Notícias do Popa

20 Dez 2011
Óleo que vazou de navio chega a praia de Angra

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) divulgou neste domingo que parte do óleo que vazou do navio Cidade de São Paulo na última sexta-feira atingiu a praia do Bomfim, em Angra dos Reis. Após dois sobrevoos de helicóptero realizados hoje pela baía de Ilha Grande, no litoral sul fluminense, a presidente do Inea, Marilene Ramos, e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, constataram que ainda existiam duas pequenas manchas de óleo no mar provenientes do vazamento.
Uma equipe do Inea especializada em acidentes foi deslocada à praia do Bomfim para evitar danos maiores ao meio ambiente. Ao descer do helicóptero do governo estadual, Minc afirmou que a Modec Serviços de Petróleo do Brasil, dona do navio de onde vazaram cerca de 10 mil litros de óleo na última sexta-feira, "foi instada" a limpar imediatamente as áreas de praia e costão atingidos pelo óleo em Angra dos Reis.
Segundo Minc, o fato de parte do óleo derramado ter atingido uma praia de Angra deverá "repercutir" no valor da multa a ser aplicada à empresa e no cálculo do dano ambiental causado na região - que deverá subsidiar eventual ação indenizatória contra a empresa. Ontem, o Inea havia estimado o valor inicial da multa em R$ 10 milhões. O Inea aguarda o relatório da Capitania dos Portos sobre as causas do acidente e o volume vazado para definir o valor final da multa.
Na sexta-feira passada, cerca de 10 mil litros de óleo vazaram do navio Cidade de São Paulo, da Modec, que seguia para o estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, para ser adaptado e transformado em navio-plataforma, para operar em atividades de extração de petróleo na Bacia de Campos. Hoje pela manhã, para avaliar a situação do vazamento, a presidente do Inea, um fiscal do órgão ambiental e um representante da Modec sobrevoaram a região.
Durante o sobrevoo, Marilene observou que a embarcação continuava fundeada onde ocorreu o vazamento, entre a Ilha Grande e o litoral de Paraty, aguardando ser periciada pelas autoridades ambientais. Além disso, a presidente avisou no mar, próximo à ilha dos Porcos, duas manchas de pequena extensão, com larguras entre 150 m e 200 m. A ilha dos Porcos é de propriedade do cirurgião plástico Ivo Pitangui.
Em um segundo sobrevoo, ao se aproximar da ilha dos Porcos, Carlos Minc também pode observar "uma mancha bem pequena", já se diluindo e misturando com plânctons e algas no mar. A Modec realizava operação de dispersão das manchas com a técnica de jateamento de água.
Após constatar a presença de óleo em Angra dos Reis, Minc voltou a chamar a atenção para a importância da criação da Área de Proteção Ambiental marinha da baía da Ilha Grande, com regras mais fortes de fiscalização e de controle das atividades econômicas na região. Segundo ele, o governador Sérgio Cabral já "deu o ok" para a criação da APA marinha. Neste sentido, um decreto estadual criando a área de proteção marinha deverá ser assinado até o final de janeiro.
Minc afirmou que uma consulta feita pela Petrobras para ampliar as instalações do seu terminal de navios petroleiros em Angra, o Tebig, "já foi negada". Além disso, a secretaria também negou o pedido de licenciamento ambiental da multinacional de mineração Brazzore para a instalação de um terminal de exportação de minério em Itacuruçá, também no litoral da baía de Ilha Grande.
Fonte: Terra; Foto AFP

19 Dez 2011
Vela do Brasil já com sete vagas olímpicas

Velejadores brasileiros garantiram presença nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 em sete das dez classes possíveis
O Mundial de Vela chegou ao fim, ontem (18), com o Brasil lamentando a queda no quadro de medalhas em relação à edição anterior – em 2007, em Cascais (Portugal) –, mas comemorando ter tido sucesso em seu principal objetivo na competição: classificar-se no maior número possível de classes para as Olimpíadas de Londres-2012. As vagas vieram em sete das dez disponíveis.
A competição organizada pela Federação Internacional de Vela a cada quatro anos distribuiu 75% das vagas para Londres. As demais estarão em jogo nos Mundiais de cada classe, todos no primeiro semestre de 2012. Em Cascais, há quatro anos, o Brasil conseguiu classificar cinco barcos para Pequim. Depois, obteve suas três últimas vagas por meio dos Mundiais das classes.
Com relação ao quadro de medalhas, o desempenho do Brasil em Perth foi pior do que o obtido em Cascais. Em Portugal, foram dois ouros, que colocaram o País em 3º na classificação geral. Neste ano, o ouro solitário de Robert Scheidt/Bruno Prada na star deixou o Brasil apenas em 7º. A anfitriã Austrália, com três títulos, ficou em primeiro.
Além do título na star, o Brasil só ficou entre os dez primeiros colocados em uma outra classe: a 470 feminino, cuja Medal Race foi ontem. As cariocas Martine Grael e Isabel Swan terminaram o Mundial na 8ª posição.
O Brasil conseguiu a classificação olímpica nas classes finn (Jorge Zarif), RS:X feminina (Patrícia Freitas), RS:X masculino (Ricardo Winicki), laser standard (Adriana Kostiw), laser (Bruno Fontes), star (Robert Scheidt/Bruno Prada) e 470 feminino (Martine Grael/Isabel Swan).
Fonte: JC Online

19 Dez 2011
Velejador inglês discute com tripulação do barco da TV e é desclassificado

O velejador inglês Ben Ainslie, campeão olímpico da classe Finn, foi desclassificado na 9ª regata do Campeonato Mundial de Vela, depois de um incidente com a tripulação do bote inflável que transportava o pessoal da estação de TV que cobria o evento.
Ainslie foi ainda impedido de alinhar na 10ª e última regata, o que lhe retirou todas as possibilidades para a Medals Race, a regata que decide o título e as medalhas.
O velejador considerou que a embarcação que levava a imprensa estava na sua rota. Sentindo-se prejudicado, no final da regata, Ainslie atirou-se à água, nadou alguns metros até ao barco da televisão e visivelmente irritado berrou a plenos pulmões com toda a tripulação e empurou um dos ocupantes do bote (na foto acima, Ben está subindo no bote).
Ao tomar conhecimento da desclassificação oficial do seu atleta, a Royal Yachting Association (RYA) resolveu defender Ainslie. Num curto comunicado, a RYA considera que “Ainslie não fez nada de mal, pois não agrediu ninguém, nem prejudicou ninguém, ele é que se sentiu prejudicado e descarregou toda a sua pressão”, acrescentando que “nestes eventos onde tudo se decide é difícil manter a calma, ainda mais depois de uma situação inesperada”.
“No entanto, a RYA vai aguardar serenamente pelos relatórios do Júri Internacional e do Júri da competição, e se achar que há matéria para pedir um recurso, ele será imediatamente feito”, declarou ainda a RYA.
O organismo federativo terminou o seu comunicado dizendo que “qualquer decisão não será para breve, pois a RYA ainda irá apresentar ao Sr. Presidente e ao Sr. Presidente da Comissão de Regatas todos os itens relativos ao assunto e expor a situação ao tribunal da RYA, se for caso disso”.
O Campeonato do Mundo de Vela (Classe Finn) acontece em Perth (Austrália), e é pontuável para o ranking olímpico.
Fontes: MultiDesportos, Pt e The Guardian, RU ; Fotos: Getty Images (a segunda é de 2008)

18 Dez 2011
Scheidt e Prada são bicampeões mundiais, e Brasil leva vaga na 470 F

Martine Grael e Isabel Swan garantem a participação em Londres-2012
Bastava um nono lugar para assegurar o ouro. Mesmo assim, Robert Scheidt e Bruno Prada competiram como se precisasse da vitória. Com um quinto lugar na Medal Race (disputa com pontuação dobrada e que não permite descarte) da classe Star, a dupla brasileira conquistou o bicampeonato Mundial de Vela em Perth, na Austrália. Em 2007, os dois também haviam vencido em Cascais, em Portugal. Os alemães Robert Stanjek e Frithjof levam a prata, e os americanos Mark Mendelblatt e Brian Fatih ficaram com o ouro.
- Acho que ser campeão mundial na Star é a maior conquista que um velejador pode ter. Vencer duas vezes é fazer parte da história da classe Star. Isso significa muito. A classe Star é muito especial. É a classe dos grandes nomes - disse Prada.
Scheidt, que tem no currículo outros oito títulos mundiais, mas na classe Laser, também vibrou muito com o novo troféu.
- É uma grande conquista porque, durante toda a minha vida, enquanto eu velejava na Laser, eu sonhava em velejar na Star e ser campeão mundial uma vez. Então, conseguir isto duas vezes é algo realmente grande para mim.
Dupla mostra bandeira do Brasil enquanto vibra com conquista do bi mundial (Foto: Agência Getty Images)
Na 470 feminina, Martine Grael e Isabel Swan garantiram participação na Medal Race e, com isto, a vaga olímpica para a classe em Londres. As velejadoras chegaram apenas em 12º na primeira regata do dia, mas se recuperaram na prova seguinte e, com um terceiro lugar, mantiveram a oitava colocação geral. Fernanda Horn e Ana Luiza Barbachan, que conquistaram um 10º lugar (melhor colocação em todo o campeonato) neste sábado, terminaram a competição em 26º.
Bimba bate na trave e fica fora da Medal Race
Na 49er, Marco Grael e André Fonseca se despediram com um 15º lugar na flotilha bronze. No geral, os brasileiros terminaram em 51º lugar. Na Laser, Bruno Fontes não disputará medalha, mas encerrou sua participação como melhor brasileiro da classe (15º no geral) e garantiu vaga para Londres. Eduardo Couto foi o 86º e Alex Veeren, o 131º.
Ricardo Winicki bateu na trave na RS:X masculina. O “Bimba”, como é conhecido, chegou em quarto e 12º lugares nas duas provas deste sábado, e encerrou a competição em 11º. Apenas os 10 primeiros colocados disputam a Medal Race. Gabriel Praça foi o 76º colocado.
Fonte: Globoesporte; Foto: Agência Getty Images

17 Dez 2011
Veleiros do Sul homenageia Rita Richter e rebatiza Festival de Optimist

Neste domingo, a partir das 13h, o Veleiros do Sul fará uma merecida homenagem a Rita Richter, associada que fundou a classe Optimist no clube. O divertido Festival de Optimist será rebatizado como Festival Tia Rita de Optimist.
Por mais de 10 anos Rita Richter se dedicou e formou dezenas de velejadores nas classe Pinguim e Optimist, tendo implementado a última no Clube em 1972. O trabalho persistente e devotado de Rita rendeu até mesmo um livro, o Minha vida feliz no Optimist onde ela relata as viagens e o trabalho com os seus pequenos velejadores.
Na regata, que ocorre em frente ao farol do Clube, velejadores de todas as idades competem em barcos da classe Optimist. Optimistas veteranos e estreantes, velejadores de outras classes e até aqueles atletas que já deixaram de velejar de Optimist há muito tempo poderão participar desta divertida regata.
Às 16h ocorre a entrega de prêmios da disputa, com a participação de Rita Richter, que também será homenageada pelo clube e por seus ex-alunos.
Os competidores poderão se inscrever gratuitamente até às 12h na Secretaria Esportiva do Veleiros do Sul ou de seus clubes. Mais informações pelo e-mail evm@vds.com.br ou pelo telefone 3265 1733 ramal 208.
Fonte: FS & AI Veleiros do Sul

17 Dez 2011
Navio cargueiro encalha na França

Fortes ventos e tempestades castigaram o país nesta sexta.
Ventos de até 130 quilômetros por hora atingiram a costa ocidental da França nas primeiras horas de sexta-feira, fazendo com que um navio cargueiro que seguia para Malta, o TK Bremen, de 109 metros, encalhasse na Bretanha. A tripulação foi resgatada por helicóptero.
A televisão francesa mostrou imagens de combustível indo parar em uma praia da Bretanha, embora os danos devam ser limitados porque o vazamento vinha de um compartimento no fornecimento de combustível do navio, disse a polícia.
Autoridades marítimas planejavam enviar equipamentos para conter o vazamento de um quilômetro e esvaziar os tanques danificados do navio, que contêm mais de 200 toneladas de combustível.
Na manhã de sexta-feira o centro da tempestade estava sobre a região de Pas-de-Calais e seguia em direção leste para a Bélgica, segundo a última informação do serviços meteorológico nacional francês.
Fonte: Reuters

16 Dez 2011
Veleiro encontrado no Pará foi identificado

O veleiro encontrado no Pará, cfe notícia publicada pelo Popa.com.br no dia 14 passado (veja mais abaixo), participava da regata Mini Transat, timoneado por Scott Cavanough. Após o acidente com um navio petroleiro, o veleiro de 6,5m "Brainchild" foi considerado sem condições de prosseguir na prova.
O timoneiro solitário pediu auxílio e foi logo socorrido pela velejadora americana Emma Creighton que também participava da competição e ficou circulando para dar-lhe segurança até chegar a embarcação de resgate, quando .
Scott abandonou seu veleiro no Atlântico. Sozinho, o barco chegou a Machadinho, no Pará.
Fotos: Arquivo pessoal de Scott Cavanough
Colaboração: Jan Iaten

15 Dez 2011
Tromba d’água é registrada na Lagoa dos Patos, RS
'Entrei na cidade e vi aquilo dentro d’água', diz morador.
Segundo meteorologia, fenômeno é resultado de zona de baixa pressão.
Uma tromba d’água foi registrada na quarta-feira (14) na Lagoa dos Patos, na cidade de Arambaré, no Rio Grande do Sul.
O fenômeno foi fotografado pelo médico Fábio Raphaelli, que mora em Tapes e trabalha em Arambaré, cidade vizinha. Segundo ele, as fotos foram feitas por volta das 8h. Foram dois tornados, que duraram cerca de 20 minutos.
“Quando estava chegando, vi aquelas nuvens negras. Entrei na cidade e vi aquilo dentro d’água. Foram duas simultâneas. Depois veio um vento forte com tempestade e com granizo, e o tornado se inclinou”, afirmou.
Segundo a meteorologista Naiane Araújo, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a tromba d’água é um tornado de pequena categoria, mas que acontece na água. “São semelhantes aos tornados, com extensão bem menor”, afirma.
“No Sul, estamos com uma área de baixa pressão que gira no sentido horário, o que favorece esse fenômeno. As trombas d’água não são raras. Elas são consequência dessas áreas de instabilidade que estão naquela região”, explica.
Fonte: G1; Foto: Fábio Raphaelli/Arquivo Pessoal
Colaboração: Leandro Soares da Costa

14 Dez 2011
Pescadores encontram veleiro à deriva

No fim da manhã de segunda-feira, pescadores encontraram um veleiro à deriva próximo à Ilha do Machadinho, no norte do arquipélago do Marajó, no Pará . A embarcação está identificada com o número 797 e traz a marca "Toll" (empresa de logística australiana). Aparentemente, trata-se de um veleiro de competição, patrocinado pela Toll.
A embarcação foi encontrada vazia, sem nenhum equipamento, e foi rebocada pelos pescadores até um porto em São Caetano de Odivelas.
O aparecimento do veleiro já foi comunicado à Capitania dos Portos, que afirmou, através da assessoria de imprensa, que foi aberto um inquérito administrativo para apurar a situação. O resultado do inquérito deve sair em 90 dias.
Fonte: DiárioOnLine

14 Dez 2011
Nova estação meteorológica em Porto Alegre
Uma nova estação meteorológica foi instalada em Porto Alegre, à beira do Rio Guaíba, no Sava clube, apresentando dados atuais e das últimas 48 horas. Clique para acessar.
Colaboração: Fernando Lisboa Jr

13 Dez 2011
Velejadores brasileiros darão a volta ao mundo coletando plásticos

A Expedição 4 Ventos coletará material plástico na superfície oceânica predominantemente equatorial e documentará a vida marinha e as curiosidades das mais remotas ilhas do mundo.
Marcela Rocha e Danilo Mesquita, ela jornalista e ele produtor de áudio e vídeo, ambos instrutores de mergulho e velejadores. Este jovem casal cheio de coragem e disposição topou o desafio de navegar o mundo por cerca de dois anos coletando plásticos no mar para o IOUSP e documentando a vida marinha e humana nas mais remotas ilhas do mundo.
Milhares de partículas plásticas que bóiam na superfície dos oceanos acabam sendo ingeridas por peixes, pássaros e mamíferos, representando um risco real para a vida destes animais, assim como para seus predadores. Muitos estudos sobre plásticos têm sido desenvolvidos principalmente nos oceanos do hemisfério norte, porém pouco se sabe sobre a real situação das águas costeiras do Brasil no que diz respeito à poluição por plásticos. A expedição percorrerá todos os oceanos do mundo coletando plásticos na superfície d’água.
A Expedição 4 Ventos será uma volta ao mundo a bordo de um veleiro, coletando material plástico na superfície oceânica predominantemente equatorial e documentando em fotos, vídeos e textos, a vida marinha e as curiosidades das mais remotas ilhas do mundo. A expedição representara o mais extenso esforço amostral já realizado por brasileiros para o estudo sobre plásticos nos oceanos.
Pesquisadores do IOUSP embarcaram na idéia da expedição e desenvolveram uma rede especialmente projetada para a coleta de plásticos na superfície d’água por veleiros ou pequenas embarcações. Além disso, os pesquisadores conduzirão um estudo sobre a distribuição do material plástico coletado e outro sobre os poluentes orgânicos associados a este material plástico.
Uma expedição deste porte envolve gastos com alimentação, diesel e manutenção do veleiro. Até o final de fevereiro, a Expedição 4 Ventos busca parceiros através do site de financiamento colaborativo Catarse. O site possibilita que qualquer pessoa contribua com quantias a partir de R$20.
Fonte: Global Garbage

11 Dez 2011
Acidente de barco terá fundo especial para indenizar vítima

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) decidiu criar um fundo para arcar com o pagamento de indenização às vítimas de acidentes de barcos, nas coberturas de morte e invalidez permanente, quando o sinistro for causado exclusivamente por barcos não identificados.
Até então a obrigação de pagar esses sinistros era delegada ao IRB Brasil Re. As novas regras, que não falam na cobertura de reembolso de despesas de assistência médica, instituem para o seguro obrigatório de embarcações (Dpem) o Fundo de Indenizações Especiais (FIEDpem), oficializado na recém-aprovadaResolução 237/2011, dispositivo que modifica o artigo 18 do Anexo 1 da Resolução 128/2005, que trata dos elementos mínimos que devem constar no bilhete desse seguro. Pelo regulamento, os recursos do fundo serão constituídos pela contribuição mensal de 5% sobre os prêmios puros captados pelo seguro, além da contribuição mensal extraordinária de 15% sobre os prêmios puros, sempre que o montante do FIE situar-se abaixo de R$ 500 mil.[2]
As contribuições serão suspensas automaticamente quando o fundo alcançar o montante de R$ 1 milhão, sendo reiniciadas quando os recursos atingirem percentual igual ou inferior a 50% de seu limite. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) está autorizada a baixar normas complementares definindo um teto para a taxa de administração do gestor para o recém-criado FIE-Dpem. Nos casos de acidentes com vítimas não transportadas, envolvendo duas ou mais embarcações, não sendo identificada a que causou o sinistro, a indenização continuará sendo paga pelas seguradoras, em partes iguais. Já nos acidentes que envolvem embarcações não identificadas e identificadas, a indenização será paga pelas seguradoras das últimas. A cobertura de morte é de R$ 13.500, valor que também podem chegar os casos de invalidez permanente. O reembolso de despesas de assistência médica vai até R$ 2.700.
Fonte: Jornal do Commercio RJ

11 Dez 2011
Vela brasileira leva 2 medalhas de ouro no Sul-Americano de Praia

Após três dias de regatas, o Brasil se sagrou campeão das classes 'snipe' e 'laser' nos Jogos Sul-Americanos de Praia, disputados no porto equatoriano de Manta.
Com 10 pontos, o brasileiro Alexandre Tinoco venceu na 'snipe', deixando a prata para o argentino Luís Soubie e o bronze para o uruguaio Federico Wasksman.
Já na classe 'laser' o campeão foi o brasileiro João Hackerott, também com 10 pontos, seguido pelo argentino Tomas Pellejero e o uruguaio Federico Yandian.
Também participaram da competição representantes de Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai. EFE
Fonte: EFE

09 Dez 2011
Regata usará até guarda armado para evitar ataque pirata

Os organizadores da Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo, anunciaram ontem os planos para evitar ataques piratas na costa leste africana durante a disputa da segunda etapa da prova. Os seis barcos participantes serão protegidos até mesmo por guardas armados para completar em segurança o percurso entre Cidade do Cabo, na África do Sul, e Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos - a largada será no domingo.
Pelo esquema de segurança montado, os seis barcos da regata irão competir normalmente, a partir da largada de domingo na Cidade do Cabo, até um "porto seguro" no Oceano Índico, cuja localização não foi revelada justamente por precaução. Aí, todos serão colocados num navio, protegido com guardas armados, para serem levados até a costa dos Emirados Árabes Unidos, quando voltam à disputa num trecho curto até a chegada a Abu Dabi.
"Lamentavelmente, temos que tomar essas medidas. Todas as equipes entenderam a situação e nos deram total apoio", disse o diretor de prova da Volvo Ocean Race, Jack Lloyd. "Fizemos tudo o que foi possível, levando em consideração os conselhos de especialistas em segurança marítima, para minimizar o risco aos nossos barcos", completou um outro responsável pela organização da regata de volta ao mundo, Knut Frostad.
Segundo as estatísticas oficiais, aconteceram 409 ataques piratas em 2011, sendo que 230 deles foram na costa da Somália, no Oceano Índico, por onde passará a Volvo Ocean Race nesta segunda etapa - e os barcos participantes estão avaliados em mais de US$ 10 milhões cada um. Iniciada no dia 29 de outubro, na Espanha, a regata de volta ao mundo está prevista para acabar apenas em julho de 2012, com chegada em Galway, na Irlanda.
Fonte: Agência Estado

08 Dez 2011
Vela brasileira conquista duas vagas para Olimpíada de Londres

A vela brasileira garantiu, nesta quarta-feira, duas vagas para a Olimpíada de Londres, em 2012. A conquista aconteceu na cidade de Perth, na Austrália, onde acontece a edição 2011 do Mundial de Vela.
A velejadora Adriana Kostiw finalizou a primeira fase da competição em 45º lugar na classe Laser Radial. Assim, o Brasil tem uma vaga nessa categoria para a Olimpíada, que será preenchida pela própria Kostiw caso ela vença o torneio Pré-Olímpico de Búzios no próximo ano.
A atleta comemorou o resultado, mas destacou que sua participação no Mundial ainda não acabou. "Para mim foi uma surpresa vir a classificação assim tão rápido. Eu achei que teria de lutar até o final e estou muito feliz e aliviada. Mas o campeonato não acabou e, embora eu tenha conquistado meu objetivo principal que era classificar o país e ser a melhor brasileira para sair na frente na seletiva individual, ainda tenho, no mínimo, mais cinco regatas para velejar e muito para evoluir aqui em Perth", afirmou Kostiw.
A outra vaga veio na categoria RS:X feminina. A windsurfista Patrícia Freitas, campeã Pan-Americana, se classificou em 22º lugar entre 34 competidoras. Como existem 20 nacionalidades diferentes representadas, Freitas garantiu a vaga para o Brasil. Assim como Kostiw, Freitas também largou na frente para ser a representante do Brasil na Olimpíada de Londres.
Na Classe Finn, o brasileiro Jorge Zarif ficou na contagem por nações em 22º e se classificou para a Flotilha Ouro. Os 18 primeiros no final garantem vaga para 2012. A delegação brasileira conta com 32 atletas.
Fonte: Terra.com.br

07 Dez 2011
Regatas do Veleiros do Sul, em Dezembro de 2011
- Regatas de Aniversário 77 Anos do VDS - dias 10 e 11/12/2011
- Regata Noturna velejaço Wet Wednesday - dia 14/12/2011
- Regata 6h da Classe Laser - dia 17/12/2011
- IV Festival de Optimist - dia 18/12/2011
Fonte: Veleiros do Sul

07 Dez 2011
Setenta anos depois de Pearl Harbor, USS Arizona ainda chora

Setenta anos depois de Pearl Harbor, é possível ver o óleo que ainda vaza dos destroços do USS Arizona, o gigantesco navio de guerra afundado por aviões japoneses, algo que representa para muitos as lágrimas de milhares de marinheiros que afundaram com o navio naquele dia de "infâmia".
No dia 7 de dezembro de 1941, de madrugada, o Japão despertou o "gigante adormecido" americano, bombardeando a Frota do Pacífico ancorada no Havaí. Em duas horas, cerca de 20 navios foram afundados ou danificados e 164 aviões, destruídos.
Denunciando "a data que ficará para sempre marcada na história como um dia da infâmia", o presidente Franklin Roosevelt declarou guerra ao Japão, mudando o curso da Segunda Guerra Mundial em um momento em que muitos homens do país esperavam escapar do conflito.
Dos 2.400 americanos que morreram em Pearl Harbor, quase a metade, exatamente 1177, foram mortos em questões de segundos a bordo do USS Arizona, quando uma bomba detonou o depósito de munições do navio, causando uma conflagração que ardeu por três dias.
Hoje, os destroços ainda são visíveis, uma das torres enferrujadas ultrapassa a superfície, com uma bandeira americana hasteada. Todos os dias, centenas de visitantes a observa de um memorial em forma de ponte sobre os destroços. "É um enorme pedaço da história. É muito poderoso", disse Gord Woodward, um turista canadense, ao olhar para baixo sobre o que é considerado oficialmente uma sepultura de guerra.
O que sempre impressiona os turistas são as gotas de óleo que chegam à superfície a cada 20 a 30 segundos.
"Algumas pessoas as chamam de lágrimas negras, como se os homens ainda chorassem dentro do navio", disse um guia do memorial.
Antes do ataque, os tanques do Arizona estavam cheios, com 5.700 toneladas de combustível, pronto para deixar o porto em caso de guerra.
Parte desses tanques de combustível foram destruídos com a explosão, mas os da parte de trás foram apenas perfurados, explica Daniel Martinez, um historiador ligado ao memorial.
Desde então, o navio tem vazado óleo a uma taxa de 3,5 litros por dia.
"Nós realmente não sabemos quanto petróleo ainda existe lá", disse ele, acrescentando que "ambientalmente, não está causando um grande problema". Os destroços, diz ele, se transformaram em um recife atraindo milhares de espécies de peixes. "Há duas tartarugas marinhas que vivem lá", disse ele à AFP.
O historiador reconhece que uma mancha poderia se espalhar pelo porto se os destroços rachassem, liberando seu combustível residual. "Nós estamos muito cientes dessa possibilidade, mas parece que a resitência do navio evitará um grande vazamento de petróleo", disse ele.
Estudos determinaram que a estrutura de metal do navio, construída durante a Primeira Guerra Mundial, pode durar mais 600 a 800 anos.
Se o pior acontecer, os destroços podem ser completamente cercados com barreiras em 30 minutos para conter o petróleo, ele garantiu.
Nesta quarta-feira, centenas de sobreviventes do ataque japonês, incluindo sete pessoas que estavam a bordo do Arizona, vão desfilar em uma cerimônia na base naval, que ainda está ativa.
Com as bandeiras a meio mastro em todos os Estados Unidos, será feito um minuto de silêncio às 7h55 (15h55 de Brasília), quando as primeiras bombas caíram.
À tarde, as cinzas de Vernon Olson, um sobrevivente do Arizona que morreu no ano passado, serão jogadas no interior do navio. Desde 1941, cerca de 30 ex-marinheiros visitaram seus ex-companheiros na sepultura submarina.
Fonte: Terra
O ataque a Pearl Harbor (antiga matéria da Globo no YouTube)

07 Dez 2011
Acidente no Rio Guaíba
Uma menina quebrou um dedo do pé após o impacto sofrido no encalhe do veleiro Delta26 "Bons Ventos", navegando no Rio Guaíba na tarde do último domingo, dia 4. A embarcação foi paralisada abruptamente quando encalhou em um banco de areia formado pela dragagem de obra do DMAE - Departamento Municipal de Águas e Esgoto - de Porto Alegre. A condução da obra, que tem sido alvo de constantes protestos dos navegantes do Rio Guaíba, tem sinalização extremamente precária. Além do veleiro em que a menina velejava, outros 3 encalharam nesse domingo nas proximidades do canal de acesso ao Clube dos Jangadeiros, segundo informação do Comandante Guto Lebsa. As equipes de resgate do Clube dos Jangadeiros e do Sava prestaram auxílio às embarcações encalhadas.

06 Dez 2011
Condenado piloto por naufrágio de lancha no Paranoá

O juiz da 7ª Vara Criminal de Brasília condenou, na quarta-feira (30/11), J.R.C.J., 35 anos, por homicídio culposo, fixando-lhe pena de dois anos e quinze dias de detenção a serem cumpridos em regime inicial aberto. O réu é acusado de agir de forma imprudente e negligente ao pilotar uma lancha que naufragou, levando duas moças à morte por afogamento, em maio de 2010. J.R.C.J., que respondeu ao processo solto, poderá apelar em liberdade. Ele foi beneficiado com a atenuante da confissão espontânea que reduziu três meses em sua pena. Nos crimes culposos, o resultado lesivo é involuntário, embora previsível.
Consta da denúncia, apresentada no início do processo, que “na madrugada do dia 22.05.10, por volta das 3:00h, no Lago Paranoá, (…) o denunciado, dirigindo de forma imprudente, negligente e imperita a lancha denominada "Front Roll", marca Esquimar, ofendeu a integridade física das vítimas Juliana Queiroz de Lira e Liliane Queiroz de Lira, produzindo-lhes as lesões corporais (…) que foram a causa eficiente das mortes das vítimas por afogamento”. Explica a peça acusatória que, “conforme o apurado, o denunciado participava de uma festa no Lago Norte, momento em que, juntamente” com outras pessoas “e as vítimas Liliane e Juliana, decidiram efetuar um passeio na lancha descrita pelas águas do Lago Paranoá”. Continua a narrativa explicando que “todos de acordo, adentraram na lancha e se dirigiram para a Ponte JK. No percurso da volta, ocorreu o naufrágio da lancha quando a água começou a entrar no convés do barco, sendo que todos os passageiros e o denunciado, este o tripulante da lancha, foram obrigados a pular na água, tendo a lancha de imediato afundado”. “Consta ainda”, prossegue o Ministério Público, “que todos os passageiros e o denunciado ingeriram bebidas alcoólicas durante a festa e no interior da lancha (…). Este fato está provado pelo exame de alcoolemia, conhecido popularmente como ?bafômetro? (…) Dessa forma, agiu o denunciado de forma imprudente”, considerou o MP na apresentação da denúncia que foi recebida em 15.10.2010. A peça acusatória ressalta ainda que J.R.C.J. possuía os conhecimentos técnicos e regulamentares para conduzir a lancha Front Roll. No entanto, “mesmo sabendo qua a lancha, de sua propriedade, tinha capacidade para conduzir 1(um) tripulante e 5 (cinco) passageiros, permitiu que na lancha adentrassem, além de sua pessoa que era o tripulante, 10 (dez) outros passageiros, ultrapassando em muito a capacidade do barco”. Acrescentou o MP que as pessoas foram conduzidas “sem que houvesse coletes salva-vidas suficientes para todos os embarcados e sem que os coletes salva-vidas e a boia de segurança estivessem posicionados de forma a permitir o fácil e rápido acesso a todos”.
De acordo com peças do processo, não havia avaria oculta que pudesse, por si só, ter dado causa ao naufrágio. A sentença esclarece que, conforme convicção do julgador, ao examinar detidamente os autos, “a embarcação encheu-se de água e consequentemente afundou em razão do excesso de peso e das manobras realizadas pelo acusado no momento em que percebeu que a água estava tomando o convés da lancha”. Para os peritos, o excesso de peso e sua distribuição no convés, aliados à movimentação da embarcação no Lago Paranoá “são fatores suficientes para produzir o naufrágio da lancha”.
Explica ainda a sentença que, como único tripulante, era exigível do réu a “estrita observância das normas que disciplinam o exercício de tal atividade de risco”. “Tenho por certo”, afirma o magistrado, “que o acusado agiu de forma imprudente e negligente, uma vez que não observou o dever de cuidado objetivo”.
Em seu interrogatório durante a instrução processual, J.R.C.J. afirmou que “não se preocupou em contar o número de pessoas presentes na embarcação, pois já tinha andado em outras oportunidades com mais de 6 pessoas e nada tinha acontecido”.
Fonte: TJDFT

03 Dez 2011
Ameaça real: O megatsunami de Cumbre Vieja (Canárias)

Existem cada vez mais indícios de que estamos prestes a assistir a um Tsunami de proporções históricas. O problema reside num vulcão das ilhas Canárias que os vulcanologistas acreditam estar prestes a entrar em erupção.
O vulcão em questão é o Cumbre Vieja, cuja erupção pode provocar um deslizamento de terras de proporções históricas o qual criaria um mega-tsnunami nunca antes visto. Esta onda gigante deslocar-se-ia pelo Atlântico a uma velocidade de 500 km/h, chegando à costa leste dos EUA ainda com 50 metros de altura.
A erupção do Cumbre Vieja pode ser desencadeada pela do El Hierro, a apenas 128 km de distância que está agora em alerta de erupção. Será esta erupção que vai atirar para o oceano uma grande parte da ilha criando uma onda com mais de 900 metros de altura. Em menos de dez minutos, a onda chegará a Portugal e destruirá a costa numa proporção inimaginável, mesmo comparando com 1755.
Não se trata de saber se este mega-tsunami vai acontecer ou não. Trata-se de saber quando vai acontecer, concordando nisto todos os vulcanologistas. Perante esta ameaça, que, ainda por cima, pode estar iminente, devemos todos precavermos, mantermos em casa um kit de urgência, com medicamentos, mantimentos e água engarrafa e se vivermos em zonas costeiras… estejamos atentos.
Colaboração: Aderbal Amorim
Mais sobre Megatsunamis

03 Dez 2011
Avião da FAB localiza veleiro holandês à deriva no Sul do país

O veleiro Rolleman, tripulado pelo holandês Albert Deschipper, de 72 anos, emitiu na quinta-feira (1) pedido de socorro via satélite, desta vez no litoral do Rio Grande do Sul. A FAB foi acionada e utilizou uma aeronave P-95 Bandeirante Patrulha do Esquadrão Phoenix. O P-95 decolou da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) às 16h40 para cumprir o padrão de busca solicitado pelo Salvaero, e às 18h25, localizou o veleiro. Uma embarcação mercante foi acionada, e a aeronave guiou-a até o ponto de resgate.
“O mar estava muito revolto, e a visibilidade prejudicada. A embarcação estava bastante avariada, com as velas rasgadas. Foram realizadas chamadas pelo rádio, mas não se obtinha resposta. Ao perceber que havia um avião sobrevoando a área, o comandante do veleiro entrou em contato com a tripulação, demonstrando alívio e agradecimento por o termos encontrado”, contou um dos pilotos da aeronave, Tenente Aviador Wanderson Carlos de Oliveira.
Por causa das condições do mar e com o cair da noite não foi possível a embarcação mercante fazer o resgate do velejador na noite de ontem. Por esse motivo, a aeronave da FAB decolou novamente no início da manhã de hoje, às 4h30, da Base Aérea de Florianópolis, para dar apoio à missão de resgate.
"Quando chegamos ao local, os ventos não estavam tão fortes, mas as ondas chegavam a quase seis metros de altura. A embarcação estava com as velas rasgadas.O velejador nos informou pelo rádio que ficou sem combustível, mas que o seu estado de saúde era bom", ressaltou o Capitão Aviador Gustavo Henrique Tannino Vissentini, comandante da aeronave.
Fonte: Agência Força Aérea; Foto: FAB/ Sargento Seelig
Obs.: Veja mais abaixo, em notícia de 23 Nov, sobre o mesmo veleiro à deriva no RJ

02 Dez 2011
Os grandes números do Nautic

O Nautic – Salão Náutico Internacional de Paris, de 3 a 11 de Dezembro, é o primeiro salão náutico indoor numa capital europeia com mais de 230 000 visitantes previstos em 2011, uma vez mais em competição com Dusseldorf e muito distante dos salões de Gênova, Miami, Southampton, Londres ou Barcelona.
A edição de 2010, literalmente bloqueada pela neve, registou um número de visitantes de 226 000 (cifra certificada). Propriedade da Federação das Indústrias Náuticas francesa, o Nautic é um dos maiores salões parisienses rivalizando com Mundial Auto e o Salão da Agricultura.
Os visitantes são majoritariamente masculinos, gostam de desporto, a categoria socioprofissional é elevada para dois terços deles. Um terço dos visitantes é feminino. Um terço tem entre 31 e 50 anos, e os jovens representam cerca de 15% das entradas. O Nautic acolheu em 2010 um terço de visitantes novos, e dois terços de praticantes regulares de atividades náuticas. Mais de metade dos visitantes totais vêm da província.
Se o mercado retraiu a pouco tempo, com uma ligeira baixa da vela largamente compensada pelo crescimento dos barcos a motor, os consultores econômicos têm alguma dificuldade em antecipar o futuro, sobretudo por este final de ano de 2011. O número de marcas expostas ultrapassa as 1400, das quais 800 são de barcos e que representam um quarto das novidades de 2011-12.
De ano para ano tem-se assistido à movimentação de barcos de grande porte por parte das equipes de logística do Nautic com cerca de 40 veleiros e 20 barcos a motor com mais de 40 pés (12 m). Os maiores veleiros expostos este ano são o CNB 60 e o Amel 55. O maior barco a motor é o Prestige 500 Fly.
Fonte: Náutica Press

30 Nov 2011
Capitania dos Portos de Sergipe coordena resgate de veleiro

Veleiro “Ran of the North Sea”
A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval, coordenou, no dia 6 de novembro, o resgate do Veleiro “Ran of the North Sea”, que participava da Regata Charente Maritime Transat 2011.
A embarcação estava à deriva no mar, a 27 milhas náuticas da costa, devido a uma forte ressaca que assolou o litoral sergipano. Na ocasião, a tripulante holandesa Christa Ten Brike solicitou o socorro, que foi prestado por um rebocador da Petrobras que encontrava-se na área.O veleiro foi rebocado até o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Aracaju, onde a tripulante chegou em bom estado de saúde.
Fonte: Marinha do Brasil

29 Nov 2011
Velejador brasileiro faleceu no Caribe
O velejador "Galdo" faleceu anteontem em Trinidad, eletrocutado, segundo o comandante Zanela, do Veleiro Gugabuy. Escreveu Zanela ao comandante Ademir de Miranda, "Gigante", que o mastro da mezena do veleiro "Baleeiro", de Galdo e Andy, sua esposa, caiu sobre um fio de alta tensão, vitimando Geraldo na hora. O veleiro estava no seco, em uma marina. Andy levou um choque e desmaiou. O casal foi socorrido pelo pessoal que estava na marina e por bombeiros. Ela foi levada para um hospital, mas teve alta no mesmo dia. Estava em um hotel, aguardando a chegada dos pais ontem à tarde.
Colaboração: Ademir de Miranda "Gigante", através do Grupo [POPACOMBR]

28 Nov 2011


MARINHA DO BRASIL 
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE 
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

MENSAGEM

Porto Alegre, RS, em 25 de novembro de 2011.

           
Prezado Senhor,


             
Solicito a Vossa Senhoria que oriente e divulgue a todos os sócios deste clube a terem especial atenção na navegação das embarcações, principalmente no período noturno, nas proximidades da área de lançamento do emissário de esgoto sanitário EBE Cristal/ETE. Serraria EBE/ETE. RE devido à  arrumação dos  dutos  na superfície da água.

Os trabalhos de colocação do emissário de esgoto estão ocorrendo nas seguintes coordenadas:
   
                           Rio Guaíba, entre as posições:


                        a) Ponta do Meio, na LAT 30º 04' 48" S / LONG 051º 14' 58" W; e

                        b) Ponta da Serraria, na LAT 30º 09' 48" S / LONG 051° 14' 00" W.



              Participo ainda que de acordo com a Empresa responsável, a previsão de término de obra será em MAR/2012


Atenciosamente,

CESAR LUÍS DE MELO
Capitão-Tenente (AA)

Encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário
 

25 Nov 2011
Temor de "piratas" faz maior regata do mundo alterar rota

Volvo Ocean Race terá sua rota alterada devido à presença de piratas
O temor pelo ataque de "piratas" no Oceano Índico obrigou os organizadores da Volvo Ocean Race, maior regata de barco à vela do mundo, a alterar as rotas do segundo e terceiro percurso do desafio, que dará a volta ao mundo em nove meses por meio de 39.000 milhas náuticas.
Com isso, os barcos agora partirão da Cidade do Cabo com destino a um "porto seguro" secreto. De lá, serão transportados para perto de Abu Dhabi, onde concluirão o restante da corrida até a cidade. "Essa foi uma decisão incrivelmente difícil," disse Knut Frostad, executivo chefe da Volvo Ocean Race. "Consultamos experts líderes em inteligência naval e comercial e os conselhos de todos não poderiam ser mais claros: 'não corram este risco'".
"A solução que encontramos significa que os nossos barcos poderão finalizar a corrida até Abu Dhabi e então realizarão a competição portuária por lá. Abu Dhabi se tornou uma parte muito importante dos nossos planos, um verdadeiro destaque porque é a primeira vez que a corrida faz uma parada em um país do Oriente Médio. E agora vamos poder assistir a um sprint emocionante até a linha de chegada no emirado durante o período do ano novo", acrescentou.
A pirataria é um negócio altamente lucrativo e bem organizado que, em 2010, viu cerca de 1200 pessoas serem sequestradas por piratas no mar. Mais recentemente, várias embarcações foram raptadas por um período médio de 213 dias. Estima-se que no ano passado aproximadamente R$ 300 milhões foram pagos aos bandidos em resgates de navios, cargas e tripulações.
Fonte: Terra; Foto: Maria Muiña / Team Telefonica/Divulgação

23 Nov 2011
FAB encontra veleiro holandês à deriva no litoral do RJ
Depois de ficar dois dias à deriva, o veleiro holandês Rolleman foi encontrado na manhã de ontem a cerca de 315 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro. Ele foi localizado pela aeronave de patrulha marítima P-3AM Órion da Força Aérea, em sua primeira missão real de busca e salvamento.
O holandês Albert Deschipper, de 72 anos, partiu da Holanda em uma viagem de mais de um mês pelo Oceano Atlântico para encontrar sua esposa na cidade de La Paloma, no Uruguai.
Após uma parada para abastecimento em Cabo Verde, no dia 19 de outubro, Deschipper seguia com o veleiro pela costa brasileira quando se perdeu na área da Bacia de Campos. Depois de receber diversos avisos de ajuda que vinham da embarcação no domingo à noite, a esposa do velejador procurou o Consulado Geral dos Países Baixos no Rio.
O consulado acionou o Salvamar Sueste, da Marinha, responsável pelas buscas na região em que a embarcação pediu ajuda, que foi auxiliado pela Aeronáutica. Para encontrar o Rolleman, a tripulação do P-3AM utilizou seus sensores eletrônicos, como o radar e o flir, além da busca visual
Fonte: G1; Foto: FAB/Divulgação
Colaboração: Zilton Gomes da Silva

23 Nov 2011
Chegada de navio com mulher morta tumultua o Rio

A chegada de um transatlântico internacional com uma passageira morta e um surto de gastroenterite a bordo, que atingiu 86 pessoas, sendo 79 passageiros e sete tripulantes, tumultuou o Pier Mauá, na Região Portuária do Rio, hoje pela manhã.
O Porto do Rio e a Secretaria de Turismo do Estado afirmaram que não foram avisados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os problemas de saúde no cruzeiro e não souberam informar sobre o controle de saúde dos passageiros, que desembarcaram para passar a tarde na cidade. Apesar da embarcação ter atracado sob o código vermelho, o alerta máximo para risco iminente de segurança, a Anvisa informou que apenas um passageiro chegou ao Rio com os sintomas de gastroenterite.
O navio MS Veendam, da Holland America Line, partiu de Nova York no dia 16 de outubro, mas a maioria dos passageiros embarcou no porto de Valparaíso, no Chile, no dia 6 deste mês. "Depois do desembarque no Chile, eu senti uma leve dor de barriga, mas nada demais" disse o americano aposentado Richard Rezba, de 67 anos, que viajava com a mulher Carol, de 64. O casal percebeu que a tripulação e funcionários incrementaram os procedimentos de segurança com uso de máscaras, luvas e toucas. O navio seguiu para a Argentina.
Há três dias, quando a embarcação passou pelo Uruguai, o navio adotou o código vermelho. A piscina foi interditada e todos eram orientados a lavar as mãos a cada duas horas. Passageiros com sintomas de diarreia foram isolados em suas cabines para atendimento médico, segundo os relatos dos viajantes hoje.
Enquanto alguns passageiros tinham conhecimento do código vermelho, outros desconheciam que uma mulher estava morta a bordo. "Eu realmente não sabia disso. É preocupante", disse o inglês Jim Sullivan, de 61 anos. O corpo de Dorothy Missin Phillips foi encaminhado para o Instituto Médico Legal para autópsia, que vai determinar a causa da morte. Autoridades afirmavam que a mulher teve um enfarte sem ligação com a intoxicação ocorrida a bordo, mas apenas o laudo cadavérico vai determinar o que ocorreu.
"Os dois fatos (a morte da passageira e o surto dentro do navio) não foram comunicados ao Estado. Foi feita uma notificação à Anvisa, que não conseguiu contatar o Estado. O próprio Píer não estava preparado para receber esta infecção dentro do navio", reconheceu o secretário de Turismo do Estado, Ronald Azaro.
Segundo ele, um auto de infração seria emitido para a operadora estrangeira e uma notificação para a operadora do cruzeiro no Rio.
A comandante e o médico do navio transatlântico foram levados à Polícia Federal para prestar esclarecimento e permaneceram na sede da Superintendência por menos de uma hora. A PF abrirá inquérito apenas se o laudo cadavérico do corpo da americana não apontar morte de causa natural.
Em nota, a Anvisa informou que nos últimos dois dias foram registrados dois casos de gastroenterite no transatlântico e que isto apontava uma "diminuição significativa do número de casos no momento de atracação do navio no Brasil".
De acordo com a Anvisa, o navio, durante sua navegação em águas internacionais, tomou todas as medidas recomendadas para controle do surto de gastroenterite a bordo e as falhas identificadas pelos inspetores da Anvisa, durante a inspeção realizada na manhã de hoje Rio, foram corrigidas pela equipe do transatlântico.
Fonte: Diário do Grande ABC

22 Nov 2011
Volvo Ocean Race: Puma quebra o mastro no sul do Brasil

A primeira perna da Volvo Ocean Race 2011/2012 se tornou histórica pelo número de quebras de barcos durante a travessia de Alicante (Espanha) até a Cidade do Cabo (África do Sul). Até agora, três sofreram algum problema grave nas embarcações. O último foi o Puma, do comandante Ken Read, que teve o mastro quebrado nesta segunda-feira durante a disputa da liderança com o Telefónica.
O Mar Mostro, como é chamado o Puma, sofreu o golpe faltando 2.150 milhas náuticas para a chegada ao próximo destino. O problema ocorreu no litoral brasileiro, na linha do Rio Grande do Sul.
"Nós estávamos navegando com uma média de 23 nós. O mastro falhou sem apresentar sinais de advertência. Não houve pânico a bordo e todos os tripulantes estão a salvo e bem", disse Ken Read.
O time do Puma conseguiu recuperar todos os três pedaços do mastro danificado, além das velas. A Guarda Costeira Brasileira está de sobreaviso caso haja necessidade de socorrer a equipe.
O comandante do Puma garantiu que a tripulação ainda não usou o motor, o que eliminaria o time da perna. Uma estratégia que poderá ser adotada será rumar para a Ilha de Tristão da Cunha (700 milhas náuticas distantes do ponto da quebra).
"Nós estávamos planejando chegar na África do Sul em cinco dias, mas infelizmente o problema ocorreu. A disputa com os espanhóis estava interessante. Agora, meu objetivo é ter certeza de que voltaremos com segurança", finalizou Ken Read.
A equipe de terra do Puma já está de prontidão para resolver as avarias antes da largada da Regata do Porto, na Cidade do Cabo, no dia 10 de dezembro. A segunda perna será da África do Sul até os Emirados Árabes.
O Sanya (China) teve um problema no casco e abandonou a travessia. Já o Abu Dhabi (Emirados Árabes) teve o mesmo problema do Puma e foi o segundo a deixar o trajeto de 6.500 milhas náuticas (12.044 km).
Com isso, o Telefónica, que tem o brasileiro Joca Signorini como chefe de turno, segue tranquilo na liderança, seguido por Camper e Groupama.
Regata chega em abril em Itajaí (Santa Catarina) - A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da Volvo Ocean Race. As equipes velejarão 6.705 milhas náuticas (12.424km) - o maior trecho da competição - pelos temidos mares do sul e tendo de contornar o Cabo Horn, considerado um dos locais mais perigosos para navegação do planeta.
A vila da regata de Itajaí será aberta no dia 4 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata do Porto, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22 de abril.
Fonte: Final Sports
[POPA]Segundo o site da VOR, o Puma continuava velejando no final da tarde de ontem, a 11 nós, proa 144º, cruzando o Paralelo 30, a aproximadamente meio caminho (W23º) entre a costa do RS e Cidade do Cabo.

19 Nov 2011
Telefónica lidera primeira etapa da Volvo Race

O veleiro espanhol Telefónica liderava na noite desta sexta-feira a primeira etapa da Volvo Ocean Race, seguido pelo americano Puma, enquanto navegava pelo Atlântico em direção à Cidade do Cabo.
Puma, que está 33,4 milhas atrás do veleiro espanhol, é seguido por Camper, da Nova Zelândia, a 158,7 milhas do líder, e pelo francês Groupama, a 378 milhas.
Classificação nesta sexta-feira, às 19h00 GMT (17h00 Brasília):
1. Telefónica (ESP/Iker Martínez) a 2880 milhas da Cidade do Cabo
2. Puma (EUA/Ken Read) a 33,4 milhas do líder
3. Camper (NZL/Chris Nicholson) a 158,7
4. Groupama 4 (FRA/Franck Cammas) a 378
5. Abu Dhabi (UAE/Ian Walker) abandonou na 1ª etapa
6. Sanya (CHN/Mike Sanderson) abandonou na 1ª etapa

Fonte:AFP

18 Nov 2011
Marinha outorga medalhas 'Amigo da Marinha'

No final da tarde de ontem, a bordo do Navio Patrulha Benevente, da Marinha do Brasil, atracado no porto de Porto Alegre, o Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Luiz Correia de Vasconcelos, presidiu a cerimônia de outorga da Medalha "Amigo da Marinha", homenageando pessoas que manifestaram apreço e contribuição para a divulgação da imagem da instituição.
Os agraciados foram o Ten Cel Cássio Murilo Garcia Coutinho, Comte da Base de Adm e Apoio da 3ª Região Militar; Ten Cel Ângelo Antonio Vieira da Silva, Comte do Comando Ambiental da Brigada Militar; Miguel Silva de Souza, Oficial da Agência Brasileira de Inteligência; Vanderlan Carvalho de Vasconcelos, Superintendente da Superintendência de Portos e Hidrovias do RS; Kaiser Konrad, jornalista e repórter; Eduardo Scheidegger Júnior, vice-comodoro do Veleiros do Sul, e Danilo Chagas Ribeiro, do Popa.com.br.
Compareceram também à cerimônia o Delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, Capitão-de-Fragata Jayme Tavares Alves Filho, e o presidente da SOAMAR - Sociedade Amigos da Marinha em Porto Alegre, Comte Geraldo Sperb, dentre outras autoridades, amigos e familiares dos homenageados.

17 Nov 2011
Líderes da Volvo Race passam por Fernando de Noronha em disputa acirrada

Ainda na primeira perna da disputa da Volvo Ocean Race, os americanos do Puma e os espanhóis do Team Telefónica fazem disputa acirrada nas águas da costa brasileira. Na madrugada desta quinta-feira, os veleiros cruzaram o primeiro portão da regata, em Fernando de Noronha, no litoral pernambucano.
A diferença entre as duas equipes que lideram a competição, após a passagem pela linha do Equador, não ultrapassa 12 milhas náuticas (22 km), o que é considerado pouco para uma corrida de longa duração.
A tradição da Volvo Ocean Race até então mostra que quem vence a primeira perna da volta ao mundo é o campeão. Foi assim nas duas últimas edições e os dois barcos mais experientes na regata seguem a cartilha e polarizam uma disputa acirrada nas águas do Atlântico Sul após doze dias de aventura.
"Após a passagem pela zona de calmaria, a tendência é ficar mais próximo da costa na descida pelo Brasil até a Cidade do Cabo. Espero que o 'Deus Netuno' nos ajude nesse trajeto. O Telefónica também escapou bem da área dos doldrums e acredito que os outros dois da flotilha deverão sofrer", contou Amory Ross, tripulante do Puma.
Já o espanhol Iker Martínez deixou claro como está a disputa nessa área com oscilação de vento. "Temos de continuar lutando. O Telefónica deixou para trás o marasmo. Temos vindo a pé em zero nós. Lutamos contra o vento com todo o entusiasmo", salientou o líder da equipe espanhola.
O francês Groupama 4, após uma largada surpreendente beirando a costa africana, é o lanterna da flotilha. Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Team Sanya (China) desistiram da primeira perna. O time dos Emirados Árabes, após vencer a Regata do Porto, em Alicante, teve um problema no mastro na largada e voltou para a Espanha para tentar resolver a avaria. Instalou novo mastro e retornou para a regata, mas enfrentou ventos muito fracos no Mediterrâneo, após deixar Alicante.
Com medo de chegar atrasados na Cidade do Cabo e comprometer a perna seguinte, a tripulação de Ian Walker voltou para a Espanha e desistiu da competição. O barco segue de navio para a África.
A largada rumo à cidade do Cabo foi dada no último sábado e a previsão de chegada em território africano é 25 de novembro, depois de 6.500 milhas náuticas (12.044 km). A segunda perna, entre Cidade do Cabo e Abu Dhabi (Emirados Árabes) tem largada em 11 de dezembro para percurso de 5.430 milhas náuticas (10.060 km).
Fonte: Terra

16 Nov 2011
Adiado o Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes
Previsão de ventos de 25 nós na Lagoa dos Patos (alheta), no sábado, e de rajadas de 28 nós (contra) na Enseada de Tapes na tarde de sábado (windguru, detalhe ao lado) levaram ao adiamento do POA-TAPES 2011. São ventos de grande intensidade até para quem está acostumado com regatas, mas nada impossível de navegar. Em todo o caso, é bom lembrar que as regatas de O'Day23 eram canceladas com ventos de 25 nós.
O público dos eventos do Popa inclui tripulações bem diferentes daquelas acostumadas às regatas, escolhidas por critérios de performance. Nos nossos eventos, temos tripulações cruzeiristas, incluindo mulheres e crianças. O clima é bem diferente.
Poderíamos deixar para decidir amanhã, na véspera da largada, esperando que a previsão mostrasse ventos menos fortes, e assim podermos confirmar a largada tão esperada, mas outras circunstâncias concorrem na decisão. Há todo um aparato envolvido na realização do evento, como a preparação do Clube Náutico Tapense para receber muitos barcos, a preparação do jantar pela Prefeitura Municipal de Tapes, o deslocamento do navio "Benevente" da Marinha do Brasil que faria a largada, e ainda o inconveniente dos participantes inscritos para mudar de planos de última hora, dentre outros inconvenientes, como os custos de adiamento para o Popa e demais instituições envolvidas na organização. Assim que, após conferirmos diversas previsões meteorológicas e termos consultado uma dúzia de comandantes inscritos, com barcos de vinte e poucos pés a mais de 40, tomamos a decisão desde já. Além do vento forte, o desconforto do vento de alheta com a lagoa "mexida" desde a véspera, e o vento contra com rajadas de 28 nós na enseada de Tapes.
Os ventos previstos são consequência de um anti-ciclone extra-tropical, ou seja, um sistema de alta pressão atualmente com centro na costa da Argentina, deslocando-se para leste, e chegando no sábado a ~1.030mbar, conforme o Grib, como mostrado no gráfico acima (prev p/dia 19). Este tipo de fenômeno meteorológico não tende a mudar de características de um dia para o outro, tendo-se assim classificado as previsões como de boa confiabilidade. Foi uma decisão difícil mas a favor da segurança e do bem estar das tripulações.
Estima-se que o evento poderá ser realizado em janeiro próximo, a confirmar oportunamente.

14 Nov 2011
Brasileiros participam da F1 Nations Cup World

Os pilotos brasileiros Lebos Chaguri e Paul Gaiser, representarão o Brasil no mundial de F1 Nations Cup World, o novo formato de uma nova corrida da UIM (União Internacional de Motonáutica), que reúne os dois melhores pilotos de cada país e terá seu lançamento dia 20 de novembro, em Cingapura. Os barcos do F1 Nations Cup World assemelham-se aos da F1, ultrapassam 200 km/h e chegam de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos.
Fonte: Diário do Comércio

14 Nov 2011
Começa retirada da carga de navio que naufragou na Nova Zelândia

As equipes de emergência anunciaram nesta segunda-feira o começo da fase de retirada dos contêineres do cargueiro Rena, que causou uma catástrofe ecológica ao naufragar no dia 5 de outubro perto do litoral norte da Nova Zelândia, após extrair quase todo o combustível do navio.
Após cinco semanas de trabalho para evitar que o petróleo vazasse para o mar, o chefe de salvamento marítimo da Nova Zelândia, Arthur Jobard, afirmou que a operação de resgate iniciou os preparativos para a recuperação da carga da embarcação.
As autoridades zelandesas qualificaram esta segunda fase da missão como de "extremada complexidade" para evitar novos vazamentos ao mar. "Cada contêiner apresentará seus próprios desafios, por isso que será um processo metódico e lento", explicou Jobard à imprensa. No cargueiro encalhado permanecem cerca de 1.280 contêineres, alguns dos quais levam substâncias de alta toxicidade.
O Rena continha cerca de 1.733 t de combustível quando encalhou no recife de Astrolabe, a cerca de 12 km da cidade portuária de Tauranga, na ilha do Norte. Após o acidente 350 t de combustível vazaram e a maré negra chegou ao litoral de Tauranga, causando a morte de pelo menos 1.946 aves.
As autoridades acusaram o capitão do Rena e o segundo oficial, que supostamente causaram o naufrágio ao realizar uma manobra brusca para encurtar a rota.
Fonte: Terra; Foto: AP

14 Nov 2011
Extraído quase todo o combustível de navio que naufragou na N. Zelândia

As equipes de emergência extraíram quase todo o combustível do cargueiro Rena, que causou uma catástrofe ecológica ao naufragar no dia 5 de outubro perto do litoral norte da Nova Zelândia, informaram neste domingo fontes oficiais.
Após cinco semanas trabalhando para evitar que o petróleo vazasse para o mar, o chefe de salvamento marítimo da Nova Zelândia, Arthur Jobard, qualificou a missão como um "marco" e explicou que a partir de agora começará uma nova fase nas operações.
As autoridades confirmaram que cerca de 60 toneladas de combustível permanecem no navio misturadas com água do mar, o que complicará a drenagem da carga.
O Rena continha cerca de 1.733 toneladas de combustível quando encalhou no recife de Astrolabe, a cerca de 12 quilômetros da cidade portuária de Tauranga, na ilha do Norte.
Após o acidente 350 toneladas de combustível vazaram e a maré negra chegou ao litoral de Tauranga, causando a morte de pelo menos 1.946 aves.
As autoridades acusaram o capitão do Rena e o segundo oficial, que supostamente causaram o naufrágio ao realizar uma manobra brusca para encurtar a rota.
Fonte: EFE

11 Nov 2011
Movimentação de passageiros a bordo faz barco afundar

O mestre da ‘Sol de Lagos’, a embarcação marítimo-turística que, pelas 11h45 de anteontem, se virou junto à Praia do Camilo, em Lagos, com 10 turistas alemães a bordo – dos quais duas mulheres, de 79 e 71 anos, morreram – foi ontem ouvido no âmbito do inquérito da Polícia Marítima (PM).
Num testemunho emocionado, ‘Zé Marinheiro', de 56 anos, que teve alta do hospital às 22h30 de anteontem, disse que o acidente ocorreu depois de ter começado a chover. Para se abrigarem, os turistas concentraram-se na popa do barco, debaixo de chapéus de chuva. Ao passarem pela praia, inclinaram-se todos para o mesmo lado, para olhar e isso bastou para que o barco adornasse e começasse a meter água pela borda, provocando o afundamento.
O mestre, que manobrava, à proa, de costas para os turistas, não se terá apercebido do perigo. A PM quer ainda ouvir os quatro náufragos alemães que ontem continuavam internados no Hospital de Portimão: os dois viúvos, de 83 e 69 anos, uma mulher de 76 e outro homem, de 74. Os outros já terão deixado o Algarve.
A embarcação, com capacidade para 12 pessoas, foi rebocada para os estaleiros de Lagos e é hoje vistoriada pela Autoridade Marítima, apurou o CM.
Fonte: Correio da Manhã Pt

10 Nov 2011
Londres 2012 tira navio de guerra de cartaz e cria polêmica

O HMS Belfast está ancorado no Rio Tâmisa e se tornou um museu
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres estão sendo criticados por apagar digitalmente de um cartaz promocional um navio de guerra estacionado no Rio Tâmisa. A embarcação em questão é o HMS Belfast, uma relíquia da marinha britânica, que foi usado na Segunda Guerra Mundial e hoje, fora de atividade, está permanentemente ancorada e foi transformada em museu.
O cartaz foi afixado na última segunda-feira em estações de metrô londrinas e gerou a fúria da imprensa local. O Daily Mail publicou em seu site uma matéria em que acusa os organizadores de não dar valor à ilustre história do HMS Belfast e entrevistou alguns veteranos de guerra, que se mostraram indignados com a situação.
O ex-comandante-chefe da OTAN, Sir James Erbele, que serviu no navio entre 1944 e 1945, afirmou à publicação estar horrorizado. Fred Wooding, membro da Associação HMS Belfast, classificou o caso como como um insulto aos que serviram o país, e completou dizendo que sem a embarcação a Olimpíada não seria em Londres, mas sim em Berlim.
O cartaz, ainda por cima, foi divulgado em meio às comemorações do armistício da Primeira Guerra Mundial. Nas semanas anteriores à data, 11 de novembro, a Grã-Bretanha tradicionalmente celebra as atuação de suas forças armadas nos conflitos desde 1914, homenageando os militares mortos em serviço.
Na última rodada da Liga Inglesa de futebol, todos os clubes entram em campo ostentando em seus uniformes uma flor vermelha estilizada, símbolo das comemorações do armistício. A seleção de futebol do país também desejava usar a homenagem no sábado, quando joga contra a Espanha, em Wembley, mas a ideia foi barrada pela Fifa. A entidade tema que a homenagem crie um precedente que legitime manifestações que políticas dentro de campo.
Segundo o Mail, um porta-voz do Comitê Organizador dos Jogos de Londres afirmou que o HMS Belfast foi erroneamente excluído do cartaz, mas que isso já estava sendo corrigido.
Fonte: Terra; Foto: AFP

10 Nov 2011
Volvo Ocean Race: Telefônica à frente

O veleiro espanhol Telefónica, de Iker Martinez, está na liderança da Volvo Ocean Race, numa altura em que a frota está a norte da Ilha da Madeira, após ter largado de Alicante, Espanha, no sábado.
Na leitura por satélite das 16 horas desta quarta-feira, a equipa norte-americana Puma, do "skipper" Ken Read, estava na segunda posição, a 4,7 milhas náuticas dos espanhóis, seguindo-se os franceses do Groupama 4, de Franck Cammas.
O Abu Dhabi está prestes a regressar à prova, após ter sido obrigado a regressar a Alicante no domingo para reparar o mastro partido.
A primeira equipa a abandonar a regata foi a chinesa do Sanya, depois de ter sofrido danos consideráveis no seu monocasco, também no domingo.
A equipa liderada por Mike Sanderson apenas voltará à prova na saída para a segunda etapa, na África do Sul, sendo esperada a chegada dos veleiros à Cidade do Cabo no final de novembro.
Fonte: Record Pt

10 Nov 2011
Acusado de liderar ataque contra o "USS Cole" comparece a tribunal militar
Abd al Rahim al Nashiri, de origem saudita, acusado de liderar o atentado contra o navio americano "USS Cole" em 2000 no Iêmen, compareceu nesta quarta-feira a um tribunal militar na base americana de Guantánamo (Cuba).
Vestido com uniforme de prisioneiro, Al Nashiri, de 46 anos, foi levado a um tribunal pela primeira vez desde que foi detido em 2002. O réu sorriu diversas vezes para o juiz.
Este é o primeiro caso desde que o presidente Barack Obama recuou e ordenou a retomada dos polêmicos julgamentos militares.
As acusações contra Al Nashiri alegam que ele foi o líder do "planejamento e preparação" do ataque contra o "USS Cole" em 12 de outubro de 2000 no Iêmen, no qual morreram 17 marines e 40 ficaram feridos.
O ataque, com uma lancha repleta de explosivos, abriu um buraco de 10 metros por 10 metros no navio americano.
Os promotores americanos também acusam Al Nashiri de planejar e tentar atacar o "USS The Sullivans" em Aden em janeiro de 2000 e de planejar outro ataque contra o petroleiro francês "MV Limburg" no golfo de Aden.
Este último ataque matou um búlgaro e provocou o vazamento de 90.000 barris de petróleo em 2002.
Fonte: AFP
Assunto relacionado: USS Cole é transportado para manutenção

08 Nov 2011
Volvo Ocean Race: Ondas gigantes danificam barcos na primeira perna

Na noite da primeira perna da Volvo Ocean Race, os competidores já puderam sentir as dificuldades que irão enfrentar para concluir as 39 mil milhas náuticas durante os próximos oito meses de competição. Abu Dhabi e Sanya sofreram danos no barco após enfrentarem ondas gigantes na costa espanhola e estão temporariamente suspensos da competição. O Abu Dhabi está em Alicante trocando o mastro e quer voltar para a regata dentro de dois dias, já o Sanya só deverá retomar a prova na segunda perna, na Cidade do Cabo.
O Sanya teve o casco bastante danificado após enfrentar ventos acima de 40 nós e as ondas de mais de 10m de altura no Mar Mediterrâneo, considerando um dos mais traiçoeiros do trajeto.
"Todos estão desapontados obviamente, mas graças a Deus estamos seguros, o que é mais importante. O que nos deixa mais tranquilos é que os danos não foram causados por algo que nós fizemos e sim por um acidente de percurso. São visíveis um rasgo na lateral e as fibras de carbono descascando. Não nos iludimos, mas nós voltaremos o mais breve possível e com força", relatou o comandante Mike Sanderson.
O veleiro está no porto de Motril, a 250km de Alicante, e a equipe está definindo se começa a consertá-lo na Espanha ou leva o veleiro como está para a África.
Já no barco árabe, o mastro se partiu em três partes e assustou os tripulantes, que retornaram para Alicante (Espanha) para consertar os danos. Apesar do começo inesperado, a equipe se mostrou motivada para continuar na maior regata de volta ao mundo.
"O nome do nosso barco é Azzam, que significa determinação, e é exatamente o que estamos sentindo agora. Nós queremos voltar para a água e dar 110% do nosso esforço. É claro que é difícil pensar sobre o que aconteceu, pois foi o dia mais assustador da minha vida. O que tiver que ser será e nós ainda queremos ganhar essa regata", afirmou Adil Khalid, um dos mais novos velejadores da competição (23 anos). Ele foi foi escolhido entre mais de 120 candidatos para ser o primeiro dos Emirados para competir na Volvo Ocean Race.
O time árabe espera voltar para a regata dentro de dois dias e aproveitar a calmaria tradicional no Atlântico para alcançar a flotilha.
Fonte: FinalSports

08 Nov 2011
Embarcação incendiada na Jordânia naufraga no Mar Vermelho

Quatro dias após um incêndio, o navio Pella naufragou no Mar Vermelho, contabilizando uma morte e 44 feridos, informou a agência de notícias jordaniana Petra.
O naufrágio ocorreu a 18 quilômetros do porto jordaniano de Aqaba, ponto de partida do navio dias atrás em direção ao porto egípcio de Nuweiba com 1.240 passageiros a bordo, a maioria deles egípcios.
Na última quinta, a embarcação começou a pegar fogo enquanto navegava entre a Jordânia e o Egito.
Segundo a agência jordaniana, uma pessoa morreu ao se atirar no mar para fugir das chamas e outras 44 ficaram feridas, a maioria por asfixia. A situação só não se agravou mais porque os passageiros foram resgatados com agilidade por policiais e outra embarcação da mesma companhia.
Em declarações, o porta-voz da empresa, Hussein Souob, afirmou que a embarcação está a 750 metros de profundidade "completamente destruída e não representa risco à navegação, nem para o meio ambiente".
O incêndio começou pela garagem da embarcação, que também transportava veículos particulares. Até o momento, a causa do incêndio é desconhecida. O resgate dos passageiros também contou com ajuda do Exército egípcio e das Forças Aéreas Jordanianas.
Fonte: Terra; Foto: Reuters

06 Nov 2011
Veleiro 'Abu Dhabi' perde mastro no início da Volvo Race
O veleiro "Abu Dhabi", dos Emirados Árabes Unidos, perdeu o mastro neste sábado, a cerca de 30 milhas náuticas de Cartagena (Espanha), nas primeiras horas da regata de volta ao mundo Volvo Race, mas a tripulação não sofreu qualquer ferimento, informou a direção da prova.
"Não houve pânico a bordo e vamos regressar (ao porto) a motor durante a noite para realizar os reparos", declarou por rádio o patrão do veleiro, Jules Salter, em contato com a direção da regata.
A Volvo Race, com seis dos melhores veleiros do mundo, teve início neste sábado com a etapa entre Alicante e Cidade do Cabo.
Abu Dabi é um dos três veleiros favoritos, ao lado de Puma (EUA/Ken Read) e Camper (NZL/Chris Nicholson).
Os veleiros são do modelo VO70 (Volvo Open 70), com casco de alta tecnologia de 21,5 metros e uma tripulação de 11 membros, de vários países.
Após chegar à Cidade do Cabo, a 6.500 milhas de Alicante, os participantes passarão por Abu Dabi (EAU), Sanya (CH), Auckland (N.Z), Itajaí (BR), Miami (EUA), Lisboa (PT), Lorient (FR) e Galway.
Fonte: AFP

06 Nov 2011
Brigada Militar do RS patrulhará com lancha

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul passará a patrulhar o Rio Guaíba e o Delta do Jacuí, em Porto Alegre, já a partir deste mês, operando com nova embarcação.
A lancha fabricada com fibra de vidro vem em substituição à anterior, que já está fora de serviço há 10 anos.
Batizada de Baronesa do Gravataí, a lancha foi avaliada em R$370mil.
Fonte: Zero Hora
Foto: Divulgação BM

05 Nov 2011
Navegando ao sul do sul do Brasil

O velejador gaúcho Emilio Oppitz alcançou ontem o Arroio São Miguel, ao sul da Lagoa Mirim, velejando nas águas doces navegáveis mais meridionais do Brasil. Na margem direita do arroio estão os marcos brasileiros da fronteira do Brasil com o Uruguai, a aproximadamente 9 milhas náuticas a noroeste do Chuí, na costa do Atlântico.
Radiante de alegria, o Comandante Oppitz comunicou o feito ontem, assim que obteve sinal de celular. Com mileagem invejável a bordo de veleiros e de embarcações a motor, Emilio já cruzou o Atlântico, navegando.
Para a aventura ao São Miguel, partiu de Tapes RS em outubro passado com seu barco Adriana, de 23 pés, velejando pela Lagoa dos Patos, Canal São Gonçalo e Lagoa Mirim. Antes de tomar o rumo ao S. Miguel, Emilio passou pelo rio Jaguarão do Comte Roberto Couto e por afluentes uruguaios da Mirim.
Vídeo sobre Emilio Oppitz
Mais sobre a fronteira do Brasil com o Uruguai

05 Nov 2011
Velejador baiano conclui regata

Por volta das 7:40h de ontem, sexta-feira (4), desembarcou no Terminal Náutico da Bahia, com o barco 472 Vmax, o baiano Kan Chuh, único brasileiro a participar da regata internacional La Charente-Maritime Bahia 2011. Chinês-baiano, como ele mesmo se define, o filho de imigrantes chineses, de 50 anos, cruzou a linha de chegada em 21° lugar, pela categoria série, após percorrer mais de 4,2 mil milhas náuticas - o equivalente a 7,8 mil quilômetros. Kan Chuh foi recebido ainda no barco pelos pais, que estouraram uma champanhe para brindar o feito de atravessar o Oceano Atlântico, pela primeira vez, em um veleiro mini, de apenas 6,50 metros.
Kan teve direito a festa na Baía de Todos-os-Santos, queima de fogos e muitos aplausos da família e dos amigos, além das tradicionais baianas, e a presença da esposa Karla e dos três filhos: Kevin, Marina e Kim. "Tenho muito orgulho de Kan. Fiquei muito ansiosa, mas nunca com medo, porque sabia da capacidade dele. Estou muito feliz por ele", disse, emocionada, Karla.
Um pouco mais magro, com a fisionomia bastante cansada, Kan Chuh demonstrava também muita felicidade de voltar para casa, reencontrar a família, com a sensação de dever cumprido. "Eu ralei muito para participar dessa aventura, não queria ficar em casa assistindo televisão e vendo meus 50 anos passando. Queria chegar à minha cidade pelo mar, por isso me preparei para competir na La Charente-Maritime", revelou.
Enfrentar frio e calor - para ele, o sol foi um dos maiores vilões - foram alguns dos desafios de Kan. "Cansaço, medo, preocupação e depressão, eu senti muito isso. É uma regata muito dura, difícil e de alto nível. Exigiu muito de mim. Não pensei em desistir, mesmo que fizesse, era melhor seguir. Imagine você, no meio do mar, sozinho. E se um barco quebrar? Você tem de se virar sozinho", contou.
O feito de Kan Chuh pode ser mensurado pela pequena participação de brasileiros nessa competição. Apenas três conseguiram atravessar o Atlântico em um mini transat 6.50. Em 2003, o carioca Gustavo Pacheco participou, e em 2009, foi a vez de Isabel Pimentel, também carioca e primeira mulher brasileira que disputou a La Charente-Maritime.
Essa é a 18ª edição da regata internacional La Charente-Maritime Bahia 2011 - Transat 6.50, promovida pela Associação da Grand Pavois de La Rochelle, a cada dois anos. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia.
Fonte: FutebolBaiano

03 Nov 2011
"Graças aos coletes salva-vidas é que eles conseguiram sobreviver", diz major
Pai e dois filhos ficaram mais de 15 horas à deriva após barco em que estavam naufragar nesta quarta-feira na Lagoa dos Patos
O major Vanius Cesar Santarosa, do Batalhão de Grupamento Aéreo da Brigada Militar, disse em entrevista ao Jornal do Almoço desta quinta-feira que os três pescadores que ficaram à deriva por mais de 15 horas só sobreviveram porque usavam coletes salva-vidas.
— Graças aos coletes salva-vidas é que eles conseguiram sobreviver. Por que se eles tivessem que ter nadado esse período todo sem coletes, provavelmente eles não teriam conseguido resistir — disse o major.
Ele contou ainda que as buscas pelos pescadores — o pai Daurélio Braga da Cunha, 54 anos, e os filhos Ataídes Felipe Oliveira da Cunha, 26, e Leonardo Oliveira da Cunha, 15 — começaram no meio da tarde desta quarta-feira, quando a polícia recebeu um pedido de socorro pelo rádio.
— Imediatamente começaram as buscas, busca aérea, com batalhão de aviação, e busca de bombeiros, com seis barcos — explicou Santarosa.
As buscas foram suspensas à noite e retomadas esta manhã, quando a polícia foi avisada que os três haviam sido resgatados por pescadores.
De acordo com o major, Daurélio e Leonardo estavam com coletes salva-vidas e Ataídes estaria agarrado a uma boia.
— Esta manhã o seu Daurélio contou que via o helicóptero sobrevoando o local ontem, mas devido às altas ondas, de quase dois metros, o resgate não os avistou — contou o major.
Após passar a noite e a madrugada na água, Ataídes apresenta um quadro de hipotermia e foi transferido de helicóptero para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Os outros dois passaram por exames no Pronto Atendimento do Hospital Moinhos de Vento, no bairro Restinga.
Fonte: Zero Hora
Saiba mais (link para vídeo)

03 Nov 2011
Pai e filhos são encontrados vivos após passar a noite à deriva na Lagoa dos Patos

Três pessoas que desapareceram na tarde de domingo na Lagoa dos Patos, em Palmares do Sul, no Litoral Norte, foram localizadas à deriva nesta manhã na região de Itapuã, em Viamão.
O pai e dois filhos, de 24 e 15 anos, estariam pescando quando a embarcação afundou. Segundo os bombeiros, eles chegaram a pedir socorro por celular, mas perderam o contato em seguida.
Nesta manhã, pescadores encontraram os três à deriva, nadando. Os sobreviventes estão cansados e estressados e um dos filhos apresenta quadro de hipotermia, mas, em geral, eles passam bem e serão levados ao Hospital da Restinga, na Capital.
Fonte: Zero Hora
Colaboração: Claudio Littig

03 Nov 2011
Naufrágio de pequena embarcação de pesca na Lagoa dos Patos
Um pescador e seus dois filhos naufragaram na tarde de ontem na região norte da Lagoa dos Patos RS. A pequena embarcação virou devido às ondas e rajadas do sudoeste com mais de 20 nós, entre a Ponta das Desertas e a Ponta do Anastácio, nas proximidades da Lagoa do Casamento.
Pedidos de auxílio foram encaminhados à Brigada Militar em torno das 17 horas, logo que a notícia chegou a Palmares do Sul RS. A região do naufrágio é isolada e sem qualquer recurso. Com a lagoa mexida, a navegação com o bote inflável da Brigada é difícil. O acesso rodoviário à região a sotavento do local do naufrágio é por estradas de fazendas. Até o final do dia de ontem não haviam notícias sobre o pescador e seus filhos.
Colaboração: Heloiz de Azevedo

03 Nov 2011
Capitão de rebocador que atropelou barco de passeio pega 1 ano de prisão
Dois estudantes húngaros morreram no acidente.
O norte-americano Matthew Devlin foi condenado pela Justiça americana a ano de cadeia na terça-feira (1º) após ser considerado culpado por atropelar com um rebocador um pequeno barco de passeio no rio Delaware, na Filadélfia, em julho de 2010. Devlin, que pilotava o rebocador, se envolveu no acidente após se distrair enquanto falava ao telefone celular. Dois estudantes húngaros morreram no acidente.
Fonte: G1

03 Nov 2011
Esgoto em cabine de navio de cruzeiro rende indenização

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou a CVC a indenizar um casal no valor de R$ 5 mil, por danos morais sofridos durante cruzeiro. No primeiro dia de viagem houve problemas no sistema de esgoto da cabine, que só foram solucionados no quarto dia. O ralo chegou a transbordar e a invadir o quarto dos clientes.
Fonte: Estadão

02 Nov 2011
Pipi na borda e celular ensacado: causa e salvação de velejadora que caiu na água

Uma velejadora francesa de 54 anos preparava-se para fazer pipi na borda do seu veleiro "The Argade II", de 31 pés, quando caiu n'água. Florence Arthaud velejava em solitário, próximo à Ilha de Córsega, no Mar Mediterrâneo, quando a queda ocorreu.
Segundo Florence contou a uma estação de TV francesa, ela havia comprado um celular com GPS na semana anterior e o acondicionou em uma capa à prova d'água. Boiando e vendo seu barco afastar-se, a francesa ligou para sua mãe, em Paris, e explicou a situação, conforme noticiou o Daily Telegraph. Imagine o que a conversa pode ter sido: "Mãe, eu estava velejando e deu vontade de fazer pipi, e acabei caindo n'água. Tenta convencer a Costeira de que isso é verdade".
Duas horas após a ligação, Florence foi resgatada, já sofrendo de hipotermia. Uma headlamp ajudou na localização da velejadora no mar.
Florence Arthaud não é uma principiante. Pelo contrário, é uma das mais respeitadas velejadoras do mundo, tendo sido a primeira mulher a vencer a regata transatlântica Route du Rhum, velejando em solo.
Não é a primeira vez que alguém cai n'água nessa faina. Tempo desses alguém comentou na varanda de um clube náutico de Porto Alegre sobre a "síndrome da bragueta aberta", referindo-se ao fato de alguns velejadores terem sido encontrados mortos com a bragueta aberta, o que sugeriria que estariam na mesma função que Florence.
Fonte: Practical Boat Owner, com comentários de Danilo Chagas Ribeiro
Colaboração: Gustavo J G Piedras

Assunto relacionado: "Iluminado"

1º Nov 2011
Fotografando a natureza, aventuras e esportes de ação

A tradicional Feira do Livro de Porto Alegre contará este ano com a participação de um autor velejador. O "Livro Ilustrado da Sul Sports", com a co-autoria do Comandante João Paulo Lucena/CDJ, o "JP", mostra belíssimas imagens de fotografia outdoor.

Palestra sobre fotografia outdoor, equipamentos e dificuldades do fotógrafo com especial enfoque nas viagens e natureza, atividades de aventura e esportes de ação.
Quando: 1º de novembro de 2011, às 17:30h.
Onde: Sala dos Jacarandás, Memorial do Rio Grande do Sul, em frente à Feira do Livro.
Quanto: Entrada franca

Estande de Autógrafos da 57ª Feira do Livro.
Quando: 1º de novembro de 2011, às 20:30h.
Onde: Sob os belos jacarandás em flor da Praça da Alfândega, na Capital Gaúcha.
Quanto: Entrada franca
Fotos: João Paulo Lucena

Belas fotos de João Paulo Lucena publicadas pelo Popa

Não menos belas fotos do JP

Blog do JP: Terra Australis

1º Nov 2011
O francês David Raison foi o vencedor da Transat 6,50

David Raison, no comando de seu protótipo de última geração, o « 747 - TeamWork Evolution », ao vencer a segunda etapa, Funchal-Salvador-BA, tornou-se o campeão da Regata Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 (classificação provisória antes do juri) na categoria Protótipos.
Ele cruzou a linha de chegada, em frente a marina de Salvador, às 18 horas, 43 minutos e 32 segundos UTC, ou seja, às 19 horas, 43 minutos e 32 segundos em horário francês, de 30 de outubro de 2011.
David Raison que havia terminado em 2o. Lugar a primeira etapa, entre La Rochelle (Charente-Maritime, França) e Funchal (Madeira/Portugal), venceu a segunda etapa entre Funchal e Salvador (Bahia/Brasil).
Em abril de 2010 David revela e comunica seu projeto revolucionário: « Após quase dois em construção, eu tenho o grande prazer de anunciar a o lançamento iminente ao mar, de meu próximo barco. Trata-se de um protótipo Mini 6,50 batizado de « Magnum » (ndr, impossível não pensar a um picolé gigante, olhando de cima). Inspirado em minha experiência de navegador e de engenheiro hidrodinâmico, a carena do Magnum foi escolhida entre dez carenas, todas testadas digitalmente entre 2005 e 2008: algumas oriundas dos melhores Minis da atualidade e outras desenvolvidas sem tabu arquitetônico. Essa “reengenharia” da concepção de um barco de corrida em alto mar, com base nas tecnologias de estudos e de construções mais modernas, permitiu chegar a um barco muito inovador, porém coerente com as grandes tendência atuais. ». David, apresentava os trunfos de seu Magnum, mais tarde rebatizado de TeamWork Evolution: Uma « cara » única, inspirada nos Scows (tipo de barcaça) americanos; uma ergonomia otimizada por um skipper mas arrojado; Uma potência agregada de 20% em comparação aos Minis atuais, sem aumento do peso e nem da resistência aerodinâmica ; Uma construção inteira em carbono. « A largura, sempre a largura » continuava David consciente de suas escolhas extremas.
O barco foi então apresentado e exibe uma proa arredondada, fundos chatos, bordos verticais, um posto de vigilância para que o skipper fique próximo dos ajustes... Um projeto que mostra um potencial fora das normas e que demonstra uma impressionante polivalência.
Além de um perfil revolucionário, também são marcantes a qualidade e êxito dos elementos subjacentes a essa concepção, uma quilha pendular telescópica, um plano vélico adaptado e lastros equitativamente proporcionais.
Esse Mini 6,50 foi então, colocado na água, mas a regulagem demandou vários meses. David abandonou na Mini Pavois 2010, terminou em 16o. no prêmio Marie-Agnès Péron 2010, abandonou durante a Mini Fastnet 2010 e em seguida na Mini Barcelona 2010. Ele terminou em 2º. Lugar o Grand Prix da Itália em 2011 e a Pornichet Select 6,50 2011, chegou em 9o. para o Troféu Marie-Agnès Péron 2011, abandonou no Mini Fastnet 2011 e enfim, chega uma certa consagração com sua vitória na Transgascogne 6,50 2011. É inútil dizer que muitos olhos estavam apontados para ele nessa Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 2011
Fonte: Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 2011

Notícias anteriores