Sinalização de Regatas
Danilo Chagas Ribeiro

2003

A preparação de um velejador para a competição é multidisciplinar. Preparo físico, disciplina, técnica, treinamento, regras e táticas são itens que compõem a lista.

A sinalização de regatas é parte integrante das regras, mas muitos velejadores reconhecem apenas duas bandeiras (Classe e Papa).

A sinalização faz parte das "Regras de Regatas à Vela" distribuídas gratuitamente pela FBVM (Federação Brasileira de Vela e Motor) e pela FEVERS (Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul). Tais regras estão de acordo com o disposto pela ISAF (International Sailing Federation).

A sinalização de regatas diz respeito à largada, principalmente, mas abrange a sinalização de eventos durante todo o percurso, até a chegada.

Largar bem é muito importante. E quanto mais uniforme for o nível dos competidores, mais importante torna-se a largada. É comum, quase na hora da partida, ouvir-se velejadores perguntando sobre o que está acontecendo na sinalização.

Sejam quais forem as causas alegáveis para o desconhecimento generalizado da sinalização, pode-se aventar a possibilidade da inexistência de um documento mais didático do que os disponíveis. Por esta razão decidiu-se, pretensiosamente, elaborar este trabalho que é dirigido tanto às crianças que velejam em Optimist quanto aos já grisalhos velejadores de Oceano.

 


Sinalização de Regata

1. Experiência em Regatas

Wilson Severo Nunes é funcionário do Veleiros do Sul. Há 32 anos ele vem participando da organização das competições proporcionadas pelo clube.

Wilson, que já atuou na CR (Comissão de Regata) de centenas de regatas, desatracou o "Comodoro Cattivelli" do trapiche do Veleiros do Sul para demonstrar a sinalização de regatas aqui no site.

Colaborou neste trabalho o funcionário Everaldo Pereira, Mestre Amador, há 7 anos participando ativamente da organização das regatas do Veleiros.

2. Tipos de Sinalização

A sinalização é visual e sonora.
A visual é composta por Bandeiras, Galhardetes e quadro-negro (uso restrito). As Bandeiras são retangulares enquanto que os Galhardetes são "bandeirolas" de aspecto triangular (trapezoidal).

A seqüência do sobe e desce das bandeiras e galhardetes varia com o percurso da regata, com variações do vento e com decisões da comissão. Outros fatores influenciam a sinalização como veremos abaixo.
O significado de cada sinal empregado na sinalização de regatas é determinado pela ISAF. Entretanto a CR pode indicar outro significado para um sinal já utilizado pela ISAF. P. ex.: a bandeira Yankee, que significa "siga-me" ou "aproxime-se" poderá passar a significar "depois desta regata haverá outra". A atribuição de um significado alternativo constará das Instruções de Regata.

A sinalização sonora é emitida por buzina e apito (antigamente usava-se um pequeno canhão).

Este trabalho dá ênfase à sinalização visual.

3. Sinais Visuais

As bandeiras e galhardetes mais comumente empregadas na sinalização de regatas foram fotografadas em terra para melhor identificação. Para vê-las, clique aqui.


4. Simulando uma Regata

Fotografa-se bandeiras tremulando, "de través". E tudo fica melhor fotografado quando de "barla-sol". Devido às más condições da nossa sessão de fotos quanto à posição do sol, direção do vento, corrente do rio e percalços de horário, as fotos que você vai ver estão sofríveis. Mas ao sair para uma regata, prepare-se para ver bandeiras de longe, por detrás dos panos do seu barco e dos barcos dos outros. Prepare-se também para ver bandeiras atrás de outras bandeiras. Bandeiras contra o sol e até atrás de chuva. As bandeiras podem ser vistas em detalhe no item 3 acima.

4.1. Identificação da CR

Bandeira Laranja
Quando o velejador aproximar-se da embarcação da CR, certamente já a encontrará sinalizada com uma Bandeira Laranja. Esta bandeira significa que o barco em que a bandeira está hasteada faz parte da linha de largada, ou mais precisamente, que o mastro em que está hasteada faz parte desta linha. A outra extremidade é indicada por uma bóia.

4.2. Retardamento de Largada

RECON
Este galhardete vermelho e branco indica que houve retardamento da largada da regata. A causa mais freqüente desta ocorrência é a falta de vento. Quando a RECON é hasteada são emitidos 2 sinais sonoros (adiante indicados apenas por "SS"). Ao arriá-la, 1 SS será ouvido. Uma vez arriada, a próxima sinalização da CR ocorrerá, no mínimo, 1 minuto após o arriamento.


A bandeira LARANJA identifica a CR.
A RECON, que está sendo içada, avisa que a largada foi retardada.

RECON em terra

Obs.: Wilson lembra que a RECON pode também ser hasteada na sede da "Autoridade Organizadora" da regata (clube). Se isto acontecer, a largada somente poderá ocorrer 1 hora após o arriamento da bandeira. No clube também poderá ser hasteada a bandeira Bravo (vermelha) para indicar que eventuais protestos podem ser apresentados.

 

4.3. Percurso

A regata pode ter percursos diferentes, como o triangular, o trapezoidal ou o Barla-Sota. Há também regatas de Médio ou Longo Percurso, onde não há sinalização específica - vale o disposto na Instrução de Regata, o documento emitido previamente pela autoridade organizadora. Optamos pela apresentação de um percurso Barla-Sota.

Bandeira Barla-Sota
Neste tipo de percurso, os barcos navegam em torno de duas marcas. Partem contra o vento (perna de barlavento) até uma bóia determinada pela CR, e retornam a favor do vento (perna de sotavento). O percurso Barla-Sota é sinalizado pela bandeira Delta.

Indicação do número de Pernas
O número de pernas de uma regata com percurso Barla-Sota pode variar. As pernas são percorridas em continuação uma da outra (barla/sota/barla/sota). A sinalização indicando o número de pernas é feita através de galhardetes. O galhardete de número 4 indica 4 pernas.

Quando o percurso Barla-Sota for sinalizado, a indicação do número de pernas ocorrerá simultaneamente, como se vê abaixo (tenha boa vontade, por favor :) .


A bandeira DELTA (azul e amarela) indica o percurso Barla-Sota. O galhardete 4 indica 4 pernas.

 

4.4. Temporização da Largada

Bandeira indicativa da Classe hasteada - 5 minutos
Os barcos à vela são organizados em Classes. A maioria das classes é composta por barcos iguais (Optimist, Laser, Soling). Há outras, como a IMS e ORC em que o agrupamento se dá por outros critérios.
Em uma regata em que competem barcos de classes diferentes, a CR indica a classe para a qual está sinalizando. Via de regra os barcos mais velozes partem antes. Mais de uma classe pode largar ao mesmo tempo (Ranger22, O'Day23, p.ex.). Quando a bandeira de Classe é hasteada ou arriada, é emitido 1 SS.


A Classe IMS largará a seguir

Frenesi
Até a bandeira da Classe subir, os barcos ficam perambulando próximos à raia. Quando a Bandeira de Classe é hasteada, começa o frenesi das regatas. Aquela buzina "ataca os nervos" da maioria. Equivale ao toque da "Carga da Cavalaria" dos velejadores!
Em 5 minutos ocorrerá a largada. É hora de começar a posicionar-se corretamente em relação à linha de largada. O pessoal fica sério. Acabou a brincadeira. É hora das regulagens de última-hora. Hora de revisar tudo. Os barcos cruzam mais próximos uns dos outros.
Alguns ficam bem nervosos, outros apenas sérios. A concentração aumenta muito. A maioria dos tripulantes fica calada enquanto alguns falam sem parar. Há os comandantes que gritam com a tripulação. Finalmente estamos diante da tão esperada oportunidade de competir.

Bandeira Papa hasteada - 4 minutos
A bandeira Papa significa oficialmente Preparação, e é hasteada 4 minutos antes da largada. Quando é hasteada ou arriada, ouve-se 1 SS. Ela indica que a partir do seu hasteamento os barcos estão em regata, ou seja, valem as regras de regata, ninguém pode estar sendo rebocado, com motor ligado, etc.

A maioria dos velejadores desconhece o porquê desta sinalização pois parece ser superabundante. Afinal, já estão "Preparados" há 1 minuto.

No entanto, a bandeira exibida neste momento (4 minutos antes da largada) indica, além das informações acima, o tipo de Penalidade que sofrerá aquele que queimar a largada, como se considera adiante.


Papa - A Bandeira de Preparação ou "Bandeira de Penalidade"


Q
uem partir antes da hora estará sujeito a uma das 4 alternativas previstas nas Regras. A CR determina a alternativa a ser aplicada.
E como ela informa? Através da bandeira exibida 4 minutos antes da largada.


A Papa é a bandeira padrão a ser exibida neste momento e indica que quem queimar a largada, deverá voltar para o outro lado da linha e largar novamente (regra 29.1). É a "pena mínima" a ser exigida para a reparação do erro. Devido a este significado, pode-se interpretar a Papa (ou sua substituta) como a "Bandeira da Penalidade". As demais alternativas constam das Penalidades de Partida (regra 30). As mais usuais são sinalizadas assim:

Bandeira India
Sempre que a CR entender que a largada poderá ser tumultuada, poderá tomar precauções extras, traduzidas pela aplicação de penalidades mais severas aos infratores. A mensagem é algo como "a CR vai ser mais rígida do que o normal".

A exibição da India significa que, se um barco estiver além da linha de partida (incluindo os seus prolongamentos), no último minuto que antecede a largada, deverá voltar contornando uma das extremidades da linha (bóia ou barco da CR), e só então partir definitivamente. Este procedimento, explica o Wilson, evita a ação dos "para-quedistas". É aquele pessoal que vem em popa com velocidade, contorna a CR e larga oferecendo chances extras de abalroamento. Além disso, diz o decano das regatas gaúchas, o uso da India evita sucessivas anulações de largadas quando há muitos barcos.


India hasteada - precaução extra na largada

Bandeira Preta
Esta bandeira significa que o grau de tolerância para os afobados será mínimo: serão sumariamente desclassificados os barcos que transitarem, durante o minuto final, no triângulo formado pela linha de partida e a primeira bóia a ser alcançada.


Bandeira preta no mastro da CR - Se queimar a largada, está fora da regata.

Obs.: Depois que o sinal de Preparação for hasteado, as marcas de percurso (bóias) não mais mudarão de posição, a não ser que a RECON seja hasteada previamente.

Bandeira Papa arriada (ou uma de suas substitutas) - 1 minuto
Quando a Papa desce, a tensão sobe mais ainda. Aumenta-se a velocidade do barco. A hora de largar está chegando. Neste momento já sabemos com boa margem de acerto, se vamos largar bem, ou não. Os barcos iniciam uma trajetória que deve culminar na linha de largada dali a um minuto. O nervosismo toma conta do pessoal. As chances de abalroamento aumentam pela maior densidade dos barcos. As velas atrapalham a visão. Os proeiros ficam a todo o momento esgueirando-se, tentando enxergar algum outro barco por detrás dos panos.


Papa arriada - Falta 1 minuto para a partida.

Bandeira da Classe arriada - 0 minutos
Largou!!! Quando a bandeira da Classe é arriada, começou a regata. Ouve-se o apito. A maioria dos barcos vem navegando em direção paralela à linha de largada, e mudam de rumo neste momento, para cruzar a linha. Ficam muitas vezes lado a lado, extremamente próximos. Adrenalina pura nas veias.


Classe arriada - Começou a regata!

Largadas Consecutivas
Quando várias classes participam de uma regata (largadas distintas), é muito importante salientar que a bandeira da próxima Classe a largar poderá ser içada enquanto é arriada a bandeira da Classe que acabou de largar. Por exemplo, depois da largada da Classe IMS, largam juntas as Classes Ranger22 e O'Day23. Neste caso, ao mesmo tempo em que é arriada a IMS, são içadas a Ranger22 e O'Day23.
Obs.: No Aviso de Regata constará a ordem de largada. Se a largada para a classe de seu barco for a próxima, comece a contar os 5 minutos. Verifique também o galhardete relativo ao número de pernas: poderá ser diferente de uma classe para outra!


Atenção para largadas consecutivas: enquanto a IMS era arriada, já estavam subindo a O'Day23 e a Ranger22.

Observação Importante: é comum não se ver as bandeiras em movimento, isto é, quando se ouve o apito, a bandeira já subiu ou já desceu. Confira todas as bandeiras içadas para certificar-se da situação atual.

4.5. Anulação da largada

Ooops!
E, por vezes, após a largada, quando pensamos "agora é pra valer", ouve-se o apito. A largada foi anulada.
Dependendo do número de apitos, para alguns ou para todos:

Bandeira X-Ray

Se a CR identificar o barco infrator, hasteará a bandeira X-Ray (pronuncia-se algo como écs-ray). É a bandeira X, que sobe com 1 SS. Trata-se de uma "chamada individual", isto é, para um ou mais barcos, e não para todos. Mas não se fica sabendo se é pra gente, ou não. Estando "com a consciência pesada" é aconselhável voltar e largar novamente pagando a penalidade anteriormente indicada pela Papa ou pela India. Se foi pela Preta, é melhor ir pensando na próxima regata...

Se a CR não perceber que um competidor queimou, ficará impune, mesmo que sob protesto de outros competidores, porque essa falta não é protestável. Mas se a CR perceber e sinalizar, e o competidor não voltar, estará desclassificado.


A bandeira X, "Chamada Individual". Chama quem queimou a largada para que pague a penalidade.

"1ª Substituta"
Caso a CR perceba que houve barcos queimando a largada e não puder identificá-los (uns barcos encobrem os outros), procederá à anulação geral da largada, hasteando o sinal denominado 1ª substituta (nome de bandeira bem ruinzinho este, não é?).
Junto com o hasteamento, se ouvirá 2 SS. Ao ser arriada a tal bandeira, soará 1 SS.


"1ª Substituta" içada, largada anulada!


Mas se não ouvirmos o apito, é hora de esquecer das bandeiras e dos apitos da CR e concentrar-se no rumo, na direção e intensidade do vento, na regulagem dos panos, na faina de cada um dentro do barco, no rumo e na diferença de regulagem do barco que vai à nossa frente. Até nos aproximarmos da CR novamente.
Obs.: Com vento forte é mais difícil de se ouvir o apito. Neste caso é bom dar uma espiada na CR pra ver se "algo diferente" aconteceu.

4.6. Surpresas na volta

Ao cruzarmos pela CR novamente (no caso de regatas Barla-Sota ou de percurso triangular), devemos observar a sinalização no barco da CR. Pode-se esperar por alterações e até mesmo por uma anulação geral da regata:

Bandeira November
A bandeira xadrez indica que a regata (não mais a largada, e sim a regata) está anulada. Três SS são tocados. Esta situação ocorre raramente e deve-se a uma alteração significativa na direção do vento ou completa falta dele.


November - Regata anulada.

Bandeira November sobre a bandeira Alfa
Quando estas duas bandeiras são hasteadas juntas significa que a regata foi anulada e não será retomada no mesmo dia. É para casos de temporal ou outra impossibilidade séria.



November sobre Alfa - A regata foi anulada e por hoje é só...

4.7. Alterações do Percurso

Bandeira Sierra
No caso do vento diminuir bastante ou por outras razões, a CR poderá encurtar o percurso pré-estabelecido. A bandeira Sierra indica isso. Junto com ela subirá a bandeira Azul da Chegada.


Bandeira Charlie
Quando o vento ronda significativamente, a CR pode alterar a posição das marcas (bóias) do percurso. Neste caso exibirá a bandeira Charlie próxima à proa da embarcação da CR e soará o apito repetitivamente. Ao lado da bandeira será exibido um quadro-negro constando o rumo a seguir para encontrar a nova marca. Em vez do rumo poderá também ser exibido no quadro um sinal "+" que significará perna aumentada, ou o sinal "-" para informar que a perna é menor.


Mudança nos planos! A Charlie é exibida fora da verga com a indicação do rumo da nova
posição da próxima marca (bóia).

4.8. Chegada

Bandeira Azul
A bandeira de chegada. Significa que o barco da CR está na sua posição junto à linha de chegada.


A CR sinalizando a chegada com a bandeira Azul

5. Algumas características do "Comodoro Cattivelli"
O barco da CR, "Comodoro Cattivelli", explica Wilson, é um barco especialmente construído para ser CR. A popa é baixa, na linha d'água, para facilitar o resgate de crianças em Optimist. O convés lateral é igualmente baixo para facilitar a passagem de pessoas e equipamentos do barco em dificuldades para o Cattivelli. Há também armários sem porta sob o convés lateral para facilitar a colocação de mastros e retrancas (de Optimists). Internamente o barco dispõe de acomodação para todos os integrantes da CR, incluindo banheiro fechado. O pé direito é alto e o cockpit é coberto e amplamente envidraçado para proteção e boa visibilidade em casos de chuva (tem limpador de parabrisa). A potente buzina funciona a ar.
Dispõe de mastreação para sinalização, de acordo com as novas determinações da ISAF (verga longitudinal), o que permite melhor visualização das bandeiras.


Esta matéria não substitui o regulamento da ISAF, nem da FBVM, nem mesmo da FEVERS, e tampouco pretende esgotar o assunto.
A abordagem aqui apresentada não pretende ser totalmente abrangente. Eventuais erros e imperfeições podem estar contidas no texto,
apesar do nosso esforço em torná-lo o mais preciso possível. Recomenda-se o estudo das regras publicadas pelos órgãos oficiais.

Criação, redação e fotos: Danilo Chagas Ribeiro
Técnica e operação: Wilson Severo Nunes e EveraldoPereira.
Fontes consultadas: "Regras de Regatas à Vela" FBVM e
"Instruções de Regatas" FEVERS 2003
2003

A reprodução deste trabalho, como de qualquer outro publicado neste site, está protegida pela Lei dos Direitos Autorais.
A produção desta publicação contou com o apoio do Veleiros do Sul.

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