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V Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes
2 e 3 de Novembro de 2017
(Veja o Aviso mais abaixo)

 

Largamos em apenas 13 dias após o anúncio. Todos os procedimentos foram abreviados e algumas etapas queimadas, em relação aos demais realizados pelo Popa. Os "luxos" de outrora, como navio da Marinha para fazer a largada com a Banda da Brigada tocando no convés, e ainda helicóptero e ultra-leve gravando vídeos, nem pensar. Não havia tempo nem mesmo para apresentar projetos de patrocínio. Dessa vez teria que ser no peito e na raça, mas uma avaliação de respeito seria essencial.

 

Será que vai dar certo?
A idéia de voltarmos a realizar os cruzeiros Poa-Tapes surgiu da troca de mensagens no grupo Oceano VDS, administrado pelo Cmte Gustavo Lies, e ganhou força quando o Cmte Lidson Cancela*, nosso "Diretor de Eventos", debruçou-se no estudo de importantes considerações sobre a operação, avaliadas e ratificadas por um especialista, autoridade no assunto, Cmte Péricles Vieira Filho**.  A teoria era perfeita. O planejamento de um cruzeiro náutico compreende avaliação de destinos e escalas, meteorologia, infra-estrutura, burocracia, verba, apoio, captação de brindes, divulgação, análise de custos, expectativas do meio náutico, crítica sobre datas, possibilidades de adiamento, calendários conflitantes, etc. O plano completo compilado e impresso resultou em um calhamaço de papel e apontava para o sucesso, em que pese as tantas restrições atuais em relação aos eventos por nós já realizados. Contudo, era apenas um plano. A pergunta era "será que isso vai dar certo?".

 

Tapes topa?
O passo seguinte era verificar a viabilidade do Clube Náutico Tapense em receber a flotilha. O Comodoro João Paulo Ziulkoski logo concordou com a realização e mostrou-se empolgado com a idéia. Cozinheiro de primeira categoria, foi ele quem comandou a comilança no jantar de confraternização oferecido no CNT.

 

Cruzeiro em feriado?
A data ainda disponível para largar seria Finados. Depois, só em 15 de novembro (uma quinta). Em dezembro, as festividades dos aniversários do VDS e do CDJ complicariam a realização do evento. Se nos Finados as condições de tempo não fossem adequadas, restaria uma única chance (15/nov). O Cmte Paulo Silveira, nosso "Diretor de Comunicação", recebeu a missão de auscultar o meio náutico. Frequentador e conhecedor de diversos setores do meio náutico gaúcho, deu-nos o OK em reunião no Riacho Doce.

 

Estratégia
Tínhamos ainda que equacionar alguns detalhes. Nosso recorde para Tapes levou 70 barcos para o CNT, em 2008. Dessa vez seriam menos, com certeza. O último evento para Tapes ocorreu em 2011. Seria nossa Operação Fênix. Tínhamos que bolar alguma coisa especial para não fazer fiasco pela falta de atrativos em relação aos eventos anteriores. O tático do grupo, Cmte Emerson Chaves cedeu-nos sua significativa experiência empresarial e de vida para 'trimarmos' os panos e para acalmar-nos. Comedido e do tipo que mais escuta do que fala, ajustou nosso rumo diversas vezes.

 

Vamos fazer!
Queríamos homenagear o Cmte Rudi Schultz, que há pouco nos deixou. Queríamos erguer um brinde à sua memória, com o tradicional tríplice hip hip, hurra! Seria um encontro na beira do rio, antes da largada e então teríamos o planejamento praticamente resolvido.

O Cmte Eduardo Ribas é o Comodoro do Veleiros do Sul, e desde o tempo em que era o vice esportivo vem nos apoiando na realização de cruzeiros náuticos.
Ribas, quando podemos conversar?

Quando tu quiser. Já no dia seguinte sentamo-nos em volta de uma mesa no Veleiros.
Comandante, é o seguinte...
Ótimo, respondeu! Vamos fazer! E o que mais precisa?
Esse é "o cara". Ribas apresentou novas idéias para a realização, e já foi ligando pra um e pra outro no clube, inclusive comentando as providências para a burocracia através do experiente gerente esportivo Odécio Adam.

 

E a meteorologia?

Antes de uma semana, nem pensar em confiar nas previsões. A gente sabe que eles não tem bola de cristal, mas a tentação de já ir consultando desde cedo era grande. Dia após dia a Comissão Organizadora chuleava a previsão e trocava comentários no grupo. As primeiras previsões indicavam condições favoráveis que foram sendo mantidas até a véspera com poucas mudanças. Um erro de algumas horas na previsão, no entanto, nos fez passar trabalho na chegada ao fundeio na Praia do Sítio na quinta-feira. O aumento de intensidade do vento, previsto para as 19:00h, ocorreu bem mais cedo, aí pelo meio-dia, causando rajadas de adrenalina já nas proximidades da Chico Manoel.

 

À memória do Cmte Rudi

O comodoro Eduardo Ribas ofereceu um choripan com cerveja na concentração para o brinde à memória do saudoso Cmte Rudi Schultz. O clima era de muita alegria. Um lindo dia de sol, brisa soprando, o aroma dos salsichões assando na hora da fome, a cerveja muito bem gelada, a confraternização entre participantes de diversos clubes náuticos, com seus barcos atracados nos flutuantes logo ali em frente. Que legal! Foi um grande presente do Veleiros do Sul!

Barriga cheia, alguns já 'alegres', meio dia e meia, hora do brinde. O tríplice hip hip hurra saudado do fundo do peito de todos nós ao lado do Pau Brasil plantado à memória do Cmte Rudi Schultz, mexeu com a emoção de todos.

 

Velejando

A descida do rio ia bem, com vento de média intensidade, até que lá pelas tantas, o pau comeu. O rio mostrou seus carneiros e, quanto mais ao sul, mais o vento apertava. Lá pelo cotovelo do canal do Junco, o veleiro Maná enfrentou a bronca a todo o pano. Foi bonito de ver!

 

A vista do fundeio com mais de 30 barcos na Praia do Sítio estava muito bonita, mas as rajadas de até 45nós deram o que fazer. Em determinados pontos da praia passavam sprays de água à toda.  Alguns participantes ficaram algo atrapalhados e logo receberam ajuda. A conhecida solidariedade dos velejadores estava presente, como sempre. Era uma flotilha auto-sustentável!

 

No dia seguinte, às 8:00h de sexta-feira, largamos para Tapes. A lagoa estava bem humorada, com vento moderado que escasseou lá pelo Álvaro Alberto. A subida pela Enseada de Tapes foi tranqüila.

Os 25 veleiros que chegaram a Tapes foram entrando na marina do CNT a partir das 14:45h, como o Charlie Bravo V. O último, veleiro Alforria, chegou às 19:07h, conforme registros efetuados por funcionário do clube.

 

O que significa tripular uma embarcação da CO

A Comissão Organizadora do cruzeiro embarcou em dois veleiros, metade no Passatempo e metade no Riacho Doce. Este último exibia no brandal de BB a bandeira cor de laranja que identifica o barco da CO (ou CR, se a ênfase for regata). É nesses barcos que as decisões são tomadas, como até mesmo o cancelamento do evento, se for o caso. É neles também que as providências necessárias, como auxílio e resgate, são processadas. Em um barco de CO portanto, é preciso dar conta não apenas da condução do veleiro pp dito, mas do evento, como um todo. Por isso, aquela habitual conversa descontraída e constante a bordo precisa dar lugar a uma conduta diferenciada, como por exemplo, na escuta do VHF. Quando veleja-se em condição normal, muitas vezes nem sequer se toma conhecimento do que estão falando no rádio. Mas em um barco de CO, toda a vez que se escuta alguém falar no VHF, a conversa a bordo é interrompida imediatamente, por mais divertida ou interessante que seja, para verificar se é algo que diga respeito ao evento ou que requeira iniciativa. O assunto preferencial a bordo é o cruzeiro. Espera-se portanto que as tripulações dos barcos de CO mostrem-se interessadas e que participem da condução do cruzeiro. Considero importante comentar este aspecto porque estou certo de que nem todos se dão conta do que seja participar de um barco de CO. Agradeço ao Cmte Emerson Chaves e ao Cmte Paulo Silveira por terem aceitado esta responsabilidade. Ambos tiveram conduta exemplar. Parabéns!

 

Já na volta... Bem, o evento terminou na sexta, sendo o retorno, livre no sábado e domingo. O Cmte Emílio Oppitz me presenteou em Tapes com uma garrafa do meu whisky preferido - um Jameson 8 anos. É um whisky irlandês, aliás um whiskey, de sabor acarvalhado inconfundível (o de 12 anos já não tem um sabor tão especial). O comandante do Riacho Doce não bebe quando na condução do veleiro, mas eu precisava relaxar (a ida não foi fácil) e provar a qualidade da garrafa guardada pelo Emilio por 6 anos em sua adega. Valeu Emilião!

 

42 x 25

Foram inscritos 42 barcos no cruzeiro. Destes, alguns não largaram. Alguns outros decidiram regressar de Itapuã. Chegaram a Tapes 25 veleiros, na seguinte ordem:

 

Charlie Bravo V

Maná

Riacho Doce

Arraia Manta

Bellagio

Gulliver

Adriana's

Panos Quentes

Passatempo

Gaivota

Desafio

Tokonao

Five Stars

Livre

D'água

Minuano

Saint Vincent

Catavento

Dadanha

The Lizard King

Criança

Gripper

Tibirro

Mutuca

Alforria

 

A confraternização
No final da tarde a Futter's, fabricante de cerveja de Tapes, instalou um barril de chopp no quiosque do CNT com vista panorâmica para a lagoa. Morreu em batalha pouco depois de instalado, o que atesta a boa qualidade do produto.

O jantar ocorreu no início da noite. Além do esperado Espinhaço de Ovelha, o comodoro João Paulo serviu ainda feijoada, galinha com arroz e saladas. Fiquei pensando na responsabilidade ao preparar aquela comida toda em enormes panelas. Parabéns ao Chef João Paulo!

 

Em seguida, foram entregues em torno de uma dúzia de bonitas medalhas, presenteadas pelo Veleiros do Sul. A primeira coube ao Comodoro João Paulo pela sua iniciativa no fechamento dos molhes da marina do CNT. A obra deverá ser concluída em Março/18. As demais foram entregues a participantes que se destacaram no cruzeiro, como o Cmte do veleiro Maná, Márcio Lima que, para solucionar problema no enrolador de genoa do Livre, arriscou-se ao mergulhar na água gelada, à noite, para chegar ao veleiro.

 

Brindes
Como já de costume nos eventos realizados pelo Popa.com.br, cada comandante que chegou ao destino recebeu o tão esperado kit com brindes da JIMO, contendo produtos de grande utilidade a bordo, como Jimo Penetril, Jimo Silicone, esponjas, repelentes de insetos, e o incrível Open Air, um repelente para uso no cockpit, oferecidos pelo cmte Luiz Morandi.

 

A Sul Náutica, do cmte Danilo Schultz, ofereceu vários kits com belos brindes náuticos para sorteio. A Macaronni do cmte Vitor Pereira entregou quatro refeições, à livre escolha em seus restaurantes. A Futter's apresentou 4 caixas de cervejas. O sorteio dos brindes esteve a cargo da querida Julia, filha do Cmte José Antônio Echeverria. Valeu Ju!

  

Fundeio em noite enluarada e em boa companhia

O sábado amanheceu chuvoso em Tapes. À tarde o vento amainou e a chuva se foi, como previsto. O cmte Paulo Silveira desatracou o Riacho Doce do trapiche do CNT em direção ao Birú, um fundeio muito especial no Pontal de Tapes, onde pernoitamos, e convidou o Saint Vincent para o contrabordo. Logo mais juntaram-se a nós o Tibirro e o Panos Quentes, todos na âncora do Riacho Doce. Dentre os aperitivos servidos, o destaque ficou com a cachaça muito especial, envelhecida por 13 anos nos barris de carvalho da Pharmácia Riacho Doce, saquê e a cerveja do Wesley (argh). O Cmte Gustavo Lies e o Cmte Paulo Silveira assaram carnes deliciosas nos fornos dos seus Delta36. Ao final do jantar com direito a lua cheia, Claudia trouxe chocolate para o cockpit do Riacho. A conversa varou a noite tão agradável. O local é de um sossego impressionante.

 

Missão cumprida

Mais uma missão de grande desafio cumprida pelo Popa.com.br, Veleiros do Sul e Clube Náutico Tapense, com o envolvimento de dezenas de pessoas.
Nossos agradecimentos a todos os participantes do evento, e aos inscritos que acreditaram no sucesso do cruzeiro. Muito obrigado aos membros da Comissão Organizadora Lidson Cancela, Paulo Silveira e Emerson Chaves, que se dedicaram intensamente durante 13 dias, de forma extremamente criativa e incansável. Cmte Péricles Vieira Filho, muito obrigado.

Agradecemos especialmente ao Comodoro Eduardo Ribas, do Veleiros do Sul, e ao Comodoro João Paulo, do Clube Náutico Tapense que ofereceram as condições primordiais para a realização do evento. Nossa gratidão também aos funcionários de ambos os clubes que viabilizaram a operação, como um todo.
Aos comandantes Luiz Morandi, Vitor Pereira, Danilo Schultz e Futterleib, muito obrigado pelos tão disputados brindes fornecidos. Muito obrigado ainda aos Cmtes Gustavo Lies e Henrique Freitas pela tão proveitosa divulgação nos grupos sociais. Agradecemos por fim, a todos que de alguma forma contribuíram, divulgaram e prestaram auxílio a outros participantes.

 

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(*) Comandou a operação do Cruzeiro Porto Alegre - Rio Grande (o mais longo do hemisfério Sul, em água doce) organizado pelo Popa.com.br há 10 anos.

(**) Após 16 anos embarcado, conhece a faina, pra valer. Falou, ta falado!

 

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V Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes
Notícias pós-Aviso
(Veja o Aviso mais abaixo)

Previsão do Tempo
1º Nov 2017
A previsão meteorológica disponível confirma a viabilidade da largada nesta quinta-feira, 2/11, como previsto.
As informações abaixo referem-se ao meteograma publicado pelo Pocket Grib, em vigor às 22:00h de 01/11/17.
Esta análise suscinta não foi feita por meteorologista nem pretende exaurir o estudo de todas as condições meteorológicas possíveis durante o percurso do evento. A consulta a outras fontes de dados meteorológicos poderá apresentar outro cenário. Não há uma previsão melhor do que as outras e que seja mais precisa.
Conforme já informado, cada comandante deverá fazer sua própria análise da previsão meteorológica, a partir da fonte que preferir, e decidir se deve ou não partir com o grupo, por sua conta e risco.

A análise das condições meteorológicas da ida e volta para Tapes implica em 5 situações. Excepcionalmente, desta vez todas as 5 estão favoráveis, o que é raríssimo ocorrer. Para ir, prefere-se ventos do quadrante norte, e para voltar, do sul. Mas na ida, precisamos de vento sul no final da tarde, para navegar ao norte pela enseada. O fundeio em Itapuã tem que ter vento do quadrante leste para abrigo. Observe no estudo abaixo que tudo isso estará dando certo. Sob encomenda!

Análise por trechos:

1. Veleiros do Sul - Itapuã

Horário: Das 14:00h às 18:00h de Quinta-feira
Temperatura: 25ºC às 14h, caindo para 20ºC às 07:00h de sexta, linearmente.
Vento: Leste moderado, com 8 nós às 14:00h, crescendo para 12 nós às 18:00, e com rajadas de 20 nós. A partir das 18:00h o vento cresce pouco (15 nós) mas as rajadas aumentarão para 28 nós.
Condição: Boa
Recomendação: Baixar panos na Ilha do Junco e seguir a motor até o fundeio. Para evitar as manobras de fundeio com estas rajadas, r
ecomenda-se manter velocidade média mínima de 6 nós no Rio Guaíba (4h p/percorrer as 24mn, das 14 às 18h), para antecipar a chegada a Itapuã (aí pelas 18:00h).

2. Fundeio Itapuã
Horário: Das 18:00h de quinta-feira às 08:00h de sexta.
Temperatura: Acima de 20ºC toda a noite.
Precipitação: zero
Vento leste de 15 nós com rajadas de 20 nós a partir às 18:00h. As rajadas aumentam a velocidade linearmente para até 28 nós às 22:00h, dificultando manobras de fundeio. À 01:00 da manhã o vento cai para 9 nós e ronda para Nordeste. As rajadas caem para 12 nós. Até as 08:00h de sexta feira (largada), o vento segue rondando para Noroeste a 10 nós.
Condição: Requer atenção
Recomendação: A praia estará com em torno de 40 embarcações. Atenção para a qualidade do fundeio. Teste com firmeza se o ferro unhou. Configure o GPS para acionar o alarme de âncora (garrando). Verifique periodicamente as condições do fundeio. Mantenha a luz de topo de mastro acesa para facilitar a visualização por outras embarcações próximas.

3. Lagoa dos Patos

Horário: Das 08:00h de sexta-feira até as 18:00h.
Temperatura: Entre 20ºC e 27ºC às 14h
Precipitação: De 0 a 0,1mm/h (Qto é isso? Garoa: se deixar uma bacia na rua por uma hora, terá um décimo de milímetro de água no fundo)
Vento Norte às 08:00h com 12 nós e 22 de rajadas cai para menos de 5 nós no final da tarde, rondando para Noroeste pelas 16:00h, para o Sul às 19:00h, e para o Leste às 22:00h.
Condição: Boa, mas com possibilidade de calmaria no final da tarde.
Recomendação: Uso do motor para manter velocidade mínima de 5 nós e assim chegar em Tapes às 17:00h.

4. Enseada de Tapes
Horário: Tarde de sexta-feira até as 18:00h.
Temperatura: 27ºC
Precipitação: De 0 a 0,1mm/h (Qto é isso? Garoa: se deixar uma bacia na rua por uma hora, terá um décimo de milímetro de água no fundo)
Vento Norte 5 nós, rondando para o Sul às 19:00h.
Condição: Boa
Recomendação: Uso de motor para manter velocidade mínima de 5 nós.

5. Retorno a P. Alegre
Horário: Das 08:00h de sábado até as 17:00h.
Temperatura: Entre 20ºC e 24ºC às 14h
Precipitação: De 0,5 a 1mm/h (Qto é isso? Chuvinha miúda: se deixar uma bacia na rua por uma hora, terá um milímetro de água no fundo)
Vento: Leste 6 nós rondando para Sudeste 10 nós com rajadas de 12 nós.
Condição: Boa
Recomendação: Sugere-se saída de Tapes com destino a Porto Alegre às 8:00h de sábado, com vento do Leste em torno de 6 nós até as 13:00h, quando ronda para o Sudeste e cresce para 10 nós com rajadas de 12, aí pelas 16:00h.

Sábado, dia de retornar com o barco a Porto Alegre
Recomenda-se aos participantes que não deixem seus barcos em Tapes após o evento. Como se vê no item 5 aí acima, as condições do tempo para o retorno serão muito boas. Além disso, a inscrição de 40 barcos não era esperada e implicará em grande remanejo dos barcos atracados no CNT.
Portanto, desatraque do CNT no sábado e venha a Porto Alegre, via Praia do Sítio, se preferir a escala. Ou no domingo, se preferir. Mas evite deixar o barco em Tapes.

Alteração no local de concentração ao meio-dia da Quinta
01/11/17
A concentração para o "Brinde à Memória do Cmte Rudi Schultz" será feita junto aos flutuantes de atracação nas proximidades da piscina, onde Rudi plantou uma árvore. Uma churrasqueira será montada ao ar livre para preparar os choripans.

Alteração na redação do item "5. Cruzeiro, Regata, Divisões"
01/11/17

Pontualidade na concentração e largada do Veleiros na Quinta
01/11/17
A previsão de rajadas de 30 nós na Praia do Sítio a partir das 19:00h, implica em largarmos às 14:00h pontualmente. Idem quanto aos horários da concentração, Brinde, Choripan e embarque.

Velocidade mínima no Rio Guaíba
01/11/17
A velocidade mínima do percurso Veleiros do Sul - Praia do Sítio passa a ser 6 nós, e não mais 5, para evitar manobras de fundeio com rajadas de 30 nós (ver Cronograma, 02/11/2017, 18:00h)

Profundidade mínima em Tapes
01/11/17
A profundidade do ponto mais crítico do acesso à marina do CNT, medida na manhã de hoje, é de 2,80m, cfe informação da secretaria do CNT.

Muitos Brindes e Atrações à disposição dos participantes de mais um evento com o carimbo do Veleiros do Sul,
Popa.comn.br e Clube Náutico Tapense

01/11/17
Veja os brindes e atrações que serão distribuídos aos participantes do Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes

JIMO - Uma caixa de produtos para cada comandante!


Foto: Jimo/Divulgação



SUL NÁUTICA
- Diversos brindes para sortear, incluindo carta do Rio Guaíba emoldurada!


Foto: Sul Náutica/Divulgação

 


MACARONNI - Sorteio de duas refeições à escolha dos ganhadores!


Foto: Macaronni/Divulgação





FUTTER'S - Um barril de chopp para consumo na festa, 24 cervejas e canecos para sortear!


Foto: Futter's/Divulgação

 

E tem mais!

VELEIROS DO SUL - Choripan com cerveja para as tripulações dos barcos participantes (12:00h de Quinta-feira)

 

VELEIROS DO SUL (bis) - Medalhas para participações especiais


Foto: Lidson Cancela


CLUBE NÁUTICO TAPENSE
- Espinhaço de Ovelha aos participantes na confraternização de sexta-feira, e o
encaminhamento da obra esperada há meio século pelo meio náutico gaúcho: Vem aí o fechamento dos molhes do CNT!


No último Poa-Tapes, o Digão fez a alegria da galera com seu violão em um bosque junto aos trapiches do CNT


TAPES - O grande atrativo enfim é poder estar em Tapes. É chegar a Tapes por água. É navegar na Enseada de Tapes. É visitar lugares como o Capão da Lancha, e cruzar o Pontal a pé em poucos minutos. É desfrutar da hospitalidade da tão acolhedora cidade.

Imagem: http://soldeindiada.com.br

 

TAPES (bis) - Este é um brinde difícil de ganhar, mas quem sabe...
Você sabia que poderá ver golfinhos na Enseada de Tapes?


Foto de Cristianini Evaristo B. de Souza

 

Conheça a história do Farolete "Pau do Hugo"
Quem navega a Tapes passa pelo Pau do Hugo, o farolete que marca a extremidade de um banco (baixio) no qual muitos navegadores encalhavam. A obstinação de um Comandante tapense para resolver um problema da comunidade vem ajudando a todos aqueles que navegam pela Enseada de Tapes.


(as imagens dos brindes são meramente ilustrativas)

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Mais de 30 barcos poderão participar
31 Out 2017

Mais de 30 embarcações poderão participar do Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes.
Participe desta grande festa náutica!
Veja a lista dos barcos que manifestaram interesse, na matéria de Anne Meira, do Veleiros do Sul:
http://vds.com.br/comunicacao/noticias-vds/8940-v-cruzeiro-regata-porto-alegre-tapes-larga-nesta-quinta-na-frente-do-vds-participe

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V Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes
Aviso
26 Out 2017

1. Cronograma:

          
SEXTA

27/10/2017 Abertura das inscrições. Veja item 13 abaixo.           

           QUINTA

02/11/2017, 12:00h Término do prazo de inscrições
(veja acréscimo para inscrições no último dia).
02/11/2017, 12:00h Local alterado Veleiros do Sul junto aos flutuantes de atracação, às 11 horas de quinta-feira, 2/11/17, concentração com brinde à memória do Comandante Rudi Schultz, seguido de choripan e cerveja oferecido pelo Veleiros do Sul (as embarcações de outros clubes poderão atracar nos flutuantes durante concentração e choripan). Quem entra pelo rio, verá os flutuantes a bombordo.
02/11/2017, 13:00h Embarque e preparação para a largada.
02/11/2017, 14:00h Largada em frente ao Veleiros do Sul com destino a Itapuã. Percurso livre. Recomenda-se muito a todos os comandantes o deslocamento pelo canal de navegação do Rio Guaíba para evitar redes de pesca e árvores encalhadas.
02/11/2017, 18:14h A lua nasce com 94% de luminosidade, no Az 85º (conforme Apolo11)
02/11/2017, 18:00h Alterado para 18:00h para evitar manobras durante as rajadas previstas. Previsão de chegada ao fundeio de pernoite na praia do Sítio, em Itapuã (24mn@6nós). Uma excelente oportunidade para contemplar o pôr-do-sol avistando o Farol de Itapuã, preparar a lanche ou churrasco a bordo, fazer contra-bordo com barcos de amigos.
02/11/2017, 19:48h Pôr-do-sol.

           SEXTA

03/11/2017, 07:00h Deslocamento para a linha de largada
03/11/2017, 08:00h Largada para Tapes, junto ao Farol de Itapuã para o Cruzeiro e Regata bico-de-proa.
03/11/2017, 17:00h Previsão de chegada no Clube Náutico Tapense (45mn@5nós). A chegada será no farolete de Tapes. Proibida ultrapassagem daí até os molhes onde será registrado o horário de chegada.
Obs.: Sugere-se que as embarcações do Cruzeiro mantenham velocidade mínima de 5 nós para que atraquem no CNT com luz do dia.
03/11/2017, 20:00h Jantar oferecido aos participantes, por ocasião da Festa de Confraternização no Salão de Festas do Clube Náutico Tapense. O cardápio inclui Espinhaço de Ovelha com arroz e salada, sob o comando do Comodoro Chef Gourmet e Tocador de obra dos molhes do CNT João Paulo Ziulkoski. com entrega de brindes da JIMO para cada comandante e outros (veja itens 18 e 19 abaixo).
03/11/2017, ~24:00h Final das atividades do evento.
Retorno livre das embarcações a Porto Alegre, a critério dos participantes. Sugere-se retorno em grupo.
Volta de ônibus (item 16) Estadia no CNT (item 10)

Eventuais alterações neste Aviso serão anunciadas no Popa.com.br.

2. Distâncias aproximadas:
P. Alegre - Praia do Sítio 24MN
Praia do Sítio - Clube Náutico Tapense 45MN

3. Embarcações que podem participar:
Serão aceitas as inscrições de embarcações de recreio cabinadas, a vela e a motor, que estejam de acordo com as normas da Marinha do Brasil para navegação de médio curso no Rio Guaíba e na Lagoa dos Patos. Em caso de dúvida, consulte as normas vigentes.

4. Largadas e Chegadas
A largada em Porto Alegre será dada em frente ao Veleiros do Sul, às 14h. A relargada em Itapuã será feita por embarcação participante do evento, devidamente sinalizada com a bandeira cor de laranja. A chegada na Praia do Sítio não será computada para fins de regata. O horário de chegada das embarcações no CNT será registrado por funcionários do clube.

5. Cruzeiro, Regata, Divisões Redação alterada
5.1. Cruzeiro: percurso livre, permitido o uso de balão e motor.
5.2. Regata: classificação por bico de proa nas classes abaixo, percurso livre, permitido o uso de balão. Vedada a ultrapassagem a partir do Farolete de Tapes e no canal de acesso ao CNT.
Não haverá premiação.

Divisão A: > = 36 pés
Divisão B: > = 31 pés e < 36 pés
Divisão C: > = 26 pés e < 31 pés
Divisão D: < 26 pés
Multicasco

Os barcos inscritos na categoria regata, que ligarem o motor no percurso entre a largada junto ao Farol de Itapuã e o Farolete de Tapes, continuarão participando do evento, mas na categoria Cruzeiro. Requer comunicação por VHF, canal 68.

6. Equipamentos obrigatórios
Todos os equipamentos, características e funcionalidade requeridos pela Marinha, mais rádio VHF e GPS em perfeito estado de funcionamento, e operacionais durante todo o percurso são considerados obrigatórios para a participação no evento.
A comunicação entre os participantes do evento e a organização se dará pelo canal VHF 68, incluindo informações importantes de última hora.
Obrigatório a cada barco participante ter equipamento para navegação por instrumentos e tripulação qualificada para sua utilização. A chegada a Tapes poderá ocorrer à noite e a navegação visual é absolutamente impraticável. Em um dos outros Poa-Tapes houve neblina fechada na Lagoa. Nem pensar em largar sem a garantia de utilização do GPS durante todo o percurso.

7. Falhas na sinalização da hidrovia e navegação por GPS
Algumas marcas de sinalização no Rio Guaíba e na Lagoa dos Patos poderão apresentar defeitos de funcionamento, inclusive na sinalização luminosa. É obrigatória a navegação por instrumento (GPS). Recomenda-se a navegação pelos canais de navegação do Rio Guaíba para evitar redes de pesca e árvores encalhadas.

8. Possibilidade de adiamento/cancelamento
Dependendo das condições meteorológicas, a partir da observação e das previsões disponíveis, o evento poderá ser adiado, a critério da Comissão Organizadora. Caso não haja mais condições de adiamento até o final do ano, a critério da Comissão Organizadora, o evento poderá ser cancelado, não havendo devolução da taxa de inscrição. O valor pago poderá ser aproveitado na inscrição de novos eventos.

9. Autonomia
Todas as embarcações participantes do evento deverão estar providas de combustível para caso de calmaria durante todo o percurso, de Porto Alegre a Tapes. Possibilidade de abastecimento somente no CNT, a pedido. Consulte a secretaria do clube sobre a viabilidade.

10. Estadia no CNT
Valores de estadia a serem praticados pelo Clube Náutico Tapense:
De 03 a 12/11/17 - Cortesia do CNT
De 13 a 20/11/17 - R$20/dia
De 21/11/17 em diante - R$ 40/dia

Obs.: Barcos de associados do CNT inscritos no evento terão estadia gratuita no Veleiros do Sul até a data de largada.

11. Responsabilidade
Ao inscrever-se no Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Tapes, cada comandante assume total responsabilidade pela integridade física de sua tripulação, por sua embarcação e pela navegação durante toda a realização do evento.
Para participar do Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Tapes, o comandante da embarcação deverá estar plenamente seguro de que sua tripulação e sua embarcação têm perfeitas condições de navegar em todo o percurso por sua própria conta e risco. As decisões da organização do evento quanto a partir, navegar e fundear, ou relativas a locais de fundeio e rotas sugeridas, incluindo datas e considerações sobre as condições meteorológicas, somente deverão ser aceitas pelos comandantes que se considerarem aptos e em plenas condições de conduzirem suas embarcações com total segurança. O fato da Comissão Organizadora julgar que o evento poderá ser realizado não assegura nenhuma garantia à viabilidade de navegação de qualquer embarcação/tripulação.
A Autoridade Organizadora, como também todas as demais entidades participantes e/ou envolvidas na organização do evento, não assumem nenhuma responsabilidade por danos pessoais, materiais, morais ou outros quaisquer, causados ou alegadamente causados aos participantes ou às suas embarcações, quer seja por acidentes ou por qualquer falha na organização. A Autoridade Organizadora, no cumprimento da lei, proverá recursos para atender a eventuais necessidades de prestação de auxílio durante o trajeto até Itapuã, mas não há nenhum comprometimento na prestação de auxílio, reboque ou resgate. Em caso de reboque ou resgate, será cobrado valor como consta na Ficha de Inscrição.

13. Inscrições

13.1. Locais:
As inscrições poderão ser efetuadas no CNT, em Tapes, e em Porto Alegre, a partir de 27/10/2017, no Veleiros do Sul (Secretaria Esportiva), das 9h às 12h e das 14 às 18h, menos na segunda (dia de folga no clube). Fone 51.3265-1733

13.2. Final do prazo de inscrições: 12:00h de 02 de novembro de 2017

13.3. Valores:


ATÉ 01/11/17 (Quarta-feira)
13.3.1
Inscrição da embarcação e do comandante: Total R$70,00.
13.3.2. Inscrição de tripulante: R$35/tripulante
Ex.: Embarcação com 4 pessoas= R$70 + (3xR$35) = R$175,00

EM 02/11/17
(Quinta, dia da largada)
30% de acréscimo sobre os valores acima:
embarcação e comte: R$90, e tripulante: R$45

Obs.: Menores de 12 anos são isentos do pagamento, embora devam cumprir com as formalidades da inscrição.

Ficha de Inscrição (imprima e leve preenchida para agilizar)

- Não serão aceitas inscrições por telefone ou e-mail.
- O pagamento deverá ser realizado em espécie ou em cheque do comandante.
- Não haverá devolução das quantias pagas em caso de desistência de participação ou em caso de cancelamento do evento, conforme item 8 acima. Em caso de cancelamento por condições meteorológicas inapropriadas, as inscrições pagas poderão ser utilizadas para o próximo evento.
- Menores de 12 anos deverão ser inscritos igualmente, mas estão isentos do pagamento.


Imprima a Ficha de Inscrição e leve-a preenchida, por favor, até o local de inscrição de sua preferência. Isso facilitará o atendimento.
Somente serão consideradas inscritas as embarcações com a ficha devidamente preenchida, assinada pelo comandante, e com o pagamento efetuado.

14. Autoridade Organizadora
O Veleiros do Sul é a "Autoridade Organizadora" do Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Tapes, nos termos da NORMAN 3.

O Clube Náutico Tapense hospedará as embarcações em sua marina (veja item 10 acima) e providenciará o jantar, onde será servida a "especialidade da casa": Espinhaço de Ovelha, sob o comando do Comodoro e Chef João Paulo.

15. Idealização e divulgação:
O site Popa.com.br idealizou e divulga o evento.

16. Retorno a Porto Alegre no Domingo, por estrada
Os participantes do evento poderão embarcar em ônibus direto a Porto Alegre: consulte a Estação Rodoviária Tapes

17. Colabore, participe, some
Um evento náutico como esse tem considerável grau de dificuldade para ser organizado e realizado. Todos os esforços foram envidados pelas partes envolvidas para torná-lo um grande sucesso, como os anteriores. Colabore. Participe. Some. Ajude. Apresente suas sugestões e comentários.

Este Aviso poderá ser alterado ou complementado a qualquer momento. Consulte o Popa.com.br frequentemente para conferir as mudanças.

18. Para todos os comandantes
A JIMO oferecerá um kit de seus produtos de grande utilidade a bordo para cada comandante regularmente inscrito no evento como o da foto meramente ilustrativa ao lado. A entrega será feita exclusivamente após o jantar. Brindes não retirados no jantar, não serão mais entregues.

19. Mais brindes!
Para premiação ou sorteio:
Du
as Refeições com bebida na MACARONNI
Barril de chopp, 24 cervejas e caneco da cervejaria FUTTER'S, de Tapes
Brindes da SUL NÁUTICA

Passeie na Enseada de Tapes. Conheça lugares especiais para fundeio e caminhadas.
Capão da Lancha
e Pinus
O Capão da Lancha, no Pontal de Tapes, oferece uma paisagem muito bonita. Em poucos minutos de caminhada atravessa-se o pontal, da Enseada de Tapes para a Lagoa dos Patos. Confira a diferença da temperatura da água nos dois costados do pontal. Ponto de referência para o Capão da Lancha: S30º 43.8' W51º 18.3'.
Um pouco ao norte do Capão da Lancha, na Enseada de Tapes, tem outro local onde velejadores costumam fundear. É local de sombra com juncos na praia. Há um mato de pinus que deu nome ao local. O "Pinus" está nas coordenadas S30º 43.635' W51º 18.085' (Emilio Oppitz).
Carta da enseada de Tapes
com a indicação do Capão da Lancha e do Pinus (final dos pinus). Golfinhos e canguru no Capão da lancha.
Vídeo com cenas no Capão da lancha e no Pinus (segunda parte do IIIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Tapes)
Mais fotos dos cômoros do Pinus

Alternativa de percurso
O navio naufragado Álvaro Alberto encontra-se próximo ao trajeto para Tapes na Lagoa dos Patos. Trata-se de navio acidentado da Marinha cuja ponte de comando encontra-se acima da linha d'água. A visão na passagem pelo naufrágio é, no mínimo, curiosa. Recomenda-se manter distância de segurança na aproximação.

Navio naufragado sem balizamento
O rebocador Arquiteto naufragou em 2007 a aproximadamente 2mn a sudeste do navio naufragado Álvaro Alberto, e não está sinalizado.
As coordenadas publicadas pela Marinha no Aviso aos Navegantes é: 30-48.92S 051-09.20W (S30º 48,92' W051º 09,20'). A profundidade livre sobre o navio naufragado é desconhecida. Recomenda-se evitar a navegação no local.

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(Pré-Aviso)

 

 

 

 

 

 

 

 

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