Notícias do popa
(a começar pela última publicada)

Notícias veiculadas no período Jun/05 a Jun/06

26-06-06
Clube Náutico Itapuã elege nova comodoria, por aclamação
Comodora: Christina Pinho Silveiro (Tina)
Vice-comodoro administrativo: Carlos Eugênio Ortiz Cruz
Vice-comodoro esportivo: Paulo Korff
Vice-comodoro de obras: Luiz Carlos Lebesa (Lala)
Vice-comodoro de planejamento: Larri Martins

26-06-06
Nova comodoria do Rio Grande Yacht Club
Comodoro Luiz Carlos Valente Lourenço
Vice-Comodoro de Finanças Richard Jhon Ruffier Grantham
Vice-Comodoro de Patrimônio Carlos Augusto Miranda Vieira da Fonseca
Vice-Comodoro de Vela Eduardo dos Santos Devilla
Vice-Comodoro de Outros Esportes Luiz Alencar da Silva Moraes
Vice-Comodoro Social Fernando Fernandes Spies
Vice-Comodoro de Relações Públicas Péricles Antonio F. Gonçalves
Notícia por Fernando Maciel

24-06-06
Resultado das eleições no Clube dos Jangadeiros
, de Porto Alegre

Total de votantes : 218
Votos da Chapa 1 : 138
Votos da Chapa 2 : 79
Votos nulos : 1

Constituição da Comodoria eleita :

César Rostirola - Comodoro
Pedro Chaves Barcellos Filho - Vice-Comodoro Administrativo
Luiz Francisco Gerbase - Vice-Comodoro de Desenvolvimento e Marketing
Antonio Joaquim Machado - Vice-Comodoro de Obras e Patrimônio

18-06-06
B
rasil1 será vendido

O projeto do Brasil 1 custou US$ 15 milhões. Segundo divulgaram jornais espanhóis, o barco será comprado pela Volvo e será repassado a equipe espanhola para que o Movistar, que afundou, cumpra compromissos com patrocinadores. O Brasil 1 será o Movistar. Fonte: Yahoo

16-06-06
Balão cai e provoca incêndio em veleiro ancorado no Iate Clube em Niterói
Rio - Um balão teria causado a destruição, na noite desta quinta-feira, de um veleiro de 15 metros que estava no Rio Iate Clube, na Estrada da Fróz, que liga os bairro de Icaraí e São Francisco, em Niterói, na Região Metropolitana.

O balão, com bucha acesa, caiu no interior da embarcação e o fogo se alastrou rapidamente. Bombeiros do Grupamento Marítimo e do Terceiro Grupamento de Niterói foram acionados e tiveram dificuldades para trabalhar porque o veleiro estava a 50 metros do ancoradouro e teve que ser rebocado. Em 40 minutos o fogo foi controlado, mas a embarcação ainda passará por perícia para confirmar a origem do incêndio. Ninguém ficou ferido. Fonte: Terra.
Colaboração: Comte Roberto Gruner.

14-06-06
Navegador holandês ganha fama com Brasil 1
Navegador do Brasil 1, ele é, desde sexta-feira, o velejador mais famoso de seu país. “No dia da chegada, estava assistindo televisão e vi minha entrevista no jornal das 19 horas, o principal daqui. Não me lembro de ter visto nenhum velejador nesse espaço antes”, explicou. Tanta atenção do público e da imprensa tem sentido. Marcel foi o primeiro holandês a chegar a sua terra natal. O Brasil 1 venceu a etapa, batendo o quase invencível ABN Amro 1, barco batizado em Roterdã. “É uma situação engraçada. Mas não posso negar que é bom ser o primeiro holandês a chegar à Holanda e que é ainda melhor fazendo isso batendo o barco holandês”, ri, do alto de seus 2 metros de altura. Além de mais famoso, Marcel é, também, o velejador holandês mais bem-sucedido da competição. Apesar do ABN 1 ter vencido a Volvo Ocean Race com uma bandeira holandesa, a tripulação não tem nenhum tripulante do país. Os únicos representantes estão no ABN Amro 2 (Simeon Tienpont e Gerd Jan Poortmann) e no Brunel (Eduard van Lierde).
(Fonte: Último Segundo)

14-06-06
Google lança nova versão do Google Earth (GE)
Além de oferecer imagens com melhor resolução no Brasil, o GE lançou nova versão com melhor interface de controle, novas funções, e em português. Aceita multi-layer (camadas múltiplas de imagens) facilitando a visualização em 3D. Trabalha com mapas de dados como relevo e temperatura. A versão atual tem compatibilidade com Mac e com Linux (primeira vez). O Google Earth 4 pode ser baixado daqui: http://dl.google.com/earth/GE4/GoogleEarthWin.exe. Opte por salvar e instale em seguida.
Esta notícia recebeu a colaboração de César Moraes
.

30-05-06
Falaceu a velejadora mirim Kat Schürmann
Kat, filha da família de velejadores Schürmann, já havia feito uma volta ao mundo, navegando 27.000mn no projeto Magalhães Global Adventure. Foi adotada na Nova Zelândia, já soropositivo. Aos 13 anos, de pneumonia.

25-05-06
Equipes seguem tentando buscar o Movistar nas águas da Irlanda
A busca pelo barco espanhol Movistar, que teve um problema e foi abandonado por sua tripulação durante a sétima perna da Volvo Ocean Race, prossegue nas águas do sudoeste da Irlanda. Porém, o mau tempo e a pouca visibilidade persistem na área, o que prejudica as buscas. Até mesmo um avião está sendo utilizado para procurar a embarcação.
Segundo declarações do chefe de imprensa do Movistar, Alejandro Varela, a busca do barco "não vai parar até que encontrá-lo seja materialmente impossível".
Varela reconheceu que as chances de recuperar a embarcação espanhola vão "de todas a nenhuma", e voltou a dizer que a missão é como procurar "uma agulha em um palheiro", ao lembrar que "o navio mede 21 metros e o oceano é imenso". (Fonte: Terra)

04-05-06
Convite para cerimônia de espargimento de cinzas

Dia 6 de maio de 2006, sábado, às 10h, em frente ao GPA, próximo ao vão móvel da travessia do Guaíba, será realizada a cerimônia de espargimento das cinzas de Edgar Ferme no Rio Guaíba, em Porto Alegre.
Edgar iniciou no meio náutico remando no GPA. Depois associou-se ao Navegantes São João, de onde foi para o Iate Clube Guaíba. Ultimamente freqüentava o Clube Náutico Tapense, onde atracava seu veleiro Ranger22 Gentoo II.
Mais informações sobre a cerimônia com o Comte Ricardo Bruxa, 51.9141-4717.

04-02-06
Sem dinheiro, Marinha desiste de submarino

Sem dinheiro e sem muita esperança de vir a ter o orçamento recuperado, o Comando da Marinha suspendeu em outubro de 2005 o programa de construção do primeiro submarino de projeto nacional, o SMB-10, de 2.500 toneladas. O programa previa a produção, no Rio, de duas a seis unidades. É uma perda e tanto. A operação de uma Força de Submarinos de bom porte, com 10 ou 12 navios, seria a forma mais barata e eficiente de defesa dos interesses do País na plataforma continental. Cada submarino custaria até US 200 milhões. Entre os recursos que seriam defendidos na plataforma estão as jazidas de petróleo. O complexo de 276 campos e 15 mil poços passará a produzir 1,91 milhões de barris por dia no segundo semestre, dando ao País a auto-suficiência de produção. Algumas das perfurações foram feitas a 1.800 metros de profundidade sob o oceano. Há plataformas localizadas a 200 km de distância da costa. Os estoques, avaliados em US 300 bilhões, são suficientes para 20 anos de consumo estável. "Durante muito tempo o almirantado brasileiro pensou em ter uma espécie de Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) do mar", lembra um experimentado comandante da Marinha.
Fonte: Yahoo!

04-02-06
Barco egípcio pegou fogo antes de afundar

CAIRO. Sobreviventes do naufrágio do ferry al-Salam 98, sexta-feira, em águas egípcias, disseram ontem que a embarcação se incendiou e o capitão os abandonou num bote salva-vidas. Das cerca de 1.400 pessoas que estavam a bordo, 800 estão desaparecidas, e provavelmente mortas. Foram retirados do Mar Vermelho 400 sobreviventes e 195 corpos. O número total de mortos seria de cerca de mil, na grande maioria egípcios. Passageiros contaram que tripulantes lhes disseram para não se preocupar com um incêndio sob o deque e chegaram a ordenar que tirassem os coletes salva-vidas. A empresa egípcia proprietária do ferry, el-Salam Maritime Transport Company, disse que não sabia o paradeiro do capitão, Sayyed Omar. — O barco começou a afundar e o capitão pegou um bote e partiu — contou Shahata Ali. O Ministério dos Transportes egípcio disse que aparentemente o fogo teve início num dos 42 veículos que o ferry transportava e que tripulantes se enganaram ao achar que o fogo fora debelado. Sobreviventes disseram que o navio afundou em menos de dez minutos.
Fonte: O Globo

23-12-05
Cruzeiro Costa Leste 2006
O Iate Clube do Rio de Janeiro realizará um evento aberto chamado Cruzeiro Costa Leste, que prepara os tripulantes e comandantes de barcos de cruzeiro para velejar pela costa leste do Brasil. São aproximadamente 850 milhas ao mar com saída no dia 29 de julho na cidade do Rio de Janeiro e chegando em Salvador no dia 26 de agosto. O evento é uma oportunidade de trocar experiências com quem entende do assunto. Os veleiros, que navegarão juntos supervisionados por um comodoro e dois contra-comodoros, percorrerão por Rio/Arraial do Cabo (75 milhas), Arraial do Cabo/Búzios (20), Búzios/Vitória (190), Vitória/Arquipélago dos Abrolhos (170), Abrolhos/Porto Seguro (110), Porto Seguro/Ilhéus (100), Ilhéus/Camamú (60), Camamú/Salvador (60).Chegando a cidade baiana os veleiros participarão ainda da Regata Aratu – Maragogipe, com largada no dia 27 de agosto. Os barcos que disputarão a Refeno seguem no Rally Náutico Salvador – Recife. Palestras, workshops e filmesA organização Cruzeiro Costa Leste 2006 irá oferecer ao participantes palestras, workshops e filmes que abordarão temas como planejamento de viajem, preparo do barco, manutenção de motores diesel, meteorologia prática, primeiros socorros e medicina a bordo.
Fonte: 360Graus

03-12-05
Brasil 1 entra para a história da vela sul-americana

O barco Brasil 1, do bicampeão olímpico Torben Grael, entrou para a história das provas longas de vela ao ser a primeira embarcação de seu país e da América do Sul a participar e terminar uma etapa da Volvo Ocean Race, prova de volta ao mundo. A embarcação fez as 6.416 milhas náuticas (11.888 km) em 19 dias, 15 horas, 58 minutos e 48 segundos, entre Vigo, na Espanha, e Cidade do Cabo, na África do Sul. Com o desempenho, o barco conquistou a terceira posição da etapa e a segunda geral da prova. O Brasil 1 conta com cinco brasileiros: Grael, André Fonseca, João Signorini, Kiko Pellicano e Marcelo Ferreira; um espanhol, Roberto Bermúdez de Castro; dois neo-zelandeses, Andy Meiklejohn e Stu Wilson; um irlandês, Damian Foxall, um norueguês, Knut Frostad e uma australiana, Adrienne Cahalan, navegante do barco e única mulher que participa desta edição da prova. O Brasil 1 é o primeiro veleiro da classe Volvo Ocean 70 construído no país e na América do Sul. Foi fabricado no estaleiro de Marco Landi, na cidade paulista de Indaiatuba, entre outubro de 2004 e junho de 2005.
Fonte: Terra

09-11-05
Lancha explodiu em Paranaíba

Morreu ontem, por volta das 15h30, o empresário Ricardo Alexandre Garcia Alonso, proprietário da lancha que explodiu no Parque Aquático de Paranaíba no dia 23 de outubro. Ele estava internado em um hospital especializado em queimados, do município de Catanduva/SP, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória. No dia 1º de novembro, uma das passageiras do barco – Paula Tsuyako Nagassawa – também faleceu, vítima dos ferimentos causados na explosão. Ela também estava internada no hospital de Catanduva. Após dar uma volta na lancha pelo parque, Alonso retornou ao cais para buscar amigos e, ao tentar religar o barco, houve a explosão. Parte dos ocupantes chegou a ser lançada para fora da embarcação. Cinco pessoas ficaram feridas, sendo que o empresário e Paula Nagassawa, que estavam próximos ao volante, sofreram queimaduras graves. De acordo com o Radar News, eles foram encaminhados à Santa Casa de Paranaíba, sendo removidos em seguida para um hospital de São José do Rio Preto/SP e, finalmente, para a unidade de saúde de Catanduva.

Fonte: Campo Grande News

31-10-2005
1ª Regata festiva da Feira do Livro

O meio náutico mobilizou-se para a realização da 1ª Regata Festiva da Feira do Livro. Com 50 barcos e 197 velejadores, o evento "foi quase uma Seival!", disse o presidente da FEVERS, Manfredo Flöricke.
Os patrocinadores e organizadores ficaram contentes e parece que os participantes também.
Foi importante a presença de autoridades e jornalistas em alguns barcos.. mesmo com a falta de vento, eles acharam muito boa a oportunidade.
"A Câmara da Feira do Livro gostou muito dessa interação e querem fazer que a regata faça parte de nosso calendário do próximo ano", completou Manfredo.

13-09-2005
Iniciação Profissional em Trabalhos Náuticos
Nesta segunda-feira iniciou o curso de Iniciação Profissional em Trabalhos Náuticos, em três unidades formadoras: Passo Fundo/Mato Castelhano, Itapuã, e Belém Novo, com 20 alunos cada, totalizando 60.

Estou mandando o programa e o calendário dos cursos.
Quem desejar aplicar o curso ou tomá-lo como referência e realizar adaptações, basta entrar em conversação com o Clube Náutico Capingüi. Nosso negócio é difundir a vela e fazer trabalho social.
Abraços,
Tau Golin

Cursos
Calendário
Mais informações

13-09-2005
Regata Eletrônica de Precisão
Caros(as) Velejadores(as),<>

 <>

Na próxima quinta-feira, dia 15/09/05, as 19:00h, será realizado no Clube da Aeronáutica de Brasília o Briefing da II Regata Eletrônica de Precisão, incluindo noções básicas, operação de GPS, procedimentos de largada e de chegada.<>

 <>

No site da FNB estão disponíveis as Instruções de Regata, Ficha de Inscrição e um arquivo compactado contendo diversas vistas aéreas do percurso, carta náutica com o percurso plotado e filme demonstrativo do percurso.

 

http://www.fnb.org.br

 <>

Após a regata, que possui um charme especial por ser em noite de lua cheia, teremos uma festa de confraternização no CAER onde será realizada a apuração individual em telão. Quem foi ano passado sabe que é um momento de muitas brincadeiras e gozações entre as tripulações. :)<>

 <>

Com certeza será uma noite bastante divertida.<>

 <>

Segue abaixo um e-mail com dicas do Lima e Silva, Vice-Presidente do CAER e idealizador do evento.<>

 <>

Abraço e bons ventos,<>

José Rocha Neto

<> 

19-08-2005
Jangadeiros e Veleiros compartilham sucesso

A dupla gaúcha formada pelo timoneiro Geison Mendes Dzioubanov, do Veleiros do Sul, e o proeiro Fábio Pillar, do Clube dos Jangadeiros, ficou na vice-colocação do Campeonato Mundial Júnior da Classe Snipe que terminou nesta sexta-feira (19) no Iate Clube do Rio de Janeiro. Geison e Fábio obtiveram três vitórias em 11 regatas e mantiveram uma boa média na classificação. No penúltimo dia tiveram um susto quando uma peça do barco quebrou na final da nona regata e eles não correram a prova seguinte. Mas conseguiram a recuperação ao venceram a última disputa. O título do Mundial ficou com os brasileiros Victor Hector Demaison e Mário Tinoco (RJ) que venceram por antecipação. O Mundial Júnior de Snipe teve 13 barcos participantes da Argentina, Uruguai, Brasil, Itália, Espanha, USA, Japão e Noruega. (Assessoria de Imprensa Veleiros do Sul).

19-08-2005
VELEJAÇO NO ANIVERSARIO DO DIARIO POPULAR
Integrando a programação de aniversário do Diário Popular, o Veleiros Saldanha da Gama, através de sua Diretoria de Vela, está organizando um "Velejaço".
O evento representa, também, o reinício das atividades de vela do clube, na nova Comodoria.
A intenção é atrair os veleiros de Pelotas e região como uma forma de reativar os vínculos náuticos com a comunidade.
O "Velejaço" está programado para domingo, dia 28/08, sendo aberto a todos os tipos de veleiros, inclusive monotipos.
Para maiores informações e inscrição, os interessados podem acessar o site www.brasilmar.org ou entrar em contato com o Diretor de Vela do VSG, Paulo Renato Baptista , através dos telefones (53) 3225-3431 ou 9118-2354.

13-08-05
Impostos para importação de barcos

Informação prestada pelo velejador Lucio Joas/CDJ com base em consulta à Commander Logistics a respeito da importação de um veleiro da ARGENTINA.

A CLASSIFICAÇÃO FISCAL É:

8903.91.00
II (imposto de importação)- 21,5%
IPI - 10%
ICMS - NORMAL - 17%

NÃO SE PODE TRAZER NADA USADO, A NÃO SER QUE SEJA FEITO UM PROCESSO NO DECEX NO RIO DE JANEIRO BASEADO NA PORTARIA DECEX 08 QUE REGULAMENTA A IMPORTAÇÃO DE BENS USADOS MAS NÃO SERIA DEFERIDO O PEDIDO.

SE TROUXER NOVO, O IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO SERIA DE 0% SE TIVER CERTIFICADO DE ORIGEM DO MERCOSUL.

TRAZER NAVEGANDO NÃO TERIA COMO NACIONALIZAR POIS É PRECISO UM CÓDIGO DE PRESENÇA DE CARGA PARA REGISTRAR A D.I. E COMO NÃO TERIA CONHECIMENTO DE TRANSPORTE NÃO TERIA O TAL CÓDIGO. TEM QUE TRAZER COMO UMA IMPORTAÇÃO NORMAL PARA QUE POSSAMOS REGISTRAR A D.I. E TAMBÉM PARA QUE O IMPORTADOR POSSA LEGALIZAR O PAGAMENTO DO VELEIRO.

12-08-05
Cisne Branco larga na frente

O navio-escola da marinha vai abrir a XVII Regata Recife-Noronha (REFENO)

Entre as novidades apresentadas na abertura oficial da XVI I Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, uma das que mais chamaram a atenção foi a participação do veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil. Este ano ele vai acompanhar, pela terceira vez, a prova mais charmosa do país. Mas, diferente dos dois anos anteriores, a embarcação vai partir primeiro. Em 2003 e 2004, o veleiro de 249 pés, ou 76 metros de comprimento deixou o Marco Zero, no Bairro do Recife, depois da saída de todos os barcos.

Segundo o coordenador da regata, João Paulo Lins e Mello, a mudança vai proporcionar um belo espetáculo para o público que for acompanhar a partida das embarcações. Às 11 horas da manhã do dia 24 de setembro, todos poderão acompanhar o trabalho dos 51 tripulantes para içarem as velas do Cisne Branco.

Só depois, às 11:40, os outros barcos começam a travessia.

O Cisne Braco não concorre na regata. Ele é um convidado de honra para tornar a competição ainda mais bonita.
Colaboração notícia Tau Golin

12-08-05
Adiada a partida do Brasil1

>  ----- Original Message -----
>  From: "Andrea Soffiati Grael" <andreagrael@uol.com.br
>  To: <Undisclosed-Recipient:;
>  Sent: Thursday, August 11, 2005 1:56 PM
>  Subject: Fw: Despedida do Brasil 1
>
>  Ola Amigos,
>
>  Infelizmente , por seguranca , tivemos que adiar a partida do Brasil 1
>  para dia 20 de Agosto devido a alguns detalhes técnicos que serão
> resolvidos  mais rapidamente aqui do que em Cascais .
>  Com relação aos horários ,
>  Temos as 13:00 um Cerimonial com Patrocinadores na Baia de Guanabara .
>  As 13:30 saída da Marina
>  As 14:00 partida da Escola Naval com uma tiro de canhão .
>  Nosso grande calado ( 4,70 m ) não nos permite navegar em Niterói com
>  seguranca , devido a pouca profundidade geral ali . Idem com relação ao
>  ICRJ e a Urca em geral .
>   Vamos sair da Marina em direção a Escola Naval e depois rumar para
>  fora  da Barra. Nossa intenção e faze-lo devagar pra que as demais
>  embarcações possam nos acompanhar .
>   Espero contar com a compreensão e a presença de todos .
>   Bons ventos,
>  Torben
Fotos do Brasil1

17-07-05
Brasil traz o Vice-campeonato Europeu de Optimist
O Brasil participou com 3 velejadores no Campeonato Europeu de Optimist realizado em Gdynia, Polônia, de 10 a 17 de Julho de 2005. Diego Montautti, representando o Veleiros da Ilha, de Florianópolis, foi o vice-campeão. Até a antepenúltima regata, não parecia que Diego chegaria onde chegou, apesar de já haver conquistado o 4º lugar nas duas primeiras competições. Mas nas duas últimas Diego obteve novamente o 4º lugar, sagrando-se vice-campeão.
A competição tinha 139 participantes. Gaetan Labi ficou em 26º lugar e Leonardo Mazzaferro obteve o 38º. Parabéns a todos os três. Veja o Feminino .

19-06-05
Donald Trump nunca usou seu iate milionário
Em entrevista à revista masculina FHM, o bilionário americano Donald Trump confessou que já perdeu muito dinheiro comprando coisas fúteis.
Trump, apresentador do reality show O Aprendiz, disse que uma de suas piores compras foi um caríssimo iate de 30 milhões de dólares que nunca usou:
"Foi a compra mais tonta que já fiz em toda a minha vida", reclamou o playboy.
Por: SM (Plugar)

13-06-05
Lançamento de livro
Nesta quarta-feira, 15 de junho, o velejador Luciano Zinn estará autografando seu livro "1000 milhas com Sdruvs", em que relata a aventura através da Lagoa dos Patos e da Lagoa Mirim, desde Porto Alegre até Santa Vitória do Palmar. No Sava Clube, a partir das 20 horas.

13-06-05
IATE CLUBE DE SÃO LOURENÇO-ICSL

A COMODORIA CONVIDA PARA REGATA 54º ANIVERSÁRIO DO ICSL
DATA: 02 DE JULHO DE 2005
HORÁRIO: 10:00 H
PERCURSO: 3 BARLA - SOTA
CLASSES: RGS, M19, D21 , CRUZEIRO E MONOTIPOS
INFORMAÇÕES DA DIRETORIA DE VELA:
-INSCRIÇÕES: SECRETARIA DO ICSL
-CR: ESCUNA PELICANO
-HABILITAÇÃO MÍN.: ARRAIS AMADOR
-EQUIPAMENTOS MÍN.: SALVATAGEM, BÚSSOLA, RÁDIO VHF

Valor da inscrição por tripulante com direito ao tradicional caldo lourenciano R$ 5,00


04-06-05
O clube Navegantes São João entregou o Troféu Jesus Iglesias a pessoas que se destacaram no meio náutico. Dentre os homenageados estavam o Capitão-De-Mar-E-Guerra Péricles Vieira Filho, ex-delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, o Engº Daniel Lena Souto, superintendente da SPH, e Danilo Chagas Ribeiro, do popa.com.br.