco Colombo Filho

Caro Danilo: a palavra que posso dizer é absurdo. A Marinha do Brasil não sao pessoas e ao que parece voltamos ao tempo do regime de excecão no Brasil. Receba meu total apoio. Gde Abço

15 Mar 2012
Ruy

Bom dia Eduardo, no e-mail abaixo do Danilo, seguem desdobramentos e posicionamento da Marinha do Brasil, na pessoa do Delegado da Capitania dos Portos de Porto Alegre, Jayme Tavares Alves Filho, a respeito das obras DMAE-PISA.
Na minha opinião, de se lamentar a hipocrisia de certas autoridades, que ao invés de fazerem o trabalho para os quais estão sendo pagos com o dinheiro do povo, o fazem, subvertendo a moral e a honra, em detrimento deste mesmo povo ao qual tem o dever de defender.

Ruy

15 Mar 2012
Rudi Schultz

Na realidade, nas vezes que tenho navegado, inclusive com minha neta de 05 anos, não vi nenhuma demarcação da posição dos canos e muito menos das "novas"ilhas que foram formadas pela draga. Segundo lí,o órgão responsável pela obra, declarou que as referidas "ïlhas"serão retiradas oportunamente. No sábado pp, voltei já anoitecendo e, mesmo fazendo uma navegação do gasometro em direção ao mangrulho da Pintada, fiquei com a sensação de insegurança, dado o grande número de estacas, canos da draga etc, tudo muito mal sinalizado. Acho que, antes que aconteça o pior, haja uma orientação da Marinha ao contratante da obra, de como sinalizar adequadamente o trajeto dos canos.
Att, Rudi Schultz

15 Mar 2012
Cylon Rosa Neto
Prezado Danilo, bom dia, embora entendendo os aspectos pessoais da tua manifestação e havendo solidariedade do grupo quanto a forma autoritária deste encaminhamento, penso que devemos separar as coisas e estruturar novamente a comissão de acompanhamento do projeto PISA para fazer reuniões sistemáticas com DMAE e acompanharmos o resultado do monitoramento e espalhamento do material.

Como Dmae dispõe de 90 mil m3 já no contrato, poderíamos por esta comissão já até sugerir as prioridades de remoção dos bancos existentes, a partir dos resultados que eles já dispõe do monitoramento. Tenho convicção que se construirmos com Dmae uma relação construtiva e objetiva na busca da solução deste problema, vamos obter todos os resultados desejados.

Quanto ao delegado, poderíamos fazer um abaixo assinado propondo a marinha que avaliasse a atuação dele em Porto Alegre e sua eventual substituição, pois sem fazer nenhum julgamento de mérito, há evidente dificuldade da convivência deste com o meio náutico por uma atitude infeliz que sabemos pode acontecer com qualquer um de nós, logo, esta seria uma forma pacífica de se resolver a questão, pois assim como não podemos esquecer nenhum dos nossos deveres de cidadão com o País, não podemos deixar de lado que a Marinha está aí para servir ao País, e o País somos nós todos e cada um de nós.

Atenciosamente,

Cylon Rosa Neto

15 Mar 2012
Marcos Boeira

Esse descaso em muito se parece com o que nós ciclistas sofremos no trânsito.
Como velejador, ciclista e cidadão não podemos nos calar frente estas intimidações e injustiças.
TODO meio náutico concorda integralmente com que foi escrito aqui, mayday MARINHA!!!

15 Mar 2012
Ruy

De se lamentar a hipocrisia de certas autoridades, que ao invés de fazerem o trabalho para os quais estão sendo pagos com o dinheiro do povo, o fazem, subvertendo a moral e a honra, em detrimento deste mesmo povo ao qual tem o dever de defender.

15 Mar 2012
Joao Blauth

Caro Danilo.
Apesar de algumas sadias diferencas que aqui tivemos, me solidarizo integralmente com vc. Espero que esse problema com nossa "competente" marinha se resolva sem maiores problemas. Entretanto, isso tudo so confirma a falta de preparo desses homens, que inflam suas barrigas de capitao de escrivaninha e se acham os "marinheiros".

15 Mar 2012
Luiz F S Gonçalves

Este capitão de fragatas (Jaime Alves) no minimo
deve ser CEGO, pois qualquer navegante no Guaiba
encontra varios bancos de areia formados pelo Dmae.
Não tenho uma palavra para definir tal representan-
te da Marinha, no minimo seria groseira.

15 Mar 2012
Que absurdo, a marinha querer provas,eles não passam pelo Guaiba, nem que seja por terra, é só olhar e ver,o que esta acontecendo,os responsaveis poderiam dispor de uma hora que fosse e ficassem junto as obras e observassem o perigo dos bancos de areia,e tomasem medidas para que não se precisasse de provas circunstanciais do que acontece,precisa acontecer um acidente para que se tomem medidas,medidas burrocraticas nã resolvem o problema.Aos amigos do POPA toda a minha solidariedade,é de jornalismo sério que precisamos,e não de investigadores burocraticos.

15 Mar 2012
João Luiz de Mello

Tendo na condição de amigo, velejador, co-fundador do Popa, capitão amador e principalmente o único comandante que viu o Danilo quebrar uma costela como tripulante caçando uma vela (viu o que dá não fazer exercício?), li em primeira mão o texto ora publicado no site.
Conhecendo o jaguara (termo gauchesco para vira-lata bravo, que guarda bem um território) que é o Danilo, dá para ver que mesmo sem pedigree, sem padrinho político, sem interesse de qualquer natureza a não ser a defesa do Rio Guaiba (que conseguiram mudar a condição para Lago, para urbanizar suas margens, mas ai já é outra conversa..), cumpriu fielmente o que sua consciência mandou fazer.
Tenho orgulho de dividir com ele um churrasco vez que outra, ouvir sua conversa sincera e ver que não se acadela (desculpem, mas sem feminismo na interpretação, por favor; é outro termo local) mesmo quando do outro lado se encontram omissão ou desinteresse ou desinformação ou incompetência ou má interpretação de fatos das diversas autoridades que deveriam pelo menos ouvir proposta de soluções factíveis e necessárias. Parabéns a todos os que manifestaram seu apoio da maneira que conseguiram fazê-lo e isto só reforça o pensamento que não é meu, mas que cabe bem na situação - se queres mudar o mundo, começa no teu quintal.

João Luiz
Capitão Amador

15 Mar 2012
Norberto Marcher Mühle

Infelizmente tem gente que não perde o apego ao poder absoluto e inquestionável de outros tempos.
O país mudou (para melhor, felizmente) - numa democracia a lei se aplica para todos.
Em outros regimes, aos amigos, as benesses da lei, aos inimigos, os rigores da lei.
Felizmente não há (ou deveria haver) mais lugar para esse tipo de arbitrariedade.

Danilo, conte com nosso apoio e solidariedade irrestritos.

Se o delegado quiser me intimar a depor, poderá fazê-lo por meio da delegacia de são paulo, que é onde hoje resido.

Norberto Marcher Mühle
CPF 438.881.000-20
OAB/SC 14.702-A

15 Mar 2012
Leandro Costa

É, meu caro Danilo, tem vezes que a gente perde a esperança de ter, algum dia, a possibilidade de chamar esse país de "SÉRIO"... Grande falta de ética e civilidade, converter uma solicitação de visita em uma intimação para depor... Que completa inversão de valores... Que descaso! Lamentável, profundamente lamentável... E, o pior de tudo, com um grande carimbo subliminar de "cala-boca para não se incomodar"... Triste, triste...

15 Mar 2012
Pedro Boletto

Danilo, estive contigo e senti o que passaste. Agora, a MB pode ser responsabilizada sim! Por qualquer acidente, pois se eu usar as cartas nauticas la nao constam os bancos... Como podemos confiar no documento emitido por eles?

15 Mar 2012
Hermes dos Santos

Inquisição Militar
Repercuti tua matéria (excelente) no meu blog. Hidrovias Interiores - RS
Manotaços, Hermes.

15 Mar 2012
Fernando Schneider

O bom que da para ver os buracos "AQUATICOS" e melhor ainda que barco tem cinto de segurança, caso venha cair em um "buraco" você não é arremessado...
(Sera que está fragata ja navegou pelo guaiba...)

15 Mar 2012
Danilo Chagas Ribeiro

Ao Grupo POPACOMBR

Desde que fiz o convite aqui no Grupo, para testemunharem o que vem ocorrendo no Guaíba, não me manifestei mais.
Chegou a hora.
Imagino que alguns de vocês possam ter pensado que eu havia arriado as velas nesta jornada. Desculpem a demora, mas foi faina por demais trabalhosa.
Desde o recebimento da intimação do delegado, na quarta-feira passada, tenho sentido profunda indignação e humilhação, revolta e ojeriza. Não tenho pensado noutra coisa que não no tal episódio. Emagreci a olhos vistos, e certamente daqui há algumas semanas vou estar um pouco mais grisalho por conta dessa atitude injusta, agressiva, autoritária e totalmente descabida e desnecessária por parte do delegado.
A Marinha continua sendo alvo de minha devoção. Não vamos confundir as coisas: o delegado NÃO É a Marinha!
Troquei idéias com alguns amigos, consultei diversos profissionais, redigi, deletei, aumentei, encurtei, mudei, maneirei, maneirei de novo, pensei, repensei, anotei coisas que queria publicar mas não publiquei, ilustrei e finalmente publiquei.
O que tenho a dizer está aqui:

http://www.popa.com.br/_2012/CRONICAS/DMAE-PISA/DELEGACIA/index.htm

Agradeço ao Grupo pelo empenho e pelas iniciativas tomadas, em grupo e individualmente, e em especial àqueles que tomaram atitudes além do alcance do teclado. Espero que tenhamos sucesso na nossa causa, tão justa, de salvaguarda da vida e de interesse nacional.
O tempo é muito curto. São semanas apenas para definirmos o rumo e traçar a rota.

Cambamos! É hora de içar, caçar e trimar cada pano disponível a bordo!

A todo pano!!!

Abraço a todos

Danilo.



Envie seus comentários

Nome
 
e-mail