Largamos em apenas 13 dias após o anúncio. Todos os procedimentos foram abreviados e algumas etapas queimadas, em relação aos demais realizados pelo Popa. Os "luxos" de outrora, como navio da Marinha para fazer a largada com a Banda da Brigada tocando no convés, e ainda helicóptero e ultra-leve gravando vídeos, nem pensar. Não havia tempo nem mesmo para apresentar projetos de patrocínio. Dessa vez teria que ser no peito e na raça, mas uma avaliação de respeito seria essencial.
Será que vai dar certo?
Tapes topa?
Cruzeiro em feriado?
Estratégia
Vamos fazer! O Cmte Eduardo Ribas é o Comodoro do Veleiros do Sul, e desde o tempo em que era o vice esportivo vem nos apoiando na realização de cruzeiros náuticos. Quando tu quiser. Já no dia seguinte sentamo-nos em volta de uma mesa no Veleiros.
E a meteorologia? Antes de uma semana, nem pensar em confiar nas previsões. A gente sabe que eles não tem bola de cristal, mas a tentação de já ir consultando desde cedo era grande. Dia após dia a Comissão Organizadora chuleava a previsão e trocava comentários no grupo. As primeiras previsões indicavam condições favoráveis que foram sendo mantidas até a véspera com poucas mudanças. Um erro de algumas horas na previsão, no entanto, nos fez passar trabalho na chegada ao fundeio na Praia do Sítio na quinta-feira. O aumento de intensidade do vento, previsto para as 19:00h, ocorreu bem mais cedo, aí pelo meio-dia, causando rajadas de adrenalina já nas proximidades da Chico Manoel.
À memória do Cmte Rudi O comodoro Eduardo Ribas ofereceu um choripan com cerveja na concentração para o brinde à memória do saudoso Cmte Rudi Schultz. O clima era de muita alegria. Um lindo dia de sol, brisa soprando, o aroma dos salsichões assando na hora da fome, a cerveja muito bem gelada, a confraternização entre participantes de diversos clubes náuticos, com seus barcos atracados nos flutuantes logo ali em frente. Que legal! Foi um grande presente do Veleiros do Sul! Barriga cheia, alguns já 'alegres', meio dia e meia, hora do brinde. O tríplice hip hip hurra saudado do fundo do peito de todos nós ao lado do Pau Brasil plantado à memória do Cmte Rudi Schultz, mexeu com a emoção de todos.
Velejando A descida do rio ia bem, com vento de média intensidade, até que lá pelas tantas, o pau comeu. O rio mostrou seus carneiros e, quanto mais ao sul, mais o vento apertava. Lá pelo cotovelo do canal do Junco, o veleiro Maná enfrentou a bronca a todo o pano. Foi bonito de ver!
A vista do fundeio com mais de 30 barcos na Praia do Sítio estava muito bonita, mas as rajadas de até 45nós deram o que fazer. Em determinados pontos da praia passavam sprays de água à toda. Alguns participantes ficaram algo atrapalhados e logo receberam ajuda. A conhecida solidariedade dos velejadores estava presente, como sempre. Era uma flotilha auto-sustentável!
No dia seguinte, às 8:00h de sexta-feira, largamos para Tapes. A lagoa estava bem humorada, com vento moderado que escasseou lá pelo Álvaro Alberto. A subida pela Enseada de Tapes foi tranqüila. Os 25 veleiros que chegaram a Tapes foram entrando na marina do CNT a partir das 14:45h, como o Charlie Bravo V. O último, veleiro Alforria, chegou às 19:07h, conforme registros efetuados por funcionário do clube.
O que significa tripular uma embarcação da CO A Comissão Organizadora do cruzeiro embarcou em dois veleiros, metade no Passatempo e metade no Riacho Doce. Este último exibia no brandal de BB a bandeira cor de laranja que identifica o barco da CO (ou CR, se a ênfase for regata). É nesses barcos que as decisões são tomadas, como até mesmo o cancelamento do evento, se for o caso. É neles também que as providências necessárias, como auxílio e resgate, são processadas. Em um barco de CO portanto, é preciso dar conta não apenas da condução do veleiro pp dito, mas do evento, como um todo. Por isso, aquela habitual conversa descontraída e constante a bordo precisa dar lugar a uma conduta diferenciada, como por exemplo, na escuta do VHF. Quando veleja-se em condição normal, muitas vezes nem sequer se toma conhecimento do que estão falando no rádio. Mas em um barco de CO, toda a vez que se escuta alguém falar no VHF, a conversa a bordo é interrompida imediatamente, por mais divertida ou interessante que seja, para verificar se é algo que diga respeito ao evento ou que requeira iniciativa. O assunto preferencial a bordo é o cruzeiro. Espera-se portanto que as tripulações dos barcos de CO mostrem-se interessadas e que participem da condução do cruzeiro. Considero importante comentar este aspecto porque estou certo de que nem todos se dão conta do que seja participar de um barco de CO. Agradeço ao Cmte Emerson Chaves e ao Cmte Paulo Silveira por terem aceitado esta responsabilidade. Ambos tiveram conduta exemplar. Parabéns!
Já na volta... Bem, o evento terminou na sexta, sendo o retorno, livre no sábado e domingo. O Cmte Emílio Oppitz me presenteou em Tapes com uma garrafa do meu whisky preferido - um Jameson 8 anos. É um whisky irlandês, aliás um whiskey, de sabor acarvalhado inconfundível (o de 12 anos já não tem um sabor tão especial). O comandante do Riacho Doce não bebe quando na condução do veleiro, mas eu precisava relaxar (a ida não foi fácil) e provar a qualidade da garrafa guardada pelo Emilio por 6 anos em sua adega. Valeu Emilião!
42 x 25 Foram inscritos 42 barcos no cruzeiro. Destes, alguns não largaram. Alguns outros decidiram regressar de Itapuã. Chegaram a Tapes 25 veleiros, na seguinte ordem:
Charlie Bravo V Maná Riacho Doce Arraia Manta Bellagio Gulliver Adriana's Panos Quentes Passatempo Gaivota Desafio Tokonao Five Stars Livre D'água Minuano Saint Vincent Catavento Dadanha The Lizard King Criança Gripper Tibirro Mutuca Alforria
A confraternização O jantar ocorreu no início da noite. Além do esperado Espinhaço de Ovelha, o comodoro João Paulo serviu ainda feijoada, galinha com arroz e saladas. Fiquei pensando na responsabilidade ao preparar aquela comida toda em enormes panelas. Parabéns ao Chef João Paulo!
Em seguida, foram entregues em torno de uma dúzia de bonitas medalhas, presenteadas pelo Veleiros do Sul. A primeira coube ao Comodoro João Paulo pela sua iniciativa no fechamento dos molhes da marina do CNT. A obra deverá ser concluída em Março/18. As demais foram entregues a participantes que se destacaram no cruzeiro, como o Cmte do veleiro Maná, Márcio Lima que, para solucionar problema no enrolador de genoa do Livre, arriscou-se ao mergulhar na água gelada, à noite, para chegar ao veleiro.
Brindes
A Sul Náutica, do cmte Danilo Schultz, ofereceu vários kits com belos brindes náuticos para sorteio. A Macaronni do cmte Vitor Pereira entregou quatro refeições, à livre escolha em seus restaurantes. A Futter's apresentou 4 caixas de cervejas. O sorteio dos brindes esteve a cargo da querida Julia, filha do Cmte José Antônio Echeverria. Valeu Ju!
Fundeio em noite enluarada e em boa companhia O sábado amanheceu chuvoso em Tapes. À tarde o vento amainou e a chuva se foi, como previsto. O cmte Paulo Silveira desatracou o Riacho Doce do trapiche do CNT em direção ao Birú, um fundeio muito especial no Pontal de Tapes, onde pernoitamos, e convidou o Saint Vincent para o contrabordo. Logo mais juntaram-se a nós o Tibirro e o Panos Quentes, todos na âncora do Riacho Doce. Dentre os aperitivos servidos, o destaque ficou com a cachaça muito especial, envelhecida por 13 anos nos barris de carvalho da Pharmácia Riacho Doce, saquê e a cerveja do Wesley (argh). O Cmte Gustavo Lies e o Cmte Paulo Silveira assaram carnes deliciosas nos fornos dos seus Delta36. Ao final do jantar com direito a lua cheia, Claudia trouxe chocolate para o cockpit do Riacho. A conversa varou a noite tão agradável. O local é de um sossego impressionante.
Missão cumprida Mais uma missão de grande desafio cumprida pelo Popa.com.br, Veleiros do Sul e Clube Náutico Tapense, com o envolvimento de dezenas de pessoas. Agradecemos especialmente ao Comodoro Eduardo Ribas, do Veleiros do Sul, e ao Comodoro João Paulo, do Clube Náutico Tapense que ofereceram as condições primordiais para a realização do evento. Nossa gratidão também aos funcionários de ambos os clubes que viabilizaram a operação, como um todo.
____________ (*) Comandou a operação do Cruzeiro Porto Alegre - Rio Grande (o mais longo do hemisfério Sul, em água doce) organizado pelo Popa.com.br há 10 anos. (**) Após 16 anos embarcado, conhece a faina, pra valer. Falou, ta falado!
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V Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes Previsão do Tempo A análise das condições meteorológicas da ida e volta para Tapes implica em 5 situações. Excepcionalmente, desta vez todas as 5 estão favoráveis, o que é raríssimo ocorrer. Para ir, prefere-se ventos do quadrante norte, e para voltar, do sul. Mas na ida, precisamos de vento sul no final da tarde, para navegar ao norte pela enseada. O fundeio em Itapuã tem que ter vento do quadrante leste para abrigo. Observe no estudo abaixo que tudo isso estará dando certo. Sob encomenda! Análise por trechos: 2. Fundeio Itapuã 4. Enseada de Tapes 5. Retorno a P. Alegre Sábado, dia de retornar com o barco a Porto Alegre Alteração no local de concentração ao meio-dia da Quinta Alteração na redação do item "5. Cruzeiro, Regata, Divisões" Pontualidade na concentração e largada do Veleiros na Quinta Velocidade mínima no Rio Guaíba Profundidade mínima em Tapes Muitos Brindes e Atrações à disposição dos participantes de mais um evento com o carimbo do Veleiros do Sul,
E tem mais! VELEIROS DO SUL - Choripan com cerveja para as tripulações dos barcos participantes (12:00h de Quinta-feira)
VELEIROS DO SUL (bis) - Medalhas para participações especiais
TAPES (bis) - Este é um brinde difícil de ganhar, mas quem sabe...
Conheça a história do Farolete "Pau do Hugo"
-o- Mais de 30 barcos poderão participar Mais de 30 embarcações poderão participar do Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes. -o-
V Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes 1. Cronograma: 27/10/2017 Abertura das inscrições. Veja item 13 abaixo. SEXTA 03/11/2017, 07:00h Deslocamento para a linha de largada 2. Distâncias aproximadas: 3. Embarcações que podem participar: 5. Cruzeiro, Regata, Divisões Redação alterada 6. Equipamentos obrigatórios 7. Falhas na sinalização da hidrovia e navegação por GPS 8. Possibilidade de adiamento/cancelamento 9. Autonomia 10. Estadia no CNT Obs.: Barcos de associados do CNT inscritos no evento terão estadia gratuita no Veleiros do Sul até a data de largada. 11. Responsabilidade 13. Inscrições Ficha de Inscrição (imprima e leve preenchida para agilizar) 14. Autoridade Organizadora 15. Idealização e divulgação: 16. Retorno a Porto Alegre no Domingo, por estrada 17. Colabore, participe, some Este Aviso poderá ser alterado ou complementado a qualquer momento. Consulte o Popa.com.br frequentemente para conferir as mudanças. 18. Para todos os comandantes 19. Mais brindes! Passeie na Enseada de Tapes.
Conheça lugares especiais para fundeio e caminhadas. Alternativa de percurso Navio naufragado sem balizamento ___________________________________________ |