Notícias do popa
(a começar pela última publicada)

30 Mar 2008
Naufrágio com 8 tripulantes ao mar, em Vitória
Após 3h todos estavam a salvo
Um grupo de oito amigos passou por momentos de medo e apreensão na madrugada deste domingo (31). O barco em que eles estavam ficou à deriva e naufragou próximo ao Porto de Tubarão, na entrada da Baía de Vitória. A embarcação saiu da Glória, em Vila Velha, antes de amanhecer.
Os amigos costumam se reunir para praticar mergulho e pescaria. Um dos ocupantes, que é profissional em mergulho, ao perceber o naufrágio, acionou o socorro quando estavam a 14 km da costa. Um helicóptero da Polícia Militar foi acionado, além da Capitania dos Portos e também socorristas do Samu 192.
Após três horas, os oito amigos foram encontrados boiando com coletes salva vidas e ninguém ficou ferido. Dois foram resgatados por um navio que estava próximo e seis por barcos de resgate. Após receberem atendimento médico, todos foram liberados.
Fonte: Gazeta Rádios/Globo

28 Mar 2008 12:30h
Veleiro encalha na costa gaúcha

Conforme informações do SAR, da Marinha (Rio Grande), o veleiro espanhol Thales, de 40 pés (12m), encalhou ontem na Praia do Hermenegildo, na costa gaúcha.

Com 2 tripulantes uruguaios a bordo, o veleiro ficou a 8m da praia. Los hermanos, aliás primos, Luis Garcia e Miguel Penha ( 44 e 55 anos), vinham de Barcelona com destino a Piriápolis.

A Brigada Militar de Santa Vitória do Palmar mandou um policial para guarnecer a embarcação, já que houve tentativa de roubo. A propósito, nesta mesma praia, em 5 de fevereiro de 1990, encalhou o barco americano Congere, de 77 pés, que foi completamente depredado. Tudo, dentro e fora do barco, foi roubado (foto ao lado). Até o enorme motor foi levado e encontrado tempos depois, no Uruguai, próximo à fronteira, informa o Comandante Astélio dos Santos. O grupo gerador foi encontrado em uma fazenda, disse o conhecido comandante gaúcho 'memória de elefante'. O Congere acabou sendo arrematado por um grupo de velejadores do VDS, de P. Alegre. Anos depois o Comte Sérgio Neumann o fez navegar novamente (detalhe na foto ao lado).

A tripulação do Thales está hospedada em casa de pescador, à espera das providências da seguradora, conforme informação da Zero Hora.
Fotos: André Azambuja (Thales); Rudi Schulz (Congere):
Colaboração: Luiz Morandi, Roberto Gruner, Astélio Santos e César "Sultano"

25 Mar 2008
Brasil e Argentina vão construir satélite para observação dos oceanos

O acordo de cooperação espacial foi formalizado no final de fevereiro.
Segundo o Inpe, o desenvolvimento do satélite terá impacto positivo na proteção e manejo costeiro, na prevenção de desastres, na proteção do meio ambiente, no uso sustentável dos recursos naturais marinhos e em oceanografia, meteorologia e no estudo das mudanças climáticas.
O grupo de trabalho estabelecido pelos dois países tem prazo de quatro meses para definir as especificações da missão e apresentar, no mês de julho, o cronograma e a descrição da divisão de tarefas.
A escolha da área de observação dos oceanos para um novo satélite é estratégica, considerando que atualmente o programa espacial brasileiro prevê satélites de observação da área terrestre do planeta (como CBERS-3 e 4, Amazônia-1 e Mapsar), satélites científicos (Lattes-1) e satélites meteorológicos (GPM). "Observar os oceanos e as áreas costeiras é muito importante para gerenciar nosso litoral e também entender os fenômenos meteorológicos e climáticos que estão relacionados com os oceanos, especialmente com o Atlântico Tropical e Sul e o Oceano Austral", disse Câmara.
Fonte: Inovação Tecnológica Colaboração: Ivandel Lourenço

25 Mar 2008
Navio dos EUA abre fogo contra barco egípcio e mata um

Um navio de carga norte-americano a serviço da Marinha dos Estados Unidos abriu fogo contra um pequeno barco egípcio enquanto se movia pelo Canal de Suez, informaram militares dos EUA nesta terça-feira (25). Autoridades egípcias afirmam que pelo menos um homem morreu no incidente. A Marinha norte-americana informou que está investigando o incidente, mas não possui informações referentes a vítimas.
O Global Patriot, prestando serviços para um comando militar de transporte da Marinha norte-americana, entrou no canal pelo Mar Vermelho, em Suez, na noite de segunda-feira. Em seguida, vários pequenos barcos se aproximaram da embarcação, segundo funcionários norte-americanos e egípcios.
"Os barcos foram advertidos por um homem que dizia em árabe, com um megafone, para que eles se afastassem. Uma sinalização luminosa de advertência foi então utilizada", informou o comunicado divulgado pela embaixada dos Estados Unidos no Cairo.
"Um pequeno barco continuou a se aproximar do navio e recebeu duas rajadas de tiros de advertência de 18 a 25 metros (de distância) na parte da frente." Segundo o texto, todos os tiros foram dados na água, sugerindo que não teria havido mortes no incidente. Um funcionário egípcio encarregado da segurança, porém, disse que, após os tiros de advertência iniciais, Mohammed Fouad foi baleado e morto no pequeno barco. Três outros homens que estavam com ele foram feridos.
Fouad tinha 27 anos e deixou três filhos. O governo egípcio ainda não emitiu nenhum comentário oficial sobre o caso.
Pequenas embarcações vendendo cigarros e outros produtos freqüentemente fazem contato com embarcações civis na área. Esses comerciantes das águas sabem que não devem se aproximar dos navios militares, mas o Global Patriot parecia civil, segundo o funcionário da segurança, que falou sob anonimato.
A Marinha dos EUA toma bastante cuidado com a presença de pequenas embarcações perto de seus navios. Em 2000, um ataque suicida contra o USS Cole, no Iêmen, matou 17 pessoas. Algo como 7,5% do comércio marítimo mundial passa pelo Canal de Suez. O canal é a maior fonte de renda do exterior para o Egito.
Fonte: Ag Estado

23 Mar 2008
Encerradas as buscas ao militar desaparecido na Antártida

A Marinha do Brasil informa que as buscas no mar pelo Sargento Laércio de Melo Olegário, desaparecido desde 15 de março do Navio de Apoio Oceanográfico (Nap Oc) “Ary Rongel” foram encerradas. Todas as medidas de busca e salvamento foram adotadas. Foram utilizados os recursos disponíveis na região, dentre os quais dois helicópteros, um da Marinha do Brasil e outro da Força Aérea do Chile, botes infláveis. O Navio de passageiros Ushuaia, que se encontrava na área, também prestou apoio às buscas. Apesar das condições meteorológicas desfavoráveis, marcadas por tempo instável, com fortes ventos ocasionais e de difícil previsibilidade, associado ao mar revolto, com ondas variando entre 1,5 e 4m, todos os esforços foram despendidos por 7 dias, em prol da localização do militar desaparecido. A família do Sargento Laércio continuará a receber conforto e assistência da Marinha, como tem sido feito desde a constatação de seu desaparecimento. O Núcleo de Assistência Social da Marinha (N-SAIPM) prosseguirá no auxílio aos familiares do militar, através de equipe multidisciplinar, constituída por assistente social, psicólogo, capelão e advogado. A apuração dos fatos está sendo realizada no próprio navio, por meio de Inquérito Policial Militar (IPM), aberto desde 15 de março, data do desaparecimento do Sargento. O IPM tem o prazo máximo para encerramento de 60 dias, a contar da data de sua instauração."
Fonte: G1 Foto: Álbum de família
Assunto relacionado: Veja gráfico da hipotermia em "Não entre em fria!"

21 Mar 2008
Comandante da Marinha japonesa é destituído de seu cargo
O ministro da Defesa do Japão, Shigeru Ishiba, destituiu hoje o chefe das Forças Marítimas de Autodefesa e impôs castigos para outros 80 funcionários por causa de uma polêmica colisão entre um moderno destróier e um barco pesqueiro.
Segundo informou a agência local de notícias "Kyodo", Ishiba tomou estas decisões com a intenção de recuperar a confiança da população após uma série de incidentes nos quais se envolveram navios da Armada .
O ministro da Defesa destituiu hoje de seu cargo Eiji Yoshikawa como chefe da Marinha, e designou o comandante Keiji Akahoshi como seu sucessor.
A imagem do Ministério de Defesa japonês foi se deteriorando nos últimos meses, especialmente após a colisão no dia 18 de fevereiro no Oceano Pacífico entre um destróier da classe "Atago", dotado com o sistema de defesa Aegis, e um barco pesqueiro, cujos dois ocupantes desapareceram.
Fonte: EFE

20 Mar 2008
Arraia embarca e mata tripulante
Um acidente inusitado envolvendo uma arraia matou uma mulher no estado norte-americano da Flórida, nesta quinta-feira (20). Apesar de comuns na região, arraias não costumam pular para dentro de barcos.
A vítima, cujo nome não foi divulgado, passeava com sua família em um barco no Oceano Atlântico, perto da cidade de Marathon, na região de Florida Keys. "De repente uma enorme arraia-pintada saltou da água para dentro do barco e bateu de frente com a mulher", afirmou Jorge Pino, funcionário da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida.
A imprensa local diz que o ferrão da arraia (que é extremamente venenoso) ficou preso no pescoço da vítima. Já Jorge Pino afirma não ter certeza de qual foi a causa da morte, já que a após o choque a mulher foi jogada para trás e bateu a cabeça no convés do barco. "Ainda não sabemos o que levou à morte."
Arraias são comuns em águas quentes como as da Flórida, principalmente junto a corais. Esses animais podem atingir mais de 3 metros de comprimento.

A morte do caçador
O acidente mais famoso envolvendo uma arraia aconteceu em setembro de 2006. Steve Irwin, naturalista australiano conhecido mundialmente, foi morto ao ser atingido no peito pelo ferrão de uma arraia quando mergulhava na costa nordeste da Austrália. Irwin ganhou o apelido de "caçador de crocodilos" graças a suas aparições na TV, na qual ele lidava com perigosos animais. Na hora do acidente ele nadava sobre uma arraia. O animal utilizou seu ferrão, que entrou no peito do aventureiro e fez seu coração parar.
Fonte: G1/Reuters Foto: Mark Coleman
Atualização em 21 Mar 2008
Médicos que examinaram a mulher atingida por uma arraia nesta quinta-feira (20) na Flórida, nos Estados Unidos, confirmaram que ela morreu em conseqüência de um choque na cabeça -e não por causa do ferrão venenoso do animal. A informação é da agências de notícias Associated Press.
Judy Kay Zagorski estava sentada na frente de um barco, durante um passeio com sua família, quando uma arraia de 34 kg pulou do mar para dentro da embarcação -um acidente muito raro, já que arraias não costumam pular para fora da água.
O animal atingiu o rosto da vítima, que caiu para trás e bateu a cabeça no casco do barco. Michael Hunter, médico do condado de Monroe, que examinou Judy, disse que a causa da morte foi um trauma na cabeça. "Ela sofreu múltiplas fraturas no crânio e danos ao cérebro", diz o relatório feito por Hunter.
O acidente ocorreu quando Judy passeava com sua família em um barco no Oceano Atlântico, perto da cidade de Marathon, na região de Florida Keys.
No dia do acidente, a imprensa local disse que o ferrão da arraia (que é extremamente venenoso) ficou preso no pescoço da vítima. Só hoje, após os novos exames, a informação foi desmentida: Judy não foi atingida pelo ferrão.
Fonte: G1

19 Mar 2008
Porto Belo vai ganhar um novo píer

Obra de R$800 mil começa no mês que vem
Porto Belo, município da região da famosa Costa Esmeralda de Santa Catarina, ganhará em breve um novo píer turístico para receber passageiros de navios transatlânticos, reforçando a estrutura de turismo náutico até a próxima temporada de verão. Os pescadores não perderão seu espaço nem aqueles que vivem de transportar moradores e turistas em passeios e pescarias pelas belíssimas paisagens da região. As obras, que terão custo de R$ 800 mil, terão início no próximo mês.

Parcerias
O governo do Estado é parceiro na construção do Píer, por meio de recursos do Funturismo, contribuindo com R$ 180 mil, para custear parte do projeto e da obra. Outros R$ 580 mil serão destinados pelo governo federal, via Ministério do Turismo.

Mais infra-estrutura
A construção do novo píer representará um avanço para o turismo de cruzeiros da região e do estado, já que existindo infra-estrutura, aumenta o número de desembarques e passeios de turistas estrangeiros movimentando o comércio e a
economia. Santa Catarina recebeu na última temporada de verão 61 navios de cruzeiro e a expectativa é a de um aumento em torno de 20% para a próxima temporada, face à possibilidade de o estado sediar a Seatrade América, maior feira náutica do continente sul americano.

Porto de encantos
Com população de 8 mil habitantes - na temporada recebe mais de 100 mil turistas -, Porto Belo foi colonizada pelos
açorianos e ainda hoje mantém o estilo típico de suas casas, redes e barcos coloridos e as vilas de pescadores. Muitas festas folclóricas como Boi-de-Mamão, Terno-de-Reis, Pau-de-Fita e Queima das Cruzes são exemplos vivos da cultura açoriana. Uma grande atração natural da cidade é a Ilha de Porto Belo. Distante 900 metros do continente, ela é dotada de ancoradouro, restaurante de comidas típicas, quiosques na praia e trilha ecológica, a ilha é a base terrestre da família Schürmann, onde pode ser visitada a Adventure House. Durante a temporada, cerca de 90 mil pessoas visitam a ilha. O número é limitado a 1.870 pessoas por dia para que se preserve a biodiversidade e seja recuperada a Mata Atlântica.
Fonte: Parana-online

17 Mar 2008
Acidente com navio derrama 5.000 litros de óleo

O navio norueguês NCC Jupail derramou 5 mil litros de óleo lubrificante na Baía de Aratu, na noite do último sábado. O casco se rompeu quando a embarcação bateu em píer de amarração durante manobra no Porto de Aratu, no munícipio de Candeias, a 46 km de Salvador. A mancha, que atingiu a praia de Bananeira, na Ilha das Marés, já se estende por 20 km².
Na manhã desta segunda, técnicos do Centro de Recursos Ambientais (CRA) sobrevoaram a Baía de Todos os Santos para avaliar a extensão do acidente. Barras de proteção cercam o navio para evitar que o óleo se espalhe, enquanto 11 técnicos em segurança ambiental tentam absorver o material por meio de mantas e bombeá-lo para dentro de tonéis. Até o momento, 80% do óleo já foi recuperado.
O tempo chuvoso e os fortes ventos contribuem para que a mancha continue se espalhando. No entanto, a pequena intensidade das ondulações no local do acidente podem favorecer o trabalho de limpeza.
O navio, que tinha como destino a cidade holandesa de Amsterdã, está sem condições de se locomover devido a danos causados no sistema de propulsão. Segundo a Agência Marítima Granel, o rombo no casco da embarcação chega a três metros de diâmetro.
O inquérito administrativo aberto pela Capitania dos Portos para apurar as causas do acidente deve ser concluído em 90 dias. A empresa responsável pela embarcação norueguesa será responsabilizada pelos danos ambientais e pode receber multa diária de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

15 Mar 2008
Testemunhas denunciam
Naufrágio no Mato Grosso: condutor não era habilitado
A Polícia Civil está investigando quem pilotava a chalana Semi Tô a Tôa na madrugada de domingo, quando a embarcação naufragou no Pantanal e fez nove vítimas, sete turistas e duas cozinheiras. Depoimentos concedidos ontem ao delegado de Poconé, Valter Cardoso, revelaram que quem conduzia o barco-hotel no momento do acidente não tinha a habilitação exigida pela Marinha para pilotar.
O proprietário da chalana, Semi Mohamed Said, afirmou à polícia que um dos condutores da embarcação, José Gonçalo, não possuía a autorização para trafegar no rio. “O que importa é que ele tem experiência de mais de 20 anos nos rios dessa região. Vale mais que qualquer documento”, defendeu Semi, que, à reportagem, não confirmou se o funcionário possuía ou não a autorização legal para navegar.
Outras pessoas ouvidas pelo delegado disseram à autoridade que na hora em que o barco começou a afundar, por volta de 4h, quem o comandava era José Gonçalo. O acidente aconteceu em um trecho crítico do rio, onde é necessária habilidade, já que há uma curva e a incidência de rebojo, com forte correnteza. Associado a isso, existe o fato de que o rio está cheio e, na hora do naufrágio, ainda estava escuro.
Semi disse que o outro piloto que estava no dia, Joaquim da Rosa, é habilitado, mas não é seu funcionário. “Ele estava apenas dando uma mão”. O capitão dos Portos do Pantanal, Ângelo Maranho, havia apontado que para conduzir barcos desse porte é necessário que haja no mínimo uma equipe com três pessoas, sendo um condutor devidamente habilitado, um responsável pelas máquinas e um moço de convés.
A Polícia Civil agora espera para receber documentos que solicitou à Marinha sobre as vistorias da embarcação anteriores ao fato e habilitações dos condutores da chalana. Maranho se reuniu ontem com uma equipe para começar as análises técnicas sobre o caso e a realização da perícia. Além de estudar se será feita a retirada do barco do local do acidente, o grupo também discutirá os planos da embarcação para analisar a planta e se foram regulares as alterações feitas pelo dono.
A Marinha recebeu a informação de que um teto superior teria sido instalado na chalana sem que o barco tivesse estrutura para suportar a mudança. Semi negou ter alterado a base do barco. Ele o adquiriu há quatro anos e afirmou que sempre o utilizava para passear com a família, inclusive no trecho em que aconteceu a tragédia.
“Quando comprei a chalana, ela já era usada. Pertencia à Igreja Adventista, e funcionava nela um consultório médico, para prestar atendimento a ribeirinhos”, declarou Semi. Segundo ele, ao longo desse período foi realizando pequenas reformas na embarcação em sua própria empresa, mas que não teria mexido na estrutura do barco.
“A base estava pronta, por isso não fiz alterações. Apenas tirei a parte do consultório e montei as suítes no lugar”, disse. Essa era a segunda viagem com turistas realizada com o barco-hotel no ano de 2008. “Semanas antes usei essa chalana para ir à minha chácara e passei ali pelo ponto onde o acidente aconteceu. Não tenho idéia do motivo que levou a isso”, falou ele, que ajudou a resgatar os corpos.
Semi disse que geralmente, quando aluga a embarcação, os próprios clientes pilotam ou contratam alguém para fazê-lo.
Fonte: Diário de Cuiabá

13 Mar 2008
Brechó Náutico

Venha vender seus equipamentos náuticos usados.
O Clube dos Jangadeiros com apoio da Equinautic Equipamentos Náuticos realizará no dia 29/03/08, sábado, das 9 às 18 horas, no Bar Snipe (em frente à Escola de Vela Barra Limpa) um brechó náutico. Informações no Clube dos Jangadeiros: 51 3268.0080 ou esportiva@jangadeiros.com.br

13 Mar 2008
Projeto que obriga uso de coletes salva-vidas encalhou na Câmara

Em abril de 2007, uma das primeiras proposições apresentadas pelo deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) foi determinando o uso obrigatório do colete salva-vidas pelos passageiros de embarcação que realiza navegação interior. Um mês depois, o projeto foi encaminhado à Comissão de Viação e Transportes, sob a relatoria do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), onde permanece até hoje.
A obrigatoriedade do uso do colete salva-vidas, segundo Bezerra, contribuiria para reduzir o número de vítimas fatais desse tipo de fatalidade, principalmente na região amazônica, onde são mais freqüentes os naufrágios, a exemplo do ocorrido no último domingo no Pantanal, próximo a Cuiabá, quando fez uma vítima fatal e outras oito pessoas ainda continuam desaparecidas.
O fato de que há tradição na repartição de competências legislativas, que matérias de conteúdo eminentemente técnico sejam deixadas a cargo de regulamentação do Poder Executivo, observa Bezerra, não invalida a possibilidade de o Congresso Nacional normatizar o transporte aquaviário.
"A norma fixada pela autoridade marítima – dotação obrigatória de coletes salva-vidas em todas as embarcações – é insuficiente se se deseja reduzir ao mínimo o risco de afogamentos decorrentes de naufrágios ou acidentes navais", afirma o deputado.
Diante de um pânico, quando alguma situação inesperada e perigosa acontece, avalia Bezerra, é muito difícil, mesmo para tripulantes experientes, orientar os passageiros e fazê-los colocar corretamente os salva-vidas. "Em certas oportunidades, de fato, nem mesmo há tempo hábil para esse tipo de procedimento, em especial quando o incidente, ocorrendo de forma súbita, desestabiliza a embarcação repleta de pessoas".
A obrigatoriedade do uso de colete é restrita a percursos interiores, em rios, lagos, baias, angras, que são os que mais se prestam ao transporte regular de passageiros, meio de transporte natural entre partes de uma mesma cidade ou entre cidades próximas.
Fonte: 24Horas News

12 Mar 2008
Morre Jorge Zarif
O velejador Jorge Zarif Neto, 50 anos, faleceu hoje por volta das 8h30, vítima de infarto. Velejador competente, Zarif sempre esteve no cenário da vela nacional como um dos grandes nomes do esporte. Foi nove vezes campeão brasileiro da classe Finn e participou das olimpíadas de Seul e Los Angeles. Atualmente, aos 50 anos, dedicava-se ao projeto olímpico de Londres.
Pai dedicado, transferiu para o caçula, Jorginho, seus conhecimentos náuticos e via surgir no filho, a mesma garra que marcou toda a sua carreira. Jorginho, no último sábado, conquistou antecipadamente o título da Copa da Juventude e estava de viagem marcada para a Dinamarca.
Sua fama de polêmico correu as raias de todo o mundo e dividiu as opiniões. Foi amado e odiado, mas nunca ninguém se pôs indiferente aos seus pensamentos. Forte, amigo, ético, diria com certeza nesse momento, uma das frases que o perseguiu nos últimos anos: 'Foi um prazer e uma honra fazer parte'.
Fonte: Patrícia Casagrande/Murillo Novaes Colaboração Fernando Maciel

03 Mar 2008
Ataque a navio baleeiro japonês na Antártida
Ativistas de uma organização de defesa do ambiente atacaram, na Antártida, um navio baleeiro japonês, ferindo quatro dos elementos da embarcação, anunciou hoje o governo japonês. Os ecologistas, que representam a associação Sea Shepherd, lançaram ácido butírico, um pó branco que queima os olhos, no barco Nisshin Maru, anunciou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Itsunori Onodera. "O pó atingiu dois elementos da equipa e dois oficiais da guarda costeira japonesa", disse. Em Janeiro, os activistas da Sea Shepherd, uma organização com sede nos Estados Unidos, tinham lançado garrafas contra o mesmo navio japonês e dois deles conseguiram entrar na embarcação.
O incidente provocou tensões entre o Japão e a Austrália, que se opõe firmemente à caça de baleia, e os dois activistas foram entregues pelas autoridades japonesas dois dias depois a um navio militar australiano. Pescadores japoneses estão na Antártida desde Dezembro para matar milhares de cetáceos, mas as suas actividades já foram suspensas em meados de Janeiro, durante vários dias, sob a pressão de defensores das baleias.
Esta semana, a Austrália vai exigir à Comissão Baleeira Internacional a revisão de uma moratória que permite às frotas japonesas pescar baleias para fins científicos.
Fonte: RPT, Portugal

02 Mar 2008
Iate Clube perde marina
Por uma dívida de R$106mil
O Tribunal Regional do Trabalho cassou a liminar que suspendia a imissão de posse da Marina Náutica do Iate Clube da
Paraíba, arrematada para o pagamento de dívidas trabalhistas. A marina náutica localizada na Praia do Jacaré será entregue aos novos proprietários que a arremataram por R$ 310 mil. A juíza determinou as providências ao resguardo das embarcações que se encontravam no imóvel. O empresário que arrematou a marina está convocando uma reunião com os associados e tranqüilizou todas as pessoas que dispõem de barcos na marina, afirmando que pretende apenas realizar melhorias no local. A marina foi entregue na última terça-feira, ao novo proprietário. O empreendimento foi a leilão no dia 14 de novembro do ano passado devido a uma dívida no valor de R$ 106 mil.
Fontes: paraiba.com.br e wscom

01 Mar 2008
IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Tapes
Falta pouco mais de 1 mês!
O IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Tapes será realizado nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2008, sendo as regras e detalhes muito semelhantes aos do POA-TAPES 2006. No dia 11, sexta, largada em Porto Alegre à noite. No sábado, largada da Praia do Sítio e chegada em Tapes, com churrasco à noite. Retorno a P. Alegre no Domingo. No final de semana seguinte teremos feriadão (21, Tiradentes, cai na Segunda-feira) sendo boa oportunidade para trazer o barco de volta a P. Alegre. Em caso de mau tempo em 11, 12 e 13, o evento ficará adiado para 18,19 e 20. Segundo Jonathan, secretário do CNT, em Janeiro passado o Comodoro do Clube Náutico Tapense, Luis Eduardo, o "Nico", garantiu passagem no canal de acesso para calados de até 2 metros, a partir de 20 dias antes do evento. No decorrer de março estaremos lançando o Aviso.

29 Fev 2008
Matando a fome com o eclipse da lua
Há 504 anos
Durante sua quarta viagem às Americas, o navio comandado pelo navegador genovês Cristóvão Colombo permaneceu encalhado na Jamaica por um ano. Em um esforço desesperado para induzir os nativos a continuarem a dar provisões para ele e seus homens famintos, Colombo, após consultar as "Ephemeris" (Efemérides) do Astrônomo alemão Regiomontanus, intimidou os nativos prevendo um eclipse total da Lua nesta data (29 Fev 1504). A ajuda foi mantida após os nativos presenciarem o fenômeno celeste "criado" por Colombo.
Fonte da notícia e foto da lua: Ivandel de Lourenço

28 Fev 2008
Sonha trabalhar em um navio?

Vaga para poucos
A Norwegian Cruise Line, uma das maiores empresas de cruzeiro do mundo, seleciona jovens brasileiros para trabalhar como recepcionistas em navios na rota da América do Sul. Para participar, o candidato deve ter no mínimo 18 anos, cursar Hotelaria ou Turismo ou ter experiência recente nessas áreas, além de fluência nos idiomas inglês e alemão. As inscrições terminam no dia 10 de março. Há vagas temporárias (quatro meses) e permanentes (quatro meses renováveis). Os currículos deverão ser encaminhados para o e-mail cruiselines@stb.com.br. Os candidatos que preencherem os pré-requisitos serão pré-selecionados em Porto Alegre pelo Student Travel Bureau (STB). Os empregadores farão as entrevistas definitivas no final de março. Os navios recebem passageiros provenientes de vários países, principalmente dos Estados Unidos e da Alemanha. Informações: (51) 4001-3000 ou www.stb.com.br
Fonte: Jornal Agora, Rio Grande

21 Fev 2008
Navio americano lança míssil no Pacífico

Satélite errante foi abatido
"Cerca das 22h26 [3h26 em Lisboa], um navio de guerra da classe Aegis, o USS Lake Erie, disparou um míssil SM-3 táctico que atingiu o satélite aproximadamente 247 quilómetros acima do Oceano Pacífico, quando se encontrava no espaço a mais de 44 mil quilómetros/hora", anunciou o departamento de Defesa norte-americano em comunicado. Se o sucesso do disparo se confirmar, Washington demonstrará ao resto do Mundo a capacidade norte-americana de conduzir uma "guerra das estrelas", apesar da administração do presidente George W. Bush negar tal intenção.
Os Estados Unidos decidiram na semana passada abater este satélite espião, que se tornou incontrolável, recorrendo a um míssil e justificando a sua decisão pela presença nos reservatórios de cerca de 450 quilogramas de uma substância altamente tóxica, o hidrazino. Este produto, que serve para fazer andar o satélite em órbita, pode revelar-se potencialmente perigoso para as populações civis, se o reservatório que o contém se despenhar intacto, segundo Washington. "A confirmação de que o reservatório de combustível foi destruído pode levar 24 horas", indicou o Pentágono.
Devido à baixa altitude do satélite na altura da intercepção, os primeiros detritos começaram a entrar imediatamente na atmosfera, segundo o departamento de Defesa norte-americano. "Quase todos os detritos vão ser destruídos quando entrarem na atmosfera nas próximas 24 a 48 horas e os restantes devem entrar na atmosfera ao longo dos próximos 40 dias", acrescentou o comunicado. A janela de tiro de que Washington dispunha para destruir o satélite, do tamanho de um autocarro, estava compreendida entre quarta-feira e 29 de Fevereiro, antes da sua entrada na atmosfera, e era de apenas "alguns segundos" por dia, indicou um alto responsável militar norte-americano, que pediu o anonimato. Para iniciar as operações, o Pentágono esperou que o vaivém espacial Atlantis aterrasse quarta-feira na Florida, após uma missão de cerca de duas semanas no espaço.
Fonte: SIC on line, Portugal

18 Fev 2008
Navegação noturna proibida em Paranaguá

É a segunda vez que navios são impedidos de navegar em 2008
Medida da Capitania dos Portos do Paraná visa garantir a segurança. Pela segunda vez no ano, órgão impede a movimentação de navios no período noturno devido a deficiências na sinalização náutica no Canal da Galheta, que dá acesso ao porto.
Fonte: Paraná on line

18 Fev 2008
Destróier japonês abalroa pesqueiro à noite

Curiosidade: o vaso de guerra é interceptador de mísseis
Os dois membros da tripulação de um barco pesqueiro japonês permanecem desaparecidos após a colisão de sua embarcação contra um destróier da Marinha do Japão, informou hoje a Guarda Costeira japonesa.
O choque e o posterior afundamento do pesqueiro ocorreram por volta de 4h23 (16h23 de Brasília) desta terça-feira, próximo ao litoral da província de Chiba (leste de Tóquio), confirmaram à Efe as autoridades.
A colisão, que partiu pela metade o casco do barco pesqueiro, de apenas 15 metros de comprimento, aconteceu apesar de o destróier japonês, de 165 metros e 7.700 toneladas, estar equipado com um sofisticado sistema de radar, segundo a agência local de notícias Kyodo.
Dois tripulantes do pesqueiro continuam desaparecidos, enquanto a Marinha e o serviço de guarda costeira japoneses iniciaram uma operação de busca e resgate por terra e ar.
O destróier se dirigia ao porto de Yokosuka após a realização de vários testes de interceptação de mísseis próximos ao litoral do Havaí (EUA), no Pacífico.
Fonte: EFE
Obs: Segundo outras fontes, o destróier Atago porta radares no estado da arte, do tipo AEGIS. A imprensa japonesa quer saber como pode um moderníssimo navio, comissionado em 2007, ter abalroado uma embarcação de pesca. Um navio similar ao Atago derrubou um míssil fantasma em dezembro passado, em missão de treinamento.
Em 22 Fev 2008, o Ministro da Defesa do Japão admitiu que o Destróier estava no piloto automático na hora da colisão. A agência de notícias Kyodo informou que Eiji Yoshikawa, comandante-chefe da marinha, deverá ser demitido por conta do acidente.

17 Fev 2008
Navio de US$ 1,4 bilhão para Marinha dos EUA
Construção levará 6 anos
O estaleiro Bath Iron Works, subsidiária da gigante de defesa General Dynamics, venceu uma concorrência de US$ 1,4 bilhão para a construção de um destróier de nova geração, o DDG 1000, para a Marinha dos EUA. O navio, classe Zumwalt, terá capacidades furtivas (stealth) e deverá ser entregue em 2014. Essa embarcação será desenvolvida para realizar vários tipos de missões de combate naval. A Bath Iron Works, situada no estado de Maine, nos EUA, é um dos principais estaleiros do país no desenvolvimento de embarcações de guerra para a Marinha norte-americana, tendo sido responsável pela construção de navios AEGIS - sistema integrado de defesa naval com capacidade de direcionar armamentos de defesa e acompanhar até 100 alvos simultaneamente.
Fonte: Valor Online

01 Fev 2008
Naufrágio em São Francisco do Sul
O navio-barcaça Norsul 12, que ia do porto de Vitória (ES) em direção ao Porto de São Francisco do Sul (SC), virou na noite desta quarta-feira.
Segundo informações de um tripulante, a carga pode ter se deslocado dentro do porão e fez com que ela virasse.
Todos os tripulantes foram resgatados com vida, por volta das 23h30, antes que a embarcação afundasse. Eles foram encaminhados ao pronto socorro do município de São Francisco do Sul, onde foram medicados e passam bem.
O porto espera que logo seja retirada a embarcação do local, já que a mesma virou na entrada da Barra, local onde os navios passam. A barcaça carregava bobinas de aço e navegava atrelada a um empurrador.
Fonte: Terra. Foto: Juliano Pacifico Abreu. Colaboração: Fernando Maciel

29 Jan 2008
Carta náutica defasada pressiona preço do frete
Não bastasse a carência de infra-estrutura portuária e o excesso de burocracia, um novo gargalo para o comércio exterior brasileiro é avistado no horizonte por integrantes do governo e da iniciativa privada. A falta de sinalização e a desatualização das cartas náuticas tende a reduzir a segurança da navegação no país, o que elevará o custo dos seguros e, também, dos fretes marítimos.


Carta náutica vigente da Lagoa Mirim está baseada em informações de quase um século

O receio de que o chamado custo Brasil aumente ainda mais nos próximos anos já é verificado entre os agentes do setor. O Brasil tem 8.500 quilômetros de litoral. O território marítimo nacional, conhecido como Amazônia Azul, tem 3,6 milhões de quilômetros quadrados. São enviados ao exterior ou chegam ao país por meio do transporte marítimo 95% dos produtos exportados ou importados pelo país.
"Aumentando o risco das operações, pode ocorrer o aumento da apólice de seguros", destaca o vice-presidente executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), Roberto Galli. "Hoje, as seguradoras partem do princípio de que é seguro navegar no Brasil."
O alerta foi dado em meados do ano passado pelo comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. O oficial queixou-se da falta de verbas e das dificuldades da Marinha para cumprir sua obrigação de manter a sinalização e atualizar os mapas náuticos do país. O balizamento é deficiente, cartas de publicações náuticas estão desatualizadas e as sondagens da costa são feitas com equipamentos obsoletos, disse.
"As previsões meteorológicas e oceanográficas possuem baixa confiabilidade", complementou.
Nada foi feito até agora.
Os recursos destinados ao setor têm sido travados pela equipe econômica. No ano passado, a Marinha recebeu R$ 31,2 milhões para investir em sinalização e R$ 3,9 milhões para desembolsar em hidrografia e cartografia náutica, respectivamente 55,8% e 29,2% do previsto. Para este ano, a Marinha deve receber R$ 24,3 milhões dos R$ 79,9 milhões esperados inicialmente para investir em sinalização e R$ 1,8 milhão dos R$ 9,4 milhões para hidrografia e cartografia.
A fim de combater esse problema, a Força pretende implementar neste ano o Plano de Recuperação da Sinalização Náutica, que só poderá sair do papel se as dotações orçamentárias necessárias forem garantidas. O governo acredita que vai concluir as discussões sobre as mudanças do Orçamento com deputados e senadores na segunda quinzena do mês que vem.
"A grande preocupação da Marinha é a segurança. É uma preocupação extremamente legítima", comentou Galli. "Os custos podem aumentar se a segurança for sacrificada. É um alerta."
Vice-presidente executivo da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), o almirante reformado José Ribamar Miranda Dias disse estar certo de que haverá um aumento dos seguros e, conseqüentemente, dos fretes. Ponderou, entretanto, que ainda é cedo para quantificar tal impacto. Além disso, complementou, a tendência é os fretes passarem a ser feitos no Brasil em embarcações de menor porte. Esses navios correm menos riscos em águas mal sinalizadas e mapeadas. Por outro lado, aumentam os custos dos transportadores.
"As cartas brasileiras foram até agora consideradas de ótima qualidade técnica no exterior, mas nós vamos perder essa corrida", disse.
Fonte: Invertia, JB on line

23 Jan 2008
Falecimentos
Faleceu dia 20 p. passado o velejador e fabricante de velas gaúcho Lindolfo Hartz, o "Deco", vítima de doença. Mesmo muito doente, Deco continuava morando em seu veleiro no Iate Clube Guaíba.
A carioca Dora Bria, tricampeã sul-americana e hexacampeã brasileira de windsurf, capa da Playboy em 1993, faleceu ontem aos 49 anos, em acidente rodoviário. Veja vídeo com jibe fantástico da velejadora.

21 Jan 2008
Porto Alegre sediará Copa das Nações 2009
Evento prestigiado por 50 países em 2007
A Federação Internacional de Vela (Isaf) divulgou nesta sexta-feira que a final da Copa das Nações será realizada no Brasil em 2009. A cidade escolhida é Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Em março do ano que vem, o clube náutico Veleiros do Sul, em Porto Alegre, abrigará, nas categorias masculina e feminina, a final da quinta edição do evento. O paranaense Daniel Glomb, representante da organização, não escondeu a satisfação pelo anúncio da Isaf. 'É muita alegria saber que o Brasil abrigará a grande final. Já estamos trabalhando duro para fazer este evento ser inesquecível para todos os envolvidos”, declarou.
Segundo o presidente do comitê da Isaf, Henry Menin, o Veleiros do Sul oferece todas as condições necessárias para realizar uma grande competição e também por ser um local especial para o desenvolvimento do match race na América do Sul e, em especial, no Brasil. “Foi uma decisão dura pela grande oferta de cidades, mas estamos satisfeitos com a escolha de Porto Alegre”, garantiu.
O evento é um dos maiores do circuito de vela internacional, sendo prestigiado no ano passado por velejadores de 50 países, na soma de todas as etapas classificatórias. Na Copa das Nações de 2008/2009 estão previstas sete seletivas continentais a serem disputadas entre setembro de 2008 e janeiro de 2009.
Fonte: Gazeta Press

20 Jan 2008
Francês reduz em 14 dias recorde de volta solitária ao mundo
O navegador francês Francis Joyon reduziu em 14 dias o recorde da volta solitária ao mundo em veleiro, ao chegar no começo do domingo ao porto de Brest, na França.
Com embarcação de 29,70 de comprimento, Joyon encerrou a jornada pelos mares do planeta em 57 dias, 13 horas, 34 minutos e 6 segundos. O navegador de 51 anos melhorou a marca que Ellen MacArthur havia conseguido em travessia em 2005. Joyon começou a volta ao mundo em 23 de novembro do último ano.
Fonte: UOL esporte

18 Jan 2008
Ambientalistas invadem navio baleeiro
Pelo jeito, a briga pela caça às baleias vai continuar
O Japão pediu nesta sexta-feira que os ambientalistas australianos acabem com o cerco a seus baleeiros na Antártica, e afirmou que os dois militantes retidos durante 48 horas em um de seus barcos foram bem tratados.
Na terça-feira, dois militantes do movimiento ecologista australiano Sea Sheperd conseguiram subir a bordo de um baleeiro japonês para protestar contra a caça às baleias. Os dois homens, o australiano Benjamin Potts, de 28 anos, e o britânico Giles Lane, de 35, foram liberados na madrugada desta sexta-feira e entregues a um barco de patrulha militar australiano.
A Sea Shepherd prometeu retomar as operações contra os baleeiros até que o Japão anuncie o fim da caça a mil cetáceos na Antártica. "Me parece incrível que continuem com a intenção de realizar intrusões", declarou Kenji Masuda, diretor da Agência de Pesca japonesa.
"Queremos que cessem suas intervenções ilegais", acrescentou, antes de ressaltar que o Japão não tem nenhuma intenção de modificar o programa de caça às baleias. Benjamin Potts afirmou que a tripulação do baleeiro tentou jogá-los quando conseguiram subir ao barco. "Se trata de uma acusação unilateral por parte de ativistas que entraram ilegalmente no barco", afirmou Masuda.
Fonte: AFP

17 Jan 2008
Condenação por naufrágio em 1999
Erika causou maré negra na França
PARIS (AFP) — A Justiça francesa condenou nesta quarta-feira a companhia de petróleo francesa Total e outros três co-acusados a pagarem 192 milhões de euros aos afetados pelo naufrágio do navio "Erika" em 1999, que provocou uma enorme maré negra no noroeste da França. Os outros três condenados a pagar conjuntamente com o grupo francês esta multa são o proprietário do navio, seu administrador e a sociedade de classificação Rina, todos eles italianos.
A Total foi considerada culpada por "imprudência" e condenada à multa máxima de 375.000 euros pelo Tribunal Correcional de Paris. Embora a justiça tenha considerado que a companhia de petróleo não era o fretador, julgou que a Total cometeu uma "imprudência" ao não ter levado em consideração a idade do navio, de cerca de 25 anos, nem a falta de manutenção do mesmo.
Este acidente marítimo é o primeiro a provocar a abertura de um grande julgamento em torno de uma catástrofe ecológica na França e o primeiro a ter suscitado o reconhecimento jurídico da existência de um dano ecológico, permitindo assim o pagamento por danos e prejuízos às associações de defesa do meio ambiente.
O armador do "Erika", Giuseppe Savarese, e seu administrador, Antonio Pollara foram considerados "culpados" e condenados a uma multa de 75.000 euros pelo Tribunal Correcional. A sociedade Rina, que havia emitido os certificados de navegabilidade do navio que transportava petróleo pesado em direção à Itália, foi condenada à multa máxima de 375.000 euros.
Fonte:AFP

16 Jan 2008
Barco com 100 toneladas de atum está encalhado em SC
Embarcação bateu em pedra no litoral de Florianópolis quando voltava do Rio Grande do Sul.
Comandante disse que houve falha humana

Já dura quatro dias a operação para resgatar um barco carregado com 100 toneladas de atum no litoral de Santa Catarina. A embarcação bateu nas pedras a quatro quilômetros de Florianópolis, quando voltava de uma viagem do Rio Grande do Sul. Mergulhadores fazem a análise do local para decidir como retirar o óleo da embarcação. A operação é delicada porque há risco de acidente ambiental. A tripulação já despejou 30 toneladas de peixe no mar. Segundo o comandante do barco, uma falha humana pode ter provocado o acidente. Veja o vídeo.
Fonte: G1

08 Jan 2008
Aviso de bóia garrada
Bóia de cor verde garrada na virada de ano no rio Guaíba foi avistada na Prainha (foto), uma pequena praia do Guaíba, próxima ao Farol de Itapuã.

08 Jan 2008
Navio atropela e mata tubarão-baleia

Um navio cargueiro que estava ancorando no porto de Cebu, nas Filipinas, atropelou e matou um tubalão-baleia com 7,5 metros de comprimento (os maiores animais da espécie chegam a ter cerca de 15 metros). O animal corre risco de extinção e é protegido pelas leis das Filipinas, não podendo mais ser pescado nas águas do país asiático.
As autoridades filipinas planejam usar o esqueleto do gigante em projetos de educação ambiental. A espécie é inofensiva para humanos e se alimenta filtrando a água do mar através de sua boca e suas brânquias.
Fonte: TV canal13, S Luís

07 Jan 2008
Paul McCartney à vela no Caribe
Recuperação de cirurgia no coração
Paul McCartney descansa no Caribe Paul McCartney, 65, resolveu descansar no Caribe numa tentativa de fugir dos problemas - entenda-se o amargo divórcio de Heather Mills. OBeatle foi flagrado pelo jornal "Daily Mail" sozinho em um barco à vela neste fim de semana.

Além do divórcio, McCartney se recupera de uma cirurgia no coração. No fim do ano passado, ele foi submetido a uma angioplastia – procedimento para desobstruir as artérias, permitindo um maior fluxo do sangue.

A foto mostra Paul McCartney saudável e relaxado depois de ouvir poucas e boas da ex-mulher por ter entregue a filha Beatrice uma hora mais tarde do que o combinado durante uma recente visita.
Fonte: Ego-globo.com

06 Jan 2008
Força Aérea norte-americana lança peças de motor

Pesqueiro encalhado na Antártida
Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos lançou neste domingo (06) peças para o motor de um barco pesqueiro britânico, encalhado nos gelos do Mar de Ross há uma semana. Segundo a versão digital do jornal "NZ Herald", o avião, um C-17 Globemaster, partiu do aeroporto da cidade neo-zelandesa de Christchurch a pedido do Centro de Coordenação de Resgates da Nova Zelândia, com uma carga de componentes pesando 68 quilos para ser lançada em pára-quedas.
O pesqueiro "Argos Georgia" ficou à deriva há uma semana após perder seu motor e acabou encalhando entre os gelos em águas do Antártico. O serviço de resgate neozelandês espera que o motor possa ser consertado com as peças, o que permitirá que o barco volte a Christchurch para passar por uma revisão.
A Nova Zelândia é encarregada da coordenação dos resgates marítimos na zona do Mar de Ross, localizado 4 mil quilômetros ao sul de Wellington, a capital do país. O navio, de 36 metros de comprimento, conta com uma tripulação de 25 marinheiros e se dedicava à pesca do "toothfish" (bacalhau de profundidade) quando sofreu o acidente.
Fonte: EFE, Sidney - Folha on line