Bandeiras e galhardetes utilizadas em Regata
(anexo à página Sinalização de Regatas)
Danilo Chagas Ribeiro
2003

 

1. Sinais (bandeiras e galhardetes)
As bandeiras e galhardetes aqui apresentados são os mais usuais nas regatas realizadas no RGS. Há outros mais.
Dividimos os sinais em dois grupos. No primeiro, mostramos os sinais relativos a procedimentos. No segundo estão os sinais que identificam as classes.

1.1. Sinais para indicação de procedimentos


Bandeiras e Galhardetes para indicação de tipo de percurso e número de pernas

Bandeiras para Percursos em forma de Trapézio

 

1.2. Sinais para Identificação de Classes

A título de curiosidade, recomendamos visitar o site International Flag Signaling

 

2. Origem das bandeiras da Sinalização de Regata (curiosidade)
A Sinalização utilizada em regatas utiliza os sinais do "Código de Sinalização Internacional por Bandeiras" que são denominadas conforme o "Alfabeto Fonético Internacional".

O "Código de Sinalização Internacional por Bandeiras" apresenta sinais de identificação (bandeiras e galhardetes) para cada letra e número. Assim é possível transmitir uma mensagem de um navio a outro utilizando-se apenas bandeiras. A letra "I", por exemplo, é uma bandeira amarela com um círculo preto no meio.

Já no "Alfabeto Fonético Internacional" cada letra tem um nome. Normalmente são nomes conhecidos internacionalmente, mas pronunciados em inglês. A letra "A" é chamada de Alfa, a letra B é Bravo, C é Charlie, D é Delta... A letra I é India. Quando um piloto de avião fala com a torre do aeroporto identifica-se dizendo o prefixo de seu avião no código fonético internacional, como por exemplo: "Papa Tango Golf Zulu Echo", que identificaria a aeronave PT-GZE. Se pedirmos pelo rádio do barco a previsão do tempo para a costa do RGS, devemos informar que a região de nosso interesse é a ALFA, ou seja, a área A.

Associando-se o Código Internacional de Bandeiras com o Alfabeto Internacional, chamamos a bandeira amarela com a bola preta no meio de Bandeira India (que é a bandeira "I").

A Federação Internacional de Vela utilizou as bandeiras do Código Internacional para sinalizar as regatas, criando novos significados. Assim, a bandeira India, p.ex., foi escolhida para indicar que quando um competidor queimar a largada, sofrerá determinada penalidade. Nada tem a ver portanto, com a letra I.

Voltar para a página principal de "Sinalização de Regatas"