Onde estará o Ilikai?
Cenas dramáticas de resgate no Atlântico Sul (Vídeo)
Danilo Chagas Ribeiro
Última imagem do veleiro Ilikai, já abandonado,
mas navegando bonito e com propulsão a vela e a motor |
13 Jun 2008
A pergunta que mais se escuta nos clubes náuticos de Porto Alegre ultimamente é: onde estará o Ilikai? Temos recebido mensagens vindas do Brasil e da Argentina, ora parabenizando-nos pelos artigos publicados sobre o acidente, ora indagando sobre o destino do veleiro. Nos fóruns especializados em náutica na Internet do Brasil, o assunto ganhou destaque. Ainda hoje, Gilberto Ungaretti, editor da revista Náutica (SP), indagou-nos sobre o destino do veleiro argentino. A imprensa noticiou o acidente. O resgate dos tripulantes e o abandono do veleiro na costa gaúcha impressionou o meio náutico e a população em geral.
Desgarrados resgatados
Tendo zarpado de Buenos Aires em maio passado, o veleiro chegou a Rio Grande como participante do Crucero de la Amistad, junto com outros 27 veleiros.
A organização do cruzeiro decidiu adiar a continuação até Florianópolis por causa do mau tempo. Mesmo assim, 5 veleiros desgarraram do grupo e partiram. Os tripulantes do Ilikai foram resgatados por um navio filipino. O veleiro foi abandonado com propulsão a vela e a motor. Os demais barcos arribaram em Imbituba, a duras penas.
Com pressa
Com o desenvolvimento do assunto nessas últimas duas semanas, informações chegadas até o Popa.com.br dão conta de que o comandante argentino tinha compromisso em Bs.As. dali a alguns dias, e resolveu navegar porque "precisava" chegar logo. E saiu sozinho do Rio Grande Yacht Club em seu 41 pés (adquirido há alguns meses), para subir a costa do Rio Grande do Sul até Florianópolis.
Os profissionais que transportam barcos pela costa, os assim chamados "skippers", normalmente navegam sozinhos também. Mas, sem desmerecer a competência do comandante do Ilikai, os skippers são profissionais de muita experiência e altamente qualificados que, mesmo solicitados a fazer a entrega "com pressa", só desatracam com previsões meteorológicas favoráveis.
Tripulante "emprestado"
Quando já na barra de Rio Grande, (extremidade a aproximadamente 10 milhas náuticas do Rio Grande Yacht Club), um tripulante de um dos outros barcos desgarrados foi "emprestado" ao Ilikai.
S 0359/08 – LESTE DO FAROL BERTA – CARTA 90 – VELEIRO ILIKAI A DERIVA SEM TRIPULANTES - EM 30/MAI – ULTIMA POSICAO: 30-37.00S 049-08.00W. SOLICITA-SE AOS NAVEGANTES NA AREA PROCURAR AVISTAR E INFORMAR.
Aviso aos Navegantes, Marinha do Brasil
|
Onde anda o Ilikai?
Até a noite de ontem, sexta-feira, 13 de junho, ninguém sabia informar do paradeiro do Ilikai. O Sargento Sandro, do SAR do 5º Distrito Naval (Marinha), sediado em Rio Grande,RS, com mais de 20 anos de serviços na Marinha, informou que não há um prazo "normal" para uma embarcação deixada à deriva na costa aparecer na praia.
Se o barco não submergiu por abalroamento com um navio ou por outras causas, poderá aproximar-se da costa e logo dela afastar-se devido às correntes marinhas. A Marinha continua alertando embarcação à deriva através do Aviso aos Navegantes. Informou ainda o Sargento Sandro, que o abandono do Ilikai preocupa a Marinha pela possibilidade de abalroamento, já que poderá estar à deriva.
Maus precedentes
Infelizmente, a julgar pelos precedentes, se o Ilikai aparecer nas mais de 300 milhas náuticas da costa gaúcha, tudo indica que será depredado, como ocorreu com outros veleiros, como o Congere, de 77 pés, então de bandeira americana, em Fevereiro de 1990. Levaram tudo do veleiro que veio à praia, a 30 km da Praia do Hermenegildo, incluindo velas, motor e ferragens. Sobrou o casco de alumínio.
Tripulantes do Kickapoo Belle içam a maca com o comte do Ilikai |
Parabéns ao comandante e à tripulação do Kickapoo Belle!
A atividade dos tripulantes do Kickapoo Belle tanto a bordo do navio quanto do veleiro foi fundamental e decisiva para o sucesso da operação. Os filipinos não aproximaram-se do veleiro e jogaram-lhes uma escada, simplesmente. Isso foi só o começo. A tripulação trabalhou ativamente no comando e na execução de toda a operação de resgate, pelo que se observa nas cenas gravadas a bordo do navio.
Parabéns ao Comandante e aos tripulantes do Kickapoo Belle pelo esforço e dedicação dispendidos na operação de resgate dos tripulantes do Ilikai.
O Kickapoo Belle, construído em 1987 e com deslocamento de 23.000 toneladas, pertence à TBS-International Ltd, uma empresa de serviços de transportes marítimos que contrata mão de obra da Aboitiz Jebsen, ambas filipinas.
Gravação de cenas de vídeo
Um jovem marinheiro filipino, não identificado, foi dedicado e paciencioso na gravação do vídeo, correndo pelas escadas do navio (com a câmera sempre ligada) para trocar de deck algumas vezes e buscar um melhor ângulo conforme o desenvolvimento da operação. Na chegada a Rio Grande, o marinheiro vindo de águas tão distantes daqui, ofereceu seu trabalho gentilmente. Nossos agradecimentos ao camera man filipino não identificado (foto ao lado) e parabéns pelo seu empenho em documentar o resgate.
Edição do vídeo
O Popa.com.br editou quase uma hora de cenas de vídeo (a operação de resgate certamente durou muito mais do que isso). Freqüentemente a câmera foi virada de lado durante a gravação, como se faz habitualmente para fotografar. Isso foi corrigido, embora com prejuízo na largura da tela.
Versão do vídeo para Internet
A edição levou em conta as restrições técnicas para a publicação na Internet, principalmente quanto à duração e à taxa de transferência. E mesmo com todos os cortes realizados, a edição ficou com 7 minutos, um tempo acima do normal para a Internet de nossos dias. Após alguns testes em Porto Alegre, decidiu-se publicar uma versão com taxa de transferência de 370kbps, com implicações na definição da imagem e no tamanho da tela (320X240pixels) e do arquivo (19MB).
Dicas
Caso a exibição do vídeo congele (tranque), significa que a taxa de transferência do vídeo é maior que a taxa disponível na sua conexão de internet (pode variar de uma hora para outra). Neste caso, sugerimos duas opções:
1) Deixe o vídeo rodar até o fim, mesmo trancando. Em seguida, clique em Play novamente para ver o vídeo sem interrupções.
2) Clique no link abaixo com a tecla direita do mouse e opte por "Salvar Destino Como...". Escolha uma pasta para armazenar o vídeo no disco rígido. Em seguida, localize a pasta através do Windows Explorer e selecione o arquivo kickapoo-belle-ilikai_edicao_web-streaming-quality.wmv .
Assista o vídeo "Resgate no Atlântico Sul"
Agradecemos a gentileza do Comandante Guto Vieira da Fonseca e de Jessé Vieira Freitas. |