Erros nas previsões meteorológicas
Consulte diversas fontes antes de desatracar
Danilo Chagas Ribeiro
04 Set 2006
Ao consultar a previsão meteorológica é sempre bom examinar mais de uma fonte. Os erros podem ser grosseiros, como se vê nos recortes abaixo feitos na tarde de ontem, sexta-feira, 1º de setembro de 2006.
Enquanto a maioria previa vento forte (mais de 20 nós) para Porto Alegre neste sábado, 2 de setembro, alguns previram ventos fracos ou moderados com rajadas, como aconteceu com o Instituto Nacional de Meteorologia, ou previram apenas um pico de menos de 20 nós, como a CPTEC.
Em Março de 2004 este mesmo instituto subestimou o Furacão Catarina que entrou a 150km/h e causou mortes e enormes prejuízos. O chefe de operações da CPTEC declarou na ocasião que o furacão teria rajadas de 10 nós e que não deveria provocar muito estrago.
Veja a animação das imagens de satélite do Catarina e saiba mais sobre o furacão que ficou para a história (principalmente da meteorologia) . Alguns erros observados nas previsões parecem indicar falhas que não dizem respeito ao estudo da meteorologia propriamente dita.
Confira a intensidade dos ventos que sopraram efetivamente, examinando o registro da estação meteorológica do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre (NoAA), mais abaixo. As intensidades do vento são apresentadas em várias unidades de medida. Veja no final da página como converter.
Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia

Weather Channel

Ciram

CPTEC

IRGA/Somar

Marinha do Brasil

Saiba o que é Força 7 vendo a Escala Beaufort
INPE

WindGuru

Wunderground
BuoyWeather

NoAA - National Weather Service (Aeroporto Salgado Filho)
Current Weather Conditions:
Porto Alegre Aero-Porto , Brazil |
(SBPA) 30-00S 051-11W 3M |
|
Conditions at |
|
Wind |
from the WNW (300 degrees) at 30 MPH (26 KT) gusting to 44 MPH (38 KT) |
Visibility |
greater than 7 mile(s) |
Sky conditions |
overcast |
Temperature |
57 F (14 C) |
Dew Point |
50 F (10 C) |
Relative Humidity |
76% |
Pressure (altimeter) |
29.74 in. Hg (1007 hPa) |
ob |
SBPA 022100Z 30026G38KT 9999 BKN027 OVC090 14/10 Q1007 WS RWY29 |
|
24 Hour Summary |
|
|
Time
EDT (UTC) |
Temperature
F (C) |
Dew Point
F (C) |
Pressure
Inches (hPa) |
Wind
MPH |
Weather |
Latest |
5 PM (21) Sep 02 |
57 (14) |
50 (10) |
29.74 (1007) |
WNW 30 |
|
|
4 PM (20) Sep 02 |
59 (15) |
50 (10) |
29.71 (1006) |
WNW 28 |
|
|
3 PM (19) Sep 02 |
59 (15) |
50 (10) |
29.65 (1004) |
WNW 30 |
|
|
2 PM (18) Sep 02 |
59 (15) |
50 (10) |
29.62 (1003) |
WNW 28 |
|
|
1 PM (17) Sep 02 |
59 (15) |
51 (11) |
29.59 (1002) |
WNW 28 |
|
|
Noon (16) Sep 02 |
62 (17) |
51 (11) |
29.59 (1002) |
WNW 26 |
|
|
11 AM (15) Sep 02 |
64 (18) |
53 (12) |
29.62 (1003) |
WNW 24 |
|
|
10 AM (14) Sep 02 |
62 (17) |
53 (12) |
29.62 (1003) |
W 30 |
|
|
9 AM (13) Sep 02 |
59 (15) |
55 (13) |
29.65 (1004) |
WNW 29 |
|
|
8 AM (12) Sep 02 |
60 (16) |
57 (14) |
29.62 (1003) |
WNW 23 |
|
|
7 AM (11) Sep 02 |
60 (16) |
59 (15) |
29.59 (1002) |
NW 15 |
|
|
6 AM (10) Sep 02 |
60 (16) |
60 (16) |
29.59 (1002) |
NW 10 |
light rain; mist |
|
5 AM (9) Sep 02 |
59 (15) |
59 (15) |
29.59 (1002) |
WNW 7 |
mist |
|
4 AM (8) Sep 02 |
59 (15) |
59 (15) |
29.59 (1002) |
NW 7 |
mist |
|
3 AM (7) Sep 02 |
60 (16) |
60 (16) |
29.59 (1002) |
N 2 |
mist |
|
2 AM (6) Sep 02 |
59 (15) |
59 (15) |
29.59 (1002) |
ENE 2 |
mist |
|
1 AM (5) Sep 02 |
59 (15) |
59 (15) |
29.62 (1003) |
E 7 |
mist |
|
Midnight (4) Sep 02 |
60 (16) |
60 (16) |
29.71 (1006) |
E 1 |
light rain; mist |
|
11 PM (3) Sep 01 |
60 (16) |
60 (16) |
29.74 (1007) |
SSW 2 |
light rain; mist |
|
10 PM (2) Sep 01 |
60 (16) |
60 (16) |
29.74 (1007) |
WSW 5 |
light rain; mist |
|
9 PM (1) Sep 01 |
60 (16) |
60 (16) |
29.74 (1007) |
W 8 |
light rain; mist |
|
8 PM (0) Sep 01 |
60 (16) |
60 (16) |
29.74 (1007) |
W 8 |
light rain |
|
7 PM (23) Sep 01 |
62 (17) |
59 (15) |
29.65 (1004) |
SE 10 |
|
Oldest |
6 PM (22) Sep 01 |
62 (17) |
59 (15) |
29.71 (1006) |
S 7 |
|
|
Time
EDT (UTC) |
Temperature
F(C) |
Dew Point
F(C) |
Pressure
Inches(hPa) |
Wind
(MPH) |
Weather |
|
|
The information presented here is taken from products produced by the
U.S. National
Weather Service and other national and international agencies
________________________________________________
Como os velejadores usam a unidade "nó" para medir o vento, aí vai uma forma prática, embora aproximada, de conversão.
Um nó é uma milha náutica/h. Não confundir com MPH (milha por hora) que refere-se à statute mile (a milha terrestre, usada no velocímetro dos carros americanos, p.ex.).
1 milha náutica = 1.852m; 1 milha terrestre = 1.609m. Nós aparecem indicados como knots ou KT em algumas das previsões acima.
De km/h para nós, divida por 2
De m/s para nós, multiplique por 2
De MPH para nós, multiplique por 0,8
(aproximação grosseira)
|