Ilikai - o resgate
Veleiro abandonado na costa
Danilo Chagas Ribeiro


02 Junho 2008
A
Marinha do Brasil abriu inquérito para apurar as causas do acidente ocorrido no veleiro de bandeira argentina Ilikai na sexta-feira passada, a 64 milhas da costa gaúcha, como noticiado anteriormente pelo Popa. A tripulação será ouvida na Capitania dos Portos nesta segunda-feira, 02 de junho. Enquanto isso, a Marinha continua alertando pelo rádio sobre a embarcação à deriva na área Alfa.
O resgate à tripulação do Ilikai pelo navio filipino Kickapoo Belle foi fotografado por tripulantes do cargueiro.

 

Uma escada "quebra-peito" foi baixada, e por ela desceram 2 tripulantes do navio. Dois cabos foram amarrados à popa do veleiro.

 

 

 

Em seguida uma amarra do navio foi passada aos tripulantes já à bordo do veleiro, que a amarraram junto ao mastro.

 

 


 

 

 

O comandante Del Rio foi auxiliado para subir da cabine do veleiro e deitado em uma maca no convés de bombordo.

 

 

 

 

 

 

A maca com o comandante foi então içada para o navio.

 

 

 

 

 


A amarra do navio foi retirada, mantendo-se os cabos pela popa do Ilikai. O tripulante Pablo subiu a escada de cordas até o convés do navio.

 


 

 

 

 

Os cabos que fixavam o veleiro pela popa são soltos. Observe a descarga do motor a boreste

 

 

 

 

Os tripulantes são
acomodados no navio

 

 

O comandante Del Rio desembarca da lancha da Marinha em Rio Grande

 

 

Onde está o Ilikai?
Quando um barco é deixado à deriva sem rastreamento por satélite, o sentido do deslocamento pode ser assumido em função dos ventos e correntes na região. No entanto, segundo teria informado a tripulação do Ilikai em Rio Grande, o veleiro foi abandonado com o motor à meia marcha e engrenado, e com a roda do leme amarrada na posição central.

Por que fizeram isso?
Quanto de óleo diesel havia? Por quantas horas se manterá funcionando?
Que rumo tomou? Por quanto tempo se manteria nesse rumo?

Todos os comandantes veteranos que comentaram comigo a este respeito neste final de semana em Porto Alegre mostraram-se muito surpresos com a atitude. Nenhum deles ouviu falar de algo semelhante e não imaginam a razão da medida. Qual o acréscimo de risco para o tráfego na região?
Que rumo tomou o Ilikai? Talvez em breve saibamos. Talvez nunca mais.

Análise da meteorologia facilitada
Com as inúmeras previsões meteorológicas disponíveis atualmente, e com a facilidade de comunicação oferecidas pela Internet, a análise prévia das condições do tempo passou a ser importante etapa na preparação da navegação.

A organização do Cruzeiro da Amizade usufruiu dessas vantagens utilizando a conexão de internet por wi-fi oferecida pelo Rio Grande Yacht Club a seus visitantes. Nas reuniões dos comandantes as telas dos sites com previsão meteorológica foram apresentadas aos participantes e comentadas pelo Comte Alejandro, (à esquerda na foto acima). Os integrantes do cruzeiro não têm a obrigação de seguir as determinações da organização, mas se partem sem a autorização são excluídos do evento, como ocorreu com o Ilikai.

Tripulantes regressarão para a Argentina nesta Segunda-feira
A tripulação do Ilikai está hospedada em Rio Grande. Após atender à determinação da Marinha, os tripulantes voltarão a Buenos Aires.

Cruzeiro chega a Florianópolis
O Comodoro do Crucero de la Amistad, Carlos Salvochea, informou ao Popa por e-mail que a flotilha composta por 21 veleiros chegou ontem a Florianópolis, de onde pretendem partir dia 4 de junho.

Fotos: A bordo do navio: tripulante do Kickapoo Belle; desembarque da lancha: Gerson Pantaleao; Reunião: Guto Vieira da Fonseca

 

Mais sobre o acidente do Ilikai

Acidente a bordo, na costa gaúcha
Cargueiro resgata tripulantes e veleiro é deixado à deriva
Ilikai - o resgate
Ilikai - teria havido alternativa para o salvamento?
Da aquisição de embarcação abandonada por ocupação ou salvamento
O tripulante que abandonou o Ilikai com navegabilidade
Onde estará o Ilikai? (vídeo)
Reconhecimento à tripulação do Kickapoo Belle
Ilikai - o relato do tripulante

 

Comentários: info@popa.com.br