No final de semana 7 e 8 de outubro estaremos desembarcando no Parque Itapuã. Será uma navegada com objetivo ecológico.
Comemoraremos a realização do evento com festa no parque à noite.
Venha conosco!

Patrocínio


Patrocínio

Patrocínio
Patrocínio

Apoio

 

Apoio

Apoio

C. Náutico Itapuã

 

Apoio

 

 
   

 

Mais informações (06 Out 2006)
Cruzeiro do Bugio

Largada
A linha de largada do Cruzeiro do Bugio será determinada pelo farolete do Veleiros do Sul e pelo veleiro Canibal, que terá uma bandeira cor de laranja hasteada na cruzeta. O sinal de largada será o disparo de uma bateria de foguetes às 10 horas.

Previsão do tempo
Continua boa a previsão do tempo para o Cruzeiro, a julgar pelas informações publicadas na noite de ontem, quinta-feira. Pela previsão da SOMAR/IRGA teremos ventos SE ou ESE, de 10 a 12 nós no sábado. É uma direção de vento muito boa para fundeio em Itapuã. E como a CPTEC indica que o vento deverá permanecer desta mesma direção desde hoje (sexta) até quarta, é de se esperar que a informação seja confiável para o sábado e o domingo.

A SOMAR/IRGA indica também "poucas nuvens" na noite de sábado, ou seja, teremos uma noite de lua cheia, de verdade!
Na previsão de 7 dias, a CPTEC indica tempo nublado também, com ventos um pouco mais fortes do que a SOMAR prevê na madrugada de domingo, por algumas horas, enquanto estivermos dormindo.

Orçaremos na ida, e na volta teremos vento em popa e balão no céu! Estará perfeito!

 

_______________________________________________________

 

Novas informações (05 Out 2006)
Cruzeiro do Bugio

Comte Nelson Fontoura
A palestra do Comte Nelson Fontoura foi muito boa. O Comandante Tiza (foto ao lado) fez um interessantíssimo pout pouri das ciências, começando pela geologia da região até chegar no bugio. Apresentou aspectos curiosos como o fato de que enquanto os faraós reinavam no Egito, as lagoas do litoral norte do Rio Grande do Sul estavam ainda em formação. E trouxe aspectos divertidos sobre sua observação dos bugios no mato, fazendo todo mundo rir. Nelson prendeu a atenção da platéia de mais de 30 pessoas de forma notável, por mais de 40 minutos. Além de grande conhecedor do assunto, Nelson é um dos nossos.
Muito obrigado, Comandante Nelson Fontoura!

Clube dos Jangadeiros
O Clube dos Jangadeiros foi um excelente anfitrião. Nosso muito obrigado ao Comte Roberto Gruner pela acolhida e por prestigiar o evento. Na foto ao lado, a faixa exibida nos jardins sempre impecáveis do Jangadeiros.

Luvas e sacos de lixo
A coleta de plástico será feita na praia, e não no mato, onde poderá haver cobras e aranhas. Distribuiremos luvas e sacos de lixo, já que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente alerta para a possibilidade de contaminação do plástico, pelo fato de ter descido o rio. A contaminação é a mesma da água do rio. E embora não se saiba de velejadores contaminados pelo contato com a água do Guaíba, forneceremos as luvas e estamos repassando a informação da SEMA. Os sacos contendo o plástico coletado ficarão na praia, de onde a administração do Parque de Itapuã recolherá.

VHF
Ficou determinado que o canal 69 do VHF será o canal de comunicação do Cruzeiro do Bugio.

Inscrições
Ao final do evento 16 barcos e suas tripulações foram inscritos para o evento. As inscrições poderão ser feitas nas secretarias do CDJ, VDS, ICG e CNI. Pedimos a todos que se inscrevam até o final da tarde de sexta-feira para podermos prever as quantidades de bebida e comida.

Previsão do tempo
A meteorologia prevê um final de semana sem chuva, embora deva chover hoje, quinta-feira, e talvez sexta.

_______________________________________________________

 

Alterações e novas informações (03 Out 2006)
Cruzeiro do Bugio

Novo palestrante no Jangadeiros
O Comte Cylon Rosa Neto teve que viajar para Brasília de última hora, a serviço. O MegaCylon está sempre correndo, literalmente.
A palestra ficará a cargo do Comte Nelson Fontoura, Prof. Titular da Faculdade de Biociências da PUCRS, Coordenador do Laboratório de Ecologia Aquática, e Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq. Ou simplesmente o cara aquele que entrou na Justiça e ganhou a isenção do IPVA sobre embarcações para todos nós.

O tema será o previsto, mas o início da palestra será às 20 horas.

A Previsão (tarde de terça, 3/10) continua sem chuva:

IRGA:

CPTEC

_______________________________________________________

 

Alterações e novas informações (30 Set 2006)
Cruzeiro do Bugio

Horário do Happyhour na Praia da Pedreira
O choripan na Praia da Pedreira, no Sábado (07 Out), começará a ser servido às 17 horas. O pôr-do-sol ocorrerá às 18:29h.

Coquetel no Jangadeiros
Nesta quarta-feira o Clube dos Jangadeiros oferecerá coquetel aos participantes do Cruzeiro do Bugio.

O palestrante será o Comte Cylon Rosa Neto Raio de Luar, Presidente da câmara técnica permanente de educação ambiental do CONSEMA - Conselho Estadual de Meio Ambiente, e Conselheiro das câmaras permanentes de Mineração e de Qualidade ambiental, também do CONSEMA.

A breve palestra apresentará informações sobre o Parque de Itapuã e sobre a conduta dos participantes desembarcados. Além disso, abordaremos aspectos diversos de interesse dos navegadores do Cruzeiro do Bugio.

Nesta quarta, 4 de outubro, às 19 horas, no Espaço Gourmet do Jangadeiros (churrasqueira junto à ponte, no continente).

Inscrições
As inscrições podem ser feitas na Secretaria Esportiva do Clube dos Jangadeiros e do Veleiros do Sul, no Iate Clube Guaíba e no Clube Náutico Itapuã. As inscrições também poderão ser feitas no coquetel do Jangadeiros.

Previsão do Tempo
Na manhã de hoje, sábado, 30 de setembro de 2006, a previsão para o final de semana do Cruzeiro do Bugio é nublado, sem chuva.

IRGA

CPTEC

___________________________________________

Segue o aviso original do
Cruzeiro do Bugio

 

Cruzeiro do Bugio
A Praia do Sítio é, sem dúvida, a mais bonita do Rio Guaíba. Situada em área de preservação ambiental, a área faz parte de uma unidade de conservação, o Parque de Itapuã. O local é reduto dos bugios ruivos, uma espécie em extinção.

Nas cheias, o Guaíba deposita na praia embalagens de plástico e outros objetos que descem o rio boiando, aí incluídos aparelhos completos de TV, sofás, e outros objetos inusitados.

São coisas jogadas na água desde centenas de quilômetros rio acima, bem pra lá de Cachoeira do Sul, e que descem o Jacuí misturando-se com o que é depositado em Porto Alegre.

Na primeira semana de Outubro comemora-se a Semana da Água, cujo objetivo é chamar a atenção da população para a preservação dos recursos hídricos. É hora de mostrarmos nossa preocupação, coletando o plástico encalhado na praia.

O cruzeiro reunirá tanto veleiros quanto lanchas, em um mutirão para colaborar com o meio ambiente. O bugio agradece, em nome da natureza.

Programação

Sábado, dia 7
Largada festiva às 10 horas, com cobertura da imprensa.
Chegada na Praia da Pedreira no decorrer do dia.

Para a noite, a Equinautic convida: venha para o "Ronco do Bugio", uma festa com choripan, cerveja e refrigerante. Veja mais abaixo o porquê do nome da festa. Roda de samba na praia: violeiros, apresentem-se. Apresentação do coral dos bugios da Praia do Sítio, ainda sujeita a confirmação.

Teremos lua cheia! (por conta da Equinautic, também)

O trapiche estará reservado para os barcos com maior número de tripulantes, de acordo com a ficha de inscrição. Providenciaremos desembarque em infláveis para os barcos que não atracarem no trapiche.
Obs.: A festa destina-se exclusivamente aos tripulantes de embarcações inscritas no evento, e às autoridades governamentais.

Domingo, dia 8
Traslado. Desembarque a partir das 8 horas
Início da coleta às 9 horas
Encerramento das atividades às 12 horas
Retorno para Porto Alegre
Taxa de Inscrição: R$10,00/tripulante
Crianças até 10 anos estão isentas da inscrição.
Os primeiros a desembarcar verão pegadas e rastros dos animais na praia, como dos lagartos, e outros.
Obs: O desembarque será permitido exclusivamente aos tripulantes de embarcações inscritas no evento.

Prevê-se reunião na semana do evento, em data e local a ser marcado. Waypoints serão publicados.
A distância aproximada da Praia do Sítio é de 24 milhas náuticas, a contar do Veleiros do Sul.

Venha fazer a sua parte! Contribua com a preservação do meio ambiente. Além de deixarmos a praia mais limpa e mais bonita, daremos o exemplo. A Semana da Água é a ocasião mais oportuna para demonstrarmos nossa preocupação com a qualidade da água. E, de resto, navegaremos e confraternizaremos com os amigos. É um evento imperdível.

 


A Praia do Sítio
A beleza da Praia do Sítio começa pela forma levemente curva de seus 600m de extensão, encrustrada em costões de rocha nas duas extremidades, no extremo sul do Rio Guaíba, quase na Lagoa dos Patos.

De frente para Noroeste, a Praia do Sítio permite que se assista o pôr-do-sol de camarote. Estando-se fundeado na praia, enxerga-se o Farol de Itapuã piscando a pouco mais de meia milha dali. A lua cheia aparece poderosa, por detrás do Morro do Campista, junto à Praia do Sítio.

O local representa bom abrigo para fundeio quando não sopram ventos do quadrante Oeste (NW, SW), aliás os ventos menos freqüentes.

Por que os Bugios?
Onde é que os bugios entram nesta história?
Os bugios vivem no mato. Em certas horas do dia o bugio faz um alarido poderoso, ouvido por toda a praia. Essa barulheira é chamada de ronco. É um som alto, que vem de vários pontos do mato do Morro do Campista, com duração variável, mas que pode chegar a 1 minuto talvez. Já ouvi o ronco no clarear do dia, à tardinha e ao meio dia. É um ronco grave, forte e, às vezes, intermitente.

Segundo informação do governo, o parque dá abrigo a uns 600 bugios-ruivos (Alouatta fusca) como os da foto ao lado. O ronco ecoa pelos morros. Quem não sabe o que é aquele berreiro, deve ficar no mínimo intrigado.

O bugio é uma espécie ameaçada de extinção. Vive na beira de rios e lagoas e, apesar do baita alarido que faz no mato, não é agressivo. Mas um amigo que quando guri costumava caminhar no mato cheio de bugios, entre a Praia das Pombas e a da Onça, conta que aconteceu dos bichos defecarem nas mãos e jogarem as fezes neles lá embaixo.

Dizem os entendidos que o ronco do bugio pode ser ouvido a 2km, e serve para avisar a vizinhança dos limites do território do bando. No encontro de dois bandos, os bugios mostram o poder roncando. E, como algumas pessoas pensam que seja também entre nós, ganha quem gritar mais alto.

"Ronco do Bugio"
No Rio Grande do Sul, a expressão "Ronco do Bugio" denomina também festival de música folclórica, ritmo de dança, e é motivo de várias canções gaudérias, apontando-o como malvado, esperto e matreiro, como nos versos abaixo. Por isso batizamos nossa festa na Praia da Pedreira de Ronco do Bugio.

No lugar onde pousa bugio
Lobisomem se manda da cria
Vagalume apaga o candieiro
E o sol chega mais tarde no dia

Um pouco de História
A região da Praia do Sítio já foi povoada pelos índios tupis e guaranis, e foi palco dos canhonaços contra os navios que vieram defender o Império na Guerra dos Farrapos (1835/1845). Fortes foram construídos no Morro de Itapuã e Morro da Fortaleza, porque a navegação precisava ser feita (como ainda hoje) no estreito canal entre o morro e a Ilha do Junco. Daí o nome Ponta da Fortaleza.

Na segunda metade do século passado alemães colecionadores e comerciantes de antigüidades cataram e levaram armas e outros objetos militares da região, inclusive os que estavam no fundo do rio, segundo contou uma senhora de idade, que morou na Praia do Sítio. A informação foi confirmada pelo mergulhador que trabalhou na recuperação das peças.

Na Praia do Sítio e na Praia da Pedreira haviam vilas de pescadores até a criação do Parque de Itapuã, quando a região foi totalmente desapropriada. A foto acima, cedida pelo Comte Carlos Altmayer Gonçalves, é de 1965. Mostra o transporte de uma casa pela praia. Uma capela e algumas casas abandonadas são o que sobrou daqueles tempos.

O desembarque autorizado representa uma oportunidade única para fotografar e caminhar na Praia do Sítio, sob as centenárias figueiras, apreciando a beleza do local.

Semana da Água - A água doce no Brasil
A Semana da Água é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, cuja realização conta com o apoio da UNESCO. O grande objetivo do movimento é chamar a atenção para os desafios dos recursos hídricos. No RGS a Semana da Água acontece de 1º a 7 de Outubro, razão porque o Cruzeiro do Bugio está sendo realizado nesta data.

Informações fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente:
- A destruição das fontes e nascentes e a escassez qualitativa faz com que muitos rios transformem-se em esgotos.
- Segundo dados da Organização Panamericana de Saúde, 20% dos brasileiros não têm acesso a água potável e 50% não têm coleta de esgoto.
- Pelo menos 2 bilhões de pessoas morrem por doenças de veiculação hídrica.
- A quantidade mínima de água para uma pessoa é de 40 litros/dia enquanto que no Brasil há bairros que consomem entre 350 a 400 litros/dia.
- Pelo menos 40% da humanidade poderá vir a sofrer problemas por falta de água no ano de 2025.
- Cuidar do Brasil é cuidar de cada cantinho destes 12% da água doce do planeta que se encontra no Brasil, e isto é uma grande responsabilidade nossa.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) vem trabalhando para realizar os eventos alusivos à Semana da Água no RGS.
O Popa.com.br e a Equinautic participam do movimento, proporcionando atividade que não apenas deixará a praia mais própria para a vida, como também mostrará à população atitude exemplar dos navegadores no cuidado a dispensar com a natureza. Que se incentive atitudes ecologicamente corretas.

Em resumo:
O plástico que vêm boiando pelo Guaíba encalha na Praia do Sítio. Entendemos que podemos deixar a praia melhor do que está. Adotamos os bugios e queremos vê-los roncando sempre em alto e bom tom. O Popa.com.br e a Equinautic alinham-se no apoio à atividade de caráter ecológico na Semana da Água.

No sábado, véspera do desembarque na Praia do Sítio, lua cheia, festejaremos o cruzeiro na Praia da Pedreira com choripan e cerveja na Festa do Bugio, cortesia da Equinautic.

No Domingo desembarcaremos na praia, e mãos à obra. Teremos a oportunidade também de caminhar e fotografar a linda praia. Ao meio dia estaremos embarcando de volta.

As informações deste Aviso poderão ser alteradas.

 

Cupido na Praia do Sítio
A canoa Cupido encalhada na praia, e o "ita" entrando no Guahyba, em 1935.
Registro do diário de Hugo Altmayer, preservado pelo Manotaço. Mais! Divulgado pelo
Manotaço! Para que servem documentos históricos engavetados?O Popa publicou esses diários do Hugo,
desengavetados pela boa vontade e disposição do Manotaço.


Foto enviada pelo Comte Carlos Altmayer Gonçalves Manotaço

 

Dúvidas: info@popa.com.br

 

______________________________________________________

A palestra

O evento

Final de semana seguinte / mensagens

 

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics