Notícias do Popa

30 Jun 2010
Velejadora adolescente diz que viveu “momentos de terror”

Abby Sunderland queria ser a menina mais jovem a realizar a volta ao mundo
A jovem americana Abby Sunderland, 16, queria ser a menina mais jovem a realizar a volta ao mundo, relatou nesta terça-feira que viveu “momentos de terror” durante a sua viagem.
Abby voltou de avião para os EUA na última segunda-feira (28), após ter sido resgatada no oceano Índico por um barco pesqueiro. A adolescente estava na metade de sua rota ao redor, na sua embarcação de 12 metros denominada “Wild Eyes” (Olhos selvagens, na tradução literal).
Durante uma coletiva de imprensa em Marina del Rey, em Los Angeles (Califórnia), Abby afirmou que as últimas semanas teriam sido uma loucura, mas que apesar de não ter conseguido concretizar com êxito o mesmo feito de seu irmão mais velho Zac (que em julho de 2009 completou a volta ao mundo sozinho em um veleiro após 13 meses), ela estava orgulhosa de tudo. E espera que o feito dela sirva de inspiração para outros velejadores.
Segundo o porta-voz da família, Lyall Mercer, os pais de Abby e Zac não compareceram a coletiva pelo fato da mãe dos jovens velejadores estar grávida de seu oitavo filho. Mercer disse à imprensa que o oitavo membro da família Sunderland será Paul, em homenagem ao capitão do barco que resgatou a garota.
Abby Sunderland queria ser a menina mais jovem a realizar a volta ao mundo. Ela começou sua travessia em 23 de janeiro, na Marina del Rey, em Los Angeles.
Fonte: Band

30 Jun 2010
Brasileiros no IPCC

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) divulgou, no dia 23 de junho, a lista de 831 especialistas que vão elaborar o seu quinto Relatório de Avaliação (AR5), que será publicado em 2014. Entre eles estão 25 brasileiros.
Os selecionados estão divididos em três grupos de trabalho (WGs, na sigla em inglês). O WG1 reúne estudos físicos e terá 258 integrantes. O WG2, com 302, avaliará impactos, vulnerabilidades e estratégias de adaptação relacionados às mudanças climáticas. O WG3 enfocará pesquisas sobre estratégias de resposta à mitigação em um cenário de risco e incerteza, com 271 profissionais convocados.
Segundo o IPCC, nesse quinto relatório haverá uma participação maior de especialistas vindos de países em desenvolvimento (30% do total) e também de mulheres (25%). No entanto, a maior prioridade foi dada a jovens pesquisadores que ainda não haviam participado do IPCC e somam 60% do total.
Entre esses está Chou Sin Chan, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec-Inpe), escolhida pela primeira vez para participar como autora de um relatório do IPCC.
Fonte: Agência FAPESP
Assunto relacionado: Aquecimento global: farsa descoberta

30 Jun 2010
Chinês quer atravessar rio na China nadando 1200km

Chinês de 56 anos diz que desafio é um sonho de infância.
Um homem vai nadar mais de 1,2 mil quilômetros no Rio Changjiang, o maior da China, para visitar a Expo Xangai.
Bao Zhengbin, de 56 anos, da Província de Hubei, acredita que sua jornada levará 32 dias. “Tive essa ideia por 44 anos, desde quando tinha 12”, disse o chinês ao jornal "Changjiang Business Daily”.
Zhengbin contou que ele já atravessou o rio de barco com seus pais na infância e a paisagem o tocou muito.
Para alcançar seu objetivo, Bao Zhengbin terá de nadar cerca de 40 quilômetros por dia. Ele contará com o apoio de amigos, que o acompanharão de barco.
O homem ainda pretende fazer paradas nas principais cidades chinesas durante a noite para conscientizar as pessoas sobre uma vida com menor emissão de gás carbônico
Fonte: G1

30 Jun 2010
Elisabetta Canalis exibiu as curvas a bordo neste final de semana

A apresentadora italiana, que namora o ator George Clooney desde o ano passado, foi fotografada pilotando um barco inflável no lago de Como, na Itália. De acordo com a agência "Brain Pix", ela aproveitou a tarde com um grupo de amigas, enquanto o namorado se dedica às filmagens do longa "The American".
"Tenho tido relacionamentos muito longos com mulheres e elas ficam cansadas comigo trabalhando o tempo todo. Meu medo é que eu seja um péssimo marido.", afirmou o ator.
Fonte: Quem

28 Jun 2010
Veleiro espacial

A agência espacial japonesa (JAXA) divulgou as primeiras imagens do seu veleiro solar Ikaros depois que a enorme vela quadrada foi totalmente liberada.
As imagens foram feitas pela primeira de duas câmeras a bordo da nave. A câmera separou-se da nave experimental e fez imagens em sequência à medida que se distanciava.
A sonda experimental Ikaros foi lançada em 21 de maio de 2010, a partir do Centro Espacial Tanegashima.
Ikaros, que é uma homenagem ao personagem mitológico cujas asas derreteram-se quando ele voou perto demais do Sol, é também um acrônimo para Interplanetary Kite-craft Accelerated by Radiation Of the Sun - algo como nave interplanetária "tipo pipa" acelerada pela radiação do Sol.
Fonte: Inovação Tecnológica

26 Jun 2010
Americana resgatada no mar pisa em terra firme após 5 meses

Abby Sunderland desembarca de navio francês na Ilha de Reunião após passar cinco meses velejando
Cinco meses depois de zarpar da Califórnia sozinha, para uma volta ao mundo num barco à vela, a americana Abby Sunderland, 17 anos, pisou terra firme neste sábado na ilha francesa de Reunião (Oceano Índico), "triste" por ter perdido seu veleiro.
"Os últimos meses foram os melhores de minha vida. Foi uma bela aventura, apesar de estar agora triste e decepcionada. O naufrágio não acabou com o meu sonho", declarou ao desembarcar no porto de Pointe des Galet do barco de patrulha "Osiris", que a trouxe de Port aux Français, no arquipélago de Kerguelen.
Abby Sunderland partiu, em janeiro, da Califórnia em seu veleiro "Wild eye", de 12 m, para dar a volta ao mundo, para superar ou igualar o objetivo cumprido em 2009 por seu irmão mais velho.
Abby passou por uma tempestade no sul do Oceano Índico no início do mês e a família perdeu contato com ela.
No dia 10 de junho, a jovem ativou as balizas de socorro depois de ter perdido o mastro da embarcação, durante a tormenta, quando estava em frente à ilha Saint Paul, no sul do Oceano Índico, a 3,3 mil km da ilha de Reunião.
O Centro regional de Socorro e Salvamento de Reunião (CROSS) desviou imediatamente três navios ao setor e alertou as autoridades australianas.
No dia seguinte, Abby foi localizada por um avião australiano e recolhida pelo pesqueiro "Ile de la Reunion" num mar muito agitado. Finalmente, foi levada ao patrulheiro "Osiris".
Abby Sunderland partiu no dia 23 de janeiro no porto da Marina del Rey, oeste de Los Angeles, e chegou a atravessar com sucesso uma das partes mais perigosas de sua rota, o Cabo de Horn, que marca o limite norte da passagem Drake, que separa a América da Antártida e une o Oceano Pacífico ao Atlântico.
Quanto atravessou esse corredor, disse ao jornal Los Angeles Times: "É o marco que estava esperando. É mais ou menos a parte mais difícil de minha viagem, e agora já passou. É estupendo estar aqui", afirmou de seu veleiro.
Logo depois, descreveu em seu blog: "o vento está ficando muito forte, a até 20 nós e prevejo que antes da meia-noite possa chegar a entre 35 e 50 nós com picos de 60, então vou dormir antes que isto piore".
Abby é irmã de Zac Sunderland, que em julho de 2009 completou a volta ao mundo sozinho em um veleiro após 13 meses, em uma façanha que o colocou entre um dos mais jovens a ter cumprido este desafio.
O jovem, que festejou os 17 anos enquanto cumpria seu objetivo, disse, ao chegar, que esperava inspirar muitos jovens com sua travessia e ao mesmo tempo derrubar ideias comuns que os adultos têm sobre os adolescentes.
Abby queria ser a menina mais jovem a realizar a volta ao mundo, mas sua aventura não está isenta de críticas.
O colunista esportivo do Los Angeles Times T.J. Simers acusou em dezembro os pais de Sunderland de "abuso infantil" por permitirem que sua filha realizasse esta viagem, um mês antes da jovem iniciar a aventura.
"Por que permite que alguém de 16 anos fique em perigo? Por que um pai permite uma coisa assim?", perguntou-se Simers, descrevendo a missão de Sunderland como algo "ridículo, atroz, uma loucura incompreensível".
Em uma recente entrevista à ABC, os Sunderland se defenderam e apoiaram as façanhas de seus filhos.
"Poderia acontecer uma tragédia?", perguntou-se a mãe, Maryanne: "Sim, poderia. Mas poderia acontecer à noite a caminho de casa, ou dirigindo com seus amigos um automóvel aos 16 anos. Minimizam os riscos", respondeu a mãe, hoje grávida de oito meses.
Sorridente, vestida com uma camiseta rosa e um suéter com capuz, a jovem navegante foi recebida neste sábado, ao deixar a passarela da embarcação que a transportou, pelo cônsul dos Estados Unidos nas Ilhas Mauricio, Peter Chisholm, pelo director do CROSS, Philippe Museux, e pelo irmão Zac.
Fonte: Terra; Foto AFP
Vídeo da chegada em Reunião

26 Jun 2010
Estiagem no Sul tem aumentado nos últimos anos
Mapeamento realizado por pesquisadores do Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/Inpe), em Santa Maria (RS), aponta que a região Sul do país tem enfrentado períodos de estiagem com intensidade e frequência acima do normal.
Os pesquisadores do Núcleo de Aplicação e Pesquisa de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos (Geodesastres) utilizaram imagens de satélites para mapear as áreas atingidas pela estiagem no Sul brasileiro no período de dezembro de 2000 a junho de 2009.
Fonte: FAPESP

25 Jun 2010
México e EUA prorrogam restrição a perfuração no Golfo até 2014

O México e os Estados Unidos concordaram em prorrogar por três anos a moratória na prospecção de gás e petróleo ao longo da fronteira marítima comum no Golfo do México, disse o governo mexicano nesta quarta-feira.
O veto à prospecção numa faixa de 1,4 milha náutica de cada lado da fronteira deveria expirar em 1º de janeiro de 2011. A decisão ocorre num momento em que os Estados Unidos enfrentam, na sua parte do Golfo, o pior vazamento de petróleo na história do país, num poço da empresa British Petroleum.
O governo mexicano disse que uma nova prorrogação poderá ocorrer após 2014, e que os dois países vão discutir um novo tratado sobre a futura exploração de gás e petróleo na área.
Não há campos petrolíferos conhecidos atravessando a fronteira, mas o assunto foi usado pelo partido governista mexicano para reformar a legislação energética do país, em 2008, devido ao risco de que empresas que operam nas águas norte-americanas extraiam o petróleo e o gás que pertencem ao México.
Fonte: O Globo

24 Jun 2010
Regata do bicentenário termina no México com embarcações de nove países

As velas de embarcações de oito países da América e uma fragata holandesa cobriram, nesta quarta-feira, o horizonte no porto mexicano de Veracruz, ao fim de uma viagem pelo continente que começou no Brasil, chamada de regata do Bicentenário.
A regata realizada por ocasião das celebrações dos 200 anos de vida que comemoram este ano o México e quatro nações sul-americanas, fez seu último percurso esta semana, entre Santo Domingo e o porto mexicano.
Esta quarta, as embarcações se alinharam antes de efetuar manobras de honra ao presidente mexicano, Felipe Calderón, com a qual encerraram uma viagem de pouco mais de quatro meses.
Calderón presenciou a chegada das embarcações de Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela, a bordo do cargueiro anfíbio "Papaloapan", palavra indígena que significa lugar das borboletas.
As embarcações partiram em 2 de fevereiro do Rio de Janeiro com destino ao sul do continente e após escalas em Montevidéu e Buenos Aires, cruzaram para o oceano Pacífico em março.
Depois, navegaram nas águas de Chile, Peru e Equador, antes de cruzarem o canal do Panamá rumo ao mar do Caribe, onde fizeram, entre maio e junho, novas paradas em Cartagena (Colômbia), La Guaira (Venezuela) e Santo Domingo, e seguirem para Veracruz.
Entre as embarcações que participaram da regata estão os navios-escola brasileiro "Cisne Branco", mexicano "Cuahutémoc", argentino "Libertad", americano "Eagle", colombiano "Gloria", uruguaio "Capitán Miranda", equatoriano "Esmeralda" e venezuelano "Simón Bolivar", além da fragata holandesa "Europa".
As embarcações ficarão cinco dias em Veracruz, durante os quais serão realizados eventos representativos da cultura dos países participantes.
Fonte: AFP

23 Jun 2010
Velejador americano bate recorde de permanência a bordo

O cinquentão Reid Stowe retornou nesta semana a Nova Iorque depois de 1.152 dias velejando, sem nunca ter atracado.
Nestes mais de 3 anos Reid não conheceu lugar algum, objetivando apenas bater o recorde e constar no Guinness Book.
Em todo este tempo a bordo do veleiro Anne, de 2 mastros e 70 pés, o americano consertou velas, trabalhou na pintura do barco, começou a escrever um livro e fez yoga.
Fez um filho também, já com quase 2 anos, a quem veio a conhecer agora que atracou, já que a namorada desembarcou quando percebeu a gravidez.
Segundo o comandante, o barco tem comida para ainda mais um ano.
O aventureiro disse que o registro do GPS de bordo provará que nunca atracou durante a viagem.
Vídeo chegada em Manhattan
Vídeo dublado
Fonte: BBC, c/tradução livre do Popa

23 Jun 2010
Detector de enchentes e poluição

Uma rede de sensores sem fio capaz de alertar autoridades sobre inundações iminentes poderá ser uma importante ferramenta de auxílio aos órgãos de defesa civil. O equipamento de monitoramento também é capaz de medir a poluição dos rios. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP

22 Jun 2010
Emissário Sanitário Terrestre e Subaquático no Rio Guaíba

Nesta quarta-feira, 23 de junho, o Veleiros do Sul será a sede do encontro aberto aos moradores da Zona Sul de Porto Alegre para tratar sobre a construção do Emissário Sanitário Terrestre e Subaquático no Guaíba. Os esclarecimentos sobre a obra serão dados pelo Diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), Sr. Flávio Presser.

Dia: 23 de junho (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: salão do Veleiros do Sul

O Emissário Terrestre e Submerso integra o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) e será o responsável pela condução dos esgotos provenientes da área central da Capital, concentrados na futura Estação de Bombeamento de Esgoto na Ponta da Cadeia, região próxima ao Gasômetro, até a Estação de Bombeamento de Esgoto do bairro Cristal. De lá, seguem via tubulação subaquática até a estação de tratamento de esgoto no bairro Serraria. A parte do emissário que será subaquática exigirá utilização de tecnologia inédita em Porto Alegre.
Projeto Integrado Socioambiental (Pisa)
O principal objetivo do Pisa é ampliar a capacidade de tratamento de esgotos de Porto Alegre de 27% para 77% até 2012. Ao todo, serão investidos R$ 586,7 milhões*, com financiamento de R$ 203,4 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de R$ 316,2 milhões da Caixa Econômica Federal, com contrapartida de R$ 67,1 milhões da Prefeitura.
A implantação do Pisa busca garantir a balneabilidade das águas do Lago Guaíba até 2028, com a redução de mais de 90% na densidade de coliformes lançados na extensão que vai desde a foz do arroio Dilúvio até a praia de Ipanema. O sistema de abastecimento de água também será melhorado, devido à redução da carga de poluentes orgânicos e da densidade de coliformes na água captada.
As obras do projeto, vinculado ao Programa Transforma POA, começaram a ser executadas em dezembro de 2007 pelo Sistema de Esgotamento Sanitário da Restinga. Além disso, o Pisa integra três frentes de atuação do governo: o Eixo Ambiental, o Eixo Social e o Eixo Econômico. Com a realização destas obras, Porto Alegre ultrapassará as Metas do Milênio, estabelecidas pela ONU, de reduzir à metade o déficit de acesso a água e esgoto até o ano de 2015.
Fonte: Veleiros do Sul

21 Jun 2010
Casa Branca critica presença de chefe da BP em regata

Hoje às 23:44A Casa Branca considerou que a presença do presidente executivo da BP numa corrida de barcos de luxo foi uma “gaffe” e convidou-o a utilizar o veleiro na limpeza do Golfo do México.
O caso do derrame da plataforma da BP está longe de resolvido e os passos do director executivo da petrolífera estão agora a ser minuciosamente escrutinados. De tal forma que um passeio de fim-de-semana num veleiro mereceu um “puxão de orelhas” de um porta -voz da Casa Branca.
O secretário-geral da Casa Branca classificou, esta segunda-feira, a presença do presidente executivo da BP numa corrida de veleiros como uma “gaffe”.
Este fim-de-semana, Tony Hayward participou numa competição de barcos de luxo e a Casa Branca, sem querer meter-se nos tempos livres do empresário, não deixou escapar a oportunidade.
O porta-voz da presidência, Bill Burton, convidou Hayward a usar o luxuoso veleiro, um barco de 300 mil euros, nas operações de limpeza do Golfo do México.
Para a Casa Branca, o passeio do presidente executivo da BP não é um episódio isolado, mas faz parte de uma longa série de erros e de “gaffes” de comunicação.
Questionado sobre o facto de o presidente norte-americano ter estado, no mesmo sábado, a jogar uma partida de golfe durante algumas horas, o porta-voz da Presidência disse apenas que Barack Obama também tem direito a descansar um pouco. Aliás, acrescentou Bill Burton, o descanso do presidente faz bem a todos os norte-americanos.
Também esta segunda-feira, a BP anunciou que já gastou quase 1,7 mil milhões de euros nas operações de emergência e limpeza e recebeu 65 mil reclamações de pessoas que se dizem afectadas pela grande maré de petróleo.
Fonte: TSF

21 Jun 2010
Velejadora americana continua a bordo de pesqueiro, no rumo de casa

Abby Sunderland, a americana de 16 anos que tentou a circum-navegação do planeta em solitário e teve o veleiro desmastreado no Oceano Índico no dia 10, continua navegando em um pesqueiro a caminho da ilha La Reunion, onde deverá chegar entre 24 e 25 deste mês. Segundo a família de Abby, a menina encontra-se em bom estado de saúde e de ânimo. Após desembarcar, levará ainda alguns dias até chegar na California.
Fonte: site de Abby Sunderland

21 Jun 2010
Holanda sentencia piratas somalis em caso histórico

Cinco cidadãos somalis foram sentenciados à prisão hoje no primeiro caso de pirataria julgado pela Corte na Europa moderna. Eles ficarão presos por atacar um navio cargueiro com bandeira holandesa e antilhana que transportava armas automáticas e granadas.
Os cinco foram sentenciados por atacar o navio Samanyulo no Golfo de Áden, em 2009. O ataque foi frustrado por militares holandeses em helicópteros. Cada um dos acusados foi sentenciado a cinco anos de prisão.
"A pirataria é um delito grave, que deve ser combatido com vigor", afirmou o juiz que presidiu a Corte Klein Wolterink. Um dos acusados qualificou a decisão como injusta. "A Holanda não gosta dos muçulmanos", afirmou várias vezes em inglês Sayid Ali Garaar, de 39 anos. "Isso é ilegal."
Os promotores pediam sentenças de sete anos, mas Wolterink disse ter levado em conta as condições difíceis na Somália, que levaram os homens à pirataria.
O caso é característico da luta contra o aumento dos incidentes de pirataria no Golfo de Áden e no Oceano Índico, que levou embarcações do mundo a formarem grupos para se protegerem, em um dos corredores marítimos para mercadorias e petróleo mais ativos do mundo. Em alguns casos, os piratas conseguiram ter êxito e pedem resgates milionários. Os sequestros em alto-mar continuam, apesar de uma força internacional para evitá-los, integrada por Estados Unidos, União Europeia, Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Japão, Coreia do Sul e China.
Agência Estado

20 Jun 2010
Lancha de corrida bate em onda a 140 km/h

Uma piloto britânica está se recuperando em casa, na cidade inglesa de Southampton, depois de perder o controle de seu barco em uma competição em Valletta, em Malta.
Shelley Jory-Leigh estava a 140 quilômetros por hora na final do Malta Grand Prix of the Sea, no domingo, quando seu barco atingiu uma grande onda.
Seu co-piloto Patrick Huybreghts foi lançado ao mar.
Jory-Leigh, que ficou machucada após bater com o corpo no barco, disse que ela e o co-piloto tiveram sorte de saírem caminhando do acidente.
Fonte: O Globo

18 Jun 2010
Governo do RS projeta terceira ponte sobre o Guaíba

A ligação seria feita entre o bairro do Lami e um ponto um pouco abaixo de Barra do Ribeiro
A segunda ponte do Guaíba ainda não veio, mas a terceira está a caminho. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) apresenta nos próximos dias à governadora Yeda Crusius os estudos do Rodoanel de Porto Alegre. E o projeto inclui a construção de uma terceira ponte na zona sul da Capital. A ligação seria feita entre o bairro do Lami e um ponto um pouco abaixo de Barra do Ribeiro. A análise do departamento aponta que o canal no ponto da travessia é pequeno, o que não tornaria a obra cara.
O Rodoanel deve seguir o traçado da RS-118 duplicada até Viamão e chegar ao Lami. Do outro lado do Guaíba seriam feitas obras que cortariam a BR-116 (facilitando a chegada de cargas ao Porto de Rio Grande) e chegariam à BR-290.
O custo final do projeto irá depender da opção a ser feita pelo governo do Estado. O diretor do DAER, Vicente Brito, estima que todo o financiamento de obras na Região Metropolitana não supere U$ 350 milhões.
Fonte: Zero Hora
Colaboração: Paulo Hennig

18 Jun 2010
Laura Dekker mostrou-se desapontada com a decisão do tribunal

O sonho da jovem velejadora Laura Dekker , que aos 14 pretende dar a volta ao mundo em solitário, vai ser mais uma vez adiado. De acordo como jornal francês "Le Monde", a decisão foi anunciada hoje pelo Tribunal de Middelburg, definindo que a jovem holandesa deverá ficar por mais um mês sob a supervisão dos serviços de protecção de menores.
A saída da jovem, inicialmente prevista para Setembro de 2009, acabou por ser adiada quando os serviços de protecção de menores da sua cidade foram alertados para a viagem solitária em alto mar.
A falta de garantias da sua segurança e desenvolvimento "social-emocional", juntamente com as muitas dúvidas sobre as modalidades de ensino escolar que a jovem pretende seguir durante os dois anos de navegação, levaram o caso a tribunal. Até ao momento, sem nenhuma decisão definitiva.
Verão como limite
"Este é um dia negro para o sistema judicial dos Países Baixos", disse hoje à imprensa o advogado da jovem navegadora, sem esconder o desagrado pelo novo adiamento.
Com a aprovação total dos seus progenitores, Laura Dekker pretende tornar-se na mais jovem navegadora de sempre a dar a volta ao mundo em solitário. Mas para que o título se mantenha, a adolescente precisa de começar a viagem ainda este Verão.
"Em Outubro já poderá ser tarde demais", explica a sua relações públicas. Caso arranque até Agosto, Laura Dekker deverá terminar a viagem em Setembro de 2012, logo após o seu 17.º aniversário.
Fonte: Expresso, Portugal

18 Jun 2010
Navio papa-óleo alemão pode ajudar no Golfo

O navio papa-óleo alemão, especial para vazamentos no mar, pode ajudar no acidente com a plataforma da BP no Golfo do México. O barco, criado pela marinha alemã, pode limpar 140 metros cúbicos de água do mar por hora. Ele navega como um barco comum até chegar à borda da mancha e óleo no mar. Aí se divide em dois e abre como a boca de um Pac Man.
Já que a BP não sabe ainda como estancar o vazamento no fundo do mar e gasta US$ 33 milhões por dia para reduzir os danos, o navio alemão pode ajudar.
Fonte: Época

18 Jun 2010
BP e o drama sem fim no Golfo

Durante a audiência no Congresso americano nesta quinta-feira, o diretor-executivo da petroleira britânica BP, Tony Hayward, ouviu muitas críticas dos parlamentares, pediu desculpas pelo vazamento de petróleo e disse que a indústria como um todo deve aprender as lições do desastre no Golfo do México.
Alguns críticos, porém, dizem que Hayward falou muito, mas ofereceu poucas respostas sobre o que levou ao acidente na plataforma de petróleo Deepwater Horizon, que explodiu no dia 20 de abril, matando 11 funcionários, e afundou dois dias depois, provocando o maior desastre ambiental da história americana.
Hayward já foi chamado pela imprensa americana de "o homem mais odiado da América", e o desempenho na audiência do Congresso não ajudou a mudar sua imagem.
Quanto mais o tempo passa sem que haja uma solução para o vazamento no Golfo, mais cresce a irritação dos americanos com a BP e com o governo de Barack Obama, acusados de demorar a reagir ao desastre.
Obama viajou quatro vezes à região do Golfo desde o acidente e nesta semana, pela primeira vez em seu governo, fez um pronunciamento à nação transmitido pela TV diretamente do Salão Oval da Casa Branca, cenário simbólico nos Estados Unidos, usado por presidentes americanos em momentos de crise e de grande importância para o país.
O presidente, que já havia comparado o episódio no Golfo ao 11 de Setembro, disse que o vazamento era um "ataque" à costa e ao povo americano e prometeu que vai fazer a BP pagar pelos danos.
O discurso, porém, não agradou a todos. A oposição republicana criticou o presidente por explorar o momento trágico para insistir na aprovação de uma lei que privilegie energia limpa e reduza a dependência americana de petróleo.
No dia seguinte, depois de grande pressão pública por parte de Obama, a BP concordou com um fundo independente, no valor de US$ 20 bilhões, para indenizar as vítimas.
O montante, entretanto, pode ser pouco diante dos estragos provocados pelo vazamento.
O próprio Obama disse que os US$ 20 bilhões não representam um teto, e já há quem calcule que o trabalho de limpeza e recuperação da área atingida e o pagamento de compensações às vítimas vá custar pelo menos o dobro disso.
Quase dois meses após o acidente, ainda não se sabe nem o volume exato que jorra do poço danificado. Nas primeiras semanas, falava-se em mil barris de petróleo por dia. A estimativa mais recente é de até 60 mil barris diários.
Fonte: BBC Brasil

17 Jun 2010
Incêndio em navio obriga a suspender transposição de petróleo no Golfo

Um incêndio no navio petroleiro que armazena o petróleo que vaza do poço do Golfo do México (foto) obrigou ontem a suspensão temporária das tarefas de transposição do combustível, informou hoje a British Petroleum (BP).
O incêndio começou por causa de um relâmpago que atingiu a embarcação.
Apesar de o incêndio ter tido uma alcance pequeno, segundo a BP, como medida de precaução se optou por deter as operações para transferir o petróleo do poço estragado no Golfo para o petroleiro "Discoverer Enterprise".
O fogo, que começou em torno das 9h30 local (11h30, Brasília), foi completamente apagado e as tarefas de transposição serão retomadas ao longo do dia, disse a companhia petrolífera, que acrescentou que o acidente não deixou nenhum ferido.
A notificação coincide com o retorno a Washington do presidente americano, Barack Obama, que nos últimos dois dias visitou Mississipi, Alabama e Flórida, três dos estados mais afetados pelo derrame.
O vazamento de petróleo no Golfo do México, a catástrofe ecológica mais grave da história dos Estados Unidos, começou por causa da explosão e posterior afundamento no mar da plataforma petrolífera "Deepwater Horizon" (foto), administrada pela BP, no dia 20 de abril, em um incidente no qual morreram 11 trabalhadores.
Os cientistas calculam que até que a colocação de um sino de contenção sobre o poço, no dia 28 de maio, foram jogados até 6,4 milhões de litros diários de petróleo no mar.
Fonte: Terra

13 Jun 2010
A bordo do "Ilha da Reunião"
Abby Sunderland, a adolescente americana de 16 anos que teve o veleiro desmastreado no Oceano Índico na semana passada durante uma tempestade, foi socorrida por um pesqueiro francês, de onde escreveu em seu blog, ontem:
"Está tudo bem aqui. Continuo caminhando a bordo e para isso uso as duas mãos para evitar cair pelos estreitos corredores. Continuo com problema para digitar neste teclado (francês).
Todos a bordo tem sido muito amigáveis. Saíram bem fora do caminho deles para me ajudar e sou muito grata por terem feito isso. Minha mãe me falou sobre os diversos grupos de resgate que ajudaram a me encontrar. Obrigado a todos. Eu só esperava que um navio passasse dentro algumas semanas. Estou realmente admirada.
O Capitão é um cara grandão, amigável, careca e com uma barba grande. Ele fala inglês muito bem e diz 'Não ser bom se preocupar com o barco. Ser só um barco, você estar salva. Você não deve pensar no passado.' Isso é verdade, mas é difícil esquecer tudo o que aconteceu.
Todos na ponte de comando tem afastado a imprensa (ligações telefônicas) e estou muito grata por isso. Eu ainda não quero começar a dar entrevistas.
Comecei a escrever. De início, decidi que não iria escrever um livro. Mas então pensei nos bons momentos que eu e o Wild Eyes tivemos juntos. Tudo o que sobrou da viagem no Wild Eyes são minhas lembranças e às vezes ficam confusas e não quero lembrar de todos aqueles detalhes. Eu não queria que aquilo tivesse acontecido.
Wild Eyes e minha viagem foram a melhor coisa que fiz na vida e não quero esquecer todos os bons momentos que tivemos juntos, nem os ruins.
A história do Wild Eyes terminou, mas minha história ainda continua. Continuo no oceano, rumando para uma pequena ilha chamada Kerguelen e então vou passar para outro barco por 10 dias até uma outra ilha perto de Madagascar. De lá talvez eu consiga ir para casa. Assim segue minha aventura.
Abby". O moderador do blog informa que chegaram mais de 12.000 comentários.
Fonte: blog de Abby Sunderland; Tradução livre do Popa.com.br; Imagem: site de Abby Sunderland

13 Jun 2010
Velejadores são resgatados em Búzios depois de barco virar

Waldir Luiz Ferraz, 56 anos, e Dirceu Gomes Ferreira Filho, 52, praticavam Hobie Cat quando um forte  vento e as ondas altas fizeram tombar o barco, próximo à Ilha Branca, em Búzios, na Região dos Lagos. Os dois esportistas ficaram cerca de duas horas à espera de socorro e foram resgatados por um barco, comandado pelo capitão André Luiz Alves dos Santos, que passava por acaso no local. Os dois velejadores foram levados para terra firme e não precisaram de atendimento médico. O naufrágio aconteceu no final da manhã de hoje.
Fonte: O Globo

13 Jun 2010
Navio colide com plataforma de gás no Golfo do México
Acidente ocorreu na mesma região de vazamento de petróleo; 36 ocupantes de navio foram hospitalizados
Um navio de suprimentos colidiu com a abertura de um poço de gás natural no Golfo do México nesta sexta-feira, 11, causando um vazamento de gás.
De acordo com o Comando Unificado de Incidentes, montado para lidar com o vazamento de petróleo em uma plataforma da BP, na mesma região, dos 41 ocupantes do navio, 36 foram hospitalizados com sintomas de intoxicação; apenas duas delas foram caracterizadas como casos graves.
A colisão aconteceu quando o navio tentava atracar na plataforma de gás natural ao largo da localidade de Cocodrie, na Louisiana, para levar suprimentos para os trabalhadores da instalação. A Guarda Costeira dos Estados Unidos disse que está investigando o acidente.
Fonte: Estadão

13 Jun 2010
Navio americano com soda cáustica encalha no Golfo do México
Embarcação encalhou em um recife e transporta 3 mil toneladas do material.
Um navio com 3 mil toneladas de soda cáustica procedente de Houston, Texas, encalhou nesta sexta-feira em um recife próximo ao porto de Tuxpan, no Golfo do México, informou a diretora da Defesa Civil do Estado mexicano de Veracruz, Silvia Domínguez. Até o momento, não foi registrado indício de vazamento.
O navio tinha como destino a cidade de Veracruz e "encalhou em um recife". "É um barco de grandes dimensões, que transportava mais de 3 mil toneladas de soda cáustica", disse Silvia Domínguez.
Até o momento não houve qualquer vazamento e as autoridades avaliam os danos ao recife de coral.
O acidente ocorre no momento em que o Golfo do México enfrenta sua pior catástrofe ecológica da história, após a explosão de uma plataforma de petróleo que provocou uma imensa maré negra.
Fonte: G1

12 Jun 2010
Abby Sunderland resgatada por barco pesqueiro

A velejadora americana Abby Sunderland, de 16 anos, que naufragou quinta-feira no Oceano Índico, embarcou neste sábado no pesqueiro francês Ile de la Reunion, de 100 pés. Felizmente o mar já estava calmo, permitindo o uso de um dingue para o transbordo.
Os pais da menina conversaram com ela logo em seguida, e informaram que está bem.
As autoridades australianas estão tentando transferir Abby para outra embarcação. Sua chegada em casa, na California, ainda deverá levar algumas semanas, segundo informaram os familiares. Informaram também que ainda não é sabido o que acontecerá com o veleiro Wild Eyes, mas é bem improvável que seja salvo.
Abby escreveu a bordo do pesqueiro que tudo se resumiu a uma onda grande e que sobraram duas polegadas de mastro.
Logo que embarcou no pesqueiro começaram as ligações da imprensa.
"Não sei como conseguiram o número, mas parece que todo mundo quer saber da minha história agora que algo ruim aconteceu. Há muita coisa para as pessoas falarem mal da minha situação: minha idade, a época do ano e muito mais. A verdade é que eu estava em uma tempestade e você não veleja pelo Oceano Índico sem pegar pelo menos uma tempestade. Não foi a época do ano, foi somente uma tempestade no oceano. Tempestades fazem parte quando você decide velejar em volta do mundo. Sobre a idade, desde quando idade cria ondas gigantescas e tempestades?", desabafou Abby, que terminou a curta mensagem assim: "Ainda tento entender o fato de que nunca mais vou ver meu Wild Eyes* novamente".
Há dois anos, Zac, irmão de Abby, tornou-se a pessoa mais jovem (com menos de 18 anos) a dar a volta ao mundo sozinho em um veleiro. Atualmente está terminando o segundo grau e dá palestras nos EUA encorajando jovens a "botar rodas em seus sonhos".
(*) "Olhos Selvagens
"
Fonte: site da Abby Sunderland;
Tradução livre do Popa.com.br
;
Foto AP mostra Phillipe Museux, diretor do centro de resgate marítimo baseado na Reunion Island, apontando a posição do Wild Eyes indicada por um barco amarelo. Nas outras imagens, Abby na cabine do veleiro e subindo no mastro.

12 Jun 2010
Família dá volta ao mundo em barco e bicicleta em prol do meio ambiente

Casal suíço e os três filhos querem viajar pelos mares e se aproximar dos picos dos continentes
Um barco, uma bicicleta e as próprias pernas são os recursos de um casal suíço que, acompanhado de seus três filhos, pretende ser pioneiro ao viajar pelos sete mares e se aproximar dos pontos mais altos dos continentes usando apenas energia natural.
Embora Dario Schworer, de 42 anos, e Sabine Schworer-Ammaun, de 33, tenham pensado inicialmente que levariam quatro anos para chegar às mais altas montanhas dos sete continentes com a ajuda do barco a vela, da bicicleta e a pé, mas agora acreditam que poderão levar 14.
"Nosso objetivo é ajudar as pessoas afetadas pela mudança climática e incentivar os estudantes a viverem em harmonia com a natureza", disse Schworer à agência Efe, em Katmandu, antes de partir para o Tibete. De lá irão a Xangai de bicicleta. A família foi também de bicicleta de Calcutá, na Índia, à região do Everest, onde passou três meses.
Schworer passou parte deste tempo escalando o Everest, mas admite não ter chegado ao topo. A família recolheu lixo e interagiu com estudantes das localidades próximas à montanha com a intenção de orientar para a preservação do meio ambiente. Antes de chegar ao Nepal, a família viajou por 46 países, passando por Europa, Caribe, América do Sul, Austrália e Oceania.
Depois do Monte Branco, na Europa, navegaram até o Caribe em seu barco, que atualmente está na Tailândia (o Nepal não tem acesso ao mar) e usa energia solar para obter eletricidade, mas aproveita o vento para navegar. Através do canal do Panamá, a família foi ao Equador e às ilhas Galápagos, e depois ao Chile e à Argentina para escalar o Aconcágua.
O casal teve em 2004 a sua primeira filha, Sabine, na Patagônia chilena, onde sua embarcação estava sendo consertada após ter se chocado contra um navio contêiner. "Não sei como é fazer o parto em casa. Mas foi difícil, porque não havia ninguém para nos ajudar", comentou Sabine sobre sua primeira experiência maternal.
Após o nascimento da pequena, os Schworer tentaram desembarcar na Antártida para escalar o maciço de Vinson, mas o gelo impediu que chegassem ao continente. Voltaram à Patagônia, onde Sabine, uma enfermeira que gosta de conhecer culturas distintas, deu à luz seu segundo filho, Andri, que agora tem 3 anos e meio.
"As pessoas na América do Sul são muito receptivas. Elas mostram isso com gestos pequenos, como ajudar alguém a carregar as sacolas do supermercado. Os europeus não costumam fazer isto", contou a mãe da família aventureira.
Nas ilhas Galápagos, a família teve a oportunidade de provar as "melhores laranjas do mundo" durante cinco semanas. Do Chile, navegaram pelo Pacífico sul até chegar à Austrália, onde o homem da família escalou o monte Kosciuszko, o maior do continente, e onde há nove meses nasceu a terceira filha, Australia Noé.
Os Schworer aproveitam cada visita para falar com crianças de escolas locais - calculam que até agora tiveram contato com cerca de 45 mil estudantes - e dizem ter recolhido até o momento cerca de 22 toneladas de lixo. "Queremos motivar as crianças e mostrar bons exemplos sobre como ajudar a natureza", disse Sabine.
Schworer, guia de montanha e climatólogo, diz que se surpreende com a criatividade das pessoas: no Caribe, conheceu a uma pessoa que tinha construído uma casa sobre o mar usando garrafas de plástico.
Perto de Chimborazo, no Equador, ensinou a população local a usar os raios ultravioleta do sol para purificar a água, em um lugar onde o rápido degelo das geleiras causou problemas de abastecimento e de poluição dos aquíferos.
A família suíça espera poder viajar às distintas áreas climáticas do mundo. Nos últimos sete anos, também tiveram tempo de voltar para casa várias vezes para que os parentes conhecessem seus filhos. Além disso, o caçula passou por duas cirurgias de rim.
Fonte: Estadão

11 Jun 2010
Veleiro de adolescente americana é desmastreado no Índico

Uma equipe com 11 militares do serviço de Busca e Salvamento da Austrália, a bordo de um Airbus da companhia aérea Qantas, localizou hoje o veleiro Wild Eyes, de Abby Sunderland, no Oceano Índico. A velejadora americana de 16 anos parecia bem, e estava no cockpit do veleiro desmastreado por ventos de 60 nós, de onde se comunicou por rádio.
O navio mais próximo levará 24 horas para resgatar Abby.
A companhia aérea não informou o custo da viagem nem se vai cobrar pelo vôo.
Segundo o jornal New York Times, Abby foi encontrada a aproximadamente 2.000 milhas náuticas a leste da ilha de Madagascar.
Fonte: site da Abby Sunderland; Tradução livre do Popa.com.br

11 Jun 2010
Velejadora americana foi encontrada

Após ficar desaparecida em alto mar por algumas horas, a jovem americana Abby Sunderland conseguiu retomar contato com sua equipe. Avistada por um avião que sobrevoava a região, ela afirmou estar bem e com mantimentos, informou a NBC Sports.
Fonte: Terra
Veja mais na notícia abaixo

11 Jun 2010
Americana de 16 anos que tenta volta ao mundo de barco some no Índico

Equipes de resgate procuram Abby Sunderland após perda de comunicação.
Contato com ela foi perdido a meio caminho entre África do Sul e Austrália.
Equipes de resgate buscam nesta quinta-feira (10) a norte-americana de 16 anos que tentava sozinha dar a volta ao mundo velejando.
Abby Sunderland estaria em algum lugar entre a África e a Austrália, segundo Christian Pinkston, porta-voz da família. Ele disse que alertas de emergência foram ativados durante a noite e que houve falta de comunicação.
Eles temem que ela tenha tido problemas em algum lugar no sul do Oceano Índico.
Abby começou sua travessia em 23 de janeiro, na Marina del Rey, em Los Angeles. Ela tenta ser a pessoa mais jovem a navegar ao redor do mundo sem paradas.
Ela logo teve problemas com seu equipamento e teve de parar para consertos em seu barco Wild Eyes (olhos selvagens). A garota desistiu de tentar terminar a travessia em abril, mas continuou com sua jornada.
Seu site informa que ela deixou a Cidade do Cabo, na África do Sul, em 23 de maio, rumo à Austrália e na segunda-feira (7) estava a meio caminho de seu objetivo.
Fonte: G1
Veja mais na notícia abaixo

11 Jun 2010
EPIRB acionada depois de um dia com 60 nós de vento e ondas com mais de 7 metros

Depois de um dia com ventos de até 60 nós (111km/h) e ondas com mais de 7 metros, Abby Sunderland tentava fazer funcionar o motor para carregar as baterias, mas havia água no motor. A comunicação via satélite estava ruim.
Enquanto os pais de Abby aguardavam por uma chamada dela, o American Search & Rescue (Busca e Salvamento) ligou informando que havia recebido um sinal de emergência do EPIRB do veleiro Wild Eyes. A princípio, os pais acharam que seria do EPIRB ativado pela água, já que o barco havia adernado muito. Mas logo identificaram que o EPIRB que enviou o sinal foi ativado manualmente.
Enquanto falavam com o serviço de Busca e Salvamento australiano, novo sinal de emergência foi recebido, desta vez do PLB (Personal Locator Beacon) portátil de Abby. Como o EPIRB ativável pela água não foi disparado, os pais de Abby acreditam que o veleiro não tenha virado.
Há vários navios na área, mas o mais próximo levaria 40 horas para alcançar o local. A área é tão remota, que um auxílio aéreo é difícil. Logo que houver luz do dia um Airbus da Qantas sobrevoará o local, mas o que poderão fazer será chamar Abby pelo VHF, tentar localizá-la e repassar a informação.
Abby tem a bordo o equipamento necessário para sobreviver, como roupa de sobrevivência e bote salva-vidas com suprimentos. Caso ela consiga manter-se aquecida, terá chance de sobreviver. O barco tem compartimentos estanques para casos de comprometimento do casco, e foi projetado para desvirar sozinho.
Fonte: site da Abby Sunderland; Tradução livre do Popa.com.br
Colaboração: Geraldo Knippling
Veja mais na notícia abaixo

11 Jun 2010
"Loucura incompreensível"
Abby queria ser a menina mais jovem a realizar a volta ao mundo, mas sua aventura não está isenta de críticas.
O colunista esportivo do Los Angeles Times T.J. Simers acusou em dezembro os pais de Sunderland de "abuso infantil" por permitirem que sua filha realizasse esta viagem, um mês antes da jovem iniciar a aventura.
"Por que permite que alguém de 16 anos fique em perigo? Por que um pai permite uma coisa assim?", perguntou-se Simers, descrevendo a missão de Sunderland como algo "ridículo, atroz, uma loucura incompreensível".
Em uma recente entrevista à ABC, os Sunderland se defenderam e apoiaram as façanhas de seus filhos.
"Poderia haver uma tragédia?", perguntou-se a mãe, Maryanne: "Sim, poderia haver. Mas poderia haver uma tragédia à noite a caminho de casa, ou dirigindo com seus amigos um automóvel aos 16 anos. Minimizam os riscos", respondeu a mãe, hoje grávida de oito meses.
Fonte: Yahoo Notícias

10 Jun 2010
Barco de Jacques Cousteau é restaurado para comemorar centenário

Calypso deve ser exposto ao público em 2011, ao fim das comemorações do aniversário de nascimento do cientista francês.
O barco usado pelo oceanógrafo Jacques Cousteau está sendo restaurado e preparado para abrigar uma exposição na França, que marcará o centenário de nascimento do explorador.
As comemorações em Paris devem terminar em 2011 com a abertura do Calypso, que ajudou Cousteau a captar suas primeiras imagens do fundo do mar. Em 1996, um ano antes da morte de Cousteau, aos 87 anos, o Calypso se chocou acidentalmente com um barco em Cingapura, foi danificado e terminou afundando.
Atualmente o Calypso está sendo reformado na França sob supervisão da Sociedade Cousteau e da Equipe Cousteau, liderada pela viúva do explorador, Francine Cousteau.
A intenção é que a embarcação abrigue uma exposição que incluirá os minissubmarinos para uma ou duas pessoas criados por Cousteau, motos submarinas, tanques de oxigênio, roupas de mergulhador, câmeras e outros equipamentos usados durante as expedições do oceanógrafo.
'Mona Lisa do oceano'
O barco de Cousteau foi adaptado para expedições em 1950, quando recebeu um laboratório móvel para ajudar o cientista em suas pesquisas. O Calypso foi equipado também com um "nariz falso", utilizado como câmara de observação submarina.
"Faz muitos anos que este grande embaixador dos mares e oceanos navegou pela última vez", afirmou Francine Cousteau.
"Precisamos de ajuda para completar a reforma do Calypso, mas estamos muito satisfeitos e animados com a perspectiva de ele - a inimitável Mona Lisa do oceano - navegar novamente para continuar a missão de vida de Jacques-Yves Cousteau (foto), promover a apreciação da beleza e da fragilidade dos mares."
O filho de Cousteau, Pierre-Yves, disse que se o pai estivesse vivo "certamente ficaria maravilhado com a tecnologia e a habilidade por trás do trabalho de seus sucessores, que compartilham da filosofia do meu pai de que as pessoas protegem aquilo que amam - e amamos o que nos encanta."
Pierre-Yves acrescentou que o pai ficaria feliz ao saber sobre a criação de diversas áreas de proteção marinha em vários países, e sobre a crescente comunidade de cientistas que trabalham pela conservação da biodiversidade nos oceanos.
"Porém, eu sei que ele também ficaria preocupado com os constantes saques dos oceanos pela indústria da pesca, por aqueles que dizimam o fundo do mar e pescam indiscriminadamente, com as catástrofes geradas na exploração de reservas de petróleo no mar e com a acidificação da água do mar causada pelos gases causadores do efeito estufa, que ameaçam a saúde de toda a vida na Terra", afirmou Pierre-Yves.
2010 X Anos 40
O filho de Cousteau também é responsável por supervisionar uma expedição de filmagens de um mês no Mar Mediterrâneo que será realizada em parceria com a Sociedade National Geographic.
O objetivo é documentar as mudanças no Mediterrâneo desde as primeiras filmagens de Cousteau, nos anos 40, e promover a expansão das reservas marinhas demonstrando sua viabilidade econômica.
"Ao filmar três áreas marinhas que foram protegidas como reservas por mais de 25 anos, os mergulhadores também vão apresentar um quadro de como a riqueza de biodiversidade pode ser restaurada", acrescentou Pierre-Yves.
O centenário do nascimento de Jacques Cousteau será comemorado em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, onde os eventos começam entre os dias 15 e 20 de junho em Brasília e Minas Gerais.
Fonte: Estadão

09 Jun 2010
É assim que se tira um navio de guerra do fundo do mar
Corveta da Marinha da Coreia do Sul afundou em 26 de março causando a morte de 46 dos 104 tripulantes. De acordo com uma investigação internacional, a causa foi um torpedo disparado por um submarino Yeono da Coreia do Norte. Algumas semanas depois, em 15 de Abril, a marinha Sul-Coreana recuperou a primeira metade do fundo do mar.
Em 24 de abril, a segunda metade foi retirada com um enorme guindaste flutuante, utilizado para içar o navio de guerra do fundo do mar (foto).
Em 6 de junho a Marinha americana confirmou que participava dos exercícios com a Coréia do Sul, para proteção contra disparos de submarinos da Coreia do Norte.
As duas Coreias entraram em guerra nos anos 50, sendo a do Sul apoiada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, e a do Norte, pela Rússia e pela China.
Três milhões e meio de pessoas morreram no conflito.
Até hoje o tratado de paz não foi assinado.
O incidente recente traz possibilidades de nova guerra ser iniciada.

08 Jun 2010
Ressaca em Garopaba revela cemitério de baleias

Não precisamos nos estender muito em estudos e pesquisas para descobrir que nossa bela Garopaba, num passado nem tão distante, já foi uma importante Armação de Baleias. Conta-se que em 1666 chegava à bela enseada o primeiro grupo de imigrantes açorianos. Os imigrantes ali se estabeleceram e formaram uma comunidade, atraídos pela pesca da baleia. Caçaram baleias e comercializaram seu óleo que era utilizado na iluminação pública, e como cimento, que naquela época não existia. A "armação" da cidade de Garopaba foi fechada em 1801, porém a última baleia foi morta a bem pouco tempo, em 1972.
Em 29 de maio de 2010, depois de vários dias de ressaca do mar, dezenas de ossadas de baleias Jubarte deram na beira mar da praia central de Garopaba. O biológo Luiz Augusto Farnettani, explicou: -"A ressaca revolveu o fundo da baía e as ossadas acabaram sendo trazidas pelas fortes ondas até a beira da praia".
Fonte: Vitória Rech Maciel/Blog do veleiro Planeta Água

07 Jun 2010
150 barcos inscritos na XXII REFENO

A XXII Regata Internacional Recife-Noronha (REFENO) tem tudo para ser a mais grandiosa de todas. Pelo menos, em relação ao número de competidores. Na edição de 2010, serão 150 barcos que vão estar na maratona.
Outro detalhe é que as inscrições estão a todo vapor, com quase todas as vagas já preenchidas - um marco na história do evento, levando em consideração que as inscrições foram abertas há pouco mais de dois meses. A REFENO está marcada para o dia 25 de setembro, às 14h, com largada do Marco Zero.
Entre os inscritos há bandeiras nacionais e estrangeiras. O estado de São Paulo é o líder com mais barcos inscritos na competição, 35 no total. Depois vem Rio de Janeiro (22), Bahia (14), Pernambuco (12), Rio Grande do Sul (10), Santa Catarina (10), Rio Grande do Norte (6), Alagoas (3), Espírito Santo (3), Paraíba (2) e Distrito Federal (1). Argentina, Estados Unidos, Nova Zelândia, Aruba e Ilhas Cayman, além do Brasil, são os países que estão até agora na disputa.
Fonte: Átila Böhm

04 Jun 2010
Acesso à Lagoa Mirim,RS e as implicações com a altura do mastro

Para veleiros com mais de 30 pés, um dos obstáculos para alcançar a Lagoa Mirim, no sul do Rio Grande do Sul, é a altura das pontes sobre o Canal São Gonçalo, em Pelotas, como a da foto ao lado.
O blog Hidrovias Interiores apresenta matéria com informações e considerações sobre a altura das pontes do São Gonçalo.
A Lagoa Mirim foi rota importante da navegação interior do RS no século XIX. Aquela região fronteiriça foi cenário de vários episódios da ocupação, como na época do contrabando de lenha do Uruguai. Muitas histórias são contadas por lá, como a do padre que vivia com uma negra na hoje chamada "Isla del Padre", no Rio Cebollati, afluente uruguaio da Mirim. Dom Pedro II esteve na região com a Princesa Isabel em 1865. A cidade de Jaguarão, às margens do rio de mesmo nome, também afluente da Mirim e que faz parte da divisa Brasil-Uruguai, dispõe de um clube náutico muito acolhedor, onde a referência é o Comte Roberto Couto, inveterado velejador da região.

03 Jun 2010
BP inicia arriscada operação para conter vazamento de óleo

Solução temporária consiste em serrar cano e redirecionar óleo para navio na superfície
Imagem mostra braço de robô-submarino serrando cano para desviar fluxo do óleo
A empresa British Petroleum (BP) começou nesta terça-feira, 1, uma nova operação para tentar conter o vazamento de óleo no Golfo do México, que implicará colocar uma caixa sobre o fracassado sistema de prevenção de explosões para captar e redirecionar o fluxo de óleo para um navio.
"Estão começando este processo", disse à emissora "CNN" a assessora para temas energéticos da Casa Branca, Carol Browner.
A operação começa depois de a BP admitir no fim de semana o fracasso do procedimento conhecido como "top kill", com o qual a multinacional buscava tapar o poço pela injeção de substâncias químicas pesadas.
Browner disse esperar que a nova tentativa seja capaz de capturar "todo ou uma quantidade significativa do petróleo", que será canalizado a um navio na superfície por meio de um encanamento.
Mas a assessora governamental reconheceu que o êxito não é garantido e que, caso não funcione, poderia vazar ao mar até 20 mil barris de petróleo.
O vazamento de óleo no Golfo do México começou quando, em 20 de abril, uma plataforma petrolífera da BP explodiu, matando 11 trabalhadores. Dois dias depois, a plataforma afundou e deixou aberto o poço de petróleo no fundo do mar.
Fonte: Estadão

02 Jun 2010
Tetraplégica atravessa sozinha o Canal da Mancha

Uma verdadeira conquista. Assim pode ser descrita a façanha da velejadora britânica Hillary Lister. Tetraplégica (só consegue mover a cabeça), ela conseguiu atravessar sozinha o Canal da Mancha, que liga a Inglaterra à França. A proeza foi realizada na última terça-feira (23).
A britânica de 33 anos partiu de Dover, no sul da Inglaterra, e alcançou Calais, ao norte da França, após seis horas e 17MN. Assim, bateu o recorde da viagem mais longa e sozinha de uma pessoa tetraplégica Com a travessia, Hillary conquistou uma verdadeira vitória para si e para todos os portadores de necessidades especiais, tornando-se a primeira pessoa com deficiência física a realizar essa velejada.
A embarcação utilizada, de 7,9m, foi especialmente concebida para Hillary. Como a velejadora não possui mobilidade nos membros, ela controlou as velas e a direção da embarcação com a respiração – ou seja, tinha que inspirar e expirar em dois tubos conectados a um mecanismo especial para controlar o veleiro.
Hillary tem uma deficiência progressiva que comprometeu a mobilidade de seu corpo – hoje ela só pode movimentar a cabeça. Quando não está velejando, ela passa a maior parte do tempo em uma cama, ou em uma cadeira de rodas. Hillary sempre foi uma pessoa muito ativa e corajosa, e mesmo quando perdeu o movimento das pernas, ela continuou praticando esportes como natação e musculação. Quando perdeu a mobilidade dos braços, teve que parar os exercícios. Ela enfrentou momentos muito difíceis antes de começar a velejar em 2003, influenciada por um vizinho. E foi velejando que descobriu uma grande motivação para realizar vários projetos e sonhos. Seu sonho de atravessar o Canal da Mancha começou a tomar forma em 2004, e este ano ela decidiu levar o projeto a cabo. Emocionada, ela declara “o iatismo salvou minha vida”.
O desafio de atravessar o Canal da Mancha tem como objetivo arrecadar dinheiro para que outras pessoas com deficiência física também possam experimentar a emoção de velejar, mostrar que pessoas deficientes também podem vencer grandes desafios, desafiar todas as pessoas (deficientes ou não) a repensarem seus limites, e encorajar todo mundo a lutar por seus sonhos.
Fonte: Ser Lesado / Tetraplégicos blogspot

1º Jun 2010
Regatas muito agitadas na Sardenha

Um incrível empate múltiplo é o resultado da primeira série Round Robin 1 no Troféu Louis Vuitton, a decorrer em La Madallena, Sardenha, Itália, até o próximo dia 6 de Junho. As equipas sueca Artemis, neozelandesa Emirates Team New Zealand, inglesa TeamOrigin e russa Synergy somam quatro pontos cada uma, depois de 10 match racings na primeira ronda de regatas.
O segundo evento da temporada 2010, reúne dez tripulações de elite a bordo de quatro veleiros da classe America's Cup - emprestados pelos sindicatos norte-americano e italiano - e está a revelar-se uma das mais agitadas competições náuticas da época.
A maestria dos skippers e tácticos presentes a bordo é um grande destaque com figuras como Dean Barker, do Emirates Team New Zealand, campeão em 2009, o velejador olímpico inglês Ben Ainslie, a bordo do TeamOrigin, o brasileiro Torben Grael, com cinco medalhas olímpicas, táctico do Luna Rossa, e ainda James Spithill, o célebre timoneiro do BMW Oracle Racing, vencedor da Taça América em 2010.
As regatas têm sido intensas, com manobras arriscadas antes mesmo do sinal de largada das regatas, decorrendo daí algumas penalizações apontadas pelo júri internacional que acompanha as provas na água.
Notáveis porém foram dois incidentes ocorridos durante a primeira semana de regatas. Primeiro foi uma aparatosa colisão entre os barcos francês Aleph Sailing Team e o italiano Azzurra, que resultou na desclassificação dos franceses e dezenas de horas de trabalho de reparos na popa do barco italiano.
Depois foi a queda de um homem ao mar - o italiano Francesco Rapetti do Luna Rossa - durante uma manobra próximo à bóia, quando a equipa tinha mais de 200 metros de liderança frente à equipa americana. "Caí na água, mas rapidamente ergui-me de volta ao convés, com a ajuda de outro tripulante", disse Rapetti.
Fonte: DN Desporto

29 Mai 2010
Raymarine foi comprada pela FLIR Systems Inc

A Raymarine anunciou que a FLIR Systems, Inc (no índice NASDAQ: FLIR) celebrou, no passado dia 14 de Maio, um acordo definitivo com o Administrador da Raymarine para a aquisição da totalidade das acções da Raymarine Holdings Ltd. A transacção cujo valor é de 180 milhões de dólares inclui o pagamento de todas as dívidas da Raymarine bem como 24 milhões de dólares em dividendos à Raymarine plc , o equivalente a 20 pence por cada acção. Esta aquisição implica o negócio Raymarine na sua globalidade incluindo todas as suas subsidiárias.
A Raymarine é líder mundial no fabrico de electrónica marítima, detém a mais ampla gama existente no mercado vocacionada para a náutica de recreio e para a marinha mercante ligeira. Nos 12 meses que terminaram a 31 de Dezembro de 2009, a Raymarine registou um ganho de aproximadamente 170 milhões de dólares (104,3 milhões de libras).
Esta transacção: “estrategicamente obrigatória para a FLIR” de acordo com o Presidente e CEO da mesma, Earl Lewis: “A Raymarine é uma marca líder na indústria e goza de uma reputação fora de série no que diz respeito à elevada qualidade dos seus equipamentos de electrónica marítima. Quando estivermos totalmente integrados vamos deter um negócio muito significativo de electrónica marítima fazendo parte do nosso negócio de sistemas comerciais. Dou as boas vindas a todos os funcionários da Raymarine à FLIR”.
A FLIR vai também expandir a linha de produtos Raymarine integrando as câmaras térmicas com os display da Raymarine, radares e pilotos automáticos de forma a criar a mais ampla, mais eficaz e mais fácil de usar gama de produtos existente no mercado da electrónica marítima.
Andy King, Director de Vendas e Marketing da Raymarine UK Ltd., afirmou:
“Esta nova etapa abre imensas possibilidades para a Raymarine, para a nossa rede de distribuidores e para os nossos clientes em particular dado que a imagem térmica, com a capacidade de visualizar com muita clareza durante a noite vai tornar-se muito importante para o navegador recreativo. São noticias extraordinárias e acolhemos esta nova etapa na história da marca Raymarine e dos seus produtos”.
Esta aquisição vai alargar a estratégia da FLIR no que diz respeito ao mercado da náutica aumentando de forma impressionante a sua rede de distribuição, são mais 1000 distribuidores Raymarine existentes em todo o mundo e mais de 400 OEM que vão integrar a rede já existente.
Todos os funcionários da Raymarine foram transferidos para a FLIR como fazendo parte do acordo de venda da Raymarine Holdings Ltd. A FLIR não tem produtos concorrentes com a Raymarine e não vão existir mudanças de instalações como resultado desta aquisição. Os fornecedores vão continuar a trabalhar com a Raymarine tal como até aqui e todos os credores serão pagos dentro da normalidade.
Mais informações (em inglês).
Fonte: Nautica Press

28 Mai 2010
Ativista pelas baleias assume culpa por "crimes"

Membro do grupo Sea Shepherd, o neozelandês Peter Bethune admitiu ser culpado de um monte de acusações. Ele é um ativista contra a caça de baleias nos mares do Japão. Entre outras coisas, ele é acusado de jogar bombas fedidas e carregar uma faca.
No total foram cinco acusações, todas relacionadas à atividade de militância na região Antártica. Invasão de propriedade particular; Posse de arma (uma faca usada para cortar cordas); Agressão; Danos à propriedade privada; e Interferência à atividade comercial.
Bethune admitiu ser culpado de todas as acusações, mas o buraco é mais embaixo.
Em janeiro de 2010, durante uma campanha de defesa das baleias, o barco em que Bethune era capitão voluntário, o Adil Gil, foi literalmente atropelado pelo barco baleeiro japonês Shonan Maru No. 2. Com o barco dividido em dois e afundando, o Shonan Maru No. 2 se recusou a ajudar a tripulação de Bethune. Para piorar, soltou jatos de água impedindo que os ativistas se salvassem no meio do naufrágio.
Em fevereiro ele tentou efetuar uma prisão civil ao capitão do Shonan Maru No. 2 por tentativa de assassinato dele e de sua tripulação. Na teoria ele tem direito de fazer isso por ser cidadão neozelandês e isso está na legislação do país. Mas ao embarcar no navio baleeiro ele foi preso e levado para o Japão, onde está preso em uma cela de segurança máxima.
A Sea Shepherd lançou uma campanha internacional em seu site para ajudar a libertar o capitão justiceiro. E-mails de apoio ao capitão, doações para pagar os altos custos com advogados, e até reclamar com o governo japonês são parte da campanha. Essa organização internacional tem uma sede em Porto Alegre, a única com autonomia da central nos Estados Unidos.
Fonte: UOL
Vídeo do abalroamento

27 Mai 2010
BP prepara outra tentativa de conter vazamento

Assolada por atrasos e pela intensa pressão do governo Obama, a empresa BP teve uma quarta-feira crucial, tentando colocar em prática um complicado plano para tapar o vazamento de petróleo que já dura cinco semanas no golfo do México.
Se a "sufocação" do poço entrar para a lista de fracassos da BP, o governo dos EUA pode se ver na obrigação de assumir diretamente os esforços para controlar esse que já é o pior vazamento de óleo na história do país (mancha atinge a costa, na foto ao lado).
O presidente Barack Obama tem ordenado nos últimos dias a assessores que "tampem o maldito buraco" (foto abaixo), e na sexta-feira deve ir à costa sul dos EUA pela segunda vez desde o início do vazamento no poço de petróleo, em 20 de abril, causado pela explosão e naufrágio de uma plataforma de exploração, que deixou 11 mortos.
Apesar da irritação com a BP - que admitiu ter cometido o "erro fundamental" de manter a plataforma em operação nas horas subsequentes ao acidente -, o governo depende quase que exclusivamente da tecnologia de águas profundas da empresa para resolver esse problema.
Uma pesquisa da CBS News divulgada na terça-feira mostrou que 70 por cento dos norte-americanos reprovam a atuação da BP no desastre, e 45 por cento criticam o comportamento do governo Obama.
As ações da BP sofreram nova queda na quarta-feira, de 0,92 por cento, mantendo a tendência registrada desde o acidente, período em que o valor de mercado da companhia na Bolsa de Londres caiu quase 50 bilhões de dólares, ou cerca de 25 por cento.
Usando robôs submarinos, os engenheiros da BP pretendem na quarta-feira injetar fluidos pesados (como lama) até a boca do poço, a 1.600 metros de profundidade. É uma manobra (conhecida como "top kill", algo como "matar por cima", foto abaixo) que nunca foi tentada a tamanha profundidade. Consiste basicamente em "sufocar" o vazamento dentro do poço.
Na terça-feira, os técnicos já fizeram testes com a lama na boca do poço, para avaliar se a pressão poderia danificar mais o poço e aumentar o vazamento.
A BP estima em 60 a 70 por cento as chances de sucesso da operação. Fontes do setor presentes no evento Reuters Global Energy Summit disseram que a manobra é "factível", com cerca de 50 por cento de chances e pouco risco de agravar o vazamento.
Outras opções cogitadas pela BP seriam a instalação de um novo domo de contenção (dois outros já fracassaram) e a colocação de uma nova válvula de segurança ("blowout preventer"), no lugar da que apresentou defeito e foi incapaz de evitar a explosão da plataforma.
Na véspera da "sufocação" do poço, donos de barcos pesqueiros impossibilitados de trabalhar por causa do óleo se reuniram em Venice, na Louisiana, e tentaram ser otimistas. "Tomara que funcione", disse Larry Hooper. "Tenho enormes dúvidas, mas espero para caramba que funcione."
Fonte: Globo

26 Mai 2010
Amor de recordistas

Jessica Watson começa namoro com velejador mais jovem a dar a volta ao mundo

Aos 17 anos, após completar a volta ao mundo velejando sem escalas e podendo se tornar a pessoa mais jovem a fazê-lo, a australiana Jessica Watson encontrou um bom motivo para manter seus pés em terra firme. Ou pelo menos a não velejar mais em solitário.
Isto por que ela assumiu durante uma entrevista ao Australia´s Sunday
Telegraph que estaria
namorando o inglês Mike Perham, de 18 anos, detentor oficial do recorde de mais jovem a dar volta ao mundo.
A aproximação dos dois aconteceu enquanto Jessica ainda estava no mar. Os dois conversaram muito por telefone via satélite nos sete meses em que ela esteve velejando.
Segundo o site do New Zealand Herald, o jovem casal deverá partir para um passeio no veleiro dela pela Sunshine Cost nas próximas semanas.
Fonte: nautica.com.br

25 Mai 2010
Canadá obriga usuários de embarcações de recreio a obter licença

Duzentas mortes por ano relacionadas a embarcações de recreio no Canadá fizeram com que o governo decretasse a obrigatoriedade de licença para pilotar embarcações a motor. Aproximadamente 6 milhões de pessoas deverão prestar o exame que consta de 36 questões de múltipla escolha, das quais o candidato precisa acertar 75% para ser aprovado. A multa será de $250 para o piloto e outro tanto para o dono da embarcação. Falta de equipamento de segurança, como colete salva-vidas, será punida com $100/item: uma embarcação com 4 pessoas sem coletes a bordo, pagará $400 de multa.
A idade mínima para pilotar será de 16 anos. Até agora não havia idade mínima nem licenciamento para pilotar embarcações a motor. Qualquer um podia pilotar.
Fonte: Merritt News com tradução livre do Popa.com.br

24 Mai 2010
Naufrágio de lancha em Brasília deixa duas mulheres desaparecidas

Continuam as investigações sobre as possíveis causas do acidente que afundou uma lancha no Lago Paranoá e deixou duas mulheres desaparecidas. Na manhã de domingo (23/05), o técnico em eletrônica Marcelo da Silva e Santos, 26 anos, foi ouvido na 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte). Ele é o quinto sobrevivente do naufrágio ocorrido na madrugada de ontem.
Segundo o delegado-chefe Silvério Mota, Santos confirmou o depoimento das outras vítimas do acidente. "Estamos chegando a uma conclusão. Embora ainda não concretizada, acreditamos que uma possível causa tenha sido uma aceleração brusca", contou o delegado. "A tendência é que as pessoas na lancha tenham ido para trás no momento dessa aceleraçao. E, depois que a embarcação freou, teria vindo uma marola causada pela própria lancha. Uma onda que teria inundado o barco e causado o acidente", relatou.
O delegado acrescentou ainda que essa onda é característica desse tipo de lancha, que é usada para a prática de wakeboard. Com esse depoimento de hoje, o acidente continua a se configurar como homicídio culposo (sem intenção de matar), caso seja confirmada as mortes das irmãs desaparecidas.
Fonte: Correio Brasiliense

24 Mai 2010
Navio do Século XIX pode ter sido encontrado no México

Os restos de um velho navio que havia naufragado na cidade de Alvarado, no estado de Veracruz, na costa do Golfo do México, foram encontrados por pescadores.
A rede Televisa, que enviou uma equipe de mergulhadores que ao local, transmitiu imagens do navio, além de grandes balas de canhão de tamanhos diferentes e pedaços em madeira e ferro, além de um grande âncora.
Este seria, aparentemente, um navio espanhol do século XIX, mas ainda não há os registros específicos de um naufrágio na área.
As autoridades também não ordenaram nenhuma exploração na região, como pedem os pescadores.
A área da costa de Veracruz é um dos pontos de naufrágios do século XVII, devido ao constante intercâmbio comercial entre o México e a Espanha.
Fonte: ANSA

22 Mai 2010
Velejando no Guaíba nos anos 90

Vídeos postados no YouTube por Jorge Meinhardt apresentam imagens de velejadas no Rio Guaíba nos anos 90, sob o comando do saudoso comandante László Bohm [Láslo], falecido em 2005 (foto).
Vídeos de 1993
http://www.youtube.com/watch?v=SrM1Tc0843k&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=TByAWyR59dQ&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=nOYWojM87JA&NR=1
Vídeos de 1992
http://www.youtube.com/user/jorgemei#p/u/27/sLWXJNyMjM4
http://www.youtube.com/user/jorgemei#p/u/9/u8XPBuW3PyM
http://www.youtube.com/user/jorgemei#p/u/8/iCLxsGmivno
http://www.youtube.com/user/jorgemei#p/u/26/rh3ZYfUEhK4
Assuntos relacionados:
Escute László contando a história do "bambardeio por equívoco": "Isso é delicioso"
Porto Alegre Bombardeada por Equívoco
László Bohm - histórias de varanda
Vendo a lua nascer quadrada no Uruguai
Cinzas para o rio e chopp para os amigos
László, por Vidal
László Gyözo Böhm, o homem que "somava"!

21 Mai 2010
Japão lança sonda que viaja impulsionada pela luz do Sol
Missão é chegar perto de Vênus
Tecido dez vezes mais fino que um fio de cabelo servirá como 'motor'.
A Agência Espacial Japonesa (Jaxa) lançou com sucesso o primeiro “veleiro solar” da história. O foguete que transporta a sonda Ikaros deixou às 18h58 (horário de Brasília) desta quinta-feira (20), já manhã de sexta-feira no Japão. A primeira tentativa, na segunda-feira, foi abortada por causa do mau tempo.
O objetivo é mandar a sonda para perto de Vênus, movida apenas por uma espécie de vela que gera movimento quando se choca com fótons – as partículas que carregam a luz. Com o foguete partiu também a sonda Akatsuki, que analisará a atmosfera de Vênus e entrará em órbita nesse planeta.
Duas tentativas de despachar veículos como o Ikaros já foram feitas, mas houve problemas no lançamento. No final de 2010, a Planetary Society – uma das maiores ONGs dedicadas à astronomia – pretende colocar no espaço a sonda LightSail-1, também para testar a tecnologia da "navegação solar".
Como funciona
Quando chegar ao espaço, a nave será parecida com um carretel, com a vela toda enrolada. Girando, em algumas semanas o tecido – cerca de dez vezes mais fino que um fio de cabelo – se desdobrará, e o objeto ganhará a forma de um quadrado de 14 metros de lado com uma pequena carga útil no centro. A ideia é que a nave comece sua jornada devagar, mas que ganhe aceleração continuamente.
Para dirigir a "pipa solar", os japoneses prepararam um sistema que aumenta ou diminui a reflexão nas bordas do tecido, fazendo com que um lado ou outro acelere mais. Como não terá estrutura para sustentar as velas, a nave Ikaros vai contar com a força centrífuga – de dentro para fora – para manter o tecido esticado. Serão colocados quatro pequenos pesos na ponta da vela para puxá-la para fora, e a nave ficará girando sobre si mesma.
Fonte: G1

21 Mai 2010
Regata do bicentenário chega à Colômbia
O grupo de dez veleiros e cinco navios de guerra de mais de dez nações chegou ontem a Cartagena das Índias, na Colômbia, como parte das celebrações do Bicentenário da Independência, comemorado em nações da América Latina.
A atividade, denominada "Sail Cartagena de Indias 2010", é a parada colombiana da chamada "Regata Internacional Velas Sudamérica-2010", que no total percorrerá 16 portos em um itinerário iniciado no Rio de Janeiro em fevereiro passado, com cerca de quatro mil marinheiros.
Integram a frota as embarcações "Juan Sebastián de Elcano" (Espanha); "Eagle" (Estados Unidos); "Europa" (Países Baixos); "Capitán Miranda" (Uruguai); "Esmeralda" (Chile); "Simón Bolívar" (Venezuela); "Guayas" (Equador); "Cuauhtemoc" (México); e "Gloria" (Colômbia). A Argentina enviou a fragata "Libertad" e o veleiro "Ice Lady Patagonia 2". Outras nações envolvidas são França e República Dominicana, além do Brasil, que participa com o "Cisne Branco".
As comemorações dos 200 anos da independência de países da região começaram na Bolívia, em 2009. Em 2010, é a vez das comemorações em Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela.
Os veleiros permanecem na Colômbia para apreciação do público até o próximo domingo. Depois, seguem para La Guaira (Venezuela), Santo Domingo (República Dominicana) e Vera Cruz (México).
Além da capital fluminense, já foram visitadas as cidades de Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Valparaíso e Punta Arenas (Chile), Guayaquil (Equador), entre outras.
Fonte: ANSA

20 Mai 2010
Equipe de Vela do Clube dos Jangadeiros disputa competição na Holanda

Seis atletas competem em duas classes no Troféu Delta Lloyd Regata
Seis integrantes da equipe permanente de Vela Olímpica do Brasil embarcam nesta semana para a cidade de Medemblik, na Holanda, onde competem no Troféu Delta Lloyd Regata.
Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan viajam no sábado e disputam a classe 470 no feminino. Fábio Pillar e Gustavo Thiessen embarcam no sábado e disputam a mesma classe, mas no masculino. André Fonseca e Marco Grael partem para o país europeu nesta quinta e participam da classe 49er. Todos são atletas do Clube Jangadeiros, de Porto Alegre.
A competição, terceira deste nível em 2010, faz parte da Isaf World Cup e conta com uma das etapas da Copa do Mundo de Vela, terá a presença dos melhores velejadores do mundo.

20 Mai 2010
Moradores de Imbé,RS pescam tainhas no asfalto

Eram três horas desta quarta-feira e a água da chuva atravessava o terreno da casa de uma família de pescadores de Imbé, no litoral norte do RS, em direção ao Rio Tramandaí. A chuva que caíra incessante desde a noite de ontem tinha criado outro rio, esse sobre a Avenida Rio Grande. Ao olhar para a avenida, o estudante Patrick Rodrigues, 17 anos, avistou uma tainha nadando sobre o asfalto. Ele correu para dentro de casa e buscou uma rede. Logo depois, tinha pescado o peixe.
— Logo em seguida, vi que tinha uma tainha maior ainda — lembrou o jovem.
A mãe dele, a pescadora Claudete de Oliveira Rodrigues, 41 anos, assumiu a missão de pegar a maior. Com uma tarrafa, catou o peixe.
— É a terceira vez que pego um peixe assim. Sempre que chove muito o braço morto transborda — explicou Claudete.
Fonte: Zero Hora
Colaboração: Luiz Ungaretti

19 Mai 2010
Salvos, após 39 horas de angústia

Casal argentino que estava em veleiro à deriva em águas próximas da costa sul gaúcha foi levado à terra firme pela Marinha
Após 39 horas em alto-mar sem o controle do veleiro BAB y SAC, o casal argentino Silvio Augusto Carpovich, 56 anos, e Blanca Azucena Bella, 55 anos, avistou a segurança no horizonte do litoral sul gaúcho. Era o navio-rebocador Tritão, da Marinha do Brasil, em seu 11º salvamento de 2010.
Às 15h de ontem, a 130 quilômetros da costa e a 166 do canal de acesso do porto de Rio Grande, a embarcação começou a rebocar o veleiro argentino, sem leme desde a meia-noite de sábado. Às 20h, o casal pisou em terra firme, no trapiche do Rio Grande Yactch Club. Cansado, porém, salvo.
– Quero tomar banho e dormir, o que não faço há dois dias – sorriu Blanca, ainda dentro do BAB y SAC.
Professora de artes na cidade de San Martín, ela e o marido, Silvio, aposentado do ramo de telefonia, precisavam descansar. O último repouso foi de sexta para sábado. Na meia-noite seguinte, iniciou-se o drama, inédito para os dois em 25 anos de vida náutica.
Após dois anos de economias, o casal adquiriu o veleiro de 45 pés para realizar um sonho: ir de Buenos Aires a Fernando Noronha. Aproveitariam o Cruzeiro Veleiro da Amizade, que passa por Rio Grande, para cumprir o trajeto até o Rio de Janeiro.
Blanca e Silvio saíram da Argentina no dia 8. Ficaram até sábado em Punta del Este, quando partiram para Rio Grande. Deveriam ter chegado no domingo. No entanto, nas proximidades de Chuí, o BAB y SAC perdeu o leme. Estava a 130 milhas da costa. Ventava a 55 km/h, e as ondas passavam dos quatro metros de altura.
– A água engolia o veleiro – diz Silvio.
Argentinos pretendem seguir viagem até fim de semana
O trânsito de embarcações mercantes na região tornou a espera angustiante. Avisada na madrugada, a Prefeitura Naval do Uruguai informou ao Salvamar, setor da Marinha do Brasil que monitora os mares. O Salvamar Sul, baseado em Rio Grande, passou a acompanhar a situação do veleiro, que, diferente de embarcações mercantes e pesqueiras, não aparece nos satélites.
– Monitoramos a situação por rádio, com embarcações que avistavam o veleiro. Não recebemos pedido de socorro, mas como a última notícia dos argentinos saiu às 17h de domingo, enviamos por precaução nossa equipe de resgate – relata o capitão-de-corveta Walter Shinzato, do Centro de Operações do 5º Distrito Naval.
O navio-rebocador Tritão partiu de Rio Grande às 10h30min com 57 tripulantes, entre eles mergulhadores e equipe médica. O BAB y SAC se encontrava em águas brasileiras. Após várias tentativas via rádio, Silvio e Blanca atenderam às 11h30min. Conseguiram subir até 16 quilômetros do porto de Rio Grande, a 40 da costa. Lançaram a âncora e esperaram.
– Foi um alívio ouvir o rádio – conta Blanca.
Rebocados, entraram no canal da barra de Rio Grande às 16h20min. A lancha Miragaia, da Marinha, e um bote da Polícia Federal auxiliaram.
O BAB y SAC ficou atracado na Capitania dos Portos. Passará por vistoria. Silvio e Blanca esperam seguir viagem até o final da semana.
O conserto do veleiro argentino BAB y SAC começou na manhã de hoje em Rio Grande, no sul do Estado. A embarcação perdeu o controle do leme à meia-noite de sábado e ficou quase dois dias à deriva na costa gaúcha.
Proprietário do veleiro, o casal Silvio Carpovich e Blanca Bella acordou por volta das 8h. Ele, com a ajuda de dois amigos, tenta reparar o problema da embarcação, içada na marina no Rio Grande Yatch Club.
Já a esposa tratou de agilizar as documentações juntos à Polícia Federal e Receita Federal para que o BAB y SAC continue no Cruzeiro da Amizade, regata que vai de Buenos Aires até o Rio de Janeiro.
Na noite de ontem o veleiro passou por perícia interna e externa, feita por técnico da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul. O inquérito administrativo que vai apontar as causas da perda do leme sai em até 90 dias.

Fonte: Zero Hora; Foto: Divulgação Marinha

18 Mai 2010
Velas para vítimas de terremoto

O material usado para confeccionar as velas do barco Alinghi, defensor da America’s Cup 2010, será doado para as vítimas do terremoto que atingiu o Haiti em janeiro.
O tecido será utilizado para a construção de mil tendas de campanha para acolher os desabrigados pela tragédia na América Central.
Serão doadas ainda 65 caixas de roupa da tripulação do Alinghi.
Grande parte do material deixará Madrid nesta terça-feira.
Fonte: Lancenet

17 Mai 2010
Barcos do Cruzeiro da Amizade começam a chegar a Rio Grande,RS
Em torno de 15 veleiros entraram na barra de Rio Grande no final da tarde de ontem, procedentes de Buenos Aires, de onde partiram no dia 8 passado. A chegada dos demais participantes está prevista para hoje. A flotilha de mais de 30 veleiros será recebida com festas e homenagens em Rio Grande, especialmente no Rio Grande Yacht Club (foto), o clube náutico pioneiro do Rio Grande do Sul, organizador do evento em conjunto com o Club de Veleros San Isidro. Um dos barcos participantes do evento, o veleiro de bandeira argentina Baby Sack, de 45 pés, perdeu o leme nas proximidades do farol do Albardão, a 40 milhas de Rio Grande, de onde deverá ser rebocado nesta segunda-feira.
De Rio Grande, os barcos participantes do cruzeiro seguirão para Pelotas.
Acompanhe o Cruzeiro da Amizade: Track do Cruzeiro da Amizade
Assunto relacionado: Governando sem leme

17 Mai 2010
Australiana bate recorde ao dar volta ao mundo em veleiro aos 16 anos
Uma adolescente australiana de 16 anos, Jessica Watson, terminou neste sábado hoje a volta ao mundo sozinha a bordo de um veleiro de dez metros de comprimento, após percorrer cerca de 42 mil quilômetros.
Jessica, que ficou sete meses no mar, se torna a pessoa mais jovem que consegue realizar essa viagem sozinha, segundo a imprensa australiana, que mostrou ao vivo a chegada da aventureira.
“As pessoas não achavam que eu fosse capaz de uma coisa dessas - elas não entendem o que uma garota de 16 anos é capaz de fazer”, disse a jovem em frente a uma numerosa platéia de novos torcedores. “Mas não me considero uma herói, sou uma garota comum que acreditou em um sonho.”
Milhares de torcedores em barcos à vela e curiosos esperavam por Jessica no píer da Casa da Opera do porto de Sydney, onde encerrou a jornada de 210 dias de navegação.
Fonte: EFE

17 Mai 2010
Nota de falecimento
Faleceu ontem aos 70 anos, em Porto Alegre, Manfred Flöricke, ex-comodoro do Veleiros do Sul. A cerimônia fúnebre foi realizada às 19h de ontem, no Crematório São José, em Porto Alegre.

14 Mai 2010
A fantástica brincadeira da guria!

Jessica Watson, a velejadora australiana de 16 aninhos, está terminando sua fantástica brincadeira.
Jessica espera bater um recorde mundial.
Jessica estará concluindo a circum-navegação do planeta, velejando em solitário e sem assistência.
Daqui a algumas horas ela terá regressado a Sydney, Austrália, a bordo de seu veleiro Ella's Pink Lady. O feito da guria é histórico.
O esporte a vela é muito popular na Austrália. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas na linha de chegada de Sydney Harbour para saudar Jessica. A chegada deverá ser triunfal (dia 15 na Austrália, próximo do meio-dia), com ventos de 45 nós e ondas de 7 metros em alto-mar.
Jessica é delicada e de "fala fina", mas que guriazinha mais metida! Que tenacidade, quanto valor! Quanto prejuízo para os triunfos dos marmanjos mundo afora, duramente conquistados há séculos!
Site da Jessica

14 Mai 2010
Novo comandante no 5º Distrito Naval
Na terça-feira desta semana o vice-almirante Arthur Pires Ramos passou o comando do 5° DN da Marinha (RS, SC e PR), com sede em Rio Grande, ao vice-almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos. O novo comandante foi diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, em Arraial do Cabo,RJ, e vice-diretor da Escola de Guerra Naval, além de diretor de Obras Civis da Marinha. O ex-comandante do 5ºDN ocupará o cargo de diretor do Pessoal Militar da Marinha.

13 Mai 2010
França fracassa em nova busca por caixas-pretas do voo AF 447

As operações de buscas realizadas na nova zona onde a Marinha francesa estimou que estariam as caixas-pretas do voo AF 447 foram encerradas sem nenhum resultado, anunciou nesta quarta-feira em um comunicado o Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, na sigla em francês), que investiga o acidente com o avião da Air France.
De acordo com o BEA, o navio que realiza as buscas vai retornar agora à área anterior, que estava sendo vasculhada desde o início de abril, ao noroeste da última posição do avião nos radares.
"Após ter se assegurado de que a melhor cobertura possível da totalidade da (nova) zona foi efetuada, o BEA decidiu retomar as buscas na área situada ao noroeste da última posição conhecida (do avião)", informa o BEA nesta quarta-feira à noite (no horário francês).
Segundo o órgão, o navio norueguês Seabed Worker deverá chegar à região anterior de buscas na noite desta quarta-feira.
Minissubmarinos
Desde a noite de quinta-feira passada, o navio, equipado com dois minissubmarinos e um robô, estava vasculhando uma nova área de buscas, de apenas 200 km², localizada pela marinha francesa. Ela se encontra a 75 km ao sudoeste da última posição conhecida do avião.
Essa zona, em forma de retângulo e ao sul da área onde as buscas estavam sendo realizadas desde abril, foi delimitada na semana passada pelo Ministério da Defesa francês, após nova análise de dados sonoros coletados pelo submarino francês Émeraude entre junho e julho do ano passado, durante a primeira fase de buscas.
Naquela época, as balizas das caixas-pretas do avião ainda emitiam sinais sonoros que permitiam detectar sua localização.
As autoridades francesas haviam estimado na semana passada que os sons coletados no ano passado corresponderiam, em função de parâmetros técnicos, aos sinais sonoros emitidos pelas balizas das caixas-pretas do avião.
Esses dados coletados puderam, recentemente, ser melhor investigados com o auxílio de um programa de computador que não existia na época.
'Boas chances'
Em uma coletiva na segunda-feira passada, o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec, havia declarado estimar que "havia boas chances de encontrar a fuselagem do avião nessa nova área de buscas".
"O sinal corresponde bem aos emitidos pelas balizas das caixas-pretas", afirmou o diretor na coletiva.
No comunicado divulgado nesta quarta-feira, o BEA informa que "continua trabalhando com a Marinha francesa para validar os dados do Ministério da Defesa".
O BEA também havia informado que se o avião se encontrasse nessa nova zona de buscas, isso significaria que ele teria dado meia-volta para retornar ao Brasil.
O órgão que investiga o acidente com o voo Rio-Paris afirmou também que as buscas na nova zona de buscas mais reduzida, encerrada nesta quarta, passou a ter um ritmo mais lento em razão de problemas técnicos com os dois minissubmarinos que vasculham a área.
As buscas voltarão a ser realizas na área de 2,5 mil km², ao noroeste da última posição conhecida do avião.
Essa zona foi fixada após uma série de estudos oceanográficos feitos por dez institutos internacionais, que analisaram as correntes marítimas, os ventos e uma série de parâmetros técnicos para reconstituir a trajetória dos destroços.
Segundo o BEA, as operações de buscas da fuselagem e das caixas-pretas do avião devem durar até 25 de maio.
O voo 447 da Air France caiu no Atlântico em 31 de maio do ano passado com 228 pessoas a bordo.
Fonte: O Globo

12 Mai 2010
Mulher Samambaia sofre acidente de barco e produtor da Record morre

Uma gravação realizada na tarde desta terça-feira (11), terminou com final trágico e quase custou a vida da modelo Danielle Souza, a Mulher Samambaia.
Foi verificado que a morena estava no Rio de Janeiro gravando mais uma das suas matérias para o programa Tudo É Possível, quando uma enorme onda acertou em cheio a embarcação que transportava toda a equipe de produção.
“Estávamos fazendo uma gravação na Marina quando, de repente, uma onda de mais ou menos sete metros acertou em cheio o nosso barco”, explicou Danielle que afirmou que a embarcação rachou com a força das ondas.
“Infelizmente o nosso auxiliar técnico que era um super parceiro de trabalho não resistiu e morreu. Eu me salvei por pouco. Todo mundo poderia ter morrido ali”, lamentou Dani que voltou para São Paulo a base de calmantes e muito abalada com o ocorrido.
Fonte: 180graus

11 Mai 2010
Vem aí o Cruzeiro da Amizade 2010
Neste sábado, 8 de maio, o Cruzeiro da Amizade partiu de Buenos Aires, com destino a Rio Grande,RS. O evento náutico internacional é organizado pelo Club de Veleros San Isidro, de Buenos Aires, e pelo Rio Grande Yacht Club, de Rio Grande.
Nesta terça-feira a flotilha de veleiros está atracada em Punta del Este, aguardando condições meteorológicas favoráveis para prosseguir, conforme informou ontem o Comte Carlos Salvochea, comodoro do evento (à esquerda, na foto em BsAs).
A sede do Rio Grande Yacht Club passou por grande reforma para receber os mais de 100 participantes do Crucero de la Amistad, com chegada prevista ainda nesta semana. A obra foi financiada através de projetos incentivados, exaustivamente pleiteados pelo clube riograndino. Segundo o Comte Guto Vieira da Fonseca (segundo da esq para a dir na foto acima), um inveterado do esporte a vela, ex-comodoro do RGYC e organizador do Cruzeiro da Amizade, 40 novas estacas de 12 metros foram cravadas para a construção de novos trapiches e flutuantes que receberão os mais de 30 barcos participantes do cruzeiro (veja foto da largada em BsAs ao lado).
De Rio Grande, o evento se deslocará para Pelotas entre 18 e 21 de maio, retornando a Rio Grande. Em seguida o cruzeiro segue até o Rio de Janeiro.
Conhecendo as enormes dificuldades para organizar um evento deste porte e a imbatível gana de seus organizadores, cito frase de Dwight Eisenhower, ex-presidente dos Estados Unidos: "O que conta não é necessariamente o tamanho do cachorro na briga, e sim o tamanho da briga no cachorro".
Parabéns aos organizadores do evento e Estrelas a barlavento!
Track da flotilha do Cruzeiro da Amizade
Imagens da largada do Cruzeiro
Danilo, Popa.com.br

10 Mai 2010
Queimadas de petróleo no mar

A explosão da plataforma de petróleo da empresa britânica British Petroleum na costa do Mississipi (Golfo do México) aconteceu no último dia 20, provocando um dos maiores desastres ecológicos já registrados nos Estados Unidos. Desde então, a Guarda Costeira tem realizado uma série de iniciativas para conter o avanço da "maré negra". Ontem foram reiniciadas as queimadas controladas do petróleo, procedimento que ajuda na retirada do óleo do mar.
Fonte: Terra

08 Mai 2010
Desrespeito em fundeios gera desabafo barulhento

O Comandante Fernando Maciel 'Planeta Água' faz um inflamado depoimento protestando contra ruidosa festa em embarcações que chegaram à noite e iniciaram festa, a poucos metros de veleiros apoitados no Saco do Céu (Ilha Grande, Angra dos Reis,RJ).
A festa, com som tão alto que fazia vibrar o casco do Delta 36 Planeta Água, ocorreu em local de paisagem muito bonita e de completo silêncio. Saiba mais no blog Planeta Água.

07 Mai 2010
Farolete semi-submerso oferece risco no Rio Guaíba

O farolete 119 do Canal do Leitão, no Rio Guaíba, encontrava-se semi-submerso na quarta-feira, 5 de maio de 2010, representado importante risco à navegação.
Segundo a SPH - Superintendência de Portos e Hidrovias - a causa mais comum da deformação da estrutura dos faroletes é o abalroamento por navios de carga trafegando pelo canal de navegação do rio.
O farolete 119, semi-submerso, situa-se a meia milha náutica ao norte da bóia VEV de junção com o canal da Aracruz.
Colaboração: Dirceo Santarosa
Em 10 Mai 2010:
Prezado Danilo
Com respeito a notícia no POPA, do farolete semi-submerso no Guaíba, E-119, no canal do leitão. Localizei as coordenadas para os navegantes que são: S30º10,168' W051º16,847'. Paulo Bohrer.

07 Mai 2010
Esforço gigantesco para conter derramamento de petróleo no Golfo do México

A mancha de óleo que contamina o Golfo do México atingiu uma ilha de Louisiana, informou a Guarda Costeira nesta quinta-feira, no primeiro impacto em terra confirmado, após o derramamento de petróleo de uma plataforma naufragada da companhia britânica BP.
A empresa tenta instalar uma cúpula sobre o vazamento para detê-lo.
"As equipes confirmaram que há petróleo na ilha Freemason", disse Connie Terrel, oficial da Guarda Costeira, à AFP. "É na ponta sul das ilhas Chandeleur", completou. As Chandeleur fazem parte da reserva ambiental Breton National Wildlife Refuge, a segunda mais antiga dos Estados Unidos.
Uma estrutura em forma de cúpula destinada a conter o derramamento chegou nesta quinta-feira ao local onde o poço danificado lançou milhões de litros de óleo no Golfo do México.
A cúpula de contenção de 100 toneladas - uma construção com um teto em forma de domo e altura de cinco andares - foi transportada no barco Joe Griffin ao epicentro do desastre, a 80 km da costa de Lousiana, disse o suboficial da Guarda Costeira, Brandon Blackwell, à AFP.
A estrutura estará sendo baixada ao fundo do mar nesta quinta-feira, a 1.500 metros abaixo da superfície, para permitir que o petróleo que sai do poço seja bombeado para um barco petroleiro nos arredores, informou a BP.
A trabalhosa tarefa de transportar o domo, descê-lo sobre o vazamento e levar o óleo ao barco levará cinco dias.
BP e Guarda Costeira informam que a operação, que nunca foi tentada com tanta profundidade, não necessariamente evitará o desastre ecológico e econômico que ameaça as reservas ambientais pantanosas e o hábitat pesqueiro.
A empresa, que conseguiu selar um dos três pontos de vazamento, também utiliza submarinos robotizados para monitorar o fluxo do petróleo nos outros dois pontos, perfura um poço de emergência - uma operação que levará três meses para ser completada -, lança dispersantes sobre o petróleo e mobiliza uma barreira flutuante para proteger a costa.
Fonte: AFP; Gráfico: The Times

06 Mai 2010
Velejadora australiana poderá bater recorde

Jessica Watson, velejadora australiana de 16 anos, poderá em breve bater o recorde da pessoa mais jovem a circum-navegar o planeta. Em menos de uma semana deverá estar de volta a Sydney, de onde partiu em navegação solitária e sem assistência, em 18 de outubro do ano passado.
Atualmente a menina navega a leste da Tasmânia, a aproximadamente 400 milhas náuticas do destino.
Jessica escreveu em seu blog na segunda-feira que seu pai nem imagina seus planos para o futuro.
Certamente não vai ser fácil dar conta dos planos da velejadora depois de dar a volta ao mundo sozinha.

05 Mai 2010
“A barra não tem q u e r e r ! ”

Como Cícero dizia “Delenda Cartago”, o gaúcho Silveira Martins encerrava os seus discurso no Senado referindo-se à construção dos molhes de Rio Grande.
Em sua coluna em O Sul, o colega Políbio Braga referiu-se à conclusão das obras de ampliação do porto de Rio Grande. Lembrei-me do historiador Hélio Moro Mariante em entrevistas que me concedeu e que foram reunidas no livro “O Rio Grande em aulinhas”:
O litoral sul-riograndense, devido à sua larga plataforma marítima, extensa e de pouca profundidade, ficou vulgarmente conhecido por cemitério de navios, tendo em vista o grande número de embarcações nela naufragadas. Autoridades e viajantes dos primeiros tempos batizaram-na de “costa brava e desastrosa, por ser todo o tempo mui borrascosa”, conforme escreveu o padre Strasser, ou, então, “esparcelada costa, sem abrigo nem surgidouro”, na pitoresca linguagem do Visconde de São Leopoldo. O único abrigo então, como o é ainda hoje, era o canal do Rio Grande, de difícil acesso até princípios deste século, em virtude dos problemas oferecidos pela sua penosa entrada, batizada de “barra diabólica” por Gomes Freire de Andrade.
Essa barra de tão sinistra entrada constituiu-se no terror dos navegantes até princípios do século. Quando Silva Paes foi encarregado da missão de erigir o Presídio do Rio Grande, ordenou a Cristovam Pereira de Abreu que procedesse estudos para a sua mais franca navegação, sondando seus variáveis canais, que cambiavam ao sabor dos ventos, marés e enchentes.
Mandou que fossem eretos dois mastros de sinalização, com grimpas para balizar, construídos de “madeira de extrema ordinária grandeza, com cataventos nos remates para conhecimentos dos rumos”.
Mais tarde esses mastros foram substituídos por uma torre de sinais, com lâmpadas a querosene, que lançava luzes até vinte milhas mar adentro. Em 1795, boias limitavam a entrada da barra e uma catraia, por meio de sinais e bandeiras, indicava o rumo a seguir. Escaleres e salva-vidas completavam o arsenal de segurança nessa época. Um farol de ferro postado na entrada da barra foi inaugurado no dia 10 de janeiro de 1852.
Em fins do século 19, generalizaram-se esforços no sentido de conscientização da necessidade de buscar-se uma solução definitiva, para que o único porto marítimo sul-riograndense se tornasse acessível a toda a classe de embarcações, em qualquer tempo, sendo resolvida a construção de molhes. A inauguração oficial do início das obras aconteceu no dia 11 de dezembro de 1907.
Em 1915 completou-se o molhe leste com 3.940 metros, prolongado por um dique submarino na extensão de mais de 360 metros. O de lado oeste tem 4.012 metros, com um prolongamento submerso de 388 metros. Final- mente, no dia 29 de agosto de 1918 o “Snarck”, vapor de bandeira norueguesa, com um calado de 24 pés, transpõe a barra. O homem venceu a natureza. Tornou-se esplendente realidade o velho sonho dos riograndenses, sonho que o grande tribuno Gaspar Silveira Martins mantinha sempre aceso, pois costumava concluir seus discursos com as seguintes palavras: “O poder é o poder. E a barra há de abrir-se porque não tem querer!”.
Fonte: Flávio Alcaraz Gomes/Correio do Povo; Imagens de satélite: NASA; Bulbo do navio próximo ao pesqueiro na barra: Guto Vieira da Fonseca
Colaboração: Alexandre Gadret

04 Mai 2010
Menino morre ao cair de veleiro na Inglaterra

Um menino de 14 anos morreu ao cair do navio veleiro onde realizava um treinamento no condado de Hampshire, no sul da Inglaterra.
O menino, integrante de uma organização chamada Cadetes do Mar, estava escalando os cordames para dobrar as velas do navio TS Royalist, ancorado na baía de Stokes, quando caiu no mar no domingo à noite.
Ele foi retirado da água por outros membros da tripulação, que pediram ajuda. Um helicóptero da guarda costeira então o transportou para o hospital Queen Alexandra, na cidade de Portsmouth, onde ele foi declarado morto ao chegar.
Já foi aberta uma investigação sobre o incidente.
Os Cadetes do Mar são uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo desenvolver a personalidade e habilidades de jovens entre 12 e 18 anos, focando no trabalho em equipe em um ambiente marítimo.
A organização, que reúne 13 mil jovens na Grã-Bretanha, promove esportes e outras atividades a bordo de navios de treinamento, além de acampamentos e cursos nacionais.
O adolescente era um dos 19 cadetes do mar e 10 funcionários a bordo do navio. Eles estavam comemorando o 150º aniversário do movimento no Festival de Cadetes do Mar 2010, realizado em Portsmouth durante o feriado britânico de 3 de maio.
O chefe executivo da organização Sociedade Marinha e Cadetes do Mar, Mike Cornish, disse que o acidente ocorreu durante um exercício de rotina.
"O Royalist havia ancorado, os cadetes subiram para dobrar as velas e, infelizmente, o cadete caiu quando estava no alto", disse ele.
Ele foi rapidamente retirado do mar pela tripulação do navio, disse Cornish, afirmando que com a preocupação por seu estado de saúde, foi enviada uma mensagem de alerta.
Em uma declaração, a Sociedade Marina e Cadetes do Mar disse "a organização ficou profundamente triste com a informação de que um acidente trágico e fatal ocorreu no navio de treinamento de cadetes TS Royalist, no domingo".
"A proteção e salvaguarda dos jovens é de extrema importância para a organização, e levamos nosso dever muito a sério."
"O TS Royalist conta com uma tripulação experiente e qualificada. A trágica fatalidade foi a primeira ocorrida no navio desde que foi encomendado, em 1971."
"Nossos pensamentos agora estão com a família do jovem cadete neste momento doloroso. A organização agora está trabalhando com o departamento de Investigação de Acidentes Marítimos para estabelecer os detalhes do que ocorreu, além de oferecer toda a assistência às autoridades locais e à polícia."
O navio partiu para uma semana de exercícios de treinamento na sexta-feira, mas depois do incidente de domingo, os outros jovens a bordo desembarcaram para se reunir com suas famílias.
Fonte: O Globo; Fotos: Sea Cadets
Vídeo promocional do TS Royalist

02 Mai 2010
Mancha de petróleo nos EUA triplicou nos últimos dias, dizem cientistas

Mau tempo atrapalha esforços de conter vazamento, que já chegou à costa da Louisiana.
A mancha de petróleo que atinge o Golfo do México e a costa do sul dos Estados Unidos triplicou de tamanho nos últimos dias e já mede mais de 200 km, segundo análise de imagens de satélite feita por cientistas da Universidade de Miami.
Ventos fortes e águas agitadas estão dificultando os trabalhos para controlar a mancha, provocada por um vazamento ocorrido depois que uma plataforma de perfuração de petróleo explodiu e afundou no mar.
Acredita-se que o equivalente a até 5 mil barris de petróleo estejam vazando para o mar a cada dia, desde o desastre, na semana passada.
A Guarda Costeira tenta conter o avanço da mancha usando milhares de metros de barreiras absorventes colocadas no mar do Golfo do México, mas as marés estão empurrando a barreira para a costa.
O mau tempo ainda impediu a ajuda de embarcações pequenas e de aviões militares, destacados para pulverizar substâncias químicas que ajudam a dispersar o petróleo.
No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve visitar a costa do Estado da Louisiana, o primeiro a ser atingido pela mancha, na sexta-feira. Flórida (foto acima), Mississippi e Alabama também estão ameaçados e já declararam estado de emergência.
O presidente da British Petroleum (BP), Tony Hayward, que operava a plataforma também deve visitar a costa da Louisiana no domingo.
A empresa britânica vem sendo fortemente criticada pela maneira como respondeu ao incidente, inclusive por Obama, que disse que a BP "é, em última análise, a responsável pelo pagamento dos custos da limpeza e das operações".
"Mas estamos preparados para cumprir nossa responsabilidade em todas as comunidades afetadas", completou o presidente.
A empresa disse que já começou a usar substâncias dispersantes debaixo d'água, em uma tentativa de interromper o vazamento em sua fonte.
A BP afirmou ainda que despachou veículos operados por controle remoto para tentar fechar a válvula submarina por onde está saindo o petróleo, mas ainda sem sucesso.
Neste sábado, duas plataformas de exploração de gás natural interromperam seus trabalhos, e uma delas foi evacuada, "por medida de segurança".
Autoridades acreditam que este pode se tornar o pior desastre ambiental da história americana.
As áreas pantanosas da costa da Louisiana abrigam centenas de espécies de animais selvagens, além de servirem para a indústria da pesca.
Fonte: Estadão;
Foto: Carolina Hennig Frey (neta do Comte Paulo Hennig), The Everglades, Florida, EUA; A imagem de satélite mostra mancha aproximando-se de Louisiana.

1º Mai 2010
REFENO poderá ter 150 veleiros em 2010
A inesperada procura por inscrições fez com que a organização da XXII Regata Recife-Fernando de Noronha aumentasse o número de vagas, de 100 para 150 veleiros, segundo informação divulgada no blog Planeta Água.
Normalmente, 60% dos barcos participantes são inscritos na regata após o mês de junho, mas neste ano a organização já recebeu a inscrição de 70 barcos.
A REFENO é um evento náutico internacional, realizado anualmente no mês de setembro. O percurso tem 300 milhas de extensão. A primeira versão ocorreu em 1984.
Saiba mais no blog do veleiro Planeta Água.
Fonte: Fernando Maciel

Notícias anteriores