XIV Circuito Conesul
11 Set 2005
Danilo Chagas Ribeiro
14 Set 2005 Participei do XIV Circuito Conesul velejando a bordo do Charlie Bravo V, o catamarã de 43 pés do Comandante Paulo Hennig do Veleiros do Sul. E participar da tripulação deste barco ímpar, embora duplo, é um raro privilégio. (foto CBV, Silvio Avila) Ninguém "amarela" Virada no tempo A frente sul chegou um pouco depois do previsto. No início da tarde, entrou mais de 20 nós do sudoeste, propiciando uma bela velejada para barcos com mais de 30'. Para barcos pequenos, a velejada tornou-se um tanto difícil, segundo o Comandante Fernando Foernges, do veleiro Cibs. Comandante na faina O trabalho mais pesado fica por conta da gurizada, evidentemente, mas quando a faina aperta, o comandante Paulo Hennig passa o leme e vai para a proa, onde não só comanda, como participa da faina. É uma atitude rara e bonita de se ver. Perdas importantes E teve um navio cargueiro que apresentou queixa pelo VHF, alegando que não foram avisados do evento e que poderia haver acidente com os "barquinhos". Não ficou claro o que fariam em relação a nós se avisados fossem. Velas rasgadas e outras conseqüências de vento forte (mais de 20 nós) foram registradas. Por um momento pensamos que um dos maiores veleiros participantes iria retirar-se da competição tal a manobra que o vimos fazer, mas logo voltou ao rumo da regata. Assistimos a um dos dois 360º involuntários que fez. Exemplo do espírito veleiro Ricardo suportou a pauleira sozinho no Conesul com seu Mordente27. Eu estava no trapiche quando o Ricardo chegou. "Não foi mole", disse. Aí vem ele embaixo de chuva, solito no más (foto ao lado). Clima a bordo A maior parte da tripulação do Charlie Bravo V é composta de velejadores de grande experiência. A maioria já cruzou mares, trabalhou como skipper, fabricou veleiros, e alguns acompanham o Charlie Bravo V desde a fabricação. O entrosamento é perfeito. Não há clima de competição a bordo, mas de cooperação e muita diversão. Mulheres no mau tempo Sob o comando da Comandante Conceição Bortolaso, do Veleiros do Sul, as cinco velejadoras mostraram-se determinadas e deram exemplo. Haviam outras mulheres participando do evento, mas a tripulação do Neon era exclusivamente feminina. Pane ou castigo? Track Na carta reduzida aí abaixo, cada bolinha significa um ponto registrado. Alguns trechos são apresentados em detalhe (como a carta não está bem calibrada, no Veleiros parece que o barco andou sobre os molhes). Cada bolinha contém um conjunto de dados, conforme mostrado na tabela. São as coordenadas (Lat/Long) do ponto, data e hora, velocidade (knots) e a proa (direção do barco naquele momento). Com estas informações é possível avaliar a performance, analisar o percurso e totalizar dados. No detalhe superior direito vê-se a espera da largada. Junto ao Veleiros, os procedimentos de saída e chegada. Lá embaixo, o contorno da marca 111, onde houve o retorno. Nos outros 2 detalhes, passagens por duas marcas (bóias ou faroletes) . |
Imagens a bordo do Charlie Bravo V
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Imagens do Conesul
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