Notícias do Popa

25 Out 2012
Os sem-lancha, os sem-lanche e os sem-noção

“Os sem-lancha da cidade Classe A”, texto publicado no jornal O Globo de 14 de outubro.
Um grave erro de informação. De acordo com algumas pesquisas, entre elas a realizada pela Data Popular, divulgada no ano passado, Florianópolis é uma cidade classe C, com 48,5% da população ganhando de três a dez salários mínimos.
Segundo a matéria de O Globo, o grande drama social da capital catarinense é a falta de marinas, o que acarreta uma insatisfação entre a população que gostaria de ter iates, mas não os tem pela ausência de locais adequados para deixá-los.
Fonte: Fernando Evangelista/Parte de texto publicado no Blog Contextolivre

25 Out 2012
Marinheiros argentinos de navio retido em Gana serão repatriados
Os marinheiros argentinos retidos há três semanas em seu navio, a fragata Liberdade, no porto ganês de Tema, estão "livres para partir", declarou o ministro das Relações Exteriores de Gana, Fritz Baffour. A previsão é de que chegariam à Argentina no final da noite de ontem.
O navio-escola Liberdade está retido desde 2 de outubro em Tema, com 289 marinheiros a bordo, em sua maioria argentinos. A embarcação foi mantida no porto africano a pedido do fundo especulativo americano NML, que exige o pagamento de uma dívida de mais de US$ 370 milhões (R$ 750 milhões) por parte da Argentina. A Justiça ganesa determinou que o NML tem o direito de vender a fragata, de 50 anos, caso a dívida não seja paga.
"Eles não estão detidos ou algo assim, apenas o navio está retido", declarou à agência de notícias AFP o chanceler ganês.
"Nós recebemos instruções para organizar a partida da tripulação da fragata Liberdade. Aguardamos alguns documentos para iniciar o processo de partida", declarou o responsável pelo porto de Tema, perto da capital ganesa Acra. Uma tripulação de segurança de 45 homens, incluindo o capitão, deve permanecer no país.
Transformada num escândalo na Argentina, a retenção do navio já levou à queda do chefe da Marinha. A Casa Rosada suspeitou de cumplicidade do alto comando da força no episódio.
A tripulação inclui oito marinheiros do Uruguai, 15 do Chile, e outros procedentes de Brasil, Paraguai, Peru, África do Sul, Suriname e Venezuela.
Fonte: JornalFloripa

24 Out 2012
Punta del Este, no Uruguai, registrou ontem rajadas de vento de 181km/h (98nós)
Ciclone extratropical que atinge o país provocou o cancelamento das aulas em várias cidades
A atuação de um ciclone extratropical sobre o Uruguai gerou fortes rajadas de ventos no país. A mais forte foi observada na cidade de Punta del Este, que fica no litoral uruguaio. Os ventos chegaram a 181km/h, segundo o Departamento Nacional de Emergência do Uruguai, esse é o maior valor registrado no país desde agosto de 2005.
Ainda de acordo com os serviços meteorológicos locais, a situação deve ser agravar na capital Montevidéu até às 13 horas de hoje. Desde a noite de ontem foi emitido um alerta vermelho para quatro Estados da Federação, localizados no sul e leste do Uruguai. Esse aviso representa risco extremo, por causa de fenômenos de intensidade excepcional, com alto risco para a população.
Nos Estados de Colonia e Canelones y Soriano a chuva e os ventos fortes danificaram vários semáforos e o trânsito ficou complicado. O Governo decidiu cancelar as aulas das escolas públicas nesta terça-feira. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Uruguai, até às 7 horas da manhã de hoje 49 chamados foram atendidos, sendo 24 por queda de árvores e 21 por inundações.
Até o momento 155 pessoas tiveram que abandonar suas casas em todo país. A Polícia local confirmou também que um homem de 76 anos morreu durante a tempestade. O Serviço Nacional de Meteorologia uruguaio informa que neste momento o tempo continua encoberto no centro, sul e leste do país e que as rajadas de vento ainda passam dos 100km/h na praia de Punta del Este.
Chuvas no Brasil
Esse sistema que atua no Uruguai também provoca chuvas em alguns Estados brasileiros. Hoje, Paraná e Santa Catarina foram os mais atingidos pelas chuvas e ventos. A cidade de Dois Vizinhos-PR teve uma rajada de 105km/h e os acumulados em alguns municípios paranaenses já passam dos 60mm. Ao longo desta terça-feira as áreas de instabilidade se organizam sobre o Estado de São Paulo e provocam chuvas até a noite.
Fonte: Jornal do Tempo/UOL
Obs.: O ciclone extra-tropical (gráfico acima) passou a apenas 100 milhas de Punta del Este.
Vídeo com imagens do temporal em Punta del Este

23 Out 2012
Receita Federal realiza operação para fiscalizar embarcações de luxo

Embarcações suspeitas de serem usadas em lavagem de dinheiro podem estar em nome de laranjas
A Receita Federal iniciou no último domingo (21) uma operação como objetivo de fiscalizar irregularidades fiscais e aduaneiras envolvendo embarcações de luxo. Sem data para ser finalizada, a Operação Leão Marinho conta com 30 servidores da Receita, com apoio de lancha e helicópteros.
O órgão pretende verificar a regularidade das importações de diversas embarcações estrangeiras. Além de haver indícios de qualgumas embarcações estejam em nome de laranja, o que se configura como crime de lavagem de dinheiro.
Suspeitos
A Inteligência da Receita Federal já realizou um levantamento preliminar e identificou diversas embarcações suspeitas, que serão verificadas durante a operação e poderão ser retiradas pelo órgão; os proprietários serão intimados a prestar esclarecimento ao Fisco.
Fonte: Infomoney

22 Out 2012
Argentina ordena evacuação de fragata apreendida em Gana

A Argentina ordenou neste domingo que 300 militares abandonem uma fragata que está há 20 dias parada em um porto em Gana, apreendida por uma ordem da justiça local.
Entre os tripulantes da embarcação Libertad - no porto de Tema - está o segundo-tenente brasileiro Lailton Souza Jorge, 26 anos. O ministério das Relações Exteriores da Argentina ordenou que apenas o capitão e poucos tripulantes continuem a bordo do navio.
A fragata funciona como escola, e sua tripulação é formada por chilenos, argentinos e uruguaios. Jorge é o único brasileiro a bordo. Ainda não está claro se e como os tripulantes deixarão Gana rumo a seus países de origem.
O navio-escola está fundeado em Tema desde o dia 1º de outubro. Um juiz de Gana acatou pedido de um fundo de investimentos, o NML, feito por meio da Justiça americana, que reclama que a Argentina lhe pague uma dívida referente aos títulos públicos do país.
Para liberar a embarcação, o governo argentino deveria pagar uma fiança de US$ 20 milhões (R$ 40 milhões). Uma comitiva de autoridades locais viajou para Acra, capital de Gana. Em um comunicado divulgado na noite desta sexta-feira, o Ministério argentino das Relações Exteriores disse que a "detenção da Fragata Libertad é ilegal" já que ela possui, afirma-se, "imunidade" internacional, reconhecida por Gana em acordos internacionais
Fonte: Terra

22 Out 2012
Nos portos, gasto de R$ 1,5 bi a ver navios

Com o governo prestes a lançar novo pacote para investimentos em portos e aeroportos, empresários do setor alertam que os problemas vão muito além da falta de recursos. Maior legado da Secretaria Especial de Portos, o Programa Nacional de Dragagem, que já consumiu R$ 1,5 bilhão em investimentos e tem previsão de gasto total de R$ 2,4 bilhões até 2014, apesar de ter saído do papel, ainda não trouxe ganhos para o país. O motivo? Os empresários reclamam da demora da Marinha em homologar obras, algumas concluídas há um ano e, assim, navios maiores não podem atracar nos terminais. Segundo eles, só o Porto de Recife foi homologado.
A Marinha contesta e diz que, além de Recife, homologou novas profundidades de canais de acesso dos portos de Rio, Salvador, Angra e Itaguaí. Por este cálculo, porém, faltariam ainda nove homologações. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), Sérgio Salomão, a burocracia estatal provoca atrasos e custos para empresários e governo:
- Os navios trabalham com cartas náuticas, nas quais, entre os valores dos portos, está a profundidade. Como os novos calados ainda não foram homologados, eles têm que trabalhar com os valores antigos, sendo obrigados a fazer operações especiais mais demoradas e com mais rebocadores. É dinheiro jogado fora.
Setor de contêineres avança 10% ao ano
Enquanto a homologação anda em marcha lenta, o setor de contêineres cresce cerca de 10% ao ano, diz a Abratec. Ano passado, a movimentação de contêineres nos portos brasileiros alcançou 8.247.156 TEUs (medida padrão do setor, que se refere a um contêiner de 20 pés). Diretor-executivo do Centronave, Cláudio Loureiro garante que o maior problema não é a falta de investimentos e sim de "procedimentos". A entidade reúne as 27 maiores empresas de navegação no setor de contêiner, responde por 75% das exportações marítimas, em valor, e 98% das cargas em contêineres de importação e exportação. Para ele, se a Marinha entende que, apesar da dragagem, ainda há restrição para homologação, então as pendências devem ser resolvidas:
- Os navios entram na baía na velocidade de 11 nós, os rebocadores alcançam até sete nós. Do que adianta a Marinha determinar operação especial com dois rebocadores no lugar de um, se eles só alcançarão o navio quando este estiver chegando ao terminal? E para que mais de um prático (profissional que conduz a embarcação no acesso ao porto)?
'Navios são 24h, mas o governo é burocrático'
Segundo Loureiro, órgãos públicos agem de forma isolada, sem se preocupar com os custos:
- Na maioria dos países, as autoridades se juntam para fazer uma única visita a bordo. No Brasil, cada um vai em horário diferente.
Um empresário lembra que há diversos grandes portos no Brasil em que a fiscalização da Receita sequer funciona no fim de semana. Em muitos, os fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atuam só de 9h às 18h, inviabilizando ganhos de eficiência:
- Os portos e os navios são 24 horas, mas os governos são burocráticos - disse um empresário, que pediu para não ser identificado.
Em nota, a Diretoria de Portos e Costas da Marinha diz que só "os LH (laudo de homologação) de Rio Grande, Suape, Fortaleza e Santos (trecho 2) encontram-se em análise. Os dados dos portos de São Francisco do Sul, Natal, Itajaí, Suape (Canal Externo) e Santos (trechos 3 e 4) ainda são aguardados". Já a Secretaria Especial de Portos (SEP) afirmou, em nota, que o objetivo do Programa Nacional de Dragagem foi cumprido. "A SEP tentou nivelar e agilizar os procedimentos juntamente com a Marinha. Hoje todos estão bem encaminhados", afirmou, sem dar prazos para a conclusão da homologação.
Sobre a burocracia da fiscalização, a SEP disse que estuda meios para unir os órgãos públicos, citando o programa Porto Sem Papel, já implementado em 22 terminais. "Antes mesmo de o navio chegar ao porto, o sistema já libera, identifica a carga, identifica a tripulação".
Fonte: Agência O Globo/Henrique Gomes Batista

21 Out 2012
Brasileiro está em navio-veleiro apreendido e não pode deixar porto africano
Embarcação está parada há quase 20 dias em Gana, onde investidores cobram dívida do governo da Argentina
Um oficial da Marinha brasileira está entre os quase trezentos militares argentinos, uruguaios e chilenos que há quase 20 dias não podem deixar o porto de Tema, em Gana, na África - porque a fragata argentina no qual eles viajavam foi apreendida pela justiça local.
O segundo-tenente Lailton Souza Jorge, de 26 anos, embarcou em maio no navio-escola Libertad - um veleiro argentino de grandes proporções, usado para instrução de futuros oficiais e marinheiros. Ele é o único brasileiro integrante da tripulação
O vice-almirante Paulo Maurício Farias Alves, diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha brasileira, disse que um brasileiro está no navio, mas não confirmou sua identidade.
Contudo, a participação dele na 43º Viagem de Instrução do Navio-Escola Libertad consta em portaria publicada em maio deste ano do Diário Oficial a União e foi confirmada pela BBC Brasil com parentes do militar.
Jorge nasceu na Bahia, mas mora atualmente com a mulher no Estado do Rio de Janeiro. Ele está bem, segundo parentes, e se comunica diariamente com a família. A tripulação do navio tem liberdade para entrar e sair da embarcação e tem acesso a "modernos recursos de comunicação e informação".
Em declarações ao jornal argentino "Gaceta marinera", publicadas no dia três de agosto, ele contou que nasceu em Salvador, na Bahia, de onde saiu pequeno. "Mas graças à Fragata Libertad (que ali fez escala) voltei a percorrer as ruas da minha infância", disse.
Ele afirmou que a viagem é uma "oportunidade para conhecer como funciona outra Marinha" e declarou que se sentia "muito bem a bordo" da Fragata.
As viagens de navios-escolas são comuns em grande parte das Marinhas do mundo. No caso da Libertad, os militares passam por um programa de aprendizado de arte naval focado especialmente na navegação, segundo Alves. Porém, atividades culturais e de recreação também estão no cronograma de atividades. O objetivo é o ensino da tradição e dos costumes navais e a adaptação à vida no mar.
Jorge está abordo do navio argentino devido à uma iniciativa diplomática da Marinha do Brasil que visa aproximar a instituição de Marinhas de países amigos.
Calote
O navio-escola está fundeado em Tema desde o dia 1º de outubro, há quase vinte dias, como informou a imprensa local. Um juiz de Gana acatou pedido de um fundo de investimentos, o NML, feito por meio da Justiça americana, que reclama que a Argentina lhe pague uma dívida referente aos títulos públicos do país.
Para liberar a embarcação, o governo argentino deveria pagar uma fiança de US$ 20 milhões (R$ 40 milhões). Uma comitiva de autoridades locais viajou para Acra, capital de Gana, mas até esta sexta-feira não havia notícias de um entendimento. Em um comunicado divulgado na noite desta sexta-feira, o Ministério argentino das Relações Exteriores disse que a 'detenção da Fragata Libertad é ilegal' já que ela possui, afirma-se, "imunidade" internacional, reconhecida por Gana em acordos internacionais.
Como a Argentina não possui representação diplomática em Gana está contando com apoio da diplomacia brasileira, de acordo com fontes de Brasília.
Segundo a imprensa local, representantes do NML teriam oferecido pagar a passagem de volta para os militares embarcados na Fragata Libertad. Mas o governo argentino não teria respondido à proposta.
Na crise econômica de 2001 e de 2002, a Argentina declarou calote da sua dívida e a renegociou com desconto em 2005. No entanto, grupos como este que não aceitaram a oferta disputam com o país nos tribunais internacionais. Na imprensa local afirmou a rota da fragata Libertad foi modificada, na tentativa de evitar sua apreensão.
Portos da Europa, por exemplo, passaram a ser evitados. Para passar o tempo em Tema, os militares organizam passeios nos arredores do porto e atividades como futebol, segundo agências internacionais de noticias. A viagem de instrução estava marcada para acabar em 8 de dezembro.
Por e-mail, a Marinha brasileira explicou que o "oficial brasileiro embarcado na Fragata Libertad", da Armada Argentina, "não está autorizado pela Marinha do Brasil a conceder entrevistas, pois está subordinado ao Comandante do Navio". A Marinha informou ainda que trata-se de uma "viagem de instrução" com oficiais estrangeiros convidados para participar da missão.
A fragata Libertad realiza este tipo de viagem, complementar à instrução da Escola Naval e destinada a complementar a formação cultural de futuros oficias, desde 1963, informou a Marinha brasileira.
Fonte: Globo; Foto: AFP

18 Out 2012
Avião de passageiros é desviado para localizar barco no Pacífico

Um avião de passageiros que viajava entre o Canadá e a Austrália ajudou a localizar um veleiro à deriva no Oceano Pacífico com a ajuda de binóculos emprestados por um passageiro.
O Boeing 777 da Air Canada, que saiu de Vancouver com destino a Sydney, fez um desvio de 400 km de sua rota original a pedido da Autoridade de Segurança Marítima Australiana (AMSA, na sigla em inglês) após um farol de emergência ser avistado no Mar da Tasmânia, entre a Austrália e a Nova Zelândia.
Os pilotos também reduziram a altitude da aeronave a 1,8 mil m para ajudar na localização visual do barco. A altitude de cruzeiro de um voo de longa distância é de 11 mil m. O barco, com um único ocupante, foi encontrado cerca de 500 quilômetros a leste de Sydney.
O navegador havia deixado a área de Sydney havia duas semanas e estava à deriva por cerca de uma semana após perder seu mastro e ficar sem combustível.
Resgate
Segundo a AMSA, o aviso luminoso de emergência do barco foi avistado por volta das 8h15 de terça-feira (18h15 de segunda-feira em Brasília). O voo com 270 passageiros e 18 tripulantes a bordo, que já durava 12 horas e estava próximo ao seu destino, foi então desviado em busca do barco.
Segundo um porta-voz da Air Canada, a aeronave pousou com 90 minutos de atraso em Sydney. "Estamos realmente satisfeitos de poder ter ajudado", afirmou o porta-voz Peter Fitzpatrick ao jornal canadense The Globe and Mail.
Posteriormente, um avião da Air New Zealand que viajava entre Auckland e Sydney também foi desviado, antes da chegada de uma aeronave de resgate australiana que lançou um bote salva-vidas e um telefone por satélite para o navegador à deriva. Um navio mercante também protegeu o barco dos fortes ventos até a chegada de uma embarcação de resgate.
Localização remota
Um porta-voz da AMSA afirmou à rede Australian Broadcasting Corporation (ABC) que a ajuda dos aviões de passageiros foi necessária por causa da localização remota do veleiro.
"A localização do sinal de emergência estava dentro da rota de voo, então precisávamos avaliar a situação, e o Boeing 777 era o mais próximo do local", afirmou o porta-voz Jo Meehan. Segundo as autoridades, o navegador foi resgatado com segurança e passa bem.
Fonte: Terra; Foto: EFE
Colaboração: João Reguffe

17 Out 2012
Ecobatímetro do Costa Concordia estava desligado
O ecobatímetro, instrumento que informa a profundidade da água, havia sido desligado antes de o navio de cruzeiro Costa Concordia atingir uma pedra e afundar na costa italiana, em janeiro, disseram testemunhas em uma audiência pré-julgamento nesta terça-feira.
O capitão do Concordia, Francesco Schettino, é acusado do homicídio de 32 pessoas, de provocar um naufrágio e de abandonar o navio. Ele admitiu cometer erros, mas alega que não deve ser o único culpado.
Um painel de peritos judiciais afirmou na audiência que o ecobatímetro estava desligado no momento do naufrágio, de acordo com pessoas presentes à audiência, que foi fechada ao público porque o grande interesse da mídia não poderia ser acomodado.
O acidente provocou uma saída noturna caótica de mais de 4 mil passageiros e tripulantes na costa rochosa da ilha toscana de Giglio. Trinta corpos foram recuperados dos destroços e outras duas pessoas permanecem desaparecidas.
A Costa Cruzeiros disse na audiência que o navio tinha sido equipado com mais sistemas de radar do que o necessário, e que um número suficiente deles estava em operação para atender aos requisitos legais.
O Codacons, um grupo de direitos do consumidor que está envolvido no caso, afirmou que eram necessárias mais informações sobre o estado do equipamento do navio antes do desastre.
"Todos esses aspectos, se estivessem funcionais, poderiam eventualmente ter compensado os efeitos negativos das ações do capitão Schettino e ajudado a evitar a perda de vidas humanas, mesmo que o navio tivesse afundado de qualquer jeito", disse Giuliano Leuzzi, um advogado do Codacons.
Fonte: Terra/Reuters
Na imagem acima, mostra-se um ecobatímetro, apenas para fins de ilustração. O instrumento envia um pulso em direçao ao leito, e mede o tempo de retorno (eco), transformando-o em distância.

16 Out 2012
Lancha explode em lago de manso e fere três jovens

Uma lancha explodiu neste final de semana no lago de manso (balneário aquático a 78 km de Cuiabá) e três jovens ficaram feridos, sendo que um deles está com 45% do corpo com queimaduras.
Um dos jovens, de 28 anos, está internado no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) e seu quadro clínico é grave. Os outros dois tiveram queimaduras nos braços, mas o estado não é tão grave.
De acordo com fontes que presenciaram o fato, a explosão ocorreu no momento em que um dos jovens deu a partida na lancha. “Eles não perceberam o forte cheiro de gasolina que exalava do porão, e no momento da ignição todo explodiu”, declarou uma testemunha para a reportagem.
A marinha deverá abrir inquérito para apurar as causa do incidente e checar a documentação da lancha e dos proprietários.
Fonte: Correio Press

16 Out 2012
Ressentimento marca 1ª audiência sobre naufrágio do Concórdia

Um advogado das famílias das 32 vítimas fatais do naufrágio do navio Costa Concórdia disse na segunda-feira que todas as mortes no acidente poderiam ter sido evitadas.
A declaração foi feita durante a primeira audiência judicial destinada a reconstituir o acidente, o que incluirá uma análise das gravações registradas na "caixa-preta" do navio, que naufragou em janeiro perto de uma ilha italiana.
Com base na investigação, o capitão Francesco Schettino, que estará presente nas audiências preliminares, poderá ser julgado criminalmente, provavelmente no ano que vem.
Schettino é suspeito de homicídio culposo e negligência, por ter aproximado demais o navio da ilha de Giglio, a fim de saudar seus moradores. Ele é acusado também de ter abandonado o barco antes da conclusão das operações de resgate dos 4.200 passageiros e tripulantes.
Pelo menos 30 pessoas morreram, e outros dois corpos nunca foram encontrados. O navio ainda não foi retirado das pedras onde permanece, semissubmerso.
Schettino admitiu ter cometido erros, mas acusou a empresa Costa Cruzeiros de lidar mal com o incidente. Nesta semana, ele anunciou que vai processar a companhia, subsidiária da Carnival Corp., por entender que sua demissão foi sem justa causa.
O comandante do navio foi ridicularizado dentro e fora da Itália por seu comportamento durante o acidente, mas advogados das famílias das vítimas disseram que é importante olhar além dele, expondo procedimentos inadequados da empresa operadora.
"A razão pela qual essas pessoas morreram não é o capitão Schettino, a razão pela qual essas pessoas morreram é a corporação, a negligência das suas práticas e procedimentos de segurança. Não havia razão para que ninguém morresse", disse o advogado Peter Ronai.
Schettino não se pronunciou durante a audiência matinal, mas seus advogados disseram que ele aceitou a culpa pelo incidente e deseja que a verdade completa seja estabelecida.
"O capitão está fazendo o que é certo, ele está conduzindo sua defesa", disse seu advogado, Francesco Pepe, a jornalistas em frente ao teatro da localidade de Grosseto, onde a audiência foi realizada, a portas fechadas.
"É do interesse dele que a verdade aflore, e é uma questão de respeito, não só pelos seus direitos, mas também pelos direitos dos sobreviventes."
Oito outros funcionários e executivos da Costa Cruzeiros estão sendo investigados por seu envolvimento no acidente.
Fonte: Estadão; Silvia Ognibene - Reuters (Reportagem de Hanna Rantala e Antonio Denti)

16 Out 2012
Sessentão fica com o troféu Fita Azul

Barco desbancou o favoritismo do Ave Rara, que terminou a Refeno em terceiro
Tripulação do Sessentão chegou na noite de domingo a Fernando de Noronha
Do escuro absoluto do Oceano Atlântico, despontou de longe uma luz que vinha da embarcação surpresa da 24ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno). Enquanto todo mundo apostava todas as fichas no favorito Ave Rara (campeão das duas últimas edições da regata), eis que o monocasco debutante na competição, o Sessentão, de São Paulo, roubou a cena e cruzou a linha de chegada na praia do Boldró às 19h20 (horário do Recife) de ontem, levando o troféu Fita Azul. Mais de 31 horas depois da partida do Recife, o capitão Alain Simon garantiu que não sabia que tinha sido o campeão da regata. Achava que o segundo colocado, o Zing2, já havia cruzado a linha de chegada antes. O Ave Rara chegou duas horas depois.
De acordo com Simon, que é suíço naturalizado brasileiro, o Sessentão fez uma regata constante. Saíram na frente desde o Porto do Recife. Em uma disputa acirrada com o Zing2, que contava com o tripulante medalhista olímpico Lars Grael, acabou perdendo a ponta na madrugada de ontem. “Retomamos a frente às 10h, mas não sabíamos se iríamos chegar mesmo em primeiro”, disse, exausto. “Estou surpreso, sim, com o resultado. Só tive certeza da vitória quando cheguei. Achávamos que o Zing2 estava na frente. Mas fomos bem desde o início, mantivemos uma boa velocidade e deu tudo certo.”O Sessentão disputou a Refeno na categoria Orc Club e velejou com sete tripulantes, um pernambucano e os demais paulistanos.
A demora para os primeiros barcos chegarem foi justificada pela organização da prova pelos ventos fracos. “Independente do tempo, de quebra de recorde e afins, a nossa preocupação foi com a segurança. Isso sempre fica em primeiro plano. Estamos felizes e satisfeitos por ter dado tudo certo”, afirmou o comodoro do Cabanga Iate Clube, Carlos Henrique Dantas.
Até o fechamento desta edição, a equipe do Superesportes não havia conseguido falar com os tripulantes do Ave Rara, grande favorito a navegar os 545 quilômetros que separam a capital pernambucana do arquipélago. De acordo com membros da organização, a embarcação pode ter tido algum problema no trajeto, visto que as imagens do satélite apontavam o trimarã como primeiro colocado até certo ponto da regata.
Fonte: SuperEsportes/Daniel Leal - Diario de Pernambuco
Colaboração: Átila Böhm
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15 Out 2012
Gana viola lei internacional com arresto de fragata
A Argentina afirmou nesta quinta-feira que a decisão de Gana de arrestar sua fragata Libertad com base no litígio envolvendo o "default" da dívida viola a lei internacional.
"Esta decisão ignora as normas internacionais que consagram imunidade à fragata em sua condição de navio de guerra", destaca uma nota oficial, na qual Buenos Aires informa o envio a Gana dos vice-ministros da Defesa e Relações Exteriores.
Um juiz de Gana rejeitou nesta quinta-feira o pedido da Argentina para liberar a fragata Libertad - navio-escola da Marinha - após seu arresto em um porto na região de Accra a pedido de fundos que rejeitaram a troca de bônus decorrente do "default" decretado em 2001.
"Não há bases suficientes expostas pelo demandante (Argentina) para rejeitar a sentença do tribunal. A moção fica rejeitada", disse o juiz Richard Adjei Frimpong, do Tribunal de Comércio de Acra. Não foi fixada a data da próxima audiência.
A Argentina havia pedido ao Tribunal de Comércio que liberasse a fragata arrestada, com mais de 200 tripulantes a bordo, neste país do oeste da África, alegando que tem imunidade diplomática.
O comunicado argentino destaca que "com esta medida, que compromete a responsabilidade internacional de Gana, se acrescenta à questão judicial uma dimensão política que afeta as relações bilaterais".
"O governo argentino confia em que a resposta destas autoridades (ganenses) a esta gestão (dos vice-ministros) permita acabar rapidamente com a polêmica gerada", destaca a nota.
A Argentina lembra que "distintas cortes, de vários países (Alemanha, França e Estados Unidos), já estabeleceram jurisprudência sobre a matéria a favor da Argentina", por negar arresto sobre "bens militares".
Fonte: Terra

15 Out 2012
Tribunal de Gana impede liberação de veleiro argentino

Um tribunal de Gana decidiu hoje contra a liberação de um veleiro militar argentino retido no Porto de Tema.
Segundo o tribunal, o barco-escola Libertad deve continuar retido em Gana por causa de uma ação movida contra o Estado argentino por credores nos Estados Unidos.
A retenção foi ordenada pelo mesmo tribunal que ordenou a apreensão da embarcação quando ela estava ancorada em Tema para uma missão de treinamento pela África.
Segundo o juiz Richard Agyei-Frimpong, a Argentina não apresentou argumentos suficientes para que a embarcação fosse liberada.
O barco-escola foi apreendido na semana passada a pedido de credores norte-americanos, aos quais o governo argentino deve bônus. A chancelaria argentina argumentou que o fundo norte-americano é formado por "piratas" e que o governo não será "extorquido" pelos investidores.
A apreensão do veleiro foi pedida à Justiça de Gana pela Elliott Capital Management, fundo de investidores de US$ 15 bilhões comandado por Paul Singer em Nova York. O fundo afirma que o governo argentino não pagou o que devia em títulos quando decretou moratória unilateral, há mais de uma década.
Tribunais dos EUA e Grã-Bretanha outorgaram ao fundo uma indenização de US$ 1,6 bilhão, mas Singer reclama o pagamento da totalidade dos títulos, mais os juros. A Argentina se nega a pagar.
O tribunal de Gana ordenou que o veleiro fique retido até que o governo argentino deposite US$ 10 milhões em uma conta dos investidores. As informações são da Associated Press.
Fonte: Agência Estado

Gana mantém arresto de fragata argentina por 'default'
Um juiz de Gana rejeitou nesta quinta-feira o pedido da Argentina para liberar a Fragata Liberdade, um navio-escola da Marinha arrestado em um porto na região de Acra desde 2 de outubro a pedido de fundos especulativos que exigem o pagamento de bônus soberanos em default.
"Não há bases suficientes expostas pelo demandante (Argentina) para rejeitar a sentença do tribunal. A moção fica rejeitada", disse o juiz Richard Adjei Frimpong, do Tribunal de Comércio de Acra. Não foi fixada a data da próxima audiência.
A Argentina havia pedido na terça-feira ao Tribunal de Comércio que liberasse a fragata detida com mais de 200 tripulantes neste país do oeste da África, alegando que tem imunidade diplomática.
O advogado da NML Capital, o fundo que apresentou o recurso em Gana contra o governo argentino, argumentou, no entanto, que Buenos Aires havia renunciado previamente à imunidade relacionada com este caso.
Entre 2005 e 2010, a Argentina refinanciou e normalizou com credores 93% da dívida declarada em default em 2001, por quase 100 bilhões de dólares, mas há bônus remanescentes em mãos de fundos especulativos que querem recuperar 100% da dívida mais juros litigando nos tribunais.
O advogado que representa o governo argentino, Larry Otu, lembrou que a fragata precisa se reabastecer para que seus geradores continuem funcionando e o tribunal do país africano pediu que as duas partes cheguem a um acordo sobre os problemas logísticos.
Em nota emitida em Buenos Aires, a Argentina afirma que a decisão de arresto "ignora as normas internacionais que consagram imunidade à fragata em sua condição de navio de guerra".
O comunicado argentino destaca que "com esta medida, que compromete a responsabilidade internacional de Gana, se acrescenta à questão judicial uma dimensão política que afeta as relações bilaterais".
"O governo argentino confia em que a resposta destas autoridades (ganenses) a esta gestão (dos vice-ministros) permita acabar rapidamente com a polêmica gerada", e lembra que "distintas cortes, de vários países (Alemanha, França e Estados Unidos), já estabeleceram jurisprudência sobre a matéria a favor da Argentina", por negar arresto sobre "bens militares".
A tripulação "está bem"
A tripulação da Fragata Liberdade "está bem", disse nesta quinta-feira à AFP uma fonte da Marinha argentina em Buenos Aires.
Os membros da tripulação "estão todos bem e se comunicam com seus familiares", disse a fonte que pediu anonimato.
Um total de 69 cadetes argentinos em viagem de instrução integram o quadro do navio retido em Gana, mas, no dia 2 de junho, marinheiros estrangeiros também embarcaram como convidados no porto de Buenos Aires.
Entre eles, iniciaram a viagem oito marinheiros do Uruguai, 15 do Chile e um da Bolívia, Brasil, Paraguai, Suriname, Peru, África do Sul e Venezuela, segundo comunicado da Marinha.
Fonte: AFP

15 Out 2012
Navio do século XVIII é descoberto na Itália
Um mergulhador da polícia financeira e alfandegária italiana encontrou restos bem-conservados de um galeão espanhol do século XVIII perto da costa da Sicília, Itália, onde ocorreu uma famosa batalha em 1718, anunciou nesta quinta-feira o comandante da corporação. O mergulhador, que não estava em serviço no momento da descoberta, percebeu um canhão escondido na areia e chamou seus colegas para ajudar na busca de outros canhões e da maior parte dos restos do navio de transporte, segundo um comunicado da polícia. "É excepcional, porque o navio está totalmente conservado", explicou à AFP o comandante do departamento aeronaval da polícia financeira na Sicília, tenente coronel Costanzo Ciaprini.De acordo com Ciaprini, a areia conservou os canhões e as partes de madeira do galeão de modo que a descoberta é como "uma fotografia de três séculos atrás". "O chefe dos serviços arqueológicos locais nos disse que o naufrágio poderia ter acontecido em 1718 durante a batalha de Capo Passero", extremo-sul da principal ilha da Sicília.A batalha entre as frotas britânica e espanhola terminou com a derrota da Espanha. Ciaprini indicou que a área pode ser transformada em um sítio arqueológico submarino protegido ou que uma parte do galeão pode ser levada para a superfície para ser exposta em um museu.
Fonte: Correio do Povo

14 Out 2012
Largada para um sonho
Refeno é o ponto de partida de uma viagem à Europa para uma família que pela primeira vez participará de uma regata
O publicitário e empresário carioca Ricardo Mondego, 47 anos, levará consigo a esposa e dois filhos para participarem da Refeno

São 513 histórias de vidas diferentes partindo do Recife rumo a Fernando de Noronha, divididas em 101 embarcações. Na bagagem de cada uma delas, a expectativa de encontrar um paraíso ecológico, de águas cristalinas – ora verde, ora azul – e local perfeito para desfrutar momentos que podem ser de paz absoluta ou de festa. Na chegada, há opção para todos os gostos. Em uma competição onde a peculiaridade é simplesmente viver o prazer de velejar, ganham o prêmio o primeiro e o último colocados. Basta percorrer as mais de 300 milhas da Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno). O maior troféu é chegar. Ao meio-dia de hoje, a partida acontece do Marco Zero. E uma família em especial estará dando largada a um sonho.
O publicitário e empresário carioca Ricardo Mondego, 47 anos, levará consigo a esposa e dois filhos para participarem pela primeira vez na vida de uma regata. A Refeno, porém, é apenas o ponto de partida para quem tem como destino a Europa. Em uma viagem de 18 meses a bordo do monocasco de nome Sobá, eles passarão pelo Caribe. “Largamos uma situação muito confortável, em uma casa de frente para o mar, com 300 metros quadrados, para morar em um barco. Alguns amigos me chamam de maluco. Mas está sendo incrível. Superando até as expectativas”, afirmou Ricardo, após os primeiros cinco meses de moradia no barco.
A experiência em longas viagens ao lado da esposa, a peruana Maite Benavides, 44 anos, já é de muitos anos. Com 17 anos de casados, antes do nascimento dos dois filhos, eles já viajaram por toda a América Latina com um trailer, em meados de 1997. “Agora está sendo diferente, estamos realizando um sonho de estar junto, em família, e isso é importante. Estamos próximo aos filhos, em uma idade que eles ainda se interessam em estar juntos”, disse Ricardo, sendo seguido por Maite: “É algo que une a gente. Na verdade, desde que namorávamos, queríamos fazer isso. É um sonho que era longe, mas foi se tornando próximo e decidimos encará-lo”, afirmou a bióloga, em perfeito português.
Apesar de estarem adorando a vida em alto mar, o que as crianças mais sentem falta é dos amigos. “Não poder visitar amigos nos fins de semana é o que me deixa um pouco inquieto. Agora que conhecemos e estamos convivendo mais com uma família sul-africana está melhor, mas sinto falta dos amigos”, revela Diego, 14 anos, acompanhado pelo irmão mais novo, Rodrigo, de 11 anos. “Mas é muito bom conhecer os lugares, poder surfar em praias diferentes. Eu estou curtindo muito”, garantiu o pequeno.
Fonte: Daniel Leal - Diario de Pernambuco/Superesportes

14 Out 2012
Marinheiro salva catamarã à deriva e exige US$ 200mil
Barco da equipe Energy Team soltou-se das amarras na baía de San Francisco e ficou uma hora à deriva, até ser salvo por Todd Tholke que invoca lei de 1869 para a recompensa.
Uma situação caricata aconteceu em S. Francisco, nos Estados Unidos, em cuja baía têm vindo a ser disputadas regatas preliminares da Taça América, a competição mais importante da vela a nível mundial, quando de madrugada se soltaram as amarras do catamaran da equipe francesa Energy Team, ficando à deriva mais de uma hora na baía. Valeu, então, a intervenção de um marinheiro local, de seu nome Todd Tholke, que recuperou a embarcação, levando-a de volta ao cais, para alívio da equipa francesa.
Grato pelo gesto de Tholke, o patrão do Energy Team não hesitou em convidá-lo para navegar com a equipa na baía de S.Francisco, num gesto tão simpático quanto de recompensa pela atitude do marinheiro, evitando que aquele "F.1 dos mares" (avaliado em 650 mil euros) à deriva acabasse destruído por qualquer colisão.
O pior estava para suceder cinco dias mais tarde, quando um representante do referido marinheiro, de acordo com a notícia publicada no San Francisco Chronicle, se apresentou com um documento judicial que colocava a mesma embarcação sob custódia do tribunal até terminarem as regatas da Taça América.
Invocando uma lei de 1869, Tholke exige uma recompensa de 200 mil dólares pelo seu "dedicado trabalho e o risco sofrido" para recuperar o multicasco que já estava junto a umas rochas da Ilha do Tesouro, a uma milha do seu local de amarração. O advogado do marinheiro argumentou ainda que o barco do seu cliente esteve várias vezes em risco de se voltar durante o processo de recuperação do catamaran do Energy Team.
Fonte: O jogo, Pt
Saiba mais
(em inglês)
Veja a petição feita pelo advogado do marinheiro, na íntegra (em inglês)
Acompanhe todo o processo (em inglês)

13 Out 2012
Refeno tem partida marcada para este sábado
A largada será dada na altura do Marco Zero e, até o arquipélago pernambucano, serão 300 milhas náuticas ou 540 km de céu e mar
De lá para cá, lá se vão 28 anos. No início, no entanto, ninguém ousaria imaginar que os veleiros nacionais pudessem fazer uma travessia entre o Recife e Fernando de Noronha, até que o velejador Maurício Castro mostrou ser possível. Hoje, a partir das 12h20 – em cinco partidas de 20 em 20 minutos, obedecendo cada tipo das embarcações –, tem início mais uma Regata Recife/Fernando de Noronha. A largada será dada na altura do Marco Zero e, até o arquipélago pernambucano, serão 300 milhas náuticas ou 540 km de céu e mar.
Quase todo tipo de veleiro encara o percurso. Até os menores. As velocidades são diferentes, dependendo de cada tipo, mas o título da corrida oceânica – e o troféu Fita Azul, dado ao melhor resultado geral – será disputado pelos poucos favoritos. Entre eles, o barco pernambucano Ave Rara.
“Todos os anos nos preocupamos em fazer alterações. Este ano, trocamos a vela antiga por uma de proa, que resultará em mais agilidade. Ele (o Ave Rara) também está cerca de 200 kg mais leve”, destacou o dono do barco, Vicente Gallo, que não quer falar sobre favoritismo.
Esta regata tem tudo para ser a mais tecnológica dos últimos tempos. E a maior novidade responde pelo nome de “spot”. Por meio do aparelho, sistema que atualiza posição e localização das embarcações a cada dez minutos, o internauta vai poder acompanhar, pelo computador, a disputa. Cada embarcação emite sua situação via satélite, a direção da Refeno reúne as informações e as divulga no site (www.refeno.com.br).
“São repassadas pelo spot todas as informações. Dá até para fazer projeções a partir do aparelho. Em caso de alguma embarcação desligá-lo, para esconder a sua rota, será desclassificada”, diz o diretor da prova Marco Medeiros. “Além disso, o aparelho torna a regata mais segura para os participantes.”
Além da informação em tempo real, a tendência dos próximos anos é dar ênfase ainda maior à segurança. “Um aparelho simples como o spot dá as coordenadas de onde uma embarcação está. Isso quer dizer que se ela estiver quebrada, vamos poder socorrê-la da maneira mais rápida possível”, disse Marcos Medeiros.
Fonte:JConline

11 Out 2012
Comandante de navio naufragado quer recuperar cargo
Francesco Schettino é investigado por causar o acidente e por abandonar o navio antes do fim da evacuação
O comandante do Concordia, o navio de cruzeiro que naufragou em janeiro próximo a uma ilha da Toscana, pretende apresentar uma queixa contra a companhia Costa para recuperar seu posto depois de ser demitido, afirmou nesta quarta-feira o jornal La Repubblica.
Francesco Schettino, que é investigado por causar o acidente que matou 32 pessoas e por abandonar o navio antes do fim da evacuação, foi demitido no final de julho.
"A Costa Cruzeiros confirma que concluiu o processo disciplinar contra Schettino, após o naufrágio do Concordia, e decidiu por sua demissão", segundo um comunicado da companhia, citado pela imprensa italiana.
Após uma série de audiências técnicas agendadas para a próxima semana no tribunal de Grosseto, Toscana, Schettino deve ser julgado ao lado de oito outros executivos e funcionários da empresa.
Schettino afirmou ter feito uma manobra in extremis que permitiu salvar milhares de vidas e quer a reintegração a seu posto e o pagamento de salários em atraso. O navio de 114.500 toneladas encalhou nas rochas perto da ilha de Giglio, na noite de 13 de janeiro, com 4.229 passageiros a bordo.
Os investigadores querem saber por que o navio navegava tão perto da ilha e em alta velocidade e por que o procedimento de evacuação foi iniciado uma hora após a colisão.
Fonte: Terra

07 Out 2012
Condução de veículo aquático sem habilitação ou sob efeito de álcool pode virar crime

A condução de lancha, barco ou outro veículo aquático sem habilitação ou sob efeito de álcool poderá ser enquadrada como crime no Código Penal e ter a pena de prisão aumentada. É o que estabelecem dois projetos em tramitação no Senado encaminhados para exame da Comissão Temporária de Reforma do Código Penal. O relator da proposta de novo código (PLS 236/2012) é o senador Pedro Taques (PDT-MT).
Atualmente, a falta de habilitação para conduzir embarcações em águas públicas e a direção perigosa desse tipo de veículo são consideradas contravenções penais, crime de menor potencial ofensivo.
Tanto o PLS 148/2012, da senadora Ana Rita (PT-ES), quanto o PLS 122/2012, do senador Vicentinho Alves (PR-TO), enquadram essas condutas no artigo 132 do Código Penal, que trata do crime de “exposição a perigo para a vida ou saúde de outrem”. A pena atual nesses casos varia de três meses a um ano de prisão, se o fato não constitui crime mais grave.
Vicentinho propõe que a pena seja aumentada de um terço a metade, enquanto Ana Rita sugere pena ainda mais dura: de um a dois anos de prisão. Para os parlamentares, a mudança no Código Penal vai ajudar a evitar acidentes em praias, lagos e rios do país.
“Esperamos que, com essa iniciativa, deixem de ocorrer episódios em que pessoas brincam irresponsavelmente com jet skis e outras embarcações náuticas a motor, expondo a perigo inclusive a vida de seus próprios familiares”, afirma a senadora capixaba.
O parlamentar tocantinense registra que frequentemente têm ocorrido acidentes com embarcações, causados por pessoas que não possuem habilitação ou dirigem alcoolizadas.
“O aumento do número de acidentes com embarcações, especialmente as motoaquáticas, têm se multiplicado no Brasil, e geralmente deixando vítimas. Isso exige do Parlamento um aperfeiçoamento legislativo, dada a falta de força intimidativa da legislação em vigor", afirma Vicentinho.
Fonte: Agência Senado

06 Out 2012
Dono de barco que afundou e matou 9 em rio de MT é multado em R$ 10 mil
Tribunal Marítimo entendeu que houve imprudência e negligência.
Piloto que não tinha habilitação também foi condenado.
O proprietário da chalana que naufragou na região de Porto Cercado, no Pantanal mato-grossense, no dia 9 de março de 2008, foi multado em R$ 10 mil pelo Tribunal Marítimo, vinculado ao Ministério da Defesa. Além do empresário Semi Mohamed Said, o Tribunal também condenou o piloto, que conduzia o barco sem documento de habilitação exigido pela Marinha. Ele terá de pagar multa no valor de R$ 400. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União que circulou na sexta-feira (5). O acidente provocou a morte de nove pessoas, sendo sete turistas e duas cozinheiras.
Na decisão, o órgão entendeu que "o acidente e suas consequências são decorrentes das condutas imprudentes, imperitas e negligentes" do dono do barco e do piloto. A relatora do processo, juíza Maria Cristina Padilha, do Tribunal Marítimo, também determinou que a decisão seja informada à Capitania Fluvial do Pantanal sobre a infração cometida pelos acusados ao "transportar carga perigosa em desacordo com as normas".
O advogado do proprietário da chalana, Huendel Rolim Wender, disse ao G1 que vai recorrer da decisão porque, segundo ele, não haveria possibilidade de haver nenhuma decisão sobre esse caso, já que o inquérito acerca do acidente ainda não foi concluído pela Polícia Civil de Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá, onde ocorreu a tragédia. "Estamos aguardando o laudo pericial e não foi feita a perícia até hoje", argumentou o advogado.
O inquérito ainda não foi concluído porque o barco ainda não foi retirado do fundo do rio. De acordo com a Polícia Civil, o estado contratou uma empresa para retirar a chalana do rio, que analisou o caso e, no ano passado, definiu que não tinha viabilidade técnica para executar o trabalho. A polícia ainda deve apurar a responsabilidade do acidente, bem como se houve imperícia, imprudência ou negligência.
Ao todo, 22 pessoas estavam a bordo da chalana que seguia do Rio Cuiabá em direção ao Rio Piquiri, mas por volta das 4h do dia 9 de março começou a naufragar. Doze ocupantes eram turistas e 10 tripulantes. No momento do naufágio, os turistas estavam nas cabines e os tripulantes dormiam em aposentos.
Fonte: G1; Foto: Reprodução/TVCA

05 Out 2012
1ª Regata Internacional Veleiros Clássicos chega a Paraty

Veleiros clássicos desfilam sua beleza na cidade colonial mais charmosa do Brasil
O charme dos veleiros clássicos, em comunhão com as transparentes águas de Paraty são alguns dos ingredientes da 1ª Regata Internacional de Veleiros Clássicos – etapa Paraty, que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de outubro na cidade que é Patrimônio Histórico Nacional. E nada melhor que um belo desfile de modelos de veleiros clássico ( mais de 30 anos), para abrilhantar ainda mais a aura colonial da cidade.
A regatta está em sua 7a edicão, tendo sido realizada em Búzios, e Angra. E a novidade da etapa de Paraty, que participa do circuito pela primeira vez, será a participação de veleiros leves que normalmente velejam em lagos. Oriundos de países como: França, Suíça e Argentina, eles podem levar vantagem se o vento estiver com pouca intensidade, como explica o organizador e idealizador da regata, Loic Gosselin:
“O interessante de trazer barcos internacionais das classes que escolhemos é que esse tipo de embarcação consegue ter um excelente desempenho, mesmo com pouco vento” analisa Loic, que além de organizador é um entusiasta do movimento de revitalização da cultura náutica brasileira.
Entre os velejadores que fazem parte dos admiradores dos clássicos, renomados velejadores, como Mauricio Santa Cruz, Kiko Pelicano, os irmãos Grael, Torben e Lars, que competirão em barcos diferentes e ainda terão tripulações familiares travando uma descontraída disputa caseira.
Mulheres a bordo. Entre os destaques que sempre fazem bonito nas regatas está o veleiro Cangaceiro, que tem uma tripulação majoritariamente feminina. Outra que também marca presença representando a mulherada é Silvana Campello, capitã do Dália, réplica de uma escuna Americana do século 19.
Medalhas olímpicas - Estarão presentes diversos participantes ilustres como: Kiko Pelicano(Medalhista olímpico de vela ao lado de Lars Grael, nos jogos olímpicos de Atlanta, em 1996), Maurício Santa Cruz (campeão mundial de vela) e Tymur Klink (Arquiteto e Paisagista, irmão de Amyr Klink, conhecido navegador brasileiro, que deu a volta ao mundo navegando).
Canoas de Amyr Klink – A organização do evento, em parceria com o Instituto Náutico de Paraty – INP, está fomentando a reforma (com velas e remos novos em folha) de até 9 canoas regionais, inclusive algumas que pertencem ao velejador Amyr Klink. A intenção é fazer com essas belas embarcações consigam voltar ao seu desenho original e que pescadores da região e alunos do INP disputem as provas esportivas.
A 1ª Regata Internacional de Veleiros Clássicos - etapa Paraty conta com o Patrocínio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro; Co-Patrocínio Farmoquímica; Patrocínio Institucional da Prefeitura Municipal de Paraty; Apoio da Revista Velejar e Meio Ambiente; Produção e Organização Media Mundi e FEVERJ (Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro); Chancela da ABVO/ABVClass.
SEDE DO EVENTO
A sede do nosso evento será a Marina Farol de Paraty Yacht Club [http://www.faroldeparaty.com.br/], localizada por terra na Rod. BR-101 Km 575,5 – Boa Vista – Paraty, RJ ou por mar GPS 23º 13’ 58.99’’ S 44º 41’ 41.25’’ W. As vagas estão disponíveis gratuitamente para os participantes de 18 a 22 de outubro de 2012. Maiores informações: Sr. Expedito - contato@faroldeparaty.com.br / (24) 3371 1933

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 19/10
11h00 – 15h00:
Credenciamento na Marina Farol de Paraty Yacht Club [Rod. BR-101 Km 575,5 – Boa Vista – Paraty, RJ]
00h00 – 01h00:
Coquetel de Abertura na Pousada Porto Imperial [Rua Tenente Francisco, s/nº - Centro Histórico –Paraty, RJ]
Sábado, 20/10
10h00 -12h00:
Credenciamento na Marina Farol de Paraty Yacht Club [Rod. BR-101 Km 575,5 – Boa Vista – Paraty, RJ]
11h00 – 12h00:
Reunião dos Comandantes na Marina Farol de Paraty Yacht Club
12h00 – 13h00:
Início da 1ª Regata
15h00:
Almoço de confraternização na Marina Farol de Paraty Yacht Club
Noite Livre
Domingo, 21/10
11h00 – 12h00:
Reunião dos Comandantes na Marina Farol de Paraty Yacht Club
12h00 – 13h00:
Início da 2ª Regata
15h00:
Almoço de confraternização e Premiação na Marina Farol de Paraty Yacht Club
Nota da Organização:
Programação sujeita a alterações.
Solicitamos atenção aos locais dos eventos sociais. O Coquetel de Abertura não acontecerá na sede do evento!
Disponibilizaremos um serviço de transfer nos dias do evento, com horários pré-determinados, para trajeto dos participantes Centro Histórico de Paraty – Marina Farol de Paraty Yacht Club – Centro Histórico de Paraty. Informaremos sobre esse serviço em breve.
Fonte: Midiabacana assessoria de imprensa
Colaboração: Átila Böhm

02 Out 2012
Bomba da 2ª Guerra é detonada no mar na Grã-Bretanha
Uma bomba despejada por aviões alemães na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial foi detonada no mar neste fim de semana. O dispositivo com mais de 700 quilos de explosivos foi encontrado por acaso por mergulhadores no rio Helford, na região da Cornuália.
A bomba foi transportada pela Marinha britânica do leito do rio para um local seguro no meio do mar. Cerca de 50 barcos foram usados para isolar um raio de dois quilômetros no entorno do ponto da explosão.
"Seria mais fácil deixar a bomba onde ela estava, mas ela estava muito próxima à terra e significaria um risco para as pessoas e para as construções próximas", afirmou o especialista em explosivos da Marinha Sid Lawrence.
Segundo ele, a bomba tinha uma potência suficiente para destruir "várias construções", se fosse detonada acidentalmente. As autoridades britânicas acreditam que o dispositivo é uma das maiores bombas remanescentes da Segunda Guerra já encontradas na região sudoeste da Grã-Bretanha.
Fonte: Terra/BBC Brasil; Foto: BBC Brasil
Assista ao vídeo da explosão

23 Set 2012
Atingido pelo hélice do seu próprio barco
Um homem de 69 anos morreu na última sexta-feira em Waldport, Oregon/EUA, em acidente com um barco inflável. Ao experimentar a embarcação, o piloto a conduziu em alta velocidade sobre a sua própria marola, quando foi ejetado para a água. O barco, um modelo para uso militar, de 25 pés, continuou navegando em círculos com seu motor acelerado, tendo o hélice atingido o piloto fatalmente.
Fonte: Fox12

23 Set 2012
De volta à classe Laser, Robert Scheidt lidera campeonato na Itália

Robert Scheidt "corre contra o tempo" para entrar na forma ideal, visando sua volta à classe Laser
O velejador Robert Scheidt retornou às competições da classe Laser da vela com o pé direito. O brasileiro venceu, na manhã deste sábado, as duas primeiras regatas do Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o CICO, disputado na cidade de Scarlino, na Itália.
"Mesmo sem estar ainda com o condicionamento físico ideal, consegui bastante velocidade nas disputas deste sábado. Acabei sentindo um pouco o cansaço, por estar velejando sozinho, mas foi um resultado bacana", comemorou Scheidt.
A competição em águas italianas tem a participação de 105 barcos, divididos em duas flotilhas. Com ventos de 15 nós, Scheidt conseguiu uma boa velocidade e garantiu a primeira colocação nas duas regatas da sua flotilha.
Os velejadores italianos Alessio Spadoni e Marco Gallo se revezaram no primeiro lugar nas disputas da outra flotilha e são, respectivamente, segundo e terceiro colocados na classificação geral, ambos com 3 pontos.
Após a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, na classe Star, ao lado de Bruno Prada, Robert Scheidt voltou a treinar pela Laser, já pensando nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, que não contará com competições da Star. O brasileiro se projetou mundialmente na classe Laser, em que conquistou nove títulos mundiais e três medalhas olímpicas: dois ouros e uma prata.
Fonte: Terra; Foto: Divulgação

19 Set 2012
Ventania no RS

Nesta quarta-feira, 19, boa parte do RS sofrerá o efeito de um ciclone extra-tropical que está se formando na foz do Rio da Prata, a 800km a sudoeste de Porto Alegre, com diâmetro em torno de 1.600km. Este ciclone não é maior ou mais intenso do que a maioria deles, mas está se formando mais próximo à costa do que o usual, o que torna o efeito mais marcante no continente.
Os ventos previstos são de até 40 nós, mesmo em terra, e somando-se a isso as rajadas, vai "voar vaca" a mais de 100km/h.
Observe no gráfico acima que o centro do fenômeno meteorológico que causará esse ventão está a Sudoeste do RS e causará ventos do quadrante Oeste (Noroeste) no estado. As "flechas" indicadoras do vento informam o sentido (das penas para a ponta) e a velocidade (cada pena grande são 10 nós e cada pequena, 5). Na flecha cuja ponta está assinalada com 35 nós, observe que há 3 penas grandes e uma pequena. A ventania segue durante a quinta-feira, quando o ciclone se afastará em direção a alto-mar (veja o detalhe no gráfico), deixando a região fria.

18 Set 2012
Navio de bandeira portuguesa é apreendido por falta de pagamento de combustível

Um navio de cruzeiro com pavilhão português está apresado desde sábado no porto de Marselha, no sul de França, de acordo com uma ordem da justiça francesa.
De acordo com a página na Internet de o jornal La Provence, a justiça francesa decretou, na quinta-feira e no sábado, a apreensão de dois navios da companhia Classic International Cruises, que estavam parados no terminal de cruzeiros do porto marítimo de Marselha.
O jornal afirmou tratar-se do "MV Athena" e do "Princess Danae", este último com pavilhão português. O La Provence adiantou que os proprietários dos navios não terão pago faturas de combustível.
Os passageiros já foram retirados dos navios, mas as tripulações permanecem a bordo. As autoridades do porto de Marselha aguardam um sinal da empresa proprietária dos cruzeiros para desbloquear a situação.
A 30 de agosto, o "Princess Danae" foi apresado no porto de Dublin por ordem de um tribunal superior irlandês, devido a uma alegada dívida, por falta de pagamento de combustível, avaliada em cerca de 120.000 euros.
Fonte: Diário de Notícias Pt

17 Set 2012
Projeto de embarcação que fura ondas ganha prêmio "navio do ano"

O projeto Far Solitaire de construção de uma inovadora embarcação que fura ondas ganhou o prêmio "Navio do Ano" da revista de navegação norueguesa Skipsrevyen. O projeto é comandado pela Rolls-Royce.
O modelo do navio é o UT 754 WP, destinado ao transporte de produtos químicos e resíduos para plataformas offshore de petróleo.
O Far Solitaire será entregue ao cliente, Farstad Shipping, em outubro para operar no Mar do Norte. “Estamos muito felizes em receber esse prêmio e ansiosos para ver o Far Solitaire entrar em operação pela Farstad nas próximas semanas”, exaltou Tony Wood, presidente da divisão de Marine da Rolls-Royce.
Fonte: PortoGente; Foto: www.rolls-royce.com

14 Set 2012
Vem aí o "V Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes"
Em 11 de Outubro próximo, segunda quinta-feira do mês e véspera de feriado, será dada a largada do "Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes" no Rio Guaíba, em frente ao Veleiros do Sul. O já tradicional evento náutico é de médio curso, e tem ênfase no cruzeirismo. Na noite de quinta-feira haverá fundeio na bonita Praia do Sítio, em Itapuã, quase na foz do Rio Guaíba na Lagoa dos Patos. Com a praia repleta de barcos com suas luzes de fundeio acesas, quem olha de longe tem a sensação de estar se aproximando de uma cidade flutuante. Na manhã de sexta-feira, 12, a nova largada acontecerá junto ao Farol de Itapuã, possivelmente o farol mais bonito do Brasil.
Logo depois, deixando ao largo a Ilha do Barba Negra, a flotilha prossegue pela Lagoa dos Patos até o Pontal de Santo Antônio, por onde entra na Enseada de Tapes, com bonitas paisagens com dunas e matas, a caminho do Clube Náutico Tapense. A chegada é prevista para a tarde de sexta-feira, com atracação nos trapiches do CNT. À noite teremos um jantar oferecido aos participantes pela Prefeitura de Tapes. O sábado será aproveitado com passeios pela Enseada de Tapes, reservando-se o domingo para retorno a Porto Alegre.

O evento tem por objetivo estimular a navegação em grupo, unindo navegadores, e desenvolver o cruzeirismo náutico. O evento propicia aos lobos do mar a convivência com velhos amigos, e aos marinheiros de primeira viagem o entrosamento no meio náutico. A sensação de segurança da navegação propiciada aos novatos pela participação em grupo e as disputas entre os inveterados promovem notável contraponto.
Os novatos aprendem a fundear à noite, a navegar por GPS, experimentam a Lagoa dos Patos e confraternizam no clube, trocando impressões com os mais experientes. Estes, por sua vez, reencontram velhos parceiros, consolidam sua auto-confiança em navegação de médio curso e todos aproveitam para trocar de ares e de águas.

A entidade organizadora do evento é o Clube Náutico Tapense, sediado na Enseada de Tapes, no coração da Lagoa dos Patos. O "Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes" conta com o apoio do Veleiros do Sul, patrocínio da Jimo, Navegação Aliança, Gauss-Geotecnologia/Engenharia e Adamantis Publicidade. A promoção do evento é da Prefeitura Municipal de Tapes, e a divulgação do Popa.com.br.
A administração do município tapense oferecerá aos participantes o tradicional e delicioso jantar com comida campeira, com a distribuição dos tão desejados brindes da Jimo.
Participarão do evento, como nas edições anteriores, veleiros e lanchas, tendo-se já alcançado a expressiva presença de 70 embarcações, efetivamente participantes.
Faz muito tempo que um evento desse porte não é realizado para cruzeiristas nas águas do Rio Grande do Sul. Aproveite a oportunidade de dar uma bela navegada pelas águas claras da Lagoa dos Patos. Temos quase um mês pela frente:
*** Reserve a data, organize a tripulação, prepare o barco, e vamos todos navegar a Tapes!  ***

14 Set 2012
"Madonna, que confusão eu fiz"

Especialistas apontados por tribunal dizem que série de erros, atrasos e falhas de segurança contribuíram para tragédia que matou 32 na Itália
Um grupo de especialistas nomeados por um tribunal italiano culpou primeiramente o capitão, mas também a equipe e a empresa, pelo naufrágio do Costa Concordia , que deixou 32 mortos em janeiro. De acordo com um relatório de 270 páginas, uma série de erros, atrasos e falhas de segurança contribuíram para a tragédia.
O Costa Concordia naufragou em 12 de janeiro perto da ilha de Giglio, na Toscana, depois de um desvio de rota feito pelo capitão Francesco Schettino . Ele é acusado de provocar o acidente, homicídio involuntário e abandonar a embarcação antes dos passageiros. Oito outras pessoas estão sendo investigadas e o tribunal de Grosseto ordenou uma investigação para determinar quem deve ir a julgamento. Uma audiência está marcada para o mês que vem.
Equipes retiram combustível do Costa Concordia, que naufragou na Itália (26/02)
No relatório, os especialistas afirmam que uma série de problemas atrapalhou a resposta à manobra de Schettino e contribuiu para a desordenada retirada de passageiros. Segundo o documento, a tripulação deu orientações erradas, não compreendeu ordens e não estava treinada para lidar com procedimentos de segurança e emergência.
Além disso, segundo os especialistas, a empresa Costa Cruzeiros, responsável pelo navio, demorou a alertar as autoridades costeiras sobre o acidente. Em comunicado, a companhia negou a acusação, dizendo que Schettino era o responsável pelo alerta e que ele tinha dado garantias de que havia feito isso.
A Costa Cruzeiros também disse que não era capaz de discernir o quão importante era a emergência por causa do relato atrasado, parcial e confuso do capitão. A empresa negou que a tripulação era despreparada dizendo que “supostos problemas com certificados” não prejudicaram a retirada de passageiros.
Foi iniciado um trabalho para remover as toneladas de recife rochoso incorporados ao casco do Costa Concordia, um dos passos necessário para retirar o navio do local onde naufragou. O processo completo de remoção dos destroços deve demorar um ano. (Fonte: IG; Foto: Reuters)
"Madonna, que confusão eu fiz", disse Schettino às 21h45, logo após o choque contra o recife. "Roberto, fiz uma confusão", disse Schettino às 21h56 a Roberto Ferrarini, gestor de emergências da empresa Costa Crocieri. Às 22h06, Schettino pensava que a situação estava sob controle: "Então Robè, não afundamos e é preciso mandar um rebocador para tirar a gente daqui", diz outro trecho, reproduzido em matéria do diário milanês Corriere della Sera. Na realidade, o naufrágio começava e houve atraso na retirada dos 4.200 passageiros e tripulantes.
Outras oito pessoas, entre elas tripulantes e o coordenador da crise provocada pelo naufrágio do Costa, também estão sob investigação. O Tribunal de Grosseto, na Toscana, ordenou aos investigadores que ajudem a determinar quem, se for necessário, deve ser julgado. Uma audiência foi marcada para outubro.
No relatório de 270 páginas quatro especialistas reconstituíram e descreveram minuto a minuto o naufrágio de 13 de janeiro. Eles usaram dados e gravações de vozes para para reconstituir a situação. O relatório mostra que durante 45 minutos Schettino não tomou nenhuma atitude, enquanto recebia relatos dos seus subordinados de que o navio estava afundando e os motores não funcionavam. A análise foi publicada na íntegra pelo diário romano La Repubblica.
As informações são da Associated Press. (Fonte: Agência Estado)
Áudio gravado na ponte de comando do Costa Concordia durante o abalroamento

Mais, em inglês

12 Set 2012
Concluída perícia sobre naufrágio do navio Costa Concordia
Os responsáveis pela perícia do navio Costa Concordia, que naufragou em janeiro deste ano na Ilha Del Giglio, entregaram ontem ao juiz que investiga o caso o resultado da perícia, um documento composto por mil páginas e sete DVDs.
A perícia foi realizada a pedido da Promotora de Grosseto, Valeria Montesarchio, e os especialistas foram coordenados pelo almirante Giuseppe Cavodragone.
Os peritos responderam 50 questões elaboradas pela Promotoria sobre a dinâmica do naufrágio, as medidas adotadas pelos investigados, as condições de manobras do navio, entre outras coisas.
Os especialistas analisaram as conversas e as comunicações registradas nas caixas pretas do navio e também os dados de rota e das cartas náuticas.
No próximo dia 15 de outubro acontece uma nova audiência sobre o acidente com o cruzeiro que levava mais de 4 mil pessoas a bordo e que provocou a morte de 32 pessoas após bater em uma rocha e encalhar na costa italiana.
Fonte: Jornal do Brasil

12 Set 2012
Veleiro navega por rota marítima antes congelada no Ártico

Uma expedição composta por três tripulantes navegou pela primeira vez na Passagem Noroeste, uma perigosa via marítima do Ártico, antes congelada e só acessível agora devido ao derretimento provocado pelo aquecimento global.
O veleiro sueco Belzebub II, com 9,4 m, navegou pelo estreito de McClure, a rota marítima mais ao norte, nos limites dos Territórios do Noroeste do Canadá.
Os tripulantes, o americano Morgan Peissel, o canadense Nicolas Peissel e o proprietário do barco, o sueco Edvin Buregren, disseram ter sido a primeira vez que uma embarcação atravessou a passagem, com exceção dos barcos quebra-gelo.
Eles relataram a expedição de três meses de duração no site belzebub2.com. A viagem começou em Newfoundland, no Canadá, seguiu para a Groenlândia, e através do Ártico canadense, buscando documentar o rápido recuo do gelo polar e provocar conscientização sobre os efeitos do aquecimento global.
"Ao navegar por esta rota recém aberta, esperamos que nossa expedição tenha um pequeno papel em chamar mais atenção para as mudanças climáticas e contribuir para uma mudança mais ampla de atitude", escreveram no site. "O Ártico está derretendo a uma taxa alarmante e esta é a prova clara da nossa desarmonia com o planeta", acrescentaram.
"Nossa intenção de navegar por um histórico trecho marítimo que tradicionalmente costuma ser congelado foi dar um claro exemplo visual da extensão do recuo do gelo polar", emendaram. A chegada do veleiro em Nome, Alasca, é aguardada para esta quarta-feira.
Fonte: Terra; Foto: CBCNews
Observação: Informa o Comandante Carlos Altmayer Gonçalves "Manotaço", Roald Amudsen, com o veleiro GJOA, foi o primeiro a conseguir tal feito, aí por 1.900, antes dele dar um pulinho até o Polo Sul (também foi o 1º a chegar lá).

12 Set 2012
Encontrada a mais antiga mensagem do mundo dentro de garrafa

Carta esteve perdida por 97 anos e 309 dias, com recorde reconhecido pelo Guinness.
Andrew Leaper, capitão do barco de pesca “Copious”, encontrou a mensagem dentro de garrafa mais antiga do mundo — muito parecida com aquelas que são vistas em filmes de piratas. O objeto estava no mar há 97 anos e 309 dias, com recorde registrado pelo Guinness World Records.
A mensagem dentro da garrafa pedia para que quem achasse o objeto devolvesse-o para o diretor do conselho de pesca da Escócia, com a data e a hora da descoberta marcadas — além de prometer uma recompensa de 6 pences (o que corresponde a apenas R$ 0,20).
A garrafa era um dos 1.890 recipientes que foram usados em uma pesquisa que estudou os mares escoceses. O trabalho rendeu grandes frutos, possibilitando a determinação de um padrão na circulação de águas em torno do país. Apesar disso, apenas 315 mensagens foram devolvidas até o momento.
Outro fato interessante nesta história é o de que o “Copious”, barco do capitão Andrew Leaper, foi a mesma embarcação que registrou o recorde anterior de mensagem de garrafa mais antiga do mundo.
Fonte: Discovery News; Foto: Reprodução/DiscoveryNews

11 Set 2012
Mergulhador morre ao ser atingido por lancha em Angra dos Reis RJ
O engenheiro Geraldo César Roxo Monarca, de 58 anos, foi morto após ser atingido por uma hélice que seria de uma lancha, quando praticava pesca submarina no sábado, próximo à Ilha dos Búzios, em Angra dos Reis. A informação foi passada pelo irmão da vítima, Augusto César, segundo um policial da 166ª DP (Angra). O corpo do mergulhador foi encontrado ontem, próximo à ilha, que fica a 2km da costa. Augusto César descartou a hipótese de o irmão ter se afogado. Um funcionário do Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis informou que as costas do engenheiro apresentavam ferimentos, provavelmente provocados pela hélice da embarcação.
Fonte: Yahoo Notícias

07 Set 2012
Portugal está sem nenhum navio patrulha operacional
Os 3 últimos navios patrulha de Portugal, de um total de 10, todos com mais de 40 anos de operação e responsáveis pela fiscalização costeira estão parados. Um dos navios encontra-se em terra há vários meses e não poderá mais ser recuperado. Outro está em manutenção até meados de setembro. O terceiro, que operava na Madeira, ficará atracado até final do ano.
Por outro lado, a Marinha encomendou 2 submarinos (712 MI de euros), cuja configuração foi "degradada" após a assinatura do contrato, cfe oficial da Marinha, mas o preço continuou o mesmo.
Fonte: DN e Público; Foto: Paulo Jorge Magalhães - Global Imagens

06 Set 2012
Novo 65 pés da Volvo Ocean Race já saiu do papel
O trabalho para a construção do 'plug' para o primeiro molde do novo veleiro One Design 65 pés desenhado por Farr Yachts Design - que será utilizado nas próximas edições da Volvo Ocean Race - já começou no estaleiro italiano Persico S.p.A, um dos quatro estaleiros - Multiplast, França, Decision, Suíça, e Green Marine, Inglaterra - responsáveis pela construção do novo veleiro de alta performance para a regata de circum-navegação. O estaleiro italiano, especializado na manufatura de moldes para as indústrias automotiva e naval, foi responsável pela construção do veleiro Azzam-Abu Dhabi Ocean Racing na Volvo Ocean Race 2011-2012.
Para se construir o novo veleiro monocasco One Design 65 pés Volvo Ocean Race é neessário construir primeiro um 'plug' que dará origem a um molde que então servirá para construir o casco. É este trabalho de contrução do 'plug' que está a acontecer no estaleiro Persico, em Bergamo, Itália. Construído a partir de um bloco de polistereno, o 'plug' está agora a ser perfilado com uma fresadora de alta precisão.
Fonte: Nysse Arruda;Foto: Rick Deppe

05 Set 2012
Prático relata operação para conduzir navio com 248m de comprimento
O comandante Wanderley Duck fez chegar à redação do Portogente um relato rico em detalhes sobre a operação conduzida pelo prático Fábio Fontes que conduziu o navio Zhen Hua 14 até o Brasil Terminal Portuário (BTP) com portêineres e transtêineres que serão utilizados no novo empreendimento.
Repassamos abaixo parte da narração de Fontes sobre as dificuldades encontradas para transportar o que ele mesmo chamou de "monstruoso conjunto". Ainda serão realizadas mais três viagens semelhantes a essa para o transporte do restante do equipamento que foi comprado pela BTP.
"Visibilidade para a proa era péssima. Aquela 'caralhampana' toda representa uma superfície vélica de 3700 metros quadrados, um risco sob fortes ventos, eventualmente. Maré perto do zero hidrográfico e navio lastrado para que ficasse com o calado de 11,80 metros, ou seja, condições desfavoráveis para essa manobra de entrada, mas necessárias.
A razão é que os fios de alta tensão (44000 volts) que vêm de Itatinga, e que foram desligados totalmente no momento da passagem, ficam apenas 70,5 metros acima da maré mais alta. O monstruoso conjunto, depois de rebaixado já na barra de Santos, ficou com 68 metros acima do nível do mar. Significa dizer que se tivéssemos feito essa entrada na preamar, haveria o risco de atingir os cabos de alta tensão. Além disso, passamos com 7 nós de velocidade, para ganhar mais uns 15 centímetros, oriundos do "squat", fenômeno físico que aumenta o calado dos navios na proporção direta da velocidade e que é mais acentuado em águas restritas e menos em águas profundas em alto-mar.
Como o navio é velho, isto é, um antigo petroleiro com 248 metros de comprimento, transformado e com cerca de uns vinte e cinco anos de idade, sua máquina é sub-dimensionada e seu leme mais ainda. Consequência: governo difícil o tempo todo...
Fundeou em frente ao novo terminal para deslastro: era preciso que o calado do navio chegasse a 10,5 metros para poder atracar, o que foi feito finalmente às 15:00, então já na preamar.
Este evento representa um marco histórico no Porto de Santos".
Fonte: Portogente; Foto: www.canaldoportodesantos.com

05 Set 2012
Furacão Isaac pode ter "resgatado" barco da Guerra Civil
Restos do casco apareceram em praia do Alabama após passagem de furacão pelo litoral dos Estados Unidos.
De acordo com a Reuters, a passagem do Furacão Isaac pelo litoral dos Estados Unidos trouxe à tona um barco que pode ter sido utilizado na época da Guerra Civil desse país, que ocorreu entre os anos de 1861 e 1865. Encontrado nas areias de uma praia do Alabama, próximo a Fort Morgan, ainda não se sabe a idade exata do artefato nem para quê ele era utilizado.
Segundo a publicação, especula-se que o barco possa ter sido empregado para bloquear a costa durante a guerra ou, quem sabe, para contrabandear álcool durante a época da Lei Seca, que vigorou entre os anos de 1920 e 1933. Caso seja comprovado que o artefato serviu para o transporte ilegal de álcool, isso significa que se trata de um navio bem mais recente.
Embora os furacões sejam conhecidos como fenômenos meteorológicos que costumam causar bastante destruição e problemas, algumas vezes eles também surpreendem, mostrando um lado arqueológico — como o Isaac —, trazendo à tona artefatos há muito tempo perdidos.
Fonte: Reuters; Foto: Reprodução/NY Daily News

03 Set 2012
Veleiro de São Paulo naufraga próximo ao Porto do Recife

O veleiro Nanuk, de São Paulo, afundou nas primeiras horas deste domingo próximo ao Porto do Recife (PE).

A embarcação veio até a capital pernambucana para participar da 24ª Regata Recife Fernando de Noronha (Refeno), que deve ser realizada no mês de outubro.

O veleiro chegou ao Cabanga Iate Clube - entidade organizadora da Refeno - no dia 23 de agosto. Antes de participar da regata, o capitão e mais cinco tripulantes decidiram fazer um passeio até o arquipélago de Fernando de Noronha.
No retorno ao Recife, a embarcação apresentou problemas no motor próximo à Ilha de Itamaracá (PE).

No sábado à noite, o comandante do veleiro comunicou ao Cabanga Iate Clube que precisaria de um reboque.
Na manhã de ontem, a Marinha informou ao Cabanga que a embarcação havia batido nas pedras e naufragado já próximo ao Porto do Recife.

O Nanuk tinha 42 pés e era feito de alumínio.
O veleiro foi a primeira embarcação de fora de Pernambuco a chegar para a Refeno. Todos os tripulantes do barco foram salvos antes do naufrágio.
A profundidade média onde a embarcação afundou chega a 12 m.
Fonte: Terra
Colaboração: Roberto Gruner

 

 

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