Parte 3 - A descida
Monumento
No
dia seguinte acordamos em horário condizente com os dois tintos
chilenos da adega do Adroaldo. Amanheceu um dia bonito. Era um domingo
quieto, sem movimento no porto.
Mais uma vez o Joel foi buscar jogo e preparou o café da manhã,
servido diante do panorama aí ao lado. No fundo, atrás
do navio atracado, há outro, no seco.
Que
estará esse navio fazendo lá?
O vizinho veio conversar com os inquilinos de contrabordo. Explicou
que tempo desses o rio tinha subido aquilo tudo e propositalmente encalharam
o navio condenado lá em cima. Está lá feito um
monumento...
Telmo
disse também que a montante de Estrela o Taquari não é
navegável, salvo com águas altas. Tem pedras no meio do
rio.
O
Taquari, rio abaixo
Saímos em direção ao norte, subindo meia milha
até a ponte da BR-386 ("Estrada da Produção")
que liga Estrela a Lajeado, de onde retornamos para iniciar a descida.
O
porto de Estrela (foto ao lado) está na margem esquerda do Taquari,
quase em frente à cidade de Lajeado.
A cidade de Estrela está logo adiante.
Um
pouco mais abaixo está Cruzeiro do Sul (na margem direita). Bom
Retiro do Sul não é visto do rio. Está na margem
esquerda, junto à barragem.
Logo se passa sob
a ponte de concreto de Mariante (BR-287). A cidade de Taquari está
mais adiante, na margem esquerda. Tem um porto muito antigo. O abandono
é uma pena, em se tratando de porto com importância história.
A balsa Deusa do Jacuí faz a travessia.
Em
seguida vem a linda ponte ferroviária da Volta do Barreto. Por
ali passam os trens que vão a Santa Maria.
O Taquari é
sinalizado nas margens com grandes marcos quilométricos. São
os PKs (Ponto Kilométrico).
General Câmara
está na margem direita e não se vê do rio. Aí
já estamos chegando ao Jacuí. Na confluência avista-se
Triunfo, na margem esquerda do Taquari. Do outro lado do Jacuí
está São Jerônimo. Essa confluência tem história.
Ilha do Fanfa e a
Revolução Farroupilha
(colaboração do jornalista Aldo
Tedesco)
Os dois primeiros anos de
combates da Revolução Farroupilha - que duraria dez anos
- entre as tropas legalistas e federalistas, tiveram como cenário
as margens do Rio Jacuí e Lago Guaíba como estratégia
para a tomada de Porto Alegre.
Triunfo, terra de nascimento do general Bento Gonçalves, foi
palco de várias batalhas e a mais sangrenta delas ficou conhecida
como Combate do Fanfa. Teve início na tarde do dia 02 de outubro
de 1836. Bento Gonçalves acampou na Ilha do Fanfa
(foto) com mil e quinhentos homens. Tinha como meta encontrar
a brigada do coronel Domingos Crescêncio, na margem direita do
Rio Jacuí.
A esquadra do almirante Greenfell encurralou Gonçalves, ao mesmo
tempo que a artilharia abria fogo de terra.
O combate encerrou na tarde do dia 4 de outubro, com a rendição
de Bento Gonçalves para o comandante Bento Manoel Ribeiro, com
baixa de duzentos soldados feridos, cento e vinte mortos. Foram presos,
ainda, Onofre Pires, Marciano Ribeiro, Pedro Boticário, José
Calvet e outros.
"Origens do Rio Grande", ZH, 04 dez 1996
Pelo Jacuí
Descendo-se o Jacuí
surge Charqueadas, onde está o presídio, quase na beira
do rio. Vê-se a Aços Finos e em seguida uma usina termelétrica
pela metade, abandonada. Veja fotos desses locais na matéria
sobre Triunfo.
Encaramos um leste
básico de 10 a 15 nós pela proa por um bom tempo. O
Porto do Batista aparece na margem esquerda, em um dos ramos do rio.
Aí temos uma região de muitas ilhas, grandes e pequenas.
Estamos quase no Delta do Jacuí. Fotos na matéria sobre
o Delta.
Junto ao canal que
vai ao Polo Petroquímico (S. Clara) o rio faz uma curva à
direita, entrando na reta final para o Guaíba. A largura aumenta
drasticamente. Por aí passam linhas de alta tensão a grande
altura. De vez em quando os prédios mais altos de Porto Alegre
já aparecem entre a vegetação das ilhas. A ilha
das Flores está cada vez mais urbanizada. São moradias
de lazer e marinas. Logo após a Ponte da BR-290 (vão central
com 52m e 16,80 de altura) a margem direita está tomada por lindas
casas de veraneio. Passa-se o arroio da Pintada e observa-se as inúmeras
casas de ilhéus, na maioria pescadores. A usina do Gasômetro
está marcando o início do Guaíba.
O passeio está
chegando ao fim. No Veleiros do Sul, às 14:30h, estaremos completando
160 milhas navegadas. Foram 29 horas embarcados, em um passeio marcado
por novas paisagens mas principalmente pelo clima de amizade e alegria
o tempo todo.
Os PKs do caminho
No Taquari
Ponte BR-386 PK: 143
Lajeado PK: 142
Estrela PK: 142
Terminal da GRANÓLEO PK: 140
Bom Retiro do Sul (eclusa) PK: 121
Ponte rodoviária BR-287 (Taquari-V. Aires) PK: 109
Porto de Mariante PK: 108
Taquari (balsa p/travessia) PK: 88
Terminal da CENTRALSUL PK: 87
Terminal da MOTASA PK: 86
Terminal da MITA PK: 85
General Câmara PK: 75
No Jacuí
São Jerônimo PK: 56
Triunfo (balsa p/travessia) PK: 56
Charqueadas PK: 46
Ponte BR-290 PK: 07
Porto Alegre PK: 0 (o marco zero está no Portão Central
do porto)
Fontes consultadas:
Danilo Senger Ribeiro; Aldo Tedesco; Secretaria
dos Transportes do RGS; AHSul.
|