Notícias do Popa

31 Ago 2009
Senador americano acidentou-se com lancha

O senador americano Denny Rehberg e mais 4 pessoas a bordo de uma lancha de 22 pés acidentaram-se nesta sexta-feira. Navegando à noite, a lancha subiu nas pedras da costa do lago no Parque Wayfarers, no estado de Montana, a aproximadamente 1.000km a leste de Seattle.
Campistas ouviram o estrondo do acidente e chamaram as autoridades do parque. Rehberg, que é o dono da lancha, navegava como passageiro e foi submetido a cirurgia. Um helicóptero fez o translado dos passageiros ao hospital. Os investigadores tentam descobrir a velocidade em que ocorreu o impacto, quem estava no comando, se havia a quantidade apropriada de coletes salva-vidas a bordo, e se estavam sendo utilizados. Segundo Tom Palmer, portavoz do parque, "determinar se álcool ou drogas estão envolvidos no acidente é rotina das investigações".

Fonte: Associated Press; Foto: KRTV; Tradução livre: Popa

31 Ago 2009
Americanos são encontrados após uma semana à deriva no mar

Três texanos foram encontrados vivos e boiando no Golfo do México depois de estarem desaparecidos há uma semana. Eles desatracaram de Matagorda, Texas, a uns 140km a sudoeste de Houston, em um catamarã de 23 pés em 22 de agosto, para pescar durante um dia. Os 3 foram encontrados sentados no catamarã emborcado e resgatados pela tripulação de uma embarcação de recreio em 29 de agosto, sábado à noite, um dia depois da Coast Guard ter desistido de procurar por eles. A Guarda Costeira informou que fez buscas em área de 86.000 milhas quadradas com auxílio de embarcações e de um avião antes de desistir de procurá-los na sexta-feira à noite. Os náufragos foram resgatados pela embarcação que os avistou.
Fonte: AHN; Tradução livre: Popa
Nota: É importante o registro deste salvamento: o prazo decorrido entre o acidente e o resgate foi de uma semana. Usualmente as buscas pelas autoridades cessam em prazo menor.

30 Ago 2009
"Simulação de veleiro" no iPhone
O SailSim, um aplicativo para iPhone, mostra a posição das velas em um veleiro, conforme o vento. Girando-se horizontalmente o celular (barco), a tela vai mostrando a nova posição das velas. A brincadeira é possível graças ao sensor de aceleração do iPhone. O aplicativo é muito incipiente, mas demonstra que a idéia pode ser desenvolvida, com vantagens principalmente para principiantes no esporte a vela. Veja demonstração no YouTube.
Veja também o aplicativo que mostra a velocidade do vento medindo o volume do som no microfone.

29 Ago 2009
Piloto de embarcação é atacado por jacaré

Navegador sofre. Além das dificuldades com as intempéries, com o tráfego, com o próprio barco e com tripulação e passageiros, em algumas regiões poderá ainda haver outra dificuldade: jacarés na água. Um pequeno barco carregado com passageiros atravessava o Rio Araguaia, em Conceição de Araguaia, PA na sexta-feira passada, quando o piloto foi surpreendido pelo ataque de um jacaré. Ninguém saiu ferido, apesar do susto. O jacaré foi capturado e amarrado para ser levado a uma região de preservação ambiental na região. O bicho mede 3,7m (> 12pés) e pesa 180kg.
Fonte: Terra

29 Ago 2009
Petroleiro se parte em dois quando navegava no Canal de Suez

Um navio petroleiro com bandeira panamenha naufragou hoje e se partiu em duas metades quando navegava perto do Canal de Suez, informou a agência de notícias egípcia "Mena", que afirmou que a embarcação não transportava carga alguma.
De acordo com a "Mena", o petroleiro, que procedia do Iêmen, se dirigia para as oficinas de conserto da Autoridade do Canal de Suez, no litoral egípcio do Mar Vermelho, para ser submetido a trabalhos de manutenção, quando rachou em dois.
A agência disse que o capitão do petroleiro, com uma capacidade de 59 mil toneladas de petróleo, explicou no pedido de socorro que limpava os depósitos da embarcação quando, para sua surpresa, notou que o navio estava partido em dois na altura do porto de Adabiya, na cidade de Suez.
A "Mena" acrescentou que o tráfego marítimo ao longo dos 193 quilômetros do Canal de Suez, que liga o Mar Vermelho com o Mediterrâneo, não foi afetado pelo acidente.
As autoridades egípcias iniciarão uma investigação para verificar o motivo de o navio ter se partido.
Em entrevista à televisão estatal egípcia, o diretor de Emergências da Autoridade do Canal de Suez, Mohammed Amara, disse que a embarcação permanece flutuando.
Amara assegurou que foram tomadas as medidas necessárias para evitar derramamento de petróleo no mar, caso tenha restado alguma quantidade de petróleo dentro do navio. EFE
Fonte: G1; Foto:AP

28 Ago 2009
Velejador britânico de 17 anos completa volta ao mundo
Um adolescente britânico de 17 anos, Mike Perham, se tornou nesta quinta-feira o navegante mais jovem a completar a volta ao mundo sozinho em um veleiro com assistência e escalas.
"Consegui, tornei realidade meu sonho e é incrível", declarou o hovem depois de cruzar às 9H47 locais (5H47 de Brasília), com seu veleiro de 15 metros, a linha situada em águas britânicas, entre Lizard Point, o cabo mais meridional da Inglaterra na Cornualha, e a ilha bretã de Ouessant (noroeste da França).
Aos 17 anos e 164 dias, Perham destronou o americano Zac Sunderland, que em julho completou uma travessia similar na Califórnia também com 17 anos, mas dois meses e meio mais, segundo o Guinness World Records.
Esta não é a primeira proeza de Perham, que em janeiro de 2007 fez história ao se tornar o mais jovem navegante a cruzar o Atlântico sozinho, com apenas 14 anos.
Desta vez, o adolescente zarpou de Portsmouth, na costa sul da Inglaterra, em 15 de novembro com a intenção de dar a volta ao mundo sem escalas, mas problemas técnicos o forçaram a fazer várias paradas.
Desde então, navegou por mais 150 dias e percorreu 26.000 milhas, passando por Portugal, ilhas Canárias, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. O tempo o impediu de cruzar o Cabo Horn, o mais austral do arquipélago americano, e teve que optar pela rota do Canal do Panamá.
A viagem terminará no próximo sábado em Portsmouth, onde será recebido com festa.
Fonte: AFP

27 Ago 2009
Marinha usa helicópteros e navios em buscas por vítimas de naufrágio no ES
Três tripulantes permanecem desaparecidos
A Marinha mantém buscas a três desaparecidos em um naufrágio na costa do Espírito Santo. Três helicópteros, dois navios-patrulha, um navio-balizador, além da Fragata Constituição e de uma embarcação da Capitania dos Portos do Espírito Santo são usados na operação de resgate. No total, 17 pessoas estavam a bordo e dez conseguiram se salvar usando um bote. Quatro corpos já foram retirados do mar e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML). Três pessoas seguem desaparecidas.
Fonte: G1; Foto: Divulgação/AE

26 Ago 2009
Galeão de 1920 leva turistas pela costa do Estoril em Portugal
Várias pessoas têm a oportunidade de conhecer a costa do Estoril a bordo de um galeão do início do século 20, uma antiga embarcação pesqueira que serve agora para promover a vila de Cascais, próxima a Lisboa.
A ideia foi colocada em prática pela prefeitura de Cascais que, por meio do programa Cascais Ativo, disponibilizou o barco a vela, chamado de Estou para Ver Cascais.
Galeão foi construído em 1920 e agora serve ao turismo luso
"A vila de Cascais é conhecida pelos costumes náuticos e isto é uma forma de promover a vela e Cascais através de um ponto de vista diferente", afirmou o responsável pelo projeto, Fausto Salvador.
O antigo barco, construído em 1920, serviu para pesca e para transportar sal. Em 1975 deixou de ter utilidade.
Os visitantes podem também se juntar aos marinheiros e participar, por exemplo, na manobra das cordas, no içar das velas e no leme.
A viagem tem duração de uma hora e meia, transporta 35 passageiros e o trajeto vai desde a Marina de Cascais até São Pedro do Estoril, ou Boca do Inferno e Farol da Guia, embora esteja sempre dependente das condições climáticas.
Além disso, existem ainda passeios noturnos onde é feita uma pequena introdução sobre este tipo de navegação do século 16.
Fonte: Folha online

25 Ago 2009
"Eles estavam exaustos, remaram no braço"

Júlio Vasconcelos não se julga um herói. Mas para os 10 sobreviventes do naufrágio do pesqueiro catarinense Estrela do Mar IV, no Espírito Santo, ele é mais que um simples pescador. Foi Vasconcelos que avistou os homens, exaustos, em um bote salva-vidas na manhã do último domingo. Que chamou ambulâncias, capitania dos portos e acionou a Marinha sobre o desastre acontecido um dia antes. Foi Vasconcelos que ouviu as primeiras palavras dos náufragos quando pisaram em terra.
— Eles se juntaram, nos abraçando, agradecendo a Deus por ter sobrevivido. Estavam estavam exaustos, remaram com os braços uma noite inteira — lembra Vasconcelos, emocionado.
O pescador de 70 anos conta que avistou os sobreviventes por volta das 6h30min de domingo. Um forte temporal na noite anterior destruiu e destelhou casas, derrubou árvores e fez estragos na região de Mucuri, cidade localizada no Extremo Sul da Bahia. Esse mesmo temporal surpreendeu os tripulantes do Estrela do Mar 4. Segundo Vasconcelos, o barco foi à pique por ser vítima de uma "vaca de mar": duas fortes ondas bateram contra o barco e engoliram a embarcação.
— Eles disseram que uma onda bateu no barco e logo em seguida veio outra e daí já virou eles. Só deu tempo de eles pularem no mar e agarrar um bote que estava perto. Mas outros sete não conseguiram — relata o pescador.
O curioso é que o mesmo temporal que acabou com a cidadezinha baiana e quase matou os seis gaúchos, dois catarinenses, um carioca e um capixaba que se salvaram foi o responsável para que Vasconcelos encontrasse os náufragos à deriva. Preocupado com a casa que possui na beira da praia, o pescador foi até o local para conferir as avarias que a chuva teria provocado. Subindo no telhado da residência, olhou para o mar e viu o bote.
— Eu pedi para eles terem calma, que eu já tinha visto eles e que ia socorrê-los — conta Vasconcelos.
— Abanava com uma mão a minha camiseta e com a outra eu peguei o celular para ligar para o socorro — completa.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
Em tempo: O pesqueiro foi encontrado virado a 12MN da costa, cfe foto da Polícia Militar do ES acima.
Veja vídeo da Globo

24 Ago 2009
Desafio Solar Brasil

Uma equipe formada por 32 alunos dos cursos de eletromecânica e da licenciatura em ciências da natureza, coordenada pelo físico Antônio Arapiraca, professor do Campus Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense, vai participar do Desafio Solar Brasil – uma competição de barcos movidos a energia solar.
O evento é uma realização do Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e acontecerá entre os dias 24 e 31 de outubro, em Paraty, município ao sul do estado do Rio de Janeiro.
A equipe, batizada de Solaris, foi criada a partir do convite do pólo náutico da UFRJ ao instituto, para participar da competição. A embarcação ganhou o nome de Costa do Sol e está em fase de construção, com apoio do Pólo Náutico da UFRJ e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que estão patrocinando a construção de dois cascos de catamarã, com seis metros cada um, e os painéis solares.
Apesar do significativo apoio da Finep, o barco ainda necessita de recursos para a compra de motores, montagem de sistema de balanceamento de carga e despesas com deslocamento da equipe para a competição.
Segundo o professor Arapiraca, é importante envolver os alunos em projetos desta magnitude porque estimula o saber científico e capacita o aluno em seu aprendizado.
– Os alunos vão participar de toda concepção do barco, da laminação à implementação de soluções de baixo custo para motores, e balanceamento de carga das baterias –, explica ele.
O diretor do campus, César Dias, acredita que o projeto, além de despertar o interesse dos alunos para a questão energética mundial, agrega outros valores, como a motivação para aprender e a auto-estima dos educandos, vindos de realidades diversas.
O Desafio Solar Brasil 2009 tem o objetivo de estimular a ampliação de tecnologias para fontes limpas de energia, assim como incentivar pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da indústria marítima brasileira.
O evento tem 19 equipes de diversos estados do país. Além da que representa o campus Cabo Frio, apenas outras duas são de cursos técnicos. Isto significa uma inovação nesse tipo de competição porque, tradicionalmente, os participantes vêm de universidades.
Além da participação no Desafio Solar Brasil, o barco será apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Cabo Frio, e em feiras científicas e escolas, incentivando a produção de energias alternativas na Região dos Lagos, onde já está em fase de pré-instalação uma usina de energia eólica (dos ventos) que vai gerar em torno de 140MW de energia. Saiba mais.
Fonte: Correio do Brasil/Agência Brasil

23 Ago 2009
Mundial de Laser sofre com furacão
O Campeonato mundial da classe Laser em Halifax, Nova Escócia, Canadá foi suspenso ontem à espera de melhores ventos, desde que o furacão Bill, de Força 1 (baixa intensidade), começou a aproximar-se da costa leste do Canadá. A rota prevista para o Bill neste domingo inclui a Nova Escócia, onde ventos de até 45 nós estão previstos.
O Brasil tem chance de subir ao podium por conta do catarinense Bruno Fontes, atualmente em 5º lugar.
"
United Breaks Guitars"
Além de estar no foco mundial da Vela por esses dias, Halifax também está no foco da música, por um fato inusitado. Um compositor de lá teve sua cara guitarra Taylor danificada pela United Airlines há alguns meses. Sem conseguir a indenização, compôs a canção "United Breaks Guitars" (United Quebra Guitarras), sátira bem humorada que já obteve mais de 5 milhões de acessos no YouTube em pouco mais de 1 mês. Assista o clip. Colaboração: Andreas Bernauer

21 Ago 2009
Bioluminescência profunda

Em mais uma amostra da diversidade desconhecida dos oceanos, um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos e da Suécia descobriu sete novas espécies de vermes. Os animais, que vivem nas profundezas, emitem luz verde brilhante.
A descoberta foi descrita na edição de 21 de agosto da revista Science, em trabalho coordenado por Karen Osborn, do Instituto de Oceanografia Scripps na Universidade da Califórnia em San Diego.
Pertencentes ao filo dos anelídeos (Annelida), as sete espécies medem entre 1,8 e 9,3 centímetros de comprimento. Foram encontradas com a ajuda de veículos operados remotamente em profundezas de 1,8 mil a 3,7 mil metros.
No artigo, os autores fazem a descrição de uma das espécies, à qual deram o nome de Swima bombiviridis, por causa da capacidade de nadar e da presença de “bombas verdes”, estruturas cheias de fluido que, ao serem liberadas, produzem luz por vários segundos.
Segundo os pesquisadores, um aspecto notável na descoberta é que não se trata de criaturas raras. Rara é apenas a oportunidade de observar e de coletar tais animais, como foi feito no estudo.
“Encontramos um grupo completamente novo de animais relativamente grandes e extraordinários. Mas não são animais raros. Pudemos observar com frequência centenas deles juntos”, disse Karen. Os vermes são transparentes, com exceção de sua área abdominal.
“As profundezas entre 1 mil e 4 mil metros formam o hábitat menos explorado da Terra. Com pouco tempo de uso de veículos submersíveis e apenas na costa da Califórnia, conseguimos descobrir sete novas espécies. Isso mostra o quanto ainda temos pela frente para encontrar”, disse Greg Rouse, também do Instituto Scripps e autor do estudo.
O artigo Deep-sea, swimming worms with luminescent “bombs”, de Karen Osborn e outros, pode ser lido por assinantes da Science em www.sciencemag.org.
Fonte: Agência FAPESP

18 Ago 2009
Morar em barco ajuda a driblar crise na Grã-Bretanha

Estimativas apontam que a demanda por casas barco na Grã-Bretanha quase dobrou nos últimos três anos.
As razões para isso estão nas baixas ofertas do mercado imobiliário e no difícil acesso ao crédito desencadeado pela crise financeira internacional.
Andy e Nicole Gilson compraram o barco de três quartos onde moram, em Rochester, nos arredores de Londres, por 40 mil libras (cerca de R$ 120 mil).
Uma propriedade deste tamanho na região custa em torno de R$ 1,5 milhão.
Mas, segundo a British Waterways, companhia que regula este tipo de mercado na Grã-Bretanha, não há locais suficientes que sejam adequados para o uso residencial.
No mês que vem, a empresa vai publicar um plano para expandir as áreas situadas em rios e canais para que possam abrigar maior número de casas barco.
Fonte: BBC
Assista vídeo

18 Ago 2009
Navio-Veleiro “Cisne Branco” vence regata internacional

No Atlântico Norte
Como parte integrante das atividades programadas pela “Sail Training International” (organização europeia sem fins lucrativos, criada com o objetivo de formar jovens pela arte de navegar), o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” venceu, no dia 5 de agosto, a 5ª etapa das regatas que compuseram a “Tall Ships Atlantic Challenge 2009”, maior evento náutico realizado esse ano, sendo a única de que participou.
Este grande evento náutico começou em Vigo (Espanha), em maio, passando por Tenerife (Espanha), Bermuda, Estados Unidos, Canadá e Irlanda, com veleiros de várias nacionalidades, alguns integrando a frota durante todo o percurso e outros apenas parcialmente, como foi o caso do NVe “Cisne Branco”.
A regata estava prevista para cruzar o Atlântico Norte, saindo de Halifax (Canadá), indo até Belfast (Irlanda), retornando a Europa. O tempo total estimado para a travessia era de 23 dias, sendo que o veleiro brasileiro completou o percurso em apenas 15 dias, sendo o “Fita Azul” (Line of Honours), prêmio destinado ao primeiro navio a cruzar a linha de chegada, independente da classe e do tempo corrigido (fator utilizado para equalizar o tempo entre veleiros de características distintas).
Além do “Cisne Branco”, estavam inscritos na regata veleiros da Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Portugal, Reino Unido, Rússia e Uruguai. O navio veleiro russo “Kruzenshtern” participou apenas da largada, em virtude de séria avaria sofrida no mastro do traquete (mastro mais avante dos quatro que possui), ocorrida dias antes da largada.
A derrota inicialmente traçada passaria próximo à área onde houve o acidente com o Titanic, em 1912, porém os organizadores da regata propuseram que os navios montassem uma boia localizada mais ao sul para evitar a rota dos icebergs, tornando impossível a navegação direta para Belfast e acrescentando dose extra de desafio para os competidores.
Foram 15 dias de navegação, onde o navio enfrentou calmarias e mares agitados, com ventos de até 48 nós, (89 km/h) e ondas de 7

metros de altura, totalizando cerca de 2.350 milhas náuticas (4.350 km) e variações de pressão atmosférica de 25 milibares, muito acentuada se comparada com a média encontrada no Atlântico Sul, alcançando o máximo de 16,3 nós de velocidade.
Além de ser o “Fita Azul”, o NVe “Cisne Branco” recebeu os prêmios de primeiro lugar entre os navios de sua classe e o de segundo lugar geral (considerando-se todos os navios das demais classes participantes) entre os 12 competidores, elevando o nome do Brasil à posição mais alta do pódio das regatas internacionais de veleiros clássicos.
Fonte: Marinha do Brasil

17 Ago 2009
Navio sumido na Europa é encontrado
Uma embarcação de guerra russa localizou nesta segunda-feira, perto de Cabo Verde, o navio mercante finlandês Arctic Sea, que estava desaparecido desde o final de julho, e resgatou a tripulação, informou o ministro da Defesa da Rússia, Anatoli Serdiukov.
"O Arctic Sea foi encontrado hoje a cerca de 300 milhas das ilhas de Cabo Verde", informou o ministro ao presidente russo, Dmitri Medvedev, e acrescentou que o navio de carga não estava sequestrado, segundo a agência Interfax.
Serdiukov disse que a tripulação do navio mercante, integrada por 15 marinheiros russos, foi transferida para a embarcação de guerra e estava sendo interrogada para esclarecer o ocorrido desde o final de julho, quando se perdeu o rastro do Arctic Sea.
Os marinheiros russos "estão sãos e salvos, e não se encontravam sob controle armado", disse o ministro, em referência ao possível sequestro.
No sábado passado, a Polícia de Helsinque informou que desconhecidos tinham pedido resgate pelo navio mercante, de propriedade da companhia finlandesa Solchart Management.
O Arctic Sea, de bandeira maltesa, navegava com uma carga de madeira de Gibraltar até o porto argelino de Béjaia, aonde deveria chegar em 4 de agosto, mas, em 28 de julho, foi perdida toda comunicação com o navio.
Quatro dias antes de desaparecer, o navio esteve retido durante 12 horas perto de uma ilha sueca no Mar Báltico por desconhecidos mascarados que se aproximaram em uma lancha e se apresentaram como policiais.
Os desconhecidos, que não mostraram documentação, amarraram os tripulantes do navio e, durante horas, procuraram algo no depósito, sem aparentemente encontrar nada, após o que libertaram os marinheiros e abandonaram o Arctic Sea.
No incidente, segundo a imprensa, três marinheiros ficaram feridos e os desconhecidos, antes de abandonar o navio, inutilizaram os equipamentos de comunicações do Arctic Sea e podem ter desmontado seu sistema automático de identificação naval.
Fonte: Terra/EFE

16 Ago 2009
Canal do Panamá faz 95 anos e comemora com obras de ampliação
O Canal do Panamá completou ontem 95 anos, um aniversário comemorado com sua ampliação no horizonte e as expectativas de alcançar em 2010 o 1 milhão de tráfego de navios através de suas eclusas de embarque desde que foi aberto ao trânsito interoceânico.
Fontes da Autoridade do Canal do Panamá (ACP) disseram hoje à Agência Efe que o aniversário foi precedido de uma feira nacional informativa que, durante um mês, explicou à população de várias cidades do país as origens e história do canal.
A entidade não convocou atividades específicas por ocasião desta data, que coincide com o aniversário da fundação da cidade do Panamá, em 1519.
Desde que o navio "Ancón" atravessou a via pela primeira vez, em 15 de agosto de 1914, o Canal viu mais de 983 mil embarcações passarem por suas eclusas de embarque, um número que pode chegar a 1 milhão no final de 2010, indicaram as fontes, que lembraram que pela via interoceânica transitam anualmente 14 mil navios.
A cinco anos de completar 100 anos, a infraestrutura, desenhada em 1904 para navios de 267 metros de comprimento e 28 metros de largura, no máximo, ficou pequena com o surgimento das embarcações conhecidas como "pós-panamax", muito superiores a essas medidas.
O Canal do Panamá, agora, aprovou sua ampliação através de um novo jogo de eclusas de embarque que, segundo as autoridades, permitirá dobrar a capacidade de passagem, passando de 300 a 600 milhões de toneladas anuais.
Fonte: G1/EFE

14 Ago 2009
Rússia desmente que navio desaparecido tenha sido avistado

As informações de que um navio mercante desaparecido havia sido localizado na costa das ilhas de Cabo Verde, no Oceano Atlântico, são infundadas, informou nesta sexta-feira a agência russa de notícias RIA, citando como fonte um enviado russo ao país africano.
O desaparecimento do navio Artic Sea, com seus 15 tripulantes russos, desconcertou as autoridades na Europa e norte da África. A Rússia enviou embarcações à região para localizá-lo.
A agência de notícias portuguesa Lusa informou que o cargueiro de 4.000 toneladas estava a 400 milhas náuticas do arquipélago de Cabo Verde, situado no oeste da África, enquanto a França dizia ter informações de algo avistado que poderia ser o Artic Sea.
"Havia a informação de que um navio cargueiro semelhante ao que está sendo procurado tinha sido avistado 400 milhas náuticas ao norte da ilha de Santo Antão", afirmou o embaixador russo em Cabo Verde, Alexander Karpushin, segundo a RIA.
"No entanto, ficou comprovado que essa informação não era verdadeira", disse ele, citando uma reunião com o chefe das Forças Armadas de Cabo Verde.
Antes disso, a Lusa reportara declarações do diretor-geral de Defesa de Cabo Verde, Pedro Reis, de que o navio estava em águas internacionais ao norte de São Vicente, uma ilha cabo-verdiana, perto de Santo Antão.
Um porta-voz naval francês disse que a informação sobre a localização de um navio com descrição semelhante à do Artic Sea ao norte de Cabo Verde fora passada pela Rússia e por Malta.
As indicações de que a embarcação estava a norte de Cabo Verde teriam corroborado relatos de que ele se dirigia para o Atlântico.
No entanto, o major António Monteiro, comandante do esquadrão naval da Guarda-Costeira de Cabo Verde, disse que ele não poderia confirmar a informação sobre a passagem do cargueiro pela costa norte do país.
O navio tem registro em Malta, transporta uma carga de madeira no valor de 1,3 milhão de dólares e deveria ter atracado no dia 4 de agosto no porto argelino de Bejaia. Nunca chegou, e acredita-se que tenha feito contato pela última vez de uma posição na altura da costa francesa.
A preocupação com a tripulação russa surgiu depois que a Autoridade Marítima de Malta disse ter recebido informações de que o navio havia sido abordado por homens mascarados que disseram ser da polícia antidrogas, em águas suecas, em 24 de julho.
Nesta sexta-feira, no entanto, a Comissão Européia expressou dúvidas sobre a possibilidade de o cargueiro ter sido tomado por piratas.
(Reportagem de Conor Humphries em Moscou, Axel Bugge em Lisboa, Álvaro Ludgero Andrade em Praia, e Sophie Hardach em Paris)
Fonte: O Globo/Reuters

14 Ago 2009
Em pescaria, dupla cruza com tubarão maior do que o próprio barco
Encontro com tubarão de 5 m aconteceu em pescaria na Austrália.
Para pescador, ele poderia ter saltado e afundado o pequeno barco.
Os pescadores Dan Plunkett e Adam Cloete filmaram enquanto estavam pescando em Bluff Point, próximo a Geraldton, a 423 quilômetros de Perth (Austrália), um tubarão branco de cerca de cinco metros de comprimento, maior do que o barco em que estavam, segundo reportagem publicada pelo jornal "The West Australian".
Fonte: G1;
Assista vídeo

14 Ago 2009
Navio desaparecido no Atlântico é encontrado perto de Cabo Verde
O navio mercante Arctic Sea, que estava desaparecido há mais de uma semana, está em águas internacionais na costa atlântica da África, informaram a agência de notícias Lusa e um porta-voz da Marinha francesa nesta sexta-feira.
Citando o diretor de Defesa de Cabo Verde, Pedro Reis, a Lusa publicou que o navio está ao norte de Cabo Verde.
"O navio está a uma distância de 400 milhas náuticas ao norte de São Vicente, fora da zona econômica exclusiva de Cabo Verde", disse Reis, segundo a Lusa. A agência não deu mais detalhes. São Vicente é uma das ilhas de Cabo Verde.
O desaparecimento do navio preocupou autoridades na Europa e no norte da África, e Moscou mandou navios de guerra para encontrá-lo. Se ele estiver mesmo ao norte de Cabo Verde, isso apoiaria os relatos anteriores de que ele se dirigia ao Atlântico.
O major Antonio Monteiro, da guarda costeira de Cabo Verde, disse à Reuters que não poderia confirmar se a embarcação passou ao norte do arquipélago.
Um porta-voz da Marinha da França disse à Reuters que a inteligência nacional tem informações que sugerem que um navio com características semelhantes ao Arctic Sea está ao norte de Cabo Verde. A informação foi repassada a Rússia e Malta.
"Hoje mais cedo, a inteligência francesa descobriu que há um navio no Atlântico Sul, na altura (de latitude) do Brasil, que pode bater com a descrição do Arctic Sea", disse à Reuters o capitão Jerome Baroe, em Paris.
Fonte: O Globo

14 Ago 2009
Há 30 anos, uma tragédia mudou a face da vela oceânica
A Fastnet continua a realizar-se de dois em dois anos
Veleiros que são verdadeiras montras da mais moderna engenharia, sistemas de segurança, navegação e comunicações que permitem acompanhar os navios em tempo real, tripulantes preparados e qualificados para enfrentarem os desafios do mar. Navegar pelos oceanos do mundo continua a ser uma aventura, mas a vela oceânica é hoje um desporto altamente profissionalizado e que obedece a regras muito rigorosas. Não era assim há 30 anos.
A tragédia que balizou a evolução deste desporto aconteceu há exactamente três décadas, entre os dias 13 e 14 de Agosto de 1979. Mais de 300 iates participavam na Fastnet, a regata que liga a Inglaterra à Irlanda e que, na altura, era a prova decisiva das cinco que compunham a Admiral’s Cup, o campeonato do mundo da especialidade. Estavam previstos ventos à volta dos 50 km/h, apesar de os meteorologistas avisarem que as rajadas poderiam ser um pouco mais intensas. E isso aconteceu. Mas numa escala tal que o balanço final foi pesadíssimo: 15 mortos, 23 navios perdidos no mar.
Quando as autoridades começaram, finalmente, a ter uma noção dos efeitos da tempestade, já muito estava perdido. Ondas gigantescas e ventos na fronteira do que poderia ser considerado um furacão (perto dos 120 km/h) tinham semeado o caos na frota. Sem aviso prévio, muitos competidores persistiram na rota em vez de procurarem um porto seguro. Foi um dos muitos erros cometidos nessa jornada trágica.
Nem mesmo o gigantismo da operação de socorro lançada para socorrer as tripulações – a maior no Reino Unido em tempo de paz – conseguiu disfarçar o facto de que se estava perante a maior tragédia na história da vela oceânica. Mais de duas dezenas de iates foram ao fundo, noutros houve tripulantes atirados ao mar pela fúria das vagas e pela má concepção dos arneses de segurança. O próprio primeiro-ministro britânico na altura, Edward Heath, esteve desaparecido durante algumas horas, até que apareceu numa praia, sem ferimentos.
Vasos de guerra britânicos, irlandeses e holandeses. Traineiras francesas. Navios de socorros a náufragos e rebocadores da costa Leste do Reino Unido. Petroleiros e cargueiros de bandeiras diversas que se encontravam na área. Aviões e helicópteros da RAF. Parecia a reedição do desembarque na Normandia, mas o objectivo agora era outro: os meios mobilizados para o salvamento resgataram um total de 125 marinheiros das águas violentas do Atlântico Norte.
No meio do caos, alguns iates concluíram mesmo as 600 milhas náuticas do percurso e o vencedor foi o “Tenacious”, cujo dono esteve ao leme durante a tortuosa jornada. Chamava-se Ted Turner e no ano seguinte fundou a CNN, iniciando o percurso que lhe permitiria vir a tornar-se um dos mais importantes magnatas do mundo no campo dos “media”.
A regata manteve-se – por estes dias disputa-se mais uma edição da Fastnet – mas, no rescaldo da catástrofe, um sem-número de medidas de segurança e soluções de engenharia tornaram-se obrigatórias nas competições. Novos arneses para os tripulantes, mais lastro nos navios, obrigatoriedade de ter comunicações rádio a bordo, exigência de qualificações a todos os tripulantes. Começava a era moderna da vela oceânica.
Fonte: Luís Francisco/Publico.pt/Desporto; Foto: Martyn Hayhow

14 Ago 2009
Mosquitos ameaçam Galápagos
As ilhas Galápagos, no oceano Pacífico, estão a cerca de mil quilômetros a oeste da costa do Equador, país a que pertencem. Das 58 ilhas, apenas quatro são habitadas. O arquipélago conta com notável biodiversidade, que inclui espécies como as célebres tartarugas-das-galápagos (Geochelone nigra spp.).Desde que encantou o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), tendo sido fundamental para a produção da teoria da evolução por meio da seleção natural, a região é considerada pelos cientistas um dos maiores “laboratórios vivos” do mundo.
As Galápagos são consideradas, desde 1978, patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Mas desde 2007, apesar de manter intactas estimados 95% de sua biodiversidade original, passaram a integrar a lista dos patrimônios em risco, devido ao crescente turismo e imigração – desde 1991, o número de turistas saltou de 41 mil por ano para 160 mil.
Outra grande ameaça são as espécies invasoras. Um novo estudo destaca uma delas: o mosquito Culex quinquefasciatus, no Brasil popularmente chamado de pernilongo ou muriçoca. O inseto teria sido introduzido nas Galápagos em meados da década de 1980, levado por aviões, e continua a ser transportado regularmente desde então, cruzando com espécies locais.
“Em média, o número de mosquitos por aeronave é pequeno, mas muitos voos chegam todos os dias de modo a atender à crescente demanda do turismo. E os mosquitos sobrevivem e se reproduzem pouco depois que deixam os aviões”, disse Arnaud Bataille, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, um dos autores da pesquisa.
O trabalho, feito por pesquisadores britânicos e equatorianos, terá seus resultados publicados esta semana pela revista Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.
Os mosquitos do gênero Culex são importante vetor de diversas doenças como malária aviária ou a febre do oeste do Nilo. Sua introdução no Havaí, no fim do século 19, teve um grande impacto em espécies locais, como de aves endêmicas no arquipélago norte-americano. Das 42 espécies de beija-flor existentes, 23 desapareceram por conta de doenças que se estimam terem sido transmitidas por mosquitos.
“Nossa pesquisa indica que o cenário está montado para um desastre semelhante ao ocorrido no Havaí. A menos que ações de mitigação imediatas sejam tomadas, é apenas uma questão de tempo até que a vida selvagem nas Galápagos tenha o mesmo destino dos beija-flores havaianos”, disse Andrew Cunningham, cientista sênior da Sociedade Zoológica de Londres e autor do estudo.
“O governo do Equador introduziu recentemente uma medida para que todas as aeronaves que têm as Galápagos como destino sejam desinsetizadas, mas a eficácia disso ainda não pode ser avaliada. Além disso, tal medida deve também ser aplicada em navios”, disse outro autor, Simon Goodman, da Universidade de Leeds.
O artigo Evidence for regular ongoing introductions of mosquito disease vectors into the Galapagos Islands, de Eudald Carbonell, do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social, e outros, pode ser lidos por assinantes da Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences em http://rspb.royalsocietypublishing.org/.

Fonte: Agência FAPESP

14 Ago 2009
Expedição vai estudar gigantesca área de detritos plásticos no Oceano Pacífico

Conforme informou O Globo, um grupo de cientistas partiu em dois navios de São Francisco, nos EUA, em busca do que ambientalistas chamam de Ilha do Lixo. Trata-se de uma área de detritos no Oceano Pacífico, formada por mais de seis milhões de toneladas de plásticos. Esse bizarro exemplo da falta de educação humana flutua à deriva num ponto entre a costa da Califórnia e o Japão. A área é um local onde o oceano circula lentamente devido ao pouco vento e a sistemas de pressão extremamente alta que "seguram" a sujeira, criando o chamado Giro do Pacífico Norte (há outras quatro áreas de giro semelhantes no planeta). A expedição tem como objetivo recolher o material e estudar seu impacto na vida marinha.
O cemitério flutuante de lixo - que se espalha por 696 mil quilômetros quadrados, área equivalente aos territórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo somados - foi descoberto em 1997 pelo velejador Charles Moore. Durante uma competição, ele ignorou alertas de não passar pela região, onde faltam ventos e correntes, e descobriu o lixo.
Moore encontrou pedaços de garrafas, sacos plásticos, seringas e uma variedade enorme de outros objetos de plástico em vários estados de degradação, já que, devido à ação do sol e dos ventos, o material se desintegrou em pequeno fragmentos.
Batizada de Projeto Kasei, a expedição - que deve durar um mês - vai tentar estudar a composição desta "sopa plástica" (outro apelido da "ilha"), o nível tóxico de seus componentes, seu efeito sobre a vida marinha e o seu papel na cadeia alimentar.
Fonte: O Globo

14 Ago 2009
Chinês se irrita com mulher 'ranzinza' e pula de navio em rio

As últimas palavras de Zhou antes de pular no rio foram: 'Eu quero paz'.
Ao revê-lo vivo, mulher abraçou o marido e prometeu parar de reclamar.
Um chinês de 45 anos pulou de um navio dentro do rio Yangtze, também conhecido como rio Azul, por causa de sua mulher, que, segundo ele, é muito "ranzinza" e "reclamona", segundo reportagem do jornal chinês "Gxnews".

Fonte: G1

13 Ago 2009
Cargueiro desaparece em águas europeias
O Arctic Sea, um cargueiro de bandeira maltesa, deveria aportar na Argélia com uma carga de madeira no dia 4 de agosto. Mais de uma semana depois, não há notícia sobre a embarcação, nem sobre a tripulação. O mistério começou em 24 de julho, quando os 15 tripulantes do Arctic Sea afirmaram ter sido amarrados e agredidos por um grupo de cerca de dez homens que subiu na embarcação na ilha sueca de Oland. Os homens mascarados se identificaram como policiais, mas a polícia sueca negou que tenha atuado naquela área.
O investigador da polícia sueca Ingemar Isaksson afirmou que a tripulação alegou que os homens deixaram o navio 12 horas depois, em botes infláveis de alta velocidade. "Eu nunca ouvi sobre nada parecido em águas suecas", disse Isaksson. A pirataria aumentou muito na costa da Somália. A questão agora é se pode ter havido um caso desses em águas europeias. "Se esse é um ato criminoso, ele parece seguir um novo modelo de negócios", afirmou o especialista em inteligência marítima Graeme Gibbon-Brooks, em entrevista à "Sky News".
No dia 28 de julho, o Arctic Sea contatou autoridades marítimas britânicas enquanto passava pelo movimentado Canal da Mancha. O navio fez um contato de rotina, obrigatório, informando quem eram eles, de onde vieram e sobre a carga. A agência britânica apontou que tudo parecia rotineiro. A área seguinte para onde o navio foi não está claro. A mídia russa informou que o último contato da tripulação foi em 30 de julho, na Baía de Biscay. O navio teria chegado a ser escoltado por outro de patrulha, português, mas depois não houve mais contatos.
O porta-voz do Comando Marítimo Português, João Barbosa, porém, afirma que pode "garantir que o navio não está em águas portuguesas e nem mesmo passou por águas portuguesas". A carga de madeira, da finlandesa Rets Timber, é estimada em 1,3 milhão de euros (US$ 1,84 milhão), segundo a companhia. Os especialistas demonstram preocupação com o sumiço, mas se mostram cuidadosos antes de afirmar que houve um crime.
"Não houve ataques (piratas) em águas europeias", apontou Pottengal Mukundan, diretor do Escritório Marítimo Internacional, sediado em Londres. "Não é o tipo de área onde piratas operariam com facilidade." O executivo-chefe do Merchant Maritime Warfare Centre, Nick Davis, disse em entrevista à "BBC" que pode ter havido uma disputa comercial. "Eu suspeito fortemente que isso é provavelmente uma disputa comercial entre o proprietário e uma terceira parte" que poderia ter pegado a carga, afirmou Davis.
O presidente russo, Dmitry Medvedev, ordenou hoje que o ministro da Defesa do país tome "todas as medidas necessárias" para encontrar o cargueiro. Mulheres e outros parentes dos desaparecidos fizeram um apelo ao governo russo sobre o caso.
Fonte: Estadão/AE-AP - Agencia Estado

Nota: O jornal britânico Telegraph diz que há suspeita do navio estar transportando drogas ou armas e que pode ter navegado para a costa oeste da África (Atlântico). Veja mais, em inglês.

10 Ago 2009
Um velejador timoneia as finanças do Rio Grande do Sul

Desde janeiro ocupando o cargo de secretário estadual da Fazenda, Ricardo Englert enfrenta o desafio de equilibrar contas em meio a crises políticas sem fim. Chefe das finanças do Estado, Ricardo Englert não desanima mesmo enfrentando duas crises simultaneamente – a econômica mundial e crise política.

Apesar das turbulências econômica e política, o momento é mais calmo na Fazenda em comparação com o de outros governos. Não há fila de fornecedores na antesala do gabinete à espera de receber uma luz do secretário sobre quando poderiam obter seus créditos porque os pagamentos estão em dia. Em uma conversa de duas horas, Englert revela que, apesar da calma aparente, lidar com um orçamento de R$ 28,6 bilhões exige muito. Às vezes, trabalhar das 9h às 20h30min parece pouco para as tarefas que o esperam. Por isso, não raro o almoço é feito no próprio gabinete, onde, no dia da entrevista com Zero Hora, ele acabou deixando a refeição pela metade.

Como, então, recarregar as baterias? Englert, que começou no Estado em 1977 no extinto Badesul, incorporado depois ao Banrisul, e só se afastou do serviço público por três anos e meio, quanto atuou na Federação das Indústrias, é taxativo.
– Com a família e com o veleiro – responde ele que, desde janeiro, é o secretário da Fazenda do Estado, seguindo os passos do avô Gaston, titular da pasta entre 1947 e 1950.
E cabe a Dulce, sua esposa, acompanhá-lo em uma outra grande paixão – a vela, aliás o tema central de suas leituras de lazer, como os livros de Amyr Klink. Nos finais de semana, é comum encontrá-lo com seu veleiro pelo Guaíba e redondezas com Dulce, a quem ele, brincando, chama de “heroína” por já tê-lo acompanhado em férias em São Lourenço do Sul, no barco atrolhado de coisas dos filhos pequenos, inclusive banheirinha de bebê. Aliás, a filha Patrícia “ganhou” do pai. Se Ricardo pisou numa embarcação pela primeira vez aos cinco anos, ela entrou bem mais cedo, quando só tinha duas semanas de vida.

No inverno, o convite à mulher para acompanhá-lo no veleiro é, delicadamente, recusado. Não tem importância. O filho de Luis Adolpho e Diva, já falecida, vai sozinho mesmo curtir a paisagem ou “sofrer” com o gélido vento que sopra por aqui nesta época do ano.
Foi sozinho também que ele passou um dos maiores sustos com o esporte, que exerce no clube Veleiros do Sul, do qual é vice-comodoro. Na época integrante do governo Antônio Britto, havia trabalhado até a madrugada de sábado. Mesmo cansado, pegou o barco e saiu em direção a Guaíba. Mas o sono bateu, ele colocou o barco no piloto automático e resolveu dar um cochilo. Bem, não foi só um cochilo.
– Eu ferrei no sono. Quando acordei, senti o perigo. Em pouco tempo iria entrar com tudo na beira da praia, poderia encalhar e pagar o mico de ter de pedir para ser desencalhado pelos colegas velejadores. Imagina só! Mas sabe como é, né? O Britto fazia a gente trabalhar bastante, e eu estava realmente cansado.
Fonte: Trechos de matéria de M. Isabel Hammes/Zero Hora; Fotos arquivo do Popa. Velejando: Cylon Rosa Neto; Baldeando: Danilo Chagas Ribeiro

10 Ago 2009
Ilusionista conseguiu tripular um barco, de olhos vendados, entre Pico e Faial

O ilusionista Ruben Oliveira conseguiu hoje a proeza de tripular, de olhos vendados, uma embarcação da ilha do Pico ao Faial, no arquipélago dos Açores, numa distância de cerca de cinco milhas (7,91 quilómetros).
Ruben Oliveira, natural do Faial mas emigrado nos EUA, demorou cerca de uma hora a percorrer o canal que separa as duas ilhas açorianas, tripulando uma embarcação semi-rígida. Na travessia esteve sempre acompanhado por sete embarcações que o foram orientando na travessia, entre as quais uma onde seguia o velejador Genuíno Madruga, que recentemente completou a segunda volta ao mundo em solitário.
Fonte: Portugal Zone/Lusa
Nota do Popa: Esquisito isso de embarcações que o foram 'orientando' na travessia (sic)

08 Ago 2009
Lars Grael e Seifert são bronze no Mundial de Star

Os brasileiros Lars Grael e Ronald Seifert conquistaram a medalha de bronze no Mundial de Star, neste sábado, em Varberg, na Suécia, após vencerem a última regata da competição. A dupla somou 47 pontos perdidos, mesmo número dos alemães Alexander Schlonski e Frithjof Kleen, que foram superados no desempate.
O ouro foi para os americanos George Szabo e Rick Peters, com 30 pontos perdidos, seguidos pelos neozelandeses Hamish Pepper e Craig Monk, com a prata, após somarem 37 pontos perdidos.
A segunda dupla brasileira mais bem classificada na competição foi a formada por Robert Scheidt e Bruno Prada, na 11ª colocação, com 67 pontos perdidos. Horácio Carabelli e Ubiratan Mattos terminaram em 24º, com 114 pontos perdidos, enquanto André Mirsky e Marcelo Jordão ocuparam o 37º posto, com 169 pontos perdidos.
Fonte: O Globo; Foto: Divulgação

07 Ago 2009
Ilusionista tenta tripular um barco de olhos vendados nos Açores

Ruben Oliveira, ilusionista profissional há 40 anos, vai tentar sábado à tarde tripular um barco, de olhos vendados, entre as ilhas do Faial e do Pico, no arquipélago dos Açores, na distância de cerca de cinco milhas.
O ilusionista, natural do Faial mas emigrado nos EUA, disse à Lusa que já conduziu automóveis "com os olhos tapados em dezenas de países”, mas fez questão de sublinhar que nunca tripulou um barco nestas condições.
A travessia do canal Faial/Pico (na foto de Faial, Pico aparece ao fundo) está marcada para a tarde de sábado e envolve um vasto grupo de apoio, que inclui Genuíno Madruga, o primeiro velejador açoriano a completar uma viagem de circum-navegação em solitário, e o mítico Peter Café Sport, o bar mais conhecido pelos velejadores de todo o mundo.
Ruben Oliveira apresenta este desafio como uma tentativa de bater um “recorde mundial”, mas, apesar de ter apresentado a candidatura, o Guinness Book não aceitou integrá-lo no livro dos recordes.
“Foram preenchidos os documentos iniciais para o registo deste desafio no Guinness, a inscrição foi feita, mas, à última hora, recebi um ofício a dizer que não está garantido que haja possibilidade de outras pessoas puderem ou não bater este recorde e que a iniciativa precisa de se bem estudada”, explicou Rúben Oliveira.
Mestre nas artes do hipnotismo, ilusionismo, telepatia, auto-hipnose e fascinação animal, o 'Professor Ruben', como é vulgarmente conhecido, assegura que este é um “recorde pessoal” que pretende bater nos próximos anos.
O objectivo seguinte, segundo disse à Lusa, será tripular um barco de olhos vendados entre S. Jorge e o Faial, entre a Graciosa e o Faial, entre a Terceira e o Faial e, finalmente, entre as Flores e o Faial.
No mar, além de familiares e amigos, vão estar também diversas autoridades, para garantir que a iniciativa será realizada de acordo com todas as exigências de segurança.
“Ainda assim, o risco é elevado”, admitiu Ruben Oliveira, lembrando que o vento, a ondulação e até mesmo a chuva podem comprometer o sucesso do desafio, que admite poder adiar ou cancelar, se as condições climatéricas não forem favoráveis.
Ruben Oliveira acalenta o sonho de criar uma Escola de Artes Mágicas para tentar despertar nas crianças o gosto pelo ilusionismo/hipnotismo, mas também para “não deixar morrer esta magnífica ciência”.
Fonte: Açoriano Oriental/Lusa/AOonline

07 Ago 2009
Navio chinês derrama grande quantidade de óleo em Grarujá,SP

Um navio de bandeira chinesa, o CFCL Félix Stowe, atracado no Terminal da Santos-Brasil, em Vicente de Carvalho, derramou uma grande quantidade de óleo combustível nesta sexta-feira, segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá.
A embarcação, de acordo com o órgão, estava carregada de 1.295 toneladas do produto no momento do incidente – por volta das 7h50. S situação foi controlada cerca de 30 minutos depois, por agentes da Transpetro e da Hidroclean (prestadora de serviços nesse segmento, com base no Porto).
“A informação que temos é que a armadora é a Sea Span, e a agência responsável é a Oceanus, mas ainda não temos nada confirmado”, disse o diretor de Controle Ambiental da Semam, Osmar Domingos Piasentin.
“Nós chegamos a abordar alguns tripulantes do navio, em inglês, pedimos documentos, mas eles não conseguiam nos entender, e a gente acabou saindo de lá sem informações”, contou.
O vazamento teria sido ocasionado por uma fissura na chaparia da embarcação chinesa (que transportava conteineres). Ao ser abastecida no terminal por uma barcaça da Tranpetro, funcionários notaram o derramamento do produto tóxico e imediatamente iniciaram os serviços de contenção, como o auxílio da Capitania dos Portos e da Cetesb.
Uma barreira de bóias plásticas foi montada ao longo de uma área 200 metros de extensão, a fim de impedir a dispersão do produto pelo estuário. Tripulantes do navio também se mobilizaram para impedir que maior quantidade do produto fosse despejada, transferindo o óleo do tanque danificado para outro.
“Uma boa parte foi contida na barreira, mas outra infelizmente se dispersou”, disse o diretor da Semam.
O secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Élio Lopes dos Santos, garantiu que agirá com rigor na punição pelos danos causados no estuário. “A multa vai ser máxima. Deve chegar em torno de R$ 100 mil”.
Fonte: A Tribuna on line

07 Ago 2009
Catamarã sobrevoa os Alpes rumo a Gênova

O gigantesco catamarã Alinghi 5, que disputará a 33ª Copa América de Vela, partiu nesta sexta-feira, carregado pelo maior helicóptero do mundo, para sobrevoar os Alpes suíços e chegar ao porto de Gênova, na Itália.
Após duas semanas de testes, no Lago Lemán, que foram "muito concludentes" para a equipe suíça, o colosso de 27,4 metros e com um mastro de 48 metros será testado no mar, antes de enfrentar, em fevereiro, seu adversário Oracle, dos Estados Unidos.
Depois de quatro horas de voo, o Alinghi chegará ao Yacht Club de Gênova, no Mediterrâneo.
A tarefa de carregar o veleiro sobre os Alpes cabe a um helicóptero russo MI-26.
Suspenso no ar por longos cabos, o veleiro passou pela região do Mont Blanc para chegar a Biella (Itália), local escolhido para a escala de abastecimento de combustível do MI-26.
"Nossa experiência na Suíça foi fantástica, o apoio do povo foi enorme", comentou o 'skipper' do Alinghi, Brad Butterworth.
Após os testes na Itália, o veleiro irá para Ras al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, escolhido pelo Alinghi para a 33ª edição da Copa América, contra o Oracle.
A Copa América está envolvida em uma batalha judicial desde a vitória do Alinghi na 32ª edição, disputada em 2007, na costa da cidade espanhola de Valencia.
Fonte: AFP

07 Ago 2009
Marinha resgata tripulante de navio espanhol na costa de Santa Catarina
Pescador peruano com problemas de saúde pediu socorro pelo rádio na quinta-feira
A Marinha do Brasil deve concluir na tarde desta sexta-feira o resgate de um pescador peruano com problemas de saúde em um navio na costa catarinense. A vítima será levada num barco brasileiro até o Porto de Imbituba, no Litoral Sul, e levada a um hospital da região.
homem é um dos tripulantes de um navio de bandeira espanhola que está a cerca de 250 quilômetros do litoral catarinense. Ainda na quinta-feira, ele pediu socorro pelo rádio.
Os marinheiros brasileiros, que monitoram a área, trocaram informações com a vítima e iniciaram o processo de resgate. Ainda na madrugada, um navio da Marinha saiu ao encontro do barco espanhol.
É o sétimo resgate de tripulante de embarcações no Sul do país desde o início do ano. Entre os resgates anteriores, a maioria foi de pessoas feridas ou que caíram no mar.
Fonte: Diário Catarinense

07 Ago 2009
Balsa com 35 toneladas de ametistas afunda no Rio Paraguai
Uma balsa brasileira carregada com 35 toneladas de ametistas em estado bruto naufragou no Rio Paraguai, na fronteira entre o Mato Grosso do Sul e a Bolívia. O naufrágio ocorreu na noite de domingo, no km 1743 do Rio Paraguai, mas a Marinha do Brasil afirma que só foi informada do acidente na tarde de segunda-feira. Dois navios e um helicóptero foram enviados para a região. As equipes da Marinha afirmam que ninguém ficou ferido e que, quando chegaram ao local, o barco estava totalmente submerso. Segundo a Marinha, o acidente não causou danos ao meio ambiente.
Um inquérito foi aberto para avaliar as causas do acidente. Segundo a Marinha, a balsa Estrela Uno afundou quando estava sendo empurrada por uma embarcação boliviana. A investigação ainda apura se a documentação da embarcação e do condutor estavam regulares. A Polícia Federal foi acionada e deve investigar a origem das pedras semi-preciosas.
A Marinha cercou o local do naufrágio para evitar acidentes com outros barcos. O dono da Estrela Uno deverá providenciar o resgate da embarcação.
Fonte: O Globo

06 Ago 2009
Retendo a poluição
Na primeira semana de agosto estará concluída a colocação de uma ecobarreira no canal de Sernambetiba, na Barra da Tijuca. Totalmente feita com garrafas PET e material reciclado, a estrutura visa a evitar a passagem de lixo flutuante para as lagoas da Barra da Tijuca. Existem outras cinco dessas contenções na cidade, sempre instaladas próximo à foz de rios. Os profissionais que vão recolher o material retido receberão uma porcentagem sobre a venda do lixo reciclável encontrado, além de um salário.
Fonte: Veja Rio

06 Ago 2009
Velejador francês Bidegorry estabelece novo recorde na travessia do Atlântico
O francês Pascal Bidegorry e a sua equipa Banque Populaire V bateram o recorde da maior distância percorrida em 24 horas à vela, ao cumprirem 880 milhas (cerca de 1630 quilómetros) no oceano Atlântico, entre Nova Iorque e o cabo Lizard (Inglaterra), anunciou a assessoria de imprensa do velejador. O navio e a sua tripulação demoraram 3 dias, 15 horas, 25 minutos e 48 segundos para percorrer uma média de 32,94 nós.
O anterior recorde era detido por Franck Cammas e pela equipa Groupama 3, que em 2007 percorreram 843,7 milhas (cerca de 1563 quilómetros) em quatro dias, três horas, 57 minutos e 54 segundos. Bidegorry bateu-o com 12 horas, 32 minutos e cinco segundos de avanço.
Foi a primeira vez na era moderna da vela que dois barcos se aventuraram ao mesmo tempo numa competição não oficial para tentar estabelecer um recorde.
Fonte: ionline

05 Ago 2009
Operação resgata 9,5 ton de ouro de navio naufragado na Argentina
Carga do Polar Mist é estimada em US$ 20 milhões
Uma missão de resgate conseguiu recuperar 9,5 toneladas de ouro e prata brutos que estavam em um navio que afundou em circunstâncias misteriosas em janeiro passado na costa da Argentina.
Estima-se que a carga valha cerca de US$ 20 milhões de dólares.
O metal provinha da mineradora argentina Cerro Vanguardia e estava sendo levado pelo navio chileno Polar Mist até Santiago, de onde seguiria de avião até a Suíça.
A operação de resgate, que custou mais de US$ 4 milhões, foi financiada pela seguradora da carga, o banco britânico Lloyds.
O Polar Mist estava a 80 metros de profundidade, e a recuperação do tesouro durou três semanas, envolvendo mergulhadores argentinos e chilenos.
O alto valor da carga e as estranhas circunstâncias do naufrágio levaram as autoridades argentinas a manter um rígido sigilo em torno da investigação do incidente.
Pelo mesmo motivo, a chegada à terra do tesouro, no último domingo, foi cercada de um forte esquema de segurança no porto de Punta Quilla, na província de Santa Cruz. Em um comunicado, a Cerro Vanguardia disse estar "extremamente feliz que o incidente tenha chegado ao fim com uma solução positiva".
Por ordem da Justiça argentina, o carregamento recuperado está nos cofres do Banco Nación de Santa Cruz, sob custódia da autoridade naval. Ainda não foi decidido a quem o tesouro será dado - se à Cerro Vanguardia ou se ao Lloyds.
Logo após o naufrágio, a imprensa argentina chegou a especular que se tratava de uma tentativa de encobrir um roubo. O navio havia sido abandonado pela tripulação um dia depois de deixar a costa argentina, quando foi atingido por uma tormenta. Após permanecer a deriva por 24 horas, a embarcação foi resgatada por rebocador chileno, que tentou sem sucesso levá-lo de volta ao porto.
Foi nesta tentativa de salvamento que o Polar Mist teria afundado, junto com sua carga, perto de uma das entradas do Estreito de Magalhães.
Fonte: BBC

04 Ago 2009
Navio com lixo importado deixa porto do RS

Embarcação deve fazer 'escala' em Santos, antes de chegar à Inglaterra.
No total, a carga ultrapassa 1,6 mil toneladas de resíduos.
Um navio de bandeira panamenha deixou o Porto de Rio Grande (RS) nesta segunda-feira (3), transportando o lixo importado que chegou ao Brasil nos últimos meses. A partida sofreu atraso, por causa das condições meteorológicas. O destino final é a Inglaterra, mas a embarcação deve parar em Santos (SP) para pegar mais contêineres contendo resíduos domiciliares e tóxicos. No total, a carga ultrapassa 1,6 mil toneladas de lixo. A previsão é de que o desembarque ocorra em 21 de agosto.
Fonte: G1; Foto: Eduardo Beleske/Zero Hora/Ag. RBS

04 Ago 2009
Aurora, o navio do aborto
Todos os anos são realizados 20 milhões de abortos ilegais. A cada 300 abortos realizados clandestinamente, ocorre uma morte de mulher que se submeteu a esse procedimento.
A organização não governamental W-o-W - Women on Waves (Mulheres sobre as Ondas), liderada pela médica holandesa Rebeca Gomperts, de 43 anos de idade, tomou a iniciativa de realizar abortos e distribuir, nas primeiras semanas de gravidez, pílulas abortivas.
Uma embarcação denominada Aurora, bem equipada, recolhe, há dois anos, nos países da África e da América Latina, mulheres grávidas desejosas de realizar aborto seguro. Segundo as “Mulheres sobre as Ondas”, existe o “direito natural das mulheres de recusar uma maternidade não desejada”.
Nos países que criminalizam o aborto, as grávidas desejosas em interromper a gravidez são colocadas na supracitada embarcação e o aborto é realizado fora das águas territoriais. Ou seja, onde não vigora a legislação do país de proibição.
Depois de efetivado o aborto, dá-se o retorno da mulher ao porto de embarque. A médica Gomperts pertence ao Greenpeace e participava de ações ambientais. O Greenpeace reconhece a legitimidade de a mulher interromper a gravidez e apóia a associação Women on Waves.
A atividade da “Mulheres sobre as Ondas” não se resume ao aborto com intervenção cirúrgica. Elas, depois de examinarem e diagnosticarem o tempo de gravidez, realizam a distribuição de pílulas abortivas. Só são distribuídas as pílulas depois de constatado que o tempo de gravidez não ultrapassa as primeiras semanas.
O aborto off-shore (fora da costa), segundo acaba de anunciar a médica Gomperts, está suspenso e a embarcação permanecerá ancorada em porto holandês.
Segundo Gomperts, as viagens programadas para o Brasil, Chile, Argentina e Nicarágua não serão realizadas, até definição da situação, pela Justiça holandesa.
O motivo da suspensão deveu-se à modificação da legislação holandesa. O governo de coalisão entre direita, centro-esquerda e católicos logrou impor restrições ao uso da bandeira holandesa para embarcações do tipo utilizado pela Women on Waves.
Sem bandeira, a imunidade da nave foi perdida e quando da ancoragem em porto de países anti-abortistas haveria problemas.
Além disso, a organização passou a não mais receber as pílulas abortivas dos programas governamentais holandeses.
Nesta semana, a associação Women on Waves vai questionar na Justiça a constitucionalidade da nova lei.
Fonte: Terra Magazine/Wálter Fanganiello Maierovitch
Veja notícia do Greenpeace logo abaixo

04 Ago 2009
Greenpeace não tem nada a ver com ‘navio do aborto’
Roda em alguns sites brasileiros a informação de que o Greenpeace apóia a organização não governamental WOW - Women on Waves, basicamente um navio que roda a mundo promovendo a interrupção da gravidez.
Essa informação está completamente errada.
O Greenpeace não tem nenhuma posição a respeito dessa organização. O trabalho do WOW não tem nada a ver com defesa do meio ambiente. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
A ligação maluca foi feita em um post - equivocado, para falar o mínimo - que saiu ontem, dia 3, no blog Sem fronteiras, do jurista Wálter Maierovitch, integrante do site Terra Magazine.
O blogueiro errou duas vezes. Primeiro, postou essa maluquice da cabeça dele, sem citar nenhuma fonte e sem entrar em contato com a gente para esclarecer a informação. Quando a gente ligou ontem, para o Terra Magazine, para polidamente dizer que a informação estava errada, a equipe incluiu nosso esclarecimento no post e a fonte do blogueiro.
E aí ficou patente o segundo erro do jurista. Ele teria tirado esse dado de uma reportagem publicada no periódico britânico Independent. Lendo o texto original, em nenhum momento é dito que o Greenpeace dá apoio à organização. Ou seja, o blogueiro errou. É dito apenas que a principal articuladora do WOW foi médica, no passado, do navio Rainbow Warrior II - o que, de forma nenhuma, significa que o trabalho das duas organizações está ligado.
O Terra Magazine colocou um segundo esclarecimento no ar, a nosso pedido.
Fonte: Greenpeace

03 Ago 2009
Exercício militar da Marinha Americana

Um míssil Standard 3 (SM-3) é lançado do navio USS Hopper durante uma exercício de defesa americano. A ação foi realizada entre a Agência de Defesa de Mísseis e a Marinha americana. O objetivo foi interceptar um projétil balístico lançado poucos minutos antes no Havaí. Essa foi 19ª interceptação bem sucedida pelo programa americano, que já realizou 23 testes desse tipo.
Fonte: AP

02 Ago 2009
Navio italiano com 5.000 pessoas a bordo apresentou dezenas de casos de gripe suína
Um navio com 5 mil passageiros e tripulantes, entre os quais dezenas de vítimas da gripe H1N1, atracou nesta sexta-feira na França como parte do seu trajeto entre as cidades mediterrâneas de Nápoles e Marselha, disseram autoridades francesas. Em nota divulgada na sexta-feira, autoridades disseram que 60 tripulantes tiveram a doença confirmada, e outros 70 demonstram sintomas suspeitos. As pessoas contaminadas com a chamada "gripe suína" estão
sendo tratadas e permanecerão a bordo do "Voyager of the Seas", que atracou na manhã de sexta-feira na localidade de Villefranche, no sul da França, e retomará sua viagem à noite.
Todos os demais tripulantes também permanecerão a bordo, enquanto os 3,6 mil passageiros poderão sair
para passear em terra durante o dia. Já houve mais de mil casos confirmados de gripe suína na França, e a Organização Mundial de Saúde disse neste mês que o vírus continua se espalhando rapidamente e afetando faixas etárias mais  avançadas, que vinham sendo poupadas no começo da epidemia.
Na quinta-feira, as autoridades francesas anunciaram a morte de uma menina de 14 anos, a primeira de
uma pessoa contaminada pelo H1N1 no país. A menina tinha outros problemas de saúde, e não está claro
se foi a gripe H1N1 que a matou.
Fonte: G1; Foto: AP

02 Ago 2009
Derrame de óleo na Noruega
Imagem aérea mostra mancha formada pelo derramamento de combustível em Langesund, na costa norueguesa. Autoridades acreditam que problema tenha sido causado por vazamento em um cargueiro que passou pela região.
Foto: AP

1º Ago 2009
Pirataria na Costa da Somália inspira jogo em site
Scott Carney publicou um artigo interessante na Wired sobre a relação entre o capitalismo e a pirataria na Somália. Além de gerar polêmica com a união dos dois assuntos, os editores decidiram lançar no site um game chamado "Cutthroat Capitalism" para ilustrar e tornar o conteúdo um pouco mais interativo.
Carney explica que empresas e autoridades não se incomodam tanto com a prática, pois não têm fôlego para o combate. "Eles ganham mais (ou perdem menos) ao tolerar essas ações do que lutando contra", afirmou.
No game, o usuário é um pirata somaliano que conseguiu a quantia de US$ 50 mil de líderes tribais e investidores para começar os ataques. O objetivo é seqüestrar as embarcações comerciais que tentam atravessar o Golfo de Aden e fazer com que as empresa paguem pela liberdade da carga e da tripulação.
"Você sempre quis ser um pirata... Capturando navios, pedindo resgates e ganhando milhões", ironizou Noah Schachtman, jornalista responsável pelo blog Danger Room da revista.
A tática consiste em escolher um alvo e mover seu navio. Se ele for mais lento, ou tiver defesas inferiores, a abordagem será um sucesso. A partir desse ponto é necessário escolher uma tática de negociação para convencer o responsável pela embarcação a pagar o que você está pedindo.
Primeiro é necessário definir um preço. Os próximos passos são escolher a forma de tratamento dos reféns e tom da negociação. Você pode tratar bem um sequestrado e dar uma de durão na hora de negociar. Dependendo do seu desempenho, é possível faturar muito dinheiro com apenas um barco.
Para uma negociação fechada em US$ 1 milhão, por exemplo, a divisão fica da seguinte forma: US$ 100 mil divididos entre a segurança e líderes tribais, US$ 500 mil para quem está financiando as operações, US$ 270 mil para dividir entre a tripulação e US$ 30 para garantir novos ataques. Cada ataque bem sucedido pode render mais um tripulante, o que aumenta as chances de captura de navios maiores.
Carney acredita que a pirataria na costa da Somália funciona mais como um plano de negócios do que uma simples série de crimes bem organizados. O jogo está disponível no link tinyurl.com/ptffe3
Fonte: Terra

31 Jul 2009
Incêndio destrói réplica de navio holandês do século XVII
Um incêndio destruiu nesta quinta-feira a réplica de um navio do século XVII, que estava no porto de Den Helder, na Holanda. A embarcação construída na década de 80 ficou no Japão durante muitos anos, antes de retornar ao norte holandês, em 2003, e se tornar uma atração turística.
O navio Prins Willem pegou fogo no início do dia e os bombeiros foram chamados em seguida, mas não conseguiram controlar as chamas.
As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, mas podem estar ligadas a um curto-circuito na rede elétrica.
O navio original, no qual o Prins Willem foi inspirado, foi construído em 1649 e era o maior da empresa holandesa East India Company. Ele afundou em 1662 em Madagascar.
Fonte: Terra; Foto: AFP

31 Jul 2009
Muita lenha na lareira pode ter sido a causa de incêndio em clube náutico gaúcho

No pior inverno dos últimos tempos, as lareiras têm funcionado muito no Rio Grande do Sul. Não foi diferente na sede náutica do Navegantes São João, no Delta do Jacuí, em Porto Alegre.
Excesso de zelo do funcionário encarregado de fazer fogo na lareira horas antes de um jantar na quinta-feira passada pode ter sido a causa do incêndio que devorou o Salão Cisne Branco, na Ilha do Pavão. O fogo muito alto pode ter aquecido a chaminé demasiadamente, irradiando calor para o forro de madeira do telhado. Os bombeiros chegaram rapidamente, mas restou-lhes apenas a operação de rescaldo.
O local era palco de memoráveis encontros gastronômicos, capitaneados por requintados gourmets navegadores, como o Comandante Ricardo Esteve (foto), autor de iguarias como Tortillas de gambas com aspargos verdes e Paellas valencianas, dentre outras.
Os planos da comodoria para a construção de um novo local, ainda mais acolhedor, já estão em andamento.
Foto: arquivo Popa.com.br

31 Jul 2009
Navio retoma buscas das caixas-pretas de Airbus do voo
O navio oceanográfico "Pourquoi Pas", encarregado das investigações das caixas-pretas do Airbus A330 da Air France acidentado em 1º de junho entre Rio de Janeiro e Paris, está "na área" e começou a observação do fundo marítimo.
A embarcação do Instituto Francês de Pesquisa para Exploração do Mar (Ifremer, em francês) chegou, como estava previsto, na segunda-feira "à área, para a segunda fase da investigação dos registradores de voo do AF447", informou o Escritório de Investigações e Análises (BEA, em francês), em comunicado.
"O trabalho de observação do fundo marítimo começou, na área considerada a mais provável, com a ajuda de um sonar" e os submarinos "Victor 6000" e "Nautile".
É preciso, afirmou o BEA, "em um primeiro momento, identificar o lugar onde estão os destroços do avião, para depois proceder a busca dos registradores".
Estes dispositivos podem ser determinantes para explicar o acidente, apesar de a profundidade onde se encontram - calcula-se que entre 3 mil e 3,5 mil metros - e o relevo do Oceano Atlântico na área do acidente onde morreram 288 pessoas dificultarem a tarefa.
A primeira fase das investigações, que consistiu na busca e registro de sinais acústicos, terminou em 10 de julho, pois estes dispositivos param de emitir um mês depois do acidente.
Após esta iniciativa, a França mobilizou o submarino nuclear de ataque "Emeraude", a primeira vez que era utilizado para este tipo de operação.
Além disso, o BEA "toma nota do compromisso da Airbus de participar financeiramente na continuação das investigações, se uma terceira fase na área for considerada necessária", afirmou, no comunicado.
Neste sentido, o presidente da Airbus, Thomas Enders, informou do compromisso da companhia "de apoiar a continuação da investigação mediante uma contribuição importante", destacou, em declarações ao jornal francês "La Tribune".
Assim, a Airbus destinaria um investimento de entre 12 milhões e 20 milhões de euros, distribuídos em três meses, pelo menos, às investigações do BEA.
Fonte: G1/EFE

30 Jul 2009
Navio francês fará pesquisas em águas brasileiras a partir de Fortaleza

A Marinha do Brasil autorizou nesta quarta-feira (29), através de portaria no Diário Oficial da União, o embarque e desembarque do navio de pesquisa Marion Dufresne, de bandeira francesa, para realizar trabalhos de investigação científica em águas brasileiras, a partir do Porto de Fortaleza.
Através do projeto RETRO, "a embarcação francesa pretende realizar a obtenção de sedimentos e seus registros marinhos associados para compreender os mecanismos da variação climática no Atlântico em escala milenar, durante períodos interglaciais, desde o último, cerca de 600.000 anos até o presente", descreve o Diário Oficial da União.
A autorização de embarque e desembarque na capital cearense refere-se ao período de 16 a 27 de outubro de 2009.
Fonte: Ceará Agora; Foto: Divulgação

30 Jul 2009
Veleiro que passou pelo Brasil é detido com cocaína na Espanha
A Polícia Nacional espanhola deteve quatro pessoas que chegaram ao porto da cidade espanhola de Barcelona em um veleiro procedente da Colômbia,que fez escala nop Brasil, onde escondiam 405 litros de cocaína líquida e 20 quilos de pasta da mesma substância.
A embarcação tinha feito escalas no Brasil, onde supostamente foi carregada a cocaína líquida e em pasta, e na Venezuela, informou hoje a Polícia Nacional espanhola.
Os detidos são quatro pessoas de diversas nacionalidades que fazem parte de uma organização internacional, segundo as investigações da Polícia, que não descarta novas detenções dentro desta operação.
A droga estava escondida dentro de vários depósitos da embarcação, um veleiro de cerca de 15 metros de comprimento.
A operação policial começou em meados do ano passado, quando se descobriu que um dos agora detidos pretendia entrar na Espanha com grande quantidade de cocaína a partir da América Latina.
Este detido criou uma empresa destinada à exportação e importação de máquinas pesadas, através da qual adquiriu um veleiro, que registrou legalmente em nome de uma terceira empresa.
Com o veleiro já adquirido, foram feitas modificações para poder esconder a droga, habilitando um depósito de metal embaixo do piso da cabine.
O veleiro foi levado ao Brasil, onde a droga foi carregada, e dias depois dois membros do grupo, especialistas em navegação, recolheram o barco e o levaram à Espanha, em uma complicada viagem, dificultada, inclusive, por uma falha mecânica.
No entanto, finalmente alcançaram atracar o veleiro em Barcelona, onde o chefe do grupo e seu mais próximo colaborador esperavam, momento no qual os quatro foram detidos.
Fonte: G1/EFE

29 Jul 2009
Porta-aviões São Paulo terá primeiras provas em agosto
Depois de quatro anos fora de operação no Arsenal de Marinha, no Rio, o porta-aviões São Paulo (A-12) finalmente deixará o cais. Está previsto para agosto o início das primeiras provas de mar do navio-aeródromo brasileiro desde que foi para o estaleiro por causa de um acidente a bordo. Em maio de 2005, o rompimento de uma rede de vapor provocou um incêndio que matou três tripulantes. O reparo não levaria mais de seis meses, mas a Marinha decidiu então antecipar uma manutenção preventiva, que duraria dois anos. Novas avarias estenderam os trabalhos e só agora ele volta ao centro da Esquadra.
Com 266 metros de comprimento, 160 dos quais ocupados pela pista de pouso e decolagem dos caças Skyhawk, o São Paulo é a maior embarcação da Armada e o único porta-aviões da América do Sul. Em outubro de 2007, a maior parte dos reparos foi concluída e o navio chegou a reiniciar as operações, mas logo o eixo propulsor direito apresentou problemas e precisou ser substituído. Segundo a Marinha, só esta operação consumiu mais de um ano.
Os militares então aproveitaram para modernizar a planta propulsora dos caças e revisar equipamentos, como as duas catapultas que impulsionam os aparelhos na decolagem. As redes de vapor que as alimentam foram recompostas e duas caldeiras tiveram todos os seus 1.500 tubos trocados. Cerca de R$ 80 milhões foram gastos na manutenção. A catapulta lateral ainda está passando por uma revisão geral, mas os oficiais e os mais de mil tripulantes já estão mobilizados num rigoroso programa de adestramento, com inspeções, treinamentos específicos e um programa de prevenção de acidentes.
Depois de quatro anos de instruções em terra, os pilotos voltam às manobras na pista do São Paulo. O navio vai ao mar em agosto ainda no programa de testes, que deve durar cerca de três meses, navegando entre o litoral paulista e o capixaba. Segundo a Marinha, só depois dessa etapa o São Paulo estará de volta às missões de treinamento com os demais navios da Esquadra.
Nesses últimos anos, ele fez falta. No ano passado, durante a Operação Unitas, não pôde ir ao cenário do exercício militar de Brasil, Argentina e Estados Unidos na costa brasileira, deixando o protagonismo para o porta-aviões americano "USS George Washington". Em maio, o presidente Lula pensou em lançar mão do São Paulo para o início das operações de extração de petróleo da camada pré-sal no campo de Tupi, mas teve de acompanhar por um telão do Rio.
Prestes a completar 50 anos, o São Paulo volta à ativa em meio ao esforço de reequipamento da Marinha no contexto da Estratégia Nacional de Defesa. A Força fez este ano aquisições importantes, com o novo navio ocenaográfico Almirante Maximiano. Custou quase R$ 80 milhões e vai atuar na Antártica.
Fonte: Agência Estado; Foto: Arquivo do Popa.com.br, enviada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Péricles Vieira Filho

29 Jul 2009
Bandidos assaltam embarcação de turismo de luxo no Peru
A empresa Aqua Expeditions informou que o Aqua, sua embarcação de cruzeiro pelo rio Amazonas, no Peru, foi abordada por seis homens armados que roubaram dinheiro e objetos dos passageiros.
Eram 24 passageiros a bordo, incluindo 6 americanos, e 21 tripulantes embarcados por ocasião do incidente.
Conforme o escritório da empresa em Lima, ninguém foi ferido e o incidente levou menos de uma hora. Disse também que seus passageiros serão indenizados pela companhia e terão outro cruzeiro de cortesia na data de sua escolha.
O Ministro do Turismo garantiu providências para que o incidente não volte a ocorrer. Com 130 pés de comprimento e 12 suites, o Aqua é um dos mais luxuosos barcos de turismo no Amazonas peruano que e faz cruzeiros de 3, 4 e 7 dias.
Fonte: Professional Travel Guide; Foto: Divulgação

28 Jul 2009
Santa Catarina oferece incentivo para indústria náutica
Os fabricantes de embarcações de lazer, em Santa Catarina, terão redução de alíquota de ICMS de 25% para 7%, semelhante a adotada por SP e RJ. E a aviação regional ganhará uma redução de ICMS no combustível de 17% para 3%. Os dois decretos serão assinados nesta terça-feira, às 11h, pelo governador catarinense Luiz Henrique, no Centro Administrativo do Estado. Os dois novos programas foram denominados Pró-Náutica e Aviação Regional e visam incentivar o desenvolvimento.
Fonte: Diário Catarinense

28 Jul 2009
Navio retorna do Alaska com baleia espetada na proa
Em um acidente que poderia reacender o debate sobre o impacto de navios de cruzeiro navegando ao Alaska, um navio da Princess atracou em Vancouver, Canadá, com uma baleia rara espetada em sua proa.
Os 2.670 passageiros do Saphire Princess retornavam de um cruzeiro de uma semana através de belas paisagens no Inside Passage, uma rota costeira conhecida por sua rica vida selvagem.
"Ficamos chocados e entristecidos com a descoberta, e sinceramente lamentamos as circusntâncias que levaram à morte da baleia", disse um portavoz da Princess em um comunicado. "Não sabemos como nem quando isso aconteceu". A empresa observa que seus navios usam procedimentos para evitar as baleias quando nas proximidades da área rica em vida marinha. "Nós temos regras claras para nossos navios sobre como operar caso baleias sejam avistadas nas proximidades, o que inclui alteração de rumo e redução de velocidade, conforme necessário". O jornal Vancouver Sun informou que a baleia era uma adulta de aproximadamente 70 pés de comprimento, e que foi vista fora da água por turistas no terminal de Vancouver.
As autoridades farão necrópsia para saber se o navio abalroou a baleia viva ou se ela já estava morta no momento do impacto. Este incidente está ocorrendo quase 10 anos depois que um outro navio de cruzeiro, o Celebrity Galaxy, atracou em Vancouver com uma baleia espetada em sua proa. Naquela ocasião, foi também uma baleia adulta.
Fonte: Sun Today; Foto AP
Veja mais fotos

28 Jul 2009
Empresa oferece aluguel de veleiro pelo período de um ano
Imagine um veleiro pronto para zarpar, com uma tripulação escolhida por você, assim como o roteiro, em um barco moderno, seguro e luxuoso. Poder escolher o destino, as paradas, dormir e acordar no mar e compartilhar essa experiência única já é um sonho possível e custa menos do que se imagina.
A Latitude, empresa especializada em Cruzeiros de Veleiro, oferece o Bahia Latitude 46 para essa programação especial.
O pacote abrange o uso do veleiro durante seis semanas pré-agendadas ao longo de 12 meses.
Para o Veleiro Bahia serão comercializados apenas três pacotes por ano. O preço é fixo. A vantagem é que os usuários não se preocupam com custos de manutenção, taxas ou seguros, reposição de peças, entre outros itens.
O objetivo da ação é oferecer um poderoso instrumento de marketing de relacionamento para empresas, totalmente original e diferenciado. A locação também pode ser feita por clientes individuais, que desejem passar pela experiência de se ter um barco à disposição, antes de adquirir seu próprio veleiro.
A Latitude Cruzeiro de Veleiros ( www.latitudecharter.com.br ) também disponibiliza outras negociações especiais, conforme necessidades.
O que está incluso no serviço:
- O Bahia Latitude 46 pronto para navegar.
- Comandante Profissional.
- Hostess (profissional responsável pela recepção, acomodação e alimentação dos convidados).
- Combustível dos Barcos.
- Botes de apoio com motor de popa e combustível.
- Rádio portátil VHF
- Equipamento básico de mergulho.
- Estacionamento de veículos na Marina 188 (Paraty RJ)
- Roupa de Cama, Mesa e Banho.
- Compra e preparo da alimentação e bebida.
O que não está incluso:
- Traslados (de sua sede até o Barco e vice-versa)
- Taxas de Marinas e Poitas, caso desejem utilizá-las fora da base da empresa.
- Seguros de viagem e acidentes pessoais
- Feriados de Carnaval, Semana Santa, Corpus Christi, Semana da Pátria, Natal e Fim de Ano.
Veleiro Bahia Latitude 46
Comprimento: 14,05 metros
Cabines: 4 Cabines Suítes
Banheiros: 4
Número de Pessoas: 6 Pessoas.
O Bahia Latitude 46, alia segurança, privacidade e espaço como nenhum outro barco de sua categoria.
Uma verdadeira casa de praia, ou melhor, uma casa de qualquer praia, porque é só decidir onde quer parar e aproveitar a paisagem. E sua casa vai estar bem ali ao alcance dos seus olhos.
Possui quatro suítes completas, água fria ou quente, ampla sala com visão para o mar, cozinha moderna com fogão elétrico e forno de microondas, cockpit espaçoso e sombreado, um grande deck e até uma rede entre os cascos para você curtir o mar enquanto navega.
Fonte: Yahoo Notícias

25 Jul 2009
Descobertos barcos da época romana

Em uma importante descoberta histórica, arqueólogos encontraram perto de uma pequena ilha no Mar Mediterrâneo, na costa da Itália, cindo embarcações que naufragaram na época do Império Romano. Os barcos, que datam do primeiro século antes de Cristo ao século 4 d.C., transportavam ânforas de vinho e azeite de oliva, assim como utensílios de cozinha e objetos de vidro e metal ainda não identificados. Foram encontrados perto de Ventotene, pequena ilha na costa ocidental da Itália.
Fonte: Zero Hora ; Foto: Aurora. Veja mais fotos

25 Jul 2009
Câmara avalia idade mínima e habilitação para conduzir embarcações

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5108/09, do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), que torna obrigatória a idade mínima de 18 anos para habilitação e cadastro para dirigir moto náutica (jet-skis, por exemplo) e demais embarcações.
O projeto prevê também que o candidato a motorista de embarcação assista aulas práticas e teóricas para a prevenção de acidentes e segurança na condução náutica.
Hoje, a partir dos 16 anos, com autorização do responsável legal, pode-se obter habilitação para conduzir embarcação de recreio, como lanchas, veleiros, jet-skis e escunas.
De acordo com o autor, acidentes náuticos causam danos de grande proporção, em sua maior parte fatais ou com dilacerações dos membros das vítimas.
Para reduzir o número de acidentes, o parlamentar propõe a capacitação específica. Quanto à idade mínima, acrescenta, ela está vinculada à responsabilidade penal em caso de acidentes.
"Deve-se disciplinar a forma de obtenção da habilitação, acabando com a utilização recreacional e irresponsável de abuso na pilotagem", argumenta.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara

25 Jul 2009
Friozito 'de regular a meio bueno' em Porto Alegre

O termômetro da estação meteorológica do NoAA no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, marcou um grau negativo (-1ºC) às 3 horas da madrugada de hoje. Mas a estação do INMET, que fica bem longe do aeroporto, diz que neste horário fez 1ºC (positivo).
Aí pela uma da manhã de hoje, dentro da cozinha da minha casa, em Porto Alegre, a temperatura era de 9ºC.
No mesmo período, em Uruguaiana,RS, fronteira com a Argentina, a temperatura andou abaixo de zero. Em Canela,RS fez -2ºC. Em S. José dos Ausentes fez -4ºC nesta madrugada.
As previsões para a próxima semana indicam que a temperatura fica ainda com apenas um dígito, mas pelo menos vai ser positivo.
Danilo Chagas Ribeiro

25 Jul 2009
Diário narra morte de casal à deriva em iate roubado

Casal de britânicos excêntricos roubou barco para velejar ao redor do mundo; corpos podem ter ficado à deriva por meses.
O diário de um casal de britânicos encontrado morto dentro de um iate roubado indicou que eles morreram de fome após ficar à deriva no mar.
O casal proveniente da Cornualha (Cornwall), no oeste da Inglaterra, roubou o iate em Portugal em 2005 com a intenção de sair velejando pelo mundo.
Um parente disse que ambos viviam num "mundo da fantasia" rodeado de champanhe e drogas.
Um ano depois do roubo, seus corpos em decomposição foram encontrados por pescadores na costa do Senegal. Os investigadores disseram que não havia provisão de água nem comida na embarcação, que pode ter ficado à deriva por "vários meses".
O incidente foi investigado por especialistas em medicina legal em Truro, na Cornualha. A falta de elementos conclusivos fez com que o caso fosse encerrado com um "veredicto aberto".
As evidências mais incisivas do que ocorreu no barco foram deixadas em um diário escrito pela mulher, Sharon Arthurs-Chegini, 46 (foto).
Ela contou como ela e seu parceiro Peter Clarke, 49, ficaram à deriva no iate após uma tempestade romper a vela da embarcação. A leitura indica que eles ficaram sem água fresca e passaram quatro semanas sem comida.
"Faz dias que fomos lançados à deriva. Peter está abatido na cama. Não consigo fazê-lo se mexer", escreveu.
"Estou cansada e a luz está se acabando. Meu amor está indo para minhas filhas e minha família mais próxima."
Os especialistas disseram que o grau de decomposição dos corpos impediu de precisar a causa da morte do casal. Mas não há evidências de ferimentos, o que contradiz a suspeita inicial de que o iate tenha sido atacado por piratas.
Os dois estavam sendo procurados pela polícia desde 2005. O detetive John Cap, da polícia da Cornualha, disse que eles chegaram a ser presos pouco depois do roubo, mas conseguiram escapar.
A mãe de Peter Clarke, Sylvia, disse à polícia que seu filho vivia uma vida "de excessos".
Clarke tinha cumprido sentença por fraude, estava envolvido em crimes menores e contava vários relacionamentos fracassados, contou.
"Ele parecia estar à procura de algo que nunca encontrou", afirmou a mãe.
A filha de Clarke, Jade Dunbar, disse descreveu Sharon Arthurs-Chegini como uma mulher de gostos excêntricos que viva num "mundo da fantasia", recebendo ajudas sociais do governo e sustentada pelos homens com quem vivia.
Antes de encontrar Peter Clarke, Arthurs-Chegini teve três filhas de dois pais diferentes mas perdeu a custódia das crianças.
Fonte: Estadão

25 Jul 2009
Exército sul-africano salva tripulação de navio

Helicópteros do Exército sul- africano evacuaram via aérea, quinta-feira, a tripulação dum navio antes do naufrágio da embarcação perto da Cidade do Cabo, anunciou a Pana.
O Centro de Coordenação dos Socorros Marítimos (MRCC) declarou que o capitão do navio Ioannis NK assinalou que a sua embarcação "estava a receber água e inclinava-se".
Dois helicópteros do Exército da base de Ysterplaat na Cidade do Cabo efectuaram duas viagens para recuperar os 20 membros de tripulação.
Dezasseis membros de tripulação foram socorridos, numa primeira fase, e mais tarde os quatro restantes foram salvos pelo segundo helicóptero. Nenhum deles foi ferido, segundo o MRCC.
Fonte: Agência Angola Press;
Foto: Ioannis NK no porto do Rio de Janeiro/Diario Portuario

24 Jul 2009
Decisão do Mundial de Kitesurfe 2009 será no Brasil

Pela primeira vez na história o Brasil recebe uma regata do Mundial de Kitesurfe da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association) o Kite Racing Brasil 2009. Considerado um dos melhores lugares para a prática do esporte, a paradisíaca Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte, foi a praia escolhida não apenas como palco de uma etapa, mas da decisão do titulo.
Na briga pelo título mundial estarão feras como o atual campeão, Charles Deleau, o francês Bruno Sroka, campeão de 2007, o também francês Bruno Sroka e o mexicano Sean Farley. Entre os brasileiros, destaque para o paraibano Pedro Montenegro, que até o momento ocupa o sexto lugar no ranking do tour. Na categoria feminina, sua conterrânea, Nayrara Licarião segura a segunda posição. Wilson Bodete (PB), George Feitosa (PB), Victor Adamo (SP) também garantem representar bem o time canarinho.
A etapa brasileira do Mundial da PKRA (terceira e última do tour) conta pontos para o ranking da IKA (International Kiteboarding Association). Paralelo ao evento, acontece a etapa de abertura do Open Brasil de Kitesurfe, com disputas nas categorias regata e freestyle (profissional e amador).
Além da prova de Barra do Cunhaú (RN), o Open Brasil de Kitesurf conta com mais 3 etapas: São Sebastião (SP) regata; em Barra Grande (PI) - regata e Freestyle e Taíba (CE)- Wave e Freestyle.
O Kite Racing Brasil 2009 distribuirá U$ 10.000 (aproximadamente 20 mil reais) em premiação. Já o Open Brasil de Kitesurfe oferece R$ 7.500 nesta etapa.
Fonte: O Globo; Foto: Divulgação

24 Jul 2009
Morre em São Paulo Renato Dombrowski, dono da veleria Dombrowski
Morreu na manhã desta segunda-feira, aos 80 anos, Renato Dombrowski, dono da veleria Dombrowski. Muito conhecida entre os paulistanos, a veleria leva um dos nomes brasileiros mais antigos ainda em atividade no setor.
Renato Dombrowski sofria de câncer e estava em tratamento há um ano.
Fonte: Revista Náutica
Colaboração: Marcio G de Azevedo

24 Jul 2009
Navio bate em balsa que faz travessia de carros entre Santos e Guarujá

Acidente ocorreu na noite desta quinta-feira (23).
Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.
Um navio que deixava o Porto de Santos na noite desta quinta-feira (23) bateu em uma das balsas que faz a travessia entre Santos e o Guarujá, na Baixada Santista. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido.
A balsa não havia deixado o atracadouro, mas já estava lotada de carros, que, logo após a batida, começaram a dar marcha a ré. Funcionários da operadora sinalizavam para equipes dos bombeiros que chegavam para atender a ocorrência. Os mastros da balsa foram danificados, assim como alguns carros. A travessia entre os dois municípios não chegou a ser interrompida.
Fonte: G1; Foto: Divulgação Teconvi (arquivo)

24 Jul 2009
Navio francês localiza caixas-pretas do Airbus que caiu no Oceano Índico

Acidente com aeronave da Yemenia matou 152 pessoas em junho.
Caixas-pretas estão a 15 km das Ilhas Comores
Um navio francês localizou as caixas-pretas do avião da Yemenia Airways que caiu no Oceano Índico, informou nesta quinta-feira (23) o capitão do barco.
As causas do acidente, que matou 152 pessoas em 30 de junho, são desconhecidas. Uma garota franco-comorense, de 12 anos, foi a única sobrevivente.

A fragata hidrográfica e oceanográfica Beautemps-Beaupré mapeou o fundo do mar e informou às autoridades comorenses e à agência francesa de investigação de acidentes sobre a localização, para que seja feito o resgate.
As caixas estão a uma profundidade de 1.200 metros, a cerca de 15 km a noroeste da ilha de Grand Comores. Encontradas, elas podem ajudar a esclarecer as causas do acidente.
Fonte: G1; Foto: Marinha Francesa

23 Jul 2009
Bombeiros içam barco que tombou com 185 a bordo em Manaus

O Corpo de Bombeiros de Manaus içou, na tarde desta quarta-feira, o barco Carolina do Norte, que tombou com 185 pessoas a bordo na terça. Dentro da embarcação, não foram encontradas mais vítimas do acidente, informou a Defesa Civil de Manaus, O acidente deixou dois mortos e três feridos. Uma mulher de 71 anos e uma menina de 10 morreram na tragédia.
A Polícia Civil do Amazonas deverá indiciar pelo menos três pessoas envolvidas no acidente. Devem ser indiciados o proprietário do barco, de 30 anos, o comandante, de 34 anos, e o responsável pela troca do leme. Eles podem responder pelo crime de atentado qualificado contra a segurança no transporte marítimo e pegar até 12 anos de prisão, em caso de condenação. O laudo do Instituto de Criminalística (IC) sobre as causas do acidente vai ficar pronto em 30 dias.
A embarcação Carolina do Norte havia deixado o porto Manaus Moderna, por volta de 12h de terça-feira, e seguia para Santarém, no Pará, quando teve problemas no leme. O barco foi rebocado, perto de 12h30m, até o porto de Catraia, no bairro Educandos, e teve a traseira suspensa para que o leme fosse analisado. Segundo testemunhas, neste momento, todos os passageiros, para fugir do sol, se amontoaram em um dos lados do barco. O excesso de peso em um dos lados fez o barco virar. Praticamente todos os passageiros caíram na água. Os bombeiros, porém, não descartam a hipótese de o acidente ter sido provocado pelo excesso de peso a bordo.
Fonte: O Globo; Foto: vídeo do Jornal Nacional
Veja vídeo

23 Jul 2009
Enfim a travessia a barco no Guaíba

Está marcada para 13 de agosto, na sede da Câmara de Vereadores de Guaíba,RS, a audiência pública para abertura de concorrência à concessão de serviço público de transporte hidroviário de passageiros entre Guaíba e Porto Alegre. Será a partir das 13:30h. Fala-se desta travessia a barco há pelo menos 40 anos.
Fonte: Affonso Ritter

22 Jul 2009
Acidente com embarcação encarreirada com passageiros a bordo causa vítimas em Manaus

O Navio Carolina do Norte, tombou nos trilhos de um estaleiro no porto do bairro de Educandos, em Manaus. Segundo informou a tripulação, o Carolina do Norte saiu do Porto da Escadaria dos Remédios, por volta das 13 horas. Logo depois, apresentou defeito no leme. Ficou por alguns minutos a deriva no Rio Negro e foi rebocado para um estaleiro do bairro de Educandos, próximo ao centro de Manaus. O Comandante Rocha fez um procedimento inadequado. Mandou puxar o navio no dique para consertar o leme, com os passageiros a bordo. Cerca de 185 pessoas ficaram dentro do barco e começaram a se mover, provocando um acidente. O navio de ferro virou, parte dele foi a pique e a popa ficou no dique. Os camarotes, que ficam na parte da proa até o meio, ficaram dentro da água. Até ontem, os corpos de 2 vítimas foram resgatados do Rio Negro. Uma menina de oito anos e uma senhora. Os bombeiros procuram pessoas que ainda estão desaparecidas. O Comandante Rocha foi preso pela Capitania dos Portos.
O empresário Madson Gamboa, dono de estaleiro, ouvido pela reportagem, disse que o procedimento adotado pelo comandante foi errado. Embarcação de qualquer tamanho não deve ser puxada na carreira, com tripulantes ou passageiros dentro. Inclusive, as pessoas devem ser afastadas do local. Alguns barcos são muitos altos e tombam ao serem colocados no trilho.
O empresário Erlon Rocha, dono de barco, disse que a tripulação de um dos barcos de sua família, Rocha Neto, está ajudando no resgate de prováveis vítimas.
Fonte: Armando Carvalho; Foto: AE

21 Jul 2009
História de um naufrágio

Espetáculo “Acqua” desembarca na Estação Gramado
Uma experiência no fundo do mar em plena Embaixada Rua Coberta. O espetáculo Acqua – um dos mais assistidos no Beto Carrero World – faz a sua primeira apresentação ao ar livre. Promovida pela Estação Gramado, iniciou neste sábado e vai até 2 de agosto. O ingresso é gratuito.
Há três anos uma das principais atrações do parque temático de Santa Catarina, o show gira em torno de um naufrágio. Após o acidente, um grupo de pessoas descobre que consegue respirar embaixo d’água. Para entretê-los, peixes e animais marinhos – nove bailarinos – exibem suas habilidades em acrobacias, malabarismo e dança. Tudo guiado por luzes e trilha musical que remete ao mar.
– Vamos levar as máquinas de bolhas de sabão. Isto vai aumentar a sensação de realismo – conta o diretor artístico David Muller.
Aliás, o cenário é um show à parte. São cerca de três toneladas de equipamentos que pretendem transformar a tradicional rua dos cafés num verdadeiro oceano. Uma cortina com 10 metros de altura – decorada com pedras, algas, conchas, corais e estrelas – está entre eles.
Fonte: Zero Hora

19 Jul 2009
Torre de 300m monitorará meteorologia na Amazônia

Para monitorar de forma contínua as condições meteorológicas e as trocas gasosas entre atmosfera e floresta, uma parceria entre instituições de pesquisa do Brasil e da Alemanha construirá, em 2010, uma torre de monitoramento de 300 metros de altura em plena Floresta Amazônica, a cerca de 150 quilômetros de Manaus.
De acordo com Antonio Ocimar Manzi, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o projeto tem o objetivo de gerar estimativas mais precisas sobre o papel do ecossistema amazônico no contexto de mudanças climáticas globais.
Manzi apresentou o projeto Torre Alta de Observação da Amazônia (ATTO, na sigla em inglês) na quinta-feira (16/7), durante a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Manaus. Será a segunda maior torre meteorológica no mundo, após uma na Sibéria.
O projeto, que integra o Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), é coordenado pelo Inpa e pelo Instituto Max Planck de Química, da Alemanha. Ao custo estimado de 8,4 milhões de euros, a torre será importante para aprimorar modelos climáticos, diminuindo incertezas. Os custos serão divididos igualmente pelos governos dos dois países.
O local da construção do novo sítio experimental já foi definido: a Reserva Biológica do Uatumã, na região da hidrelétrica de Balbina. Segundo Manzi, a torre possibilitará pela primeira vez a medição contínua de condições meteorológicas, incluindo temperatura, umidade e vento, além de fluxos de gás carbônico, vapor de água e energia entre a atmosfera e a superfície.
“A torre também dará a possibilidade de fazer medidas finas de vários constituintes atmosféricos que muitas vezes são produzidos pela vegetação. Poderemos ver como eles são transportados e como reagem na atmosfera, especialmente no balanço de carbono. O grande estoque de carbono da Amazônia faz dela uma região importante no contexto do clima e das mudanças climáticas globais”, disse Manzi à Agência FAPESP.
No sítio experimental, além da torre principal de 300 metros haverá outras quatro torres meteorológicas de cerca de 70 metros cada uma, voltadas para a medição de fluxos menores.
“Teremos ali também perfiladores atmosféricos remotos, radares meteorológicos e outros equipamentos, além de laboratórios e prédios auxiliares. O sítio experimental será uma grande estação de referência mundial para florestas tropicais úmidas de todo o planeta”, disse.
Toda essa estrutura permitirá modelar de maneira mais realista o funcionamento dos ecossistemas do ponto de vista das trocas de energia e dos ciclos de nutrientes. “Além disso, poderemos conhecer melhor todos os processos de transporte na baixa atmosfera, na camada limite e também os de transformação de nuvens em chuva”, afirmou.
Participam do projeto, além do Inpa e do Instituto Max Planck, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Universidade de São Paulo, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas e a Cooperação Técnica da Alemanha.
Fonte: Agência FAPESP

18 Jul 2009
Marinheiro do navio-escola "Brasil" morre com pneumonia em porto chileno
Um marinheiro do navio-escola "Brasil" morreu ontem a bordo da embarcação, atracada no porto chileno de Valparaíso, em decorrência de uma pneumonia, informaram fontes oficiais.
A vítima foi identificada como cabo Alexander Pinto Ferreira, que fazia parte da tripulação do navio da Marinha Brasileira, que realiza sua 23º missão de instrução de guardas-marinha.
Segundo o boletim médico, ao qual a Agência Efe teve acesso, o cabo Ferreira estava sendo acompanhado pelo médico que viaja a bordo da embarcação, no entanto, devido a uma piora em suas condições de saúde, o marinheiro teve uma parada cardiorespiratória, que provocou sua morte.
Após a divulgação da morte, as autoridades brasileiras no Chile deram início aos trâmites através do consulado local para transferir o corpo para o Brasil.
O comandante da embarcação-escola "Brasil", capitão Fernando Araújo de Figuereido, suspendeu todas as atividades sociais que estavam programadas.
A embarcação atracou em Valparaíso na quarta-feira passada e tinha seu retorno ao Rio de Janeiro programado para o dia 16 de dezembro.
A tripulação do navio, que permanecerá em um dos píeres de Valparaíso até o dia 19 de julho, é formada por 32 oficiais e 159 guardas-marinha.
Nessa data, o navio brasileiro seguirá para o Peru, para continuar sua travessia pela América Central, Estados Unidos, Europa e África. EFE
Fonte: G1

17 Jul 2009
Painéis solares produzem parte da energia de navio
O navio M/V Auriga Leader, utilizado no transporte de automáveis, gasta o equivalente ao consumo de 10 residências enquanto uma frota de Toyotas é descarregada no porto de Long Beach, na California.
Ao contrário de outros navios, o Auriga Leader utiliza 328 painéis de energia solar no convés superior para prover 10% da energia elétrica que consome enquanto está atracado.
Segundo Brian Mason, gerente nacional de logística marítima da Toyota USA , "este é o primeiro navio a suprir a rede elétrica principal com energia solar". Segundo Brian, "a geração é contínua e inclui até mesmo a energia para o controle do leme do navio".
O efeito prático é que o navio está queimando menos óleo diesel já que seus geradores não precisam funcionar para suprir a demanda de energia elétrica do navio. Os painéis solares produzem 40kW. Em poucos anos a produção de energia com painéis solares a bordo de navios poderá chegar a 400kW.
Fonte: Los Angeles Times; foto Mark Boster/Los Angeles Times

16 Jul 2009
Filha de Torben Grael é Campeã Mundial de Vela da Juventude
Nesta quinta-feira, Martine Grael e Kahena Kunze sagraram-se antecipadamente campeãs Mundiais de Vela na Juventude na classe 420 feminina. A jovem de 18 anos segue assim os passos do pai, Torben Grael, bicampeão olímpico (em 1996 e 2004) e tetracampeão mundial (1978, 1983, 1987 e 1990). Na foto ao lado, Martine (de branco) com sua proeira e seus pais.
"Não esperava conquistar o título um dia antes, achei que fosse decidir só amanhã. Treinamos muito para esse Mundial e acho que merecíamos essa vitória", comemorou Martine, que foi assistida de perto por seu vitorioso pai.
"Sou pé quente, agora me sinto à vontade para torcer por ela em qualquer regata. Estou orgulhoso, pois ela velejou muito bem, tanto no vento forte como no fraco. É gratificante constatar que a tradição da nossa família na vela continua", comentou Torben.
E não foi apenas Martine e Kahena que se destacaram nesta quinta-feira. Os velejadoers brasileiros estão em quarto lugar geral na competição. Destaque para Jorge Renato Amaral, terceiro colocado na classe RS:X, Steffano Mazzaferro, 13 da classe laser radial e Diego Monteiro e Daniel Dantas, sétimos na Hobie Cat 16 aberto.
Fonte: Abril/Esportes; Fotos: Divulgação

16 Jul 2009
Adolescente americano completa volta ao mundo em um veleiro
Um adolescente da Califórnia (oeste), Zac Sunderland, completou nesta quinta-feira a volta ao mundo que realizou sozinho a bordo de um veleiro, tornando-se um dos mais jovens a empreender essa façanha, após 13 meses viajando.
"Foram 13 meses de loucura e, claro, é impressionante finalmente ter chegado aqui", disse um tímido Sunderland, afirmando que agora planeja escrever um livro contando suas aventuras e que gostaria de subir o Everest.
O jovem, que completou 17 anos no dia 29 de novembro, quando passava pelo Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África, disse esperar que sua travessia inspire muitos jovens e derrube alguns preconceitos dos adultos em relação aos adolescentes.
"A sociedade coloca os jovens que têm entre 15 e 18 anos dentro de uma caixa, na qual ninguém espera muito deles. Tendem a pensar que só precisam ir ao colégio e jogar futebol, mas isso não é tudo, sabem?", declarou.
"Mas há muito mais potencial no que esta gente pode fazer com a motivação e a ambição corretas na vida", acrescentou.
Zac Sunderland atracou nesta quinta-feira no porto de Marina del Rey, oeste de Los Angeles, de onde havia zarpado no dia 14 de junho de 2008 quando tinha 16 anos.
Fonte: AFP

16 Jul 2009
Aprovada convenção sobre água de lastro de navios
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 1053/08, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica a Convenção Internacional para Controle e Gerenciamento da Água de Lastro e Sedimentos de Navios.
A proposta torna obrigatória a inspeção da água de lastro em navios. As autoridades navais deverão dispor de meios para coleta e análise de amostras do contrapeso usado pelas embarcações. O projeto proíbe a descarga de água de lastro à noite e em baixas profundidades.
De acordo com a convenção, a troca de água de lastro deve ser feita, sempre que possível, a 200 milhas náuticas da terra e a uma profundidade de 200 metros. A distância poderá cair para até 50 milhas se o navio encontrar alguma dificuldade para cumprir a regra.
Usada em navios como contrapeso quando eles estão navegando sem carga, a água de lastro viaja de um país a outro; assim, pode levar espécies invasoras potencialmente perigosas ou daninhas para um determinado ecossistema marinho.
O pesquisador Newton Narciso, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da ONG Água de Lastro Brasil, explica que a água trazida pelos navios é despejada sem critérios nos nossos mares e já causou sérios transtornos.
O mais conhecido deles é provocado pelo mexilhão dourado, oriundo da China. A espécie chegou ao Brasil pela água de lastro de navios aportados na Argentina. Pelas hidrovias dos rios Paraná e Paraguai, ela atingiu áreas do sul brasileiro e do Pantanal.
"Uma espécie invasora é mais predadora do que a nativa e pode causar diversos problemas, não só à pesca; por exemplo, as usinas de Itaipu e Porto Primavera, devido ao mexilhão dourado, estão arcando com custos elevados de manutenção", disse o pesquisador.
Os navios são obrigados a encaminhar formulários de água de lastro às autoridades navais. O problema, segundo Newton Narciso, é que não há como medir a eficiência desse processo.
O projeto segue para o Plenário.
Fonte: Agência Câmara

16 Jul 2009
Novas buscas de destroços de avião da Air France começam na semana que vem

A França recebeu os destroços do avião da Air France, que caiu no dia 1º de junho no Atlântico, e prepara uma segunda fase de buscas submarinas, que devem começar na semana que vem e ter duração de um mês.
O anúncio foi feito hoje pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), que explicou que essa nova fase contará com o navio "Pourquoi pas".
Veículos de imersão e um sonar rebocado serão utilizados, afirmou o BEA, em comunicado.
As caixas-pretas do Airbus poderiam emitir sinais até o início de julho, por isso os trabalhos de busca eram realizados principalmente por um submarino nuclear que a França tinha enviado à região do acidente.
O BEA também divulgou a chegada a Toulouse, no sul da França, dos destroços da aeronave que foram recuperados no mar e que foram levados ontem em um navio para o porto de Bordeaux, no sudoeste.
Todos os destroços serão analisados no centro de testes aeronáuticos, ligado ao Ministério da Defesa da França, sob o controle de agentes do corpo da Polícia de transporte aéreo, organismo independente do Ministério de Transportes, responsável por determinar as causas do acidente, além de investigadores do próprio BEA.
O Airbus A330 da Air France caiu no mar no dia 1º de junho, enquanto atravessava o Atlântico cobrindo a rota entre o Rio de Janeiro e Paris. Nenhum dos 228 ocupantes sobreviveu à queda.
Fonte: G1/EFE

15 Jul 2009
Marinha resgata casal em veleiro italiano à deriva na costa de Cabo Frio
O veleiro Fuscia, de bandeira italiana, que teve os mastros quebrados e sofreu uma pane no reversor (caixa de marchas) a cerca de 100 quilômetros da costa de Cabo Frio durante a tempestade deste domingo, foi socorrido pelo navio patrulha Gurupá, da Marinha do Brasil, no início da tarde desta segunda-feria. No veleiro, de 33 pés, estão um casal de italianos e um cão Dálmata.
Os velejadores pediram socorro à Marinha, através da Embratel, no início da tarde deste domingo. A embarcação ficou à deriva durante a forte tempestade que danificou as velas e o motor do veleiro.
O rebocador Almirante Guilhobel foi acionado e transportou o veleiro até a entrada da barra de Arraial do Cabo. Dali, a embarcação foi levada para a baía de Arraial do Cabo pelo barco de apoio Jacques Custeau, comandado pelo mestre Gaúcho.
Por ordem os militares da Marinha, o casal ficou no interior do veleiro, na área de fundeio da Baía de Arraial do Cabo, e só poderá desembarcar depois que o veleiro for inspecionado, na manhã desta terça-feira, por agentes federais e técnicos da Anvisa.
Fonte: O Globo

14 Jul 2009
Filha de Torben lidera Mundial juvenil
A dupla Martine Grael e Kahena Kunze lidera a classe 420 do Mundial de Vela da Juventude, realizado em Búzios, até o dia 17. Após dois dias de regatas, a filha de Torben Grael e sua parceira têm a mesma pontuação das britânicas Rebecca Kalderon e Rosie Sibthorp, mas levam vantagem no desempate.
"Hoje foi um dia bom para nós, largamos mal, mas conseguimos recuperar as posições. Na primeira regata ficamos em sétimo e na segunda em primeiro", comentou Martine.
O Brasil é o quarto na classificação geral e conta também com o bom desempenho de Diego Monteiro e Daniel Dantas, que venceram a primeira regata do dia e terminaram em segundo na outra, no Hobie Cat 16. Na classificação geral, a dupla está na oitava posição. "Hoje conseguimos reagir, pois no primeiro dia não fomos bem, a tendência é ir evoluindo ao longo da competição. Estamos confiantes".
Na classe RS:X, Jorge Renato Amaral é o melhor brasileiro, na quarta colocação, com 25 pontos perdidos. O líder é Asulin Ron, de Israel, com 13 pontos desperdiçados.
Fonte: GloboEsporte

14 Jul 2009
Superpetroleiros em miniatura
Os barquinhos são réplicas de superpetroleiros utilizados para o treinamento de capitães na Warsash Maritime Academy, na Inglaterra, antes dos estudantes terem a oportunidade de treinar a bordo dos navios. Os pequenos navios são monitorados eletronicamente e podem ter falhas simuladas remotamente para testar a capacidade de solução de problemas dos estudantes em uma pane. Matt Sicard, 34 anos, aluno do curso, disse que "os barcos podem parecer coisa de criança brincar na banheira, mas são muito difíceis de controlar. Eles imitam os movimentos dos superpetroleiros, fazendo-os ideais para o aprendizado". Os "brinquedos" custam US$240.000.
Fonte: The Daily Mail

13 Jul 2009
Austrália investiga 'competição de sexo' organizada por marinheiros

Concurso foi descoberto em maio quando o navio estava em Cingapura.
Marinheiros apostaram para ver quem pegaria o maior número de mulheres.
O Departamento de Defesa da Austrália está investigando a participação de marinheiros em uma "competição de sexo". Eles teriam feito uma aposta para ver quem pegaria o maior número de membros da tripulação feminina, segundo a emissora australiana "ABC".
Marinheiros teriam feito uma aposta para ver quem pegaria o maior número de mulheres da tripulação.
De acordo com o relatório, os marinheiros mantinham um livro, no qual estipulavam o valor em dólares para cada uma das mulheres da tripulação. O concurso foi descoberto em maio quando o navio "HMAS Success" estava em Cingapura.
O capitão ordenou imediatamente o retorno dos marinheiros para a Austrália. Um porta-voz do Departamento de Defesa não informou quantos marinheiros estavam envolvidos, mas destacou que eles foram retirados do navio e um inquérito foi aberto.
Fonte: G1; Foto: Reprodução/ABC

07 Jul 2009
Veleiros robóticos: Portugal sagra-se vice-campeão do Mundo
O barco da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) terminou em segundo lugar o Campeonato do Mundo de Veleiros Autónomos (robôs não tripulados), que decorreu no Porto de Leixões, Matosinhos, anunciou hoje a organização.
O campeonato foi conquistado pelo barco austríaco, que venceu as quatro regatas, realizadas quarta e quinta-feira ao largo do Porto de Leixões, refere a FEUP, em comunicado.
"Pela primeira vez em Portugal, esta iniciativa da FEUP revelou que é possível criar sistemas robóticos 100 por cento autónomos, capazes de orientar embarcações à vela em alto-mar, mesmo com o vento forte e condições de navegabilidade adversas", salienta a organização.
Fonte: Lusa

07 Jul 2009
O Popa esteve fora do ar

O Popa.com.br esteve inacessível ontem à tarde por um problema no provedor de acesso. A Plugin/UOL informou que houve um problema no "Servidor de DNS". Lamentamos a falha involuntária e agradecemos aos amigos que enviaram e-mails, mensagens pelo Skype e torpedos, ou que ligaram avisando sobre o problema. A estabilidade da Plugin/UOL tem sido excelente ao longo dos anos em que o Popa está lá hospedado.

06 Jul 2009
Recorde de participação em Ilhabela
Às vésperas da regata inaugural da 36ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week, os números do evento corroboram com isso. O mau momento financeiro global não intimidou os velejadores, que totalizaram 201 barcos inscritos, um recorde de participação. “Sempre acreditei que podíamos ultrapassar os 200 barcos. Estou muito satisfeito com esse feito”, afirmou José Manuel Nolasco, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela (YCI).
Além da marca histórica, os organizadores da Rolex Ilhabela Sailing Week também podem se orgulhar de estrearem, em 2009, uma nova classe de disputa, com os moderníssimos barcos S40. A crise parece não ter intimidado o investimento em tecnologia: “Começamos a conversar sobre essa nova classe ainda no ano passado, quando o Estevez e o Alejandro estiveram aqui em Ilhabela e apresentaram o projeto. Um ano depois, com muita rapidez, já somos quatro S40 na raia”, disse Eduardo Souza Ramos, que teve apenas dois dias de contato com seu novo barco antes das regatas.
Fonte: 36ªRISW; Foto corveta Marinha na largada 36RISW: Rolex/Carlo Borlenghi

06 Jul 2009
Gripe suína em cruzeiro
O Cruzeiro Emerald Princess, de Bermudas, atracou no porto de Helsingborg, na Suécia, na semana passada.
Treze tripulantes e um passageiro foram diagnosticados com gripe suína e mantidos isolados a bordo do navio.
A pandemia tem sido um entrave na opção por viagens em navios de cruzeiro.
Mais de 800 casos da gripe foram registrados no Brasil desde 8 de maio passado.
Fonte: Terra/Estadão; Foto: Reuters

05 Jul 2009
Embarcações danificadas pelo temporal em Punta del Este geraram prejuízo de US$3 milhões
A operação de resgate aos 18 barcos encalhados na terça-feira passada em Punta del Este devido ao forte temporal demanadará prejuízos ao redor de 3 milhões de dólares às seguradoras.
Os trabalhos começaram na sexta-feira com a remoção de 5 embarcações de alto valor que se encontravam encalhadas junto à avenida beira-mar ("rambla"). Uma grua telescópica com capacidade de 120 toneladas retirou veleiros e lanchas.
Um dos veleiros foi retirado da água sem seu mastro, o que por si só custará milhares de dólares. Outras embarcações aparentavam ter sofrido danos graves, como o "Pérola Negra", considerado um Fórmula 1 do mar, avaliado em US$700.000. Esta embarcação, de propriedade de um empresário uruguaio, será retirada somente depois de terminada a construção de uma via de acesso à zona rochosa.
O temporal foi tão forte que o mastro de um dos veleiros de maior porte ficou atravessado sobre a metade da avenida beira-mar. Na fase mais crítica, foram registradas rajadas de 120 km/h, afirmou o jornal El País.
Colaboração: Carlos Font; Fotos dos barcos encalhados em Punta del Este: 801 802 803

04 Jul 2009
Náufrago argentino: bote inflável ou dingue para desembarque?
Podem não ser precisas as notícias veiculadas na imprensa convencional de que o argentino Alberto Canessa, de 68 anos, havia sido visto em um "bote inflável" ou em "bote salva-vidas", logo após o naufrágio de seu veleiro Maja na costa gaúcha na semana passada. A julgar pela foto publicada pelo Popa.com.br em notícia de 2 de julho (veja mais abaixo), o veleiro estava equipado com um bote de fibra de vidro, talvez um dingue para desembarque em marinas. Isso não afasta a possibilidade do veleiro dispor também de um bote inflável para emergências, normalmente acondicionado na popa.
Se o bote de fibra de vidro foi utilizado, considerando ondas de 7 metros e vento muito forte, a chance de permanecer em condições navegáveis era pouca.
Na manhã de hoje a sensação térmica em Rio Grande era negativa. A equipe do Salvamar Sul continua as buscas pelo velejador. Ontem foi avistado algo cor de laranja no mar por um avião da FAB, que poderia pertencer ao bote do náufrago, mas a informação não foi confirmada até o final da noite passada.
O raio mínimo de giro do navio para voltar à posição onde o náufrago foi avistado implica em tempo e distância consideráveis, com risco de perder o náufrago de vista.

04 Jul 2009
Barco vira e pescadores ficam presos na casa de máquinas em SC

Bombeiros resgataram dois tripulantes, que foram levados a hospital.
Um barco pesqueiro virou, nesta sexta-feira (3), em Itajaí (SC), e dois tripulantes ficaram presos dentro da sala de máquinas, por cerca de quatro horas. Equipes do Corpo de Bombeiros de Itajaí e Balneário Camboriú (SC) resgataram as vítimas. Também participaram dos trabalhos funcionários do Porto de Itajaí e empregados de empresas instaladas nas margens do rio.
O barco, com 31 metros de comprimento, é usado para a pesca em alto-mar. Ele emborcou a cerca de 15 metros da margem. Dos quatro tripulantes, dois conseguiram sair da embarcação e outros dois ficaram presos.
Segundo informações preliminares, eles ficaram com água na altura da cintura. Depois do resgate, os dois pescadores foram retirados do local e encaminhados, de ambulância, a um hospital.
A Capitania dos Portos deve abrir um inquérito para identificar as causas e os responsáveis pelo acidente. As investigações devem ser concluídas em até 90 dias.
Fonte:G1 Veja vídeo da operação de resgate

04 Jul 2009
Favorita ao título, filha de Torben Grael compete no Mundial Juvenil de Vela
Competição acontece em Búzios, litoral norte do Rio, a partir da próxima quinta-feira.
Com  o sobrenome Grael, não há como entrar em uma competição sem ser considerado favorito. Filha do maior nome da vela brasileira, Torben Grael, Martine Grael (de branco na foto ao lado) cai na água a partir da próxima quinta-feira, em Búzios, litoral norte do estado do Rio, para o Mundial de Vela da Juventude. É a primeira vez que a competição acontece na América do Sul.
Com 18 anos de idade e 14 de vela, Martine treina para ser campeã e ir às Olimpíadas na classe 470. Prometendo “dar o sangue”, ela competirá ao lado de quase 300 velejadores de 60 países, num total de 206 embarcações. Sua classe é a 420, com a proeira Kahena Kunze.
No último dia 15 de junho, Torben Grael, sagrou-se campeão na Regata de Volta ao Mundo. Para a filha, o título é mais um motivo para o pai servir de exemplo – o que a motiva ainda mais a participar da competição.
- Essa vitória elevou papai do título de herói, ídolo ou bom exemplo para algo maior. Sou encantada pela volta ao mundo. É uma competição chocante, que põe à prova os velejadores no limite da sanidade. Eles têm ambição, determinação e paixão pela vela. Sentimentos que sinto falta nas demais pessoas com quem convivo. Quero muito viver essa experiência – afirmou.
Martine, que treina quatro horas por dia, no mínimo quatro vezes na semana, projeta um futuro promissor, seguindo os passos do pai campeão.
- É difícil dizer qual é o meu maior sonho... talvez conquistar e realizar um décimo do que o meu pai fez. No momento, posso garantir que o meu sonho é ‘botar o pau para quebrar’, ganhar o mundial e chegar a uma olimpíada.
Orgulhoso pela filha, Torben afirmou que dará todo seu apoio na competição.
- Como qualquer pai, eu fico orgulhoso de ver a Martine competindo em alto nível. Este é o segundo mundial da juventude em que ela representa o Brasil e isso é muito legal. Mas não gosto de colocar pressão sobre ela. O que é mais importante neste momento é ganhar experiência, velejar bem e se divertir. Os resultados são consequência disto – disse o bicampeão olímpico.
Fonte: Globo esporte; Foto: Divulgação

03 Jul 2009
Ilhabela já vive o clima da 36ª RISW

Dezenas de veleiros já estão ancorados no Yacht Club de Ilhabela
O Yacht Club de Ilhabela (YCI) já vive o clima da 36ª Rolex Ilhabela Sailing Week, o mais importante evento náutico da América Latina, que será aberta oficialmente no sábado. Até o meio-dia desta quarta-feira, 65 barcos do Brasil e do exterior já estavam ancorados nos píers do clube, fazendo os últimos ajustes nas embarcações e melhorando o entrosamento com treinos das tripulações.
Até sábado, quando haverá a cerimônia de boas-vindas, os cerca de 200 veleiros inscritos já estarão a postos para as regatas que começam domingo, fazendo uma grande festa e agitando o litoral norte de São Paulo. A regata de abertura é a difícil Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil.
Entre os estrangeiros, destaque para os uruguaios Memo Memulini Chivas, campeão da IMS 500 da RISW de 2006, e Negra. Da Argentina, estão em Ilhabela Don Quixote, Matrero, Patagônia e Mercenário 4.
As inscrições para a RISW continuam abertas e os interessados devem assegurar participação apenas pelo site www.risw.com.br. Estão convidadas para participar da RISW as classes S40, ORCi, ORCc, BRA-RGS, SMP2, HPE25 e Bico de Proa.
A organização espera a participação de 20 barcos da classe HPE25, que deve ser uma das mais equilibradas da competição. Rique Wanderley, do veleiro Bond Girl, buscará o bicampeonato da competição. Com um jogo novo de velas, regulagens feitas nos últimos finais de semana, ele está bastante confiante.
"Demoramos para conseguir os ajustes necessários, mas agora está tudo certo. Vamos com a tripulação completa e o objetivo mesmo é o segundo título”, disse o comandante, que alerta sobre as dificuldades a serem enfrentadas. "Está todo mundo andando muito igual e as vitórias serão decididas realmente nos detalhes.”
A mesma opinião tem Felipe Furquim, comandante do Stella Artois/Vento. "Está tudo em ordem com o nosso barco, mas certamente o equilíbrio será muito grande. Os veleiros são iguais e quem souber navegar melhor levará vantagem”, comentou.
Entre as forças da classe estão o Aventura, de José Octávio Vita, e o Helisolutions, de Dario de Queiroz Galvão, campeão e vice-campeão do Warm Up, disputado no feriado de Corpus Christi, no Canal de São Sebastião.
A Rolex Ilhabela Sailing Week é organizada e sediada pelo Yacht Club de Ilhabela e tem patrocínios da Rolex, Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Bradesco Private, com apoios da Gol Linhas Aéreas, Hertz, Brancante Seguros, Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVM, YCA, ABVO (classes ORCi, ORCc e SMP2) e das classes S40, HPE25 e BRA-RGS.
Fonte: RISW

03 Jul 2009
Governo de SP reduz ICMS da indústria náutica de 25% para 7%
O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (2) a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para indústrias náuticas localizadas em território paulista.
Atualmente, a alíquota aplicada para operações internas de produtos e serviços do setor de embarcações é de 25%. Com a medida de incentivo, o Estado de São Paulo reduz substancialmente o ICMS, que passa a ser de 7%.
"Em um Estado com a importância econômica de São Paulo, com o litoral e portos que nós temos, é muito importante que haja uma correspondência na atividade industrial ligada a essa atividade", afirmou o governador José Serra. Segundo ele, a expectativa do setor é gerar 74 mil postos no país durante o ano, sendo que um terço deles serão em São Paulo.
São Paulo abriga cerca de 80 empresas fabricantes de embarcações, localizadas em vários municípios paulistas, com destaque para Guarujá, Santos e a capital. O setor mantém 10.000 empregos diretos.
O governo afirmou que a medida tem objetivo de "equalizar as condições de competitividade das empresas paulistas com empresas instaladas no Rio de Janeiro, onde o governo estadual recentemente reduziu a alíquota do imposto para o setor". A administração Serra informou ainda que o incentivo não deverá representar renúncia significativa de arrecadação, já que a redução da tributação evitará a transferência de empresas do ramo para Estados que concedem benefício fiscal semelhante.
Serão beneficiados fabricantes de barcos e iates a vela e a motor e embarcações para competição esportiva classificadas na posição 8903 da Nomenclatura Brasileira de Mercadorias - Sistema Harmonizado. A medida já esta em vigor, e vale para fatos geradores ocorridos a partir de 1º de julho deste ano.
Fonte: Folha Online

02 Jul 2009
Navio contratado pela Airbus
O navio Ville de Bordeaux, a serviço da empresa Airbus, atracou no porto do Recife (PE) na manhã desta quinta-feira para buscar os destroços do avião Airbus A330 que fazia o voo AF 447 entre Rio de Janeiro (RJ) e Paris quando caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio.
Segundo o presidente do porto, Alexandre Catão, foram embarcados três contêineres, uma caixa de madeira e uma carreta com a cauda da aeronave. Vindo de Saint-Nazaire, na costa oeste francesa, a embarcação chegou a Recife às 5h. Sua saída está prevista para esta sexta-feira ao meio-dia.
O carregamento já foi terminado e agora o navio permanece no cais, onde está posicionado perpendicularmente. Pelas características do Ville de Bordeaux, a carga é colocada pela popa.
De acordo com Catão, todos os destroços recolhidos do desastre estão reunidos nos contêineres e na caixa. Nesta sexta, o navio parte em direção a Bordeaux, no sudoeste da França.
Fonte: Terra

02 Jul 2009
Velejador argentino que naufragou na costa gaúcha continua desaparecido
O comandante do veleiro argentino "Maja", Alberto Canessa, 68 anos, naufragado na costa gaúcha nesta segunda-feira, 29, ainda não havia sido localizado até o final da noite de ontem. O comandante navegava em solitário, e teria sido avistado pela tripulação do navio de carga Fiammetta, de bandeira panamenha enquanto seu veleiro naufragava, a aproximadamente 45 milhas da costa, ao largo de Mostardas,RS, sem que pudesse ser resgatado.

Na foto acima, o comandante desaparecido posa sentado sobre o dingue, a bordo do Maja, um veleiro Plenamar, de 36 pés.

Anteontem, terça-feira, o Popa.com.br, depois de informar-se do nome do veleiro (Maja) junto ao Salvamar de Rio Grande, avisou o conhecido comandante argentino Carlos Salvochea, comodoro do Cruzeiro da Amizade, sobre o naufrágio do Maja. Segundo Carlos, até ao meio-dia de ontem a família de Canessa ainda não sabia do ocorrido. "Já me comuniquei com o clube (Yacht Club Puerto Madera) mas antes de avisar a família, queremos ter mais informações", disse o comandante organizador de cruzeiros de veleiros, de Buenos Aires ao Rio de Janeiro.

Na data de sua partida de Buenos Aires para o Brasil, o Comandante Canessa deu entrevista ao jornal La Nación, de Buenos Aires. Confira no link abaixo.

O comandante do veleiro Maja, que classificou-se em 3º lugar na classe "Aberta B" da XVII Refeno (Regata Recife - Fernando de Noronha, 2005), já havia navegado diversas vezes a Angra dos Reis, e tinha grande experiência no mar. Tudo indica que não estivesse informado da intensidade e proximidade do ciclone extra-tropical da costa do Uruguai, e que trouxe tremenda devastação por lá. Veja vídeo no link abaixo.

Segundo a meteorologia, o vento soprará fraco do quadrante Oeste amanhã (12nós), ainda por conta do ciclone que se afasta para leste da costa do Uruguai. A direção do vento nestes últimos dias piorou as chances de Canessa, provavelmente afastando-o para alto-mar, em vez de trazê-lo para a costa. A temperatura em Mostardas na madrugada de hoje foi de 10ºC.

A previsão para o mar amanhã, quando continuarão as buscas pela Marinha, é de ondas com 2 metros.
Com informações de Guto Vieira da Fonseca, Notícias do Rio Grande Yacht Club, e colaboração de Roberto Gruner, Edgar Eichemberg e Luiz Pureur.
Foto: arquivo pessoal/ZH e La Nación; Carta sinótica da Marinha


Leia a entrevista no dia da saída do comandante do El Maja, concedida ao jornal "La Nación" de Buenos Aires

Veja o vídeo com cenas da devastação no Uruguai

01 Jul 2009
Marinha inicia buscas a náufrago no Litoral Sul

Homem está em um bote salva-vidas e teria sido lançado ao mar após seu veleiro afundar
Está prevista para a madrugada desta quarta-feira a chegada de um náufrago à costa de Rio Grande. Ele está em um bote salva-vidas e teria sido lançado ao mar após seu veleiro afundar a 90 quilômetros do litoral sul gaúcho.
O comunicado foi feito à Marinha na tarde de ontem, quando o navio NM Fiammetta, de bandeira panamenha, teria avistado o sobrevivente. As condições meteorológicas, com ventos de até 80 km/h e ondas de 3 a 7 metros, impossibilitaram o sucesso das várias tentativas de resgate.
O Salvamar Sul, serviço de salvamento e resgate do Comando do 5º Distrito Naval, foi acionado. Para iniciar o socorro, foi determinado que a corveta Imperial Marinheiro e o navio-patrulha Babitonga seguissem para o local.
O Salvaero, serviço de salvamento da Aeronáutica, de Curitiba (PR), também enviou uma aeronave P-95 para apoiar as buscas. Até o momento, o náufrago não foi localizado.
Desde o início deste ano, o Salvamar Sul foi acionado sete vezes para o salvamento de feridos ou resgate de embarcações. Esta época do ano costuma ser a estação mais propícia para esse tipo de incidente, devido às características climáticas da Região Sul.
Fonte: Zero Hora
Colaboração: Roberto Gruner e Claudio Littig
Atualização na madrugada de 01 de Julho de 2009: O Salvamar Sul ainda não tinha melhores notícias sobre o náufrago do veleiro Maja, que ainda não foi resgatado. Nesta madrugada, as ondas no mar são de 7 metros aproximadamente.

Notícias anteriores