Guaíba: rio, e não lago
Comentários recebidos
(em ordem cronológica)

Rui Pflug Ketzer
Este detalhe de Rio ou Lago é muito sutil, pois o Guaíba tem realmente uma estrutura intermediária. Por isto qualquer uma das designações poderia se encarada como correta.
Porém existe uma grande tradição de designa-lo como RIO. Fica muito difícil mudar isto, que não passa de um pequeno detalhe semântico sem o menor resultado prático. Fosse a desiganção original "lago" e eu lutaria para a manutenção do nome, mas o caso é exatamente o contrário.
Continuemos com o nosso RIO GUAÍBA.
Bons ventos
Rui
Velejador

Rogério Constante
Infelizmente não possuo conhecimento técnico para contribuir nesta discussão. No entanto, manifesto o meu apoio ao Knippling e em prol da designação Rio Guaíba. Designação esta que nunca saiu do nosso vocabulário.
Abraços e, mais uma vez, parabéns pelo sítio (site).
Rogério Constante.
Velejador

Anônimo
Concordo plenamente, comandante. A discussão, deveria ser, por exemplo, como despoluir as águas do nosso Rio Guaíba, e não ficar perdendo tempo com bobagens. Essa coversa de Rio x Lago já deu pano prá manga... Deve ser coisa de político desocupado.

Ademir R. Corrêa
Tem todo o meu apoio. Até hoje não entendi porque mudar: se o sistema possui caracteristicas de rio e lago ao mesmo tempo, deve prevalecer a tradição, afinal ha mais de século se conhece por Rio Guaiba. O mesmo vale para o caso da Lagoa dos Patos.
Até hoje não entendi essa de mudarem a denominação de Rio para Lago, e de Lagoa para Laguna, já que os sistemas tem as respectivas caracteristicas comuns. Deveria se pensar em como são conhecidos há mais de século, respeitar o popular e manter esses nomes. Soa para mim tão estranho Lago Guaiba, que quando me refiro ao Rio, uso apenas Guaiba ( ex: velejada no Guaiba; nível do Guaiba ... etc)
Ademir R. Corrêa
Velejador

Eduardo Hofmeister
Outro dia estava conversando com meu amigo de longa data, ele disse-me que andava muito amolado ultimamente, pois haviam lhe dado um apelido e que não havia gostado deste apelido, e o pior, muita gente estava insistindo em chama-lo pelo apelido.
Mas ele disse que chama-se RIO GUAÍBA desde criancinha.
Um abraço a todos velejadores do RIO GUAÍBA.
Ferrugem
Velejador

Pedro A. Chiesa
Este é o tipo de coisa que vem apenas para incomodar. Acho que o popular, quando existe, deve ser mantido acima de detalhes técnicos. O Rio Guaíba é um referencial dos mais belos da nossa cidade, não só aqui como no país e no mundo. Ja pensaram se alguém descobrisse que a baía da Guanabara não é baía e sim qq outra coisa?
Velejador

Eurico.swanpoa
DOU A MAIOR FORÇA AO COMTE. KNIPPLING E VIVA O NOSSO RIO GUAIBA
ASS. eurico.swanpoa
Velejador

Dieter Brack
No Rio de Janeiro há um caso bem parecido com o do nosso querido Rio Guaíba.
Rio de Janeiro tem este nome porque era o nome do rio que ali existia. Mas que Rio? Onde está ele?
Mais tarde descobriram que não se tratava de um Rio chamado Janeiro e sim de uma baía, que passou a ser chamada de baía da Guanabara.
Sendo assim o nome da Cidade do Rio de Janeiro deveria mudar para cidade da baía de Janeiro ou cidade da Baía da Guanabara.
Tudo bem o Rio Guaíba pode não ter todas as características de um rio como também não tem de um lago, nem de lagoa nem de estuário. Ele é único, e se há tantos anos já se sabe disso, porque agora querem mudar? É falta do que fazer!!!
No Brasil e no mundo existem diversos "enganos" como este. Por exemplo: a Lagoa da Conceição em Floripa não é Lagoa e sim Laguna, tem comunicação com o mar e sofre efeito de maré. No rio São Francisco chamam de Canyons do São Francisco que na verdade não tem nada de Canyon ali. É simplesmente um rio.
Se formos começar a corrigir os nomes de todos os que estão errados muitas cidades perderão sua identidade cultural. Tudo bem que para os cientistas e no meio acadêmico se chame pelos nomes corretos, mas popularmente eu não vejo esta necessidade. Já imaginaram o prejuízo trazido com estas alterações.
Dieter Brack
Velejador

Stella (Lexus)
Pois é pessoal, também penso que "(...) Se formos começar a corrigir os nomes de todos os que estão errados muitas cidades perderão sua identidade cultural". Penso que a grande maioria de nós, por exemplo, se identifica mais com a Rua da Praia e não com a Rua dos Andradas; com a Redenção e não com o Parque Farroupilha; com Rua da Ladeira e não com General Câmara e etc. Neste caso tb. a memória cultural é mais forte, viva o Rio Guaíba! Viva o pôr-do-sol do Guaíba também...
Stella (Lexus)
Velejadora

Juergen Rochol
Gostei da colocação da Stella. Acho que a questão é cultural e portanto mantenha-se RIO GUAÍBA.
Agora esta de querer chamar de Lago Rio Guaíba, a emenda ficou pior que o soneto, ficou simplesmente horrível...
Juergen (ARAGANO CDJ )
Velejador

Pericles Vieira Filho
Totalmente favorável ao mantenimento do "rio". Trata-se de um absurdo a alteração da denominação. Creio que a moda "não pega". É só continuarmos a tratá-lo simplesmente de "Rio Guaíba" nas publicações, na fala e nas referências em que temos alguma influência. Desta forma estaremos coerentes com o que aprendemos na escola e ainda como nossos pais, avós e antepassados sempre o fizeram. Não é trocando de nome que ele, o nosso Rio Guaíba, ficará menos despoluído.
Pericles Vieira Filho
Capitão-de-Mar-e-Guerra da Marinha do Brasil, ex-delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre

Evandro Colares
Primeiramente gostaria de dizer que sou um admirador dos livros publicados pelo Comandante Knippling, porém não concordo inteiramente com a sua posição. Acredito que o assunto vai além da semântica, dos costumes culturais e das opiniões de burocratas. Para contribuir com a discussão sugiro que os interessados façam uma leitura esclarecedora no Atlas Ambiental de Porto Alegre, capítulo 3, página 37. Em termos ambientais é muito importante reconhecer o funcionamento do Guaíba como lago, uma vez que isso tem significativas implicações em seu conhecimento e estudo. Seja denominado lago ou rio, o que eu sei mesmo é que amo esse maravilhoso Guaíba. Saudações a todos!

Navegador

Resposta do Cmte. Knippling

Ricardo Magalhães
Concordo em toda a afirmação do Geraldo, nasci e cresci em POA junto ao RIO GUAIBA e não gosto mem aceito outra denominação, caso contrario ninguem mais pode chamar O Parque Farroupilha de Redenção ou Rua dos Andradas de Rua da Praia que são por assim dizer os nomes oficiais apesar das placas dizerem o contrário
Abraços de um Porto algrense distante.

Paulo V. Humann
Otimo artigo, temos que difundi-lo e muito.
Qualquer morador ou frequentador ve que e um rio, pela correnteza forte que predomina.
A burrocracia mais uma vez tenta se sobrepor a realidade.
Desculpe a falta dos acentos ortograficos.
Paulo V. Humann

Navegador

Anônima
Em primeiro lugar o que o Senhor chama de "lagoa dos patos" é uma laguna, se o Sr. não pesquisou antes de publicar o seu anuncio deveria, pois está dando informações erradas a respeito de nossa geografia, deveria pensar também que existem pré-vestibulandos que consultam o seu site,como é o meu caso, há muito tempo se sabe que a água das logoas é salobra, isto é, salgada. Por se comunicarem diretamente com o oceano algumas delas têm o nome de lagunas, esse sendo o caso da laguna dos Patos. Infelismente tenho que lhe comunicar que o "seu rio Guaíba" é sim um lago, espero que arrume seu comunicado. Obrigada desde já.

Resposta do popa à pré-vestibulanda anônima

Gilberto Simon (09-MAI-04)
Em primeiro lugar acho que esta discussão não tem sentido. Uns querem que continue o nome "Rio Guaíba", outros que seja adotado o nome "Lago Guaíba". Uns não tem conhecimento técnico algum para emitir sua opinião, mas em nome de sentimentalismos, vem a público para dizer asneiras. Não foi por burocracia ou coisa parecida, que se fez um imenso estudo, com técnicos da UFRGS e com apoio de cientistas de universidades norte-americanas. Este estudo, realizado há cerca de duas décadas, esclarece minuciosamente o que antes já era esperado: o Guaíba é um lago. Queiram ou não quase todos os que escreveram aqui neste site, realmente o Guaíba é um lago. Mais do que esclarecer, o Atlas Ambiental de Porto Alegre (em seu Capítulo 3, página 37) nos ensina isto. Por que discutir? Deixemos para discutir se o Inter é superior ao Grêmio ou vice&versa. Se continuarmos assim, vamos começar a discutir com os médicos, com os dentistas, o que fazer com as nossas doenças. Mas, cabe a qualquer um de nós, como tudo, acreditar no que queremos. Se vocês querem acreditar que o Guaíba é um Rio, fiquem a vontade. Ninguém vai repreendê-los por isso. Mas não queiram passar para as gerações futuras que isto é verdade. Sejam honestos consigo mesmos. E por mais que discordem disto, o Guaíba é um lago. Lindo como só ele. Com o mais belo pôr-do-Sol do mundo. Um lago. Por quê não ? Gilberto Simon

Funcionário municipal

Resposta do Cmte. Knippling

popa: Um "imenso estudo", talvez como o alegado, foi feito também pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre para justificar a deposição de esgoto dentro da marina do Iate Clube Guaíba. Apesar dos protestos na Justiça, duas galerias de esgoto fétido passaram a fluir a menos de 100m acima (a montante) de tomada de água que supre a Zona Sul de água potável.
Não vejo razão para considerar a opinião do autor do "Atlas" como definitiva: leia comentários sobre esta obra aqui.
A apologia ao conformismo postulada em relação à opinião de profissionais me fez lembrar de frase cunhada por um padre em plena Inquisição: "Há Papas que conhecerão o Inferno e pagãos que entrarão no Reino dos Céus." (Antonio Vieira).
Danilo.

Gilberto Simon (14-MAI-04)
Enviei um comentário há uma semana e ainda não está aqui. Há algum critério para publicação de comentários? Caso não seja publicado, vai uma notinha sobre este fato para o Porto Imagem e para a Zero Hora. Abraço, Gilberto Simon.
Funcionário municipal

popa (20-MAI-04): Em assim sendo, todas as pessoas que não se restringirem à discussão do futebol, tema esse sugerido como limítrofe à mente do cidadão em sua mensagem anterior, poderão conhecer o assunto. Talvez para algumas pessoas o futebol deva mesmo ser o limite.
Danilo.

Índice do tema "Guaíba: rio, e não lago"