Notícias do Popa

30 Abr 2010
Maré negra fora de controle nos EUA
Uma semana depois do naufrágio de uma plataforma de petróleo no Golfo do México, o derramamento de óleo que se alastra na região pode se tornar o maior acidente ambiental da história norte-americana, superando até mesmo o vazamento do navio Exxon Valdez, no Alasca, em 1989, anunciaram quinta-feira especialistas. Se não for contido, o vazamento da empresa britânica British Petroleum (BP), ocorrido na costa da Louisiana, despejará milhões de litros de óleo cru no mar. Os temores se multiplicam pelo fato de que ainda não se sabe quando será possível controlar o vazamento de mais de 5 mil barris (800 mil litros), diariamente lançados no mar – uma estimativa cinco vezes maior do que a anunciada inicialmente.
Quinta-feira, o presidente americano Barack Obama determinou que se usem “todos os recursos disponíveis”, inclusive do Departamento de Defesa, para combater o vazamento provocado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon que operava para a petroleira BP.
Em Baton Rouge, capital da Louisiana, o governador Bobby Jindal declarou estado de emergência, dizendo que a mancha já se aproxima da costa, ameaçando os recursos naturais do estado.
Segundo ecologistas, a maré negra pode provocar uma catástrofe ambiental de grandes proporções devido às particularidades da região, que concentra 40% dos pântanos costeiros americanos.
– Não bastará um punhado de voluntários para limpar as praias – alertou LuAnn White, diretora do Centro de Saúde Pública aplicada ao Meio Ambiente da Universidade de Tulane, em Nova Orleans.– Há quilômetros de pântanos costeiros, aos quais só se pode chegar de barco e que são muito delicados.
Em entrevista na Casa Branca, Janet Napolitano, secretária de Segurança Interna, descreveu o acidente como de “importância nacional”, designação que permite que recursos federais originalmente alocados para várias regiões sejam redirecionados para a área atingida. Napolitano viaja sexta-feira para a Louisiana para monitorar de perto a situação
– Nós vamos continuar a pressionar a BP para que nos apresente uma resposta contundente – informou Napolitano. – Continuaremos ajudando no que for necessário.
Para White, a experiência mostra que os incêndios controlados do petróleo derramado, iniciados quinta-feira pela BP, poderiam ser a melhor solução, dada a dificuldade de se limparem os pântanos costeiros que fervilham de vida. Alimentados pelos ricos sedimentos do Mississippi, a região serve de abrigo para diversas espécies de peixes, crustáceos e ostras. Além do mais, constituem uma importante base para as aves migratórias.
As tartarugas marinhas, crocodilos, golfinhos, baleias e outros animais também podem inalar ou ingerir o petróleo quando sobem à superfície para respirar ou se alimentar de presas já contaminadas, correndo o risco de sofrer inflamações, lesões internas ou outras complicações.
Além disso, embora o petróleo flutue na superfície, alguns hidrocarbonetos se depositam no fundo e criam um entorno tóxico que pode matar pequenos peixes, como os alevinos.
Sem esperar pela chegada da maré negra, criadores de camarões da Louisiana já entraram com um processo contra a BP, em que pedem uma indenização de US$5 milhões.
A Louisiana é, de longe, o maior produtor americano de camarões, que são criados em imensas fazendas costeiras.
Fonte: Jornal do Brasil; Fotos: Coast Guard

29 Abr 2010
O barco do quinto dos infernos

No período colonial, o "quinto" era o imposto cobrado pela Coroa Portuguesa correspondente à quinta parte (20%) do ouro, prata e diamantes extraídos do solo brasileiro, especialmente na região de Vila Rica (atual Ouro Preto). Foi a causa da Inconfidência Mineira.
A expressão "quinto dos infernos" tem relação com esse imposto. A nau dos quintos, que transportava o metal correspondente à Coroa, quando retornava vazia ao Brasil, trazia como carga os degradados, expulsos de Portugal. Ir aos quintos - depois transformada em quinto dos infernos - passou a significar ir para longe, para um local inóspito ou desagradável.
Fonte: Olyr Zavaschi, Almanaque Gaúcho, Zero Hora

28 Abr 2010
Mais de 12 metros de ondas na proa de Jessica Watson

Apesar de já estar perto de casa, a velejadora australiana Jessica Watson, de 16 anos, enfrentará as piores condições de mar na viagem para bater o recorde de circun-navegação em solitário e sem assistência. Velejando a oeste da Tasmânia, Jessica navegará em um mar péssimo hoje, por conta de um grande sistema de baixa pressão que alcançou a região ontem. Nesta quarta-feira à noite a altura máxima das ondas poderá exceder 12 metros, o que equivale à altura de um prédio de 4 andares. A situação deverá melhorar na quinta-feira, mas o mar continuará difícil de navegar. Em tentativa de aliviar um pouco, Jessica alterou o rumo para o norte, atrasando sua chegada a Sydney. No final da semana, quando o veleiro cor-de-rosa Ella retornar o rumo para a Tasmânia, a navegação será favorável. Veja o track.
Fonte: Yachte, com tradução livre do Popa.com.br
Colaboração: Geraldo Knipling

24 Abr 2010
Pescadores da Lagoa dos Patos compensados por quebra de safra

A Instrução Normativa Nº 4, publicada em 13 de abril último no Diário Oficial da União, proibiu, até o dia 31 de maio de 2010, a atividade da pesca no estuário da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.
A medida foi tomada conjuntamente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e pelo Ministério do Meio Ambiente devido às intensas chuvas deste ano na região, que diminuíram a salinidade na lagoa. A diluição da água em virtude das fortes chuvas afetou o ciclo de vida das espécies (reprodução, alimentação e crescimento).
Uma das espécies mais comprometidas foi a do camarão rosa, nesta época muito procurada pelos pescadores profissionais.
Com a proibição da pesca pelo governo os pescadores passaram a receber um salário mínimo mensal através do Ministério do Trabalho.
Entretanto, logo após a proibição da Instrução Normativa Nº 4 se inicia o período de defeso na Lagoa dos Patos, que se estende por quatro meses, ou seja, de junho a setembro. O período de defeso é aquele que resguarda da pesca as espécies em período reprodutivo. Nesta fase, como em anos anteriores, os pescadores recebem, através do Ministério do Trabalho, um salário mínimo mensal para permanecerem inativos, de forma a preservarem os estoques pesqueiros e a sua própria atividade ao longo do tempo.
Assim, na prática, os pescadores da Lagoa dos Patos – entre cinco a seis mil profissionais - irão receber este ano extraordinariamente do governo federal um salário mínimo por um período contínuo de seis meses.
A Lagoa dos Patos é a maior laguna do Brasil. Tem 265 quilômetros de extensão e cobre uma superfície de mais de dez mil quilômetros quadrados.
Fonte: Rádio Guaíba
Colaboração: Alexandre Gadret

23 Abr 2010
Jessica Watson enfrentará as piores condições de toda a viagem

A velejadora Jessica Watson, de 16 anos, não deixa de ser notável. Ela está completando agora a circunavegação solo e sem assistência. Está se aproximando da Tasmânia para então seguir no rumo norte para o seu destino (e origem) Sidney.
Só que, antes disso vai encontrar nesse fim de semana as piores condições de tempo de toda sua viagem, sem escapatória: ventos de 60 kts e ondas de até 9 metros.
Gráfico: www.passageweather.com

Colaboração: Geraldo Knippling

20 Abr 2010
Navegação Aliança lança navio de R$ 16,5 milhões e 4,7 mil toneladas

A Navegação Aliança batiza nesta quinta-feira, no cais do porto de Porto Alegre, o seu segundo navio da série Fundadores, o Frederico Madörin. A embarcação é resultado de um investimento de R$ 16,5 milhões cujos financiadores foram o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), CaixaRS e Fundo da Marinha Mercante.
O novo navio da Navegação Aliança, que é controlada pelo grupo Trevisa, terá capacidade para transportar até 4,7 mil toneladas. Conforme o diretor operacional da Navegação Aliança, Ático Scherer, deverão ser movimentadas com a embarcação principalmente cargas como soja, cavacos de madeira e fertilizantes entre Rio Grande e Porto Alegre e no sentido inverso. Ele informa que as operações do navio deverão ser iniciadas ainda neste mês.
Scherer comenta que a embarcação aumentará em cerca de 10% a capacidade de transporte da empresa. "Nós sempre apostamos no potencial da hidrovia gaúcha", enfatiza o dirigente. O Frederico Madörin terá 103 metros de comprimento e 15,5 metros de boca (largura máxima da baliza mestra). Carregado, poderá alcançar uma velocidade de 6,5 nós e vazio, 7 nós (um nó equivale a uma milha náutica por hora ou 1.852 metros por hora).
A fabricação e montagem do navio foram realizadas pela empresa Intecnial, de Erechim, no estaleiro da Navegação Aliança localizado no município de Taquari. Um dos diferenciais do Frederico Madörin é o investimento em tecnologia e sustentabilidade. O navio utiliza internamente material reciclado, como placas de forração fabricadas com caixas de leite longa-vida e tecido de lona de caminhão.
Antes do Frederico Madörin, a Navegação Aliança tinha lançado em 2006, dentro da série Fundadores, o Germano Becker, com capacidade para transportar 5,4 mil toneladas. A empresa ainda avalia a construção do João Mallmann, com capacidade para 4,7 mil toneladas, mas o projeto não tem data definida para ser desenvolvido. A madrinha do novo navio da Navegação Aliança será Suzanne Lindemann, filha de Frederico Madörin, um dos fundadores da Trevisa.
Fonte: Jornal do Comércio

15 Abr 2010
Nicole Bahls quer fazer festa de lançamento da ‘Playboy’ no navio do ex-sogro

Panicat sonha em chegar em grande estilo no ‘Pink Fleet’, de Eike Batista.
O tema para o ensaio nu na “Playboy” ainda não está definido, mas uma coisa Nicole Bahls já decidiu: quer fazer a festa de lançamento de sua revista no Pink Fleet, navio de Eike Batista, pai do ex-namorado dela, Thor Batista.
“Nem sei se posso decidir isso porque ainda não tive a reunião para acertar detalhes do meu ensaio na revista. Mas se puder, gostaria que a festa de lançamento fosse lá”, diz Nicole que escolheu o local por gostar da ideia de poder fazer uma entrada triunfal e ter uma festa móvel.
“O barco é lindo e ainda tem aquele visual da Baía de Guanabara. Acho que combina”, diz.
Vale lembrar ainda que Nicole recebeu outra ajuda da família Batista no assunto “Playboy”. Foi de Luma de Oliveira que, segundo a Panicat, teria dado várias dicas para Nicole negociar seu ensaio e de como posar para a publicação. Poderosa, não?
Fonte: Globo/Ego

13 Abr 2010
Navio encalhado na Grande Barreira de Coral é trazido à tona

Os serviços de resgate australianos trouxeram à tona o navio chinês "Shen Neng 1", encalhado com um vazamento de combustível na Grande Barreira de Coral da Austrália, após o bombeamento do combustível para deixar a embarcação mais leve, informaram hoje fontes oficiais.
As equipes de salvamento marítimo terminaram ontem um trabalho de três dias para transferir parte do combustível do "Shen Neng 1", do qual vazaram cerca de três toneladas no oceano.
O navio foi rebocado para um atracadouro próxima à ilha Great Keppel, a 38 milhas náuticas (cerca de 70 quilômetros) do local do acidente.
A embarcação chinesa "Shen Neng 1" encalhou no último dia 3 com 65 mil toneladas de carvão e 975 toneladas de combustível, do qual por enquanto quatro toneladas vazaram e foram dissolvidas por substâncias químicas.
Uma equipe de mergulhadores deve explorar hoje o casco do navio para avaliar os danos.
A Polícia australiana investiga o acidente para determinar se houve negligência do capitão e quem deve assumir os custos da limpeza e do salvamento.
O Governo da Austrália disse que o navio chinês jamais deveria ter entrado na área restrita da Grande Barreira e, além disso, estava a 30 quilômetros de distância da rota marítima mais próxima.
A empresa proprietária do navio pode ter que pagar uma multa de US$ 920 mil.
Fonte: G1/EFE

09 Abr 2010
A nova rota da Volvo Ocean Race

Nove etapas levarão a frota de circum-navegação a cruzar todos os oceanos e a fazer uma escala no Oriente Médio
A nova rota da Volvo Ocean Race 2011/2012 - a regata de volta ao mundo para tripulações profissionais a bordo dos veleiros VOR 70 pés - traz algumas surpresas, como as inéditas escalas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos; em Sanya, uma ilha tropical no extremo sul da China; em Itajaí, Santa Catarina, no Brasil; em Miami, na Flórida, EUA; em Lorient, França e em Lisboa.
É todo um novo panorama marítimo que se desenha à frente das tripulações e uma série de novos perigos e dificuldades na navegação, inclusive o de pirataria no oceano Índico e a sensível área do golfo de Omã, do estreito de Ormuz e do golfo Pérsico.
A primeira etapa do percurso é uma rota clássica - a largada em Alicante, Espanha, a travessia do estreito de Gibraltar, do Atlântico Norte, dos doldrums (a instável zona de convergência intertropical), do Equador e do Atlântico Sul até a Cidade do Cabo, na África do Sul, primeira escala desta circum-navegação.
A partir daí, a segunda etapa é mais complexa, desde a Cidade do Cabo até Abu Dhabi, EAU, uma área extremamente sensível no golfo Pérsico, onde já ocorreu um incidente em Dezembro passado envolvendo a detenção de uma tripulação inglesa que, durante uma regata, entrou em águas iranianas inadvertidamente.
Na terceira etapa, de Abu Dhabi até Sanya, a principal cidade da costa dourada da província de Hainan, na China, a rota ainda é mais complexa, pois além de incluir a navegação pelo Índico também obrigará as equipes a atravessarem o estreito de Malaca, entre a Malásia e a Indonésia.
Daí, a frota ruma para Auckland, Nova Zelândia, na quarta etapa, atravessando antes o canal entre Taiwan e Filipinas. Depois da escala neozelandesa, será a vez de enfrentar o Pacífico, cruzar o tempestuoso cabo Horn, na extremidade da América do Sul, e ainda negociar os ventos instáveis até à linha de chegada da quinta etapa em Itajaí, no estado de Santa Catarina, onde em 1750 se instalaram colonos portugueses da Madeira e dos Açores.
De volta ao Atlântico Sul, na sexta etapa, a frota seguirá para Miami, Florida, EUA, e daí rumará pela primeira vez a Lisboa, chegando à capital portuguesa, sétima etapa, em Junho de 2012. De Lisboa, a oitava etapa segue até Lorient, na costa atlântica francesa, marcando o estágio final da circum-navegação, cuja meta estará ao largo do porto de Galway, na Irlanda.
Fonte: DN Desporto

08 Abr 2010
Naufrágio em alto-mar

Os seis tripulantes do veleiro Julia que naufragou a 325 milhas do Cabo de S. Vicente, Portugal, estão a caminho do porto de Ponta Delgada, onde chegam esta noite.
Os tripulantes foram salvos pelo navio North American, desviado para o local pelas autoridades marítimas.
O navio americano entregou os náufragos a um salva-vidas da marinha portuguesa (veja o vídeo) ao largo da ilha de Santa Maria. O veleiro esloveno, com tripulação suiça, partiu o mastro e ficou à deriva, acabando por afundar.
Fonte: Antena 1 Açores

07 Abr 2010
REFENO 2010 promete ser bem disputada
A XXII Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha (REFENO) reúne veleiros da classe oceano para a competição náutica criada em 1986, com 300 milhas náuticas de extensão.
Dentre os 47 barcos já inscritos, a quase 6 meses da largada em 25 de setembro, 7 estão em Porto Alegre, a 2.000 milhas náuticas de Recife. Veja a lista dos inscritos.
Colaboração: Fernando Maciel

07 Abr 2010
Capitão ambientalista é declarado preso político no Japão

O Capitão Pete Bethune, membro da organização em defesa das baleias Sea Shepherd Conservation Society, preso no Japão, irá enfrentar nada menos do que cinco acusações independentes no que diz respeito à sua abordagem ao navio baleeiro japonês Shonan Maru 2. A ação de Bethune foi no dia 15 de fevereiro de 2010, durante a sexta campanha da Sea Shepherd para acabar com a caça às baleias feita pelos japoneses. O país natal do capitão Bethune, Nova Zelândia, está quieto a respeito da prisão.
Fonte: ABC

06 Abr 2010
A estreia de “Globo Mar”

No dia 08 de abril, logo após “A Vida Alheia”, a Rede Globo estreia “Globo Mar” – programa jornalístico que vai mostrar a riqueza e a vida no extenso litoral brasileiro. Afinal, o país tem mais de oito mil quilômetros de litoral e, aqui, 80% das pessoas vivem a menos de 200 quilômetros da praia. Os repórteres Mariana Ferrão e Ernesto Paglia viajam pelo país, sempre a bordo de um barco, para explorar esta parte do Brasil pouco conhecida pela maioria da população.
O programa é totalmente gravado no mar e traz um formato diferenciado. Utilizando três câmeras, o “Globo Mar” exibe os bastidores da produção. Todos a bordo, o embarque da expedição marca o início de cada episódio – sempre rumo a um objetivo. O primeiro é acompanhar a pesca de atum em alto-mar. Ernesto Paglia é o repórter deste programa e, durante uma semana, seguiu a rotina da tripulação de mais de 20 pessoas de um navio pesqueiro, acompanhando a angústia e as dificuldades do trabalho no mar.
Paglia e equipe revelam como estes homens vivem durante 15 dias seguidos em busca de, pelo menos, 20 toneladas de peixe. É o peso mínimo de pesca para garantir o pagamento das despesas da viagem. No mesmo barco, Paglia conversa com os trabalhadores, se admira com a visão dos cardumes à distância, observa o balé de varas de uma pesca não-predatória e tenta aprender um pouco do ofício.
Como todas as reportagens do “Globo Mar”, esta primeira foi realizada durante uma semana de viagem em barco. As equipes de reportagem tiveram a experiência de dormir em cabines, acordar para reuniões de pauta sobre as ondas, viver a longa jornada nas águas de alto-mar e resolver os imprevistos comuns à vida no oceano. Este bastidor também faz parte do programa e vai costurar as histórias de cada episódio. A cada semana, um tema diferente.
Em outros oito episódios, as equipes visitam paraísos ecológicos, como o Atol das Rocas (RN); descobrem uma laje no mar, em Santa Catarina, que forma ondas gigantes; fazem uma expedição pelo Maranhão; e contam como é a vida dos “caroneiros” do mar, que viajam em troca de serviços, entre outros assuntos.
Um consultor científico, o biólogo marinho Marcelo Vianna, está presente em todas as expedições do “Globo Mar”. Convidados especiais também fazem parte do programa. No episódio gravado no Atol das Rocas – com reportagem de Mariana Ferrão –, a iatista Isabel Swan desliza sobre as águas, maravilhada com a presença de um grupo de golfinhos em volta.
Mariana Ferrão e Ernesto Paglia se alternam nas reportagens, que trazem informações e diversão. O “Globo Mar” é semanal e vai ao ar às quintas-feiras, logo após “A Vida Alheia”.
Fonte: TudoGlobal

05 Abr 2010
Veleiro gaúcho vence a regata Búzios Sailing Week 2010

A Búzios Sailing Week 2010 chegou ao fim no sábado (03), com vitória de um veleiro do Rio Grande do Sul, o ‘San Chico 2’. O barco de 33 pés veio velejando de Florianópolis, depois de participar do Circuito Santa Catarina e vencer três da cinco provas daquele torneio.
Para vencer na categoria ORC Internacional em Búzios, os gaúchos deixaram para trás barcos tradicionais das raias brasileiras, que contam com tripulantes profissionais e até medalhistas olímpicos e pan-americanos em suas equipes.
Fonte: 360 Graus

05 Abr 2010
Naufrágio ameaça Grande Barreira de Coral na Austrália
O navio chinês Shen Neng 1 encalhou na noite de sábado em Douglas Shoals, uma área de mar raso
Um navio carregado de carvão que se desviou das rotas comerciais e encalhou em águas de uma área ambiental protegida está vazando óleo na Grande Barreira de Coral da Austrália, e há o perigo de que o casco se parta, informam autoridades.
O navio chinês Shen Neng 1 encalhou na noite de sábado em Douglas Shoals, uma área de mar raso e águas límpidas, muito buscada para a pesca recreativa, a leste da área turística da Ilha Grande Keppel. Douglas Shoals fica ao largo da costa de Queensland, no parque Marinho da Grande Barreira, e está numa parte protegida do coral, onde a navegação é restringida por lei.
Autoridades temem que o vazamento de óleo danifique o maior recife de coral do mundo.
O navio atingiu o recife à toda velocidade, 15 km fora da rota de navegação comercial, disse a primeira-ministra do Estado, Anna Bligh.
Um barco da polícia está de prontidão para remover os 23 tripulantes, no caso de a embarcação se romper e precisar ser esvaziada. manchas de óleo foram avistadas perto do navio, mas as autoridades de Queensland dizem que não houve ainda perda significativa nas 950 toneladas de óleo embarcadas.
"Estamos muito preocupados com futuros derramamento de óleo desse navio", disse Bligh.
O gerente-geral do serviço de Segurança Marítima de Queensland, Patrick Quirk, disse que a embarcação está seriamente danificada. "Ela corre o risco de realmente se quebrar em vários pontos da estrutura e despedaçar-se", acrescentou.
Ambientalistas manifestaram ultraje com o fato de cargueiros poderem navegar pelas imediações da Grande barreira sem a exigência de ter a bordo um piloto familiar com a região. "O governo estadual ficou cego com os royalties, e sua miopia entrará para a história pela morte do recife", disse a porta-voz do partido político Queensland Greens, Larissa Waters.
Fonte: Estadão; Foto: Maritime Safety Queensland

03 Abr 2010
Abandono de lancha dá cadeia nos EUA

Proprietário foi localizado pelo Google Earth
O abandono ilegal de uma lancha de 18 pés em fevereiro passado, em Pensacola, na Florida, EUA, causou a prisão do proprietário, de 57 anos, enquadrado no crime de "jogar lixo com mais de 250kg".
O delegado Gregory Barnes descobriu o dono da "Four Winns 190 Horizon", ano 1986, como a da foto ao lado, através do Google Earth. Quando a lancha foi avistada em 23 de fevereiro passado, com o número de registro removido, Barnes utilizou o programa tentando encontrar uma imagem com um casco parecido estacionado no pátio de alguma casa nas proximidades.
O dono, que morava em uma cidade a 22km de Pensacola e confessou o abandono no dia 22 de fevereiro, terá que pagar multa de US$5.000 e será processado por crime sujeito a 5 anos de prisão.
Fonte: Pensacola News Journal, com tradução livre do Popa

Abr 2010
Barco movido a energia solar tem cerimônia de lançamento

O "PlanetSolar", maior barco do mundo movido a energia solar, teve cerimônia de lançamento no estaleiro da HDW em Kiel, na Alemanha, ontem, quarta-feira.
Com 30 m de comprimento e 15 m de largura, ele é equipado com cerca de 500 m² de paineis solares fotovoltaicos.
O projeto foi uma ideia de Raphael Domjan, aventureiro suíço, e Gérard d'Aboville, o marinheiro francês que foi o primeiro homem a cruzar o Atlântico em um bote a remo, em 1980.
A viagem de volta ao mundo do maior barco com tecnologia solar deverá ter início no final do primeiro semestre de 2011, com partida prevista do porto de Marselha, na França.
Fonte: Terra

1º Abr 2010
Família naufraga e fica presa em ilha remota do Pacífico

Uma família australiana está presa em uma ilha remota do Oceano Pacífico depois de seu barco ter sido praticamente destruído em uma tempestade tropical.
Andrew Barrie, de Perth, sua esposa Jennie e as filhas Diana e Shannon, de 12 e 10 anos (na foto, antes da partida) encalharam em um recife no fim de semana em Mogmog, onde deverão permanecer pelos próximos seis meses, se alimentando à base de tartarugas e caranguejos.
Mogmog é uma pequena ilha, de 800 metros de extensão e 300 metros de largura, no extremo oeste da Micronésia, a mais de 2 mil quilômetros da capital do país, Palikir (letra "A" na imagem).
A família, que deixou a Austrália em junho de 2009 para uma excursão de dois anos pelo Pacífico, foi pega de surpresa pelos fortes ventos da tempestade, que empurraram seu catamarã contra um recife.
A família teve que abandonar seu barco e conseguiu chegar a ilha com ajuda de pescadores locais.
Em entrevista à BBC Brasil, Suzzane Laidlaw, tia de Andrew, disse que o sobrinho ainda não decidiu o que fazer. "Primeiro eles estão verificando se é realmente possível consertar o barco ou não", explicou ela.
Para recuperar o barco, Andrew espera conseguir peças trazidas das Filipinas ou Guam.
De acordo com Suzzane, para efetuar o conserto da embarcação, a família teria que permanecer por meio ano na ilha.
Andrew, ex-piloto, explicou em entrevista via satélite à rádio australiana ABC, que ondas gigantes invadiram o barco e que eles acabaram perdendo ambas as âncoras.
Segundo informações da família à ABC, a vida em Mogmog é extremamente básica. Não há eletricidade e água potável, medicamentos e comidas enlatadas são trazidos ao local por navios que por ali passam.
Sendo assim, a alimentação da família tem se resumido a tartarugas, caranguejos, peixes e frango selvagem cozidos à moda local, alimentos tradicionais dos moradores da Micronésia.
A mudança na dieta provocou problemas de saúde como disenteria.
Andrew e sua família dormem ao ar livre ou em barracas, onde estão vulneráveis a mosquitos e ratos.
A família está viajando desde junho de 2009 e esperava retornar em fevereiro de 2011 a Perth. As meninas estudam com a mãe, que é professora primária.
Fonte: BBC Brasil
Colaboração: Fernando Maciel

1º Abr 2010
Velas Sudamérica 2010 – NVe “Cisne Branco” suspende de Ushuaia, na Argentina

O Navio-Veleiro “Cisne Branco” suspendeu de Ushuaia (Argentina), no dia 23 de março, concluindo a etapa argentina da Regata Internacional “Velas Sudamérica 2010”. No dia seguinte ao suspender, o navio cruzou o “Cabo Horn”, demandando Punta Arenas, dando início à etapa chilena.
Em Ushuaia, o navio participou de uma série de festividades promovidas pela sociedade local, que contaram com a grande participação da comunidade local, principalmente durante as visitações públicas.
A regata iniciou-se no Rio de Janeiro, no dia 7 de fevereiro e já passou pelas cidades de Mar del Plata (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina) e Ilha dos Estados (Argentina). Em Mar del Plata, o “Cisne Branco” foi o “Fita Azul” - primeiro navio-veleiro participante da Regata Internacional Velas Sudamérica-2010 a cruzar a linha de chegada na pernada Rio de Janeiro-Mar del Plata, sendo confirmado, também, como o primeiro lugar geral da etapa, por ter obtido o melhor tempo corrigido entre todos os participantes.
Fonte: Marinha do Brasil

31 Mar 2010
Gaúchas são líderes na etapa da Espanha de Vela

Fernanda Oliveira, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, e Ana Barbachan, lideram a classe 470 feminina, no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca (Espanha), que corresponde a etapa da Espanha da Copa do Mundo de Vela. A dupla tem 20 pontos.
Em segundo lugar, estão as espanholas Marina Gallego Duran e Julia Rita Roman, com 26 pontos, seguidas pelas italianas Giulia Conti e Giovanna Micol, que têm 31. A outra dupla brasileira Martine Grael e Isabel Swan estão em 30º lugar, com 114 pontos.
O Troféu Princesa Sofia é a primeira competição internacional do ano de 2010 e reúne mais de mil velejadores de 41 países. A competição vai até a próxima sexta-feira, dia 4.
Fonte: Terra

29 Mar 2010
Dupla brasileira termina 1º dia da Copa do Mundo de vela no quarto lugar

A medalhista olímpica Fernanda Oliveira e a sua atual companheira Ana Luisa Barbachan terminaram o primeiro dia de competições da terceira etapa da Copa do Mundo de Vela no quarto lugar.
As meninas da classe 470 são as únicas representantes do Brasil no evento. Nas duas regatas do dia, Fernanda e Ana Luisa chegaram na segunda e na décima colocação, respectivamente.
O conjunto Giulia Conti/Giovanna Micol, da Itália, terminou o dia com a primeira colocação, seguido por Marina Duran e Julia Roman, da Espanha, e Lisa Westerhof e Lobke Berkhout, da Holanda.
Segundo a organização do evento, que acontecem em Palma, na Espanha, a previsão do tempo para os próximos dias dão conta de que ventará forte na região.
Fonte: UOL Esporte

26 Mar 2010
Única mulher do grid, norueguesa pilota barco a 270km/h no Classe 1 Brasil

Marit Stromoy será a única mulher no grid de largada do Mundial de Motonáutica Classe 1 Brasil, evento deste fim de semana, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. Mas a norueguesa, que faz sua estreia na categoria conhecida como a Fórmula 1 dos mares, não quer tratamento diferente por isso. Acostumada com as lanchas desde os 12 anos, Marit faz questão de ser tratada com igualdade e não vê diferenças entre os sexos no mundo da velocidade. O SporTV transmite a competição ao vivo sábado, a partir das 14h30m e, domingo, 14h15m.
- Isso para mim não é uma questão. O que importa é a corrida. Eu entendo que isso impressiona as pessoas de fora, mas, para mim, o que importa na competição não é se sou homem ou mulher. Sou uma competidora - disse Marit.
A norueguesa de 33 anos é a primeira mulher desde 1992 a disputar uma competição de Classe 1. Assim como na Fórmula 1, é raro encontrar alguém do “sexo frágil” que tenha coragem de pilotar máquinas tão potentes. Na motonáutica, a americana Betty Cook foi um dos nomes de destaques na década de 70.
Em sua estreia em competições na Classe 1, Marit não estará guiando o barco. Sua função, porém, não será menos importante. A norueguesa será a throttleman (no caso, throttlewoman), quem controla a injeção de combustível que dá potência e velocidade ao motor. Enquanto o seu parceiro, Jorn Tandberg, será responsável pela navegação e direção do leme.
Enquanto Marit não se aventura nas águas da Baía de Guanabara, aproveita sua primeira visita à Cidade Maravilhosa.
- O Rio de Janeiro é perfeito. O clima é muito legal, assim como as praias e a cidade de uma forma geral. Tudo é muito bom – disse a norueguesa, que espera voltar mais vezes ao Brasil.
Marit será a única mulher no GP Brasil Classe 1 A estreia de Marit nas competições foi em 1989. Em 1993, começou a disputar na categoria S-550, onde conquistou três títulos europeus (1996, 98 e 99). Antes de estrear na Classe 1, ela ainda disputou os Mundiais de F-2000 e se tornou, em 2007, a primeira mulher a disputar uma prova do Mundial F-1 dos mares.
O vencedor será aquele que completar mais rápido as 16 voltas no circuito ou quem estiver na liderança caso a prova chegue ao limite de 45 minutos - o tempo estimado por volta é de 2m20s.
O GP Brasil marcará o início da temporada do Circuito Mundial, que ainda passará por Noruega, Suécia, Romênia, Itália, Abu-Dhabi e Dubai.
Fonte: Globo Esporte
Assista ao vídeo

26 Mar 2010
Projeto proíbe excesso de enxofre em navios

Uma nova proposta em defesa do meio ambiente, que proíbe o trânsito nas águas territoriais e nos portos brasileiros de embarcações que utilizem combustível com excesso de enxofre (mais de mil partes por milhão) foi apresentada nesta semana. O autor do projeto é o deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT).
Amparado em estudos científicos, o deputado argumenta que os navios são o meio de transporte mais eficiente em termos de uso de energia e capacidade de carga. Mas, para serem ainda mais econômicos, costumam usar combustíveis de pior qualidade, o que causa a emissão de um grande volume de poluentes.
O combustível de um navio cargueiro pode ter até duas mil vezes mais enxofre do que o óleo diesel usado em automóveis na Europa, que é várias vezes menos poluente do que o usado no Brasil. Hoje há combustíveis navais com até 27 mil partes por milhão de enxofre. Os navios produzem cerca de 1,1 mil toneladas de poluição particulada globalmente a cada ano.
“Para piorar, a maior parte das emissões são feitas perto da terra, já que mais de 70% do tráfego marítimo ocorre dentro da linha de 250 milhas da costa. Graças a isso, várias cidades portuárias sofrem mais com a poluição marítima do que com as emissões de seus próprios carros e indústrias”, observa Bezerra.
Na sustentação do seu projeto de lei, Bezerra cita que há pesquisas que mostram que os cerca de 50 mil navios mercantes hoje navegando no mundo emitem um volume de poluentes particulados equivalente a 300 milhões de automóveis, o que corresponde à metade da frota de veículos de todo o planeta. Isso sem considerar as embarcações menores, que somariam mais 40 mil.
Ainda segundo o deputado, o gás dióxido de enxofre é um dos principais poluentes atmosféricos que afeta a vida do homem. E a poluição do ar mata cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo a cada ano. Estudos recentes mostram que, se até 2012, não houver a redução nos níveis de enxofre, cerca de 90 mil mortes prematuras por ano no mundo poderão ser atribuídas a emissões de navios.
Fonte: Gazeta Digital

24 Mar 2010
Navio de buscas do voo 447 é impedido de atracar em PE

O navio Anne Candie, que participará junto com o Seabed Worker das buscas pelas caixas pretas do Airbus A330 que fazia o voo 447 quando caiu no meio do Atlântico em 31 de maio, foi impedido de atracar no porto do Recife nesta quarta-feira. Pela programação oficial do porto, ele deveria se aproximar do cais às 12h.
A ausência de certificado emitido pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) impossibilitou a operação. O navio teve de ir para o porto de Suape, a 18 milhas náuticas (cerca de 33 km) ao sul, para regularizar sua situação junto à Anvisa e voltar ao Recife. Sua atracação está programada ainda para o final desta tarde ou início da noite.
Às 14h da próxima quinta-feira o consulado da França em Pernambuco realizará uma entrevista coletiva em que Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil (BEA, pela sigla da instituição em francês), apresentará detalhes da terceira operação de buscas das caixas pretas. Depois, os jornalistas serão convidados a conhecer os navios Seabed Worker (de bandeira norueguesa) e Anne Candie (americano).
A missão dos dois navios é complexa. Eles vão procurar as caixas pretas da aeronave em um polígono de 2 mil quilômetros quadrados a uma distância linear de aproximadamente 1.020 quilômetros de Natal, Rio Grande do Norte. Estarão entre o Brasil e a África. Os destroços do Airbus da Air France que fazia a rota Rio-Paris devem estar no fundo do mar em uma região de montanhas submarinas em que a profundidade pode atingir 6 mil metros.
Fonte: Terra

23 Mar 2010
Parada de Volvo será em Santa Catarina

A Volvo Ocean Race ainda não revelou toda a rota para a próxima edição da regata de volta ao mundo. Até agora, estão definidos os locais da largada (Alicante, na Espanha), dos primeiros três portos ? Cidade do Cabo, na África do Sul, Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e Sanya, na China ? e da reta final da prova (paradas em Lisboa, em Portugal, Lorient, na França, e chegada em Galway, na Irlanda.
A parada brasileira será realizada após o período da prova na China. A Volvo ainda não anunciou se haverá parada na Oceania. Na última edição da competição, os velejadores foram de Qindgao, na China, diretamente para o Rio, na perna mais longa da história da regata. A dureza do percurso, porém, foi criticada.
O Rio de Janeiro é a cidade olímpica brasileira, mas está perdendo eventos esportivos. Nesta semana, a Volvo Ocean Race vai anunciar que a cidade catarinense de Itajaí receberá a parada brasileira da regata de volta ao mundo. O evento será em 2012, no primeiro semestre, e deve receber os barcos no fim da quarta ou da quinta perna da competição.
Além da parada da regata de volta ao mundo, o Rio perdeu, no ano passado, uma etapa da Copa do Mundo de natação. O evento estava confirmado, mas foi cancelado por falta de verbas. O cancelamento aconteceu após a escolha da capital fluminense como a sede das Olimpíadas de 2016.
Fonte: UOL Esporte

22 Mar 2010
Ciclone Ului devasta na Austrália

Cerca de 60 mil casas ficaram sem energia na manhã deste domingo (21) depois que o ciclone Ului atravessou o nordeste da costa da Austrália. Árvores e placas de sinalização foram derrubadas e barcos foram atirados contra as rochas.
O ciclone atravessou a costa australiana como furacão categoria 3, com ventos acima de 200 quilômetros por hora.
A cidade de Mackay, na costa leste do estado de Queensland, foi devastada pelos ventos, que derrubaram placas de hotéis e árvores.
A empresa de previsão do tempo australiana, Bureau of Meteorology, disse que o Ului foi rebaixado para a categoria 2 depois que se deslocou para o interior.
Fonte: G1
Colaboração: Paulo Silveira e Fernando Lisboa Jr

22 Mar 2010
Isabel Swan e Martine Grael são campeãs no Bahrein

O quinteto brasileiro formado por Isabel Swan, Martine Grael, Juliana Mota e pelas irmãs Renata e Fernanda Decnop sagraram-se campeãs do Mundial Militar de Vela, disputado no Bahrein. As brasileiras asseguraram o título na classe J-24 de maneira incontestável vencendo todas as regatas da competição, que teve início no dia 15 de março.
O Brasil subiu no lugar mais alto do pódio com nove pontos, seguido pela Polônia, com seis. O Mundial Militar contou com a participação de 25 países e foi disputado no sistema match race. Isabel Swan, primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha na vela em Jogos Olímpicos, comemorou muito o resultado.
Desde o início do mês, a dupla Swan/Grael é o mais novo reforço da Marinha Brasileira. Elas ficaram internadas no Cefan (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes) no Rio de Janeiro, onde tiveram aulas de disciplina militar, nutrição, anatomia, além de atividades físicas. Na Escola Naval, elas treinaram em sistema de match race para o Mundial. Daqui pra frente, Isabel e Martine terão uma rotina de treinos dividida entre o Rio Yacht Club, em Niterói e o Cefan.
O próximo desafio da dupla será no dia 27 de março no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na Espanha, pela classe 470.
Fonte: Terra; Foto: divulgação/arquivo

22 Mar 2010
Barco feito com 12 mil garrafas plásticas inicia jornada

Um barco feito de 12 mil garrafas plásticas partiu neste domingo em uma jornada da cidade americana de San Francisco até a capital australiana Sydney. O objetivo da viagem, que deverá durar três meses, é chamar a atenção para o problema da poluição nos oceanos.
O ambientalista e herdeiro do setor bancário David De Rothschild e sua tripulação partiram no catamarã Plastiki.
A jornada de 11 mil milhas náuticas passará pelo local conhecido como "grande depósito de plástico do Pacífico", uma massa de lixo cinco vezes maior do que a Grã-Bretanha.
Quatro em cada cinco garrafas plásticas acabam em depósitos de lixo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). Rothschild, de 31 anos, já completou expedições aos dois pólos e várias florestas.
"Viajando a 2.0 nós ummm! Há muito oceano pela frente!", disse Rothschild em sua página no site de mensagens Twitter. "Acabamos de avistar nosso primeiro lixo marinho - um copo de plástico!"
Reciclando
As 12 mil garrafas plásticas usadas no Plastiki foram recheadas com dióxido de carbono para tornar a embarcação durável e permitir que flutue.
O catamarã usa energia solar, eólica e turbinas marítimas.
É possível ver as 12 mil garrafas ao redor do barco (Imagem/EFE)
Uma bicicleta ergométrica será usada para carregar os laptops que serão usados a bordo e há também um banheiro que transformará detritos em adubo e um jardim para que vegetais possam ser plantados.
Críticos dizem que a expedição apenas perpetua a crença de que é aceitável usar plástico se as pessoas reciclarem o material, ao invés de encorajar o fim do uso.
Eles também dizem que se o Plastiki quebrar no meio da jornada, depositará milhares de garrafas diretamente no oceano.
Fonte: BBC Brasil; Foto Getty Images

19 Mar 2010
Família francesa é resgatada após naufrágio no Atol das Rocas

Uma família de velejadores franceses foi resgatada após um naufrágio na reserva marinha do Atol das Rocas, conjunto de pequenas ilhas que pertence ao Rio Grande do Norte, a 260 km ao nordeste de Natal. A viagem ao redor do Atlântico feita por Bernadette Bachellerie, o enteado dela Patrick, de 15 anos, e o marido Michel começou em agosto e foi interrompida quando o vento jogou a embarcação da família sobre os arrecifes da reserva, na madrugada desta quarta-feira.
O veleiro afundou e a família passou cerca de seis horas sobre as pedras esperando por ajuda. Segundo a Marinha do Brasil, a corveta 'Caboclo', que estava na região do Arquipélago de Fernando de Noronha, e o navio-patrulha 'Goiana', atracado na base naval de Natal, foram enviados ao local do naufrágio para o resgate dos velejadores.
A família recebeu os primeiros atendimentos médicos no local e chegou a Natal na manhã desta quinta-feira. Bernadette, com o tornozelo enfaixado, chegou à capital potiguar segurando um boneco do Chico Bento, mascote da corveta.
Fonte: O Globo
Vídeo

19 Mar 2010


MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

Porto Alegre, RS, em 18 de março de 2010

Prezado Senhor,

Incumbiu-me o Delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre de solicitar a Vossa Senhoria que informe a esta Delegacia, com brevidade, se o VELEIRO “GENESIS”, de bandeira Argentina, deu entrada nesse órgão, ou se há alguma informação sobre o paradeiro ou última posição da referida embarcação.

Atenciosamente,

PAULO CESAR PECHIR BARBOSA
Capitão-Tenente (AA)
Enc. Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário

18 Mar 2010
Lancheiro é considerado culpado pela morte de brasileira
A brasileira Jennifer Fink-Dwyer foi arremessada do barco em que navegava. Socorrida, ela chegou ainda com vida ao hospital.

O condutor de um barco pode ser condenado a 20 anos de prisão pela morte de uma brasileira. Todd Spangler estava embriagado e conduzia um barco que puxava um bote onde estava Jennifer Finke-Dwyer, 30. Ela foi arremessada e teve diversos ferimentos.

O acidente aconteceu no dia 21 de junho do ano passado no Lago de West Shores, em Omaha, Nebraska. Spangler pode passar duas décadas na cadeia ou pegar cinco anos de liberdade condicional. Acusado de homicídio culposo (sem intenção de matar), o homem será sentenciado em junho.

Composto por seis homens e seis mulheres, o júri, que deliberou por 10 horas na terça-feira (9), se recusou a acreditar nas palavras do acusado. Spangler disse que Jennifer e o marido, John Dwyer, foram movidos para fora do bote, depois de baterem nas ondas formadas pelo barco. Para o advogado de defesa de Spangler, James Martin Davis, foram estas ondas e não a embriaguez do cliente dele que causaram a morte da brasileira.

No dia da fatalidade, Jennifer estava num bote, puxado pelo barco pilotado por Spangler, o qual confessou ter bebido dois Mai Tais grandes. Segundo ele, o coquetel pode equivaler de seis a oito doses de rum. Testes posteriores revelaram que o nível de álcool no sangue de Spangler era de 0,16, o dobro do limite legal para conduzir veículos.
De acordo com o Promotor Matt Kuhse, pilotar embriagado e de forma imprudente, próximo à praia e ao cais, foram os dois atos ilícitos do réu. Segundo três passageiros do barco e um vizinho, Spangler estava levando o bote em direção ao cais.
Segundo o depoimento de Dwyer, ele e Jennifer levaram Rum Bacardi e alguns coquetéis Mai Tai. Havia ainda a esposa de Spangler e mais duas mulheres. Num primeiro momento, de acordo com ele, somente os dois homens ficaram no barco, enquanto as quatro mulheres estavam no bote que era puxado. Dwyer chegou a pilotar o barco, mas as mulheres disseram que ele ia muito devagar.

Sonhos podados
Foi quando Spangler assumiu a direção. Jennifer e as outras mulheres alternavam entre o bote e o barco. Segundo uma das passageiras, Heidi Lichtenberg, ele moveu a direção para a esquerda. De acordo com o marido da brasileira, o movimento foi tão forte que ele quase caiu do assento. Atônito, Dwyer viu o bote bater no cais e Jennifer ser arremessada, batendo na água em seguida. “Você está bem, meu amor, está tudo bem?”, perguntou ele desesperadamente à esposa.

Com a perna quebrada e as mãos fracas, Jennifer se queixou de dor nas costelas e no baço. Tinha dificuldade para respirar. “Sua mão estava fraca. Ela começou a chorar e disse que estava muito ferida”. Antes mesmo do bote bater no cais, o 911 (serviço de emergência) já havia sido chamado a pedido de Jeff Nielsen, um vizinho que presenciou tudo.
Levada de helicóptero para o Nebraska Medical Center, Jennifer não resistiu aos ferimentos e faleceu horas depois. Segundo os médicos, a brasileira tinha somente de 5% a 10% de chance de sobreviver.

Jennifer estava nos Estados Unidos desde os 16 anos de idade. Cursava atualmente doutorado na Universidade do Nebraska Medical Center, e chegou a ter as pesquisas sobre doenças infecciosas e HIV publicadas na Rockefeller University, onde trabalhou. Ela e Dwyer se conheciam há nove anos e estavam casados desde setembro de 2008.
Fonte: Comunidade News

18 Mar 2010
Banheira em forma de barco

Designer cria peças criativas para o ambiente mais íntimo da casa. Banheira em forma de barco é uma delas
As louças e objetos comuns de banheiro não precisam ter um visual tradicional: com design diferenciado, elas podem virar estrelas da decoração, além de deixar o ambiente funcional. A designer holandesa Wieki Somers é uma das profissionais que ajudam a quem acredita nesta afirmativa, criando peças inusitadas e inovadoras. Em forma de barco de madeira, a banheira assinada por ela foi inspirada no universo náutico.
Fonte: Casa e Jardim Online

17 Mar 2010
Campanha contra o escalpelamento

Lembrado pela maioria como uma antiga prática utilizada por índios guerreiros, o escalpelamento é, ainda hoje, uma realidade comum entre a população ribeirinha do norte do País. Mas nesse caso, o que ocorre é um acidente provocado pelo eixo descoberto do motor de pequenas embarcações.

As principais vítimas são mulheres e crianças que, ao se aproximarem do eixo do motor, tem seus cabelos repentinamente puxados. A rotação enrola os cabelos em torno do eixo e arranca todo ou parte do escalpo da vítima, inclusive sobrancelhas, orelhas e, por vezes, uma grande parte da pele do rosto e do pescoço, causando deformações gravíssimas e até a morte.

A Marinha do Brasil apoiará a ação realizando um mutirão para cobertura dos eixos dos motores de embarcações artesanais que transportam ribeirinhos, de 20 a 25 de março, na cidade de Breves (PA) e, de 23 a 30 de abril, em Santana (AM), localidades com maior incidência desse tipo de acidente.

Junto com a comunidade local, a Marinha vai instalar uma proteção de metal em centenas de eixos giratórios de pequenos barcos, gratuitamente.

Para divulgar o mutirão, foram produzidos anúncios para rádio e TV para veiculação na Região Norte, convocando o barqueiro a revestir o eixo do motor.

As outras peças são cartilhas, filipetas e cartazes apresentando as devidas medidas para evitar esse tipo de acidente. O material será distribuído nos principais pontos de embarque e desembarque da comunidade ribeirinha.

De acordo com o Comandante do 4º Distrito Naval, em 2009 foram registrados 21 casos de escalpelamento na Amazônia. “Nessa ação, queremos proteger eixo e volante dos barcos, e ao mesmo tempo, cadastrá-los junto à autoridade marítima”, afirma.

A iniciativa conta com o apoio da Marinha do Brasil, Banco da Amazônia, Petrobras, Eletronorte, BR Distribuidora, Banco do Brasil, Governo do Pará, Governo do Amapá e parceiros empresariais da sociedade civil.

Segundo a autora do projeto de lei, deputada federal Janete Capiberibe (PSB), na Região Norte foram registrados cerca de 20 escalpelamentos em 2008.

- Milhares de embarcações navegam nos rios da Amazônia, mas o registro de legalizações é mínimo. Sem contar as regras de segurança desobedecidas pelos fabricantes artesanais. As vítimas normalmente são mulheres que têm os cabelos presos no eixo no motor - explicou a deputada.
Fonte: Marinha do Brasil/O Globo

16 Mar 2010
Mar e solidão

Com o rosto cheio de espinhas e com a cabine cheia de bichinhos de pano, Jessica Watson vai realizando seu sonho de ser a criatura mais jovem a circum-navegar o planeta.
Ainda faltam umas 4.500 milhas náuticas pelo Oceano Índico para ela chegar de volta a Sydney e bater o recorde.
Jessica desatracou em 17 de Outubro de 2009. Faz quase meio ano que está isolada em seu veleiro cor-de-rosa. Vibra quando vê um golfinho ou um peixe diferente. Tempo desses filmou um albatroz e ficou muito contente.
Seus pais sobrevoaram seu veleiro há alguns meses, como forma de apoio.
Jessica grava e publica vídeos periodicamente e atualiza seu blog todos os dias.
Recebe informações meteorológicas de um expert e de vez em quando altera a rota em função das dicas, como fez logo que passou pela África.
Aos 16 anos, pode ser que o principal obstáculo que Jessica enfrente não seja o mar, mas a solidão.

16 Mar 2010
Alemanha apoia criação de museu com restos do Graf Spee

A Alemanha rejeita a comercialização dos símbolos do nazismo e apoia a criação de um museu com os restos do encouraçado Graf Spee, afundado em 1939 diante da costa do Uruguai, revelou na terça-feira o ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle.
Durante visita a Montevidéu, o ministro manifestou seu desejo "de evitar que os restos dos símbolos do regime nazista cheguem ao comércio". "O que queremos realmente é que se faça algo construtivo" com os restos do Graf Spee e a "Alemanha está disposta a colaborar (...) para que sejam exibidos dentro de um contexto histórico, como um museu".
Mergulhadores uruguaios resgataram em 2006 a imponente águia nazista, de 2,8 metros por 2 metros, e 350 quilos, do Graf Spee.
Dois anos antes já haviam resgatado um telêmetro, instrumento óptico de 27 toneladas em forma de cruz, com 6 metros de altura por 10,5 de largura, usado pela artilharia do navio.
"Queremos uma solução construtiva para este problema", disse Westerwelle, cujo governo já protestou formalmente contra a venda de objetos do navio.
O Graf Spee enfrentou os cruzadores britânicos Exeter e Ajax, e o neozelandês Achilles na Batalha do Rio da Prata, um dos primeiros confrontos navais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ocorrido no dia 13 de dezembro de 1939.
O comandante do navio alemão, Hans Langsdorff, decidiu abandonar o combate e seguir para Montevidéu, onde desembarcou sua tripulação antes de afundar o Graf Spee com explosivos, para não cair na mão dos ingleses.
Fonte: AFP
Saiba mais: A Batalha do Rio da Prata

15 Mar 2010
Laser voador

A foto espetacular de Fausto Arroyo mostra um veleiro monotipo da classe "Laser" voando no último final de semana em Cadiz, na Espanha.
Segundo Fausto, que é treinador da Federação de Vela de Andaluzia, o vento de 25 nós alcançava 34 nas rajadas.
Fonte: Sailing Anarchy
Foto: Fausto Arroyo

Colaboração: Ivandel Lourenço

15 Mar 2010
Nasa identifica o segundo ciclone tropical na costa brasileira

Seis anos depois de o furacão Catarina ter provocado três mortes e uma destruição estimada em R$ 1 bilhão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a costa do Sul do Brasil voltou a ser ameaçada por um novo ciclone tropical.

A imagem de satélite mostra ciclone tropical na quarta: fenômeno é raro no Atlântico Sul

A Nasa (agência espacial americana) classificou o fenômeno como a segunda tempestade tropical já registrada no Atlântico Sul. A primeira tinha sido o Catarina.
A formação do fenômeno se deu a pelo menos 200 km do litoral catarinense e norte gaúcho, aproximadamente no paralelo 30º Sul.
De acordo com a avaliação da MetSul Meteorologia, é possível que este tenha sido o ciclone tropical registrado no ponto mais meridional do Oceano Atlântico até hoje --o que é incomum porque é uma região de águas frias.
Volátil, o ciclone que era subtropical (quando o centro do fenômeno é frio, comum no Sul do Brasil) na terça-feira (9), evoluiu para tropical (centro quente) na quarta, atingindo o seu auge (ventos de 64 km/h) na madrugada desta quinta, até perder força e se afastar ainda mais da costa.
Meteorologistas brasileiros e a NOAA (autoridade meteorológica dos EUA) confirmaram que se tratava de um ciclone tropical a partir de imagens captadas por satélites da Nasa.
Segundo a convenção científica, a evolução para a categoria furacão ocorre quando se registram ventos superiores a 118 km/h. O episódio trouxe à memória dos cientistas a destruição causada pelo Catarina quatro anos antes.
"Aquele foi o primeiro furacão observado no Atlântico Sul", disse o meteorologista da Nasa Hal Pierce, em nota divulgada pela agência hoje.
Especialistas no estudo de furacões afirmam que ainda não existe uma massa de dados consistentes para atribuir o Catarina ou o ciclone tropical desta semana a mudanças climáticas no planeta.
Apesar da raridade do sistema e de seu potencial destruidor, seus efeitos foram brandos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O fenômeno trouxe chuva e ventos de 40 km/h para o litoral. A Marinha emitiu alertas para o risco de navegação na região.
Ag Folha em Porto Alegre

12 Mar 2010
Quatro velejadores desaparecidos no Chile

Quatro navegadores - um francês, um australiano e dois canadenses - estão desaparecidos na costa do Chile desde o terremoto e tsunami de 27 de fevereiro, informa a imprensa australiana.
Segundo a agência AAP, não há notícias da tripulação do veleiro "SS Columbia" desde 16 de janeiro.
"Se estavam em alto mar, o tsunami não os afetou, mas se estavam ancorados podem ter tido problemas", declarou o avô do tripulante australiano Mitchell Westlake, de 23 anos.
Os quatro zarparam do Equador em 16 de janeiro e deviam chegar ao porto chileno de Coquimbo entre 24 e 27 de fevereiro.
Fonte: G1/France Presse

12 Mar 2010
Novas buscas por destroços do voo AF447 são adiadas

As buscas pelos destroços do avião da Air France que fazia o voo AF447, cujo acidente no Oceano Atlântico deixou 228 mortos em 1 de junho do ano passado, foram adiadas.
"As dificuldades administrativas e técnicas na partida dos Estados Unidos associadas às condições meteorológicas desfavoráveis atrasaram a chegada do (navio norueguês) Anne Candies ao porto do Recife, onde deverá encontrar o (navio norte-americano) Seabed Worker, antes de se equipar para chegar à região de buscas dos destroços do A330. Dessa forma, o início das operações de buscas no mar foi adiado", escreveu o BEA em um curto comunicado.
A região que os navios de pesquisas deverão explorar é de cerca de 1.500 quilômetros quadrados. Situada na costa brasileira, ela é dez vezes menor que a pesquisada em junho, após o acidente.
Fonte: O Globo

12 Mar 2010
Navio-escola Sagres leva ajuda ao Chile

O navio-escola "Sagres", que cumpre a terceira volta ao mundo, carrega 600 quilos de leite em pó e medicamentos para o Chile, onde aporta a 27 de março, um mês depois do sismo que atingiu o país.
A informação foi avançada à agência Lusa pelo comandante da "Sagres", Proença Mendes, a caminho de Ushuaia, na Argentina.
Os 600 quilos de leite em pó foram doados pela comunidade lusa residente na capital argentina, Buenos Aires, em resposta a um apelo lançado por duas rádios locais que transmitem em língua portuguesa.
Fonte: Lusa

12 Mar 2010
Contaminação a bordo

A Royal Caribbean International divulgou comunicado sobre as ocorrências registradas no navio Vision of The Seas por ocasião do cruzeiro realizado entre os dias 1º e 5 de março, dizendo que "com referência ao cruzeiro a bordo do navio Vision of the Seas realizado entre os dias 01 a 05 de março de 2010 e às alterações no cruzeiro programado para saída em 12 de março de 2010. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota oficial indicando que o fator causador da gastroenterite em 272 hóspedes e 38 tripulantes durante o cruzeiro do dia 01 de março foi norovírus. (...)
Fonte: Mercado e Eventos

11 Mar 2010
Flutuante só para meninas

A Polícia Federal prendeu ontem em Porto Velho, Rondônia, suspeito de aliciar meninas de 11 a 17 anos que vinham sendo exploradas em um flutuante (foto).
A moeda de troca variava de telefones celulares a pequenas quantias em dinheiro e até uniformes escolares. As investigações apuraram que o aliciamento ocorria inclusive por outras menores, e que os pais de algumas delas sabiam o que estava ocorrendo. Serão ouvidas no inquérito 15 menores, segundo informou o Diário da Amazônia.

11 Mar 2010
Terremoto desloca cidades

O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile no mês passado não provocou mudanças apenas na vida dos habitantes, mas também no próprio país – e em outros no continente.
Segundo uma análise feita a partir de medições preliminares, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos 3 metros para o oeste. O fenômeno sísmico foi tão forte que chegou até mesmo a ser sentido em locais distantes, como as Ilhas Malvinas e a cidades no litoral brasileiro, do outro lado do continente.
O estudo foi feito a partir de dados colhidos por pesquisadores de quatro universidades nos Estados Unidos em conjunto com colegas de instituições chilenas. Estima-se que o terremoto tenha sido o quinto mais forte desde que se passou a medir por instrumentos os deslocamentos caudados por abalos sísmicos.
Buenos Aires, segundo a análise, moveu-se cerca de 2,5 centímetros para o oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).
O epicentro do terremoto ocorreu em uma região na América do Sul que é parte do chamado “anel de fogo”, uma área de grandes estresses sísmicos que circunda o oceano Pacífico. O terremoto no Chile ocorreu em um local onde a placa tecnônica Nazca foi “espremida” junto à adjacente placa sul-americana.
Os pesquisadores deduziram os deslocamentos das cidades ao comparar localizações precisas por meio de GPS obtidas anteriormente com medidas feitas dez dias após o evento. Segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, no período houve dezenas de abalos subsequentes, alguns com magnitude superior a 6,0 na escala Richter.
Mike Bevis, professor de ciências da Terra na Universidade do Estado de Ohio, lidera um projeto que desde 1993 tem medido os movimentos na crosta e a deformação nos Andes. O projeto, chamado de Projeto GPS dos Andes Central e do Sul (CAP), pretende triplicar sua atual rede de 25 estações GPS por toda a região estudada.
“A ideia é determinar os deslocamentos que ocorrem durante os terremotos. Ao construir novas estações, o projeto poderá monitorar as deformações pós-sísmicas que continuarão a ocorrer por diversos anos, o que permitirá ampliar o conhecimento atual a respeito da física dos terremotos”, disse Bevis.
Segundo os autores do estudo, o terremoto, apesar de trágico, representa uma oportunidade única para a pesquisa geológica. “O terremoto no Maule [Chile] deverá se tornar um dos mais importantes até hoje estudados, talvez até mesmo o maior. Hoje, dispomos de instrumentos modernos e precisos para avaliar um evento desse tipo e, por ter atingido fortemente um continente, poderemos obter dados muito valiosos das mudanças por ele promovidas”, disse Ben Brooks, da Universidade do Havaí, outro autor do estudo.
Os pesquisadores montaram um mapa que mostra os deslocamentos promovidos pelo terremoto. Imagens e dados estão disponíveis em http://researchnews.osu.edu/archive/chilequakemap.htm
Fonte: Agência FAPESP

10 Mar 2010
Acidente entre veleiro e barca no Rio de Janeiro

Barca abalroa veleiro da Escola Naval na Baía de Guanabara
Acidente aconteceu na travessia Niterói-Rio, na tarde de ontem, terça (9).
Segundo Barcas S/A, ninguém ficou ferido. Passageiros se assustaram.
O choque entre uma barca e um veleiro da Escola Naval na Baía de Guanabara assustou passageiros que faziam a travessia Niterói-Rio, na tarde desta terça-feira (9). Segundo a assessoria de imprensa da Barcas S/A, concessionária responsável pelo serviço, ninguém ficou ferido.
De acordo com a Barcas S/A, os 223 passageiros que estavam a bordo da barca precisaram esperar que os quatro alunos e um marinheiro que estavam no veleiro fossem resgatados. O acidente ocorreu por volta das 17h50.
O veleiro ficou danificado e, segundo a assessoria da empresa, a operação das barcas foi normalizada 40 minutos depois. A Marinha informou que vai divulgar uma nota sobre o caso.
Fonte: G1

10 Mar 2010
Inpe inicia estudo de nuvens quentes

Foi iniciada na semana passada a Global Precipitation Measurement (GPM) 2010 Chuva, sob a coordenação do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Trata-se de uma campanha científica que pretende estudar a formação de gotas de chuva de “nuvens quentes”, nas quais não há formação de gelo. Os trabalhos serão realizados no Maranhão, no Centro de Lançamento de Alcântara.
Os dados obtidos serão aplicados no aperfeiçoamento dos modelos de precipitação que são alimentados por informações coletadas de satélites. Os resultados também serão incorporados ao GPM.
O experimento irá até o dia 20 de março e conta com a colaboração da Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a organização do Centro de Lançamento de Alcântara e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
O GPM, ou Medidas de Precipitação Global em português, é um programa internacional coordenado pela Agência Espacial Norte-americana (Nasa) e pela Agência Espacial Japonesa (Jaxa) que busca mapear e estudar as chuvas em todo o planeta.
GPM Brasil: www.aeb.gov.br/mini.php?secao=gpm
Fonte: Agência FAPESP

10 Mar 2010
Foi só um susto
O ciclone extra-tropical se foi, como mostra a imagem de satélite ao lado, feita às 15h de ontem. Desta vez foi só susto.
O vento não passou de 13 nós no litoral gaúcho, chegando a 24 nas rajadas, e choveu muito pouco, cfe o INMET.
Em Porto Alegre, também de acordo com o INMET, as rajadas chegaram a 18 nós, tendo chovido quase 3mm/h à tarde.

09 Mar 2010
Ciclone na costa gaúcha deixa meteorologia em alerta

As costas da Argentina e do Uruguai assistem à passagem de ciclones extra-tropicais toda a semana. Normalmente deslocam-se da região polar em direção ao norte, sobre o oceano, tomam o rumo leste na costa do Uruguai ou antes, e dissipam-se em alto-mar. Provocam chuvas e ventos de até 40 nós. Ditam o clima no sul.
São formações imensas, cuja área de influência pode passar de 5.000km de diâmetro. Um ciclone passando pelas Ilhas Malvinas pode influenciar o clima em Porto Alegre, a quase 3.000km ao norte.
No final da semana passada um ciclone extra-tropical e "extra-uterino", não tão extenso como os da Antártida, formou-se na costa sudeste do Brasil, e desceu espremendo-se entre o continente e um anti-ciclone enorme, com centro a 2.500km a sudeste do RS. Segundo a Metsul, nos últimos 10 anos, apenas um ciclone formou-se no Rio de Janeiro e desceu a costa. Foi batizado de Catarina!
O fenômeno fez com que a meteorologia ficasse em alerta.
O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, consultou meteorogistas e exibiu duas páginas (veja acima) na edição de ontem (8), alertando sobre a possibilidade de tempo muito ruim no nordeste do RS e sudeste catarinense.
O Correio do Povo, de Porto Alegre, informou hoje que, desde domingo, o pesqueiro "São Pedro V", com 9 tripulantes, tenta retornar à barra do Rio Mampituba, em Torres,RS, sem sucesso, devido às ondas.
Segundo a Defesa Civil do RS, as rajadas no litoral norte do estado poderão chegar a 40nós.
A Marinha emitiu Aviso de Mau Tempo prevendo rajadas Força9 com ondas de até 5m.
Desde sexta-feira a previsão do GRIB vem prevendo que o ciclone atingiria a costa (veja carta meteorológica acima) nesta terça-feira. A previsão do GRIB para P. Alegre nesta terça (9) é ventos de 8 nós do sul por volta do meio-dia, com chuvisco, e de 16 nós (mais as rajadas) ao final da manhã em Tramandaí, no litoral norte do RS, com 8mm de chuva à tarde. Daí em diante o ciclone perderá força.
Às 17h de ontem, em Tramandaí,RS, as rajadas do leste foram de quase 18nós, amainando até a meia-noite para 4 nós.
Na primeira imagem de satélite acima, a situação no final da tarde de ontem, e na segunda a posição do ciclone à 22:30h. A última mostra a situação à zero hora desta terça-feira.
Danilo C Ribeiro, Popa.com.br

07 Mar 2010
A mais importante regata de circum-navegação começou com uma conversa num 'pub' inglês.

A próxima edição da Volvo Ocean Race, em 2011-2012 - a regata à volta do mundo para tripulações porfissionais - passará por Lisboa em Junho de 2012, o que será um marco na história deste evento oceânico que nasceu de uma simples conversa no pub Still and West, na cidade costeira de Portsmouth, Inglaterra, ainda antes de 1973.
O coronel Bill Whitbread (membro da direcção da cervejaria inglesa Whitbread, empresa patrocinadora do evento até 2001-2002) e o almirante Otto Steiner, da Royal Naval Sailing Association, tiveram a ideia de criar uma regata que percorresse todos os oceanos da Terra, cruzando especificamente o cabo Horn, a mítica passagem no extremo sul da América do Sul, e navegando nos mares austrais. Nascia a Whitbread Round the World Race, cuja primeira edição teve início em 1973, com 17 veleiros de cruzeiro e alguns barcos da Marinha de alguns países, principalmente a francesa, com aquele que se tornaria a maior lenda náutica mundial, o skipper Eric Tabarly.
A maior aventura oceânica começava com muita classe e conforto, com os veleiros equipados com frigoríficos e abastecidos de vinhos e cervejas, carnes fumadas e charutos. O milionário mexicano Ramón Carlín foi o vencedor, a bordo do luxuoso veleiro Sayula II, um clássico modelo Swan de 65 pés.
Mas em dez edições do evento, nos últimos 35 anos, muita coisa mudou. Os veleiros tornaram-se cada vez mais performantes - incluindo os incríveis maxiboats a partir de 1985-86; os radicais veleiros 60 pés em 1993-94 e, agora, as novas versões dos VOR 70 pés, os mais velozes veleiros criados para esta regata em 2005-2006. Na passada edição da Volvo Ocean Race, em 2008-2009, por exemplo, o veleiro sueco Ericsson 4, comandado pelo skipper brasileiro Torben Grael (multicampeão olímpico e veterano da Taça América) ultrapassou a mágica barreira das 600 milhas navegadas em 24 horas, estabelecendo o mais incrível recorde de velocidade à vela para veleiros monocascos tripulados.
A vida a bordo também mudou, com as equipas de 10 velejadores a levarem o mínimo de objectos pessoais (o próprio cabo da escova de dentes é serrado para economizar peso) e a viverem em condições mais que espartanas a bordo de um iate que navega qual um potro selvagem, a velocidades médias de 25 nós (45 km/h).
Fonte: DN Desporto, Portugal
Assunto relacionado: "A Voyage for Madmen", by Peter Nichols (por Jan Aten)

07 Mar 2010
Impacto acabou com dinossauros

Um meteorito acabou com os dinossauros.
Ou não?
Há tempos muitos cientistas têm discutido que a causa da extinção dos grandes répteis pré-históricos teria sido o meteorito (asteróide que impacta na superfície terrestre) que produziu a cratera de Chicxulub, no México. Para uma pesquisa que acaba de ser divulgada, a causa foi realmente essa.
Segundo estudo feito por um grupo internacional e publicado na edição desta sexta-feira (5/3) da revista Science, o impacto foi o responsável pela extinção em massa no fim do período Cretáceo, que extinguiu os dinossauros e mais da metade de todas as espécies na Terra.
O artigo afirma que, diferentemente do que outra linha de pensamento defendia, atividades vulcânicas maciças não foram a causa da grande extinção. O motivo foi mesmo o asteróide que encontrou a Terra.
O estudo foi feito por 41 cientistas de instituições de diversos países e fez a revisão de pesquisas conduzidas nos últimos 20 anos de modo a tentar determinar a causa da extinção ocorrida há cerca de 65 milhões de anos. O episódio eliminou os dinossauros, pterossauros e grandes répteis marinhos, abrindo caminho para a presença e domínio dos mamíferos.
Estima-se que o meteorito teria cerca de 15 quilômetros de diâmetro e que seu impacto foi 1 bilhão de vezes mais poderoso do que o da bomba lançada em Hiroshima no fim da Segunda Guerra Mundial.
Segundo os autores do estudo, o impacto lançou gigantesca quantidade de material em alta velocidade na atmosfera, dando origem a uma cadeia de eventos que levou todo o planeta a condições de inverno. O fenômeno foi tão catastrófico que a maior parte da vida extinta teria sumido em questão de dias.
A principal razão que levou os cientistas a concluir que a causa foi o impacto e não a série de erupções ocorridas na Índia no mesmo período foi o tempo. As erupções duraram cerca de 1,5 milhão de anos e, segundo os autores, os registros geológicos indicam que a extinção, que destruiu ecossistemas terrestres e marinhos, foi muito rápida. Ou seja, o meteorito em Chicxulub seria a única explicação plausível, dentre as disponíveis atualmente.
“Temos, agora, grande confiança de que o asteróide foi a causa da extinção do Cretáceo-Terciário. O impacto provocou incêndios de grande escala, terremotos com mais de 10 pontos na escala Richter e deslizamentos de dimensões continentais, que, por sua vez, causaram tsunamis”, disse Joanna Morgan, do Imperial College London, um dos autores da pesquisa.
“Entretanto, o prego final no caixão dos dinossauros foi o material ejetado em alta velocidade na atmosfera. O resultado foi que o planeta ficou no escuro, levando a um inverno global e matando muitas espécies que não conseguiram se adaptar a esse ambiente infernal”, disse.
“Ironicamente, enquanto esse dia marcou o fim do reinado de 160 milhões de anos dos dinossauros, acabou sendo um grande momento para os mamíferos, que até então viviam sob a sombra dos grandes répteis. A extinção foi um momento crucial na história da Terra, ultimamente abrindo caminho para que os humanos se tornassem a espécie dominante no planeta”, destacou Gareth Collins, também do Imperial College London e autor do estudo.
O artigo The Chicxulub asteroid impact and mass extinction at the Cretaceous-Paleogene boundary (10.1126/science.1177265), de Peter Schulte e outros, pode ser lido por assinantes da Science em www.sciencemag.org.
Fonte: Agência FAPESP

06 Mar 2010
Milhares de passageiros libertados de barcos presos no gelo do mar Báltico

As dezenas de barcos, incluindo grandes ferries com passageiros, que ficaram presos no gelo no mar Báltico foram libertados nesta sexta-feira (5), anunciaram as autoridades marítimas.
"Já não há qualquer barco bloqueado no gelo", precisou Ann Ericsson da unidade dos quebra-gelos da Administração marítima sueca.
No início da manhã, um ferry com cerca de mil passageiros a bordo foi libertado do gelo.
Cerca de meia centena de navios, incluindo vários ferries com milhares de passageiros a bordo, estavam bloqueados desde quinta feira no gelo do mar Báltico.
Os navios ficaram presos no gelo devido ao forte vento que se fazia sentir na entrada do arquipélago de Estocolmo, onde as temperaturas estão abaixo dos zero graus centígrados desde meados de Dezembro, num inverno excepcionalmente rigoroso.
Fonte: Jornal de Notícias; Foto: Swedish Coast Guard

05 Mar 2010
Cerca de 50 navios estão bloqueados no Mar Báltico

Mais de 50 navios, incluindo balsas com centenas de passageiros, ficaram bloqueados pelo gelo do Mar Báltico nesta quinta-feira (4).
As informações foram fornecidas por um porta-voz da Administração Marítima Sueca, Johny Lindvall.
"Cerca de 50 navios comerciais estão esperando a ajuda dos quebra-gelos. Há cerca de meia dúzia de balsas de grande porte bloqueadas, mas até agora conseguimos libertar apenas duas delas", explicou Lindvall.
Ele acrescentou que duas grandes embarcações da empresa Viking Line, que costumam levar milhares de passageiros entre a Suécia e a Finlândia, estão no grupo dos navios que se encontram presos no gelo.
Segundo a agência de notícias TT, estas duas embarcações, identificadas como "Isabella" e "Amorella", transportavam um total de 2.630 passageiros.
Fonte: G1

05 Mar 2010
O Pastor e o Mar

Fábula de Esopo
Um pastor cuidando de suas ovelhas perto de uma praia viu o mar
muito calmo, e imaginou fazer uma viagem comercial.
Vendeu suas ovelhas e investiu em um carregamento de tâmaras, e saiu a navegar.
Em uma violenta tempestade, sob risco de naufragar, jogou toda a carga ao mar para conseguir escapar.
Tempo depois, quando alguém passou e observou a serenidade do mar, ele interrompeu e disse: "Ele está querendo tâmaras de novo, e por isso mostra-se assim tranquilo".
Moral da história :
Não acredite em quem parece santo.
Fonte: Aesop's Fables

04 Mar 2010
Ondas de 8m atingem cruzeiro e causam a morte de 2 passageiros

Dois passageiros que estavam a bordo de um cruzeiro morreram e outros 14 ficaram feridos nesta quarta-feira quando três ondas de cerca de 8 metros de altura atingiram a embarcação no Mediterrâneo, informaram autoridades. Cinco janelas de áreas públicas do navio, que pertence à companhia de cruzeiros Louise Cruises, foram quebradas pela força da onda, considerada "anormal", disse o porta-voz da empresa, Michael Maratheftis à CNN.
O navio pediu permissão para atracar em Barcelona e chegou ao porto espanhol pouco após as 21h horário local (19h de Brasília), onde quatro ambulâncias aguardavam para remover os corpos e tratar dos feridos. A identidade das vítimas não foi divulgada. Sabe-se apenas que era um alemão e um italiano.
Também não ficou claro onde o acidente ocorreu. A guarda costeira grega afirma que teria sido próximo a Marseille, na França. O jornal francês "Le Figaro" e a imprensa espanhola dizem, no entanto, que onda teria atingido o navio próximo a Capo de Begur, na Espanha.
Segundo a agência de notícias Europa Press, o navio partiu de Cartagena, na Espanha, com uma parada prevista para Barcelona, mas decidiu continuar em direção a Genova, na Itália, seu destino final, devido ao mau tempo na região de Barcelona. O navio Louis Majesty, de bandeira maltesa, transportava 1.350 passageiros e 580 tripulantes.
Fonte: O Globo
Vídeo mostra ondas varrendo o interior do navio (link G1, acrescentado em 05 Mar 2010)
Entenda como se formam as ondas gigantes que abalam os navios (link Terra)

03 Mar 2010
Mulher é condenada após vender barco do ex ao ser trocada por outra

Kathleen Helman falsificou documento para consumar a venda.
Justiça autorizou o comprador a permanecer com a embarcação.
Kathleen Helman vendeu o barco para se vingar do ex-namorado.
A norte-americana Kathleen M. Helman, de 52 anos, foi condenada na segunda-feira (1) a um ano de liberdade condicional em Fox River Grove, no estado americano de Illinois, acusada de vender o barco de seu ex-namorado após ele trocá-la por outra.
Segundo reportagem do jornal "Daily Herald", a mulher fez um acordo para evitar uma pena mais pesada. Além da condicional, ela terá que pagar uma multa de US$ 500 e prestar 30 horas de serviços comunitários.
Além disso, ela deverá retornar ao tribunal em uma audiência no dia 7 de maio, quando o juiz irá determinar o valor da restituição que ela deverá fazer ao ex-namorado como parte da indenização pela venda do barco.
Kathleen falsificou um documento em agosto de 2006 para consumar a venda não autorizada. Inicialmente, ela havia sido acusada de roubo entre US$ 10 mil e US$ 100 mil, em um crime em que a pena vai de três a sete anos de prisão.
De acordo com o jornal, a mulher vendeu o barco por US$ 21 mil para um homem do estado de Minnesota. Apesar de Kathleen ter falsificado documentos, a Justiça autorizou o comprador a permanecer com a embarcação, já que ele não sabia da fraude.
Fonte: G1; Foto: Divulgação

02 Mar 2010
Neozelandês cria 'barco voador'

Inspirado nos hovercrafts, veículo também anda sobre a terra.
Um mecânico da Nova Zelândia criou um veículo capaz de voar e andar sobre a terra e a água.
Batizado de W.I.G. (sigla em inglês para "asas sobre o solo"), o equipamento foi inspirado nos hovercrafts.
O inventor Rudy Heeman levou 11 anos para concluir o veículo, usando motores de carro, fibra de vidro e até partes de uma churrasqueira.
Ele agora quer vender o W.I.G., que custa por volta de US$ 14 mil.
Fonte: BBC
Assista ao vídeo

02 Mar 2010
Menina velejadora dobrou o Cabo da Boa Esperança

Jessica Watson já ultrapassou a marca de 15.000 milhas navegadas na busca do recorde de ser a mais jovem velejadora a circum-navegar o planeta, sozinha e sem assistência.
A australianinha de 16 anos navega atualmente no Oceano Índico, com ventos fracos, a caminho de Sydney, seu porto de origem.
"Após alguns dias navegando, a cabine fica bagunçada. Uma previsão de tempo ruim pela frente me força a arrumar o barco muito mais do que a mãe fazia".
Fonte: site da Jessica
Vídeos da Jessica

Track da Jessica

1º Mar 2010
China e Quênia vão buscar naufrágio de 600 anos atrás

Almirante chinês Zheng He teria chegado a Malindi, na costa africana, em viagem realizada em 1418
A China e o Quênia planejam realizar uma busca por antigos navios chineses naufragados na costa da África há 600 anos.
Um acordo para o projeto, de três anos e financiado pelo Ministério do Comércio da China, para a exploração das águas nas cidades turísticas de Malindi e Lamu, foi assinado, informa a agência de notícias oficial chinesa, Xinhua.
O trabalho de exploração será conduzido por três meses a cada ano, com o primeiro grupo de arqueólogos chineses esperado para julho.
Acredita-se que os navios afundados eram parte de uma grande frota liderada pelo almirante Zheng He, da dinastia Ming. Ele teria chegado a Malindi em 1418. O folclore queniano fala de marinheiros chineses naufragados na área e casando-se com mulheres africanas.
Entre 1405 e 1433, Zheng He comandou armadas de dezenas de juncos e milhares de marinheiros em viagens para promover o comércio e o reconhecimento da dinastia, que havia chegado ao poder em 1368.
As sete viagens de Zheng marcaram o ápice do poderio chinês. Mas os governantes logo perderam interesse no mundo para além das fronteiras da China e cancelaram o programa de exploração mais de 50 anos antes de Colombo chegar à América.
Fonte: Estadão
Assunto relacionado: Quem descobriu o Brasil foi Hong Bao

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