30 Out 2011
Abu Dhabi vence a regata local da Volvo Ocean Race
Com um desempenho perfeito, a equipe do barco Abu Dhabi venceu neste sábado a regata local da Volvo Ocean Race, em Alicante, na Espanha. O time comandado pelo inglês Ian Walker cruzou a linha de chegada com mais de 14 minutos de vantagem para o segundo colocado, o americano Puma. Com a vitória, o veleiro árabe somou seis pontos e largou na frente na classificação geral da regata de volta ao mundo.
- Foi uma grande vitória e me sinto bastante contente pelo desempenho. Não esperávamos cruzar a linha com tamanha vantagem, mas o entrosamento do grupo e um ajuste da vela na última boia foram fundamentais - afirmou Walker.
O Abu Dhabi fez a largada mais agressiva da flotilha e dominou o percurso do começo ao fim. Beneficiado por algumas penalizações dos adversários e a melhor estratégia, a equipe árabe obteve a larga vantagem na dianteira. Ao cruzar a linha de chegada, o único árabe a bordo do Abu Dhabi, Adil Khalid, levantou a bandeira do país e estourou uma champagne emocionando aos presentes na marina da praia de Iberdrola.
Os donos da casa, o Telefónica, que conta em sua tripulação com o brasileiro João Signorini e o uruguaio naturalizado brasileiro Horacio Carebelli, acabou em último depois de sofrer punição na boia final quando se recuperavam de uma largada ruim. Lição, segundo Joca, que deve ser aprendida pela equipe espanhola nas próximas regatas de porto da competição.
- A Volvo Ocean Race está bem equilibrada. Portanto, qualquer erro pode custar caro. A competição será decidida nas regatas de porto. Apesar de ficar em último, nossa equipe tem chance de reagir e acredito que na próxima vamos acertar as manobras - disse Joca.
As seis equipes têm agora uma semana para fazer os ajustes finais para largada oficial da Volvo, dia 5. O percurso será entre Alicante e a Cidade do Cabo, na África do Sul, e deve durar 21 dias.
Resultado da regata local de Alicante:
1º - Abu Dhabi Ocean Racing (53min44s) - 6 pontos2º - Puma Ocean Racing (1h07min58s) - 5 pontos3º - Camper with Emirates Team New Zealand (1h10min11s) - 4 pontos4º - Team Sanya (1h10min43s) - 3 pontos5º - Groupama Sailing Team (1h11min11s) - 2 pontos6º - Team Telefónica (1h12min08s) - 1 ponto
Fonte: O povo
29 Out 2011
Volvo Ocean Race terá início neste sábado na Espanha
A 11ª edição da Volvo Ocean Race começará neste sábado em Alicante, na Espanha. A regata ao redor do mundo começará com uma volta pela orla da cidade ibérica.
A partir do dia 5 de novembro, os velejadores percorrerão a primeira parte da competição até a Cidade do Cabo, na África do Sul. A regata passará também por Miami, Lisboa, Abu Dhabi entre outras cidades, inclusive Itajaí, em Santa Catarina, prevista para abril de 2012.
"As equipes têm barcos similares, os níveis das tripulações são semelhantes, incluindo até os orçamentos. Eles tiveram tempo parecido para se preparar. Os velejadores vão decidir a VOR tornando-se protagonistas", afirmou o CEO da Volta ao Mundo, Knut Frostad.
66 velejadores com 11 tripulantes cada, de 14 países diferentes participarão da corrida. O destino final será a cidade de Galway, na Irlanda.
Fonte: Terra; Foto: Paul Todd/Volvo Ocean Race/Divulgação
28 Out 2011
Lancha incendiada em Porto Alegre
Uma lancha incendiou hoje em Porto Alegre sobre rampa de acesso ao Rio Guaíba. O incêndio ocorreu quando a lancha "Maria Duda", de 32 pés, estava sendo colocada na água na tarde de hoje, no Veleiros do Sul.
A embarcação pegou fogo ainda sobre a carreta, engatada no trator que a rebocava.
Segundo informações não confirmadas, recebidas de marinheiros em serviço, um dos motores da lancha estaria em manutenção e a mangueira do tanque para este motor vazou gasolina dentro do paiol dos motores.
Ao ser dada ignição para testar o motor em serviço, antes de soltar a lancha da carreta, uma faísca (normal) no motor de partida poderia ter sido a causa da combustão dos gases da gasolina no interior do paiol. Como os paiois estariam abertos neste momento, não houve explosão. O incêndio, no entanto, causou perda total da embarcação, apesar da rápida ação dos bombeiros.
Fotos:
Mario Marques/Correio do Povo
(foto de longe) ;
Genaro Joner / Agencia RBS
(de longe)
Colaboração: Roberto Gruner, Fernando Lisboa Jr, Luiz Morandi e Claudio Littig.
24 Out 2011
Imprensa uruguaia destaca bronze pan-americano na vela
Amplos destaques foram publicados hoje na imprensa uruguaia pela conquista da primeira medalha da delegação local nos XVI Jogos Pan-americanos de Guadalajara, México, um bronze conseguido na modalidade snipe de vela.
O metal pelo terceiro lugar de ontem foi parar nos pescoços da dupla formada por Pablo Defazio e Manfredo Finck, depois de uma semana de iniciada a competição regional que finalizará em 30 de outubro.
"Pan-americanos: chegou a primeira medalha para o Uruguai", "Vamos a vela de meu coração" e "A primeira alegria celeste", foram alguns dos títulos colocados nesta segunda-feira nos sites deste país.
Alejandro Foglia, outra esperança nessa modalidade esportiva na categoria Laser, roçou o podio mas em definitivao terminou em quarto lugar depois de uma dura regata final.
Fonte: Prensa Latina
Popa: Parabéns aos irmãos uruguaios!
24 Out 2011
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MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000
A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:
AVISOS DE MAU TEMPO.
AVISO NR 850/2011
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1330 HMG - DOM - 23/OUT/2011
ÁREA ALFA A PARTIR DE 250000 HMG. VENTO NE/NW RONDANDO PARA NW/SW FORÇA 7/8 COM
RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 261200 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 847/2011.
AVISO NR 851/2011
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1330 HMG - DOM - 23/OUT/2011
ÁREAS BRAVO E SUL DA CHARLIE A PARTIR DE 251200 HMG. VENTO NE/NW FORÇA 7/8 COM
RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 261200 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 848/2011.
AVISO NR 852/2011
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1330 HMG - DOM- 23/OUT/2011
ÁREA ALFA ENTRE CABO DE SANTA MARTA (SC) E ARROIO CHUI (RS) A PARTIR DE 250600.
ONDAS DE NE 2.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 260000 HMG.
AVISO NR 853/2011
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1330 HMG - DOM- 23/OUT/2011
ÁREA ALFA A PARTIR DE 250600 HMG. ONDAS DE NE 3.0/4.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 261200 HMG.
AVISO NR 854/2011
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 1330 HMG - DOM - 23/OUT/2011
ÁREA BRAVO A PARTIR DE 251800 HMG. ONDAS DE NE 3.0/4.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 261200 HMG.
1°SG-EL AMARAL
INSPEÇÃO NAVAL
24 Out 2011
Bimba vence e vela brasileira fecha disputa no Pan com cinco medalhas de ouro
Com vitória do velejador Ricardo Winnick, o Bimba, na classe RS-X masculina, a vela brasileira conquistou cinco medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara após ter também confirmados os ouros nas classes RS-X feminina com Patrícia Freitas, na Sunfish com Matheus Dellagnello, na J24 com o quarteto formado por Alexandre Saldanha, Maurício Oliveira, Guilherme Hamelmann e Daniel Santiago e na classe Snipe com a dupla Alexandre Amaral/Gabriel Borges.
Além das medalhas de ouro, os velejadores brasileiros conseguiram a prata na Hobie 16 com a dupla formada por Bernardo Arndt e Bruno Oliveira, enquanto a classe Lightning rendeu uma medalha de bronze com o trio formado por Gunnar Ficker, Marcelo da Silva e Claudio Biekarck.
Fonte: UOL Esportes
24 Out 2011
O mar está para iates
O Brasil é o novo destino dos grandes estaleiros de luxo europeus. Supermáquinas de até R$ 65 milhões, nacionais e importadas, começam a chegar no País, enquanto as vendas na Europa desabam.
Nos próximos anos, o extenso litoral brasileiro – que abriga algumas das mais belas praias do planeta – será destino certo não apenas para turistas estrangeiros, mas também para fabricantes internacionais de embarcações particulares de luxo. A explicação para esse fenômeno está na economia. Diante da crise náutica nos Estados Unidos e na Europa, causada principalmente pela recessão dos países ricos, as vendas de iates despencaram 70% desde 2008, segundo sondagem da revista americana Forbes com endinheirados americanos e europeus. Enquanto isso, as vendas no Brasil registraram crescimento de 40%, entre 2008 a 2011, segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar). E quem imagina que esse é um mercado que apenas engatinha no País se engana. Só este ano, os iates que singrarão os mares brasileiros devem movimentar US$ 750 milhões.
Luxo nos oceanos: acabamento com requinte, digno de tradicionais hotéis europeus, equipa iates, como o Mangusta 165, que custam o equivalente a
mansões. Há opções menos sofisticadas, por menos de R$ 1 milhão, que podem ser financiadas em até 60 meses em bancos brasileiros
Esse cenário de águas calmas e promissoras se tornou um autêntico oásis para alguns dos maiores estaleiros europeus, como o francês Beneteau, o inglês Princess Yatchs e o italiano Overmarine, que estão direcionando seus investimentos rumo aos oito mil quilômetros de costas brasileiras. “O Brasil vai receber até o fim do ano uma unidade do iate modelo Princess 85 MY, totalmente decorado pela equipe da grife de luxo italiana Fendi”, disse à DINHEIRO Alister Brunskill, executivo de vendas internacionais da Princess Yatchs. “O preço final será de aproximadamente R$ 26 milhões e, a julgar pelas conversas que tivemos com alguns potenciais clientes brasileiros, não haverá dificuldades em comercializá-lo.” A Princess Yatchs, embora esteja agora concentrando seus esforços nas embarcações de alto luxo, possui outros 20 modelos de iates em águas nacionais. “O Brasil tem uma economia emergente, com o surgimento de novos ricos, e estamos focados em atender consumidores que primam por unificação da navegabilidade, segurança e glamour em um só produto”, diz Brunskill.
Flyer GT 38
O estaleiro britânico terá uma concorrente de peso no mercado brasileiro. O centenário grupo francês Beneteau, além de oferecer lanchas luxuosas no País, a partir de fevereiro de 2012 começará a fabricar seus modelos em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro – algo que antes era feito apenas na França. “Serão investidos cerca de € 20 milhões na primeira fase”, diz Marcos Soares, CEO da Beneteau Brasil. “Usaremos as mesmas tecnologias da França e, com isso, estimamos dobrar a produção atual, de 50 barcos por ano.” Além disso, está aportando no País, a Jeanneau, uma divisão do Beneteau, que vai vender duas linhas de barcos maiores por aqui, o Prestige 400 e o Prestige 500S (com preços que chegam a R$ 3,45 milhões), com a meta de ser a líder do setor. “Só no Brasil é possível navegar 12 meses por ano e, com o aumento do poder de compra dos brasileiros, será aqui a nossa porta de entrada para a América Latina, em países como a Argentina, o Chile e Uruguai”, diz Jean-Paul Chapeleau, diretor-geral da Jeanneau.
Prestige 500S
Além do potencial natural brasileiro para embarcações de luxo, uma série de políticas restritivas à importação, impostas pelo governo federal, tem estimulado a instalação de estaleiros ao País. É o caso da Ferretti, que decidiu produzir dois de seus barcos, a linha Ferretti e a Pershing 80, em Vargem Grande Paulista, São Paulo. “Devido ao recente decreto do governo federal, que aumenta o imposto para barcos de 10% para 30%, a importação de produtos prontos de outros países ficará inviável, a exemplo do que está ocorrendo com os automóveis”, diz Marcio Christiansen, CEO do Ferrettigroup Brasil. De qualquer forma, indiscutivelmente o mar está azul e plano no setor náutico de luxo. A italiana Overmarine, por meio da Le’Mon Group, comercializará embarcações nunca vistas nas praias brasileiras. A empresa se inspirou na maré alta da economia para trazer máquinas, como a maxi-open Mangusta 165, já vendida a um magnata carioca pelo preço de € 27 milhões (aproximadamente R$ 65 milhões). Dentre os destaques dessa embarcação, estão sua construção toda em fibra de vidro axial, cinco camarotes, sala de estar e jet-ski acoplado.
O desembarque de estaleiros estrangeiros renomados, aparentemente, está sendo absorvido pelos fabricantes brasileiros. “O interesse deles só aconteceu após a falta de demanda na Europa”, diz Rogério Amodio, sócio do estaleiro Aguz Marine, de Diadema, no ABCD paulista. “Será bom para o mercado náutico, já que vai elevar o nível de nossos iates”, garante o empresário. Ele cita uma pesquisa apontando que a cada 270 pessoas, uma é dona de barco no Brasil. Na Europa, a relação é 60 para 1. Prova de que o setor náutico é um mercado florescente no Brasil é o interesse dos bancos em financiar a aquisição desses superbarcos. Há embarcações a preços, digamos, mais acessíveis – por menos de R$ 1 milhão, que podem ser pagos em 60 meses. O Santander criou uma área de atendimento exclusiva a esse nicho e registrou, no primeiro semestre, deste ano um aumento de 33% em sua carteira, na comparação com 2010. “Somos pioneiros no segmento náutico e estamos bastante otimistas”, diz André Moraes, superintendente do Santander Financiamentos, que oferece taxas equivalentes às de carros zero-quilômetro. “A cultura do crédito permeia todos os níveis de clientes, inclusive aqueles que sonham em pilotar uma lancha em nossas águas.”
Fonte: IstoÉdinheiro
24 Out 2011
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MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000
A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:
AVISOS DE MAU TEMPO.
AVISO NR 847/2011
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1730 HMG - SAB - 22/OUT/2011
ÁREA ALFA A PARTIR DE 240000 HMG. VENTO NE/N FORÇA 7 COM
RAJADAS RONDANDO PARA NW/SW FORÇA 7/8 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 251200 HMG.
AVISO NR 848/2011
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1730 HMG - SAB - 22/OUT/2011
ÁREAS BRAVO E SUL DA CHARLIE A PARTIR DE 241200 HMG.
VENTO NE/NW FORÇA 7 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 251200 HMG.
3°SG-AM CESAR LUIS
INSPEÇÃO NAVAL
22 Out 2011
Brasileiros vencem nove provas e continuam dominando a vela no Pan
Puerto Vallarta (México)
As condições de vento e até de temperatura em Puerto Vallarta jogam contra os brasileiros que disputam os Jogos Pan-Americanos. Mesmo assim, o time nacional venceu, ao todo, nove provas nesta sexta e tem chances reais de ouro em todas as classes, exceto Laser Radial, após oito regatas do calendário.
Na súmula, três velejadores brasileiros estão na liderança isolada: Matheus Dellagnelo (Sunfish), Patrícia Freitas e Ricardo Winicki (RS:X). O trio venceu as duas regatas de cada classe programadas e ampliou a vantagem.
"Estou muito feliz com o meu desempenho e por abrir pontos sobre as minhas adversárias diretas. Por ser uma raia com pouco vento, ficar em primeiro nas regatas é fundamental", disse Patrícia Freitas, que estreia em Jogos Pan-Americanos.
Na Laser, o catarinense Bruno Fontes conseguiu uma recuperação importante e conseguiu não se distanciar da zona de medalhas. O velejador recebeu duas bandeiras amarelas na primeira regata e foi retirado da disputa. Na segunda chance, cruzou a linha de chegada na frente e permanece em terceiro lugar no geral.
A paulista Adriana Kostiw, da classe Laser Radial, está praticamente fora da luta por medalha após mais duas regatas irregulares. A velejadora ocupa a 11ª colocação.
Na Snipe, os campeões mundiais Alexandre Tinoco e Gabriel Borges não tiveram um dia bom e perderam a liderança para o casal americano Gilberto Diaz e Carol Tocke. Mesmo assim, os velejadores do Rio de Janeiro ocupam a segunda posição.
A classe Lighting continua com regatas muito parelhas em Puerto Vallarta. A tripulação do Chile, liderada por Tito González, mostrou a estrela de campeã mundial e já assumiu a liderança, deixando Estados Unidos e Brasil, de Cláudio Biekarck, para trás (quatro pontos de desvantagem).
O time de J24 formado por Maurício Santa Cruz está em segundo lugar após oito regatas. Nesta sexta, o quarteto venceu a primeira, mas acabou em sexto na última do dia. O quarteto americano tem vantagem de três pontos sobre os atuais campeões Pan-Americanos.
Fonte: Gazeta Esportiva
22 Out 2011
O M/V Shamballa vai a leilão novamente por R$3,5MI
O iate Shamballa vai a leilão dia 26 de outubro com lance mínimo reduzido de 4,9 para 3,5 milhões de reais. A Receita Federal, que confiscou a embarcação, considerou a documentação fraudulenta. Fabricado no Brasil, o Shamballa atravessou os mares e voltou com a alegação de que o dono queria refazer a viagem de ida, já que não pode embarcar na primeira travessia. Saiba mais
Vídeo mostra o Shamballa navegando
21 Out 2011
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MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000
A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:
AVISOS DE MAU TEMPO.
AVISO NR 842/2011
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1500 HMG - SEX- 21/OUT/2011
ÁREA ALFA A PARTIR DE 211800 HMG. VENTO NE/N FORÇA 7 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 230600 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 837/2011.
AVISO NR 844/2011
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1500 HMG - SEX- 21/OUT/2011
RESSACA ENTRE FLORIANÓPOLIS (SC) E CABO FRIO (RJ) A PARTIR DE 220600 HMG.
ONDAS DE SE/E 2.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 240000 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 841/2011.
1°SG-EL AMARAL
INSPEÇÃO NAVAL
21 Out 2011
Associados do Clube dos Jangadeiros tem nova opção para navegar
O Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, passa a oferecer a seus associados um novo destino para navegadas curtas. Trata-se de uma bonita praia, na costa norte da Ponta Grossa, no Rio Guaíba, com infraestrutura de banheiros e churrasqueiras oferecida pela Associação dos Funcionários da CEEE.
A novidade foi costurada pelo diretor de Cruzeiro do Clube dos Jangadeiros, Comandante Pedro Boletto (foto), que percebeu a oportunidade e trabalhou para estabelecer convênio entre seu clube e a AFCEEE. Parabéns ao Boletto pela iniciativa!
20 Out 2011
Vela do Brasil lidera quatro classes e briga por medalha em oito
Das nove classes da vela disputadas nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, o Brasil segue com chances de medalha em oito. Nesta quinta-feira foram disputadas a quinta e sexta regatas de dez da competição continental e o País está fora da briga por pódio apenas na Laser Radial, em que Adriana Kostiw está na décima colocação.
O destaque do dia foi Patrícia Freitas, na classe RS:X feminina. Ela venceu as duas regatas do dia e lidera a competição com seis pontos perdidos. A segunda posição é da mexicana Demita Vega, com dez pontos perdidos, logo à frente da norte-americana Farrah Lin Hall, com 12.
Na Sunfish, Matheus Dellagnello também conquistou as duas regatas do dia e lidera a classificação geral, com seis pontos perdidos. O norte-americano Paul Jeffrey Foerster é o segundo colocado, com 13 pontos.
O Brasil ainda lidera a classificação em outras duas classes. Na Snipe Alexandre do Amaral e Gabriel Borges têm 12 pontos perdidos, três a menos do que os norte-americanos Agustin Diaz e Carol Tocke.
Na RS:X masculina, a primeira colocação é do brasileiro Ricardo Winick, o Bimba. Nesta quarta-feira, ele venceu uma regata e ficou em terceiro em outrae divide a ponta da tabela com o argentino Mariano Reutemann, ambos com oito pontos perdidos.
Fonte: Veja
19 Out 2011
Vem aí o Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes
Em novembro próximo será realizada a 5ª edição do Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes. Trata-se de um evento náutico de médio curso (aproximadamente 70 milhas náuticas), cuja rota atravessa o Rio Guaíba, passa pela Lagoa dos Patos e alcança a Enseada de Tapes.
O evento tem como Autoridade Organizadora o Clube Náutico Tapense, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Tapes, apoio do Veleiros do Sul e divulgação do Popa.com.br.
A região oferece bonitas paisagens, como as do Pontal de Tapes. A partir do Clube Náutico Tapense (CNT) os participantes poderão explorar as praias da enseada, como as do Capão da Lancha.
A navegação em grupo oferece tranquilidade e convívio com o meio náutico. É uma grande festa náutica, com participação de embarcações a vela e a motor. Em 2008 participaram 70 embarcações.
A largada ocorrerá no dia 18, em frente ao Veleiros do Sul, em Porto Alegre, com destino à Praia do Sítio, em Itapuã, onde haverá fundeio para pernoite. Na manhã seguinte a flotilha entrará na Lagoa dos Patos, navegando em direção ao sul até o Pontal de Tapes, onde mudará o rumo para navegar pela Enseada de Tapes, até o CNT.
Em breve publicaremos mais informações sobre o evento.
Informações sobre o POA-Tapes em 2009.
Vídeo do POA-Tapes 2009
19 Out 2011
Barco funerário viking é encontrado no Reino Unido
Arqueólogos britânicos descobriram os vestígios de um barco funerário viking nas terras altas escocesas, que, afirmam, é um dos mais importantes já encontrados no Reino Unido.
O barco-túmulo, de 5 metros de comprimento, continha os restos de um guerreiro de alto escalão que foi enterrado com um machado, uma espada, uma lança, um escudo e um broche de alfinete na jazida de Ardnamurchan, de mais de mil anos de antiguidade, segundo a Universidade de Manchester, uma das instituições que participam das escavações.
Além disso, também foram encontrados no túmulo, que utilizou em sua construção 200 rebites britânicos, uma faca, o que poderia ser a ponta de um chifre de bronze utilizado para beber, uma pedra para amolar norueguesa, cerâmica viking e diversas peças de ferro que não foram identificadas.
A co-diretora do projeto, Hannah Cobb, professora de Arqueologia da Universidade, qualificou a descoberta de "apaixonante".
"Um barco funerário viking é uma descoberta incrível, mas, além disso, os artefatos e o estado de conservação fazem dele um dos túmulos nórdicos mais importantes já escavados no Reino Unido", acrescentou Cobb, que trabalhou durante seis anos com especialistas da Universidade de Leicester e outros arqueólogos escoceses.
Os vikings, como são conhecidos os povos germânicos navegantes e guerreiros procedentes da Escandinávia que se lançaram à conquista da Europa entre o fim do século VIII e meados do XI, utilizavam os barcos como túmulos para enterrar personalidades da época com suas posses.
Especialistas em vikings da Universidade de Glasgow acreditam que este barco-túmulo possa datar do século X.
Fonte: AFP
18 Out 2011
Novo barco do Greenpeace recebe selo de sustentabilidade
Sua infraestrutura inclui modernos equipamentos de comunicação e de pesquisa científica, dois botes salva-vidas e heliponto.
Seu principal motor será a força dos ventos, e o calor dos geradores será reutilizado no aquecimento da água a bordo e para o pré-aquecimento das máquinas
Nesta semana, os oceanos ganharão um novo e destemido defensor. O Rainbow Warrior III integrará oficialmente a frota de navios do Greenpeace.
Projetado totalmente à medida para o Greenpeace, o Rainbow Warrior III leva o selo de sustentabilidade. Em lugar dos combustíveis fósseis, seu principal motor será a força dos ventos. Sua operação por motores só será acionada em caso de condições adversas. Mesmo assim, seu casco foi desenhado para reduzir ao máximo o uso de combustíveis. O calor dos geradores será reutilizado no aquecimento da água a bordo, em cabines e banheiros, e para o pré-aquecimento das máquinas.
Com capacidade para uma tripulação de até 30 pessoas, o novo Rainbow Warrior III continuará a ser uma plataforma segura e funcional para campanhas e estudos. Sua infraestrutura inclui modernos equipamentos de comunicação e de pesquisa científica, dois botes salva-vidas e heliponto.
Tudo isso foi possível graças ao apoio de colaboradores de todo o mundo. Mais de cem mil pessoas fizeram doações, patrocinando a compra de peças e outros equipamentos por meio da internet até que a construção do navio fosse finalizada.
O navio partirá de Berne-Matzen na Alemanha para suas primeiras missões. Kumi Naidoo diretor executivo do Greenpeace Internacional esteve na apresentação e disse que o novo Rainbow Warrior é perfeito para a tempestade de desafios ecológicos, democráticos e financeiros que nosso mundo está encarando.
Na mesma ocasião, a advogada canadense que defende os direitos indígenas e é madrinha da embarcação, Melina Laboucan-Massimo, lembrou uma citação do povo indígena Cree que deu origem ao nome Rainbow Warrior: “Um dia a terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos nas correntezas dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris.”
Fonte: Exame
14 Out 2011
Velejador imprudente quase é atropelado por navio com 2,4 mil passageiros a bordo
Veleiro quase é atropelado por navio de 42 mil toneladas
Um velejador arriscou a própria vida ao manobrar sua embarcação bem perto de um navio de cerca de 42 mil toneladas, um cruzeiro que transportava cerca de 2,4 mil passageiros. A cena dramática ocorreu próximo ao condado de Devon, na Inglaterra.
Assustado, o piloto do navio Brittany Ferries Pont-Aven chegou a buzinar cinco vezes para que o velejador se afastasse. A grande embarcação seguia para o porto de Millbay, em Plymouth Sound. Passageiros que estava a bordo e que viram a cena temeram pelo pior.
“Nós ficamos rangendo os dentes de aflição, prontos para o impacto. O velejador teve sorte de sair ileso”, disse o músico Guy Harris, de 51 anos, à reportagem do jornal inglês Daily Mail.
Fonte: Extra Online; Foto: Reprodução
13 Out 2011
Casal australiano tem barco arrastado por baleia por 3 km
Jubarte 'enroscou' na corda da âncora e puxou barco para o mar
Um casal australiano passou por passeio de barco aterrorizante. Glenn Wilson e Nerida Higgins estavam em um barco ancorado próximo à costa de Queensland, na Austrália, quando uma baleia Jubarte "enroscou" na corda da âncora e arrastou o barco para o mar.
Segundo a emissora de TV "Sky News", a viagem assustadora durou 15 minutos e o barco foi arrastado por três quilômetros. O casal chegou a pedir, sem sucesso, por ajuda para polícia e guarda costeira. "Eu acho que eles não acreditaram", disse Nerida.
Quando apareceu uma segunda baleia Jubarte, o casal decidiu cortar a corda. Apesar do medo, Nerida conseguiu filmar o incidente.
Veja o vídeo
Fonte: G1; Foto: Reprodução
12 Out 2011
Autoridades do México se preparam para o Furacão Jova
Puerto Vallarta é uma das sedes do Pan que corre risco de ser afetada
O Furacão "Jova" mantém seu deslocamento pelo Pacífico e deve atingir a costa de Jalisco nesta terça-feira. As autoridades locais tomam precauções, já que a capital do Estado, Guadalajara, pode ser afetada, assim como algumas sedes dos Jogos Pan-americanos, especialmente os locais de competição do ciclismo e da vela.
Emilio González Márquez, governador do Estado de Jalisco, afirmou que está tudo pronto para enfrentar a chegada do fenômeno meteorológico. "Estamos atentos com a defesa civil no litoral, nos lugares de inundação e também em Cabo Corrientes, em Porto Vallarta, incluindo Tapalpa, no planalto ocidental, onde as chuvas podem gerar um problema", disse.
González Márquez espera que o Furacão fique longe de Guadalajara e que as chuvas não afetem a realização das atividades dos Jogos Pan-Americanos. O evento terá início na próxima sexta-feira, 14 de outubro.
"A maioria dos esportes são indoor e não seriam afetados. Na terça-feira esperamos uma maior proximidade do Furacão, então achamos que na sexta-feira podemos ter algumas nuvens, talvez chuva, mas sem problemas graves", complementou o governador de Jalisco.
De acordo com o Sistema Meteorológico Nacional, o Furacão "Jova" alcançou, na madrugada de segunda-feira, a categoria 3 na escala Saffir-Simpson, e embora o fenômeno seja classificado como perigoso, o risco é moderado.
Fonte: Terra
11 Out 2011
Cargueiro vazou até 350 mil t de óleo em baía neozelandesa
O cargueiro liberiano MV Rena está encalhado desde a semana passada em um recife na Nova Zelândia
O navio liberiano carregado de contêineres que encalhou na quarta-feira passada em uma baía da Nova Zelândia vazou nesta segunda-feira uma "importante" quantidade de óleo combustível, em meio ao mar agitado, anunciaram as autoridades marítimas locais. Entre 130 a 350 toneladas de combustível já escaparam do cargueiro "Rena", e o óleo atinge a praia de Mont Maunganui, um destino turístico na baía de Plenty, na ilha do Norte, segundo as autoridades.
A Maritime New Zealand (MNZ), que havia acelerado no final de semana os trabalhos de resgate antecipando a chegada de uma tempestade, não conseguiu impedir que o mau tempo rompesse o casco do "Rena", navio de 1,7 mil toneladas.
O vazamento de óleo combustível pesado "é um risco real de danos graves e não temos ilusões quanto a isto". "Estamos trabalhando sem parar para retirar o combustível" do "Rena", declarou Bruce Anderson, um dos responsáveis do MNZ.
Fonte: Terra; Foto: AFP
11 Out 2011
Vela brasileira sonha com medalha em todas as classes no Pan
A equipe brasileira da vela nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara viaja ao México com esperanças de contribuir bastante no quadro de medalhas. O País tem chance de subir ao pódio nas nove classes (Hobie Cat 16, J24, Laser, Laser Radial, Lightning, Snipe, Sunfish e RS:X masculino e feminino) e melhorar o desempenho em relação ao Rio de Janeiro-2007.
Em casa, o Brasil só não conquistou medalhas na Hobie Cat 16, por desclassificação. Foram três de ouro, duas de prata e duas de bronze.
'O objetivo é sempre a medalha, não importando a cor, pois isso já é difícil o suficiente. Sendo assim, da equipe que está indo ao Pan, nossa expectativa é melhor possível. Apostamos em oito medalhas. As mais esperadas, pois nada é garantido no esporte, são do Snipe e J24', revelou a chefe da equipe, Martha Rocha.Para se adaptar à raia com ventos fracos e calor intenso em Puerto Vallarta, que fica a 300 quilômetros de Guadalajara, a delegação brasileira realizará uma aclimatação de cinco dias. O Pan começa no dia 14 de outubro, mas as regatas só tem início três dias depois, na segunda-feira dia 17. A última regata está marcada para o dia 24 de outubro.
Os velejadores viajam acompanhados de uma comissão técnica grande. O argentino Flávio Naveira é o consultor de regras, Paulo Lemos, o responsável pelo suporte de equipamentos, e Silvia Santos, da Marinha do Brasil, a meteorologista. A equipe conta com três técnicos: Bruno Di Bernardi (Laser, Laser Radial e Sunfish) Eduardo Melchert (Snipe, J24 e Lightining) e Fernando Pasqualin (RS:X masculino e feminino e HC16).
'Nosso trabalho é garantir o melhor atendimento e apoio aos atletas brasileiros, para que todos se concentrem em um bom desempenho. O corpo técnico é bem experiente e todos são muito profissionais, o que agrega muito ao time. Tenho certeza que faremos nosso melhor no Pan', disse a chefe da equipe.
Fonte: Veja
11 Out 2011
Novo navio carregado de prata encontrado no fundo do Atlântico Norte
O “SS Mantola” é o segundo cargueiro a ser localizado no fundo do mar, ao largo da costa irlandesa, em apenas duas semanas. O navio, que tinha Calcutá como destino quando, em 1917, foi atacado por um submarino alemão, contém 20 toneladas de prata.
O valor atual do tesouro está estimado em 18 milhões de dólares (cerca de 13,2 milhões de euros).
O “SS Gairsoppa” (foto), afundado por alemães em 1917, está a mais de 1,6 quilómetros de profundidade
Fonte: Público, PT; Foto: Odyssey Marine Exploration
10 Out 2011
Roberto Carlos compra iate de R$ 45 milhões
Cantor conheceu o barco, com cinco suítes, cozinha completa e escadarias circulares, em Maceió
Roberto Carlos tem uma nova paixão: um iate de R$ 45,2 milhões, com cinco suítes, amplas salas de estar e jantar, cozinha completa e escadarias circulares. Segundo coluna do jornal "Folha de São Paulo", o Falcon 115 é o primeiro modelo da Falcon, uma marca italiana, a desembarcar no Brasil. Com 115 pés de comprimento, o barco tem 2 motores de 2.285HP, e navega a até 26 nós.
O rei foi conhecer seu novo "brinquedo" no final de setembro, em Maceió. Mas ele só chegará ao Rio de Janeiro nos próximos dias, batizado de Lady Laura IV, dando sequência à série de iates que leva o nome de sua mãe - o Lady Laura III, que está sendo reformado, e os dois anteriores foram vendidos.
Fonte: Band
10 Out 2011
Barcos da Volvo Ocean Racing são aprovados em regata de qualificação
Faltando três semanas para o início da 11ª edição da Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata em torno do mundo, os veleiros que participarão da prova foram avaliados em uma regata-treino, e, em seguida, aprovados pela organização do evento.
O treinamento, realizado na Espanha, terminou neste domingo, com a vitória da equipe Team Telefónica, comandado por Iker Martínez, ganhador da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Os espanhóis completaram na frente as 360 milhas náuticas. No entanto, Martínez não deu importância ao primeiro lugar.
"Não foi uma corrida real. Passamos muito tempo fazendo as manobras para testar os procedimentos de segurança a bordo"
A Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante, em 29 de outubro, e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 de julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).
A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 do mesmo mês, quando devem chegar os primeiros barcos.
Fonte: Terra.com.br
10 Out 2011
Incêndio em navio de atividades científicas com 30 pessoas a bordo
As autoridades norueguesas enviaram hoje três helicópteros e um navio anti-incêndio para auxiliar uma embarcação russa que se incendiou com 30 pessoas a bordo, anunciou um porta-voz das equipas de salvamento.
"De acordo com as nossas informações, não há feridos nem desaparecidos", declarou à AFP Asbjoern Viste, porta-voz do centro de socorro de Sola, localizado no sudoeste da Noruega.
"Estamos prontos a evacuar o navio se o capitão pedir", acrescentou.
O incêndio deflagrou nas camaratas do navio científico de recolha de dados sismológicos Akademik Lazarev, quando este se encontrava a 70 milhas náuticas (130 quilómetros) da costa norueguesa.
Fonte: LusaAmanhã
10 Out 2011
Vem aí o Horário de Verão!
O Horário de Verão retornará à zero hora do próximo domingo, 16 de outubro. Além dos conhecidos benefícios da mudança para o país, a navegação de recreio é especialmente contemplada. Com a jornada diária de trabalho encerrando-se com o sol ainda alto, pode-se fazer belas navegadas de final de tarde, mesmo em dias de semana.
09 Set 2011
Bóia garrada no Rio Guaíba
Garrou* a bóia de número 126 do Canal do Leitão, no Rio Guaíba, em Porto Alegre, indo encalhar na costa sul da Ponta Grossa.
Além da ausência da marca de sinalização no canal de navegação, há o risco à navegação, pela possibilidade de tornar-se um obstáculo à deriva no rio.
A foto ao lado, de Luiz Paulo Castro, mostra a bóia encalhada na Ponta Grossa.
As boias são fixadas por uma corrente a uma poita, que é um bloco de concreto depositado no leito do rio.
Com uma subida das águas, a bóia voltará a flutuar e, dependendo dos ventos, poderá retornar ao rio, flutuando à deriva.
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(*) O verbo "garrar" é pouco conhecido e comumente confundido com "desgarrar". Garrar, do espanhol, significa "deslocar-se em virtude de haver-se desunhado sua âncora (ou poita, no caso da bóia) por ação do vento, maré ou correnteza" (Aurélio, a não ser o parêntesis).
Gráfico: Luiz Paulo Castro
07 Out 2011
Itajaí começa a implantar projetos para receber a Volvo Ocean Race
Projetos contemplam diversas áreas e prometem melhorar a cidade até 2012
Os 24 trabalhos vencedores do concurso ‘Projetos para Itajaí’ começaram a ser implementados na cidade catarinense que receberá a parada da Volvo Ocean Race em abril de 2012. Os programas serão implantados pelo Comitê Central Organizador da Etapa Itajaí da Volvo Ocean Race (CCO/Itajaí) e pela Prefeitura.
Diversos setores serão fomentados, como por exemplo, o aprendizado de uma língua estrangeira, a defesa do meio-ambiente, a inclusão digital, eventos e concursos culturais e a área de saúde. A previsão é que todos os projetos sejam finalizados até janeiro de 2012.
Aqueles que obtiverem melhor resultado e maior alcance serão premiados com as seguintes quantias: R$ 100 mil para o primeiro colocado; R$ 50 mil para o segundo e R$ 30 mil para o terceiro.
Cada projeto deverá contar com o apoio institucional de um veículo de comunicação, a quem caberá um maior empenho na divulgação da iniciativa de fomento a Itajaí. Os três campeões asseguram aos veículos apoiadores o direito a uma viagem a Auckland, na Nova Zelândia, para acompanhar a largada da Regata com destino ao Brasil.
A Comissão Julgadora recebeu em agosto 32 projetos para avaliação e em setembro divulgou uma lista com os 24 selecionados para execução.
O objetivo do concurso é estimular empresas e entidades a desenvolverem ações que envolvam a comunidade e enfatizem o potencial econômico, turístico e esportivo da cidade, visando a VOR, que chegará em Itajaí em abril de 2012.
Fonte: 360graus
06 Out 2011
Steve Jobs, 1955 - 2011
Extremamente criativo, empreendedor, visionário, um gênio, um guru, uma lenda, Steve Jobs morreu ontem aos 56 anos, na Califórnia, deixando ao mundo um legado impressionante. Não só desenvolveu tecnologia, como ajudou a desenvolver a mente de seus seguidores. Do Apple][ (anos 70) ao iPhone, e do Macintosh (anos 80) ao iPad, passando por outras criações fantásticas, a ousadia de Steve Jobs marcou o mundo pelo impacto e inovação da tecnologia aplicada em seus inventos.
Não deixe de assistir as recomendações de Steve Jobs
aos formandos de Stanford (2005).
05 Out 2011
Navio de R$ 75 milhões vai ajudar Brasil a explorar o pré-sal
O Brasil terá no ano que vem seu primeiro grande navio oceanográfico. A compra está sendo finalizada em um estaleiro chinês por um consórcio formado por governo, Vale e Petrobrás.
O barco, de cerca de 80 m de comprimento, terá capacidade para 90 pessoas e autonomia para ficar até três meses seguidos no mar.
O brinquedo é caro, mas responde a uma necessidade antiga do país: a de ter uma plataforma de pesquisa oceânica capaz de explorar o Atlântico Sul, a porção de mar menos conhecida do planeta. Hoje quase não há navios totalmente dedicados à pesquisa no país.
"Com 4,5 milhões de quilômetros quadrados de mar, um navio é pouco. Precisamos de dúzias", disse à Folha o almirante Ilques Barbosa Junior, secretário de Ciência e Tecnologia da Marinha.
A conta trai um dos objetivos por trás da compra: 4,5 milhões de km2 é a área de mar sobre a qual o Brasil se autoconcedeu soberania econômica, na chamada plataforma continental. Trata-se de uma área maior que a Zona Econômica Exclusiva, que soma 3,5 milhões de km2.
Fronteira
Essa fronteira marítima, declarada pelo Brasil no âmbito da Unclos (Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar), é uma extensão geológica do pré-sal e provavelmente contém reservas ainda desconhecidas de petróleo, gás e minérios.
Para exercer plenos direitos sobre a plataforma continental, porém, o país precisa fazer pesquisa. E até agora não está equipado para isso.
Fonte: Folha
02 Out 2011
Brasil enviará navio e 300 militares para reforçar missão da ONU no Líbano
O governo brasileiro enviará um navio da Marinha e até 300 militares para reforçar a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). A medida foi proposta pela presidenta Dilma Rousseff e autorizada ontem (29) pelo Congresso Nacional. Desde fevereiro, a Força Tarefa Marítima da missão é comandada pelo contra-almirante Luiz Henrique Caroli.
O navio brasileiro deverá seguir para o Líbano no dia 4 de outubro, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). A fragata atuará como nau capitânia da frota, composta por três navios da Alemanha, dois de Bangladesh, um da Grécia, um da Indonésia e um da Turquia.
A esquadra vai monitorar o tráfego na costa libanesa para tentar evitar a entrada de armas no país.
Fonte: Agência Brasil
1º Out 2011
Velejador Nils Ostergren faleceu no Rio de Janeiro
Faleceu o velejador Nils Ostergren, após vários anos lutando contra a maré vazante da saúde.Tive a satisfação de conviver e velejar com Nils.
Por volta de 1970, corriamos regatas com o “UMUARAMA III”, sob o comando de Waldemar Bier. A tripulação era quase toda formada por velejadores de snipe do Clube dos Jangadeiros, com nenhuma experiência em barcos de oceano. Nosso mestre era Nils, com passagem por barcos cariocas em regatas nacionais e internacionais, sem falar em seu conhecimento sobre os mais diversos temas. Nils vivia lendo revistas, livros, etc.
Quando Nils falava, todos prestavam atenção, pois Nils não era dado a conversa fiada, sempre tratava de algum assunto interessante, não apenas relacionado à vela!
Foi através dele que conseguimos convite para correr o Circuito Rio de 1973, no Cal 40 “SARAVÁ”. Nils, Victor Barth, Luis Pejnovic, Ralph Johnstone e eu juntamente com o proprietário (que não lembro o nome) disputamos a série e vencemos nossa classe.
Participamos em duas Admiral’s Cup, em 1975 no “PROCELÁRIA” do ICRJ, e em 1977 com o “ÓRION III” do VDS.
Fabricava velas para monotipos e barcos de oceano, primeiramente em Porto Alegre, no Veleiros do Sul; depois no Rio de Janeiro, na veleria Pellicano. Quando esta encerrou as atividades, seguiu fazendo velas em Cabo Frio.
Muito do que se aprendeu em Porto Alegre sobre vela de oceano, na decada de 70, deve-se a Nils Ostergreen.
Foi dele a idéia de usar uma Genoa I como Spi, em fortes ventos (na foto ao lado, o Umuarama III envergando todo seu enxoval, inclusive a genoa/spi do Nils). Naquela época os barcos tinham apenas Spi leve (em geral só 1). Na Admiral´s Cup de 1973, correndo no “PROCELÁRIA”, usaram esta montagem numa regata inshore corrida com ventos de 30 nós para mais, em que a maioria dos barcos capotava ou rasgava seus spi.
A foto do “PROCELÁRIA” envergando a Genoa I como Spi saiu em várias revistas e foi alvo de muitos comentários elogiosos sobre a “criatividade” dos brasileiros.
Foi um privilégio ter desfrutado do convivio com Nils.
Porto Alegre, 1º de outubro de 2011
Carlos Altmayer Gonçalves (Manotaço)
1º Out 2011
Navio-veleiro canadense afundou no Rio por culpa da tripulação
O jornal canadense The Globe and Mail publicou na última quinta-feira uma reportagem afirmando que o naufrágio do navio Concordia, que ocorreu no litoral do Rio de Janeiro em 17 de fevereiro de 2010, aconteceu por despreparo da tripulação. O periódico informou que teve acesso ao relatório que investigou o acidente. Havia 64 pessoas a bordo e ninguém morreu.
O The Globe and Mail ressaltou que um integrante da tripulação não tinha formação para reconhecer o perigo e acabou colocando os passageiros e a tripulação em risco. O navio afundou por falta de medidas adequadas de segurança e, conforme o jornal, os procedimentos de segurança não foram adotados.
Fonte: Terra
Notícia original publicada no The Globe and Mail (em inglês)
Veja as notícias sobre o naufrágio, publicadas pelo Popa em 19, 21 e 23 de fevereiro
1º Out 2011
Liberada hidrovia para transporte de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba
A Marinha do Brasil liberou a hidrovia para o trajeto Porto Alegre/Guaíba. O comunicado extra-oficial foi feito na manhã desta sexta-feira, 30 de setembro, ao superintendente Vanderlan Vasconselos. Com a liberação da hidrovia a Catsul, empresa que tem a concessão para explorar a travessia, está autorizada a dar início à prestação do serviço.
Segundo Vanderlan, a empresa ainda precisa concluir o terminal hidroviário em Porto Alegre e instalar os flutuantes para acesso dos passageiros aos Catamarãs. “O que nos estimula neste processo é que a partir da união entre os entes públicos envolvidos, conseguimos o resultado que tanto esperávamos", avalia.
A liberação do canal hidroviário para a travessia foi comunicada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra dos Portos do Rio Grande do Sul, Sérgio Luiz Correia de Vasconselos, que afirmou ainda que fará a entrega dos documentos oficiais à SPH.
Com a liberação da hidrovia Porto Alegre/Guaíba, a população dos dois municípios terá uma alternativa mais rápida de travessia, evitando os congestionamentos da BR 290 e situações de içamento da ponte do Guaíba. Com os Catamarãs em funcionamentos, as saídas das embarcações acontecerão a cada 20 minutos, das 6h às 21 horas, com a capacidade de transporte de até 120 passageiros por viagem.
Fonte: SPH
Colaboração: Zilton Gomes da Silva e Roberto Gruner
30 Set 2011
Pesqueiro abalroa submarino nuclear russo
A Frota do Pacífico da Marinha Russa, declarou através do porta-voz Roman Martov, sobre colisão havida na quarta-feira desta semana entre um barco pesqueiro e um submarino nuclear.
O incidente não teve feridos e causou apenas danos insignificantes no vaso de guerra russo ancorado na Baía Avachino.
O porta-voz disse que a tripulação do submarino viu a aproximação do pesqueiro e tentou avisá-lo da iminência da colisão fazendo sinais, mas o barco ignorou a sinalização.
Um grupo de inspeção da Marinha verificou o pesqueiro e descobriu que todos os tripulantes estavam bêbados.
Fonte: Associated Press com tradução livre pelo Popa
28 Set 2011
Equipes chegam à Alicante para a maior regata de volta ao mundo
O circo da Volvo Ocean Race está quase todo preparado para a edição 2011/ 2012 da maior regata de volta ao mundo. Nesta semana chegaram à Alicante mais três barcos para os ajustes finais visando a largada: Groupama Sailing (França), Camper with Emirates Team New Zealand (Nova Zelândia) e Sanya (China).
A 11ª edição da VOR está marcada para o dia 29 de outubro e termina em 7 de julho de 2012, na cidade irlandesa de Galway. As equipes velejarão pelos mares da Espanha, África do Sul, Emirados Árabes, China, Nova Zelândia, ao redor do Cabo Horn até Itajaí, EUA, Portugal, França e Irlanda.
"Chegar em Alicante significa que entramos na fase final antes do início da Volvo Ocean Race. O campeonato já vai começar e nosso barco está rápido e pronto para o desafio", revelou Mike Sanderson, líder do Sanya após a viagem de Inglaterra à Espanha.
Os donos da casa, o Team Telefónica (Espanha), foram os primeiros a atracar no porto. Faltam mais dois veleiros - Abu Dhabi Ocean Racing (Emirados Árabes) e PUMA Ocean Racing (EUA) - para completar a flotilha que enfrentará 72 mil quilômetros (39 mil milhas náuticas) em oito meses.
Confiante, o comandante do Camper with Emirates Team New Zealand disse que a equipe está preparada para o evento. "Agora é com a nossa tripulação. O barco está 99% pronto. Esse tempo em Alicante vai nos ajudar a entender um pouco mais sobre o veleiro", contou Chris Nicholson.
Já o skipper do Groupama Sailing revelou que o segredo para enfrentar a desgastante Volvo Ocean Race é a interação entre os tripulantes. "É importante fazer com que todos trabalhem em conjunto e essa parte é uma das melhores do Groupama. Nossa equipe é muito unida. O importante é dar muitas risadas durante nove meses", revelou o irlandês, que comanda o time francês.
As equipes sairão de Alicante (Espanha) e passarão por Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí (Brasil), Miami (EUA), Lisboa (Portugal) e Lorient (França).
A parada brasileira -Itajaí, no litoral de Santa Catarina, foi escolhida para ser a Stopover da Volvo Ocean Race. A parada, prevista para abril de 2012, será a mais estratégica, já que os seis barcos percorrerão a maior distância da competição (6.705 milhas náuticas/12.424 quilômetros) da Nova Zelândia ao Brasil.
A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 de abril, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.
Foto: Paul Todd/ Volvo Ocean Race (Groupama Sailing Team chegando em Alicante)
28 Set 2011
Dupla brasileira fatura Campeonato Sul-Americano da Classe 49er, na vela
André Bochecha e Marco Grael superaram em 11 pontos os competidores chilenos
A dupla André “Bochecha” Fonseca e Marco Grael conquistou pela segunda vez o Campeonato Sul-Americano da Classe 49er realizado em Porto Alegre. Os velejadores venceram cinco das 14 regatas disputadas, terminando a competição com 11 pontos de vantagem em relação aos segundos colocados, os irmãos Pablo e Luis Felipe Hermann, do Chile.
O terceiro lugar ficou com os cariocas Rodrigo Monteiro e Filipe Novello, seguidos pelos uruguaios Santiago Silveira e Phillipp Umpierre e pelos argentinos Tomas Wagmaister e Juan Correa. Para André Bochecha, o nível da competição foi bastante alto.
– O nível da classe subiu demais em relação ao Sul-Americano disputado em Punta del Este, no ano passado. O que fez a diferença mais uma vez foi a nossa regularidade – comentou ele, que tem no currículo três participações em Olimpíadas e é integrante da Equipe Brasileira de Vela ao lado de Torben Grael.
Classificação final:
1º André Fonseca / Marco Grael (Brasil) – 20 pontos perdidos
2º Pablo Hermann / Luis Felipe Hermann (Chile) – 31 pontos perdidos
3º Rodrigo Monteiro / Filipe Novello (Brasil) – 34 pontos perdidos
4º Santiago Silveira / Phillipp Umpierre (Uruguai) – 34 pontos perdidos
5º Tomas Wagmaister / Juan Correa (Argentina) – 45 pontos perdidos
Fonte: ClicRBS
28 Set 2011
Nigerianos ilegais em navio não podem desembarcar em porto
Nove nigerianos clandestinos, que estão num navio no canal do porto de Paranaguá (PR) esperando para atracar, estão impedidos de desembarcar. Os imigrantes não possuem qualquer tipo de documentação e já foram avisados pela Polícia Federal de que não poderão descer da embarcação.
Conforme a assessoria do porto, o navio de bandeira turca está na fila e deve atracar entre esta quarta ou quinta-feira. Assim que for carregada com as 47 mil toneladas de farelo de soja, a embarcação deverá voltar para a África, segundo a PF, para deixar os clandestinos.
De acordo com a chefia da delegacia de Polícia Federal em Paranaguá antes de o navio chegar ao Paraná, há mais de oito dias, os agentes da imigração foram informados de que havia clandestinos a bordo. No sábado, dia 17, uma equipe da PF visitou o navio e verificou que os clandestinos estavam alimentados, seguros e acomodados dentro das condições que o veículo oferece.
A PF esclareceu que esse é um procedimento normal e não é permitida a entrada de imigrantes clandestinos no País. Somente neste ano, pelo menos outros três navios chegaram ao porto de Paranaguá com pessoas sem a devida documentação, alguns dos ilegais são os mesmos que estão na embarcação turca.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dálio Zippin, conversou com os imigrantes. Eles relataram ao advogado que sofriam perseguição religiosa em seu país de origem e por isso estariam buscando asilo no Brasil.
Durante a tarde desta terça o advogado estava pronto para entrar com um pedido de habeas-corpus contra a proibição de desembarque e um pedido de asilo para cada um dos clandestinos, mas a pedido do advogado do armador do navio vai aguardar. "Eles agora disseram que não querem mais o asilo e a companhia seguradora concordou em levá-los de volta no navio, então vamos aguardar até amanhã de manhã", explica.
Além de ter de arcar com as custas de repatriação dos nove nigerianos, o armador será multado em R$ 824 por cada tripulante que chegou ao País clandestinamente.
Fonte: Terra
27 Set 2011
Localizado navio com carga de US$ 200 Mi afundado em 1941
A empresa americana Odyssey Marine Exploration confirmou nesta segunda-feira que conseguiu localizar e identificar um cargueiro britânico afundado pelos alemães em 1941 com mais de 240 toneladas de barras de prata, e indicou que trabalha agora na recuperação da carga.
A Odyssey, dedicado à exploração de destroços de barcos, informou que o metal encontrado tem valor estimado em US$ 200 milhões e que espera trazer esse material à superfície na primavera do Hemisfério Norte.
Os pesquisadores foram capazes de confirmar, graças a um submarino controlado por controle remoto, a localização e a identificação do navio SS Gairsoppa, que está a 4,7 m de profundidade no Oceano Atlântico, em frente à costa da Irlanda, disse a Odyssey em comunicado.
O barco foi abatido em fevereiro de 1941 por um submarino alemão U-Boot, em plena Segunda Guerra Mundial. "Completamos a primeira fase do projeto, a localização e a identificação dos destroços do naufrágio, e agora estamos trabalhando na fase de recuperação", disse Andrew Craig, diretor do projeto, citado no comunicado.
"Levando em conta o estado e a exposição dos destroços do naufrágio, estamos quase convencidos de poder recuperar a carga de acordo com nossos planos", completou.
A empresa pretende iniciar o processo de recuperação da carga na próxima primavera do Hemisfério Norte. "Tivemos a sorte de encontrar os destroços do porão aberto e de fácil acesso", disse Greg Stemm, presidente da Odyssey, uma empresa com sede em Tampa, no Estado americano da Flórida.
Depois de uma dura batalha, a Odyssey Marine obteve do governo britânico em 2010 a exclusividade da extração dos restos do naufrágio e terá direito a reter 80% da carga, cujos 20% restantes irão para as autoridades britânicas.
Um tribunal americano decidiu na quarta-feira a favor da Espanha em um processo impetrado por esse país contra a Odyssey, acusada de ter se apropriado do conteúdo de um naufrágio descoberto em 2007.
A Odyssey afirma ter encontrado os destroços de um navio de guerra espanhol afundado em 1804 em águas internacionais e reportou a carga na Flórida sem aviso prévio às autoridades espanholas.
Fonte: Terra; Foto: AFP
Vídeo do navio no fundo do mar
26 Set 2011
Ave Rara bate o Indigo e conquista o troféu Fita Azul da Refeno
Quatro tripulantes contra treze. Multicasco de 36 pés versus monocasco de 82 pés. A experiência de 14 edições em confronto com a estreia na competição. Na apertada disputa entre o pernambucano Ave Rara e o carioca Índigo, o primeiro levou a melhor por muito pouco e terminou conquistando pela terceira vez o prêmio Fita Azul da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha. Comandando por Gustavo Peixoto, a embarcação de Pernambuco cruzou a linha de chegada na Ilha exatamente 25h19min12seg depois de deixar o Marco Zero. Já o barco comandado por Ivan Botelho, concluiu a travessia em 25h57min59seg.
Favorito desta 23ª edição da Refeno, o Ave Rara havia conquistado o prêmio também em 2010, com Gustavo Peixoto, e em 2004, com Vicente Gallo. Este ano o mar estava estava mais tranquilo do que no ano passado o que ajudou os velejadores. "Foi muito legal. A gente encontrou com ele por volta das 8h e ficou quase até a chegada disputando o Fita Azul. Eles deram muito trabalho", explicou Guga. O comandante pontuou ainda que o bom tempo fez com que dessa a disputa mais detalhada tecnicamente; tudo foi minuciosamente pensado e executado.
Tripulante do Índigo, o campeão olímpico Torben Grael comemorou o objetivo atingido: eles conseguiram bater o recorde entre os monocascos, que era do Kea Uno, que fez 28h27min45seg, em 1998. "A gente diminuiu o recorde em 2h30. Está ótimo para o objetivo que a gente tinha e por ser a primeira regata do barco. Nada quebrou. Tudo funcionou bem", afirmou ele que acumula cinco medalhas olímpicas, sendo o maior campeão da história vela.
A distância percorrida do Recife até Fernando de Noronha é de 300 milhas náuticas (545km). O recorde da competição é ostentado pelo veleiro baiano Adrenalina Pura, que em 2007 realizou a travessia em 14h34min54seg.
Na tarde do ultimo sábado, partiram 60 embarcações, que vão continuar chegando até a terça-feira. Cerca de 600 velejadores deverão desembarcar em Fernando de Noronha, transformando a Regata no maior evento do calendário da ilha.
A festa da premiação está marcada para a quarta-feira (28.09) no porto do arquipélago. Serão distribuídos troféus para as três primeiras colocações das onze categorias e seus subgrupos, bem como premiações inusitadas, como o Tartaruga Marinha - para o penúltimo lugar, por ter vencido o último – e os prêmios de barco com maior número de tripulantes femininos, tripulação procedente de local mais distante do Recife, o tripulante mais velho e o tripulante mais novo.
Os 3 primeiros barcos a chegar em Fernando de Noronha foram:
Ave Rara Lubrax Multi C, com tempo real de 25:19:12h
INDIGO Aberta A, com tempo real de 25:57:59h
Congere Aberta A, com tempo real de 31:04:59h
Fonte: REFENO
26 Set 2011
Barco de John Wayne recebeu proteção histórica
A propriedade pela qual o ator John Wayne tinha mais orgulho, uma embarcação de 136 pés, de nome "Wild Goose", tornou-se uma das mais de 200 listadas pelo National Register of Historical Places, um órgão americano similar ao Instituto Histórico e Geográfico.
O barco do famoso ator de Hollywood esteve atracado em Newport Beach, Califórnia, de 1962 a 1979, ano em que John Wayne morreu.
Segundo sua biografia, o barco era seu "santuário e propriedade de mais orgulho". Antigo caça-minas da II Guerra Mundial, com casco de madeira, o "Ganso Selvagem" pertence atualmente a uma empresa de cruzeiros.
Fonte: Gustavo J G Piedras / Yachting & Boating World
Cenas de vídeo com John Wayne a bordo do seu Ganso Selvagem
21 Set 2011
Encalhe em Copacabana
Uma escuna encalhado na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, chama a atenção de banhistas na manhã desta segunda-feira.
A embarcação estava no local desde sábado, quando ficou à deriva na costa carioca.
Na ocasião, um vendaval afetou o funcionamento da embarcação, que levava 15 pessoas.
Todos os passageiros foram resgatados sem ferimentos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a retirada do barco é de responsabilidade do dono da embarcação.
Fonte: Terra
18 Set 2011
Barco espanhol resgata francesa refém de piratas somalis
Um navio de patrulha da Marinha da Espanha resgatou uma francesa feita refém por um grupo de piratas somalis, após intensa troca de tiros.
O navio espanhol visualizou a embarcação dos piratas na tarde de sábado e, com a ajuda de uma equipe de guerra e um helicóptero, afundou o navio pirata e resgatou a refém, disse o Ministério de Defesa da Espanha.
Os sete piratas que estavam a bordo do navio foram presos.
Segundo o ministério, a francesa estava sequestrada desde quinta-feira (8) no sul do Iêmen. Ela navegava com o marido em um catamarã quando os piratas atacaram. Eles mataram seu marido e jogaram o corpo no mar.
A batalha ocorreu na costa da Somália.
O catamarã foi encontrado na quinta-feira por uma fragata alemã.
Fonte: Reuters
17 Set 2011
Circuito Conesul: regatas largam neste sábado
O 20º Circuito Conesul de Vela de Oceano continua no fim de semana com a realização das regatas longas: 41° Troféu Seival para as classes BRA-RGS A e Bico de Proa Monocascos, cujo percurso será feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos na distância de 60 milhas, a 22ª Regata Farroupilha (BRA-RGS B) com 45 milhas e o 14º Velejaço Farroupilha (barcos de cruzeiro não medidos). As largadas serão no sábado, a partir das 11h, em frente à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. O público poderá acompanhar o começo das regatas da beira do Guaíba na zona central da cidade.
O Circuito Conesul teve a sua primeira etapa realizada no fim de semana passado com a disputa uma regata de percurso médio e duas de barlasota. Os barcos que estão na liderança são: C’est la Vie VI, de Henrique Dias, na BRA-RGS A; Magia, de Rodrigo Castro, na BRA-RGS B e Iuca, de Cláudio Ruschel na J/24. A competição termina na terça-feira, feriado estadual, com duas regatas barlasotas a partir das 11h.
Fonte: FS & AI Veleiros do Sul
15 Set 2011
Flores dos ares para a velejadora
Gente fantástica
No último final de semana ocorreu uma cena inusitada no Rio Guaíba, nas proximidades de Porto Alegre.
A Comandante Christina Tina Silveiro recebeu flores em seu veleiro Libertad, fundeado próximo à Ilha das Pombas, em Itapuã.
O piloto Bolivar Bully Anoni pousou seu ultraleve anfíbio junto ao veleiro e fez a entrega de um buquê de rosas pra a ex-comodoro do Clube Náutico Itapuã. Foi um gesto muito bonito do piloto para a velejadora que fez por merecer.
Em junho passado, Tina velejava no Rio Guaíba, próximo à Ponta do Arado, quando viu a aeronave de Bully fazer um pouso forçado. Presumindo que havia algo errado, Tina foi ao encontro do ultraleve danificado e prestou auxílio. Em seguida, rebocou o ultraleve por mais de 10 milhas náuticas até o Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre. Durante o reboque, Tina emprestou um cobertor e roupas ao piloto que batia queixo de tanto frio, em pleno inverno gaúcho.
"Quando o nosso socorro tiver que vir pelos ares, tenho certeza que poderemos contar com ele", disse emocionada a inveterada velejadora que já prestou inúmeros resgates no Rio Guaíba.
Que gente fantástica!
Danilo Chagas Ribeiro
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15 Set 2011
Relatório acusa BP por vazamento de petróleo no Golfo do México
Um relatório das autoridades americanas acusa o grupo petroleiro BP e várias empresas terceirizadas como Halliburton e Transocean de serem responsáveis pela explosão da plataforma Deepwater Horizon que provocou um imenso vazamento de petróleo no Golfo do México em 2010.
As autoridades federais americanas publicaram, depois de 17 meses de investigação, suas conclusões sobre o naufrágio da plataforma em 22 de abril de 2010, que provocou a maior mancha de óleo registrada nos Estados Unidos.
O relatório conclui que "a causa principal do acidente" que provocou a morte de 11 pessoas, está relacionada com "um defeito no cofre de cimento do poço", que deveria ter impedido que o petróleo e o gás subissem à superfície.
O grupo americano Halliburton era responsável pelo cofre no fundo do mar. A empresa anunciou no início de setembro ter entrado com uma ação contra a BP, à qual acusa de ter dado informações incorretas antes da explosão da Deepwater Horizon.
Os investigadores acusam também a gigante petroleira BP de ter tentado ganhar tempo e reduzir custos sem considerar as consequências.
Mas o relatório atribui também responsabilidade às equipes na plataforma, propriedade do grupo suíço Transocean, que continuaram seu trabalho apesar dos riscos e sinais de problemas.
Por outro lado, o texto indica que o grupo não pode ser responsabilizado pela falta de manutenção do bloco de obstrução do poço, que deveria ter evitado a mancha de óleo, fechando o poço.
Em abril passado, a BP tinha processado a Halliburton nos EUA, acusando a empresa de ter contribuído para a formação da mancha de óleo.
Por causa da mancha, mais de 1.700 km de regiões pantanosas e praias foram contaminadas, matando mais de 6.000 pássaros, segundo o Conselho americano de Defesa dos Recursos Naturais.
Mas a catástrofe implicou também um drama humano e econômico. A BP iniciou há algum tempo a distribuição de uma parte dos 20 bilhões de dólares destinados a indenizar as vítimas do acidente.
Fonte: Jornal do Brasil
14 Set 2011
Velejador é encontrado morto em praia da França
O velejador francês Jean-Marc Allaire, 34 anos, foi encontrado morto na manhã da última segunda-feira, na praia de Lège-Cap-Ferrat, sudeste da França.
Poucas horas antes, o barco do atleta, um Mini 650, foi visto navegando à deriva por um pesqueiro. No mesmo instante, as buscas foram iniciadas, porém, sem resultado positivo.
A forma como ocorreu o incidente ainda não está clara. O que se suspeita é que Jean tenha caído ao mar enquanto o veículo estava em piloto automático.
O francês estava inscrito disputada Transat 650, que largará de La Rochelle, na França, dia 25 de setembro, com destino ao Brasil.
O acidente aconteceu justamente no momento em que Jean-Marc transportava seu barco para La Rochelle. Todos os inscritos devem estar com seus barcos no porto de largada até esta quinta-feira, dia 15.
Fonte: Terra
14 Set 2011
O Brasil entra no roteiro do turismo global
A escolha para sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada abriu caminho para o Brasil realizar uma série de competições e feiras de negócios do circuito esportivo internacional
Ainda faltam três anos para a Copa do Mundo de 2014 e cinco anos para a Olimpíada de 2016, mas o Brasil já avança no campo dos grandes eventos esportivos. O país está ganhando ingresso definitivo no roteiro global, tanto como sede de competições das mais diversas modalidades quanto como organizador de congressos e feiras especializados em esportes.
Um levantamento realizado a pedido de EXAME pela Sport+Markt, consultoria de pesquisas e negócios do esporte, revela que, ao longo deste ano, o Brasil será sede de 140 competições de abrangência continental ou mundial, ante 23 realizadas no ano passado.
“Não há dúvida de que esse crescimento impressionante está em grande parte relacionado com a aproximação dos dois maiores eventos esportivos do mundo”, diz Cesar Gualdani, sócio da consultoria.
O número de congressos e feiras internacionais especializados também vem crescendo — serão oito neste ano, o dobro da quantidade realizada em 2006, antes da escolha do Brasil como sede da Copa e da Olimpíada.
Ensaio geral
O Rio de Janeiro já conquistou o posto de principal sede de eventos esportivos internacionais no país — serão 24 neste ano. Em seguida vem São Paulo, com 23.
Além de competições com grande repercussão de mídia, como a Liga Mundial de Vôlei e a Maratona do Rio, a cidade está organizando eventos em modalidades menos conhecidas, como o Sul-Americano de Pentatlo Moderno, a Copa Continental de Tiro Esportivo, o Sul-Americano de Golfe e as classificatórias do Panamericano de Hóquei na Grama.
O Rio tem sido escolhido pela estrutura herdada dos Jogos Panamericanos de 2007 e também pelo prestígio de futura sede olímpica. Um símbolo da nova fase foi a realização, em julho, da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, promovidos a cada quatro anos e considerados um dos dez maiores eventos esportivos do mundo.
A preparação começou com três anos de antecedência e ficou a cargo de um comitê presidido por um general. Os investimentos para a realização foram de 1,4 bilhão de reais. A competição militar foi considerada o primeiro grande ensaio geral para a Olimpíada.
Fonte: Exame/Maurício Oliveira; Foto: Oskar Kihlborg/Getty Images
13 Set 2011
Atrás de tri olímpico, Scheidt quer superar Torben
A temporada 2011 de Robert Scheidt com o parceiro Bruno Prada é fantástica até aqui: líderes do ranking mundial da Classe Star desde julho de 2010, eles venceram oito dos 10 torneios que disputaram e agora têm um objetivo muito claro, que é o Mundial da Austrália, a ser realizado no fim do ano. Evidente que, no fim das contas, Scheidt pensa mesmo é em Londres 2012.
É na capital inglesa que ele pode se tornar o único brasileiro tricampeão olímpico, possibilidade que se abriu com o anúncio recente de Torben Grael e Marcelo Ferreira, que se disseram fora da luta por vaga nos Jogos 2012. "Me surpreendeu um pouco", admitiu Scheidt em entrevista exclusiva ao Terra. Por ora, ele permanece ao lado de Torben, Marcelo, Adhemar Ferreira da Silva e de Giovane e Maurício, do vôlei.
Todos com dois ouros.
Depois de bater na trave em Pequim, há três anos, Robert Scheidt sabe que Londres é uma possibilidade concreta para ele e Bruno Prada, hoje absolutos na Classe Star. A caminho da sexta olimpíada dele, Scheidt, 38 anos, é só motivação. "Continuamos brigando muito na água".
Fonte: Terra/Dassler Marques
12 Set 2011
Estudante britânico cria bicicleta à vela
Invento de jovem de 19 anos já está sendo vendido por R$ 8 mil e pode chegar ao mercado americano.
O estudante britânico Ned Aufenast, de 19 anos, criou um invento pioneiro, uma bicicleta movida à vela.
Inicialmente, a bicicleta do jovem da cidade de Suffolk não passou de um protótipo, construído para um projeto de faculdade e que custou pouco mais que o equivalente a R$ 100.
Ciente de que uma empresa na Holanda estava desenvolvendo veículos semelhantes, o britânico se aproximou deles e passou a criar modelos para a companhia, que estão sendo comercializados na Europa.
As bicicletas à vela já estão sendo vendidas ao equivalente a R$ 8 mil e Aufenast tem planos ambiciosos de lançá-las no mercado americano.
Fonte: G1; Foto: BBC
09 Set 2011
Náufrago de veleiro nadou 30 milhas por 9 horas
O comandante de um veleiro de 42 pés foi jogado na água por uma onda, a 30 milhas da costa em St Agostine, Florida, EUA.
Junto com o comandante Brian Jeffery Oliver, de 45 anos, foi para a água também uma pequena geladeira que o ajudou a flutuar por 9 horas até chegar à praia "nadando cachorrinho".
Outros dois tripulantes estavam a bordo. A notícia não informou por que eles não o resgataram, se por não saberem velejar ou devido à intempérie.
Veja a notícia original com vídeo (em inglês)
08 Set 2011
Mulher é resgatada após cair de navio à noite no Mar do Norte
Britânica passou de 20 a 30 minutos nas águas gélidas.
Uma mulher britânica foi resgatada após cair de um navio durante a noite nas águas gélidas do Mar do Norte, na segunda-feira.
A mulher de 23 anos de idade, que não foi identificada, passou de 20 a 30 minutos na água até ser resgatada.
A embarcação em que ela viajava, a Princess Seaways, partiu do Reino Unido e tinha a Holanda como destino.
Foram utilizados um helicóptero e dois botes salva-vidas para retirá-la das águas revoltas em meio à escuridão total.
Ela foi levada para um hospital, onde se recuperou e foi dispensada nesta quarta-feira.
Um dos integrantes da equipe de resgate afirmou que ela teve muita sorte de ter sobrevivido, devido às baixas temperaturas da água.
Por sorte, a mulher foi vista rapidamente após ter caído no mar pelos demais passageiros, que notificaram a tripulação.
Ela corria risco de sofrer hipotermia, mas não aparenta ter sofrido danos sérios.
Fonte: BBC; Foto: BBC
07 Set 2011
Capixaba Leozinho é vice-campeão mundial de Windsurfe na Dinamarca
Velejador de apenas 15 anos faz bonito no mar frio dinamarquês, de Skive.
O velejador do Iate Clube, Leonardo Venturini Filho, de 15 anos, conquista o vice campeonato no Mundial de Windsurfe, na cidade de Skive, na Dinamarca.
Leozinho retorna ao Brasil nesta segunda-feira.
O capixaba é o atual campeão mundial na Fórmula Experience On Design, para atletas até 17 anos.
O próximo desafio dos velejadores capixaba é a 57ª Taça Cidade de Vitória que acontece nos próximos dias 07 e 08, e logo após a competição, Romulo Finamore, Ricardo Conde, Luis Fernando Souza, Gabriel Bastos e Leonardo Venturini Filho, embarcam para o litoral paulista, para disputar a terceira etapa do Circuito Brasileiro da Fórumla One Design
Fonte: GloboEsporte; Foto: Divulgação/Crossmedia
07 Set 2011
Bons ventos que sopram do Brasil impulsionam indústria náutica francesa
Durante uma conferência realizada semana passada em Paris, a Federação Francesa das Indústrias Náuticas (FIN) anunciou que novos mercados, como o brasileiro e o chinês, estão conduzindo a indústria náutica daquele país à estabilidade. Representantes da FIN – que tem mais de 600 membros e representa mais de 80% do volume de negócios da indústria náutica francesa – disseram que as perdas em países como Espanha e Escandinávia deixaram cicatrizes duradouras, mas que mercados emergentes como Brasil e China estão gerando negócios para os construtores navais franceses, permitindo a estabilização desde 2010. Eles lembraram que o Rio Boat Show de abril rendeu bons resultados para o setor.
Dois terços dos produtos da indústria náutica francesa são exportados, mas a Federação adverte que os produtores que buscam os novos mercados devem ficar atentos às adaptações necessárias. Sobre os mercados tradicionais, relatórios da FIN apontam que os Estados Unidos e a Itália ainda aguardam a recuperação, enquanto Alemanha e França mostram sinais mais positivos.
Os registros de barcos novos estão crescendo novamente na França, até 2% de 2010 para 2011, em comparação com as quedas de 3,7% em 2009/2010 e de 17,4% em 2008/2009.
Registros de lanchas estão crescendo até cerca de 3%, enquanto os de veleiros permanecem baixos em relação ao ano passado. Já as inscrições de barcos usados aumentaram 4%, enquanto o mercado de motores se mantém estável.
Fonte: Revista Náutica, com informações da International Boat Industry
05 Set 2011
Veleiro Soto40 OD Crioula sai na frente, na Mitsubishi Sailing Cup no Rio
A Mitsubishi Sailing Cup 2011 entrou no seu capítulo final com todos os ingredientes que fizeram deste torneio o mais prestigiado da vela sul-americana nos dois últimos anos: competitividade, adrenalina e belíssimas regatas.
Na classe S40, os monotipos de Oceano de 40 pés que revolucionaram as competições com barcos velozes, modernos e absolutamente iguais, a disputa, como sempre, foi acirradíssima. Lars Grael, que voltou ao torneio nesta última etapa de 2011 como tático do ‘Negra’, campeão de 2010 e líder neste ano, comentou a evolução da classe. “Do ano passado para cá, houve uma evolução grande em todas as tripulações e as regatas ficaram ainda mais técnicas e divertidas”, disse o medalhista olímpico que em 2010 foi tático do chileno Celfin Capital e neste ano está substituindo a estrela italiana Francesco Bruni no barco Negra
Com duas regatas corridas no sábado, um dia nublado e frio que marcou o Rio de Janeiro, com ventos de sudoeste, de 8 a 12 nós, os sempre regulares gaúchos do ‘Crioula’ pularam na frente na etapa carioca com um terceiro e um primeiro lugares para somar 4 pontos perdidos. Em segundo aparece o ‘Pajero’ de Eduardo de Souza Ramos com dois segundos lugares, sendo o da segunda regata uma reparação devido a uma colisão involuntária com o ‘Patagônia’ que também se retirou da regata. O barco chileno ‘Mitsubishi Motors ’, que conta com o local André Mirsky na tática figura em terceiro.
Na quarta e quinta colocações vêm os dois barcos que brigam pelo título geral da Mitsubishi Sailing Cup 2011, O ‘Negra’, de Juan Ball, que ganhou a primeira prova do dia, e o chileno ‘Pisco Sour’ que conta com a estrela internacional Guille Parada na tática. Torben e Marco Grael, no ‘Mitsubishi/Gol’ aparecem em sétimo entre os 12 S40 que competem na Baia de Guanabara.
No entanto, o grande destaque do domingo foi o ‘Mitsubishi/Gol’ que tem Torben e Andrea Grael e seus dois filhos, Martine e Marco, o comandante do veleiro, na tripulação. Com uma vitória e um segundo lugares hoje, o barco pulou para a liderança da etapa carioca e encostou no vice-líder ‘Pisco Sour’ na tabela geral da Mitsubishi Sailing Cup 2011 apenas um ponto atrás dos chilenos.
“Tem dias que dá tudo errado e dias que dá tudo certo, como hoje. A raia aqui é muito difícil e mesmo para nós, que somos locais, é impossível prever o que vai acontecer. A flotilha é muito parelha e os detalhes fazem a diferença. Por isso, parabenizo o ‘Negra’ pelo bicampeonato. Eles fizeram um trabalho diferenciado de preparação e alcançaram um grande resultado”, disse Torben
Depois do ‘Mitsubishi/Gol’ que tem 21 pontos perdidos na etapa do Rio de Janeiro, está o ‘Negra’ com 23 pontos e o ‘Crioula’ com 25 pontos. As regatas poderão ser acompanhadas em tempo real pelo Twitter. Para mais informações, acesse:www.twitter.com/mitsailingcup e também o site www.mitsubishisailingcup.com.br, onde será possível ver textos, fotos e vídeos das regatas. Este evento é uma realização da Mitsubishi Motors do Brasil.
Fonte: S40 (Soto40); Fotos: Matias Capizzano/S40
02 Set 2011
Comandante de trawler brasileiro sofre infarto no Canadá
O comandante Dadi, do trawler brasileiro de 50 pés "Jade", que partiu de Porto Alegre em 2006, sofreu infarto do miocárdio em Peterborough, Ontario, Canadá, até onde foram navegaram. Sua esposa Denise relatou assim o ocorrido:
"Ficamos um longo período sem atualizar o diário de bordo... Na manhã do dia 09, pouco antes de partirmos, Dadi sentiu um desconforto bastante grande no peito. Chamamos um taxi e fomos rapidamente para a emergência do Hospital de Peterborough. Depois de vários exames realizados e um cateterismo veio a confirmação do diagnóstico: um infarto do miocárdio. Dadi foi transferido ao Centro Cardiológico de Toronto, o maior do Canadá e um dos melhores centros de referência mundial neste assunto. Foi tratado, ficando internado por longos 8 dias. Após a alta hospitalar, voltamos a Peterborough e ao JADE. Dadi foi orientado a fazer repouso por mais três semanas e instruído a uma série de exercícios de recuperação além da medicação que deve tomar. Voltamos a Toronto há 2 dias para nova reavaliação. Após a realização de novos exames o comandante foi liberado para retomar a viagem sem, entretanto, fazer muitos esforços físicos. Diante dessa intercorrência que atrasou nossa viagem em mais de um mês mudamos um pouquinho nossos planos: terminaremos o percurso do Trent Severn e deixaremos o Jade invernando numa marina em Penatenguishene. Essa cidade fica no final do canal e na entrada de Georgian Bay. Optamos por evitar correr riscos de saúde e de sacrificar o passeio por esta região. Retornaremos a navegar na próxima temporada de verão (maio do próximo ano), pelo que dizem ser o local mais bonito do Canadá e do Great Loop também. Neste interim, o comandante terá tempo suficiente para estar plenamente recuperado".
Fonte: Projeto Jade para o Grupo [POPACOMBR]
02 Set 2011
Brechó Náutico é nesse sábado
O Clube dos Jangadeiros promove no próximo sábado, dia 3 de setembro, a partir das 11h, o Brechó Náutico. O evento será realizado na Sede do Continente e é aberto ao público. A ideia é pegar aquele material náutico que você não usa mais e trazer para vender ou trocar. Para inscrições e mais informações, entre em contato com a Central de Locações ou Secretaria Esportiva do Clube dos Jangadeiros pelo (51) 3268-0080.
O QUE: Brechó Náutico do Clube dos Jangadeiros.
QUANDO: dia 3 de setembro, sábado, a partir das 11h.
ONDE: Clube dos Jangadeiros - Sede Continente.
QUEM: Aberto ao público.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: Central de Locações ou Secretaria Esportiva do Clube dos Jangadeiros - (51) 3268-0080.
1º Set 2011
Navio romano do século I a.C. é descoberto na costa da Albânia
Arqueólogos americanos e albaneses divulgaram na quinta-feira a descoberta de uma embarcação naufragada bem preservada e repleta de jarras de vinho na costa da Albânia. O navio cargueiro, que seria do século I a.C., tem cerca de 30 metros de comprimento e foi encontrado a quase 40 metros de profundidade, próximo à cidade portuária de Vlora.
Muitas das jarras (ou ânforas) estão intactas no fundo do mar. Infelizmente elas estão vazias, visto que suas rolhas foram perdidas.
- Este é um entre cinco naufrágios antigos que foram descobertos por nossa equipe no mês passado - explica o arqueólogo Jeff Royal, da Fundação Náutica RPM. - Os outros quatro estão ao norte, em Montenegro.
A costa de Albânia e Montenegro mantiveram-se inexploradas até 2007, quando a fundação RPM, com sede na Flórida, iniciou uma pesquisa no litoral destes países, visando à identificação de objetos arqueológicos submersos. Desde então, nove navios antigos foram descobertos em Montenegro, e oito na Albânia. A origem das embarcações cobre o período entre o século VI a.C. e IV d.C.
Três dos naufrágios descobertos nesta temporada estão associadas à florescente indústria de comércio de vinhos, cuja base era onde está hoje a Croácia. Este mercado desenvolveu-se logo após a entrada romana na antiga Illyria, uma região na parte ocidental na Península dos Bálcãs, e que inclui a atual Albânia.
Os locais descobertos serão mantidos inexplorados, até que os arqueólogos tenham condições de realizar escavações.
- Estas descobertas oferecem aos governos desses países a oportunidade de proteger sua herança cultural e treinar seus primeiros arqueólogos marítimos - assinala Royal.
Fonte: O Globo; Foto: Divulgação Fundação RPM
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