Notícias do Popa

30 Abr 2011
Semana Olímpica Francesa: Scheidt, Prada, Bochecha e Grael entre os 10 melhores do mundo

Dupla do Clube dos Jangadeiros teve o segundo melhor desempenho entre os brasileiros
Terminou hoje (29) a 43ª Semana Olímpica Francesa. A tradicional competição foi disputada em Hyères, na França, e reuniu os melhores velejadores de classes olímpicas do planeta. Entre os brasileiros os destaques ficaram por conta de Robert Scheidt e Bruno Prada, que conquistaram antecipadamente o título na classe Star, e da dupla do Clube dos Jangadeiros André “Bochecha” Fonseca e Marco Grael. As duas duplas foram as únicas da Equipe Brasileira de Vela Olímpica a garantirem classificação para a Medal Race, regata final que reúne apenas os 10 melhores barcos de cada classe.
Bochecha e Grael disputaram 15 regatas, terminando a quinta-feira (28) na sétima colocação e garantindo lugar entre os 10 melhores da competição. Hoje, disputaram a Medal Race e terminaram a prova na sexta colocação, fechando a Semana Olímpica Francesa no sétimo lugar. Já a dupla Scheidt e Prada começou o dia com o título assegurado. Mesmo assim, os multicampeões não deram chances para os adversários e venceram também a regata final. Foi a segunda vez na temporada que a dupla é campeã antecipada de um evento internacional importante antes mesmo da disputa da Medal Race (a primeira vez foi no Rolex Miami OCR, em janeiro).
Fonte: Clube dos Jangadeiros; Foto: Divulgação

28 Abr 2011
Maior barco de luxo projetado e produzido no país é lançado no Rio Boat Show

A abertura do Rio Boat Show, na quarta (26), na Marina da Glória, marcou o lançamento do maior barco de luxo desenvolvido e produzido no país: o modelo Phantom 600, de 60 pés, assinado pela catarinense Schaefer Yachts. Com valor em torno de R$ 5 milhões, a Phantom 600 é também a primeira lancha com comando 100% digital do país e conta com requintes como três suítes, quatro TVs de LED (uma delas 3D), sistema com sete aparelhos de ar condicionado, cozinha gourmet integrada a duas salas, duplo comando, capacidade para 16 pessoas durante o dia e velocidade de cruzeiro de 28 nós. “É uma lancha que prioriza o clima festivo e nosso dom para receber pessoas. E é, de longe, a que tem os maiores benefícios da categoria”, afirma o empresário Marcio Schaefer, que tem 30 anos de experiência como projetista de barcos e cuidou pessoalmente de todos os detalhes deste projeto.
Desenvolvida ao longo de dois anos por Schaefer, a Phantom 600 inaugurou uma tecnologia de produção inédita na indústria náutica brasileira com a produção em uma máquina fresadora computadorizada, que corta os moldes em sistema totalmente informatizado e à prova de erros. Outro dos diferenciais da Phantom 600 é a opção de design de interior assinado pela Pininfarina, maior estúdio de design do mundo, responsável pelo desenho de marcas como Ferrari e Maserati.
Fotos: Divulgação

28 Abr 2011
Velejador Nelson Piccolo solicita doação de sangue
O velejador Nelson Piccolo irá se submeter a uma cirurgia na próxima semana e solicita desde já doação de sangue para o banco do Hospital Divina Providência. Seguem os dados para quem puder ajudar:
LOCAL: HOSPITAL DIVINA PROVIDÊNCIA – BANCO DE SANGUE
Rua da Gruta, 145 – Bairro: Glória – Porto Alegre Tel: 3320.6000
HORÁRIO: segunda à sexta-feira das 8h às 18h sem fechar ao meio-dia e sábado: das 8h às 12h.
Necessário:
- Documento com foto;
- Não estar com mais de 4hs em jejum;
- Se almoçou aguardar 3hs para doação;
- Peso: acima de 50kg.
- Idade: de 18 a 65 anos;
- Não pode estar gripado;
- Não pode estar tomando antibióticos ou antiinflamatórios;
- Informar que a doação é para o Sr. Nelson Pereira Piccolo.
Fonte: Veleiros do Sul

25 Abr 2011
URGENTE - Informação de embarcação

Solicito informação a respeito de embarcação estrangeira com as seguintes caracteristicas:
Embarcação “DÉJÀ VU”, de bandeira argentina;
matrícula REY 023842; e
Senhor LUIS OSCAR MAREGA, portador da identidade 13.700.948 AR
Favor responder o mais breve possível.
schott@dlpoa.mar.mil.br
Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre

23 Abr 2011
Coragem e disposição em tentativa de resgate
Na noite de anteontem, Sexta-feira Santa, o Prático em serviço a bordo de um navio de bandeira peruana sentiu-se mal quando navegavam pela Lagoa dos Patos, em direção ao Polo Petroquímico (Triunfo RS). A Praticagem da Lagoa dos Patos foi informada já quase no final da noite, e recorreu ao Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do RS, para retirar do navio o Prático com suspeita de infarto, e levá-lo para atendimento médico de emergência.
O tempo era instável, com chuva e ventania, e a missão proposta previa o transbordo no Rio Guaíba, em Itapuã. As coordenadas do local marcado para fundeio do navio foram passadas aos bombeiros.
O Capitão Gustavo Martins, que responde pelo comando do Grupamento de Buscas e Salvamento, chegou a considerar a hipótese de um helicóptero da Brigada ir até o local para realizar a missão, mas as más condições do tempo não recomendavam tal tipo de operação. Assim que um bote inflável foi levado às pressas pelos bombeiros até o Clube Náutico Itapuã, em Viamão, por via rodoviária, por uma equipe de 5 bombeiros. Três deles navegaram até o navio para fazer a baldeação do Prático. Enquanto isso, uma ambulância da SAMU, levando um médico, aguardava em prontidão em Itapuã.
Quem navega na região, entende bem o que significa sair em um bote inflável pelo Saco de Itapuã, à noite, com chuva, vento e onda, em direção a um navio fundeado nas proximidades do Canal do Junco. É, sem dúvida, uma missão que pode sofrer complicações.
A faina seria mais segura a bordo de uma lancha, como as da Marinha, por exemplo, mas, segundo consta, não estaria disponível. Na chegada ao navio Tauro Gas, a equipe de resgate constatou que o problema do Prático não era cardiológico nem tão grave, e a missão de resgate foi abortada, já de madrugada. O Prático foi medicado a bordo, e seguiu no navio até o porto de Porto Alegre, de onde foi levado a um hospital para exames, e passa bem.
Parabéns aos bombeiros do Grupamento de Buscas e Salvamento que, sob o Comando do Capitão Gustavo, enfrentaram com bravura a missão sob más condições meteorológicas, na tentativa de resgate.
Danilo Chagas Ribeiro/Popa.com.br

21 Abr 2011
"Coelho ensopado" no Sul
Segundo o Grib, o feriado de Páscoa será chuvoso e ventoso no Rio Grande do Sul. No final da noite de sexta-feira, chuvas de até 10mm/3h varrerão a Lagoa dos Patos, de SW a NE, chegando a Porto Alegre na manhã de sábado.
A formação de ciclone extra tropical na costa do Uruguai, no sábado, fará ventar 30 nós de SW no litoral gaúcho até domingo, quando o ciclone se afastará para alto-mar. A ventania fará a temperatura cair para 12ºC no domingo e 11º na segunda-feira.

18 Abr 2011
Travessia de prancha à vela

O velejador olímpico português João Rodrigues inicia nesta semana a travessia Madeira – Ilhas Selvagens em prancha à vela, em percurso total de 160 milhas naúticas.
Na nota enviada à comunicação social, o velejador estima completar a travessia em 8 a 12 horas, dependendo das condições climáticas.
A antevisão a esta viagem inédita está agendada para 18 de Abril no Palacete de Conde de Monte Real, em Lisboa. A ligação Madeira – Selvagens assinala os 40 anos da criação da primeira Reserva Natural, em Portugal.
Fonte: Diário de Notícias; Foto: arquivo DN

15 Abr 2011
Veleiro "BRUJA DEL MAR"
Solicito informação a respeito de embarcação estrangeira com as seguintes caracteristicas:
Veleiro "BRUJA DEL MAR", de bandeira americana
10,5 metros de comprimento;
casco preto e branco;
02 velas brancas;
Favor responder o mais breve possível: schott@dlpoa.mar.mil.br
"ILHA DO CAPITALO III"
Solicito participar esta Delegacia se há alguma informação a respeito de embarcação estrangeira "ILHA DO CAPITALO III".
Solicito responder até 18 de abril de 2011. schott@dlpoa.mar.mil.br
Fonte: Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre

15 Abr 2011
Imitando Américo Vespúcio

O desenvolvimento de cartas náuticas é um trabalho meticuloso e paciencioso, primando pela precisão e detalhamento de áreas navegáveis. Em que pese a obrigação ditada pela Marinha de que as embarcações devam ter a bordo as cartas náuticas tradicionais, as cartas digitais atualmente disponíveis ganham de longe em qualidade das impressas, e são as mais utilizadas. As cartas em papel servirão em caso de falta de meios para a utilização das cartas digitais, como falta de energia, mas estão relegadas à emergência ou a backup da navegação.
São várias as vantagens da versão eletrônica, como a indicação da posição da embarcação sobre a carta (através do GPS), facilidade no traçado de rotas, aproveitamento de percursos já realizados, e muito mais.
Mas as cartas digitais de primeira geração, que são ainda hoje fornecidas em chip de memória plugável nos chart plotters ou nos GPS, contém, na melhor das hipóteses, cópias exatas das velhas cartas impressas, como a da Lagoa Mirim, cuja batimetria é de 1911, ou seja, uma informação centenária.
Um outro sistema de cartas digitais, o Club de Cartas Digitales - CCD Gold, apresenta atualizações a custo zero, com cartas enriquecidas pela colaboração espontânea de usuários experientes. "Américo Vespucio fez o primeiro mapa da América só com dados de navegantes, o mesmo sistema utilizado para desenvolver as cartas CCD Gold", diz o engenheiro Rodolfo Larrondo, criador do sistema. As cartas desenvolvidas e comercializadas pelo CCD rodam em GPS e plotters da Garmin, o líder mundial na fabricação destes equipamentos.
Enquanto navegam, os usuários registram pontos importantes ao longo do caminho e também os percursos realizados. Na volta, passam esses dados para um computador, e os enviam para Larrondo, que atualiza suas cartas. Frequentemente novas versões das cartas CCD são publicadas na Internet, incorporando essas melhorias. O resultado pode ser acessado gratuitamente pelos usuários.
Para salvar waypoints e tracks no seu computador, basta baixar os dados do GPS para o "Map Source", o programa da Garmin que acompanha o GPS.
É uma grande satisfação ver os waypoints e tracks publicados nas cartas.
Envie seus waypoints e tracks para serem incorporados às cartas CCD Gold através do e-mail ccdgold@gmail.com
Comercialização das cartas CCD Gold no Brasil: valeria.ormerod@terra.com.br
Mais sobre as cartas CCD Gold: http://www.popa.com.br/_2008/cronicas/ccdgold.htm

14 Abr 2011
Austrália afunda navio para formar recife artificial
Plano para atrair turistas foi criticado por ambientalistas
Um navio desativado da Marinha australiana foi afundado nesta quarta-feira na costa do país.
A ideia é que ele forme a base de um recife artificial que atraia turistas e dividendos para o governo da Austrália.
Centenas de pessoas na Praia de Avoca, no Estado de Nova Gales do Sul (sudeste da Austrália), acompanharam o evento, marcado por uma queima de fogos.
O plano foi executado apesar de críticas de ambientalistas.
Fonte: BBC/Foto: BBC

13 Abr 2011
Governo da Nova Zelândia mobiliza navio para impedir confronto Petrobras/Greenpeace

O governo da Nova Zelândia enviou um navio à costa leste do país para evitar um confronto entre militantes da organização ambientalista Greenpeace e a tripulação de um barco de prospecção de petróleo da Petrobras, informou a polícia nesta terça-feira.
Os militantes do Greenpeace tentam há vários dias perturbar os trabalhos do navio da Petrobras na bacia de Raukumara.
O navio enviado pelo governo em Wellington leva vários agentes da polícia encarregados de controlar a situação, revelou o oficial Barry Taylor.
A região do conflito está na zona econômica exclusiva da Nova Zelândia e a polícia tem o poder para fazer respeitar a lei, declarou o primeiro-ministro John Key.
"A polícia vai impor um equilíbrio entre o direito pacífico de manifestação e o direito de uma companhia de proceder uma prospecção autorizada, na bacia de Raukumara", destacou Key
Steve Abel, membro do Greenpeace, disse que os militantes enviam "uma mensagem categórica" ao governo de que a exploração de petróleo em águas profundas não será tolerada na Nova Zelândia.
"Se não detivermos estas primeiras prospecções em águas profundas, teremos plataformas em torno da Nova Zelândia em breve, com o crescente risco de maré negra e aquecimento global", advertiu Abel.
O primeiro-ministro destacou que o governo trabalha sobre as oportunidades nos setores de gás e petróleo, o que motivou a licença de prospecção concedida à Petrobras.
Fonte: AFP

13 Abr 2011
7ª Regata Nelson Piccolo

Acontece no próximo final de semana, dias 16 e 17 de abril, a 7ª Regata Nelson Piccolo. Organizado pelo Sava Clube, o evento reunirá velejadores das classes Laser (Standard, Radial e 4.7), Dingue, Hobie Cat 14 e 16, Byte, Flash 135 (monotipo) e de Oceano (Micro Tonner 19, Flash 165, Cruzeiro até 17 pés, Cruzeiro de 17,01 até 20’ pés, Cruzeiro de 20,01 até 24 pés, Cruzeiro de 24,01 até 30 pés, Cruzeiro de 30,01 até 33 pés e Cruzeiro Força Livre).
Nas regatas serão utilizadas as Regras de Regata a Vela da Isaf 2009/2012, as determinações da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), as instruções de regata da Federação de Vela do Rio Grande do Sul (Fevers), além de instruções complementares.
As inscrições para a 7ª Regata Nelson Piccolo podem ser realizadas nas secretarias esportivas do Clube dos Jangadeiros, do Sava Clube, do Iate Clube Guaíba e do Veleiros do Sul, até as 12h do dia 16 para os barcos monotipos e até às 12h do dia 17, para os barcos de cruzeiro.

11 Abr 2011
Massa gigante de escombros de tsunami japonês atingirá os EUA

Uma massa gigante de escombros flutuantes empurrada para o oceano pelo tsunami de 11 de março no Japão chegará ao Havaí dentro de um ano e à costa oeste dos Estados Unidos em 2014, segundo anteciparam nesta sexta-feira cientistas da Universidade do Havaí. Restos de casas, pneus, árvores e outros materiais levados pelo mar após o terremoto japonês demorarão três anos para atravessar o oceano Pacífico, de acordo com uma simulação feita pelo Centro Internacional de Investigação do Pacífico da universidade havaiana.
A maioria dos objetos que flutuam no litoral do Japão, como os carros e os edifícios quase inteiros, se desintegrarão progressivamente em pedaços menores, mas outros mais resistentes, como os navios, podem chegar intactos aos EUA. A primeira onda de escombros atingirá o litoral noroeste do Havaí no próximo ano, e deve chegar às demais ilhas em 2013, segundo a simulação feita pelos cientistas Nikolai Maximenko e Jan Hafner.
Um ano depois, os resíduos chegariam a praias desde Vancouver até a Baixa Califórnia (México), passando pelos Estados de Washington, Oregon e Califórnia, nos Estados Unidos. Grande parte dessas peças voltará a atingir a costa do Havaí dentro de cinco anos, em 2016, em uma segunda onda que será "mais forte e duradoura que a primeira".
A enorme quantidade de escombros acumulada no litoral do leste do Japão dificultou consideravelmente os trabalhos de resgate após o terremoto e o tsunami, que deixou 12.468 mortos e 15.091 desaparecidos, segundo o último levantamento oficial.
Fonte: Terra

08 Abr 2011
Britânico de 85 anos cruza Atlântico em jangada artesanal

Anthony Smith (segundo da esq. para a dir.), 85 anos, cruzou o Oceano Atlântico com mais três homens
Um britânico de 85 anos cruzou o Oceano Atlântico com três pessoas a bordo de uma jangada feita de tubos de plástico. Anthony Smith, um ex-apresentador da BBC, completou um percurso de 4.596 km em 66 dias no mar.
A viagem tem como objetivo angariar um total de 50 mil libras (cerca de R$ 131 mil) para a ONG WaterAid. Smith quer também chamar atenção para o fato de que 1 bilhão de pessoas no mundo vive sem água potável.
A equipe de Smith partiu das Ilhas Canárias e alcançou o Caribe na quarta-feira. Ele recrutou o que chamou de um grupo de "cavalheiros intrépidos e maduros", com idades entre 56 e 61 anos, ao postar um anúncio no jornal Daily Telegraph.
O texto dizia: "Quer cruzar o Atlântico de balsa? Viajante famoso busca equipe de três. Devem ser pessoas de idade avançada. Somente aventureiros sérios".
O octogenário foi repórter de ciência da BBC e apresentador do programa Tomorrow's World, também da BBC, que foi cancelado em 2003, após 40 anos no ar.
Pouco antes da viagem, Smith afirmou: "Viajar mais de 4.500 km em água salgada nos deixará profundamente conscientes a respeito dos lugares no mundo que não contam com fornecimentos de água adequados". O veículo dos tripulantes de meia-idade, batizado de An-Tiki, tinha 12 metros de comprimento e foi feito com tubos de plástico.
O barco era impulsionado por uma vela de 37 metros quadrados e conduzido com remos e lemes duplos, sendo capaz de viajar a uma velocidade média de quatro nós.
A equipe queria terminar a viagem nas Bahamas, mas fortes ventos e correntes forçaram-nos a atracar na ilha holandesa de St. Maarten, no Caribe.
O tripulante John Russell, de 61 anos, disse ao concluir a viagem que estava ansioso para tomar "um bom banho e lavar o sal do meu corpo". Ele acrescentou que queria ainda saborear um bom bife. "Ficamos sem alimentos frescos por muito tempo, vivendo de enlatados. Nossas frutas e legumes frescos haviam acabado há muito tempo", disse.
Fonte: Terra; Foto: AP
Colaboração: Fernando Lisboa Jr

07 Abr 2011
Velejaço a Itapuã

Nos dias 14 e 15 de maio próximo, o Clube Náutico Itapuã, Viamão RS, realizará velejaço e sarau na Praia das Pombas, em Itapuã, em noite de lua cheia. Em breve, mais informações serão divulgadas.

05 Abr 2011
Falecimento do jornalista Flavio Alcaraz Gomes
Faleceu na manhã de hoje, 5 de abril de 2011, em Porto Alegre, o jornalista Flavio Alcaraz Gomes, companheiro de velejadas de Breno Caldas, seu primo.

05 Abr 2011
Morte de comandante de navio é investigada no Espírito Santo

Comandante teria caído de uma escada quando subia na embarcação.
A morte do comandante de um navio na costa do Espírito Santo está sendo investigada pela Capitania dos Portos. O óbito ocorreu na manhã de segunda-feira (4).
Segundo a Capitania dos Portos, o comandante estava em uma embarcação menor e preparava-se para subir no navio por uma escada. Ele já havia subido parte da estrutura, quando caiu e morreu. A vítima é indiana e o navio tem bandeira do Panamá.
A embarcação estava perto do porto de Vitória e aguardava para atracar. O corpo do comandante vai passar por uma perícia.
Em nota, a Capitania dos Portos informou que foi aberto Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apuração das causas e das possíveis responsabilidades sobre o ocorrido. O prazo para conclusão é de 90 dias.
Fonte: G1; Foto: Reprodução/TV Gazeta de Vitória

04 Abr 2011
C'est la Vie e Shogun vencem a Regata Porto Alegre - Pelotas
A Regata Porto Alegre – Pelotas largou no sábado às 9h05min em frente ao Veleiros do Sul e encerrou na tarde de domingo neste fim de semana. Foram 120 milhas náuticas percorridas pelo Guaíba e Lagoa dos Patos. O fita azul foi o barco Kamikaze, de Hilton Piccolo, que cruzou a linha de chegada no canal da Feitoria (zona sul do Estado), às 14h29min20s, somando 29h24min20 de regata. No entanto o tempo corrigido apontou a vitória do C’est la Vie, do comandante Henrique Dias, do Veleiros do Sul, que obteve a melhor marca com 26h13min25s na classe BRA-RGS.
“A regata foi difícil devido às condições de vento que variaram. À noite a intensidade ficou muito fraca, chegou até ter contravento e calmaria. Mas conseguimos acertar os bordos no trajeto e assim as condições de navegação melhoraram para nós na regata. Nos últimos quatro meses também preparei o barco para as competições. No dia 24 deste mês já vamos correr a Regata Mar Aberto em Rio Grande.”, disse o comandante Henrique
Na classe Cruzeiro o título ficou com o Shogun, de Marcelo Caminha, também do Veleiros do Sul. Durante a regata foram muitas as desistências. Dos 12 competidores apenas três receberam a chegada. Mandinga, Escape e Aquário II preferiram seguir a motor, apenas acompanhando a competição. Os demais inscritos velejaram até a altura dos bancos Dona Maria e Vitoriano, no trajeto na Lagoa dos Patos, e retornaram para Porto Alegre.
O chefe da comissão de regata, Miguel Virgílio Petkovicz deu a chegada no Canal da Feitoria do navio patrulha Babitonga. Comandado pelo capitão-de-corveta Eric Abdala, do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, o Babitonga acompanhou depois a flotilha até Pelotas, dando segurança aos competidores.
Fonte: Veleiros do Sul

04 Abr 2011
Navio parado há mais de 20 anos é retirado do cais em Porto Alegre

Uma carcaça de embarcação atracada há mais de 20 anos no Cais Mauá, em Porto Alegre, foi retirada na manhã deste sábado. Foi o início a uma operação que deve remover nos próximos dias outros dois navios, todos da empresa Petrosul.
Notificada pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), a empresa tem prazo até o dia 4 para fazer a retirada das carcaças, que estão fora de uso comercial.
— Estas embarcações estão em uma área portuária que poderia ser usada para atividades comerciais. Precisamos liberar o local para dar fluidez e desenvolver as atividades do porto — afirma o superintendente de portos e hidrovias do Estado, Vanderlãn Vasconcelos.
A Petrosul possui três embarcações paradas no porto de Porto Alegre, são elas: Laranjal, Porteiras e Pernambuco. Neste sábado, houve a remoção da Pernambuco, que deve ser levada para reforma. As demais, deve ir para uma área junto ao cais Marcílio Dias, por sugestão da SPH. Outras duas carcaças de navios paraguaios devem ser retiradas da área do porto. O processo deve demorar mais tempo, segundo ele, pois depende de um acordo que deve ser feito entre Brasil e Paraguai.
Fonte: Zero Hora; Foto: Divulgação SPH

04 Abr 2011
Robô do Titanic tentará achar restos do voo 447

Uma quarta rodada de buscas pelos destroços do avião que fazia o voo 447 da Air France deve começar na próxima semana, disseram oficiais franceses ontem. O maior objetivo da investigação é encontrar as caixas-pretas do Airbus, que poderiam determinar a causa da tragédia.
Martine del Bono, porta-voz da agência francesa que supervisiona as buscas, afirmou que a nova operação vai durar até julho. Uma embarcação com três robôs subaquáticos vai realizar as buscas na região da costa do Nordeste, com apoio do barco americano Alucia e da equipe do Woods Institution. Em 2009, o acidente matou todas as 228 pessoas a bordo, após sair do Rio com destino a Paris. Na semana passada, a Air France foi indiciada. A companhia considera a decisão “infundada.”
Desta vez, serão usados na busca no Oceano Atlântico três robôs do modelo Remus - dois da fundação americana Waitt e um do instituto alemão Geomar. Com 4 metros de comprimento e pesando 800 quilos, ele são capazes de chegar a 4 mil metros de profundidade.
Os equipamentos já foram utilizados na missão que descobriu destroços do Titanic e podem trabalhar por até 22 horas ininterruptamente. Até hoje, apenas 3% da estrutura do Airbus foi resgatada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Agência Estado

02 Abr 2011
Equipes iniciam treinamentos com veleiros titulares da Volvo Ocean Race 11/12

Desde o dia 16 de março, a Volvo Ocean Race começou a mostrar o que as pessoas podem esperar da edição 2011/12 da competição. Isso porque as equipes inscritas na disputa iniciaram os treinamentos com os veleiros Volvo Open 70s que realmente estarão no evento que terá início em outubro.
Esse treinamento iniciado em março só está acontecendo devido a uma regra estabelecida pela organização da prova no fim da última edição do evento que obrigou as equipes a adiantarem as praticas. A ideia da Volvo é dar a oportunidade para times com potencial conseguirem comprar as antigas embarcações, incluindo os barcos vencedores de 2008/09, e fazerem ajustes para estarem presentes na prova deste ano.
“As medidas foram implementadas após o evento de 2008/09 e altera desde a maneira como o barco é construído até o treinamento com os novos veleiros. Além disso, o custo de usar dois barcos para testes é alto e isso é uma maneira de diminuir gastos”, disse o diretor de prova Jack Lloyd. “Essa regra não apressa a construção das embarcações, já que as equipes sabem desde o fim da última Volvo da alteração e vêm se planejando desde aquela época”, completou.
Para estar de acordo com as regras, algumas equipes pausaram os treinamentos no mar e agora estão trabalhando apenas fora da água para finalizar os novos Volvo Open 70s, que devem ser lançados nos próximos meses. Com menos de 32 semanas para o início da disputa em Alicante, na Espanha, voltar para os treinamentos é uma das prioridades e por isso as equipes correm para finalizar os ajustes do veleiro.
Fonte: Webventure; Foto: Divulgação/Parker Worthington

1º Abr 2011
Cartas para GPS agora com tábuas de maré
As cartas náuticas do Club de Cartas Digitales - CCD Gold - agora podem vir com tábuas de marés. A notícia foi passada ao Grupo POPACOMBR pela velejadora Valéria Ormerod, representante do CCD no Brasil.
A novidade pode ser instalada nos chart plotters da Garmin modelos 276, 376, 378 e linhas 400 e 500. As Tábuas de Marés (veja exemplo ao lado) já vem na atualização das cartas, sendo necessário enviar o cartão de memória à representante para instalar pela primeira vez. As atualizações posteriores de cartas com a tábua serão feitas por e-mail, como de hábito.
Para mais informações sobre atualização de cartas, consulte Valéria: valeria.ormerod@terra.com.br

31 Mar 2011
Tubarão de 170kg embarca e assusta pescadores

Uma simples pescaria no Golfo do México pode ser uma experiência assustadora. Segundo o pescador Steven Prejean, um tubarão-mako de cerca de 170 quilos pulou no barco em que ele estava com outros dois amigos. Steven, morador da cidade de Freeport, no Texas, Estados Unidos, estava limpando peixes e jogando no mar os restos quando o animal da espécie tubarão-mako (Isurus oxyrinchus) saltou na embarcação.
O americano disse que teve medo de chegar perto do tubarão e não conseguiu com seus amigos devolvê-lo para a água. O animal acabou morrendo dentro do barco. Steven garante que não é história de pescador e que parte da embarcação foi destruída. Apesar do susto, nenhum dos três amigos se feriu.
Fonte: Extra online; Foto: AP

30 Mar 2011
Ibama/RS encontra barbatanas de tubarão em Rio Grande

Ao retirar os peixes (que também serão doados) do barco dona Adelina, doado neste domingo (27/03) para a Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), naquela cidade, fiscais do Ibama/RS encontraram cerca de 20 barbatanas de tubarão pescadas ilegalmente.
A pesca destes animais necessita de autorização especial, e eles devem ter suas barbatanas removidas quando atracados, para evitar o descarte ilegal. Neste caso específico, foi praticado o chamado finning, quando o tubarão, preso à rede tem suas barbatanas cortadas e é descartado vivo na água, morrendo asfixiado. O proprietário do barco será autuado por mais essa irregularidade, conforme informa o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama/RS, Régis Fontana Pinto.
O analista ambiental informa ainda que foi apreendido hoje (28/03) o segundo navio de propriedade de Orlando Hepp (que se encontrava em alto mar e chegou ao porto de Rio Grande no início da tarde). O proprietário foi autuado em 06/11/2009 por diversas irregularidades (ele responde atualmente a 18 processos administrativos no Ibama) cometidas durante a atividade da pesca. Entre elas, utilização irregular da rede de arrasto, ausência de licença ambiental para a pesca e de licença de pesca da embarcação. O montante de multas aplicadas chega a R$ 1.555.000,00. Esta embarcação também foi doada para a FURG e será usada para pesquisa na região.
Fonte: Por Maria Helena Firmbach Annes - Ibama; Foto: Ibama

29 Mar 2011
Largada da Velux 5 Oceans
Tive a oportunidade de assistir hoje à largada de mais uma perna da regata volta ao mundo em solitário a VELUX 5 OCEANS The Ultimate Solo Challenge, de Punta del Este a Charleston (EUA). Estão participando quatro barcos de 50 pés, um polonês, um canadense, um americano e um britânico.
Esta regata iniciou em La Rochelle, com a primeira perna até Capetown, segunda de Capetown a Wellington (NZ), daí à Punta del Este, passando, pelo Cabo Horn. De Punta del Este seguem direto para Charleston (EUA) e depois como última perna, à La Rochelle.
O barco polonês fez uma bela largada, assumiu a ponta e foi embora, acompanhado pelo canadense e o americano, um pouco mais atrás. O barco britânico, Spartan, não sei se por má regulagem das velas, atrasou-se tanto na largada como mais adiante, deslocando-se extremamente devagar, sendo ultrapassado até por barcos de passeio que acompanhavam a saída.
Os barcos são aparelhados no pier e levados até o local da largada por uma tripulação e alí retirados por barcos da CR ficando só o timoneiro solitário.
Fonte: Antonio Joaquim Machado, de Punta del Este, via João Daniel Xavier Nunes. Foto: Antonio Joaquim Machado

28 Mar 2011
Regata Porto Alegre - Pelotas
No próximo sábado, 2 de abril, às 9 horas, será realizada a Regata Porto Alegre - Pelotas, com realização do Veleiros do Sul, de Porto Alegre. Poderão participar do evento regido pelas Regras de Regata a Vela, barcos com 26 pés ou mais, inscritos nas classes Cruzeiro e RGS.
Segundo o Vice-Comodoro Esportivo do Veleiros do Sul, Eduardo Ribas, o evento já conta com 15 embarcações inscritas.
A largada ocorrerá em frente ao Veleiros do Sul, de onde os veleiros descerão o Rio Guaíba até a foz, em Itapuã, e logo navegarão pela Lagoa dos Patos até a Feitoria, de onde seguirão pelo Canal São Gonçalo até o Veleiros Saldanha da Gama, em Pelotas. O percurso é de aproximadamente 120 milhas náuticas, com previsão de chegada na tarde do domingo, 3 de abril.
O evento disponibilizará o retorno dos participantes a Porto Alegre em ônibus, com partida às 20 horas.
As inscrições de barcos para o evento encerram-se amanhã, terça-feira, 29.
Veja o Aviso de Regata

25 Mar 2011
Hidrovia Porto Alegre - Guaíba operará só em outubro

Burocracia e falta de obras necessárias para transporte de passageiros atrasaram inícioA esperada hidrovia Porto Alegre-Guaíba encalhou antes de ser inaugurada. O transporte fluvial entre os dois municípios, que deveria começar a operar no próximo mês, só deverá deslanchar em outubro.
A estimativa é do superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlãn Vasconsèlos, que aponta a necessidade de várias obras para que a travessia possa ser executada.
– Temos de colocar o pé no chão. Criaram uma expectativa que é impossível de ser cumprida. Estamos fazendo o possível, mas vamos precisar de pelo menos seis meses para que a hidrovia funcione com total segurança – apontou.
Essas pendências evidenciam o imbróglio que se tornou o transporte de passageiros pelo Guaíba. A empresa responsável pela travessia, a CatSul, teve o contrato assinado em dezembro, no governo Yeda Crusius. As obras necessárias para que os catamarãs possam fazer o trajeto, no entanto, não foram executadas. Segundo Vasconsèlos, o principal entrave é encontrar dinheiro dentro do orçamento do Estado para fazer as obras de dragagem em Guaíba e a compra de equipamentos, como boias e sinalizadores.
– Não foi previsto nenhum recurso para isso no orçamento aprovado na gestão passada. Vamos ter de encontrar dinheiro e iniciar as licitações o quanto antes – afirmou.
Outro obstáculo a ser superado é o terminal de passageiros da Capital. O armazém no cais destinado para isso ainda não foi totalmente desocupado. Além disso, o atracadouro, atualmente usado pelo Grêmio Náutico União, não tem a liberação acertada.
– Ainda estou esperado a definição do clube, mas acho que chegaremos a um entendimento. A área interna do armazém deve ser entregue na semana que vem – adiantou Vasconsèlos.
Fonte: ZH

25 Mar 2011
Corrida para resgatar pinguins ameaçados por petróleo em ilha britânica

Uma corrida para resgatar mais de 20.000 pinguins ameaçados por um derramamento de petróleo na ilha britânica de Tristão da Cunha, isolada do Atlântico, teve início nesta quinta-feira depois que um cargueiro ficou encalhado.
Pinguins Rockhopper cobertos de óleo começaram a ser recolhidos e retirados, sendo colocados em um galpão para receberem tratamento, limpeza e posteriormente voltarem ao hábitat natutal.
"Quinhentos Rockhoppers foram levados à costa em Tristão nesta manhã", afirmou o administrador da ilha, Sean Burns, em um comunicado publicado na internet.
Mas o fluido especial para a limpeza dos animais está acabando, o que obrigará a um segundo navio sair da Cidade do Cabo para fazer uma viagem de diversos dias por 2.800 quilômetros até o local.
"Um próximo passo crucial confirmará um segundo navio que partirá da Cidade do Cabo nos próximos dias com todo o equipamento necessário para limpar as aves, mantê-las saudáveis e possivelmente devolvê-las ao oceano", disse Burns.
"Será uma corrida contra o tempo", acrescentou.
O MS Oliva ficou encalhado na ilha de Nightingale em 16 de março comandado por um capitão grego e com uma equipe de 21 filipinos a bordo, que foram resgatados com segurança. Desde então, a embarcação rompeu-se, dividindo-se em duas partes.
"Infelizmente, as aves não podem ser alimentadas até que o navio da África do Sul chegue com o abastecimento de peixe congelado, junto com uma equipe de limpeza especializada e outros suprimentos", afirmou John Cooper do conselho de conservação de aves da Austrália.
"As informações sobre esse segundo navio e a data de sua chegada ainda são aguardadas", disse em comunicado.
O arquipélago é hábitat da maior parte dos pinguins Rockhopper existentes no mundo.
Tristão da Cunha é uma ilha vulcânica com 263 residentes britânicos descritos como a comunidade mais isolada do mundo, mas conta com hotéis, aeroporto, clubes noturnos e restaurantes.
Fonte: AFP
Fotos: AFP

25 Mar 2011
Brasil oferece ajuda a velejadores japoneses

Com o treinamento prejudicado por conta do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão, a equipe de vela japonesa ganhou a ajuda brasileira. A Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) colocou à disposição dos atletas as instalações do Centro de Vela de Alto Rendimento, localizado no Iate Clube Armação de Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, além de diversos equipamentos.
A entidade também ofereceu os nove núcleos de vela espalhados pelo país: na região Sudeste o Yacht Clube de Santo Amaro, Iate Clube do Rio de Janeiro, Clube Naval Charitas e Búzios Vela Clube; na região Sul o Clube dos Jangadeiros, Veleiros do Sul e Iate Clube de Santa Catarina; na região Centro-Oeste o Iate Clube de Brasília); e na região Nordeste o Yacht Clube da Bahia).
Os velajadores Lars Grael e Abraham Rosemberg também decidiram ajudar. O primeiro colocou à disposição dos japoneses as instalações do Projeto Grael, em Niterói, no Rio de Janeiro. O segundo pode hospedar em sua casa de praia os atletas que vierem treinar no país.
Fonte: Lancenet

24 Mar 2011
Na dificuldade os navios apitam

Entrando pelo estreito de Gibraltar no navio Republica de Veneza da companhia italiana Grimaldi, estávamos num denso nevoeiro A visão totalmente encoberta, não era possivel ver outra pessoa no convés do proprio navio. Os equipamentos e os radares funcionando, mas um local estreito e com um fluxo de navios enorme. A chance de colisão é real. O que acontece? Os navios apitam a cada minuto. Na dificuldade, a proximidade aumenta, a interdependencia cresce. Falamos muito mais uns com os outros e nos ajudamos.
Quanto maiores e melhores sejam as condições, quanto mais individualistas possamos ser ou nos sentir, menor tenderá a ser nossa vontade de interação. E, ao contrário, numa situação na qual é impossivel viver ou superar sozinhos, mais teremos que prestar atenção uns nos outros para nos protegermos e obtermos sucesso.
Na dificuldade os navios apitam. Na liderança superadora só existe saida juntos, em equipe como um time.
Fonte: José Luiz Tejon Megido/EXAME

23 Mar 2011
De fato a navegabilidade no Rio Guaíba poderá ficar comprometida

O Projeto PISA dentre outras obras, prevê a instalação de canalização dentro do Rio Guaíba – até as proximidades de Ponta Grossa - para condução de esgotos a serem tratados na ETE – Serraria. O projeto prevê que em locais com considerável profundidade a canalização seja apenas deitada no fundo do rio e em outros, com pouca profundidade (em frente ao Jangadeiros, Ponta dos Cachimbos, Morro do Sabiá, Praia de Ipanema e Guarujá) enterrada no leito do rio, tudo para redução no impacto e não interferência nas características naturais do rio, por conseqüência, sem alterações nas profundidades, isto é, sem prejuízo ao tráfego de embarcações. No entanto, o diretor do Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Porto Alegre, Flávio Presser, informou em reunião do Conselho Deliberativo do DMAE nesta semana, que a cobertura da canalização enterrada se dará de forma natural, isto é, o solo proveniente das escavaçãoes da vala no fundo do rio será deixado ao lado e o rio, ao longo do tempo fará o transporte destes para a cobertura da calalização. Conforme o Comandante Jorge Albrecht Filho, conselheiro do Crea-RS, presente à reunião, “o projetado, conforme informado pelo Eng. Presser, afetará sim a navegabilidade no Rio Guaíba bem como alterará suas características na região em comento. A vala deverá ter dimensões aproximadas e mínimas de 2,5 x 2,5m, a canalização possui diâmetro de aproximadamente 1,8m e sobre ela haverá peças de concreto para mantê-la ao fundo. Aqueles que conhecem nosso rio sabem que, devido às suas características, principalmente sua baixa velocidade na região, ele só transporta finos e não areias, portanto, resumidamente, bancos de areia se criarão nos locais onde houver a deposição do solo escavado com conseqüentes interferências no rio, as mais diversas, desde interferências em ecosistemas até a redução da navegabilidade na região ( redução das áreas de navegação (raia de Ipanema, saída de monotipos do CDJ, etc...) redução das profundidades, seccionamento da enseada de Ipanema, etc).”
O assunto será debatido em reunião a ser realizada no Clube dos Jangadeiros amanhã, quinta-feira, com a presença do diretor do DMAE, Flavio Presser e dos responsáveis técnicos pelo projeto e pela execução da obra.
NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR!

23 Mar 2011
DMAE vai instalar nova sinalização em obstáculo no Rio Guaíba

Em reunião do Conselho Deliberativo do Departamento Municipal de Águas e Esgotos - DMAE, em Porto Alegre, na segunda-feira passada, 21, o diretor Eng. Flávio Presser informou que a solução para a sinalização do obstáculo à navegação já está encaminhada. Segundo Presser, o DMAE já fez a aquisição de nova bóia (figura ao lado), que será recebida em 20 dias úteis e após será instalada na extremidade da canalização – sobre o crivo (estrutura metálica submersa) - de adução de água bruta, em frente ao Veleiros do Sul.
Segundo o Comandante Jorge Albrecht Filho, conselheiro do Crea-RS na Câmara Especializada de Engenharia Civil, que participou da reunião através de convite do Eng. José H. Finamor. representante do Crea-RS no referido conselho, o diretor do DMAE informou que seu departamento não tem culpa dos abalroamentos à bóia causados pelos navegadores e não possui outra para substituição, daí as dificuldades e demora em recompor a sinalização.

22 Mar 2011
Lancha vira nas Cataratas do Iguaçu e duas pessoas morrem
Lancha teria batido em um paredão de pedra
Uma lancha virou na manhã desta segunda-feira (21) no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, perto da ilha de San Martín, no Parque Nacional do Iguaçu, um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil e da Argentina. Segundo a agência de notícias do governo argentino Telam, o responsável pelo Parque, Daniel Costra, duas pessoas morreram no naufrágio.
Dez pessoas, sendo oito turistas e dois tripulantes, estavam na embarcação que partiu às 11h para um tradicional passeio às cachoeiras. As causa do acidente ainda estão sendo investigadas, mas se acredita que a lancha bateu em um paredão de pedra.
A Capitania Fluvial do Rio Paraná, sediada em Foz do Iguaçu (a cerca de 700 km de Curitiba), confirmou que o acidente ocorreu, mas ainda não tinha informações sobre número de mortos ou feridos. A Marinha brasileira está ajudando a Marinha argentina no resgate, porém não passou informações sobre o acidente.
Segundo o jornal argentino "La Nación", três pessoas foram resgatadas com vida: o capitão, seu assistente e um fotógrafo.
Fonte: Jornale

21 Mar 2011
Veleiro perdido no Atlântico Norte após colisão

Um veleiro Classe 40 foi abandonado no Atlântico Norte na quinta-feira passada após colisão. O veleiro Orca competiu no ano passado na Route du Rhum e retornava à Europa quando o acidente ocorreu na quinta pela manhã. A Guarda Costeira de Falmouth RU foi contatada às 11:50h sendo informado que o veleiro havia sofrido pane no estaiamento. Ambos tripulantes foram embarcados no navio tanque African Spirit (detalhe na foto ao lado) e rumaram para as Ilhas de Cabo Verde. Acredita-se, mas ainda não foi confirmado, que a colisão do veleiro teria ocorrido com o próprio oil tanker.
Fonte e foto: Yachting Monthly, com tradução livre do Popa. Colaboração: Gustavo JG Piedras

19 Mar 2011
Obstáculo à navegação no Rio Guaíba

Um obstáculo normalmente submerso no Rio Guaíba aflorou na última quinta-feira em decorrência da diminuição do nível das águas.
Trata-se de um tronco de uns 40 cm de diâmetro, localizado entre 50 e 100 metros a leste da bóia cega 131 do Canal do Cristal, passando as obras do pontal do estaleiro em direção ao centro.
Fonte e foto : Antonio Joaquim Machado

18 Mar 2011
Piratas utilizaram navio sequestrado para tentar capturar outro

Ataque ao navio liberiano "Emperor" foi repelido por guardas de segurança e fracassou
Entre 30 e 50 piratas somalis sequestraram um navio de carga indonésio na costa do Iêmen, com o qual posteriormente tentaram, sem êxito, capturar a outro barco, de bandeira da Libéria, anunciou a 'Atalanta', a missão europeia de luta contra a pirataria.
Vinte e quatro horas depois, os piratas utilizaram o "Sinar Kudus" para atacar na mesma região o navio liberiano "Emperor", mas este tinha guardas de segurança armados e o ataque fracassou, segundo a missão europeia. Na foto acima embarcação pirata afunda no Golfo de Áden.
Fonte: Exame/Abril

17 Mar 2011
Peças reais do Titanic estarão em exposição em Porto Alegre

Visitantes poderão conferir reprodução de um iceberg, recriações de ambientes do navio e objetos de passageiros.
Sucesso dos cinemas, a emoção que vive até hoje em torno do Titanic ancora em Porto Alegre a partir desta semana. O BarraShoppingSul abre seu Centro de Exposições na nesta quinta-feira, 17, para receber os objetos reais do navio.
A exposição foi projetada com foco no RMS Titanic, que naufragou em 15 de abril de 1912, e nas histórias reais das 2.228 pessoas a bordo. Frascos de perfumes de um fabricante que viajava a Nova York para vender suas amostras, um alfinete de diamantes e uma escotilha verdadeira da embarcação foram trazidos à capital gaúcha. Cada um dos 243 objetos originais retirados do fundo do mar proporciona uma ligação para a vida a bordo do Titanic.
Além disso, a mostra traz a reprodução de um iceberg de 3,5 metros no qual as pessoas poderão colocar as mãos para sentir as baixas temperaturas da noite do naufrágio. A exposição também traz recriações de ambientes como as cabines de primeira e terceira classe e a sala das caldeiras. Montada em ordem cronológica, “Titanic: A Exposição” tem oito galerias distribuídas em 1.500 m² que trazem à vida a história do navio e dos passageiros a bordo.
Os ingressos custarão entre R$ 20 e R$ 40. A mostra funcionará todos os dias, nos seguintes horários: de segunda à sexta das 11 às 21 horas (acesso à exposição até as 20 horas), sábado das 11 às 22 horas (acesso à exposição até as 21 horas) e domingo das 11 às 21 horas (acesso à exposição até as 20 horas).
Fonte: NovoHamburgo.org/Informações de JCRS
Foto: reprodução / BarraShopping

17 Mar 2011
Salvamar resgata tripulante de barco pesqueiro com problemas cardíacos

Tripulante foi trazido até o 5º DN por um helicóptero
O Salvamar-Sul, do Comando do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil, resgatou, no último dia 15 de março, um tripulante do barco pesqueiro Dom Quirino que se encontrava nas proximidades do farol de Solidão – RS.
Adnelson José Hoquer, de 58 anos, foi atendido por um médico e trazido pela Aeronave de Serviço Distrital até o Comando do 5º Distrito Naval, de onde foi encaminhado, de ambulância, para o Hospital de Cardiologia da Santa Casa do Rio Grande.
Fonte: Jornal Agora; Foto: 5º DN

16 Mar 2011
Vem aí uma "Supermoon"

Uma super lua cheia está por acontecer neste final de semana.
A distância entre a terra e a lua varia, e neste sábado, 19, essa distância será a menor nos últimos 18 anos (356.577km). No dia seguinte, domingo, é lua cheia, resultando em aparição (levemente) maior do que o normal, em função da maior proximidade. Daí a expressão supermoon, ou super lua.
Um dos principais cientistas da NASA, Jim Garvin, explicou nesta semana que a menor distância da lua em relação à terra nada tem a ver com a ocorrência de terremotos, como insinuou um astrólogo sem noção na semana passada, após a catástrofe no Japão.
Quem quiser comentar esta notícia dando a entender que está sabendo muito sobre o assunto, é só dizer:
- No próximo sábado ocorrerá o menor perigeu da lua dos últimos 18 anos.
Perigeu da lua é a menor distância da órbita (elíptica) da lua em relação à terra.
A previsão meteorológica para o final de semana em Porto Alegre é de pouca nebulosidade, sugerindo uma boa visão da supermoon.
Fonte: NASA, Space.com, Inconstant Moon, Lunar Perigee and Apogee Calculator (tradução livre do Popa)
Assunto relacionado: Lua azul
Colaboração: Ivandel Lourenço

16 Mar 2011
Piratas somali condenados a prisão perpétua nos EUA
A mais dura sentença a um pirata em 190 anos
Os cinco piratas somali acusados de atacar um navio da marinha americana, o «USS Nicholas», ao largo das ilhas Seychelles, em abril de 2010, foram condenados, nesta segunda-feira, por um tribunal norte-americano a prisão perpétua.
«O dia de hoje marca a mais pesada sentença alguma vez infligida a um pirata por um tribunal americano, em 190 anos» declarou o procurador do estado norteamericano da Virgínia no final da audiência.
Os cinco condenados foram também sentenciados a uma outra pena de 80 anos de prisão por outros crimes ligados à pirataria e já revelaram que iriam recorrer da decisão judicial.
Fonte: Bola, PT

16 Mar 2011
Mudanças climáticas são novo inimigo para a Marinha dos EUA

A Marinha dos Estados Unidos deve se preparar para enfrentar um novo e poderoso inimigo: as mudanças climáticas. A conclusão é de estudo encomendado pelos militares ao Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA em 2009 e cujos resultados foram divulgados nesta quinta-feira. Entre os principais desafios apontados estão alterações estratégicas no teatro de operações do Ártico causadas pelo derretimento da cobertura de gelo da região e a preparação das bases em áreas costeiras para o aumento do nível do mar.
Enquanto no Congresso dos EUA a ciência em torno do aquecimento global ainda é alvo de discussão, entre os militares americanos as mudanças climáticas já são consideradas um fator importante para a segurança do país, como admitem no Relatório Quadrienal de Defesa publicado no ano passado.
Em 2007, a chamada Passagem Noroeste, faixa do oceano ao longo do Canadá e Alasca, foi aberta pela primeira vez devido ao recuo do gelo do Ártico. A expectativa é de que esta passagem se torne navegável, ainda que perigosa, até 2030. Isso deverá abrir a região para a navegação, turismo e exploração de recursos naturais e as fronteiras marítimas que a cercam já são objeto de disputa.
- A possibilidade de conflito é baixa, mas real - disse à revista "New Scientist" Antonio Busalacchi, um dos presidentes do painel do Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA e professor da Universidade de Maryland.
Assim, a presença da Marinha ou da Guarda Costeira americanas será necessária para apoiar os interesses do país e proteger os cidadãos na área. Apesar disso, os EUA praticamente ignoraram o inóspito Ártico nos 20 anos que se seguiram ao fim da Guerra Fria.
- Como nação, perdemos nossa experiência e vantagem para lutar em regiões frias - comentou Busalacchi.
Equipamentos e treinamentos especiais são necessários para operações no Ártico. As comunicações, por exemplo, pioram à medida em que se avança ao norte do Círculo Polar Ártico, pois a área está fora do alcance dos satélites em órbita geoestacionária usados pela Marinha. Os EUA também só contam atualmente com três navios quebra-gelo, sendo que dois deles estão em operação há mais de 30 anos. Das quatro outras nações que têm territórios no Ártico, a Rússia possui 18 quebra-gelos; a Finlândia e a Suécia, sete cada; e o Canadá, seis. Para enfrentar esses problemas, o Conselho recomenda a Marinha a fazer parcerias com outras nações com atuação no Ártico e a desenvolver novas técnicas de navegação e comunicação.
Já a expectativa de aumento no nível do mar pode ameaçar diretamente as instalações da Marinha, a maioria, claro, localizada em áreas costeiras. Levantamento do relatório quadrienal revelou que 56 das 103 bases da Marinha que responderam à pesquisa estão vulneráveis a um aumento de um metro no nível do mar, que é considerado provável até o fim deste século. Essas instalações estão avaliadas em cerca de US$ 100 bilhões e o Conselho recomenda a Marinha a identificar quais estão sob maior risco de inundações provocadas por tempestades e subida do nível do mar, além de tomar medidas para defendê-las e criar modelos para prever futuros riscos.
Fonte: O Globo

15 Mar 2011
Cruzeiro de lanchas para Palmares do Sul é cancelado

O cruzeiro de lanchas de Porto Alegre a Palmares do Sul, com partida prevista para o dia 26 de março, foi cancelado devido ao baixo nível das águas. A entrada para a Lagoa do Casamento, pelo sul, está com profundidade insuficiente para garantir a ida e volta das lanchas em caso de vento forte que reduza ainda mais o nível da lagoa. Como não há previsão meteorológica para a volta do nível apropriado das águas para breve, resolveu-se cancelar o evento.
O Popa.com.br agradece o empenho da Prefeitura Municipal de Palmares do Sul para a realização do evento, especialmente da Secretaria de Turismo, timoneada pelo secretário Alex Cunha.

15 Mar 2011
Velejadores também precisam controlar peso para mais ou para menos

Scheidt e Prada ficam perto do limite na soma dos quilos, para "tirar" mais do barco de Star
A Star, a mais técnica das classes olímpicas, obriga sua dupla de velejadores a ter uma soma máxima de peso (82 e 112 kg), por regulamento. O timoneiro Robert Scheidt e o proeiro Bruno Prada pesam entre 81 e 82 kg e 110 e 111 kg respectivamente. Em Olimpíadas, a dupla se pesa pela manhã; em outras competições, a pesagem pode ser mais próxima das regatas. Bruno Prada, que agora em abril inicia a temporada europeia com Scheidt em Palma de Mallorca, Espanha, se lembra de um susto no Mundial de Cascais-2007.
- Estávamos 200 gramas acima. O que a gente fez? O Robert já botou o tênis e saiu correndo e eu corri para a bicicleta.
No Brasil, lembra Scheidt, até se perde peso, no verão, mas na Europa, e ainda no inverno, a tendência é estar acima, porque se come mais gordura.
- A gente já sabe que uma refeição equivale a uns três quilos, um quilo e meio para cada um. No fim das regatas, depois de quatro, seis horas, a gente chega mais leve. Temos de controlar.
A dupla também não pode ficar, por exemplo, dez quilos abaixo do total permitido. Porque, para conseguir tirar o máximo de potência da “área vélica” do barco de Star, os velejadores precisam estar no máximo possível da soma de peso.
Quando passou a velejar com Robert Scheidt, Bruno Prada diz que “sofreu para engordar 10, 12 quilos”.
Antes do limite de peso ser estipulado pela Star, os proeiros (que vão na frente do barco, como ponto de equilíbrio e direção nas manobras decididas pelos timoneiros) pesavam muito mais.
Marcelo Ferrreira, proeiro de Torben Grael, tinha 126 kg para seu 1,80 m na medalha de ouro conquistada em Savannah, na Olimpíada de Atlanta-1996. Já em Atenas-2004, no segundo ouro da dupla, teve de emagrecer 11 quilos para ficar com 106 kg, no limite da soma com Torben.
Fonte: R7; Foto: Divulgação

14 Mar 2011
Veleiro desaparecido

O veleiro  CARUMBÉ (Bruma 19), arrancado do Iate Clube de São Lourenço do Sul (ICSL) na semana passada, continua desaparecido. O CARUMBÉ foi arrancado do que um dia foi o trapiche do ICSL, juntamente com o Veleiro Sofia. Ao chegar próximo à foz do arroio, preso ao Sofia, virou completamente, devendo estar naufragado próximo a ele. Informações sobre a localização da embarcação podem ser passadas pelo fone (53) 9971-6676
Fonte: Fernando Borghetti

13 Mar 2011
Irresponsabilidade de departamento da Prefeitura de Porto Alegre causa acidente com lancha

Uma lancha abalroou estrutura submersa no Rio Guaíba na manhã de ontem, sábado, 12 de março, nas proximidades do Veleiros do Sul. A lancha, de um associado do clube náutico, teve a rabeta arrancada no impacto contra a estrutura submersa.
Em 2007, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através do Depto Municipal de Águas e Esgoto (DMAE), cravou uma estrutura no Rio Guaíba nas proximidades do Veleiros do Sul (foto). Trata-se de uma torre submersa, cujo topo, dependendo da altura do rio, fica a cerca de meio metro da superfície.
O projeto, por mais benefícios que possa trazer à população, carece de bom senso, pois representa um sério risco de abalroamento às embarcações de recreio que navegam na região. Que outra solução de engenharia fosse empregada para atender às necessidades de abastecimento de água do bairro, de forma inteligente e competente, sem causar riscos à navegação. Não cabe aos navegantes dizer qual a solução de engenharia seria ideal para solucionar a necessidade do DMAE, mas é muito fácil perceber que a solução empregada foi, no mínimo, irresponsável. Para resolver um problema seu, o DMAE criou outro, para a navegação de recreio. Isto não é engenharia. Um órgão público instalou uma armadilha no rio.
Depois de algum tempo da implantação da estrutura, o DMAE instalou uma bóia de plástico para sinalizar sua preciosidade. Trata-se de uma marca de sinalização frágil, que melhor serviria para sinalizar lagos de parques públicos, desses povoados por marrecos e tartarugas. Além da fragilidade da peça, não recebeu refletorização, mesmo diante do tráfego noturno na região. Navegadores aplicaram adesivos refletivos nas bóias, voluntariamente.
Em 9 meses após a implantação da bóia, a parte superior já havia sumido, tendo restado apenas a base (foto). Veja notícia publicada em 16 Dez 2008.
Certa vez a bóia garrou e foi localizada contra os molhes do Iate Clube Guaíba.
Faz tempo que a base garrou novamente e nunca mais foi substituída, deixando o obstáculo sem qualquer sinalização.
O risco de abalroamento é de tanta importância, que o obstáculo deveria ser sinalizado, no mínimo, com uma bóia metálica luminosa. como as utilizadas nos canais de navegação do Rio Guaíba, e implantada por quem tenha competência para tanto, para que se mantenha na posição após ventos fortes.
Os abalroamentos de embarcações que tem havido na estrutura do DMAE são equivalentes aos que podem ocorrer contra pedras submersas. A parada é instantânea, podendo levar os tripulantes a ferimentos pelo choque contra a embarcação, ou a serem jogados para fora, ou ainda a perfurar o casco, o que pode causar naufrágio.
Além da lamentável solução de engenharia dada à obra, foi ainda mal sinalizada, e deixada sem manutenção.
Saiba mais sobre a sinalização de emergência implantada pelo Veleiros do Sul.
Fotos: Edição sobre imagem de satélite: Frederico Roth; Fotos das bóias: Carlos Altmayer Gonçalves Manotaço

12 Mar 2011
Relato da enxurrada em São Lourenço do Sul
Fui quinta pela manhã para São Lourenço, a situação tava feia por lá. Uma cidade sem energia, sem agua, sem supermercado, muita gente perdeu tudo dentro de casa, alguns conhecidos faleceram...
A maioria dos barcos foram localizados a 4 MN de SL. Nosso clube foi praticamente destruído.
Na quinta mesmo conseguimos resgatar vários barcos com ajuda dos pescadores, e atracamos em frente ao hotel das figueiras amarrados na escuna vento negro. Mas na noite (qui/sex) entrou um NE 30 Knots com chuva, enfim a noite foi dolorida, pois os barcos queriam se soltar e se batendo a noite inteira. Levar pro Arroio abrigado nem pensar, pois a correnteza era de 10 knts.
E a situação agora é a seguinte:
Vadio - Está em Seco, não chegou a ir pra lagoa (Falei com o Doca lá)
Guapo - Estava em seco mas já ta navegando
Vo poeta - Estava encalhado a 1MN do clube, deixamos fundeado sem avarias aparentes
Panos Quentes - Ontem a tarde já tinha conseguido desencalhar a vela (1MN ao S de SL)
Kauana - Ancorado praia camping (perdeu só o motor) - Novo dono ciente
Diadorin -Ficou em seco no clube, nao foi pra lagoa.
Barcos de São Lourenco:
Sophia - Foi a pique no canal, falta só rebocar pra terra
Crusoe - Ancorado no arroio novamente
Reponte - Ta na carreta no clube
Dylan - Ancorado praia do camping com avarias.
Eclipse - Ja tirado na carreta clube
Catuipe - Já tiramos na carreta clube
America - Já no clube atracado novamente
Drakar - Ja atracado no clube novamente
Kamikase - Já atracado novamente no clube
Aragano - Em seco nao chegou a ir pra Lagoa
Xoxo - Ficou em seco nao foi pra lagoa
Barcos Sava (partiram ontem pela manhã pra Pelotas rumo ao VSG):
Cheherazade - estava 1 MN ao S de SL
Flex - Idem
lago Azul - Idem
Continuavam desaparecidos até ontem:
Pontal (Marreco 16)
Moai (BMR 18)
Ringo (BMR 18)
Chorus (Bruma 19)
+ 4 Trailers
André Oliveira [Grupo POPACOMBR]

11 Mar 2011
Barcos à deriva na Lagoa dos Patos

Em torno de 30 embarcações foram arrancadas do trapiche do Iate Clube São Lourenço (ICSL) pela tremenda correnteza do Rio São Lourenço após as fortes chuvas que caíram na região na noite de quarta-feira, dia 9.
A grande maioria dos barcos foi levada pela enxurrada para a Lagoa dos Patos, como ocorreu com um O'Day23 resgatado e fundeado por pescadores na costa. Pouco após o fundeio o veleiro naufragou, ficando apenas com a retranca e o mastro fora d'água. É provável que tenha sido jogado pela enxurrada contra as pedras da foz do rio durante a noite. Já o CAL 9.2 "Vô Poeta", de Pelotas, apareceu encalhado junto ao farolete mais próximo da costa, de onde foi resgatado.
A maioria dos veleiros já foi resgatada.
O veleiro Panos Quentes, de 31 pés, do Comandante Jorge Albrecht, também apareceu encalhado ao sul da foz do rio São Lourenço, no local em que uma ilhota aparece demarcada na carta da Marinha (detalhe mais acima). Um barco de pescadores tentou rebocá-lo, mas não obteve sucesso. Na manhã de hoje nova operação de resgate será montada. Segundo Albrecht, dos quase 30 barcos atracados no clube, apenas 3 ficaram no clube. Um deles, um Cal, foi jogado para o seco. Um Vandestadt e outra embarcação de aço, também não foram levadas pela correnteza. De resto, todos foram empurrados para a Lagoa dos Patos.
Uma vaca salvou-se da correnteza ao ficar ancorada em uma árvore (foto ao lado).
O clube estava bonito, com trapiche novo, e tudo foi perdido. Diversos trailers e motor-homes estacionados no clube foram também rio abaixo. O prejuízo foi grande.
O conhecido construtor de barcos Pedro, que trabalhava na Marina do Lessa e que havia se mudado para S. Lourenço do Sul no ano passado, teve sua casa inundada. Perdeu tudo, incluindo suas ferramentas de trabalho. Sua esposa Isabel estava sozinha em casa quando a água subiu. Alguns barcos ainda em construção nos estaleiros, também foram levados pela água.
O problema agora é onde abrigar os barcos resgatados, já que o clube náutico (em torno de 300m da lagoa - veja imagem acima) está completamente tomado pelas águas. A correnteza atual do rio foi estimada em mais de 10 nós, segundo informação recebida.
A previsão meteorológica desta sexta-feira, e até domingo, indica chuva e vento com rajadas de mais de 20 nós de NE, passando a SE com 20 nós. Até domingo, a opção de fundeio menos ruim é em frente ao hotel (veja imagem ao lado).
A prefeitura declarou estado de calamidade pública.
O subcomandante da Brigada Militar prometeu enviar guarnição para evitar a depredação na cidade. Enquanto isso, um dos veleiros resgatados apareceu sem o motor de popa...
O nível do rio começou a baixar na tarde de ontem.
Fotos: ZH/Nauro Jr

11 Mar 2011
Inundação em São Lourenço do Sul causa mortes e prejuízos

Moradores no telhado e veleiros à deriva na Lagoa dos Patos
A enxurrada ocorrida na noite de ontem, quarta-feira, em São Lourenço do Sul, na costa oeste da Lagoa dos Patos, alagou a cidade causando mortes e prejuízos. Não é a primeira vez que a região sul do RS sofre com forte precipitação localizada que escapa das previsões meteorológicas.
A Rede Record teria informado que a precipitação foi de 600mm entre a noite de ontem, quarta-feira, e hoje pela manhã. Durante a madrugada as águas teriam alcançado 2 metros acima do normal. Duas barragens de açudes teriam rebentado, agravando a situação. Além das mortes já registradas, rodovias interditadas, 7 mil habitações sem energia elétrica, e centenas de desabrigados fazem parte do quadro de devastação na pacata São Lourenço do Sul.
Os veleiros atracados no clube náutico foram arrastados para a Lagoa dos Patos. Além dos barcos dos associados, diversos outros, a maioria de Porto Alegre, estavam atracados no local para participar do tradicional Encontro da Vela. Ontem à tarde não choveu em São Lourenço do Sul, reportou o comandante de um dos barcos levados pela forte correnteza. Com muita gente ilhada e moradores sobre o telhado das casas para escapar da fúria das águas, o resgate dos barcos à deriva na Lagoa dos Patos evidentemente ficou prejudicado.
A Prefeitura, a Defesa Civil, a Brigada Militar, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Aérea e a Marinha prestam auxílio à população. De Tapes, uma embarcação foi deslocada para prestar socorro, segundo o Comte Emílio Oppitz. Christina Silveiro, gerente do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, ofereceu bote do clube para auxiliar no resgate. A previsão para amanhã é de chuva na região.
Vídeo tomado em helicóptero em São Lourenço do Sul alagada
Foto: Brigada Militar; Imagem satélite: Metsul
Colaboração: Luiz Morandi e Mauro Martinelli

10 Mar 2011
Volvo lança edição especial Ocean Race
A Volvo divulgou que está lançando edições especiais para V60, XC60, V70 e XC70. Os modelos ganharam uma temática náutica em homenagem à competição de barcos a vela Ocean Race.
Com duas opções de cor (Ocean Blue II e Electric Silver) os modelos terão o logo “Ocean Race” nas rodas, assentos, soleiras e tampa traseira.
Todos os veículos da edição especial terão rodas de liga leve exclusivas com frisos cromados.
O couro do acabamento interno será inspirado nos veleiros.
Por enquanto a Volvo não revelou os motores e os preços.
As edições especiais chegam às concessionárias do mundo todo no próximo mês. A Ocean Race é uma tradicional corrida de veleiros, que acontece em torno do mundo de quatro em quatro anos.
Em 2011, a competição se inicia na Espanha no dia 29 de outubro e vai terminar na Irlanda no dia 7 de julho de 2012.
Fonte: iCarros

04 Mar 2011
Príncipe William e Kate Middleton inauguram barco salva-vidas

Um barco de resgate, considerado o mais moderno já produzido na Grã Bretanha para águas abrigadas, foi ontem inaugurado por Kate Middleton e o Príncipe William no País de Gales. Foi a primeira missão oficial da dupla desde que foi anunciado o noivado, em novembro.
A embarcação, batizada de "Hereford Endeavour", alcança a velocidade de 35 nós e dispõe de radar e de um chart plotter especial para embarcações de resgate.
O barco, modelo Atlantic 85, custou £160,000, valor arrecadado por doações voluntárias dentre os súditos da rainha.
Cerca de 500 pessoas estavam presentes. William discursou e Kate derramou champanhe sobre o barco, além de cantar o hino celta, juntamente com o público presente.
Kate Middleton e William se casam em 29 de abril, na Abadia de Westminster. Antes do noivado, o casal namorou durante oito anos.
O vídeo publicado pelo The Telegraph mostra muito mais a bonita Kate, futura princesa de 29 anos, do que o barco ou o príncipe. Afinal, o jornal deve saber o que a maioria dos súditos quer ver.
Fonte: Artigos do The Telegraph com tadução livre do Popa

03 Mar 2011
Classe RGS gaúcha discute fórmula para 2011
Aos Comandantes de veleiros de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e São Lourenço do Sul
Reunião dos Comandantes no dia 03 de março (quinta-feira) às 19:00h
A fórmula para as regatas da classe RGS no Rio Grande do Sul será discutida em reunião no Clube dos Jangadeiros, aberto a todos os comandantes de veleiros que desejam competir no ano de 2011.
(Opcional: Carreteiro e Salada - R$ 10,00)

03 Mar 2011
Polícia apreende três barcos usados na extração ilegal de diamantes

Proprietários foram multados em R$ 27 mil e responderão na Justiça em liberdade
A Polícia Ambiental de São José do Rio Preto, município a 454 km da capital paulista, apreendeu três barcos utilizados na extração ilegal de diamantes, no Rio Grande, no município de Paulo de Faria, na divisa com Minas gerais. A ação aconteceu na madrugada de quinta-feira (24), mas só foi divulgada neste sábado (26).
Segundo a polícia, os barcos possuem motores a diesel, que servem para gerar energia e fazer funcionar os compressores de ar que abastecem os mergulhadores, que usam uma mangueira acoplada a uma bomba para fazer a sucção dos minérios no fundo do rio.
Além dos instrumentos apreendidos, a polícia apreendeu 14 pedras pequenas de diamante e uma pedra de ouro. A polícia aplicou uma multa de R$ 27 mil aos e 18 autos de infração de infração ambiental aos proprietários do barco. Eles responderão pelo crime em liberdade.
Fonte: R7; Foto: Divulgação/Polícia Militar de São Paulo

02 Mar 2011
Bote salva-vidas de barco norueguês é encontrado vazio na Antártida e tripulantes já são tidos como mortos

O fim da história da expedição norueguesa que tentava chegar ao polo sul 100 anos após os primeiros homens conseguirem tal feito parece mesmo ser triste. Na sexta-feira (25), foi encontrado na Antártida o bote salva-vidas do veleiro Berserk, que continua desaparecido. Com isso, as chances de sobrevivência dos três tripulantes são remotas.
O Berserk, um veleiro com quase 15 metros, era capitaneado pelo norueguês Jarle Andhoy (foto), um experiente aventureiro, reconhecido em seu país de origem. Andhoy não estava na embarcação na terça (22), quando a tripulação fez uma chamada de socorro, enquanto era atingida pela pior tempestade dos últimos 20 anos na Antártida.. Ele e Samuel Massie, de apenas 18 anos, haviam deixado o barco para tentar atingir o polo sul com snowmobiles, quadriciclos especialmente preparados para a neve.
No veleiro (foto), ficaram dois noruegueses, Robert Skaanes (34 anos) e Tom Gisle Bellika (36), e o sul-africano Leonard J. Banks (32). Desde o dia 22 as buscas têm sido comandadas pelo Sea Shepherd, instituto de proteção ao mar, com o capitão Paul Watson à frente dos trabalhos. Para ele, o veleiro naufragou rapidamente em meio à tempestade com ondas de até oito metros, e os tripulantes nem tiveram tempo de usar o bote.
“Nós vamos continuar procurando (as buscas devem se encerrar nesta sexta), mas o barco e os seus detritos não teriam se afastado mais ao norte do que este bote, e fizemos uma busca muito meticulosa e extensiva na área entre as posições onde a chamada de socorro partiu e onde o bote foi achado”, explicou Watson.
Para o capitão da Sea Shepherd, será complicado até encontrar os corpos dos três tripulantes desaparecidos, assim como o veleiro que deve ter naufragado. “Considerando as condições extremas do tempo, é improvável, mas não impossível, que qualquer membro da tripulação tenha sido capaz de deixar o veleiro antes que ele afundasse. Infelizmente, não vimos sinais de sobreviventes”, concluiu ele.
Planos frustrados - Depois de estrelar uma série de televisão na qual capitaneou uma expedição ao polo norte e escrever livros sobre suas aventuras, a ideia de Jarle Andhoy, de 33 anos, era chegar ao polo sul no centenário da primeira investida bem sucedida ao ponto mais ao sul do planeta. Há 100 anos, outra expedição comanda por um norueguês, Roald Amundsen, conseguiu vencer a corrida que havia na época pela conquista.
Mas nada saiu como Andhoy planejava nos dias mais importantes de sua expedição. Ele deveria encontrar com os outros três tripulantes na Ilha Ross, também na Antártida. Com os snowmobiles, ele e o garoto de 18 anos chegariam ao polo sul. No entanto, equipados com um telefone via satélite, eles ficaram sabendo do desaparecimento da embarcação e abortaram a jornada, rumando direto para a Estação McMurdo, maior comunidade antártida e que pertence aos Estados Unidos.
Fonte: Webventure; Foto: Divulgação/ www.wildvikings.com

1º Mar 2011
Piratas sequestram veleiro com 7 dinamarqueses no Oceano Índico

Um veleiro com sete dinamarqueses a bordo, sendo três crianças, foi capturado em 24 de fevereiro por piratas no Oceano Índico e levado para a Somália, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades dinamarquesas.
A fonte não deu detalhes sobre as circunstâncias da tomada de reféns.
"A marinha dinamarquesa recebeu um SOS do veleiro e iniciou investigações para localizá-lo e conhecer a sorte da tripulação", informou, por sua vez, um oficial do Comando Operacional da Marinha Dinamarquesa.
Fonte: UOL Economia

1º Mar 2011
Quer ganhar uma viagem para a Espanha?

O Comitê Organizador da Etapa de Itajaí (SC) da Volvo Ocean Race 2011-2012 anunciou nesta segunda-feira o lançamento do concurso “Crie um Slogan para Itajaí”. O criador do slogan mais criativo viajará com tudo pago para Alicante, na Espanha, onde acompanhará a largada da regata, em outubro.
As regras são as seguintes. O slogan pode ter, no máximo, 90 caracteres, e deve estimular novos projetos para Itajaí. É preciso enfatizar o potencial esportivo, social e turístico da cidade catarinense. O slogan, no entanto, não pode fazer referência direta ou indireta ao slogan “150 anos: Itajaí, o futuro é aqui” ou à própria Volvo Ocean Race. Palavras como “regata”, “Volvo” ou menção a qualquer outra marca registrada também estão proibidas.
As inscrições serão abertas a partir desta terça-feira e irão até o dia 8 de abril. Ficha de inscrição e regulamento estão disponíveis nos sites www.itajai.sc.gov.br, wwww.portoitajai.com.br ou wwww.univali.br.
O resultado do concurso será divulgado dia 25 de abril.
Font
e: Lancenet

 

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