Notícias do Popa

28 Dez 2012
Veleiros do Sul capta recursos através de Programa de Incentivo ao Esporte

Na manhã da quarta-feira (26) o Veleiros do Sul recebeu da Secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul a habilitação para a captação de verba para dois projetos pelo Programa de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte/RS). O Clube é um dos primeiros do Estado a aprovar projetos pela nova lei de incentivo.
O secretário estadual do Esporte e do Lazer Kalil Sehbe e a presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) Renita Dametto receberam o vice-comodoro Eduardo Ribas para formalizar a entrega do documento que autoriza os projetos Campeonato Sul Americano de Optimist e Treinamento Olímpico da Classe 470 a receberem doações de empresas interessadas em apoiar o esporte da vela com aplicação 0,5% do ICMS a pagar.
Participaram também da cerimônia os velejadores em campanha olímpica Geison Mendes e Gustavo Thiesen, que serão beneficiados pelo projeto Treinamento Olímpico da Classe 470 e o gerente esportivo do Clube Odécio Adam. Conforme o secretário Kalil Sehbe a aprovação das cartas para o VDS foi unânime e a publicação no Diário Oficial, homologando as ações. O projeto Campeonato Sul Americano de Optimist contará om três meses para a captação de R$ 371,5 mil e o projeto Treinamento Olímpico da Classe 470 terá prazo de seis meses para captar R$ 287,7 mil.
Kalil Sehbe antecipou Pró-Esporte em 2011 no VDS
O secretário Kalil Sehbe relembrou que em fevereiro de 2011, quando esteve no Veleiros do Sul participando da solenidade de batismo dos barcos Elliott 6M um pouco antes de assumir a pasta em que hoje é titular. Na ocasião, anunciou a criação de uma lei estadual para incentivo ao esporte, nos moldes da Lei do Incentivo à Cultura (LIC): “Além de termos uma política estadual, voltada ao esporte, também vamos ter uma lei de incentivo através do ICMS a pagar, compromisso a ser honrado já no primeiro ano de governo. Será um marco inicial para grandes conquistas”.
Na época, havia apenas um esboço do Pró-Esporte/RS e curiosamente o Veleiros do Sul foi uma das primeiras entidades a serem beneficiadas com o projeto: "Estamos vivendo uma nova realidade no Estado com a viabilização do Pró-Esporte/RS, só temos que agradecer o empenho do governo Estadual que conseguiu implementá-lo em tão pouco tempo", orgulha-se o secretário. A presidente da Fundergs Renita Dametto enfatizou a importância do Pró-Esporte para as associações a para os atletas do Estado. "É um incremento grande de receita, um recurso necessário para podermos desenvolver todas as modalidades, assim como a vela que hoje recebe esse benefício pelo Veleiros do Sul. Campeonatos como o Sul-Americano de Optimist são importantíssimos e podem inclusive trazer novos atletas para o esporte.
Fonte e foto: Ane Meira/Assessoria de Imprensa do Veleiros do Sul/Divulgação

23 Dez 2012
Mensagem do Prefeito da Ilha Francisco Manoel
A ilha Francisco Manoel, no Rio Guaíba, município de Porto Alegre, é o reduto dos navegadores do Veleiros do Sul e de seus convidados.
A cada eleição de comodoria do Veleiros, um prefeito é eleito para administrar a ilha, incluindo a manutenção da sede e dos trapiches, paisagismo, grupo gerador, tratamento de água, administração da zeladoria, etc.
Depois de muitas melhorias implementadas, o Comte Luiz Morandi encerra seu mandato como prefeito da ilha neste final de ano: "Aos amigos do Popa, freqüentadores da Chico, na nossa despedida da Prefeitura, desejamos uma bela Noite de Natal e bons ventos em 2013. Muito obrigado pelo apoio de todos que vem na Chico. Luiz e Carmen"

22 Dez 2012
Iate de Steve Jobs está retido na Holanda

Philippe Starck criou o Vênus em parceria com Steve Jobs
O iate de design minimalista e alta tecnologia encomendado pelo fundador da Apple, Steve Jobs, está retido em um porto de Amsterdã, na Holanda.
O designer francês Philippe Starck alega que os herdeiros de Jobs ainda devem 3 milhões de euros (mais de R$ 8 milhões) do montante de 9 milhões de euros (cerca de R$ 24 milhões) que deveriam ter sido pagos a ele pelo projeto do iate Vênus.
Starck conseguiu que o iate fosse retido, informou nesta sexta-feira seu advogado.
O Porto de Amsterdã confirmou que o barco não pode deixar o local.
"O barco é novo, mas existe uma dívida de 3 milhões de euros sobre ele. As partes envolvidas terão que lutar (pelo iate)", disse à BBC Jeron Ranzijin, porta-voz da administração do porto.
Contrato
Roelant Klaassen, um dos advogados que representa a empresa de Starck, a Ubik, disse à agência de notícias Reuters que o iate vai permanecer no porto holandês, aguardando o pagamento da dívida pelos advogados que representam o patrimônio de Jobs.
"(As duas partes) confiavam uma na outra, então não existe um contrato muito detalhado", afirmou.
Philippe Starck e o advogado Gerard Moussault, que representa os donos do Vênus, não comentaram a cobrança.
O Vênus é um iate de 80 metros de comprimento inaugurado em outubro, construído em alumínio por um estaleiro da Holanda a um custo de 105 milhões de euros (R$ 287 milhões).
Starck, que colaborou com Steve Jobs durante cinco anos no projeto da embarcação, havia dito que o barco "mostra a elegância da inteligência".
Jobs morreu em 2011 de câncer no pâncreas e não chegou a ver o barco pronto.
Fonte: BBC
Saiba mais: The Wall Street Journal (vídeo, em inglês)

22 Dez 2012
Processo sobre naufrágio do Costa Concordia concluído

Os procuradores da Toscana concluíram oficialmente o processo do naufrágio do paquete Costa Concordia, que provocou a morte de 32 pessoas na costa italiana.
Os procuradores entregaram ontem a responsáveis dos tribunais 50.000 páginas de provas, que incluem testemunhos, relatórios e uma gravação telefónica onde a guarda costeira italiana ordena ao capitão italiano do navio para regressar ao paquete, que embateu num rochedo da ilha de Giglio em 13 de janeiro e se afundou parcialmente.
A televisão estatal citou o procurador-geral Francesco Verusio, quando referiu que o capitão Francesco Schettino arrisca 20 anos de prisão caso seja condenado por má conduta e abandono do navio antes de estar concluída a retirada de todos os passageiros e tripuçaõa.
Dentro de semanas, os procuradores esperam indiciar de Schettino e outros sete suspeitos. O capitão tem negado todas as acusações.
Fonte: Lusa

21 Dez 2012
Navio Veleiro argentino que estava retido deixa Gana

Uma embarcação da Marinha argentina que estava retida em Gana a pedido de investidores, foi liberada. O veleiro-escola ARA Libertad havia sido arrestado graças a uma ordem da Justiça ganense obtida pelo fundo NML Capital, alegando prejuízo de US$ 300 milhões com a moratória da dívida externa argentina, em 2002.
O Tribunal Internacional para a Lei do Mar determinou, no sábado, que Gana deveria liberar o navio, com base na argumentação argentina de que uma convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) confere imunidade a navios militares diante de ações civis, quando atracados em portos estrangeiros.
O navio argentino havia sido apreendido em 2 de outubro no porto ganense de Tema. Horas antes, um avião havia pousado em Gana procedente de Buenos Aires, trazendo 98 marinheiros que substituiriam os 326 tripulantes que haviam deixado o navio em outubro, mantendo nele apenas um contingente mínimo.
Fonte: Terra; Foto: AFP

20 Dez 2012
Viking Line constrói navio mais ecológico do mundo

Navio será o primeiro transatlântico do mundo movido a gás natural liquidificado
Mais de mil operários trabalham contra o relógio nos estaleiros STX de Turku, na Finlândia, para terminar a construção do Viking Grace, o primeiro transatlântico do mundo movido a gás natural liquidificado (GNL).
A atividade a bordo do navio, que está sendo fabricado pela Viking Line, é frenética. O aparente caos faz o visitante pensar que a embarcação não estará pronta a tempo, apesar do otimismo da companhia, que já vendeu boa parte das passagens para a viagem inaugural, no dia 13 de janeiro.
O novo navio fará a rota que une Turku a Estocolmo, capital da Suécia, fazendo uma curta escala nas ilhas Aland, o que permitirá que a empresa aumente seu faturamento vendendo produtos livres de impostos (tax free), graças ao regime fiscal especial do arquipélago autônomo.
Com 128m de comprimento, 32m de largura e 57 mil toneladas, o Viking Grace tem capacidade para 2.800 passageiros e 200 automóveis.
Suas dimensões são relativamente modestas se comparadas com os 361 metros de comprimento e as 225 mil toneladas dos dois maiores transatlânticos do mundo, o Oasis of the Seas e o Allure of the Seas, construídos no mesmo estaleiro finlandês para a empresa Royal Caribbean.
No entanto, a nova embarcação, cujo custo chega a 240 milhões de euros, superará os dois colossos do mar em eficiência energética e em relação ao meio ambiente, ao reduzir as emissões de gases poluentes graças ao uso de GNL como combustível.
'Com seus motores impulsionados por GNL, o modelo hidrodinâmico de seu casco e a nova tecnologia de isolamento de ruídos, o Viking Grace será o navio de passageiros mais ecológico e silencioso do mundo construído até o momento', afirmou à Agência Efe Kari Granberg, diretor da empresa finlandesa.
A regulação marítima internacional que entrará em vigor nos próximos anos exige grandes cortes de emissões de gases poluentes que obrigarão as companhias de navegação a utilizarem combustíveis alternativos ou instalarem purificadores de gases.
A União Europeia (UE) foi além e aprovou recentemente uma diretiva para os navios que operam em regiões especialmente sensíveis, como o Mar Báltico, reduzindo a quantidade de enxofre de seus combustíveis de 1% (atual) para 0,1% antes do final de 2015.
'A nova normativa marítima internacional é muito estrita e vai representar fortes investimentos para as companhias marítimas, mas vale a pena porque se trata da saúde das pessoas. As emissões de gases poluentes no setor naval provocam mais de 40 mil mortes por ano só na Europa', assinala Granberg.
Segundo Granberg, o GNL é o combustível marítimo do futuro, já que praticamente elimina as emissões de óxido de enxofre e permite reduzir 88% as emissões de óxido de nitrogênio e 15% as emissões de dióxido de carbono (CO2) a partir do combustível derivado do petróleo pesado.
'Nosso objetivo era chegar a zero emissão no Viking Grace, mas como tecnicamente não é possível, apostamos pelo gás natural, um combustível muito ecológico e que possui grandes reservas no mundo todo', afirma.
O novo cruzeiro dispõe de dois grandes tanques na popa que permitem armazenar até 160 toneladas de GNL, suficientes para cobrir a viagem diária de ida e volta entre Turku e Estocolmo durante três dias sem reabastecer.
Além disso, em caso de necessidade, os motores podem ser alimentados também com combustível derivado do petróleo pesado ou diesel de uso marinho, por isso que poderia continuar navegando caso surjam problemas com a provisão de gás.
Por enquanto, o GNL não representa nenhuma economia porque seu preço é similar ao do combustível derivado do petróleo pesado, mas Granberg acredita que no futuro não será apenas uma alternativa mais ecológica, mas também mais econômica. EFE
Fonte: Exame

19 Dez 2012
Navegador de 75 anos já percorreu 60.000 km de caiaque

O navegador Aladir Almeida Murta, 75 anos, foi recebido pela comunidade do município baiano de Itapebi, na tarde de quinta-feira (13), às margens do Rio Jequitinhonha. A bordo de uma pequena canoa de fibra de carbono de quatro metros e meio, o aventureiro solitário já percorreu os principais rios brasileiros, em um percurso de mais de 60 mil quilômetros.
Mais conhecido como 'Velho do Rio', o mineiro Aladir pretende entrar para o Guinness Book - o livro dos recordes, superando o também brasileiro Amir Klink, recordista mundial em navegação a remo.
De lapidador de pedras preciosas a pequeno empresário, com passagem pelo Exército, quando decidiu se lançar em sua corajosa expedição, Aladir é hoje um campeão de canoagem e de vida, tendo remado sozinho por mais de 30 rios brasileiros, a exemplo do Amazonas, Negro, Solimões, São Francisco, Madeira, Xingu, Tocantins, Araguaia, Tapajós entre outros.
Sua trajetória se transformou no livro “Alem dos Rios” do jornalista Antoninho Rossini e matéria de revistas especializadas como a “Go Outsider e Náutica”, com passagem também pelo programa do Jô Soares, na Rede Globo, alem de entrevistas em vários canais de TV.
Para não dizer que sua aventura não tem objetivo nenhum, por onde passa, realiza palestras para estudantes, para falar sobre a importância da preservação dos rios.
Ele pretende chegar até a desembocadura do rio Jequitinhonha, em Belmonte, na Bahia, nesta semana.
Sobre o rio Jequitinhonha: “Foi o rio mais perigoso e o mais bonito que eu já naveguei. Os ribeirinhos são os mais humildes, porém os mais fraternos”, reiterou.
Fonte: Radar64; Fotos: Arnaldo Alves/Itapebi Acontece

18 Dez 2012
Sargento liga a bomba de diesel e vai pra festa...

Incêndio na Antártica há 10 meses custou R$25 milhões
Diesel transbordou em tanque de combustível e provocou incêndio, diz MPM.
Quase dez meses após o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz e matou dois militares da Marinha que tentaram combater as chamas, em fevereiro, o Ministério Público Militar (MPM) denunciou à Justiça, na semana passada, o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, de 45 anos, pelos crimes de homicídio culposo (sem intenção de matar) e dano em instalações navais e em estabelecimentos militares.
De acordo com o Código Penal Militar, se condenado, Medeiros pode pegar até 16 anos de prisão (1,5 a 6 anos pelas mortes e 4 a 20 anos pelo dano). O processo tramita em segredo de Justiça na 1ª Auditoria da Justiça Militar no Distrito Federal, mas o Estado apurou a identidade do denunciado. Medeiros sofreu queimaduras nos braços e ficou nove dias internado.
Segundo a denúncia do MPM, por volta das 23h30 de 24 de fevereiro, o militar decidiu transferir o combustível óleo diesel antártico (de combustão imediata) dos tanques de armazenamento para os dois tanques de serviço, cuja capacidade é de 5 mil litros cada um. Os equipamentos ficavam na praça de máquinas, próximos aos geradores de energia elétrica. Medeiros, segundo o MPM, acionou a bomba de transferência e, como a operação levaria cerca de meia hora, retornou à sala de estar da base, onde ocorria uma festa de despedida de uma veterana pesquisadora.
Medeiros permaneceu na sala de estar até 0h40 do dia 25, quando houve uma queda de luz. O sargento se dirigiu à praça de máquinas e deparou-se com o incêndio, já de grandes proporções.
Laudos do Núcleo de Perícia Judiciária da Marinha e do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal, além de parecer técnico da Diretoria de Engenharia Naval, constataram que, como Medeiros deixou de encerrar o procedimento de transferência de combustível no tempo adequado, os tanques de serviço transbordaram. O óleo diesel antártico teve contato com as partes quentes do gerador de energia elétrica em funcionamento, provocando a combustão e o incêndio que destruiu cerca de 70% da base brasileira. Os laudos avaliaram o prejuízo causado pelas chamas em R$ 24,6 milhões.
Em depoimento no Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado pela Marinha após o episódio, Medeiros disse que retornou à praça de máquinas após 20 minutos e desligou a bomba de transferência do combustível. O militar também afirmou que saiu da sala de estar antes da queda de energia para inspecionar os evaporadores do aquário, momento em que teria avistado as chamas. Entretanto, testemunhas que estiveram com ele durante a confraternização afirmaram que o sargento permaneceu durante todo o tempo na sala de estar, de onde saiu somente após a queda de energia - quando o incêndio já estava ocorrendo.
O jornal O Estado de S. Paulo telefonou na semana passada para o celular de uma filha de Medeiros e para o telefone fixo que seria da residência do militar, mas não conseguiu contato. Ninguém foi encontrado no endereço correspondente à linha telefônica. No processo que consta da página do Superior Tribunal Militar (STM), não havia identificação do advogado de Medeiros.
Fonte: Estadão; Foto: Informador-chile

18 Dez 2012
Gana estudará decisão do Tribunal do Mar para liberar fragata argentina

O Governo de Gana "considerará minuciosamente" a sentença do Tribunal Internacional sobre o Direito do Mar (TIDM) para a liberação da fragata argentina Libertad, retida desde o dia 2 de outubro no porto oriental ganês de Tema.
O texto comenta que "a decisão do Tribunal Superior de Justiça de Gana de deter a fragata Libertad pôs ao Governo em uma situação muito delicada, levando em conta as boas relações que temos com a Argentina".
Alega que o princípio de "separação de poderes" obrigou a respeitar a decisão judicial de deter o navio argentino, mas reitera que o Governo "sempre disse que não se considera em disputa com a Argentina".
No sábado, o tribunal ordenou a Gana liberar de maneira imediata a fragata Libertad, dois meses e meio depois que foi retida no porto de Tema com toda sua tripulação.
No entanto, o comunicado governamental ganês não especifica quando será liberada a embarcação militar argentina.
O Governo presidido por John Dramani Mahama assegura que "a Autoridade de Portos de Gana está facilitando aos marinheiros argentinos acesso a todas as instalações necessárias no porto de Tema".
Segundo Acra, "os marinheiros não estão sob detenção e são livres para sair da embarcação para onde quiserem".
Por sua vez, o Governo argentino se mostrou confiante no cumprimento da decisão do TIDM e anunciou este sábado que prevê que a fragata chegue ao porto de Buenos Aires no dia 9 de janeiro.
A fragata Libertad, escola de marinheiros argentinos há meio século, zarpou de Buenos Aires no dia 2 de junho com mais de 300 homens a bordo para fazer sua viagem anual de instrução e atracou nos portos de Brasil, Suriname, Guiana, Venezuela, Portugal, Espanha, Marrocos e Senegal antes de chegar a Gana.
Fonte: Terra

12 Dez 2012
Piloto de jet sky abalroa lancha em Florianópolis

A Capitania dos Portos registrou um acidente envolvendo um jet sky e uma lancha na Lagoa da Conceição, leste da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. O piloto do jet sky, que é comerciante e morador da Lagoa, tem habilitação para pilotar e estava alcoolizado, conforme informações da Capitania.
O acidente ocorreu por volta das 21h de sábado, em frente à Marina do Fedoca. O piloto bebeu e saiu de jet sky com uma pessoa na carona. Na sequência, abalroou uma lancha que estava vazia, sem tripulação.
O comerciante quebrou o braço e o carona sofreu escoriações leves. Conforme informações preliminares da Capitania, um inquérito será aberto. O piloto poderá perder a habilitação, pagar multa e até responder por tentativa de homicídio.
Fonte: Jornal de Santa Catarina

11 Dez 2012
Naufrágio com 5 mortos e perda de 1,4 mil carros em naufrágio
Um navio de carga que transportava 1,4 mil carros da Mitsubishi afundou no Mar do Norte nesta quinta-feira (6). Das 24 pessoas que estavam a bordo, cinco morreram, seis ainda estão desaparecidas e 13 foram resgatadas com vida.
O motivo do naufrágio foi um choque entre o Baltic Ace, cargueiro que levava os carros, e outra embarcação, chamada Corvus J. Apesar de as investigações ainda estarem em estágios preliminares, indícios apontam para a ocorrência de erro humano. Os veículos estavam destinados ao mercado russo.
Fonte: Quatro Rodas

11 Dez 2012
Itajaí sediará a edição 2013 da regata Transat Jaques Vabre

O anúncio oficial foi feito no sábado, 08, ao prefeito Jandir Bellini, na cidade francesa de Havre. Na sua 20ª edição a regata volta ao Brasil após duas edições na Costa Rica. A Transat Jacques Vabre é realizada a cada dois anos.
No dia 03 de novembro de 2013, após nove dias de ampla programação festiva ao redor da bacia Paul Vatine, no Havre, as duplas em competição na Transat Jacques Vabre soltarão as amarras rumo a um novo destino: Itajaí, em Santa Catarina. A competição engloba um percurso de 5.395 milhas náuticas – em linha reta – e a estimativa é de que cerca de 45 embarcações [dez com 60 pés de comprimento, cinco com 50 pés e 30 com 40 pés] participem da disputa, cujo percurso deve levar mais de 20 dias.
Na edição itajaiense da Transat o local de realização será a Vila da Regata, onde ocorreu a etapa brasileira da Volvo Ocean Race em 2012, o Centreventos Itajaí e também parte da área do Saco da Fazenda, local que abrigará o Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí.
Bellini disse que as disputas para Itajaí sediar a edição 2013 da Transat Jaques Vabre foram acirradas. “Disputaram conosco esta edição as cidades de Cartagena, na Colombia; Salvador, no Brasil; e Puerto Limon, na Costa Rica. É uma tradição, há 20 anos, a regata levar navegadores a portos sul-americanos”.
- Partida do Havre no domingo, 03 de novembro de 2013, com destino a Itajai.
- 20 anos de realização e 11ª edição em 2013;
- Quatro classes na linha de partida: Mod70, Imoca60, Class40, Classe Multi 50;
- Quatro corridas, quatro percursos;
- Desde 2007, a Transat Jacques Vabre é um evento eco-responsável. As emissões de CO2 são compensadas por operações de reflorestamento nas florestas tropicais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Porto de Itajaí
Colaboração: Richard Grantham

07 Dez 2012
Resolvido o mistério sobre a ilha negra do Google Maps

Apesar de mapas online e analógicos apontarem a existência da Sandy Island, exploração científica provou que não existe ilha alguma naquela região. Agora, o mistério pode ter sido resolvido.
No último dia 22, publicamos uma notícia que falava sobre o mistério de uma ilha inexistente no Google Maps. Para quem não se lembra, a Sandy Island, como foi marcada pelo serviço online, aparecia com a cor preta e em meio ao Pacífico Sul. Com base na localização dessa ilha misteriosa, pesquisadores da Universidade de Sidney resolveram se aventurar até o local e o que descobriram deixou todos ainda mais intrigados: não havia ilha alguma naquela região.
Além do Google Maps e do Google Earth, o atlas mundial publicado pelo The Times também marca a existência dessa ilha, mas identificando-a como Sable Island. Mais tarde, pessoas do mundo todo contaram que os sistemas de mapa do Bing e do Yahoo! também exibiam tal "ilha fantasma". Mas, agora, um pesquisador da Nova Zelândia alega ter resolvido essa pegadinha cartográfica do mundo moderno.
O pesquisador do Museu de Auckland, Shaun Higgins, liderou uma investigação e chegou a conclusão de que essa ilha nunca existiu. Segundo artigo publicado pela Discovery News, tudo não passa de uma confusão causada pelos dados coletados por um navio baleeiro, em 1876.
A mesma ilha vista pelo sistema de mapas do Yahoo
Em entrevista para a ABC, Higgins explicou que o registro dessa “ilha” aparece também em mapas antigos e que sua origem se deve a anotações feitas pelo capitão do baleeiro Velocity (veja na carta acima), como forma de alertar futuros navegadores sobre os perigos de ilhotas ou quebra-mares existentes no local.
“Minha suposição é a de que eles simplesmente anotaram uma ameaça encontrada na época. Eles podem ter registrado um recife em formação ou pensado que viram mesmo um recife. Existem diversas possibilidades. Mas o fato é que temos uma anotação daquela época que foi simplesmente replicada ao longo do tempo”, atesta Higgins.
Agora, resta saber se, desta vez, o erro será corrigido ou se as gerações futuras continuarão a ver essa misteriosa ilha nos mapas lançados a partir de 2013.
Fonte: Felipe Arruda/Tecnomundo; Imagem: Reprodução Google Maps
Saiba mais (em inglês)

07 Dez 2012
Barco robótico cruza 16 mil quilômetros de oceano e chega à Austrália

Papa Mau usava energia das ondas, coletava dados e informava cientistas em tempo real durante mais de um ano de trajeto
O barco robô Papa Mau, da Liquid Robotics, cruzou 16.668 quilômetros do Oceano Pacífico e chegou à Austrália depois de mais de um ano no mar.
Segundo o site Automaton, o invento que se aproveita da energia das ondas saiu de São Francisco, nos Estados Unidos, no dia 17 de novembro de 2011 e, mesmo com todos os obstáculos, manteve uma equipe de cientistas informadas em tempo real do trajeto e coletando dados.
Dois outros robôs foram lançados. Um precisou parar no Hawaii para ser reparado e outro segue navegando ao Japão, onde está previsto para chegada em 2013.
Foto: Liquid Robotics

07 Dez 2012
Fórmula 1 dos barcos toma conta da Baía de Guanabara
Equipe brasileira conta com a presença do supercampeão olímpico Torben Grael
O iatismo tem problemas para atrair o público comum. A distância dos locais de prova dos olhos de todos é um dos motivos. Exatamente por isso que a Extreme Sailing Series chama tanta atenção. Até o próximo domingo, os catamarãs mais rápidos do mundo estarão ao alcance dos olhares de todos entre as praias do Flamengo e de Botafogo, aos pés do Pão de Açúcar, para a última e decisiva etapa da temporada da "Fórmula 1 dos barcos a vela".
O circuito criou o conceito de "stadium sailing" (iatismo de estádio, numa tradução literal do inglês). Os barcos, tripulados com seis pessoas - um é convidado e o repórter do Terra pode experimentar a aventura - passam a cerca de 80 Km/h a poucos metros de onde está o público. É possível perceber a movimentação intensa dos iatistas de um lado para outro e o quanto uma regata pode ser desgastante e perigosa.
Em várias regatas, houve choques entre as embarcações e até capotagens. Natural para evento em que os barcos ficam com um casco fora d`água por boa parte do percurso. Um atrativo a mais que o público poderá ver de pertinho.
"É como colocar carros de Fórmula 1 em pistas de kart. Os barcos são muito velozes. Aqui você tem os melhores carros e os melhores pilotos, inclusive o melhor de todos, Torben Grael", disse, sorrindo, o comandante do francês Zoulou, Erik Maris.
Três dos oito barcos que estiveram na sete etapas anteriores disputam o título da temporada. A atração no Brasil é a presença de um barco da casa, tripulado por Torben, dono de cinco medalhas olímpicas, seu filho Marco, além de Alex Velter, medalha de ouro na Olimpíada de Moscou/1980, e treinado por Lars Grael, outro conhecedor dos barcos multicascos.
"É uma oportunidade de conhecer melhor este circuito. Vai ser difícil porque a gente esta velejando no barco pela primeira vez apenas no final da temporada. A gente espera não envergonhar muito. Eu nunca velejei em multicascos, mas vamos encarar", disse Torben, apontado por todos os competidores como o "favorito" para a etapa.
"É mais uma homenagem deles do que confiança de que vamos disputar liderança. Sou especialista em barcos mais lentos. Praticamente foi um dia de treino para evento tão sofisticado como este. Muito difícil disputar colocação. O que a gente quer é chegar lá, não dar vexame e ganhar posições de quem tiver problemas", brincou Torben.
Realmente, no primeiro dia, o time brasileiro sofreu. Estava em nono e último após quatro regatas, embora tenha surpreendido e chegado em sétimo em uma das provas. Os barcos com bandeira de Omã, The Wave Muscat e Oman Air são os favoritos ao título logo à frente do francês Groupe Edmond de Rottschild, que liderou no primeiro dia - coincidentemente é o barco que foi tripulado pelo Terra.
O Time Brasil ficou em oitavo e penúltimo lugar após as cinco regatas do dia. Curiosamente, o barco conseguiu chegar em segundo numa das regatas, o que era inesperado pelos Grael. A liderança do evento está com o famoso barco suíço Alinghi, seguido pelo Wave Muscat. O barco que eu tripulei caiu para quinto depois de chegar em último numa regata.
Fonte: Terra; Foto: Mauro Pimentel

06 Dez 2012
Velejador uruguaio quer fazer a travessia Montevidéu – Punta em um Laser

Alejandro terminou as Olimpíadas na 8a colocação
O velejador olímpico uruguaio Alejandro Foglia quer fazer a travessia da Costa de Ouro entre Montevidéu e Punta del Este a bordo de um Laser. Para deixar a aventura ainda mais difícil, ela terá início entre 17h e 19h, ou seja, será feita de madrugada. A data dependerá do tempo, porém está programada entre os dias 26 e 28 de dezembro. A partida será dada no Yacht Club Uruguayo e o velejador seguirá perto da costa para que as pessoas possam vê-lo. Ele será acompanhado por uma lancha durante todo o trajeto.
Fonte: Murilo Novaes

05 Dez 2012
Torben revela preocupação com a vela brasileira e a Baía de Guanabara

Bicampeão olímpico chegou atrasado ao seminário por conta de saco que plástico ficou preso no leme do barco
Torben Grael se mostrou preocupado com a raia olímpica para 2016
Dono de cinco medalhas olímpicas, sendo duas de ouro em Atlanta-1996 e Atenas-2004, o velejador Torben Grael revelou nesta segunda-feira a sua preocupação com o futuro do esporte e a raia que o Rio de Janeiro pretende usar nos Jogos Olímpicos de 2016.
Torben chegou atrasado no seminário “2016 e o salto do esporte brasileiro” realizado em um hotel em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, porque um saco plástico ficou preso no leme do barco em que velejava na Baía de Guanabara. O iatista viu a situação como um sinal de alerta para 2016.
- A Marina da Glória continua hoje no mesmo estágio de antes. Essas coisas preocupam a gente. O que aconteceu comigo hoje acontece na competição. Tem um monte de coisa flutuando na Baía de Guanabara, para não dizer outras coisas. Aquilo (o saco plástico) prende e acaba com a performance do barco. Você tem que parar o barco para tirar aquilo e isso pode definir o vencedor de uma competição. Em nível local, isso não é muito importante, mas se acontecer nos Jogos será desagradável - afirmou.
O painel era para o iatista falar sobre o sucesso olímpico da vela. Mas ao contrário disso, Torben preferiu focar nos problemas do presente e do futuro.
- Se os Jogos fossem hoje, (a Baía de Guanabara) seria, com certeza, o local mais poluído da história dos Jogos. Tem um programa de despoluição da Baía que em 20 anos não conseguiu (despoluir). A tarefa agora não será fácil – disse Torben, afirmando que no Pan de 2007 foi adotada uma solução paliativa para diminuir a emissão de poluição no local.
Ao lembrar do passado, Torben preferiu comparar com o presente e lembrou que os seus filhos hoje têm mais dificuldades para velejar do que ele tinha há 20 anos.
- É uma vergonha que um esporte com os resultados que tem a vela (é o segundo maior medalhista atrás do judô), hoje seja muito mais difícil para os meus filhos fazerem uma campanha olímpica do que foi para mim. Ele (o presidente do COB) acha que não, mas para mim é mais difícil, pois temos as mesmas condições que eu tive e lá fora o pessoal foi para frente. Ou seja, o que era difícil para mim, para eles passou a ser mais.
Torben também lamentou a diminuição do número de pessoas velejando no país. Ele lembra que quando ele começou precisava disputar uma seletiva regional para competir no Campeonato Brasileiro contra mais de 200 barcos.
- Eram 30 barcos do Rio de Janeiro, hoje não tem 30 barcos para o Brasileiro.
E defendeu que os maiores incentivos sejam voltados para os esportes olímpicos
- Temos várias competições que eu não sei se deveriam estar debaixo do guarda chuva da lei de incentivo como o UFC, rampa de skate, uma série de coisas que tem gente pagando ingresso, televisão. Ela devia ficar mais direcionada aos esportes olímpicos. Li uma estatística que o time inglês gastou menos recursos do que nós gastamos no último quadriênio, o que não faz sentido ao ver o resultado deles e o nosso (em Londres) – concluiu.
Fonte: O Globo

02 Dez 2012
Navios abandonados no porto de Porto Alegre desde 1997 serão desatracadas em breve

As duas embarcações paraguaias que estão atracadas no porto da capital gaúcha desde 1997, Mariscal José Felix Estigarríbia e General Bernardino Caballero, finalmente serão retiradas. A empresa que arrematou os navios informa que na próxima semana termina o trabalho de desmanche, e as bases dos cascos serão enviadas a um estaleiro (que ainda está sendo escolhido) para serem reformadas e aproveitadas como chatas (um tipo de embarcação).
Em março deste ano, o navio Estigarríbia por adquirido por R$ 367,5 mil e o Caballero por R$ 645 mil. O primeiro tinha peso de 1,47 mil toneladas, e o segundo, de 2,58 mil toneladas. O valor por quilo de sucata de ferro foi de R$ 0,25. A sucata foi enviada para a Gerdau.
Fonte: Jornal do Comércio

1º Dez 2012
Primeira fotografia do iceberg que afundou o Titanic

Imagem foi feita por capitão de outro barco, 2 dias antes do acidente.
Valor de venda pode chegar até US$ 10 mil em leilão nos EUA.
A primeira fotografia do iceberg que supostamente afundou o Titanic em 1912 vai ser vendida em um casa de leilões de New Hampshire, no nordeste dos EUA.
A foto em preto e branco mede 24 por 20 centímetros e foi tirada em 12 abril de 1912, dois dias antes da colisão que provocou o naufrágio e a morte de 1.502 pessoas.
A casa de leilões RR Auction qualifica a obra em seu site de 'assombrosa e extremamente original', assinalando que foi tirada pelo capitão do navio a vapor S.S. Etonian, W. F. Wood, que a assina. A fotografia conta com anotações entre as quais se incluem algumas coordenadas muito próximas ao local onde o navio naufragou.
Até agora, só se contava com dois desenhos do iceberg feitos por Frederick Fleet, vigia de guarda do Titanic, e Joseph Scarrott, marinheiro do navio.
O leilão acontece no dia 13 de dezembro e o preço de saída está entre 8 mil dólares e 10 mil dólares.
Além da instantânea, também serão postas à venda outros 400 objetos relacionados ao navio, entre eles peças de roupa dos passageiros e mobília da embarcação.
O Titanic colidiu com um iceberg em sua viagem inaugural de Southampton (Reino Unido) para Nova York na noite do dia 14 de abril de 1912, o que provocou seu afundamento quase três horas mais tarde, nas primeiras horas do dia 15, ao sul da Terranova (Canadá).
Morreram 1.502 das 2.224 pessoas a bordo, enquanto os restos do navio, submersos a 4.000 metros de profundidade, só foram encontrados em 1985
Fonte: G1/EFE; Foto: RR AUCTION/W.F.WOOD/AFP

30 Nov 2012
Argentina pede liberação de navio retido em Gana

A Argentina pediu que uma corte da Organização das Nações Unidas (ONU) determine a liberação imediata de um navio de treinamento naval que está detido em Gana, no oeste da África, a pedido de detentores de títulos argentinos não pagos.
As autoridades ganenses detiveram a fragata ARA Libertad no porto de Tema em 2 de outubro a pedido do fundo NML Capital Ltd, que diz que a Argentina lhe deve 300 milhões de dólares em títulos que estão em moratória desde 2002.
Na semana passada, credores ganharam uma decisão em um tribunal norte-americano ordenando que a Argentina pague 1,3 bilhão de dólares aos detentores de títulos soberanos que passaram por acordos de reestruturação da dívida em 2005 e 2010.
Mas a chefe da delegação argentina, Susana Ruiz Cerutti, disse nesta quinta-feira ao Tribunal Internacional do Direito do Mar, com sede em Hamburgo, que os navios militares têm imunidade para esse tipo de alegação dentro da lei marítima internacional e que era um "mistério" por que Gana não permitiu que o navio partisse.
Cerutti disse que o tribunal deveria ordenar a liberação do navio, já que a convenção da ONU sobre Direito Marítimo dá imunidade aos navios militares sobre as ações civis.
"Um 'fundo-abutre' ter escolhido a fragata para ser objeto de processos não absolve Gana de suas obrigações internacionais", afirmou Cerutti.
A Argentina refere-se a fundos como o NML como "fundo-abutre" porque eles compram títulos problemáticos ou inadimplentes e depois abrem processos em cortes internacionais para obter o pagamento na íntegra.
A convenção não define navios de guerra como os que carregam armas e o Libertad é uma embarcação de treinamento naval sem armamentos, afirmou ela.
Uma tripulação básica de 45 marinheiros permanece a bordo do Libertad. Quase 300 tripulantes e cadetes da Marinha viajaram para Buenos Aires no mês passado.
O navio visitava Gana dentro de um programa da Argentina para aumentar a cooperação e a amizade no Hemisfério Sul e foi apreendido de "maneira brutal", afirmou Cerutti.
Em resposta à ação argentina, o representante de Gana na corte, Ebenezer Appreku, pediu que a solicitação da Argentina seja rejeitada.
Fonte: Agência Reuters

28 Nov 2012
Veleiro fica à deriva após ser atingido por objeto em São Francisco do Sul
Felizmente nenhum dos três tripulantes se feriu com a batida e foram resgatados por volta das 8h deste domingo
Um veleiro que vinha de Itajaí ficou à deriva por volta de 5h30 deste domingo, após a hélice e o eixo da embarcação serem atingidos por um objeto durante uma tempestade em São Francisco do Sul, Norte do Estado.
Segundo o Grupamento de Busca, Resgate Aquático e Subaquático (Gebrasa), ligado ao Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, eles prestaram o resgate aos três tripulantes de São Paulo por volta das 8 horas deste domingo. Sem conseguir seguir viagem, o veleiro ficou ancorado à espera do resgate na costa entre Guaratuba e São Francisco do Sul.
Os tripulantes, que estavam vindo para Joinville, foram avaliados por paramédicos, mas felizmente nenhum deles se feriu.
Fonte: Diário Catarinense
29 Nov 2012
Comentário recebido

Sun Sails escreveu: "Olá amigos, Na realidade não fomos atingidos por nada, ao retirarmos a helice e analizarmos notamos que a mesma tinha uma trinca antiga e perdemos uma das 3 pás. Nesta condição não pudiamos usar o motor e subimos de Itajaí para SFS na vela junto com o vento sul. Ao chegarmos na Barra de SFS não conseguimos vencer na orça o vento forte, sem possibilidade de subirmos mais pano por conta desse mesmo vento e a corrante da barra pelo canal e decidimos fundear ao norte do farol na Ilha da Paz sobre o banco de Goitacazes onde teriamos a proteção da forte ondulação de sul e com calado adequado. Pedimos auxilio para vencermos a barra ligamos o alarme de garrar no GPS e fomos descansar sem ninguem passar mau. Nestas condições que seria muito desgastante depois de 9 horas e com tanto vento. O Piracema é um Samoa 29, muito valente e marinheiro, nos deu total condições de subirmos com segurança e a quantidade adequada de pano. Agradecemos ao pessoal do GEBRASA, apenas cansados para encararmos a barra peli auxílio, inclusive o Ginovan e o Cláudio (mergulhador e velejador!) que nos deu um baita help fazendo o mergulho para substituição do helice danificado pela sobressalente. A tripulação do Piracema agrade, Bons Ventos"

21 Nov 2012
Furacão Sandy revela carcaça de navio naufragado
Os restos do navio não identificado se tornaram visíveis após a erosão das dunas que o escondiam
Além da devastação e de deixar milhões de pessoas sem luz na costa leste dos EUA, a passagem do furacão Sandy também foi responsável por mudar o cenário da região. Uma dessas mudanças trouxe à tona os destroços de um navio que há décadas, talvez mais de um século, naufragou nas proximidades de Fire Island, no Estado americano de Nova York.
As fortes ondas que atingiram a região fizeram com que a estrutura de madeira aparecesse em meio a dunas que erodiram. "É um raro prazer ver algo assim exposto", disse Paula Valentina, porta-voz do Davis Park, local próximo à área em que o navio reapareceu.
Arqueólogos estão estudando a carcaça do navio para tentar identificar a sua origem antes que o oceano volte a enterrá-lo na areia mais uma vez. "Há tão pouco sobrando que nós talvez não possamos determinar qual navio realmente é, mas talvez possamos aprender mais sobre a sua idade", disse Valentine.
Há várias teorias sobre a identidade da embarcação, mas as mais cotadas, de acordo com o NY Daily News, especulam que ela possa ser um cargueiro de madeira do período pós-Guerra Civil americana ou o navio canadense Bessie White, que desapareceu em meio à neblina na região por volta dos anos 20.
Fonte: Terra; Foto: USGS/Divulgação

20 Nov 2012
Veleiro alemão resgatado na costa gaúcha

Lancha da Praticagem rebocou o veleiro alemão para águas seguras
Na última sexta-feira, 16, um resgate teve que ser feito a um veleiro próximo aos Molhes da Barra do Rio Grande. O veleiro “Iracema”, de bandeira alemã, com três tripulantes, estava fazendo “água aberta” com risco de naufragar e precisou ser socorrido. Ao todo, oito profissionais da Praticagem da Barra - entre operadores da Pilot Station, tripulação de lancha e práticos - estiveram envolvidos na operação.
Por volta do meio dia, a Praticagem da Barra foi acionada pela autoridade marítima local para prestar serviço de salvaguarda da vida humana no mar. Após a solicitação, uma lancha da praticagem foi deslocada para a posição da embarcação, que se encontrava fora da barra do porto de Rio Grande.
Alguns minutos depois uma segunda lancha de praticagem chegou ao local para rebocar o veleiro para águas tranquilas, enquanto a primeira lancha seguiu para embarcar um prático no navio GasChem Atlantic. O veleiro foi rebocado até o Terminal de Conteineres - Tecon, na área do Super Porto, quando então foi repassado a uma lancha da Capitania dos Portos, com destino final ao Yacht Club do Rio Grande. Toda operação ocorreu sem interrupção da programação do porto.
Fonte: Jornal Agora; Foto: Divulgação/Praticagem da Barra

20 Nov 2012
Proteção anti-pirataria

A pirataria na Somália, na costa nordeste da África, continua incomodando.
Olha só o que andam fazendo para evitar que piratas somalis ataquem as embarcações! Este rebocador (foto ao lado) saiu de Jebel Ali, em Dubai, para ser entregue em Moçambique pela TOS.
Fonte: Richard Grantham

19 Nov 2012
Lancha fere guarda-vidas em Cabo Frio

O guarda-vidas Eduardo Moreno Macedo Guimarães, de 32 anos, ficou gravemente ferido ao ser atingido pela hélice de uma lancha, na tarde deste domingo (18), na praia do Forte, em Cabo Frio, Região dos Lagos.
O acidente ocorreu por volta das 14h50, quando a embarcação passou por cima do soldado, fazendo um corte profundo em seu braço.
Segundo a Capitania dos Portos de Cabo Frio, a lancha e o condutor estão com a documentação em dia. A embarcação também estaria além da distância mínima em relação à praia. A lancha ficará na Capitania dos Portos da cidade enquanto o caso é investigado.
Eduardo foi levado de helicóptero para o Hospital Estadual Pereira Nunes, em Sacaruna, Duque de Caxias, na Baixada. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. O caso foi registrado na Delegacia de Cabo Frio.
Fonte: G1

18 Nov 2012
Velejadora da Vendée Globe teve veleiro desmastreado
Única mulher na Vendée Globe abandonou cedo demais, mas promete voltar
A britânica Samantha Davies, que participava na volta ao Mundo em solitário Vendée Globe, chegou hoje de manhã ao Funchal, na ilha da Madeira, anunciou a sua equipa.
Davies, a única mulher entre os 20 participantes na Vendée Globe, desembarcou cerca das 08:00 locais, quando foi recebida pelo seu companheiro, o francês Romain Attanasio, e pelo responsável técnico do seu veleiro, Erwan Lemeilleur.
Antes de chegar ao Funchal, a britânica, de 38 anos, enviou uma última mensagem do seu veleiro, na qual assegurava que regressaria a esta prova, que terminou muito cedo, com o seu abandono na quinta-feira.
"É difícil descrever as emoções que me passam pela cabeça agora. Eu estava à espera de conseguir viver tudo outra vez, mas é impossível, tal como é impossível concretizar o sonho de acabar a corrida", afirmou Davies, rejeitando que a sua incursão na Vendée Globe tenha sido um fracasso.
A cerca de 130 milhas da Região, o mastro da embarcação 'Savéol' não resistiu aos ventos de 40 nós e partiu-se. A velejadora que não sofreu ferimentos, abrigou-se no interior da embarcação e seguiu a motor para a Madeira.
Antes de Davies, também os velejadores Marc Guillemot, Kito de Pavant e Louis Burton abandonaram a prova, que é liderada pelo francês Armel Le Cléac'h, à frente do suíço Bernard Stamm e do compatriota François Gabart.
Fonte: DNotícias, Pt

18 Nov 2012
Casal sobrevive a naufrágio em Barra Velha, litoral Norte de SC

Tripulantes de veleiro nadaram até a praia enfrentando ondas de 2,5 metros de altura
Um casal passou um grande susto na tarde de quinta-feira, em Barra Velha. Eles eram tripulantes de um veleiro que virou após ser atingido por ondas de aproximadamente 2,5 metros de altura. Ninguém ficou ferido.
Após caírem da embarcação, eles conseguiram nadar até a praia. O veleiro foi recuperado horas depois, no píer de Balneário Piçarras. Com o mar revolto, a embarcação seguiu no sentido Norte e parou próximo à Lage do Jaques, em Barra Velha.
Banhistas avistaram o barco sem tripulantes e acionaram os bombeiros militares da cidade. O veleiro foi encontrado a pouco mais de dois quilômetros da costa. As aeronaves dos bombeiros e da Polícia Militar ficaram de prontidão para ajudar a procurar possíveis vítimas.
Horas depois, as equipes receberam a informação de que os tripulantes estavam bem. A marina responsável pela embarcação se comprometeu a rebocar o veleiro até o píer. O sargento Evandro Rodrigues, dos bombeiros de Barra Velha, faz um alerta às pessoas que velejam tanto a passeio, quanto em pescarias.
— Os tripulantes sempre devem informar alguém em terra sobre o roteiro e o horário de volta. Caso não voltem no tempo determinado, os bombeiros devem ser acionados pelo 193 —, ressaltou.
Fonte: A Notícia

18 Nov 2012
Iguaria à beira de rio do litoral norte gaúcho
Pena que não se possa entrar no Rio Tramandaí, vindo do mar, para comer uma Tainha e seguir navegando".
"Descobrimos um canto em Imbé, no litoral norte do RS,  que não podemos deixar de reverenciar. O Plinio Borges e seus  filhos   tocam há anos o restaurante Lua e Mar, especializado em tainhas na brasa: vale a pena conferir. Fica na beira do Rio Tramandaí, num ambiente acolhedor e onde vamos curtir o melhor dos peixes de nosso litoral: a Tainha. Lamentamos que nossos veleiros que seguem rumo ao norte não possam  entrar na barra, comer uma bela tainha e voltar as lidas da navegação. Por enquanto este privilégio é apenas para quem vem de lancha das lagoas até quase na foz do Tramandaí".
Como eles não tem tele-entrega, ligo e vou buscar.
Bom apetite a todos os confrades do Popa.
Fonte e foto: Luiz Morandi

18 Nov 2012
Capitania apura a causa de incêndio seguido de naufrágio em lancha

A Capitania dos Portos de São Paulo abrirá inquérito para apurar as causas do incêndio, seguido de naufrágio, de uma embarcação de recreio próximo à Praia do Perequê, em Guarujá, nesta quinta-feira. Após pegar fogo por mais de duas horas, a lancha Oceanic, de 32 pés (10 metros de comprimento), afundou, segundo relatou o 17º Grupamento Marítimo.
As coordenadas do ponto do afundamento foram anotadas pelos bombeiros. No momento da ocorrência havia um casal a bordo, que foi resgatado por um bote inflável do condomínio fechado Praia do Iporanga, que fica no km 17,5 da estrada Guarujá- Bertioga. Segundo os bombeiros, eles foram levados à terra sem ferimentos.
O internauta Marcio França, foi um dos que avistaram o fogo, enquanto estava na praia. Ele chegou a conversar com os bombeiros, que reafirmaram o bom estado de saúde do casal.
Fonte: A Tribuna On-line; Foto: Márcio França
Cenas do incêndio

16 Nov 2012
Tripulação de navio acusada de jogar clandestino ao mar foi inocentada
Os tripulantes do navio MV SEREF KURU, Ihsan Sonmezocak, Mamuka Kirkitadze, Ramazan Ozdamar, Zafer Yildirim e Orhan Satilmis foram inocentados de todas as acusações oferecidas pelo Ministério Publico Federal no caso do clandestino camaronês, Ondobo Happy Wilfred que teria sido lançado ao mar, em Júri Federal Popular realizado em Paranaguá na segunda e terça-feira desta semana (12 e 13).
Quatro do cinco tripulantes foram acusados de tentativa de homicídio e Orhan Satilmis teve mais duas acusações, tortura e racismo. Mesmo com o MPF certo dos crimes, a Defesa dos réus, advogado Giordano Vilarinho Reinert, conseguiu derrubar a denuncia pela falha nas provas circunstanciais. Logo após o veredicto, o presidente do Júri, juiz federal Vicente de Paula Ataíde Júnior, fez a devolução do passaportes, liberando-os para retornarem aos seus países de origem.
Os depoimentos
O primeiro a ser ouvido foi Ondobo Wilfred. O depoimento da vitima durou 6h. Ainda na segunda-feira (12) dois dos acusados, Mamuka, o georgiano e o turco Ihsan foram ouvidos. O Júri foi suspenso às 23h45. A sessão de julgamento foi retomada na manhã de terça (13) com o interrogatório dos demais réus. Os debates entre MPF e Defesa iniciaram apenas às 15h. Como o procurador da república, Alessandro José Fernandes de Oliveira, declinou da réplica o resultado pode ser conhecido às 22h30.
Ao ser inquirido, Ondobo caiu em contradição diversas vezes. Uma delas quando afirmou categoricamente ter recebido a lanterna dos tripulantes e, em Júri, revelou ter o equipamento em sua mochila. O camaronês também se contradisse quando contou ter sido lançado ao mar à tripulação do navio chileno que o resgatou. Já para a Policia Federal, nas audiências e no próprio julgamento, Ondobo declarou ter sido obrigado a descer por uma escada de cordas.
A ausência de escoriações que provassem as agressões físicas e o depoimento do médico da Marinha também foram importantes para levantar dúvidas quanto às denúncias de maus tratos. O crime de racismo foi descartado, inclusive pelo MPF, com a declaração e apresentação de imagens onde os acusados aparecem em momentos de descontração na companhia de negros.
Já os réus foram categóricos ao afirmarem, desde o início, que nunca tinham visto Wilfred até a audiência de instrução do processo. No momento do resultado, a emoção tomou conta dos acusados que não conseguiram conter as lágrimas.
De acordo com o magistrado, Vicente de Paula Ataíde Júnior, a competência federal deste julgamento se deu pelo fato do caso ter ocorrido num navio. O juiz pediu aos tripulantes que, ao retornarem aos seus países de origem, levassem consigo a certeza de que o Brasil é um bom país e que as suas instituições realmente funcionam. "Os senhores hoje foram absolvidos, mas todo este procedimento foi necessário para que ficasse clara a seriedade da Justiça Brasileira. Peço que não levem mágoas e que encarem este momento como recomeço para suas vidas", finalizou.
O Júri Federal
O primeiro Júri Federal Popular de Paranaguá foi repleto de particularidades, a começar pelo tempo recorde, menos de 120 dias de instrução entre o inquérito policial até à realização do julgamento. Outro ponto importante, destacado pelo magistrado diz respeito ao processo ser totalmente eletrônico, ou seja, não há nenhuma peça física. Mas as singularidades não param por aí. Por causa da nacionalidade dos envolvidos no caso, um camaronês, quatro turcos e um georgiano, três intérpretes foram necessários. Para Ondobo, um tradutor em língua francesa, para Ihsan, Ramazan, Zafer e Orhan, um tradutor turco. Já para Mamuka, o georgiano, foi necessária uma videoconferência. O diplomata da Geórgia fez toda a tradução do interrogatório via skype, diretamente de Brasília.
Entenda o caso
Consta dos autos que, em 16 de junho de 2012, Ondobo Happy Wilfred ingressou clandestinamente no navio MV SEREF KURU, no Porto de Douala, em Camarões, disfarçando-se de trabalhador portuário. Ele permaneceu escondido embaixo do motor de guindaste de trigo do navio por oito dias (até 23 de junho) quando, não tendo mais água e alimentos que garantissem sua subsistência, saiu do esconderijo e se encontrou voluntariamente com a tripulação da embarcação.
A partir desta data, Wilfred afirmou ter sido submetido a atos de violência e grave ameaça, passando por sofrimento físico e mental, como castigo por ter entrado clandestinamente no navio. Cinco dias após, a vítima teria sido lançada ao mar sobre um estrado de madeira. Aproximadamente 13h após a possível prática criminosa, por volta das 07h50, do dia 28 de junho, tripulantes do navio MARINA R., de bandeira chilena, que navegava pelo local, perceberam que havia um homem no mar pedindo socorro, quando então procederam o seu resgate.
Fonte: Comunicação Social JFPR

12 Nov 2012
Navio da Marinha argentina continua preso em Gana

O governo argentino deu ultimato a Gana, que há mais de um mês bloqueia um navio-escola da Marinha de Buenos Aires "Libertad", apreendido por uma dívida reclamada por um fundo de investimento americano.
A Argentina está pronta a levar a disputa ao Tribunal Internacional do Direito Marítimo, que tem sede em Hamburgo, na Alemanha, se o governo de Gana não voltar a fornecer os serviços essenciais do navio.
Em um encontro com a imprensa, o ministro argentino das Relações Exteriores, Hector Timerman, e o ministro da Defesa, Arturo Puricelli, afirmaram que a Argentina continua negociações para resolver a disputa.
O navio está parado no porto de Tema desde o dia 2 de outubro, quando foi impedido de sair do porto por causa de uma denúncia do fundo de investimento NML Capital, que exige o pagamento de US$ 300 milhões (cerca de R$600 milhões).
Fonte: O Reporter

12 Nov 2012
Apontando fuzis, marinheiros da fragata Libertad não aceitaram manobrar em Gana

Argentinos a bordo estarão sem água, luz e combustível, e sem poder embarcar e desembarcar
Os marinheiros do navio-escola argentino retido desde o dia 2 de outubro em um porto em Gana, depois de um contencioso financeiro do país com Buenos Aires, mostraram suas armas para impedir as autoridades portuárias de mudar a fragata de lugar.
O navio está ancorado desde 2 de outubro passado no porto de Tema, perto da cidade da capital Accra; na quinta-feira passada, uma decisão da justiça de Gana determinou a mudança de lugar do Libertad, que ocupa um grande espaço no cais e está atrapalhando as operações comerciais no porto. Mas o capitão e os 44 marinheiros que ainda se encontram a bordo reagiram, obrigando as autoridades locais a renunciarem à ação.
"Eles apontaram os seus fuzis em nossa direção e ameaçaram atirar se montássemos a bordo", disse o diretor do porto, Jacob Kwabla Adorkor, explicando que a passarela do navio foi retirada. Agora, ninguém entra e ninguém sai do Libertad.
As autoridades de Gana vão entrar com um recurso na justiça e o navio será privado de água, eletricidade e combustível a partir desta segunda-feira, uma forma de pressionar a tripulação a permitir que o navio seja deslocado.
Para a Argentina, movimentar o navio pode ser perigoso, já que 282 marinheiros foram retirados no mês passado, ficando somente uma pequena equipe para garantir a manutenção diária.
Entenda o caso
Uma queixa do fundo de investimentos NML Capital Limited é a origem da detenção do Libertad. Este fundo, sediado nas Ilhas Caiman, um paraíso fiscal, reclama mais de US$370 milhões da Argentina, relativos a títulos públicos em moratória desde dezembro de 2001. Buenos Aires se recusa a atender a demanda.
A fragata foi embargada pela Justiça de Gana que acatou o pedido do fundo de investimento.
Fonte: Reuters/RFI

12 Nov 2012
O iatista cego que veleja pelo sentimento

Velejar é um arte. Mesmo para quem enxerga bem, é preciso muito sentimento para fazer um barco navegar na força do vento. Gilmar Ferreira, de Jundiaí SP, no entanto, tem apenas o sentimento como guia. Ele é cego. Tem que sentir a força do vento, o equilíbrio do barco, perceber o barulho da água.
Para manter o barco em movimento ele só precisa de auxílio na hora de dar o bordo (mudar a direção).
“Eu não consigo explicar bem como é possível. É difícil transformar em palavras. Mas se for pra resumir em uma palavra essa palavra é liberdade”.
Há dois anos, Gilmar Ferreira, que também é ciclista, começou a velejar no núcleo de esportes náuticos do Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) que funciona na represa do Parque da Cidade.
É ali que, semanalmente, Gilmar (à direita, na foto acima) e outros integrantes do Peama aprendem a remar nos caiaque e a velejar.
Gilmar é uma pessoa alegre. De bem com a vida. Curte a natureza. A vida ao ar livre. Em nenhum momento deixa que sua deficiência visual seja um obstáculo.
“Eu ainda estou aprendendo. Mas já consigo conduzir o barco tranquilo”.
Fonte: Oajundiaí

10 Nov 2012
Mergulhadores encontram navio desaparecido no Oceano Pacífico

Embarcação levava 700 toneladas de ouro bruto
O Ministério para Situações de Emergência da Rússia anunciou que mergulhadores encontraram os destroços do navio de carga Amurskaya, que havia desaparecido na semana passada no Mar de Okhotsk, Oceano Pacífico, no Extremo Oriente da Rússia, com 700 toneladas de ouro bruto a bordo. A embarcação foi encontrada a 25 metros de profundidade, perto das Ilhas Shantar. Ainda não há confirmação do número exato de desaparecidos. Estima-se que eram entre 9 e 11 tripulantes a bordo. Nenhum deles foi encontrado até agora. A forte corrente impede a entrada dos mergulhadores nos destroços da embarcação. Desta forma, o convés está sendo inspecionado apenas através das escotilhas.
O navio desapareceu dos radares no dia 28 de outubro, depois de disparar um sinal de emergência. As equipes de busca e salvamento foram impedidas de iniciar seus trabalhos por dias, devido às más condições do tempo. O proprietário do Amurskaya foi detido sob suspeita de negligência levando a mortes, tendo alegado que estava ciente sobre a incapacidade do navio para transportar cargas tão pesadas.
Fonte: Diário da Rússia

09 Nov 2012
Tripulantes de navio acusados de lançar camaronês ao mar vão a júri popular

Os cinco homens serão julgados na próxima segunda-feira (12) pelo crime de tentativa de homicídio
Os cinco tripulantes de um navio acusados de lançar um camaronês ao mar irão a júri popular em Paranaguá, no Litoral do Paraná, na próxima segunda-feira (12). Ihsan Sonmezocak, Mamuka Kirkitadze, Orhan Satilmis, Ramazan Ozdamar e Zafer Yildirim serão julgados no Tribunal do Júri do Fórum Estadual, a partir das 9 horas.
O grupo que estava a bordo do navio maltês MV Seref Kuru responde por tentativa de homicídio contra Ondobo Happy Wilfred, que teria entrado clandestinamente na embarcação em Porto de Douala, Camarões, disfarçado de trabalhador portuário, no último dia 16 de junho. Conforme a acusação, o homem permaneceu escondido embaixo do motor do guindaste de trigo do navio por oito dias, quando saiu por falta de água e alimentos e procurou a tribulação.
Ao sair do esconderijo, Wilfred teria sido submetido a atos de violência física e mental e, após cinco dias, foi lançado ao mar sobre um estrado de madeira. Ele foi encontrado aproximadamente 13 horas depois por um navio de bandeira chilena.
Fonte: Gazeta do Povo

08 Nov 2012
Vendée Globe: 575.000 visitantes em duas semanas

A Race Village da Vendée Globe 2012-2013 em Les Sables d'Olonne, França, recebeu 575.000 visitantes em duas semanas, sendo que 230.000 pessoas compareceram na primeira semana de visita aos pontões para ver a frota de 20 veleiros IMOCA 60 pés com os mais notáveis skippers solitários, apesar de os organizadores serem obrigados a encerrar a área por um dia devido ao mau tempo. Com a largada da 7ª edição da Vendée Globe marcada para este Sábado, 10 de Novembro, às 13:02 h (12:02 h em Lisboa) espera-se uma multidão no porto francês para ver o início da regata à volta do mundo em solitário e sem escalas nem assistência.
A popularidade da 7ª edição da Vendée Globe é também marcante na Internet com o site oficial da regata - www.vendeeglobe.org - a quadruplicar o tráfego entre Setembro e Outubro, com mais de 302.000 visitas e 2.191.000 'page views'. A página da regata no Facebook - www.facebook.com/VendeeGlobe - tem já 20.000 seguindores e no Twitter são 4.000. Na regata virtual - http://virtualregatta.com - já estão inscritos 44.500 jogadores. E as aplicações para smatphones e tablets, que estão disponíveis há apenas 24 horas, tornaram-se os mais populares downloads de desporto na Apple Store.
Fonte: Nysse Arruda, Pt

08 Nov 2012
Marinha russa usa focas para salvamento de pessoas

Um destacamento especial da Marinha russa, ligado ao Instituto de Biologia Marinha de Murmansk, realizou exercícios na Baía de Kola, nos domínios russos do Oceano Ártico. Nestas manobras, a divisão utilizou focas para missões específicas. Um comunicado oficial explicou as razões da utilização dos animais. “Nas tarefas em que a capacidade humana e o uso de equipamentos militares são limitados, focas especialmente treinadas podem ser utilizadas em missões de salvamento de pessoas. As focas têm poderes naturais para afastar intrusos, proteger locais estratégicos, encontrar alvos submersos e trazê-los à tona mesmo que se encontrem a grandes profundidades. As focas também são capazes de detectar vazamentos de gás e de localizar marinheiros que caem na água durante as manobras.”
O programa de treinamento da unidade de forças especiais do Instituto de Biologia Marinha de Murmansk é realizado há mais de 30 anos.
Fonte: Diário da Rússia

UP 08

07 Nov 2012
Baleia 'aterrissa' em barco e deixa três feridos na África do Sul

Uma baleia "aterrissou" em um pequeno barco na segunda-feira na costa de Port Elizabeth (Oceano Índico) e deixou três feridos, anunciaram nesta terça-feira os serviços marítimos sul-africanos.
"Os resgatados dizem que avançavam com o motor em marcha lenta a um quilômetro da costa quando uma baleia saltou em frente ao seu barco e caiu sobre a embarcação. O barco afundou e os três homens que se encontravam a bordo caíram na água", explicou Ian Gray, comandante do posto de socorro de Port Elizabeth.
Um dos resgatados, de 41 anos, foi hospitalizado com várias costelas quebradas e ferimentos em um braço e em uma perna. Os outros homens sofreram ferimentos superficiais. "O barco sofreu grandes danos", informou Gray. Este tipo de incidente é muito raro.
As vítimas não identificaram a baleia, mas recentemente foram avistadas baleias jubarte na região. A costa da África do Sul costuma ser frequentada por várias espécies de cetáceos, em particular na primavera austral (outubro, novembro), que atraem muitos turistas.
As baleias jubarte cruzam as águas do país todos os anos nesta época em sua migração que as leva das águas mais quentes em direção ao Ártico, onde passam o verão austral.
Fonte: Terra

07 Nov 2012
Até um veleiro faz parte da lista de leilão da Receita Federal em Salvador

A Receita Federal realizará no dia 13 de novembro, em Salvador, mais um leilão de mercadorias apreendidas. Serão leiloados ao todo 42 lotes de produtos, cujo valor total de mercado deve ultrapassar os R$ 2 milhões.
Entre os produtos leiloados destacam-se um veleiro (foto) e dois automóveis de luxo (1 Chevrolet Camaro e 1 BMW X6), além de equipamentos para panificação, reboques, peças industriais e para bombeio de petróleo.

07 Nov 2012
Sea Shepherd inicia a sua campanha mais ambiciosa contra caça à baleia

“Tolerância zero” à caça às baleias, é o que promete a organização não-governamental Sea Shepherd, que inicia nesta segunda-feira mais um jogo de gato e rato aos navios baleeiros japonês.
A campanha da Sea Shepherd deste ano é a mais ambiciosa da história da organização, nascida há dez anos. Estarão envolvidos quatro navios, um helicóptero, três veículos aéreos não tripulados e cerca de 100 pessoas.
A campanha este ano foi antecipada em relação ao calendário habitual, pois os militantes da Sea Shepherd pretendem tentar abordar os navios baleeiros no Pacífico Norte, quando saírem do Japão, ao invés de os esperarem em águas do Oceano Antárctico.
“A missão deste ano é começar o mais rápido possível (...) para impedi-los de matar uma baleia sequer ", disse à AFP o director da filial australiana da Sea Shepherd, Jeff Hansen.
O Japão caça centenas de baleias todos os anos, alegadamente para fins científicos – uma das excepções da Comissão Baleeira Internacional à moratória à captura comercial adoptada em 1986. O Governo japonês tem tentado abrir novas excepções à moratória, propondo que a caça comercial seja autorizada a algumas comunidades costeiras do país.
Apesar da caça para fins científicos estar autorizada, em 2011 o Japão foi forçado a terminar prematuramente a sua actividade baleeira devido à pressão dos ambientalistas. Capturou apenas 172 baleias, um quinto da sua meta. Em Março de 2012, voltou a acontecer o mesmo, e os navios voltaram com 266 baleias.
A Sea Shepherd tem dito pouco acerca do possível envolvimento de Paul Watson, o fundador da organização, na campanha agora lançada. Detido no aeroporto de Frankfurt a 13 de Maio, Watson esteve sob prisão domiciliar, mas fugiu depois de saber que seria extraditado para a Costa Rica, devido a um processo relacionado com protestos contra a pesca do tubarão.
Normalmente, Watson é que está ao comando de um dos navios da Sea Shepherd, mas agora não se sabe em qual poderá estar. “Eu seria mais específico sobre o navio mas esta informação deve ser mantida em segredo", escreveu ele em Junho no site da organização.
Além dos navios "Steve Irwin" e "Brigitte Bardot", a frota do Sea Shepherd é composta este ano pelas embarcações "Bob Barker" e "Simon Sam", esta última com nome de um dos produtores originais de "Os Simpsons", que financiou a compra do navio, anteriormente detido pelo governo alemão.
Fonte: Público, Pt

04 Nov 2012
Marinha dos EUA dá adeus ao histórico porta-aviões 'USS Enterprise'

Depois de meio século em alto-mar, o navio de guerra mais antigo da frota americana, o porta-aviões "USS Enterprise", aportará pela última vez este domingo.
Da crise dos mísseis em Cuba à guerra no Afeganistão, este que foi o primeiro porta-aviões movido a energia nuclear desempenhou um papel chave no desenrolar de cada conflito em que os Estados Unidos estiveram envolvidos.
O navio, que entrou em operação em 1961, chegará no domingo à base naval de Norfolk, na Virgínia, com seus marinheiros de pé sobre a plataforma, marcando o fim de sua 25ª e última missão, após uma viagem de oito meses pelo Mediterrâneo e pelo Golfo, informou a Marinha.
"O retorno será, sem dúvida, um dia amargo e doce", disse o capitão Guillermo Hamilton, oficial no comando do barco.
"Estamos contentes por voltar para nossas famílias depois de uma mobilização bem sucedida, mas saber que esta é a última vez que o 'Enterprise' fará o caminho faz com que nos sintamos muito sentimentais", disse.
O porta-aviões, também chamado de "Grande E", será formalmente aposentado em uma cerimônia que será celebrada em 1º de dezembro, embora já tenha entregue sua munição e artilharia no mar na semana passada, com helicópteros que transportaram mais de 1.500 toneladas de mísseis e bombas para outros navios.
O "USS Enterprise" tem um volume de cerca de 95.000 toneladas e 342 metros de comprimento, o que faz dele o mais longo navio de guerra do mundo. Sua base flutuante pode acomodar 4.500 marinheiros e aviadores, bem como 72 aviões e helicópteros.
Com quatro timões no lugar de dois, o supernavio ocupa um lugar especial na história marítima americana e é o oitavo barco a levar este nome. O primeiro "USS Enterprise" foi um navio britânico capturado durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos.
O porta-aviões aparece no filme "Top Gun - Ases Indomáveis" (1986), bem como em "Caçada ao Outubro Vermelho" (1990). Também serviu de inspiração para a nave comandada pelo capitão Kirk na série de TV "Jornada nas Estrelas", nos anos 1960.
Em 20 de fevereiro de 1962, o "USS Enterprise" operou como estação de rastreamento para a cápsula espacial do Projeto Mercúrio, que viu o astronauta americano John Glenn fazer o primeiro voo orbital americano.
Dois anos depois, o porta-aviões fez um giro mundial em uma demonstração do poder da Marinha americana e logo se viu em ação na Guerra do Vietnã, culminando com a evacuação americana de Saigon, em 1975.
Nos anos 1980, o navio operou no Golfo devido aos confrontos com o Irã, e nos 1990, seus aviões ajudaram a impor zonas de exclusão aérea em Iraque e Bósnia.
Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, a Marinha americana voltou a usá-lo como porta-aviões para lançar os bombardeios ao Afeganistão e em seguida durante a guerra contra o Iraque.
Com a aposentadoria do "USS Enterprise" e a proximidade da de outro porta-aviões, o "USS Gerald Ford", que completa sua vida útil em 2015, os Estados Unidos reduzirão temporariamente sua frota de 11 para 10 porta-aviões.
Fonte: AFP
Procedimentos para a desativação e descomissionamento do Enterprise (em inglês)

 

 

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