Cruzeiro do Bugio 2009

 

14 Dez 2009
O Ciclone Gaudério
Vento pra ninguém botar defeito

11 Dez 2009
Instabilidade do tempo neste final de semana

Previsões opostas

07 Dez 2009
Rio Guaíba "mexido"
neste final de semana
Ventão, ondas e monotipos virados

04 Dez 2009
Recorde secular de precipitação no RS

Uma primavera esquisita

29 Nov 2009
Temporal no sul no último sábado de novembro

Típicos da primavera, afora a excepcional enchente

26 Nov 2009
O Cruzeiro do Bugio está suspenso

Quando o tempo estabilizar, nova data será agendada

23 Nov 2009
Confusão meteorológica

Meteorologistas discutem causas da chuva no RS

21 Nov 2009
Muita chuva do norte, e muito vento do sul

Chuva vinda de longe e vento de furacão atormentaram a semana no RS

19 Nov 2009
Cruzeiro do Bugio adiado para 28 e 29 de Novembro

Terceiro adiamento por conta da meteorologia

16 Nov 2009
Previsões com alta probabilidade de chuva permaneceram até sábado
A semana deve ter sido difícil para a meteorologia

12 Nov 2009
O Cruzeiro do Bugio foi novamente adiado

As 7 fontes consultadas preveem chuva

11 Nov 2009
Mais um adiamento?
Provavelmente sim

08 Nov 2009
Bugio ensopado não ronca

05 Nov 2009
Cruzeiro do Bugio foi adiado

04 Nov 2009
Previsão de adiamento

28 Out 2009
Aviso

 

Patrocínio
ARO

Apoio

Clube Náutico Itapuã
(Autoridade Organizadora)

 

O Ciclone Gaudério
Vento pra ninguém botar defeito

11 Dez 2009
As condições atmosféricas adversas no Rio Grande do Sul têm posto a meteorologia à prova. Há meses.

Os gaúchos estão acostumados às influências dos ciclones extra-tropicais importados da Argentina que, via de regra, tomam o rumo do alto-mar na costa do Uruguai, deixando só rebarbas no RS. Mas neste final de semana tivemos um ciclone legitimamente gaudério, criado na costa gaúcha.

No sábado passado, em Rio Grande, as rajadas ultrapassaram os 60 nós (113km/h), segundo medição da Praticagem da Barra (veja ao lado). A barra foi declarada impraticável para entrada e saída de navios.

Foi vento pra ninguém botar defeito, classificável como Força 11 ("Tufão" ou "Tempestade") na Escala Beaufort. Mais do que isso, Força 12, já seria "Furacão" (classificação mais pesada da escala).

Avaliando as previsões
As fontes de previsão meteorológica consultadas pelo Popa na sexta-feira tentaram quantificar a velocidade da ventania que estava por chegar. A estimativa da Metsul foi a mais próxima. Talvez por ser gaúcha, acreditou mais na força de um "ciclone da casa".
A Marinha previu que a bagunça meteorológica chegaria a Vento Duro (Força 9, entre 41 e 49nós), mas mais para o litoral norte do RS. O Windguru fez a pontaria em 39 nós (veja as previsões ao lado). Já o CPTEC previu menos de 16m/s, ou seja, uns 30 nós para Rio Grande. A previsão mais decepcionante, dentre as consultadas, coube ao Somar/Irga, que previu a bagatela de 20 nós para Guaíba. O INMET registrou rajadas de 33 nós, no bairro Jardim Botânico, e a Metsul obteve a leitura de 45 nós no bairro Belém Novo, ambos em P. Alegre, estando este a umas 4 milhas de Guaíba.

"Vento de Almirante Brabo"
A estação do INMET em Rio Grande registrou as rajadas do sudeste em torno de 50 nós (24,6m/s), às 8h de sábado (tabela recortada, ao lado). Seja 50 ou 60, foi "Vento de Almirante Brabo", na Escala GVF*.

Estragos
O estrago pela passagem do Ciclone Gaudério foi grande. Velhas árvores foram arrancadas em Rio Grande, como quem arranca inço do jardim. No Sava Clube, em Porto Alegre, um gabião dos molhes ("pacote de pedras grandes envoltas em malha de aço") deitou pela força das ondas. A ventania destelhou bastante por onde passou. Na orla do Rio Guaíba, em Porto Alegre, as ondas inundaram a avenida à beira da praia no bairro Ipanema.

O Rio Guaíba subiu bastante e corcoveou o que pode, represado que foi por um sudoeste furioso, com rajadas de até 45 nós, medidas nas proximidades do rio, segundo a Metsul (gráfico ao lado). Os trapiches do Clube dos Jangadeiros ficaram embaixo d'água (foto acima).

Chuva pesada
Segundo a Metsul, choveu em Porto Alegre mais de 80mm em 30 horas. Na noite de sexta-feira, aí pelas 21:00h, a freeway Porto Alegre - Osório foi lavada por uma chuva daquelas em que o limpador de parabrisa não dá conta nem na velocidade mais alta. Diversos veículos ficaram estacionados no acostamento por uns 20 minutos.

Em Tramandaí, no litoral norte do RS, o INMET mediu aproximadamente 42 nós nas rajadas às 5h da tarde. Na Lagoa da Pinguela, a uns 20km de Tramandaí, ventou bastante, mas não pareceu ter passado dos 30 nós, mesmo nas rajadas. Em Tapes, segundo o Comte Emílio Oppitz, o vento soprou a menos de 30 nós, embora a Lagoa dos Patos tenha subido 40cm em poucos minutos.

Terminando a bagunça
No gráfico ao lado, o Ciclone Gaudério afastando-se da costa gaúcha, na representação gráfica do GRIB.

Assim como chegou, se foi. A chuvarada fez um espetáculo à parte, chegando antes da ventania, que entrou a seco.

Até amanhã, terça-feira, o ciclone viajará mais umas 15 milhas náuticas no rumo leste, quando atingirá o fim da linha, dissipando-se no oceano triunfalmente.
__________
(*) Escala de Ventos do Comte Guto Vieira da Fonseca
Imagem do site da Praticagem da Barra: Guto Vieira da Fonseca; Foto Jangadeiros: Antonio Joaquim Machado

______________________________

Instabilidade do tempo neste final de semana
Previsões calamitosas

11 Dez 2009
As previsões do tempo podem variar de uma fonte para outra, como se sabe. Às vezes variam muito, às vezes pouco. Quando as condições previstas são excepcionais, a variação costuma ser pequena.

A Metsul, desde o início da semana, vem alertando para chuvarada e ventania memoráveis neste final de semana. Informa sobre o centro de baixa pressão que vem do noroeste (do norte da Argentina) e que há "risco de intensas precipitações na noite de hoje (sexta) e no sábado". Apesar da riqueza de detalhes e instrutivos comentários passados em seu blog, a Metsul não indicou a direção do vento.

Ventos do Sul
O WindGuru (veja gráfico ao lado) mostra que vai roncar até 20 nós no sábado, mas do sul, e minimiza as chuvas no período. O Somar concorda com o WindGuru quanto à direção e velocidade dos ventos, e prevê também pouca precipitação.

A conjunção de um ciclone extra-tropical formado no litoral do RS e um centro de baixa pressão vindo do noroeste, rota das encrencas do El Niño, pode ser a causa das instabilidades previstas. Os ciclones extra-tropicais normalmente formam-se no Atlântico, na costa da Argentina, e vêm subindo até o Uruguai, onde se afastam do continente. O que se nota no RS geralmente é a influência destes ciclones já a caminho do mar. Desta vez é diferente. Este ciclone vai se formar na costa do RS, o que não é habitual.

Na imagem do GRIB, ao lado, observa-se o vento previsto para o início da tarde de sábado, vindo do sul, gerado pelo ciclone extra-tropical no litoral gaúcho.

Como as fontes de meteorologia utilizam diferentes modelos e diferentes formas de apresentação dos dados, a comparação não é lá muito simples e induz a erros.

Unidades e interfaces
As unidades utilizadas pelas fontes de previsão de tempo para os ventos, por exemplo, variam: nós, km/h e m/s. A precipitação prevista é apresentada em mm/h, mm/3h, e "pouca chuva", "muita chuva", e outras. Alguns preferem ainda indicar um percentual de chance de chuva, como "80%". Os interfaces gráficos também são muito diferentes.

"Flechas"
As "flechas" mostradas no gráfico acima indicam a direção e a velocidade do vento. A oeste do Rio Guaíba, por exemplo, a flecha na cor verde indica que o vento será sul, de 15 nós: uma "pena" grande significa 10 nós e uma pequena indica 5 nós. Soma-se o valor das "penas" para obter a velocidade do vento. Observe que em Tapes,RS o vento poderá alcançar 30 nós (flecha vermelha), e no mar, a sudeste de Rio Grande, o vento chega a 35 nós (em lilás).

______________________________

Rio Guaíba "mexido" neste final de semana
Ventão, ondas e monotipos virados

07 Dez 2009
Em que pese a previsão de ventos de até 10 nós para Porto Alegre, o que se viu neste final de semana no Rio Guaíba foi algo diferente. Em velejada no Delta36 Canibal, a ida para Itapuã foi marcada por ventos de 25 nós do sudeste, rondando, com rajadas de 30 nós e com ondas de bom tamanho para o rio coberto de carneirinhos, aí por volta do meio dia de sábado. O Canibal velejava com a genoa 1 e vela grande na segunda forra de rizo. Bem adernado, com a borda falsa de sota a uns 4 dedos da água, tudo caiu de cima dos assentos na cabine. Respingos d'água entravam a toda hora no cockpit por cima do costado de barlavento. Volta e meia o veleiro "perdia o leme". Pode ser surpresa para alguns, mas é um prazer muito especial timonear um veleiro como este em uma condição dessas.

O Veleiros do Sul continua com os trapiches submersos. A Praia do Sítio (foto acima) estava com a margem bem estreita já que o rio alto cobriu a maior parte da praia. O vento do sul represará o rio que certamente voltará a subir.

No domingo, o vento sudoeste deixou o rio muito mexido e fez a temperatura cair bastante (na foto ao lado, minutos antes da frente nos alcançar) . O retorno de Itapuã à tarde foi bem balançado, com vento de alheta.

Ao arribar na costa norte da Ponta Grossa para comer a paleta de ovelha assada durante a velejada, o vento apresentava-se do norte, voltando depois a soprar do sudoeste novamente.

Na regata havida em Porto Alegre na tarde de domingo, o saldo foi de panes, como uma retranca quebrada, e diversos monotipos virados.

 

______________________________

 

Recorde secular de precipitação no RS
Uma primavera esquisita

04 Dez 2009
Depois de um inverno frio e chuvoso em Porto Alegre, a tão esperada primavera decepcionou. Mesmo sendo esta estação caracterizada por temporais e variações súbitas do tempo, neste ano está ainda mais esquisita. O mês de novembro foi o mais chuvoso do período nos últimos 100 anos, segundo os registros do 8º Distrito de Meteorologia.

É tão ruim a situação no RS que o governo federal prometeu R$ 162MI para ajudar nos prejuízos das enchentes, em que pese não ter ainda chegado a verba prometida para auxiliar no drama da grande estiagem do outono deste ano (272 municípios em situação de emergência).

O Jornal Zero Hora de hoje publicou imagens de satélite (acima) fornecidas pelo INPE, do início e do fim de novembro, mostrando os cursos d'água do RGS. Os rios gaúchos e uruguaos estão bem fora da caixa. A Régua da Harmonia, segundo a SPH, marcava 2,20m ao meio dia de hoje. O rio esteve mais alto ontem à noite.

Ventos do quadrante oeste com rajadas de mais de 20 nós, cfe estação do Jangadeiros, fizeram estourar ondas na costa leste do Guaíba na noite de ontem, de forma atípica (foto).

Foram esses ventos que aliviaram um pouco o nível do rio, represado até ontem à tarde por ventos de 20 nós do sul, cfe a estação do NoAA no aeroporto.

O represamento até a noite de ontem fez com que os trapiches do Veleiros do Sul, do Iate Clube Guaíba e do Clube dos Jangadeiros (foto de hoje, com água mais baixa) ficassem submersos. A água
no domingo ficou no nível da ponte da ilha do Jangadeiros.

O quadro é de chuva, enchentes, temporais, instabilidades e agruras decorrentes. Uma centena de municípios gaúchos declararam estado de emergência.

Contudo, a situação geral não é tão inusitada. Em novembro de 1986 choveu em Porto Alegre 283mm, contra os 293mm deste novembro que passou. Para se ter uma idéia do que isso significa, é como chover 1 centímetro por dia durante todos os 30 dias do mês.

A temperatura cairá hoje, cfe a previsão, para 11ºC na fronteira com o Uruguai. Em dezembro!!! Em Porto Alegre, ficará em 14ºC (mínima prevista de 7ºC em S. José dos Ausentes). Mas nem tudo está perdido para esse final de semana, que deverá ter ventos favorecendo cruzeiros para o sul (E, NW e S) e com muito sol no sábado, cfe as fontes consultadas.

E o Cruzeiro do Bugio? Bem que poderia ser realizado amanhã, com ventinho bueno para cruzeiro e com sol. A não ser pelo fato da Praia do Sítio estar completamente tomada pela água...
_______
Foto das ondas estourando: Zero Hora; Trapiche do Jangadeiros: Fernando Lisboa Jr.

 

_____________________________

Temporal no sul no último sábado de novembro
Típicos da primavera, afora a excepcional enchente

29 Nov 2009
O temporal ocorrido em Porto Alegre na manhã de ontem fez adernar os veleiros atracados no Iate Clube Guaíba. Segundo o INMET, as rajadas de SE alcançaram 28,6 nós. A estação no Clube dos Jangadeiros registrou um SW de até 33,5 nós. O vento manteve-se acima dos 20 nós até o meio-dia,

No Clube Náutico Tapense, em Tapes, à margem da Lagoa dos Patos (foto ao lado), o temporal sul entrou firme também, ao redor de 30 nós, segundo medição do Comte Heloiz Azevedo.
Vídeo gravado no CNT durante o temporal.

O rio Guaíba está alto. A água, que chegou a encobrir trapiche do ICG neste sábado, encontrava-se a mais ou menos 40cm acima dos trapiches do Veleiros do Sul no final da tarde, e subindo, mesmo sem precipitação na capital, por conta do que vem descendo dos afuentes, e do represamento do rio pelo vento persistente do sudeste. Há previsão de pancadas de chuva para este domingo em P. Alegre, segundo o jornal Zero Hora e o Accuweather. As demais fontes anunciam um dia de sol, coisa rara nas últimas semanas.

O Rio Grande do Sul está com 60 municípios em situação de emergência devido às enchentes. Ministros sobrevoaram hoje algumas regiões atingidas e liberaram verba para auxiliar na cobertura de prejuízos no estado.
Segundo a Defesa Civil, há 4.904 desabrigados e 15.410 desalojados no RS.

No mapa ao lado, a extensão da região hidrográfica do Rio Guaíba.

A previsão de chuva se mantém para a próxima semana segundo fontes de meteorologia consultadas.
Foto: Miguel Sanchis

 

____________________________

O Cruzeiro do Bugio está suspenso
Quando o tempo estabilizar, nova data será agendada

26 Nov 2009
Previsões de chuva para este final de semana, instabilidade sistemática do tempo há mais de um mês, previsões meteorológicas sem confiabilidade, falta de expectativa para a estabilização do tempo, e ainda o Rio Guaíba muito alto e com forte correnteza determinaram a suspensão do Cruzeiro do Bugio.

Os inscritos no Cruzeiro do Bugio não querem mais nem ouvir falar de adiamentos. A Marinha, a Secretaria do Meio Ambiente e a administração do Parque de Itapuã já receberam 4 mensagens com alterações da data do cruzeiro. O pessoal que vai preparar a alimentação no parque já fez planos 4 vezes. Até os bugios devem estar pensando que é preciso mudar a regra para marcar a nova data. Estamos há um mês espreitando as previsões dia após dia e refazendo planos frequentemente. A única certeza é de que a instabilidade do tempo vai continuar. Há pouca esperança de melhoria significativa nas condições meteorológicas neste final de ano.

A animação das imagens de satélite apresentadas pelo Accuweather mostra uma nuvem do tamanho do RS vindo em direção a Porto Alegre, como na imagem ao lado.
E daí? Vai chegar até aqui? Significa chuva ou é só nebulosidade? E se for chuva, vai chegar quando?
O que dizem os meteorologistas?
Segundo o jornal Zero Hora, eles dizem que "nas próximas horas, essa forte área de instabilidade avança sobre o ar quente que predomina há dias no Estado e provoca temporais a começar pela fronteira oeste. Ainda na madrugada de quinta-feira há risco de chuva localmente forte, vendavais, descargas elétricas e granizo em pontos localizados".

Todas as fontes consultadas na madrugada de hoje informam que vai chover no sábado, menos o Epagri, afirmando que a chuva vem é no domingo. Todas as fontes dizem também que o vento será leste, menos o CPTEC que indica um oeste impróprio para nós. Sempre tem um do contra. Pelo que vê nas previsões, não vai ser muita água, mas algumas fontes, como o Somar, emitiram alertas de tempestade para o sábado.

Condições do rio
O nível do Rio Guaíba está bem acima do normal. Nessa noite a água encobriu o trapiche 3 do Veleiros do Sul. A Régua da Harmonia já marcava mais de 2 metros ontem pela manhã. Isso significa que a Praia do Sítio está quase tomada pela água e que um grande volume de tocos está descendo o rio. Segundo o Comandante Ricardo Eick, o Rio Jacuí continuava subindo ontem à tarde, quando ele fotografou o Porto Velho de Rio Pardo totalmente "afogado" (foto acima). Vem aí mais água para o Guaíba.

"Dezembro mais chuvoso que o normal"
Enquanto isso, há estimativas de que tenha havido ontem ventos de 60 nós, tornados e outros exageros da natureza no RS, com muitas destruições interior afora. A Zero Hora informa que "o fenômeno climático El Niño, que vem atuando e trazendo chuva acima da média nos últimos meses, continua atuando e por isso mantendo a previsão de um mês de dezembro mais chuvoso que o normal". Além da encrenca que vem da Argentina por oeste, diz o jornal também que "uma frente fria avança sobre o RS, vinda do Uruguai". É intempérie pra todos os gostos!


Qual a sua sugestão
para a nova data: janeiro, fevereiro ou março?


Nome
e-mail

Pausa no agendamento
O Cruzeiro do Bugio foi marcado para novembro, e não para outubro como em outros anos, porque havia previsão de instabilidade. Desde a primeira semana de novembro temos adiado o cruzeiro, já anunciado para os dias 7, 14, 21 e 28. Diante dos fatos e das previsões, e depois de ouvirmos a opinião de alguns inscritos e patrocinadores, entendemos que é mais conveniente suspender a realização por ora, voltando a agendar quando esta longa instabilidade finalmente cessar.
O Cruzeiro do Bugio não está cancelado. Aguardamos condições de melhor definição do tempo para reagendá-lo. Não é conveniente aos interessados no evento adiá-lo sucessivamente sem perspectivas do tempo firmar.

Final de ano
Além da previsão de dezembro ser chuvoso, é o mês de aniversário do Clube dos Jangadeiros e do Veleiros do Sul (comemorações nos dias 5 e 12, respectivamente). Alguns inscritos no Cruzeiro do Bugio pretendem participar das atividades dos clubes. O calendário de vela encerra-se no dia 13 de dezembro porque daí para a frente as atenções de todos estão voltadas às festividades de final de ano. De resto, não há previsão para o tempo "se acomodar" em dezembro. Isso posto, entendemos que o evento deva ser agendado para o primeiro trimestre de 2010, em data a ser marcada assim que o tempo se ajeitar. Alguns sugerem a realização em janeiro ou fevereiro. Outros pensam em março. Envie sua opinião através do campo acima!

A correnteza do rio está forte, tendo sido um dos motivos do adiamento da Regata Noturna "Wet Wednesday", ontem.
A instabilidade do tempo está fazendo água na organização dos eventos náuticos em Porto Alegre há mais de mês, com participação aquém do esperado. Além das previsões não serem confiáveis, tem chovido muito. Segundo a NASA, o Rio Grande do Sul é o lugar onde mais choveu em novembro em todo o planeta (veja mais abaixo, na notícia anterior).

Camisas x Inscrições
Os comandantes inscritos poderão apanhar, a partir da semana que vem, as camisas comemorativas, como a da velejadora Grazi Barth (foto ao lado). E falando em chuva, imagine o que deve estar chovendo na horta de uma gauchinha assim lindaça.

As inscrições já efetuadas terão plena validade por ocasião da nova data a ser agendada. No entanto, considerando os transtornos com tantos adiamentos sucessivos, os que preferirem a devolução do valor pago, poderão recebê-lo no local onde foi feita a inscrição.

____________________________

Confusão meteorológica
Meteorologistas discutem causas da chuva no RS

23 Nov 2009
A meteorologia tem andado aos tropeços no Rio Grande do Sul. O tempo anda tão esquisito que os profissionais da área têm discordado sobre as causas da chuvarada que desabrigou 4.500 pessoas no Estado, segundo a Defesa Civil. Ciclones passando muito perto do RS, influência do clima na Amazônia, El Niño, e por aí seguem discutindo. O jornal Zero Hora deste domingo tabulou as opiniões dos meteorologistas, mostrando diferentes interpretações sobre as causas do que tem acontecido por aqui.

Segundo a Comandante Christina Silveiro, comodoro do Clube Náutico Itapuã, choveu bastante em Itapuã na noite de sábado para domingo, com muitos raios e trovoadas. No domingo entrou vento do oeste, conforme previsto, gerando muitas ondas no rio. As condições eram impróprias para fundeio na Praia do Sítio, bem como em toda a costa da região.

A NASA divulgou imagem (ao lado) informando que o RS é a região onde mais choveu no planeta em novembro. Segundo Zero Hora, meteorologistas daqui questionaram a informação. O questionamento faz lembrar do Furacão Catarina, classificado pelo creditado NoAA como Furacão e negado pela CPTEC, que não previu o fenômeno que causou mortes e elevados prejuízos há 5 anos.

A meteorologia da Marinha havia alertado para ventos fortes na área alfa durante o final de semana. A menos de 40 milhas de Itapuã, na costa do oceano, o nordestão comeu. Em Mostardas, rajadas de até 60 nós foram registradas pelo INMET no sábado, chegando a 64 nós no domingo (Força 12, ou "Furacão", na Escala Beaufort).

Em que pese a unanimidade das previsões com alta probabilidade de chuva em Porto Alegre durante todo o final de semana, algumas delas aliás, mantidas até a tarde de sábado, choveu apenas na virada de sábado para domingo.

A grande instabilidade do tempo e o vento do oeste no domingo ratificaram o terceiro adiamento do Cruzeiro do Bugio, previsto originalmente para 07 e 08 de novembro. Segundo informações obtidas pelo Popa na tarde de ontem, o faroleiro do Farol de Itapuã por pouco não ficou sem gêneros alimentícios ontem, devido às más condições para a aproximação de embarcações ao farol, localizado a menos de uma milha da Praia do Sítio, onde será realizada a atividade ambiental do Cruzeiro do Bugio. Quando, exatamente, não se sabe ainda. Esperamos que seja no próximo final de semana.

____________________________

Muita chuva do norte, e muito vento do sul
Chuva vinda de longe e vento de furacão atormentaram a semana no RS

21 Nov 2009
Quem já experimentou 70 nós de vento?
Certamente poucos já sentiram isso. Para ter uma idéia do que seja, basta ficar com o rosto para fora do carro a 130km/h. Foi esse o vento que soprou do quadrante sul nesta sexta-feira no litoral norte gaúcho.

A medição foi da estação do INMET, em Tramandaí, a 120km a leste de Porto Alegre, registrando rajadas de 71,5nós (36,8m/s ou 132km/h) logo no início da tarde. Vidros dos prédios voaram e muitas casas foram destelhadas. Quem passou pela BR-101 ontem pode perceber os estragos à beira da rodovia, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde já chegou um pouco menos violento: 37nós em Florianópolis. O vendaval fez o dono de uma banca de frutas à beira da estrada lembrar-se do Furacão Catarina.

 


Registros da Estação Automática do INMET em Tramandaí,RS

Porto Alegre teve 5 mortos em função da ventania. Cerca de 1 milhão de pessoas ficou sem energia na região metropolitana. A cidade assistiu a todo o tipo de encrencas que um vento desses tem direito.

A imprensa tem quantificado os prejuízos a todo instante. No contraponto da desgraça, um surfista demonstrou suas habilidades no Arroio Dilúvio.

Ventos de furacão
A Escala Beaufort, que classifica a intensidade do vento, considera o que soprou em Tramandaí como "furacão", o mais alto grau da escala.

E vem mais água
A animação de imagens do Grib mostra a origem da precipitação que tem caído aqui no sul do Brasil. A seta branca sobreposta à imagem original do Grib indica que a chuva vem do noroeste da América latina, com a assinatura do El Niño.

O Grib mostra também que está por cair muita água neste final de semana em Porto Alegre. Segundo o WindFinder, vai chover mais de 60mm entre as 10 da manhã e a uma da tarde de domingo.

E como se não chegasse a ventania vinda do sul, agora vem do norte (seta preta na imagem ao lado). A Marinha emitiu ontem Aviso de Vento Forte/Muito Forte do quadrante norte para este final de semana (Força 7/8) na área Alfa (Do Chuí ao Cabo de Santa Marta).

Quanto ao Cruzeiro do Bugio, por enquanto resta-nos providenciar guarda-chuvas para os bugios de Itapuã, como sugere a alteração do logo do evento criada e enviada ao Popa.com.br pelo navegador Gustavo Geyer.

____________________________

Cruzeiro do Bugio adiado para 28 e 29 de Novembro
Terceiro adiamento por conta da meteorologia

19 Nov 2009
As previsões das 7 fontes consultadas forçaram novo adiamento do Cruzeiro do Bugio. Está dando o que fazer!

A meteorologia vem apontando o fenômeno "El Niño" como principal causa da primavera tão chuvosa. Segundo o jornal Zero Hora de hoje, ontem choveu em Camaquã, a 120km de P. Alegre, 97% da média mensal. Uma frente fria associada a um ciclone extratropical completaram o quadro atual no RS. Desde o dia 7 passado, data original do Cruzeiro do Bugio, em Porto Alegre choveu em 9 dos 12 dias decorridos, cfe o INMET - Instituto Nacional de Meteorolgia. Há grande variação diária nas previsões de cada fonte.

Precisão das previsões
Neste momento, 13:15h de quinta-feira, chove muito em Porto Alegre e a estação do NoAA, no aeroporto Salgado Filho, está indicando rajadas de 42 nós de SSW e presença de nuvens Cumulonimbus. O INMET registrou 47 nós nas rajadas. A Defesa Civil do RS havia previsto ontem rajadas de até 100km/h para hoje. Já o Windguru está mostrando 36mm/3h para agora, do SW, compatível com a realidade. O Windfinder acertou também. Idem o Accuweather ("tempestade severa à tarde"). O Somar atirou bem perto. O Grib também previu a encrenca.

"Essa questão do clima é delicada por que?"
A propósito das dificuldades nas previsões meteorológicas, ouça o discurso do Presidente da República, na sexta-feira passada, tentando explicar por que o clima é tão imprevisível. Após citar Freud, o presidente indagou:
"Essa questão do clima é delicada por que? Porque o mundo é redondo.".
E prosseguiu, apresentando hipóteses curiosas sobre a questão ambiental. Assista vídeo de 1 minuto e meio com o discurso.

Unanimidade molhada
Seja por uma ou por outra causa, a previsão é de chuva para este final de semana. O Windguru prevê 5,9mm/3h no sábado e 9,6mm/3h no domingo. O WindFinder aponta 7mm no sábado e 5 no domingo. Somar diz que todo o final de semana terá pancadas e chuvas. Epagri mostra chuva no muita chuva no sábado e chuva no domingo. O Accuweather aponta para chuvas algo pesadas para o sábado, com possibilidade de forte tormenta ao entardecer. Por fim, o Grib também prevê chuva para sábado e domingo. Além da chuva, algumas destas fontes prevêem vento do oeste ou noroeste no domingo, inconveniente para fundeio em Itapuã.

Data / Fonte
Sábado (21/11)
CHUVA
CHUVA
CHUVA
CHUVA
MUITA CHUVA
CHUVA
CHUVA
Domingo (22/11)
CHUVA
CHUVA
CHUVA
CHUVA
CHUVA
CHUVA
CHUVA
(previsões obtidas na tarde de hoje)


____________________________

Previsões com alta probabilidade de chuva permaneceram até sábado
A semana deve ter sido difícil para a meteorologia

16 Nov 2009
A julgar pelas previsões para Porto Alegre e pelo ocorrido no sábado e no domingo, foi uma semana difícil para a meteorologia.

Com exceção do Accuweather, todas as fontes alteraram suas previsões seriamente até sábado inclusive, e nenhuma acertou.

Na madrugada de sábado choveu muito. Foram grandes estragos na região metropolitana de P. Alegre e alagamentos na capital. Mas daí até o final do domingo não choveu mais. No entanto, o céu esteve encoberto durante todo o final de semana, e com ares de chuva o tempo todo.

A nebulosidade foi total, com nuvens altas e baixas, declínio de temperatura, e ventos com rajadas de até 20 nós mudando de direção frequentemente. A probabilidade de chuva era alta, como informava o jornal Zero Hora no sábado (veja ao lado).

Ponto para o Mestre Geraldo Knippling, que alertou para a baixa confiabilidade das previsões (leia abaixo).

O tempo não foi efetivamente impraticável para a realização do Cruzeiro do Bugio neste final de semana, apesar de todas as previsões terem apontado para a inviabilidade de desembarcarmos famílias em praia sem qualquer benfeitoria.

De qualquer forma, o tempo não estava nada atraente para um cruzeiro. E de resto, o tráfego de embarcações de recreio no Rio Guaíba durante o final de semana foi desprezível.


____________________________

O Cruzeiro do Bugio foi novamente adiado
As 7 fontes consultadas preveem chuva

12 Nov 2009
A unanimidade nas previsões meteorológicas indicando chuva para o próximo final de semana forçou novo adiamento do Cruzeiro do Bugio 2009, que havia sido reprogramado para 14/15 de novembro. Todas as 7 fontes consultadas indicam precipitação para sábado, e a maioria para domingo também.

As previsões não são de muita chuva, nem muito confiáveis. O Mestre Geraldo Knippling ensina que - anotem essa! - quando a variação da pressão atmosférica prevista para os próximos dias é pequena, a previsão do tempo torna-se menos confiável. É o que mostra o WindFinder de hoje até o final de semana.

Caso tivéssemos previsões opostas, poderíamos aguardar até a véspera para decidir por um adiamento, torcendo por bom tempo. Mas diante das previsões apontando condições desfavoráveis, e considerando atividade ao ar livre em praia sem abrigo de intempérie, entendeu-se que, lamentavelmente, é preferível adiar o Cruzeiro do Bugio desde já para o final de semana seguinte, 21 e 22 de Novembro.

Data / Fonte
Sábado (14/11)
CHUVA
CHUVA
CHUVA
CHUVA
CHUVA
CHUVA
CHUVA
Domingo (15/11)
CHUVA
NUBLADO
NUBLADO
CHUVA
CHUVA
CHUVA
CHUVA
(previsões obtidas no início da madrugada de hoje)

____________________________

Mais um adiamento?
Provavelmente sim

11 Nov 2009
As previsões meteorológicas têm indicado chuva para o final de semana 14 e 15 Novembro. As 6 fontes consultadas indicam a mesma probabilidade.

O Windguru prevê precipitação de 23mm/h para o sábado. O Windfinder tem previsão bem parecida. O Somar indica "Pancadas", enquanto que o Accuweather fala em alerta para fortes tempestades. O Grib (imagem mais abaixo) mostra chuvas também. A previsão da CPTEC indica erro (o dia todo com a mensagem "Tente novamente").

Pior do que adiar um evento deve ser adiar com muita antecedência e ver nascer um lindo dia na data prevista.

As previsões podem mudar com a aproximação da data. Até a noite de amanhã, quinta-feira, teremos decido sobre o adiamento.

 

_______________________________

Bugio ensopado não ronca

08 Nov 2009
Choveu copiosamente em Porto Alegre na manhã e em parte da tarde de ontem, sábado, 7. Entre 10:00 e 11:00h a precipitação foi de 20mm e ao meio-dia ainda chovia 13mm/h. Às 13:00h caiu para 5mm/h, subindo para 8 às duas da tarde. Idem às 16 horas. Rajadas de 21 nós, tudo conforme o INMET.

A estação meteorológica do Clube dos Jangadeiros registrou 74mm/h às 10:29h da manhã, o que aparentemente pode sugerir algum exagero de leitura. Em todo o caso, no final da manhã de hoje havia carros estacionados na zona sul de P. Alegre, com água na altura do parabrisa. Conforme ainda a estação do CDJ, às 15:00h havia rajadas de 27,6 nós do sudoeste.

Acertos e fiasco da meteorologia
As fontes de previsão do tempo tiveram bom índice de acerto, de modo geral, notadamente o WINDGURU, que cada vez mais tem sido citado como a principal fonte de referência dos navegadores.

O fiasco da classe ficou por conta do CPTEC, a mesma instituição que negou o Furacão Catarina em 2004. O gráfico abaixo, prevendo apenas um chuvisco para a manhã de ontem e um máximo de 4mm/h às 20:00h (GMT-4), estava ainda publicado às 17:00h de ontem, sábado 7/11, no site do CPTEC. Acredite se quiser. É um descaso bárbaro. Veja a previsão da CPTEC de sexta-feira. A propaganda é grande com supercomputadores e outros aparatos tecnológicos mais, conforme o site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, órgão do INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mas os resultados estão muitíssimo aquém do que se poderia esperar, comparando-se com outras fontes.

Dificuldades do adiamento
O adiamento do Cruzeiro do Bugio, a partir das previsões consultadas, foi acertado. Ninguém gosta de ver um evento adiado. Nem os inscritos nem a organização do evento. É muito trabalhoso adiar um evento náutico. Diversas organizações e colaboradores precisam ser avisadas. Da Marinha ao piloto que vai sobrevoar o local para fotos aéreas, e da Administração do parque ao técnico que vai soltar os foguetes na largada. Vários procedimentos da preparação do evento têm que ser refeitos e muitas consultas dos inscritos precisam ser respondidas sobre o adiamento. Por outro lado, a programação dos tripulantes inscritos sofre contratempos. Enfim, isso tudo faz parte da navegação de recreio.
O pior mesmo é decidir sobre adiar ou manter a data. Desta vez foi fácil, mas com previsões muito desencontradas, ou com previsões de "nublado sujeito a chuva" é difícil. O adiamento é sempre uma encrenca, mas bugio ensopado não ronca.

____________________________________________________________________________

Cruzeiro do Bugio foi adiado

05 Nov 2009
As previsões meteorológicas para este final de semana continuam indicando chuvas. Diante da ênfase com que as fontes consultadas anunciam a chuva (veja quadro abaixo), principalmente para o sábado, é preferível adiar o Cruzeiro do Bugio desde já do que gerar atropelos com adiamento de última hora.

O evento fica adiado para o próximo final de semana, 14 e 15 de novembro de 2009.

Os novos prazos para as inscrições passam a ser:
R$30/tripulante até 5ª feira, dia 12/11/09.
R$40/tripulante na 6ª feira, dia  13/11/09.
O prazo de inscrição termina às 17:30h de sexta-feira, dia 13 Nov 2009.

Data / Fonte
Sábado (7/11)
POUCA CHUVA
MUITA CHUVA*
CHUVA**
CHUVA
MUITA CHUVA
CHUVA
CHUVA
Domingo (8/11)
CHUVISCO
POUCA CHUVA
CHUVISCO
CHUVA
SEM CHUVA
NUBLADO
POUCA CHUVA

(*) Até 17mm/h
(**) Até 20mm/3h

____________________________________________________________________________

Previsão de adiamento

04 Nov 2009
Previsões desencontradas x previsão de adiamento

Diferentes fontes informam previsões meteorológicas diferentes. Até aí nada de novo, mas as diferenças estão muito grandes para este final de semana. Está difícil de saber o que vai acontecer nas datas previstas para o Cruzeiro do Bugio. Caso até amanhã, quinta-feira, não haja predominância de previsões meteorológicas francamente favoráveis, o adiamento será proposto, já que o Cruzeiro do Bugio não pode ser confirmado com previsão de chuva ou de ventos desfavoráveis para fundeio em Itapuã.

Das 7 fontes consultadas, todas menos uma indicam chuva para o sábado. As previsões para o domingo estão divididas. Em que pesem todos os atropelos à organização e aos participantes do evento, tudo indica que o adiamento será inevitável. Em todo caso, como as previsões com 48 horas de antecedência tem bem mais chances de acerto do que as de 72 horas, é conveniente aguardar mais algumas horas para decidir . Frequentemente as previsões de tempo sofrem antecipação ou atraso. Persistindo as previsões atuais, o evento será adiado para o próximo final de semana, 14 e 15 de Novembro.

Às 23h desta quarta-feira as previsões consultadas indicavam, em resumo, as seguintes condições de tempo para o final de semana:

Data / Fonte
Sábado (7/11)
MUITA CHUVA
MUITA CHUVA**
CHUVA
CHUVA
TEMPO BOM***
CHUVA
CHUVA
Domingo (8/11)
MUITA CHUVA*
CHUVA
NUBLADO
NUBLADO
TEMPO BOM
NUBLADO
POUCA CHUVA

(*) 10mm/h no domingo
(**) 30mm/3h na manhã de sábado
(***) A fonte não previu a chuva de hoje em P. Alegre

Intensidade de chuva
O que significa "milímetros de chuva por hora" (mm/h)?
De forma simplista, é a altura de água acumulada durante uma hora em um recipiente exposto à chuva. Informações técnicas

Conforme a intensidade, as chuvas podem ser (REICHARDT, 1986):
Chuva fraca: até 2,5 mm/h. Constitui-se de gotas isoladas, facilmente identificáveis. Neste grupo tem-se a garoa – precipitação uniforme, de gotículas de diâmetro inferior a 0,5 mm e muito numerosas.
Chuva moderada: de 2,5 a 7,5 mm/h. As gotas isoladas são dificilmente observáveis. Formação relativamente rápida de poças dágua.
Chuva forte: intensidade superior a 7,5 mm/h. A chuva parece cair em lençóis, não sendo possível identificar gotas isoladas. Observa-se formação rápida de poças dágua. A visibilidade é prejudicada.
Fonte: "Fundamentos de meteorologia e climatologia" (Prof A.S.Oliveira/NEAS/UFRB)

____________________________________________________________________________

Cruzeiro do Bugio
Aviso

28 Out 2009
O Cruzeiro do Bugio

A Praia do Sítio é, sem dúvida, a mais bonita do Rio Guaíba. Situada em área de preservação ambiental, a área faz parte de uma unidade de conservação ambiental, o Parque de Itapuã. O local é reduto dos bugios ruivos, uma espécie em extinção. Nas cheias, o Guaíba deposita na praia embalagens de plástico e outros objetos que descem o rio boiando, aí incluídos aparelhos completos de TV, sofás, e outros objetos inusitados.

Reunindo todos os navegadores (veleiros, lanchas e caiaques), o Cruzeiro do Bugio chama a atenção para a questão ambiental através de um mutirão, em demonstração clara e objetiva da importância da preservação ambiental e da educação ambiental. Os objetos plásticos são ensacados por nós e levados pelos funcionários do parque paa um lixão. Em 2006, 41 embarcações e mais de 100 navegadores participaram do evento. Em 2007 tivemos 44 embarcações.

Programação
No sábado vamos até a Praia da Pedreira, em Itapuã. No Domingo pela manhã seguimos até a Praia do Sítio. Retorno a Porto Alegre à tarde. Para quem vai de lancha, a partida no Domingo pela manhã pode ser uma opção interessante.

Datas alteradas cfe indicado mais acima
Sábado, dia 7 de Novembro de 2009

Largada às 11 horas, junto ao farolete do Veleiros do Sul. Percurso livre. A distância aproximada do Veleiros do Sul à Praia da Pedreira é de 22 milhas náuticas (41km). Chegada na Praia da Pedreira no decorrer da tarde. Desembarque. O trapiche estará reservado para o desembarque dos participantes e para casos especiais. Alguns participantes auxiliarão o desembarque/embarque com seus botes infláveis. Na Praia da Pedreira há churrasqueiras ao ar livre para os interessados em utilizá-las. Há também amplos banheiros muito bem cuidados. A organização do evento servirá bebidas e choripan.

Domingo, dia 08 de Novembro de 2009
Translado à Praia do Sítio. Da Praia da Pedreira à Praia do Sítio são 1,2 milhas náuticas. Desembarque a partir das 9 horas. Locução de biólogo pelo VHF, com informações sobre fauna e flora do Parque, a confirmar.
Encerramento das atividades às 14 horas.
Retorno livre para Porto Alegre. Sugere-se um curto passeio pela Lagoa dos Patos até a Praia do Tigre, a critério de cada comandante.Os primeiros a desembarcar verão pegadas e rastros dos animais nativos na praia, como lagartos, capivaras e outros. O desembarque autorizado representa também uma oportunidade única para fotografar e caminhar na Praia do Sítio sob as centenárias figueiras, apreciando a beleza ímpar do local. Fazer exercício. Conviver.

Autorização Especial para desembarque
O desembarque na Praia da Pedreira e na Praia do Sítio são normalmente proibidos por pertencerem ao Parque Estadual de Itapuã. O desembarque foi autorizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente exclusivamente aos tripulantes de embarcações inscritos no evento.

Embarcações que podem participar
Qualquer embarcação de recreio, a vela, a remo ou a motor, exceto aquelas com propulsão a jato de água, cfe determinação do Regulamento do Parque.
Obs: Não é permitido acampar no Parque.

Camisas pólo alusivas ao evento
Os primeiros 80 tripulantes efetivamente inscritos terão direito a uma camisa polo com o logotipo do evento bordado no peito e os logos dos patrocinadores nas costas.

Inscrições
Imprima sua Ficha de Inscrição e leve-a preenchida

A inscrição deve ser feita obrigatoriamente pelo comandante da embarcação, nos seguintes locais:

1. Sociedade de Engenharia do RGS
Por ocasião da palestra do Comte Fontoura, na noite de 28 Out 2009.

A partir do dia 29 Out 2009, as inscrições poderão ser feitas nas lojas de produtos náuticos abaixo:

2. Equinautic (Zona Sul de P. Alegre)
Localiza-se na sede do Clube dos Jangadeiros (Rua Ernesto Paiva, 139 - Bairro Tristeza - P. Alegre).
Fone 51.3268-6675

3. Motoryama (Zona Norte de P. Alegre)
Av. Farrapos, 3946 P. Alegre. Filiais em Viamão/RS e Canoas/RS.
Fone: 51.3406-4000

4. Sul Náutica (Zona Sul) Fone: 51.3269-2332
Avenida Wenceslau Escobar 862 (pequena rótula próxima à do ICG)

5. Brack Boat (Zona Sul) Fone: 51.9877-6978
Localiza-se na sede do Iate Clube Guaíba, na Av. Guaíba.

Prazos alterados cfe indicado mais acima
Valor
:
R$30
/tripulante até 5ª feira, dia 5/11/09.
R$40/tripulante na 6ª feira, dia  6/11/09.
Tripulantes de caiaques tem 50% de desconto. Pagamento em dinheiro ou cheque. Crianças até 15 anos estão isentas de pagamento. A inscrição deverá ser feita pelo comandante da embarcação, pessoalmente.

Solidariedade
Traga 1 kg de alimentos não-perecíveis para doar à população carente de Viamão.

Término das inscrições
O prazo de inscrição termina às 17:30h de sexta-feira, dia 6 Nov 2009.

Obs: Um tripulante será considerado efetivamente inscrito após o pagamento da inscrição.

Comunicação por VHF
Durante o evento a comunicação por rádio ocorrerá pelo Canal VHF 69. Os Avisos e determinações de última hora serão comunicados por rádio.

Infraestrutura no Parque
A Praia da Pedreira tem um bom trapiche de madeira tratada e oferece algumas instalações aos visitantes. Os banheiros são quase tão bons quanto os dos parques do "primeiro mundo". Mesas e bancos. Churrasqueiras. Já a Praia do Sítio, que não é local de visitação habitual, não oferece infra-estrutura. O desembarque do Cruzeiro do Bugio nesta praia é uma exceção. O local está completamente desabitado há mais de 15 anos.

Condições desfavoráveis
Em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, o evento será transferido. O eventual adiamento será publicado no Popa.com.br.

Venha fazer a sua parte!
Contribua com a preservação do meio ambiente. Além de deixarmos a praia mais limpa e mais bonita, daremos o exemplo. E, de resto, navegaremos e confraternizaremos com os amigos. É um evento imperdível.

A Praia do Sítio
A beleza da Praia do Sítio começa pela forma levemente curva de seus 600m de extensão, encrustrada entre costões de rocha, no extremo sul do Rio Guaíba, quase na Lagoa dos Patos. De frente para Noroeste, a Praia do Sítio permite que se assista o pôr-do-sol, de camarote. Fundeando-se junto à praia, mais para a extremidade nordeste, enxerga-se o Farol de Itapuã piscando a pouco mais de meia milha dali. O local representa bom abrigo para fundeio quando não sopram ventos do quadrante Oeste (NW, W, SW), aliás os ventos menos freqüentes na região.

 

Por que o Bugio?
Onde é que os bugios entram nesta história? Por que Cruzeiro do Bugiu?
Os bugios vivem no mato. Em certas horas do dia o bugio faz um alarido danado, ouvido por toda a praia. Essa barulheira é chamada de ronco. O ronco do bugio. É um som alto, que vem de vários pontos do mato do Morro do Campista, na Praia do Sítio, com duração variável, mas que pode chegar a 1 minuto talvez, várias vezes por dia. Já ouvi o ronco no clarear do dia, à tardinha e ao meio dia. É um ronco grave, forte e, às vezes, intermitente.

Segundo informação do governo, o parque dá abrigo a uns 600 bugios-ruivos (Alouatta fusca).

O ronco ecoa pelos morros. Quem não sabe o que é aquele ruído que se escuta dos barcos fundeados, deve ficar, no mínimo, intrigado. Não se parece com nenhum outro som de animais. Aliás, não parece ser um ruído animal. Às vezes, é como um chiado grosso. É difícil de explicar. Enfim, é o ronco do bugio. O bugio é uma espécie ameaçada de extinção. Vive na beira de rios e lagoas e, apesar do baita alarido que faz no mato, não é agressivo. Em todo o caso, um amigo meu que quando guri costumava caminhar no mato cheio de bugios, entre a Praia das Pombas e a Praia da Onça, conta que aconteceu dos bichos defecarem nas mãos e jogarem as fezes neles lá embaixo.


Dizem os entendidos que o ronco do bugio pode ser ouvido a 2km, e serve para avisar a vizinhança dos limites do território do bando. No encontro de dois bandos, os bugios mostram o poder roncando. E, como algumas pessoas pensam que seja também entre nós, ganha quem gritar mais alto. E assim o bugio, senhor dos matos de Itapuã, foi escolhido como símbolo de nossos cruzeiros ambientais.


"Ronco do Bugio"
No Rio Grande do Sul, a expressão "Ronco do Bugio" denomina também festival de música folclórica, ritmo de dança, e é motivo de várias canções gaudérias, apontando-o como malvado, esperto e matreiro, como nos versos abaixo.

No lugar onde pousa bugio
Lobisomem se manda da cria
Vagalume apaga o candieiro
E o sol chega mais tarde no dia

Um pouco de História da região 
A região da Praia do Sítio já foi povoada pelos índios tupis e guaranis, e foi palco dos canhonaços contra os navios que vieram defender o Império na Guerra dos Farrapos (1835~1845). Fortes foram construídos no Morro de Itapuã e no Morro da Fortaleza, porque a navegação precisava ser feita (como ainda hoje) no estreito canal entre esses morros e a Ilha do Junco. Daí o nome Ponta da Fortaleza. Na segunda metade do século passado, alemães colecionadores e comerciantes de antigüidades cataram e levaram armas e outros objetos militares da região, inclusive os que estavam no fundo do rio, segundo contou uma senhora de idade, que morou na Praia do Sítio.

A informação foi confirmada pelo mergulhador que trabalhou na recuperação das peças.

Na Praia do Sítio e na Praia da Pedreira haviam vilas de pescadores até a criação do Parque de Itapuã, no início dos anos 90, quando a região foi desapropriada e o parque foi completamente fechado ao público. Somente após 10 anos de recuperação é que o parque passou a receber visitas.
Na foto de 1965, acima, cedida pelo Comte Carlos Altmayer Gonçalves Manotaço, observa-se o transporte de uma casa pela praia. Uma capela (veja a torre na foto ao lado) e ruínas de algumas casas abandonadas é o que sobrou das obras daqueles tempos.

Informações fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente
A destruição das fontes e nascentes e a escassez qualitativa faz com que muitos rios transformem-se em esgotos.
- Segundo dados da Organização Panamericana de Saúde, 20% dos brasileiros não têm acesso a água potável e 50% não têm coleta de esgoto.
- Pelo menos 2 bilhões de pessoas morrem por doenças de veiculação hídrica.
- A quantidade mínima de água para uma pessoa é de 40 litros/dia enquanto que no Brasil há bairros que consomem entre 350 a 400 litros/dia.
- Pelo menos 40% da humanidade poderá vir a sofrer problemas por falta de água no ano de 2025.
- Cuidar do Brasil é cuidar de cada cantinho destes 12% da água doce do planeta que se encontra no Brasil, e isto é uma grande responsabilidade nossa.

O Cruzeiro do Bugio representa um esforço   para não apenas deixar a praia mais própria para a vida, mas também mostrar à população atitude exemplar dos navegadores no cuidado a dispensar com a natureza. Que se incentive atitudes ecologicamente corretas.

Em resumo:
O plástico que vem boiando pelo Guaíba encalha na Praia do Sítio. Entendemos que podemos deixar a praia melhor do que está. Adotamos os bugios e queremos vê-los roncando sempre em alto e bom tom. O Cruzeiro do Bugio é uma atividade de caráter ambiental.
No sábado, desembarcaremos na Praia da Pedreira.
No Domingo desembarcaremos na Praia do Sítio, e mãos à obra.

Teremos a oportunidade também de caminhar e fotografar a bela praia. Às 14 horas estaremos embarcando de volta.

Prestigie
A organização do Cruzeiro do Bugio é a mais trabalhosa de todos os eventos náuticos, fruto da iniciativa de um grupo de navegadores amadores. O evento é um passeio náutico voltado à educação ambiental, inserida no contexto da navegação de recreio. Por outro lado, o evento representa uma oportunidade única para desembarque no Parque de Itapuã.

Responsabilidade
Cada comandante será responsável pela sua embarcação e pela sua tripulação, conforme a legislação vigente, cabendo-lhe conhecer e respeitar a legislação competente, regulamentos, avisos e instruções, e principalmente as normas da Marinha do Brasil quanto à embarcação, habilitação e navegação para participar deste evento, e o regulamento do Parque Estadual de Itapuã. A embarcação participante deverá dispor de combustível para percorrer todo o trajeto em caso de calmaria. Cada comandante assumirá individualmente todo e qualquer risco e responsabilidade sobre sua participação e de seus tripulantes, isentando os organizadores, patrocinadores e apoiadores do evento de toda e qualquer responsabilidade por perdas e danos que possam ocorrer a pessoas ou propriedades, tanto em terra quanto a bordo, como conseqüência da participação no evento, e que possam ocorrer antes, durante ou após o cruzeiro. Os participantes do Cruzeiro do Bugio deverão considerar que o evento irá gerar tráfego excepcional de embarcações na região e navegar com atenção extra.

O Cruzeiro do Bugio não é um evento público
A participação do Cruzeiro do Bugio está condicionada à inscrição. Não será permitido o ingresso de participantes por terra, salvo exceções autorizadas por escrito. 
O conteúdo deste Aviso poderá ser alterado. Consulte o Popa.com.br para conferir.
As fotos com navegadores foram tomadas no Cruzeiro do Bugio de 2006/07.

____________________________________________________________________________

Vem aí o Cruzeiro do Bugio
(Anúncio em 22 Out 2009)
Participe!


22 Out 2009
A Praia do Sítio é certamente a mais bela praia do Guaíba. Pertence ao Parque Estadual de Itapuã, uma área de preservação ambiental localizada no município de Viamão,RS, onde o desembarque é proibido. Graças à criação do parque, a fauna e a flora estão hoje preservadas. O local é habitado por capivaras, lagartos, bugios e várias outras espécies nativas. A flora inclui maricás, camboim e frondosas figueiras.
A praia não tem acesso por terra, garantindo total isolamento. É um reduto da natureza.

Bugios
Assim como as majestosas figueiras destacam-se na flora, os bugios salientam-se na fauna. Enquanto a maioria da bicharada permanece tímida, os bugios mostram-se através do ronco. São pequenos e não saem do mato, mas roncam grosso. O ronco dos bugios ecoa pelo morro proporcionando um ruído impressionante. É algo sem similar. Você já ouviu o Ronco do Bugio? Ouça agora.

Plástico encalhado
Objetos depositados rio acima e nos afluentes ficam retidos na areia da praia, poluindo a região. Aparece de tudo por lá. De sutiãs  a televisores inteiros, e de brinquedos a calçados. Tudo isso desce o rio boiando e encalha na praia. Nos últimos anos velejadores e lancheiros têm se reunido neste belo cenário para juntar e ensacar centenas de objetos plásticos encontrados na praia, como uma forma de chamar a atenção para a questão ambiental. O desembarque é feito através de licença especial da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Bons motivos para navegar
Venha participar desta atividade ecológica, à vista do belo Farol de Itapuã! O Cruzeiro do Bugio oferece bons motivos para Você navegar na companhia da família e dos amigos: participação ambiental, exercício físico em contato com a natureza, convívio descontraído, bela paisagem, fotografia. É atividade para todos os gostos e idades, com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do RS e, principalmente, da natureza.

Faça sua parte!

Programação
A ênfase do Cruzeiro do Bugio é a educação ambiental. A quarta edição deste evento náutico tão especial será realizada nos dias 7 e 8 de novembro próximos. O programa prevê largada na manhã de sábado, e desembarque na Praia da Pedreira, à tarde, com confraternização e choripan nas instalações do parque à noite. Pernoite em fundeio enluarado. No domingo pela manhã, translado para a Praia do Sítio e desembarque. Atividade durante a manhã. Após o encerramento do evento, ao meio-dia de domingo, fica a sugestão para uma voltinha pela Lagoa dos Patos, passando pelo Farol de Itapuã, Pedra da Argola e Praia do Tigre. Em caso de condições meteorológicas inapropriadas o evento será adiado.

Palestra
Na próxima quarta-feira, 28 de Outubro, será realizada uma palestra com tema especialmente desenvolvido para o Cruzeiro do Bugio pelo tão prestigiado Comandante Nelson Ferreira Fontoura, biólogo, velejador e lancheiro.
Local: Sociedade de Engenharia do RGS
Entrada: franqueada
Convidados: interessados no Cruzeiro do Bugio
Horário: 19:30h

Patrocínio:
Navegação Aliança
Equinautic
Motoryama
Compasso
Jimo
Triativa
ARO

Apoio:
Clube Náutico Itapuã - CNI
Secretaria Estadual do Meio Ambiente RS - SEMA
Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul - SERGS


Em breve, mais informações no Popa.com.br.

A data inicialmente planejada teve que ser transferida devido à acentuada tendência de chuva prevista para outubro (El Niño).



Patrocínio

Apoio

Clube Náutico Itapuã
(Autoridade Organizadora)

Edições anteriores:
Cruzeiro do Bugio 2008
Cruzeiro do Bugio 2007
Cruzeiro do Bugio 2006

Comentários Recebidos

24 Out 2009
Valdi Morais

Parabens por este cruzeiro. É bom saber que tem gente envolvida nestas questões e junto com a vela.

28 Out 2009
Marco Menezes

Boa noite amigos.

Não consegui voltar a tempo ao RS para assistir a palestra do Comandante Nelson Ferreira Fontoura.
Respeitosamente pergunto: teria o Comandante condições de nos disponiblizar a todos o conteúdo da palestra reservada para hoje na Sociedade de Engenharia?
Um forte abraço.

Marco Menezes
Veleiro Mucuripe/VDS

1º Nov 2009
José Accetta - Veleiro Vésper

Quem não compareceu na SERGS, no dia 28 perdeu uma grande oportunidade de ver e ouvir uma das mais interessantes palestras sobre meio ambiente, de um ponto de vista absolutamente universal. A Palestra do Comandante Nelson foi primorosa e de um conteúdo consistente.
Quem foi, ouviu e viu o relato de um trabalho extensivo, realizado pelo professor Nélson ao longo dos últimos anos.
Parabéns!!!

05 Nov 2009
Marcelo
Grande decisão, Cmte.Danilo.
Não podemos deixar molhar o salchipão!
Abs.
Marcelo

07 Nov 2009
José Torelly Campello
Além da curiosidade que desperta numa praia normalmente fechada à aterragem de veleiros, a satisfação que se experimenta depois do mutirão concluído é incrível, ainda mais quando ovacionada com o ronco dos bugios

09 Nov 2009
José Geraldo Moeller
Bom dia Danilo!
Ao chegar de minha viagem, que coincidiu com o CB (Cruzeiro do Bugio) vi que tinha sido adiado. Para mim foi bom, irei no dia 14. Certamente para outros será o contrário. Mas há varios anos, tenho dado preferencia ao Windguru que acerta quase sempre. Quanto ao CPTEC, não tenho muita confiança.

10 Nov 2009
Marcos Boeira

Parabéns Danilo,
Tua organização é sempre impecável e o adiamento foi acertado.
Esperemos por melhores ventos...
Abç!
Boeira.
Texas/CNT

11 Nov 2009
Luiz Morandi

Olá Danilo. O importante é um Cruzeiro com qualidade, segurança e que possamos dar à praia o carinho que ela merece.
Os adiamentos fazem parte deste objetivo.
Abraço
Luiz morandi
Chamonix

12 Nov 2009
VLADEMIR

EU ACHO QUE VOCÊS ESTÃO COM MEDO DE NAVEGAR COM CHUVA, ADIAR O BUGIO NÃO É DESCULPA PARA UM BOM MARINHEIRO!!!!!

12 Nov 2009
Sonia

Se possivel gostaria de estar neste cruzeiro de final de novembro

23 Nov 2009
Gustavo Geyer

Gostaria de saber se algum dos nobres e companheiros navegadores poderia me ceder um convés de proa de seu veleiro para que eu possa esticar meu saco de dormir durante o pernoite na Praia da Pedreira? Sou caiaquista e na praia não pode acampar. Contribuo com vinho e guloseimas. Meu contato: gustavogeyer@terra.com.br


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail