Notícias do popa
De Out a Dez 2007
(a começar pela última publicada)

28 Dez 2007
500 pés (+45)
Frota considerável será reunida na Baía da Guanabara
A Baía da Guanabara será o local de fundeio de uma poderosa frota por conta da tradicional festa com fogos de artifício na virada de ano. Roman Abramovich, o ricaço russo que é dono do time inglês Chelsea, está com seu navio de 500 pés atracado na Baía de Guanabara para o réveillon.
Não é a primeira vez que o possante de Abramovich vem ao Rio. O navio, avaliado em US$ 350 milhões, tem embarcada uma lancha de 45 pés.
Fonte: Gazeta do Alagoas

26 Dez 2007
Veleiro naufraga em São Luís - 2 desaparecidos
Duas pessoas estão desaparecidas desde as 21h do dia 24, quando o barco a vela São Paulo naufragou ao passar pelo Canal do Boqueirão, na Baía de São Marcos. Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, as buscas foram encerradas ontem, às 18h, quando o sol se pôs, e foram retomadas hoje pela manhã.
Dos desaparecidos, foi divulgado apenas que se trata de um homem de 55 anos de idade e uma mulher de 24 anos. No barco havia seis pessoas, sendo três tripulantes e três passageiros. Ainda conforme a Capitania dos Portos, a embarcação fazia o trajeto entre a Ponta d’Areia, em São Luís, e o porto de Cujupe, no continente.
O resgate dos sobreviventes foi realizado por embarcações pesqueiras e de passageiros que navegam por aquela rota. A operação de busca e resgate teve início ontem pela manhã e contou com apoio do helicóptero do Grupo Tático Aéreo e lanchas do Corpo de Bombeiros, além de uma embarcação da própria Capitania dos Portos.
Fonte: "O Estado do Maranhão"

21 Dez 2007
Proteção do patrimônio subaquático
Min Cultura fiscalizará exploração de bens submersos
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 7566/06, da deputada Nice Lobão (DEM-MA), que regulamenta a proteção do patrimônio cultural subaquático brasileiro, desde artefatos arqueológicos e objetos pré-históricos até imóveis e navios submersos. A proposta seguirá para análise do Senado Federal.
O projeto estende aos bens culturais submersos a proteção legal que hoje alcança apenas o patrimônio cultural brasileiro. De acordo com o texto, o Ministério da Cultura terá a responsabilidade de coordenar, controlar e fiscalizar as atividades de pesquisa, exploração e remoção dos bens pertencentes ao patrimônio cultural subaquático, assim como sobre seu depósito, conservação e gestão.
As intervenções só poderão ser realizadas com a presença de um arqueólogo subaquático qualificado. A Marinha também terá de ser consultada. As modificações adaptam a redação aos conceitos arqueológicos. A subemenda substitutiva também corrige problemas de ordem técnica. Inicialmente, o projeto considerava patrimônio subaquático o bem total ou parcialmente debaixo d'água por, no mínimo, cem anos. O substitutivo retirou o limite de tempo.
Fonte: Agência Câmara

21 Dez 2007
China resgata navio afundado na rota da seda há 800 anos
O Governo chinês vai recuperar um navio mercante que afundou há 800 anos quando transportava um carregamento de porcelana pela rota da seda, no mar do Sul da China, anunciou hoje a agência oficial chinesa.
«É uma operação sem precedentes no campo da arqueologia subaquática tanto na China como no estrangeiro», afirmou à agência Nova China, Zhang Wei, director do Centro de Arqueologia Subaquática do Museu Nacional.
Zhang referiu que, tradicionalmente, os arqueológos realizariam um trabalho de escavação das relíquias no barco afundado e só depois tentariam resgatar o navio para a superfície. No caso do «Nanhai Número 1», o nome que foi dado ao navio, que significa «Mar do Sul da China Número 1», os arqueólogos lançaram uma operação no início de Maio para arrancar os destroços do barco do lodo envolvente num enorme cesto de aço, para proteger as relíquias e o navio, especificou a imprensa.
A recuperação deverá começar no sábado «se o tempo colaborar», afirmou Wu Jiancheng, responsável pelo projecto de recuperação, citado pela Nova China, a agência noticiosa chinesa. Wu referiu que serão necessárias cerca de duas horas para elevar o navio até à superfície. O responsável estima que estariam entre 50 mil a 70 mil peças quando o navio se afundou devido a uma forte tempestade.
O barco de 30 metros data da época da dinastia Song (1127-1279), originária do Sul da China. Foi descoberto em 1987, a mais de 20 metros de profundidade, na costa chinesa, perto de Yangjiang, na província de Guangdong, no sudoeste do país. Pratos de porcelana de esmalte verde e outras peças de porcelana de sombra azul foram algumas das raras antiguidades encontradas nas primeiras explorações do navio.
Segundo o jornal China Daily, a mercadoria do navio também incluía ouro e jóias. Uma oficial do gabinete de resgate de Guangzhou, que está encarregado da recuperação do navio e das raridades, sob tutela do Ministério das Comunicações, confirmou a existência desses artigos no barco, pedindo anonimato, de acordo com a política do gabinete. No sábado, uma grua vai levantar o enorme cesto para trazer o navio à superfície e conduzi-lo para um porto onde será colocado numa piscina de vidro instalada num museu criado especialmente para este trabalho.
A piscina tem as mesmas condições ambientais (temperatura e pressão) do local onde o navio se encontrava até então e «vai ser selada depois da inserção do navio e do lodo no local», afirmou à Nova China Feng Shaowen, responsável pelo gabinete cultural da cidade de Yangjiang. Feng acrescentou que os visitantes poderão acompanhar os trabalhos de recuperação do navio através da superfície da piscina.
Até agora, os arqueólogos chineses identificaram mais de dez locais onde podem existir navios submersos ao longo da antiga rota da seda por via marítima. A escavação do Nanhai Número 1 vai ser um trabalho de pesquisa fundamental para entender a história da rota marítima da seda, do comércio internacional chinês, do intercâmbio cultural, da porcelana, da construção naval e dos métodos de navegação, explicou o director do Centro de Arqueologia Subaquática do Museu Nacional.
Há 2.000 anos, os comerciantes chineses começaram a transportar louça chinesa, seda, outros têxteis e produtos chineses para fora da China através de uma rota com partida nos portos de Guangdong e Fujian, no Sul da China, para outros países do Sudoeste asiático, da África e da Europa. Tanto a rota marítima como a rota continental da seda, que estabelecia a ligação terrestre entre a Ásia e a Europa, foram as pontes que ligaram as antigas civilizações do Oriente e do Ocidente.
Fonte: Diário Digital Lusa; Fotos Beijing Info

14 Dez 2007
Acompanhe a viagem do Entre Pólos

Rastreador via satélite
O veleiro gaúcho Entre Pólos está a caminho do Caribe. Antes de desatracar de Salvador o Comandante Ademir Gigante Miranda contratou serviço de rastreamento via satélite. A posição do barco é atualizada freqüentemente. Para acessar o mapa é necessário entrar no site do provedor de serviços de rastreamento, digitar Login e senha, e clicar em "Ver últimos registros no mapa":

Site: https://preps.tesacom.net/
Login: 1.10004106           
Senha: entrepolos

14 Dez 2007
Arqueólogos dizem ter descoberto navio do pirata Capitão Kidd

Pirata abandonou o navio em 1699, e acabou sendo enforcado por seus crimes dois anos mais tarde, em Londres

SAN JUAN, PORTO RICO - Uma equipe de arqueólogos submarinos dos Estados Unidos anunciou, na quinta-feira, 13, a descoberta dos restos naufragados do navio que era comandado pelo notório pirata capitão William Kidd.


Um dos canhões do navio afundado ao largo
da costa da República Dominicana

Os vestígios estão ao largo de uma pequena ilha da República Dominicana.
Canhões e âncoras cobertos de cracas foram encontrados a meros 10 metros de profundidade, em águas da Ilha Catalina. Acredita-se que sejam os restos do Quedagh Merchant, um navio abandonado pelo bucaneiro escocês em 1699, disseram pesquisadores da Universidade de Indiana. "Quando olhei para baixo e vi, não pude acreditar que todo mundo tivesse passado batido por 300 anos", disse o arqueólogo-mergulhador Charles Beeker. "Estive em milhares de naufrágios, e este é um dos primeiros que nunca foram tocados por saqueadores". Beeker diz que o naufrágio era caçado avidamente, inclusive por um grupo autorizado pelo governo dominicano. Historiadores acreditam que o navio saqueado e queimado, pouco depois de ter sido abandonado por Kidd. A República Dominicana licenciou o a Universidade de Indiana para estudar o naufrágio e criar uma reserva submarina, para ser visitada por mergulhadores.
O historiador Richard Zacks, que escreveu um livro sobre Kidd, disse que o escocês se apossou no navio de 500 toneladas no Oceano Índico, mas o abandonou no Caribe quando decidiu ir a Nova York em 1699, para tentar limpar seu nome. O pirata não foi capaz de convencer as autoridades e acabou enforcado em 1701.
Fonte: Estadão/AP

11 Dez 2007
Tartaruga gigante é resgatada

Policiais da região de Marawila, na costa oeste do Sri Lanka, resgataram uma tartaruga gigante das mãos de pescadores ilegais. O animal, de mais de meia tonelada, era mantido preso por um pescador depois de ter sido capturado em uma rede de pesca. O animal seria morto e sua carne vendida no período do Natal, mas a polícia foi informada a tempo pelos moradores da região. Uma pessoa foi presa e a tartaruga libertada. Assista o vídeo (BBC Brasil)
Fonte: UOL

11 Dez 2007
Camilla envergonha-se por não quebrar garrafa de champagne no Queen Victory

Camilla Parker-Bowles, mulher do príncipe Charles, mostrou-se constrangida por não ter conseguido quebrar uma garrafa de champanhe durante a inauguração do novo navio da companhia britânica de cruzeiros Cunard, o Queen Victoria.
Milhares de pessoas compareceram ontem à cerimônia de inauguração do navio, realizada no porto de Southampton, no sul da Inglaterra, e assistiram o momento em que Camilla lançou com uma corda a garrafa, que não se quebrou ao atingir a lateral do luxuoso navio.
Segundos depois do incidente, um membro da tripulação do navio quebrou uma segunda garrafa, golpeando-a diretamente contra o casco da embarcação.
A imprensa local classificou o episódio como sinal de "mau augúrio" para a embarcação.
O mesmo já havia acontecido com o navio Aurora, da companhia P&O, inaugurado pela princesa Anne em 2000. O navio teve problemas em sua primeira viagem e três anos depois seus passageiros foram infectados por um misterioso vírus. Em 2005, os motores do Aurora tiveram que ser substituídos, após sofrerem sérios danos.
Pesando 90 mil toneladas e com custo estimado em US$ 600 milhões, o Queen Victoria foi o único navio com nome real que não foi inaugurado por uma rainha britânica.
A embarcação tem capacidade para 2 mil passageiros e mil membros da tripulação, possui 300 metros de comprimento e a altura de um prédio de 18 andares.(ANSA).
O primeiro cruzeiro passará por 37 cidades em 23 países. As tarifas variam de £11.000 por pessoa até £115.000 por uma "grand suite".

Fonte:Ansalatina; Foto:TelelegraphCoUK/Reuters

11 Dez 2007
Regata de Natal 2007 em Cascais

Recorde de participação: 285 tripulações
Foi realizada este fim de semana mais uma Regata de Natal do Clube Naval de Cascais. Este ano o evento contou com mais um recorde de participantes, com duzentas e oitenta e cinco tripulações inscritas na regata, todos distribuídos em quatro campos distintos na Baía de Cascais.

A presença de clubes de todo o País e de um clube da nossa vizinha Espanha, faz com que esta regata se torne na mais importante regata de pré-época onde os clubes e velejadores aproveitam para fazer os últimos ajustes antes da época de provas oficiais se iniciar.

Nos dois dias estiveram condições fantásticas, com o vento a soprar de Noroeste com 10 a 15 nós de intensidade e com o sol também a comparecer e que permitiram a realização de 55 das 60 regatas previstas nos 4 Campos de Regata.

Esta foi a ultima Regata do Calendário do Clube de 2007 que assim fecha com chave de ouro o ano de 2007! Gostaríamos de agradecer a presença de todos os participantes e todos os colaboradores deste evento, pois foram fundamentais no alcance do sucesso do mesmo
Fonte: Clube Naval de Cascais

10 Dez 2007
Meios gigantescos para limpar maré negra
Mais de seis mil pessoas, noventa barcos e seis aviões foram mobilizados na luta contra a maré negra que se abateu sobre a costa sul coreana. Não se sabe quanto tempo será necessário para limpar a poluição causada pelo acidente do petroleiro Hebbei spirit. O petroleiro com bandeira de Hong Kong colidiu com outro navio nas águas da costa ocidental da Coréia do Sul.
O acidente ocorreu a apenas 8 quilômetros do porto de Daesan, inserido nuna zona classificada como Parque Marítimo Nacional. Apesar de todas as medidas de emergência tomadas, não se conseguiu evitar a chegada do crude à costa. Cerca de 10 mil e quinhentas toneladas de petróleo bruto foram derramadas das 15 mil contidas no navio. Esta é já considerada a pior catástrofe ecológica da história do país.
Fonte: Europa News

09 Dez 2007
Entre botos saltando sobre o barco e remar contra a maré
Histórias de uma remadora paraense

Há dois anos ela trocou a extensão dos rios amazônicos pela Baía de Vitória. Hoje tenta se acostumar aos navios que dividem as águas com os barcos de remo. "Fico morrendo de medo de chegar muito perto. Lá em Manaus eu estava acostumada a remar entre os botos. Aqui é bem diferente", compara a remadora do Saldanha da Gama Jacqueline Pires. Desde que deixou para trás os doces que vendia com a mãe pelas ruas de Manaus, Jacqueline teve que se adaptar a mais mudanças pelo remo. Em dois anos, subiu ao pódio no Brasileiro, com a prata no single skiff. Medalha que lhe rendeu a convocação para seleção, em Saquarema, no Rio de Janeiro. "Foi uma experiência muito boa, durante um mês treinei com atletas de alto nível, aprendi muito, quem sabe não volto", torce a remadora que tem ainda na bagagem outras duas pratas no double skiff, na Copa Norte, e um bronze no skiff, conquistado em outubro, já pelo Saldanha da Gama, no Troféu Brasil. Enquanto faz planos para 2008, a remadora dribla a saudade de casa e dos treinos em meio à Floresta Amazônica, que já lhe renderam boas histórias. Uma delas, em meio a uma tempestade equatorial. "Foi um dos maiores apertos da minha vida. Remei 16 quilômetros debaixo de um temporal com dezenas de botos pulando sobre o barco. Fiquei apavorada, chorei à beça, mas graças a Deus o barco não virou", lembra. "Há um ano estou procurando uma parceira e não acho. O remo feminino parece que está desaparecendo aqui no Espírito Santo. É uma pena. Não temos nem atletas suficientes para encher uma raia", diz Jacqueline Pires, remadora do Saldanha.
Fonte: A Gazeta

07 Dez 2007
Fórum Internacional do Setor Náutico e Náutica Fair
Serão realizados no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), de 15 a 20 de janeiro de 2008, o Fórum Internacional do Setor Náutico e Náutica Faira, a mais expressiva exposição da indústria náutica na região sul do Brasil e área de influência do Mercosul, segundo os organizadores do evento. Mais informações em
www.nauticafair.com.br

07 Dez 2007
Navio Veleiro Cisne Branco em Porto Alegre
Atracou nesta manhã no porto de Porto Alegre o Navio Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, que estará aberto à visitação pública no sábado e no domingo, das 14 às 18h. Já na segunda-feira, 10 de dezembro, o navio suspende e na quinta-feira participará dos festejos do Dia do Marinheiro em Rio Grande (13 de dezembro). Telefone do navio no porto de Porto Alegre: 51.3286-8443. Fotos do Cisne Branco.
Colaboração: Celso Chagas Ribeiro

06 Dez 2007
Estação de Vento do Clube dos Jangadeiros transferida para a ilha
Na Escola de Vela, onde a estação estava instalada, uma árvore causava interferência no registro do anemômetro. A estação está sendo transferida para a Sala de Rádio, local onde não haverá interferências naturais. Conheça o site da estação do Janga.
Colaboração: João Paulo Lucena

26 Nov 2007
Mensagem de socorro escrita na areia salva náufragos

Lancha com pane em ilha australiana
Uma iniciativa cinematográfica salvou três turistas que ficaram presos em uma ilha deserta da costa leste da Austrália, em Queensland, após o naufrágio da embarcação em que estavam. Após passarem uma noite ao relento, e com poucas esperanças de retornar à base, os três escreveram a palavra "help" [socorro, em inglês] em enormes letras na areia da praia, e ficaram aguardando pelo resgate.
Os náufragos - duas jovens de 22 e 24 anos e um homem de 34 - partiram no sábado (24) para um final de semana de esqui aquático e mergulho, alugando um barco na ilha de Heron. Não ficou claro o que ocorreu com a embarcação, mas os três foram obrigados a desembarcar em uma ilha desconhecida e desabitada.
O alarme do desaparecimento foi dado no domingo à noite, quando os turistas não retornaram à base. As primeiras buscas no mar não deram resultados até que, na manhã de hoje, um pequeno hidroavião que ajudava nas buscas sobrevoou uma praia de Erskine e notou o enorme pedido de ajuda escrito na areia. O avião pousou próximo à praia e socorreu os três náufragos, que estavam famintos, mas em bom estado de saúde.
Fonte: BOL
Enviada por cortesia de João Reguffe

25 Nov 2007
Árvore de natal flutuante
Altura de 85m e 2,9MI lâmpadas
RIO - Com uma estrutura de navio, que inclui carta náutica e âncoras gigantescas, a famosa árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas ficará mais alta no natal deste ano (85 metros, proporcional a um prédio de 28 andares). A árvore navegará, um dia depois da inauguração, até a Curva do Calombo. Entre os dias 26 e 27 de dezembro, seguirá até as imediações do Parque dos Patins e dali, no dia 7 de janeiro, será desmontada. O cronograma pode variar de acordo com as condições de tempo. A trilha sonora é dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle. Serão utilizadas 2,9 milhões de microlâmpadas, vitrais inspirados nas catedrais brasileiras, e quatro canhões de luz.
Todo o projeto de construção da Árvore envolveu a participação de 1.200 trabalhadores. A inauguração será no sábado, 1º de dezembro, a partir das 20h, com um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Marcos Arakaki. Os convidados especiais serão Ivan Lins, Fafá de Belém e o Coral da Fundação Bradesco, que banca a operação.
Fonte: Globo on line; Foto PMRJ

25 Nov 2007
Argentina quer limitar turismo na Antártida após naufrágio
A medida visa evitar impacto no meio ambiente
A Argentina tentará restringir o turismo na região da Antártida, onde na sexta-feira (23) ocorreu o naufrágio do cruzeiro Explorer, para evitar um impacto negativo no meio ambiente, confirmaram neste domingo (25) fontes oficiais. "Trata-se de um pedido de atenção pela atividade turística. Não temos por que ter combustível boiando na região. Agora trabalharemos para limitar o fluxo turístico, que nos últimos anos se duplicou: para este verão são esperados 30 mil turistas na Antártida", assinalou a secretária de Ambiente argentina, Romina Picolotti. Desta maneira, a funcionária se referiu à mancha de combustível "de cinco por oito quilômetros " deixada pelo cruzeiro, como conseqüência de seu naufrágio. O navio naufragou na sexta-feira no Oceano Antártico, cerca de mil quilômetros ao sudeste da cidade argentina de Ushuaia, após se chocar com um iceberg pouco depois da meia-noite (horário local), o que forçou a evacuação de 100 passageiros e 54 tripulantes. "O objetivo da Antártida não é a atividade turística. Os Estados têm de realizar um maior esforço para ser mais rigorosos nos controles", manifestou Picolotti, depois de sobrevoar neste sábado a região onde aconteceu o acidente. O titular da Direção Nacional do Antártico (DNA), Mariano Mémolli, advertiu neste sábado que "o Explorer afundou com cerca de 185 mil litros de combustível que, embora até agora não tenham derramado, a corrosão sofrida pelo navio pode fazer com que haja uma complicação futura".

24 Nov 2007
Gaúchos fazem bonitaço na Argentina
Campeonato Mundial de Soling, em Buenos Aires.
Neste sábado, 24, a disputa ocorreu entre 34 barcos. Destes, 7 eram do Brasil, todos do RGS. Os 7 gaúchos de Porto Alegre, trouxeram o 1º e 2º lugares. Das 5 demais classificações merecidas pelos gaúchos, 3 são do Veleiros e 2 do Jangadeiros. George Nehm, Marcos Pinto Ribeiro e Lucio Pinto Ribeiro levaram o título de campeões. Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard ficaram com o vice-campeonato. Guili Roth, Carlos Trein e Roger Lamb, do VDS obtiveram o 12º lugar. André Wahrlich, André Gick e Henrique de Lorenzi ficaram em 13º; Jose Horacio Ortega, Manfredo Floricke e Vilnei Goldmeier obtiveram a 14º colocação. Nelson Ilha e filhos chegaram em 17º, Fernando Krahe e sua tipulação obtiveram o 21º.
Parabéns aos campeões gaúchos que correram entre argentinos, uruguaios, canadenses, americanos e britânicos.
Fonte: VDS

24 Nov 2007
Brasileiros são baleados pela Marinha francesa

Pesca ilegal na Guiana
Paris, 24 nov (EFE) - Quatro tripulantes de um barco pesqueiro brasileiro que fazia pesca ilegal nas águas francesas próximas à Guiana Francesa foram baleados pela Marinha da França no início da semana, informou hoje a imprensa local. Na segunda-feira, os soldados da Marinha francesa tiveram que atirar quando tripulantes do pesqueiro São Francisco de Canindé 2, com matrícula de Belém, resistiram à prisão e atacaram os marinheiros, disseram oficiais e fontes judiciais a jornais em Cayenne, capital do país. Helicópteros militares haviam detectado o barco quando pescava ilegalmente. Dois navios da Marinha e da Gendarmaria marítima participaram da operação de captura.

Três feridos continuam internados em Cayenne, sob custódia. Dos doze tripulantes do pesqueiro brasileiro, quatro foram libertados após interrogatório. Os outros oito, entre eles os quatro feridos e o capitão, serão processados por violência com agravantes e estadia irregular, segundo fontes judiciais. O capitão do pesqueiro foi acusado ainda de pesca ilegal nas águas territoriais francesas e por tentar escapar de um controle.
Fonte: Último Segundo

24 Nov 2007
Marinha argentina resgata tripulantes suiços
Veleiro inglês capotou na Patagônia
(Em espanhol)
Un helicóptero Sea King de la Armada rescató a los dos suizos del velero que dio una vuelta de campana a la altura de Carmen de Patagones. A las 19.30 fueron trasladados al Hospital Naval Puerto Belgrano para ser asistidos.

Puerto Belgrano- A las 19:45 aterrizó el helicóptero de la Armada Argentina en el helipuerto de la Base Naval Puerto Belgrano, luego de efectuar el rescate de dos tripulantes suizos cuyo velero “Disko”, de bandera inglesa, sufrió la avería en uno de sus palos. Los tripulantes, Charles Alfred Pantet y Brigette Margarite Pantet, de nacionalidad suiza fueron rescatados a las 17:00 y luego trasladados al Hospital Naval Puerto Belgrano, donde fueron asistidos.

Los nadadores de rescate que sacaron a los extranjeros del mar señalaron que las maniobras resultaron dificultosas teniendo en cuenta que las condiciones del mar presentaban olas de hasta 4 metros de altura. “Se tomó la decisión de saltar al agua y nadar hasta el velero para acondicionar a las dos personas, para después ser rescatadas por el helicóptero”, explicó el Suboficial Principal Hugo Rojo, nadador de rescate.

Con respecto al estado de salud del matrimonio al momento del siniestro, Rojo dijo que la mujer se encontraba bien y el hombre había sufrido unos golpes “porque la noche anterior el velero se había dado una vuelta campana y volvió a su posición normal”. Además agregó que la situación resultó compleja por las fracturas en los palos que presentaba el velero por lo cual debieron derivar a la tripulación hacia el mar, a 50 metros de la embarcación donde el helicóptero pudo aproximarse para comenzar las tareas de socorro.

El principio de la odisea
A la mañana, la Armada Argentina recibió una señal de emergencia por una radio baliza satelital correspondiente al velero afectado, ubicado a 145 millas al sur de la Base Naval Puerto Belgrano y unas 25 millas al sur de Carmen de Patagones, provincia de Buenos Aires.

Para esto destacó hacia el lugar, a un avión S2T Tracker de la Aviación Naval, con asiento en la Base Aeronaval Comandante Espora, Bahía Blanca. A las 11:40 horas el avión tomó contacto visual con el velero, no pudiendo hacer contacto radial con el mismo, estimándose por las señas visuales de sus tripulantes, que presentaba fallas de comunicaciones. Asimismo, un helicóptero H3 Sea King, se dirigió desde la Base Aeronaval Comandante Espora con personal sanitario y nadadores de rescate al área de operaciones.
Fonte: Armada argentina

24 Nov 2007
Intermarine 44 naufraga em Guarujá
Um iate naufragou por volta das 13h deste sábado (24) na praia do Guarujá, no litoral paulista. O naufrágio ocorreu a 1 km da Praia da Enseada. A embarcação tem 44 pés (13,41 metros) de comprimento. Muitos banhistas presenciaram a cena. As três pessoas que estavam a bordo da embarcação foram resgatadas por tripulantes de uma lancha de passeio. O Corpo de Bombeiros isolou a área do naufrágio e espera por uma perícia da Capitania dos Portos que deve apontar as causas do acidente.

A embarcação modelo Intermarine 44 foi batizada como "Alegro". Uma hora depois do afundamento, em um local com cerca de seis metros de profundidade, ainda era possível ver partes do iate. O proprietário da embarcação estava a bordo quando o iate começou a afundar, de acordo com funcionários da marina onde a embarcação ficava atracada. Ainda não é possível saber as causas do acidente. "Pode ser um defeito mecânico. Existem muitos mangotes dentro de uma casa de máquinas", informou um dos funcionários que cuidavam da embarcação.

A Capitania dos Portos de São Paulo apressa a remoção do iate que naufragou no início da tarde deste sábado (24) perto da Praia da Enseada, no Guarujá, litoral Sul de São Paulo. As três pessoas que estavam na embarcação foram resgatadas sem ferimentos, mas existe risco de dano ambiental, por causa do óleo combustível armazenado no tanque, e risco de colisão com outras embarcações, uma vez que o local tem tráfego intenso. O primeiro-tenente da Capitania dos Portos, Raimundo Ribeiro Sampaio Filho, disse ao G1 que o dono da embarcação já acionou a companhia seguradora para rebocar o iate. A operação exige mergulhadores para avaliar o cenário do resgate e de máquinas pesadas para içar o equipamento. "O iate está com a ponta para fora da água, mas é preciso ver as condições para retirá-lo da água", afirmou.

Por causa da prioridade à remoção do iate, a Capitania dos Portos ainda não sabe se o iate estava em situação regular. As causas do acidente ainda são desconhecidas. "Nem o propritário sabe", disse o tenente Sampaio. "Existem muitas possibilidades. Mas a embarcação estava derrabada, com água em excesso na popa. Provavelmente ninguém observou", afirmou o oficial. A Capitania dos Portos vai abrir um inquérito para apurar as causas do naufrágio.

A investigação tem de ficar pronta em 90 dias. Depois de retirado da água, o iate passará por perícia e devolvido ao dono. O futuro da embarcação ainda depende da avaliação de seu estado. "Geralmente o contato com água salgada provoca danos muito grandes, mas tem especializada em recuperar isso", afirmou.
Fonte: G1. Foto superior: G1; Demais: Orioniates (Intermarine44 à venda no Rio de Janeiro).

23 Nov 2007
Veleiro britânico em dificuldades na Argentina
Buenos Aires (AFP) — Uma equipe de resgate da Marinha de guerra da Argentina foi mandada em auxílio, nesta sexta-feira, do veleiro britânico "Disko", que está em situação de emergência no litoral da Patagônia.
A embarcação estava localizada a 25 milhas da cidade de Carmen de Patagones, 960 km ao sul de Buenos Aires, de onde foi enviado "um helicóptero H3 Sea King, com equipes de resgate", segundo uma declaração do ministério da marinha.
A embarcação havia emitido um "sinal de emergência", o que fez com que a marinha "enviasse primeiramente um avião S2T Tracker", segundo o comunicado.
O avião de busca, segundo a Marinha, "fez contato visual com o veleiro, mas não pelo rádio e, através de sinais visuais dos tripulantes, acredita-se que também estejam com problemas de comunicação".

23 Nov 2007
Navio de cruzeiro naufragando na Antártida

Um iceberg na proa à meia-noite
SANTIAGO (AFP) — Um navio de cruzeiro naufragou nesta sexta-feira na Antártida após bater em um iceberg, mas seus 100 passageiros e os 54 tripulantes foram resgatados por um navio norueguês. Segundo a marinha chilena, os passageiros estão em boa condição e serão levados para o continente nas próximas horas.
"O navio de passageiros 'Explorer', de bandeira liberiana, chocou-se contra um iceberg próximo da ilha San Carlos, na área de responsabilidade de busca e salvamento do Chile", disse à AFP o comandante Felipe Garcia, da marinha chilena. Após o choque com o bloco de gelo, pouco depois da meia-noite local, os passageiros recorreram às balsas de salvamento. A embarcação "sofreu uma avaria no casco e alguns compartimentos inundaram", relatou em Buenos Aires um porta-voz da Prefeitura Naval (guarda-costeira). Os passageiros aguardaram nos botes salva-vidas até a chegada do cruzeiro norueguês 'Nordnorge', a embarcação mais próxima.
"O navio levou os turistas para a Baía Fieldes, na Antártida, de onde serão encaminhados para Punta Arenas, no Chile", assinalou um comunicado da marinha chilena. Contatado pela AFP por telefone, Arnvid Hansen, capitão do 'Nordnorge', afirmou que os passageiros e os tripulantes estão em boa condição. O "Explorer" -- um dos navios de turismo que cobra cerca de 8.000 dólares (cerca de 14.000 reais) para levar passageiros ao sexto continente-- está adernado, entre 30 e 45 graus, a cerca de 1.000 quilômetros da Terra do Fogo, segundo a Marinha chilena.
"Provavelmente ele irá afundar", disse Miguel Reyes, chefe de controle do tráfico marítimo da Prefeitura Naval Argentina, a guarda costeira. "Até agora não ocorreu derrame de combustível, apesar de o sistema de contenção de contaminação estar em alerta", acrescentou a Marinha chilena.
O 'Explorer' saiu no dia 11 de novembro do porto argentino de Ushuaia, a pouco mais de 1.000 quilômetros do local do acidente. Todo verão, cerca de 50 cruzeiros saem do Ushuaia com destino a Antártida.
O navio foi construído em 1969 e modernizado nos anos 90. Sua capacidade é de 300 passageiros, mas em cruzeiros antárticos se limita a 200. Entre os passageiros há cidadãos americanos, britânicos, canadenses, australianos, chineses e argentinos, apesar de uma lista oficial ainda não ter sido liberada.
Enviada pelo Comte Fernando Maciel

14 Nov 2007
O barco a motor mais ecológico do mundo

Earthrace, é o
barco a motor mais ecológico do mundo, alega seu dono. Tem motores de baixa emissão de CO2 que funcionam apenas a biodiesel e casco revestido por pintura antivegetativa não tóxica. É capaz de atravessar as ondas em vez de passar por cima delas. O barco está em Vilamoura, Algarve, o maior complexo turístico europeu, e em março de 2008 vai tentar bater o recorde de circum-navegação da Terra num barco a motor.

O Earthrace é um trimarã de 78 pés, deslocamento de 10 toneladas, construído em fibra de carbono, com dois motores Cummins de 540HP, capaz de navegar a 45 nós. Autonomia de 3.000 milhas náuticas (tanque de 10.000 litros de biodiesel).

As tomadas de ar do motor estão sobre as asas para que o barco possa mergulhar a até 7 metros em vez de navegar caturrando ondas altas no mar.
Fonte: Correio da Manhã


Groupama2: média de 528 milhas em 24h

13 Nov 2007
Turismo náutico: o que mais gera empregos por dólar investido
Após nove dias desde a largada oficial em Le Havre, França, apenas 300 milhas náuticas (546 km) separam a regata internacional Transat Jacques Vabre da Baía de Todos os Santos. De acordo com a organização do evento, a expectativa é que os barcos comecem a chegar na manhã desta quarta-feira, 14.
Liderada pelo veleiro multicasco Groupana 2, a Jacques Vabre é a mais importante das regatas que escolheram a Bahia como porto seguro ao final da travessia do Atlântico. Considerada, pelos amantes da vela, como a Fórmula I da náutica mundial, a Jacques Vabre é composta por 60 barcos que chegam a atingir uma velocidade de até 40 nós (72km/h).
Enquanto um veleiro convencional levaria cerca de um mês para atravessar o Atlântico, essas máquinas de navegar cruzam o oceano em pouco mais de dez dias.
Durante o período em que o evento permanecer na cidade, cerca de 300 pessoas – entre velejadores, organizadores, imprensa e familiares – circularão pelo Terminal Náutico da Bahia, em frente ao Mercado Modelo de Salvador.
Para o governo do Estado, as regatas têm um importante papel no desenvolvimento do turismo náutico internacional. A idéia é que a Bahia seja a porta de entrada deste turismo que começa a florescer no Brasil, até porque, dados internacionais apontam a náutica como o segmento que mais gera emprego por dólar investido, informou o governo, por meio de sua assessoria de imprensa.
Um exemplo disso pôde ser constatado com a regata de volta ao mundo Clipper 07-08, que esteve em Salvador em outubro por dez dias. Segundo os organizadores, neste período, os 160 tripulantes deixaram, apenas no comércio de Salvador, aproximadamente R$ 500 mil.
Fonte: A Tarde. Foto: AFP

13 Nov 2007
Steve Fossett e a neve de Nevada
Com as montanhas já cobertas de neve, o estado de Nevada nos EUA deve ser o destino final de Steve Fossett, o velejador que bateu recordes internacionais, e também o aviador aventureiro, igualmente recordista, que caiu com seu balão em Aceguá, RGS, em 17 de Agosto de 2001 (foto). A neve sepultou de vez as chances de encontrar o avião de Fossett até o próximo verão no hemisfério norte..
Fossett voava no monomotor de um amigo em busca de um local no deserto para tentar bater o recorde de velocidade sobre rodas, quando sumiu, em 3 de Setembro último. A "Nevada National Guard" utilizou 27 aviões e 10 helicópteros nas buscas por Fossett, tendo gasto mais de 1 milhão de dólares só com combustível para as aeronaves. Outros aviões participaram da busca, alguns por conta própria de seus donos. O Google disponibilizou imagens de satélite em altíssima resolução feitas logo após o sumiço do aventureiro, e conclamou os usuários de seu sistema Google Earth para que ajudassem na busca, diretamente de suas casas mundo afora. As Forças Armadas americanas aplicaram algoritmos especiais sobre as imagens para detecção de alterações "não naturais" na superfície. Os lagos da região foram todos sondados. Todas as buscas foram suspensas. O site de Steve Fossett não atualiza mais as notícias de busca. Richard Branson, o magnata amigo e parceiro de Steve, disse que ele está perdido para sempre ("lost forever"). A região guarda segredos com mais de 40 anos, quando aviões caíram naquelas montanhas áridas e nunca mais foram encontrados. "Em um ano ou dois um caçador vai tropeçar em algo no chão e isso vai ser um pedaço do avião de Fossett", profetizou a Major Cindy Ryan, chefe da "Civil Air Patrol" de Nevada.
Fonte: CNN.com. Foto Zero Hora

12 Nov 2007
Mergulhador morre atropelado por lancha no Lago Paranoá, em Brasília
Um sargento reformado da Polícia Militar, 47 anos, morreu quando mergulhava próximo ao Clube Recreativo e Esportivo dos Subtenentes e Sargentos da PM (Cresspom), no Setor de Clubes Norte. Segundo os três mergulhadores que acompanhavam o militar, ele foi atropelado por uma lancha modelo Cobra 16, conduzida por Davi Cândido Simões, 26 anos. O dono da embarcação, Diego Torres Dias, 29 anos, estava sendo rebocado pela lancha, em uma prancha de wakeboard. Diego havia participado minutos antes do campeonato brasiliense da modalidade.
Ismar e os colegas haviam acabado de carregar os cilindros de oxigênio e, juntos, preparavam-se para retirar o lixo do fundo do Lago Paranoá. Segundo a mergulhadora Carolina Maciel, 25, o piloto da lancha passava muito perto do grupo, a cerca de 20 metros da margem do clube. “Eles passaram diversas vezes fazendo gracinhas. Cumprimentavam a gente. Nós alertamos e indicamos que ali havia mergulhadores”, contou Carolina. Ela garante que havia sinalizadores na água, indicando que naquele local tinha mergulhadores. Um desses equipamentos de segurança é uma bóia vermelha com uma bandeira da mesma cor presa ao corpo do mergulhador. “Além de passar perto demais do píer e da gente, os meninos não prestaram socorro”, ressalva Carolina. “Fomos informados sobre o acidente. Ficamos entristecidos com o ocorrido, mas não fomos nós que batemos no mergulhador”, afirma Davi.
Fonte: Correio Brasiliense

07 Nov 2007
Piratas invadem navio e fazem um refém
O navio HS Chopin, de bandeira liberiana, foi atacado quando estava na barra de Santos, a menos de três quilômetros da costa, na madrugada desta quarta-feira. Vinte e cinco contêineres foram arrombados.Segundo relatos da tripulação, oito homens armados invadiram a embarcação por volta das 2h45. O guarda que estava no convés foi feito refém do bando. Policiais federais passaram a tarde a bordo do navio e já ouviram o capitão e os tripulantes. Eles também farão a perícia, e até agora não informaram o que foi roubado. Com este, já são nove ataques de piratas no porto de Santos somente este ano. As informações são da TV Tribuna.
Fonte: A Tribuna

02 Nov 2007
Quatro dias à deriva no mar
Sem combustível e sem comunicações, uma lancha a gasolina foi encontrada por um navio de bandeira panamenha, a 45 milhas ao largo do Algarve, Portugal. No quarto dia, depois de se verem em rota de colisão com diversos navios a quem sinalizaram com foguetes mas sem resultado, o comandante de 32 anos e seu tripulante de 43 utilizaram o jato de um extintor de incêndio e uma bandeira amarela feita com um saco plástico. As sinalizações foram vistas pelo comandante do navio Med Salvador. A tripulação resgatada segue agora para o Egito, o rumo do navio, onde chegarão em 6 dias. A lancha ficou à deriva.
A pane seca ocorreu quando pretendiam praticar wakeboard a duas milhas da costa. "De repente, ficamos sem gasolina e sem comunicações", afirmou o comandante lusitano, acrescentando que "quando nos apercebemos, já estávamos a ser puxados pelo vento sudoeste para mar alto".
Durante os quatro dias alimentaram-se com sanduíches e iogurtes, racionando ao máximo a comida e a reserva de água. “Se estivéssemos mais um dia à deriva acho que já não nos encontrariam vivos porque estávamos a entrar em zona de tempestade e o barco não ia aguentar”. O comandante da lancha é mecânico naval, filho de um ex-chefe de máquinas, e neto de um construtor de navios de pesca. Enquanto a mãe do comandante falava com ele pelo rádio do navio, o pai tratava de encontrar o passaporte do filho, para enviar-lhe ao Egito.
Fonte: Correio da Manhã, Lisboa

02 Nov 2007
Clube dos Jangadeiros instala WiFi
O Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, disponibilizou a seus associados o acesso gratuito à internet, via rádio. A operação do sistema abrange a ilha e o continente. Além do benefício aos associados, a conexão de banda larga representou também economia mensal para o clube. Com a medida, todos os 3 principais clubes náuticos de Porto Alegre e o Clube Náutico Itapuã permitem que seus navegadores, dispondo de notebook, acessem previsões meteorológicas, informações para a navegação, etc.
Colaboração: João Paulo Lucena.
Assunto relacionado: Um por todos

1º Nov 2007
Navegador português faz segunda volta ao mundo

A bordo do veleiro Hemingway, o navegador português Genuíno Madruga, 53 anos, faz história pelos cinco oceanos do mundo. O lusitano, natural de Açores, já realiza a sua segunda volta ao mundo, na companhia apenas do ‘Espirito Santo’, em um barco com 11 metros de comprimento e 3,6 de largura. Madruga atracou na quinta-feira (25) na marina de Florianópolis para abastecer a embarcação e traçar a rota da viagem. A nova aventura começou em agosto deste ano, em Açores, e segue até maio de 2009, mês em que é realizada a famosa Festa dos Baleeiros na ilha portuguesa. Durante a odisséia, Madruga carrega apenas alguns quilos de arroz e farinha para alimentação, equipamentos de navegação, coragem e a memória dos dois filhos e da esposa, uma brasileira residente em Porto Alegre. ‘Sou eu e meu barco. Só vou deixá-lo quando chegar ao fim’, professa. Pescador profissional, o português aproveita a habilidade para capturar iguarias em alto mar para acompanhar o pirão. Por 70 mil quilômetros e 600 dias, a duração estimada da primeira aventura, realizada entre 2000 e 2002, nem sempre o ‘mar esteve para peixe’. Na lida com o imenso azul, Madruga aprendeu a ficar com os olhos bem abertos. Segundo ele, o terror tem nome: Oceano Índico. Em um dia de mar revolto, temporal e forte correnteza, o português chegou a perder o mastro que suspende as velas do barco, ficando à deriva. Dias depois, já em terra firme, a estrutura de metal quebrada foi trocada por uma de bambu. Apesar dos contratempos do oceano, sobram experiências inesquecíveis na vida do navegador. Como a que ocorreu no contato com os nativos das Ilhas Salomão e Vatuanu, no Oceano Pacífico. Madruga lembra que o povo descendente de aborígines se vestia com folhas de bananeira e cultuava o canibalismo. ‘De dia dava para caminhar, de noite ficou complicado’, lembra. Para se comunicar com povos nativos de regiões remotas, como nas ilhas do pacífico, Madruga ‘se vira’ com o francês e o inglês, além da linguagem gestual. ‘O mar é uma escola’, acredita. Para suportar a solidão em alto mar, o navegador segue a filosofia do escritor americano Ernest Hemingway, estampada no livro ‘O velho e o mar’. A obra narra a história de persistência e força de vontade de um homem de meia-idade em enfrentar o desconhecido pelo oceano. ‘É o meu livro de cabeceira. Quando quero fazer um amigo, dou de presente’, diz. Defensor da história lusitana, Madruga tem um projeto para construir um memorial na Ponta dos Naufragados, para homenagear uma das maiores tragédias de Santa Catarina, o naufrágio de uma embarcação portuguesa em 1773, no qual morreram 173 pessoas.
Fonte: Redação Notícias do Dia

29 Out 2007
Ânfora com dois mil anos resgatada

Moedas de prata, peças de cerâmica, canhões e embarcações muito antigas. Nos últimos vinte anos, o Rio Arade (Algarve, sul de Portugal) tem-se revelado um verdadeiro poço de surpresas. No domingo passado foi retirado o último achado arqueológico do fundo do rio. Trata-se de uma ânfora romana, dos finais do séc.I a.C./início do séc. I d.C., absolutamente intacta, achada quase à superfície do leito do rio, não muito longe de três outras já recuperadas em 2002. A operação de salvamento com o início das dragagens no rio, sexta-feira, salvou da destruição de vestígios arqueológicos que ainda se encontram no fundo do Arade. “É quase certo que existe muito patrimônio arqueológico que continua por descobrir”, salientou o diretor da operação. Segundo a tese dos pesquisadores, “a existência de várias ânforas intactas, no mesmo local e do mesmo tipo, indicia que terá ocorrido um naufrágio”, explicou o director do GEO. “As ânforas eram as embalagens dos romanos, por isso, é altamente improvável que eles as tenham atirado fora intactas. Assim sendo, tudo aponta para que exista nas imediações uma embarcação romana que terá naufragado no Arade há cerca de dois mil anos”, sustentou.
Fonte: JAlgarve

24 Out 2007
Em busca dos velejadores
A organização da Transat 6.50 teve ontem um dia complicado, revelando dificuldades em localizar um grande número de velejadores. Os problemas de comunicação com a frota impedem, por exemplo, que se situe o 1.º classificado da classe de Série, Hervé Piveteau, no Jules – Imprimerie Cartoffset. Supõe-se que o solitário francês mantenha a liderança, estando a 450 milhas náuticas (833 km) da chegada a Salvador. O BPI, de Francisco Lobato é 10.º classificado, na geral provisória, encontrando-se a 119 milhas náuticas (220 km) de Marin. Com o champanhe aberto está Yves le Blevec, que já chegou ao Brasil, assumindo-se, aos 42 anos, como o mais velho vencedor da Transat 6.50.
Fonte: Correio da Manhã, Portugal

24 Out 2007
Começa o julgamento do homicídio do velejador francês

Os franceses Thierry Beille e Corinne Caspar começam hoje a ser julgados no Tribunal de Lagos pelo homicídio qualificado do velejador André Le Floch, a bordo do trimarã ‘Intermezzo’, em Agosto do ano passado. Os dois meio-irmãos, ambos em prisão preventiva, respondem ainda por roubo, profanação e ocultação de cadáver.
De acordo com o Ministério Público (MP), o móbil do crime foi o roubo: os arguidos, de férias no Algarve, decidiram apoderar-se do ‘Intermezzo’, que viram fundeado junto à Ilha da Armona, Olhão. Uma vez certos de que Le Floch era o dono do trimarã, Corinne, de 48 anos, insinuou-se junto do velejador, 19 anos mais velho.
A 15 de Agosto, a vítima convidou os dois irmãos para uma viagem ao largo da costa algarvia e, pelas 02h00 de dia 18, em conformidade com o plano estabelecido, a francesa agrediu Le Floch na cabeça, com uma frigideira. Em seguida, segundo o MP, Thierry agarrou a vítima pelo pescoço e estrangulou-o.
Uma vez na posse do barco, os arguidos rumaram ao largo e aí amarraram o corpo de Le Floch, atando-lhe um cinto de mergulhador com pesos e outros objectos. O objectivo era deitar o cadáver ao mar e afundá-lo, de forma a não ser encontrado.
Porém, as intenções dos franceses foram contrariadas pela tempestade que então se desencadeou: Thierry foi obrigado a dedicar-se à navegação do trimarã, mas este acabou por se virar, tendo os arguidos abandonado o barco, num bote de borracha, sem terem conseguido desfazer-se do corpo da vítima. Esta ficou dentro do ‘Intermezzo’, inacessível aos homicidas.
Os franceses foram resgatados, a 50 Km ao largo do Cabo de S. Vicente, por um navio-tanque espanhol. Transportados ao Hospital Curry Cabral, em Lisboa, foram detidos no mesmo dia. Presentes ao Tribunal de Lagos, saíram gritando estar inocentes. Corinne disse que Le Floch a tentara violar.
Os arguidos são meio-irmãos e o seu advogado, o portuense António Vilar, quer provar que “não faz sentido o móbil do crime que vem na acusação”: o roubo do trimarã.
Fonte: Correio da Manhã, Portugal

21 Out 2007
Mulher fica 19 horas no mar esperando resgate

Uma mulher de 49 anos ficou à deriva nas águas do Havaí, nos Estados Unidos, agarrada a um recipiente de água por 19 horas até ser resgatada por um barco de pesca. O incidente aconteceu a cerca de 2,5 km de Maui, na última quinta-feira, depois que ventos fortes viraram a canoa na qual navegava. Na sexta-feira pela manhã, Lillian Ruth Simpson, de Juneau, Alasca, foi encontrada desitratada e subnutrida por pescadores. "Às vezes eu pensava: 'Eu vou morrer, eu vou morrer'. Mas logo dizia: 'Não, eu tenho três filhos e eles não serão tirados de mim", ela disse ao jornal local Maui News após receber tratamento hospitalar. Lillian trabalha como conselheira de drogas e álcool no Alasca e estava navegando perto de alguns barcos turísticos, onde distribuiria convites para arrecadação de fundos para um documentário contra as drogas voltado a jovens. Ela diz que já estava cansada de remar quando a canoa virou. Lillian ainda tentou chamar a atenção de barco próximo, mas ninguém parece ter ouvido o pedido de socorro. Ela tentou durante horas voltar a canoa, mas acabou desistindo. Para se proteger do sol, ela amarrou o top que usava na cabeça.
Fonte: AP

20 Out 2007
Chaveirinho metido
Inventaram um chaveirinho para o povo da água que, apesar de não ser exatamente flutuante, se cair n'água volta à superfície, ou quase isso. E infla um tubo para sinalização em 1 minuto depois de mergulhar. Em águas profundas pode demorar mais. Mantém-se flutuando por 40 minutos. Quem compra essas coisas adora demostrá-las aos amigos, mas com esse gadget de US$6.99, não vai dar certo: só funciona uma vez. Veja o vídeo do penduricalho funcionando
(370KB)

17 Out 2007
Espanha apreende navio norte-americano
O Odyssey buscava tesouros
Um navio de guerra espanhol apreendeu uma embarcação norte-americana de caça a tesouros, nesta terça-feira, sob a suspeita de que carregava ouro e prata no valor de milhões de dólares, saqueados de um antigo navio espanhol afundado. O navio de escolta da Marinha espanhola bloqueou o caminho do Odyssey Explorer depois que ele deixou Gibraltar, uma colônia britânica na ponta sul da Espanha, e ameaçou abrir fogo quando o capitão se recusou a permitir o embarque da polícia. O navio espanhol então escoltou o barco, que pertence à companhia norte-americana Odyssey Marine Exploration, para o porto espanhol de Algeciras para que a polícia pudesse revistar a embarcação. "Eles ameaçaram dizendo que nós deveríamos obedecer ou eles usariam a força", disse à Reuters por telefone Ali Nessar, um representante da companhia a bordo do navio. "Nós fomos forçados, sob a mira de armas, a ir para Algeciras." A polícia espanhola afirmou que tem uma ordem judicial para realizar buscas na embarcação, mas a companhia disse que vai negar acesso à polícia uma vez que o barco atracar em Algeciras.
Fonte: Reuters
As autoridades espanholas já vinham de olho nos caçadores americanos há mais tempo. Veja notícia veiculada pelo Popa em 19 Ago 2007.

16 Out 2007
Amigos caçam tubarão de 380 quilos
Seis amigos participaram de uma competição de pesca na esperança de fisgar uma garoupa. Mas na verdade, acabaram pescando um tubarão de 380 quilos (clique aqui para ler a continuação desta reportagem).
A batalha de Adlee Bruner e seus amigos para puxar o tubarão do tipo mako de 3 metros para dentro do barco, em pleno Golfo do México, demorou mais de uma hora no sábado (13). Mas ao colocar os pés em terra firme, viram que se tratava de um recorde no torneio Destin Fishing Rodeo com décadas de tradição.
"Foi tenso", disse Bruner, de 47 anos, sobre a luta para retirar o tubarão do mar, animal com dentes enormes e aterrorizantes. "Eu pesco há 40 anos, mas nunca tinha visto um tão grande". Bruner e seus companheiros de pescaria estavam a bordo de um barco alugado de 52 pés com o capitão Robert Hill, a cerca de 110 quilômetros ao sul desta cidade de praia na enseada da Flórida. Os pescadores perceberam a presença do enorme mako porque o animal ficava comendo as garoupas e badejos que eles haviam fisgado. "Foi igual ao filme 'Tubarão'", disse Hill.
Hill prendeu a isca e a lançou ao mar. O tubarão mordeu. Depois da longa batalha, o tubarão ficou preso pelo arpão e acabou se rendendo depois que sua cauda foi amarrada. Mesmo assim, os homens tiveram dificuldades para erguer o animal para dentro do barco. Eles o amarraram à popa com três cordas e iniciaram a viagem de quatro horas de volta à terra. O tubarão foi içado na plataforma usada pela organização do torneio diante de uma multidão de curiosos. Na balança, registrou 382,9 quilos. Depois de ter as vísceras retiradas, o mako ainda pesava 289 quilos, quebrando o recorde anterior da modalidade tubarões do torneio por uma diferença de 150 quilos.

16 Out 2007
Australiana, em caiaque, sofre ataque de tubarão branco
Mulher contou que bateu com o remo na cara do animal.
Uma mulher conseguiu escapar nesta segunda-feira (15) de um tubarão branco - considerado um dos mais perigosos do mundo - que a atacou em Byron Bay, no norte do estado australiano de Nova Gales do Sul. A polícia indicou que Linda Whitehurst e o marido Glen estavam em um caiaque a 150 metros da costa quando foi atacada pelo tubarão, de aproximadamente três metros, que a atirou à água e depois provocou um ferimento em seu braço direito. A vítima se defendeu, subiu novamente no caiaque e conseguiu chegar à costa, onde recebeu assistência médica. “Quando vi o bicho de longe pela primeira vez, achei que fosse um golfinho ou uma tartaruga”, contou ela. “Depois, olhei de novo e percebi que se tratava de um tubarão.” Ela disse que tentou não entrar em pânico. "Peguei o meu remo e comecei a bater na cara do tubarão. Vi um programa na SBS TV na semana passada justamente sobre este assunto”, contou. “Estou feliz por estar com todos os meus membros”, afirmou Linda para o jornal australiano “The Daily”.

Fonte: AP

16 Out 2007
Canhão do navio do pirata Barba Negra é encontrado
Especialistas em arqueologia submarina dos Estados Unidos dizem ter resgatado na localidade americana de Beaufort, na Carolina do Sul, um canhão que pertencia ao navio do pirata Barba Negra.
O canhão pesa cerca de 1.100 kg e mede aproximadamente 2,4 m. Barba Negra foi o pirata mais famoso da história e imortalizado pelo livro A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson.
O artefato foi retirado do provável local onde foi afundado em 1718 navio Queen Anne's Revenge (A Vingança da Rainha Anne), embarcação de Barba Negra.
Colaboração: Fernando Lisboa Jr, Grupo Popa.com.br

09 Out 2007 14:53h
Navio começa a ser rebocado
Guaíba subiu durante a noite
Depois da autorização para o rebocamento do navio NT Kalia, encalhado desde a manhã de ontem no Guaíba, às 13h20min a embarcação já havia se deslocado alguns metros. A decisão de retirada do navio foi tomada após reunião, na manhã desta terça-feira, entre a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Fepam, Praticagem, Copesul e representantes do armador.

O procedimento foi definido em função da elevação do nível das águas do Guaíba ocorrida durante a noite, que proporciona melhores condições de navegação.
As equipes de atendimento a ocorrências e de proteção ambiental da Copesul encontram-se no local para participar das operações, que iniciaram nas primeiras horas da tarde. O navio, que encontra-se com o casco totalmente íntegro e em condições ideais de segurança para manobras, será conduzido até a área de fundeio do porto de Porto Alegre, onde será novamente inspecionado. Saiba mais.
Fonte: Zero Hora

06 Out 2007
Curso de habilitação para Mestre Amador em Porto Alegre
Necessária para navegação costeira
Instrutor: Eduardo Secco Hofmeister (Ferrugem)
Início: 23/10/2007 – 3ª feira
Horário: 19:30 as 22:30h (Terças e Quartas-Feiras)
Duração: 8 aulas - 24 horas
Local: Escola de Vela Minuano – Veleiros do Sul
Taxa de inscrição: Sócio VDS – R$ 360,00 não sócio R$ 400,00
Conteúdo do curso: Simbologia e abreviaturas usadas nas cartas náuticas brasileiras; navegação estimada e costeira; Instrumentos náuticos; Operação dos sistemas de navegação por satélite (GPS e DGPS); Noções de estabilidade de uma embarcação; Uso de Tábuas das Marés; Sistema de Balizamento Marítimo; Noções de Navegação Radar; Meteorologia; Problemas de navegação costeira e estimada com utilização da carta e publicações náuticas; Comunicações na navegação costeira; Noções do funcionamento do EPIRB; Noções de sobrevivência no mar; Regras de Governo, uso do RIPEAM.
Informações na Secretaria Esportiva do Veleiros do Sul
Fones: 3267.1717 ou 3267.1733 ramais 208 e 209
E-mail: esportiva@vds.com.br

06 Out 2007
Britânico faz a volta ao mundo pedalando em um barco
40.000 milhas náuticas navegadas em 13 anos.

O navegador britânico Jason Lewis, 40 anos, reivindica o título de primeiro homem a dar a volta ao mundo em um veículo movido à força humana. Seu barco de madeira de 26 pés “Moksha” é movido a “pedaladas”.
A jornada de 74 mil quilômetros terminou neste sábado (6). Ele atingiu o Meridiano de Greenwich, na região Sudoeste de Londres, empurrando o barco desde o Tâmisa, o mesmo local de onde partiu no dia 12 de julho de 1994.
Em 2001 Lewis devia 23.000 libras, paga depois de trabalhar 3 anos em fazenda de búfalos no Colorado. Parece que o pior da viagem ocorreu em terra, onde teve as duas pernas quebradas em atropelamento, doenças e outras dificuldades.
Lewis cruzou o Atlântico em 111 dias, o Pacífico em 178 e o Mar da Arábia em 46 dias.
Ontem, em Londres, Lewis não sabia onde poderia dormir e comentou que armaria sua barraca em um parque.
Fonte: Telegraph

05 Out 2007
Regata com monitoramento via satélite
Clube da Aeronáutica de Brasília inova
O Clube da Aeronáutica de Brasília (CAer) irá realizar a décima nona edição da Regata 24 Horas do Lago Paranoá, nos dias 06 e 07/10/07. A exemplo do que acontece nas grandes regatas, como a Volvo e a Transat, o CAer estará monitorando a posição das embarcações via satélite. A largada será ao meio-dia do dia 06 (sábado) e a chegada está prevista para o meio-dia do dia 07 (domingo).
Dois barcos serão monitorados via satélite e a disputa entre eles poderá ser acompanhada ao vivo, em tempo real, pela internet, no link abaixo. A intenção é que na próxima edição, em 2008, todas as embarcações competidoras possam ser acompanhadas pela internet. http://www.regata24horas.com.br. Veja acima a imagem reduzida com a representação dos dois veleiros monitorados via satélite. O CAer já vem realizando "regatas eletrônicas" há algum tempo, em que as bóias são substituídas por waypoints para estimular a utilização do GPS.
Fonte: José Rocha Neto, Grupo Popa.com.br

05 Out 2007
Desafío Español
vai investir 12,6 milhões de euros
O barco não está incluído neste valor
O Desafío Español revelou que vai investir 12,6 milhões de euros no projeto do seu novo barco. Tudo para alcançar o ambicionado título da Copa América.
A Copa América, em 2009, vai ser disputada novamente em Valência, razão para o investimento da embarcação espanhola (mais 5,3 milhões de euros que este ano).
O responsável pelo projecto, Agustín Zulueta, revelou que nos 12,6 milhões de euros não estão incluídos a construção da futura embarcação. Segundo alguns rumores, o investimento total para a participação do barco espanhol vai rondar 60 milhões de euros.
Fonte: 20minutos, Espanha

05 Out 2007
Transat larga amanhã da Madeira
Neste sábado, 6/10, a Transat 6.50 larga do Funchal rumo a Salvador,BA, para o mais longo e difícil desafio da Transat 6,50. As 3.100 milhas entre a Ilha da Madeira e a Bahia serão navegadas solitariamente em cerca de 22 dias no Oceano Atlântico. A etapa anterior, da França à Madeira, foi percorrida pela vencedora Isabelle Joschke (Degrémont-Synergie) em 05 dias, 15 horas, 33 minutos e 30 segundos, à velocidade média de 8,11 nós. São 8 mulheres competindo em um total de 89 participantes.

Dentre os preparativos atuais estão o abastecimento de até 160 litros de água e da alimentação liofilizada,além da prática de exercícios físicos. Faz parte da preparação ainda, estudar a meteorologia e rever as condições predominantes de vento nesta época do ano. Depois do equador os ventos passam de Sul/Sudeste a Este. A rota passa a oeste de Cabo Verde e a 100 milhas das Canárias (no rumo direto). Tudo indica que haverá pouco vento. "Nos primeiros dois dias vamos andar pouco, mas a meteorologia só vai ser mais definida no dia anterior à largada. Em apenas 12h os ventos podem mudar", disse um dos competidores. Os barcos levam um "terceiro leme" de reserva (o barco tem dois) . O governo do estado da Bahia prepara grandiosa recepção, interessado que está na manutenção do evento náutico turístico que ocorre há 4 anos em suas águas. Os barcos regressam à Europa em Dezembro, a bordo de um navio".
Fonte: Transat

04 Out 2007
Barco x Empresa

Conferência dos Schürmann
Mais de duas décadas depois de dar início à aventura de viver e dar voltas ao mundo a bordo de um veleiro, a família Schürmann percorre cidades relatando as experiências ao público. Empresas nacionais e estrangeiras de diversos setores também já participaram destes encontros. Nesta quinta-feira, o casal Vilfredo e Heloísa Schürmann está no Recife e promovem a conferência "Uma empresa é como um barco em alto-mar".
A idéia é transferir as experiências adquiridas durante os anos em alto-mar para o mundo dos negócios. O barco é a representação de uma empresa que enfrenta as altas ondas da competição do mercado, da concorrência e da globalização. A conferência também vai abordar questões relativas à administração interna e mostrar como os recursos gerenciais aplicados na realização de um projeto de vida, contribuíram para superar os desafios e alcançar o sucesso.
Com uma bagagem de três oceanos e 44 países percorridos, os Schürmann apontam como ensinamentos importantes planejamento, disciplina e espírito de equipe, essencial para superar obstáculos e atingir os objetivos propostos. De acordo com os organizadores, um dos pontos fortes das palestras é o tópico integração.
Fonte: Pernambuco.com

03 Out 2007
"Arrais eletrônico"

Inovação da Marinha
A habilitação de Arrais Amador para a condução de embarcações poderá ser feita no 'São Paulo Boat Show 2007', entre 4 e 9 de Outubro, onde a Marinha oferecerá curso preparatório gratuito com vagas limitadas aos primeiros inscritos. A prova poderá ser feita nos computadores do estande da Marinha, na própria feira. A carteira fica pronta na hora.
A Delta Yachts, de Porto Alegre, apresentará os novos modelos de 32 e 36 pés na feira.
Fonte: Divulgação SP Boat Show

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