O Furacão Katrina
Danilo Chagas Ribeiro

30 Ago 05
O furacão Katrina atingiu o Golfo do México no domingo passado, 28 de agosto, espalhando enorme prejuízo pela região. Alguns o estimam em US$12BI, outros em 30. São prejuízos diretos, mas há outros: o preço do petróleo subiu porque muitas refinarias estão instaladas no golfo e deixaram de produzir por causa do Katrina, que chegou à Flórida (foto ao lado) com 175mph (152 nós, ou 280km/h).

O Comandante Fernando Niedermeier, do Veleiros do Sul de PAlegre, que está subindo a costa brasileira com a família em um veleiro de 43pés em direção ao Caribe, disse que a temporada dos furacões no Atlântico vai de 1º Junho a 30 de Novembro. Ele só sairá para o Caribe, em Dezembro, portanto. Como se vê, o Katrina está bem no meio da temporada, tendo chegado a New Orleans com intensidade 5 (a mais alta - veja em outro artigo), fazendo a pressão cair para 902mb (a pressão normal para ajuste de altímetros é de 1013mb ou milibares).

Um marégrafo registrou ondas de 11m nas proximidades de New Orleans. Em torno de 70% da área da Terra do Jazz foi construída abaixo do nível do mar e do rio Mississipi, e foi fortemente inundada pelo Katrina (foto ao lado).

Apesar dos muito prejuízos, New Orleans teve sorte. O furacão deslocava-se bem no rumo da cidade e, na última hora, rondou para o leste. O olho do furacão passou entre 10 e 15 milhas de New Orleans. E daí se foi para o nordeste, a caminho do centro do país, levando muita chuva e ventos fortes.

Veja as fotos dos barcos atingidos e, mais abaixo, as imagens de satélite mostrando a evolução do furacão.

clique uma miniatura para carregar toda a moldura

Barcos 150

Barcos 149


Katrina

 

26 de Agosto

 

27 de Agosto

 

28 de Agosto

 

29 de Agosto

 

30 de Agosto

 

 

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ