Estrela, Taquari acima

Parte 3 - A descida

Monumento
No dia seguinte acordamos em horário condizente com os dois tintos chilenos da adega do Adroaldo. Amanheceu um dia bonito. Era um domingo quieto, sem movimento no porto.
Mais uma vez o Joel foi buscar jogo e preparou o café da manhã, servido diante do panorama aí ao lado. No fundo, atrás do navio atracado, há outro, no seco.
Que estará esse navio fazendo lá?

O vizinho veio conversar com os inquilinos de contrabordo. Explicou que tempo desses o rio tinha subido aquilo tudo e propositalmente encalharam o navio condenado lá em cima. Está lá feito um monumento...
Telmo disse também que a montante de Estrela o Taquari não é navegável, salvo com águas altas. Tem pedras no meio do rio.

O Taquari, rio abaixo
Saímos em direção ao norte, subindo meia milha até a ponte da BR-386 ("Estrada da Produção") que liga Estrela a Lajeado, de onde retornamos para iniciar a descida.

O porto de Estrela (foto ao lado) está na margem esquerda do Taquari, quase em frente à cidade de Lajeado.

 


A cidade de Estrela está logo adiante.


Um pouco mais abaixo está Cruzeiro do Sul (na margem direita). Bom Retiro do Sul não é visto do rio. Está na margem esquerda, junto à barragem.

Logo se passa sob a ponte de concreto de Mariante (BR-287). A cidade de Taquari está mais adiante, na margem esquerda. Tem um porto muito antigo. O abandono é uma pena, em se tratando de porto com importância história. A balsa Deusa do Jacuí faz a travessia.

 

Em seguida vem a linda ponte ferroviária da Volta do Barreto. Por ali passam os trens que vão a Santa Maria.

O Taquari é sinalizado nas margens com grandes marcos quilométricos. São os PKs (Ponto Kilométrico).

General Câmara está na margem direita e não se vê do rio. Aí já estamos chegando ao Jacuí. Na confluência avista-se Triunfo, na margem esquerda do Taquari. Do outro lado do Jacuí está São Jerônimo. Essa confluência tem história.

 

Ilha do Fanfa e a Revolução Farroupilha
(colaboração do jornalista Aldo Tedesco)
Os dois primeiros anos de combates da Revolução Farroupilha - que duraria dez anos - entre as tropas legalistas e federalistas, tiveram como cenário as margens do Rio Jacuí e Lago Guaíba como estratégia para a tomada de Porto Alegre.
Triunfo, terra de nascimento do general Bento Gonçalves, foi palco de várias batalhas e a mais sangrenta delas ficou conhecida como Combate do Fanfa. Teve início na tarde do dia 02 de outubro de 1836. Bento Gonçalves acampou na Ilha do Fanfa (foto) com mil e quinhentos homens. Tinha como meta encontrar a brigada do coronel Domingos Crescêncio, na margem direita do Rio Jacuí.
A esquadra do almirante Greenfell encurralou Gonçalves, ao mesmo tempo que a artilharia abria fogo de terra.
O combate encerrou na tarde do dia 4 de outubro, com a rendição de Bento Gonçalves para o comandante Bento Manoel Ribeiro, com baixa de duzentos soldados feridos, cento e vinte mortos. Foram presos, ainda, Onofre Pires, Marciano Ribeiro, Pedro Boticário, José Calvet e outros.

"Origens do Rio Grande", ZH, 04 dez 1996

Pelo Jacuí
Descendo-se o Jacuí surge Charqueadas, onde está o presídio, quase na beira do rio. Vê-se a Aços Finos e em seguida uma usina termelétrica pela metade, abandonada. Veja fotos desses locais na matéria sobre Triunfo.

Encaramos um leste básico de 10 a 15 nós pela proa por um bom tempo. O Porto do Batista aparece na margem esquerda, em um dos ramos do rio. Aí temos uma região de muitas ilhas, grandes e pequenas. Estamos quase no Delta do Jacuí. Fotos na matéria sobre o Delta.

Junto ao canal que vai ao Polo Petroquímico (S. Clara) o rio faz uma curva à direita, entrando na reta final para o Guaíba. A largura aumenta drasticamente. Por aí passam linhas de alta tensão a grande altura. De vez em quando os prédios mais altos de Porto Alegre já aparecem entre a vegetação das ilhas. A ilha das Flores está cada vez mais urbanizada. São moradias de lazer e marinas. Logo após a Ponte da BR-290 (vão central com 52m e 16,80 de altura) a margem direita está tomada por lindas casas de veraneio. Passa-se o arroio da Pintada e observa-se as inúmeras casas de ilhéus, na maioria pescadores. A usina do Gasômetro está marcando o início do Guaíba.

O passeio está chegando ao fim. No Veleiros do Sul, às 14:30h, estaremos completando 160 milhas navegadas. Foram 29 horas embarcados, em um passeio marcado por novas paisagens mas principalmente pelo clima de amizade e alegria o tempo todo.

Os PKs do caminho

No Taquari
Ponte BR-386 PK: 143
Lajeado PK: 142
Estrela PK: 142
Terminal da GRANÓLEO PK: 140
Bom Retiro do Sul (eclusa) PK: 121
Ponte rodoviária BR-287 (Taquari-V. Aires) PK: 109
Porto de Mariante PK: 108
Taquari (balsa p/travessia) PK: 88
Terminal da CENTRALSUL PK: 87
Terminal da MOTASA PK: 86
Terminal da MITA PK: 85
General Câmara PK: 75

No Jacuí
São Jerônimo PK: 56
Triunfo (balsa p/travessia) PK: 56
Charqueadas PK: 46
Ponte BR-290 PK: 07
Porto Alegre PK: 0 (o marco zero está no Portão Central do porto)


Fontes consultadas: Danilo Senger Ribeiro; Aldo Tedesco; Secretaria dos Transportes do RGS; AHSul.