Notícias do Popa

30 Jun 2012
Volvo Ocean Race terá barco mais seguro e barato na próxima edição

Os novos veleiros serão menores, com um projetista e construídos por consórcio de estaleiros
Novidades para a próxima edição da Volvo Ocean Race, que acontece em 2014 e 2015. Para garantir mais segurança e aumentar o custo benefício, a organização do evento decidiu reduzir o tamanho dos barcos e que apenas um grupo de estaleiros construirá os veleiros. Além disso, eles serão menores, passando de 70 para 65 pés (19,8 metros).
O objetivo da Volvo Ocean Race é aumentar o número de barcos para dez. Hoje, a competição conta com seis: Groupama, Puma, Camper, Telefónica, Abu Dhabi e Sanya.
O projeto dos novos veleiros prevê a inclusão de vídeo, satélite e produção de conteúdo de última geração, melhorando ainda mais o trabalho desenvolvido Media Crew Member (tripulante de mídia), que existe desde a edição passada.
A Volvo Ocean Race nasceu em 1973 e hoje, seu “quartel general” está instalado em Alicante, na Espanha. O Brasil já teve uma equipe na edição de 2005/2006 e foi capitaneada por Torben Grael. O maior medalhista olímpico do país levou o Brasil 1 à terceira posição. Na edição seguinte,o mesmo Torben comandou o Ericsson 4 na conquista do título.
Fonte: Ahe

30 Jun 2012
Acordos entre Brasil e Uruguai projetam Hidrovia Mercosul para 2014
Integração via Lagoa Mirim viabilizaria movimentação de 1,5 milhão de toneladas em cargas por ano
Governo do Rio Grande do Sul reuniu-se com representantes uruguaios em 14 de junho
Um antigo desejo dos setores de logística e de agronegócio do País, principalmente da região Sul, voltou a ser debatido entre autoridades do Brasil e do Uruguai. A Hidrovia Mercosul, que possibilitará o transporte de cargas entre os dois países por meio do corredor Lagoa Mirim-Canal de São Gonçalo-Lagoa dos Patos, deve receber investimentos e intervenções necessárias entre 2013 e 2014. A expectativa é do diretor de Logística e Integração da Ciência da Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Seinfra), Álvaro Woiciechoski.
Em 14 de junho, os governos estadual e federal formalizaram um protocolo de gestão compartilhada para recuperar mil quilômetros de hidrovias e reformar o parque de máquinas do Rio Grande do Sul. Os planos foram apresentados ao vice-presidente da Administração Nacional de Portos da República Oriental do Uruguai, Juan José Dominguez.
A hidrovia é pensada como uma via de mão dupla, servindo de rota de saída para cargas oriundas do Uruguai (por meio do Porto de Rio Grande) e de entrada de produtos brasileiros no mercado uruguaio (principalmente grãos, como a soja). Para Woiciechoski, a implantação da hidrovia serve diretamente aos interesses do Brasil em aumentar as exportações entre os dois países. O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, cita um estudo feito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) há cerca de quatro anos, por meio da Agência da Lagoa Mirim, que prevê um potencial de 1,5 milhão de toneladas a serem movimentadas na lagoa anualmente.
A aproximação em torno dessa discussão vem ocorrendo desde o fim de 2010, aponta o diretor da Seinfra. Naquele ano, foram anunciados R$ 217 milhões, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2), a serem investidos ao longo de cinco anos em obras de dragagem, segundo a combinação de o Brasil fornecer condições de navegação na região - o Uruguai também deve receber investimentos nesse sentido, tanto do governo quanto da iniciativa privada, para a construção de terminais portuários. Até o fim de 2012, Woiciechoski espera que sejam concluídos o plano diretor e a regulamentação da navegação, para dar início às obras em 2013. A gestão da hidrovia será estadual, por delegação da União.
Hidrovia é alternativa a BR-116 e BR-392
O debate sobre a implantação de uma hidrovia que ligue as duas lagoas existe há mais de cem anos, indica o presidente da Associação Brasileiras de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli. “Ela é estratégica para facilitar e baratear o transporte, além de ampliar o desenvolvimento da região Sul”, defende. Em um panorama mais amplo, a hidrovia viabilizaria o corredor multimodal entre Montevidéu, no Uruguai, e São Paulo. Para o dirigente, a hidrovia seria uma grande alternativa para desafogar o trânsito da região - a BR-116 e a BR-392, que formam o principal acesso ao Porto de Rio Grande, são gargalos entre as rodovias brasileiras -, mas depende de uma postura mais firme do Estado.
Manteli estima que as hidrovias navegáveis foram reduzidas de 1,2 mil a 700 quilômetros nos últimos 40 anos. Em compensação, o comércio do Mercosul, aponta o presidente da ABTP, é movimentado principalmente pelo modal rodoviário. Por isso, ele destaca a importância de explorar a rede hidroviária entre os demais países do Mercosul. “É muito mais barato, mais competitivo e polui menos”, considera.
Fonte: Transporte e Logística - Cartola - Agência de Conteúdo, para o Terra
Colaboração P Abreu, Grupo POPACOMBR

29 Jun 2012
Navio afundado pelos alemães em 1943 é achado no Mediterrâneo
A Itália encontrou no Mar Mediterrâneo, perto da ilha da Sardenha, o encouraçado Roma, afundado por um avião alemão durante a Segunda Guerra Mundial, informou na quinta-feira a marinha italiana.
O navio de guerra italiano foi localizado a 16 milhas marinhas, cerca de 30 km da costa norte da Sardenha, a mil metros de profundidade, graças a um robô submarino, o Pluto Palla.
A embarcação foi afundada em 9 de setembro de 1943, por um avião alemão, causando a morte de 1.352 marinheiros, entre eles o comandante das forças navais, o almirante Carlo Bergamini. Apenas 622 pessoas sobreviveram ao ataque. Após a assinatura de rendição aos aliados, a Itália já esperava sofrer retaliações alemãs. Além disso, os nazistas queriam impedir que a frota italiana servisse a seus inimigos.
O barco, orgulho da Marinha de guerra italiana por ser um dos mais modernos em seu tempo, transportava vários canhões com um alcance 42,8 km. O encouraçado teve uma vida curta, já que foi entregue à Marinha em junho de 1942, ou seja, 15 meses antes de afundar.
Fonte: Terra; Foto: AFP

29 Jun 2012
Martine, filha de Torben Grael, participará do Projeto Vivência Olímpica com outros nove atletas do País

Com o DNA de campeã, a jovem Martine Grael estará nos Jogos de 2012 por um bom motivo. Mesmo sem a vaga na classe 470, que ficou com a gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, a filha do maior medalhista olímpico do País, Torben Grael, participará do Projeto Vivência Olímpica. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levará 10 jovens atletas de vários esportes para Londres para oferecer experiência no evento e "quebrar o gelo" para 2016, quando a principal competição será sediada no Rio de Janeiro. A selecao foi criteriosa levando em conta o histórico de resultados nas categorias de base e o potencial futuro.
"A ideia é entender como funcionam as competições olímpicas e sentir na prática o que ocorre durante o evento. Na vela, por exemplo, as regatas são diferentes e muita gente pode sentir pressão, fazendo com que o resultado não seja o esperado. No caso dos mais novos é mais importante ainda sentir o espírito dos Jogos", revela a atleta de 21 anos.
Martine Grael tem títulos de sobra desde as categorias de base e na adulta. O mais significativo foi o ouro no Mundial da Juventude, em 2009, em Búzios (RJ), na classe 420. No ano seguinte, foi campeã Mundial Militar na classe J24. Depois vieram o ouro nos Jogos Mundiais Militares 2011, no Rio de Janeiro (RJ), na classe HPE, e o bronze na Universíade 2011, em Shenzhen, na China, na classe 470 ao lado da medalhista olímpica Isabel Swan. As duas ficaram em segundo lugar na seletiva olímpica brasileira para a categoria em 2012.
Parte da Equipe Brasileira de Vela está em Weymouth, nesta semana, treinando na raia onde serão disputadas as regatas olímpicas. Robert Schedit e Bruno Prada, por exemplo, fazem os últimos ajustes no Star para tentar o ouro olímpico. Os outros brasileiros na Inglaterra durante o período de treinos são Bruno Fontes (Laser), Ricardo Winicki (RS:X) e Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (470).
Martine disputa regata em Ilhabela antes de viajar para a Inglaterra.
Fonte: ZDLPromessa da vela brasileira para 2016, Martine, filha de Torben Grael, participará do Projeto Vivência Olímpica com outros nove atletas do País
Com o DNA de campeã, a jovem Martine Grael estará nos Jogos de 2012 por um bom motivo. Mesmo sem a vaga na classe 470, que ficou com a gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, a filha do maior medalhista olímpico do País, Torben Grael, participará do Projeto Vivência Olímpica. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levará 10 jovens atletas de vários esportes para Londres para oferecer experiência no evento e "quebrar o gelo" para 2016, quando a principal competição será sediada no Rio de Janeiro. A selecao foi criteriosa levando em conta o histórico de resultados nas categorias de base e o potencial futuro.
"A ideia é entender como funcionam as competições olímpicas e sentir na prática o que ocorre durante o evento. Na vela, por exemplo, as regatas são diferentes e muita gente pode sentir pressão, fazendo com que o resultado não seja o esperado. No caso dos mais novos é mais importante ainda sentir o espírito dos Jogos", revela a atleta de 21 anos.
Martine Grael tem títulos de sobra desde as categorias de base e na adulta. O mais significativo foi o ouro no Mundial da Juventude, em 2009, em Búzios (RJ), na classe 420. No ano seguinte, foi campeã Mundial Militar na classe J24. Depois vieram o ouro nos Jogos Mundiais Militares 2011, no Rio de Janeiro (RJ), na classe HPE, e o bronze na Universíade 2011, em Shenzhen, na China, na classe 470 ao lado da medalhista olímpica Isabel Swan. As duas ficaram em segundo lugar na seletiva olímpica brasileira para a categoria em 2012.
Parte da Equipe Brasileira de Vela está em Weymouth, nesta semana, treinando na raia onde serão disputadas as regatas olímpicas. Robert Schedit e Bruno Prada, por exemplo, fazem os últimos ajustes no Star para tentar o ouro olímpico. Os outros brasileiros na Inglaterra durante o período de treinos são Bruno Fontes (Laser), Ricardo Winicki (RS:X) e Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (470).
Martine disputa regata em Ilhabela antes de viajar para a Inglaterra.
Fonte: ZDL

28 Jun 2012
Velejador brasileiro anuncia rally da África do Sul ao Brasil

Travessia África do Sul - Brasil do primeiro Brazilian Rally está programada para fev/2013
A viagem de volta ao mundo do velejador brasileiro Silvio Ramos a bordo do RO400 Matajusi está prestes a completar o seu ciclo. Após quatro anos navegando ele planeja sua volta ao Brasil ao mesmo tempo que inicia a organização da primeira edição do Brazilian Rally, o BRally - um rally que trará dezenas de cruzeiristas a mares brasileiros.
A saída está planejada para acontecer em meados de Janeiro de 2013, partindo da cidade de Cape Town, na África do Sul - travessia que pode durar até 30 dias para os barcos mais lentos e tem previsão de chegada em fevereiro de 2013, antes do Carnaval. A idéia surgiu durante a viagem de volta ao mundo. "Eu sempre falava sobre o Brasil para cruzeiristas internacionais que conhecia. O resultado foi que muitos sugeriram vir ao Brasil comigo", conta Silvio.
Como idealizador, criador e embaixador do projeto, Silvio Ramos tem estreitado relacionamento com vários representantes náuticos nacionais para viabilizar a programação proposta para o BRally. Isso inclui patrocinadores, parceiros e divulgadores que tenham interesse em fazer crescer o turismo entre cruzeiristas internacionais e incentivar a cultura de travessias a vela no país.
A vela tem potencial para atrair muitos estrangeiros e movimentar o mercado local. Entretanto dificuldades com documentação para a entrada no país, problemas de estrutura e serviço das marinas e principalmente a pouca oferta de turismo especializado e credenciado são alguns fatores que inibem a vinda de cruzeiristas estrangeiros.
Com a realização do BRally este cenário se inverte pois a adesão ao rally oferece marinas credenciadas, dicas de navegação, turismo, serviços básicos, manutenção e outras facilidades para que os viajantes conheçam o Brasil sem surpresas desagradáveis. Entre os planos traçados para o BRally estão encontros de cruzeiristas, palestras e saídas em grupo para pontos turísticos locais.
Silvio já esta acompanhado de um grupo de oito barcos estrangeiros, que estão navegando juntos até Cape Town, com chegada prevista para novembro/dezembro de 2012. Lá o grupo receberá outros cruzeiristas vindos principalmente da Malásia, Tailândia e Indonésia, para seguirem juntos para o Brasil.
A viagem de volta ao mundo
A viagem de Silvio Ramos e Lilian Monteiro vai completar quatro anos. Desde janeiro de 2009 a dupla vem se aventurando por diferentes destinos como as Ilhas do Caribe, Tahiti, Nova Zelândia, Fiji, Bali, Tailândia, Sri Lanka, Rodrigues e agora se encontram atracados em Mauritius, uma ilha do oceano Índico, próximo do continente africano.
Trabalhando como gerente geral da multinacional Harte-Hanks, Silvio não deixou seu trabalho para viajar. Ele continua em contato com a empresa por meio de diferentes tecnologias que permitem comunicação com a empresa em qualquer lugar do mundo, mesmo em alto mar. Uma delas é a troca de e-mails via rádio SSB.
Fonte: Esporte Nordeste; Foto: Projeto Matajusi

27 Jun 2012
Mãe de milionário brasileiro diz que filho pode ter tido surto psicótico

A mãe de Guma Aguiar, o milionário brasileiro desaparecido nos Estados Unidos, acredita que seu filho possa estar vivo e vagando pela região de Fort Lauderdale, na Flórida, após ter sofrido um surto psicótico.
Aguiar foi dado como desaparecido na quarta-feira, após seu barco vazio ter sido encontrado à deriva em uma praia de Fort Lauderdale. O telefone celular e a carteira do milionário foram encontrados no barco. Ele tinha um histórico de problemas mentais e chegou a ser internado em um hospital psiquiátrico em 2010.
Em entrevista à rede de notícias CNN, a mãe do brasileiro, Ellen Aguiar, afirmou que o seu filho estava enfrentando "uma tremenda pressão, que não cessava".
O milionário, de 35 anos, tem uma fortuna avaliada em US$ 100 milhões (cerca de R$ 206,5 milhões) feita nos Estados Unidos com negócios em petróleo e gás natural. De origem judaica, ele ficou conhecido em Israel por seu trabalho filantrópico no país.
Ele é filho da americana Ellen e do artista plástico brasileiro Otto de Souza Aguiar, que morreu em 2006. O casal morava no Rio de Janeiro.
Psicose
Em uma petição feita por Ellen em um tribunal da Flórida, na qual faz uma solicitação para assumir o controle da fortuna do filho, ela diz que seu filho "pode estar delirando, sofrendo de psicose ou ter desaparecido".
No documento, ela afirma que "o ausente desapareceu devido a um desequilíbrio mental, ou outro distúrbio mental, ou, alternativamente, desapareceu em circunstâncias que indicam que ele pode ter morrido, seja naturalmente, acidentalmente, ou nas mãos de outra pessoa".
Em uma entrevista à rede de TV ABC, Ellen Aguiar levantou até a possibilidade de que ele tenha sido sequestrado, mas se mostrou cética. "Acredito em milagres e espero por um milagre. Mas penso que, realisticamente, o que aconteceu está bem claro. A maior possibilidade é de que ele tenha sido jogado do barco. O barco foi encontrado, mas não o corpo", afirmou.
Fonte: Terra
(Veja notícia de 24 Jun, logo abaixo)

26 Jun 2012
Barco tripulado só por mulheres surpreende em Ilhabela
Treze mulheres e um desafio: competir de igual para igual com os craques da vela num dos campeonatos de mais alto nível do iatismo, a Mitsubishi Sailing Cup. A força física é condição importante nesse esporte, mas a técnica também precisa estar apurada. E foi nesse quesito que as velejadoras deram uma verdadeira canseira nos demais calejados competidores.
O feito foi inédito. Pela primeira a competição, que está em sua terceira temporada, teve um barco com tripulação 100% feminina. Com o veleiro Pajero/Gol, elas disputaram a primeira etapa em Ilha Bela, de 21 a 24 de junho, na classe S40, sob o comando de Martine Grael, filha do velejador seis vezes medalhista olímpico Torben Grael.
E foi a primeira vez que Martine comandou um barco de grande porte, e numa classe que exige conhecimento refinado dentro do iatismo. A S40 é considerada a Fórmula 1 da vela mundial, com seus barcos rápidos e planadores, que são os mais potentes veleiros da atualidade.
A experiência da comandante contou muito, já que Martine conquistou a medalha de ouro dos Jogos Mundiais Militares na classe HPE25, em 2011, entre outros títulos mundiais e nacionais. Sem falar nas conquistas já acumuladas por toda a tripulação, uma verdadeira 'tripulação de peso', com uma vasta lista de títulos.
Renata Decnop tem 26 anos. Além de velejar desde os 9 anos de idade, ela é produtora musical. "Estamos dando trabalho para os marmanjos", comentou Renata no penúltimo dia da etapa. Embora tenham ficado em último na classificação geral, Renata falou da importância de participar da Mitsubishi Sailing Cup com um veleiro 100% feminino.
"Queremos fomentar a vela feminina. Há muito talento, mas pouca visibilidade. A S40 é uma classe de nível muito alto, o que só nos faz melhorar a cada regata. Sem falar que dominamos o veleiro Pajero em tempo recorde, pois começamos a treinar apenas três dias antes do início da competição."
Tatiana Ribeiro, que tem 30 anos e é engenheira civil, também destacou o pouco tempo que toda a equipe teve para se entrosar com o veleiro. "Perdemos mais por não conhecermos muito bem o barco. Estamos nos acostumando com ele, vendo como reage às manobras. Precisamos de mais tempo velejando com o Pajero e com certeza estaremos bem melhor na próxima etapa".
Ela contou como a força física também faz diferença. "Quanto mais o vento está forte, mais força física é exigida. Para superar esta dificuldade, em algumas situações colocamos duas meninas para fazer o que apenas um homem consegue fazer sozinho. Mas estamos a cada dia velejando melhor, melhorando nosso desempenho, entrosando a equipe e conhecendo o veleiro".
Mesmo com todas as dificuldades, as meninas do Pajero/Gol estão otimistas para a próxima etapa da Mitsubishi Sailing Cup, que acontecerá em Búzios (RJ), de 9 a 12 de agosto.
Fonte: 360graus; Foto: Renato Sá

26 Jun 2012
Casal sequestrado por piratas somalis em 2010 é libertado
O italiano Bruno Pelizzari e sua namorada, a sul-africana Deborah Calitz, sequestrados em outubro de 2010 por piratas somalis enquanto navegavam em um veleiro pela costa da Tanzânia, foram libertados na quinta-feira, anunciou o Ministério das Relações Exteriores da Itália.
O casal foi sequestrado por piratas somalis enquanto levavam um veleiro de Dar es Salaam, na Tanzânia, até Richards Bay, na África do Sul. As autoridades não tinham informações sobre o paradeiro de Pelizzari e sua namorada há 18 meses.
O ministro da Defesa somali, Hussein Arab Isse, explicou que a operação para libertar o italiano e a sua namorada foi finalizada nesta quinta-feira, segundo a imprensa italiana. "Como podem ver, o casal está são e salvo", acrescentou o ministro diante do casal em uma entrevista coletiva.
Os sequestradores chegaram a exigir US$ 10 milhões para libertar o casal, que vivia há vários anos na África do Sul. Posteriormente, segundo a imprensa italiana, o valor do resgate teria sido rebaixado para US$ 4 milhões.
"Agradeço todas as instituições pelo árduo trabalho e pelo resultado que conseguimos alcançar hoje, principalmente a contribuição determinante por parte das autoridades somalis do Governo Federal transitório", declarou o ministro das Relações Exteriores italiano, Giulio Terzi.
Fonte: Terra; Foto:AP

25 Jun 2012
Projeto de hyperleve anfíbio decola finalmente

Um hyperleve anfíbio batizado de FlyNano, fez o vôo inaugural há duas semanas. Pelo fato de pesar menos de 70kg, não é necessário licença de piloto para voar com o novo brinquedo na Europa.
Projetado na Finlândia, o hyperleve é dotado de motor elétrico, é silencioso, pode voar a 140km/h, e subir a 10.000 pés.
A aeronave que não tem cabine ("feel the wind" é o lema do fabricante), e pode planar, em caso de pane, à razão de 6:1. A versão básica do FlyNano vai custar Eur$32.000, com entregas a partir de 2013.
Assista ao vídeo

24 Jun 2012
EUA suspendem buscas a milionário brasileiro desaparecido no mar

A Guarda Costeira dos Estados Unidos suspendeu, após mais de 70 horas de rastreamento no mar, a busca pelo milionário brasileiro Guma Aguiar, cujo barco apareceu encalhado quarta-feira na praia de Fort Lauderdale, no norte de Miami.
"A Guarda Costeira e agentes da Comissão para a Conservação da Fauna e da Pesca reconheceram sem sucesso cerca de 3,9 mil km², uma área do tamanho do Estado de Rhode Island", indicou nesta sexta-feira a Guarda Costeira em comunicado.
O milionário brasileiro de 33 anos desapareceu em alto-mar após zarpar na terça-feira passada - em meio ao mau tempo - de sua residência a bordo do barco particular "TT Zion" (foto), encontrado no dia seguinte encalhado na praia de Fort Lauderdale sem ninguém.
Não foram encontrados rastros de sangue ou indícios de que houvesse outras pessoas a bordo, salvo Aguiar, que fez fortuna no negócio do petróleo e do gás e vivia entre Estados Unidos e Israel. Segundo a revista Forbes, o milionário e filantropo, empresário da companhia Leor Energy, chegou a ter um patrimônio de US$ 200 milhões. Em 2010, seus familiares o internaram em um centro psiquiátrico.
"(Buscamos) incansavelmente, apesar das condições adversas do tempo, com a esperança de encontrar Aguiar", acrescentou no comunicado Todd Lutes, capitão do 7º distrito da Guarda Costeira. "Nossas orações estão com os entes queridos (do milionário)".
Fonte: Terra
Conforme o jornal Sun Sentinel, quando a lancha foi encontrada, os motores estavam ligados, as luzes de navegação e GPS idem, e a carteira e o celular estavam a bordo.
Veja vídeo com reportagem (em inglês)
Outra reportagem
(em inglês)

23 Jun 2012
Marinha resgata lancha que estava naufragada na Lagoa dos Patos

Embarcação Lambari foi encontrada próximo ao farolete de Bujuru
Procura durou 22 dias. Foto: Marinha do Brasil/Divulgação
A Marinha resgatou na tarde desta sexta-feira a lancha LAEP 7 Lambari, pertencente à Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul. A embarcação estava naufragada desde o dia 31 de maio nas proximidades do Farolete Bujuru, na Lagoa dos Patos.
Foram 22 dias de trabalho para localizar, reflutuar e localizar a lancha. Diversos equipamentos precisaram ser utilizados, como o sonar side scan, apropriado para buscas submarinas, instalado no Navio-Patrulha Babitonga (P-63). Mergulhadores e militares da Estação Naval do Rio Grande e profissionais do Navio-Hidrográfico Sirius (H-21) da Marinha, vindos do Rio de Janeiro, também participaram da operação.
As más condições do tempo ao longo do período dificultaram a procura. A lancha ficará atracada na Capitania dos Portos. Ela está na Estação Naval do Rio Grande onde recebe avaliação e reparos.
Fonte: Zero Hora; Foto: Marinha do Brasil

23 Jun 2012
Porto Alegre pode ganhar duas linhas de transporte hidroviário neste ano

Itinerários ligarão o Centro Histórico à Ilha da Pintada e ao BarraShoppingSul
Porto Alegre pode ganhar dois itinerários de transporte hidroviário a partir deste ano. Estão em fase final de estudo duas linhas ligando o Centro Histórico à Ilha da Pintada e ao BarraShoppingSul.
De acordo com o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, o serviço deve ser operado pela empresa CatSul, a mesma que utiliza catamarãs na travessia Guaíba-Porto Alegre. A princípio, o contrato será de um ano, mas a empresa manifestou a disposição de realizar um estudo de viabilidade para participar de um edital de concessão das linhas por 30 anos.
Segundo Cappellari, a CatSul, que já encomendou mais uma embarcação, começará primeiro a realizar as viagens entre o Cais Mauá, no centro Histórico, e a Ilha da Pintada, onde as obras para o terminal de passageiros já estão em fase de conclusão.
O diretor-presidente da EPTC prevê que os preços das passagens sejam fixados em R$ 3 para o percurso Cais Mauá-Ilha da Pintada e em R$ 5, para o itinerário Cais Mauá-BarraShoppingSul
Fonte: Zero Hora
Colaboração: Roberto Gruner

22 Jun 2012

MARINHA DO BRASIL

         DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
      Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

Aviso n.º  384, 385,386, 387, 389, 390   Data: 21/06/2012              


AVISO  DE MAU TEMPO

AVISO NR 384/2012
AVISO DE VENTO FORTE/DURO
EMITIDO ÀS 1520 - QUI - 21/JUN/2012
ÁREA ALFA AO NORTE DE 31S A PARTIR DE 220900. VENTO SW/SE FORÇA 8/9 COM RAJADAS
9/10. VÁLIDO ATÉ 230600.

AVISO NR 385/2012
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1520 - QUI- 21/JUN/2012
ÁREA CHARLIE AO NORTE DE 26S A PARTIR DE 220000. VENTO NW/SW FORÇA 7 COM
RAJADAS. VÁLIDO ATÉ 221200.

AVISO NR 386/2012
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1520 - QUI- 21/JUN/2012
ÁREA CHARLIE AO SUL DE 27S A PARTIR DE 221200. VENTO W/SW FORÇA 7/8 COM
RAJADAS. VÁLIDO ATÉ 231200.

AVISO NR 387/2012
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1520 - QUI- 21/JUN/2012
ÁREA BRAVO A PARTIR DE 220600. VENTO NE/NW FORÇA 7/8 COM RAJADAS RONDANDO PARA
W/SW FORÇA 8/9 COM RAJADAS 9/10. VÁLIDO ATÉ 231500.

AVISO NR 389/2012
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1700– QUI - 21/JUN/2012
AREA ALFA AO NORTE DE 31S A PARTIR DE 221200. ONDAS DE SW/S 3.0/4.0.
VÁLIDO ATÉ 230600.

AVISO NR 390/2012
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1700 - QUI - 21/JUN/2012
ÁREAS ALFA E BRAVO A PARTIR DE 221800. ONDAS DE SW 3.0/4.0 PASSANDO 3.0/5.0.
VÁLIDO ATÉ 230000.

18 Jun 2012
Lancha da Marinha é localizada

O Comando do 5º Distrito Naval informou que a lancha Lambari, pertencente à Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, foi encontrada no sábado, dia 16, às 3h da madrugada, pelas equipes que estavam atuando nas buscas na Lagoa dos Patos a bordo do navio-patrulha Babitonga. Ela foi localizada na área em que ocorreu o naufrágio - nas proximidades do Farolete de Bujuru. Segundo a Marinha, o Babitonga usou um sonar (Side Scan) para localizar a lancha e a confirmação foi efetuada por mergulhadores.
Ontem, as equipes envolvidas no processo de busca e retirada da embarcação do fundo da lagoa estavam trabalhando no estudo técnico e montagem do dispositivo necessário para reflutuação da Lambari. O salvamento da embarcação será feito por pessoal da Marinha. A lancha Lambari (LAEP 7) naufragou por volta das 21h30min do dia 31 de maio e desde então, estava desaparecida. O naufrágio ocorreu quando a embarcação, de sete metros de comprimento, era rebocada pelo navio Babitonga pela Lagoa dos Patos. Ela estava sendo levada de Rio Grande para Porto Alegre.
Na ocasião, segundo o Comando do 5º Distrito Naval, em virtude da mudança repentina das condições ambientais, com vento sudoeste de 16 nós (28,8 km/h) e águas da lagoa agitadas, a lancha emborcou e rapidamente afundou. Um procedimento administrativo foi aberto para apurar o fato. A Lambari pertence à sede da Capitania dos Portos do RS, localizada em Rio Grande, e estava sendo enviada para a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre para ser usada nos trabalhos de fiscalização.
Fonte: Jornal Agora
Assunto relacionado (vídeo): Capitania dos Portos investiga o desaparecimento de lancha da Marinha em Rio Grande

15 Jun 2012
Marinha já gastou R$ 29 milhões para reconstruir base na Antártida

A Marinha informou nesta quinta-feira que já estão "comprometidos" R$ 29,47 milhões dos R$ 40 milhões (78%) dos recursos destinados pelo governo para a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz. A Força declarou, em nota enviada ao Valor, que os R$ 10,53 milhões restantes serão utilizados até o fim de 2012 para metas já definidas.
Na noite da última quarta-feira, a Câmara aprovou a medida provisória que liberou a verba para a reconstrução da base na Antártida, destruída por um incêndio no início deste ano. Ex-líder do PSDB na Câmara, o deputado Duarte Nogueira (SP) apontou, na tribuna, uma "demora" do governo para liberar a verba. Ele revelou que, segundo o sistema de acompanhamento de gastos federais (Siafi), apenas R$ 2,38 milhões teriam sido empenhados até 11 de junho -- e somente R$ 163 mil tinham sido efetivamente gastos na reconstrução do centro de pesquisas científicas brasileiras no continente antártico.
"A Marinha do Brasil esclarece que todos os processos de contratações e aquisições estão sendo realizados de acordo com a Lei nº 8666/1993, cuja sistemática exige o cumprimento de procedimentos administrativos que demandam tempo para serem executados, a fim de garantir a legalidade e transparência na aplicação dos recursos disponibilizados", diz a nota.
A Força informou, ainda, que após o incêndio na base, começou o planejamento para atividades do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O objetivo é manter em definitivo a presença brasileira na Antártida. A instituição afirmou também que fez a retirada da maior quantidade possível de escombros. Além disso, foi iniciado o processo de aquisição dos módulos que alojarão temporariamente o pessoal que trabalhará no desmonte da Estação. Essa última etapa dos trabalhos deve começar em novembro, quando começa o verão no continente.
Em março, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a nova base antártica deverá ficar pronta em 2018 e deverá custar R$ 100 milhões.
Fonte: UOL

14 Jun 2012
Solidariedade no "Cruzeiro da Amizade"

Perna Florianópolis-Portobelo-Paranaguá
El Miércoles 6 a las 10,00 horas, en la reunión de capitanes, luego de analizar las condiciones meteorológicas, decidimos zarpar hacia Portobelo. Una hora después, la flota estaba navegando en un mar muy calmo, y con poco viento. El Poseidón se quedó en Jureré, esperando que le terminen una reparación en el sistema de combustible.
Fueron cinco horas de una navegación maravillosa, premiada con la visita de una manada de delfines que jugueteaba con las olas en la proa de los veleros. Todos quedamos maravillados con las piruetas de estos mamíferos, que a una velocidad increíble nos regalaron con su visita.
Poco a poco nos fuimos acercando a Portobelo, mas exactamente a Caixa D’aco, que es la bahia en la que fondearíamos. Un lugar muy protegido, rodeado de morros con una playa de arenas doradas, un muelle de pescadores, y un sin número de casas que con sus matices multicolores perlaban la mata atlántica. En resumen : un paraíso.
Allí fondeamos al comenzar la tarde, y recibimos un aviso del Poseidón, que después de salir de Jureré , y navegar cuatro millas, regresaba a vela puesto que el motor nuevamente falló.
Así transcurrió el día y con la caída del sol todos nos preparamos para una apacible noche.
El Jueves, recibimos la noticia que el Poseidón venía a vela dado que no había logrado que le reparen el motor. Una vez conocido esto, a bordo del Gipsy Wind nos dirigimos al Iate Clube de Portobelo, donde contactamos a un mecánico que se comprometió a reparar el motor del velero, a pesar del feriado de Corpus Cristo.
La reunión de capitanes, convocada para las 12 horas en el Balanco do Mar un tradicional barcito flotante ubicado en el medio de la bahía, se desarrolló entre caipirinhas y distintas variedades de camarones. Allí decidimos zarpar a las 17 horas hacia Paranagua.
A primera hora de la tarde, recibimos el llamado del Poseidón, que estaba a dos millas con viento en contra, por lo que salimos a buscarlo, remolcándolo hacia el club donde estaba esperando el mecánico. Luego de conversar con él y de asegurarme que la reparación estaría terminada en poco tiempo, decidí postergar la zarpada una hora, para tener la totalidad de la flota navegando.
A las 18,00 levantamos los fondeos, y emprendimos una navegación de noventa millas, con el compromiso de navegar todos juntos para ingresar de esa manera al canal de acceso a la Bahía de Paranagua por si acaso algún velero tuviese algún inconveniente.
Fue una navegación con luna casi llena. Al principio con buen viento del sur, que disminuyó hacia la madrugada, teniendo que recurrir al viento de sentina.
Al amanecer recibí una llamada del Tango, en la que me comunicaba que estaba navegando sin motor, debido a que una pérdida de aceite dejó su carter vacío, también me informó que no tenía aceite para completar la carga. Como yo sabía que navegando solo a vela no podría ingresar por el canal, y como tenía las posiciones de toda la flota, me comuniqué con el Santa Locura, y su capitán en un gesto solidario, se ofreció a regresar diez millas para darle aceite al Tango.
Así todos llegamos al Iate Clube de Paranagua, donde fuimos recibidos muy cordialmente.
El Sábado por la mañana las tripulaciones se dedicaron a reponer vituallas y hacer los trámites en Capitanía dos Portos y Policia Federal. Al mediodía fuimos invitados a un asado que ofreció el club para recibirnos.
El Domingo por la noche, nos reunimos en el quincho del club donde gran cantidad de pizzas a la parrilla preparadas por las damas de abordo, capitaneadas por Lidia Superbebe y Silvia Bogavante (Ex Restinga), hicieron el deleite de todos.
Luego de la cena, en la reunión de capitanes, se convino en zarpar hacia Ilhabela el Lunes a las 22 hs. Estimando la llegada el Miércoles por la mañana después de recorrer 205 millas.
Un saludo para todos
Fonte: Carlos Salvochea, comodoro do cruzeiro
Vídeo da perna Florianópolis - Paranaguá

14 Jun 2012
Lancha da Marinha naufragou na Lagoa dos Patos

A lancha Lambari (LAEP 7), da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, está desaparecida no fundo da Lagoa dos Patos desde a noite do último dia 31. A embarcação, de sete metros de comprimento, saiu de Rio Grande com destino a Porto Alegre, na manhã do dia 31, rebocada pelo navio-patrulha Babitonga pela Lagoa dos Patos. E por volta das 21h30min, afundou na lagoa, nas proximidades do Farolete de Bujuru. Segundo o Comando do 5º Distrito Naval, em virtude da mudança repentina das condições ambientais, com vento sudoeste de 16 nós (28,8 km/h) e águas da lagoa agitadas, a lancha emborcou e rapidamente afundou.
O Comando do 5º DN diz que não houve vítimas, nem danos ambientais e tampouco prejuízos à navegação no local. Conforme o capitão dos Portos, Nilson Seixas dos Santos, a embarcação saiu com uma tripulação de segurança, mas rebocada, pois é pequena e não tinha condições de fazer uma viagem longa sozinha. Por volta das 17h, para evitar riscos devido às condições climáticas, toda a tripulação passou para o Babitonga.
Um procedimento administrativo foi aberto para apurar o incidente. As buscas foram iniciadas na manhã do dia seguinte ao naufrágio e realizadas por cinco dias consecutivos, mas sem êxito, e por isso foram interrompidas. A Marinha mandou buscar, no Rio de Janeiro, um equipamento (side scan) que permite verificação no fundo da lagoa, para tentar localizar a embarcação. O aparelho chegou na manhã de ontem em Rio Grande. "A Marinha do Brasil está realizando todos os esforços a fim de localizar e reflutuar a embarcação, empregando equipamentos apropriados para buscas submarinas e profissionais vindos do Rio de Janeiro, que já estão na cidade para reinício das buscas em 14 de junho", informou o Comando do 5º DN.
De acordo com a Capitania, a lancha saiu do Rio Grande com apenas 20 litros de óleo para que, caso o reboque rebentasse e a Lambari ficasse à deriva, a tripulação pudesse colocá-la em funcionamento e aproximar-se do navio-patrulha para refazer o reboque. O motor tem óleo e lubrificante, mas estava lacrado, segundo as informações. A Marinha informou que foram colocadas bóias de contenção na área de buscas e que não teria havido vazamento de óleo.
A Lambari pertence à sede da Capitania dos Portos, localizada em Rio Grande, e estava sendo enviada para a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, para ser usada nos trabalhos de fiscalização. Santos ressalta que a embarcação é baixa (tem aproximadamente 2,5 metros de altura) e na suposta área do naufrágio tem lama, por isso ela não ofereceria risco à navegação. Conforme ele, a Estação Naval do Rio Grande tem condições de fazer o salvamento da embarcação, mas caso não consiga, uma empresa de salvatagem pode ser contratada para fazer o serviço.
Fonte: Jornal Agora; Fotos: Arquivo do Popa.com.br
Colaboração: Paulo Hennig
Assunto relacionado: Lambari por perto

14 Jun 2012
Curso de Arrais Amador
O Comandante Ivandel de Lourenço ministra curso de Arrais Amador neste sábado e domingo no Sava Clube, em Porto Alegre. Mais informações pelo telefone 51.9997 4927.

13 Jun 2012
Versos na "Flotilha Microtonner 19", de Porto Alegre
Em noite fria de inverno
No Sava estiveram

Regateiros do tonner
Que aos brados depuseram

O alvoroço foi geral
Mas o frio também
Aplacado com o feijão
E a calma de alguém

No confronto de idéias
Brilharam as paixões
O respeito foi ao limite
E a tolerância também

Quando todos se entenderam
No calor da discussão
A paz voltou a reinar
Com tamanha imensidão

Peço a todos que lerem
Reflitam sobre o tom
Pois quanto mais se grita
Mais se perde a razão

Terminando estas linhas
Espero com coração
Que a flotilha tome rumo
Sempre em UNIÃO
Por Humberto (Beto Biguá) Blattner

Muito sabiamente citou
O Biguá a quem dizem Beto
Que com paciência escutou
Aquele do assunto direto

Mas, nessa trova traduzem:
Sempre construtiva bagunça
Nesse assunto de água em
Que o Bico de proa triunfa

A costela do boi berrante
Proeiro que não é fraco
Tripulante e comandante:
É
farinha do mesmo saco!
Resposta de Roberto (Beto) Blum
Assunto relacionado: Navegada no dia mais frio do ano

11 Jun 2012
Regata Cidade de Itajaí - 152 anos
Prezados velejadores,
Não percam esse grande evento que dará continuidade as atividades previstas para a
Vila da Volvo Ocean Race em Itajaí.
Segue anexado o aviso de regata para o evento supracitado.
Dia 16/06/2012, sábado próximo, na raia da VOR, atracação e recepção na Vila da Regata em Itajaí.
Os veleiros participantes da regata poderão permanecer na ANI uma semana antes do evento e uma após o evento.
Participe!!!
Solicitamos ainda que nos ajude em divulgar e repassar o convite.
Bons ventos,
Diretoria da ANI
Claudio Copello
ANI - Diretor Presidente claudio@culturanautica.org.br
wwww.culturanautica.org.br
Fone:(47) 91462020

06 Jun 2012

MARINHA DO BRASIL

         DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
      Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000
Aviso n.º    314  DE 06/06/2012 Data: 06/06/2012              

AVISO  DE MAU TEMPO

AVISO NR 328/2012
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1330 HMG - QUA - 06/JUN/2012
ÁREA ALFA A PARTIR DE 061800 HMG. VENTO NW/SW FORÇA 7 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 071200 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 322/2012.

AVISO NR 329/2012
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1330 HMG - QUA- 06/JUN/2012
ÁREA ALFA AO SUL DE 32S A PARTIR DE 071200 HMG. VENTO NW/SW FORÇA 7/8 COM
RAJADAS. VÁLIDO ATÉ 090000 HMG.

AVISO NR 332/2012
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 1330 HMG – QUA - 06/JUN/2012
ÁREA ALFA A PARTIR DE 070000 HMG. ONDAS DE SW/SE 3.0/5.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 091200 HMG.

AVISO NR 335/2012
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 1400 HMG - QUA - 06/JUN/2012
ÁREA BRAVO A PARTIR DE 071200 HMG. ONDAS DE SW/SE 3.0/4.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 081200 HMG.
Gráfico UGrib: Popa

06 Jun 2012
Camareira brasileira pulou de navio na Itália

O advogado da família da Lais Santiago Almeida Santos, 21, afirmou que já solicitou ao Consulado Geral do Brasil em Roma as imagens que teriam registrado a jovem pulando do navio em que era camareira na costa da Itália. A garota estava desaparecida desde a última sexta-feira (1º).
O Itamaraty afirmou ontem (4) que a Capitania dos Portos de Catania comunicou ao Consulado Geral do Brasil em Roma que as câmeras do navio Costa Magica registraram imagens da jovem subindo ao convés e se atirando ao mar após minutos de hesitação, às 2h de sábado.
Segundo o advogado Vicente Cascione, foi enviado ontem ao consulado um pedido por e-mail solicitando que o órgão peça aos autoridades italianas as imagens --inclusive as que antecedem a queda--, cópias dos depoimentos prestados, informações se Lais recebeu algum atendimento médico antes, além de contatos das pessoas próximas a jovem no navio.
Ele afirmou que a garota entrou em contato com a mãe, que está doente, no último dia 23 e afirmou que não cumpriria o contrato firmado com o cruzeiro, reclamou das condições de trabalho e disse que retornaria ao Brasil no dia 28. A mãe não notou alterações na jovem, segundo ele.
desaparecimento da brasileira havia sido relatado pelo namorado dela, que disse não ter encontrado a jovem na cabine que dividiam. O navio, que possui 1.358 camarotes, estava atracado em Catania e foi inspecionado na tentativa de localizar a brasileira.
Fonte: UOL

06 Jun 2012
Super navio invisível americano custa R$ 6 bi

Mas podem ser afundados com barcos de pescaria, afirmam os chineses
A marinha americana divulgou imagens de como será a próxima frota de navios utilizados por ela. A nova arma do Pentágono foi desenvolvida para manter o poderio americano no oceano Pacífico.
A tecnologia Stealth, utilizada na construção do navio invisível, faz a embarcação captar ondas eletromagnéticas e não ser localizado por radares. O crescimento dos gastos militares chineses estimulou a nova política militar americana, que passou a se melhorar seus equipamentos usados na região.
O navio, previsto para começar a ser usado em 2014, também será capaz de atacar territórios com seus equipamentos “futurísticos”. O DDG-1000 Zumwalt, como foi nomeado, está sendo divulgado pelo governo americano como o navio destruidor mais avançado da história e a solução perfeita para a missão na Ásia e no Pacífico, considerada pelos Estados Unidos como a região mais estrategicamente importante no mundo.
Jonathan Greenert, chefe de operações navais afirmou, em entrevista ao jornal americano The Washington Post, que o DDG-1000 é “o futuro do país”.
— Com a discrição do navio, com a capacidade incrível em seu sistema de radar e com a menor exigência por tripulantes, ele é o nosso futuro.
Leon Panetta, secretário de Defesa dos Estados Unidos visitou a cidade de Singapura no último final de semana e declarou que a marinha americana terá implantado cerca de 60% da frota desses novos navios até o ano de 2020. Segundo Panetta, novas tecnologias continuarão sendo implantadas nas embarcações da marinha.
Tecnologia de ponta
Com as novas tecnologias implantadas, o DDG-1000 Zumwalt não deixa praticamente nenhum rastro, funciona a partir de propulsão por acionamento elétrico e tem sistemas avançados em seus radares e mísseis.
Apesar de ser mais comprido e mais pesado que outros navios da marinha americana, o Zumwalt terá metade da tripulação, graças aos sistemas automáticos. O navio irá usar campos magnéticos e correntes elétricas para lançar mísseis mais rápidos que a velocidade do som.
Repercussão
Sendo ou não um resquício da Guerra Fria, os governos da Rússia e da China rapidamente se pronunciaram e afirmaram que não se sentem ameaçados com o novo navio americano.
Zhang Zhaozhong, pesquisador da Universidade de Defesa Nacional da China, considerou o navio como “um caso perdido”.
O governo chinês afirmou que para afundar a nova arma americana seriam necessários apenas “barcos de pescaria” armados com explosivos.
Dean Cheng, chinês que trabalha na Heritage Foundation — instituto de pesquisas na capital americana — disse que a necessidade e o trabalho dedicado ao DDG-1000 devem ser comparados ao número de embarcações que serão necessárias em missões simultâneas.
— Comprar navios hipercaros vai contra essa comparação, mas comprar navios que não farão o trabalho, ou ainda pior, que não poderão enfrentar o inimigo, é ainda mais irresponsável.
Apesar da afirmação, qualquer novo investimento americano na região é visto com cautela pelos chineses.
Fonte: R7

05 Jun 2012
Navios deixam cair mais de 600 contêineres no mar a cada ano

Quando o mar está muito agitado ou quando empresas declaram peso menor que o real para os contêineres que estão despachando, acidentes podem acontecer e essas grandes caixas de aço usadas para transporte em navios em todo o mundo podem se soltar e cair no mar.
De acordo com levantamento do World Shipping Council, grupo que congrega empresas de navegação que fazem mais de 90% do transporte de carga marítima internacional, em média 675 contêineres por ano acabam no fundo do oceano. Considerando que em 2010esse setor deslocou 100 milhões dessas unidades, o índice de perda parece pequeno.
Mas o fato é que, a cada ano, em centenas de pontos pelo mundo, o leito dos oceanos é “presenteado” com imensas caixas metálicas, às vezes com conteúdo poluente, e o efeito disso ainda é pouco conhecido.
“Os navios de contêineres normalmente não têm guindastes ou outros dispositivos que permitiriam recuperá-los do mar. Geralmente, eles descem até o fundo. Mas em casos em que as condições permitem, tentamos recuperar”, diz Anne Kappel, vice-presidente do WSC.
Os pesquisadores americanos Andrew DeVogelaere e Jim Barry coordenam um trabalho para entender melhor qual é o efeito dos contêineres sobre o ambiente marinho. Os cientistas enviaram um submarino robotizado até um deles, perdido a 1.281 metros de profundidade no Oceano Pacífico, a oeste da costa da Califórnia.
A pesquisa ainda não foi encerrada, mas eles já verificaram que o aparecimento do bloco metálico alterou a ecologia no local. Em volta do contêiner perdido, foram encontradas espécies diferentes das que normalmente habitam as imediações, já que ali há apenas um fundo arenoso. Os pesquisadores acreditam que, além dessa alteração, o contêiner ainda pode servir de “parada” para seres vivos que estão migrando para outros pontos, oferecendo um substrato sólido para se fixarem, o que, de outra forma, não aconteceria no chão de areia.
O levantamento ainda é preliminar, mas já está claro que esse tipo de acidente tem seus efeitos sobre a vida no mar.
A falta de informação sobre os oceanos é um dos principais problemas para que se possa tomar medidas para proteger esses importantes ecossistemas, aponta o oceanógrafo José Muelbert, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que coordenou até o ano passado uma comissão para a implantação de um sistema de observação global de regiões costeiras.
Os oceanos são um dos temas a serem debatidos na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que acontece este mês, no Rio de Janeiro.
Para Muelbert, o rascunho do documento internacional que deve resultar da conferência contém avanços singificativos nessa área. “Os estados devem reconhecer que os oceanos são críticos para os sustentos vitais da terra. É algo que não tem tido muito reconhecimento”, observa.
“Outro aspecto importante é o reconhecimento de que se precisa implementar um processo regular, ou seja, um painel internacional para verificar regularmente a saúde dos oceanos”, acrescenta.
Fonte: G1
Colaboração: Miguel Ângelo Lopes Furtado

03 Jun 2012
Baleia morre após ser atingida por navio

Animal foi achado enganchado na proa da embarcação.
Baleia foi achada após navio chegar ao porto de Marselha.
Uma baleia morreu após ser atingida pelo navio cargueiro "Mont Ventoux", que fez a rota entre Tunísia e França. O animal foi encontrado morto, enganchado na proa do navio, após a chegada da embarcação no porto de Marselha, na França.

 

1º Jun 2012

MARINHA DO BRASIL

DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000
Aviso n.º    304, 306, 307 DE 01/06/2012 Data: 01/06/2012              

AVISO  DE MAU TEMPO

AVISO NR 304/2012
AVISO DE RESSACA
EMITIDO AS 1545 HMG – SEX- 01/JUN/2012
RESSACA ENTRE AS CIDADES DE CHUI (RS) E CABO DE SANTA MARTA (SC) A PARTIR DE
030000 HMG. ONDAS DE SW/SE 2.5 METROS. VALIDO ATE 040000 HMG.

AVISO NR 306/2012
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO AS 1545 HMG - SEX - 01/JUN/2012
AREA ALFA A LESTE DE 050W A PARTIR DE 030000 HMG. VENTO NW/SW FORCA 7 COM
RAJADAS FORCA 8/9. VALIDO ATE 040000 HMG.

AVISO NR 307/2012
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO AS 1545 HMG - SEX - 01/JUN/2012
AREA ALFA A PARTIR DE 021800 HMG. ONDAS DE SW/S 3.0/5.0 METROS.
VALIDO ATE 040600 HMG.
ALFA    - Dar ampla divulgação, utilizando canal 16 VHF e outros  meios disponíveis, às embarcações que se encontram no  mar, recomendando atenção;
BRAVO   - Dar ampla divulgação à comunidade marítima local, disseminando as recomendações constantes do item ALFA; e
CHARLIE – Referente ao aviso nº 304, dar conhecimento a defesa civil dos Estados/Municípios a serem atingidos.
Este SALVAMAR já solicitou a divulgação dos referidos avisos pela "RENEC" EMBRATEL - BT


Gráfico: UGrib, edição Popa.com.br

30 Mai 2012
Destroços de navio da era romana são encontrados no fundo do mar

Embarcação foi encontrada a 1,4 km de profundidade em ilha grega.
Descoberta quebra mito de que embarcações não atingiam as profundezas.

Vestígios de um naufrágio da era romana, datada no século 3 d.C foram encontrados nas profundezas da parte ocidental da ilha grega, segundo declaração emitida pelo Ministério da Cultura da Grécia nesta terça-feira (29).
A descoberta põe à prova a teoria convencional de que os navios que embarcavam no período seguiam apenas por rotas costeiras para evitar possíveis riscos de rotas em mar aberto.
A maioria dos estudiosos acredita que os comerciantes antigos não estavam dispostos a desviar-se para longe da costa, ao contrário dos navios de guerra.
O ministério informou que dois destroços foram descobertos nesse mês durante uma pesquisa submarina na área onde houve um naufrágio de um tubo de gás greco-italiano, que corresponde a uma profundidade de até 1,4 quilômetro entre a ilha grega de Corfu e a Itália.
Segundo Angeliki Simossi, chefe do departamento de antiguidades subaquáticas, naufrágios de navios antigos são encontrados geralmente entre 30 a 40 metros de profundidade.
“Há muitos naufrágios romanos, mas esse está em água profundas. Eles não estavam navegando perto da costa”, disse Simossi.
Fonte: G1; Foto: AP Photo/Greek Culture Ministry

29 Mai 2012
Nova Zelândia condena capitão de navio que encalhou em recife
O capitão e o navegador do navio cargueiro que encalhou em um recife na costa da Nova Zelândia no ano passado foram condenados nesta sexta-feira a sete meses de prisão, informa a agência AP. O acidente, considerado o pior desastre ambiental da história do país, provocou o vazamento de 400 toneladas de combustível no recife de Astrolabe, nas proximidades de Tauranga. Pelo menos 2 mil aves morreram como consequência do vazamento.
O capitão Mauro Balomaga e o navegador Leonil Relon, ambos das Filipinas, já haviam assumido a culpa pelas acusações de terem operado o navio MV Rena de forma perigosa e por alterar documentos após o acidente. A investigação do caso apontou que os operadores da embarcação tentaram pegar atalhos para chegar ao porto de destino dentro do prazo esperado.
Keith Manche, o diretor da Marinha neozelandesa, afirmou à AP nesta sexta-feira que a dupla confessou alterações no GPS do navio, no plano de passagem e em computadores para tentar ludibriar as autoridades. "Esse crime também é muito sério porque provocou genuína confusão para os investigadores", disse. Ele ainda acrescentou que a investigação de casos de naufrágio é essencial para evitar novos incidentes.
Os destroços do navio MV Rena, de bandeira grega, permanecem no recife após a sua estrutura ter se partido em dois. A proa está sobre a água, enquanto a popa afundou. Equipes de resgate ainda prosseguem lentamente o trabalho de remoção de contêineres.
Fonte: Terra; Foto: AP

28 Mai 2012
Achado barco de mais de 2 mil anos, o mais antigo do Adriático
Descobertas foram feitas no fundo do mar, no litoral norte da Croácia
Uma equipe de arqueólogos encontrou no fundo do mar no litoral norte da Croácia um povoado neolítico bem conservado e os restos do navio mais antigo descoberto até agora no Adriático, e possivelmente em todo o Mediterrâneo.
"Tratam-se de descobertas arqueológicas singulares que supõem um ponto culminante neste campo", disse a arqueóloga Ida Koncani Uhac, do Museu Arqueológico de Istria, e chefe do projeto de pesquisa.
Os achados foram descobertos debaixo da superfície marítima no noroeste da península de Ístria. Os especialistas do museu arqueológico realizam suas pesquisas com ajuda de mergulhadores profissionais desde 2008.
Por meio do emprego do método de datação por radiocarbono, a idade do navio - descoberto a 2,2 m de profundidade - remonta ao primeiro milênio antes de Cristo. Dessa forma, esse é o barco mais antigo descoberto no mar Adriático, explicou a arqueóloga.
A construção naval descoberta é singular, pois suas partes eram unidas por uma técnica peculiar de costura com cordas entre buracos situados nas bordas das pranchas de madeira.
O casco mede aproximadamente 6m de comprimento e 2,4 m de largura. Foram descobertas oito pranchas. Da mesma forma, as pesquisas apontaram que a população neolítica descoberta no mesmo local, a "Atlântida croata", era integrada por casas construídas sobre pilares de madeira, que por permanecer no lodo marinho, foram conservadas de forma inusitada.
"É um povoado pré-histórico do período entre o Neolítico final e Idade de Bronze inicial. O achado se encontra a uma profundidade entre 2,5m e 3,2 m, sobre uma superfície ao redor de 10 mil m²", ressaltou Ida.
Uma pesquisa inicial do povoado revelou uma grande quantidade de ossos de animais e vasilhas pré-históricas de cerâmica.
Fonte: Terra; Foto: EFE
Colaboração: Fernando Lisbooa Jr

27 Mai 2012
Peru diz que 900 golfinhos morreram de causas naturais
O governo peruano concluiu na terça-feira que a morte de quase 900 golfinhos que apareceram na costa norte do Peru entre fevereiro e abril se deveu a causas naturais, mas uma ONG de defesa da fauna marinha insistiu que o motivo foi a atividade petroleira.
"Chegamos à conclusão de que as causas das mortes dos golfinhos são naturais, que não obedecem a nenhum tipo de atividade humana", afirmou a ministra da Produção, Gladys Triveño, à rádio RPP. Também "foi descartada a sísmica das empresas petroleiras" como causa, acrescentou, destacando que se descartou também que as mortes tenham sido provocadas por vírus ou bactérias.
O relatório oficial reportou que a morte em massa de golfinhos ocorre periodicamente. "Não é a primeira vez que acontece. Ocorreu na Nova Zelândia, Austrália e outros países", destacou. No entanto, a ONG Organização Científica de Conservação de Animais Aquáticos (Orca) determinou que os golfinhos morreram devido à atividade de empresas petroleiras que operam no norte do país.
A Orca enviou nesta terça-feira à AFP o resultado das investigações realizadas nas últimas semanas. "Mistério solucionado: o diagnóstico médico-forense diz que golfinhos e marsopas (golfinhos-de-dall) sofreram impacto acústico, desencadeando uma síndrome de descompressão aguda", destacou o relatório da ONG.
As carcaças de 877 golfinhos apareceram entre fevereiro e abril nas praias dos departamentos (Estados) de Lambayeque, Piura e La Libertad, ao norte, um fenômeno que causou alarme entre as autoridades. A preocupação cresceu porque, paralelamente, apareceram mortas na mesma região ao menos 5 mil aves marinhas, entre pelicanos e atobás, o que deu início a uma investigação estatal e de várias ONGs de conservação da vida marinha.
As investigações apontaram que as mortes dos cetáceos não têm qualquer relação com as das aves. Estas foram atribuídas ao aquecimento das águas marinhas, que provocou a migração para o sul de peixes como a anchova, alimento primordial de pelicanos e atobás.
Fonte: Terra

26 Mai 2012
Vela brasileira vai à Londres-2012 com muita experiência

A equipe brasileira de Vela que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 está definida. Na lista, três atletas defendendo medalhas olímpicas, três campeões mundiais, cinco representantes em três classes entre os dez melhores do ranking mundial. Somados, os velejadores verde-amarelos têm experiência de 14 Jogos Olímpicos.
O time é formado pelos tricampeões mundiais e atuais vice-campeões olímpicos Robert Scheidt e Bruno Prada, na classe Star, pela medalhista de bronze em Pequim-2008 Fernanda Oliveira, que velejará com a estreante Ana Barbachan, na classe 470 feminina, pelo campeão mundial de 2007 Ricardo Winicki, o Bimba, na classe RS:X, e pelo vice-líder do ranking mundial da classe Laser, Bruno Fontes, além de Patrícia Freitas (RS:X feminina), Jorginho Zarif (Finn) e Adriana Kostiw (Laser Radial).
Esta equipe, que tentará ampliar as 16 medalhas olímpicas que a modalidade já deu ao Brasil, estará reunida a partir do dia 4 de junho, na Inglaterra. Em Weymouth, cidade que receberá as regatas olímpicas, será disputada a Skandia Sail for Gold, a última semana pré-olímpica para os Jogos de 2012.
Como é comum nas Olimpíadas, a competição de vela não será na cidade-sede dos Jogos. As regatas estão marcadas para a cidade de Weymouth, na costa sul da Inglaterra. O local é a sede da Academia Nacional de Vela, o principal centro da modalidade no País. A disputa começa no dia 29 de julho e termina apenas no dia 11 de agosto, com a final do Match Race feminino. As medal races para as demais classes serão realizadas entre os dias 5 e 9 de agosto.
A vela (também conhecida como iatismo) foi introduzida como modalidade dos Jogos Olímpicos na edição de Paris 1900. Ausente nos Jogos de St. Louis 1904, o esporte é disputado regularmente desde Londres 1908.
O Brasil é o décimo país no quadro total de medalhas olímpicas na modalidade, com seis ouros, três pratas e sete bronzes.
Fonte: O Povo on line

25 Mai 2012
Jet Surf combina elementos do surfe com um motor que permite chegar a até 53km/h

Nova modalidade exige preparo, mas é perfeita para águas mais calmas como no Paranoá
"Cansa bastante, é uma atividade física constante que trabalha todos os grupos musculares. Inclusive mudei minha série na academia para malhar mais as partes que ficam doloridas". Luciano Raposo, empresário e praticante do Jet Surf
Se a falta de ondas no lago é um empecilho natural para os “surfistas do Paranoá”, um motor de 86 cilindradas, que permite uma velocidade de até 53km/h, pode ser a solução. O Jet Surf, como o esporte é chamado, consiste basicamente nisso: uma prancha teoricamente comum, mas acoplada a um propulsor de dois tempos.
“Acredito que era o que faltava na área náutica, uma prancha com motor muito leve, que pesa só 15kg e não precisa de uma lancha, como o esqui aquático, nem de um lugar específico para guardar, como acontece com o jet ski”, compara o engenheiro Bruno Costa, um dos responsáveis por trazer o Jet Surf para o Brasil.
A origem, no entanto, nada tem a ver com o país, muito menos com o Lago Paranoá. O esporte — ou ainda hobby, por enquanto — foi criado pelo engenheiro tcheco Martin Sula, um apaixonado por carros e motocicletas que trabalhou na Fórmula 1 e na Moto GP, e, há dois anos, decidiu fabricar um brinquedo cheio de velocidade para as águas. “Sula presenteou pilotos como Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen e Vitaly Petrov com protótipos e eles participaram do primeiro campeonato da modalidade”, conta o empresário Augusto Hughes. No Brasil, o Jet Surf chegou há quase dois meses, e a dupla Bruno e Augusto esperam organizar um campeonato até o ano que vem. Eles brincam que ainda faltam surfistas corajosos para se aventurar na prancha. Na verdade, além disso, talvez o preço salgado de cada prancha assuste mais: cada exemplar custa cerca de R$ 35 mil reais.
As competições são como no snowboard — percursos com obstáculos a serem contornados pelos surfistas. É possível fazer saltos, como no skate, além de corridas em linha reta. E a prancha pode ser usada em água doce, salgada, com ondas ou sem, apesar de ser mais fácil conduzir em águas planas, sem ondulações, como o Lago Paranoá. Quem não tem intenção de competir também pode aproveitar o brinquedo como lazer e tentar fazer manobras. Para garantir a segurança, os surfistas devem usar uma pulseira que se conecta ao acelerador. Ao cair, a pulseira se desconecta e a prancha para automaticamente.
O empresário Luciano Raposo, 40 anos, pode ser considerado um dos primeiros jet surfistas do país. Como é de imaginar, ele conta que uma das melhores partes do esporte é a adrenalina da velocidade. “É como surfar no mar, é uma emoção, a vontade de não cair é superforte, às vezes saio da água tremendo por conta da adrenalina.”
O curioso é que, ao contrário de um jet ski, por exemplo, a nova modalidade exige bastante do físico e, normalmente, os surfistas só conseguem ficar na prancha por 20 minutos. “Cansa bastante, é uma atividade física constante que trabalha todos os grupos musculares. Inclusive mudei minha série na academia para malhar mais as partes que ficam doloridas depois de surfar”, diz Luciano.
Motor
» Para dar a partida e manter o motor funcionando, há uma bateria de lítio com autonomia de quatro horas
» O motor de dois tempos tem um tanque de 25 litros que deve ser abastecido com gasolina para acelerar a prancha. Uma vez cheio, garante uma hora e meia de autonomia
» Motor de 86 cilindradas
» Em linha reta, pode chegar a 53 km/h
Manutenção
» Depois de um dia de surf, a recomendação é “adoçar” a mecânica, lavando tudo com água doce
» Deixar secar para retirar toda a água do sistema
» Aplicar óleo em spray para conservar o motor e mantê-lo seco
» Deixar a tampa do motor aberto, para ventilar
Legislação
Por se tratar de uma modalidade nova, ainda não há legislação a respeito da prática do Jet Surf, mas, como o esporte inclui motorização, o mais provável é que ele se submeta às regras de esportes náuticos a motor, com a necessidade de equipamento de segurança e licença própria.
Fonte: Correio Braziliense

24 Mai 2012
Capitão de barco de turismo liberta baleia presa em cordas

O capitão de um navio pulou nas águas para libertar uma baleia jubarte que ficou presa em cordas de pesca. Magnus Spence é o capitão de um barco que leva turistas para observar as baleias nas ilhas no norte da Escócia.
No final do passeio, eles encontraram a baleia de mais de 12 metros enroscada nas cordas que foram descartadas no mar. A baleia se debatia, mas Spence colocou o equipamento de mergulho, entrou na água e, com uma faca, cortou as cordas. A baleia nadou para longe, aparentemente sem ferimentos.
Fonte: Terra; Foto: BBC

23 Mai 2012
No dia da biodiversidade, ONU lança livro sobre oceanos

A Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas (ONU) está lançando nesta terça, Dia Internacional da Biodiversidade, o livro Um oceano: muitas palavras, muita vida. A obra trata, entre vários assuntos, do problema da acidez dos oceanos, da importância da manutenção das reservas marinhas e da pressão sobre esses bens naturais.
A biodiversidade marinha é um inestimável patrimônio e apresenta diversidade de espécies superior a de ecossistemas terrestres. Os oceanos cobrem cerca de 70% do planeta. "As águas abrigam os maiores animais que já viveram na Terra e também bilhões e bilhões de animais minúsculos", destaca o coordenador da gerência de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Gallucci.
Segundo Gallucci, o censo da vida marinha, realizado entre 2000 e 2010 por pesquisadores de mais de 80 países, mostra a existência de 250 mil espécies. Hoje, cerca de 40% da população mundial vive a 100 quilômetros da costa, a pesca produz mais de 15% da dieta de proteína animal, toxinas obtidas a partir de certas espécies podem auxiliar na produção de remédios contra o câncer e outros fármacos podem valer mais de US$ 5 trilhões (R$ 10 trilhões) e os ecossistemas costeiros produzem serviços ambientais como o turismo e a proteção de linha de costa contra tempestades, que valem cerca de US$ 26 bilhões (R$ 52 billhões).
Para saber mais sobre a Convenção da Diversidade Biológica: www.cdb.int
Fonte: Terra

22 Mai 2012
Eclipse solar raro é visto no Hemisfério Norte

Evento natural coloca a lua à frente do Sol, formando um 'anel de fogo'. Fenômeno ocorreu entre os dias 20 e 21 e só foi visto da China aos EUA.
Começou na manhã de segunda-feira (19h30 de domingo em Brasília), um raro eclipse solar que coloca a Lua entre a Terra e o Sol, formando, temporariamente, um "anel de fogo". O evento foi visível apenas no Hemisfério Norte, em uma pequena faixa que vai da China aos Estados Unidos.
O fenômeno, também conhecido como "eclipse anelar", só acontece quando a Lua está longe demais da Terra para cobrir o Sol completamente. O resultado é um efeito magnífico, que transforma nossa estrela em um ardente círculo de fogo.
Durante o eclipse a Lua bloqueia 94% do Sol e dura quatro minutos e meio. No Brasil, um fenômeno parecido só vai acontecer em 2023.
Colaboração: Ivandel de Lourenço
Fonte: Veja; Foto: Michael Chow/AP

17 Mai 2012
Velejador "é abalroado" por pedras no Rio Guaíba (Porto Alegre)
Um experiente velejador gaúcho teria sofrido acidente no Rio Guaíba na tarde deste domingo, segundo informações recebidas pelo Popa. Tamanha é a experiência do velejador que, digamos, ele "tenha sido abalroado" pela Laje do Difini, ou Laje da Olaria, ou ainda Laje da Chaminé, nas proximidades da ilha Francisco Manuel e da Marina do Lessa, no Saco do Arado.
Na ocasião do acidente, o comandante estava na proa do veleiro, segundo as informações recebidas, e com o choque teria caído no rio, batendo com a cabeça nas pedras. Apesar do corte profundo, ele conseguiu voltar a bordo pela popa e teria pedido auxílio pelo rádio. Foi logo atendido e levado a um hospital de Porto Alegre, onde fez exames que atestaram o bom estado do comandante, que passa bem, apesar dos cortes.
Segundo ainda informação chegada ao Popa, 3 outros velejadores conheceram a laje nos últimos 30 dias, tendo um deles voado do timão ao interior da cabine, onde rachou um paineiro (fundo falso, de madeira) com as costas.
Próximo à Laje do Difini há outras pedras que, com o rio baixo, representam obstáculos mesmo a embarcações de baixo calado.
Segundo um comandante que conhece bem a região (Belém Novo), a Laje da Chaminé está nas proximidades de S30º14'54" W051º09'23" (veja o ponto marcado no detalhe da carta náutica 2111, ao lado). Com o rio baixo devido à persistente estiagem que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul desde o final de 2011, obstáculos de certa profundidade, normalmente desprezíveis para barcos de baixo calado, passaram a ter relevância. A "Régua da Harmonia", referência da altura do rio publicada pela SPH, marcou 0,50m na última sexta-feira (com o rio saindo da caixa, o nível passa de 2 metros).

17 Mai 2012
Pillar/Thiesen fica sem vaga olímpica após 48º em Mundial de vela

Nesta terça-feira terminou a fase classificatória do Campeonato Mundial de 470, que acontece em Barcelona, na Espanha, e define as últimas vagas olímpicas da classe. Na 48ª posição, a dupla de velejadores brasileiros formada por Fábio Pillar e Gustavo Thiesen não tem mais chances de disputar os Jogos de Londres.
Com isso, a equipe brasileira de vela se define, com representantes em sete das dez classes olímpicas. Além da 470 masculina, o País só não obteve vaga na 49er e na Elliot 6m (também conhecida como Match Race feminino).
Em Barcelona, os velejadores foram divididos em três flotilhas: ouro, prata e bronze. Na primeira, além da disputa por medalhas, as sete últimas vagas para a Olímpiada de 2012 estavam em jogo.
Como muitas das duplas da flotilha ouro já estavam classificadas, e outras não tinham chance, já que cada país só pode ter um representante por classe, Pillar e Thiesen acreditavam que sobrariam algumas vagas para a flotilha prata. Mas não foi o que aconteceu.
Fora dos 32 primeiros colocados, as esperanças dos brasileiros acabaram. "Estou muito, muito triste. Ontem fomos oitavos nas três regatas. Se não fossem as largadas escapadas, estaríamos com a primeira vaga", afirmou o timoneiro Fábio Pillar.
"No dia mais triste da minha carreira, agradeço a torcida, o apoio e o carinho de todo mundo que acreditou no nosso trabalho nos últimos quatro anos. Peço desculpas a quem trabalhou comigo, principalmente ao Gustavo Thiesen, que desempenhou de maneira maestral seu trabalho nesses três dias de competição. Assumo os erros, a derrota, mas agradeço por ter vivido os quatro anos mais felizes da minha vida, fazendo diariamente o que mais amo e com companhias perfeitas", completou Fábio.
470 feminino
Já classificadas para Londres 2012, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan ocupam a 14ª colocação da flotilha ouro na versão feminina do Mundial de 470. Anotaram um terceiro e um décimo lugar nas regatas desta terça-feira.
A outra dupla brasileira na competição, formada por Martine Grael e Isabel Swan, também se classificou na flotilha ouro, na 16ª posição. O Mundial de Barcelona terá mais cinco regatas, sendo duas na quarta-feira, duas na quinta e a Medal Race na sexta, onde apenas as dez melhores embarcações disputam o título.
Fonte: Terra

16 Mai 2012
É o seu navio!
Num livro interessante, fácil de ler e com muito de autobiográfico, o Cte. D. Michael Abrashoff conta-nos como em menos de um ano tornou o U. S. S. BENFOLD no melhor navio da Esquadra do Pacífico da “U. S. Navy”, quer nos aspectos do desempenho operacional, quer no que se refere às áreas administrativas e de gestão.
Quais as técnicas de management, quais os segredos de liderança do Cte. Abrashoff, do “Megafone Mike”, como a sua guarnição, com carinho e respeito, o chamava ?
Os titulos dos vários capitulos falam por si: “liderar pelo exemplo”, “ouvir com atenção”, “comunicar o objectivo e o fim”, “criar um clima de confiança”, “o objectivo é atingir resultados, não cumprimentos ou salamaleques”, “assumir riscos calculados”, “ultrapassar os procedimentos padrão”, “desenvolver profissionalmente a guarnição”, “gerar unidade” e “melhorar a qualidade de vida do pessoal”.
O BENFOLD que o Cte. Abrashoff comandou em 97/99, é um destroyer da classe ARLEIGH BURKE, um navio com cerca de 8.500 tons de deslocamento, com um radar Aegis capaz de detectar um alvo do tamanho de uma gaivota a 50 milhas de distância, armado com uma peça de 127 m/m e mísseis superfície-ar “Sea Sparrow” e “Standard”, mar-mar “Harpoon” e mar-terra “Tomahawk”, de longo alcance. Quatro turbinas a gás LM 2500 proporcionam rápidas acelerações e desacelerações e uma velocidade superior a 30 nós, e uma guarnição de 310 mulheres e homens tripulava esta verdadeira fighting machine. O facto de o sistema mar-terra “Tomahawk” só estar disponível em muito poucos navios naquele período e de a guarnição do BENFOLD o operar com muita eficiência e eficácia, chamaram a atenção dos Comandantes Superiores e dos Estados-Maiores para este navio e para o seu Comandante. Mas também na gestão do orçamento de manutenção se conseguiram importantes poupanças, fruto de algumas iniciativas inovadoras, bem como na taxa de reenlistamento dos marinheiros, que subiu de 28% para cerca de 95%, indiciando assim uma guarnição satisfeita e de moral elevado.
Como nos diz Abrashoff, o BENFOLD é comparável a uma empresa PME, ou a uma fábrica de média dimensão; as técnicas de gestão usadas a bordo produziriam certamente bons resultados num instituto público ou numa empresa civil de dimensão equivalente.
Mike Abrashoff graduou-se na Academia Naval de Annapolis em Ciência Política; é assim um ring knocker como na Marinha Americana se chamam os oficiais provenientes da Academia Naval de Annapolis. Teve uma carreira normal, sendo chefe de serviço, de departamento e Oficial Imediato em fragatas e destroyeres. Uma função que o marcou positivamente foi ser adjunto militar no gabinete do Secretário de Estado da Defesa, William Perry. Foi, aliás, uma escolha pessoal do Secretário da Defesa, a quem foram apresentados três oficiais de cada ramo, Marinha, Marines, Exército e Força Aérea.
Após o sucesso no comando do BENFOLD seria de esperar o comando de um DESRON, um agrupamento de seis navios, e posteriormente, como C/Alm o comando de um battle group, um porta-aviões e a sua escolta de superfície e de sub-superfície, enfim, uma carreira fulgurante. Mas não foi isso que aconteceu. Mike Abrashoff passou à reserva como capitão de mar-e guerra, ao fazer vinte anos de carreira e fundou uma empresa de consultadoria. Uma decisão de quem quer fazer outras coisas na vida e ter uma nova carreira civil, ou a percepção de que o sucesso obtido tinha gerado demasiados anticorpos na Marinha, que não lhe perdoariam ? É algo que não nos diz no seu livro, mas que nos deixa a pensar ....
Este livro foi traduzido para português e editado recentemente pelas editoras Oasis e ENN – Editora Nautica Nacional, Lda. A edição portuguesa, de 266 páginas, tem um prefácio assinado por um dos editores, o V/Alm Alexandre da Fonseca, que fez também a revisão da tradução. Estará em breve à venda nas livrarias, com um preço de capa ainda não definido. Os assinantes da Revista de Marinha, contudo, poderão desde já adquiri-lo pelo preço de 19,5€, a que acrescem os portes de correio, podendo solicitar o seu envio através dos tel 21 928 13 77 , t/m 91 996 4738 e e-mail revistamarinha@gmail.com.
Fonte: Revista da Marinha, Pt

16 Mai 2012
3ª Festa do Peixe em Itapuã
A Secretaria de Agricultura de Viamão estará promovendo a 3ª Festa do Peixe de Itapuã, no primeiro final de semana de junho próximo. A oportunidade de um belo passeio a Itapuã e uma boa tainha são bons atrativos! O comandante Inácio Bueno de Camargo, o Comandante que maltratava proeiros, é quem dá o rumo: dias 2 e 3 de Junho, na Praça da Igreja da Vila de Itapuã.

16 Mai 2012
Oceano de plástico provoca alterações na vida marinha
A quantidade de plástico na grande mancha de lixo do Oceano Pacífico aumentou em 100 vezes os últimos 40 anos, provocando grandes alterações na vida marinha, afirmam pesquisadores do Instituto de Oceanografia Scripps, nos EUA, em artigo publicado na última edição do periódico científico "Biology Letters", da Royal Society. Os cientistas recolheram amostras da água na região entre a costa da Califórnia e o Havaí em 2009 e compararam o material coletado com amostras de outros levantamentos feitos desde os anos 70.
Além do forte aumento na presença do chamado microplástico, pequenos fragmentos com menos de cinco milímetros de diâmetro (foto ao lado), os pesquisadores verificaram uma mudança nos hábitos de diversos animais, como na reprodução do Halobates sericeus (foto acima), um inseto comum no Norte do Pacífico capaz de "caminhar" sobre a água.
As fêmeas do mosquito costumam depositar seus ovos em objetos flutuando, como conchas e penas de aves, mas agora também estão usando os pedaços de plástico para isso, o que contribuiu para um grande crescimento de sua população na região da grande mancha de lixo.
Segundo os cientistas, esta é a primeira vez que a presença de lixo no mar foi relacionada diretamente aos hábitos de um invertebrado marinho, o que pode trazer consequências para toda a cadeia alimentar do oceano. Algumas espécies de caranguejos, por exemplo, alimentam-se do inseto e seus ovos, sendo depois consumidos por outros animais. No mês passado, no entanto, pesquisadores do Instituto Oceanográfico da USP já haviam relatado o uso do microplástico para deposição de ovos por outra espécie do inseto comum no Sul do Atlântico, o Halobates micans.
- Nosso estudo mostra um aumento dramático da quantidade de plástico em um período curto de tempo - diz Miriam Goldstein (foto acima), principal autora do artigo e líder da expedição do Instituto Scripps, batizada Seaplex. - Estamos vendo mudanças nos hábitos deste inseto marinho que podem ser atribuídas diretamente ao plástico. Os insetos obviamente estão se congregando em torno de todo este plástico, depositando seus ovos e eclodindo deles. Para os Halobates, toda esta poluição por plástico tem sido favorável.
O novo estudo se segue a outro levantamento feito pela expedição e publicado no ano passado que constatou que 9% dos peixes do Pacífico Norte tinham pedaços de plástico em seus estômagos. Os pesquisadores estimam que os peixes da região ingerem entre 12 mil e 24 mil toneladas de plástico por ano.
- O uso do plástico só se tornou mais comum no fim dos anos 40 e começo dos anos 50, mas atualmente todo mundo usa - comenta Goldstein. - Historicamente não temos atuado bem em impedir que o plástico chegue aos oceanos, mas espero que no futuro nos tornemos melhores nisso.
Fonte: O Globo; Fotos: Scripps Institution of Oceanography

14 Mai 2012
Náufrago que sobreviveu 28 dias no mar processa companhia de cruzeiros

Adrian Vazquez, 18 anos, do Panamá, saiu de barco para a pesca a 24 de Fevereiro, com dois amigos. No regresso, o motor avariou e eles ficaram à deriva no Oceano Pacífico. Dezesseis dias depois avistaram um cruzeiro, que não os ajudou. Os dois amigos de Adrian, Oropeza e Fernando, morreram à sede. O único sobrevivente quer processar a companhia de cruzeiros por ausência de auxílio.
Adrian, um empregado de hotel, conta que a avaria ocorreu numa altura em que os três tripulantes conseguiam ver terra e, por essa razão, não terão ficado muito preocupados. Tinham pescado muito peixe – algum do qual assaram no barco – e tinham um grande bidão de água potável.
As buscas da marinha do Panamá foram infrutíferas. As correntes afastaram o barco da costa. O peixe a bordo começou a apodrecer e foi deitado fora.
A 10 de Março, isto é 16 dias após terem ficado sem motor, vislumbraram um possível auxílio. Porém, o navio de cruzeiros Star Princess (foto), pertencente a uma empresa norte-americana da Florida, não parou para ajudar os três amigos. Oropeza deixou de comer e de beber. Acabou por morrer e o corpo foi lançado ao mar pelos sobreviventes. Cinco dias depois, a 15 de Março, Fernando sucumbiu à sede e ao calor. Três dias depois, a 18 de Março, Adrian deitou ao mar o corpo do segundo amigo, que começava a decompor-se.
O comandante do navio não terá sido avisado de que havia um pequeno barco de pescadores à dervia, sustenta a empresa, que pediu desculpa quando a história de Adrian e amigos começou a circular na imprensa mundial. A empresa abriu um inquérito interno, para apurar o que se passou, depois de alguns passageiros do cruzeiro terem garantido que detectaram o pequeno barco à deriva e que avisaram membros da tripulação. A empresa pediu entretanto desculpa. Uma atitude que não é suficiente para Adrian Vazquez, cujo advogado anunciou que avançou com um processo judicial contra a empresa.
De acordo com a legislação internacional, a tripulação do cruzeiro estava obrigada a ajudar. O processo judicial, intentado num tribunal da Florida, inclui testemunhos de dois passageiros que asseguram terem avistado os náufragos e avisado responsáveis do navio. O advogado de Adrian alega negligência por parte da tripulação do cruzeiro. Os relatos do advogado e os depoimentos das testemunhas parecem ser comprovados com a descrição publicada por Don Winner, um blogger que escreveu sobre o caso no site Panama Guide e publicou uma foto do pequeno barco à deriva, alegadamente tirada a bordo do cruzeiro.
Adrian acabou por ser salvo por pescadores, 28 dias depois, a 600 milhas da costa (cerca de 1000 quilómetros), perto das ilhas Galápagos. Quando ele próprio achava que estaria perdido, uma grande chuvada permitiu-lhe reabastecer a reserva de água potável.
Já a salvo, Adrian recebeu tratamento e pediu para fazer dois telefonemas: um para a mãe e outra para o dono do hotel, para explicar por que tinha faltado ao trabalho.
Fonte: Público Pt; Foto: Will Burgess/Reuters

11 Mai 2012
Ladrões em lancha invadem ilha e explodem cinco caixas eletrônicos em SP
Cerca de 20 homens armados com fuzis e pistolas desembarcaram na madrugada desta quinta-feira de duas lanchas em Ilhabela, litoral norte paulista, onde sitiaram as ruas do centro, fizeram um PM refém e deixaram a cidade 20 minutos depois com R$ 220 mil tirados de cinco caixas eletrônicos.
Segundo a polícia, houve explosões e tiros disparados nas portas dos bancos. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Cinco dos bandidos, todos encapuzados, usaram um carro roubado para chegar a um posto policial e render o único PM que estava lá - dois colegas que deveriam estar na base tinham saído para atender a outra ocorrência. Algemado, o PM foi agredido e teve ainda a arma roubada. Nos bancos, após estourarem as portas de vidros com tiros, o bando explodiu cinco caixas eletrônicos. Pelos cálculos da polícia, esse foi o terceiro ataque de ladrões que chegaram pelo mar na cidade de Ilhabela.
Fonte: Terra
Colaboração: Fernando Lisboa Jr

08 Mai 2012
Nos EUA, instituto compara quem acredita no aquecimento global a assassinos famosos

Imagens do Unabomber, Charles Manson e Fidel Castro são usadas em cartazes para atacar quem acredita nas teses sobre mudanças climáticas causadas pelo homem
Os assassinos mais sanguinários do mundo, os maiores terroristas da história. É a esses tipos que o Heartland Institute, de Chicago, nos Estados Unidos, está comparando figuras públicas que manifestam crença nas mudanças climáticas causadas pelo homem. O grupo está espalhando cartazes em Chicago com fotos de criminosos famosos com os dizeres: "Eu continuo a acreditar no aquecimento global? E você?".
A instituição norte-americana se dedica a criticar o fanatismo ambientalista. Mas sua cruzada, pelo visto, não é menos fanática. O primeiro cartaz da campanha utiliza a foto de Ted Kaczynski, o matemático de Harvard que ficou conhecido como "Unabomber" após matar três pessoas e ferir 23 entre 1978 e 1995, em ataques nos quais enviava bombas para cientistas. Os outros personagens utilizados na propaganda agressiva são Charles Manson, que coordenou uma série de assassinatos no final dos anos 60, e o ditador cubano Fidel Castro. Em um comunicado, os ativistas afirmaram que a foto de Osama Bin Laden também pode ser usada para representar as pessoas que acreditam nos prognósticos de mudança climática.
"Esses degenerados e criminosos foram escolhidos (para figurar a campanha) porque fizeram declarações públicas dizendo que o aquecimento global causado pelo homem representa uma crise e que a humanidade deveria tomar medidas drásticas e imediatas", afirma o comunicado. Segundo a Heartland, as declarações dos "loucos e assassinos diferem pouco do que dizem porta-vozes da ONU, jornalistas da grande mídia e políticos liberais". Ainda no manifesto, o grupo diz que "nem todos os alarmistas do aquecimento global são assassinos ou tiranos".
São razoáveis as reservas que os chamados céticos têm em relação às teses apocalípticas do aquecimento global. Um dos gurus do ambientalismo, James Lovelock, admitiu recentemente que exagerou em suas previsões. Mas, assim como não se pode considerar a ciência sobre o aquecimento global imune a questionamentos, nada autoriza o Heartland Institute a dar a questão por resolvida. O papel do ceticismo, aliás, sempre foi o de manter investigações em aberto, não encerrá-las. A ação do grupo de Chicago mostra apenas que as discussões sobre o tema continuam contaminadas pelo alarmismos e pelo exagero de ambos os lados.
Fonte: Veja
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Aquecimento global: farsa descoberta

1º Mai 2012
Bilionário australiano anuncia construção do Titanic II
Um dos homens mais ricos da Austrália, Clive Palmer, revelou os planos de criar uma versão do século XXI do lendário navio Titanic, que será construído na China, e cuja primeira viagem, entre Inglaterra e Nova York, seria realizada em 2016. Bilionário do setor da mineração, Palmer disse ter encomendado à estatal chinesa CSC Jinling Shipyard a construção do Titanic II com as dimensões exatas de seu famoso predecessor.
"Será tão luxuoso quanto o Titanic original, mas é claro que contará com tecnologia de ponta do século XXI e os mais avançados sistemas de segurança e navegação", afirmou o empresário em um comunicado. "O Titanic II navegará no hemisfério norte e sua viagem de estreia, da Inglaterra a Nova York, está prevista para o fim de 2016", acrescentou. "Nós convidamos a Marinha chinesa para escoltar o Titanic II em sua viagem inaugural até Nova York."
O anúncio ocorre semanas depois do centenário de afundamento do Titanic, que foi a pique em 15 de abril de 1912, após colidir contra um iceberg em sua viagem inaugural, entre Southampton e Nova York.
Palmer disse que o novo navio será uma homenagem ao espírito dos homens e mulheres que trabalharam no cruzeiro original. "Essas pessoas fizeram um trabalho que ainda causam admiração mais de 100 anos depois e nós queremos que este espírito continue vivo por mais 100 anos", afirmou.
O Titanic foi operado pela White Star Line e foi o maior navio de cruzeiro do mundo na época. Palmer afirmou que sua própria companhia de navegação, a Blue Star Line, ficará a cargo do navio, que terá as mesmas dimensões de seu antecessor, com 840 quartos e nove deques.
Fonte: Terra

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