Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Rio Grande - Bicentenário Almirante Tamandaré
O Mais Longo Evento Náutico do Hemisfério Sul em água doce
A Marinha "pegando pesado"
Uma mobilização pela segurança como nunca visto no RGS
Danilo Chagas Ribeiro
15 Mar 2007
As palestras realizadas ontem à noite na Vento Sul tiveram muito boa acolhida. O local gentilmente cedido pela Comodoria do Veleiros do Sul foi palco de demonstrações de grande conhecimento sobre a navegação na Lagoa dos Patos e sobre a segurança da navegação. Faltou tempo para que os palestrantes passassem o conteúdo programado.
Ferrugem e Manotaço
A apresentação contou com recursos de projeção do Veleiros do Sul (data show). Cartas náuticas digitalizadas com waypoints e rotas foram projetadas pelo Comandante Eduardo Hofmeister Ferrugem, prof. do curso de Capitão Amador (à dir, ao lado). Ele e o inveterado velejador da Lagoa dos Patos, Comandante Carlos Altmayer Gonçalves Manotaço (à esq, ao lado), apresentaram informações relevantes sobre a navegação.
A Marinha presente na reunião
O Comte Franco, da Segurança do Tráfego Aquaviário da Delegacia de Porto Alegre, e o Capitão-Tenente Ruben da Silva Dario, do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos (Rio Grande), participaram da reunião. O Ten Dario apresentou as recomendações e normas da Marinha, quanto a equipamentos obrigatórios, classificação das embarcações, e outras informações pertinentes.
Segurança e abordagens
O Capitão-Tenente salientou que a Marinha está participando do evento para zelar pela segurança. O transcurso do evento não será ocasião para fazer abordagens a embarcações solicitando documentação ou outros itens.
Da esq p/dir, Capitão-Tenente Dario, eu, Cylon, Luizinho e Comte Franco |
Vistorias
A Marinha vistoriará embarcações atracadas, antes do evento, em clima de colaboração, isto é, o Capitão-Tenente Dario deixou claro que, em caso dos equipamentos da embarcação não estarem de acordo com a NORMAM, o comandante não será multado. O Comte Franco informou que a ênfase da vistoria é comunicação e salvatagem (como VHF, bóias e coletes).
Iniciativa apoiada
Quando dos primeiros contatos da organização do evento com a Capitania dos Portos, ainda não tínhamos a notícia das vistorias. Isso nos foi comunicado há uma semana pela Marinha. A organização do evento, no entanto, concorda plenamente com a atitude da Marinha, visando aumentar ao máximo a segurança do cruzeiro-regata. Mais do que isso, entendemos que a maneira proposta pela Marinha para proceder às vistorias não poderia ser melhor.
Comte Eduardo Ribas, e Comte Ferrugem ajustando o projetor |
A Marinha "pegando pesado"
Se por um lado a Marinha não estará pegando pesado
nas vistorias, estará "pegando pesado" na operação. O aparato de segurança montado pelo 5º Distrito Naval para a segurança do Cruzeiro Regata Porto Alegre - Rio Grande é incrível. Um navio de apoio para acompanhar todo o percurso. A bordo do navio, um médico de plantão. Três lanchas, uma para acompanhar de P. Alegre a Tapes, outra de Tapes a São Lourenço, e outra ainda, de São Lourenço a Rio Grande. Além desse aparato todo, um helicóptero sobrevoará o percurso. Duas viaturas da Marinha estarão de prontidão nas rodovias para casos de necessidade de translados.
O Comandante Lavigne, Capitão dos Portos do RGS, requereu que o Serviço de Meteorologia da Marinha forneça previsões meteorológicas específicas para a região do evento.
O navio hidrográfico Comte Varella fará a largada do evento na frente do Veleiros do Sul, e a re-largada em Itapuã. Veja o meticuloso planejamento da operação: Ordem de Operações. E tem mais... Tem até a banda dos fusileiros navais.
A maioria dos velejadores tem contato com a Marinha somente quando "ta pegando". Só quando ela vem pedir, seja documentação, sejam itens obrigatórios. Estamos tendo uma importante oportunidade de conhecer este outro "costado" da Marinha, tão bem-vindo. Trata-se de uma mobilização pela segurança de embarcações de recreio como nunca foi visto no RGS. É o costado safo da Marinha, e já quase no nosso visual. Falta uma semana!
Exigências da Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora fez exigência de dois itens, além dos obrigatórios pela Marinha: GPS e VHF com a garantia de estarem, não só presentes, como também em operação durante todo o tempo do percurso. Isso vai garantir à organização o conhecimento da posição de cada barco a qualquer momento.
Presentão!
O Comandante Augusto Chagas Chaguinhas (foto ao lado) deixou para todos nós lá na Vento Sul um belíssimo presente. Em vez de palestra, deixou-nos sua coleção de waypoints. São pontos do Guaíba e da Lagoa dos Patos reunidos em um arquivo no padrão Ozi Explorer. E de tantos pontos que são, Chaguinhas separou em dois grupos: sinalização dos canais da hidrovia, desde Porto Alegre até a saída ao mar, e outros pontos que incluem bóias, faroletes e faróis no Guaíba e na Lagoa. Além disso, presenteou-nos com outros pontos em Santa Catarina e em outros estados. Em anexo aos waypoints, Chaguinhas forneceu uma relação contendo a descrição dos pontos.
Muito obrigado ao Comandante Chaguinhas por este exemplo altruísta de repartir conosco este belíssimo trabalho que fez, marcando e reunindo pontos por tanto tempo. Clique para baixar (arquivos no formato PLT, Ozi Explorer, 29KB, zipado).
Adesivos
Os adesivos do evento e dos organizadores para fixação nos barcos foram distribuídos. A entrega dos adesivos continuará na Reunião de Comandantes, nesta quarta-feira.
Camisa Pólo
No final da reunião foi apresentada a bonita camisa pólo comemorativa ao Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Rio Grande. Cada tripulante participante receberá a camisa, graças aos esforços do Comandante Eduardo Ribas, Goofy. Isso de ver a soma dos esforços espontâneos gerando resultado, não tem preço. O Eduardo e o Comte Inho (nosso patrocinador anônimo) vieram para o contrabordo da organização do evento, pra valer. Muito obrigado a vocês!
RGYC
Enquanto isso, em Rio Grande, o pessoal está em orça apertada também. O Comodoro Luizinho do RGYC está ultimando os preparativos da grande festa de premiação. Prêmios, aliás, que o Guto correu para obter custeio e já mandou desenhar. Estão quase prontos.
Muito obrigado pela presença de todos às palestras, e em especial ao Ferrugem, ao Manotaço e ao Capitão-Tenente Dario pelas preciosas informações oferecidas. Muito obrigado também ao Vice Comodoro Social do Veleiros do Sul, Carlos Alberto Trein, pelas fotos (menos essa aí danada da camisa), ao Vice Comodoro de Patrimônio do Veleiros do Sul, Cylon Rosa Neto, pela participação. Muito obrigado também ao Comte Luiz Ungaretti Luizinho, sempre atuante. Muito Obrigado à tripulação do Atlantia pela ajuda com os adesivos, e ao Dieter Brack pelo apoio nas inscrições. Muito obrigado à Comodoria do Veleiros do Sul por ter-nos cedido a Vento Sul e o equipamento para a realização das palestras.