Notícias do popa
(a começar pela última publicada)

22 Jun 2007
Projeto do GPS europeu está fora do rumo

Dificuldades atrasam a operacionalização do Galileo
Galileo, o sistema rival do GPS, apresenta dificuldades. O primeiro satélite já está em órbita, apesar do grande atraso, e o segundo teve um curto-circuito ainda em terra no ano passado e ainda não decolou. O consórcio de empresas que administra o projeto está sem dinheiro e a União Européia ameaça tomar conta da operação. Enquanto isso a Rússia e a China estão desenvolvendo um sistema similar. O orçamento do Galileo (30 satélites) é de 3,6 bilhões de euros. "O programa Galileo está em uma profunda e séria crise. Nós estamos em um beco sem saída", disse Wolfgang Tiefensee, ministro dos transportes da Alemanha, país que atualmente preside a UE. Ainda neste mês o impasse deverá ser solucionado.
Fonte: Folha

15 Jun 2007
Navio derruba ponte

Na China, sob nevoeiro
Navio abalroou pilar da ponte em Jiujiang, no sul da China, hoje, fazendo desabar o vão central de 200m. Pouca visibilidade devido ao nevoeiro pela manhã foi a causa alegada do acidente que teve 2 feridos. A ponte de 1.682m construída em 1988 cruza o rio Xijiang. Acidente semelhante ocorreu no Rio Jacuí, em Rio Pardo,RS, em 1990. Saiba mais sobre o acidente no Jacuí.
Colaboração Rodolfo A. Nunes, Grupo Popa.com.br

12 Jun 2007
Barcaça começará a ser desencalhada hoje

Embarcação bateu em um banco de areia na Lagoa dos Patos
Começam hoje os trabalhos para desencalhar a barcaça Trevo Nordeste, que na semana passada bateu em um banco de areia na Lagoa dos Patos, próximo ao Canal da Setia, na região de Pelotas. A embarcação, com sete tripulantes, está carregada com 3 mil toneladas de fertilizantes e não corre risco de naufragar.
Segundo Ático Scherer, diretor de operações da Navegação Aliança, proprietária da barcaça, a Trevo Nordeste navegava no sentido Rio Grande-Região Metropolitana quando aconteceu o acidente, na noite do dia 24. Pelas informações levantadas até ontem, Scherer acredita que houve um somatório de circunstâncias: excesso de confiança do piloto e carência de sinalização no canal.
- A sinalização de uma das curvas do canal foi danificada. O piloto não parou e acabou batendo em um banco de areia - descreve o diretor.
Scherer informa que o prejuízo provocado pelo acidente deverá ficar em torno de R$ 200 mil. Ele afirma que a retirada da barcaça só começará hoje porque foram necessários estudos para descobrir a maneira mais adequada para desencalhar a embarcação.
Bóias de sinalização são alvo de vândalos
Depois que os estudos foram concluídos, foi preciso autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para dragar o banco de areia. A autorização foi dada na sexta-feira, informa o engenheiro químico Vilson Trava Dutra, do Serviço de Emergência da Fepam.
Uma das causas citadas por Scherer para o acidente tem sido uma dor de cabeça para autoridades: a depredação das bóias de sinalização, especialmente as luminosas, segundo o engenheiro Roberto Falcão Laurino, diretor-superintendente de Portos e Hidrovias do Estado. Sem entrar em detalhes a respeito do acidente com a Trevo Nordeste, Falcão diz que existem 230 bóias na hidrovia Rio Grande-Região Metropolitana. Em média, 20% sofrem a ação de vândalos - quebram os equipamentos - ou de ladrões - furtam peças como baterias e luminárias.
- Esses problemas aumentam a cada ano. Uma das razões é o valor no mercado de algumas peças, como a bateria. O resultado dessa situação é o aumento do risco à navegação noturna - explica o engenheiro.
Há semanas, vem ocorrendo uma série de reuniões entre técnicos da SPH, Polícia Federal, Batalhão Ambiental e outras autoridades para tratar da segurança na hidrovia. Um bóia luminosa custa em torno de R$ 15 mil. Há casos do conserto serem feitos em um dia e, no outro, o equipamento ser novamente danificado.
Fonte: Zero Hora Colaboração: Roberto Gruner

07 Jun 2007
Polícia da Alemanha vira botes de manifestantes na cúpula do G8

A polícia alemã interceptou dois botes infláveis que ingressaram na zona de segurança estabelecida ao redor do balneário onde líderes mundiais reuniam-se, na quinta-feira. Ativistas que estavam na embarcação foram lançados nas águas do mar Báltico. Três deles ficaram feridos. O Greenpeace informou que até 11 botes infláveis tentaram entregar uma mensagem aos líderes do G8 pedindo-lhes que se comprometessem a diminuir substancialmente a emissão de gases do efeito estufa.
Fonte: Reuters/Brasil

21 Mai 2007
Cutty Sark
incendiado em Londres
Considerável perda histórica
O veleiro "Cutty Sark", construído no século XIX e de importância histórica inquestionável, pegou fogo em Londres nesta segunda-feira, 21. Estava em restauração, com verba de 25 milhões de libras esterlinas (36,5 milhões de euros).
O "Cutty Sark" é o último "clipper" utilizado para o comércio de chá entre Grã-Bretanha e China. Construído em 1869 em Dumbarton (Escócia), o navio também foi usado no comércio de lá com a Nova Zelândia. Ele fez sua última viagem em 1938, depois de ter participado de várias edições da "corrida do chá" entre Pequim e Londres.
A empresa que administra o navio, a Cutty Sark Enterprises, informou que as três velas do navio foram totalmente destruídas, mas que metade do material foi salvo, já que havia sido desmontado para restauração. "O mastro, a maior parte do estrado, a ponte de comando e todos os aparelhos não estavam no navio. Tivemos muita, muita sorte. Poderia ter sido muito pior", disse Chris Livett. Segundo ele, o navio pode ser salvo, apesar dos danos. Os bombeiros limitaram-se a afirmar que grande parte do navio foi avariada.
Fonte Terra, Globo Colaboração Favo

17 Mai 2007
Apresentação do livro "Ondas, Ventos e Mitos em Porto Alegre"
A apresentação em Porto Alegre do livro “Ondas, Ventos e Mitos”, da navegadora Mônica Magalhães, ocorrerá nesta sexta-feira, dia 18/05, a partir das 19 horas, no Veleiros do Sul. Na obra a autora narra a viagem com seu veleiro Bikini pelo Mar Mediterrâneo, descreve a navegação e a beleza dos lugares que visitou, as marinas, os antigos portos e cidades históricas com seus mitos e a cultura que marcou nossa civilização.
Este é o terceiro livro de Mônica Magalhães. Os dois primeiros contam a circunavegação pelo planeta, que começou na década de 1980. São histórias fantásticas a bordo do veleiro Bikini, construído em madeira e epóxi com 32 pés de comprimento, e que foram vividas pela sua família nos mares do Caribe, Pacífico e Oriente.
Haverá uma palestra com apresentação de imagens das viagens, e após, happyhour com pratos a la carte e música ao vivo no Bar náutico.

30 Abr 2007
C
OI elege Torben Grael para lista de "heróis olímpicos"
Seis Olimpíadas, dois ouros, uma prata e dois bronzes. Esses feitos já são suficientes para Torben Grael ser reconhecido como um dos mais importantes atletas do Brasil. Agora, o iatista passou a figurar também na seleta lista de competidores considerados "heróis" pelo Comitê Olímpico Internacional. Seu nome está ao lado de outros 346 que tiveram suas biografias escolhidas não só pelas medalhas obtidas mas também por representarem os ideais enaltecidos pela entidade que rege o esporte. São os representantes da elite esportiva mundial entre as Olimpíadas de Atenas-1896 e Atenas-2004. Seus perfis são compilados desde a década de 70 e podem ser vistos no site do comitê (www.olympic.org). O Brasil já contava com três representantes desde 2005: Adriana Behar, Shelda e Ricardo, todos do vôlei de praia. "Não acho que sou um herói, mas é um orgulho ser reconhecido. Não é uma coisa que se dá do dia para a noite", declarou Torben, incluído na relação em 5 de abril, após cerca de quatro meses de pesquisa do grupo de estudos do comitê olímpico.
Folha de São Paulo

26 Abr 2007
Cancelada a busca aérea da tripulação australiana
Suposição de terem caído do catamarã em mau tempo
Segundo a polícia australiana, as informações obtidas no equipamento de navegação do catamarã KazII sugerem que "algo ocorreu" no Domingo, para jogar os 3 tripulantes no mar (56, 67 e 69 anos). O catamarã foi rebocado para o porto de Townsville onde a polícia continua procurando por pistas sobre os desaparecidos há 6 dias em mar grosso.
Colaboração: Walter Bleiker - Fonte: ABC North QLD
Em tempo: Em 7 de maio a família dos velejadores informou que também havia cessado as buscas. Gastaram dezenas de milhares de dólares com o aluguel de aviões, helicópteros e barcos para vasculhar as ilhas da região, informou The Sidney Morning Herald, e nada descobriram.
Colaboração:
João Jungmann

20 Abr 2007
Catamarã de 40pés encontrado sem tripulação
Motor ligado, mesa posta e genoa rasgada
Serviços de emergência na Austrália iniciaram uma operação de busca por três tripulantes de um iate encontrado abandonado na costa de North Queensland. O motor do barco estava ligado, a mesa posta para o jantar, mas não havia ninguém a bordo.
A operação de busca por mar e ar deve refazer a viagem do iate e definir a área de investigação. A polícia acredita que o barco partiu com os três tripulantes de Airlie Beach com destino a Townsville no domingo.
O catamarã de 12 metros foi visto de um helicóptero da guarda costeira na quarta-feira, mas uma equipe de resgate só chegou ao barco na sexta-feira, e confirmou que não havia ninguém na embarcação. Equipes de resgate dizem que estão intrigadas com o desaparecimento misterioso da tripulação.
"Motor ligado"
Todas as velas do barco estavam içadas, embora uma estava muito rasgada, e os coletes salva-vidas ainda estavam na embarcação. Equipes de resgate recuperaram o aparelho do sistema de posicionamento global (GPS, em inglês) do barco, que pode dar a eles mais indicações do paradeiro da tripulação. Doze aeronaves buscam o barco que, de acordo com o correspondente da BBC em Sydney, Nick Bryant, já está sendo chamado de "o iate fantasma".

Veja o vídeo gravado da TV


Fonte: Terra

17 Abr 2007
Propagação sonora por 10 milhas náuticas
Tunt-tunt do rave Guaíba afora

Fora do contexto do Popa.com.br
Passei a noite de sábado, 14 de abril de 2007, embarcado junto a um dos trapiches da Ilha Chico Manuel, no Rio Guaíba, ouvindo som rave involuntariamente. É aquela música(?) caracterizada por tons extremamente graves e ritmo bate-estaca. A zoeira vinha de algum lugar da costa do rio, segundo fui informado, mas não pude identificar. No domingo também ouvíamos o som da rave enquanto velejávamos. Fundeamos junto à Prainha, a 500m do Farol de Itapuã, onde continuava-se a ouvir a barulheira. O Farol de Itapuã está a 10 milhas náuticas da Chico Manuel, ou seja, o som era ouvido a, no mínimo, 18km do local suposto da festa, no bairro Belém Novo. E à tarde, o vento, apesar de fraco, era sul, isto é, era contra o sentido de propagação da encrenca. Uma amiga que velejou na Faxina, também ouviu o som, na mesma ocasião. Acredite se quiser.
Fonte: Popa.com.br

09 Abr 2007
Transatlântico naufraga na Grécia
Abalroando arrecifes
A Promotoria grega acusou anteontem (07), o capitão e outros cinco oficiais do cruzeiro "Sea Diamond" de negligência, pelo choque do navio com um arrecife, que provocou seu naufrágio nesta quinta-feira, em frente à ilha de Santorini no mar Egeu.

No total, 1.156 passageiros e 391 tripulantes se encontravam a bordo do Sea Diamond, que realizava um cruzeiro pelas Cíclades, pelo Dodecaneso e por Creta. Santorini era a última escala antes que o navio voltasse para o porto do Pireu, em Atenas.

Além desta acusação, os tripulantes deverão responder por violação das leis de segurança de navegação, e contaminação do meio ambiente, pelas 450 toneladas de combustível derivado de petróleo que permanecem nos destroços do cruzeiro.

O promotor da ilha de Naxos apresentou as acusações, e ordenou que os seis acusados permanecessem em liberdade provisória até que seja fixada uma data para o julgamento.

O capitão Ioanis Marinos, de 35 anos, além do primeiro, segundo e terceiro oficiais do navio, do assistente dos oficiais e do encarregado de manutenção da embarcação, foram convocados a responder pelos erros que cometeram nas manobras do cruzeiro e na operação de evacuação. A Promotoria acusa o capitão de ter demorado 40 minutos para avisar à Capitania sobre a colisão, segundo relatos de ocupantes e membros da tripulação, que alegaram terem sido eles os primeiros a avisar às autoridades locais sobre o acidente.

A operação de evacuação demorou mais de três horas, durante as quais o navio correu o risco de virar com os ocupantes a bordo. Dois franceses, Jean Christopher Allain, de 45 anos, e sua filha Nayd Allain, de 16, teriam ficado presos no quarto, próximo ao lugar onde ocorreu a rachadura no casco do navio, e permanecem desaparecidos.
As autoridades gregas vêm utilizando barcos de limpeza para conter o alastramento de óleo que vaza do navio.
Fonte EFE
Colaboração Antônio Joaquim Machado

12-02-2007
Tentando bater o recorde dos 50 nós
Voar em vez de velejar
O veleiro francês "Hydroptere" navega a 47,2 nós na tentativa de romper a barreira dos 50 nós. O valor atingido já é um recorde.

Com 18m de comprimento e 24,5m de largura, o veleiro de 6,5 ton só começa a velejar com 12 nós de vento (máx 50). Os projetistas afirmam que o barco não navega. Ele voa, como se vê no vídeo. O projeto, que utilizou carbono e titânio na construção, empregou tecnologia aeroespacial e marítima, de ponta.

No mês passado o Hydroptere levou apenas 6 segundos para passar de 33 para 47,2 nós. Veja o vídeo desta máquina sensacional em http://www.hydroptere.com
Fonte: Augusto Chagas

06-02-2007
Nomeado novo Diretor do Centro de Eletrônica da Marinha
Comte Péricles deixou saudades no meio náutico gaúcho
O Capitão-de-Mar-e-Guerra Péricles Vieira Filho foi nomeado Diretor do Centro de Eletrônica da Marinha.

Ex-delegado da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, o Comandante Péricles deixou saudades pela forma atuante com que conduziu seu trabalho.

Este gaúcho decidido foi o autor da célebre frase "Onde uma acha de lenha flutuar, quem manda sou eu.". Com isso ficou solucionada a velha briga dos navegadores de recreio com a administração do Parque Itapuã, de cujas costas os barcos fundeados eram afugentados por guardas armados. Mais uma vez muito obrigado Comandante, e que tenha muito sucesso nesta nova navegada.
Fonte: Popa.com.br

03-02-2007
Navios construídos com 24 toneladas de sobras de aço do WTC.
O USS New York é o 5º de uma nova classe de navios de guerra, projetados para missões especiais contra terroristas. Pode transportar uma tripulação de 360 marinheiros e 700 fuzileiros navais prontos para combate, para serem desembarcados por meio de helicópteros ou carros de assalto). O aço proveniente do World Trade Center foi derretido numa fundição em Amite, Los Angeles, para moldar a seção de proa do navio.

Quando foi derramado sobre os moldes, em 9 de setembro de 2003, "aqueles rudes trabalhadores comportaram-se com total reverência", relembrou o Capitão Kevin Wensing, que esteve presente. "Foi um momento espiritual para cada pessoa ali."

Junior Chavers, gerente de operações da fundição, disse que, quando o aço do WTC chegou pela primeira vez, ele tocou-o com sua mão e "o cabelo no meu pescoço arrepiou". "Havia um enorme significado naquilo para todos nós, ele disse. "Eles nos jogaram ao chão. Eles não podem manter-nos prostrados. Estamos retornando ao passado".
Divisa do navio : "Never forget"
Fonte: Joaquim Machado

02-02-2007
Catamaran QuatreFoil
Bruno Peyron velejou o Orange 2 batendo o record de velocidade. Agora está testando o seu novo QuatreFoil para novos records. O modelo de 1,60 m já tem provado sua capacidade. Pretende construir um catamaran de 40 metros assim que os testes estiverem prontos. Veja o vídeo do brinquedo (2,9MB).
Fonte: Augusto Chagas

24-01-2007
Simulador facilita manobra de navios em portos
Para aumentar a eficiência da atracação de navios nos portos brasileiros, pesquisadores do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um simulador computacional que calcula com antecedência a viabilidade da manobra a ser executada.
A inovação do programa está na capacidade de simular operações em águas rasas e restritas, ambiente comum em canais e baías próximas aos portos, de modo a evitar acidentes durante os movimentos horizontais das embarcações: avanço (para frente e para trás), deriva (para os lados) e guinada (rotação).
Segundo o coordenador da equipe responsável pelo desenvolvimento do simulador, Jessé de Souza Júnior, o programa faz um cruzamento de informações coletadas em situações reais de atracação, como dimensões, forma e peso do casco do navio, posição de acionamento do leme, direção e velocidade do vento e da correnteza, potência dos motores e distâncias das margens e do fundo do canal.
"A partir dessas variáveis, o programa utiliza modelos matemáticos para fazer cálculos exatos da reprodução da trajetória do navio na prática. O resultado é a apresentação de uma série de recomendações técnicas dos procedimentos a serem seguidos para que a embarcação entre com segurança no porto", disse Souza Júnior à Agência FAPESP.
A ferramenta permite que o prático - profissional habilitado pela Capitania dos Portos para a condução de embarcações - reproduza em tempo real as recomendações descritas pelo software, incluindo os ângulos das manobras e o tempo exato para executá-las.
Segundo Souza Júnior, o programa já está sendo usado no porto de Vitória pela Companhia Vale do Rio Doce. Em um exemplo, os técnicos da empresa queriam saber se era possível atracar uma embarcação de 250 metros de comprimento, dimensão maior do que aquela que o porto recebe normalmente.
"A princípio, achava-se que o navio passaria muito perto do fundo do canal, o que poderia inviabilizar as manobras, mas, em poucas horas, as modelagens do simulador comprovaram a viabilidade técnica do procedimento", conta o professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli.
"Outro ponto importante é que, devido ao excesso de embarcações nos portos brasileiros, as distâncias para as manobras são cada vez menores e a segurança das operações é sempre prioridade", explica Souza Júnior,
O Simulador de Manobras de Navios em Águas Rasas e Restritas foi apresentado à comunidade acadêmica e empresarial no 21º Congresso Nacional de Transportes Marítimos, Construção Naval e Offshore, realizado no Rio de Janeiro.
Fonte: Inovação Tecnológica / Thiago Romero Agência FAPESP 15/01/2007

10-01-2007
Baleia destrói barco e é perdoada por marinheiro
Uma baleia jubarte destruiu uma embarcação de 10 metros, recém-comprada por Lindsay Wright, na costa da Nova Zelândia. O marinheiro contou que estava dormindo quando foi acordado por um forte barulho. Ele subiu correndo até o deck e se viu frente à baleia, que estava a apenas 30 centímetros. "Eu senti vibrações positivas do animal. Eu acho que ele tentava me dizer que sentia muito, que não tinha a intenção", contou Wright a uma televisão da Nova Zelândia. O homem contou que a baleia, um macho que andava em um bando com seis baleias jubartes, atingiu o barco com a cauda, abrindo um grande buraco em um dos três cascos. Fonte: Reuters
Fonte: Agência Baguete

10-01-2007
Submarino americano bate em navio japonês no Mar da Arábia
Um submarino nuclear americano colidiu com um navio petroleiro japonês ao sul do Estreito de Hormuz, no Mar da Arábia. Segundo autoridades japonesas e americanas, não houve feridos. Também não houve derramamento de material nuclear nem de petróleo. "Posso confirmar que ocorreu um acidente entre um submarino e um navio comercial", disso porta-voz da Marinha dos Estados Unidos no Bahrein, comandante Kevin Aandahl. O petroleito, chamado Mogamigawa, vai atracar nos Emirados Árabes Unidos para que sejam verificados os danos sofridos. As circunstâncias do acidente, ocorrido na segunda-feira, ainda não estão claras. Segundo a agência de notícias japonesa Kyodo, o Mogamigawa é operado pela empresa Kawasaki Kisen Ltda. A companhia de petróleo japonesa Showa Shell Shekiyu K. K. disse à agência de notícias que o navio ia do Golfo Pérsico para Cingapura com uma tripulação de oito japoneses e 16 filipinos. O submarino USS Newport News tem 110 metros e 127 tripulantes. Em fevereiro de 2001, o submarino nuclear americano Greenville afundou um navio pesqueiro japonês no Havaí, matando nove marinheiros.
Fonte: Agência Baguete

08-01-2007
Velejadora sofre ataque de boto
Kelly James, 27 anos foi atingida no tórax, dia 26 de dezembro, quando um boto de 300 kg pulou sobre a proa do barco em que ela se encontrava, próxima a Península de Coromandel na Nove Zelândia. Peritos no assunto disseram ser o incidente muito raro. Ela teve o tórax quase esmagado provocando lesões internas além de uma vértebra fraturada e várias costelas. Ao ser levada num helicóptero chegou a ter duas parada cardíacas. Uma outra pessoa foi jogada na água e duas mais sofreram pequenas injúrias.
Acidentes com animais desse tipo são pouco comuns mas a guarda costeira avisa que nunca devemos esquecer tratar-se de animais selvagens.
Fonte: Comte Augusto Chagas

07-01-2007
"Por que mudar de bordo?" - Palestra de Boris Ostergren
O Iate Clube Guaíba realizará no dia 09 de janeiro terça feira, com início às 19:30h, Palestra Técnica sobre: PORQUE MUDAR DE BORDO (CAMBAR). Com o Sr. Boris Ostergren.

A palestra será realizada na sala do Conselho Ruy Reichardt Wiedmann, aberta a todos os velejadores e será gratuita. Favor confirmar presença pelo e-mail icgesportiva@terra.com.br

Para discutirmos na palestra, envie suas respostas para migpetko@terra.com.br, até as 1400h de 09/jan, às seguintes perguntas

a-Por que mudar de bordo num contra-vento?
b-Qual o momento certo para cambar?
c-Qual o momento estratégico para cambar?
d-Numa regata, se um grupo de barcos cambarem por que eu devo ou não devo imitá-los?
e-Que perguntas eu devo me fazer antes de decidir por cambar?
f-Que diferenças existem numa cambada quando estou em regata de percurso ou em cruzeiro?

Fonte: e-mail enviado por Miguel Virgílo Pektovicz/ICG.

05-01-2007
Velejador de 14 anos é o mais jovem a cruzar o Atlântico em solitário (complementação da notícia anterior)
Com informações do Sail-World.com e do Guardian

Michael Perham, um estudante de 14 anos, entrou para o livro dos recordes ao se tornar a pessoa mais jovem a cruzar o Atlântico em solitário. Michael Perham, de Potters Bar, no condado de Hertfordshire, na Inglaterra, terminou sua viagem de 3.500 milhas quando entrou na Nelson's Dockyard, na ilha caribenha de Antigua, ontem, dia 3 de janeiro, às 14h (GMT). O adolescente, que enfrentou mais de seis semanas no mar, foi escoltado para dentro da doca por uma flotilha. Durante a viagem, ele lutou contra ondas gigantes, águas infestadas de tubarões e vendavais.
Heather, a mãe do jovem velejador, assistiu ao seu retorno em Potters Bar com outros membros de sua família. "Ele está muito, muito feliz. Ele viu todos os barcos saindo para recepcioná-lo e ficou simplesmente maravilhado com a recepção que teve", ela comentou.
Michael, que veleja desde os sete anos, partiu para sua viagem de Gibraltar no dia 18 de novembro de 2006. Ele seguiu com os ventos alísios. Seu pai Peter é um experiente velejador e acompanhou a viagem do filho em um barco que seguia duas milhas atrás e manteve contato regular com o garoto por rádio.
Peter Perham afirma estar muito orgulhoso do recorde do filho, que teve a idéia de fazer a viagem três anos atrás, quando assistiu a um vídeo sobre o recorde anterior. "Ele me disse que seria maravilhoso se pudesse quebrar o recorde. Como pai, eu pensei que era um típico sonho de garoto, nunca pensei que realmente aconteceria. É uma pena ele ter perdido toda a festa de Natal e ele ficou sem alguns alimentos, mas eu não podia ajudá-lo, senão quebraria as regras", conta.
"A escola nos apoiou bastante. Sua professora disse que ele aprenderia muito mais durante essas semanas no oceano do que na escola", completou.
Michael esperava terminar a viagem na terça-feira, mas um problema com a vela do seu barco de 28 pés, o Cheeky Monkey, atrasou sua chegada em Antigua em 24 horas.
O recorde anterior foi conquistado por Sebastian Clover, que velejou das ilhas Canárias para a Antigua em Janeiro de 2003, quando tinha 15 anos. Ele também foi acompanhado por seu pai, que seguia em um barco ao lado.
Fonte: Terra. Colaboração: Roberto Gruner

03-01-07
Erupções solares comprometem os sinais de GPS
Grandes erupções solares causam falhas nos sistemas
de navegação por GPS, que podem perder o sinal por alguns minutos ou ter sua precisão comprometida. O problema foi descoberto por um grupo de pesquisadores da Universidade de Cornell, nos EUA, com participação do pesquisador brasileiro Eurico de Paula, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com de Paula, as erupções solares podem causar instantaneamente atenuação no sinal de GPS: “Felizmente, o efeito dura apenas cerca de 10 minutos. O problema é que, alguns dias após as erupções, a Terra é atingida por tempestades geomagnéticas que causam irregularidades no plasma da ionosfera e afetam o GPS de forma mais severa”.
Segundo o cientista, o sistema de GPS consiste em 24 satélites ativos orbitando a cerca de 20.200 quilômetros de altitude, cujos sinais eletromagnéticos são transmitidos através da ionosfera, a camada ionizada da atmosfera, conhecida como plasma, localizada entre 60 e mil quilômetros de altitude.
Quando há irregularidades no plasma, o sinal do GPS é submetido a cintilações que podem tirar alguns dos satélites do ar, comprometendo a qualidade do sinal. “Mesmo em condições normais de atividade solar, a ionosfera já causa um atraso na propagação do sinal do GPS e induz a erros de posicionamento. A correção desse atraso é feita com os chamados sistemas de aumentação, que transmitem o sinal corrigido a satélites geoestacionários, que o retransmitem para os usuários”, explicou de Paula.

Problemas nos trópicos
O sistema de aumentação, no entanto, só funciona com perfeição em latitudes médias entre os trópicos e os pólos , incluindo os Estados Unidos e a Europa. Em regiões tropicais do planeta, como no Brasil, a ionosfera apresenta instabilidades do plasma, causando cintilação na amplitude e na fase do sinal do GPS, reduzindo o número de satélites disponíveis para um número crítico. “Em geral recebemos sinal de oito a dez satélites com o GPS. Durante as cintilações o número pode cair até quatro e o sistema fica com a performance muito deteriorada”, disse o pesquisador.
Para de Paula, a implementação do sistema europeu correlato ao GPS, o Galileu, deverá minimizar os efeitos das
tempestades geomagnéticas. “O Galileu disponibilizará para os usuários uma constelação maior de satélites, portanto o sinal permanecerá ainda que a instabilidade afete alguns dos satélites”, afirmou.
Segundo ele, o Inpe está desenvolvendo um sistema
de previsão do tempo que anunciaria a chegada de distúrbios solares na Terra, o que poderia servir para alertar os usuários de sistemas de GPS quando houvesse probabilidade de instabilidades. Além de afetar os sistemas de posicionamento e de navegação por GPS, os efeitos dos fenômenos solares interferem em sistemas de telecomunicações, podem ocasionar danos em satélites e causar black-outs nos sistemas de transmissão e nos transformadores de energia elétrica.
Fonte: Agência FAPESP 22/12/2006
. Colaboração: Rafael Britto

03-01-07
Menino de 14 anos bate recorde
Um adolescente inglês deve entrar hoje para o livro dos recordes ao se tornar a mais jovem pessoa a atravessar sozinho o Oceano Atlântico. Michael Perham, 14 anos, deve chegar hoje ao final de sua viagem de 5.632 km, na ilha caribenha de Antígua.

Ele iniciou o percurso, há seis semanas, em Gibraltar, no sul da Espanha. O barco de Perham enfrentou ondas gigantes, mares infestados por tubarões e furacões. Um útimo imprevisto adiou a chegada por mais 24 horas.

Apesar do adolescente realizar a viagem sozinho, seu pai, Peter, um experiente navegador, faz contatos regulares por rádio. O recorde anterior de mais jovem a cruzar o Oceano Atlântico é de Sebastian Clover, 15 anos, que navegou das Ilhas Canárias até Antígua em janeiro de 2003.

O porta-voz da família informou que Michael espera ansiosamente para voltar à terra firme. Ele sente falta do conforto de seu Playstation, de um bife e de ir para cama sem estar molhado, contou.
Fonte: Terra. Colaboração: Roberto Gruner

 

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