Notícias do Popa

26 Fev 2009
Explosão em lancha deixa 4 feridos em Jurerê, Florianópolis/SC

A explosão de um barco nesta tarde em uma marina de Florianópolis, em Santa Catarina, deixou quatro pessoas pessoas gravemente feridas, entre elas duas crianças.
De acordo com as primeiras informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, o barco estaria em uma marina no bairro de Jurerê, localizado na região norte da cidade. Por volta das 15h, o motor explodiu. A embarcação pegou fogo e as vítimas foram retiradas da água por funcionários da marina com várias queimaduras pelo corpo.
Todos os feridos, que ainda não tiveram a identidade divulgada, foram encaminhados por uma equipe do Corpo de Bombeiros para dois hospitais da região central de Florianópolis.
Fonte: Terra/Fabrício Escandiuzzi
A lancha se chama Nagoa, marca ARMADA CABRIO 300, de cor azul. Se feriram o casal e duas crianças. Todos foram encaminhados para o Hospital no centro. Parabens para os marinheiros da Marina Blue Fox e do Iate Clube que socorreram a familia rápido e aos bombeiros que não demoraram muito.
Comentário de Adriano Vargas ao site do Terra
Lancha explode no Norte da Ilha; vítimas foram socorridas pelo helicóptero Águia da PM
Uma explosão no motor de uma lancha deixou quatro pessoas feridas na tarde de hoje na praia de Jurerê, em Florianópolis. Por volta das 14h21min, o proprietário, um homem de 42 anos, preparava-se para sair com a família na embarcação, ancorada em uma marina entre as praias de Jurerê Tradicional e Canasvieiras. Após ligar o motor principal, o motor de material (como é chamado o motor auxiliar) foi acionado, explodindo imediatamente. O incidente provocou ferimentos na esposa e um casal de filhos do dono da lancha, além de um funcionário da marina.
A esposa do proprietário da embarcação sofreu queimaduras no rosto, pescoco e tórax frontal. A filha, de 13 anos, e o filho de oito anos, sofreram queimaduras leves e foram encaminhados ao Hospital Universitário pelo helicóptero Águia 02 da Polícia Militar (PM). O funcionário da marina teve queimaduras no rosto, pescoço e torax frontal. Ele foi socorrido por  uma viatura do Corpo de Bombeiros. O proprietário da lancha não se feriu.
Fonte: PMSC (Capitão Alessandro Marques, com informações do capitão Fraga, da Central Integrada de Emergência 190 Florianópolis)
Gás pode ter causado explosão de barco que feriu 4 em SC
O Corpo de Bombeiros informou que a explosão ocorrida em um barco em uma marina de Florianópolis (SC) na tarde desta quinta-feira pode ter sido causada por vazamento de gás. "Pode ter ocorrido um vazamento de gás e, ao acionar o motor da embarcação, houve a explosão", disse o oficial de área do Corpo de Bombeiros, capitão Matiuzzi.
Quatro pessoas ficaram feridas na explosão, entre elas duas crianças. Segundo os Bombeiros, o barco estava na marina no bairro de Jurerê, localizado na região norte da cidade. Por volta das 15h, o motor explodiu. A embarcação pegou fogo e as vítimas foram retiradas da água por funcionários da marina com várias queimaduras pelo corpo.
As duas crianças foram internadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão e o casal atingido pelo fogo foi levado ao Hospital Universitário da UFSC. "Eles sofreram queimaduras de primeiro e segundo grau, mas já temos as informações de que não correm risco de morte", afirmou o bombeiro.
Fonte: Terra/Fabrício Escandiuzzi
Sinto muito, mas parte da v/informação não é verdadeira.
O barco nào pegou fogo. Foi, unica e exclusivamente, a explosão do gás presente na casa de máquinas. Nenhum dos quatro ficará com seqüelas, estão todos bem. O barco não sofreu nenhum dano, absolutamente.
Cordialmente Rogério Sousa.
Comentário de Rogério Luiz de Sousa no site do Terra
Fotos ilustrativas da lancha Armada Cabrio300: www.armada.com.br
Colaboração Luiz Morandi

25 Fev 2009
Pistorius pode ser responsabilizado por acidente
O sul-africano Oscar Pistorius, que conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, poderia ser acusado de conduta imprudente após protagonizar um acidente de barco no último sábado em Vall, região localizada ao sul da cidade de Johannesburgo.
De acordo com Kinnie Steyn, porta-voz da polícia local, o velocista paraolímpico pode ser responsabilizado pelo acidente. "A polícia investiga a possibilidade de que Pistorius não bateu contra um objeto flutuante como um tronco, mas sim contra um píer", afirmou o porta-voz em entrevista ao diário The Beeld.
Segundo Peet Van Zyl, treinador de Pistorius, o atleta pilotava a velocidade normal no momento do acidente. No entanto, o diário assegura que os mergulhadores encontraram o barco do sul-africano no fundo de um rio, perto de um pier que foi arrancado de sua base.
Pistorius, famoso por correr com duas próteses nas pernas, ganhou uma batalha judicial para atuar com os atletas de alto rendimento no ano passado. Ele não conquistou a classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim, mas se redimiu ao ganhar três medalhas de ouro na Paraolimpíada.
Fonte: Abril.com

24 Fev 2009
Iate pega fogo em alto-mar em Paranaguá
Os dois tripulantes conseguiram se salvar
Um iate pegou fogo em alto-mar na tarde de segunda-feira (23), em Paranaguá. O incêndio foi a cerca de 40 quilômetros de distância do porto e a forte fumaça escura podia ser vista da costa.
A Capitania dos Portos da Marinha recebeu chamado de resgate pelo rádio por volta das 16 horas. A equipe chegou a enviar um helicóptero, mas os dois tripulantes da embarcação já haviam sido retirados do mar por uma lancha particular que passava pelo local.
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas acabou não participando da operação de resgate. Um navio mercante que estava próximo de onde ocorreu o acidente tentou ajudar a apagar o fogo, mas sem sucesso.
Não houve vítimas ou feridos e a capitania acompanhou o resgate até os tripulantes serem retirados da costa. Os dois passageiros não souberam informar as causas do incêndio. A capitania abriu inquérito para investigar e apurar o ocorrido.
Fonte: Gazeta do Povo/ Monica Cubis

24 Fev 2009
Uma esperança para as águas do Guaíba
Previstas para serem concluídas em 2012, obras ampliarão o tratamento do esgoto da Capital
Um ano e dois meses após ser lançado, o Programa Integrado Socioambiental (Pisa) está em execução com obras em diferentes pontos da Capital.
Até 2012, esses pontos estarão interligados, ampliando o tratamento de esgoto cloacal da cidade para 77% do total – hoje, a capacidade de tratamento é de apenas 27% – e colaborando para a qualidade da água do Guaíba.
Há frentes de trabalho em três áreas atualmente: na rede de esgoto cloacal da Restinga e da Ponta Grossa (90% instalado), na rede da Cavalhada (10% executado) e na Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Ponta da Cadeia, próxima à Usina do Gasômetro, onde está sendo construída uma chaminé de equilíbrio – torre que armazenará esgoto, para evitar que as tubulação entre em colapso quando faltar energia elétrica – com 12 metros de altura (37% da obra concluída).
Apenas quando todas as obra estiverem finalizadas e conectadas, o sistema de tratamento passará a funcionar – hoje, o esgoto cloacal da maior parte das casas dos porto-alegrenses segue in natura para o Guaíba.
Segundo o gerente do Pisa, Carlos Fernando Marins, o contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que repassará recursos para o programa, tem previsão de ser firmado em março – a liberação dessa verba deve acelerar parte das obras, atrasadas em relação às datas iniciais. Confira no infográfico abaixo a extensão da obra, os prazos previstos atualmente para sua execução e o funcionamento do sistema.
Previstas para serem concluídas em 2012, obras ampliarão o tratamento do esgoto da CapitalUm ano e dois meses após ser lançado, o Programa Integrado Socioambiental (Pisa) está em execução com obras em diferentes pontos da Capital.
Até 2012, esses pontos estarão interligados, ampliando o tratamento de esgoto cloacal da cidade para 77% do total – hoje, a capacidade de tratamento é de apenas 27% – e colaborando para a qualidade da água do Guaíba.
Há frentes de trabalho em três áreas atualmente: na rede de esgoto cloacal da Restinga e da Ponta Grossa (90% instalado), na rede da Cavalhada (10% executado) e na Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Ponta da Cadeia, próxima à Usina do Gasômetro, onde está sendo construída uma chaminé de equilíbrio – torre que armazenará esgoto, para evitar que a tubulação entre em colapso quando faltar energia elétrica – com 12 metros de altura (37% da obra concluída).
Apenas quando todas as obras estiverem finalizadas e conectadas, o sistema de tratamento passará a funcionar – hoje, o esgoto cloacal da maior parte das casas dos porto-alegrenses segue in natura para o Guaíba.
Segundo o gerente do Pisa, Carlos Fernando Marins, o contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que repassará recursos para o programa, tem previsão de ser firmado em março – a liberação dessa verba deve acelerar parte das obras, atrasadas em relação às datas iniciais. Confira no infográfico a extensão da obra, os prazos previstos atualmente para sua execução e o funcionamento do sistema.
Fonte: Zero Hora

23 Fev 2009
Casal é resgatado no Atlântico após 40 dias à deriva
Um casal britânico estava a caminho da Europa nesta segunda-feira, depois de ter sido resgatado no Oceano Atlântico após 40 dias à deriva. Stuart Armstrong e a namorada Andrea Davison partiram com um iate de Cabo Verde, na costa da África, e estavam cruzando o oceano em direção a Antígua, no Caribe, quando o leme do barco quebrou - a mais de 1,9 mil km do destino. O casal decidiu seguir viagem usando um leme temporário, mas passou quase 40 dias sem rumo até que o mau tempo obrigou a dupla a pedir socorro. Um petroleiro italiano que navegava na área desviou de sua rota e, na quarta-feira, alcançou o iate, realizando o salvamento. De acordo com o jornal britânico The Times, o casal demorou tanto para pedir ajuda porque tinha esperança de que conseguiria chegar em terra firme por conta própria, apesar do problema com a embarcação. Durante o período em que o casal ficou à deriva, a Guarda Costeira britânica foi informada dos desdobramentos por sua equivalente americana.
Fonte: Globo Online

20 Fev 2009
Treze pescadores sobrevivem no mar
Chegaram ontem ao Porto de Natal os 13 pescadores que sobreviveram a um naufrágio na manhã de quarta-feira passada. A embarcação que afundou era da empresa de pesca Norpeixe, mas os tripulantes não sofreram ferimentos. De acordo com o Capitão dos Portos, Francisco José Silveira de Vasconcellos, o naufrágio aconteceu a 200 milhas da terra. ‘‘Eles foram resgatados poucas horas depois do naufrágio, pois tinha outro barco de pesca por perto’’, afirmou.
O comandante ainda disse que será aberto um inquérito administrativo para apurar a possível causa do acidente. ‘‘Como a embarcação afundou, não temos como fazer a perícia diretamente. Então vamos ouvir todos os envolvidos e também os pescadores que prestaram auxílio. O resultado do inquérito deve sair em três ou quatro meses’’, explicou.
Embora a causa do naufrágio ainda seja desconhecida, o capitão não acredita que tenha sido por falhas mecânicas. ‘‘Essas embarcações passam por inspeções todos os anos e esse que afundou tinha sido avaliado em dezembro. Os relatos iniciais da tripulação dão conta de que houve uma colisão com um objeto submerso’’, relatou.
Fonte: Diário de Natal

19 Fev 2009
Descoberto “Danton”, navio de guerra francês afundado na I Guerra Mundial
Foi torpedeado por submarino alemão perto da Sardenha
O navio de guerra francês “Danton”, afundado em 1917 por um submarino alemão, durante a I Guerra Mundial, foi descoberto em condições extraordinárias de conservação, no fundo do mar na costa italiana.
A descoberta ficou a dever-se à Fugro, uma empresa de geociência, que estava a fazer um levantamento do fundo do mar para a construção de um oleoduto que vai ligar a Argélia e a Itália. A embarcação foi localizada a 35 quilómetros a Sudoeste da ilha da Sardenha, a mil metros de profundidade. A maioria das torres de tiro do navio estão intactas. Os pormenores foram divulgados numa conferência de imprensa no museu de Ciência e Tecnologia de Milão.
"Está numa condição extraordinária” disse à BBC, Rob Hawkins, o director do projecto da Fugro Geoconsulting. “Depois de ter sido atingido por torpedos do submarino alemão, o ‘Danton’ ter-se-á voltado ao contrário e girado várias vezes. Pode ver-se o local onde perdeu parte da infra-estrutura enquanto se afundava. O navio deslizou no fundo do mar até parar na posição normal, virado para cima.”
Nomeado em homenagem a Geroges Danton, um revolucionário francês, o navio de guerra “Danton” pertencia à frota francesa utilizada durante a I Guerra Mundial. O “Danton” tinha saído de Toulon, onde tinha sido readaptado, e dirigia-se para a ilha grega de Corfu, onde se ia encontrar com outros navios dos aliados. As armadas francesa, britânica e italiana preparavam-se para bloquear o estreito de Otranto, para impedir a Marinha austro-húngara de entrar no mar Mediterrâneo.
O navio fazia a sua rota em ziguezague, para despistar os submarinos inimigos. Mas, a 18 de Março de 1917, foi atacado por um submarino alemão U-64. A embarcação transportava cerca de mil homens que pertenciam às tripulações dos outros navios com os quais se iam encontrar. O navio afundou-se em menos de 45 minutos, mas 806 homens foram salvos pelos barcos de patrulha e pelo navio “Massue”, mas perderam-se 296 vidas.
Nos registos da história naval francesa ficou o heroísmo do capitão Delage, que comandava o navio. Manteve-se na plataforma com os seus oficiais e não fez nenhuma tentativa para se salvar enquanto o navio se afundava.
Construído em 1909, o navio de 150 metros de comprimento e 19 mil toneladas. Foi encontrado por um veículo autónomo subaquático, que recolhia dados biométricos e geofísicos. A descoberta dos destroços do navio implicam que a rota do oleoduto terá de ser desviada para contornar a relíquia.
Fonte: Última Hora/Público
Assista ao vídeo com cenas do Danton naufragado

18 Fev 2009
Um gigante de gelo se solta

Pelo menos 25% da Plataforma de Wilkins começou a se desprender, no que seria um reflexo do aquecimento global
Em um fenômeno atribuído por cientistas ao aquecimento global, a Antártica perdeu mais 3,5 mil quilômetros quadrados de gelo, depois que um bloco com tamanho equivalente à Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul, começou a se desprender da Plataforma de Wilkins, na Península Antártica.
A informação foi divulgada ontem na Espanha pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC). O bloco – que corresponde a 25% da plataforma, com um total de 14 mil quilômetros quadrados – se fragmentou em icebergs gigantes, que se espalharam pelo Oceano Glacial Antártico.
Uma equipe de pesquisadores do CSIC analisa desde domingo, a bordo de uma embarcação de pesquisa oceanográfica, o impacto do fenômeno sobre o ecossistema do Mar de Bellingshausen. Segundo os cientistas, o desprendimento e a fragmentação do enorme bloco de gelo produzirão um consequente aumento do nível do mar.
A temperatura da água, dizem eles, está excepcionalmente quente nesta região. Nos últimos 50 anos, a Península Antártica experimentou o maior aumento de temperatura registrado no planeta: 0,5ºC por década. Assim, a expectativa é de que toda a Plataforma de Wilkins se desprenda em breve. O colapso iminente é previsto há cerca de um ano, quando a ponte de gelo que unia a plataforma ao continente começou a derreter rapidamente. Em fevereiro de 2008, Wilkins perdeu uma área de 400 quilômetros quadrados, deixando a ponte com 6 quilômetros quadrados. Em maio, ela passou a ter 2,7 quilômetros quadrados, após o desprendimento de um bloco de gelo com 160 quilômetros quadrados. Em julho, a ponte estava com apenas 1,35 quilômetro quadrado.
Também ontem, um relatório do Banco Mundial afirmou que as geleiras da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, podem desaparecer em 20 anos, caso não sejam tomadas medidas para conter as mudanças climáticas. O derretimento provocou uma redução de 12% nas reservas de água na costa desértica peruana, que abriga 60% da população do país.
Fonte: Zero Hora/EFE Foto:EFE
Veja o vídeo de situação semelhante
Atualização da notícia em 19 Fev 2009
Cientistas divergem sobre bloco de gelo

Imagens de satélite não teriam confirmado dados de equipe espanhola
Divulgada na terça-feira pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (CSIC), a notícia do desprendimento de um bloco de gelo com cerca de 3,5 mil quilômetros quadrados na Península Antártica foi contestada ontem por pesquisadores alemães.
Segundo Angelika Humbert, da Universidade de Münster, o satélite alemão Terrasar e o europeu Envisat não registraram provas de que parte da Plataforma Wilkins realmente se desprendeu do continente, como afirmou o CSIC. Ainda assim, ela confirma que um processo de degelo está em andamento. Quando ocorrer o fenômeno, projeta Angelika, o bloco de gelo a se soltar terá entre 500 e 3,8 mil quilômetros quadrados.
A organização ambientalista Greenpeace também desmentiu as informações dos cientistas espanhóis. Assim como o professor Heinrich Miller, do Instituto Alfred-Wegener de Bremerhaven. Ele afirmou que, de acordo com sua avaliação das imagens de satélite, a plataforma ainda se encontra em processo de degelo devido ao aquecimento global.
Uma equipe de pesquisadores do CSIC, a bordo de uma embarcação de pesquisa oceanográfica desde domingo, teria observado o suposto desprendimento do bloco – correspondente a 25% da plataforma, que tem cerca de 14 mil quilômetros quadrados. Ele teria se fragmentado em icebergs gigantes que se espalharam pelo Oceano Glacial Antártico.
Fonte: Zero Hora

18 Fev 2009
Navio turístico encalhado na Antártica será evacuado
Os 74 passageiros do navio turístico "Ocean Nova", que se encontra encalhado na Antártica, serão evacuados nesta quarta-feira, apesar de suas vidas não correrem perigo, informou à AFP uma fonte da marinha de guerra argentina.
"Em algumas horas chegará ao lugar o navio de passageiros 'Clipper Adventurer', da mesma empresa, para resgatar os passageiros, para que continuem sua navegação para a cidade de Ushuaia" (extremo sul argentino)", afirmou a marinha argentina em um comunicado.
O "Ocean Nova", que encalhou perto da base argentina San Martín, em território antártico, tentou retomar a viagem na madrugada desta quarta quando a alta da maré, mas as manobras realizadas não foram suficientes.
Fonte: G1
Atualização da notícia em 19 Fev 2009
Passageiros de navio encalhado na Antárctida a salvo
Os 74 passageiros e quase todos os tripulantes foram resgatados e levados noutro navio para a cidade de Ushuaia, na Argentina.
Já passava da meia-noite quando o navio de turismo "Ocean Nova Vassel", desde terça-feira retido na Antárctida, perto da base argentina de San Martín, desencalhou "pelos seus próprios meios". A embarcação, com bandeira das Bahamas, levava 104 pessoas a bordo, das quais quase todas já tinham sido resgatadas.
As causas do sinistro ainda não estão esclarecidas, mas não foram detectados danos no navio nem perda de combustível.
Apesar de a Marinha argentina ter inicialmente afastado a hipótese de risco para os turistas e para a tripulação, por precaução procedeu-se ao resgaste. Para isso, a Força Naval chilena enviou o navio espanhol de pesquisa oceanográfica "Hespérides" e a embarcação de transporte de passageiros "Clipper Adventure".
A operação de resgate foi coordenada pela Armada do Chile, junto com o Centro Coordenador de Resgate Marítimo Argentino de Ushuaia. A Marinha argentina enviou ao local o avião de exploração P-38 Orión.
Fonte: Expresso, Portugal Foto: Reuters

17 Fev 2009
Surfistas salvam seis imigrantes africanos em naufrágio
Dois surfistas salvaram a vida de seis imigrantes africanos sobreviventes de um naufrágio a 20 metros da costa de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, neste domingo. O uruguaio Christian Hunt, que vive na Praia de Cocoteros, e o espanhol Johnny Camarasa fizeram o resgate.
– O que vi era tétrico. Gente flutuando e barco virado – disse Christian.
Ainda não se sabe o motivo do acidente. A embarcação carregava pelo menos 25 africanos.
Os salva-vidas encontraram 18 corpos na última segunda. As equipes de resgate disseram que estavam procurando outros três. Segundo as autoridades, as vítimas eram imigrantes.
As informações são do site Globoesporte.com
Fonte: Zero Hora - Foto:Martines Cripan, EFE
Veja UOL Vídeos sobre o resgate
Veja fotos de Lanzarote, pelo Cmte Gigante

17 Fev 2009
Submarinos nucleares chocam-se, mas não causam vítimas

Colisão teria ocorrido entre 3 e 4 de fevereiro no meio de uma "forte ressaca"
Dois submarinos nucleares, o britânico HMS Vanguard (foto) e o francês Le Triumphant, chocaram-se no início deste mês no meio do oceano Atlântico, em um acidente que não causou vítimas entre os 250 marinheiros que eles somavam, nem danos materiais, embora ambos estivessem abarrotados de arsenal nuclear.
A emissora pública de TV BBC informou que a colisão ocorreu entre 3 e 4 de fevereiro no meio de "uma forte ressaca", e que os ministérios de defesa de ambos os países abriram uma investigação para determinar por que os sistemas de sonar não funcionaram.
Fonte: Zero Hora - Foto: AP

17 Fev 2009
México impede empresa de explorar galeão do século XVII
O galeão espanhol Nuestra Señora del Juncal afundou em 1631, no Golfo do México, por causa de uma tempestade
Autoridades mexicanas negaram o pedido de uma empresa americana para explorar um galeão espanhol que naufragou na costa sul do país em 1631 (século XVII), no Golfo do México, perto do estado de Campeche, informou nesta terça-feira o Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah). Em comunicado, a instituição exlicou que as solicitações apresentadas pela Odyssey, entre 2006 e 2008, "não cumprem os requisitos necessários para a investigação arqueológica.
Segundo o Inah, o projeto da empresa americana "não tem propósitos de pesquisa e não conta com o aval dos arqueólogos, ou de um órgão acadêmico de reconhecido prestígio, condições sem as quais seria impossível autorizar a iniciativa". O interesse da Odyssey era em investigar o navio Nuestra Señora del Juncal que, de acordo com a estatal, "sempre esteve na mira de caçadores de tesouros".
O galeão fazia parte da frota da Nova Espanha, composta por 19 embarcações reais que zarparam do México em 14 de outubro de 1631 para levar riquezas à Espanha. Uma tempestade causou o naufrágio da maior parte delas, matando centenas de marinheiros. Na história, o fato ficou marcado como uma das maiores tragédias ocorrida em águas mexicanas.
Desde a década de 1970, o Inah já indeferiu 30 solicitações de empresas mexicanas e estrangeiras para explorar embarcações submergidas no país. "Um navio é uma cápsula do tempo e tudo que está em seu interior é material histórico e arqueológico", afirmou Pilar Luna Erreguerena, uma das responsáveis pela instituição.
A Odyssey tem um acordo judicial com o governo da Espanha para explorar a fragata espanhola Nuestra Señora de las Mercedes, naufragada em 1804 nas águas do Atlântico. O tesouro da embarcação estaria avaliado em US$ 500 milhões.
Odyssey
A Odyssey Marine Exploration é a mesma empresa que no início do mês descobriu os restos do histórico "HMS Victory", navio de guerra britânico que afundou no Canal da Mancha em 1744. A famosa embarcação naufragou durante uma tempestade, enquanto retornava da Espanha, matando todos os 1.150 tripulantes. Ela carregava 100 canhões de bronze que estão avaliados em 22.709 euros cada (US$ 29.106).
No entanto, o governo britânico também não se mostrou receptivo com a idéia de autorizar a exploração arqueológica. "Sabemos que a Odyssey localizou os restos de um navio de guerra inglês que eles acreditam que seja do 'HMS Victory'", afirmou um porta-voz do Ministério de Defesa britânico. Segundo ele, se for realmente uma embarcação britânica, estará protegida pela soberania da nação e nenhuma ação com fins comerciais poderá ser feita sem o consentimento oficial do Reino Unido.
Fonte: Redação Terra, com informações da EFE

16 Fev 2009
Jovem atravessa Atlântico escondido em navio para jogar futebol no Brasil
Garoto saiu de Guiné e, depois de sete dias sem comer, foi descoberto em Salvador
Depois de passar sete dias sem comer e beber, viajando escondido em um navio de Guiné, na África, um adolescente foi encontrado pela tripulação na casa de máquinas da embarcação San Paolo, de bandeira italiana, na noite de sábado, em Salvador, Bahia. Mohamed Câmara atravessou o Oceano Atlântico em nome de um sonho: abandonar a pobreza já que vivia em um abrigo para menores, e jogar futebol no Brasil. Em entrevista ao jornal Bahia Meio-Dia, ele citou os ídolos no futebol brasileiro:
– Ronaldinho, Adriano, Robinho, Cicinho.
Segundo o Bahia Meio-Dia, a empresa do navio ficará responsável pelas despesas da deportação do jovem. O Itamaraty está em contato com a embaixada de Guiné para definir o futuro do jovem, que diz ter 17 anos.
Garoto viaja escondido em navio para tentar jogar futebol no Brasil
Fonte: Zero Hora

15 Fev 2009
Mundo náutico da Bahia está de luto
O mundo náutico da Bahia e do Brasil está de luto. Morreu assassinado um amigo, grande skipper e empresário Abel Aguilar, 36 anos. Abel foi morto por dois facínoras, na madrugada de 08 de fevereiro de 2009, a bordo de um veleiro quando ancorado na Ilha de Itaparica.
Ele levava um grupo com sete pessoas a bordo do catamarã Pico Alto, para um giro pelas ilhas da Baia de Todos os Santos. Quando estavam ancorados em Itaparica, para passar a noite, o grupo foi surpreendido por dois homens que chegaram em uma canoa e anunciaram o assalto.
Abel estava dormindo na proa do barco, quando ouviu um barulho e saiu atordoado para ver o que se passava. Quando apareceu na cabine levou dois tiros sem ao menos esboçar nenhuma reação.
Mais uma crueldade, cometida por dois covardes que se acham gente quando estão empunhando uma arma. Covardes que a partir de agora serão entregues à justiça, para daqui a poucos dias estarem livres e soltos, acobertados por um código penal que pune as vítimas e absorve os criminosos.
Os assassinos foram pegos logo em seguida, quando tentavam fugir. Confessaram o assassinato, se autodenominaram garçons de barracas de praia e que queriam apenas ganhar mais uns trocados. A essas horas já devem ter constituído advogados e assim a liberdade passa a ser questão de dias.
Abel que teve a vida ceifada por esses facínoras, deixou a esposa viúva e com uma filhinha de 3 anos. Garanto que nenhum órgão de defesa da vida irá ao menos apertar a mão dessa mulher que perdeu o marido assassinado, nem dessa criança que perdeu o pai e rumo da sua vida.
Faz tempo que ocorrem problemas no fundeio de Itaparica. No ano passado participei de vários encontros de velejadores com as autoridades de segurança da Bahia e principalmente de Itaparica. Fiz alguns artigos sobre o assunto e em um deles fui bastante criticado. Naquele tempo eram “apenas” assaltos e roubos, mas as nuvens no horizonte já indicavam uma catástrofe.
Numa das reuniões um diretor do Iate Clube da Bahia, se alterou porque a revista Náutica queria fazer uma matéria sobre o assunto e ele achava um absurdo a revista denegrir a imagem da Bahia. Propôs até um boicote. Naquele tempo ainda não existia nenhuma vítima fatal. E agora diretor?
Sou apaixonado pela vela de cruzeiro e ainda acho que ela tem muito a contribuir com o turismo em nosso país. Todos os Estados do litoral brasileiro têm condições de receber veleiros do Brasil e do mundo. A Bahia tinha tudo para ser um Estado modelo neste cenário de aventura, mas abdicou de sua vocação ao abandonar os projetos que já existiam e que davam a Salvador o título de melhor cidade brasileira para a vela de cruzeiro.
Os últimos acontecimentos em Itaparica e o final triste de Abel, fecham as portas das águas baianas para o turismo náutico ao trazerem insegurança e desconfiança nas autoridades competentes em resolver o problema.
O velejador de cruzeiro, busca no mar a tranqüilidade que não encontra mais em terra. Morar num barco e ter de fechar as postas e gaiutas para poder dormir ou fazer uma leitura à noite é coisa que não passa pela cabeça de nenhum velejador. Já bastam as grades dos apartamentos, os aparatos de segurança das casas, o medo de sair nas ruas, os assaltos nos sinais de trânsito, os crimes que todos os dias atormentam as cidades.
Pode parecer um paradoxo, mas no mar busca-se a segurança que não temos em terra. Busca-se a qualidade de vida que perdemos nas cidades. Busca-se a paz e o silêncio de uma vida livre. Busca-se o encontro com os elementos da natureza. Busca-se uma rota alternativa para esse mundo de lama, guerras e conflitos.
Não precisávamos cobrar nada das autoridades, elas estão autoridades para que as pessoas tenham paz, saúde, educação, segurança, moradia e justiça. Elas precisam sair dos gabinetes, descer dos palanques, criar vergonha na cara e cumprir o papel que lhes foi dado de graça pelo voto popular.
Fique com Deus Abel, mas vá sabendo, as autoridades desse país lhe devem desculpas.
Fonte: Nelson Mattos Filho - Velejador/Tribuna do Norte

15 Fev 2009
A realidade sai do armário

O primeiro grito partiu do fundo da Baía de Todos os Santos e ampliou-se ao cair no noticiário e nas manifestações indignadas sobre o assassinato do velejador e empresário Abel Harbovsky Aguilar, de 36 anos, durante um assalto ao seu barco ancorado na marina da Ilha de Itaparica. A brutalidade bate novamente na porta do recanto impregnado de feitiço, história e belezas incomuns, cenário principal de "Viva o Povo Brasileiro", livro emblemático de João Ubaldo Ribeiro. O escritor itaparicano convocou seus conterrâneos para a briga já quase perdida pelo retorno da paz e da convivência debochada e harmônica que deram fama mundial ao paraíso ameaçado, sem poupar nem a maior autoridade estadual: o governador Jaques Wagner(PT).
Na quarta-feira, o espanto veio da europeia Suíça, outro mundo de sonhos e maravilhas, tantas vezes citado como Éden da cultura e da civilização. "O lugar onde ninguém rouba, ninguém mata, nem joga lixo nas ruas", como ensinava na aula de Geografia uma de minhas românticas professoras do curso primário, que, evidentemente, jamais se aventurara, fora dos livros, em voos para além das barrancas do Rio São Francisco. No "Blog do Noblat", quarta-feira, outra realidade parece aflorar na notícia em primeira mão que chocou o Brasil inteiro.
É o caso da advogada pernambucana Paula Ventura Oliveira, que aparece na fotografia com o corpo retalhado e coberto por inscrições que sugerem prática racista. Residente legal no país estrangeiro, empregada em potente multinacional dinamarquesa de transportes marítimos, Paula denuncia ter perdido os gêmeos que trazia no ventre depois de submetida a impiedosa sessão de tortura por três "skinheads" - supostamente neonazistas . Poupo os leitores da repetição de detalhes de uma história estranha e absurda, que ainda segue cercada de indiferença, cautela e dúvidas na Suíça.
No caso de Itaparica, logo em seguida ao crime de comprovada e insana violência, explodiu a indignação contra uma crise evidente em Salvador e Região Metropolitana, que põe apenas a cauda de fora da superfície do mar, como os icebergs. Dupla de bandidos "pé de chinelo" invade um catamarã com seis turistas a bordo, ancorado na marina lotada de barcos locais, nacionais e estrangeiros. No assalto foi morto com um tiro no peito o empresário Aguilar, 36 anos, velejador profissional paranaense que deixou Curitiba para tocar a "Salvador Charters", bem sucedida empresa baiana no ramo mais sofisticado do turismo náutico.
Os policiais de plantão dormiam no prédio degradado da cadeia local, sem recursos nem para a gasolina da única viatura em condições de uso. O delegado da ilha só apareceu nove horas depois do crime, quando a população indignada já explodia contra a polícia e o governo estadual. "Ladrões matam dono de barco em Itaparica", "Itaparica pede socorro", proclamam títulos do noticiário. O fato policial foi amplificado pelo choque verbal e político entre o escritor João Ubaldo e o governador petista, que segue causando estragos apesar das muitas camadas de panos quentes jogadas sobre os dois contendores nas últimas horas.
Na Bahia, o delegado de Itaparica foi demitido e substituído por José Magalhães, o mais famoso e duro policial do tempo do "carlismo", que já anunciou: "Não prendo bandido duas vezes: só acredito na bala, e bala temos de sobra". O governador Wagner, em geral tranqüilo, também subiu o tom de sua reação: "sou de enfrentar os problemas e não costumo me esconder em armários, como muita gente," disse irritado, antes de desembarcar, acompanhado do secretário de Segurança, na ilha de João Ubaldo, nesta sexta-feira, para ver pessoalmente a situação.

Na Suíça, governo, imprensa e sociedade seguem "cautelosos e céticos" em relação ao ataque que a advogada pernambucana afirma ter sofrido na estação de trem, principalmente quanto às suspeitas de conteúdo político e a carga horripilante de xenofobia e tortura levantadas na denúncia de larga repercussão na imprensa brasileira, reforçada pelo chanceler Celso Amorim "e o governo de Pernambuco em seus protestos e pressões", segundo assinalam o diário "Le Matin" e o site "Swissinfo". Ainda assim, os suíços começam a sair da indiferença pura e simples, para investigar e buscar respostas efetivas e reais sobre o muito que ainda parece escondido no caso.
Há uma espécie de reconhecimento tácito do governo e da alta diplomacia suíça quanto a falhas graves na ação inicial da polícia, marcada por grotescos sinais de incompetência e preconceito no tratamento dispensado pelos agentes policiais a Paula, mulher e latina. Em casos assim, bem sabemos também por aqui, o jogo policial crê que a melhor saída é disseminar suspeitas e confundir. O "Le Matin diz em sua edição de ontem, que a polícia de Zurique já possui "um levantamento completo de todos os passos da advogada brasileira na volta para casa naquela noite , e afirma que ela não estava grávida". O jornal revela ainda: "o Instituto de Medicina Legal da Universidade de Zurique privilegia a tese de auto-mutilação".
Racismo segue sendo um delito previsto no artigo 261 do rigoroso Código Penal helvécio, e a Comissão Federal contra o Racismo registrou 355 denúncias entre 1995 e 2006 no país. Mas - e há sempre um "mas" em situações como esta - em quase metade dos casos e depois de uma avaliação detalhada (segundo o Swissinfo), "as autoridades não encontraram provas suficientes para abrir um processo penal". A conferir, neste caso de desfecho ainda imprevisível na Suíça 2009, em transe e em crise financeira, política e de identidade.
Fonte: Terra Magazine, por Bob Fernandes/Vitor Hugo Soares (Blog do Noblat)

12 Fev 2009
Tesouro descoberto no Google Earth gera caso jurídico
Um músico norte-americano reinvindica a descoberta de um valioso tesouro, constituído por ouro e prata, através do Google Earth. O achado está a gerar uma batalha jurídica.
Nathan Smith, de 39 anos, afirma que o tesouro pertence a um barco espanhol do século XIX e está enterrado num rancho situado em Barkentine Creek, no estado norte-americano do Texas.
O "caçador de tesouros" pediu permissão para cavar no local, mas os donos da propriedade recusam a entrada no terreno.
O tesouro, avaliado em mais dois mil milhões de euros, é referenciado em livros e sites norte-americanos. Em 1822, a embarcação espanhola terá sido atingida por furacão e arrastada para terra no golfo do Texas. As lendas contam que o capitão do navio enterrou o tesouro.
O músico norte-americano diz que usou o Google Earth como as pessoas o usam normalmente, quando, por exemplo, querem encontrar alguma casa.
Smith assegura que é possível ver a forma de um “X” no local, que pretende agora explorar.
Caso vença a batalha judicial, Smith será a primeira pessoa com permissão federal para retirar o tesouro abandonado. Caso seja derrotado no tribunal, o tesouro será propriedade do dono do rancho. O caso vai a julgamento em Março.
Fonte: Jornal de Notícias, Portugal

12 Fev 2009
O sucesso de uma boa idéia
Uma regata em dia de semana, à noite, só pode dar errado. Ainda mais tendo chovido o dia todo. Mas não foi o que aconteceu ontem no Rio Guaíba. O evento realizado pelo Veleiros do Sul foi um sucesso que contou com 24 barcos, apesar de ter sido realizado em um mês típico de férias, o que poderia sugerir a ausência de alguns participantes.
A iniciativa do evento foi do Comandante Frederico Roth (Comte Fredinaiti).
Fred avaliou o resultado positivo de eventos similares realizados nos EUA, adaptou a idéia e apresentou-a ao Vice-Comodoro Esportivo do Veleiros do Sul, Comte Eduardo Ribas, que logo a apoiou.
O novo modelo é inovador pelos aspectos já abordados, além de apresentar apelos como a bonita paisagem noturna de Porto Alegre, e a curta duração, em torno de uma hora e meia.
A habilidade no uso do GPS foi também uma demanda atípica em regatas, onde normalmente as marcas estão no alcance visual. Isso contribuiu para incentivar a utilização deste recurso de navegação.
Uma das recomendações sugeridas pelo carismático comandante do Delta36 Friday Night foi que não houvesse a tradicional premiação com medalhas ou badulaques inúteis, enfatizando o aspecto informal e despojado do evento.
Parabéns aos Comtes Fredinaiti e Ribas por apostarem no novo modelo e pelo sucesso obtido.

10 Fev 2009
Espantando ativistas no grito
Caçadores de baleias japoneses e ambientalistas se enfrentaram nas águas geladas do Oceano Antártico nesta segunda-feira, resultando em dois ativistas feridos. Segundo o grupo ecologista Sea Sheperd Conservation Society, os baleeiros estão equipados com novas armas "acústicas".
O episódio aconteceu em mar alto, a cerca de 3.200 quilômetros a sudeste do estado australiano da Tasmânia. Dois ambientalistas da Sea Sheperd que estavam a bordo de um bote sofreram ferimentos, de acordo com o grupo. Um deles foi atingido por um pedaço de metal jogado de um barco baleeiro. O outro teve cortes e machucados após receber um forte jato de água.
Segundo a Sea Sheperd, o navio japonês Nisshin Maru e outros dois baleeiros possuem uma arma acústica de nível militar, capaz de provocar surdez e vômitos. Em comunicado, o grupo disse que o dispositivo envia "ondas sonoras de médias a altas freqüências, destinadas a desorientar e, possivelmente, incapacitar as pessoas".
Em Tóquio, agências de pesca acusaram os ativistas de jogarem projéteis contra os navios baleeiros. Glenn Inwood, porta-voz do Instituto de Pesquisa Cetácea japonês na Nova Zelândia, disse que os baleeiros não revelarão suas táticas para se protegerem das "ações criminosas" dos militantes. "Nós podemos dizer, no entanto, que existem meios legais à disposição e que serão usados para garantir que esses piratas não embarquem em navios japoneses ou ameacem a vida da tripulação ou a segurança dos barcos", disse Inwood à agência estatal de notícias australiana,
Fonte: AAP - Foto AAP.

05 Fev 2009
Milionário leiloa antigo maior navio do mundo

O mítico transatlântico France-Norway, que já foi o maior do mundo, será leiloado nos dias 8 e 9 de fevereiro em Paris. Contudo, os interessados não poderão levar a embarcação inteira. Ele será dividido em nada menos do que 466 pedaços. Há chance de disputar desde lembrancinhas como medalhas, luminárias e as roupas da tripulação até proa (parte da frente do navio), a chaminé, as escotilhas (janelas) e os requintados móveis e quadros que faziam do navio o ícone dos cruzeiros de luxo nos anos 1960.
Os valores dos equipamentos são tão variados quanto a quantidade de objetos postos em leilão - podem ir de 100 euros a 80 mil euros (de R$ 305 a R$ 243 mil, aproximadamente). Os lances serão disputados na casa de leilões Artcurial, na Avenida Champs-Elysées, cujo site já exibe os preços estimados para cada lote. Um spencer do comandante, por exemplo, deve sair entre 750 e 900 euros, enquanto os 25 cardápios do restaurante, elaborados em 1972, devem ser arrematados por valores entre 700 e 800 euros. Os alto-falantes em alumínio, mais baratos, não devem passar dos 300 euros. As apostas já podem ser feitas na própria internet, mediante cadastro no site da Artcurial.
A embarcação foi ao mar pela primeira vez em 1961. O custo do navio na época da construção foi de 420 milhões de francos (cerca de R$ 195,9 milhões) e o France era o mais longo do gênero já construído, com 299,25 m de comprimento. Sua velocidade de 31 nós também era impressionante para a época.
Inaugurado pelo então presidente francês Charles de Gaulle, o luxuoso transatlântico, com capacidade para 2.032 passageiros, rodou o mundo em cruzeiros turísticos até 1974, quando uma crise desencadeada pela concorrência com o célebre Queen Elizabeth 2 o obrigou a parar de navegar.
Desde então, uma extensa história de tentativas mal-sucedidas de reativá-lo se enumeram. Comprado em 1979 pelo norueguês Knut Ulstein Kolster, o France foi rebatizado de Norway. As navegações passam a se concentrar no Caribe e em 2006 o navio é novamente rebatizado para Blue Lady, já às vésperas do encerramento total das atividades, quando foi comprado pelo francês Jacques Dworczak.
O milionário decidiu enfim desmontá-lo, após quase 30 anos desde o começo da decadência do transatlântico. Depois de quatro anos de um trabalho minucioso de desmantelamento, agora o colecionador de objetos marítimos construídos desde o século XVII colocou os pedaços à venda. As peças estarão disponíveis para visitação a partir desta quarta-feira.
Robaglia espera receber muitas apostas por telefone, já que a maioria dos potenciais compradores não devem poder estar presentes em Paris no momento do leilão. Com 3,51 m de altura e pesando cerca de 4 t, a proa do navio tende a ser a peça mais valiosa, orçada em 80 mil euros (cerca de R$ 243 mil). Pelas escotilhas, Dworczak pretende arrecadar cerca de 650 euros (cerca de R$ 1,9 mil) cada uma, enquanto os dois bancos do capitão estão orçados em 1,3 mil euros (aproximadamente R$ 4 mil).
Fonte: Terra - Foto: Divulgação

04 Fev 2009
Descoberta de tesouro de US$1BI foi anunciada
A Odyssey Marine Exploration (OME) anunciou que encontrou o HMS Victory, considerado um dos mais históricos navios britânicos a terem naufragado e que possui, potencialmente, um valor estimado em US$ 1 bilhão por abrigar quatro toneladas de ouro. E ele poderá ser conhecido no quarto episódio da Treasure Quest, do Discovery Channel, a ser exibido nos EUA nesta quinta-feira (05/02), às 22h, e no Reino Unido, num especial em dois capítulos a partir deste domingo (08/02), às 21h.

"O Discovery tem uma história de quase 25 anos documentando expedições enquanto elas acontecem, e a nossa série Treasure Quest é o exemplo mais recente de estar na vanguarda da ação", disse John Ford,presidente e gerente geral do Discovery Channel. "Esta série em andamento fornece aos telespectadores a combinação perfeita de aventura, conhecimento e suspense de prender a atenção. Poder acompanhar a OME na busca de destroços de navios naufragados no fundo do oceano é uma emoção a cada semana".

Mistério submerso
A Odyssey Marine Exploration informou que descobriu e resolveu em 2008 um dos mistérios navais mais antigos do mundo. Em 1744, o HMS Victory, antecessor direto do navio-almirante comandado por Horatio Nelson na Batalha de Trafalgar, era o maior e mais sofisticado navio de guerra do mundo. A belonave de primeira ordem e três conveses foi o único navio a ter naufragado com um carregamento completo de 110 canhões de bronze, inclusive canhões enormes de 42 libras-peso (quase 20 quilos), as maiores armas do mundo e o grande meio de intimidação naval.

O Victory naufragou no Canal da Mancha em outubro de 1744, aparentemente durante uma forte tempestade que culminou com a morte de todas as mais de 900 pessoas a bordo, inclusive um dos maiores almirantes da história naval britânica, Sir John Balchin. Os destroços foram descobertos a aproximadamente 100 quilômetros de onde há muito tempo se imaginava ter havido o naufrágio, contrariando a lenda de que ele naufragara junto às rochas de Casquets devido a problemas na navegação e a um farol com baixa iluminação.

Navegando na web
Na internet, os navegantes podem mergulhar mais fundo rumo aos destroços no site www.discovery.com/treasurequest. Entre os destaques on-line estão passeios pelos destroços, históricos de desastres e um baú de tesouros que detalha os tipos de moedas e artefatos trazidos das profundezas. "Webisódios" exclusivos mostrarão de perto como é a vida em uma embarcação de expedições atualmente, de refeições sofisticadas a uma criatividade digna de MacGyver e brincadeiras em alto mar.

A Odyssey também mostra no site os exclusivos e espetaculares fotomosaicos dos destroços e imagens cristalinas de profundezas oceânicas previamente desconhecidas. No Reino Unido, os telespectadores podem visitar o site www.discoverychannel.co.uk para saber mais sobre este tesouro escondido. Em territórios fora dos EUA e Reino Unido, mais informações podem ser encontradas em www.discoverychannel.co.uk/int.
Fonte: Yahoo! Notícias - Foto BR Press

1º Fev 2009
O Farol que nunca serviu à navegação
No alto do bairro do Jaguaré, há um farol diferente (foto ao lado). Não é para organizar o trânsito de veículos, mas uma torre para orientar barcos. O Farol do Jaguaré foi construído em 1943, pelo arquiteto Henrique Dumont Villares, sobrinho de Santos Dumont.
A ideia era que fosse uma edificação com três funções: além da orientação para os barcos dos rios Tietê e Pinheiros, serviria como reservatório de água e mirante. Porém, somente essa última finalidade acabou sendo concretizada. Do alto, ainda hoje, pode-se ter uma ótima vista da região. As visitas devem ser agendadas.
Fonte: Destak Jornal - Foto "Da Redação"
Endereço e horário para visitação: Rua Salatiel de Campos, praça do Mirante do Relógio do Jaguaré, região oeste de São Paulo, tel. 3714-1702. Segunda a sábado, 9h às 17h.

30 Jan 2009
Última oficina de windsurf diverte os alunos

Participantes aprenderam técnicas do esporte e tiveram tempo para jogar frescobol
Parecia que o tempo nublado não ia colaborar com a última oficina de windsurf do "Floripa Tem 2009", realizada na quinta-feira, 29. As nuvens carregadas davam a impressão de uma aula com muita chuva e todos longe das águas da Lagoa da Conceição. Mas foi apenas os primeiros participantes começarem a velejar na água para que o tempo fosse limpando e os alunos fossem se empolgando para aprender o esporte.
Nos primeiros momentos, os participantes caíam bastante, principalmente na hora de virar 180° e velejar para o outro lado, mas depois todos pegaram o jeito do esporte e aproveitaram o belo dia na Lagoa da Conceição. Apesar de iniciantes, os alunos gostariam que tivessem mais vento para conseguir uma velocidade maior na água maior.
- A oficina foi show de bola, só o vento que podia ser mais forte para a gente se divertir mais, afirmou o paulista Antônio, que já aproveitou a oficina de surf há duas semanas.
E a maior diversão pedida por Antônio na água sobrou nas areias da Lagoa da Conceição. Motivados pela instrutora Letícia, do Floripa Tem, os novos windsurfistas começaram a jogar frescobol em duplas. Depois de todo mundo entrosado, era hora do mini-torneio de frescobol Floripa Tem. E rolou até uma premiação, com direito a pódio imaginário e um creme da Natura para o primeiro colocado, uma cerveja Sol para o segundo e um suco da Sollys para o terceiro.
A oficina de windsurf do Floripa Tem 2009 rendeu aprendizado do esporte para quase 50 pessoas, muitas risadas, diversão, papos e novas amizades. Nesta sexta-feira ainda há a oficina de surf, na Praia Mole, encerrando as oficinas esportivas da edição deste ano.
Fonte: Zero Hora

30 Jan 2009
Juiz recusa pedido de Obama para adiar processo em Guantánamo
Detento é acusado do ataque ao USS Cole; decisão é revés para presidente americano.
Um juiz militar no centro de detenção da base militar americana na Baía de Guantánamo, em Cuba, rejeitou nesta quinta-feira o pedido do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de suspender o julgamento de um detento.
De acordo com analistas, este pode ser um revés para os planos de Obama de fechar o campo de prisioneiros de Guantánamo.
O saudita Abd al-Rahim al-Nashiri é acusado de planejar um atentado contra o navio USS Cole, da Marinha dos Estados Unidos, em outubro de 2000.
O juiz James Pohl disse que o pedido de suspender o julgamento para permitir uma revisão do caso pelo novo governo americano "não foi persuasivo". Pohl decidiu que o julgamento de Nashiri deve ser realizado.
Em uma das primeiras medidas que tomou como presidente, Obama instruiu promotores que pedissem que os julgamentos de 21 detentos indiciados fossem adiados por 120 dias. Na maioria dos casos, o pedido foi atendido rapidamente.
O ataque ao USS Cole, quando o navio estava ancorado na costa do Iêmen, deixou 17 militares mortos e 50 feridos. Nashiri foi preso nos Emirados Árabes Unidos em 2002, e depois transferido para Guantánamo.
O novo governo deve decidir agora como proceder. Obama ordenou uma revisão dos julgamentos de suspeitos de "terrorismo" na semana passada.
O novo presidente americano também ordenou o fechamento do centro de detenção de Guantánamo dentro de um ano.
Obama disse que os Estados Unidos vão continuar a combater o terrorismo, mas também vão manter "seus valores e ideais".
Cerca de 250 detentos acusados de ligações com terrorismo permanecem detidos em Guantánamo.
O processo legal destes prisioneiros tem sido amplamente criticado porque os militares americanos agem como carcereiros, juízes e júri.
Um juiz já suspendeu por 120 dias o julgamento de cinco homens acusados de envolvimento nos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
Fonte: G1/BBC

29 Jan 2009
Cruzeiro com 300 ocupantes encalha no gelo em rio canadense
Um cruzeiro com ao menos 300 ocupantes permanece encalhado desde segunda-feira (26) na foz do rio St. Lawrence, na península de Gaspe, próximo à cidade de Québec, no Canadá. Outros dois navios, sendo um da guarda costeira e outro de carga, também permanecem presos no local. Ao todo, 500 pessoas --que estavam nas embarcações-- foram resgatadas e passam bem.
De acordo com o jornal canadense "National Post", os 300 ocupantes do cruzeiro são esquiadores de Québec que foram comemorar os 475 anos da região neste último final de semana. O rio é um dos locais preferidos dos amantes da escalada do gelo, por ficar parcialmente congelado durante todo o inverno.
"Os esquiadores chegaram na segunda-feira na região para o passeio que seria feito nas montanhas de Chic-Chocs [...]. No entanto, as baixas temperaturas fizeram com o rio ficasse congelado e o motor preso", informa o jornal.
Em entrevista ao "National Post", o porta-voz do navio, Leonard Arsenault, disse que a tripulação não se assustou com a notícia do acidente. "Não é uma catástrofe. Eles estão à espera do transporte para serem levados até as montanhas. Todo mundo está bem alegre".
Segundo Arsenault, o bloco de gelo que prende o navio não pode ser quebrado porque está preso no motor. De acordo com a publicação, o capitão do navio disse a Arsenault que ele acredita que o gelo deva se separar do motor do navio naturalmente nesta terça-feira e que, somente após isso, ele irá determinar o destino da embarcação.
De acordo com a empresa responsável pela viagem, os passageiros tem alimentação a bordo para ao menos uma semana. Os ocupantes do cruzeiro foram transportados para Montreal, com direito a uma semana de ski nas montanhas de Chic-Chocs.
Fonte: Folha Online.

28 Jan 2009


AVISO DE MAU TEMPO

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:
AVISOS DE MAU TEMPO

PREFERENCIAL
P-281631Z/JAN/09
DE SALVAMAR SUL
PARA CPCPCP XMT CPFOZU DLDLDL XMT DLURUG DLGUAI AGNDAI
INFO GPNSUL SINSUL HELQUI NPANTE
GRNC
BT
AVISO NR 045/2009
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1200 HMG - QUA - 28/JAN/2009
ÁREA ALFA A LESTE DE 48W E AREA BRAVO AO SUL DE 28S A PARTIR DE 300000 HMG.
VENTO SE/NE FORÇA 7/8 COM RAJADAS.

VÁLIDO ATÉ 310600 HMG.

AVISO NR 046/2009
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1200 HMG - QUA - 28/JAN/2009
AREA ALFA A LESTE DE 048W, AREA BRAVO AO SUL DE 28S A PARTIR 300600 HMG.
ONDAS DE E/NE 3.0/5.0 METROS.

VÁLIDO ATÉ 310600 HMG.

AVISO NR 047/2009
AVISO DE CANCELAMENTO
EMITIDO ÀS 1200 HMG - QUA - 28/JAN/2009
ESTE AVISO CANCELA O AVISO NR 044/2009

ALFA - Dar ampla divulgação, utilizando canal 16 VHF e outros
meios disponíveis, às embarcações que se encontram no
mar, recomendando atenção; e
BRAVO - Dar ampla divulgação à comunidade marítima local,
disseminando as recomendações constantes da alínea ALFA.
Este SALVAMAR já solicitou a divulgação dos referidos avisos pela
"RENEC" EMBRATEL BT

1ºSG-CI RENATO GOMES
OFICIAL DE SERVIÇO

Fonte: Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, recebido às 19:44h de 28/JAN/2009

28 Jan 2009
Tripulante mordido por tubarão nos Açores
Um tripulante de um pesqueiro espanhol foi mordido segunda-feira por um tubarão no mar dos Açores. De nacionalidade espanhola, a vítima, de 49 anos, ficou ferida no antebraço esquerdo.
O homem foi imediatamente recolhido por um navio hospital através de um helicóptero com guincho, e ontem foi evacuado pela Força Aérea Portuguesa para o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
As circunstâncias em que o tripulante espanhol foi atacado ainda são desconhecidas, mas pode ter ocorrido durante a descarga das redes para bordo.
Fonte: Radio do Pico, Açores - Imagem, idem

25 Jan 2009
Gauchinha é campeã na classe Optimist
Kauana Cramer Angonese, 12 anos, atleta do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, foi a Campeã na IIIª Copa Estreante. O evento, voltado a velejadores de optimist com até um ano de competição, ocorreu como preliminar ao XXXVIIº Campeonato Brasileiro Optimist 2009, realizado neste mês de janeiro em Niterói/RJ, no Iate Clube Brasileiro. Na sua 3ª edição é o campeonato brasileiro dos estreantes. Das 6 regatas realizadas de 7 a 8 de janeiro, Kauana ganhou 4 no geral feminino e chegou em segundo em duas. Eram 43 participantes, sendo 2 do Rio Grande do Sul. João Vidal, do Veleiros do Sul, teve uma excelente participação e arrancou o 3º lugar na categoria mirim e 7º na geral. Na foto ao lado, Kauana posa com seu técnico Átila Pellin.
Fonte: Paulo Angonese e Cinthia Cramer - Foto Paulo Angonese

25 Jan 2009
"Sinto que eles estão vivos e vão voltar", diz mulher de velejador desaparecido em Guarapari
O drama das famílias do fotógrafo, Edson Alexandre Baptista Gonçalves, de 42 anos, e do professor de história Augusto César Brunner, de 50 anos, permanece. Neste domingo (25), o desaparecimento dos velejadores no mar completou 12 dias e a falta de notícias sobre o paradeiros deles torna a angústia maior a cada minuto. Mesmo com esse tempo, amigos e família não perdem a esperança de que os dois estejam salvos, seja em mar ou em terra.
Os velejadores foram vistos pela última vez quando saíram para o mar na enseada de Santa Mônica, em Guarapari, em um veleiro de pequeno porte, do tipo hobie cat, no último dia 13. A esposa do fotógrafo, a professora Marline Márcia Gonçalves, de 44 anos, lembra deste dia como se fosse ontem. Ela, que também acompanharia o marido e o cunhado no passeio, preferiu ficar na praia e esperar pela volta dos dois. Durante todo o tempo em que esteve na praia, Marline pôde ver de longe a embarcação.
O mar estava calmo naquele dia, apesar do vento que aumentava a cada momento, como recordou Marline. Pensou em ter visto o veleiro virado na água. Mas percebeu que próximo a ele havia muitas outras embarcações, e que seria apenas impressão. Ficou tranquila e depois de alguns minutos foi para casa. Mal sabia ela que os momentos seguintes seriam de intensa agonia e perguntas sem respostas que se sucedem até hoje.
Esperança
A família e amigos de Edson estavam reunidos, neste domingo (25), na casa de praia, em Santa Mônica, local em que se encontram nos finais de semana, feriados e em comemorações especiais. Um lugar que parece revelar bem a esperança nutrida a cada dia por eles. A casa é chamada de "Alegria da Lua", como diz a placa que se encontra pregada no muro da frente da residência.
Marline Gonçalves contou que é muito grata às buscas já feitas, mas sente que muita coisa ainda pode ser feita. As buscas por terra ainda não foram feitas, segundo ela. "A família toda está com muita esperança. Às vezes a gente enfraquece, mas a esperança e a fé não são abaladas. Estamos esperando que as autoridades e as pessoas nos ajudem, porque nessa situação, nós estamos impotentes. A angústia é muito grande. Eu sinto que eles estão vivos e vão voltar. Eles estão precisando ser encontrados. A busca não pode parar".
A foto que enfeita a mobília da sala revela uma família muito animada, unida e acima de tudo, muito feliz e realizada. Mas o retrato da realidade é outro. Os filhos de Edson Gonçalves, Guilherme, de 22 anos, Isadora, de 17, e Edson, de apenas 10 anos, estão muito abalados com tudo o que aconteceu. A mãe do velejador também está inconformada com a falta de notícias.
Isadora chegou a fazer uma comunidade no Orkut chamada 'S.O.S Professor Augusto e Edson', que já conta com 400 membros. Também deixou recados em várias páginas na Internet buscando algum tipo de informação sobre o paradeiro do pai e do tio. "Muitas pessoas que eu não conheço de outros Estados passaram a mandar mensagens de apoio, de incentivo para a gente não desistir e continuar. Eu acho que a internet é um meio muito bom de divulgar as coisas. E funcionou",disse.
Buscas
A família já alugou uma aeronave, um barco com sonar para buscas subaquáticas, e já contou com a ajuda de muitos amigos e até de desconhecidos. Mas a sensação, segundo eles, é de que as autoridades não fizeram tudo o que poderia ser feito e que a burocracia atrapalha as buscas. E o tempo não para, como salientou o amigo da família, Leonel Bueno.
"A esperança é de encontrá-los com vida e que eles possam voltar bem e que isso que aconteceu seja só um grande susto. Nossa preocupação é que o tempo vai passando e a gente não vê ações integradas da polícia, da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros. Eles trabalham de forma independente e não de forma inteligente. É essa a sensação que a gente tem".
Outro amigo da família, Cláudio Postay acompanha todo o drama de perto. Ele agradeceu toda a ajuda recebida, mas também pediu mais emprenho das autoridades. A rotina tomou outro rumo. Cláudio não consegue mais andar pelas ruas sem ser abordado por pessoas que dizem rezar para que tudo acabe bem.
"A gente hoje está querendo que as autoridades tomem uma atitude, porque tem muita coisa ainda em aberto que não foi olhado, não foi investigado e a gente quer que eles se movimentem. A gente tem muita esperança. A gente tem acompanhado sempre pela mídia relatos de velejadores que passaram até 30 dias no mar e não tiveram problemas. Então esperança há, e muita", desabafou.
Em busca de respostas
A rotina começa aos poucos a ser retomada, depois de noites sem dormir e dias de desespero. Mas todos continuam a buscar como podem, por informações, por relatos, por pistas que possam levar ao paradeiro dos dois velejadores. Cláudio afirmou que há muitas perguntas sem respostas. Há, por exemplo, relatos de vigias de uma praia que teriam visto os homens junto à embarcação, mas que teriam desmentido o que foi dito, logo depois.
Outros velejadores afirmaram que viram os dois à salvo, em terra, em uma das ilhas próximas ao local. Os velejadores desaparecidos são experientes na arte de velejar, como ressaltou Cláudio. "Eles não foram preparados para navegar em alto mar. Foram sem equipamentos, porque o passeio seria apenas pelas proximidades da praia, como fizemos nos dois dias antes de tudo acontecer. Tem alguma coisa aí que não se encaixa e é o que nos deixa intrigados".
Marline completou dizendo que se não houve pistas até agora, é sinal de que eles podem estar em qualquer lugar. E isso os impulsiona a continuar. Amigos e parentes dos velejadores continuam pedindo ajuda. "A gente já não tem certeza de mais nada. Precisamos da ajuda dos amigos, da família e de quem mais quiser colaborar com as buscas por terra e por mar. Nós não vamos desistir".
Quem quiser ajudar ou tiver alguma informação sobre o paradeiro dos velejadores pode entrar em contato pelo celular 9972-6329 pelo telefone (27) 3262-1340.
Fonte: Melina Mantovani - Redação Gazeta Rádios e Internet

24 Jan 2009
Tripulante morre vítima de enfarte ao ser resgatado
Um navio de bandeira portuguesa foi atingido, ontem de manhã, pelo mau tempo que assola a região da Galiza, Espanha. Um português morreu vítima de ataque cardíaco quando estava por ser resgatado por um helicóptero. Outros cinco marinheiros foram resgatados com vida do navio mercantil "Braga", com ligeiros sintomas de hipotermia.
O navio, que transportava trigo, sofreu um rasgo no casco a cerca de 74 milhas da Corunha.
Fonte: Jornal de Notícias, Portugal

24 Jan 2009
Pesqueiro à deriva ao largo de Tramandaí/RS
O barco pesqueiro "Kowalski V" enviou pedido de socorro através de EPIRB às 22:50h de ontem, sexta-feira, quando navegava no litoral Norte gaúcho, a 50 milhas da costa, com Tramandaí no través, na marcação de 280º. Às 00:33h da madrugada de hoje a posição do atuneiro era S30º05' W049º17'. O vento registrado pelo InMet naquele momento era de E-NE, com rajadas de 15 nós.

Fonte: Endrigo/Grupo [POPACOMBR]

22 Jan 2009
Madeira ao mar
Um navio russo que navegava ao largo da Grã-Bretanha perdeu cerca de 1.500 toneladas da madeira que transportava.
O Sinegorsk foi apanhado por mar alteroso perto da costa, o que provocou um deslocamento da carga. O navio inclinou-se acentuadamente para um dos lados e a madeira foi borda fora.
A embarcação, que navegava para Alexandria, no Egipto, foi entretanto conduzida para o porto de Southampton.
No mar ficou uma grande aglomeração de madeira que deverá dar à costa nas próximas horas.
Fonte: TVI, Portugal - Foto: Luk McGregor/Reuters
[Popa.com.br] Essa notícia mostra um caso, dentre inúmeros outros não documentados, de cargas perdidas ao mar que representam sérios obstáculos à navegação. Não são raros os casos de abalroamento de veleiros em obstáculos não identificados, principalmente à noite.

22 Jan 2009
Barco vira e derrama 28 mil litros de óleo diesel em rio do Acre

Acidente ocorreu em local isolado, na divisa com o Peru.
Combustível já se espalhou por mais de 300 km no Rio Purus.
Um acidente com um barco no Rio Purus, no Acre, causou o derramamento de 28 mil litros de óleo diesel. A embarcação levava o combustível para o município de Santa Rosa do Purus, na divisa com o Peru, quando virou e derrubou dois cilindros carregados de óleo na água. O acidente ocorreu em região de difícil acesso, e ninguém ficou ferido.
Apesar de a embarcação ter virado na última sexta-feira (16), somente no dia 19 o Governo do Acre foi informado do ocorrido. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do estado, o óleo já percorreu mais de 300 km no rio. Técnicos se dirigiram ao local para tentar conter o espalhamento. Para absorver o combustível e impedir que ele continue descendo o rio, serão usadas espumas de colchão.
Fonte: G1

21 Jan 2009
De pescador a pirata

Yassin Dheere é pirata marítimo e o dinheiro que já ganhou na costa da Somália mudou a sua vida, embora agora seja só o financiador de barcos e armas. O pirata explica porque começou a sequestrar barcos e diz que a pirataria não vai acabar até a Somália ter um governo.
Yassin Dheere tem 39 anos e já foi pescador mas, desde que há cinco anos ganhou 250 mil dólares (cerca de 180 mil euros) no assalto a um barco, não mais largou a pirataria.
O pirata somali, que também se dedica ao negócio de cogumelos, deu uma entrevista à agência Reuters em Garowe, capital da província da Puntlândia, na Somália. Vestido com trajes tradicionais, declarou: “sou um pirata de sucesso”.
“Fui forçado a sequestrar embarcações internacionais logo depois de o governo central se ter desmoronado”, contou o pirata, na altura pescador. “Ninguém patrulhava o mar e não conseguíamos pescar porque havia barcos a navegar na costa da Somália que destruíam as embarcações e os equipamentos mais pequenos. Isto forçou-nos a ser piratas”, disse Yassin Dheere.
A primeira vez que se viu envolvido no sequestro de um barco foi em 2003. “Devia ser árabe, tinha uma tripulação de 18 iemenitas. Era um barco de pesca grande que destruiu os nossos barcos várias vezes. Foi isto que nos forçou a ser piratas”, justifica.

O barco ficou retido durante duas semanas e o problema só foi solucionado com mediadores somalis e árabes. “Estávamos convencidos de que iríamos sacar 50 mil dólares como compensação. Deus! Era uma enorme quantia para nós. Isto inspirou-nos e aguçou-nos o apetite de caçar embarcações”
O pirata afirma que, na altura, não sabia o que estava a fazer e que todos estavam “muito preocupados” com o que ia acontecer e dois amigos desistiram face ao medo. Mas até à data o crime tem sido lucrativo.
“Na verdade, a minha vida mudou drasticamente porque já recebi mais dinheiro do que alguma vez pensei que iria ver”, conta Dheere, que já recebeu 250 mil dólares só num sequestro. Sem dizer quanto dinheiro já ganhou no total, diz apenas que compra carros, armas e barcos e também gosta de relaxar.

A ganância pelo dinheiro fácil já lhe trouxe alguns dissabores. “A minha vida ficou mais ameaçada e alguns dos meus colegas já morreram, alguns no mar capturados”. Conta que a pior experiência foi quando um navio de guerra norte-americano atacou o seu grupo de piratas, disparando e capturando alguns.
“Também já estive preso em Garowe. Mas a minha família atacou a prisão e matou dois polícias, e depois durante a troca de tiros eu e outros prisioneiros conseguimos fugir”.
Yassin Dheere já não arrisca a vida no mar. Agora tem empregados que o fazem por si. “Sopu um financiador. Recebo o meu dinheiro sem sair de Eyl”, cidade no norte da Puntlândia. “Compro lanchas rápidas e armas, tudo o que eles precisam” para sequestrar embarcações.

Quando vão para o mar, esperam sempre ter “ganhos e perdas”, e têm sempre especial cuidado com os navios de exércitos que podem atacar os piratas.
“É difícil ficar sendo pirata mas mudámos a nossa estratégia. Transformamos as nossas operações no Oceano Índico com novos tipos de ataques, usamos equipamentos modernos, GPS inclusive para localizarmos os navios de guerra.
“Hoje temos já uma geração jovem e activa que quer fazer parte da pirataria”. A maioria entra nesta vida por dinheiro.

Dheere deixa ainda o aviso às Nações Unidas. Se a ONU aprovar o combate aos piratas em terra “vai levar muitos somalis inocentes à morte”. “Eles não conseguem distinguir-nos dos somalis comuns, vestimo-nos da mesma maneira”, e deixa o aviso: “a pirataria não vai acabar a não ser que tenhamos um governo.”
Fonte: Jornal de Notícias, Portugal - Fotos de piratas somalis e de seus armamentos: AP

21 Jan 2009
Homem é preso nos EUA por roubar tubarão de aquário
Um homem acusado de roubar um tubarão de um aquário em uma loja de peixes foi preso pela polícia do condado de Nassau, no Estado de Nova York, nos Estados Unidos.
De acordo com a polícia, Elbert Starks roubou o tubarão-enfermeiro, avaliado em US$350 (R$816) da loja Total Aquarium, em Lynbrook.
A polícia informou ainda que ele teria escondido o animal dentro de sua jaqueta e depois manteve o tubarão em sua casa, dentro de um tanque de quase 100 litros.
Contatada pela BBC Brasil, a polícia local não soube informar o tamanho do tubarão roubado. Os animais da espécie têm tamanhos variados, mas podem chegar a 4m de comprimento.
A polícia encontrou o tubarão ao revistar a residência de Stark durante a investigação de outro caso. Stark tinha sido acusado de ter roubado a carteira de uma funcionária de uma outra loja de animais de estimação, e de ter usado o cartão de crédito roubado para comprar uma enguia de US$300 (R$700).
De acordo com o porta-voz da polícia, os funcionários da loja informaram a polícia sobre o roubo do cartão de crédito e descreveram o possível suspeito.
Starks foi preso na última quarta-feira em seu trabalho, no Brooklyn, em Nova York, acusado de roubo.
Segundo a polícia, o tubarão e a enguia foram recuperados na residência de Starks, ao lado de outras criaturas marítimas exóticas.
Fonte: BBC Brasil

20 Jan 2009
Capitania dos Portos do Rio apreendeu 10 embarcações
Na Baía da Ilha Grande, no Sul Fluminense, a Capitania dos Portos apertou a fiscalização contra pilotos de embarcações de pequeno porte. Em cinco dias de operação, duas pessoas foram flagradas bêbadas e perderam a habilitação.
A Capitania inspecionou 1.398 barcos desde quinta-feira: notificou 241 e apreendeu 10. As blitzes se tornaram mais freqüentes na região desde a morte do empresário alemão Christian Wölffer, atingido por um barco enquanto nadava no Saco do Mamanguá, Paraty, dia 31. O responsável ainda não foi localizado.
Fonte: O Dia on line

18 Jan 2009
Velejadores que navegavam em Guarapari continuam desaparecidos
Mais um dia de buscas sem sucesso. Familiares e amigos continuam sem saber o que aconteceu com os velejadores desaparecidos desde a última terça-feira, após ficarem á deriva na costa de Santa Mônica, em Guarapari. Não há sequer um sinal da embarcação usada pelo fotógrafo Edson Alexandre Baptista Gonçalves, de 42 anos, e o professor de história Augusto César Brunner, de 50 anos.
O amigo de Edson Alexandre, Cláudio Postay, disse que os parentes não perderam a esperança de encontrar os velejadores e as buscas continuam nesta segunda-feira. "As buscas aéreas foram interrompidas pela Marinha, mas continuam com um helicóptero da Polícia Militar. As lanchas da Capitania dos Portos continuam buscando os dois. Não achamos nada até agora. Nem sinal da embarcação, do Augusto ou do Edson", disse ele.
Cláudio havia saído para velejar com Edson Alexandre e com Augusto César um dia antes do desaparecimento dos dois. Segundo ele, a família registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil na última sexta-feira. "Realmente não sei o que pode ter ocorrido então resolvemos registrar o caso na Polícia Civil. Deixei os dois na água e vim embora na segunda passada, um dia antes deles desaparecerem. Os mar estava tranquilo e as condições de navegação eram boas", conta.
Neste sábado, a Marinha e a Força Aérea Brasileira suspenderam as buscas com um navio e uma avião. A Capitania dos Portos continuou o trabalho na costa capixaba durante todo o domingo. Quem tiver informações sobre os velejadores ou avistarem algo no mar que possa ser da embarcação Hobie Cat 16, usada por eles, deve ligar para 27 2124-6526 e comunicar à Capitania dos Portos.
Fonte: Gazeta on line

17 Jan 2009
Curso de Habilitação para Arrais Amador

Instrutor: Marcos Heintz
De: 27 a 30/01/2009 Horário: 19:00 as 22:00 h Duração: 12 horas/aula
Local: Escola de Vela Minuano Taxa de Inscrição: R$ 300,00
Documentos para inscrição: Preencher requerimento marinha; Cópia RG e CPF; Cópia comprovante de residência;
Atestados médicos, atestando boas capacidades físicas, auditivas e visuais.
Informações na Secretaria Esportiva do Veleiros do Sul - Fones: 3265.1717 ou 3265.1733 ramais 208 e 209
E-mail: esportiva@vds.com.br
Fonte: Veleiros do Sul

17 Jan 2009
Franceses são resgatados em Natal após 17 horas no mar

Após 17 horas no mar, o francês Jean Claude Thebeauct, 59, e sua esposa Laurence Berthelot, 46, foram salvos pela marinha brasileira. Os dois saíram de Cabo Verde, no continente africano, para uma viagem até o Estado do Ceará em uma embarcação própria. O barco “Marie Galante”, de propriedade do casal, afundou quando eles estavam a cerca de 300 milhas náuticas de Natal, ou 550 quilômetros.
De acordo com o capitão-tenente Alexandre Souza de Aguiar, comandante da embarcação do navio-patrulha Grajaú (P-40), o sinal de socorro foi transmitido por volta das 14h de quinta-feira, 15. O casal foi retirado do mar por volta 5h da manhã de sexta-feira, 16. O casal de franceses informou apenas que a embarcação deles se chocou com alguma coisa estranha, mas como o furo no casco foi pequeno, deu tempo suficiente para encher o bote salva-vidas, separar algumas roupas, dinheiro e documentos, como, por exemplo, os dois passaportes.
O sinal de transmissão de socorro se deu por meio de um equipamento chamado Epirb, que fornece a exata localização da embarcação em socorro. O equipamento emite sinais de rádio, que são captados por satélites. A marinha brasileira, com base em Natal, pediu apoio à aeronáutica, que enviou um avião bandeirante do tipo P-95. A partir daí foi só uma questão de horas para o navio-patrulha Grajaú chegar até o local e socorrer os franceses, que estavam com seu cão, de nome “Lewis”, que ficou com a cauda balançando de felicidade ao pisar no solo natalense.
Fonte: Tribuna do Norte - Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

França agradece ao Brasil por resgate de náufragos franceses
O Ministério de Exteriores da França agradeceu hoje o esforço das autoridades da Marinha brasileira, que resgatou com vida um casal de franceses cujo veleiro tinha naufragado no Rio Grande do Norte.
Em comunicado, o Ministério destaca "o grande profissionalismo" dos dois comandantes que dirigiram o resgate do veleiro francês.
As duas pessoas que estavam a bordo, Jean-Claude Thébaut e Laurence Berthelot, foram resgatadas pela Marinha brasileira pouco depois de sua embarcação se chocar em um objeto flutuante não identificado, acrescenta a nota.
O Ministério de Exteriores francês elogiou a "rapidez e eficácia" da operação de salvamento. EFE

Fonte: G1/EFE

17 Jan 2009
Após quatro dias, buscas aos náufragos de Guarapari seguem apenas com lanchas
17/01/2009 - 13h19 (Melina Mantovani - Redação Gazeta Rádios e Internet)
As buscas pelos velejadores desaparecidos em Guarapari, desde a última terça-feira (13), continuam neste sábado (17), mas agora sem a ajuda do navio patrulha da Marinha e do bimotor Bandeirante C-95, da Força Aérea Brasileira (Fab), que partiu do Rio de Janeiro para as buscas. Agora, a procura está sendo realizada somente com lanchas e botes da Capitania dos Portos e com o reforço de uma equipe particular.
O tenente Marcos de Souza, afirmou que as buscas além do mar capixaba terminaram, mas a Capitania dos Portos do continuará patrulhando a costa do Espírito Santo. Uma equipe de inspeção naval está em Aracruz desde o início da manhã deste sábado apurando uma denúncia feita por moradores, nesta sexta-feira, às 22h, que teriam avistado uma lona branca ao mar à cerca de 2 mil metros da Barra do Sahy. A lona poderia ser a vela utilizada no veleiro. "Ainda não tivemos nenhuma confirmação sobre a denúncia, mas continuamos investigando". Já a família dos náufragos não considera procedente essa informação.

Mobilização
Amigos e parentes do fotógrafo Edson Alexandre Baptista Gonçalves, de 42 anos, e do professor de história Augusto César Brunner, pedem ajuda. O fotógrafo Cláudio Postay, amigo dos velejadores, pede para que as pessoas se mobilizem. "A gente já não tem certeza de mais nada. Precisamos da ajuda dos amigos, da família e de quem mais quiser colaborar com as buscas por terra e por mar. Nós não vamos desistir".
O fotógrafo afirmou que amigos mergulhadores e que têm lanchas ou barcos estão ajudando nas buscas na região de Guarapari. Ele também pede ajuda aos moradores do Rio de Janeiro. "Eles podem estar em qualquer lugar. Qualquer ajuda, de qualquer lugar será bem vinda".
Quem quiser ajudar ou tiver alguma informação sobre o paradeiro dos velejadores pode entrar em contato pelo celular 9972-6329 pelo telefone (27) 3262-1340.

Desaparecimento
Edson Alexandre Baptista Gonçalves, de 42 anos, e Augusto César Brunner, de 50 anos, estão sem contato desde às 10h desta terça-feira (13), quando saíram para o mar na praia de Santa Mônica num veleiro de pequeno porte, do tipo Hobie Cat. Eles saíram sem água potável ou alimentos.
Fonte: Gazeta on line

17 Jan 2009
Marinha resgata casal entre Noronha e Natal
Um casal de náufragos franceses chega hoje a Natal depois de serem resgatados pela Força Aérea Brasileira. Eles foram localizados anteontem, em botes salva-vidas, a 260 km ao norte do arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e cerca de de 550 km de Natal. O veleiro em que o viajavam, o “Marie Galante”, sofreu um alagamento.
Jean Claude Thebauct, 59 anos, e Lawrence Berthelot, 46, realizavam uma travessia de Cabo Verde com destino final em Fortaleza (CE). Segundo informações prestadas inicialmente pelos franceses, a embarcação em que viajavam chocou-se com algo, provocando uma entrada de água pela praça de maquinas, o que os obrigou a abandonar o veleiro, usando uma balsa salva-vidas, na manhã da quinta-feira passada, quando o “Marie Galante” já estava com muita água em seus porões.
Ao tomar conhecimento do fato através de pedido de socorro enviado pelos franceses, pouco depois do acidente, o Salvamar Nordeste (conjunto de unidades da Marinha voltado para resgates) assumiu a coordenação da operação de socorro, determinando ao Navio-Patrulha Grajau (P-40) que se dirigisse imediatamente até o local para prestar o socorro. A embarcação de resgate estava realizando Patrulha Naval na Amazônia Azul brasileira, a cerca de 420 quilômetros de distância do naufrágio.
A Força Aérea também foi acionada pelo Salvamar Nordeste, para confirmação do naufrágio. O resgate foi feito ontem, às 6h30. Segundo informações da Marinha, o intervalo entre o pedido de socorro e a chegada da equipe ao local se deu porque o navio Grajau era o que estava mais próximo. Foi tentado contato com embarcações civis, mas estavam mais distantes. Como a velocidade média da embarcação é de cerca de 20 km por hora, ocorreu a demora.
Os sobreviventes foram examinados pelo Oficial Médico do Navio, não sendo observados ferimentos. Juntamente com os náufragos, foi resgatado um pequeno cão e objetos pessoais que estavam no bote salva-vidas. Hoje, às 9h30, eles devem chegar à Base Aérea de Natal para que possam ser tomadas as providências para a volta ao seu país de origem.
Fonte: Tribuna do Norte

16 Jan 2009
Não vamos perder a fé, diz filha de velejador desaparecido
A estudante Isadora Brunner, filha do velejador Augusto Brunner, 50 anos, desaparecido desde terça-feira no litoral sul do Espírito Santo, afirmou que a família não perdeu as esperanças de encontrá-lo, juntamente com o fotógrafo Édson Alexandre Batista, 42 anos. "Estamos angustiados e muito apreensivos, mas não perdemos a esperança e temos a certeza que eles serão encontrados com vida. Não vamos perder a fé nunca", disse Isadora.
Os dois amigos saíram para velejar por volta das 10h, na terça-feira, e não foram mais vistos. Eles partiram da praia de Santa Mônica, no Balneário de Guarapari, em uma embarcação de pequeno porte, um veleiro do tipo Hobie Cat. Na praia, ficou apenas o reboque utilizado pelos dois. Enquanto não surgem informações sobre os velejadores, a família fica apreensiva. Muitos não saem da praia e fazem uma espécie de vigília no local.
Os dois deixaram a praia de Santa Mônica para um rápido passeio. Por isso, não levaram coletes salva-vidas e nem equipamentos de comunicação. O objetivo era chegar até as Três Praias, localidade situada a aproximadamente 12 km de Santa Mônica.
Ainda na noite de terça-feira, os familiares dos velejadores acionaram a Capitania dos Portos e as buscas começaram. A operação de resgate durou toda a quarta-feira e recomeçou nesta quinta-feira bem cedo.
As buscas são feitas com duas lanchas, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e até um navio de guerra. As ilhas mais próximas - Escalvada, Rasa e Três Ilhas - foram vistoriadas pelas equipes.
Segundo o comandante da Capitania dos Portos, capitão Walter Inglêz, informações sobre o desaparecimento são transmitidas via rádio a todas as embarcações da orla e muitas também se empenharam nas buscas.
"Após as 21h, não temos como manter as lanchas e a aeronave, mas o navio continuou fazendo as buscas. O fato está sendo noticiado constantemente pelas rádios marítimas para todas as embarcações", explicou. "E eles são muito solidários. Qualquer informação nos será passada."
A Capitania dos Portos trabalha com a possibilidade de que os velajadores estejam em alguma ilhota da região. "Normalmente essas embarcações ou aportam em praias mais próximas ou naquelas ilhotas e pedras. Mas não descartamos que eles tenham ido mais distante da costa", afirmou o comandante Inglêz. "Vamos esgotar as possibilidades."
Ontem, amigos dos velejadores receberam a informação de que os dois teriam sido vistos na tarde da última terça-feira em  alto mar e que eles estariam bem. A notícia reacendeu a esperança em todos.
"Um marinheiro que estava em uma escuna disse que viu os dois e o veleiro virado no mar. Contou que ajudou a desvirar a embarcação e que eles disseram que estavam bem e que continuariam o passeio", disse Leonel Bueno, um amigo dos velejadores. "A informação nos trouxe mais esperança de que eles serão encontrados bem."
Fonte: Terra.com.br/Eliana Gorritti
Colaboração Carlos Alfredo Muller

14 Jan 2009
"Biriba" e os patos do Veleiros

Faleceu em 10/01/2009 nosso querido companheiro Cesar Leal de Souza, o popular "Biriba".
Biriba foi um dedicado associado do Veleiros do Sul onde participava e colaborava com todas as comodorias.
Durante o período em que fui Comodoro, ele foi Vice Comodoro do patrimônio e por sua dedicação, amizade e desprendimento, sempre serei muito grato pelo importante apoio recebido. Como ex Conselheiro foi de uma dedicação integral.
Era uma pessoa alegre, simpática, amigo de todos e para alguns até mesmo polêmico em defesa dos seus pontos de vista, mas sempre na intenção de colaborar para o bem do clube.
Sentiremos muita saudades do Biriba. Todas as vezes que olharmos para os "patos" e seus patinhos na sede do clube, nos lembraremos muito daquela figura, pois juntos fomos os introdutores dos mesmos na sede.
Inúmeros amigos seus foram levar seu último abraço por ocasião do seu sepultamento, na presença de seus familiares, especialmente sua dedicada e querida mãe.
Jorge Vidal
Conselheiro
Citações ao Biriba em artigos do Popa.com.br

14 Jan 2009
Como a tartaruga ganhou seu casco

Divulgação Científica
Encontrados em quase todo o mundo, tartarugas são animais comuns mas que há muito tempo têm intrigado cientistas por conta de uma anatomia sem igual.
Com corpos protegidos por uma carapaça dorsal arredondada em cima e por um plastrão ventral em baixo, ambos formados por placas ósseas e revestidos com escudos córneos, os simpáticos quelônios pouco precisaram mudar desde a era dos dinossauros.
A descrição dos mais antigos fósseis de tartaruga, publicada na edição de 27/11/08 da revista Nature, traz uma nova explicação para a formação da curiosa armadura natural.
Um grupo de pesquisadores da China, Canadá e Estados Unidos encontrou os fósseis de idade estimada em 220 milhões de anos, do Triássico superior, na província chinesa de Ghizhou.
Trata-se de três espécimes adultos extraordinariamente bem preservados e com características nunca vistas, como a presença de dentes e de um casco incompleto que oferece pistas importantes para entender o desenvolvimento da carapaça. A espécie foi denominada Odontochelys semistestacea, que significa “tartaruga dentada e com meio-casco”.
“Desde o século 19, muitas hipóteses foram lançadas para tentar explicar a origem do casco da tartaruga. Agora, temos os fósseis do mais antigo desses animais, que apóiam a teoria de que o casco foi formado de baixo para cima, a partir de extensões da espinha dorsal e das costelas, e não como placas ósseas a partir da pele, como foi teorizado”, disse o paleontólogo Xiao-chun Wu, do Museu Natural do Canadá, um dos autores do estudo.
Os fósseis foram encontrados por Chun Li, da Academia de Ciências da China e aluno de Wu, com a ajuda de agricultores que residem na região. Os exemplares permanecerão na academia chinesa.
Até então, o mais antigo fóssil do réptil era o Proganochelys, com 210 milhões de anos e descoberto na Alemanha. Mas, como os encontrados anteriormente, era um exemplar com casco completo e impediu os cientistas de analisar sua formação, o que foi possível agora.
“O casco é uma inovação evolucionária e é difícil explicar como ele evoluiu sem um exemplo intermediário. Agora, temos a primeira tartaruga com casco incompleto”, disse Olivier Rieppel, do Museu Field de Chicago, outro autor do estudo.
O Odontochelys fortalece a teoria de que o plastrão surgiu primeiro, seguido pelo alargamento da espinha dorsal e das costelas que levou à formação da carapaça. O processo, de baixo para cima, é semelhante ao que ocorre em embriões das tartarugas atuais.
Segundo os cientistas, a mais antiga das tartarugas descobertas até hoje permite concluir que se tratava originalmente de um animal aquático. A presença do plastrão serviria para proteger o animal do ataque de predadores. “Répteis que vivem na terra têm ventres próximos ao solo, com pouca exposição ao perigo”, disse Rieppel.
O artigo An ancestral turtle from the Late Triassic of southwestern China, de Chun Li e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.
Fonte: Agência FAPESP

11 Jan 2009
Corpo de pirata somali aparece em praia com US$ 153 mil

O corpo de um pirata somali que se afogou logo após receber um resgate milionário apareceu no litoral do país com US$ 153 mil (cerca de R$ 350 mil) em espécie, segundo um morador local. Cinco piratas se afogaram nesta sexta-feira quando o pequeno barco que estavam afundou, logo após terem recebido US$ 3 milhões (cerca de R$ 6,8 milhões) em troca da liberação de um petroleiro saudita. Omar Abdi Hassan disse que um dos corpos foi encontrado em uma praia próxima à cidade de Haradhere, e que parentes procuram os outros quatro. "Um deles foi encontrado, e ainda estão procurando pelos outros. Ele tinha US$ 153 mil em uma bolsa plástica em seu bolso", afirmou Hassan neste domingo.
Graeme Gibbon Brooks, diretor da empresa Dryad Maritime Intelligence Service, afirmou que o incidente não deve deter outros ataques. "A perda, ou a perda em potencial do resgate significa que os piratas estarão mais ansiosos em receber o próximo resgate", disse. "Há pessoas fazendo fila para ser pirata."
A Somália não tem um governo efetivo desde 1991, e seu litoral sem lei se tornou a área de atuação ideal para piratas, que atacaram 111 navios no golfo de Áden, sequestrando 42, no ano passado.
Fonte: AP

11 Jan 2009
Cursos para Meste e Capitão Amador
A Escola de Vela do Jangadeiros está promovendo para janeiro/09 curso preparatório para habilitação na cateroria MESTRE Amador e também divulgando que a Capitania dos Portos em Porto Alegre já está com inscrições abertas para o Exame de CAPITÃO Amador:
Curso: MESTRE AMADOR Horário Aula: 19:30 às 22:00h
Período Curso: 19, 20, 21, 26, 27 e 28/01/09 Inscrição Marinha: 26 / 01 / 09
Instrutor: Angelo Menegassi Neto Exame Marinha: 31 / 01 / 09
Inscrições até dia 16/01/09.
Curso: CAPITÃO AMADOR Horário: 19:30 às 22:00 h
Período Curso: Março e Abril/09 Inscrição Marinah: 30 / 01 / 09
Instrutor: Angelo Menegassi Neto Prova Marinha: 24 / 04 / 09
Fonte: Escola de Vela do Clube dos Jangadeiros

11 Jan 2009
Naufrágio do Bateau Mouche completou 20 anos

Há 20 anos, em 31 de dezembro de 1988, o navio de luxo Bateau Mouche naufragou com 153 pessoas, pouco antes da meia-noite. Estava superlotado. Os passageiros assistiriam a queima de fogos em Copacabana. Até o presente, apenas uma das famiílias dos mortos no naufrágio foi indenizada. Os donos do navio, dois espanhóis e um português, fugiram do Brasil, dificultando o pagamento das indenizações.
Fonte: AOL News

11 Jan 2009
Tragédia poderia ser evitada

A morte do turista alemão Christian Wölffer, atropelado por um barco em Parati, litoral sul do Rio de Janeiro, expõe um perigo recorrente nas praias brasileiras. Esse tipo de acidente é comum, principalmente no verão.
Só nos meses de janeiro, fevereiro e dezembro de 2008 foram registrados doze acidentes envolvendo lanchas, jet skis e outros barcos utilizados para recreação, apenas no estado do Rio de Janeiro.
A fiscalização deficiente facilita o aluguel de lanchas e jet skis a pessoas sem habilitação e o consumo de bebidas alcoólicas dentro do barco. Wölffer deixa quatro filhos e sete netos. Sua vida foi ceifada por uma combinação de descaso oficial e estupidez na condução de um barco. Uma tragédia que poderia ter sido evitada.
Fonte: Veja

10 Jan 2009
Seis piratas somalis morrem afogados após liberar petroleiro saudita

NAIRÓBI, 10 Jan 2009 (AFP) - Seis piratas somalis morreram afogados nesta sexta-feira após liberar o superpetroleiro saudita "Sirius Star" que tinham seqüestrado em 15 de novembro, declarou neste sábado à AFP seu chefe, Mohamed Said.
"Seis de nossos homens perderam a vida no mar ao voltar do petroleiro saudita, quando a embarcação na qual voltavam naufragou depois de terem liberado o navio e sua tripulação", explicou por telefone o chefe do grupo de piratas, falando de Harardhere (300 km a norte de Mogadíscio).
O proprietário do "Sirius Star", Vela International Marine Ltd, confirmou neste sábado a liberação do superpetroleiro, mas não precisou a quantia do resgate que teve de pagar.
"A pequena embarcação, na qual os piratas voltavam do navio seqüestrado, estava sobrecarregada e navegava a muita velocidade, porque eles tinham medo de ser capturados pelas forças da coalizão internacional antipirataria", acrescentou.
A embarcação também transportava uma parte do resgate, segundo a mesma fonte.
"Também haviam 300.000 dólares a bordo do barco que ainda não foram encontrados", destacou o chefe dos piratas.
Said acrescentou que, desde à liberação do "Sirius Star", outros quatro piratas estão desaparecidos.
Fonte: G1
Tripulação libertada por piratas na Somália está bem, diz dona de navio
Abu Dhabi, 10 jan (EFE).- Os 25 tripulantes do superpetroleiro saudita "Sirius Star", cuja libertação chegou a ser anunciada na sexta-feira, estão "bem de saúde e com o moral alto", segundo um comunicado publicado hoje pela empresa à qual pertence o navio.
"Sentimo-nos muito aliviados por saber que todos os membros da tripulação estão a salvo, e estou contente por poder dizer que todos estão bem de saúde e com o moral alto", disse em nota o presidente da companhia Vela International Marine Ltd, Salek Kaki.
De acordo com o empresário, segundo quem os quase dois meses de cativeiro foram uma "difícil experiência" para todos, em breve os tripulantes chegarão a suas casas.
O comunicado também diz que o navio só foi libertado hoje, embora ontem várias fontes tivessem informado que os piratas haviam abandonado o "Sirius Star".
Na sexta-feira, o diretor do Programa de Assistência Marítima (PAM) da região, Andrew Mwangura, chegou a confirmar à Agência Efe a libertação do petroleiro e da tripulação pelos piratas somalis, que mantinham o grupo refém desde 15 de novembro.
Mwangura disse ontem que, após as informações contraditórias dos primeiros instantes, tinha conseguido confirmar a liberação do navio "por volta do meio-dia, quando o superpetroleiro foi abandonado por todos os piratas", e o "bom estado" de saúde dos 25 tripulantes.
Segundo o diretor do PAM, com sede na cidade queniana de Mombaça, o navio seguiria para o sul, "em direção a águas seguras", com a intenção de chegar a Cidade do Cabo, na África do Sul, onde a tripulação será substituída.
Embora a nota divulgada hoje pela empresa proprietária da embarcação não faça referência a pagamentos de resgate, Mwangura disse ontem apontou que a libertação dos reféns havia custado "pelo menos US$ 3 milhões".
O navio, o maior já seqüestrado por piratas, foi capturado em 15 de novembro em águas do oceano Índico, a 430 milhas (800 quilômetros) da zona litorânea entre Tanzânia e Quênia e a cerca de 900 milhas (1,7 mil quilômetros) do litoral de Puntlandia, no norte da Somália, para onde foi posteriormente levado pelos seqüestradores.
Segundo diversas informações, inicialmente os seqüestradores pediram US$ 25 milhões de resgate pelo navio. Depois, rebaixaram essa quantia para US$ 15 milhões, soma que voltou a diminuir. EFE
Fonte: G1
Colaboração Roberto Gruner

10 Jan 2009
Piratas liberam superpetroleiro
US$3MI de paraquedas
Depois de dois meses, o superpetroleiro saudita Sirius Star e seus 25 tripulantes foram libertados ontem por um grupo de piratas na costa da Somália.

O navio, que levava um carregamento de petróleo estimado em US$ 100 milhões, foi sequestrado em 15 de novembro do ano passado. Os piratas exigiam US$ 25 milhões (cerca de R$ 57 milhões) de resgate, mas teriam sido pagos US$ 3 milhões (R$ 6,9 milhões), em uma bolsa largada em um paraquedas (foto).
Fonte: Zero Hora - Foto: Marinha Americana/AP

10 Jan 2009
Estudo indica maior ocorrência de raios no Brasil
Pesquisadores do INPE divulgaram que o número de mortes por raios em 2008 foi a maior da década. Mais informações em http://www.agencia.fapesp.br/materia/9941/noticias/eletricidade-fatal.htm
Fonte: Ag. FAPESP

09 Jan 2009
Lua Cheia e Grandona
A lua aparecerá maior neste sábado, dia 10. Será a maior lua de 2009. O fenômeno ocorre por conta do perigeu da órbita (elíptica) da lua. Em dezembro passado a lua esteve 14% maior e 30% mais brilhante, devido à mesma razão.
Saiba mais (site da NASA, em inglês)
Fonte: NASA

Colaboração: Ivandel de Lourenço

08 Jan 2009
Velejador é resgatado após barco capotar em regata de volta ao mundo
O velejador francês Jean Le Cam passou por um enorme susto na terça-feira durante a disputa da Vendée Globe, regata de volta ao mundo em solitário, sem escalas, em barcos de quase 20 metros de comprimento.
A bordo do VM Matériaux, Le Cam capotou com seu barco a cerca de 370 quilômetros do Cabo Horn, localizado ao sul do Chile. Ele foi resgatado na tarde do mesmo dia por outro competidor, o compatriota Vincent Riou, do veleiro PRB.
Terceiro colocado na competição, Le Cam entrou em contato com sua equipe de terra, informando que enfrentava diversos problemas. Diante do pedido de ajuda, o Centro de Coordenação Internacional de Resgate Marítimo alertou Riou e Armel Le Cléac'h, do barco Brit Air, para que estes mudassem seus cursos e fossem socorrer o velejador. Um navio cargueiro que estava nas proximidades também foi acionado.
Enquanto o resgate não chegava, Le Cam ativou o EPIRB, aparelho utilizado em situações de emergência que emite sinais contínuos para facilitar a localização, e relatou que seu veleiro estava quase capotando. Horas depois, um avião chileno enviado ao local confirmou que o barco estava virando de cabeça para baixo.
Assim que chegou ao local, Riou gritou o nome de Le Cam que, em resposta, acenou com uma bandeira através de uma abertura no casco. Antes, o navio cargueiro (primeiro a chegar) já havia emitido sinais sonoros, sem obter resposta. Como o mar estava muito agitado, não tinha sido possível baixar o bote salva-vidas.
Por três vezes, Riou tentou jogar um cabo para Le Cam, mas sem sucesso. Com isso, decidiu aproximar seu barco. Durante a tentativa, uma peça que segura o mastro foi danificada, mas ele finalmente conseguiu jogar o cabo para Le Cam que, então, foi resgatado.
Fonte: Folha on Line - Foto: Divulgação Vendée Globe
Colaboração:Fernando Maciel

08 Jan 2009
Bote inflável à deriva
Comunicamos que foi perdido um bote inflável de casco rígido com comando central que estava amarada a reboque do barco Tuchaua de propriedade de Márcio Pinto Ribeiro, associado do Veleiros do Sul.
O fato ocorreu antes do Farol de Santa Marta quando ele navegava de Rio Grande a Florianópolis, no último final de semana, quando pegou um forte mau tempo. O bote chama-se TUCHAUA e tem também a inscrição VDS no casco.
Qualquer informação pode ser dada para este email ou pelos fones (51) 8124.8050, (51) 3264.7019 com Sra. Cláudia ou (51) 9965.1133
Desde já agradecemos
Odécio Carlos Adam
Secretaria Esportiva
Veleiros do Sul

08 Jan 2009
Curso de meteorologia do Comte Valgas Lobo foi adiado

Devido a uma dificuldade na agenda do Comte Valgas Lobo, a data do CURSO DE METEOROLOGIA PARA VELEJADORES APLICADOS À ZONA SUL passou de 09 a 11JAN para 13 a 15FEV.
Local - CAMARIG - RIO GRANDE/RS
Contato: camarig@5dn.mar.mil.br
Fone: (53)3233-6379
Fonte: Roberto Menezes

06 Jan 2009
Velejador recuperado no Pacífico

Le Cam salvo por outro participante da Vendée Globe
Jean Le Cam, participante na Vendée Globe que naufragou terça-feira de manhã no Pacífico, foi recuperado são e salvo cerca de 19 horas depois, por Vincent Riou, um dos favorititos da regata solitária à volta ao Mundo.
Vincent Riou (PRB), vencedor da edição 2004/2005, acabou por ser o salvador do "skipper" do VM Materiaux, que chegara em segundo atrás dele na edição de há 4 anos.
A operação de salvamento foi atribulada e provocou mesmo uma avaria grave no PRB. Cam estava fechado no seu barco, que se virara, ficando com a quilha para cima e o mastro abaixo de água.
Sabendo da proximidade do barco de Riou, Le Cam saiu do barco e foi para a água, para facilitar o salvamento, Riou fez quatro passagens junto ao VM Materiaux, antes de conseguir resgatar Le Cam.
Nessa última passagem o PRB acabou por ficar danificado, ao chocar contra a quilha do barco virado, ficando seriamente em causa a continuação na regata por parte de Vincent Riou.
Os meios de salvamento disponibilizados pela marinha chilena -um helicóptero e um rebocador - foram entretanto mandados regressar.
Le Cam, que disputava aos 49 anos a sua segunda Vendée Globe, mal teve tempo de assinalar o naufrágio quando a ligação ficou cortada.
De manhã, um avião da marinha chilena sobrevoara o barco virado sem ver sinais de vida e viria a ser Riou, primeiro navegador a chegar ao local, a estabelecer contacto vocal com o náufrago, que ouviu numa das passagens junto ao VM Materiaux.
A operação de salvamento teve lugar em águas territoriais do Chile, a cerca de 200 milhas (380 km) a sudoeste do Cabo Horn, que Le Cam se preparava para dobrar.
Fonte: Jornal Record, Portugal

06 Jan 2009
Dono de barco suspeito de atingir alemão é identificado

Disque-Denúncia oferece R$ 2 mil de recompensa por pistas.
O inspetor Marcos Cerqueira, da 167ª DP (Paraty) informou na manhã desta terça-feira (6) que foi identificado o proprietário do barco encontrado no final da tarde de segunda-feira (5) na região do Saco de Mamanguá, Litoral Sul Fluminense, onde o empresário alemão Christian Wölffer morreu no último dia 31.
A embarcação foi achada após uma perícia na segunda-feira na região do acidente.
Ainda segundo a polícia, o proprietário, que não teve o nome divulgado, será intimado a prestar depoimento. No entanto, a data não foi divulgada. "Nós queremos ouvi-lo para saber se realmente ele trafegou próximo ao local do acidente no dia 31. Não podemos afirmar nada ainda, pois temos outras testemunhas para ouvir", disse.
Na manhã desta terça-feira (6), Cerqueira voltou a ressaltar que o empresário nadava na rota das embarcações no momento do acidente. Ele informou ainda que o barco encontrado na segunda-feira já foi periciado, mas o resultado da análise também não foi divulgado. O bote encontrado abandonado em Angra dos Reis, também no Sul Fluminense, foi analisado pela Capitania dos Portos, mas não foi comprovado seu envolvimento no acidente, segundo informações do inspetor da 167ª DP.
A data do depoimento dos atores Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima também não foi divulgada. Os dois estavam na mesma casa em que o alemão estava hospedado e ajudaram a socorrer a vítima após o acidente.
Recompensa de R$ 2 mil
O Disque-Denúncia está oferecendo recompensa de R$ 2 mil para quem der informações sobre o condutor da embarcação que atingiu o empresário alemão. O telefone é (21) 2253-1177.
Após ser atingido, o empresário sofreu dois cortes profundos e um superficial, que provocaram intensa hemorragia e o levaram à morte.
Segundo informou a ONG, a recompensa começou a ser oferecida na segunda-feira e, desde então, algumas pessoas já telefonaram dando pistas sobre o crime.
Cortes provocaram morte, diz laudo
O delegado Alesandro Petralanda, da 167ª DP, informou, na segunda-feira, que o laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta que o empresário alemão Christian Wölffer morreu por causa de dois cortes profundos e um superficial, que provocaram intensa hemorragia.
O Laboratório Técnico de Embalsamamento e Formolização, responsável por embalsamar o corpo de Christian Wölffer, já havia informado que o empresário havia morrido de anemia aguda por hemorragia interna.
“O laudo não diz o que provocou o corte, mas é bem possível que tenha sido provocado por uma embarcação de pequeno porte. No entanto, não descartamos a possibilidade do ferimento ter sido provocado por um barco maior”, disse.
Testemunhas não viram barco
Segundo Petralanda, seis pessoas foram ouvidas até a tarde de segunda, entre elas algumas que estavam na casa com o alemão.
Na segunda, o empresário Luiz Pastore, que hospedou Wölffer, disse em depoimento ao delegado que a casa foi alugada para o réveillon deste ano e que não presenciou o acidente.
“Não há testemunha ocular do acidente. As testemunhas que estavam na casa dizem que não viram nenhuma embarcação nem antes nem depois do acidente”, ressaltou.
Polícia investiga álibi
A polícia disse que vai investigar os álibis apresentados no domingo (4) pelo professor de educação física que negou envolvimento na morte do empresário alemão.
Segundo o inspetor Marcos Cerqueira, da 167ª DP, não houve contradições nos depoimentos, mas o professor, de 28 anos, ainda é considerado suspeito de estar na embarcação que teria atingido a vítima.
Empresário de vinhos
Christian Wölffer morava nos Estados Unidos onde tinha um dos vinhedos mais conhecidos do mundo, nos Hamptons, em Nova York. Ele conta em seu site que herdou do pai a paixão pelo vinho, e que não tinha experiência neste ramo quando começou o negócio, em 1987.
Fonte: G1

04 Jan 2008
Velejador gaúcho esquenta campeonato na Patagônia

Thiago Ribas foi Campeão na Classe Optimist Veteranos
O velejador gaúcho Thiago Ribas, do Veleiros do Sul, foi Campeão na Categoria Optimist Veteranos do Campenato de Optimist na Patagônia Argentina - Regata de Ano Novo Club Andino Villa la Angostura (Bahia Manzano).
A já tradicional Copa de Confraternização da patagônia argentina contou neste ano com a presença das classes optimist e laser. O velejador da Flotilha Minuano do VDS era o único brasileiro na competição. Foram 7 regatas e Thiago ganhou todas, conquistando o título invicto. Os demais velejadores pertenciam ao clube que estava organizando o evento, CAVLA, e aos clubes náuticos de Bariloche, Neuquen, Bahia Blanca, Puerto Madryn e Buenos Aires.
As regatas aconteceram no Lago Nahuel Huapi, o mesmo que margeia a cidade de Bariloche. As primeiras regatas aconteceram com baixas temperaturas e muito vento. No último dia tivemos ventos mais calmos e muito sol iluminando o lago que tem profundidade média de 200 metros e é rodeado pelas montanhas nevadas da cordilheira. Agora nossa flotilha de Optimist segue para Niterói onde vai disputar o Brasileiro, de 07 à 17 de janeiro de 2009. Bons ventos a todos velejadores e equipe técnica do VDS!

04 Jan 2008
Polícia ouve piloto do barco que teria atingido empresário alemão

A Polícia Civil do Rio ouviu hoje (4) o depoimento do homem que pilotava a embarcação que teria atingido na última quarta-feira (31) o empresário alemão Christian Martin Wölffer, de 68 anos, quando ele nadava no Saco de Mamanguá, em Paraty, litoral sul do estado.
Segundo o inspetor Marcos Cerqueira, da 167ª Delegacia, o suspeito, de 28 anos de idade, apresentou-se pela manhã com um advogado. Com ele, apresentou-se para prestar depoimento um casal que estava no mesmo barco.
A polícia não quis fornecer detalhes do depoimento e a identidade do suspeito,mas segundo o inspetor Marcos Cerqueira, “a investigação está centrada nas pessoas ouvidas hoje”.
Os envolvidos podem ser indiciados por homicídio culposo e por omissão de socorro, crimes sujeitos a penas de três anos e um ano e meio de prisão, respectivamente.
Wölffer sofreu dois cortes profundos nas costas e foi retirado da água ainda com vida por amigos. Ele morreu antes de chegar à Santa Casa da Misericórdia, em Paraty.
Entre os que o socorreram, estavam os atores Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima, que também passavam o réveillon na residência do casal Luiz Oswaldo Pastore e Carolina Overmeer, em que estava o empresário. A polícia informou que vai entrar em contato com os dois atores amanhã (5) para marcar um depoimento deles.
A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro também está investigando o caso e já determinou a abertura de um inquérito, mesmo antes da conclusão do laudo oficial do Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis, onde o corpo foi necropsiado.
Uma filha do empresário chegou ao Rio para acompanhar a liberação do corpo, que está sendo embalsamado num laboratório em Inhaúma, na zona norte da cidade. A liberação do corpo deve acontecer amanhã (5).
O alemão Christian Martin Wölffer vivia nos Estados Unidos, onde era dono de uma conhecida vinícola nos Hamptons, reduto de milionários no estado de Nova York. Sua morte teve repercussão em jornais e sites de notícias dos Estados Unidos e da Europa.
Fonte: Agência Brasil
Suspeito de atropelar e matar empresário alemão apresenta álibi
Apontado por testemunhas anônimas como o condutor da embarcação que atropelou e matou o empresário alemão Christian Martin Wölffer, de 70 anos, o suspeito negou o envolvimento no caso e apresentou álibis para provar que estava numa pousada na Ilha Grande na tarde do último dia 31, quando ocorreu o acidente no Saco do Mamanguá, em Paraty. Outro argumento a favor do suspeito é que seu barco é uma canoa havaiana, uma embarcação a remo um pouco maior do que um caiaque. Para o suspeito, a denúncia envolvendo o seu nome pode ter sido motivada por algum tipo de vingança. Sua família é dona de uma pousada no município paulista de Cunha, localizado a cerca de 50 quilômetros de Paraty. Os policiais informaram que o suspeito será liberado, mas as informações e álibis apresentados por ele serão checados.
Fonte: O Globo

02 Jan 2009
Empresário alemão morto no Rio foi atropelado por bote

O delegado da 167° Delegacia de Polícia (DP) de Paraty, Alessandro Petralanda, afirmou que uma embarcação de pequeno porte, uma espécie de bote, atropelou o empresário alemão Christian Martin Wölffer, no dia 31 de dezembro. O piloto não teria prestado socorro e a polícia está tentando localizá-lo. O empresário foi resgatado já sem vida do mar pelo ator Rodrigo Hilbert e a atriz Fernanda Lima.
O corpo do alemão está sendo embalsamado em Inhaúma e só deve ser liberado na segunda-feira, para o traslado aos Estados Unidos ou à Alemanha. Tudo está sendo tratado por uma funerária na Taquara, em Jacarepaguá.
O consulado da Alemanha não vai se pronunciar sobre o a morte. Segundo a assessoria de imprensa, o consulado está respeitando a vontade da família. O órgão, no entanto, informou que está ajudando no cumprimento da parte burocrática para a liberação do corpo.
A Polícia Federal (PF) de Angra dos Reis está fazendo uma análise preliminar do caso para saber se vai instaurar inquérito. O delegado Marcelo Prudente disse que ainda não determinou se a corporação entrará ou não na investigação. Segundo ele, a Polícia Civil está à frente de tudo por enquanto.
O empresário alemão resolveu sair para nadar em um rio e momentos depois foi avistado acenando desesperadamente para a margem, pedindo socorro. Rodrigo Hilbert e sua namorada Fernanda Lima (foto abaixo) entraram na água para prestar socorro. O ator levou Wölffer (detalhe da foto) até a margem do rio Perequê, mas não conseguiu salvá-lo.
Às 15h28, o empresário chegou à Casa da Misericórdia de Paraty, no bairro do Pontal, com lesão grave toráxico-lombar e já morto. De lá, o corpo foi levado para o IML de Angra dos Reis.
Segundo o inspetor Guaraci Martins, da 167º DP, nenhuma testemunha relatou ter visto qualquer lancha no local do acidente, mas tudo leva a crer que foi esse o motivo do ocorrido, tamanha a profundidade da perfuração no corpo do empresário, de 15 cm.
Wölffer tinha 69 anos e era um dos personagens mais queridos da região dos Hamptons, o balneário de luxo próximo a Nova Iorque. Há 22 anos, esse alemão, nascido em Hamburgo, teve a visão de transformar uma simples fazenda de plantação de batatas em um dos vinhedos de mais classe no mundo, o Wolffer Estate, que tem entre fãs e consumidores contumazes nomes como Billy Joel, Bill Murray e Harry Smith.
A assessoria do Wolffer State declarou que a família e a empresa emitirão em breve um comunicado oficial e que "estão todos transtornados". Sua filha chega hoje ao Rio de Janeiro para recuperar o corpo do pai.
Marinha
A Capitania dos Portos foi informada sobre o acidente e segundo o capitão dos Portos, Lima Filho, a investigação só será iniciada após a divulgação do laudo do IML.
"A Marinha do Brasil já está iniciando as apurações e estamos aguardando o resultado da causa da morte ser emitido pelo IML. Assim que tivermos mais informações e caso seja confirmado o acidente náutico, determinarei a abertura do competente inquérito administrativo para apurar os fatos", disse Lima Filho.
Fonte: Terra, com informações da Agência Brasil
Exame mostra que hélice cortou empresário alemão
João Paulo Aquino, Jornal do Brasil
O corpo do empresário alemão Christian Martin Wölffer, que morreu em uma praia de Paraty, no Litoral Sul Fluminense, apresenta dois cortes transversais nas costas, o que evidencia acidente causado por hélices de embarcação. Testemunhas viram o atropelamento.
A informação das marcas foi divulgada pelo Laboratório Técnico de Embalsamamento e Formolização do Rio de Janeiro, responsável por embalsamar o corpo do turista.
Segundo o laboratório, o atestado de óbito indica anemia aguda causada por hemorragia interna. O laudo da necropsia, feita pelo Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis, não foi divulgado ainda.
Wölffer morreu na tarde de quarta-feira, véspera do Réveillon, quando nadava em uma praia do Saco de Mamanguá, comunidade caiçara onde empresários, principalmente paulistas, têm mansões de veraneio.
Um inquérito já foi aberto pela Capitania dos Portos para investigar a morte do empresário. O prazo para conclusão é de 90 dias. Mesmo sem o laudo oficial do IML, as suspeitas indicam que o alemão foi atingido por uma embarcação.
– Como há suspeita de que houve um acidente decorrente de um choque com embarcação, eu determinei a abertura para apurar os fatos. O inquérito será conduzido por um agente da Capitania em Paraty – disse o capitão Wilson Pereira de Lima.
Para o delegado da 167ª Delegacia de Polícia Civil, Alessandro Petralanda, uma pequena embarcação, espécie de bote atropelou o empresário. No momento, não foi prestado nenhum tipo de socorro pelo piloto, que está sendo procurado pela polícia.
Fonte: JBonLine

Colaboração Ademir de Miranda Gigante
Memória: relembre casos de acidente com lancha
Tragédias no mar envolvendo lanchas já deixaram mortos e feridos no Estado nos últimos anos. Para o magnata alemão Christian Martin Wölffer, de 69 anos, as expectativas pela virada do ano ficaram no fundo do mar em Paraty, na Região da Costa Verde do estado. No dia 31 de dezembro de 2008, o empresário foi encontrado morto quando nadava em numa praia do município. De acordo com a polícia, o empresário provavelmente foi atropelado por uma lancha na região de Managuá Esquerdo, já que seu corpo tinha uma perfuração e um corte de cerca de 125 centímetros na altura do tórax.
Em 2003, uma lancha desgovernada atropelou um adolescente e, em seguida, bateu num banana-boat (um tipo de bóia inflável) que estava levando um grupo para um passeio na Ilha de Jaguanum, na Baía de Sepetiba, em Itacuruçá, próximo ao município de Angra dos Reis. O adolescente Gabriel Borges Soares, de 16 anos, que estava na água na Praia de Pitangueiras, morreu, e a professora Andréa Lisboa Salgado, de 33 anos, que caiu da bóia, teve as duas pernas amputadas. As outras cinco pessoas que estavam na bóia não ficaram feridas.
O piloto da lancha (foto ao lado), Armelindo Correa de Miranda, foi condenado a dois anos, dois meses e 20 dias de detenção e o cabo da Marinha Marcos Manuel Correa Cavalcante a um ano e quatro meses. As penas foram substituídas por medidas alternativas. Cada um deles teve de pagar R$5 mil à família de cada uma das vítimas e prestar serviços gratuitos à comunidade pelo mesmo período a que foram condenados.
Acusado de negligência por não fazer a manutenção da lancha, o terceiro denunciado pelo Ministério Público, Edvaldo Martins Santana, dono da embarcação, foi absolvido. O acidente aconteceu quando a lancha Pimba Pimbinha se aproximou de forma perigosa da praia. A embarcação teria ficado a cerca de dez metros da areia, quando o máximo permitido é 200 metros.
Acidente com velejador chocou o Brasil
Em 1998, em Vitória, capital do Espírito Santo, o acidente com o velejador Lars Grael chocou o Brasil. Lars estava numa competição.

A lancha colidiu contra o barco do iatista durante a disputa da Taça Cidade de Vitória de Iatismo, uma competição anual em comemoração ao aniversário da capital capixaba, na Praia de Camburi.

Lars fazia uma volta de reconhecimento da raia para a prova da classe Tornado, quando o seu barco foi atingido pela lancha Laguna, pilotada por Carlos Guilherme, que entrou na área de competição. A perna direita do atleta, dilacerada pela hélice, teve de ser amputada.
Fonte: O Globo - Foto: Na montagem de fotos à direita, no sentido horário, a lancha Laguna que atropelou Lars, pilotada por Carlos Guilherme (foto de Paulo Jares), filho de empresário capixaba Carlos Guilherme Lima; Lars sendo levado ao hospital e velejando sem a perna (foto de Bias Parreira).

02 Jan 2009
Americano diz que encontrou tesouro no mar através do Google Earth

Americano reclama achado de navio que pode ter até US$ 3 bilhões no golfo do Texas.
O músico de 39 anos Nathan Smith, dos Estados Unidos, teria encontrado um tesouro no mar, no valor de US$ 3 bilhões com a ajuda do serviço de mapas online do Google. Smith teria utilizado as imagens por satélite para identificar um navio naufragado no século 19 no golfo do Texas.
Segundo o jornal Houston Chronicle, Smith alega que é possível ver a forma de um “X” no local. Ele defende na justiça o seu direito de ficar o tesouro, alegadamente de US$ 3 bilhões.
O achado de Smith pode incluir um barco perdido em 1822 durante um furacão na região. A embarcação estaria repleta de ouro.
Diante do juiz, Smith disse que iniciou sua caçada ao tesouro depois de assistir ao filme A Lenda do Tesouro Perdido (National Treasure, 2007).
Na produção, Nicolas Cage interpreta Ben Gates, o descendente de um dos envolvidos na conspiração que resultou no assassinato do presidente americano Abraham Lincoln.
Além da própria caça a um tesouro, o filme guarda outras semelhanças com a vida de Smith. Assim como no cinema o enredo trata de uma conspiração de governo, Smith é produtor de documentários sobre teorias conspiratórias nos Estados Unidos.
Smith declarou que o Google Maps não só foi útil para encontrar o tesouro como também tem servido para monitorar se outras pessoas estão se aventurando em escavações na região.
O caçador de tesouros disputa a posse pelo possível tesouro com a administração local. Segundo a lei americana, no entanto, como se trata de uma busca em águas navegáveis, o primeiro a reclamar o achado tem o direito de posse.
Fonte: Zero Hora - Foto: Divulgação Volvo

1º Jan 2009
Pedreiros encontram barco do século 18 em Buenos Aires

Grupo de pedreiros encontrou restos de galeão em área portuária
Pedreiros que trabalhavam em uma construção em Buenos Aires, na Argentina, descobriram os restos de um galeão espanhol do século 18 na área portuária da cidade.
Segundo o correspondente da BBC na capital argentina, Daniel Schweimler, os arqueólogos do país já afirmam que esta é uma das mais importantes descobertas já feitas na Argentina.
Os restos foram encontrados em Puerto Madero, antiga área portuária da cidade que foi recuperada e hoje é ocupada por restaurantes e residências.
Os pedreiros que encontraram o antigo galeão espanhol construíam as fundações de um prédio de apartamentos de luxo quando se depararam com oito jarras de cerâmica contendo azeite.
Os jarros eram usados no século 18 para transportar o azeite da Espanha para as colônias na América Latina.
Canhões
Os arqueólogos foram chamados e descobriram quatro canhões, pedaços de madeira do navio e provas de que o galeão provavelmente fazia comércio de couro.
Para o arqueólogo Marcelo Weissel, a descoberta é única na Argentina. Os trabalhos prosseguem para encontrar mais objetos do galeão, e as primeiras indicações são de que o navio afundou por volta de 1750.
O prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, afirmou que a construtora responsável pelo prédio que seria construído e os arqueólogos devem trabalhar juntos.
No final do século 18, Buenos Aires se transformou em uma grande cidade portuária, pois os espanhóis começaram a transportar prata da área que hoje é o sul da Bolívia pela capital argentina e, então, para a Europa.
Mas as águas no local eram consideradas ameaçadoras, e os ataques de piratas, freqüentes, o que causava os naufrágios.
Fonte: BBC Brasil - Foto: AFP

Notícias anteriores