Aniversário do Popa
Há 6 anos divulgando e incentivando a navegação de recreio
Danilo Chagas Ribeiro

1º Jul 2008
N
o mês de maio passado o Popa.com.br completou 6 anos de existência. Temos  diversos feitos para comemorar. Neste ano o Popa passou a ser atualizado diariamente. Cerca de 500 novas páginas de conteúdo náutico foram criadas nos primeiros 5 meses de 2008, com artigos, diários, fotos e vídeos. São mais de 100 novas páginas a cada mês. O Popa contém em torno de 5.000 páginas, com conteúdo superior a 5,5 gigabytes de informação. Destes, 2,5GB foram acrescentados em 2008, quase duplicando o volume de dados do site.

As estatísticas da visitação do Popa mostram 350.000 páginas acessadas em 90.000 visitas, perfazendo um total de 8 milhões de hits. Tudo isso em um único mês! São números grandiosos para um site náutico!

O Popa na Internet
É interessante observar que, com o tempo, o Popa passou a ser acessado em pesquisas sobre outros temas, que não o náutico. O Popa é citado como referência em dicionários, enciclopédias, sites governamentais, universitários, militares, jurídicos, de ecologia, blogs, revistas, dissertações para graduação, sites de busca, e até mesmo como referência em trabalhos científicos. É acessado principalmente por visitantes brasileiros, mas recebe visitas de vários países (veja mais abaixo). O Google aponta 8.000 citações sobre o Popa.com.br.

Certos links para o Popa surpreendem, como um citado por um site em árabe, apontando para o hino nacional brasileiro, gravado em cerimônia a bordo de um navio da Marinha. Um site de consultoria jurídica apresenta a definição de "arribada forçada" constante no Popa. Neste mês de maio, o anúncio de um O'Day23 nos EUA, pela bagatela de US$700, linkou a página do Popa com as especificações técnicas do barco.
Veja uma das citações sobre o Popa (se o link aí não funcionar mais, veja a cópia da página armazenada no Popa)

Grupo [POPACOMBR]
O Popa.com.br criou um grupo de mensagens para velejadores. É o grupo [POPACOMBR], o terceiro maior grupo do Yahoo! na atividade náutica, com 480 participantes no Brasil e no exterior. Através deste grupo os navegadores trocam mensagens com notícias sobre o meio náutico e esclarecem dúvidas sobre seus barcos e técnicas de navegação.

Eventos do Popa
Por alguns anos todo o trabalho no Popa era feito por uma pessoa só. Hoje o Popa é o resultado do trabalho de vários colaboradores que enviam material para publicação, como fotos, vídeos, notícias, artigos, diários de bordo e crônicas.
Se não é possível fazer um site navegar no ritmo do Popa com o trabalho de uma pessoa só, muito menos seria possível organizar eventos náuticos. O popa tem realizado cruzeiros-regatas no Rio Grande do Sul graças à dedicação de um grupo de velejadores gaúchos que planeja, e realiza os eventos. É muito trabalho. Além de horas e horas de planejamento e dedicação, realizar eventos náuticos através de um site implica também em superar crises de identidade no meio náutico.

Os eventos realizados pela equipe do Popa têm batido seus próprios recordes. No IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes, em Maio de 2008, com percurso de 69 milhas náuticas, o Popa recebeu a inscrição de 83 embarcações, com a participação efetiva de 70 delas. E isso que a data escolhida, contra nossa vontade, caiu no final de semana do Dia das Mães. Saiba mais sobre o evento.

Parabéns à equipe que organizou o evento: Cylon Rosa Neto, Manoel Luiz Lopes (Luizinho), Fernando Maciel, Dieter Brack, Emilio Oppitz, Fernando Lisboa Jr, Jorge Zaduchliver, e a todos que colaboraram de alguma forma com o sucesso das realizações de eventos do Popa.

Em Abril próximo o Popa estará realizando em conjunto com o Rio Grande Yacht Club o IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Rio Grande, o mais longo evento náutico em água doce do hemisfério sul. Clique nos logotipos abaixo para saber sobre cada um dos eventos.

Amigo do Popa
O prêmio Amigo do Popa, foi instituído há 3 anos para homenagear anualmente aqueles se destacaram no meio náutico e que tenham reconhecidamente somado esforços para engrandecê-lo.
Em 2006, nosso homenageado foi o Comandante Geraldo Knippling, pelo relevante significado das obras que publicou. Em 2007 homenageamos o Comandante Hugo Sander, que plantou um poste na Enseada de Tapes, em local de freqüentes encalhes e que mais tarde foi substituída por um farolete. O homenageado de 2008 foi o comandante Emilio Oppitz, pela sua incrível dedicação ao esporte à vela e participação ativa no meio náutico. Saiba mais em Amigo do Popa 2008.



Já estamos trabalhando!

 

Comentários: info@popa.com.br

1º Julho 2008
Parabéns ao Popa, felicidades, muito sucesso.
É um site muito legal, entro todos os dias para dar uma olhada.
Parabéns, abraço.

Eduardo Hadler de Moraes

1º Julho 2008
Caro Danilo,

Lembro de ter "encontrado" vc pelo Oday Owners e o Popa.com pelos meus passeios pela internet, e foi bem legal juntar "o nome à pessoa". Nesse tempo, tenho sito um assíduo "frequentador" do site em busca das suas excelentes imagens, principalmente dos irmãos do meu O'day Zaranza, que é um solitário por estas águas da Baía de Guanabara.

Fico "babando" com as atividades que realizam por aí e comentando com meus colegas nativos de POA, mas que trabalham aqui a meu lado, no Rio: pô, esse povo de lá sabe se divertir com seus barcos. E olha que em várias fotos vejo todos agasalhados enfrentando alegremente o frio, o que é quase impensável pro povo daqui.

Notando essa marca dos seis anos e lendo sobre os inúmeros feitos, me dei conta dos vários outros feitos realizados por vc que passam despercebidos diante dos mais relevantes. Da minha parte, queria te agradecer pelos inúmeros "auxílios técnicos" e fotos do Phantasy para que fossem aplicadas no Zaranza.

Obrigado por tudo e os melhores ventos,

Alessandro Gomides