Popa.com.br
Navegando há 7 anos sem atracar
Danilo Chagas Ribeiro
2009
Esses 7 anos do Popa têm sido como um longo cruzeiro. E como em um cruzeiro, navegamos. Navegamos pela Internet e na água também.
Cada vez com desafios maiores, a manutenção do Popa.com.br tem exigido mais e mais dedicação. Desde o segundo semestre de 2008 o Popa tem sido atualizado diariamente, com raríssimas exceções. Manter este nível de atualização não é exatamente como velejar com vento em popa, mas tem trazido sucesso e satisfação a dezenas de milhares de
visitantes mensais.
Crescimento superior a 400%
No sétimo ano de vida, completado em 2009, o Popa.com.br cresceu bastante em conteúdo, em visitação, em anúncios e em outros itens. Um indicador informal mas muito eficiente do crescimento de um site é o número de citações no Google. A partir desta indicação, o Popa.com.br cresceu mais de 400% em relação ao período anterior, quando havia 7.920 referências ao site (confira o número atual). Tal conquista deveu-se em boa parte à colaboração cada vez maior dos visitantes do Popa, que contribuem enviando informações e imagens.
O Popa como referência
O Popa é citado na Internet como referência em dicionários, enciclopédias, sites governamentais, universitários, militares, jurídicos, de ecologia, blogs, revistas, dissertações para graduação, sites de busca, e até mesmo como referência em trabalhos científicos. Esta é mais uma referência indicadora da abrangência do Popa.
Notícias do mundo náutico
Com atualização diária, o Popa tem divulgado o que de mais importante ocorre não só no mundo da vela, como no ambiente náutico em todo o mundo.
Mais de 300 fotografias mensais
Em média, o Popa tem publicado mais de 3 itens diariamente, como coleções de fotos, notícias, artigos, diários, vídeos, e outros assuntos de interesse do mundo náutico. São mais de 300 fotografias náuticas postadas mensalmente, nas seções de barcos, navegadores e de paisagens, principalmente.
Grupo de navegadores
Um grupo criado pelo Popa, com mais de 500 participantes em todo o Brasil, troca mensagens sobre atividade náutica e complementa a atividade do site, já há 6 anos.
Anúncios de embarcações à venda
Muitos barcos foram comercializados através de anúncios divulgados no Popa. Alguns destes anúncios foram visitados mais de 1.000 vezes em um único mês.
Veja a opinião de um dos anunciantes de barcos no Popa: "... Confesso que fiquei um tanto decepcionado com alguns conhecidos "brokers" que nunca atenderam aos meu telefonemas ou e-mails quando ao decidir vender o Calypso procurei pela assessoria deles. Então, optei pelo popa.com e acertei em cheio porque o investimento no anúncio foi baixo e o retorno foi excelente. ...".
Eventos náuticos
Além da divulgação da navegação de recreio pela Internet, o Popa realiza eventos náuticos com excelente público, batendo recordes de participação no meio náutico gaúcho. Eventos de médio e longo curso, que eram realizados há décadas no RS e foram posteriormente desativados, como o POA-TAPES e o POA-RGR, foram reeditados pelo Popa com muito sucesso em parceria com o CNT e o RGYC. O apoio dos patrocinadores tem sido da maior importância no desenvolvimento do Popa.
Amigo do Popa
Anualmente um grupo de navegadores elege o Amigo do Popa. A homenagem prestada nas festas de aniversário do Popa destaca navegadores de relevante participação no meio náutico. O Comandante Guto Vieira da Fonseca foi o homenageado de 2009. Ex-comodoro do Rio Grande Yacht Club, Guto é um grande incentivador da navegação de recreio no RS, e o diplomata da vela gaúcha. Velejador inveterado e fotógrafo amador de muita sensibilidade, por onde passa tem documentado um sem número de flagrantes para a história da vela. Guto é também o "casillero" do Rio Grande, a porta de entrada mais meridional da costa brasileira.
Em 2006, nosso homenageado foi o Comandante Geraldo Knippling, pelo relevante significado das obras que publicou para a navegação no Rio Guaíba e na Lagoa dos Patos. Em 2007, homenageamos o Comandante Hugo Sander, que plantou um poste na Enseada de Tapes,RS, em local de freqüentes encalhes e que mais tarde foi substituído por um farolete. Em 2008 foi a vez do comandante Emilio Oppitz, pela ativa participação e dedicação ao meio náutico. |