Mudando a sorte do Cristóvão Pereira
"O Brasil que funciona"
Danilo Chagas Ribeiro

24 Mai 2006
Conversa de trapiche no Veleiros do Sul, em um fim de tarde de maio de 2006. Anoiteceu e estávamos indo embora quando um savacu* pousou em uma amarra do veleiro Bruma. Espreitava a água, pensando no jantar (foto).

O Manotaço, o marinheiro João e eu passamos a observá-lo. A paciência do pescador nos impressionou. Imóvel, em um equilíbrio notável, esperava algum peixe passar por ali. Enquanto isso, o Comandante Carlos Altmayer Gonçalves, o Manotaço, me falava sobre o Farol Cristóvão Pereira.

Manotaço tem se interessado muito pela restauração do Farol Cristóvão Pereira, carente de obras nas fundações, pintura e tratamento da estrutura interna de madeira. Disse o comandante que os cupins estão tomando conta de paus com 20x20cm de seção, dentro do farol. E que a Marinha, trabalhando sempre com recursos escassos, não dispõe de verba para executar a obra.

Surgiu a idéia de ligar para o Comandante Luiz Morandi Chamonix, diretor da Jimo, o renomado fabricante gaúcho de produtos químicos, mais conhecido pelos poderosos cupinicidas que produz há décadas.
O celular saiu do bolso. Em menos de 30 segundos a sorte do Cristóvão Pereira havia mudado.

A Jimo doou 5 baldes de 20 litros do Jimo Cupim para a Marinha, especificamente para a restauração do farol. Na hora! Sem pedir nada em troca. Sem impor condições, sem falar em recibo, nem em coisa nenhuma. Colosso!
Assim é que se faz, Comandante Morandi!

Foi um grande alívio nessa longa missão de tentar manter viva, não só a sinalização da Lagoa dos Patos, mas a memória da navegação fluvial gaúcha.

O Sargento Leite, da equipe da Marinha para a manutenção do farol, externou o agradecimento de uma forma simples e informal, mas que muito nos sensibilizou:

Parabéns! Vocês são o Brasil que funciona.
Quero eu mesmo ter a honra de aplicar o Jimo.
Para nós vai ser de grande valia pois é um produto caro e a área a ser prevenida é enorme.
É uma batalha constante, mas a cada dia me apaixona mais.
Sou faroleiro com orgulho e amor à profissão.

    " O farol é o corpo,
      A luz é a vida,
      E o faroleiro é a alma da sinalização náutica..."

Farol Cristóvão Pereira

Foto Carlos Altmayer Gonçalves Manotaço


Muito obrigado Comandante Luiz Morandi, por atender ao apelo.

Capricha, Sargento! Os baldes estão à disposição, na Jimo.
E manda fotos pra gente, por favor.

Em que pese a boa sorte do Cristóvão Pereira no final daquele dia, o savacu, pivô da história, teve que procurar outro lugar para jantar.
_____________
(*) Nycticorax nicticorax , da família das garças
, cfe "Guia de campo das aves do Rio Grande do Sul", de Teresinha M. Tesche, informação Manota.

Uma atitude exemplar só serve como tal, se for divulgada.

 

Envie seus comentários ao popa: info@popa.com.br

26 Maio 2006
Emilio Oppitz Adriana Tapes
Meu agradecimento pessoal ao Com. Luiz Chamonix Morandi, pois também tenho uma preocupação grande com aquele monumento. E ao Popa, por congregar mais ainda a comunidade náutica, propiciando assim que ações deste tipo tenham maior peso e maior possibilidade de sucesso. Obrigado.
Emilio
Adriana