No final de semana 01-02 de Dezembro de 2007, estaremos desembarcando no Parque Itapuã, com a proa na preservação ambiental.
Confraternização na Praia da Pedreira, Sábado à noite.
Desembarque na Praia do Sítio, Domingo pela manhã.
Deixaremos a praia bem melhor do que está.
Venha conosco, a vela ou a motor!


Patrocinador anônimo
(Comte do Jangadeiros)

Patrocínio



Apoio

Autorização Especial


Apoio

CLUBE NÁUTICO ITAPUÃ

Realização
 

______________________________________

Cruzeiro do Bugio
Aviso
(substitui o Aviso anterior)

21 Nov 2007
O Cruzeiro do Bugio

A Praia do Sítio é, sem dúvida, a mais bonita do Rio Guaíba. Situada em área de preservação ambiental, a área faz parte de uma unidade de conservação ambiental, o Parque de Itapuã. O local é reduto dos bugios ruivos, uma espécie em extinção.

Nas cheias, o Guaíba deposita na praia embalagens de plástico e outros objetos que descem o rio boiando, aí incluídos aparelhos completos de TV, sofás, e outros objetos inusitados.

São coisas jogadas na água desde centenas de quilômetros rio acima, bem pra lá de Cachoeira do Sul, e que descem o Jacuí e outros rios misturando-se com o que é depositado em Porto Alegre.

Reunindo todos os navegadores (veleiros e lanchas), o Cruzeiro do Bugio chama a atenção para a questão ambiental, através de um mutirão, em demonstração clara e objetiva da importância da preservação ambiental e da ecologia. Em 2006, 41 embarcações e mais de 100 navegadores participaram do evento. O bugio agradece, em nome da natureza.

Programação

Sábado, dia 01 Dez 2007
Largada às 10 horas, junto ao farolete do Veleiros do Sul. Percurso livre. A distância aproximada do Veleiros do Sul à Praia da Pedreira é de 22 milhas. De lá à Praia do Sítio tem mais 1,2 milha náutica. Chegada na Praia da Pedreira no decorrer da tarde. Desembarque.

Para a noite venha para o "Ronco do Bugio", uma confraternização com choripan*, cerveja e refrigerante. Saiba mais abaixo o porquê do nome da confraternização. Roda de samba na praia: violeiros, apresentem-se! Apresentação do coral dos bugios da Praia do Sítio, ainda sujeita a confirmação.
O trapiche estará reservado para o desembarque e para casos especiais, a critério da Comissão Organizadora. Providenciaremos desembarque em botes infláveis para os barcos que não o tiverem e solicitamos o auxílio de quem tiver.

O desembarque autorizado representa também uma oportunidade única para fotografar e caminhar na Praia do Sítio sob as centenárias figueiras, apreciando a beleza ímpar do local.

Domingo, dia 02 Dez 2007
Translado à Praia do Sítio. Desembarque a partir das 8 horas. Locução de biólogo pelo VHF, com informações sobre o Parque, a confirmar.
Início da coleta às 9 horas.
Encerramento das atividades às 12 horas
Retorno livre para Porto Alegre.

Os primeiros a desembarcar verão pegadas e rastros dos animais na praia, como dos lagartos, e outros.
(Nascer e pôr-do-sol 02DEZ07: 06:15h ~ 20:12h, Hor. Verão)

Autorização Especial para desembarque
O desembarque foi autorizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente exclusivamente aos tripulantes de embarcações inscritos no evento, para os quais serão previamente adquiridos ingressos ao Parque, pela organização do Cruzeiro. A venda de ingressos nas praias é proibida. Este evento não é público. A participação está condicionada à inscrição. Os participantes interessados somente na atividade de domingo também deverão fazer a inscrição.

Embarcações que podem participar
Qualquer embarcação de recreio a vela ou a motor, exceto aquelas com propulsão a jato de água.
Obs: A propósito da utilização de embarcações não cabinadas, não é permitido acampar no Parque.

Inscrições

O prazo de inscrição foi alterado em 28 Nov 2007:

Inscrições na Secretaria Esportiva do Veleiros do Sul, ou no Clube Náutico Itapuã, a R$15/tripulante, até quinta-feira 29Nov2007, por ocasião da Palestra do Comte Cylon Rosa Neto no Veleiros do Sul. O valor inclui o choripan, bebibas, e ingresso para o parque. Crianças com menos de 10 anos estarão isentas de pagamento. Inscrições após 28 Nov custarão R$20/tripulante (precisamos informar o número aproximado de participantes na quinta-feira). Somente serão considerados participantes do evento, as pessoas cujos nomes estiverem corretamente preenchidos na Ficha de Inscrição devidamente assinada pelo Comandante da embarcação na secretaria do clube, quitada. O pgto poderá ser efetuado em cheque ou dinheiro.
Imprima sua Ficha de Inscrição e leve-a ao clube.

Comunicação
Canal VHF 69, permanentemente ligado desde as 10h de sábado até o Meio-dia de Domingo.

Infraestrutura no Parque
A Praia da Pedreira tem um bom trapiche de madeira tratada e oferece algumas instalações aos visitantes. Os banheiros são quase tão bons quanto os dos parques do primeiro mundo. Mesas e bancos. Churrasqueiras. Já a Praia do Sítio, que não é local de visitação habitual, não oferece infra-estrutura. O desembarque do Cruzeiro do Bugio nesta praia é uma exceção. É sua oportunidade para estar em um local completamente desabitado há 15 anos.

Mau tempo
Em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, a critério da Comissão Organizadora, o evento será transferido. O eventual adiamento será publicado no Popa.com.br.

Venha fazer a sua parte!
Contribua com a preservação do meio ambiente. Além de deixarmos a praia mais limpa e mais bonita, daremos o exemplo. E, de resto, navegaremos e confraternizaremos com os amigos. É um evento imperdível.

Comissão Organizadora
O Cruzeiro do Bugio, realizado pelo Popa.com.br, tem o planejamento, organização e operação conduzidos pela Comissão Organizadora do Cruzeiro do Bugio, composta pelos comandantes Cylon Rosa Neto (VDS), Luiz Ungaretti (VDS), Rafael Britto (CDJ), Dieter Brack (ICG) e Danilo Chagas Ribeiro (VDS).

A Praia do Sítio
A beleza da Praia do Sítio começa pela forma levemente curva de seus 600m de extensão, encrustrada em costões de rocha nas duas extremidades, no extremo sul do Rio Guaíba, quase na Lagoa dos Patos.

De frente para Noroeste, a Praia do Sítio permite que se assista o pôr-do-sol, de camarote. Fundeando-se junto à praia, enxerga-se o Farol de Itapuã piscando a pouco mais de meia milha dali. A lua cheia aparece poderosa, por detrás do Morro do Campista, junto à Praia do Sítio.

O local representa bom abrigo para fundeio quando não sopram ventos do quadrante Oeste (NW, W, SW), aliás os ventos menos freqüentes na região.

Por que os Bugios?
Onde é que os bugios entram nesta história?
Os bugios vivem no mato. Em certas horas do dia os bugios fazem um alarido danado, ouvido por toda a praia. Essa barulheira é chamada de ronco. É um som alto, que vem de vários pontos do mato do Morro do Campista, com duração variável, mas que pode chegar a 1 minuto talvez. Não tem hora nem freqüência, claro, mas pode ocorrer mais de uma vez por dia. Já ouvi o ronco no clarear do dia, ao meio dia e à tardinha. É um ronco grave, forte e, às vezes, intermitente.

Segundo informação da SEMA, o parque dá abrigo a uns 600 bugios-ruivos (Alouatta fusca) como os da foto ao lado. O ronco ecoa pelos morros. Quem não sabe o que é aquele ruído que toma conta dos morros, deve ficar, no mínimo, intrigado. Não se parece com nenhum outro som de animais. Aliás, não parece ser um ruído animal. Às vezes, é como um chiado grosso. É difícil de explicar. Enfim, é o ronco do bugio.

O bugio é uma espécie ameaçada de extinção. Vive na beira de rios e lagoas e, apesar do baita alarido que faz, não é agressivo. Mas um amigo que quando guri costumava caminhar no mato cheio de bugios, entre a Praia das Pombas e a da Onça, conta que aconteceu dos bichos defecarem nas mãos e jogarem as fezes neles lá embaixo.

Dizem os entendidos que o ronco do bugio pode ser ouvido a 2km, e serve para avisar a vizinhança dos limites do território do bando. No encontro de dois bandos, os bugios mostram o poder roncando. E, como algumas pessoas pensam que seja também entre nós, ganha quem gritar mais alto. E assim o bugio, senhor dos matos de Itapuã, foi escolhido como símbolo de nossos cruzeiros ambientais.

"Ronco do Bugio"
No Rio Grande do Sul, a expressão "Ronco do Bugio" denomina também festival de música folclórica, ritmo de dança, e é motivo de várias canções gaudérias, apontando-o como malvado, esperto e matreiro, como nos versos abaixo.

No lugar onde pousa bugio
Lobisomem se manda da cria
Vagalume apaga o candieiro
E o sol chega mais tarde no dia

Um pouco de História
A região da Praia do Sítio já foi povoada pelos índios tupis e guaranis, e foi palco dos canhonaços contra os navios que vieram defender o Império na Guerra dos Farrapos (1835 ~ 1845). Fortes foram construídos no Morro de Itapuã e no Morro da Fortaleza, porque a navegação precisava ser feita (como ainda hoje) no estreito canal entre estes morros e a Ilha do Junco. Daí o nome Ponta da Fortaleza.

Na segunda metade do século passado alemães colecionadores e comerciantes de antigüidades cataram e levaram armas e outros objetos militares da região, inclusive alguns do fundo do rio, segundo contou uma senhora de idade, que morou na Praia do Sítio. A informação foi confirmada pelo mergulhador que trabalhou na recuperação das peças.

Na Praia do Sítio e na Praia da Pedreira haviam vilas de pescadores até a criação do Parque de Itapuã, no início dos anos 90, quando a região foi desapropriada e o parque foi completamente fechado ao público. Somente após 10 anos de recuperação é que o parque passou a receber visitas em algumas praias (Praia das Pombas, Praia da Pedreira e Praia de Fora). A praia do Sítio nunca mais foi reaberta à visitação pública.
Na foto em preto e branco acima, de 1965, cedida pelo Comte Carlos Altmayer Gonçalves, observa-se o transporte de uma casa pela praia. Uma capela (veja a pequena torre na foto acima) e ruínas de algumas casas abandonadas é o que sobrou das obras daqueles tempos na Praia do Sítio.

Informações fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente
- A destruição das fontes e nascentes e a escassez qualitativa faz com que muitos rios transformem-se em esgotos.
- Segundo dados da Organização Panamericana de Saúde, 20% dos brasileiros não têm acesso a água potável e 50% não têm coleta de esgoto.
- Pelo menos 2 bilhões de pessoas morrem por doenças de veiculação hídrica.
- A quantidade mínima de água para uma pessoa é de 40 litros/dia enquanto que no Brasil há bairros que consomem entre 350 a 400 litros/dia.
- Pelo menos 40% da humanidade poderá vir a sofrer problemas por falta de água no ano de 2025.
- Cuidar do Brasil é cuidar de cada cantinho destes 12% da água doce do planeta que se encontra no Brasil, e isto é uma grande responsabilidade nossa.

O Cruzeiro do Bugio representa um esforço para não apenas deixar a praia mais própria para a vida, mas também mostrar à população atitude exemplar dos navegadores no cuidado a dispensar com a natureza. Que se incentive atitudes ecologicamente corretas.

Em resumo:
O plástico que vêm boiando pelo Guaíba encalha na Praia do Sítio. Entendemos que podemos deixar a praia melhor do que está. Adotamos os bugios para figurar em nossos eventos voltados à preservação, e queremos vê-los roncando sempre em alto e bom tom. Estamos proporcionando atividade de caráter ambiental.

No sábado, véspera do desembarque na Praia do Sítio, festejaremos o cruzeiro na Praia da Pedreira com choripan e cerveja no Ronco do Bugio.

No Domingo desembarcaremos na Praia do Sítio, e mãos à obra. Teremos a oportunidade também de caminhar e fotografar. Ao meio dia estaremos embarcando de volta.

Prestigie
A organização do Cruzeiro do Bugio é a mais trabalhosa de todos os eventos. O Comte MegaCylon na foto aí ai lado bem o sabe. É preciso muita energia para realizar um cruzeiro assim. O local é distante e não tem infra-estrutura no parque. Temos que levar desde lâmpadas, até carvão a bordo. É uma logística 'bem mais ou menos'. Dessa vez levaremos um freezer com bebidas lá para o meio do mato. Estão envolvidos assadores, organizadores, etc. Fora o trâmite considerável para a obtenção da licença na SEMA e os detalhes por acertar antes do evento no Parque, além da compra de ingressos em grande quantidade. Tudo isso para que V. usufrua do passeio. Compareça. Leve a família.

Patrocínio
Precisamos de mais duas cotas de patrocínio de R$500 para bancarmos as despesas com compra de alimentos, bebibas e ingressos, mão de obra mão de obra sub-contratada no apoio logístico, incluindo fretes por terra. E ainda a questão dos botes para o desembarque. Empresários, Profissionais liberais, que possam ajudar, por favor, entrem em contato: info@popa.com.br.

As informações deste Aviso poderão ser alteradas.
As fotos com navegadores foram tomadas no Cruzeiro do Bugio de 2006.

Em 2006, 41 embarcações participaram do Cruzeiro do Bugio com mais de 100 tripulantes

 

 

Cupido na Praia do Sítio
A canoa Cupido encalhada na praia, e o "ita" entrando no Guahyba, em 1935.
Registro do diário de Hugo Altmayer, preservado pelo Manotaço. Mais! Divulgado pelo
Manotaço! Para que servem documentos históricos engavetados? O Popa publicou esses diários do Hugo,
desengavetados pela boa vontade e disposição do Manotaço.


Foto enviada pelo Comte Carlos Altmayer Gonçalves Manotaço

 

Dúvidas: info@popa.com.br

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics