Bujuru e Barra Falsa do Bujuru
Comentários, coordenadas e croquis
Carlos Altmayer Gonçalves
"Manotaço"

28 Fev 2012
Neste verão de 2012, faz 42 anos que estive no Bujuru pela primeira vez. Com o veleiro AVENTURA, no regresso do encontro da vela em São Lourenço do Sul. Fundeamos aqui para pernoite, tendo os tripulantes tido a oportunidade de escutar a narrativa do Dr. Breno Caldas sobre a velejada “Esquadrinhando a Lagoa dos Patos”, principalmente os feitos do “seu Chiquinho”.

Retornei várias vezes, com o Barba Negra, sendo em 1986 a estréia deste, aqui no BUJURU. Desde então, muitas mudanças ocorreram na Barra Falsa, a construção da Taipa e a dragagem do canal sendo as mais importantes para nós, pois propiciaram um bom porto para embarcações de até 1,8 m de calado.

Neste ano, passamos 5 dias ali, desfrutando da água limpa e salobra, abundante em camarões. Acompanhei várias tentativas (e desistências) de veleiros tentando encontrar o canal para entrar no abrigo da taipa. Na noite de 21/02, 41 pesqueiros abrigaram-se no Canal e na Taipa!!!!

Decidi então divulgar meus apontamentos e waypoints sobre o local em questão, na esperança que sirva de auxílio aos próximos que se aventurarem por aquele local.

Não devemos esquecer que nem todos os GPS tem a mesma leitura. Já observamos barcos a contrabordo, com leitura diferente em seus GPS. Tínhamos um Garmin 50 de 1989, quando troquei por um mais novo, constatei uma diferença de cerca de 70 m para o Leste, em todos os waypoints que tenho arquivado. Como o canal tem 30 m de largura, na primeira vez que lá fomos com o GPS novo, andamos fora do canal, até que consegui enetender o que estava acontecendo. No dia seguinte, aproveitando a calmaria matinal, refiz o canal com o auxílio do ecobatímetro, marcando novamente os pontos.

Porto Alegre, 26 de fevereiro de 2012
Carlos Altmayer Gonçalves


Croquis e fotos: Carlos Altmayer Gonçalves

Bujuru

 

 

 

 

 

 

Cartas do Bujuru
( Veja no Google Maps: Google Maps)

 

 

 

 

 

Bujuru X Bojuru (saiba mais no final de Farol de Bujuru)
Assunto relacionado: De Tapes a São LOurenço do Sul

Comentários recebidos

1º Mar 2012
Norton Aerts

Que belas fotos, e que belo reporte, certamente será muito bem utilizado para que for até este maravilhoso local.
Parabens Manota
Norton

28 Fev 2012
Francesco Colombo
Maravilha!! Nao vi no croqui as estacas que tem por ali, pq tb tentei entrar e encalhei. BV e abço

28 Fev 2012
Sérgio Pastl
Prezado Sr Carlos
Grato pelas dicas.
Já estive algumas vezes por lá, em três delas encalhei, numa delas foi preciso que o Sr Lesa, Gerente do Engenho, me socorrer e enviasse pescadores para o desencalhe e me guiarem. Muito grato pelas dicas.
Sérgio Pastl  do "Ana Claci"
CNT

28 Fev 2012
Rocca
Grande Manota !
Obrigado.

28 Fev 2012
Zilton
Grande manotaço, parabens pelo trabalho de cartografia. Com o objetivo de divulgar experiencias, relato que à cerca de 10 anos estive na Barra Falsa e plotei o canalete de entrada no GPS que dispunha(GPS 12), datum WGS 84. Agora, plotando os pontos que divulgastes, verifiquei que a minha rota antiga ficou a cerca de 80 metros a Oeste dos pontos que voce informou. Foi o mesmo que aconteceu contigo, não?
Por que será que acontece isso? 
Abraços e boas navegadas.
Zilton
Veleiro Travesso 

28 Fev 2012
Luis Fernando
Neste carnaval, 3 veleiros encalharam no Bojuru, o meu veleiro Five Stars era um deles, depois de muito trabalho puxando adriças e  motor, conseguimos desencalhar 2 veleiros, mas no terceiro a coisa estava mais complicada, as forças estavam se acabando, quando no horizonte surge um veleiro e uma  lancha, e sem avisos ou alardes o  veleiro se aproximou e era o Sr. Carlos Altmayer Gonçalves "Manotaço" em seu Barba Negra. Com muita  habilidade e conhecimento de causa, puxou a adriça  na medida certa no angulo certo e pronto, não levou 2 minutos e o barco estava fora do encalhe.  Assim como chegou ele foi embora, sem antes ter a certeza de que estávamos todos bem e de fazer a coisa de que ele mais gosta, ajudar.
Portanto, obrigado e que Deus lhe sopre sempre ventos favoráveis com estrelas a sotavento.
A propósito, o lanchão que comentei no inicio e que ficou  a 2 milhas de distância só observando, dispensa comentários.


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