Notícias do Popa

26 Fev 2010
Continuam as buscas de barco que teria desaparecido em Piçarras,SC

Socorristas já trabalham com a hipótese de trote ou mal entendido
Depois de passarem a madrugada em uma operação de buscas à embarcação que estaria incendiada em Balneário Piçarras, socorristas já consideram a hipótese de que o chamado recebido pelos bombeiros de Barra Velha seja um trote ou mal entendido.
A ligação de uma pessoa desesperada, que dizia estar afundando com outros tripulantes em um barco em chamas, mobilizou equipes de busca entre a noite de quinta-feira e a manhã desta sexta-feira no Litoral Norte do Estado. O telefonema estava ruim e durou apenas alguns segundos. Antes de a linha cair, a pessoa que telefonou para os bombeiros afirmou que já estava saltando do barco.
Socorristas não conseguiram confirmar quantas pessoas estariam a bordo e qual seria a localização exata da embarcação. Até o final desta manhã, nenhum familiar dos supostos seis desaparecidos teria entrado em contato com o grupo de resgate.
O motivo do incêndio também não foi esclarecido. Depois de receberem o telefonema, os bombeiros de Barra Velha avistaram um ponto luminoso no horizonte e comunicaram a corporação de Balneário Piçarras e Penha, que estaria mais próxima daquela região.
Segundo o comandante Johnny Coelho, dos Bombeiros Voluntários de Piçarras e Penha, as buscas só devem ser canceladas se houver a confirmação de que o telefonema foi um trote. Ainda não foi descoberta a origem desta ligação.
Fonte: Diário Catarinense

26 Fev 2010
Cruzeiro de luxo abalroa pier e 3 tripulantes morrem
Brasileiro pode ter morrido em acidente com cruzeiro no Egito
Embarcação com 1.500 a bordo se chocou contra cais; companhia não confirma nacionalidade das três vítimas
Um cruzeiro de luxo com cerca de 1.500 passageiros a bordo se chocou contra um cais quando atracava em Sharm el-Sheikh, um destino turístico do Egito no Mar Vermelho, entre fortes ventos. O acidente desta sexta-feira, 26, deixou três membros da tripulação mortos, segundo funcionários. Policiais e encarregados do resgate afirmaram que havia um brasileiro entre os mortos, mas a companhia não confirmou as nacionalidades.
A proprietária do barco, Costa Crociera, afirmou que a embarcação foi danificada do lado direito, após golpear o cais aproximadamente às 4h45. Os passageiros foram levados para hotéis e retornarão a seus países de origem, informou a empresa
Acredita-se que o clima ruim foi a causa do choque, que abriu um buraco de dois metros na embarcação, segundo um funcionário do setor de segurança egípcio. O cruzeiro Costa Europa estava em 18 dias em viagem e tinha 1.437 turistas a bordo.
Policiais e funcionários encarregados do resgate disseram, sob condição de anonimato, que as vítimas fatais eram um brasileiro, um hondurenho e um indiano. A companhia, porém, não confirmou as nacionalidades nem as identidades dos mortos.
O navio havia chegado a Sharm el-Sheikh vindo de outro porto no Mar Vermelho em Safaga, segundo funcionários locais. O barco era de 1986 e havia sido restaurado em 2002, segundo a empresa. As informações são da Associated Press.
Fonte: Estadão; Cruise Critic; Fotos: AP; Colaboração: Fernando Maciel
Cenas de paisagens gravadas a bordo do "Costa Europa" na travessia do Canal de Suez em 2009 (link YouTube)

26 Fev 2010
Mudança nas correntes do Atlântico Norte está acelerando o derretimento das geleiras do Ártico

O Instituto Oceanográfico Woods Hole acaba de divulgar uma pesquisa que demonstra que as correntes do Oceano Atlântico Norte estão se alterando, e as águas quentes que são em empurradas para o Norte pela Corrente de Golfo (Gulf Stream), passam agora a atingir as proximidades da costa da Groelândia. Os pesquisadores verificaram que as águas do Fiorde Sermilik estavam a uma temperatura de 4 graus centígrados, muito acima do que era considerado normal no passado.
As águas mais quentes amenizam o clima, e a consequência é a aceleração no derretimento das geleiras da Groelândia. Fiamma Straneo, que lidera a pesquisa, afirmou que o mais assustador é que as mudanças estão ocorrendo de forma muito rápida e são perceptíveis na escala de tempo de meses e não em anos.
O processo preocupa muito os cientistas. As geleiras da Groelândia possuem uma espessura de cerca 3,5 km e uma superfície com um tamanho semelhante ao território do México e, portanto, retêm uma grande quantidade de água, que a medida que se derrete e se desprende da geleira e chega ao Oceano.
Na última década, as geleiras diminuíram significativamente e a participação do derretimento na elevação do nível dos oceanos mais do que dobrou.
Fonte: Axel Grael, de Woods Hole

26 Fev 2010
Furacões quentes
Quem sofre com as temperaturas elevadas no atual verão no Brasil pode se consolar em saber que a situação já foi muito pior. Imagine um El Niño que simplesmente não vai embora, não dando chances para a redução do calor durante muitos séculos?
Em artigo publicado na edição desta quinta-feira (25/2) da revista Nature, pesquisadores da Universidade Yale e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, apontam um motivo para as temperaturas elevadas de 3 milhões a 5 milhões de anos atrás, durante o início do período Plioceno.
Uma dúvida que intrigava os cientistas era como o calor se manteve durante tanto tempo, uma vez que as concentrações de dióxido de carbono eram semelhantes às atuais.
Segundo o estudo, o motivo foram os ciclones tropicais (ou furacões) mais frequentes no Pacífico, que alteraram a distribuição de água quente no Equador, levando a uma espécie de El Niño muito duradouro. O resultado foi uma temperatura média cerca de 4º C mais elevada do que a atual.
Alexey Fedorov, de Yale, e colegas combinaram um modelo de estudos de furacões com modelos climáticos para investigar a época que muitos pesquisadores consideram a mais próxima das condições que se esperam no futuro próximo com relação à emissão de gases de efeito estufa.
O grupo identificou uma relação entre furacões e a circulação nas camadas superiores do oceano. Massas de água foram aquecidas pelos ciclones à medida que se dirigiam ao Equador e, depois, subiram no Pacífico equatorial leste como parte da circulação oceânica promovida pelas correntes de ar.
De acordo com a pesquisa, ciclones tropicais eram mais frequentes no Pacífico Central, área em que atualmente há poucos furacões. E essa grande atividade provavelmente fortaleceu o aquecimento do Pacífico equatorial leste o que, por sua vez, aumentou ainda mais a frequência de furacões.
A relação entre furacões e circulação oceânica pode levar a múltiplos estados climáticos, apontam os pesquisadores. Um deles, ocorrido no início do Plioceno, foi o de condições de El Ninõ milenar. Outro estado é o atual, de um Pacífico equatorial leste mais frio.
Segundo os autores, os resultados da pesquisa reforçam o papel importante dos ciclones tropicais no clima do planeta.
O artigo Tropical cyclones and permanent El Niño in the early Pliocene epoch (Vol 463 | doi:10.1038/nature08831) de Alexey Fedorov e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.
Fonte: Agência FAPESP

24 Fev 2010
Reconhecimento esculpido

O Clube Náutico Itapuã, com sede em Viamão,RS, realizará neste final de semana um Velejaço especial. No evento náutico será apresentada ao público uma escultura confeccionada em homenagem ao meio náutico gaúcho que colaborou para a execução das obras de dragagem do canal de acesso ao clube.
Na mesma ocasião a Comodoro Christina Silveiro descerrará placa com o agradecimento do clube às várias contribuições para a realização das obras que revitalizaram o ponto mais estratégico da navegação de recreio no Rio Guaíba.
Por fim, o evento homenageará a atuação do ex-vice-comodoro de obras da entidade, Comte Joel Raymundo, que em breve iniciará viagem pela costa brasileira com seu veleiro Easy Going.
O que: Velejaço a Itapuã
Largada: Farolete da Piava, Rio Guaíba
Quando: 27 de Fevereiro 2010, às 09:30h
Mais informações

23 Fev 2010


MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

Fax n.º  ___ Data: 23/02/2010              

AVISO  VENTO  FORTE


A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade  de:


    AVISO DE MAU TEMPO.

AVISO NR 054/2010
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1400 HMG - TER - 23/FEV/2010
ÁREA ALFA. VENTO NW/SW FORÇA 7
VÁLIDO ATÉ 240000 HMG.

AVISO NR 058/2010
AVISO DE VENTO FORTE/DURO
EMITIDO ÀS 1400 HMG - TER - 23/FEV/2010
ÁREA ALFA A SUL DE 30S A PARTIR DE 241200 HMG. VENTO SW FORÇA 7/9
COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 251200 HMG.

AVISO NR 059/2010
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1400 HMG - TER - 23/FEV/2010
ÁREA ALFA AO NORTE DE 30S, ÁREA BRAVO AO SUL DE 26S E ÁREA CHARLIE AO
SUL DE 25S A PARTIR DE 240900 HMG. VENTO NW/SW PASSANDO SW/SE FORÇA 7.
VÁLIDO ATÉ 250000 HMG.

AVISO NR 062/2010
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 1400 HMG - TER - 23/FEV/2010
ÁREA ALFA A PARTIR DE 241200 HMG E ÁREA BRAVO AO SUL DE 25S A PARTIR DE 251200 HMG.
ONDAS DE SW 3.0/5.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 261200 HMG.  

AVISO NR 063/2010
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1630 HMG - TER - 23/FEV/2010
ÁREAS ALFA E CHARLIE AO SUL DE 27S A PARTIR DE 241800 HMG . ONDAS DE S/SE 2.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 251200 HMG.
       3ºSG-OS SCHOTT
        INSPEÇÃO NAVAL

23 Fev 2010
"Quando percebemos que o avião tinha nos visto, começamos a chorar", disse sobrevivente de naufrágio
Os primeiros 12 dos 64 sobreviventes do Navio Veleiro Concordia, localizados por uma aeronave Bandeirante Patrulha (foto) do Quarto Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (4°/7° GAV) e por uma aeronave C-130, Hércules, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT ) da Força Aérea Brasileira, chegaram por volta do meio-dia deste sábado no Rio de Janeiro.
“Queremos ressaltar que o encontro das pessoas, do navio e das balsas se deu graças a uma aeronave patrulha da Força Aérea Brasileira”, disse o vice-almirante Gilberto Max Roffé Hirschfeld, Comandante do Primeiro Distrito Naval (1° DN) na abertura da coletiva com a imprensa.
Keaton Farwell, Laurem Unsworth, Katharine Irwin e Olívia Aftergood, estudantes que estavam a bordo do veleiro, contaram que era o começo de uma aula de biologia. Alguns estudantes já estavam na sala de aula, outros ainda na área de refeição do navio, quando ele virou.
Foram apenas 15 segundos para a água entrar e inundar praticamente todo o navio e logo fosse dado o sinal de socorro via satélite e de imediato foram todos encaminhados para as balsas; “Sentimos frio, as ondas estavam muito altas, chovia muito, era um grande desconforto, mas com a chuva conseguimos recolher água para beber”, relataram sobre a aflição que sentiram em alto mar.
O Medo de ninguém saber do ocorrido e a possibilidade de ficar ali semanas, sabendo que poderiam acabar morrendo, foram os piores pensamentos a bordo dos botes salva-vidas, segundo Keaton Farwell.
Natasha Carruthers, de 18 anos, estudante canadense, estava na hora do seu plantão no bote, quando avistou a aeronave da Força Aérea Brasileira: “Nós revezávamos de hora em hora para ficar na parte da frente do bote e ter melhor visibilidade para avistar qualquer possibilidade de salvamento.
Foi na minha hora de plantão que eu vi o avião sobrevoar a gente. Usei o sinalizador do bote (na foto acima, um dos tipos de sinalizador disponíveis no mercado internacional).
Outros botes que nós nem conseguíamos avistar também fizeram o mesmo. Só então percebemos que os botes estavam próximos uns dos outros. Quando percebemos que o avião tinha visto a gente, começamos a chorar.
A aeronave começou a sobrevoar em círculos no local onde estávamos. Não tem como descrever a sensação de alegria”, concluiu emocionada.
O Hércules disparou um artefato iluminante com paraquedas, para que os tripulantes dos navios mercantes nas proximidades pudessem enxergar os botes salva-vidas (na foto acima, um tipo de flare iluminante).
Fonte: FAB - Força Aérea Brasileira

23 Fev 2010
Cidade do Cabo será o primeiro porto de escala da Volvo Ocean Race

No fim de 2011 será dada a largada para maior regata volta ao mundo, a Volvo Ocean Race, e a organização já está definindo o roteiro da competição.
A Cidade do Cabo, na África do Sul, foi anunciada como o primeiro porto de escala da competição. Esta é a oitava vez que a cidade terá a presença das embarcações.
A prova, que larga de Alicante, na Espanha, terá o mesmo percurso da edição 2008-2009, que contou com 6.500 milhas náuticas, cerca de 12 mil quilômetros.
O vencedor da última edição, o Ericsson 4, do comandante brasileiro Torben Grael, levou aproximadamente 21 dias e 17 horas para completar o percurso.
Knut Frostad, CEO da Volvo, garante que recebe propostas de várias cidades ao redor do mundo para ser aceita como ‘passagem’ da competição. “Levamos tempo para avaliar cuidadosamente mais de 80 opções de portos em todo o mundo que se interessam em sediar o evento antes de tomar nossas decisões. É ótimo ter a Cidade do Cabo conosco, partilhando das mesmas visões e ambições”, declarou Frostad.
A cidade de V&A Waterfront será o local para os tripulantes das embarcações prepararem os barcos para as próximas pernas da competição. Mas a programação da prova, incluindo uma etapa in-port, não dará muito tempo para reparos e ajustes.
Fonte: Webventure/UOL; Foto: VOR/Divulgação

22 Fev 2010
Navio camaroeiro atacado por piratas em alto-mar

“Nem na terra, nem no mar, ninguém esta a salvo”. Estas foram as primeiras palavras do comandante Jorge Sena do navio camaroneiro Maguary XLVI (foto) ao atracar no porto da Vila de Icoaraci.
O navio foi tomado de assalto na madrugada desta sexta-feira (19) por vinte homens armados de escopetas e pistolas quando navegava a 12 milhas da capital do Pará, voltando de 40 dias de pesca após o defeso do camarão rosa com uma carga de cinco toneladas do crustáceo.
Os homens em uma embarcação veloz renderam o navio e seus tripulantes, tendo como medida imediata cortar o contato via satélite.
O navio foi presa fácil para os piratas que renderam primeiro o comandante e depois o restante da tripulação colocando-os em um cubículo de pouco mais de um metro, sem ventilação por mais de três horas até serem levados para o convés onde foram obrigados a transportar toda a carga para os barcos que encostaram para dar apoio à quadrilha.
Houve terror e ameaças de morte em série caso não colaborassem com as exigências da quadrilha. O camaroneiro foi levado para trás da Ilha do Cotijuba e lá saqueado.
Os piratas levaram uma sonda, o GPS, uma bussola, dois rádios, três redes de pesca avaliadas em R$12 mil reais, além do rancho dos tripulantes, pertences pessoais, dez mil litros de óleo diesel e a carga de cinco toneladas de camarão rosa avaliado em R$150 mil reais.
A quadrilha tinha pelo menos vinte homens todos encapuzados utilizando armamento pesado como pistolas automáticas, escopetas e fuzis e agiram com extrema violência. A embarcação utilizada para a abordagem segundo o comandante Jorge Sena não tinha identificação, mas era um barco de aproximadamente três toneladas todo branco com o fundo vermelho.
Não existe policiamento e o jogo em empurra-empurra para saber qual o órgão responsável pela segurança nos rios e oceanos acaba contribuindo para a impunidade dos criminosos.
Este é o segundo navio assaltado em menos de quinze dias no mesmo local. O primeiro teve uma carga de 30 toneladas de piramutuba transferida numa operação de guerra pela quadrilha, cujos tripulantes também foram obrigados a carregar toda a carga durante seis horas o que normalmente é feita em dois dias.
O caso foi registrado na Seccional Urbana de Icoaraci, mas deve tramitar na Delegacia Fluvial que investiga as ações de piratas nos rios do Pará. Após o saque a quadrilha tomou o rumo da Ilha do Marajó, onde nos rios Urubuquara e Guajará se concentram os maiores esconderijos de “piratas”.
Fonte: Diário do Pará

21 Fev 2010
Náufragos do Navio veleiro Concordia desembarcaram no Rio
Equipamentos de segurança e treinamento fazem enorme diferença no desfecho de naufrágio
Apesar da perda do navio veleiro, o naufrágio do Concordia teve um final feliz. A tripulação composta, na grande maioria, por alunos adolescentes, certamente obteve do naufrágio mais histórias recheadas de adrenalina para contar do que traumas.
É bem provável que o comandante seja mais lembrado por ter conseguido embarcar toda a tripulação em botes salva-vidas em um mar duro, o que de fato ocorreu, do que pela hipótese improvável de ter cometido eventual erro quanto a procedimentos ou precaução diante das previsões meteorológicas de mau tempo disponíveis.
A Marinha do Brasil teve saldo positivo no evento, alvo que foi de notícias na imprensa internacional exaltando sua ativa participação no resgate, enviando navios às coordenadas do naufrágio informadas pela EPIRB do navio.
O lastimável naufrágio do S/V Concordia deixou uma lição aos navegantes: uma embarcação bem equipada com equipamentos de emergência, como EPIRB, botes salva-vidas, fogos a bordo dos botes, e tripulação treinada para enfrentar situações de emergência, fazem muita diferença no desfecho de um naufrágio.
Previsão do GRIB na véspera do naufrágio (arquivo GRB compactado, 3MB)
Notícias sobre o naufrágio do Concordia: Globo(vídeo), Estadão, G1(vídeo), Terra, Folha

20 Fev 2010
Influência dos ventos na profundidade da Lagoa dos Patos
Os corpos d'água sofrem alterações de profundidade em função dos ventos atuantes sobre a superfície. Se soprarmos sobre um recipiente com água, como se imitando o efeito do vento, poderemos notar que a profundidade da água torna-se maior a sotavento.
O que dizer da alteração de profundidade nos rios, lagos e lagoas sob a ação dos ventos?
Na terça-feira de carnaval, dia 16, soprou forte do sudeste no Porto do Barquinho, costa leste da Lagoa dos Patos. O local oferece bom abrigo das ondas, mas com ventos beirando 60 nós de SE, ocorre o rebaixamento da lagoa na costa leste.
A ação foi tão acentuada que em aproximadamente uma hora após a chegada do vento, a costa leste da Lagoa dos Patos perdeu um metro de profundidade, enquanto que na costa oeste, como em Tapes, a umas 30 milhas náuticas de distância, a água subiu o mesmo tanto, conforme informação do Comte Emilio Oppitz.
Alguns veleiros atracados no Porto do Barquinho ficaram no seco, de uma hora para outra, no meio da tarde de terça-feira (foto acima).
Veja mais abaixo "Ventania no Sul", no dia 17.
Foto: Clovis Melendo
Saiba mais

20 Fev 2010
Velejadora americana risca o céu de Porto Alegre

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) passou pelo céu de Porto Alegre na noite de ontem com um brilho excepcional. A aparição levou 3 minutos. A nave pareceu maior do que as estrelas mais brilhantes, andando rápido pelo céu e quanto mais próxima ao zênite, mais brilhava.
Desta vez a ISS passou acoplada à nave de transporte Endeavour, conforme informou o Comandante Plinio Fasolo, astrônomo e ex-professor da PUCRS.
Seis tripulantes cumprem missão a bordo da ISS, incluindo Kay Hire, a astronauta velejadora nascida no Alabama e primeira mulher escalada para um avião de combate da Marinha americana.
Hoje haverá nova passagem, às 21:28h (local), com duração de 2 minutos. A aproximação se dará a WNW, com altura de 14º sobre o horizonte, e a saída a NNW, a 13º.
Novas passagens da ISS

Fonte: NASA

19 Fev 2010
Todos os tripulantes do Concordia foram resgatados sãos e salvos
Depois de 10 meses no mar, o Navio veleiro Concordia, de bandeira canadense, naufragou ontem, dia 18, provavelmente a 500 milhas náuticas a ESE de Florianópolis, a julgar pelo rumo e velocidade do último dia navegado. A última posição do track, na véspera do naufrágio, indicava 300 milhas a SE do Rio de Janeiro.
A previsão do GRIB indicava que o Concordia atravessaria região com ventos de 25 nós do SE, provavelmente por influência de um anti-ciclone.
Todas as 64 pessoas a bordo, sendo 10 tripulantes e 54 alunos do ensino médio, foram resgatadas de 4 balsas salva-vidas pelo navio mercante “Hokuetsu Delight”, por determinação da Marinha do Brasil.
A viagem integrava programa educacional em que os estudantes viajavam por diversas partes do mundo, com aulas a bordo, visitas a museus nas escalas e aprendendo técnicas de navegação.
Equipes de resgate da Marinha estão tentando fazer o transbordo das vítimas do naufrágio do veleiro com a ajuda de um helicóptero. O mar está ruim, com ondas de 2,5m.
O jornal O Globo informou que o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, divulgou, nesta sexta-feira, uma nota de agradecimento à Marinha brasileira e aos navios mercantes que ajudaram no resgate de todas as 64 vítimas do naufrágio do veleiro de bandeira canadense SV Concordia. "Estamos profundamente aliviados porque uma tragédia foi evitada e porque os membros da tripulação voltarão em breve para casa sãos e salvos", diz um trecho da nota.
Fonte: Com informações do West Island College International e da Marinha do Brasil

19 Fev 2010
Navio veleiro naufraga a 300 milhas do Rio de Janeiro

O navio veleiro Concórdia, de bandeira canadense, naufragou, com 64 tripulantes a bordo, a cerca de 300 milhas do litoral do Rio de Janeiro, ontem, quinta-feira, após enfrentar fortes ventos. Até o momento, foram localizadas três balsas com aproximadamente 48 pessoas, que estão sendo resgatadas pelo navio mercante Hokuetsu Delight. O Comando do 1º Distrito Naval informou que, por volta das 17h desta quinta-feira, pediu que a Força Aérea Brasileira enviasse uma aeronave para investigar a emissão de um sinal de emergência acionado pelo navio. Por volta das 20h, a aeronave localizou uma balsa salva-vidas com pessoas nas proximidades do local onde foi detectada aquela emissão. O navio, que pertence a West Island College International, fazia a travessia de Recife para Montevidéu. A embarcação partiu no dia 8, com chegada prevista no dia 23.
Segundo um dos tripulantes que foi resgatado, ainda faltaria uma balsa, possivelmente com 16 pessoas, a ser localizada.
A Marinha enviou ao local a fragata Constituição com uma aeronave a bordo para ajudar nas buscas, com chegada prevista para 13h. Três navios mercantes que navegavam naquela área se dirigissem ao encontro da balsa. Partiu ainda do Rio de Janeiro o rebocador de alto-mar Almirante Guillobel, com chegada prevista na madrugada do dia 20. A fragata Liberal partirá do Rio de Janeiro às 9h. A FAB mantém uma aeronave Hércules C-130 nas buscas.
Fonte: O Globo
Obs.: O navio veleiro Concordia faz cruzeiros educativos com jovens. Na quarta-feira o log do navio registrou ventos com Força 6 de NNE.

19 Fev 2010
Naufrágio de pesqueiro português com vítimas

Capitania suspeita que pescadores de barco acidentado estavam sem coletes salva-vidas
Os pescadores que seguiam na embarcação que hoje naufragou ao largo de Viana do Castelo, na costa portuguesa, "não estariam" a usar colete salva-vidas, admitiu hoje, à Lusa, o comandante da Capitania local.
"O corpo do pescador já encontrado foi resgatado sem colete, o que me leva a presumir que não o estaria a usar", referiu Vítor Martins dos Santos.
Acrescentou que "na grande maioria dos acidentes deste género, vem-se a constatar que os pescadores não usam os coletes salva-vidas".
Fonte: Lusa

18 Fev 2010
Velejador navegou em rios e mares do mundo

Em entrevista a Wanderley Nogueira, Beto Pandiani conta detalhes da viagem feita há 15 anos, quando atravessou rios e mares, de Miami a Ilhabela. Essa viagem rendeu um livro chamado "Entre Trópicos", cujas linhas são inspiradas nas aventuras vividas sobre as águas e, também, no meio de florestas.
A viagem foi realizada quando o sistema GPS estava apenas no seu inicio. "Era tudo estimado", sorri. A sorte estava ao lado dos navegadores.
Uma curiosidade contada por Beto Pandiani: o Rio Negro tem uma alcalinidade que não atrai insetos. "Como não tem inseto, não tem peixe", diz. Com isso, não há gente habitando o local. "Foi um momento de muita solidão. Dias sem ver ninguém".
Pandiani descreve os dias em que viveu entre os índios Ianomanis. Ao tentar atracar na barranca de um rio, as árvores impediam a aproximação devido ao mastro do veleiro. Integrantes da tribo não aculturada cortaram os galhos das árvores ao ver a situação, sem que lhes fosse solicitado.
Fonte: Terra
Mais: Entre Trópicos

17 Fev 2010
Baleeiros japoneses são feridos por ácido na Antártida

O material foi lançado por ativistas na tentativa de conter a caça de baleias
Três tripulantes de um navio baleeiro japonês ficaram feridos por ácido corrosivo lançado por ecologistas que protestam contra suas atividades em águas da Antártida, informaram hoje fontes japonesas.
Os marinheiros sofreram lesões em seus olhos e rostos por conta da agressão, segundo Glenn Inwood, porta-voz do Instituto Japonês de Investigação de Cetáceos, que assinalou que os ativistas estavam em um barco da organização conservacionista Sea Shepherd.
Os ecologistas confirmaram que atiraram ácido em direção ao pesqueiro, mas garantiram que não era tóxico. O fato ocorreu ontem durante um confronto entre quatro embarcações japonesas e dois navios de ativistas ambientais nas águas do continente gelado.
Os ativistas primeiro tentaram bloquear o pesqueiro para danificar o motor, depois apontaram um laser cegante em direção aos tripulantes e por fim lançaram bombas de mau cheiro e o ácido corrosivo, denunciaram os baleeiros.
Há dois anos os ecologistas perseguem os pesqueiros japoneses para sabotar suas atividades na Antártida, onde estão autorizados a caçar uma cota anual de baleias para estudá-las com "fins científicos", segundo o Governo japonês.
Austrália e Japão estiveram a ponto de uma crise diplomática em 2009, quando um juiz australiano decidiu que era ilegal capturar cetáceos na reserva marinha declarada por Canberra no continente, cuja soberania não é reconhecida por Tóquio.
Pouco depois, um navio do Departamento de Alfândegas australiano vigiou e filmou durante semanas as atividades dos baleeiros japoneses, que foram atacados em várias ocasiões por ecologistas da Austrália e Nova Zelândia.
A Comissão Baleeira Internacional condena a atividade dos pesqueiros japoneses, mas Tóquio ignora os protestos, e exige que seja cancelada a moratória vigente para permitir capturas de cetáceos em pequena escala.
Na foto acima, integrante (à esquerda) do grupo ecologista Sea Sheperd's aponta o lançador de àcido para o baleeiro
Fonte: EFE
Veja vídeo da colisão entre a embarcação baleeira e de ativistas

17 Fev 2010
Ventania no sul

O vento roncou forte na Lagoa dos Patos ao meio-dia de ontem, terça-feira de carnaval. Em Mostardas as rajadas do sudeste chegaram a 58 nós. Alguns veleiros estariam atracados ou retornando do Porto do Barquinho, na região de Mostardas, nesta terça-feira.
Em Rio Grande foram registrados picos de 34 nós de sudeste também. Por conta da mesma frente fria, em Tramandaí, as rajadas chegaram a 36 nós, do sudoeste, no início da noite. Em Porto Alegre, as rajadas do sudeste alcançaram 28 nós, deixando um barco de pesca à deriva. Os pescadores foram resgatados pelos bombeiros.
Fonte: Velocidades do vento registradas pelo INMET em "m/s" e convertidas/arredondadas para "nós"; Gráfico: Previsão do GRIB. As "flechas" indicam a direção e a velocidade do vento. Cada "pena" da "flecha" significa 10 nós. Meia "pena" indica 5 nós. A "pena" no canto inferior direito, por exemplo, indica vento sudeste de 30 nós. Esta notação é utilizada em mapas de tempo há mais de século.

17 Fev 2010
Comandante deixa passageiros e tripulantes a ver navios em Fortaleza

Navio suspende deixando de embarcar 100 passageiros
A saída do navio MSC Melody provocou confusão em Fortaleza, no Ceará. Cem pessoas que embarcariam para fazer um cruzeiro pelo Nordeste brasileiro ficaram esperando no porto de Fortaleza, mas não embarcaram. Elas deveriam ter embarcado no início da tarde de ontem, quando descobriram que o navio havia partido. A empresa responsável pelo cruzeiro alegou mau tempo para não esperar pelos passageiros. Segundo a empresa, os fortes ventos colocariam em risco as pessoas na hora do embarque.
Os passageiros, de várias regiões do país, passariam sete dias viajando pela costa nordestina. Eles pagariam cerca de R$ 2.200 pelo pacote. A empresa deu duas alternativas para o grupo: o reembolso do dinheiro, ou marcar uma nova data para a viagem. Até tripulantes ficaram para trás. A embarcação passará por João Pessoa, Recife, Salvador e Maceió.
Fonte: O Globo

16 Fev 2010
Qual será o futuro da America's Cup?

Uma certeza já foi anunciada pelos vencedores americanos - a próxima edição será organizada por uma entidade independente.
O patrão do sindicato norte-americano BMW Oracle Racing, milionário Larry Ellison, foi cauteloso nas suas declarações depois da estrondosa vitória do trimarã USA 17 na 33.ª edição da Taça América, em Valência, Espanha, mas deixou antever mudanças para o futuro da mais antiga competição mundial de vela.
Ellison confirmou que já existe um Challenger of Record - um representante de todos os sindicatos desafiantes -, o Club Nautico di Roma, no qual é filiado Vincenzo Onorato, patrão do sindicato Mascalzone Latino.
A mais importante declaração, todavia, foi que a próxima edição da Taça América será organizada por uma entidade independente, e não pelos agora defensores americanos do BMW Oracle Racing.
"Esta edição da Taça América foi particularmente importante, pois apresentou os dois veleiros mais velozes do mundo - o nosso trimarã USA 17, com a vela-asa, e o catamarã suíço Alinghi 5. Foi um desafio aos limites tecnológicos e humanos. Foi uma verdadeira regata de alta tecnologia", disse Ellison, orgulhoso do trabalho da sua equipa, principalmente do especialista Mark Turner, que orquestrou a construção do revolucionário trimarã que atraiu a atenção não só dos fãs da vela mas de um público muito mais alargado.
"Na próxima edição da Taça América será importante a cobertura televisiva, para atrair mais público. Queremos tomar decisões que envolvam os velejadores e os sindicatos. O mais importante agora é decidir o futuro juntamente com toda a comunidade da Taça América", acrescentou Ellison, dizendo que irá unir esforços no sentido de angariar patrocinadores não só para o evento mas para todos os sindicatos participantes.
Sem anunciar datas ou local da próxima Taça América, Ellison deixou antever que a competição tanto poderá ser em São Francisco, sede do iate clube que representa, como também é possível considerar Rhode Island, Newport, na costa leste dos EUA, San Diego, na Califórnia, ou até Valência, que já tem toda a infra-estrutura montada. E, dada a amizade que une Russell Coutts, CEO do sindicato, ao empresário Patrick Monteiro de Barros, a candidatura de Lisboa/Cascais pode até voltar a ser avaliada.
Relevante será o encontro da comunidade da Taça América em Março próximo de Auckland, Nova Zelândia, na disputa do Troféu Louis Vuitton, um evento que a marca de luxo francesa criou depois de ter adbicado do patrocínio da polémica 33.ª Taça América.
Fonte: Diário de notícias, Lisboa

16 Fev 2010
Whisky de expedição realizada há 100 anos é achado na Antártida

Bebida estava em cabana utilizada pelo explorador Ernest Shackleton
Cinco caixotes de whisky escocês e dois de brandy foram recuperados por um grupo que restaura uma cabana na Antártida, usada há mais de 100 anos atrás pelo famoso explorador Ernest Shackleton.
O gelo quebrou algumas das garrafas que foram deixadas no local em 1909, mas os restauradores disseram nesta sexta-feira, 5, que têm certeza de que os caixotes contêm garrafas intactas "já que o líquido pôde ser ouvido quando os caixotes foram movidos".
O líder do grupo do New Zealand Antarctic Heritage Trust, Al Fastier, disse que eles acreditavam que não havia caixotes e ficaram surpresos em encontrar cinco deles.
O grupo Whyte & Mackay, atual proprietário da destilaria McKinlay and Co. quer recuperar amostras do whisky para testá-las e, assim, decidir se vai relançar a antiga bebida.
Fastier disse que os restauradores encontraram os caixotes sob o piso da cabana em 2006, mas eles estavam muito fundos no gelo para serem retirados.
Os neozelandeses concordaram em perfurar o gelo e tentar pegar algumas garrafas, embora as demais devam permanecer, de acordo com as diretrizes de conservação do Tratado Antártico.
"A descoberta inesperada dos caixotes de brandy, fabricados pela Mackinlay & Co e pela The Hunter Valley Distillery Limited Allandale são um bônus", disse Fastier.
Alguns caixotes de quebraram e formou-se gelo em seu interior.
Fastier disse em comunicado que fará a extração do conteúdo de forma delicada, mas a organização vai decidir o que fazer nas próximas semanas.
Richard Paterson, mestre da Whyte and Mackay, cuja empresa forneceu a bebida para Shackleton, descreveu a descoberta como "um presente dos céus para os amantes de whisky".
"Se os conteúdos puderem ser confirmados, extraídos com segurança e analisados, a mistura original poderá ser replicada. Tendo em vista que a receita original não existe mais, isso pode abrir a porta da história", disse ele em comunicado.
A expedição de Shackleton ficou sem suprimentos durante sua jornada para o polo Sul, a partir da costa antártica, realizada entre 1907 e 1909 e voltou quando estava a cerca de 160 quilômetros de seu objetivo.
A expedição deixou o local em 1909 quando o gelo de inverno se formava, deixando para trás vários materiais, incluindo o whisky e o brandy.
Fonte: Estadão; Foto: Divulgação/NZAHT;
Colaboração: Roberto Gruner

14 Fev 2010
Marinha autoriza navios da Rússia e EUA a pesquisarem no País
Equipes de pesquisadores estrangeiros coletarão dados na Bacia Amazônica e na costa litorânea do RJ
Representantes da Marinha do Brasil estarão a bordo dos navios estrangeiros para monitorar pesquisas
O Comando da Marinha autorizou dois navios, de nacionalidades russa e norte-americana, a realizar pesquisas científicas em águas brasileiras. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 11.
A pesquisa conduzida pelo navio Knorr, de bandeira norte-americana, vai coletar dados para a reconstituição de um registro fóssil da Bacia Amazônica. A autorização é válida para o período de 21 de fevereiro a 12 de março deste ano.
O navio R/V Professor Logachev, de bandeira russa, vai coletar amostras de montanhas submarinas nas regiões da Cadeia Vitória-Trindade e Cadeia Norte Brasileira. A pesquisa, a ser feita por meio de dragagens, subsidiará a elaboração de uma proposta de limite exterior da plataforma continental brasileira a ser encaminhada Comissão de Limites da Plataforma Continental, na Organização das Nações Unidas. A autorização para a pesquisa vale para o período de 22 de fevereiro a 22 de maio próximo.
Os navios devem aderir ao Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo (Sistram), conforme as Normas da Autoridade Marítima para Tráfego e Permanência de Embarcações em Águas Jurisdicionais Brasileiras, e qualquer alteração da rota deve ser comunicada Marinha brasileira.
Cada navio terá a bordo um representante da Marinha do Brasil, com autoridade para impedir a coleta de dados fora do propósito e do período especificados.
Fonte: Agência Brasil

13 Fev 2010
Trimarã 'USA 17 Oracle' arrasa os suíços do 'Alinghi 5'

Quinze minutos de vantagem em duas horas de regata
O mais ansiado duelo na Taça América entre o trimarã norte-americano USA 17 e o catamarã suíço Alinghi 5, defensor do troféu, revelou-se como a mais emocionante e surpreendente regata na história do evento. Depois de dias de espera, a primeira regata da série à melhor de três foi disputada ontem em Valência (Espanha), com uma estrondosa vitória do trimarã USA 17.
Depois de 2.12 h. de prova, o trimarã USA 17 cortou a meta com 15.28 minutos e 3,5 km de vantagem no percurso barlavento/sotavento com 40 milhas, e mostrou de vez a supremacia tecnológica da excepcional vela-asa rígida de 68 metros de altura.
Tudo começou com um quase fiasco por parte do timoneiro australiano James Spithill que se viu com o trimarã USA 17 travado contra o vento, sem controlo do leme, o que resultou num atraso de 1. 27 m na largada da regata.
Mas antes de se ver em dificuldade, Spithill tinha colocado a equipa suíça em maus lençóis, impondo ao Alinghi 5 uma penalização antes da largada, por este não ter dado direito de passagem ao trimarã americano durante as manobras de pré-largada.
Porém, passados 20 minutos de prova, o USA 17 ultrapassou o rival e mostrou uma performance estonteante, atingindo velocidades de mais de 28 nós (50,4 km/h) sob os ventos do quadrante sul, que sopraram entre os 5 e os 8 nós (9 e 14,4 km/h).
Na passagem pela única bóia de contravento, o USA 17 registava já mais de 1,5 km de vantagem e 3.21 m de avanço. Na navegação a favor do vento, o catamarã Alinghi 5, timoneado pelo patrão do sindicato, o milionário ítalo-suíço Ernesto Bertarelli, não comprovou a previsão de superioridade em ventos fracos nem em navegação à popa.
Com dois dos três cascos constantemente fora da água, o USA 17 seguiu impávido até à meta, enquanto o Alinghi 5 ainda se atrapalhou na manobra de penalização, no final do percurso, até conseguir cruzar a meta.
Fonte: Diário de Notícias, Lisboa

13 Fev 2010
Polêmicas lançam dúvidas sobre aquecimento global

Cientistas pedem reforma total no painel da ONU vencedor do Nobel da Paz
Desde o final do ano passado, alguns dos principais cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) não têm tido paz.
Suas pesquisas estão sob intensos ataques, enfrentando nos últimos meses acusações que vão de descuidos a fraudes, que colocariam em suspeita o real impacto do aquecimento global. A polêmica começou às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Copenhague em dezembro passado. Hackers roubaram e divulgaram mais de mil e-mails de funcionários da Universidade de East Anglia, na Grã-Bretanha, sede de uma das primeiras unidades de pesquisa climática do mundo. As mensagens provariam que os cientistas esconderam e adulteraram informações. O caso ficou conhecido como “Climategate”.
– Houve ameaças de morte. Pessoas disseram que eu deveria me matar. Pensei mesmo sobre suicídio diversas vezes, mas creio que agora já passei dessa fase – disse o chefe da Unidade de Pesquisa sobre o Clima (CRU) da Universidade de East Anglia, Phil Jones, ao jornal The Sunday Times.
Agora, o maior alvo de críticas é o indiano Rajendra Pachauri, chefe do IPCC. Em 2007, ele recebeu o Nobel da Paz em nome da entidade – prêmio dividido com o ex-vice-presidente americano Al Gore. Há um clamor dos chamados “céticos do aquecimento global” para que Pachauri renuncie ao cargo. Os pedidos se devem, especialmente, ao fato de o IPCC ter admitido no mês passado que a advertência feita anteriormente, de que as geleiras do Himalaia poderiam desaparecer até 2035, está mal fundamentada cientificamente.
Segundo o painel, os procedimentos-padrão estabelecidos para a realização de seus relatórios não foram seguidos. Além disso, Pachauri é acusado de lucrar indevidamente prestando consultoria a empresas. O indiano nega todas as acusações e descartou deixar o cargo. Prometeu, no entanto, tornar mais rígidos os procedimentos das pesquisas.
Os erros – e a erosão que eles vêm causando na confiança do público – estão fazendo com que alguns cientistas peçam mudanças drásticas. Uma manifestação pela reforma do IPCC foi publicada na edição desta semana da revista científica Nature. Um dos autores, o pesquisador britânico Mike Hulme propõe a extinção do painel da ONU e, em contrapartida, a criação de outras três organizações encarregadas de lidar com o aquecimento global.
Fonte: Zero Hora ; Foto: AP
Mais sobre a Farsa do Aquecimento Global

13 Fev 2010
Foto mostra o momento em que ponte caiu sobre o Rio Jacuí

A câmera foi encontrada em meio aos escombros da ponte
Trabalhadores que passavam na última quinta-feira pela margem do Rio Jacuí,RS, viram algo brilhando dentro d'água, junto à margem. A câmera fotográfica foi secada com o auxílio de um compressor de ar e exposta ao sol. O cartão de memória  foi inserido em outra câmera, mostrando a foto tremida aí ao lado.
A julgar pelas demais imagens presentes no cartão, presume-se que a câmera pertencia ao vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boeck, que no momento da queda da ponte da RSC-287, às 08:51h de 5 de janeiro passado, estava fazendo fotos sobre a ponte e morreu no acidente junto com outras 4 pessoas. Das 15 pessoas que estavam sobre a ponte na ocasião do acidente, 10 salvaram-se por conta própria ou foram resgatadas.
Fonte: Diário de Santa Maria/Zero Hora

12 Fev 2010
Oracle vence primeira regata do America's Cup

O desafiante norte-americano Oracle venceu a primeira regata da 33ª America's Cup de vela à frente do defensor suíço do título, o Alinghi, nesta sexta-feira em Valência (leste da Espanha).
A segunda regata na série melhor de três - um triângulo de 62,4 km - terá início no domingo e sairá do porto Mediterrâneo de Valência.
Fonte: ESPN

12 Fev 2010
Tradição nas águas da Lagoa dos Patos

São Lourenço do Sul tem seu 43º Encontro da Vela
São Lourenço do Sul, um município caracterizado por suas belezas naturais e por estar na costa da bela Lagoa dos Patos, cultiva há 43 anos um evento que abriga duas vertentes, a emoção e a expressão, descobrindo o sentimento de liberdade e de poder presenciar momentos únicos ao leme de um barco à vela.
Criado no ano de 1951, o Iate Clube São Lourenço, abriu suas portas para receber velejadores locais e de outros municípios e junto agregou o Encontro da Vela que na década de 80 chegou a trazer mais de 100 embarcações para o Município. Este ano a 43ª edição do evento terá inicio a partir desta sexta-feira (12) e vai até a próxima terça-feira (16) com uma vasta programação aos velejadores que já iniciaram a chegar no Município.
O evento acontece através do Iate Clube São Lourenço em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e a Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce.
Fonte: PMSLS

12 Fev 2010
Pescador divulga fotos em busca de donos de câmera achada no mar
Os donos de uma câmera digital retirada do Oceano Atlântico por um pescador espanhol, que havia divulgado as fotos para tentar encontrar os donos do aparelho, foram identificados como sendo um casal da África do Sul.
O pescador Benito Estevez encontrou a câmera em suas redes de pesca na costa oeste da Europa com cinco fotos intactas no cartão de memória, mostrando um casal em um navio de passageiros.
Tentando encontrar os donos da câmera, ele publicou na internet as fotos, que mostram uma mulher no convés de um barco, com outro navio, o Queen Elizabeth 2, agora fora de serviço, ao fundo.
A história virou uma reportagem de uma das emissoras da BBC no sul da Grã-Bretanha, e uma amiga do casal que mora na região identificou as fotos dos amigos, Barbara e Dennis Gregory, na televisão.
O casal da África do Sul viajava de Nova York para Southampton no navio Queen Mary 2 em 2008, quando perderam a câmera no mar.
"É literalmente um sonho que se realizou", disse Barbara Gregory à BBC. "Nunca poderíamos ter imaginado que (a câmera) poderia aparecer de novo."
"Dennis estava com a câmera em uma correia, em volta do pescoço, pois não queria deixá-la cair. Tudo estava bem até que ele se sentou em uma cadeira no convés e tirou a câmera do pescoço. Alguém viu golfinhos na água e nós dois nos levantamos rápido", disse.
"(A câmera) literalmente pulou do colo dele, cruzou o convés e caiu na água. Ficamos desolados, perdemos todas as fotografias de Nova York."
Fonte: BBC

10 Fev 2010
Brasil é escala na volta ao mundo do navio-escola português Sagres

Durante a viagem de circum-navegação, o Sagres visitará 27 portos em diversas regiões do mundo, de Timor Leste ao Brasil.
O navio-escola Sagres, da Marinha portuguesa, deixou o porto de Lisboa, na terça-feira dia 19 de janeiro, para uma viagem de 11 meses de volta ao mundo mas, à exceção da Argélia e Egito, quase sem tocar o continente africano. Durante a viagem de circum-navegação, o Sagres visitará 27 portos em diversas regiões do mundo, de Timor Leste ao Brasil.
As viagens anteriores de volta ao mundo deste navio-escola ocorreram em 1978/79 e em 1983/84. Em 2000, o Sagres esteve no Brasil no âmbito das comemorações dos 500 anos do descobrimento.
Com uma tripulação de 203 marinheiros e oficiais, dos quais 63 são alunos da Escola Naval, o veleiro fará escalas nos portos do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, México, Estados Unidos da América, Japão, China (incluindo Macau), Indonésia, Timor-Leste, Singapura, Tailândia, Malásia, Índia, Egito e Argélia.
Durante a viagem de formação dos cadetes da Escola Naval e também de promoção de Portugal, o navio irá participar de eventos como a Expo Xangai 2010, na China, o Encontro e Regata Internacional de Grandes Veleiros – Velas Sudamérica 2010, as Comemorações do Dia de Portugal em S. Diego e nas Cerimônias Comemorativas do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão.
O navio foi construído em 1937 e esteve aberto à visitação no porto do Recife. Do Recife, o navio segue para Montevidéu, no Uruguai.
Fonte: Lusa

09 Fev 2010
Naufrágio de veleiro Soling no Guaíba

Velejadores surpreendidos por fortes rajadas
A regata de domingo do Campeonato Mundial da classe Soling de 2010, que era para ter largada às 14h, largou às 18:15h, por falta de vento. Mas na segunda perna de sotavento as rajadas no Guaíba alcançaram 34 nós, durando uns 15 minutos. Foi o suficiente para causar o cancelamento da regata.
A maioria dos barcos estava com o spinnaker armado quando as rajadas começaram. O veleiro "Diferencial", do comte Nelson Ilha, naufragou apesar dos esforços da tripulação. Até as 20:30h o barco ainda não havia sido resgatado (foto), mas depois de 3 horas de trabalho a equipe de resgate salvou o veleiro.
Os barcos da classe Soling têm material para flutuação embutido na proa, na popa e sob os paineiros, o que deveria torná-los insubmergíveis. No entanto, sabe-se de outros Soling naufragados.
Fonte: ISAF; Foto: Carlos Altmayer Gonçalves

09 Fev 2010
Mais da metade do caminho navegado

Imagine-se navegando em alto-mar em um veleiro de 34 pés, fazendo 120 milhas náuticas/dia (uns 200km). Tem dias de mar calmo em que Você aproveita para apertar as correias do motor e fazer faxina no barco. É nos dias de mar agitado que Você aprende o que é ser o comandante e o proeiro também. Você é ainda o cozinheiro, o navegador e o mecânico. Sozinho a bordo, Você precisa dormir mesmo com o barco balançando e enfrentando tempestades. Se vai conseguir, ou não, é outra coisa.
Jessica Watson tem 16 aninhos e está navegando sozinha pelo Atlântico, a mais de meio caminho entre a América do Sul e a África. Noventa dias após desatracar de Sidnei, na Austrália, a menina enfrentou o Cabo Horn. Navega hoje em direção ao Cabo da Boa Esperança (clique sobre o track para ver a posição atual). Para evitar um ciclone extra-tropical a 1.200 milhas ao sul, Jessica alterou o rumo para NE há alguns dias, navegando nas proximidades do Paralelo 30S, que aliás passa em Porto Alegre. Já ultrapassou a metade do caminho. Do sul da África rumará de volta para Sidnei, na costa leste da Austrália. Ela quer ser a pessoa mais jovem a circunavegar o planeta sozinha e sem assistência.
Jessica escreveu em seu blog na terça-feira da semana passada que perdeu a estação de vento e que estima a direção e velocidade do vento observando um pedaço de barbante amarrado aos estais. "Estas são bem as condições que Ella's Pink Lady e eu adoramos", escreveu Jessica, referindo-se ao seu veleiro.
Um dos grandes legados da façanha certamente será a divulgação da vela de cruzeiro. Já o maior prejuízo, poderá ser a marola involuntária nos feitos de uma enorme quantidade de marmanjos mundo afora.
"Alguém se importaria se, em vez de voltar para Sydney, eu desse uma segunda volta?", brinca Jessica, já com 12.500 milhas navegadas em mais de 100 dias de viagem.
Bons ventos pra guria!

05 Fev 2010
Recompensa pela captura de tubarão suspeito

Pescadores caçaram um tubarão de uma tonelada e 5m de comprimento, na costa da província de Phu Yen, no centro do Vietnã.
As autoridades ofereceram uma recompensa de aproximadamente R$ 1 mil para quem capturasse o tubarão que teria atacado dezenas de banhistas.
Os especialistas vão estudar o animal para identificar sua espécie e se realmente é o responsável pelos ataques.
Fonte: Terra

05 Fev 2010
Porto Alegre, o ponto quente do planeta

O Accuweather apontou Porto Alegre como o hot spot (ponto quente) do planeta na última quarta-feira, com 36,7ºC (98ºF). O que pesou na escolha de Porto Alegre não deve ter sido a temperatura, propriamente dita. A sensação térmica , índice que associa a temperatura com a umidade do ar, é que parece ter sido determinante: 43,3ºC (110ºF).
O Accuweather é uma das maiores empresas americanas de meteorologia e indica diariamente os locais com piores condições de clima no planeta.
A demanda de energia bateu recorde por causa do calorão na região sul, informa o Accuweather, citando como referência a empresa gaúcha de meteorologia Metsul.
No final da tarde de ontem um cúmulo nimbus (CB) espetacular estourou sobre Porto Alegre, aliviando a temperatura. Veja outros CBs em P. Alegre.

05 Fev 2010
Copa América ao vivo
A BandSports vai transmitir ao vivo as regatas da Copa América na TV com comentários de Murillo Novaes, nos seguintes horários:
* Segunda 08/02 - 07 às 11h.
07h às 09h direto ao vivo
09h às 11h - flashes, sendo que às 09h rolam comentários ao vivo no “Primeiro Tempo”, do Elia Jr.
* Quarta 10/02 - 08/02 07 às 11h.
07h às 09h direto ao vivo
09h às 11h - flashes
* Sexta 12/02 07 às 11h.
07h às 09h direto ao vivo
09h às 11h - flashes
Fonte: Norberto Marcher, Grupo POPACOMBR

05 Fev 2010
Navio-escola espanhol chega ao Rio de Janeiro

O navio-escola "Juan Sebastián Elcano", da Marinha espanhola, chegou nesta quarta-feira ao Rio de Janeiro, na primeira escala na América do Sul em seu 81º cruzeiro de instrução e para participar da regata Velas América do Sul 2010, como parte das celebrações dos bicentenários dos países latino-americanos.
O "Elcano" permanecerá no porto até o próximo domingo, dia em que começará a regata, que terá a participação de navios de Marinhas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguai e Venezuela.
Em sua travessia em direção ao Rio de Janeiro, o navio atracou em Las Palmas de Gran Canaria e depois fará paradas nos portos de Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Punta Arenas e Valparaíso (Chile), Callao (Peru), Guayaquil (Equador), Charleston e Boston (EUA) e Marín (Espanha), para retornar a Cádiz.
O cruzeiro de instrução tem como objetivo formar no mar os futuros oficiais da Marinha que durante a travessia adquirirão conhecimentos práticos.
Construído nos estaleiros espanhóis de Cádiz, a embarcação foi entregue à Marinha espanhola em 29 de fevereiro de 1928.
Até amanhã o "Juan Sebastián Elcano" estará aberto ao público, da mesma forma que os demais navios escola participantes da regata, que chegaram a Rio no domingo passado.
A regata cruzará o Estreito de Magalhães e o Canal do Panamá e concluirá o próximo 23 de junho no porto mexicano de Veracruz.
Fonte: EFE

05 Fev 2010
PF prende cinco imigrantes africanos ilegais no MA

Cinco imigrantes africanos foram presos ontem na região de Tutoia, município do litoral leste maranhense, por terem entrado em território brasileiro de modo ilegal. Segundo a Polícia Federal (PF), que efetuou as prisões, são quatro cidadãos de Gana e um de Cabo Verde. Um sexto imigrante, também de Cabo Verde, está foragido.
Os seis homens teriam chegado ao Brasil no veleiro Enea, de bandeira suíça, que foi roubado em Cabo Verde no 12 do mês passado, de acordo com a denúncia da proprietária da embarcação.
Uma vez ouvidos, os africanos deverão ser deportados para Cabo Verde, último país em que estiveram antes de aportarem no Brasil, conforme indica rota de navegação encontrada a bordo no veleiro.
Uma equipe da PF periciou o barco e disse que ele foi saqueado por moradores locais, de modo que a cena encontrada pode não ser fidedigna aos fatos ocorridos no veleiro antes da embarcação ter aportado no litoral maranhense. A Interpol já está investigando o crime, pois a PF emitiu mensagem em alerta vermelho, solicitando cooperação internacional.
Fonte: Agencia Estado

04 Fev 2010
Veleiro roubado em Florianópolis

O veleiro San Chico 2, de 33 pés, apoitado na sub-sede do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha (ICSC), em Jurerê, Florianópolis, desapareceu enquanto o comandante afastou-se do barco por duas horas. De início, o timoneiro do veleiro, Chico Freitas, pensou que o barco havia se soltado da poita e que estaria à deriva. Assim, navegou para sotavento com o "vai-e-vem" do clube, sem sucesso. A Capitania dos Portos foi informada do sumiço, noticiado também pelo VHF.
Mais tarde, um marinheiro informou que vira o barco navegando a motor com 2 tripulantes em direção ao norte. A informação foi confirmada por pescadores que avistaram o barco navegando em direção à Ilha do Arvoredo.
Feito o boletim de ocorrência e a comunicação à Brigada Militar, Freitas navegou com o auxílio do comandante Gusmão e o "Fipa" por todas as baías, até Porto Belo, sem encontrar o barco. A busca teve também a participação do helicóptero da Brigada.
No final da tarde, o marinheiro Arilson ouviu de um primo que o San Chico estava apoitado à sua vista na Baía dos Golfinhos. O fato faz lembrar o famoso marinheiro gaúcho Paulo Morel, que diria que "se não é os 'peludo' se empenhar"...
Quando a guarnição da Capitania dos Portos e o gerente Luciano do ICSC/Jurerê abordaram o San Chico, encontraram os instrumentos ligados e o motor ainda quente. Os ladrões "sabiam muito bem comandar o barco, ligar o motor, amarrar, mas não faziam idéia de que nós em tão pouco tempo conseguiríamos realizar uma operação deste tamanho", relatou Chico Freitas. Apesar dos percalços, o San Chico venceu a primeira regata do XXI Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina realizada ontem em Florianópolis.
Fonte: Francisco Bastos de Freitas; Foto: Jeni Andrade

1º Fev 2010
Árvore encalhada no Rio Guaíba
Em consequência às chuvaradas do final de 2009 algumas árvores desceram os afluentes do Rio Guaíba e aí encalharam.
Pelo menos uma delas representa importante risco à navegação por estar encalhada em rota muito trafegada pela navegação de recreio, entre o "canalete" e a Ponta Grossa, nas coordenadas S30º 09.266' W051º 15.937', a aproximadamente uma milha náutica a ESE da bóia 121 do Canal do Leitão. Apenas uns 15cm da árvore aflorava na manhã do dia 30 de janeiro, com o rio calmo. Conforme o registro da SPH, a profundidade do Guaíba na manhã da véspera era de 1,28m. Com o tempo, é possível que a árvore seja deslocada a jusante pela correnteza.
É desaconselhável a navegação noturna no Guaíba fora do canal de navegação enquanto as árvores continuarem encalhadas. Abalroar uma árvore, dependendo do tamanho, lembra o abalroamento em pedra.
Como identificar uma árvore encalhada?
A forma aparente de um objeto flutuando varia levemente entre a passagem da crista e da vaga das ondas. Já a forma da parte aflorada de uma árvore encalhada varia mais, diminuindo seu tamanho sempre que alcançada por uma crista, já que não flutua. A diferença é tênue, mas identificável após alguns segundos de observação. É possível que em volta do ponto observado haja outros galhos completamente submersos. Na foto acima vê-se a pá de um hélice de lancha encravado em um galho de árvore submersa, retirada do Guaíba pelo Projeto Guaíba Livre II, em 2004.

1º Fev 2010
Mar Báltico: Encontrados destroços de navio de guerra sueco do século XVIII
Arqueólogos alemães descobriram, à entrada da baía de Kiel, no norte da Alemanha e em águas do Báltico, os restos do navio de guerra sueco “Prinsessan Hedvig Sophia”, que afundou em princípios do século XVIII.
A embarcação de 47 metros de comprimento foi ao fundo a 25 de Abril de 1715, durante a Grande Guerra do Norte, numa batalha naval entre suecos e dinamarqueses.
Perante a superioridade das forças navais dinamarquesas, o almirante sueco que comandava a batalha ordenou às suas forças que afundassem os seus próprios barcos para impedir que caíssem nas mãos do inimigo.
Apesar disso, os dinamarqueses conseguiram abordar e conquistar a maioria dos navios suecos antes que estes fossem afundados, com a única exceção do “Prinsessan Hedvig Sophia”, o navio-almirante, cu jo resgate foi impossível devido aos graves danos sofridos.
Os arqueólogos marinhos do Departamento de Arqueologia do Estado de Schleswig-Hosltein conseguiram libertar a proa e a popa da embarcação, que se encontravam aprisionadas pelo próprio lastro do navio (que se coloca no porão para lhe dar estabilidade), indicou hoje um porta-voz da instituição.
Posteriormente, a equipa foi descobrindo outros objectos que identificavam a origem do navio, como restos de armas e escudos, munições para mosquetes de chumbo, balas de canhão de ferro e cristais, lâmpadas, janelas e garrafas.
Os destroços do navio de guerra sueco encontram-se submersos a oito metros de profundidade e as autoridades arqueológicas de Schleswig-Holstein tencionam continuar a trabalhar para trazer à superfície mais material
Fonte: Correio do Minho

29 Jan 2010
Cargueiro panamenho amanhece encalhado em praia espanhola
Um navio de bandeira panamenha amanheceu encalhado na praia de El Rinconcillo, em Algeciras, na Espanha, depois de ter sido arrastado pelos fortes ventos registrados na costa da Andaluzia.
O cargueiro "Rhea" tem mais de 100 metros de comprimento, mas está vazio. A embarcação estava ancorada nas proximidades do porto da localidade, mas foi arrastada durante uma tempestade.
O navio havia chegado a Algeciras na terça-feira à tarde de Ceuta, também na Espanha. O barco da Guarda Costeira "Luz de Mar" está no local para tentar desencalhar o cargueiro panamenho.
Fonte: Terra

29 Jan 2010
Cachorro é resgatado em bloco de gelo à deriva

Cão foi avistado por navio polonês nas águas geladas do mar Báltico
Um cachorro foi resgatado em um bloco de gelo à deriva em alto mar, a pelo menos cem quilômetros de distância de casa.
O cão estava assustado, molhado e tremendo quando foi retirado do gelo.
Ele foi visto pela tripulação de um navio polonês nas águas geladas do mar Báltico.
Inicialmente, eles pensaram se tratar de uma foca.
Mas, quando se aproximaram, perceberam que era um cachorro e começaram a tentar salvá-lo, primeiro com uma rede, depois colocando o cão em um bote inflável.
O cão foi avistado pela primeira vez em um bloco de gelo à deriva ao longo do rio Vistula, na Polônia, mas bombeiros não conseguiram chegar até ele.
Quando foi resgatado pela tripulação do navio Baltica, ele já havia flutuado cerca de 24 quilômetros em alto mar.
Ele deverá receber o nome de "sortudo" em polonês.
O cachorro está agora se recuperando e, se a tripulação do navio polonês não conseguir localizar seus donos, irá tentar achar um novo lar para ele.
Fonte: Estadão; Foto: AP

28 Jan 2010
Código Penal pode prever crime de pirataria contra embarcação

Incluir no Código Penal brasileiro o crime de pirataria contra embarcação é o que prevê projeto do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O texto (PLS 216/09) prevê reclusão de três a dez anos, além da pena correspondente à violência, para quem invadir ou seqüestrar embarcação com o fim de desviar seu curso ou subtrair bens, direitos ou valores.
Raupp diz que, no Brasil, é freqüente a ação de piratas contra embarcações, notadamente nos rios paraenses, praticadas por quadrilhas cada vez mais organizadas e que usam armamentos potentes. De acordo com o senador, a audácia é tanta que esses corsários atacam até comboios de várias embarcações, inclusive algumas que viajam protegidas por homens armados.
- Os piratas humilham, espancam, matam e chegam até a estuprar durante a apoderação da embarcação. O roubo de cargas é um dos modos de operação dos bandos que causa mais prejuízos. Afinal, grandes empresas transportam de Manaus (via Belém), para o resto do país, todo tipo de equipamento eletrônico e de informática - argumenta o senador.
Na justificação do projeto, o senador também afirma que a repressão à pirataria contra embarcação tem sido uma das preocupações do governo e dos usuários do transporte naval. E explica que pirata é o ladrão da navegação, seja no mar ou rio, que, sem autorização do Estado, pratica atos de desvio, depredação, assassinato, roubo ou sequestro.
Como exemplo de pirataria, Raupp disse que, em 2008, três balsas da empresa "Linave", que saíram de Manaus com eletroeletrônicos, componentes de informática e televisores, encalharam em frente à cidade de Barcarena (PA). Apesar da presença de seguranças armados e até de soldados da Polícia Militar, o senador diz que dezenas de ladrões saquearam as embarcações e levaram praticamente toda a carga, ocasionando alto prejuízo à empresa.
- Em uma selvageria sem limites, os seguranças e tripulantes foram jogados na água. É de ver, portanto, que o transporte naval tem sido alvo fácil de ladrões, constituindo-se uma conduta autônoma. Propomos, portanto, a tipificação dessa conduta no Código Penal.
Fonte: Agência Senado; Enviado ao grupo POPACOMBR por Juergen Rochol

27 Jan 2010
Feriados 2010

Tem gente que não se importa com feriados. Certa vez um velejador cinquentão disse no Veleiros do Sul que se admirava quando alguém contava com entusiasmo que um feriado cairia em uma segunda-feira. Pra mim, tanto faz, disse o comandante que teve a sorte incomum de não precisar trabalhar. Se este não é o seu caso, aí vai a lista de feriados para 2010.
Fonte: UOL; Enviado ao grupo POPACOMBR por João Pedro Wolf

26 Jan 2010
Aviso de falecimento

Faleceu ontem em Porto Alegre, aos 75 anos, o Comandante Rudi Eichenberg, associado do Veleiros do Sul há mais de 50 anos. Rudi era velejador, lancheiro, piloto privado, amante de corridas de automóveis e convivia muito no Veleiros. "O Rudi foi um bom amigo, sempre muito simpático e, acima de tudo, muito amigo de seus amigos. Ele realmente ajudou muito o clube", diz o Comandante Jorge Vidal, na comodoria de quem Eichenberg foi Vice-comodoro de Patrimônio nos anos 90. Rudi teve 5 filhos, dentre eles o Comandante Edgar Eichenberg (veleiro Vê de Vini). Seu último barco, que mandou construir com esmero, foi o confortável trawler Rá (foto), hoje Urca. A cerimônia de cremação ocorrerá às 18h desta terça-feira no Crematório Metropolitano de Porto Alegre.

26 Jan 2010
America's Cup ao vivo

Pela primeira vez a America's Cup será transmitida ao vivo. As regatas poderão ser assistidas no site da 33ª America's Cup a partir de 8 de fevereiro.
Esta edição da prestigiada prova da vela mundial, que se disputa à melhor de três, vai opor o catamarã "Alinghi 5", do consórcio suíço Alinghi, detentor do título, ao trimarã "USA", do Oracle, o "desafiante" norte-americano. A data de 8 de Fevereiro é a que a organização mantém, apesar do pleito judicial que decorre em Nova Iorque, sobre as datas da competição. As datas previstas das regatas são 8 e 10, a segunda, e, se necessário, 12, a terceira.
Fonte: America's Cup
Mais sobre a America's Cup (desde 1851)

25 Jan 2010
Bóia naufragada na Lagoa dos Patos

Uma bóia de sinalização naufragou dia 23 p. passado a aproximadamente 5mn a nordeste do Farol Cristóvão Pereira, na costa leste da Lagoa dos Patos.
O Comandante Heloiz Azevedo testemunhou o naufrágio da marca encarnada nas coordenadas aproximadas S31º 00,075' W51º 06,334', com profundidade em torno de 5 metros. O ponto está nas vizinhanças da rota Pontal de Santo Antônio - Porto do Barquinho.
O Comandante Emilio Oppitz informa que a bóia pode ter alcançado o leito em posição alterada pela correnteza no estreitamento Desertores - São Simão.
Fonte: Emilio Oppitz, com informações de Heloiz Azevedo

24 Jan 2010
Brasileiros preparam-se para disputar prova com barcos sustentáveis

Barcos são movidos a energia solar
A Ipanema, equipe de vela composta por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), está correndo para se preparar para o Frisian Solar Challenge. A competição holandesa tem como objetivo divulgar a utilização de fontes renováveis de energia em provas do esporte.
Depois de participar de uma apresentação com barcos movidos a energia solar no Iate Clube do Rio de Janeiro, em que participaram grandes nomes da vela, como Lars Grael, George Szabo e Ross MacDonald, a equipe está em busca de patrocínios para viabilizar a construção de, pelo menos, outras duas embarcações para o evento.
"As Universidades dão todo o apoio, mas precisamos do patrocínio de algumas empresas para tornar viável todo o projeto, que é 100% incentivado pelo governo e descontado no Imposto de Renda. É a lei de incentivo ao ensino e à pesquisa", disse Luiz Monteso, aluno de Engenharia Elétrica da UFRJ. O custo de mais duas embarcações, que inclui despesas de viagem, importação de todos os materiais necessários, construção e testes, é de R$ 300 mil.
Segundo o aluno da Engenharia Naval & Oceânica Thiago Marinho, o projeto está um pouco atrasado, já que a competição acontece no meio do ano. “Estamos na corrida contra o tempo porque a competição será em julho e só a importação de material demora um mês”, disse.
Retrospecto - Essa não é a primeira vez que os alunos das universidades participam do Frisian Solar Challenge. No ano passado, a equipe brasileira fez sua estreia na competição com a embarcação Copacabana. Inclusive, o barco conquistou o quarto lugar na Classe A e o sétimo lugar dentre os 49 participantes da disputa de aproximadamente 210 quilômetros, dividida em cinco dias de provas.
Fonte: Webventure; Foto: Divulgação/Marcelo Rheniu

22 Jan 2010
"GRANDES VELEIROS RIO 2010 - VELAS SUDAMERICA"

BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS 
N° 039 DE 19 DE JANEIRO DE 2010 
 
BONO ESPECIAL 
 
GERAL 

 
 
COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL 
GRANDES VELEIROS RIO 2010 - VELAS SUDAMERICA - A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval, está coordenando um encontro internacional de grandes veleiros que ocorrerá no Rio de Janeiro, a partir do dia 31JAN. O evento inédito na América do Sul, intitulado "GRANDES VELEIROS RIO 2010 - VELAS SUDAMERICA", contará com a participação dos veleiros "Cisne Branco" (Brasil), "Libertad" (Argentina), "Esmeralda" (Chile), "Gloria" (Colômbia), "Guayas" (Equador), "Elcano" (Espanha), "Cuauhtemoc" (México), "Capitan Miranda" (Uruguai) e "Simon Bolívar" (Venezuela).  
Ao chegarem ao Rio, os Veleiros realizarão um desfile naval pela orla carioca, na manhã de domingo, dia 31JAN, conforme a seguinte programação: 
- Barra da Tijuca (altura da Av. Ayrton Senna) – 10h 
- Ponta da Joatinga – 12h 
- Leblon (altura da Av. Bartolomeu Mitre) – 13h 
- Forte de Copacabana – 13h30 
- Pontal do Leme – 14h30 
- Escola Naval – 15h 
- Píer Mauá – 15h30 
No dia 31JAN, o Píer Mauá estará aberto para visitação a partir das 14h30 e às 18h será realizado um encontro da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros com a Bateria de uma Escola de Samba. 
Do dia 01 ao dia 06FEV, os navios estarão abertos à visitação no período das 12h30 às 20h30.
Também estão programadas, no horário das 12h às 22h, atividades culturais e de lazer, shows de músicas e danças típicas, Praça de Alimentação, exposições da Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM), da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), dos Fuzileiros Navais, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e uma loja para a venda de produtos náuticos do Museu Naval. Todos os eventos terão entrada gratuita. 
No dia 07FEV, pela manhã, ocorrerá a largada da Regata Internacional. Os Veleiros realizarão um desfile naval pela orla carioca até a Praia da Barra da Tijuca de onde se dirigirão para a largada nas proximidades da Ilha Rasa. As Marinas, Iates Clubes e o público em geral estão sendo convidados a acompanharem a largada por terra e mar. 
O evento "GRANDES VELEIROS RIO 2010 - VELAS SUDAMERICA", que conta com o patrocínio da empresa LLX Açu Operações Portuárias S.A. e com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, faz parte das comemorações dos duzentos anos da criação das Primeiras Juntas Nacionais de Governo, relativas aos povos hispânicos da América Latina. 
O encontro é um evento único e representa uma oportunidade para a Família Naval visitar os navios e desfrutar de todas as demais atividades programadas. O calendário detalhado de shows e demais atrações será divulgado oportunamente. 
Fonte: Comandante Pericles Vieira Filho / Marinha do Brasil ; Fotos: Popa.com.br
Imagens do Cisne Branco

22 Jan 2010
Ingleses levam título no Mundial da Star; Torben é 3.º

Os velejadores ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, atuais campeões olímpicos, confirmaram o favoritismo nesta quinta-feira e ficaram com o título do Mundial de Star, disputado no Rio de Janeiro. Os brasileiros Torben Grael e Marcelo Ferreira garantiram lugar no pódio, com o terceiro lugar.
Percy e Simpson, que iniciaram a sexta e última regata em vantagem, terminaram a prova desta quinta somente na 16.ª colocação, a pior posição da dupla no Mundial. No entanto, o título foi assegurado graças aos vacilos dos suíços Flavio Marazzi e Enrico de Maria.
A dupla suíça, líder do ranking mundial, ficou muito perto do título durante a última regata, mas caiu de rendimento no final e acabou a prova em 12.º. Para levar o troféu, eles precisavam chegar em segundo e torcer para os ingleses não terminaram entre os 11 primeiros.
Entre os brasileiros, Torben Grael e Marcelo Ferreira subiram ao pódio com o terceiro lugar na última regata. A dupla mostrou grande reação nesta quinta-feira, depois de cair para a 30.ª posição na metade da prova. Eles tiveram uma fraca largada, mas conseguiram se recuperar e cruzar a linha de chegada em terceiro.
Lars Grael e Ronald Seifert, que tinham chances de chegar ao pódio, terminaram a competição na quarta colocação geral, logo atrás de Torben e Ferreira. Lars e Seifert ficaram em quinto na última regata. A dupla foi seguida pelos compatriotas Alan Adler e Guilherme Almeida, que faturaram o quinto lugar geral.
Campeões em 2007, Robert Scheidt e Bruno Prada, que também podiam alcançar o terceiro lugar geral, encerraram sua participação no Mundial de forma discreta. Eles ficaram em 32.º na regata desta quinta-feira, e terminaram na modesta nona colocação.
"Fomos muito inconstantes no campeonato. Fizemos três boas regatas e três ruins. Com isso, não conseguimos brigar por uma posição melhor", reconheceu Scheidt. "O barco e a velocidade estão bons e vamos continuar treinando para a pré-olímpica, em fevereiro, em Brasília, nossa próxima competição".
Fonte: Estadão

21 Jan 2010
Veleiro mexicano visita Fortaleza

Tripulado por 246 pessoas, o navio-escola deve seguir, hoje, viagem para o Rio de Janeiro
Nos moldes de uma caravela da época do descobrimento, o veleiro mexicano Cuauhtémoc (filho do imperador Ahuizoth) atracou em Fortaleza, ontem, em comemoração ao bicentenário de independência do México, celebrado em 2010.
Com 246 tripulantes, o navio-escola, que pertence à Marinha Mexicana, já passou por países como o Panamá e a Colômbia. De Fortaleza, ele segue para o Rio de Janeiro, onde participará de uma regata, e depois para cidades argentinas, uruguaias, chilenas, venezuelanas e dominicanas, até voltar ao México.
A tripulação do veleiro, juntamente com o embaixador do México no Brasil, Andrés Valencia, foram recebidos pelo governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, e pelo cônsul honorário do México no Ceará, João Soares Neto. O propósito da viagem é estreitar os laços com os países latino-americanos.
Fonte: Diário do Nordeste

20 Jan 2010
Correspondente internacional formado em medicina realiza cirurgia a bordo de navio americano

O correspondente da CNN para assuntos médicos, Sanjay Gupta - ele mesmo um neurocirurgião - participou nesta segunda-feira de uma cirurgia no cérebro de uma menina haitiana de 12 anos, a bordo do navio militar americano Carl Vinson.
A menina, de nome não revelado, havia sido ferida no terremoto devastador da semana passada, tendo sido diagnosticada a presença de um pedaço de concreto de 1,2 cm em seu crânio.
Assistido pelo cirurgião de Los Angeles, Henri Ford, e o cirurgião do navio, Kathryn Berndt, Gupta conseguiu realizar a operação, antecipando uma recuperação completa da paciente.
"Tive a honra de ajudar", disse Gupta. "Tenho profundo respeito pela capacidade da Marinha dos Estados Unidos e pela equipe médica a bordo do Carl Vinson", acrescentou.
O nome de Gupta havia sido considerado para um cargo na secretaria de Saúde do governo do presidente Barack Obama, mas ele alegou motivos familiares e profissionais para não assumir a função.
Fonte: AFP

19 Jan 2010
Barco de luxo promete limpar água enquanto navega
O designer belga Vincent Callebaut, de 32 anos, acaba de divulgar o projeto de um luxuoso “barco verde”. Inspirado em um jardim e no animal marinho caravela-portuguesa, o Physalia é 100% auto-suficiente em energia, garante o designer.
“É um ecossistema reagindo ao meio ambiente, um fragmento real do planeta terra, um convite para fauna e flora fazerem uma bagunça na cidade”, define o arquiteto-poeta, acostumado a desenvolver ideias ecológicas.
Pelo projeto, o teto do barco é coberto de plantas e sensores para captação de energia solar. A energia destes sensores move as turbinas. O arquiteto garante que o barco gera mais energia do que consome.
A estrutura do casco é recoberta com um elemento químico que, em reação com raios ultravioletas, elimina parte dos poluentes deixados por combustíveis de outras embarcações.
Ainda não há previsão para a construção do projeto, mas a ideia do designer é que o luxuoso barco leve turistas em passeios por rios europeus.
Fonte: Época/Negócios

18 Jan 2010
Acidente no Mundial de Star faz velejador parar no hospital

Após a segunda regata do Mundial de Star, que está sendo realizado no Rio de Janeiro desde sábado, um velejador teve de ser levado a um hospital. Marco Lagoa, proeiro de Guilherme Raulino, machucou o pé esquerdo quando um cabo que sustentava o seu barco estourou e a embarcação caiu de cerca de 1,5 metro.
Após as regatas, cada Star é retirado da água por um guindaste. No acidente deste domingo, os cabos que ligavam o veleiro ao equipamento não agüentaram os mais de 670 quilos.
A área estava cercada de pessoas que auxiliavam Raulino e Lagoa no processo. O proeiro não conseguiu sair a tempo e seu pé ficou preso por uma das peças da embarcação. O barco sofreu poucos danos aparentes, com o leme se quebrando.
Fonte: UOL Esporte

18 Jan 2010
Jessica Watson bate recorde
A mais jovem velejadora solitária a contornar o Cabo Horn
Depois de 89 dias de navegação, a velejadora australiana Jessica Watson, de 16 anos, alcançou o cabo Horn na quinta-feira, tornando-se a mais jovem skipper a realizar tal façanha marítima. Logo que partiu de Sydney, Austrália, Jessica enfrentou uma colisão com um navio cargueiro, mas não se abalou. Jessica pretende ser a mais jovem velejadora a completar a volta ao mundo em solitário.
Assista ao vídeo

17 Jan 2010
Melhores brasileiros, Scheidt e Prada aprovam estreia em 3º

O Mundial de Star do Rio de Janeiro foi iniciado na tarde deste sábado. Na primeira regata do torneio, a única realizada dentro da Baía de Guanabara, Robert Scheidt e o proeiro Bruno Prada terminaram no terceiro lugar. Os alemães Johannes Babendererde e Timo Jacobs venceram a disputa, seguido pelos britânicos Iain Percy, campeão em 2002, e Andrew Simpson.
Em um dia ensolarado na capital fluminense, Scheidt e Prada, campeões mundiais em Cascais-2007 e medalha de prata em Pequim-2008, cumpriram a estratégia. Os brasileiros montaram a primeira boia na sexta colocação e aproveitaram os ventos constantes a 10 nós (cerca de 18,5 km/h) com rajadas de 12 nós (cerca de 22 km/h) para alcançar a segunda posição.
O velejador ainda destacou o desempenho de seus compatriotas. "Nós soubemos tirar proveito do conhecimento que temos da Baía da Guanabara. Exemplo disso foi o que ocorreu no primeiro contra-vento, quando a flotilha se dispersou, em que conseguimos navegar numa raia mais favorável", explicou Scheidt, que citou Torben Grael e Marcelo Ferreira (5 ) e Alan Adler e Guilherme Almeida (6 ).
Entre domingo e quinta-feira, estão previstas mais cinco regatas, todas em mar aberto, perto da Ilha Rasa e em frente à Praia de Copacabana, às 13h (de Brasília). A definição da raia e a montagem das boias serão decididas pela comissão de regatas pouco antes das provas, já que dependem da intensidade e da direção dos ventos em cada dia.
O Mundial é considerado válido com um mínimo de quatro regatas. A partir da quinta disputa, haverá o descarte do pior resultado de cada participante. As provas terão de 8 a 10 milhas náuticas (cerca de 14,8 a 18,5 km), com um mínimo de 2 milhas (3,7 km) em cada perna. Sem vento suficiente, o limite é a luz natural. Os dias 22 e 23 estão reservados para a disputa de eventuais regatas canceladas.
Fonte: Abril

17 Jan 2010
Dois veleiros gaúchos a caminho de Buenos Aires

Dois veleiros gaúchos de 34,5pés cruzarão hoje o Rio de La Plata em direção a Buenos Aires.
A navegação de cruzeiro iniciada em Porto Alegre no dia 9 passado pelos veleiros "Victor" e "Easy Going", teve escalas em Rio Grande (de 10 a 14), e em Piriapolis, no Uruguai (16).
A dupla partirá hoje de Piriapolis com destino a Buenos Aires, Argentina.
A previsão da meteorologia é de ventos fracos, podendo chegar até 20 nós por algumas horas e incluindo também calmaria em águas argentinas.
O Comandante André Barth e a Capitão Am Claudia Barth, tripulantes do veleiro "Victor", refazem a rota velejada pelo pai, Egon Barth, em 1966.

15 Jan 2010
Sucesso por antecedência na classe 470

A dupla do Clube dos Jangadeiros Fábio Pillar e Gustavo Thiesen venceu com uma regata de antecedência o Campeonato Brasileiro da Classe 470, encerrado no dia 10, na represa de Guarapiranga, em São Paulo.
As gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbacham acabaram com o vice-campeonato na classificação geral e comemoraram a conquista do bicampeonato brasileiro de 470 na classe feminina. Com essas conquistas, os atletas do Jangadeiros dão o primeiro passo para ficar na Equipe Permanente de Vela Olímpica. O segundo passo é o torneio pré-olímpico, em Brasília, em fevereiro, quando a equipe terá definição.
Fonte: Zero Hora

15 Jan 2010
Veleiro americano encalha em São Luís
Ao final da tarde de anteontem, um veleiro de bandeira norte-americana fundeou ao largo da praia de São Marcos, em São Luís do Maranhão. Haviam 9 tripulantes a bordo, entre eles espanhóis e americanos, incluindo 3 mulheres.
Desconhecendo a variação da maré em São Luís, a tripulação desembarcou e permaneceu em um bar na beira da praia. Segundo a Capitania dos Portos, uma equipe de inspeção ainda chegou a avisar aos viajantes, que estavam em um barzinho na beira da praia, sobre o risco da embarcação encalhar, mas não foi ouvida, segundo matéria do Jornal Pequeno, de S. Luís.
Vindo de Fortaleza, o veleiro arribou em S. Luís devido a problema no motor.
Um inquérito foi instaurado para apurar as causas do acidente.
O laudo pericial deverá ser expedido em 20 dias.
Fonte: Jornal Pequeno
Vídeo do veleiro encalhado na praia

14 Jan 2010
Gaúchos tentam vagas para o Sul-Americano de Optimist
No terceiro dia de regatas do 38º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, após a disputa de 9 regatas em Salvador, BA, o Clube dos Jangadeiros vem garantindo 3 lugares para o Campeonato Sul-Americano da classe, que acontecerá em março, no Uruguai. Luis Mergel (7º), Tiago Brito (13º) e Rodrigo Fasolo (14º) prometem competir em Punta Del Leste.
Fonte: Finalsports

13 Jan 2010
Velejadores temem "efeito saco plástico" em Mundial carioca

Pela quarta vez, o Rio sediará o Mundial da categoria mais importante do iatismo, a Classe Star. Mas nos dias que antecedem a regata de abertura, sábado, o assunto entre os principais velejadores brasileiros é um velho conhecido: a poluição da Baía de Guanabara. Das seis regatas, apenas a primeira deve ser dentro da Baía. As outras cinco serão realizadas em mar aberto, a seis quilômetros da praia de Copacabana e a 1h30 de distância do Iate Clube do Rio, na Urca, onde ficam guardados os 81 barcos de 20 países que estão no páreo. Se dependesse de Lars Grael, bronze no último Mundial com Ronald Seifert, as seis regatas seriam fora da Baía. "Tecnicamente a sujeira pode comprometer o campeonato, porque o volume de detritos na água é muito grande. Se algo prender na quilha, o barco perde velocidade na hora, e aí uma medalha pode ir embora'', explica ele. Alan Adler, campeão mundial da classe star em 89, já passou por isso. Ele liderava com folga a primeira regata no último Mundial brasileiro, também na Baía de Guanabara, em 96, quando um saco plástico grudou na sua quilha.
Fonte: Folha de S.Paulo

12 Jan 2010
Torben Grael prevê Mundial de Vela 'histórico' no Rio

As primeiras atividades do Mundial de Vela da classe Star começarão a ser realizadas nesta terça-feira, no Rio. A competição valerá uma vaga aos participantes na Olimpíada de 2012 e será uma prévia do que a capital carioca terá na modalidade na Olimpíada de 2016. E Torben Grael, maior vencedor da história da Star entre os velejadores brasileiros, com oito pódios conquistados, prevê uma disputa histórica na Baía de Guanabara.
A previsão de Grael se justifica pelo fato de que 11 campeões mundiais estarão na disputa no Rio entre as 81 duplas, de 20 países, inscritas no Mundial. "Será um torneio especialmente disputado por causa do grande número de inscritos e principalmente por causa da qualidade dos participantes", disse Torben. "Será um Mundial para entrar na história", reforçou.
Entre os campeões mundiais da classe Star, cinco são brasileiros: Alan Adler (1989), Torben Grael (1990), Marcelo Ferreira (1990 e 1997), Robert Scheidt e Bruno Prada (2007).
A qualidade técnica do Mundial e o grande número de inscritos foram comemorados pela secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio, Marcia Lins, que lembrou que o Rio voltará a receber uma competição de alto nível na vela na Olimpíada daqui a seis anos. "O Mundial de Star também nos alegra em razão de ser uma competição com foco olímpico. Vale lembrar que, em 2016, o Rio de Janeiro será sede dos Jogos e muitos desses velejadores de agora voltarão em busca de uma medalha", ressaltou.
Fonte: Estadão

11 Jan 2010
Uma casa-barco de quase R$3MI

Uma casa-barco ancorada em um dos bairros mais desejáveis de Londres está à venda por 1 milhão de libras, cerca de R$ 2,760 milhões. O barco de três quartos está ancorado no Píer Cadogan, ao lado da ponte Albert, em Chelsea, no oeste de Londres. Acredita-se que o barco de 1.388 metros quadrados, chamado Ocean, seja a casa-barco mais cara já colocada à venda no mercado londrino. Segundo o corretor imobiliário Ian Brownridge, "As pessoas adoram, mas acham difícil se convencer a gastar 1 milhão de libras num barco". O preço equivale a 720 libras (cerca de R$ 1.991) por metro quadrado, em comparação com cerca de mil libras (R$ 2.760) por metro quadrado, nos apartamentos da vizinhança. Além dos três quartos, o barco conta com uma cozinha e sala de jantar, uma sala de estar, um escritório e uma lavanderia. O barco tem até uma pequena piscina no de que de quase 176 metros quadrados.

Fonte: O Globo

09 Jan 2010
Britânico é 1º velejador tetraplégico a cruzar o Atlântico

Um velejador britânico se tornou o primeiro tetraplégico a cruzar o Oceano Atlântico navegando sozinho.
Geoff Holt, 42 anos, havia começado sua viagem de 4.345 km de distância em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, no dia 10 de dezembro, e completou o percurso até Tortola, na Ilhas Virgens Britânicas, nesta quinta-feira.
Sua viagem, inicialmente prevista para durar apenas 17 dias, foi prejudicada pelos ventos fracos e por problemas mecânicos em seu catamarã de 18 metros.
A embarcação, batizada de Impossible Dream (Sonho Impossível), foi especialmente construída para a travessia.
Durante a viagem, ele foi auxiliado por uma médica e filmado por um câmera, mas operou sozinho todos os controles de navegação do barco, por meio de um sistema hidráulico especial.
Acidente de mergulho
Esta foi a quarta vez que Holt cruzou o Atlântico, mas a primeira desde 1984, quando sofreu o acidente que o deixou paraplégico. Ele perdeu o movimento das mãos e das pernas após bater a cabeça durante um mergulho.
Holt já havia se tornado em 2007 o primeiro tetraplégico a circunavegar sozinho a Grã-Bretanha. O local escolhido para a chegada da travessia do Atlântico, nas Ilhas Virgens, foi o mesmo no qual Holt sofreu o acidente que o deixou tetraplégico, há mais de 25 anos.
"É fantástico, é absolutamente maravilhoso estar de volta depois de 25 anos para atravessar o Oceano Atlântico. É muito emocionante", afirmou Holt à BBC após a chegada.
"Isso está sendo planejado há anos. Era meu sonho voltar a cruzar o Atlântico navegando e acabei de fazer isso", disse.
Site de Geoff Holt: www.geoffholt.com
Fonte: Terra; Fotos: site de Geoff Holt

08 Jan 2010
Briga de gato e rato termina em naufrágio
Ambientalistas e baleeiros japoneses vem se estranhando há algumas temporadas de caça à baleia na Antártica. Até então a briga vinha sendo conduzida por muita mídia, sons ensurdecedores, jatos de água e outras armas.
Desta vez as escaramuças tiveram consequências mais sérias. O rápido trimarã "Ady Gil", de US$ 1,5MI , construído em fibra carbono e pertencente à Sociedade de Conservação Sea Shepherd, teve a proa atingida no abalroamento com o navio japonês "Shonan Maru 2" em águas australianas. Não houve feridos.
A entidade é contra a caça às baleias e alega tratado de 1986, não assinado pelo Japão nem pela Noruega.
Acusações recíprocas de navegação perigosa estão sendo apresentadas pelos envolvidos no acidente.
Depois de 6 a 7 horas de reboque, o que fez ainda mais água no trimarã, o cabo de reboque rebentou e o barco high tech naufragou logo em seguida.
Os ambientalistas trabalham agora para evitar vazamento do diesel na Antártica. Em seguida tentarão resgatar o barco.
Assista os vídeos do acidente, gravados a bordo do baleeiro japonês e de um navio de entidade ambientalista.
YouTube: Gravado a bordo do baleeiro
YouTube: Gravado a bordo de navio ambientalista
Fonte: TimesOnline com tradução livre pelo Popa.com.br

07 Jan 2010
Dezenas de suínos mortos encalharam no Guaíba
O súbito aumento do nível dos rios Taquari e Jacuí pode ser a causa da mortandade de suínos encontrados em praias do Rio Guaíba. No Lami, zona sul de Porto Alegre, há dezenas de suínos mortos encalhados, diz a notícia do Correio do Povo desta quinta-feira. A área será interditada pela Secretaria do Meio Ambiente. A remoção já começou. Na marina do Clube dos Jangadeiros (foto) foram encontrados 4 porcos mortos. Uma vaca morta passou boiando em frente aos molhes do clube. Segundo o site da Metsul, a precipitação foi extremamente alta na região central do RS, tanto que em poucas horas choveu o equivalente a 3 meses. A SPH informa que o Guaíba subiu 1,01m nas últimas 72 horas. O rio encontra-se tomado por entulhos de todo o tipo.
Fonte: Correio do Povo e João Daniel Xavier Nunes; Colaboração: Alexandre Amaral de Aguiar; Foto: João Daniel Xavier Nunes.

07 Jan 2010
Atletas brasileiras posam para fotos em calendário

Para mostrar que esporte é Arte, literalmente, o Comitê Olímpico Brasileiro preparou um calendário com 14 atletas de diferentes esportes para representar o País.
Nomes como Daniele Hypolito (ginástica artística), Nivalter Santos (canoagem), Bárbara Leôncio (atletismo), Isabel Swan (vela), Martine Grael (vela), Renata Faustino (badminton) e as irmãs Raquel e Rafaela Silva, entre outros, compõem o projeto, produzido por Bebel Moraes.
A inspiração para as fotos veio de trabalhos semelhantes produzidos em diversos países, como Austrália, França e Estados Unidos. O calendário de 30cm x 40cm será vendido nas lojas da Wöllner e toda a renda será revertida para os 14 atletas que participaram do ensaio.

Fonte: Globo

06 Jan 2010
Bóia semi-submersa no Rio Guaíba

A bóia nº100 do Canal do Junco, no Rio Guaíba, encontra-se semi-submersa, representando perigoso obstáculo à navegação.
A bóia demarca a borda interna do "cotovelo" do canal, a menos de 200m a leste da extremidade norte do baixio da Ilha do Junco.
Diversas bóias e faroletes luminosos estão inoperantes no Guaíba e na Lagoa dos Patos. Outras marcas estão desaparecidas, como a do Pontal de Santo Antônio, na entrada da Enseada de Tapes.
Fonte e foto: Néco Moeller

06 Jan 2010
Mortes e ponte caída no interior do RS

Chuvas de grande precipitação inundaram partes da região central do Rio Grande do Sul. Ontem uma ponte caiu sobre o Rio Jacuí, em Agudo, a noroeste de Cachoeira do Sul. Cerca de 20 pessoas estavam sobre a ponte e 10 salvaram-se. Ouça o relato de um sobrevivente no mais legítimo sotaque da colônia alemã gaúcha.
Fonte: Zero Hora

04 Jan 2010
Mais uma bandeira a bordo?

Em 23 de dezembro de 2009 o Presidente da República sancionou a lei 12.157, obrigando o hasteamento da bandeira do Mercosul junto à bandeira do Brasil. A alteração é extensiva aos navios (marinha mercante), considerando o que diz a lei 5.700, alterada por esta de dezembro último. A lei entrará em vigor em 45 dias da publicação.
O uso da bandeira nacional em embarcações de esporte e/ou recreio não está associado às leis acima. A obrigação do uso é ditada pela NORMAM - Normas da Autoridade Marítima, da Marinha do Brasil.
Espera-se que a Marinha não estenda a obrigação do uso da bandeira do Mercosul às embarcações de recreio, até por uma questão de segurança, já que o mastro da bandeira precisaria ter mais do que o dobro do comprimento, o que em embarcações de pequeno porte, a exemplo de lanchas e outras, poderia representar um obstáculo em torno de 50cm maior a bordo.
Assim como as embarcações miúdas estão dispensadas pela NORMAM do uso da bandeira nacional, esperamos que a Marinha dispense o uso da bandeira do Mercosul nas embarcações de recreio, de modo geral.
Veja abaixo o disposto nas leis e na NORMAM, com grifos do Popa, e a íntegra de cada documento através dos links abaixo.


Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 12.157, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2009.
Altera o art. 13 da Lei no 5.700, de 1o de setembro de 1971.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O caput do art. 13 da Lei no 5.700, de 1o de setembro de 1971, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 13. Hasteia-se diariamente a Bandeira Nacional e a do Mercosul:
...
Brasília, 23 de dezembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12157.htm)

Lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971
Dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
...
CAPÍTULO III
Da Apresentação dos Símbolos Nacionais
SEÇÃO I
Da Bandeira Nacional
...
Art. 13. Hasteia-se diàriamente a Bandeira Nacional:
I - No Palácio da Presidência da República e na residência do Presidente da República;
II - Nos edifícios-sede dos Ministérios;
III - Nas Casas do Congresso Nacional;
IV - No Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores, nos Tribunais Federais de Recursos e nos Tribunais de Contas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; (Redação dada pela Lei nº 5.812, de 1972).
V - Nos edifícios-sede dos podêres executivo, legislativo e judiciário dos Estados, Territórios e Distrito Federal;
VI - Nas Prefeituras e Câmaras Municipais;
VII - Nas repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa de fronteira;
VIII - Nas Missões Diplomáticas, Delegações junto a Organismo Internacionais e Repartições Consulares de carreira respeitados os usos locais dos países em que tiverem sede.
IX - Nas unidades da Marinha Mercante, de acôrdo com as Leis e Regulamentos da navegação, polícia naval e praxes internacionais.
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5700.htm)


NORMAM 03
AMADORES, EMBARCAÇÕES DE ESPORTE E/OU RECREIO E PARA CADASTRAMENTO E FUNCIONAMENTO DAS MARINAS, CLUBES E ENTIDADES DESPORTIVAS NÁUTICAS

...
CAPÍTULO 4
NORMAS E MATERIAIS DE SEGURANÇA E NAVEGAÇÃO PARA EMBARCAÇÕES
...
SEÇÃO I
NORMAS DE TRÁFEGO E PERMANÊNCIA
...
0402 - USO DA BANDEIRA NACIONAL
As embarcações de esporte e/ou recreio, exceto as miúdas, inscritas nas
CP/DL/AG ou registradas no TM, deverão usar na popa a Bandeira do Brasil nas seguintes
situações:
a) na entrada e saída dos portos;
b) quando trafegando à vista de outra embarcação, de povoação ou de farol com
guarnição;
c) em porto nacional, das 08:00 horas ao pôr-do-sol; e
d) em porto estrangeiro, acompanhando o cerimonial do país.
(https://www.dpc.mar.mil.br/normam/N_03/N03Cap4.pdf)

03 Jan 2010
Barco à toa

“Toa”, em linguagem náutica, é um cabo utilizado para reboque de embarcação pequena (como o veleiro Carumbé na foto ao lado). Diz-se que a embarcação que está sendo rebocada está “à toa”, isto é, puxada “através da toa”. Daí derivou a expressão ”à-toa”, para significar “inútil”, ”sem objetivo”, ”sem vontade própria", "sem nada para fazer", “puxado por alguém ou alguma coisa”. (poisZé)
Aurélio Buarque de Holanda sugeriu que toa pode ter por origem "tow" [tou], que em inglês significa rebocar.
A propósito, a caracterização mais convincente que conheço para o significado derivado de "à toa" veio de um adolescente gaúcho, mais enredado que cachorro em dia de mudança. Ao responder como se sentia diante de um convite para passear, disse: "Cara, to tri meio assim sei lá...".
Danilo.

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