Notícias do Popa

29 Jun 2009
36ª RISW recebe inscrições de 190 barcos e pode ter recorde de participantes
A 36ª Rolex Ilhabela Sailing Week, que será disputada de 4 a 11 de julho, no Yacht Club de Ilhabela, já recebeu a inscrição de 190 veleiros até o início desta sexta-feira. A expectativa é de que até o final da próxima semana a organização tenha mais de 200 barcos, quebrando o recorde histórico da competição.
O evento, que reunirá cerca de 1,6 mil velejadores brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, italianos, alemães e norte-americanos, vai agitar o litoral norte de São Paulo.
As classes que receberam o maior número de pedidos de inscrição foram a BRA-RGS e a Bico de Proa, com mais de 50 barcos cada uma. A HPE25 também surpreenderá com 30 veleiros. Esta procura só ratifica o sucesso da competição, que pelo terceiro ano tem o patrocínio nominal da Rolex.
"Estamos muitos felizes com o número de inscrições, ainda mais que muitos participantes deixam para garantir vaga nos últimos dias”, comentou José Manuel Nolasco, o diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela (YCI), apontado como um dos responsáveis pelo sucesso e crescimento do evento nos últimos nove anos.
Fonte: PC & AI ZDL Comunicação

27 Jun 2009
Barco espanhol vence última etapa da Volvo Ocean Race
Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, já havia conquistado o título da regata por antecipação
O barco espanhol Telefonica Black foi o vencedor da décima e última etapa da Volvo Ocean Race, a regata volta ao mundo. Neste sábado, a embarcação conquistou a sua primeira vitória na competição ao chegar em primeiro na cidade de São Petersburgo, na Rússia.
"A décima etapa era a nossa última esperança. Nas últimas 100 milhas tivemos uma grande batalha com o Puma, e chegamos na frente deles", comemorou Fernando Echavarri, comandante do Telefonica Black, que completou a etapa em 12 horas e 41 minutos.
Os espanhóis foram seguidos do norte-americano Puma, que liderou a maior parte das 400 milhas da etapa. A última perna da Volvo Ocean Race saiu de Estocolmo na quinta-feira. O terceiro lugar ficou com o Telefonica Blue e o quarto, com o Ericsson 3.
O sueco Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, chegou apenas em quinto, mas já havia conquistado o título por antecipação. A embarcação garantiu a vitória na penúltima etapa, ao chegar em terceiro em Estocolmo, no dia 16.
No final da prova, o Ericsson 4, que somou 114,5 pontos, à frente dos 105,5 do segundo colocado (Puma), completou as 42.500 milhas da volta do mundo em 127 dias, sete horas, 46 minutos e 21 segundos. A Volvo Ocean Race teve início no dia 11 de outubro de 2008, na cidade espanhol de Alicante.
Fonte: Agencia Estado; Fotos: Volvo Ocean Race
Vídeo da chegada no Ericsson4
POS TEAM POINTS
1 Ericsson 4 114.5
2 PUMA Ocean Racing 105.5
3 Telefonica Blue 98.0
4 Ericsson 3 78.5
5 Green Dragon 67.0
6 Telefonica Black 58.0
7 Delta Lloyd 41.5
8 Team Russia 10.5
Fonte: Volvo Ocean Race

25 Jun 2009
Com título definido, barcos partem para última etapa oceânica
O Ericsson Racing Team se despediu nesta quinta-feira de sua casa e deixou Estocolmo para o início da décima e última etapa oceânica da Volvo Ocean Race. A jornada de 400 milhas náuticas rumo a São Petersburgo, na Rússia, a menor de toda a competição, tem previsão de duração de 36 horas.
Assim como aconteceu durante a regata costeira no último final de semana, um grande número de espectadores assistiu à largada dos barcos de Sandhamn, no Arquipélago de Estocolmo, em ventos de 10 a 12 nós. A flotilha completou um pequeno percurso antes de partir pelo Mar Báltico em direção à Rússia.
Os barcos passarão pelo Golfo da Finlândia antes de chegarem a São Petersburgo neste sábado. A tendência é que a curta etapa seja bastante simples em termos de navegação, já que os ventos devem permanecer soprando de nordeste durante todo o percurso. É provável, no entanto, é que ele fique mais fraco próximo à chegada, abrindo espaço para diferentes opções táticas.
"Alguns conceitos gerais em relação à previsão do tempo devem ser levados em consideração para esta etapa, mas é muito difícil saber exatamente o que esperar", disse o navegador do Ericsson 3, Aksel Magdahl. "Em termos de estratégia, vamos tentar nos segurar e esperar por uma boa oportunidade. Acredito que vai compensar ficar em contato com os outros barcos ao invés de arriscar alguma coisa cedo demais, porque provavelmente aparecerão oportunidades mais tarde", analisou.
A passagem do time pela capital sueca foi bem-sucedida, mas também atribulada. A tripulação internacional do Ericsson 4, comandada pelo brasileiro Torben Grael, conquistou o título geral da regata ao chegar em terceiro a Estocolmo e a tripulação nórdica do Ericsson 3, sob o comando de Mangus Olsson, confirmou a quarta colocação na classificação geral durante a regata inport, ficando no centro das atenções da mídia e do público durante a parada.
Com o troféu matematicamente conquistado, não faltaram brincadeiras entre os velejadores da tripulação internacional. Alguns chegaram a cogitar a possibilidade de levar uma churrasqueira e um aparelho de som a bordo do Ericsson 4 durante a décima etapa. A idéia foi deixada para trás em nome do desejo de brigar por mais uma vitória na competição.
"É uma etapa muito curta e já podemos ver o fim da regata na nossa frente. Vamos tentar ao máximo conquistar esta vitória simplesmente porque não gostamos de ser derrotados", brinca o navegador do Ericsson 4, Jules Salter. "Vai ser uma boa velejada. O sol vai estar brilhando o tempo todo e veremos muitos barcos ao longo da etapa", finalizou.
Confira a classificação geral da Volvo Ocean Race:
1. Ericsson 4 - 110.5 pontos
2. Puma - 98.5
3. Telefônica Azul - 92
4. Ericsson 3 - 73.5
5. Green Dragon - 64
6. Telefônica Preto - 50
7. Delta Lloyd - 39.5
Fonte: AbrilEsportes/Gazeta Press; Foto: VolvoOceanRace

25 Jun 2009
Observar baleias rende mais que caçar, diz ativista
Nações onde há baleias deveriam considerar a possibilidade de encerrar a caça, já que a observação desses animais está sendo mais lucrativa, afirmou o grupo conservacionista Fundo Internacional para o Bem-Estar dos Animais (Ifaw, na sigla em inglês). Em entrevista à Reuters, o diretor da Ifaw, Patrick Ramage, disse que a indústria mundial de observação da baleia obteve lucro de 2,1 bilhões de dólares em 2008, superando de longe os benefícios econômicos da caça da baleia pelo Japão, Islândia e Noruega. A atividade de observação de baleias começou no fim dos anos 1950, "em um pequenino barco de pesca perto da costa da Califórnia", e a partir daí deslanchou, disse Ramage. "Parte do crescimento é por ser uma indústria ainda relativamente nova e em desenvolvimento. A expansão de toda a indústria do ecoturismo tem muito a ver com isso", explicou.
Fonte: Globo Online/Reuters

24 Jun 2009


MARINHA DO BRASIL

DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE

AVISO IMPORTANTE

Com o propósito de contribuir com os órgãos de vigilância sanitária no controle de possível disseminação da cêpa do vírus da gripe suína, classificada pela OMS como pandemia, solicito comunicar a esta Delegacia com a antecedência mínima de 24 horas a movimentação de qualquer embarcação oriunda de portos mexicanos, norte americanos, canadenses e espanhois, e que estejam demandando portos nacionais informando principalmente o número de tripulantes e passageiros.

CC OLIVEIRA PIRES
Encarregado da Divisão do Tráfego Aquaviário

24 Jun 2009
Navio cheio de ouro é descoberto na costa argentina

Operações de busca permitiram encontrar no fundo do mar um navio carregado com ouro e prata, que afundara há seis meses no Atlântico Sul, ao largo da Argentina, anunciou nesta terça-feira um membro da expedição.
O "Polar Mist", um navio chileno, afundou em 18 de janeiro durante uma tempestade perto da Patagônia, com um carregamento de 9,4 toneladas de ouro e prata avaliado em 17,6 milhões de dólares.
"Conseguimos encontrar o barco, e verificamos que o ouro e a prata ainda estão ali. As operações de resgate vão começar muito em breve", declarou à AFP um integrante da equipe, que não quis ser identificado.
O navio, que afundou a cerca de 40 km do litoral da província de Santa Cruz (sul), na Patagônia, foi localizado a uma profundidade de 80 metros.
Um robô submarino teleguiado permitiu verificar que o precioso carregamento continua no barco. "As imagens obtidas mostram claramente os sacos e cestos onde foram embaladas as barras de ouro", afirmou a mesma fonte.
As companhias siderúrgicas Cerro Vanguardia e Minera Trinton são as proprietárias do carregamento. A primeira tem direito a sete toneladas, e a segunda as outras 2,4. Ambas têm suas sedes em Santa Cruz.
A Argentina é o 15º produtor mundial de ouro, e deve entrar no grupo dos dez primeiros em 2011, segundo fontes oficiais. A produção de ouro aumentou 6.000% na Argentina entre 2003 e 2008.
Fonte: AFP

23 Jun 2009
Veleiro a hidrogênio

Zero CO2 é o nome do primeiro veleiro a dispensar totalmente os combustíveis à base de petróleo - mesmos os veleiros possuem motores, a gasolina ou diesel, para se movimentar em momentos de calmaria e para manobras de atracação e distanciamento do porto.
O veleiro a hidrogênio será um laboratório flutuante, uma plataforma científica para estudar a poluição no Mar Mediterrâneo. O projeto, organizado pela Universidade Joseph Fourier, da França, deverá fazer sua estreia em Março de 2010.
Hidrogênio verde
Além das velas, o Zero CO2 possui um motor elétrico, cuja energia é gerada por um conjunto de células a combustível alimentadas por hidrogênio, um combustível que não emite poluente. O único resíduo liberado por uma célula a hidrogênio é água pura.
O barco tem 12 metros de comprimento e sua primeira missão será coletar dados científicos sobre a poluição marinha causada pela ação do homem. Esta primeira missão está prevista para durar 10 meses.
A equipe de cientistas a bordo do Zero CO2 também estudará a viabilidade da produção de "hidrogênio verde" por meio da instalação de painéis solares e turbinas de vento nos telhados das construções das regiões costeiras - hoje, o hidrogênio é produzido industrialmente pela reforma do gás natural, um combustível não-renovável como o petróleo.
Teste de novas tecnologias
O veleiro também será utilizado para o teste de novas tecnologias para a geração limpa de energia em embarcações. A energia necessária para alimentar seus equipamentos será gerada por painéis solares, cata-ventos e até por uma espécie de hélice que aproveita o deslocamento da água do mar enquanto o barco navega. Isto tornará o veleiro totalmente autossuficiente em termos de energia.
O laboratório a bordo do Zero CO2 será equipado com instrumentos capazes de analisar dados coletados do ar, da água e dos sedimentos marinhos. Os pesquisadores estão sobretudo interessados em verificar os efeitos da poluição marinha causada pelos combustíveis à base de petróleo.
Protótipo
A imagem acima é uma montagem a partir de um barco com as mesmas dimensões do veleiro a hidrogênio. O Zero CO2 verdadeiro somente estará completado no final deste ano, quando deverá ser apresentado durante o Paris Boat Show, de 5 a 13 de de Dezembro.
Os primeiros testes com o novo veleiro a hidrogênio serão feitos em Janeiro e Fevereiro de 2010, quando serão avaliados o funcionamento tanto dos equipamentos de geração de energia quanto dos equipamentos do laboratório científico.
A primeira viagem, com o início da missão científica do Zero CO2, deverá começar em Março de 2010.
Fonte: Inovação Tecnológica

22 Jun 2009
Assaltantes jogam vítimas ao mar

Um grupo de homens armados invadiu um iate na costa de Nápoles, sul da Itália, na última quinta-feira, e, após roubarem dinheiro e joias, jogaram os ocupantes no mar com bóias, e levaram a embarcação, informou a imprensa italiana. O assalto ocorreu por volta das 20h de quinta-feira diante da colina de Posilipo, uma das áreas mais elegantes da cidade, a poucos metros do palácio Rosebery, residência oficial do presidente da República em Nápoles. Segundo a imprensa local, os ladrões usaram técnicas típicas de pirataria no assalto. Três homens a bordo de um barco de borracha aproximaram-se do iate. Dois deles subiram na embarcação e o outro foi embora dirigindo o bote usado no ataque. Armados, os homens teriam roubado dinheiro, cartões de crédito, joias e celulares das duas únicas pessoas a bordo, dono de uma concessionária de automóveis e um funcionário dele.

Fonte: Globo online

22 Jun 2009
Tesouro de navio pode ter sido resgatado na Colômbia

O historiador italiano, Claudio Bonifacio, assegurou que teve informações de que nos anos 80 uma expedição secreta no Caribe resgatou o tesouro da embarcação San José, que afundou na costa colombiana após ataque inglês.
Da Espanha, em entrevista ao jornal colombiano El Espectador, o italiano reconheceu "as complexidades" que origina a propriedade dos tesouros que afundaram nas ex-colônias hispânicas.
Nessa lista, ele incluiu o galeão San José, de bandeira espanhola, que foi atacado pela artilharia inglesa pouco depois de abandonar Cartagena e naufragou nas águas do Caribe.
Bonifácio indicou que uma colombiana, parente de "um importante personagem institucional" do país, foi quem lhe informou sobre o suposto saque da embarcação, que, acredita-se, transportava toneladas de metais preciosos quando naufragou.
"Ela sempre me pediu para não ter seu nome divulgado, nem o do seu tio, que respondeu que (o tesouro) havia sido recuperado com uma permissão 'alegal' (nem legal, nem ilegal). Não posso confirmar nem desmentir essa notícia, mas visto a posição do tio, é possível que ele soubesse", declarou.
"A verdade é que alguns anos mais tarde, um holandês me mostrou gráficos de Side Scan Sonar (tipo de equipamento que localiza objetos e mede distâncias no fundo do mar), no qual era possível ver os restos do San José a cerca de 270 metros de profundidade", acrescentou.
O historiador indicou que ao longo de mais de 30 anos de investigação sobre o tema, encontrou muitos documentos sobre naufrágios ocorridos na Colômbia por ser lugar de chegada e saída das embarcações e frotas na época colonial". Ele afirma que o "país tem um enorme potencial de patrimônio submerso".
Fonte: ANSA

18 Jun 2009
Santa Catarina poderá ter time paraolímpico

Um núcleo de vela adaptada começa a funcionar amanhã no Iate Clube Veleiros da Ilha, na Capital, através de uma parceria com a Federação de Vela de SC. A ideia é formar uma equipe catarinense de velejadores com necessidades especiais, apta a disputar uma vaga para a Paraolimpíada de Londres, em agosto e setembro de 2012. O técnico do núcleo será Eduardo Barbosa Pires, o Pirão.
Fonte: Diário Catarinense

18 Jun 2009
Réplica do Cisne Branco

Réplica do Navio Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, está sendo oferecida em bancas de revistas, para montagem em escala 1:95.
A réplica é fornecida em fascículos, para montagem em casa.

Fotos do NVe Cisne Branco

Mais informações sobre o kit

17 Jun 2009
Encontrados em Montenegro restos de barco naufragado na época romana

Um barco naufragado que poderia remontar à época romana foi encontrado na baía Boka Kotorska, em Montenegro, informaram fontes oficiais nesta terça-feira.
"A embarcação poderia ter sido usada para o transporte de mercadorias", anunciou em comunicado o Instituto de Preservação da Herança Cultural de Montenegro.
O local exato do naufrágio só será informado depois que a área estiver completamente assegurada.
Fonte: AFP

16 Jun 2009
Torben Grael vence a volta ao mundo por antecipação

O bicampeão olímpico brasileiro Torben Grael, capitão do barco Ericsson 4, levou hoje sua embarcação à vitória antecipada da Volvo Ocean Race de vela após a terceira colocação obtida hoje na nona etapa da competição, entre as cidades suecas de Marstrand e Estocolmo.
"Cometemos alguns erros na etapa, mas conseguimos o que queríamos e, portanto, estamos muito felizes. Acabou, agora podemos aproveitar", disse Grael que, aos 48 anos, é o primeiro sul-americano a vencer a Volvo Ocean Race.
Faltando ainda a disputa da regata local de Estocolmo, marcada para o próximo domingo, e a última etapa da prova entre a capital sueca e o porto russo de São Petersburgo, o Ericsson 4 abriu 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado no geral, o americano Puma, e não pode mais ser alcançado.
Apesar de ter vencido a etapa de hoje, o Puma, comandado pelo americano Ken Read, poderá somar no máximo 12 pontos daqui em diante, o que garantiu a vitória do barco comandado por Grael.
"Estamos terminando a circunavegação do Ericsson 4, já que o barco foi construído aqui e daqui saiu há quase um ano. Essa é a volta após navegar ao redor do mundo e ganhar a regata, acho que não se pode desejar nada melhor", acrescentou o brasileiro.
Grael fez questão de destacar o trabalho de todos os membros da equipe.
"Temos uma tripulação fantástica e muito experiente. Eles realizaram um trabalho extraordinário durante toda a regata e também ao redor do mundo. Foi um prazer navegar com eles e voltar a Estocolmo como ganhadores da Volvo Ocean Race", comentou o velejador.
Na emocionante regata disputada hoje, o Puma cruzou a linha de chegada apenas 51 segundos à frente do segundo colocado, o Ericsson 3, comandado pelo sueco Magnus Olsson.
Agora, resta a disputa pelo segundo lugar na classificação geral entre o Puma e a embarcação espanhola Telefónica Blue, que ainda não completou a atual etapa por ter ficado em Marstrand passando por reparos.

Classificação final da nona etapa Marstrand (SUE) - Estocolmo: 525 milhas náuticas (972 km.).
     Barco        Capitão
.1. Puma (EUA) Ken Read (EUA) 33h.43:10.
.2. Ericsson 3 (SUE) Magnus Olsson (SUE) 33h.44:01.
.3. Ericsson 4 (SUE) TORBEN GRAEL (BRA) 33h.58:55.
.4. Telefónica Black (ESP) F. Echávarri (ESP) 34h.39:09.
.5. Green Dragon (IRL) Ian Walker (GBR) 34h.58:48.
.6. Delta Lloyd (HOL) Roberto Bermúdez (ESP) 36h.01:07.
.7. Telefónica Blue (ESP) Iker Martínez (ESP) (Ainda não largou).

Classificação geral após a nona etapa: Barco Capitão Total.
.1. Ericsson 4 (SUE) TORBEN GRAEL (BRA) 108 pontos.
.2. PUMA (EUA) Ken Read (EUA) 95.
.2. Telefónica Azul(ESP) Iker Martínez (ESP) 86 (1).
.4. Ericsson 3 (SUE) Magnus Olsson (SUE) 71,5 .5. Green Dragon (IRL) Ian Walker (IRL) 63.
.6. Telefónica Negro (ESP) F. Echávarri (ESP) 47.
.7. Delta Lloyd (HOL) R. Bérmudez (ESP) 38.
.8. Team Russia (RUS) O. Zherebtsov 10,5 (2).
(1).- À espera em Mastrand (SUE) para largar.
(2).- Não compete provisoriamente.
Fonte: UOL Esporte/EFE; Imagens: Reuters
Vídeo com entrevistas a Torbem há algumas semanas

15 Jun 2009
Vidas, ventos e velas...
Nesta quinta-feira, 18, às 19 horas, o Bate papo no Veleiros do Sul, em Porto Alegre, terá como tema a relação entre o ato de navegar e o bem-viver, ancorados em uma abordagem filosófica e psico-analítica. A partir do livro “A vida como ela é para cada um de nós: em busca do eu-caleidoscópio”, carta náutica criada por Denise Aerts e Christiane Ganzo, as autoras abordarão as diferentes situações do cotidiano de navegadores, traçando um paralelo entre a arte de navegar e a arte de ser feliz. Denise e Christiane velejam há vários anos. O evento é gratuito e aberto aos navegantes.
Fonte: Cristina Tönniges

14 Jun 2009
Porto Alegre cria lei para passeios no Rio Guaíba

O potencial náutico de Porto Alegre poderá ser explorado com mais desenvoltura a partir da criação de um marco regulatório para a atividade dos proprietários de barcos que fazem passeios turísticos no Rio Guaíba. Para os empreendedores do setor, o projeto de lei que propõe a criação do turismo aquaviário - que foi assinado pelo prefeito José Fogaça na semana passada e será entregue hoje pelo secretário Municipal do Turismo, Luiz Fernando Moraes, à Câmara Municipal - deverá ampliar os investimentos em infraestrutura e estimular o trabalho de divulgação perante à sociedade.
"A regulamentação possibilitará que exploremos o potencial turístico do Guaíba, que hoje é praticamente virgem", explica Adriane Hilbig, proprietária do barco Cisne Branco e vice-presidente da Associação do turismo náutico do Estado (Atun-RS). Ela acredita que a regulamentação e divulgação aproximarão a população do turismo náutico da Capital, além de criar boas alternativas para turistas.
"Já cumprimos uma série de regulamentações de segurança junto à Capitania dos Portos, mas a população não sabe disso, e agora poderá tomar conhecimento do preparo do setor", explica. Hoje, Porto Alegre conta com oito embarcações que fazem passeios regulares - sete em operação. Em geral, os passeios não têm horários fixos ou padrões de atendimento e tarifas regulamentadas. O marco regulatório deverá gerar leis que padronizam os serviços e qualificam o atendimento, além de tratar da segurança.
Outro objetivo da parceria é gerar mais parcerias entre município e iniciativa privada para melhorar a estrutura de recepção nas ilhas e outros pontos turísticos, como as barragens. Os empreendedores não acreditam que a regulamentação irá engessar sua atividade. "Iremos acompanhar o marco regulatório e a formação de leis, pois sabemos o que é melhor para desenvolver o setor", comenta Vilian Velloso de Oliveira, presidente
da Atun-RS.
A iniciativa de dar um ordenamento à atividade náutica de interesse turístico para a cidade partiu da Secretaria Municipal de Turismo, que buscou a mediação do Ministério Público Estadual. Por meio da Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística foi aberto um inquérito cível que concluiu pela competência do município em legislar sobre a matéria. O objetivo é qualificar o serviço para usuários locais e turistas, além de ampliar as potencialidades para o turismo náutico na Capital. "O marco regulatório possibilitará que exploremos de forma produtiva e sustentável nossa principal riqueza natural, que é o Guaíba", entende o prefeito José Fogaça.
Fonte: Jornal do Comércio

13 Jun 2009
Navio mercante encontra peça em área de buscas do voo 447

Fotos de peça foram enviadas à Marinha pelo comandante de navio.
Um navio mercante que passava pela área de buscas do voo 447 da Air France recolheu uma peça de tamanho médio, supostamente de destroços do avião, informou neste sábado (13) o vice-almirante da Marinha, Edson Lawrence, durante entrevista coletiva.

De acordo com o vice-almirante, o navio tem bandeira de Antígua e Barbuda e partiu de Montevidéu, no Uruguai, com destino à Inglaterra. O comandante da embarcação, segundo a Marinha, tentou entrar em contato via rádio com as embarcações que fazem as buscas no local, mas não conseguiu resposta. Imagens da peça foram, então, enviadas por e-mail para a Marinha.
Análises ainda serão feitas para verificar se peça encontrada pertence ao avião da Air France.
Vinte e um corpos das vítimas do acidente com o avião da Air France chegaram a Recife na tarde deste sábado. Eles estão no Instituto de Medicina Legal da capital pernambucana.
Segundo a Marinha, os trabalhos de busca foram prejudicados neste sábado devido ao mau tempo. As buscas aéreas foram paralisadas ainda pela manhã.
Fonte: G1; Foto: Força Aérea Brasileira/Divulgação

13 Jun 2009
“Ericsson 4” perto de vencer Volvo Ocean Race

O veleiro sueco "Ericsson 4" venceu nesta semana a 8.ª etapa da Volvo Ocean Race, entre Galway (Irlanda) e Marstrand (Suécia), garantindo praticamente a vitória final na 10.ª edição da regata.
O monocasco, comandado pelo brasileiro Torben Grael, ampliou para 15 pontos a vantagem sobre o 2.º classificado, o "Puma Racing", e deverá garantir matematicamente a vitória na etapa de 500 milhas que se disputa no domingo, em Estocolmo.
O interesse da prova centra-se, agora, na luta pelo 2.º lugar entre o "Puma Racing" e o "Telefonica Blue", que segue em 3.º a apenas 1 ponto dos norte-americanos. A decisão ocorrerá, portanto, na última etapa, entre Estocolmo e São Petersburgo.
Fonte: Jornal Record

13 Jun 2009
Pescadores à deriva por 15 dias usaram partes do barco para fazer fogueira

Maria da Penha de Souza, de 55 anos, o marido, Eduardo Rodrigues Sales, de 45 anos e outros dois pescadores passaram 15 dias à deriva próximo ao litoral do Espírito Santo depois que o motor do barco em que estavam quebrou. Os quatro conseguiram sobreviver improvisando para conseguirem alimento. “Eles quebraram partes do próprio barco para fazer fogueira e assar peixes”, disse ao G1 a filha de Maria da Penha, Carla Cristina.
Segundo Carla, a mãe, o padrasto e os outros pescadores partiram na madrugada do dia 28 de maio e deveriam passar três dias pescando em alto-mar . Entretanto, ainda no dia 28, o motor do pesqueiro Urso Branco parou de funcionar, deixando o barco à deriva.
“Eles fizeram a comida, programada para os três dias, durar cinco dias”, diz Carla. “Depois que a comida acabou, passaram a pescar e usaram madeira do barco para assar o que pescavam”. Além do alimento, os pescadores haviam levado um estoque de 400 litros de água, de acordo com Carla.
Os pescadores foram resgatados por um barco pesqueiro que passava pela região. “Um rapaz que estava indo pescar encontrou o barco e abandonou sua rota”, disse Carla. Ele rebocou o pesqueiro até o porto de Barra do Riacho (ES).
Fonte: G1

12 Jun 2009
Regatas Lineares treinam flotilha catarinense para Ilhabela

As Regatas Lineares, terceira etapa da Copa Veleiros de Oceano 2009, acontece neste fim de semana (13 e 14 de junho) em Florianópolis. Como é a última competição da vela de oceano antes da 36ª Rolex Ilhabela Sailing Week de julho, será uma excelente oportunidade de treino para a flotilha que representará Santa Catarina na Semana de Vela de Ilhabela. “Estamos subindo para o litoral paulista com 20 barcos e vamos tentar repetir o excelente desempenho do ano passado, quando conquistamos 19 títulos, sendo seis primeiros lugares”, lembra o vice-comodoro de Eventos do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), Rogério Capella.
As Lineares acontecem na Baía Sul e tem esse nome, porque os veleiros correm várias pernas entre uma boia e outra. “São regatas extremamente técnicas, que acontecerão na Baía Sul justamente pela semelhança à raia de Ilhabela”, explica o diretor de Oceano do ICSC, Tarcísio Mattos. Tanto sábado como domingo, a largada será ao meio-dia para os barcos das classes ORC Internacional, ORC-Club, RGS A, B, C e Cruzeiro.
Transcorridas duas etapas da Copa, organizada até dezembro pelo ICSC, os veleiros Mano’s III, de Alexandre Back, e Catuana Kim, de Paulo Cocchi Fernandes, estão em primeiro na ORC Internacional e ORC-Club, respectivamente. Na RGS A, o Feitiço, de Carlos Augusto de Matos, está na frente, Vendaval V, de Edmar Nunes Pires, lidera na RGS B e Neon II, de Maurity Borges Júnior, na RGS C. O barco Carino, de Moacir Carqueja, está na dianteira da RGS Cruzeiro. Os vencedores das Regatas Lineares serão conhecidos na tarde de domingo.
Fonte: Ass Imprensa ICSC/Jeni Andrade; Foto: Divulgação/ICSC

12 Jun 2009
Equinautic fornece barcos Laser
A Equinautic, tradicional revenda de produtos náuticos de Porto Alegre, passou a comercializar barcos da classe Laser. Entregas a partir do final de julho.
Saiba mais.

12 Jun 2009
Fórmula Experience de Windsurf
O 3º Campeonato Sul-brasileiro de Fórmula Experience, mais nova classe da modalidade Prancha a Vela ou Windsurf, começou quinta-feira e segue até domingo (dia 14) na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, em Jurerê, Florianópolis.
Feras do windsurf estão em Florianópolis.
O líder do ranking brasileiro de Fórmula Experience (FE), Marcello Morrone (foto), ficou em primeiro lugar nesse primeiro dia da 3ª edição do Campeonato Sul-brasileiro de Fórmula Experience (FE), que segue até domingo em Jurerê, Florianópolis. "O vento estava ótimo, um pouco mais fraco na primeira regata, médio na segunda e bem forte na terceira, o que me ajudou bastante", analisou o velejador de Brasília assim que saiu da água, pouco depois das 17 horas. Os 24 inscritos largaram às 14h30 para a primeira regata e enfrentaram um vento sul que variou de 10 a 12 nós (cerca de 20 km/h) e temperatura em torno dos 13 graus.
Fonte: Ass Imprensa ICSC/Jeni Andrade; Foto: Divulgação/ICSC

12 Jun 2009
Multa de R$ 3 milhões por captura de 170ton de tainha em SC

Embarcação não tinha licença
O proprietário de uma embarcação de pesca flagrada com 170 toneladas de tainha na terça-feira em Navegantes, no Litoral Norte, foi multado em R$ 3 milhões pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta sexta.
Segundo o órgão, o dono do barco não tinha a licença necessária para a captura da espécie. A mercadoria, avaliada em R$ 700 mil, foi apreendida.
Fonte: Jornal de Santa Catarina

09 Jun 2009
Sem poder xingar o juiz nem brigar com adversários

O comandante brasileiro Torben Grael, líder da Volvo Ocean Race, voltou a fazer sucesso com o Ericsson 4, ocupando atualmente a primeira posição na Perna 8 do percurso, depois do barco ter feito água e de ter uma roda de leme quebrada (foto). O Ericsson 3 fez bonito também, em regata de pouco mais de 3 milhas, em Rotterdam, na Holanda, mas está em último lugar na perna 8.

"Há de tudo, menos dias felizes no Ericsson 3, por agora", escreveu Gustav Morin. "Perdemos milhas e milhas para os outros e estamos agora 37 milhas atrás do nosso barco irmão e 27 milhas atrás do Telefónica Blue, que é o barco mais perto", ele disse.

"Em outros esportes V. pode jogar sua raquete, gritar para o juiz, brigar com seus adversários ou ser substituído por outro competidor. Aqui, V. é deixado sozinho com 10 outros caras que tem os mesmos sentimentos seus, e não há mais nada que V. possa fazer a não ser motivar uns aos outros e tentar recuperar as perdas e fazer novos planos", explicou Morin.
Fonte: Volvo Ocean Race- Official Press Information, em tradução livre

09 Jun 2009
Navio francês sai de Cabo Verde para procurar caixas-pretas do Airbus

O navio francês "Pourquoi Pas?" ("Por que não?") saiu nesta terça-feira de Cabo Verde para ajudar na busca pelas caixas-pretas do avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico na semana passada com 228 pessoas a bordo, informou a embaixada francesa em Cidade de Praia.
"O barco de busca saiu na noite do dia 9 de junho, e deve chegar ao local na quinta-feira para começar seu trabalho de localização e recuperação das caixas-pretas do AF 447", disse a mesma fonte.
O navio transporta três robôs submarinos, dois dos quais podem descer até 6.000 metros de profundidade. Um deles, que opera initerruptamente por doze horas, circula em triângulos e é capaz de captar todo tipo de sinal para identificar a localização exata das caixas-pretas, segundo a embaixada.
Vários especialistas e cientistas irão a bordo do navio, assim como a equipe do Escritório de Investigação e Análise (BEA), além de um representante da Air France e outro da Airbus. O grupo vai acompanhado de quatro gendarmes especializados em investigação judicial.
Se os sinais das caixas-pretas forem detectados pelo submarino nuclear de ataque francês Emeraude, que possui sonares ultra-sensíveis, apenas o 'Porquoi Pas?' será capaz de localizá-las com precisão e trazê-las a bordo, segundo a embaixada.
O barco do Instituto Francês de Investigação para a Exploração do Mar (Ifremer) atracou em Cabo Verde de domingo para segunda para receber material e 28 pessoas. "A colaboração de Cabo Verde foi muito eficaz", destacou a embaixada da França.
Fonte: Veja (Com agência France-Presse); Fotos: Arquivo Ifremer

08 Jun 2009
Farolete desaparecido no Rio Guaíba

O farolete nº 140 do Canal das Pedras Brancas, Rio Guaíba, está desaparecido desde a semana passada. Caso esteja submerso, representa importante perigo à navegação.
O farolete é conhecido como "Par da Piava", em referência ao farolete nº 127, localizado sobre a ilhota da Piava.
O sumiço de faroletes devido a abalroamentos por navios de carga não é raro no Guaíba.
Ultimamente a Superintendência de Portos e Hidrovias do RS tem substituído os faroletes abalroados por bóias luminosas.
Colaboração: Sepé de los Santos

08 Jun 2009
Navegando em mar de destroços
O Capitão-de-Fragata Giucemar Tabosa Cardoso, membro do comando de buscas ao Air France 447, disse hoje que os navios de resgate da Marinha brasileira “navegam em um mar de destroços”.
As buscas ocorrem entre os arquipélagos de São Pedro e São Paulo e de Fernando de Noronha, a 1.100km da costa brasileira. A Marinha continua recolhendo corpos e destroços do avião da Air France desaparecido na rota Rio - Paris no dia 31 de maio.
Participam da operação de resgate 14 aviões, sendo 12 da FAB e 2 franceses. A Marinha disponibilizou 5 navios, e a França mais um.
O Sindicato dos Pilotos da Air France pediu a seus associados que não voem em aviões Airbus A330 até que os sensores de velocidade sejam substituídos. Uma falha nestes sensores pode ter sido a causa da queda da aeronave.
Fonte: Terra e Globo. Foto: Marinha do Brasil - Divulgação

08 Jun 2009
"Recorde" não confirmado

Em Outubro de 2008, o site da Ericsson divulgou a notícia de que o veleiro Ericsson 4, comandado por Torben Grael na Volvo Ocean Race, teria batido o recorde de 600 milhas náuticas em 24 horas. Na semana passada, o Popa.com.br publicou notícia divulgada pela Globo, informando que o recorde seria homologado pelo Conselho Mundial de Recordes de Velocidade para veleiros (WSSRC). Segundo informação recebida hoje, o site da revista Náutica publicou que o WSSRC desmentiu a notícia sobre a homologação do recorde. Torben Grael, líder da VOR, tem enfrentado maus momentos com o Ericsson4. Além do barco fazer água, teve o leme quebrado recentemente.

07 Jun 2009
Velejando no Ártico canadense
O veleiro Silent Sound desatracou de Victoria, British Columbia, Canadá, ontem, para uma viagem através do Ártico Canadense, via Passagem do Noroeste, esperando atracar em Halifax, Nova Scotia, na costa leste do Canadá, daqui a 4 meses.

Com o cais cheio de amigos, familia e imprensa, o veleiro partiu pra indiada com o objetivo de mostrar como as  mudanças climáticas estão afetando as comunidades do Ártico.
A pesquisa científica fornece fatos de como a terra está mudando mas a viagem pretende mostrar de forma mais criativa e emocional para atingir maior público.

A jornada pelo norte do Canadá será de aproximadamente 7.000 milhas náuticas. Em cada porto ouvirão histórias de pessoas morando no Ártico canadense, que recebem maior impacto pelas mudanças, e recontarão essas histórias na volta.

Os 4 tripulantes esperam navegar mais a motor do que a vela, já que na falta de vento não poderão ficar esperando: o tempo é limitado, e esperam terminar a empreitada antes que o inverno retorne ao hemisfério norte.
Fonte: openpassageexpedition
Colaboração: Miguel Sanchis

06 Jun 2009
Tripulante de veleiro holandês encontrado no mar
Na semana passada o corpo de um tripulante do veleiro holandês Naukisaa foi encontrado no mar a 180 milhas náuticas a nordeste da ilha Terceira. De acordo com a Força Aérea Portuguesa, o corpo do tripulante foi encontrado por um navio mercante, depois de um helicóptero Puma e um avião P3 terem permanecido no local, em buscas, durante quinze horas.
Fonte: Picoaçores

06 Jun 2009


MARINHA DO BRASIL

DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE

ATIVAÇÃO DE ÁREA PERIGOSA

Esta Delegacia informa que no período de 08 a 30 de junho de 2009 das 09h às 17h será realizada pela Força Aérea Brasilçeira exercício de ataque ao solo no estande de tiro de aviação da cidade de Butiá - RS, proximidade do trecho do Rio Jacuí, compreendido entre as posições abaixo:
LAT 29º 54' 00"S / LONG 51º 55' 30"W
LAT 29º 57' 20"S / LONG 51º 58' 45"W
LAT 29º 57' 20"S / LONG 51º 55' 30"W
LAT 29º 54' 00"S / LONG 51º 58' 45"W

Solicito a todos os navegantes máxima atenção ao período e a navegação na àrea acima citado, tendo em vista a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana.

Atenciosamente,

1ºSG EL AMARAL
Inspetor Naval
Fonte: Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre

06 Jun 2009
Erro em mapa de GPS faz Garmin emitir recall

Segundo o site da PCWorld, a Garmin, líder mundial na fabricação de GPS, resolveu fazer um recall internacional devido a um erro na versão 2009 do Bluechart G2, que indica profundidades imprecisas na costa da Suécia e da Dinamarca. Como o erro poderá afetar mapas de outras regiões, a Garmin suspendeu também a venda de CDs com mapas.
O problema foi causado devido à mudança do algoritmo que mostra as profundidades na tela.
A Garmin recebeu dois relatos informando sobre encalhes no arquipélago de Estocolmo, mas sem que tenha havido prejuízos ao barco ou ferimentos em tripulantes.
Os mapas com erros foram fornecidos entre 8 de Abril e 3 de junho de 2009.
More

Colaboração: Miguel Sanchis

05 Jun 2009
Náufragos são encontrados por acaso em águas infestadas de tubarões
Dois homens e uma mulher foram encontrados por acaso boiando nas águas perigosas do norte da Austrália após o barco em que estavam ter afundado. O trio foi encontrado a oito quilômetros da costa de Darwin, onde as águas são infestadas de tubarões, crocodilos marinhos e água-vivas. O grupo pretendia pescar, mas no meio do caminho encontrou problemas quando a âncora da embarcação ficou presa entre rochas em um mar agitado, fazendo o barco virar ao ser atingido por uma onda gigante. Sem possibilidade de chamar por socorro, os jovens foram avistados por acaso por um barco do controle de fronteiras que procurava uma outra embarcação desaparecida na região. 'Sorte' "Foi muita sorte estarmos fazendo a procura de um outro bote naquele momento, além de ser luz do dia e de eles estarem próximos a um canal por onde passam embarcações", disse o capitão do porto de Darwin Bruce Wilson, à imprensa australiana.
Fonte: Globo Online

04 Jun 2009
Marinha diz que ainda não localizou nenhum destroço do Airbus

"A Marinha do Brasil informa que o Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú” chegou hoje pela manhã ao local indicado da queda da aeronave da Air France (voo AF 447) e iniciou busca em rumos paralelos, no sentido Noroeste, em uma área circular com raio de 120 milhas náuticas, centrada na posição onde foi avistada, pela aeronave da Força Aérea Brasileira, no último dia 2, uma esteira de 5 km de destroços. O NPa “Grajaú” ainda não obteve identificação positiva de qualquer destroço.
Além do NPa “Grajaú”, a Marinha emprega outros quatro navios nas buscas: Fragata “Constituição”; Corveta “Caboclo”; Fragata “Bosísio”; e Navio-Tanque “Gastão Motta”. Esses navios partiram de seus portos de origem, abaixo discriminados, e rumaram para o local das buscas, a cerca de 1.100 km, na direção Nordeste de Natal-RN.
A Corveta (Cv) “Caboclo” partiu de Maceió-AL, às 10h do dia 1º junho, demandando a posição estimada do desaparecimento, com previsão de chegada na área hoje, por volta das 18h. A Cv “Caboclo” será empregada nas buscas SAR (Search and Rescue) e no reabastecimento do NPa “Grajaú”.
A Fragata (F) “Constituição” partiu de Salvador (BA), também no dia 1º, às 15h, em direção ao local das buscas. O navio dispõe de uma aeronave Lynx embarcada. A previsão de sua chegada é amanhã, dia 4 de junho, às 6h.
A Fragata (F) “Bosísio” e o Navio-Tanque (NT) “Gastão Motta” partiram do Rio de Janeiro, ontem, 2 de junho, também em direção à área das buscas. A previsão de chegada desses navios ao local é 6 de junho, para a F “Bosísio”, e 7 de junho, para o NT “Gastão Motta”.
Além disso, a Marinha do Brasil, por meio do SALVAMAR NORDESTE (Natal), coordena ações de buscas junto a dois Navios Mercantes (NM) – um de bandeira holandesa e outro de bandeira francesa. Um terceiro navio, de bandeira holandesa, solicitou deixar a área às 11h, por falta de combustível, tendo sido autorizado pelo SAVAMAR NORDESTE. Até o presente momento, os NM também não avistaram qualquer destroço.
Condições meteorológicas na área de busca:
- Mar:1 (0 a 0,1metros);
- Vento: 10 nós;
- Corrente NW 0,8 nós;
- Visibilidade regular; e
- Chuvas esparsas.
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA"
Fonte: G1

03 Jun 2009
Marinha do Brasil realiza resgate de tripulação de veleiro uruguaio
O navio patrulha Benevente, da Marinha do Brasil, realizou, no último dia 31, o salvamento do veleiro Blue Folie de bandeira uruguaia. Proveniente de Punta del Este, Uruguai, com três tripulantes, o veleiro encontrava-se à deriva em virtude de uma avaria nas máquinas que, associada aos fortes ventos, impediram a sua entrada no canal do Rio Grande.
O Benevente partiu de seu porto base em Rio Grande, chegando ao local - 15 milhas náuticas a nordeste da entrada do canal do Rio Grande - às 20h05min, mesmo em condições adversas de mar, realizou uma aproximação para transferir o dispositivo de reboque. O veleiro foi rebocado para a Estação Naval do Rio Grande, na 4ª Seção da Barra, e atracou em segurança às 3h15min na madrugada de segunda-feira, 1º de junho, com todos os seus tripulantes a salvo.
Este foi o quinto incidente, que envolveu busca e salvamento, ocorrido neste ano, coordenado pelo Salvamar Sul - serviço de salvaguarda da vida humana no mar, executado pelo Comando do 5º Distrito Naval nas águas jurisdicionais da Região Sul do Brasil.
Fonte: Jornal Agora

03 Jun 2009
Recorde de barco de Torben Grael na Volta ao Mundo é homologado
Tripulação do brasileiro é a primeira a superar a marca de 600 milhas náuticas (1.117 km) em 24 horas na história (monocascos)
Barco de Torben Grael, Suécia 4: recorde Líder na classificação geral da Volta ao Mundo, Torben Grael, comandante do barco Suécia 4, tem mais um motivo para comemorar. O recorde de velocidade da equipe do brasileiro será homologado pelo World Sailing Record Council, entidade que regulamenta os recordes de velocidade do esporte.
No dia 29 de outubro, durante a primeira perna da competição, entre Alicante, na Espanha, e Cidade do Cabo, na África do Sul, a tripulação do Suécia 4 superou quatro vezes o recorde mundial, mas a entidade só havia homologado a terceira. Agora, vai ratificar a marca de 602, 66 milhas náuticas (1.117 km) em 24 horas. É a primeira embarcação monocasco da história a superar as 600 milhas náuticas (1.111 km) no período.
Para Torben Grael, a marca é um “grande sucesso” de sua tripulação.
- Não queríamos exclusivamente o recorde, mas conseguimos. E foi durante a noite, em condições muito complicadas. Nas últimas horas navegávamos a mais de 30 nós (54 km/h), com picos de até 36 nós (70 km/h) de velocidade em meio a ondas nada fáceis de superar - comentou.
O uruguaio naturalizado brasileiro Horacio Carabelli, companheiro de Grael no Suécia 4 também comentou a adrenalina na disputa.
- O medo é impensável. Não podemos sentir medo, ou não estaria aqui. A adrenalina sobe ao máximo e a única coisa que você pode fazer é se segurar.
Fonte: Globo Foto: Rick Tomlinson/Volvo Ocean Race

02 Jun 2009
Navios da Marinha reforçarão busca dos supostos destroços do Airbus da Air France
Dois navios-patrulha da Marinha brasileira chegarão ao local onde foram encontrados destroços do Airbus da Air France na quarta-feira, 3, por volta das 11 horas, com equipe de mergulhadores e equipamentos próprios para intensificar a operação de resgate do que sobrou do avião, informou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, nesta terça. Em entrevista coletiva, o ministro afirmou que já foram identificados diversos materiais que compõem uma aeronave (fios e metais) em uma faixa de cinco quilômetros de extensão, localizada a 1.200 quilômetros do Recife, a 93 milhas náuticas do arquipélago de São Pedro e São Paulo (350mn de Fernando de Noronha), dentro dos limites territoriais brasileiros. Até o início da noite desta terça, porém, nenhum navio mercante que percorre a área relatou ter conseguido resgatar algum objeto.
Fonte: Estadão
Fotos do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (Globo)
: 1 e 2
Vídeo UOL

02 Jun 2009
Morreu a última sobrevivente do naufrágio do Titanic

A última sobrevivente do desastre do Titanic morreu domingo aos 97 anos. Millvina Dean tinha apenas nove semanas quando o navio em que a família seguia para Nova Iorque naufragou nas águas geladas do Atlântico Norte, matando 1.517 pessoas.
Fonte: Terra

1º Jun 2009
Marinha pede ajuda a navios mercantes para localizar Airbus da Air France com 228 pessoas a bordo

A Marinha do Brasil entrou hoje em contato com quatro navios mercantes que circulam pela área do Oceano Atlântico na qual desapareceu o avião da Air France que voava entre Rio de Janeiro e Paris com 228 pessoas a bordo para que ajudem a localizar a aeronave.
Os navios mercantes "Lexa Maersk", "Jo Cedar", "Ual Texas" e "Stolt Inspiration" já foram contatados via satélite a partir de bases navais brasileiras, segundo um comunicado da Marinha.
De acordo com a nota, a Marinha tentará localizar outros navios mercantes que tenham previsto atravessar a área onde possivelmente ocorreu o acidente para que, coordenados a partir do Brasil, possam acelerar as buscas.
A Marinha já enviou três navios à região onde o avião entrou em contato pela última vez com os controladores de voo no Brasil, mas o primeiro deles só chegará à área ao anoitecer de amanhã.
"A última posição conhecida da aeronave Air France é a de latitude 00º26'59 sul e longitude 031º52'64 oeste, localizada a 421 milhas náuticas (aproximadamente 800 quilômetros) de Natal", segundo o comunicado.
De acordo com a nota, a Marinha enviou à região o navio-patrulha "Grajaú", o primeiro a seguir este rumo, além da fragata "Constituição", que partiu de Salvador, e da corveta "Caboclo", que estava em Maceió.
Os navios reforçarão as buscas iniciadas na madrugada desta segunda-feira por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), um Hércules C-130, um P-95 Bandeirante de patrulha marítima e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, que partiram da base aérea de Recife.
Segundo um comunicado da FAB, o avião da Air France fez seu último contato com os controladores brasileiros às 22h33 de Brasília, quando estava a 565 milhas náuticas de Natal, para informar que em aproximadamente uma hora depois entraria no espaço aéreo do Senegal.
De acordo com a informação, 15 minutos depois desse último contato, quando voava "normalmente a 35 mil pés de altitude e a uma velocidade de 840 km/h", o avião saiu da zona de alcance do radar do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
"A dificuldade das buscas é muito grande porque é uma região muito grande no meio do oceano e não temos nenhuma localização exata", afirmou o subchefe de Comunicação da Força Aérea Brasileira, coronel Jorge Amaral.
A aeronave decolou ontem à noite do Rio de Janeiro com 216 passageiros e 12 tripulantes a bordo.
Fonte: G1/EFE

1º Jun 2009
Baleias encalhadas na África do Sul tiveram que ser sacrificadas

Autoridades sul-africanas iniciaram neste domingo a difícil tarefa de remover os corpos de 55 baleias que encalharam numa praia próxima à Cidade do Cabo e precisaram ser abatidas, apesar da tentativa de socorro que mobilizou centenas de voluntários. A polícia teve que sacrificar 44 baleias que já estavam esgotadas, para pôr fim ao seu sofrimento, instigando a revolta das pessoas que ainda lutavam para salvá-las. As outras morreram de estresse e falência múltipla dos órgãos. Os animais foram inicialmente identificados como baleias-piloto, mas depois os veterinários concluíram que eram da espécie falsas orcas. O sofrimento das baleias começou na manhã de sábado e centenas de pessoas, incluindo mergulhadores e biólogos, enfrentaram as águas frias, os ventos fortes e as ondas para tentar empurrá-las de volta ao mar com a maré alta. Mas elas acabavam voltando para a areia.
Fonte: Globo Online

29 Mai 2009


MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
AVISO DE MAU TEMPO

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:
AVISOS DE MAU TEMPO

AVISO NR 257/2009
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1400 HMG - QUI - 28/MAI/2009
ÁREA ALFA A PARTIR DE 291200 HMG. ONDAS DE SW/SE 3.0/5.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 301200 HMG.

AVISO NR 259/2009
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 1430 HMG - QUI - 28/MAI/2009
ÁREA BRAVO A PARTIR DE 290600 HMG. ONDAS DE SW/S 3.0/4.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 301200 HMG.

AVISO NR 261/2009
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1500 HMG – QUI– 28/MAI/2009
ÁREAS ALFA E CHARLIE AO SUL DE 26S A PARTIR DE 282100 HMG.
ONDAS DE SE 2.5/3.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 300600 HMG.

ALFA - Dar ampla divulgação, utilizando canal 16 VHF e outros
meios disponíveis, às embarcações que se encontram no
mar, recomendando atenção; e

BRAVO - Dar ampla divulgação à comunidade marítima local,
disseminando as recomendações do item "ALFA".

Solicito a todos os navegantes máxima atenção ao período acima citado, tendo em vista a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana.

Atenciosamente,

3ºSG-OS SCHOTT
Inspetor Naval

Fonte: Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, recebido às 16:30h de 29/Maio/2009

27 Mai 2009
Navio militar afunda para virar recife artificial na costa da Flórida
Foto divulgada pelo escritório de imprensa de Florida Keys mostra o antigo porta-mísseis americano Gen. Hoyt S. Vandenberg sendo afundado nesta quarta-feira (27) na costa da Flórida, próximo à ilha de Key West.
O barco, de 159 metros de comprimento, atuou durante a Guerra Fria, nas décadas de 1960, 70 e 80. Ele foi afundado para criar um recife artificial para atrair mergulhadores à região.
O barco demorou menos de dois minutos para afundar.
Fonte: G1; Foto: AP
Vídeo do Vandenberg afundando

27 Mai 2009
Satélite europeu flagra rotas da poluição de navios
Um mapa criado com imagens de satélite obtidas ao longo de sete anos flagrou um dos maiores poluidores ocultos do planeta: os milhares de navios que cruzam os oceanos, invisíveis da maioria das pessoas.
Dois pesquisadores da empresa francesa CLS usaram imagens de radar feitas pelo satélite europeu de monitoramento do ambiente Envisat e produziram uma imagem da densidade das rotas de navios em torno da Europa.
A concentração de navios correspondeu perfeitamente aos pontos críticos de poluição sobre o continente por óxidos de nitrogênio, em geral também associados a áreas de intensa industrialização. Esses compostos lançados no ar, quando combinados com água, podem produzir chuva ácida.
É a primeira vez que dados de detecção por satélite de navios por um período extenso são usados para criar uma visão global dos padrões de tráfego marítimo. O mapa foi criado por Vincent Kerbaol e Guillaume Hajduch. CLS é a sigla para Coleta Localização Satélites, nome da companhia subsidiária da agência espacial francesa CNES e do instituto de pesquisa oceanográfica Ifremer.
Eles usaram imagens feitas pelo instrumento conhecido como Asar, o radar de abertura sintética do satélite. Esse tipo de radar usa o movimento da sua plataforma -no caso, um satélite- para criar uma longa "antena" virtual e produzir imagens detalhadas. O Envisat é o maior satélite de sensoreamento remoto ambiental já lançado até agora.

A densidade do tráfego e a poluição foram particularmente elevadas em torno dos portos de maior atividade no norte do continente europeu, como Calais (França), Antuérpia (Bélgica), Roterdã (Holanda), Bremen e Hamburgo (Alemanha).
Ironicamente, os navios são o meio de transporte mais eficiente em termos de uso de energia e capacidade de carga. Mas, para serem ainda mais econômicos, costumam usar combustíveis de pior qualidade que são grandes emissores de poluentes, como óxidos de enxofre e nitrogênio. O combustível de um navio cargueiro pode ter até 2.000 vezes mais enxofre do que o óleo diesel usado em automóveis na Europa.
A poluição não afeta apenas peixes, pois a maior parte da emissão é feita perto da terra. Graças a isso, várias cidades portuárias sofrem mais com a poluição marítima do que com as emissões de seus próprios carros e indústrias.
Um relatório recentemente divulgado pela agência americana Noaa (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) mostrou que os milhares de navios navegando em torno dos portos do sul da Flórida, muitos deles de cruzeiros, criam uma "preocupação de saúde significativa para as comunidades costeiras".
Segundo Daniel Lack, pesquisador da Noaa e da Universidade do Colorado, os cerca de 51 mil navios mercantes hoje navegando emitem um volume de poluentes particulados equivalente a 300 milhões de automóveis (metade da frota de veículos de todo o planeta). Estatísticas sobre navios em operação são pouco precisas; contando embarcações menores, o número atingiria 90 mil.
Esses particulados são levíssimos, por isso podem permanecer por dias na atmosfera e serem levadas a dezenas de quilômetros de onde foram emitidas. E elas podem causar desde uma irritação nos olhos e no nariz até agravar problemas respiratórios, como asma.
Fonte:
Folha de S.Paulo

24 Mai 2009
Força Aérea dos EUA defende que GPS não está em risco
A Força Aérea dos EUA, entidade responsável pelo sistema GPS, garantiu que o sistema não vai entrar em colapso nos próximos tempos, como previu o US Government Accounting Office (GAO) num relatório oficial.
A posição surge poucos dias após o GAO ter apresentado um relatório oficial no Congresso dos EUA, onde referia que o sistema GPS poderia entrar em colapso em 2010 devido à falta de investimento nos satélites atualmente utilizados.
Em causa estarão os vários adiamentos de satélites de substituição dos atuais equipamentos, o que poderia pôr em risco o sistema de localização. A garantia de que o sistema GPS não está em risco foi dada por um responsável da Força Aérea norte-americana, o coronel Dave Buckman, via Twitter, onde publicou uma mensagem que dizia «o assunto está sob controle. Estamos trabalhando arduamente para resolvê-lo». O coronel adianta mesmo que «apenas há um pequeno risco de que o sistema não continue com os mesmos padrões de performance».
Fonte: Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos
Colaboração: Guilherme Alfonsin

24 Mai 2009
Velejaço Junino em Itapuã
(Rio Guaíba)
O Clube Náutico Itapuã realizará nos dias 20 e 21 próximos o Velejaço Junino. Na semana passada o clube náutico gaúcho recebeu a tão esperada baleeira para prestar serviços de apoio e resgate. A primeira missão agendada para a embarcação será fazer a chegada do velejaço, cujo Aviso será em breve divulgado.
Fonte: Christina Silveiro, comodoro do Clube Náutico Itapuã

21 Mai 2009
GPS pode falhar em 2010, dizem EUA

Um relatório enviado pelo governo dos Estados Unidos ao Congresso daquele país alerta para o risco real do sistema de localização por GPS perder eficiência e começar a falhar a partir de 2010.
O relatório acusa a Aeronáutica americana de direcionar muitos gastos para uso estritamente bélico nos últimos anos e ter deixado de lado investimentos em manutenção dos satélites GPS e no lançamento de novos satélites.
O estudo pede que o Congresso libere US$ 2 bilhões adicionais para o orçamento da Aeronáutica e que estes recursos sejam investidos especificamente no sistema GPS.
Ao todo, os Estados Unidos dedicam entre 24 e 32 satélites para o sistema de localização GPS. Se parte destes equipamentos deixar de funcionar, os dispositivos em terra podem operar com dificuldade e perder sua precisão. Para fornecer a localização exata de uma pessoa, o GPS precisa consultar até quatro salétites.
Apesar de sua popularidade em todo o mundo, o sistema de localização GPS não é o único disponível. A Agência Espacial Européia desenvolveu um sistema similar batizado de Galileu e a Rússia detém o GLONASS, que cumpre a mesma função.
O relatório americano cita o risco de perder mercado para sistemas competidores e afirma que manter a tecnologia GPS funcionando com precisão deve ser uma prioridade a Aeronáutica daquele país.
Fonte: Info/Abril
Colaboração: Lidson Cancela

21 Mai 2009
Marinha recebe novo navio para ação anfíbia

O Comando da Marinha recebe hoje, em Falmouth, na Inglaterra, seu novo navio de transporte de tropas e ações anfíbias, o NDCC Almirante Sabóia, o ex-Sir Bedivere. O navio desloca 6,7 mil toneladas e leva 444 militares, sendo 150 dos quais tripulantes. Sua principal característica é a velocidade de embarque e desembarque em áreas de
conflito. Leva dois helicópteros.
Fonte: O Estado de S.Paulo

21 Mai 2009
Barco de Torben Grael assume liderança da etapa da Volvo Ocean Race

A melhor "arrancada" do sueco Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, em ventos médios-altos valeu ao barco a liderança da sétima etapa da Volvo Ocean Race de vela, após superar o Telefónica Black, de Fernando Echávarri.
As opções táticas já estão entrando em jogo. Enquanto o Ericsson 4 e o Telefónica Black seguem rumo ao extremo sudeste da zona de exclusão de gelo esta madrugada.
O Telefónica Blue, de Iker Martínez, navegando cerca de 260 quilômetros ao sul da linha de exclusão, virou para o norte, seguido pelo Puma de Ken Read e pelo Delta Lloyd de Roberto Bermúdez Castro.
A entrada em uma zona de baixas pressões, com ventos de até 40 nós (78 km/h) e um estado do mar muito agitado, com ondas de cinco a seis metros, provocará uma navegação em popa a grande velocidade até a meta de Galway.
A potência do Ericsson 4 nestas condições fica demonstrado por seu percurso nas últimas 24 horas, com 374 milhas (693 km), 12 milhas a mais que o Telefónica Black.
A frota está perto de sair da zona de exclusão de gelo, cruzando uma área na qual afundou o Titanic, cerca de 100 milhas (185 km) mais ao sul por onde navega a frota.
Classificação da sétima etapa (quinto dia) Boston (Estados Unidos) - Galway (Irlanda) = 2.870 m.n. (5.320 km).

Distância à chegada.
.1. Ericsson 4 (SUE) Torben Grael 1.325 m.n.(3.178 km).
.2. Telefónica Black (ESP) F.Echávarri a 7 m.n.
.3. Telefónica Blue (ESP) Bouwe Bekking 22.
.4. Delta Lloyd (HOL) R.Bermúdez 25.
.5. Puma (EUA) Ken Read 25.
.6. Green Dragon (IRL-CHN) Ian Walker 37.
.7. Ericsson 3 (SUE) Magnus Olsson 40.
Fonte: Terra/EFE

21 Mai 2009
R$ 586,7 milhões para obras ambientais em Porto Alegre
Contrato prevê retomada das condições de banho no Guaíba
A iniciativa prevê investimentos totais de R$ 586,7 milhões. Destes, R$ 203,4 milhões estarão garantidos com a assinatura de um empréstimo junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). As obras já foram iniciadas e elevarão a capacidade de tratamento de esgotos dos atuais 27% para 77%, até 2012. Além da ampliação dos índices de saneamento básico na cidade, o projeto prevê outros benefícios à população de Porto Alegre, entre eles a reurbanização da região da foz do Arroio Cavalhada e a retomada das condições de banho de grande parte das praias do Guaíba. A prefeitura espera ainda reduzir o risco de inundações ao longo do arroio. A iniciativa conta ainda com a participação da Caixa Econômica Federal, que entrará com R$ 316,2 milhões e investimentos municipais de R$ 67,1 milhões.
A primeira parte do projeto já está em curso: a remoção de 1.680 famílias das margens do Arroio Cavalhada, que será canalizado.
– É o coroamento de quatro anos de intenso trabalho na reconstrução deste projeto, que significou uma longa discussão com a comunidade – avaliou Fogaça.
Fonte: Zero Hora

20 Mai 2009
Nois capota mas num breca...

Anexei duas fotos que consegui da última Royal Thames de Star.
Lembrando que a raia foi montado lá fora (prox. Ilha do Pai) e com ventos de 25 nós. Observe a distância do Pão de Açúcar e da "Boca da Barra".
Para tentar explicar os fatos:
- A tripulação do Star 7770, foi literalmente jogada pra fora depois de um jibe chines. Passado o primeiro susto, o barco seguiu desgovernado por mais de 10 metros, enquanto o proeiro (sempre o proeiro) tentava a todo custo segurar o barco. Eis que entra outra rajada, outro jibe e o mesmo vira, e acerta outro Star que se preparava para ser rebocado com avarias.
Saldo da brincadeira: 02 barcos parcialmente destruidos. o 7770 quase vai a pique, pois sofreu 02 rombos no casco.
Fonte: Leo Cunha
Colaboração: Alessandro Tadeu Rodrigues Gomides

19 Mai 2009
NDCC “Garcia D’Avila” cruza os mares até a China

Designado para representar a Marinha do Brasil (MB) nos eventos alusivos à comemoração do 60º Aniversário da Marinha do Exército Popular de Libertação da China (MEPLC), celebrado no período de 19 a 23 de abril de 2009, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Garcia D’Avila” (G29) desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro, em 21 de fevereiro de 2009, com destino à cidade de Qingdao, na China, visitando durante o trajeto a África do Sul, Diego Garcia e Cingapura.
Portos da África do Sul
Em sua primeira escala rumo à China, o NDCC “Garcia D’Avila” atracou na África do Sul, nos portos de Simon’s Town, entre os dias 6 e 9 de março, e Cidade do Cabo, de 9 a 12 do mesmo mês.
Na cidade de Simon´s Town, o navio recepcionou o Vice-Almirante Luiz Fernando Palmer Fonseca, Diretor de Hidrografia e Navegação, em viagem àquele país para participar do 3° Simpósio de Poder Naval da África, representando a MB, e o Cônsul-Geral do Brasil na Cidade do Cabo, Senhor Joaquim A. Whitaker Salles e Senhora.

Ilha Diego Garcia
O navio suspendeu da África do Sul, no dia 12 de março, em direção à ilha de Diego Garcia, sua segunda escala na viagem rumo à China, onde permaneceu durante quatro dias, de 26 a 29 de março.
Diego Garcia é um Território Britânico, pertencente ao Arquipélago de Chagos, situado no Oceano Índico. É uma localidade de grande importância estratégica, onde está instalada uma base da Marinha Americana, fruto de acordo entre os governos dos Estados Unidos da América (EUA) e do Reino Unido.

Com o intuito de promover uma maior congregação com a sociedade local, foi realizada, no dia 27 de março, uma partida de futebol contra a seleção da Ilha e, nos dias 26 e 27, um show do conjunto “Fuzibossa”, que apresentou um pouco da música e cultura brasileiras no distante território.
Fonte: Marinha do Brasil
Colaboração: Pericles Vieira Filho

18 Mai 2009
Barcos se mantém emparelhados em etapa da Volvo
Ericsson 4, comandado por Torben Grael, está na segunda posição, apenas 1 milha náutica atrás do líder
Dois dias após a saída de Boston, nos Estados Unidos, os sete barcos participantes da sétima etapa da Volvo Ocean Race - a regata volta ao mundo - continuam muito próximos uns dos outros na briga pela liderança da prova. As embarcações navegam próximas ao litoral da Terra Nova (Newfoundland), no norte do Oceano Atlântico, e a previsão é que a chegada na cidade de Galway, na Irlanda, deve acontecer já no próximo final de semana.
O líder da etapa na tarde desta segunda-feira é o barco Puma Ocean Race, que já percorreu quase 500 milhas náuticas (926 quilômetros) de um total de 2550 até a Irlanda. O barco Ericsson 4 (foto), comandado pelo brasileiro Torben Grael, vem logo atrás, com apenas 1 milha náutica de desvantagem para o rival. Os barcos Ericsson 3, Telefónica Blue e Telefónica Black também estão emparelhados na liderança da etapa, com menos de 6 milhas de diferença para o líder.
Depois de passarem por uma zona de exclusão de baleias, próxima ao porto de Boston, as embarcações terão pela frente nas próxima horas uma zona de exclusão de gelo, que terá de ser contornada ao sul.
Na classificação geral, o Ericsson 4 segue na liderança isolada, com 81 pontos. O Telefónica Blue é o segundo, com 68,5 pontos, seguido pelo barco Puma Ocean Race, que tem 65,5 pontos até aqui.

Classificação parcial da sétima etapa, às 14 horas (de Brasília):
1.º - Puma Ocean Race - a 2060 milhas náuticas da chegada
2.º - Ericsson 4 - a 1 milha náuticas do líder
3.º - Ericsson 3 - a 1 milha náuticas
4.º - Telefónica Blue - a 2 milhas náuticas
5.º - Telefónica Black - a 6 milhas náuticas
6.º - Delta Lloyd - a 21 milhas náuticas
7.º - Green Dragon - a 30 milhas náuticas
Fonte: Agencia Estado; Foto: Brian Snyder/Reuters; Atualizada em 19Mai09. Colaboração Zilton Gomes da Silva

16 Mai 2009
Tiro de largada equivocado na regata da Volvo Ocean Race
Alguns atropelos ocorreram hoje na largada da 7ª perna da Volvo Ocean Race, entre Boston (EUA) e Galway (Irlanda). O tiro de largada foi disparado equivocadamente quase um minuto antes do previsto, obrigando a Comissão de Regata a recomeçar todo o procedimento. Com isso, a largada ocorreu com 20 minutos de atraso. Devido à neblina, uma das bóias de sinalização não podia ser enxergada. A visualização pelo público também saiu prejudicada. Além disso, um superpetroleiro que atracaria em Boston não foi avistado com antecedência, tendo impedido a passagem de um dos barcos por mais de 2 minutos.
O brasileiro Torben Grael, comandante do Ericsson 4, e líder na classificação geral, segue em segundo lugar nesta perna. Água variando entre 2 e 3ºC, pouco vento, e chances de encontrar icebergs e outros obstáculos flutuantes são as características dessa perna.
Fonte: VOR

15 Mai 2009
Inglês salva-se de naufrágio

Do iate inglês que ontem de madrugada naufragou ao largo da praia das Pedras do Corgo, em Matosinhos, Portugal, apenas restaram os destroços. O tripulante da embarcação de 15 metros, um inglês de 73 anos, acabou por ser resgatado com vida do mar pela polícia marítima por volta das 03h30, momentos depois de ter emitido um pedido de ajuda. O homem, que se encontrava agarrado ao mastro do iate, foi resgatado por uma mota de água dos salva-vidas, sendo depois transportado para o Hospital Pedro Hispano em estado de hipotermia.
'Não sabemos ao certo quanto tempo o homem esteve dentro de água. Quando o retirámos tinha muito frio e estava a tremer. Estava muito debilitado. Por isso, transportámo-lo para o hospital', explicou o comandante Luís Jimenez, adjunto do capitão do Porto de Leixões.
Durante a manhã de ontem vários pedaços de madeira que estavam espalhados no mar e pela areia foram sendo retirados. As causas do naufrágio, que destruiu por completo o iate ‘Harbinger’, que seguia para o mar Mediterrâneo, são desconhecidas.
No entanto, o comandante acredita que a embarcação possa ter batido numa rocha. 'O tripulante não soube explicar o que aconteceu, mas o facto de não conhecer a costa pode ter levado a que o iate batesse numa rocha' afirmou o comandante.
Fonte: Correio da Manhã, Portugal

15 Mai 2009
Como matar seu clube náutico

1. NÃO FREQUENTE O CLUBE, MAS QUANDO FOR LÁ, PROCURE QUALQUER COISA PARA RECLAMAR.
2. QUANDO COMPARECER A QUALQUER EVENTO ENCONTRE FALHAS NO TRABALHO DO ORGANIZADOR.
3. NUNCA ACEITE UMA TAREFA. LEMBRE-SE QUE É MAIS FÁCIL CRITICAR DO QUE AJUDAR OU REALIZAR.
4. SE A DIRETORIA PEDIR A SUA OPINÃO SOBRE ALGUM ASSUNTO, RESPONDA QUE NADA TEM A COMENTAR E DEPOIS ESPALHE NO BAR COMO DEVERIAM SER AS COISAS.
5. NÃO FAÇA MAIS DO QUE O ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO E AFIRME QUE O CLUBE ESTÁ DOMINADO POR UM GRUPINHO.
6. NÃO LEIA OS COMUNICADOS, AVISOS E E-MAILS, ELES NADA PUPLICAM DE INTERESSANTE MESMO. SE PERGUNTADO, AFIRME QUE NÃO RECEBEU.
7. SE FOR CONVIDADO PARA QUALQUER CARGO, RECUSE ALEGANDO FALTA DE TEMPO PRA FAMÍLIA, EMPREGO, ETC.ETC.ETC...E DEPOIS CRITIQUE..."ESSA TURMINHA QUER É FICAR PARA SEMPRE NOS CARGOS.
8. QUANDO TIVER DIVERGÊNCIAS COM UM DOS DIRETORES, PROCURE VINGAR-SE NO CLUBE.
AMEACE ABRIR PROCESSO, COMUNIQUE, ENVIE E-MAILS E CARTAS, DIZENDO O QUE PENSA DA ATUAL DIRETORIA.
9. SUGIRA,INSISTA E COBRE A REALIZAÇÃO DE EVENTOS, MAS QUANDO ELES FOREM REALIZADOS NÃO COMPAREÇA.
10. SE OS SEUS PONTOS DE VISTA NÃO FOREM ADIVINHADOS PELA DIRETORIA, AFIRME QUE SUAS IDÉIAS SÃO IGNORADAS.
11. APÓS TODA ESSA COLABORAÇÃO ESPONTÂNEA, QUANDO ACABAREM OS EVENTOS, OS COMUNICADOS, AS REUNIÕES, O LAZER E TODAS AS DEMAIS ATIVIDADES, ENFIM,
12. QUANDO O CLUBE MORRER, ESTUFE O PEITO E AFIRME COM ORGULHO: EU NÃO DISSE ???

Colaboração: Guto Vieira da Fonseca

13 Mai 2009
Engano obriga a venda de veleiro por R$ 73

Um homem que esqueceu de estabelecer um valor mínimo de lance para leiloar seu veleiro pela Internet, na Holanda, foi forçado a entregar seu barco a um comprador que ofereceu R$ 73, segundo o jornal Telegraaf.
Jakob Kauder queria vender seu iate, de 6 m de comprimento, por cerca de R$ 36,6 mil no site de leilões alemão AllesAuktion.de, e acabou sendo levado à Justiça pelo comprador, depois de tentar cancelar a venda.
A Justiça decidiu que as leis de transações comercias também se aplicam a leilões na Internet, fazendo com que Kauder entregasse seu iate por R$ 73.
Fonte: Terra
Colaboração: Maurício Correa

13 Mai 2009
Velejadora quer ser a mais jovem a dar a volta ao mundo

Jessica Watson, uma australiana de 15 anos, quer se tornar a pessoa mais jovem a dar uma volta ao mundo navegando sem parar e sem receber assistência.

Segundo o jornal britânico The Daily Telegraph, ela deve partir de Brisbane, na Austrália, nesta quarta, dias antes de completar 16 anos.

A velejadora se inspirou em Kay Cottee, a primeira mulher a dar a volta ao mundo nas mesmas condições, e em Jesse Martin, o mais jovem a conseguir tal feito até agora. Jesse deu a volta do mundo em 1999 e completou 18 anos durante a jornada.
Jessica quer completar o trajeto antes de fazer 17 anos.

A viagem pode ser acompanhada no site www.youngestround.com.
Fonte: Terra; Fotos: Divulgação
Colaboração: Ademir de Miranda Gigante
e Roberto Gruner

13 Mai 2009
Encalhe no Mar da Noruega
Foto da Força Aérea Norueguesa mostra o navio frigorífico Petrozavodsk, que encalhou nesta segunda-feira (11) na ilha de Bjoernoeya, no Mar da Noruega. Os 12 tripulantes foram resgatados de helicóptero. Eles não se feriram, segundo o Centro Nacional de Resgate.
Fonte: G1; Foto: AP
Colaboração: Paulo Fagundes da Silveira

07 Mai 2009
Marinha resgata casal em veleiro a 2 mil km da costa no Rio

A Marinha brasileira realizou uma operação de resgate dos tripulantes de um veleiro que estava naufragando em meio a uma tempestade no Oceano Atlântico, a aproximadamente 2 mil km da costa do Rio de Janeiro na última terça-feira. A embarcação, de bandeira da África do Sul, servia de casa para uma inglesa de 59 anos e um sul-africano de 63 anos.
O veleiro Daikiri saiu de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, no dia 30 de abril e seguia para a África do Sul quando foi atingido por uma tempestade. O socorro do casal foi ouvido por outro barco, em 1º de maio, e retransmitido a uma rádio amadora na África do Sul. A estação, então, acionou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento da Cidade do Cabo, que pediu apoio à Marinha.
Por causa da distância em que o veleiro se encontrava, uma fragata teve de ser acionada. A Força Aérea também auxiliou na busca. Na segunda-feira, a Marinha solicitou apoio de dois navios mercantes, que conseguiram comunicação com a embarcação no final da tarde. Na madrugada de terça-feira, os navios encontraram o barco.
O salvamento do casal tripulante foi feita pela fragata da Marinha, usando, também, um helicóptero. O veleiro foi abandonado quando estava afundando. Um navio tanque deve levar combustível para que a fragata retorne ao Rio de Janeiro, devido à grande distância do resgate. A previsão é de que os tripulantes cheguem ao Rio na noite de sexta-feira.
Fonte: Redação Terra; Fotos: Divulgação Marinha
Colaboração: Paulo Fagundes Silveira e Ademir Gigante de Miranda
Comentário recebido pelo Popa em 07 Mai 09:
Esse veleiro "Daikiri" esteve em Rio Grande no inverno passado. Lembro-me que o comandante Jess, radioamador, me falou do super-equipamento de rádio que tinha a bordo.
Creio que o rádio os salvou.
Abraço
João Reguff

06 Mai 2009
Última visita ao Hubble

O próximo lançamento do ônibus espacial Atlantis, previsto para o próximo dia 11, entrará para a história por conta de sua missão: será a última vez que astronautas visitarão o Hubble, que se encontra em órbita há 19 anos.
Serão feitos reparos e instalados instrumentos para permitir o bom funcionamento do telescópio espacial até que ele seja substituído pelo James Webb, que está previsto para entrar em operação a partir de 2013.
O Hubble é resultado de parceria entre as agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA) e está a cerca de 560 quilômetros da Terra, longe dos efeitos da atmosfera que limitam a eficiência dos telescópios terrestres.
Os sete astronautas a bordo da Atlantis deverão ser os últimos a encontrar o instrumento astronômico mais popular na história e que promoveu um impacto singular na astronomia por conta de suas observações.
Essa será a quinta missão de manutenção do telescópio – as outras ocorreram em 1993, 1997, 1999 e 2002. Astronautas realizarão cinco caminhadas no espaço para efetuar os ajustes e a instalação de novos equipamentos.
Os dois principais instrumentos que o Hubble receberá são o Espectrógrafo de Origens Cósmicas (COS, na sigla em inglês) e a Câmera de Campo Amplo 3 (WFC3).
Segundo a ESA, os dois empregam novas tecnologias que permitirão um “grande aumento no potencial do telescópio de ajudar a descobrir e fazer observações da luz efêmera de estrelas e galáxias jovens”.
Fonte: Agência FAPESP
Assista ao fantástico vídeo com imagens do Hubble

05 Mai 2009
Três navios chocam-se no Porto de Santos

O forte vendaval ocorrido na tarde desta segunda-feira provocou o choque de três navios no Porto de Santos. As embarcações tiveram sérios danos no casco, mas não há feridos.
Com o forte vento, os cabos do navio Zhen Hua, que estava atracado em frente à empresa Santos-Brasil, se romperam e a embarcação chocou-se contra o navio Kyla, que estava atracado em frente ao Terminal de Granéis de Guarujá e era abastecido pela embarcação de pequeno porte Amalthia, da Transpetro.
Para conter os navios, são utilizados cinco rebocadores. Dois empurram o navio Kyla,e enquanto outros três tentam manobrar o Zhen Hua.
No final da tarde, o navio Amalthia foi ancorado no trecho entre os armazéns 1 a 8.
O navio Zhen Hua atracou na manhã desta segunda-feira no Porto de Santos com cinco portêineres (guindastes especializados para a movimentação de contêineres)
Fonte: A Tribuna On-line

1º Mai 2009
Bateau Mouche: parentes de mortos recebem indenização
Três familiares das vítimas do Bateau Mouche vão receber uma indenização por dano material no valor de R$ 369 mil. A tragédia aconteceu no réveillon de 1988, quando o navio afundou no mar de Copacabana. No total, 55 pessoas morreram durante o naufrágio. A informação é do Tribunal de Justiça do Rio. A empresa Cavalo Marinho, réu no processo, não poderá mais recorrer do pagamento.
Fonte: Sidney Rezende/Tribunal do RJ

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