Desleixo público no Rio Guaíba
Falta de sinalização adequada e de garantias de solução
em obra pública geram inquietação na comunidade náutica
gaúcha
Danilo Chagas Ribeiro

29 Fev 2012
É de pleno conhecimento de quem trafega pelas águas do Rio Guaíba o tremendo desleixo com que vem sendo tratado o tráfego aquaviário em decorrência das obras do Projeto PISA, conduzidas pelo DMAE - Departamento Municipal de Águas e Esgotos, da Prefeitura de Porto Alegre. Enormes bancos de areia foram criados em área de tráfego intenso de embarcações sem a devida sinalização. Além da falta de sinalização adequada, a falta de garantias do DMAE de que irá espalhar os bancos de areia tem atormentado a comunidade náutica gaúcha.

Previsão não realizada, falta de verba e falta de garantias
Em outubro passado, o Diretor do Projeto PISA/DMAE, eng Valdir Flores, informou ao Popa.com.br que "o material dragado, conforme previsto em projeto, deverá retornar ao preenchimento da vala e reaterro do tubo de modo natural, em torno de 30 a 90 dias". No início de dezembro passado, o diretor-geral do DMAE, eng Flavio Presser, previu o início do espalhamento dos bancos para janeiro deste ano. Já em reunião na Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, a 15 de dezembro passado, o eng Valdir Flores informou que no contrato com a empreiteira não há verba destinada ao espalhamento dos bancos, apesar do contrato indicar preço unitário para tal serviço. Adiantou também que seria necessário buscar aprovação de termo aditivo contratual para angariar verba extra a fim de contratar o espalhamento dos bancos de areia.

Acidentes com vítimas
Até hoje o espalhamento dos bancos não foi iniciado e a sinalização está péssima ou inexistente, para dizer o mínimo. Por conta disso, acidentes com vítimas continuam ocorrendo com embarcações no Rio Guaíba em função dos bancos, como se observa nos livros de registro de resgates dos clubes náuticos. Uma embarcação da Brigada Militar também sofreu acidente por súbito encalhe em um banco de areia criado pelo DMAE.
Associando-se as previsões não consumadas sobre o início da obra de espalhamento, que sequer foi iniciado, com a falta de verba contratual para tal serviço, parece-nos ser lícito intuir que o trabalho de espalhamento dos bancos depende de decisão política.

Autuação
Por outro lado, o Clube dos Jangadeiros foi alvo de auto de infração emitido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Alegre há poucos dias. Diante do quadro apresentado acima, e prevendo que o acesso ao clube estaria bloqueado pela continuação do banco no avanço da draga durante a realização de campeonato mundial de vela sediado pelo Jangadeiros, a areia dragada do leito do rio foi aceita e depositada em águas nas proximidades da costa da ilha do clube. O fato, que evitou o bloqueio do acesso dos barcos, desencadeou a autuação do Jangadeiros, por mais incrível que possa parecer!
A Prefeitura entende que pode depositar areia no meio do rio, sem mais nem menos, gerando altos riscos de acidentes. Mas depositá-la junto à costa para reduzir o efeito danoso da obra da própria Prefeitura, não pode. A alegação é de aterro sem autorização. Mesmo havendo jurisdições distintas, é lamentável estarmos diante de tamanha falta de lógica.

Além do prejuízo com o assoreamento do canal de acesso ao clube por decorrência da deposição de areia nas suas proximidades, agora o Jangadeiros sujeita-se ao rigor da autuação de cunho ambiental, emitida pela mesma Prefeitura que, através de seu departamento de águas, dragou, ela própria, a areia para a costa do clube! E não foi trabalho de um dia, em que a fiscalização da obra pela contratante (DMAE) pudesse estar ausente involuntariamente, e culpar a empreiteira contratada para a dragagem. Foram semanas de trabalho de dragagem.

Bancos de areia no rio e buracos na rua
Muito acima da condição de navegadores, somos cidadãos, e portanto somos totalmente favoráveis à execução do PISA, bem como reconhecedores de seus benefícios. Somos ainda sabedores de que toda obra pode representar transtornos para os usuários. Mas quando um buraco é aberto na rua por conta de obra viária, o obstáculo é sinalizado de acordo com norma vigente, e fechado tão logo não precise mais estar aberto, como observou o eng Jorge Albrecht ao Grupo POPACOMBR há alguns dias. É a lei. Pois os bancos de areia foram criados no meio do rio, não foram sinalizados conforme a norma*, e não há garantia de que serão espalhados. Informar sobre a existência dos bancos no Aviso aos Navegantes é como avisar sobre o buraco feito na rua, através do Diário Oficial ou de outro jornal. Como se isso e a péssima sinalização apresentada eximiriam o contratante da obra de responsabilidades. Algo nos parece estar muito errado.

O papel do Popa.com.br
Cabe ao Popa.com.br, depois de tantos meses aquardando solução deste grave problema (a obra foi iniciada em setembro passado), denunciar publicamente o que está ocorrendo para que as providências cabíveis sejam encaminhadas. Com dezenas de milhares de visitas mensais, o Popa e o Grupo POPACOMBR, com mais de 600 participantes trocando mensagens diariamente, vêm há quase 10 anos reunindo pessoas e recursos para desenvolver a navegação esportiva. Já não é a primeira vez que o assunto principal no Grupo é a falta de atitude positiva do DMAE para com os navegadores. Pois agora os aguapés estão se mexendo mais uma vez...

Dentre outros feitos do Grupo, lá se fomentou a necessidade da retirada de obstáculos à navegação do Guaíba em 2003. O Grupo POPACOMBR representa mobilização pessoal e definição de rumos, apresentando os desejos da comunidade. O Popa formatou e apresentou o pleito do Grupo à SPH (Superintendência de Portos e Hidrovias do RS), e conduziu a obra de retirada dos obstáculos do Guaíba, com pleno sucesso. Saiba mais sobre o "Projeto Guaíba Livre".
Em 2005, o Popa reuniu recursos para a aquisição de GPS para o Grupo de Buscas e Salvamento da Brigada Militar e ministrou curso aos bombeiros para utilizá-lo.
Ao longo de seus quase 10 anos de existência, outras atitudes como essas, voltadas à comunidade, vem sendo promovidas. Diversos eventos náuticos tem sido realizados pelo Popa, sempre voltados aos interesses da comunidade náutica. Parece estar chegando a hora de termos que içar todas as velas mais uma vez.

Celeiro de campeões
A autuação do Clube dos Jangadeiros pela mesma Prefeitura que deixa indignada a comunidade náutica pelo desleixo na obra do PISA, parece ser a gota d'água para extravasar nosso copo. Alguma atitude contra o desleixo do setor público tem que ser tomada urgentemente pela comunidade náutica gaúcha, que há décadas vem sendo celeiro de dezenas de campeões mundiais de vela, inclusive olímpicos, como Fernanda de Oliveira, Medalha de Bronze na Olimpíada da China, em 2008. Fernanda é "cria" do Jangadeiros e treinou nas águas que hoje são bancos de areia.
____________
(*) NORMAM-11/DPC. A norma da Marinha do Brasil (Diretoria de Portos e Costas) diz no Capítulo 2, item 0202, letra j):
Área de Despejo do Material dragado
Local onde serão definitivamente despejados os materiais resultantes das atividades de dragagem, ... ... sem prejudicar a segurança da navegação...
O item 0204 da mesma norma, letra a) Pedido Preliminar de Dragagem, ... anexando ao requerimento as seguintes informações: ...
item 6) tipo de sinalização náutica a ser empregada para prevenir acidentes da navegação na área de dragagem.
A NORMAM-17/DHN especifica os "sinais para área de dragagem e despejo", denominando-os "Sinal Especial".

_______________________________________________


O que é o Projeto PISA?
O Projeto PISA, é uma obra de saneamento de grande porte, realizada pela Prefeitura de Porto Alegre, para conduzir esgotos por canalização submersa atavés do Rio Guaíba. Uma draga contratada pelo DMAE abriu no leito do rio um "rasgo" para dentro dele colocar a tubulação. O material escavado foi colocado ao lado do "berço" escavado, sob forma de um "morro submerso" ou bancos de areia com quilômetros de extensão, que chegam a aflorar em alguns pontos, em região de tráfego intenso de embarcações. Sem sinalização apreciável, diversos acidentes já ocorreram em súbitos encalhes sobre os bancos.


Vista parcial dos bancos de areia criados no Rio Guaíba pelo Projeto PISA do DMAE

Divulgação/Clube dos Jangadeiros

 

Operários "caminham sobre as águas" em banco de areia criado pelo DMAE

Frederico Sidou

 

Sedimentos do fundo do Rio Guaíba aflorados em banco criado pelo Projeto PISA

Danilo Chagas Ribeiro

 

Os bancos estão "no meio do rio" em larga extensão

Carlos Grinas

 

Transporte da tubulação do PISA

Carlos Altmayer Gonçalves

 


Na dragagem dos canais de navegação do Rio Guaíba, como no Canal do Junco, restou uma barreira submersa há décadas junto às bordas do canal, alvo de encalhes até hoje. 
A figura abaixo, mesmo sem qualquer preocupação de escala, pretende ilustrar a consequência para a navegação do não espalhamento do material escavado.

Popa.com.br

 

Com espalhamento adequado, a profundidade do rio para a navegação de recreio praticamente não será alterada. 
Consta que o espalhamento foi previsto no projeto de engenharia apresentado pelo DMAE. 

Popa.com.br

 

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Alguns comentários recebidos, sendo parte via Grupo POPACOMBR

08 Mar 2012
Francesco

O problema eh federal.... ao que parece a Marinha do Brasil nao esta fazendo cumprir a NORMAM! O problema nao eh ambiental...

Vitor Spier
Há cerca de 02 meses entreguei, pessoalmente, um bilhete ao Prefeito Fortunatti, denunciando a situação. Prometeu que encaminharia o assunto e até agora nada foi feito. Ingressei, também, com uma denúncia no Ministério Público, na mesma época, e o processo está parado! Cobrei da Marinha -- por ocasião de uma palestra que proferiam no Jangadeiros, sobre segurança e responsabilidade dos comandantes de embarcações --atitudes, com relação aos bancos de areia criados e tubulações flutuando sem qq sinalização, para evitar acidentes, e também nada foi feito. Pelo jeito precisa morrer alguém numa colisão com um banco para as autoridade se sensibilizarem para o sério problema criado!

Claudio
Endosso e reitero meus emails anteriores que o caminho é o Ministério Público. Inclusive nesse Formulário consta o campo ORGÃO PRIVADO onde os clubes poderão fazer a sua DENÚNCIA devidamente PROTOCOLADA. Já encaminhei a minha denúncia como cidadão e em meu nome.
Um abraço,
Claudio

Fernando
O Caminho é Ministério Público!
Segue o link da ouvidoria:
http://www.mp.rs.gov.br/ouvidoria
Segue o Link do formulário para denunciar:
http://www.mp.rs.gov.br/ouvidoria/formulario
Att
Fernando Marinheiro

Andreas
Olá
Alguem já sabe como sair do Veleiros/Guaiba para entrar no canal dos navios, com calado 1,6M?
Talvez precisemos dos pescadores da Feitoria para colocar paliteiro nestes bancos novos... já que sinalização oficial nunca vão ter.
Andreas

Dieter
Oi Francisco.
To achando que vai ficar por isto mesmo.
Os bancos de areia já foram formados, e continuam sendo.
A obra esta chegando ao fim, falta só mais um segmento de canos.
E até agora nada foi feito.
E acredito que após a conclusão da obra eles vão espalhar o material assim como acredito em Papai Noel.
O que podemos fazer.
Att,
Dieter

Francesco
Absurdo... E os clubes quietos...

Francisco Antonio Stockinger
Já foi aventada a hipótese de uma ação popular?

a Constituição do Brasil de 1988, no inciso LXXIII do art.5º:

qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

Roberto Rodrigues
Apesar de ser de São Paulo, fico muito contente em ver que divulgaram algo "tão irregular" e fico triste ao mesmo tempo, pelo descaso dessas empresas com algo tão sério.
Lí quase todos os comentários e com fundamentos, mas se os clubes ao redor se unirem e pleitearem junto à Capitania / Marinha daí, com certeza tomarão alguma medida emergencial, principalmente se identificarem e mostrarem os casos dos  acidentes ocorridos. Divulgem e contatem políticos da região para interferirem que só assim, infelizmente poderá ser resolvido.
Quanto ao Clube dos Jangadeiros ser punido? Que absurdo. Será que neste país não existem pessoas que decidem com bom senso?
Parabéns ao Danilo e todos do Popa pela divulgação.
Espero que resolvam à contento com a máxima urgência.
Forte abraço a todos e bons ventos sempre.

Fernando
Pessoal, o caminho é via Ministério Público, este é o órgão que regula, fiscaliza e dá providências a irregularidades dos órgão públicos.
Tem que denunciar! 
http://www.mp.rs.gov.br/ambiente

Hellen José Florez Rocha
Que tal transformar o Guaíba em uma Unidade de Conservação? Certamente os impactos ambientais na região seriam destacadamente amenizados. Não é idéia nova nem minha, mas eu apoio plenamente.

Dieter
Hoje trocaram o ponto de despejo da draga.
Até ontem os sedimentos estavam sendo largados ao lado do Veleiros do Sul.
Hoje estão largando em frente o Veleiros do Sul e Iate Clube Guaiba.
Bem no caminho de quem sai destes dois clubes.
Seguem algumas fotos.

José Daniel Simões
No dia 13 de março acontecerá uma reunião do COSMAM sobre as contrapartidas ambientais do projeto PISA.
 A comunidade que utiliza o Guaíba para navegação, assim como ambientalistas, tem nesta reunião a oportunidade de levantar a discução sobre os fatos apresentados neste  artigo.

Marco Menezes
Danilo.
Tua iniciativa está canalizando sentimentos e gerando a prévia massa crítica necessária a toda e qualquer ação.
Deste voz a minha angústia de ver nosso Guaíba sendo tão maltratado e desde já te agradeço muito.
Conte comigo

05 Mar 2012
Guto Lebsa

Pois é parceiros, se cometemos uma infraçao no transito, temos os azuizinhos para nos punir "exemplarmente" com multas(e sem muitas explicações), arrecadaçoes que Deus sabe onde vao parar.
Em aguas Brasileiras, quando erramos temos a MARINHA DO BRASIL para isso. Invoquemos entao a responsabilidade deste respectivo orgao para cobrar junto a prefeitura de POA as necessarias e urgentes providencias!
Guto Lebsa

02 Mar 2012
Francesco

Em verdade, esta faltando a participação dos clubes que ate agora estao omissos!

02 Mar 2012
Arno Black
Rui,
As "ilhotas jamais desaparecerão", pois o rio não possui capacidade e nem velocidade das águas para conseguir tal feito.

02 Mar 2012
Paulo A Hennig
Ola Danilo,
Legal, estamos tratando do que vemos agora e parece bem feio.
Sem querer desviar o foco, acho que tem coisa pela frente tambem complicada. Falo do ramal de despejo, cuja boca, por projeto fica entre Ponta Grossa e as Baleias, justo onde normalmente passamos.
Se repetirem a tecnica do cano de captação em frente ao VDS, teremos uma grande estrutura de FERRO submersa no nosso caminho habitual.
Sera que não seria possivel instalar isso junto das Baleias? Assim ficando só um obstaculo a navegação, já conhecido de todos e na Carta Nautica.
Fica o alerta, um abraço, Paulo

1º Mar 2012
Geraldo Knippling

Parabéns ao Popa por este excelente artigo. Estamos em período de eleições cheio de promessas que jamais serão cumpridas. Todos nós conhecemos este filme. Junto a este oportuno relato do Popa urge o apoio de entidades de peso comos clubes náuticos e até mesmo uma ação judicial. A nossa Marinha certamente dará apoio a uma inicativa mais rigorosa. Afinal, a obra do DMAE está sendo feita em área de sua jurisdição e não caberia a delegação da fiscalização à SPH envolvendo riscos à navegação de menor porte.

1º Mar 2012
Emilio Oppitz

Neste email, foi uma das poucas vezes que vi referência a “clubes”. Onde estão as manifestações dos clubes????Até agora não vi nenhuma, e, entendo serem estes nossos representantes e com o peso de seu nome e história com certeza vão ser ouvidos mais do que as manifestações que vi até agora.Com certeza a ação destes, concomitantemente com manifestações de apoio dos navegadores, com “barcaços” no gasômetro e na orla ainda com acesso, com grande número de embarcações teria um impacto muito positivo junto à mídia, público, políticos, Ministério Público e mais interessados.
O Popa, como sempre está atento e com posição firme e decidida, agindo como catalizador das opiniões e ações propostas e trará as informações e convocações que se fizerem necessárias coordenando as ações junto aos navegadores.

De Tapes,

Emilio
Adriana

1º Mar 2012
Paulo A Hennig

Danilo de volta !!!!!!!
Sugiro coisa bem simples, convidar o nosso Prefeito - que é chefe do pessoal malvado, para conhecer o que está acontecendo. Parece um cara simpático e responsável.
Ainda estou por Miami, mas semana que vem de volta aos pagos. Assim desde já ofereço o Charlie para este projeto. Aguardo, abraços, Paulo

1º Mar 2012
Vinícius Magalhães

Mobilização já! Não podemos ficar de braços cruzados enquanto diariamente corremos riscos de prejuízos pessoais e materiais decorrentes do desleixo de algo totalmente previsível (sinalização e espalhe do material) quando do projeto desta obra.

1º Mar 2012
Cylon

Minha informação é que vai haver aditivo de contrato para espalhamento do material e que já existiria valor unitário para este serviço, o que facilita muito em termos legais, caso esta informação seja verdadeira.
Assim, entendo que a FEVERS poderia institucionalmente solicitar um espaço formal na reunião de conselho do DMAE que delibera sobre estes assuntos e no plenário fazer uma informação estruturada sobre os riscos, as consequências e a necessidade real desta ação de retornar a condição batimétrica anterior a obra, pós a instalação de toda linha enterrada, mas fazer uma apresentação racional e equilibrada que permita aos conselheiros deliberarem o assunto com a devida representatividade e efetividade que o mesmo exige. Alarde e barulho podem dar mídia , mas não trazem resultado prático nenhum.
A medida que de fato pode trazer o resultado do interesse de todos e especialmente em prazo compatível é ter um instrumento contratual no âmbito do DMAE apto a dar cobertura de objeto e valor a este trabalho.
Abraço a todos.

1º Mar 2012
Claudio

Torcemos todos pelo aditivo e que as outras providencias não sejam necessárias e tenhamos nosso Guaiba de volta.
Com a palavra a FEVERS.
Um abraço,
Claudio

1º Mar 2012
Cylon

Por isto modestamente entendo que devemos via institucional pela FEVERS buscar que se efetive o aditivo.
Sds a todos.

1º Mar 2012
Marcos Boeira
Impressionante como uma obra dessas foi aprovada? Fazer aditivo ao contrato sugere que a verba tenha sido mal dimensionada ou gasta e que essa é fruto dos nossos impostos!!
Todas idéias citadas aqui são boas, então porque não colocar TODAS em prática?
Manifestos, divulgação na mída, petição pública, enfim....vamos mostrar o descontentamento não só com o descaso a navegação, mas com os danos ao meio ambiente e o desperdício do dinheiro público!!

29 Fev 2012
Pedro
Grande Cmte. Danilo!
Muito bom!
Como representante dos cruzeiristas do Jangadeiros e velejador, me prontifico a juntos nos mobilizar contra o órgão(s) responsável(s).
Estou fora de POA. Mas a semana que vem ai estarei.
Abraços!
Pedro

29 Fev 2012
Marcelo

O PISA custará segundo as placas da prefeitura R$ 500 000 000 , e não sobrou dinheiro para a remoção dos entulhos ilegais e criminosos. Merece sim uma denuncia ao ministerio publico sobre com este custo absurdo e falta de respeito com a navegação.

29 Fev 2012
João Daniel

Achei muito bom o texto. Apenas complementaria informando o número de postos de trabalho que a navegação contempla, além do valor do turismo no Guaíba.
Abrs.
João Daniel

29 Fev 2012
Francesco
Ja dava para antever que o prometido nao seria cumprido... Mas e a Marinha do Brasil nesta historia ???

29 Fev 2012
Rui
Interessante o trecho que fala sobre os "Procedimentos de Dragagem" .
Sugiro que os leiam na íntegra, para conferir se a minha explanação logo abaixo está correta.
Quero ressaltar este trecho
O material dragado, conforme previsto em projeto, deverá retornar ao preenchimento da vala e reaterro do tubo de modo natural, em torno de 30 a 90 dias.
??????
O rio vai devolver sozinho o material dragado para o lugar onde ele estava antes e até 90 dias??????????????
No verão?
Me desculpem:
o Eng Valdir,
o DMAE,
a pessoa ou grupo que desenvolveu esta idéia,
a pessoa ou grupo que aprovou esta idéia.
Creio que as ilhotas do PISA poderão um dia desaparecer. Nunca em 90 dias. Podem até sumir devido a uma alta temporária do rio (lago?), mas deixar o rio nas mesmas condições de navegabilidade é outra coisa.
E voltar para o lugar onde estavam me parece conversar para empurrar o problema com a barriga até que esqueçam do mesmo.
Rui

29 Fev 2012
Norberto
essa "explicação" do dmae é a famosa "tertúlia flácida para acalentar bovino".
Norberto

29 Fev 2012
Delmar
Convenhamos, o pessoal é bom na redação !
Bem falacioso esse:
"deverá retornar ao preenchimento da vala e reaterro do tubo de modo natural, em torno de 30 a 90 dias ".
Sintomática a arrogância de quem quer mandar na natureza e se exime de assumir responsabilidades ambientais e náuticas.
Pena que a inteligência é usada para para evitar custos e não fazer direto uma obra vital para todos nós.
Delmar

29 Fev 2012
James
Não bastasse a falta de infra-estrutura para a pratica adequada da navegação esportiva no Brasil, agora estão conseguindo acabar com o Rio Guaíba. Não existe nenhuma possibilidade de entrar com uma ação conjunta contra a prefeitura?
James

29 Fev 2012
Luiz Antônio
Estes bancos de areia que tanto nos assustam poderiam ser retirados pelas mineiradoras (dragas) que trabalham ao longo do rio jacuí.
Resolveriam o problema facilmente.
Luiz Antônio

29 Fev 2012
Cylon
Prezado Danilo, bom dia, parabens pela matéria.
O DMAE tem um conselho que se reune semanalmente e minha sugestão é que se peça um espaço em uma destas reuniões para que o espalhe do material seja efetivado através de aditivo de contrato, já que existe valor unitário estabelecido, cabe ao conselho agir para que o aditivo seja efetivado.
abraço
Cylon

29 Fev 2012
Jaime
Muito boa a matéria, porém a forma de parar com as ações contra o nosso Guaíba pelos administradores do DMAE é a ação Judicial
E lançar uma campanha com adesivos nos automovéis
"DMAE esta matando o Guaíba"
Já fiz 1.000 adesivos e estou distribuindo aos amigos. Já mandei um para o prefeito.
Parabéns pela matéria
Jaime

29 Fev 2012
Norberto
surreal imaginar que, num corpo d'água com regime muito mais lêntico do que lótico, o material dragado vá retornar "espontaneamente" para a vala do qual foi retirado.
piada de mau gosto.
Norberto

29 Fev 2012
Rui
O Danilo, como sempre, deixa o grupo trocar idéias para fazer um texto altamente didático e completo, quando o assunto é importante e polêmico.
Complementando, apoiando e propondo atuação jurídica, pois parece que outra via não será levada a sério.
Eu proponho que entremos com uma demanda junto ao ministério público solicitando que os srs responsáveis pelo Pisa e pelo DMAE sejam atuados deste modo, pois estão sabedores dos danos que estão causando e poderão causar. E o Estatuto do funcionário público é claro: o responsável por atuar em desacordo com leis e normas vigentes NÂO é o departamento ou órgão público. É a pessoa física responsável por esta figura jurídica.
Pode ser que assim funcione.
Rui

29 Fev 2012
Joe
AMIGOS, ESTE É O PAIS QUE TODO MUNDO MANDA E NINGUEM MANDA, SÃO OS POLÍTICOS INCOMPETENTES E COM CARGOS SEM CONHECIMENTOS TECNICOS E O NOSSO DINHEIRO INDO PARA O RALO, ESTE É O PAIS DOS DESPERDIÇOS E DO DESRESPEITOS PELOS OS CONTRIBUINTES E DA IMPUNIDADE, LAMENTAVEL...
JOE

29 Fev 2012
Claudio
Tambem acho que a Marinha e o SPH tem suas responsabilidades sobre a questão e deverão ser responsabilizados por danos/acidentes.
Tambem acho que a Marinha e o SPH tem suas responsabilidades sobre a questão e deverão ser responsabilizados por danos/acidentes.
Claudio

29 Fev 2012
João Batista
Amigos do POPA
Acho muito importante a ação pela via legal. Devemos dar todo o apoio. Podem usar meu nome e email em qualquer petição.
Mas sabemos que as autoridades públicas se movimentam muito e principalmente pela repercussão na mídia. A poucos dias tivemos o exemplo das placas nas paradas de ônibus da gurizada publicitária do "Shot the shit" ("Que ônibus passa aqui?" - http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2012/02/com-adesivos-grupo-sugere-que-usuarios-indiquem-percurso-dos-onibus-3655162.html). Inicialmente, a prefeitura chamou de vandalismo e depois, vendo a repercussão e a sensatez da proposta, chamou o grupo para "conversar". O mesmo ocorreu quando eles denunciaram a buraqueira das ruas da cidade ("Porto Alegre paraíso do golfe" http://www.youtube.com/watch?v=hChUfZvl-4U).
Assim, sugiro que, em grupo, panejemos alguma ação de forte impacto na mídia, denunciando que a tal redenção do Guaíba e da navegação correm sério risco. Já houve a iniciativa de fincar a bandeira numa dessas "ilhotas" e a ameaça de registrar o "terreno" em cartório, que saiu num canto de página na ZH, mas acho que precisamos algo mais contundente.
Fica a idéia...
João Batista

29 Fev 2012
Norberto
se o mp entrar no circuito e for necessário chamar a marinha, deprec, etc à responsabilidade, o mp tem o poder necessário para fazê-lo.
Norberto

29 Fev 2012
Fábio
Parabéns ao Danilo, ao Popa e a todos que têm se mobilizado contra estes absurdos, pela consistente e combativa posição. Apoio e estou à disposição para ajudar nos procedimentos legais. A respeito da repercussão na mídia, lembro a recente manifestação dos ciclistas de POA que teve grande destaque em todos os meios! Creio que está na hora de uma grande manifestação de Velejadores, lancheiros e outros usuários, capitaneados pelos clubes, Federações e o grande Popa! Contem comigo.
Bons ventos,
Fábio

29 Fev 2012
Claudio
Apoiado.....Pode ser até um manifesto "A PEDIDO" publicado nos jornais da Capital bancado por todos os navegadores e/ou entidades e clubes e/ou POPA representando a opinião do mundo nautico.
Um abraço,
Claudio

29 Fev 2012
Norberto
se o mp entrar no circuito e for necessário chamar a marinha, deprec, etc à responsabilidade, o mp tem o poder necessário para fazê-lo.
Norberto

29 Fev 2012
Francesco
O Mp estadual nao !
Francesco

29 Fev 2012
Paulo
Neste sentido, de pressionar através da mídia, sugiro que em paralelo todos utilizem as mídias sociais para divulgar o artigo do Danilo.
Este tipo de divulgação, tem repercutido fortemente em alguns assuntos fora da mídia padrão. Vide o caso dos produtos com prazos de validade vencido do Nacional. Entre outros. Até governos são derrubados assim. Se a "comunidade" adotar a causa, claro.
Mas para isto, como dizem no meio, é preciso torná-lo viral. Que se multiplique entre todos.
Quem usa Facebook, Twitter ou afins, compartilhem o artigo. Detalhe: compartilhem no modo público. E incentivem seus "amigos" a compartilharem também. Se der repercussão a cadeia está feita. Chegará rapidinho aos "ouvidos" dos políticos e da própria imprensa.
Como dizem, no mínimo já ajuda.
Já fiz minha parte!
Att
Paulo

29 Fev 2012
Ruy
Bem colocado o manifesto, que poderia ser num sábado/domingo à tarde com todos os barcos possíveis diante do Gasometro, carregando algumas faixas alusivas à falta de responsabilidade dos órgãos (devidamente nominados), e com solicitação da mídia para comparecer e registrar.
Ruy

29 Fev 2012
Pedro
Marta!
Minha amiga!
Da uma olhada nesta confusão que se criou e veja se podes nos ajudar como velejadora e sócia do janga.
Abraços
pedro

29 Fev 2012
Pedro
Se a comunidade náutica, velejadores e lancheiros se mobilizarem numa manifestação, tenho certeza que a imprensa não vai deixar de registrar. Se conseguirmos passar, na orla de Ipanema ou gasômetro.
Pedro

29 Fev 2012
Norberto
o mpe só em relação aos órgãos estaduais e municipais. no caso dos órgãos federais, teria que ser envolvido, também, o mpf.

29 Fev 2012
Plínio
É mais um exemplo da irresponsabilidade e incompetência do poder público, que exige do cidadão o absoluto cumprimento das leis, sob pena de punições severas, mas não se comporta como cidadão, colocando-se à margem das leis e inatingível pelas responsabilizações dos erros e descumprimentos cometidos.
Plínio

29 Fev 2012
José Antônio Torelly Campello
Será que esta barbaridade, este abandono, o desrespeito ao cidadão navegador terão de provocar vítimas fatais para ensejar uma rápida solução das Autoridades competentes?

29 Fev 2012
Lucas Onzi
Absurdo total!!! Não temos como entrar com ação pública contra o DMAE ou a PMPA?
É impressionante esse Brasil: o governo nunca faz nada, quando faz, consegue piorar as coisas.
Lembremo-nos na hora de votar...


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