30 Jun 2008
Entre Pólos em Cartagena
De Ceuta, na África, o veleiro Entre Pólos voltou à Espanha, tendo navegado à leste pela costa da Andaluzia durante toda a noite de sábado e manhã de domingo.
O comte Gigante e sua tripulação atracaram o veleiro gaudério na histórica cidade de Cartagena ontem à tarde. A cidade foi uma progressista colônia romana. Vândalos, Visigodos, Bizantinos e Muçulmanos participaram de guerras nesta cidade cuja história remonta a 3 séculos antes de Cristo.
27 Jun 2008
Barco catarinense afunda na costa do RS
Marinha resgatou os seis tripulantes que estavam no bote salva-vidas
O barco de pesca catarinense Santa Rosa R, com seis pessoas, afundou no litoral norte do Rio Grande do Sul, a 77 km de Torres. Todos os tripulantes do barco, que era de Itajaí, foram resgatados com vida pela Marinha na manhã desta sexta-feira. Eles utilizaram o bote salva-vidas da embarcação após o naufrágio, que teria acontecido repentinamente. Nesta sexta-feira, os tripulantes prestaram depoimento na delegacia da Capitania dos Portos em Imbituba, no Sul de Santa Catarina.
Fonte: Zero Hora
26 Jun 2008
Veleiro Entre Pólos na África
O veleiro Entre Pólos atravessou hoje o Estreito de Gibraltar e atracou em Ceuta, cidade de soberania espanhola, incrustrada no Marrocos, noroeste africano. Vindo do Atlântico, o veleiro gaúcho navegou até a pequena cidade de Gibraltar, território do Reino Unido no Mar de Alborão (parte ocidental do Mediterrâneo). A travessia Gibraltar - Ceuta, de apenas 14 milhas náuticas, em região de corrente marítima acentuada, com tráfego de navios, baleias e golfinhos, terminou no Club Náutico Ceuta.
25 Jun 2008
Obras no acesso a clubes náuticos de P. Alegre
A propósito do transtorno e dos benefícios que as obras da relevante duplicação da Av. Diário de Notícias vêm causando à comunidade da zona sul de Porto Alegre, aí incluído o acesso aos clubes náuticos, a empreiteira Toniolo-Busnello realizará palestra no Veleiros do Sul no dia 1º de Julho, às 19:30h.
22 Jun 2008
Veleiro Entre Pólos em Cadiz
O veleiro gaúcho Entre Pólos está atracado em Cadiz, Espanha, onde chegou ontem, vindo de Lisboa e passando por Sines e Portimão.
"Sem querer, acho que o Andreas Bernauer e o filho dele pegaram o melhor trecho da viagem", disse o comandante Ademir de Miranda, referindo-se aos novos tripulantes embarcados em Lisboa.
A próxima escala do Entre Pólos do Comandante Gigante é Gibraltar.
22 Jun 2008
Tufão de 80nós causa naufrágio de navio de 24.000ton
O navio filipino Princess of Stars naufragou com mais de 700 pessoas a bordo. Às 12:30 (local) de ontem, 21, a companhia perdeu o contato com o navio.
Vítima do tufão Fengshen, o navio teve pane mecânica e em seguida encalhou a poucas milhas da costa. Na madrugada de domingo os habitantes de uma vila ouviram a sirene do navio soar indicando ordem de abandono.
O tufão Fengshen desloca-se a apenas 10 nós, mas o vento na região afetada é de 80 nós, com rajadas de até 100 nós.
O Fengshen ("Deus da Chuva", em chinês) é um centro de pressão muito baixa (960mb) que está acontecendo em plena temporada no Pacífico (o tufão pior da temporada 2008 foi de 135nós).
O tufão (imagem ao lado) não foi surpresa e vinha sendo monitorado desde o dia 17 pela meteorologia de diversos países asiáticos.
O ferry pertencia a uma empresa proprietária de vários outros ferries em operação nas Filipinas. Com 181m de comprimento, o navio tinha capacidade para transportar 2.000 passageiros.
Fonte: Guardian Foto navio: Sulpicio Imagem sat: Ag Meteo China
21 Jun 2008
Tufão deixa navio à deriva com 700 pessoas nas Filipinas
Um navio com cerca de 700 passageiros está à deriva na costa das Filipinas em decorrência do tufão Fengshen, que atingiu o país neste sábado, matando 17 pessoas.
O funcionário da guarda costeira das Filipinas Wilfredo Tamayo informou que e embarcação MV Princess of Stars, de propriedade da Sulpicio Lines, está parada na água desde que o seu motor falhou por volta do meio-dia (horário local), perto da ilha de Sibuyan.
Nestor Ponteres, funcionário da Sulpicio, disse que a companhia perdeu o contato por rádio com os tripulantes do navio.
Um porta-voz da guarda costeira afirmou que uma equipe de resgate foi enviada para a área, mas teve que regressar ao porto da localidade de Batangas em razão das grandes ondas.
Outra embarcação de resgate partiu da cidade de Cebu, mas não se sabe quando ela conseguirá chegar ao MV Princess of Stars.
O Fengshen tocou a terra ontem, na ilha de Samar (180 km ao leste de Manila), antes de virar em direção ao Oceano Pacífico, onde amanhã passará próximo à cidade japonesa de Okinawa, segundo o último boletim meteorológico.
Fonte: Terra
20 Jun 2008
Colete salva-vidas do Titanic vai a leilão
Um colete salva-vidas não usado no Titanic irá a leilão neste mês em Nova York, disse a casa de leilões Christie's na quarta-feira. Recheado de cortiça, o colete -ainda em grande parte intacto, mas manchado e rasgado em algumas partes- foi encontrado, segundo dizem, pelo fazendeiro James Dunbar na costa de Halifaz depois que o navio afundou.
O navio saiu do porto britânico de Southampton para Nova York em abril de 1912, quando atingiu um iceberg, matando cerca de 1.500 pessoas. A Christie's, que estima que o colete possa ser vendido por 60 mil a 80 mil dólares, vendeu outro colete salva-vidas do Titanic no ano passado, em Londres, por 119 mil dólares.
O especialista marítimo Gregg Dietrich disse que ainda há grande interesse público por artigos do Titanic, já que o naufrágio do navio causou tantas mortes e gerou uma das primeiras notícias que percorreram o mundo todo. "O Titanic é um dos marcos da História", disse durante um evento em que a imprensa pôde ver o colete antes do leilão. Segundo a Christie's, depois da venda em Londres, a casa de leilões recebeu inúmeras ofertas de artefatos que seriam do Titanic, mas cerca de 99 por cento eram apenas reproduções.
Depois de receber uma ligação em fevereiro da família MacQuarrie, que guardou o colete por gerações, Dietrich checou sua autenticidade e descobriu que ele tinha as medidas corretas e parecida danificado pela água. Ele disse ainda que o colete é tão pesado que sobreviventes e vítimas do acidente quebraram o queixo depois de pular do navio.
Fonte: Reuters/Globo on line; Foto: Christie's
20 Jun 2008
Desaparece catamarã que naufragou com 6 tripulantes
Ainda não foi encontrado o catamarã Southern Cross, de 18m de comprimento (60 pés), que naufragou com seis tripulantes a bordo na madrugada de ontem, próximo à cidade de Cairu, a cerca de 20 milhas náuticas ou 40km da costa. O grupo, que ficou à deriva em uma balsa de sobrevivência, passa bem. Todos foram resgatados por um navio particular, a pedido da Marinha, e levados em seguida ao Hospital Naval de Salvador, no Comércio, sem nenhum ferimento. Segundo a tripulação, o naufrágio teria sido causado por um buraco que se abriu no lado esquerdo da embarcação.
O pedido de socorro foi registrado à 1h50, através de um comunicado via rádio feito pelos tripulantes. A partir daí, a Capitania dos Portos disparou o alerta de busca, também via rádio, a todas as embarcações que se encontravam próximas à área, para que os tripulantes fossem encontrados. A Capitania acionou também o navio de serviço do comando do 2o Distrito Naval, o varredor Anhatomirim, para apoiar os trabalhos.
Foi a embarcação Navemar XI, mais próxima ao local em que se encontravam os náufragos, que, por volta das 5h30, conseguiu encontrar e resgatar o grupo. Os seis homens, que não quiseram ser identificados, foram levados à Capitania, onde chegaram por volta das 8h10 de ontem. Em seguida, foram encaminhados ao hospital para exames de rotina. Lá, receberam alimentação e água.
Na tarde de ontem, a Marinha recebeu o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que forneceu uma aeronave para ajudar nas buscas ao catamarã. Já a Capitania, instaurou inquérito administrativo para apurar as causas do acidente. “O que cabe fazer agora é encontrar o catamarã para que ele não atrapalhe a viagem de outras embarcações”, explicou o capitão dos portos, comandante Ricardo Luiz de Aragão.
Segundo um dos tripulantes, que preferiu não se identificar, o acidente foi causado por alagamento causado por um rombo. “Foi por volta de 1h que abriu um buraco do lado esquerdo e começou a encher de água. O barco foi emborcando”, recordou. A embarcação, de propriedade particular, partia do Rio de Janeiro com destino a Maceió. A tripulação foi contratada apenas para levar o catamarã e retornaria para o Rio de avião. Ontem, mesmo, eles deixaram Salvador com destino à cidade de origem. Nenhum deles identificou o nome do proprietário do Southern Cross.
Outro acidente com catamarã no estado ocorreu no início de dezembro de 2006, na Baía de Todos os Santos, quando a embarcação fazia a travessia entre Morro de São Paulo e Salvador. Um furo na proa fez a água invadir a embarcação a sete milhas a oeste do Farol da Barra, aproximadamente 13km da costa da cidade, ainda fora da baía. Os 128 passageiros e quatro tripulantes que lotavam a embarcação entraram em pânico. O bioquímico Ananias Bernadino da Silva, 61 anos, morreu na ocasião.
Fonte: Correio da Bahia
19 Jun 2008
Casa inteira é rebocada por lago nos EUA
Uma mansão histórica foi transportada de barco de uma vez só vez nesta terça-feira, depois que os donos decidiram construir uma nova casa no terreno.
A casa de 140 toneladas foi vendida por um dólar e uma doação para a ONG Habitat para a Humanidade.
Os novos donos da mansão dizem ter poupado US$ 600 mil e muito entulho.
O trabalhoso transporte do Lago Washington até Vancouver, no Canadá, virou atração quando chegou aos diques de Puget Sound.
Assista o vídeo
Fonte: BBCBrasil
19 Jun 2008
Encalhe na neblina
Com o título "Encalhe expõe necessidade de obra", jornal gaúcho apresentou hoje matéria noticiando o encalhe de um navio de 600 pés (180m) no Canal das Pedras Brancas, Rio Guaíba. O diretor de uma associação portuária disse ao jornal que há necessidade de investir em sinalização por causa da ocorrência de neblina, comparando com o aeroporto de Porto Alegre que recentemente recebeu sinalização ILS...
A neblina pegou de surpresa o navio Santa Thereza, da Fetimport, que vinha de Rio Grande na manhã de ontem, carregado com 8.000 toneladas de fertilizantes. A operação de desencalhe, auxiliada por 2 rebocadores, levou 8 horas.
A tela do radar dos navios mostra as bóias dos canais de navegação. Além disso, o GPS permite navegar sem visibilidade alguma. Trata-se de um aparelho que, na versão portátil (funcionamento a pilhas), é do tamanho de um celular e pode custar menos de R$500. Está a bordo da maioria dos veleirinhos que navega no Guaíba. Em alguns modelos, a posição da embarcação aparece sobre a carta náutica da região, na pequena tela.
O Santa Thereza era conduzido por um Prático especialista na condução de navios pelo Guaíba. Consta que o tal Prático era o mesmo que estava a bordo do navio cipriota Kalia, que enKaliou bem próximo do local há 8 meses (Out 2007). Será que há mesmo "necessidade de obra"?
Encalhar faz parte da navegação. Uns encalham mais, outros menos, mas ninguém está livre.
Foto: Ricardo Pedebos
18 Jun 2008
Navios japoneses atracaram em Santos
Comemoração dos 100 anos da imigração japonesa
Três navios japoneses estão atracados em Santos, onde há 100 anos atracou o Kasato Maru trazendo os primeiros imigrantes japoneses. Hoje o Brasil é o país onde há mais descendentes nipônicos no mundo.
Integrantes da colônia japonesa e autoridades carregavam bandeirinhas do Brasil e do Japão para saudar as tripulações dos navios. No sábado, o Kashima será aberto à visitação pública e os tripulantes tomarão parte no desfile oficial, com a presença do príncipe herdeiro Naruhito.
Os 781 passageiros do Kasatu Maru iniciaram a formação de uma colônia que muito contribuiu para o desenvolvimento do Brasil. Com notável dedicação ao trabalho, os japoneses deixaram marcas na cultura brasileira, e até na culinária.
Foto: Estadao
18 Jun 2008
Apoio a velejador
O velejador Alan Willy, 14 anos, participará do Campeonato Norte Americano (NAm 2008), a ser realizado em Curaçao, de 28 de Junho a 5 de Julho. O campeonato será representado por 25 países de 5 continentes, com um total de 204 velejadores. Destes, 20 são brasileiros, sendo Alan o único gaúcho.
Estes velejadores tiveram a soma da pontuação da Seletiva ocorrida em Búzios no mês de maio, e do Campeonato Brasileiro ocorrido em janeiro em Foz do Iguaçu.
Alan realizou dois ótimos campeonatos, ficando em 11° lugar na seletiva para os campeonatos internacionais. Do 1º ao 5º classificados representarão o país na Turquia no Campeonato Mundial. Do 6º ao 8º e a primeira colocada feminina farão parte da delegação que embarca para a Itália para participar do Campeonato Europeu.
Alan embarca nesta terça-feira, dia 24, para São Paulo, onde encontrará a delegação. No dia 25 embarcará para Bogotá e de lá seguem para Curaçao.
Os técnico Tijolo e Rolf acompanham a delegação.
A classe Optimist é a classe-escola e tem sido o berço de ótimos velejadores, que com 15 anos devem abandonar a classe e partir para outra embarcação.
Venha apoiar Alan no Veleiros do Sul, nesta sexta-feira, às 20h (pagode e buffet de massas).
16 Jun 2008
Veleiro não tripulado na primeira travessia do Atlântico
Um veleiro não tripulado, desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai participar na primeira tentativa de travessia do Oceano Atlântico em barcos à vela não tripulados, com partida marcada para Outubro. O veleiro, com 2,5 metros de comprimento, resulta de um projecto iniciado em Janeiro de 2007 e, segundo revelou hoje a FEUP, foi inspirado no desenho de veleiros actuais de competição oceânica.
A embarcação, denominada FAST (FEUP Autonomous Sailboat), foi construída em materiais compósitos, tendo os docentes e alunos do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP desenvolvido o sistema electrónico de controlo. Com este sistema, o FAST é capaz de velejar autonomamente, sendo controlado por um pequeno computador que define as manobras do leme e a orientação das velas. A energia eléctrica é assegurada por painéis solares e armazenada em baterias, sendo a comunicação com o veleiro em alto mar feita por satélite, o que permite conhecer a sua posição geográfica e outros elementos de navegação.
A primeira tentativa de travessia do Oceano Atlântico em veleiros não tripulados tem partida marcada para Outubro, em Viana do Castelo, mas será precedida pela realização de provas preparatórias, afinações e demonstrações das embarcações participantes. A prova conta já com nove equipas inscritas, oriundas da Europa, dos EUA e do Canadá.
O objectivo é atravessar o oceano de forma completamente autónoma, não sendo permitida qualquer ajuda externa, terminando a prova quando os veleiros cruzarem o meridiano 60º Oeste, dentro de um intervalo de latitude que inclui as Caraíbas. A participação da FEUP nesta competição surge depois de uma equipa desta faculdade ter estado envolvida no primeiro campeonato mundial de veleiros autónomos, que decorreu recentemente no Lago Neusiedlersee, na Áustria.
Fonte: LUSA; Foto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
14 Junho 2008
Preço do transporte marítimo dispara e bate recorde
O aumento dos combustíveis, as desavenças entre siderúrgicas chinesas e mineradoras brasileiras, as inéditas exportações de cereais norte-americanos e os engarrafamentos nos portos impulsionam os preços do transporte marítimo a níveis recordes há um mês. Os grandes navios de carga que transportam carvão, cereais ou minério de ferro por todos os mares do planeta nunca cobraram tão caro pela viagem: o índice composto BDI (Baltic Dry Index) --média dos preços de 24 rotas mundiais de transporte de matérias-primas secas-- chegou no dia 20 de maio a 11.793 pontos, um recorde histórico, e permanece ainda próximo a esse nível.
O BPI (Baltic Panamax Index) --média de sete rotas, a maioria das quais envolve cereais-- também chegou em 20 de maio a 11.425 pontos, um patamar jamais alcançado antes.
Os armadores petroleiros também têm razões para estar satisfeitos: no início da semana, o índice Baltic Clean Tanker Index, média dos preços em cinco rotas de produtos refinados (gasolina, gás liquefeito, combustível para calefação, entre outros), alcançou quinta-feira 1.487 pontos, um nível máximo em dois anos e meio.
A vitalidade do tráfego marítimo surpreendeu muitos analistas. Após terem chegado a níveis históricos durante o outono no hemisfério norte, os índices desabaram no início do ano e perderam a metade de seu valor. Mas depois "os fretes subiram, superando seus recordes do final de 2007, sustentados por uma forte demanda subjacente por matérias-primas", disse a analista Helen Henton, do banco Standard Chartered.
Para Sverre Svenning, do agente marítimo Fearnleys, a primeira razão para esta brutal aceleração dos preços se deve à escalada das cotações do petróleo, que subiu cerca de 40% desde o início do ano e alcançou o recorde de 139,12 dólares o barril há uma semana.
"A alta do transporte marítimo se deve aos custos. Se o combustível aumenta 10 dólares por tonelada, o custo do transporte aumenta US$ 1.000 por dia para um superpetroleiro e US$ 500 para um cargueiro", disse. A forte recuperação da atividade siderúrgica é citada também como um fator essencial para o aumento dos preços do transporte marítimo.
A partir do mês de março, após um período de estagnação da produção no final de 2007 e início de 2008, "as siderúrgicas de tamanho médio entraram novamente em ação, devido a uma forte alta dos preços do aço, que os tornou novamente rentáveis", explicou James Leake, analista do agente marítimo Icap Hyde. Para completar o quadro, as exportações de cereais alcançaram níveis recorde, e os Estados Unidos se tornaram o maior produtor do mundo, após uma série de colheitas desastrosas na Europa, na Austrália e na Argentina, onde o problema se agravou devido ao conflito entre o campo e o governo.
"As vendas de cereais norte-americanos atingiram níveis recordes este ano (2007/2008)", afirmou Leake. Além disso, a frota marítima é apenas suficiente para satisfazer uma demanda de transporte em pleno desenvolvimento, impulsionado pela industrialização chinesa. Finalmente, os problemas nos portos da Austrália, um dos principais produtores de carvão e minério de ferro e um grande fornecedor para o Extremo Oriente, exacerba as tensões sobre a oferta de navios. Nesse contexto, explicou Leake, apenas um fator basta para fazer os preços saltarem. Mas agora "temos todas as razões que podemos imaginar de uma vez", afirmou.
Fonte: Folhaonline, da France Presse, em Londres; Foto: Renato Botelho
13 Junho 2008
Macaco-aranha embarcado
Inteligente e ágil, um macaco-aranha pegou de surpresa os funcionários do zoológico Washington Park, na cidade de Michigan, nesta semana. Ele usou uma mangueira de jardim para fugir. O macaco aproveitou uma brecha na segurança do zôo. O fosso foi esvaziado para limpeza e, num descuido dos funcionários, o animal se agarrou à mangueira que estava pendurada e a utilizou para escalar o muro. Após subir no teto da estação de tratamento de água do local, o macaco foi para a marina que fica ao lado do zoológico. Pulando de barco em barco, ele deu trabalho para ser recapturado - o que só ocorreu após uma hora.
Fonte: Folhaonline Foto: Parque Ecológico Armando Muller
11 Junho 2008
Rastro de óleo atinge a costa do Uruguai
Um vazamento de óleo ocorrido após colisão de dois navios em águas uruguaias começou a chegar à costa nesta terça-feira, informou a Marinha do país. No dia 4 de junho, o navio mercante grego Syros colidiu com o navio maltês Mar Bird e derramou 14.000 litros de óleo no mar, a 30 quilômetros da costa.
Segundo as autoridades, as regiões mais afetadas estão entre Maldonado e Canelones. O capitão da Marinha Marcelo Larrobla disse que em Canelones a mancha de petróleo tem cerca de 35 quilômetros de extensão. Em outros locais os resíduos estão diluídos e os impactos ambientais deverão ter menores proporções.
Na praia Piriapólis, que fica a cerca de 100 quilômetros da capital do país, Montevidéu, e entre Maldonado e Canelones, começam a aparecer as primeiras vítimas do desastre: foram registradas as mortes de mais de 100 pingüins e outras aves cujas penas estão recobertas por grossas camadas de óleo. A marinha tenta conter o avanço da mancha de óleo com barreiras flutuantes e, em outra frente, investiga as responsabilidades pelo crime ambiental.
Fonte: Veja.com
11 Junho 2008
Velejadora pretende conquistar novo título
Tetraplégica quer dar volta sozinha à Grã-Bretanha
Hilary Lister, de 36 anos, já quebrou recordes ao atravessar o Canal da Mancha, em 2005 e a Ilha de Wight, em julho do ano passado. A britânica, que não tem qualquer movimento abaixo do pescoço, controla seu barco à respiração, soprando canudos que ajustam as velas e o leme. Ela dará início à aventura na próxima segunda-feira, em Dover, no sul do país, a bordo do barco Artemis 20. Lister espera completar a volta em torno da ilha em três ou quatro meses. Ela será amparada por uma equipe de sete pessoas. Três delas estarão a bordo de um barco inflável e as outras quatro darão apoio por terra.
O assessor do projeto, Tony Leppard, diz admirar a coragem da velejadora. "Ela é uma jovem muito corajosa e está muito animada para embarcar nesta aventura", disse ele. A britânica perdeu os movimentos há sete anos como resultado de uma doença degenerativa progressiva, conhecida como distrofia simpático-reflexa.
Fonte: BBC Brasil
Saiba mais sobre Hilary
10 Junho 2008
Abertas inscrições para a REFENO
Segundo a organização da REFENO (Regata Recife - Fernando de Noronha), em menos de um mês após a abertura das inscrições, 45 barcos (122 tripulantes) foram inscritos para o evento do dia 23 de setembro de 2008. No ano passado, 78 foram inscritos e 67 barcos largaram. O recorde ocorreu em 2004, com 146 barcos inscritos. As inscrições pela Internet são gratuitas, incidindo pagamento mais adiante.
08 Junho 2008
Cidade dos EUA oferece US$ 50 mil por criatura misteriosa
Criatura parecida com uma serpente viveria no lago Pepin
Moradores de Lake City (Minnesota, EUA) dizem que há uma criatura grande e parecida com uma serpente vivendo no lago Pepin, que está ligado ao rio Mississippi. Se ela realmente existir, pode tornar alguém rico.
Isso porque o departamento de turismo de Lake City estabeleceu uma recompensa de US$ 50 mil para aquele que capturar a criatura ou tirar uma foto nítida dela. Larry Nielson é proprietário de um barco que fica no lago Pepin e disse ter visto a criatura, que foi batizada de “Pepie” pelos moradores locais. Nielson e outros comerciantes gostariam que a criatura atraísse turistas para a região onde eles trabalham.
Os entusiastas desse caso dizem que a lenda de Pepie se deve em parte por causa das pessoas de Dakota que vivem na área do lago. Elas se recusam a atravessar o lago de barco, dizendo que grandes criaturas podem nadar até a superfície e estragar as embarcações.
Fonte: G1 - Ilustração: Eq de Arte do G1
07 Junho 2008
Entre Pólos chega em Portugal depois de 10 meses de viagem
Com ventos suaves de NNW e previsão de um dia ensolarado, o veleiro Entre Pólos entrou em região de grande tráfego ao aproximar-se da costa portuguesa. Depois de 6 dias navegando no Rv90º com ventos escassos desde os Açores, o Comte Ademir de Miranda, o Gigante, mudou a proa nesta noite, passando para latitude de 6 minutos mais ao norte. Mas no amanhecer do dia o veleiro de aço, construído no Rio Grande do Sul, voltou a proa para o leste, já a 35mn da foz do Tejo.
O Comte Gigante navegará nesta manhã por onde saíram os Descobridores a mais de 500 anos. É uma grande vitória para esse navegador pertinaz que desamarrou seu veleiro de Porto Alegre há exatamente 10 meses.
Parabéns ao Gigante pela conquista do seu sonho!
Acompanhe a chegada do Entre Pólos:
Site: Tesacom
Usuário:1.10004106
Senha:entrepolos.
Clique em ENTREPOLOS (em azul).
Na nova tela, clique em "Todos os Registros". No campo "Data desde" digite 07/05/2008 e clique em Aplicar. É provável que a velocidade e o rumo indicados não estejam corretos.
Para ver o mapa, como esse aí acima, role a tela verticalmente até embaixo, e clique em "Ver registros no mapa". Na janelinha "Deseja exibi-los?", clique em "Sim". Nova janela será aberta, mostrando mapa do Google Earth. Clique no mapa, arrastando-o para baixo. Em alguns segundos aparecerá o track do Entre Pólos. Clique no sinal de "+" para aumentar o zoom.
05 Junho 2008
Vazamento de petróleo ameaça Buenos Aires
Equipes de emergência tentam conter um vazamento de petróleo que segue em direção à boca do rio da Prata, na costa da Argentina, depois que dois navios bateram perto da costa uruguaia.
Se não for contida, a mancha, de 20 km de comprimento e 30 metros de largura, pode chegar a Buenos Aires. Segundo o correspondente da BBC em Buenos Aires Daniel Schwimler, as autoridades uruguaias dizem que pode haver sérios danos ao meio ambiente se o combustível chegar ao continente.
A colisão, entre um navio grego e um maltês, aconteceu na quarta-feira, a cerca de 20 km da costa de Montevidéo. Ninguém ficou ferido no acidente. O navio grego Syros perdeu cerca de 14 mil metros cúbicos de petróleo depois que seu tanque de combustível se rompeu na colisão. A marinha uruguaia disse que a causa do acidente está sendo investigada.
Fonte: Globoonline
05 Junho 2008
Marinha resgata tripulante de barco pesqueiro no mar
O Serviço de Busca e Salvamento (Salvamar Sul) da Marinha do Brasil, coordenado pelo Comando do 5º Distrito Naval, efetuou, no início da tarde de ontem, em alto-mar, o resgate de um tripulante do barco de pesca Ana Maria III, de Itajaí (SC), que necessitava de auxílio médico. O tripulante Hugo Viana da Silva, 47 anos, apresentava fortes dores no peito e dormência em todo o lado esquerdo, o que, segundo avaliação médica, configurava suspeita de infarto.
Conforme o 5º DN, o Salvamar Sul recebeu o pedido de socorro da embarcação pesqueira por volta das 12h20min e às 13h05min foi enviado um helicóptero UH-12 do 5º Esquadrão de Helicóptero de Emprego Geral, com um médico a bordo, para fazer o resgate.
O Ana Maria III foi encontrado pelo helicóptero a 54 quilômetros dos Molhes da Barra. Ao chegar ao local, a aeronave se posicionou uns cinco metros acima da embarcação e, por meio de um guincho do próprio helicóptero, o médico foi colocado no convés do pesqueiro para avaliar as condições do pescador.
Como o tripulante estava inconsciente, ele foi preso a uma maca e içado para a aeronave, que o transportou até o pátio da Capitania dos Portos, onde chegou por volta das 14h30min. De lá, o tripulante foi levado em uma ambulância do Ambulatório Naval do Rio Grande para o Hospital de Cardiologia da Santa Casa do Rio Grande, onde ficou internado. Conforme informações obtidas no hospital, no meio da tarde ele já estava consciente.
De acordo com o piloto do helicóptero, capitão-tenente Reginal Venâncio, o resgate do tripulante durou em torno de 50 minutos, pois o mar agitado dificultou a ação e foi preciso pedir à tripulação, via rádio, e aguardar a retirada de uma antena da popa do pesqueiro, que dificultava a aproximação do helicóptero.
Fonte: Jornal Agora
04 Junho 2008
Entre Pólos a caminho de Portugal
O veleiro gaúcho Entre Pólos, que desatracou da Ilha Terceira (Açores) no dia 1º de junho passado, deverá atracar em Lisboa neste sábado, dia 7, quando completará 10 meses de viagem. O Comandante Ademir de Miranda, o Gigante, iniciou a longa viagem com o Entre Pólos em Porto Alegre, em 07 de Agosto de 2007, passando por Porto Belo, Angra, Rio, Abrolhos, Salvador, Recife, Fernando de Noronha, Fortaleza, Lençóis Maranhenses, Trinidad, St. Maarten (Caribe) e Ilhas dos Açores.
03 Junho 2008
Pesqueiro em emergência
Na tarde e na noite de hoje prosseguiu o pedido de socorro da RENEC para o pesqueiro Celebridade2, em 33º51.16S e 051º19.01W. Qualquer informação do mesmo, contatar com urgencia a "Porto Alegre Radio": 0800-701-21-41 ou no canal de chamada geral 16, em VHF. O pior é que está para se agravar a presença do ciclone do alto mar chegando na costa gaudéria.
Fonte: Endrigo, grupo Popa.com.br
30 Maio 2008
Bóia garrada
Garrou a bóia amarela de plástico que sinaliza a extremidade da adutora do DMAE em frente ao Veleiros do Sul, em Porto Alegre. O local escolhido para a implantação da adutora foi muito ruim para a navegação de recreio, pois atravessa a rota principal das embarcações do Veleiros do Sul e do Iate Clube Guaíba, sinalizada por pequenas bóias. Já a qualidade da fixação da bóia principal há poucos meses, pelo jeito foi péssima. Tal bóia sinaliza a extremidade da adutora, onde foram cravadas estacas de madeira cujo topo está a menos de 1 metro da superfície do rio (vídeo bem curto da implantação das estacas). É um perigo enorme para a navegação. A bóia que sinaliza tal obstáculo não poderia ter sido fixada de forma a durar menos de 6 meses. E as bóias sequer foram refletorizadas. É um descaso e uma irresponsabilidade dos funcionários do DMAE que executaram a obra!
A bóia garrou hoje em direção aos molhes do Iate Clube Guaíba, onde foi amarrada provisoriamente pelo pessoal do clube.
Colaboração: Dieter Brack Foto do arquivo: Ferrugem
30 Maio 2008
Navio japonês pega fogo a caminho do Brasil
A embarcação saiu do Porto de Harumi, Tokyo, em abril
As Forças de Defesa Marítima do Japão confirmaram na quinta-feira (29) que um dos navios da esquadra japonesa, que está a caminho do Brasil, pegou fogo quando estava perto da Colômbia.
O incêndio foi no navio-escola "Kashima", da esquadra de instrução das Forças de Defesa Marítima do Japão, que partiu no dia 15 de abril do Porto de Harumi, em Tokyo, em direção ao Brasil, para as comemorações do centenário da imigração.
O incêndio, registrado na tarde do dia 26, segunda-feira, foi controlado em cerca de duas horas e atingiu uma área de 40m². Nenhum dos 335 tripulantes ficou ferido. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.
O Ministério da Defesa informou que não haverá mudanças no cronograma dos navios, que devem atracar no Porto de Santos no dia 18 de junho, quarta-feira, cem anos depois da chegada do navio Kasato Maru.
Fonte e foto: ipcdigital
27 Maio 2008
Senador Ted Kennedy disputa regata após diagnóstico de câncer
O veterano senador americano Edward "Ted" Kennedy assumiu o timão de seu iate nesta segunda-feira para disputar uma regata, apenas uma semana após ser diagnosticado com câncer de cérebro. O senador, de 76 anos, assumiu o comando do veleiro Mya, de 50 pés, na ilha de Nantucket para disputar a regata anual de Figawi. Kennedy, acompanhado de sua esposa Victoria, dos filhos Teddy e Patrick, e do senador Chris Dodd, completou a etapa Nantucket-Haynnis em duas horas e trinta minutos, sob céu claro, e disse que foi um "grande dia" no mar. Último irmão vivo do presidente John F. Kennedy, Ted escondeu o curativo na cabeça colocado após a biopsia com um boné da equipe de beisebol do Red Sox.
O senador democrata tem um glioma maligno no lobo parietal esquerdo do cérebro, segundo o serviço de neurologia do Massachusetts General Hospital. "O tratamento habitual" desta patologia é baseado na combinação de vários tipos de radiação e quimioterapia, destacaram os médicos. Para o Instituto Nacional do Câncer americano, uma pessoa com este tipo de tumor tem uma esperança de vida máxima de cinco anos.
Fonte: Folha on line/France Presse
26 Maio 2008
Sobreviveram 19 horas no mar infestado de tubarões
Um casal acusou uma empresa de mergulho de os ter abandonado no mar de Queensland, na Austrália, infestado de tubarões e serpentes marinhas, de onde foram resgatados 19 horas depois por uma equipa de salvamento, escreve o site espanhol ADN.
A norte-americana Alison Dalton, de 40 anos, e o britânico Dick Neely, de 38, passaram, no fim-de-semana passado, uma noite inteira à deriva no mar de Queensland, no nordeste do país, depois de se terem separado do grupo de mergulho por acidente.
O casal de mergulhadores experientes explicou que a corrente era muito forte e que, apesar de terem visto o barco quando vieram à superfície, a tripulação e o resto dos mergulhadores não os ouviram a gritar e que a corrente os afastou do grupo.
Segundo a versão de um dos turistas do barco, Dalton e Neely não ligaram às advertências feitas pelos instrutores e, por isso, quando vieram à superfície tinham-se afastado do grupo e do barco que os esperava.
Ao verem que a noite de aproximava, ataram-se um ao outro com o cinto de mergulho e passaram 19 horas ao largo da Ilha de Hayman, em águas infestadas de tubarões e serpentes marinhas.
Às primeiras horas da manhã de sábado, foram localizados por uma avioneta que os levou até ao hospital de Townsville, onde foram submetidos a um exame médico e receberam alta no mesmo dia. Os media australianos asseguram que o jornal britânico Sunday Mirror pagou quase um milhão de dólares para que o casal lhes contasse a historia em exclusivo. As autoridades de Queensland pediram aos dois para que fosse paga pelo menos uma parte dos 100 mil dólares que custou a operação de resgate, onde participaram sete helicópteros, três avionetas e uma frota de barcos.
Fonte e foto: IOL Portugal Diário
26 Maio 2008
Eventos náuticos ganham reconhecimento público
O Prefeito de Rio Grande, RS, Janir Branco (foto), anunciou na festa do Crucero de la Amistad, realizada no Rio Grande Yacht Club na quinta-feira passada,
que decretará brevemente a oficialização do evento náutico internacional no calendário turístico do município. O futuro decreto foi batizado pelos velejadores de "Decreto Guto".
Segundo o Comodoro do CNT, Eduardo Cidade, na mesma semana o prefeito de Tapes, Sylvio Tejada Xavier (foto ao lado), havia anunciado que o Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes, realizado pelo Popa.com.br, fará parte do calendário turístico de Tapes, RS. O Clube Náutico Tapense é a Autoridade Organizadora do evento, que conta com a promoção da Prefeitura Municipal de Tapes.
Foto RGYC: Danilo Chagas Ribeiro
21 Maio 2008
Ibama apreende embarcação pesqueira na Lagoa dos Patos
Cerca de 2.500 metros de rede de emalhe foram apreendidas
A embarcação pesqueira Maria da Luz foi abordada em flagrante pela equipe do Ibama Rio Grande, enquanto recolhia uma rede de emalhe para tainha na Lagoa dos Patos, localizada a cerca de 100 km ao norte de Rio Grande (RS), na última sexta-feira. Segundo o chefe do escritório, analista ambiental Sandro Klippel, foi determinado que a embarcação retornasse à Rio Grande. Por causa da distância, (de oito a 10 horas de viagem pela Lagoa dos Patos) a lancha do Ibama, uma voadeira de alumínio com motor de 50HP, não pôde acompanhar o retorno da embarcação.
No sábado pela manhã, a equipe do Ibama foi ao encontro da embarcação, que estava em um cais da 5ª Secção da Barra, em São José do Norte, próximo ao molhes da Barra. A embarcação, e cerca de 2.500m de redes de emalhe foram apreendidas. O proprietário do barco, que ficou como fiel depositário do material apreendido, foi multado em R$10.000,00. O Ministério Público será comunicado da autuação, e poderá ainda mover um ação pelo crime ambiental. A pesca na Lagoa dos Patos é permitida somente para embarcações pesqueiras artesanais, cujo comprimento seja inferior a 12m. O barco Maria da Luz, da 5ª secção da Barra (São José do Norte) é uma embarcação de pesca industrial costeira.
Fonte: Clicrbs; Foto: Ibama/RS
20 Maio 2008
Entre Pólos está próximo aos Açores
O veleiro Entre Pólos, do comandante Ademir de Miranda, o Gigante, está a menos de 200 milhas dos Açores, onde deverá atracar brevemente.
A julgar pelo rumo indicado pelo rastreamento contratado, o veleiro gaúcho deverá atracar na ilha Faial.
O Comte Gigante desatracou de Porto Alegre (paralelo 30S) e está cruzando o paralelo 38N. Nesta última perna o burro partiu-se, em mar agitado, segundo informou Gigante por rádio à sua família, no RGS. A retranca foi fixada de forma provisória. A previsão de chegada é nesta quarta-feira, 21 de maio.
20 Maio 2008
Peixe-voador plana por 45 segundos
Uma equipe do canal de televisão japonês NHK filmou um peixe-voador planando no ar durante 45 segundos, no que pode ser o vôo mais longo já gravado da espécie acrobática. A filmagem foi feita pela equipe de TV de um navio que estava se locomovendo a cerca de 30 km/h. O peixe foi visto voando ao lado do navio, ocasionalmente encostando seu rabo na água quando ele perdia altitude. De acordo com o Centro de Agricultura, Floresta e Pescaria em Ilhas Remotas do Japão, o tempo de 45 segundos bate o recorde do tempo anterior, de 42 segundos, registrado por um pesquisador americano nos anos 20, e deve estar próximo do limite físico do peixe, já que a respiração braquial é impossível no ar. Veja o peixe planando.
Fonte: BBC Brasil
17 Maio 2008
Meio Ambiente ratifica convenção antipoluição por navios
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, no último dia 7, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 348/07, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica o texto da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios, adotada pela Organização Marítima Internacional (OMI) em novembro de 1973. O texto em análise inclui, no corpo da convenção e de seu protocolo de 1978, emendas aprovadas ao longo de sua vigência até 2004.
A relatora, deputada Marina Maggessi (PPS-RJ), apresentou parecer pela aprovação do projeto. Em sua opinião, a convenção, conhecida como Marpol, é fundamental para o Brasil reivindicar indenizações e compensações em casos de acidentes, como o vazamento de substâncias perigosas transportadas por navios de outros países. Marina lembrou que a convenção estabelece regras claras sobre os cuidados requeridos pelas atividades de transporte marítimo e a operação de plataformas de petróleo e gás para evitar efeitos nocivos sobre o meio ambiente.
O projeto, que tramita em regime de urgência, já foi aprovado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto ainda será analisado pelo Plenário.
Fonte: Agência Câmara
17 Maio 2008
Abertas as inscrições para a REFENO
Estão abertas as inscrições para a Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), que será realizada no dia 27 de setembro, com largada do Marco Zero, no bairro do recife, e chegada no porto de Fernando de Noronha. Os interessados em participar devem confirmar presença até o dia 22 de setembro, através do site oficial da competição, o www.refeno.com.br.
Em 2008 a Refeno completa 20 anos de existência e se consolida de uma vez por todas como uma das principais competições do iatismo não apenas no Brasil como também em toda a América do Sul. Isso porque das cerca de 100 embarcações e dos 800 participantes inscritos, dezenas vêm de outros países exclusivamente para disputar a competição.
Fonte: Pernambuco.com
17 Maio 2008
Preso condutor do barco que naufragou na Amazônia
A polícia deteve o condutor do barco Comandante Sales, que naufragou no último dia 4 no Rio Solimões, na altura de Manacapuru, a cerca de 60 quilômetros de Manaus, no Amazonas, provocando a morte de 48 pessoas. O barco levava cerca de 100 passageiros.
Luis Sales da Silva, de 43 anos, teve a prisão preventiva decretada esta semana pelo juiz da 2ª Vara de Manacapuru, Luis Cláudio Chaves. Ele é irmão do dono da embarcação, Francisco Sales da Silva, que morreu no acidente.
Chaves disse que decidiu julgar pela prisão após ouvir relatos de sobreviventes que afirmaram terem visto Luis Sales comandar o barco minutos antes do naufrágio.
Segundo a Capitania dos Portos da Amazônia, a embarcação Comandante Sales estava irregular. O barco já havia sido apreendido anteriormente por não ter licença para navegar.
Segundo o delegado local, Antonio Rodrigues da Silva, inicialmente, o comandante negou que tivesse no comando do barco quando ele naufragou, mas depois Sales caiu em contradição.
O condutor tinha seu nome incluído na lista de desaparecidos, mas testemunhas afirmaram que Luis Sales da Silva estava vivo.
Fonte: A Tarde, Salvador
15 Maio 2008
O Cruzeiro da Amizade vem aí!
A partir desta sexta-feira, 16 de maio, os veleiros do Crucero de la Amistad começarão a chegar em Rio Grande.
São barcos argentinos que partiram de Buenos Aires com destino ao Rio de Janeiro, com diversas escalas, como farão no Rio Grande Yacht Club, por uma semana! A programação está sendo cuidadosamente elaborada pelo Comandante Guto Vieira da Fonseca, o imbatível entusiasta da navegação de recreio do Rio Grande do Sul.
"Na Bombonera são 90 minutos de tensão. Aqui é uma semana!", diverte-se Guto, para não enlouquecer em meio à tremenda correria e preocupação para organizar a programação para los hermanos, que chegarão um dia antes do previsto.
Serão 29 veleiros atracados, com 120 tripulantes argentinos vivendo no clube por 7 dias! Dá pra imaginar o que representa isso em mão de obra e atenção extras?
Além da demanda adicional de infra-estrutura básica, como marinharia, copa, banheiros, manutenção dos barcos, etc, o RGYC está organizando passeios pela cidade, visitas a museus, etc. Nesta semana Guto acertou com a Polícia Federal para que os agentes venham até o clube fazer os despachos de entrada dos argentinos no Brasil. "É ouro total", como diz o capitão-mor de Rio Grande.
Na próxima quinta-feira haverá uma peixada. É confusão pra mais de metro.
Categoria pra isso o Guto tem de sobra, mas tudo indica que vá enlouquecer dessa vez. Tanto que o Comte Arilson Doce Acalanto/ICPelotas, que é psiquiatra, já foi contratado pelo RGYC para ficar de sobreaviso e autorizar pronta internação do Guto no manicômio local, assim que começar a chamar a jaguarada de "amiguinho".
Parabéns à comodoria do RGYC pela empreitada. É assim que se faz um clube! Dá-lhe Guto!
Danilo.
14 Maio 2008
Entre Pólos deverá chegar aos Açores em 10 dias
O veleiro Entre Pólos navegou quase a metade da distância entre S. Marteen e os Açores (~2.100 milhas náuticas, em linha reta). Na madrugada de hoje, o veleiro gaúcho chegou a fazer média de 7 nós em período de duas horas. A proa de ~50º tem se aproximado mais do destino. Caso a velocidade seja mantida, é provável que o Entre Pólos chegue aos Açores em 10 dias.
Acompanhe o track do Entre Pólos:
Site: Tesacom
Usuário:1.10004106
Senha:entrepolos
Clique em ENTREPOLOS (em azul).
Na nova tela, clique em "Todos os Registros". No campo "Data desde" digite 06/05/2008 e clique em Aplicar. É provável que a velocidade indicada não esteja correta. Utilize este site para calcular a distância do Entre Pólos entre dois registros quaisquer de horário (copie as coordenadas dos registros e cole-as na página que calcula distância, mas retire os sinais de grau (º)). Para obter a velocidade do veleiro, divida a distância obtida pelo tempo decorrido entre os registros (normalmente uma ou duas horas).
Para ver o mapa, como esse aí acima, role a tela verticalmente até embaixo, e clique em "Ver registros no mapa". Na janelinha "Deseja exibi-los?", clique em "Sim". Nova janela será aberta, mostrando mapa do Google Earth. Clique no mapa, arrastando-o para baixo. Em alguns segundos aparecerá o track do Entre Pólos. Clique no sinal de "+" para aumentar o zoom.
12 Maio 2008
Entre Pólos a caminho dos Açores
O veleiro gaúcho Entre Pólos, que partiu de S. Marteen dia 6 de maio passado, navega no rumo de 25º há alguns dias. A velocidade indicada pelo serviço de tracking contratado é de "1,6", sem indicar a unidade. A julgar pelo cálculo de distância disponível, a velocidade nas últimas horas tem sido constante, de aproximadamente 4,4nós.
A posição na noite de 12 Maio de 2008 era 28.53712°N 54.87211°W.
07 Maio 2008
Marinha argentina resgata velejador ferido no Atlântico Sul
O velejador solitário canadense Glenn Wakefield, que desde a última semana de abril se encontrava ferido em seu barco depois de ter enfrentado uma forte tempestade, foi resgatado no Atlântico Sul, informou a Marinha argentina na semana passada em um comunicado.
Wakefield, 57, foi resgatado a cerca de 1.000 km da costa do extremo austral patagônico por marinheiros do navio "Puerto Deseado", que se aproximaram do veleiro "Kim Chow" em um bote de borracha e conseguiram trazer o canadense a bordo.
Um médico examinou Wakefield no navio da Marinha, fazendo alguns curativos em cortes superficiais e determinando que o estado de saúde do navegante é bom, segundo o comunicado.
O canadense pediu ajuda dizendo que havia sofrido lesões na cabeça e no punho esquerdo por causa de uma forte tempestade a 550 milhas da cidade de Puerto Deseado (2.099 km da capital argentina), na província argentina de Santa Cruz, no extremo sul continental. Wakefield saiu do Canadá a bordo do "Kim Chow" para dar a volta ao mundo de leste a oeste.
Fonte: France Presse, em Buenos Aires
06 Mai 2008 - 17:45h (GMT-3)
Veleiro Entre Pólos está desatracando neste momento!
Veleiro gaúcho parte de S. Marteen para Açores
[17:35:37] Danilo Ribeiro diz : Oi Gigante!
[17:36:36] Ademir de Miranda diz : Oi danilo estamos soltando as amarras
[17:37:05] Ademir de Miranda diz : Sairemos na ponte das 5.30
[17:38:45] Ademir de Miranda diz : a ponte é o portão do Lagoon (foto abaixo, Fev2008)
[17:39:53] Ademir de Miranda diz : fala pro jaguara Fernando que não consegui falar com ele
[17:40:17] Danilo Ribeiro diz : Ele ta em Garopaba, eu acho. Tb não consegui falar com ele
[17:40:52] Ademir de Miranda diz : falta 40 minutos e o vento é ssw tenho que ir tchau
[17:41:01] Danilo Ribeiro diz : Bons ventos, e estrelas a barlavento!
Sempre haverá alguém com a pontaria imprópria de ligar numa hora crítica pra quem está embarcado.
05 Mai 2008
Naufrágios no Amazonas têm virado rotina
Negligência parece ser a palavra-chave para entender os naufrágios no Rio Amazonas. Cada vez mais barcos fora dos padrões de segurança e superlotados de passageiros pobres têm naufragado no rio. Segundo a Agência EFE, dessa vez são 17 mortos e 50 desaparecidos desde domingo quando ocorreu o acidente. A Marinha disse que 50 passageiros foram resgatados das águas por lanchas que passavam pelo local, 50 mn a jusante de Manaus. São 50 também os bombeiros que trabalham nas águas lamacentas à procura de sobreviventes e corpos.
02 Mai 2008
Naufrágio achado na costa da Namíbia pode revelar mistério sobre Bartolomeu Dias
Após cinco séculos, pode estar perto do fim o mistério do desaparecimento de Bartolomeu Dias, mostra reportagem publicada no jornal "O Globo" desta sexta-feira. Um dos grandes navegadores da Era dos Descobrimentos, Dias, o primeiro europeu a contornar o Cabo da Boa Esperança, em 1488, morreu no naufrágio de sua caravela, em algum ponto da costa sul da África.
Mas na quinta-feira uma empresa de diamantes da Namíbia anunciou ter descoberto um naufrágio que se enquadra na descrição da caravela de Dias (na foto ao lado o arqueólogo mostra moeda de ouro espanhola e compasso encontrados num naufrágio na Namíbia que pode ser o barco de Bartolomeu Dias).
Além do valor histórico, o navio ainda guarda um tesouro. A companhia informou que encontrou milhares de moedas de ouro e prata portuguesas e espanholas, seis canhões de bronze espanhóis, várias toneladas de cobre, mais de 50 presas de marfim, instrumentos de navegação, armas e numerosos objetos de uso doméstico.
As datas de cunhagem das moedas - entre o final do século XV e o início do XVI - indicam que a embarcação é da época dos grandes descobrimentos e tem cerca de 500 anos de idade. E a localização no sul da África sugere que pode ser o navio de Bartolomeu Dias, que afundou em 29 de maio de 1500, durante uma tempestade, quando se dirigia para o Cabo da Boa Esperança. Dias morreu pouco tempo depois de chegar ao Brasil, em 22 de abril de 1500. Ele acompanhou Pedro Alvares Cabral, na viagem do Descobrimento. [Saiba mais na notícia abaixo]
Fonte: Globo/Reuters Foto: Reuters
Geólogos encontram tesouro em barco afundado ao largo da Namíbia
Joanesburgo, 02 Mai (Lusa) - Uma expedição de geólogos envolvida na prospecção de diamantes na costa sudoeste da Namíbia encontrou um tesouro composto por moedas de prata portuguesas e de ouro espanholas, marfim e canhões, num barco naufragado há cerca de 500 anos.
Segundo especialistas, a avaliar pelos rostos cunhados nas moedas, pelo tipo de canhões - utilizados para combater os piratas - e pelo equipamento náutico e mapas de navegação, o barco ter-se-á afundado no final do século XV ou início do século XVI, altura em que Vasco da Gama e Cristóvão Colombo atravessavam os mares.
Depois de fazerem o inventário do achado na Namíbia e de pesquisarem em museus e bibliotecas da Cidade do Cabo, os arqueólogos Dieter Noli (na foto, contando as moedas encontradas) e Bruno Werz tencionam vir a Portugal e a Espanha procurar registos de um barco com uma carga semelhante que tenha desaparecido.
"Não se lança um barco na água com uma carga daquele valor sem ter registo dele", disse Noli, citado pela Associated Press.
O arqueólogo considerou "intrigante" a fortuna a bordo, afirmando que a grande quantidade de lingotes de cobre poderá significar que o navio foi enviado por um governo que queria material para construir canhões.
Além disso, o comércio de marfim era controlado pelas famílias reais - mais uma indicação de que o barco ia em missão oficial.
Por outro lado, os especialistas interrogam-se sobre a razão pela qual o comandante tinha tantas moedas e sobre se elas não deveriam ter sido trocadas pelo marfim e pelo cobre.
"Ou ele fez um muito, muito bom negócio... ou era um pirata. Estou convencido de que descobriremos que barco era e quem era o comandante", comentou Noli.
Fonte: Sapo/ANC. Foto: AP/Namdeb Diamond Corporation
25 Abr 2008
Veleiro Entre Pólos vai atravessar o Atlântico
Embarcou ontem para o Caribe o Comandante Ademir Miranda, o Gigante. Na primeira semana de Maio próximo, o comandante catarinense radicado no RGS estará desatracando o Entre Pólos de St. Marteen, rumo à Ilha dos Açores, onde chegará no fim do mês. O veleiro de aço, de 42 pés, partiu de Porto Alegre em Agosto de 2007.
Bons ventos e muitas estrelas a barlavento do Entre Pólos!
24 Abr 2008
Justiça nega indenização para descendentes de vítima de barco afundado na IIª Guerra
Ação militar praticada em período de guerra constitui ato de império e não se submete, portanto, ao Poder Judiciário nacional. A conclusão é do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao negar provimento ao recurso especial por meio do qual descendentes de vítima de barco afundado por alemães em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, durante a Segunda Guerra Mundial pretendiam obter reparação pela agressão bélica sofrida por uma embarcação brasileira nas águas territoriais do Brasil.
Cinco netos e um genro de Apúlio Vieira de Aguiar entraram na Justiça com uma ação de indenização por danos morais e materiais contra a República Federal da Alemanha pela morte do avô e sogro, ocorrida em julho de 1943. Segundo consta do pedido, o barco de pesca em que estava a vítima, Changri-lá, teria sido afundado por um submarino de guerra alemão (U-199) que patrulhava a costa brasileira.
De acordo com o processo, mais de 20 navios teriam sido torpedeados pelos alemães, sendo certo que nunca foram encontrados corpos ou restos mortais da vítima ou das demais pessoas que estavam no barco, mas apenas destroços que chegaram à praia, com sinais de explosão, levando à conclusão de que ele teria sido mesmo abatido por nazistas. Posteriormente, o submarino foi abatido pela Marinha de Guerra brasileira e os sobreviventes resgatados e encaminhados aos Estados Unidos, onde teriam confessado o afundamento do barco em que se encontrava a vítima.
Em fevereiro de 1944, o Tribunal Marítimo arquivou o caso, concluindo pela ausência de provas de que o Changri-lá fora abatido por submarino de guerra alemão. Quase seis décadas depois, em 31 de julho de 2001, o Tribunal Marítimo, a pedido da Procuradoria da Marinha, reabriu o processo após tomar conhecimento de documentos que comprovariam o naufrágio do Changri-lá provocado pelo submarino de guerra alemão.
Em primeira instância, o processo foi extinto sem julgamento do mérito, pois, ao ser acionada, a embaixada alemã no Brasil afirmou que são inválidas e ineficazes as citações recebidas referentes às ações de ressarcimento de danos contra a República Federal da Alemanha.
"As presentes citações dizem respeito a uma ação de soberania do Estado alemão. O Brasil não possui jurisdição sobre os atos de império praticados por outros países. O encaminhamento de tais citações é, portanto, indevido", afirmou o documento.
Em apelação, a defesa dos netos e do genro foi ao STJ. Após examinar o pedido, o ministro Fernando Gonçalves, relator do caso, votou, negando provimento.
Fonte: Agência Globo
22 Abr 2008
Deputados lançam frente em defesa da indústria marítima
Será lançada nesta tarde a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Marítima Brasileira. O ato de lançamento incluirá debate sobre a situação do setor, com representantes de entidades representativas. Entre os convidados para o evento estão o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito Nascimento; e o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin.
O presidente da frente parlamentar, deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), informou que a frente foi criada para estimular o desenvolvimento dos diversos segmentos da indústria marítima nacional (naval, marinha mercante, defesa naval, pesca, apoio marítimo e portuário e náutica de lazer). Segundo o deputado, a capacidade de produzir navios e a existência de uma frota própria são necessidades estratégicas para o País.
Os integrantes da frente defendem, entre outras medidas, o aumento dos investimentos para a construção de embarcações destinadas ao transporte de petróleo e derivados, a modernização da indústria de reparos e o incentivo ao turismo náutico no Brasil.
Foram convidados para o painel de debate:
- o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), Hugo Figueiredo;
- o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha;
- o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), Lenilson Marcelo Bezerra;
- Maurício Ramos, representante dos trabalhadores do setor.
A cerimônia de lançamento será realizada às 14 horas, no Salão Nobre da Câmara. O painel de discussão está previsto para as 14h30, no mesmo local.
Fonte: Agência Câmara
22 Abr 2008
Marinhas brasileira, argentina e americana farão treinamento no litoral do Rio.
Navio norte-americano tem pista de 330 metros e leva 80 aviões
As tropas brasileiras, argentinas e norte-americanas que estão no Rio para participar da Operação Unitas vão fazer simulações de guerra em alto mar com o porta-aviões americano George Washignton a partir de domingo (27). Por ser muito grande, o navio ancorou segunda-feira (21) na Baía de Guanabara.
Grupos de militares brasileiros já visitaram o navio. Os oficiais americanos dizem que o treinamento serve também para melhorar o combate ao contrabando e aumentar a segurança marítima na região. Além das marinhas dos EUA, Brasil e Argentina, observadores de outros países da América Latina vão participar da operação e fazer os exercícios no litoral do estado.
As dimensões do porta-aviões são imensas. A pista tem 330 metros (1.100 pés) e leva 80 aviões. São mais de 80 metros de altura, o equivalente a um prédio de 26 andares. O navio é movido a energia nuclear e preparado também para usar bombas atômicas. Os militares, no entanto, não podem confirmar ou desmentir a existências de armas nucleares a bordo.
Foi um desembarque em massa de americanos no Rio nesta terça. Antes de desembarcar, todos os militares receberam um alerta sobre a epidemia de dengue no Rio com instruções para usar camisas e calças compridas, apesar do calor, e um repelente.
Fonte: Agência O Globo Foto: Márcia Foletto
17 Abr 2008
Proprietário de traineira deve pagar indenização por pesca predatória de arrasto
A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4)
condenou ontem (16/4), por unanimidade, o proprietário da embarcação
Casablanca, Henri Xavier, ao pagamento de indenização de R$ 250 mil por
danos ambientais causados pela pesca predatória de arrasto. Em 2001, a
Polícia Ambiental realizou fiscalização dentro das três milhas náuticas no
litoral norte gaúcho, área proibida para a pesca predatória, e constatou
que havia quatorze embarcações tipo traineiras, entre elas a Casablanca,
em prática de crime ambiental. Xavier alegou que sua embarcação estava
arrendada para outra pessoa. A Vara Federal Ambiental de Porto Alegre
extinguiu o processo sem julgamento do mérito, pois Xavier não teria
vínculo com a prática de pesca, uma vez que a embarcação estaria arrendada
a terceiro no momento do flagrante. Contra a decisão, o Instituto Sea
Shepherd Brasil e a União recorreram ao TRF4.Para a relatora do caso,
desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, "o proprietário
do barco traineira apetrechado para a pesca predatória de arrasto que o
arrenda e aufere lucros é responsável pelos danos ambientais que o barco
pratica". Segundo a magistrada, a pesca de arrasto é lesiva ao meio
marinho, pois "a rede de arrastão raspa e mata toda a vida marinha desde a
areia até a superfície". A desembargadora lembrou que Henri Xavier é
advogado de uma empresa que também está sendo processada por pesca ilegal
de arrasto. "Deve ser considerado que a continuidade da pesca de arrasto
prejudica e inviabiliza a produção pesqueira dos pescadores tradicionais e
comunidades deles dependentes", conclui Marga. O valor da indenização
deverá ser recolhido para o Fundo Nacional do Meio Ambiente, criado pela
Lei nº 7.797/89, que apóia projetos ambientais em todo o país.
AC 2006.71.00.004789-8/TRF
Colaboração: Marcelo Caminha
17 Abr 2008
Câmara aprova proteção em barco para evitar escalpelamento
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quinta-feira o substitutivo da Comissão de Viação e Transportes ao Projeto de Lei 1531/07, que torna obrigatória a instalação de proteção sobre o motor e o eixo de embarcações.
O objetivo da medida é evitar acidentes envolvendo passageiros e tripulantes, especialmente os casos de escalpelamento, que ocorre quando os cabelos das pessoas se enroscam nos eixos de motores e o couro cabeludo é arrancado. Como a proposta tramita em caráter conclusivo, segue agora para análise do Senado.
O texto aprovado modifica a Lei 9537/97, que trata da segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional. As vítimas do escalpelamento são principalmente mulheres e crianças com idade entre seis e dez anos, que trabalham nos barcos para ajudar as famílias. O acidente, comum no transporte fluvial da Amazônia, ocorre quando elas vão tirar o excesso de água do barco. Janete Capiberibe destacou que, em algumas localidades do Norte do Brasil, o barco é a única opção de deslocamento, daí a importância de se criar regras para esse tipo de transporte.
Multa e interdição: pelo texto, quem descumprir a norma estará sujeito a multa, interdição temporária ou definitiva da atividade e apreensão da embarcação por tempo indeterminado. O valor da multa será definido pela autoridade marítima, que fará a fiscalização. Os recursos arrecadados com multas deverão ser usados em programas voltados para a conscientização dos condutores.
Ainda de acordo com o projeto, a embarcação apreendida somente será liberada depois da colocação dos equipamentos de proteção e de segurança. Já a penalidade de interdição implica a cassação das licenças de instalação e funcionamento da atividade de transportes de passageiros.
Fonte: Agência Câmara
16 Abr 2008
Navio vai ter bairro ao ar livre
Maior navio cruzeiro do mundo será lançado no final de 2009
A Royal Caribbean começou a revelar como será realmente o Genesis, que quando for lançado ao mar, no fim de 2009, será o maior navio de cruzeiros do mundo. Entre outras inovações, a revelar nos próximos meses, o Genesis terá uma grande via ao ar livre, o Central Park.
Na verdade, mais que uma rua, o Central Park será um autêntico bairro no deck oito, com uma área percorrível de cem metros de comprimento por dezanove de largura, ao ar livre. Com vários jardins de vegetação muito variada, este espaço terá uma praça central, que de dia terá um ambiente tranquilo, propício a passeios entre os jardins, e à noite um local onde se pode jantar a ar livre, com espectáculos musicais e outras “performances” artísticas.
Em arcadas ao longo do Central Park irão suceder-se bares e restaurantes, dos mais descontraídos aos mais sofisticados, com uma série de gastronomias à escolha: italiana, oriental, grelhados, “fine dining”… Tal como numa verdadeira rua de uma cidade, o Central Park terá também uma série de lojas, e estará delimitado por edifícios, no caso aqueles onde estarão instalados 334 camarotes dos 2700 do navio, todos com vista para o Central Park e a grande maioria com varanda.
Este é apenas o primeiro de sete “bairros” que a Royal Caribbean irá apresentar no Genesis, o maior navio do mundo, com 16 “decks” para 5400 passageiros. Em 2010 deverá surgir um navio gêmeo.
Fonte: Turiscer, Portugal
Mais sobre o Genesis:
Deslocando 220.000 toneladas, o Genesis baterá o recorde atual em 43%. Terá 360m de comprimento, 47 de largura e 65 de altura, com acomodação para 5.400 passageiros. Três hélices de comando elétrico individual moverão o navio. Da ponte, o comandante será capaz de movimentar a embarcação em qualquer direção através de um joystick. O navio não necessitará de rebocadores para manobrar.
Orçado em 900 milhões de euros, o contrato prevê a construção de outro similar. O pedido gerou empregos de 5.800 homem-ano na Finlândia.
15 Abr 2008
BBC acusa governo de censurar documentos do TITANIC
96 anos do naufrágio
Documentos extra-oficiais dos arquivos da BBC indicam que os estaleiros britânicos e o governo da Grã-Bretanha censuram desde 1947 um programa de rádio sobre o navio Titanic, que fundou em 1912.
A indústria naval ficou preocupada que o programa pudesse ser afetada pelos maus presságios e pelo medo que o programa poderia trazer de volta, enquanto tentava se recuperar dos problemas econômicos gerados após a Segunda Guerra Mundial. A BBC pretende exibir o programa de rádio que traz entrevistas com os sobreviventes do Titanic, assim como outros materiais de seu arquivo.
A publicação desses documentos faz parte de uma celebração em memória do naufrágio do Titanic, que aconteceu no dia 15 de abril de 1912.
O navio naufragou nas águas frias do Atlântico Norte, após ter colidido contra um iceberg. O acidente matou 1.522 pessoas, entre passageiros e tripulação.
A companhia responsável pela construção do Titanic, Cunard White Star, e os estaleiros Herland e Wolff, pressionaram a BBC para que ela evitasse publicar isso ou que pelo menos aceitasse adiar isso.
O programa seria exibido na mesma semana do lançamento de um novo navio, o Cunard, em Belfast. O pedido de adiamento foi apoiado pelo governo britânico.
Entre os documentos extra-oficiais há um telegrama do primeiro-ministro da Irlanda do Norte e um memorando do comitê executivo da BBC. O programa de rádio foi exibido durante uma semana e "eventualmente" saiu do ar, apesar da audiência ter girado ao redor de oito milhões de ouvintes.
Atualmente, a BBC tem em aos várias entrevistas concedidas pro sobreviventes do Titanic, incluindo uma concedida pelo primeiro-oficial do navio em 1936.
A publicação do material faz parte de uma iniciativa da BBC de abrir seus arquivos à audiência britânica. (ANSA)
Fonte: ANSALatina
Artigos relacionados: Não entre em fria , A chave que poderia ter salvado o Titanic
12 Abr 2008
Navio de ambientalistas capturado no Canadá
Caçadores de focas reagem ao protesto
Loyola Hearn, ministro de Pesca e Oceanos canadense, defendeu neste sábado a captura do navio Farley Mowat, do grupo ambientalista Sea Shepherd, e afirmou que as autoridades atuaram "antes que alguém acabasse morto". O Ministério de Pesca e Oceanos canadense e a Sea Shepherd confirmaram que o navio foi capturado pelo serviço de Guarda Costeira canadense. O capitão e primeiro oficial da embarcação foram detidos.
Hearn justificou a ação ao afirmar, primeiro, que alguns caçadores de focas tinham denunciado que o Farley Mowat tinha se aproximado demais deles e que "sentiram que estavam em perigo". Porém, em seguida, insinuou que os ativistas eram as pessoas que poderiam sair feridas. "Os caçadores estão muito zangados pela forma como (os ativistas) se comportam.
Se eles fossem em outra área, onde a caça se realiza com rifles de alta potência, e os ânimos se exaltam, seria uma situação bastante perigosa. Agimos antes que algo grave acontecesse", afirmou Hearn.
O Farley Mowat se encontrava nas águas do Golfo de São Lourenço para protestar contra a caça de focas que se iniciou no dia 28 de março e para verificar se os caçadores estavam seguindo a lei. No entanto, Hearn, que considera os ativistas "um grupo de manipuladores loucos por dinheiro", negou que tivesse ordenado a captura do Farley Mowat para melhorar sua imagem e a do Partido Conservador.
"Isto não tem a ver com política. Era algo que devia ser feito", disse Hearn durante uma entrevista coletiva convocada após o anúncio da captura do navio.
A Sea Shepherd denunciou que a apreensão do navio através do uso de armas aconteceu em águas internacionais, e que a embarcação navegava sob bandeira holandesa, por isso as autoridades canadenses violaram as leis marítimas. Hearn negou à Agência Efe que a captura se tivesse ocorido em águas internacionais. "O navio foi capturado em águas canadenses, no Golfo (de San Lorenzo)", afirmou Hearn.
O ministro acrescentou que se o Farley Mowat estivesse navegando em águas internacionais, as leis canadenses permitiriam a captura da mesma forma.
Hearn negou que o incidente possa prejudicar a imagem do Canadá.
"Não sei qual é o problema. É um grupo conhecido no mundo todo por causar problemas", ressaltou o ministro.
Fonte: EFE Fotos: tasmedia.org
12 Abr 2008
França anuncia fim de sequestro de iate de luxo na Somália
Metade dos piratas foi capturada
O governo francês anunciou na sexta-feira a libertação de 30 tripulantes de um iate de luxo que haviam passado uma semana sequestrados por piratas na costa da Somália (nordeste da África). A França enviou um navio da Marinha e forças especiais à região do golfo de Aden, mas não se sabe se os militares tiveram envolvimento na libertação dos tripulantes.
Os piratas haviam levado o Ponant, um iate de luxo com três mastros, até a costa somali e o atracaram em Garacade, perto da cidade de Eyl. Autoridades francesas haviam dito nesta semana que o grupo provavelmente não era terrorista e queria um resgate em dinheiro. A pirataria é um crime muito lucrativo na Somália, e em geral os sequestradores tratam bem seus reféns, na esperança de receber o resgate. Não se sabe se houve pagamento neste caso.
A França havia alertado que o sequestro dos tripulantes do Ponant poderia se prolongar, já que a resolução de casos anteriores na região levou em média 40 dias. O iate, propriedade da Compagnie des Iles du Ponant, ia do Mediterrâneo para as Seicheles quando foi abordado. A embarcação tem capacidade para 64 passageiros, mas não levava turistas no momento do sequestro.
O conselheiro presidencial de Defesa da França, Edouard Guillaud, anunciou hoje a captura de seis dos 12 piratas que seqüestraram o veleiro de luxo Ponant pelos agentes especiais franceses que participaram da libertação dos reféns, que ficaram mais de uma semana retidos. Os piratas foram detidos em terra, logo após terem sido libertados os 30 reféns que estavam no navio após um acordo com seu armador.
O veleiro estava ancorado desde o último domingo em águas da Somália sob vigilância de uma embarcação da Marinha francesa na região do Golfo de Áden, onde tinha sido interceptado. O chefe do Estado-Maior do Exército francês, Jean-Louis Georgelin, disse que também foram recuperados sacos com dinheiro, "parte do provável resgate pago", e afirmou que continuam as buscas pelo resto do grupo. As autoridades francesas instalaram um dispositivo de vigilância em terra para perseguir os seqüestradores após o resgate da tripulação do veleiro.
Georgelin afirmou que os piratas eram ex-pescadores somalis que viviam em grupo e que se especializaram neste tipo de crime.
Fonte: Reuters e EFE Foto: Reuters Colaboração: Fernando Maciel
09 Abr 2008
Armada francesa vigia cruzeiro francês tomado por piratas
Autoridades da Somália pedem que Paris intervenha militarmente para reprimir seqüestro na costa africana
Um navio da armada francesa vigia as manobras dos piratas que tomaram um cruzeiro de luxo de bandeira francesa na última sexta-feira, 4, no litoral da Somália e já percorreu 400 quilômetros com os cerca de 30 membros da tripulação reféns. Autoridades somalis pedem que Paris e Washington empreendam uma ação militar ao iate ocupado.
O Ministério de Relações Exteriores francês assegura que mantém contato com os piratas, que ainda não fizeram exigências ou pedidos de resgate -, e que os reféns são bem tratados e estão em bom estado. Entre os seqüestrados estão 22 franceses, além de ucranianos e coreanos. Seis deles são mulheres. Segundo o El Pais, as famílias dos dois marinheiros foram recebidas na segunda-feira pelo chanceler francês, Bernard Kouchner. A tripulação, assegurou os pais de um dos funcionários, estava consciente de que navegava por uma zona perigosa. Em um e-mail, o filho lhes contou: "temos entrado em zona pirata, fechamos todas as possíveis entradas no navio. Se quer saber o que é ansiedade, é isso". Uma unidade de elite francesa chegou na segunda na base militar de Yibuti, no Mar Vermelho, para libertar, se for necessário, os membros da tripulação do iate de luxo Bonant. Apenas os tripulantes estava na embarcação no momento do assalto.
Os piratas que atuam na região costumam fazer pedido de resgate apenas quando alcançam terra firme. Suspeita-se que eles se dirigiam para a cidade somali de Eyl, a 800 quilômetros ao norte da capital Mogadiscio, região em que um barco russo e sua tripulação foram retidos há dois meses, antes de serem trocados por um resgate de US$ 700 mil.
Fonte: Estadão.
07 Abr 2008
França envia tropa de elite para negociar com piratas na África
Piratas invadiram o veleiro Ponant na sexta-feira (4).
Há cerca de 30 tripulantes como reféns.
A França mandou uma tropa de elite para o leste africano para monitorar e ajudar na negociação no caso dos reféns de um iate de luxo, na Somália.
A informação foi confirmada por um porta-voz do Ministério do Exterior francês que disse que a tropa servirá para “reforçar” o time de negociadores, segundo a agência de notícias "Associated Press".
Piratas invadiram o navio Ponant na sexta-feira (4) e fizeram os 30 membros da tripulação, a maioria cidadãos franceses, reféns.
Antes, o governo francês já havia enviado a Marinha para negociar com os piratas. No domingo, autoridades puderam ver que os reféns estão sendo “bem tratados” e que a situação no iate é “tranqüila”, segundo um porta-voz da empresa proprietária do barco.
O ministério francês disse que o iate vem sendo monitorado por mar e ar e que contatos são feitos permanentemente com os piratas.
No domingo (7), o porta-voz das Forças Armadas Christophe Prazuck. disse acreditar que os piratas queiram algum resgate, mas que não sabia se eles teriam feito alguma exigência específica.
O navio de três mastros é de propriedade da Compagnie des Iles du Ponant. A embarcação pode levar 64 passageiros em 32 cabines, e não tinha nenhum turista a bordo no momento do ataque.
Fonte: Globo/G1 Foto: Reuters
06 Abr 2008
França já contatou piratas que atacaram veleiro de luxo
A França estabeleceu neste domingo "contato" com os piratas que abordaram um veleiro de luxo francês na última sexta no Golfo de Áden, que mantêm como reféns os 30 tripulantes da embarcação e que jogaram âncora esta tarde em águas somalis. "Estabelecemos contato e o assunto pode ir longe", declarou hoje o ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, à emissora "France Inter". Ele disse que é necessário "fazer de tudo para que não haja derramamento de sangue". Perguntado sobre se a França está disposta a pagar um resgate aos piratas, o chefe da diplomacia se limitou a dizer que "brevemente isto será visto".
As autoridades francesas puderam constatar que os reféns estão bem tratados e que têm permissão para se alimentarem e tomar banho, disseram à Agência Efe fontes diplomáticas. Uma reunião sobre o caso do veleiro, de nome Ponant, aconteceu nesta tarde no Palácio do Eliseu com a participação do presidente francês, Nicolas Sarkozy, do primeiro-ministro do país, François Fillon, e de comandantes militares. Fontes oficiais informaram que o veleiro soltou a âncora esta tarde no mar na altura da região semi-autônoma somali de Puntland, mas não se sabe se este é seu destino final. Com o sinal verde das autoridades da Somália, uma embarcação militar francesa entrou nas águas do país para seguir o veleiro Ponant, sobre o qual exerce vigilância permanente.
Os piratas existentes nesta região costumam exigir pagamento de resgate assim que chegam em terra. O veleiro de luxo, de três mastros, não levava passageiros a bordo quando foi abordado por dez piratas armados na última sexta entre o Iêmen e a Somália. Fotos tiradas após o ataque mostram vários piratas armados na ponte e dois pequenos botes atados ao veleiro. Possivelmente são os botes com os quais os piratas chegaram ao veleiro, o que faz pensar que havia um outro navio na região onde o ataque foi realizado. O primeiro-ministro francês, François Fillon, afirmou ontem que o Governo privilegia a "proteção da vida" dos reféns e procura uma solução para o seqüestro sem ter de usar a força. EFE
05 Abr 2008
Solução para rapto de tripulação francesa deverá passar pelo diálogo
O veleiro francês tomado na Somália por piratas dirige-se para a zona costeira de Puntland, no nordeste do país. O navio segue para Eyl, uma pequena aldeia situada a 800 km a norte de Mogadíscio e onde elementos de outras embarcações acabaram por ser libertados em situações idênticas. O primeiro-ministro francês garante estar em contacto permanente com o armador e que a vida dos tripulantes é para já a principal preocupação. François Fillon, adianta, que todos os canais de discussão são abertos para tentar resolver o problema sem recorrer à força. A embarcação do Ponant está a ser seguida de perto por navios da marinha francesa e americana, desconhecendo-se, para já quando poderão entrar em acção. O veleiro de 88 metros foi atacado, sexta feira, no Golfo de Adén. 30 membros da tripulação foram feitos reféns. As costas somalis são zonas perigosas para a navegação. O ataque de piratas a navios é comum tal como o pagamento de resgates em troca da libertação das tripulações. As autoridades da Somália já pediram ajuda à comunidade internacional para acabar com os permanentes assaltos levados a cabo pelos piratas. O país africano encontra-se em guerra civil desde 1991.
Fonte: Euronews
04 Abr 2008
Resgate após 3 semanas à deriva
Dois espanhóis que passaram três semanas à deriva ao sul das Ilhas Canárias, no oceano Atlântico, foram resgatados nesta sexta-feira por um navio cargueiro cipriota, informaram fontes oficiais. Os dois homens, que ficaram sem água nem comida durante oito dias, foram avistados pela tripulação do navio quando estavam 250 km ao sul da ilha de Tenerife, segundo um porta-voz do governo local. Ambos foram levados de helicóptero para um hospital de Las Palmas, e estão fora de perigo, segundo fontes oficiais. "Não sabemos como eles se perderam, não sabemos nada, absolutamente nada. A boa notícia é que eles estão sãos e salvos", disse a filha de José Quevedo, um dos resgatados, à televisão pública. Quevedo era o proprietário do barco de recreio "Saulo", que havia comprado na Espanha, de 12m de comprimento e 3,6 de boca, sem qualificação para travessias. O outro homem, Cristo Rey Herrera, era o tripulante da embarcação. Ambos são marinheiros experientes, e estavam desaparecidos desde o dia 13 de março.
Fonte: Último Segundo
04 Abr 2008
Piratas assaltam veleiro francês de luxo
Trinta tripulantes reféns na costa africana
O Ministério das Relações Exteriores da França informou nesta sexta-feira, 4, que piratas tomaram o controle de um navio de cruzeiro francês e mantém como reféns cerca de 30 membros da tripulação. O veleiro de cruzeiro Ponant, de três mastros, não estava com passageiros a bordo no momento da abordagem, que aconteceu quando a embarcação pela costa somali do Golfo de Áden. "Fomos informados que piratas estão a bordo", disse Guillaume Foucault, porta-voz da companhia de turismo Compagnie des Iles du Ponant.
Segundo o Ministério da Defesa, as primeiras informações indicam que a abordagem foi feita sem utilização de armas de fogo. O governo ativou o "plano pirata mar", que consiste em mobilizar todos os meios disponíveis na zona - aéreos e marítimos - e contatar os aliados da França na região, enquanto o Ministério de Exteriores conversa com os parentes dos marinheiros franceses.
Um avião francês de patrulha, com base em Djibuti, e um navio da Marinha francesa estão na zona. Também há navios da Marinha americana na área. Até o momento, os navios acompanham de longe a situação e não foi iniciada nenhuma operação contra os piratas.
Na ocasião do ataque, a embarcação voltava das Ilhas Seychelles e navegava rumo ao Mediterrâneo. A companhia responsável pelo veleiro afirmou que a maioria dos tripulantes é francesa. A zona onde o cruzeiro foi atacado é conhecida como cenário de atos de pirataria. Nos últimos meses, navios da Marinha francesa escoltaram navios fretados pelo Programa Mundial de Alimentos, para protegê-los contra ataques piratas.
Fonte: Estadão
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