Alguns comentários recebidos, sendo parte via Grupo POPACOMBR
08 Mar 2012
Francesco
O problema eh federal.... ao que parece a Marinha do Brasil nao esta fazendo cumprir a NORMAM! O problema nao eh ambiental...
Vitor Spier
Há cerca de 02 meses entreguei, pessoalmente, um bilhete ao Prefeito Fortunatti, denunciando a situação. Prometeu que encaminharia o assunto e até agora nada foi feito. Ingressei, também, com uma denúncia no Ministério Público, na mesma época, e o processo está parado! Cobrei da Marinha -- por ocasião de uma palestra que proferiam no Jangadeiros, sobre segurança e responsabilidade dos comandantes de embarcações --atitudes, com relação aos bancos de areia criados e tubulações flutuando sem qq sinalização, para evitar acidentes, e também nada foi feito. Pelo jeito precisa morrer alguém numa colisão com um banco para as autoridade se sensibilizarem para o sério problema criado!
Claudio
Endosso e reitero meus emails anteriores que o caminho é o Ministério Público. Inclusive nesse Formulário consta o campo ORGÃO PRIVADO onde os clubes poderão fazer a sua DENÚNCIA devidamente PROTOCOLADA. Já encaminhei a minha denúncia como cidadão e em meu nome.
Um abraço,
Claudio
Fernando
O Caminho é Ministério Público!
Segue o link da ouvidoria:
http://www.mp.rs.gov.br/ouvidoria
Segue o Link do formulário para denunciar:
http://www.mp.rs.gov.br/ouvidoria/formulario
Att
Fernando Marinheiro
Andreas
Olá
Alguem já sabe como sair do Veleiros/Guaiba para entrar no canal dos navios, com calado 1,6M?
Talvez precisemos dos pescadores da Feitoria para colocar paliteiro nestes bancos novos... já que sinalização oficial nunca vão ter.
Andreas
Dieter
Oi Francisco.
To achando que vai ficar por isto mesmo.
Os bancos de areia já foram formados, e continuam sendo.
A obra esta chegando ao fim, falta só mais um segmento de canos.
E até agora nada foi feito.
E acredito que após a conclusão da obra eles vão espalhar o material assim como acredito em Papai Noel.
O que podemos fazer.
Att,
Dieter
Francesco
Absurdo... E os clubes quietos...
Francisco Antonio Stockinger
Já foi aventada a hipótese de uma ação popular?
a Constituição do Brasil de 1988, no inciso LXXIII do art.5º:
-
- qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
Roberto Rodrigues
Apesar de ser de São Paulo, fico muito contente em ver que divulgaram algo "tão irregular" e fico triste ao mesmo tempo, pelo descaso dessas empresas com algo tão sério.
Lí quase todos os comentários e com fundamentos, mas se os clubes ao redor se unirem e pleitearem junto à Capitania / Marinha daí, com certeza tomarão alguma medida emergencial, principalmente se identificarem e mostrarem os casos dos acidentes ocorridos. Divulgem e contatem políticos da região para interferirem que só assim, infelizmente poderá ser resolvido.
Quanto ao Clube dos Jangadeiros ser punido? Que absurdo. Será que neste país não existem pessoas que decidem com bom senso?
Parabéns ao Danilo e todos do Popa pela divulgação.
Espero que resolvam à contento com a máxima urgência.
Forte abraço a todos e bons ventos sempre.
Fernando
Pessoal, o caminho é via Ministério Público, este é o órgão que regula, fiscaliza e dá providências a irregularidades dos órgão públicos.
Tem que denunciar!
http://www.mp.rs.gov.br/ambiente
Hellen José Florez Rocha
Que tal transformar o Guaíba em uma Unidade de Conservação? Certamente os impactos ambientais na região seriam destacadamente amenizados. Não é idéia nova nem minha, mas eu apoio plenamente.
Dieter
Hoje trocaram o ponto de despejo da draga.
Até ontem os sedimentos estavam sendo largados ao lado do Veleiros do Sul.
Hoje estão largando em frente o Veleiros do Sul e Iate Clube Guaiba.
Bem no caminho de quem sai destes dois clubes.
Seguem algumas fotos.
José Daniel Simões
No dia 13 de março acontecerá uma reunião do COSMAM sobre as contrapartidas ambientais do projeto PISA.
A comunidade que utiliza o Guaíba para navegação, assim como ambientalistas, tem nesta reunião a oportunidade de levantar a discução sobre os fatos apresentados neste artigo.
Marco Menezes
Danilo.
Tua iniciativa está canalizando sentimentos e gerando a prévia massa crítica necessária a toda e qualquer ação.
Deste voz a minha angústia de ver nosso Guaíba sendo tão maltratado e desde já te agradeço muito.
Conte comigo
05 Mar 2012
Guto Lebsa
Pois é parceiros, se cometemos uma infraçao no transito, temos os azuizinhos para nos punir "exemplarmente" com multas(e sem muitas explicações), arrecadaçoes que Deus sabe onde vao parar.
Em aguas Brasileiras, quando erramos temos a MARINHA DO BRASIL para isso. Invoquemos entao a responsabilidade deste respectivo orgao para cobrar junto a prefeitura de POA as necessarias e urgentes providencias!
Guto Lebsa
02 Mar 2012
Francesco
Em verdade, esta faltando a participação dos clubes que ate agora estao omissos!
02 Mar 2012
Arno Black
Rui,
As "ilhotas jamais desaparecerão", pois o rio não possui capacidade e nem velocidade das águas para conseguir tal feito.
02 Mar 2012
Paulo A Hennig
Ola Danilo,
Legal, estamos tratando do que vemos agora e parece bem feio.
Sem querer desviar o foco, acho que tem coisa pela frente tambem complicada. Falo do ramal de despejo, cuja boca, por projeto fica entre Ponta Grossa e as Baleias, justo onde normalmente passamos.
Se repetirem a tecnica do cano de captação em frente ao VDS, teremos uma grande estrutura de FERRO submersa no nosso caminho habitual.
Sera que não seria possivel instalar isso junto das Baleias? Assim ficando só um obstaculo a navegação, já conhecido de todos e na Carta Nautica.
Fica o alerta, um abraço, Paulo
1º Mar 2012
Geraldo Knippling
Parabéns ao Popa por este excelente artigo. Estamos em período de eleições cheio de promessas que jamais serão cumpridas. Todos nós conhecemos este filme. Junto a este oportuno relato do Popa urge o apoio de entidades de peso comos clubes náuticos e até mesmo uma ação judicial. A nossa Marinha certamente dará apoio a uma inicativa mais rigorosa. Afinal, a obra do DMAE está sendo feita em área de sua jurisdição e não caberia a delegação da fiscalização à SPH envolvendo riscos à navegação de menor porte.
1º Mar 2012
Emilio Oppitz
Neste email, foi uma das poucas vezes que vi referência a “clubes”. Onde estão as manifestações dos clubes????Até agora não vi nenhuma, e, entendo serem estes nossos representantes e com o peso de seu nome e história com certeza vão ser ouvidos mais do que as manifestações que vi até agora.Com certeza a ação destes, concomitantemente com manifestações de apoio dos navegadores, com “barcaços” no gasômetro e na orla ainda com acesso, com grande número de embarcações teria um impacto muito positivo junto à mídia, público, políticos, Ministério Público e mais interessados.
O Popa, como sempre está atento e com posição firme e decidida, agindo como catalizador das opiniões e ações propostas e trará as informações e convocações que se fizerem necessárias coordenando as ações junto aos navegadores.
De Tapes,
Emilio
Adriana
1º Mar 2012
Paulo A Hennig
Danilo de volta !!!!!!!
Sugiro coisa bem simples, convidar o nosso Prefeito - que é chefe do pessoal malvado, para conhecer o que está acontecendo. Parece um cara simpático e responsável.
Ainda estou por Miami, mas semana que vem de volta aos pagos. Assim desde já ofereço o Charlie para este projeto. Aguardo, abraços, Paulo
1º Mar 2012
Vinícius Magalhães
Mobilização já! Não podemos ficar de braços cruzados enquanto diariamente corremos riscos de prejuízos pessoais e materiais decorrentes do desleixo de algo totalmente previsível (sinalização e espalhe do material) quando do projeto desta obra.
1º Mar 2012
Cylon
Minha informação é que vai haver aditivo de contrato para espalhamento do material e que já existiria valor unitário para este serviço, o que facilita muito em termos legais, caso esta informação seja verdadeira.
Assim, entendo que a FEVERS poderia institucionalmente solicitar um espaço formal na reunião de conselho do DMAE que delibera sobre estes assuntos e no plenário fazer uma informação estruturada sobre os riscos, as consequências e a necessidade real desta ação de retornar a condição batimétrica anterior a obra, pós a instalação de toda linha enterrada, mas fazer uma apresentação racional e equilibrada que permita aos conselheiros deliberarem o assunto com a devida representatividade e efetividade que o mesmo exige. Alarde e barulho podem dar mídia , mas não trazem resultado prático nenhum.
A medida que de fato pode trazer o resultado do interesse de todos e especialmente em prazo compatível é ter um instrumento contratual no âmbito do DMAE apto a dar cobertura de objeto e valor a este trabalho.
Abraço a todos.
1º Mar 2012
Claudio
Torcemos todos pelo aditivo e que as outras providencias não sejam necessárias e tenhamos nosso Guaiba de volta.
Com a palavra a FEVERS.
Um abraço,
Claudio
1º Mar 2012
Cylon
Por isto modestamente entendo que devemos via institucional pela FEVERS buscar que se efetive o aditivo.
Sds a todos.
1º Mar 2012
Marcos Boeira
Impressionante como uma obra dessas foi aprovada? Fazer aditivo ao contrato sugere que a verba tenha sido mal dimensionada ou gasta e que essa é fruto dos nossos impostos!!
Todas idéias citadas aqui são boas, então porque não colocar TODAS em prática?
Manifestos, divulgação na mída, petição pública, enfim....vamos mostrar o descontentamento não só com o descaso a navegação, mas com os danos ao meio ambiente e o desperdício do dinheiro público!!
29 Fev 2012
Pedro
Grande Cmte. Danilo!
Muito bom!
Como representante dos cruzeiristas do Jangadeiros e velejador, me prontifico a juntos nos mobilizar contra o órgão(s) responsável(s).
Estou fora de POA. Mas a semana que vem ai estarei.
Abraços!
Pedro
29 Fev 2012
Marcelo
O PISA custará segundo as placas da prefeitura R$ 500 000 000 , e não sobrou dinheiro para a remoção dos entulhos ilegais e criminosos. Merece sim uma denuncia ao ministerio publico sobre com este custo absurdo e falta de respeito com a navegação.
29 Fev 2012
João Daniel
Achei muito bom o texto. Apenas complementaria informando o número de postos de trabalho que a navegação contempla, além do valor do turismo no Guaíba.
Abrs.
João Daniel
29 Fev 2012
Francesco
Ja dava para antever que o prometido nao seria cumprido... Mas e a Marinha do Brasil nesta historia ???
29 Fev 2012
Rui
Interessante o trecho que fala sobre os "Procedimentos de Dragagem" .
Sugiro que os leiam na íntegra, para conferir se a minha explanação logo abaixo está correta.
Quero ressaltar este trecho
O material dragado, conforme previsto em projeto, deverá retornar ao preenchimento da vala e reaterro do tubo de modo natural, em torno de 30 a 90 dias.
??????
O rio vai devolver sozinho o material dragado para o lugar onde ele estava antes e até 90 dias??????????????
No verão?
Me desculpem:
o Eng Valdir,
o DMAE,
a pessoa ou grupo que desenvolveu esta idéia,
a pessoa ou grupo que aprovou esta idéia.
Creio que as ilhotas do PISA poderão um dia desaparecer. Nunca em 90 dias. Podem até sumir devido a uma alta temporária do rio (lago?), mas deixar o rio nas mesmas condições de navegabilidade é outra coisa.
E voltar para o lugar onde estavam me parece conversar para empurrar o problema com a barriga até que esqueçam do mesmo.
Rui
29 Fev 2012
Norberto
essa "explicação" do dmae é a famosa "tertúlia flácida para acalentar bovino".
Norberto
29 Fev 2012
Delmar
Convenhamos, o pessoal é bom na redação !
Bem falacioso esse:
"deverá retornar ao preenchimento da vala e reaterro do tubo de modo natural, em torno de 30 a 90 dias ".
Sintomática a arrogância de quem quer mandar na natureza e se exime de assumir responsabilidades ambientais e náuticas.
Pena que a inteligência é usada para para evitar custos e não fazer direto uma obra vital para todos nós.
Delmar
29 Fev 2012
James
Não bastasse a falta de infra-estrutura para a pratica adequada da navegação esportiva no Brasil, agora estão conseguindo acabar com o Rio Guaíba. Não existe nenhuma possibilidade de entrar com uma ação conjunta contra a prefeitura?
James
29 Fev 2012
Luiz Antônio
Estes bancos de areia que tanto nos assustam poderiam ser retirados pelas mineiradoras (dragas) que trabalham ao longo do rio jacuí.
Resolveriam o problema facilmente.
Luiz Antônio
29 Fev 2012
Cylon
Prezado Danilo, bom dia, parabens pela matéria.
O DMAE tem um conselho que se reune semanalmente e minha sugestão é que se peça um espaço em uma destas reuniões para que o espalhe do material seja efetivado através de aditivo de contrato, já que existe valor unitário estabelecido, cabe ao conselho agir para que o aditivo seja efetivado.
abraço
Cylon
29 Fev 2012
Jaime
Muito boa a matéria, porém a forma de parar com as ações contra o nosso Guaíba pelos administradores do DMAE é a ação Judicial
E lançar uma campanha com adesivos nos automovéis
"DMAE esta matando o Guaíba"
Já fiz 1.000 adesivos e estou distribuindo aos amigos. Já mandei um para o prefeito.
Parabéns pela matéria
Jaime
29 Fev 2012
Norberto
surreal imaginar que, num corpo d'água com regime muito mais lêntico do que lótico, o material dragado vá retornar "espontaneamente" para a vala do qual foi retirado.
piada de mau gosto.
Norberto
29 Fev 2012
Rui
O Danilo, como sempre, deixa o grupo trocar idéias para fazer um texto altamente didático e completo, quando o assunto é importante e polêmico.
Complementando, apoiando e propondo atuação jurídica, pois parece que outra via não será levada a sério.
Eu proponho que entremos com uma demanda junto ao ministério público solicitando que os srs responsáveis pelo Pisa e pelo DMAE sejam atuados deste modo, pois estão sabedores dos danos que estão causando e poderão causar. E o Estatuto do funcionário público é claro: o responsável por atuar em desacordo com leis e normas vigentes NÂO é o departamento ou órgão público. É a pessoa física responsável por esta figura jurídica.
Pode ser que assim funcione.
Rui
29 Fev 2012
Joe
AMIGOS, ESTE É O PAIS QUE TODO MUNDO MANDA E NINGUEM MANDA, SÃO OS POLÍTICOS INCOMPETENTES E COM CARGOS SEM CONHECIMENTOS TECNICOS E O NOSSO DINHEIRO INDO PARA O RALO, ESTE É O PAIS DOS DESPERDIÇOS E DO DESRESPEITOS PELOS OS CONTRIBUINTES E DA IMPUNIDADE, LAMENTAVEL...
JOE
29 Fev 2012
Claudio
Tambem acho que a Marinha e o SPH tem suas responsabilidades sobre a questão e deverão ser responsabilizados por danos/acidentes.
Tambem acho que a Marinha e o SPH tem suas responsabilidades sobre a questão e deverão ser responsabilizados por danos/acidentes.
Claudio
29 Fev 2012
João Batista
Amigos do POPA
Acho muito importante a ação pela via legal. Devemos dar todo o apoio. Podem usar meu nome e email em qualquer petição.
Mas sabemos que as autoridades públicas se movimentam muito e principalmente pela repercussão na mídia. A poucos dias tivemos o exemplo das placas nas paradas de ônibus da gurizada publicitária do "Shot the shit" ("Que ônibus passa aqui?" - http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2012/02/com-adesivos-grupo-sugere-que-usuarios-indiquem-percurso-dos-onibus-3655162.html). Inicialmente, a prefeitura chamou de vandalismo e depois, vendo a repercussão e a sensatez da proposta, chamou o grupo para "conversar". O mesmo ocorreu quando eles denunciaram a buraqueira das ruas da cidade ("Porto Alegre paraíso do golfe" http://www.youtube.com/watch?v=hChUfZvl-4U).
Assim, sugiro que, em grupo, panejemos alguma ação de forte impacto na mídia, denunciando que a tal redenção do Guaíba e da navegação correm sério risco. Já houve a iniciativa de fincar a bandeira numa dessas "ilhotas" e a ameaça de registrar o "terreno" em cartório, que saiu num canto de página na ZH, mas acho que precisamos algo mais contundente.
Fica a idéia...
João Batista
29 Fev 2012
Norberto
se o mp entrar no circuito e for necessário chamar a marinha, deprec, etc à responsabilidade, o mp tem o poder necessário para fazê-lo.
Norberto
29 Fev 2012
Fábio
Parabéns ao Danilo, ao Popa e a todos que têm se mobilizado contra estes absurdos, pela consistente e combativa posição. Apoio e estou à disposição para ajudar nos procedimentos legais. A respeito da repercussão na mídia, lembro a recente manifestação dos ciclistas de POA que teve grande destaque em todos os meios! Creio que está na hora de uma grande manifestação de Velejadores, lancheiros e outros usuários, capitaneados pelos clubes, Federações e o grande Popa! Contem comigo.
Bons ventos,
Fábio
29 Fev 2012
Claudio
Apoiado.....Pode ser até um manifesto "A PEDIDO" publicado nos jornais da Capital bancado por todos os navegadores e/ou entidades e clubes e/ou POPA representando a opinião do mundo nautico.
Um abraço,
Claudio
29 Fev 2012
Norberto
se o mp entrar no circuito e for necessário chamar a marinha, deprec, etc à responsabilidade, o mp tem o poder necessário para fazê-lo.
Norberto
29 Fev 2012
Francesco
O Mp estadual nao !
Francesco
29 Fev 2012
Paulo
Neste sentido, de pressionar através da mídia, sugiro que em paralelo todos utilizem as mídias sociais para divulgar o artigo do Danilo.
Este tipo de divulgação, tem repercutido fortemente em alguns assuntos fora da mídia padrão. Vide o caso dos produtos com prazos de validade vencido do Nacional. Entre outros. Até governos são derrubados assim. Se a "comunidade" adotar a causa, claro.
Mas para isto, como dizem no meio, é preciso torná-lo viral. Que se multiplique entre todos.
Quem usa Facebook, Twitter ou afins, compartilhem o artigo. Detalhe: compartilhem no modo público. E incentivem seus "amigos" a compartilharem também. Se der repercussão a cadeia está feita. Chegará rapidinho aos "ouvidos" dos políticos e da própria imprensa.
Como dizem, no mínimo já ajuda.
Já fiz minha parte!
Att
Paulo
29 Fev 2012
Ruy
Bem colocado o manifesto, que poderia ser num sábado/domingo à tarde com todos os barcos possíveis diante do Gasometro, carregando algumas faixas alusivas à falta de responsabilidade dos órgãos (devidamente nominados), e com solicitação da mídia para comparecer e registrar.
Ruy
29 Fev 2012
Pedro
Marta!
Minha amiga!
Da uma olhada nesta confusão que se criou e veja se podes nos ajudar como velejadora e sócia do janga.
Abraços
pedro
29 Fev 2012
Pedro
Se a comunidade náutica, velejadores e lancheiros se mobilizarem numa manifestação, tenho certeza que a imprensa não vai deixar de registrar. Se conseguirmos passar, na orla de Ipanema ou gasômetro.
Pedro
29 Fev 2012
Norberto
o mpe só em relação aos órgãos estaduais e municipais. no caso dos órgãos federais, teria que ser envolvido, também, o mpf.
29 Fev 2012
Plínio
É mais um exemplo da irresponsabilidade e incompetência do poder público, que exige do cidadão o absoluto cumprimento das leis, sob pena de punições severas, mas não se comporta como cidadão, colocando-se à margem das leis e inatingível pelas responsabilizações dos erros e descumprimentos cometidos.
Plínio
29 Fev 2012
José Antônio Torelly Campello
Será que esta barbaridade, este abandono, o desrespeito ao cidadão navegador terão de provocar vítimas fatais para ensejar uma rápida solução das Autoridades competentes?
29 Fev 2012
Lucas Onzi
Absurdo total!!! Não temos como entrar com ação pública contra o DMAE ou a PMPA?
É impressionante esse Brasil: o governo nunca faz nada, quando faz, consegue piorar as coisas.
Lembremo-nos na hora de votar...
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