Missão Cumprida!
O popa.com.br, o Veleiros do Sul e a SPH realizam um sonho
dos navegadores gaúchos

 

Acompanhe as etapas do Projeto Guaíba Livre

O galho aflorava nas proximidades da Ilha Pedras Brancas somente quando o rio estava bem baixo. Era apenas um dentre dezenas de obstáculos à navegação no Guaíba.

Em Agosto de 2003 o site www.popa.com.br e o Veleiros do Sul expõem o assunto à SPH e pleiteam uma solução junto aos dirigentes da autarquia.


O apoio do Veleiros do Sul, especialmente do Comodoro Manfred Flöricke e do Capitão Am. Eduardo Hofmeister, tornam o sonho dos navegadores do Guaíba mais próximo da realidade.



O projeto teve continuidade coletando informações sobre os obstáculos através do site e do grupo de mensagens popacombr, apesar do ceticismo de alguns. A lista de obstáculos que dispúnhamos não poderia ser um objetivo, mas apenas um meio para um objetivo maior: remover os obstáculos.

Em Outubro de 2003 a árvore cujo galho aflorava próximo à ilha é retirada pela draga da SPH. Diversos obstáculos foram retiradas na mesma semana.


Sobre o batelão do comboio cedido pela Superintendência de Portos e Hidrovias para a execução da obra, aparece uma surpresa encravada na árvore.



A incrível imagem da pá do hélice encravada na árvore submersa testemunha
os danos à navegação causados pelos obstáculos no rio

Como nos icebergs, o que aparece da árvore não dá idéia do que está submerso

 

A estaca enorme cravada há décadas
Ninguém sabe o porquê, nem por quem...

 

A draga Santo Amaro removendo a estaca
Tão fácil quanto tirar uma velinha de um bolo de aniversário

Dieter Brack

 

Depois da estaca, saiu o mangrulho que a protegia
Antes do advento do GPS estacas como esta eram a referência para o posicionamento
das bóias do canal, através de teodolitos. Por isso o mangrulho em volta dela.

Dieter Brack


Resumo do Guaíba Livre

Objetivo do Projeto
Retirar do Guaíba os obstáculos à navegação (Iª Fase), e sinalizar os que não podem ser retirados (IIª Fase).

Andamento
Primeira fase concluída com sucesso em 23 de Outubro de 2003.

O que resta para a consecução?
Segunda fase em andamento. A sinalização de pedras e de baixios depende de projeto em desenvolvimento. A implantação pela SPH necessita de autorização da Marinha.

Saiba mais sobre o Projeto Guaíba Livre

Concepção do Projeto

Visita de Inspeção

Relação de Obstáculos

Cobertura da Imprensa

Imagens da Remoção de Obstáculos

Marinha autoriza remoção de bóias

Coquetel de Comemoração

Agradecimentos

O site popa.com.br agradece a todos aqueles, na maioria velejadores, que acreditaram e colaboraram no planejamento e na execução do Projeto, seja na coleta de pontos, no incentivo, no apoio, ou na execução direta do Guaíba Livre.

Agradecemos especialmente ao Veleiros do Sul, na pessoa do Comodoro Manfred Flöricke e do Capitão Am. Eduardo Hofmeister. Foram formidáveis auxiliando no planejamento do Projeto, nas visitas de inspeção e no apoio logístico.

Da mesma forma agradecemos à diretoria da Superintendência de Portos e Hidrovias do RGS, representada pelo Dir. Superintendente eng. Daniel Lena Souto e pelo Dir. de Hidrovias eng. José Carlos Martins. Ambos acolheram o Guaíba Livre sem questionamentos e sem condições. Foi uma atitude ímpar e exemplar. Nossos parabéns a eles pela atitude marcante que tiveram.

Também os engenheiros Hermes Vargas dos Santos e Orlando Machado Sanches, chefes-de-divisão da SPH, envidaram notável esforço para a realização do Guaíba Livre, em meio a diversas dificuldades que enfrentavam em outras obras durante a execução do nosso Projeto.

Agradecemos também à equipe de técnicos da SPH, coordenada pelo Rudinei, pela boa vontade e competência demonstrada.


Tubulação de dragagem - o obstáculo mais notável. Removido!


Tubo de dragagem com 6m, enterrado verticalmente - o obstáculo mais traiçoeiro. Removido!


Obstáculos naturais: taquareiras desprendem-se das margens assoreadas do Rio Jacuí e descem pelo Guaíba até encalhar em águas com mais de 2m de profundidade. Removidas!


Instalações obsoletas: plataformas de observação não mais utilizadas representavam sérios obstáculos, principalmente à navegação noturna. Removidas!


Foram alguns dias longe do trabalho, mas de muita satisfação e alegria. Missão cumprida! (por enquanto)





Fotos da Remoção de Obstáculos

Memórias

A idéia para desenvolver o Guaíba Livre avivou-se quando vi uma lista de obstáculos do rio ser muito desejada por alguns amigos navegadores. Como se ela fosse um produto final. Um documento para se ter a bordo até a última das navegadas.

Pensei na contra-mão: fazer o possível para acabar com a tal lista, removendo ou sinalizando os obstáculos que conseguisse. Comentei a idéia com alguns navegadores, considerando propor a remoção às autoridades do governo. Obtive o apoio de poucos e o ceticismo de muitos.

Lancei o assunto no Grupo de mails popacombr. Revisamos a lista de pontos disponível, retiramos alguns pontos e acrescentamos vários. Corrigimos coordenadas. Em algumas semanas preparamos uma lista classificando os obstáculos em removíveis e sinalizáveis.

Vesti um terno e fui à SPH. A boa acolhida do Diretor José Carlos Martins me surpreendeu, logo de início. O Dr. Israel Abreu, engº civil com doutorado em assuntos ambientalistas e entusiasta do Projeto, participou da apresentação do projeto. Cheio de boa vontade, o engº Martins quis logo saber de mais e mais detalhes. Em pouco tempo já tínhamos também o decisivo despacho favorável do Superintendente Daniel Lena Souto para empreitar a obra. A draga Santo Amaro estava operando em uma obra e tivemos que aguardar algumas semanas.

Quando o equipamento foi reunido (draga, rebocador e batelão), fui chamado para conduzir a operação. Com meu barco fui com o Dieter Brack ao encontro do comboio, munido de carta, lista de obstáculos e o GPS. Sobre o rebocador e a draga havia algo como de uma dúzia de funcionários, comandados pelo Rudinei. Aproximei o Phantasy do comboio e jogamos um cabo. Depois de uma rápida conversa, ele me perguntou: "Danilo, pra onde é que nós vamos agora? ". Foi o momento em que percebi que realmente estávamos conseguindo realizar a obra. Aquela idéia e aquela vontade de remover os obstáculos à navegação, que certamente já havia passado pelos planos de outros navegadores, não era mais um pleito, mas uma realidade.
Casualmente a obra foi concluída no dia do meu aniversário. Não poderia ter recebido presente de maior significado.

Em meio às pessoas que se destacaram na realização do projeto, volto a citar o comodoro Manfred Flöricke, do Veleiros do Sul, que desde o início empenhou-se para o sucesso da missão. Este projeto esteve muito além de suas obrigações como Comodoro do Veleiros. Também o Dr. Israel Abreu, PhD, por incentivar o projeto. O Prof. Laszlo Bohn, navegador veterano e meu querido mestre de geometria analítica na Escola de Engenharia da UFRGS, pelos conselhos. Cito ainda o geógrafo Dieter Brack, pela ajuda na operação de remoção.

Dentre todos os colaboradores, o Capitão Am. Eduardo Hofmeister, o Ferrugem, mestre de tantos capitães, desempenhou papel importantíssimo, encarregando-se do mapeamento dos obstáculos. Classificou-os, fez críticas técnicas, foi aos locais com um inflável para conferir, e acompanhou reuniões na SPH, dentre outras tarefas importantes.

A todos que colaboraram com o projeto,

Muito Obrigado.

Danilo Chagas Ribeiro

23-OUT-2003


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