Perigoso obstáculo foi removido do Guaíba
Desvendado o mistério d'A Coisa
Danilo Chagas Ribeiro

12 Dez 2006
U
m importante obstáculo (foto) foi removido do Rio Guaíba na tarde de hoje. Tudo indica que "A Coisa", como foi batizada a estrutura metálica, estivesse submersa há alguns anos.

O local de onde foi retirado o obstáculo é uma raia freqüentemente utilizada em competições de monotipos, incluindo Optimists. "A Coisa" era um obstáculo traiçoeiro porque só aparecia com o rio muito baixo. Com o rio na altura normal, o topo do equipamento de aço ficava a menos de um metro da superfície.

Durante a operação de uma regata nas imediações d'A Coisa, o Oficial de Regatas Odécio Adam, do Veleiros do Sul, avistou-a. Marcou o ponto com o GPS, fotografou, sinalizou e divulgou cartazes no clube. O Comandante Eduardo Secco Hofmeister, o Ferrugem, visitou o local e deu início ao processo, encaminhando a foto à SPH - Superintendência de Portos e Hidrovias.

Campeonato Brasileiro da classe 420
O Campeonato Brasileiro da classe 420 ocorrerá em Porto Alegre, em Janeiro próximo, e aquela raia é estratégica pela boa incidência de ventos favoráveis (costa oeste do rio). A remoção do obstáculo era muito importante.

Projeto Guaíba Livre
Em 2003 a SPH empenhou-se significativamente com a navegação de recreio gaúcha, cedendo uma draga, um rebocador, um batelão e toda a mão de obra para remover diversos obstáculos do rio, em operação conduzida pelo Popa.com.br (Projeto Guaíba Livre). O Projeto foi um sucesso, tendo sido reeditado no ano seguinte e contabilizado a remoção de dezenas de obstáculos, dentre eles uma árvore contendo uma pá de hélice encrustrada (foto).

Marolas
No entanto, antes dos contatos com a SPH, percebemos que enfrentaríamos algumas marolas: final de ano, final de governo, e o Diretor Superintendente no exterior.
Que marola, que nada! Encontramos este órgão público com gente de boa vontade, como sempre, dispostos e com iniciativa, apesar das dificuldades com recursos financeiros.

Em conversa com o Diretor de Hidrovias Roberto Falcão Laurino, apresentamos-lhe a página do Popa com informações sobre A Coisa. Ele imediatamente assumiu a causa dos navegadores e autorizou a realização da empreitada. Ficou definida a imediata sinalização e posterior remoção, dependendo de condições adequadas.
O Diretor Laurino, o engº Hermes Vargas dos Santos, Chefe da Divisão de Estudos e Projetos, e o engº Newton Garcia, Chefe da Divisão de Operação e Fiscalização, foram até o local para verificar a profundidade, acesso da draga e outros detalhes, a fim de definir o equipamento a utilizar na remoção.

É agora!
Na tarde de hoje, aproveitando o baixo nível do Guaíba (0,18m R.Harm.) e a bóia já pronta, e ainda o rio espelhado, o Diretor Roberto Laurino autorizou o início da empreitada, e ligou: "É agora, Danilo!". O Ferrugem e eu deixamos nossas atividades de lado e fomos acompanhar a missão.
O Engº Newton Garcia e alguns funcionários da repartição, a bordo da CarbrasMar32 (foto), levaram uma marca de perigo isolado (bóia flamengo) e fixaram-na ao obstáculo, do mesmo jeito como foi feito com a Pedra da Piava.

Mudando de idéia
E com a missão cumprida, prontos para voltar para casa, embaixo de um solaço de 33ºC e sem vento, o engº Garcia mudou de idéia. Resolveu retirar a encrenca do rio hoje mesmo. "Nós vamos voltar pro porto, e daqui a umas duas ou três horas vamos estar de volta com a draga", disse o engº-chefe da DOF (foto abaixo).
Mas credo... O Ferrugem e eu a bordo de um inflável do Veleiros do Sul, não conseguíamos acreditar!

Que disposição notável! Eram umas 11h da manhã. Voltamos para o Veleiros do Sul. Aí pela uma da tarde, eu ainda estava almoçando quando o garçom veio avisar que havia uma ligação para mim no telefone da copa. Era um recado do pessoal da SPH informando que a draga já navegava em direção ao local da operação!!!

Embarquei na corrida no inflável László Böhm, assim batizado em homenagem ao meu amigo que se foi, e atravessei as duas milhas de rio. Encontrei o Torres rebocando a draga Santo Amaro a caminho da encrenca (a draga não tem propulsão).

Tu náááo vais conseguir
O László sempre me apoiou, mas em 2003, quando soube do Projeto Guaíba Livre, e que eu iria pedir ajuda para a remoção à SPH (ou DPREC, como ele chamava), me disse com aquele sotaque caregado: "Tu náááo vais conseguir!". Ah é, é...
Era o que me faltava para encarar a bronca pra valer. Saudades do László... Ele foi um bom amigo e nunca me aprontou.

Tirando a velinha do bolo
O contra-mestre do rebocador Torres, Rudinei, posicionou o comboio com precisão, apesar da correnteza. Kiko, o contra-mestre da Santo Amaro, baixou a caçamba aberta da draga sobre A Coisa. Estava chegando a hora de descobrir o que era aquilo, finalmente. A caçamba foi fechada prendendo a estrutura firmemente. A Coisa subiu tão facilmente como quem tira uma velinha do bolo de aniversário.

Posição esquisita
Estava desvendado o mistério d'A Coisa. Trata-se de um flutuador metálico sem super-estrutura (poderia ter um bate-estaca, p.ex.).

O curioso é que o flutuador estava na vertical, isto é, com a proa para baixo (ou popa, que seja). O mais lógico seria estar com o convés ou com o fundo para baixo, na horizontal. Do jeito em que estava, imagino que se um navio abalroasse o flutuador, tombaria no fundo do rio. Mas, sem nenhuma dúvida, faria parar um veleiro ou lancha, com conseqüências seríssimas.

Agradecimentos
Fica aqui o agradecimento dos navegadores do Rio Guaíba ao pessoal da SPH, especialmente aos servidores Laurino, Garcia, Hermes, Rudinei e Kiko, pela boa vontade, iniciativa e pelo importante trabalho realizado.
Agradecemos também ao Odécio, o descobridor d'A Coisa, pela atitude e competência na marcação do waypoint, sinalização provisória e divulgação. Agradecemos também ao Ferrugem que se empenhou na empreitada, e que desde 2003 tem colaborado para com esta missão voluntária de retirar obstáculos do rio (Projeto Guaíba Livre I e II). Agradecemos por fim ao Veleiros do Sul por ter cedido o inflável "Lászlo Böhm" para acompanharmos a missão.

Ta vendo, László?
Um trabalho para o bem público desempenhado com extrema boa vontade. Parabéns à SPH. Estamos em fim de governo e a nova diretoria ainda não foi definida. Estamos a menos de duas semanas do Natal, e este povo da SPH trabalhou com o entusiasmo de guri recém empossado no cargo.
Ta vendo, László?!! E olha, ainda não pude publicar nenhuma daquelas tuas histórias danadas que me fizeram rir tanto. As personagens ainda estão vivas. Ou têm parentes vivos. Vai ser complicado, Véio! Vou acabar me incomodando. Acho que só na próxima geração...

 

Detalhe d'A Coisa

 

 

 

O comboio aproximando-se d'A Coisa

 

A caçamba abocanha a encrenca

 

O comboio retorna com o troféu erguido. Missão cumprida!

 

Tripulação do Torres, com o Contra-mestre Rudiney na cabine de comando

 

Kiko, o contra-mestre da draga Santo Amaro

 

À SPH, o agradecimento dos navegadores gaúchos. Dez 2006

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